Gisonaldo Arcanjo de Sousa
Doutor em Estudos da Linguagem (UFRN) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Pesquisas pela Fundação Francisco Mascarenhas/Universidade Federal da Paraíba (1999), possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Francisco Mascarenhas (1998) e graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995). Dirigiu Escolas e foi professor de Literatura, Língua Portuguesa e Redação em diversas Instituições públicas e privadas. Professor convidado de Pós-Graduação pela Fundação Francisco Mascarenhas - Faculdades Integradas de Patos - PB, também professor convidado pela Faculdade Vale do Jaguaribe - CE. Foi professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES - Campus de Caicó, no período de 2013-2016. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa do Estado do Rio Grande do Norte com atuação no ensino especial.
Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Estudos da Linguagem
2015 - 2019
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: AS FORMAS DE TRATAMENTO DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR EM CARTAS DO SERIDÓ POTIGUAR,
Maria Alice Tavares.
Mestrado em Estudos da Linguagem
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Vou estar fazendo um estudo funcionalista... de uma (nova forma) perifrástica de futuro,Ano de Obtenção: 2010
Camilo Rosa da Silva.
Especialização em Especialização em Pesquisas
1999 - 1999
Fundação Francisco Mascarenhas
Título: Uma análise do estudo lexical dos livros didáticos do ensino fundamental das redes pública e privada de Serra Negra do Norte-RN.
Orientador: Isolda Ayres Viana Ramos
Formação complementar
2013 -
Extensão universitária em Cinema no Polo UAB Caicó: edição 2013. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Curso intermediário de LIBRAS-discutindo possibilidades. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em III Simpósio Internacional de tradições discursiva. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em chá literário. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em VIII Seminário Leitura e produção no ensino superi. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Cinema no polo Caicó. (Carga horária: 65h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Organização de eventos
BRITO, N. ; SOUSA, G. A. . III encontro norte-riograndense de educação integral. 2018. (Outro).
BRITO, N. ; SOUSA, G. A. . I encontro de pesquisas e práticas pedagógicas em educação infantil EPPEI-RN. 2017. (Outro).
MENEZES, R. D. ; SOUSA, G. A. . Encontro de professores das escolas públicas do Seridó. 2017. (Outro).
Participação em eventos
Gelne: 40 anos de contribuições ao desenvolvimento das pesquisas em Linguística e Literatura.Formas tratamentais utilizadas por seridoenses potiguares e O agora conector/juntor no ontem e no hoje. 2017. (Outra).
IV Simpósio nacional de linguagens e gêneros textuais.O item "agora" no período arcaico. 2017. (Simpósio).
X Selimel.O item agora em relação à ordem morfossintática. 2017. (Seminário).
VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades- Sertão: histórias e memórias.Cartas íntimas como testemunhas da história. 2016. (Outra).
XXVI Jornada do Gelne.Tu e você no Seridó-potiguar: uma análise funcionalista em cartas pessoais.. 2016. (Outra).
25ºª Jornada Nacional do Gelne.A competição de tratamento TVS em cartas de 80 no Seridó. 2014. (Outra).
VIII selimel e I siel.Internetês ou indícios de gramaticalização: uma análise funcionalista. 2013. (Seminário).
VIII Seminário sobre leitura e produção no ensino superior.Ouvi dizer que... a maneira de citar o outro. 2013. (Seminário).
XXIV Jornada Nacional de estudos linguísticos do Nordeste.Gramaticalização da perífrase verbal de futuro (ir+ estar+gerúndio). 2012. (Encontro).
I Colóquio Nacional de estudos linguísticos e literários.Vou estar mostrando... o preconceito na (da) gramática escolar. 2010. (Outra).
VI Congresso Internacional da Abralin. Os itens "e", "aí", "agora" e "só que" em funções adversativas: uma análise funcionalista na fala do natalense. 2009. (Congresso).
