Bruno Sciberras de Carvalho

Professor Associado do depto. de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ). Coordenador do Núcleo de Estudos em Teoria Política (NUTEP-IFCS). Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestrado e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ. Autor do livro "A Escolha Racional como Teoria Social e Política: uma interpretação crítica". Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em teoria política e social, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política, teoria social, multiculturalismo, nação, cultura e poder.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)

2002 - 2006

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Título: A Escolha Racional como Teoria Social e Política: Uma Interpretação Crítica
Orientador: em Université Paris-Sorbonne ( Pierre Demeulenaere)
com Cesar Guimarães. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: escolha racional; teoria política; teoria sociológica.

Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)

2000 - 2001

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Título: Utilitarismo e Modernidade: Individualismo e Racionalidade Técnica,Ano de Obtenção: 2001
Cesar Guimarães.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: escolha racional; utilitarismo; teoria política.

Graduação em Ciências Sociais

1994 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2006 - 2008

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Sociológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, BRUNO SCIBERRAS DE . 80 anos de bacharelado e 10 anos de licenciatura em ciências sociais da UFRJ. 2019. (Congresso).

VILAS BOAS, M. S. ; CARVALHO, Bruno S. . Curso Participação Cidadã em Perspectiva Comparada. 2018. (Outro).

CARVALHO, Bruno S. ; ABREU, M. A. ; VILLAS BOAS, P. H. . IV Simpósio de Teoria Política do IFCS-UFRJ. 2013. (Congresso).

CARVALHO, Bruno S. ; HOLLANDA, C. B. ; Coser, Ivo . III Simpósio de Teoria Política do IFCS-UFRJ. 2010. (Congresso).

CARVALHO, Bruno S. ; HOLLANDA, C. B. ; Coser, Ivo . II Simpósio de Teoria Política do IFCS-UFRJ. 2009. (Congresso).

CARVALHO, Bruno S. ; HOLLANDA, C. B. . I Simpósio de Teoria política do IFCS. 2008. (Congresso).

CARVALHO, Bruno S. ; VILLAS BOAS, G. . IV Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9a. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.40a. Jornada de iniciação científica, tecnológica, artística e cultural. 2018. (Seminário).

39a. Jornada de iniciação científica, tecnológica, artística e cultural.Política Internacional I. 2017. (Seminário).

XII Simpósio de História Comparada.Coordenador de mesa. 2017. (Simpósio).

X Simpósio de História Comparada.Justiça, secularização e Estado. 2011. (Simpósio).

I Simpósio de Teoria Política do IFCS/UFRJ.A Concepção de Cultura na Teoria da Escolha Racional. 2008. (Simpósio).

IX Jornada Interna do PPGSA/IFCS.Mesa redonda. 2008. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Sociologia. As "boas razões" e as diferenças entre o individualismo metodológico de Raymond Boudon e a teoria da escolha racional.. 2007. (Congresso).

Encontro com Livros.Emílio Willems no Brasil: notas de uma trajetória intelectual.. 2007. (Encontro).

IV Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem.Metamorfoses do Conceito de Cultura. 2007. (Seminário).

Jornada Conjunta de Alunos PPGSA (IFCS), PPGAS (MN), PPGSCP (IUPERJ).Imaginário, Grupos e Civilização. 2007. (Seminário).

Encontros com a Sociologia e Antropologia.Uma Interpretação Crítica da Escolha Racional como Teoria Social e Política. 2006. (Encontro).

III Seminário de Sociologia da Cultura e da imagem.A Recepção da Sociologia Alemã na América Latina. 2006. (Seminário).

VIII Jornada interna dos Alunos de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.Teoria Social. 2006. (Encontro).

ANPOCS. Instituições e Razão Coletiva: As Normas da Escolha Racional como Sociologia Política. 2004. (Congresso).

1o. Simpósio USP/IUPERJ de Pós-Graduação em Teoria Política.A Teoria Política perante a Teoria Econômica: Normas e Percepção Política no Conceito de Racionalidade Individual. 2003. (Simpósio).

XXI Jornada de Iniciação Científica - UFRJ.Recepção da Sociologia Alemã no Brasil: A Trajetória de Emílio Willems e o Caso do Município de Cunha. 1999. (Outra).

