Claudemir Rangel dos Santos

Possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1979); Pós-Graduação Latu Sensu em Gerência Executiva de Transporte e Mobilização pelas Faculdades da Terra de Brasília;curso de Consultoria e Assessoria Empresarial (Transporte e Mobilização) pelas Faculdades da Terra de Brasília e Câmara Interamericana de Transporte (CIT); Mestrado em Ciência Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1990) e Doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (1998). Foi Adido Militar do Brasil junto à República Nacional de Moçambique, sendo o representante do Ministério da Defesa junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Militares

1997 - 1998

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: O emprego de veículos aéreos não tripulados (VANT) nas atividades de Guerra Eletrônica: uma proposta
Orientador: Roberto Jungthon
Palavras-chave: Guerra Eletrônica.Grande área: OutrosSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Graduação em Ciências Militares

1976 - 1979

Academia Militar das Agulhas Negras

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Simpósio da Operação Carro Pipa - 10ª Região Militar.O Planejamento Logístico da Operação Carro Pipa nos estados do Ceará e Piauí. 2014. (Simpósio).

Orientou

EURENICE MAIA DE ALCÂNTARA PIMENTEL

OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAUCAIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Terra Nordeste; Orientador: Claudemir Rangel dos Santos;

FRANCISCO JOSÉ GOMES DOS SANTOS

OS MODELOS DA GESTÃO PÚBLICA: OS PROCESSOS DAS COMPRAS DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Terra Nordeste; Orientador: Claudemir Rangel dos Santos;

FRANCISCO GLEISSON ROCHA SOUSA DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO BRASIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Terra Nordeste; Orientador: Claudemir Rangel dos Santos;

ANTONIO CLEUTON SOUSA ARAUJO

O PAPEL DA LOGÍSTICA REVERSA NO REAPROVEITAMENTO DO ?LIXO ELETRÔNICO?; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Terra Nordeste; Orientador: Claudemir Rangel dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, C. R. . A Logística do caminho das águas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Faculdade de Tecnologia do Nordeste

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor do Curso de Administração.

2014 - Atual

Faculdade Terra Nordeste

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor do Curso de Bacharelado em Administração.

2008 - 2010

Centro de Preparaçao de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comandante e Diretor de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2007

Aditância Militar do Brasil junto à República Nacional de Moçambique

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adido de Defesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Adido de Defesa, Naval, Exército e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil em Moçambique.

2003 - 2005

Diretoria de Material de Comunicações, Eletrônica e Informática

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subdiretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Subdiretor responsável por orçamento, licitação e contratos.

2001 - 2003

20 Batalhão Logístico Paraquedista

Vínculo: Comandante, Enquadramento Funcional: Comando de OM Operacional do Exército, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Comando e Administração

1999 - 2001

Escola de Comando e Estado Maior do Exército

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial Instrutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2005 - 01/2008

    Ensino, Ciências Militares, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Militar, Administração Pública, Logística, Estratégia