VI Selimel.Vamos estar mostrando... uma análise da transitividade nos verbos principais das construções perifrásticas gerundivas. 2009. (Seminário).
Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso: Novos Cenários, múltiplas linguagens. Os professores vão estar fazendo um novo discurso em sala de aula...um estudo funcionalista dessa forma perifrástica e implicações para o ensino. 2008. (Congresso).
Encontro Internacional de texto e cultura."A multifuncionalidade das construções com o agora na fala do natalense". 2008. (Encontro).
VI Semana de estudos linguísticos e literários de Pau dos Ferros.. Funcionalismo linguísticoe alguma implicações para o ensino de lingua portuguesa.. 2008. (Congresso).
XVI Semana de Humanidades. "Vou estar fazendo...um estudo funcionalista dessa forma perifrástica na fala de professores". 2008. (Congresso).
Participação em bancas
SOUSA, G. A.; BRITO, N.; SOARES, S. N.. Rotina: implicações para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Creche Municipal Marilene Matias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; BRITO, N.; SOARES, S. N.. O centro municipal de educação infantil de Parelhas-RN: uma análise a partir do olhar da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; BRITO, N.; SOARES, S. N.. A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Teresinha de Lourdes Galvão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; BRITO, N.; SOARES, S. N.. Avaliação de aprendizagem no programa mais educação: focalizando as oficinas de orientação de estudos e leituras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; MELO, J. F. T. C.; SOARES, S. N.. Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulina Batista de Araújo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; FACANHA, A. A. B.; GARCIA, M. F.. Educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; MEDEIROS, C. M.; BRITO, N.. A inclusão do aluno com deficiência auditiva e com surdez na escola: desafios e possibilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; FREITAS, I. M. A.. Estética negra: um estudo contemporâneo sobre o cabelo da mulher negra na Serra do Cajueiro, Florânia-RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; FREITAS, I. M. A.. O livro didático sob o olhar da lei 10.639/03. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; FREITAS, I. M. A.. Tambores as margens do Piranhas: origem e relações sociais da umbanda no município de Jardim de Piranhas-RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; FREITAS, I. M. A.. Comida de santo em Caicó: resistência e representação do sagrado pela culinária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; ANDRADE, M. L. B. O.. O lúdico como estratégia pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; GARCIA, M. F.. A contribuição dos componentes curriculares ligados ao ensino da arte na atuação do pedagogo em exercício no Município de Caicó-RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; MARIANA, F. B.. As contribuições da dança na manutenção dos aspectos cognitivos, físicos e sociais na terceira idade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; ANDRADE, M. L. B. O.. Educação inclusiva: das políticas públicas e aparatos norteadores à realidade do contexto escolar vigente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; FERNANDES, V. V. C.. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa(PNAIC): formação, reflexão e efetivação na prática pedagógica do 1º ano do ensino fundamental de 9 anos da Escola Estadual Wlafredo Gurgel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; CAVALCANTE, C. M.. Conselho de classe: avaliação do processo de ensino e aprendizagem ou julgamento subjetivo do aluno?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; CAVALCANTE, C. M.. Gestão escolar: uma experiência na escola estadual Francisco Pergentino de Araújo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; GARCIA, T. C. M.; SANTOS SOBRINHO, D. M.. O registro escrito e as contribuições do PIBID para a formação do bolsista do curso de pedagogia- UFRN- CERES- Caicó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; MARIANA, F. B.. A necessidade de inserir a educação de jovens e adultos na formação inicial de professores para a educação básica: um diálogo com os professores que atuam na EJA em São João do Sabugi-RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; ANDRADE JUNIOR, L.. As contribuições do teatro para a escola Municipal Hermann Gmeiner. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; ANDRADE, M. L. B. O.. Programa mais educação: a realidade na comunidade Frei Damião. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; ANDRADE, M. L. B. O.. Educação infantil: um diálogo entre os documentos norteadores e as professoras da creche e pré-escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; MARIANA, F. B.. A escola municipal Raul de Medeiros Dantas e a Educação de São José do Seridó-RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; MARIANA, F. B.. A linguagem musical educação infantil: um olhar sobre os valores culturais da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; MARIANA, F. B.. A escola municipal Raul de Medeiros Dantas: um olhar à luz da gestão democrática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.. Planejamento: contribuições para o organização do trabalho pedagógico na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; MORAIS, G. M.. Educação da mulher: o bordado à máquina como forma de sobrevivência e fonte de renda de muitas famílias na cidade de Caicó. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; GARCIA, M. F.. Avaliação: conceitos de qualidade e excelência que regem o sistema de educação a distância no ensino superior. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; SOARES, S. N.. As dificuldades enfrentadas no processo de aquisição da leitura e escrita: reflexões de professoras dos anos finais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, G. A.; ANDRADE, M. L. B. O.. As inteligências múltiplas na construção do conhecimento: o alicerce do aprendizado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, R. D.;SOUSA, G. A.; PESSOA, K. S. B.. Concurso público para professor substituto de Libras. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientou
O deficit da leitura na educação de jovens e adultos: ênfase na Escola Estadual Dr; Mauro Medeiros em Parelhas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Leitura: A Importância da Leitura na Aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Dificuldades de Aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Disciplina X Indisciplina no Espaço Escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Afetividade e a sua Relação com o Processo de Ensino - Aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Avaliação Como Instrumento Diagnóstico da Construção do Conhecimento; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Uma Proposta de Incentivo a Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Educação Inclusiva Como Construção da Cidadania; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Importância das Relações Intrapessoais e Interpessoais no Ensino Aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita da Primeira Série do Ensino Fundamental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
As Relações Educacionais e Suas Atuações: Professor e Aluno; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Importância do Para Casa na Aprendizagem dos Educandos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Importância da Psicopedagogia na Área Hospitalar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Importância da Família na Aprendizagem da Criança; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Limites na Família e na Escola: Uma Base Para a Construção de Valores; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Disciplina na Escola: Uma Construção Coletiva; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Correção de Fluxo: Uma Solução Viável?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O Papel do Psicopedagogo na Instituição Escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Importância da Leitura na Aprendizagem da Criança; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Importância do Psicopedagogo nas Intervenções Diante das Dificuldades de Aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Evasão Escolar nas Turmas de EJA do IFRN - Caicó; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O Uso da Tecnologia na Gestão Escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O Perfil e a Função do Gestor na Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Autonomia no Gerenciamento de Recursos Financeiros da Gestão Escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Influência do Capitalismo na Gestão Educacional: Primeiras Aproximações; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Furtunato; Reflexão Sobre a Gestão Democrática na Escola Municipal Maria Fernandes da Silva; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Gestão Escolar da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM) e os Professores Ext; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Liderança na Gestão Escolar Frente à Sociedade do Conhecimento; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Do Diretor ao Gestor: Um Caminho de Mudanças; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Gestão Escolar: Novos Cenários e Novos Desafios; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O Novo Cenário da Gestão Escolar Dentro de Uma Estrutura Empresarial; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Algumas Dificuldades Enfrentadas Pelos Gestores Para Constituição dei Uma Gestão Democrática; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O Perfil do Gestor Escolar no Século XXI; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Reflexões Sobre o Ensino da Matemática na Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Os " Cantinhos" Como Recurso Pedagógico na Sala de Aula da Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Escola e Família: Integração Importante no Processo de Formação de Leitores; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Gestão Democrática: Autonomia X Poder Público Municipal - Estudo de Caso: Jucurutu; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O Brincar e Sua Relação com o Desenvolvimento da Criança; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: Ferramenta indispensável para a inclusão de crianças com necessidades especiais na educação infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Evolução da Escrita na Educação Infantil: Um Grande Avanço; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O Lúdico na Educação Infantil: Brincar, Aprender e Desenvolver; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Do Rabiscar à Arte na Educação Infantil: O Desenho Como Forma de Expressão da Criança; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Arte na Educação Infantil: O desenvolvimento Criativo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Práticas Inclusivas Para Deficientes Auditivos na Educação Infantil- Possibilidades e Obstáculos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Alfabetização da Criança por Meio de Temas Geradores Presentes nas Letras das Canções; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Brincadeira como Alternativa Infantil Para o Desenvolvimento da Criança; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O Desenvolvimento da Linguagem Escrita na Turma do Nivel 5 na EMEIF Salvador Romero