XX Jornada de Iniciação Científica.A Recepção da Sociologia Alemã no Brasil: A Trajetória de Emílio Willems no Brasil (1931-1948). 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lucas Buzinaro dos Santos

CARVALHO, BRUNO SCIBERRAS DE; MEIHY, M. S. B.; BRUCKMANN, M.. Alteração da política externa estadunidense pós 11 de setembro: a guerra ao terror entre teorias e práticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata da Silva Moreno

CARVALHO, Bruno S.; SILVA, G. M. D.; REIS, E.. As Visões das Elites Brasileiras sobre o Estado e Mercado. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Madalena Gonçalves Castro

CARVALHO, Bruno S.; CAMPOS, L. A.; HOLLANDA, C. B.. Reconhecimento, Representação e Legitimidade Democrática: uma análise da experiência das Comissões de Verdade no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em IESP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Daniel Paiva Monteiro de Carvalho

CARVALHO, Bruno S.; ZHEBIT, A.. Análise Comparativa dos Processos de Formação de Alianças no Cáucaso do Sul a partir da Desintegração da URSS. 2017. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Silva Alves

CARVALHO, Bruno S.; HOLLANDA, C. B.; GAHYVA, H.. Arte Interessada e Arte Engajada: um estudo Comparado entre Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Ferreira Gullar e Moacyr Félix. 2015. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorena Marina dos Santos Miguel

CARVALHO, Bruno S.; CAMPOS, L. A.; FERES, J.. Primavera Árabe: o discurso orientalista no jornalismo brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em IESP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Iraldo de Oliveira Biasoli

CARVALHO, Bruno S.. Políticas Públicas e o Experimentalismo Institucional. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosangela Maria de Souza

CARVALHO, Bruno S.; Coser, Ivo; LYNCH, C. E. C.. Brasil e Chile: uma análise comparada dos processos de centralização (1830-1840). 2013. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Moreira Rodriguez Leite

MEDEIROS, S. E.; PÓVOA NETO, H.;CARVALHO, Bruno S.. Espanha: um estado plurinacional no contexto das migrações internacionais. Por uma avaliação comparativa das políticas de integração de imigrantes nas Comunidades Autônomas da Catalunha e Galícia.. 2012. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cintiene Sandes Monfredo

CARVALHO, Bruno S.; MEDEIROS, S. E.. Política Migratória dos Países do Mercosul e a conformidade com a Política Migratória Regional. 2011. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luiza Bravo e Paiva

MEDEIROS, S. E.; PÓVOA NETO, H.;CARVALHO, Bruno S.. De Governador Valadares para o Mundo: por uma reavaliação dos fluxos migratórios no pós 11 de setembro. 2011. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Macedo da Rocha Santos

CARVALHO, Bruno S.; COUTINHO, M.; SANTOS, R. P.. Malvinas ou Falklands? Um estudo comparado entre os posicionamentos de Brasil e Chile no conflito anglo-argentino de 1982 e suas implicações para as relações interamericanas. 2010. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliene do Nascimento Cunha Lima

CARVALHO, Bruno S.; BOTELHO, A.; VILLAS BOAS, G.. A importância do distrito baiano de Santa Brígida na sociologia política de Maria Isaura Pereira de Queiroz. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza

CARVALHO, Bruno S.; KERSTENETZKI, C. L.; COSTA RIBEIRO, A. C.. Estratificação social e mobilidade no Brasil: Uma comparação teórica e empírica entre os modelos das três últimas gerações de estudos sobre mobilidade social. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica da Costa Santana

CARVALHO, Bruno S.. Sombras do Nazismo nos Estados Unidos da América: política e ideologia no American Nazi Party e no Creativity Movement (1960-1990). 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Conceição Cardoso Painat

CARVALHO, BRUNO SCIBERRAS DE. História comparada do conceito de contencioso administrativo: França (século XIX) e Segundo Reinado brasileiro (1840-1889). 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Karina Barbosa Cancella

CARVALHO, Bruno S.. Pelo reforço do Moral e desenvolvimento físico do pessoal: a prática do esporte nas Forças Armadas estadunidenses e brasileiras em perspectiva comparada (1914-1922). 2017. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Francielle Kurz

CARVALHO, Bruno S.. Urbanização, políticas públicas de saúde e economia: estudo comparado de Cascavel e Maringá na década de 1970. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinck Vitório Ribeiro de Carvalho

CARVALHO, Bruno S.. A contribuição do pietismo na formaçao da identidade protestante brasileira: um estudo comparativo da fixação dos batistas e dos presbiterianos na cidade do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cintiene Sandes Monfredo

CARVALHO, Bruno S.. Sistemas de solução pacífica de controvérsias em perspectiva comparada: o modelo do Mercosul para o projeto de integração regional. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alvaro Vicente Graça Truppel Pereira do Cabo

CARVALHO, Bruno S.. Imagens nacionais: representações do campeonato mundial de 1978 em veículos da imprensa do Brasil e Argentina. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Faccini de Bastos Cruz

CARVALHO, Bruno S.. Vulnerabilidade, resiliência e identidades: construções narrativas no cinema angolano - um estudo comparado de Oxalá cresçam pitangas! e É dreda ser angolano. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro

CARVALHO, Bruno S.. Dos Comitês Populares Democráticos (1945-1947) aos Movimentos de Cultura e Educação Popular (1958-1964): uma história comparada. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sérgio Baptista dos Santos

CARVALHO, Bruno S.. A Política do Reconhecimento: o debate entre Taylor, Fraser e Honneth. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Santiago Chaves Ribeiro

CARVALHO, Bruno S.. A ascensão das condições plurinacionais comparadas na Bolívia contemporânea (2003-2009). 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Pereira Cabral

CARVALHO, Bruno S.; Teixeira da Silva, F. C.; GONCALVES, W.; FIGUEIREDO, E. L.; ALVES, G.. O Complexo Regional de Segurança Sul-Americano: uma análise comparada. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana da Silva Pinto Carneiro

CARVALHO, BRUNO SCIBERRAS DE; MELO, V. A.; CALABRE, L.. O lugar da cultura nos jogos olímpicos Rio 2016: uma análise comparativa entre o Dossiê Candidatura e as Olimpíadas Culturais. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tamires Maria Alves

CARVALHO, Bruno S.; KIRALY, C.. A Idiossincrasia da Escolha Punitiva: o hipercarceramento brasileiro sob a perspectiva abolicionista penal. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria da Conceição Cardoso Panait

CARVALHO, Bruno S.; Coser, Ivo; BARBOSA, S. R.. História Comparada dos Conceitos de Justiça Administrativa no Segundo Reinado (1840-1889) e Justiça Federal no Estado Novo (1937-1945): uma releitura da construção do Estado de Direito no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Soares Mano Gonçalves

CARVALHO, Bruno S.. A persuasão comportamental na ciência política: história, filosofia e crítica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Álvaro Vicdente Graça Truppel Pereira do Cabo

CARVALHO, Bruno S.. Visões das Copas - Imagens Nacionais: representações dos campeonatos mundiais de 1978 e 1982 em veículos da imprensa do Brasil e Argentina. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luiza Bravo e Paiva

CARVALHO, Bruno S.. O processo decisório em política da defesa: por uma avaliação da arquitetura institucional de defesa no Brasil e Estados Unidos em perspectiva comparada (1999-2015). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Pinto de Sousa

CARVALHO, Bruno S.. No tribunal das contendas: uma análise comparativa sobre o direito das gentes no Brasil e em Portugal 1839-1850. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cintiene Sandes Monfredo

CARVALHO, Bruno S.. Análise Político-Institucional do Mercosul: estudos de caso comparados a partir do sistema de solução de controvérsias. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sérgio Baptista dos Santos

CARVALHO, Bruno S.; SILVA, B. M. F.; SENTO-SE, J. T.. Reconhecimento e Redistribuição para Fraser, Honneth e Taylor. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Pinheiro Ramos

CARVALHO, Bruno S.; VILLAS BOAS, G.; BENZAQUEN, R.. Intelectuais da Ação Integralista Brasileira. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Veronica Eloi de Almeida

CARVALHO, Bruno S.; BARBOSA, M. Ligia O.; VILLAS BOAS, G.. O Brasil pelas novelas: a gente se vê por ali. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio da Silveira Brasil Junior

CARVALHO, Bruno S.; BASTOS, E. R.; BOTELHO, A.. A sociologia do desenvolvimento ns América Latina: perspectivas comparadas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Sena Schettino

BARBOSA, M. Ligia O.; CASTRO, M. H.; LIMA, J.;CARVALHO, Bruno S.. O zelador da lâmpada. O livreiro e a lida com o conhecimento. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Macedo dos Reis Corrêa

CARVALHO, BRUNO SCIBERRAS DE; MEIHY, M. S. B.; OMRAN, M.. Simone de Beauvoir e Fatima Mernissi: percepções da condição feminina no século XX a partir das memórias de infância de intelectuais feministas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joana da Costa Macedo