Florentino; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Ensinando a Fazer Perguntas: A Filosofia na Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Indisciplina e Limites na Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Importância da Afetividade na Relaçãoi Professor - Aluno na Eiducação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Indisciplina na Educação Infantil: Algumas Considerações; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Influência do Brincar no Desenvolvimento Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A Importância da Música na Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil: Saberes Neces) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Evasão na Educação de Jovens e Adultos na Formação Tecnológica em Caicó - IFRN; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Criatividad) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Fonseca; Francisca M; C de Oliveira e Kátia C; S; ; Dislexia evolutiva e transtorno fonético: estudo de Caso; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Educação Infantil de São João do Sabugi-RN: acessibilidade e inclusão; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O desenvolvimento da leitura: dificuldades e desafios; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
; A importância da leitura nos anos iniciais sob um novo olhar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
; Um olhar sobre problemas de aprendizagem na leitura; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A importância e dificuldades da Leitura no 3º ano Ensino Fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Dificuldades de Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental I; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A ludicidade na Educação Infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em psicopedgogia institucional e clí) - Faculdade Vale do Jaguaribe; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A leitura nas séries iniciais do ensino fundamental II; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O gosto pela leitura através dos gêneros textuais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Análise linguística e cognitiva do aluno surdo (uma experiência na sala de aula inclusiva); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Reeleituras de Dom Casmurro nas mídias modernas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A influência da oralidade na produção textual; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A leitura e a educação de jovens de adultos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Texto argumentativo: filosofando sobre o bicho-papão; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Reflexões sobre o ensino de gramática na aula de português; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O gênero crônica como alternativa de estímulo à formação de leitores ativos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O precunceito linguístico no livro didático; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Relações existentes entre a linguagem dos pescadores de Caiçara do Norte e suas atividades pesqueiras; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Variação linguística sob o olhar da escola; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O ensino de gramática a partir de textos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A intertextualidade presente na canção do exílio segundo os autores modernos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Linguística e Literatura) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O aluno surdo e a aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O processo de aquisição da escrita na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A presença do racismo nas escolas públicas: um olhar para o quinto ano da Escola Irmã Maria Assunta Vieira e professora Bernadete Marques de Sousa Ginane; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Projeto SESC cidadão e família: perspectiva e olhares sob uma educação transformadora; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Reflexões sobre a prática do ensino de Língua Portuguesa nas séries iniciais: enfoque na atuação das professoras dos 4ºs e 5ºs anos da Escola Municipal Professora Calpúrnia Caldas de Amorim em Jardim do Seridó- RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Estudos étnicos raciais: rompendo o silêncio no ambiente escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
A visão do professor de educação infantil sobre o gênero contação de histórias; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Os textos instrucionais como contribuição para o processo de ensino e aprendizagem do 1º ciclo do fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Análise de atividades didático-pedagógicas na perspectiva da aprendizagem colaborativa e suas implicações no empenho de alunos com suposta deficiência intelectual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
O papel da poesia na formação de leitores; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Marcas linguísticas da responsabilidade enunciativa em textos produzidos no curso de bacharelado em sistemas de informação do CERES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Incentivo a leitura no centro de recuperação para dependentes químicos- ágape; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Avaliação das competências linguísticas de alunos surdos ao término do ensino fundamental I; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa;
Produções bibliográficas
-
SOUSA, G. A. . O poder e a solidariedade em cartas femininas do Seridó potiguar. In: Raquel Meister Ko. Freitag; Cristine Gorski Severo. (Org.). Mulheres, linguagem e poder. 1ªed.São Paulo: Edgard Blucher, 2015, v. Único, p. 7-304.