CARVALHO, Bruno S.; MACAIRA, J. P.; BON, L. F. G.. O Conteúdo Didático da Ciência Política nos Livros Escolares de França e Brasil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tarcísio Amorim Carvalho

CARVALHO, Bruno S.. O Nascimento da Europa nas Obras de Christopher Dawson e Jacques Le Goff. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego Fabião Gomes Moreira Leitão

CARVALHO, Bruno S.; TEIXEIRA, F. C.. O mito do progresso versus a progressão mítica: a crítica ao progresso histórico na Filosofia da História de Walter Benjamin e Theodor Adorno (1940-1947). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Fernandes da Silva

CARVALHO, Bruno S.; SANTOS, R. P.. Brasil e EUA: política externa rumo ao golpe de 1964. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, BRUNO SCIBERRAS DE. Concurso Público para professor do departamento de ciência política da UERJ. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Bruno S.; LESSA, R.; MEDEIROS, S. E.; CERQUEIRA FILHO, G.; DURHAM, E.. Concurso Público para Professor Adjunto de Teoria Política - UFF. 2013. Universidade Federal Fluminense.

CARVALHO, Bruno S.. Concurso Público para Professor Adjunto - Área Ciência Política. 2009. Universidade Federal Fluminense.

CARVALHO, Bruno S.; NOBREGA, L. A.; GONCALVES, M.; SOUTO JUNIOR, J. F.; RODRIGUES, M. B. F.. Concurso Público para Professor Assistente - Área Ciência Política. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Bruno S.. Professor Substituto do Depto. Ciência Política da UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Bruno S.. Comissão de Seleção ao Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Comparada. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Bruno S.. Comissão do processo de seleção ao mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Comparada. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Bruno S.. Comissão do processo de seleção ao mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Comparada. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Bruno S.. Processo Seletivo de Professor Substituto - Depto. de Ciência Política da UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Henrique Nunes Bahia

BAHIA, L. H. N.; LESSA, Renato; GUIMARÃES, Cesar; SANTOS, Fabiano; CRUZ, Sebastião Velasco e. A Escolha Racional como Teoria Social e Política: Uma Interpretação Crítica. 2006. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Cândido Mendes.

Renato de Andrade Lessa

LESSA, Renato; GUIMARÃES, Cesar; VELASCO e CRUZ, Sebastião Carlos; BAHIA, Luis Henrique; SANTOS, Fabiano. A Escolha Racional como Teoria Social e Política: Uma Interpretação Crítica. 2006. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

José Maurício Castro Domingues da Silva

José Maurício Domingues.. Utilitarismo e modernidade: individualismo e racionalidade técnica. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Fabiano Guilherme Mendes Santos

GUIMARÃES, C.; LESSA, Renato;SANTOS, F. G. M.; Cruz, Sebastião Velasco e; Bahia, Luiz Henrique Nunes. A Escolha racional como teoria social e política : uma interpretação crítica. 2006. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Paula Menoti Dyonisio

"Tá na Rua": teatro e luta pela redemocratização brasileira (1980 a 2019); Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rafael Macedo da Rocha Santos

Las hermanitas perdidas e a nação incompleta: um estudo comparativo entre as políticas interna e externa da Argentina para as ilhas Malvinas (1946-1982); Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Luís Fellipe Fernandes Afonso

Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones?A formação da cultura jovem no Brasil através do rock nas décadas de1960 e 1980; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Juliana Foguel Castelo Branco

Início: 2019; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ;

Daniele Batista Thomaz

Multiculturalismo e novas identidades: questões teóricas da política contemporânea; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Leonardo Queiroz Guarinello

As representações da nação portuguesa nos jornais esportivos: uma comparação entre os discursos de A Bola e Record durante as Copas do Mundo de 1966 e 2006; 2019; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Caroline Alves Marques Mendes

A recepção de Martinho Lutero no terceiro reich: a perspectiva cinematográfica de uma tradição inventada; 2018; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Luís Fellipe Fernandes Afonso

Não sou de nenhum lugar, sou de lugar nenhum: O pensamento do brasileiro atráves do Rock (1982-1989); 2016; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Tarcísio Amorim Carvalho

A Laicidade Republicana e o Confessionalismo Multicultural: Religião, Estado e relações étnicas na França e na Inglaterra (1988-2008); 2013; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Diego Fabião Gomes Moreira Leitão