-
SOUSA, G. A. ; ARAUJO, A. B. ; SALES, A. L. M. ; ARCANJO, J. E. F. ; MEDEIROS, M. C. N. ; SILVA, M. J. . Aqui se diz, aqui se fala- constituição do corpus representativo do Seridó. In: Tânia Costa Meira Garcia; Djanní Martinho dos Santos Sobrinho. (Org.). EAD: percursos e experiências. 1ªed.Natal-RN: EDUFRN, 2014, v. , p. 109-125.
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Internetês ou indícios de gramaticalização. In: Tânia Cristina Meira Garcia; Djanni Martinho dos Santos Sobrinho. (Org.). EAD: percursos e expeiências. 1ªed.Natal-RN: EDUFRN, 2014, v. , p. 127-147.
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . O item 'agora' no período arcaico. In: IV Simpósio nacional de linguagem e gêneros textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV Sinalge. Campina Grande: Realize, 2017. v. 1.
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Tu e você no Seridó-potiguar: uma análise funcionalista em cartas pessoais.. In: XXVI Jornada nacional do grupo de estudos do Nordeste-GELNE, 2016, Recife-PE. Anais eletrônicos da XXVI Jornada nacional do Gelne. Recife-PE: Pipa Editorial, 2016. v. único. p. 451-462.
-
SOUSA, G. A. . VOCÊ VIU TU, SENHOR? COMPETIÇÃO DE TRATAMENTO EM CARTAS DO SERIDÓ E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO. In: ENILLI, 2015, Garanhuns. Anais do ENILLI. Garanhuns-PE: UPE, 2015.
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . VOCÊ VIU TU, SENHOR? COMPETIÇÃO DE TRATAMENTO EM CARTAS DO SERIDÓ E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO. In: VI ECLAE, 2015, Garanhuns. Anais do VI ECLAE. Garanhuns-PE: UFRP, 2015.
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . A teoria dos protótipos e o ensino dos conectores. In: VI ECLAE, 2015, Garanhuns-PE. Anais VI Eclae. Garanhuns-PE: UFRP, 2015.
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . A estratificação nas expressões de futuro. In: 25ª Jornada nacional do Gelne, 2014, Natal-RN. 25ª Jornada nacional do Gelne, 2014.
-
SOUSA, G. A. . A competição de tratamento TVS em cartas de oitenta no Seridó. In: 25ª Jornada nacional do Gelne, 2014, Natal-RN. 25ª Jornada nacional do Gelne, 2014.
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . E agora? um percurso de análise do item nos segmentos contrastantes. In: VIII seminário nacional sobre ensino de língua materna, 2013, Campina Grande. VIII selimel e I Siel, 2013.
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Internetês ou indícios de gramaticalização: uma análise funcionalista. In: VIII seminário nacional sobre ensino de língua materna, 2013, Campina Grande. VIII selimel e I Siel, 2013.
-
SOUSA, G. A. ; ARCANJO, J. E. F. . Um exílio uma saudade... resquícios de uma história. In: II Colóquio Nacional História Cultural e sensibilidades, 2012, Caicó. II Colóquio Nacional História Cultural e sensibilidades, 2012.
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . Gêneros discursivos argumentativos: uma experiência em sala de aula do Proeja. In: XXIV Jornada Nacional de estudos linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. XXIV Jornada nacional do grupo de estudos linguísticos do Nordeste, 2012.
-
SOUSA, G. A. ; SILVA, C. R. . Gramaticalização da perífrase verbal de futuro (ir+estar+gerúndio). In: XXIV Jornada Nacional de estudos linguísticos do Nordeste, 2012, Natal-RN. XXIV Jornada nacional do grupo de estudos linguísticos do Nordeste. Natal-RN, 2012.