Julgamento e Identidade Nacional: contribuições políticas dos julgamentos de Adolf Eichmann (1960-1962) e de John Demjanjuk (1988-1993) para a construção da identidade israelense; 2013; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos

Entre dissensos e consensos; Cientistas sociais e a controvérsia pública das cotas raciais no Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Jefferson Almeida Silva

Sociologia Jurídica e Mudança Social em Evaristo de Moraes Filho; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Juliana Foguel Castelo Branco

olítica Energética: Uma análise comparativa das normativas da AIE e da OPEP para a manutenção da Segurança do Sistema Energético (2005-2010); 2018; Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Isaac Harillo Jerez

O ocaso do futuro: indícios do fim do cronótopo moderno nos cinemas de Alejandro Gonzales Iarritu e Christopher Nolan em perspectiva comparada; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Lucas Pereira Antunes

Do Campo de Batalha ao Campo de Futebol: Futebol e Nacionalismo na República Federal Alemã do pós-Segunda Guerra Mundial; 2016; Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Gustavo de Andrade Durão

A nação e nacionalismo nos escritos de Léopold Sédar Senghor e Frantz Omar Fanon (1946-1961): uma abordagem comparativa; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Ana Paula Moreira Rodriguez Leite

A União Europeia e as implicações do Acordo de Schengen: quando o compliance ameaça a integração regional; ; 2016; Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Renata Rodrigues Brandão

O prazer de ver, ler e saber: a construção de identidades sexuais para além do feminino, masculino e heterossexual em revistas publicadas no Brasil entre 1969-1979; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Daniel Lourenço da Silva

Sobre a Ciência Política nos Livros Didáticos de Sociologia para o Ensino Médio; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Marcus Vinicius Teixeira Valle

A percepção discente sobre a política a partir do ensino de sociologia em escolas do Rio de Janeiro: uma relação paradoxal; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Natalia Andriewiski

Multiculturalismo e novas identidades: questões teóricas da política contemporânea; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Ricardo da Silva Ramos

Multiculturalismo e novas identidades: questões teóricas da política contemporânea; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Cleissa Regina de Oliveira Martins

Cultura e poder; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Vicente Carvalho Azevedo da Silveira

Multiculturalismo e novas identidades: questões teóricas da política contemporânea; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Layla Caldas da Silva

Pós-Colonialismo e Identidade Política: novos argumentos sobre a nação; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

LEANDRO DOS SANTOS VIEIRA

Pós-colonialismo e Identidade Política: Novos Argumentos sobre a Nação; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Sciberras de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cesar Augusto Coelho Guimarães

Utilitarismo e Modernidade: Individualismo e Racionalidade Técnica; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Cesar Augusto Coelho Guimarães;

Cesar Augusto Coelho Guimarães

A Escolha Racional como Teoria Social e Política: Uma Interpretação Crítica; 2006; Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Uiversitário de Pesquisa do Rio de Janeiro,; Orientador: Cesar Augusto Coelho Guimarães;

Glaucia Kruse Villas Bôas

2006; UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Glaucia Kruse Villas Bôas;

Glaucia Kruse Villas Bôas

Tradições sociológicas e contextos nacionais; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Kruse Villas Bôas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALTMANN, ELISKA ; CARVALHO, BRUNO SCIBERRAS DE . Identidades e novas direções da crítica brasileira: o caso da recepção de Vazante. SOCIOLOGIAS (UFRGS. IMPRESSO) , v. 20, p. 318-336, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, Bruno S. . Parecer Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2016.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer Revista Mediações. 2016.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer Ad Hoc CAPES (bolsa estágio). 2015.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer ad hoc CAPES - Estágio Senior. 2015.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer Revista Estudos Políticos. 2014.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer Revista Política & Sociedade. 2014.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer Revista História Unisinos. 2014.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer - Revista Política & Sociedade. 2011.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer - Revista Dados. 2011.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer - Ciências Humanas e Sociais em Revista (UFRRJ). 2011.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer - Revista do CFCH-UFRJ. 2010.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer - Revista Enfoques. 2008.

CARVALHO, Bruno S. . Parecer - Revista de Sociologia e Política. 2007.

CARVALHO, Bruno S. . Revisor crítico do Programa Nacional do Livro Didático (área sociologia). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisor crítico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Multiculturalismo e novas identidades: questões teóricas da política contemporânea, Descrição: Analisa-se, por meio de seus principais teóricos, as questões apresentadas pela abordagem multiculturalista, sobretudo as implicações de novas identidades sociais e políticas em relação aos projetos nacionais. Intenta-se perceber virtudes e possíveis problemas de tal perspectiva, assim como assinalar diferenças expressas nos trabalhos dos autores. Paralelamente, a pesquisa almeja relacionar particularidades do multiculturalismo em relação a outras perspectivas teóricas contemporâneas, como o comunitarismo, o pós-colonialismo e o republicanismo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruno Sciberras de Carvalho - Coordenador / Ivo Coser - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Pós-Colonialismo e Identidades Políticas: novos argumentos sobre a nação, Descrição: Com o advento de novas imaginações étnicas e nacionalistas que desafiam identidades políticas tradicionais, parece não ter mais sentido relegar a questão nacional tomando-a como variável subordinada a algum fenômeno verdadeiramente importante e universal. Dessa forma, a teoria pós-colonialista pode ser importante para se entender a heterogeneidade intrínseca à questão nacional que se apresenta no contexto contemporâneo. A pesquisa examina a consistência da suposição pós-colonialista de que haveria uma dissociação entre a política formal dos Estados e as práticas que geram identidades coletivas na contemporaneidade, de modo que a política não se encontra predeterminada em um ?espaço?, estando disseminada socialmente em um contexto institucional informal. O interesse principal é examinar o questionamento de alguns parâmetros teóricos convencionais sobre a relação entre cultura e política, dado que certos arranjos formais ou normativos seriam desafiados pela construção contínua de novas identidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Sciberras de Carvalho - Coordenador.

  • 1998 - 1999

    Tradições sociológicas e contextos nacionais: o caso da sociologia alemã, Descrição: O projeto rediscute a noção de influência, que é muito utilizada no estudo dos autores brasileiros e parte do pressuposto de que as idéias são recebidas, selecionadas e reinterpretadas a partir das próprias questões colocadas pela intelectualidade em questão. Neste sentido, focalizou a recepção da sociologia alemã no Brasil a partir da passagem de Emilio Willems (1931-1949) e da leitura de algumas obras de Karl Mannheim por sociólogos brasileiros. O subprojeto integra o projeto integrado de pesquisa: "As Interpretações da Cultura e o tema da nacionalidade". Sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Maria Galano Mochcovitch Linhart. Projeto Integrado de Pesquisa: Interpretações da Cultura e o tema da nacionalidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Sciberras de Carvalho - Integrante / Andréa Lúcia da Silva de Paiva - Integrante / Glaucia Villas Bôas - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Indicação de melhor tese ao Prêmio Capes de Teses, IUPERJ.

2007

Menção Honrosa - Prêmio Capes de Teses, CAPES.

2004

Bolsa de Doutorado Nota 10, FAPERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, IFCS. , Largo de São Francisco de Paula, 01, sala 407, Centro, 20051-070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: () 22210034, Ramal: 401, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: pesquisador-professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2018

    Direção e administração, IFCS, Departamento de Ciência Política.,Cargo ou função, Chefia do Departamento de Ciência Política.

  • 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de História, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Sucupira PPGHC.

  • 10/2011

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - Sociologia (CESPEB).

  • 01/2010

    Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Nações e Nacionalismos: Novos Paradigmas, Identidades como Experiências Políticas

  • 03/2009

    Ensino, Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos fundamentais em Ciência Política

  • 08/2008

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política III, Introdução à Ciência Política, Política Brasileira Contemporânea, Teoria Política, Teoria Política Contemporânea, Tópicos Especiais de Ciência Política, Ciência Política II

  • 06/2015 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de História, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Discente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada.

  • 12/2015 - 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCS, .,Cargo ou função, Representante dos Professores Adjuntos da Congregação do IFCS.

  • 05/2010 - 02/2014

    Direção e administração, IFCS, .,Cargo ou função, Diretor Adjunto de Graduação.

  • 03/2009 - 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCS, IFCS/Curso de Ciências Sociais.,Cargo ou função, Membro da comissão de orientação e acompanhamento acadêmico (COAA).

  • 01/2009 - 03/2011

    Direção e administração, IFCS, .,Cargo ou função, Coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Sociais.

  • 03/2007 - 12/2008

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social I

  • 03/2007 - 08/2008

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia das Ciências Sociais, Ideologia e Instituições, Sociologia Geral