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . O estudo dos conectores e o ensino básico. In: I colóquio nacional de estudos linguísticos e literários, 2010, Pau dos Ferros. Anais do I colóquio de estudos linguísticos e literários e da VII semana de estudos linguísticos e literários de Pau dos Ferros. Pau dos Ferros: Queima bucha, 2010.
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Vou estar mostrando... o preconceito na (da) gramática escolar. In: I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Pau dos Ferros. Anais do I colóquio nacional de estudos linguísticos e literários. Pau dos Ferros: Queima-bucha, 2010.
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . Os itens 'e', 'aí','agora' e 'só que' em funções adversativas: uma análise na fala do natalense. In: VI Congresso internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. VI congresso internacional da Abralin. ideia, 2009.
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. ; SILVA, C. R. . Vamos estar mostrando... uma análise da transitividade nos verbos principais das construções perifrásticas gerundivas. In: VI selimel, 2009, Campina Grande. VI Selimel. Campina grande: Bagagem, 2009.
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Funcionalismo Linguístico e algumas implicações para o ensino de língua portuguesa. In: VI Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2008, Pau dos Ferros. VI Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. Mossoró: UERN, 2008.
-
SOUSA, G. A. . A SOCIOLINGUÍSTICA, O SOCIOFUNCIONALISMO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO. In: ENILLI, 2015, Garanhuns. Caderno de resumos. Garanhuns-PE: UPE, 2015. v. único. p. 9-351.
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Ouvi dizer que... a maneira de citar o outro. In: VIII Seminário sobre leitura e produção no ensino superior, 2013, Natal. Caderno de programação e resumos. Natal-RN: UFRN, 2013. p. 11-57.
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . O item agora em relação à ordem morfossintática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Formas tratamentais utilizadas por seridoenses potiguares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . O item 'agora' no período arcaico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. ; SILVA, C. R. . O agora conector/juntor no ontem e no hoje. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. . Mostra de profissões UFRN 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, G. A. . Mostra de profissões-cursos da UFRN-caminho de formação para cidadania. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Tu e você no Seridó-potiguar: uma análise funcionalista em cartas pessoais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Cartas íntimas como testemunhas da história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. . VOCÊ VIU TU, SENHOR? COMPETIÇÃO DE TRATAMENTO EM CARTAS DO SERIDÓ E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . A SOCIOLINGUÍSTICA, O SOCIOFUNCIONALISMO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . A teoria dos protótipos e o ensino dos conectores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. . Alfabetização e letramento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, G. A. . A importância da comunicação eficiente na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, G. A. ; ARCANJO, J. E. F. . Um exílio. Uma saudade...Resquício de uma História.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . O estudo dos conectores e o ensino básico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Vou estar mostrando... o preconceito na (da) gramática escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. ; SILVA, C. R. . Vamos estar mostrando...uma análise da transitividade nos verbos principais das construções perifráticas gerundivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . Os itens "e", "aí", "agora" e "só que" em funções adversativas: uma analise funcionalista na fala do natalense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. . Funcionalismo Linguístico e algumas implicações para o ensino de língua portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, G. A. . "Vou estar fazendo...um estudo funcionalista dessa forma perifrástica na fala de professores". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . "A multifuncionalidade das construções com o agora na fala do natalense". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, G. A. ; OLIVEIRA. M.J. . Os professores vão estar fazendo um novo discurso em sala de aula...um estudo funcionalista dessa forma perifrástica e implicações para o ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA. M.J. ; SOUSA, G. A. . Um mapeamento dos conectores adversativos na fala do natalense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SOUSA, G. A. . Revisita aos gêneros acadêmicos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUSA, G. A. . Leeitura e produção de textos para professores. 2014. .
SOUSA, G. A. . TCC- Trabalho de conclusão de curso e as linguagens literárias e musicais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, G. A. . Linguagens, Alfabetização e letramento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, G. A. . Seminários de pesquisa I e II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, G. A. . Tópicos e Hermenêutica da texto literário e Tópicos especias em Literatura Portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, G. A. . Curso de aperfeiçoamento em gramática e redação oficial. 2009. .
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Linguagem, Ensino e o Programa Mais Educação, Descrição: O Projeto pretende investigar a operacionalização das atividades realizadas nas escolas no Programa Mais Educação no que diz respeito ao macro-campo denominado Letramento, procurando identificar estratégias inovadoras que promovam a efetivação de uma formação leitora nos discentes atendidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisonaldo Arcanjo de Sousa - Coordenador / Nazineide Brito - Integrante / Suenyra Nobrega Soares - Integrante / Célia Maria de Medeiros - Integrante / Sandra Maria Fernandes - Integrante / Maria de Fátima Garcia - Integrante.
-
2008 - 2009
Uso de Conectores na Fala e na Escrita, Descrição: A proposta consiste em investigação, na língua em efetivo uso, de particularidades dos conectores, cuja recorrência manifesta sua relevância enquanto estratégia comunicativa, argumentativa e interacional, o que pode proporcionar fecunda oportunidade para um melhor conhecimento de alguns aspectos propostos inerentes à estrutura e ao funcionamento real da língua portuguesa e sua consequente descrição. É um trabalho de cunho funcionalista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisonaldo Arcanjo de Sousa - Integrante / Maria José de Oliveira - Integrante / Camilo Rosa da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2011
Centro Educacional Integrado do SeridóVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2006 - Atual
Governo do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 30
1999 - 2012
Prefeitura Municipal de Serra Negra do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico IV, Carga horária: 30
1996 - 2006
ESCOLA PROFESSOR JOSÉ ARCANJOVínculo: Próprio, Enquadramento Funcional: próprio, Carga horária: 40
1996 - 1996
Escola Mundo InfantilVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Língua Inglesa
1995 - 1996
Diocese de CaicoVínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Comissionado, Carga horária: 20
1993 - 1997
Prefeitura Municipal de Serra Negra do NorteVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40
2015 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: 2015.1 Didática geral- 75h; Fundamentos de Psicologia Educacional- 60h; Organização da Educação brasileira-60h 2015.2 Ensino das Ciências naturais II- 90h; Estudos sociológicos e antropológicos da educação; Filosofia da educação brasileira; Leitura e produção de texto- 60h; Organização da educação básica. 2016.1 Fundamentos sociofilosóficos da educação-60h; Leitura e produção de texto-60h; Processo de alfabetização-60h; Psicologia educacional-60h 2016.2 Fundamentos de Psicologia da educação- 60h; Língua portuguesa no ensino fundamental-90h; Língua brasileira de sinais- LIBRAS- 60h; Psicologia educacional- 60h.
2013 - 2015
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
2015.1 Didática geral- 75h; Fundamentos de Psicologia Educacional- 60h; Organização da Educação brasileira-60h 2015.2 Ensino das Ciências naturais II- 90h; Estudos sociológicos e antropológicos da educação; Filosofia da educação brasileira; Leitura e produção de texto- 60h; Organização da educação básica. 2016.1 Fundamentos sociofilosóficos da educação-60h; Leitura e produção de texto-60h; Processo de alfabetização-60h; Psicologia educacional-60h 2016.2 Fundamentos de Psicologia da educação- 60h; Língua portuguesa no ensino fundamental-90h; Língua brasileira de sinais- LIBRAS- 60h; Psicologia educacional- 60h.
2012 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor do curso de letras a distância, Carga horária: 20
1993 - 1993
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .,Linhas de pesquisa
-
03/2015 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, leitura e produção de texto; , Literatura na formação do leitor;, Organização da educação brasileira., 2013.2 - Leitura e produção de texto- 60h, 2013.2- Processo de alfabetização I- 60h, 2014.1- Ciências físicas e biológicas no ensino fundamental- 90h, 2014.1- Leitura e produção de texto- 60h; Processo de alfabetização II-60h
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gisonaldo Arcanjo de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?