Juliana Sousa

Economista de graduação e Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, com experiência profissional e acadêmica em estudos sobre os direitos sociais. A abordagem tem como referência o conceito de Trabalho Decente (OIT) e a legislação nacional, em uma perspectiva da interseccionalidade das relações de gênero e de raça. Ao longo dessa experiência, tenho sido responsável pela coordenação e execução de pesquisas, elaboração de relatórios, além da realização de apresentações e discussões dos resultados com membros de categorias profissionais diversas, dirigentes sindicais, gestores de empresas e membros da sociedade civil. As pesquisas, a partir de fontes primárias (grupos focais e entrevistas em profundidade, por meio de questionários e roteiros semiestruturados, além de Acórdãos do Tribunal Superior do Trabalho) e secundárias (dentre estas, estatísticas oficiais, relatórios de sustentabilidade e instrumentos de acordos e convenções coletivas), utilizaram metodologias quantitativas e qualitativas.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2015 - 2019

Universidade Estadual de Campinas
Título: A Moral das Senzalas e o Trabalho Doméstico Remunerado no Brasil Contemporâneo: luta coletiva e [sub]representação do conflito nos Tribunais da Justiça do Trabalho
, Ano de obtenção: 2019. Magda Barros Biavaschi. Palavras-chave: Trabalhadoras Domésticas; Raça; gênero; Classe social; Direitos do trabalho.

Mestrado em Sociologia

2009 - 2011

Universidade Federal de São Carlos
Título: As Mulheres Trabalhadoras em Luta pelos Espaços de Poder do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
, Ano de Obtenção: 2011.Jacob Carlos Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: sindicato; mulheres; poder.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Econômicas

2002 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Era Vargas: política e conflitos sociais
Orientador: Maria Ribeiro do Valle

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Instituto Federal de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia do Trabalho.

Organização de eventos

Elaboração e Aplicação de Questionário para identificação do Perfil de Delegadas e Delegados do 11º Congresso Nacional da CUT. 2016. (Congresso).

Participação em eventos

Seminário Internacional Pesquisa e Ação Sindical: o Futuro do Trabalho e do Trabalhador.RedLat e o Trabalho Decente na América Latina. 2017. (Seminário).

11º Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas: Ratificar a Convenção 189 é igualar direitos. O Trabalho Doméstico no Brasil: a conquista de direitos e a Convenção 189 da OIT. 2016. (Congresso).

A Global Network Conference - The role of labour movement organizations in shaping the International cooperation agenda after 2015.Análise de Déficit de Trabalho Decente - o Trabalho Doméstico no Brasil. 2012. (Seminário).

Oficina Técnica sobre Questão de Gênero.Gênero como categoria analítica. 2012. (Oficina).

III Simpósio de Pós-Graduandos em Sociologia - USP.As Mulheres Trabalhadoras em Luta pelos Espaços de Poder do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 2010. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Lavina Madeira Ribeiro

RIBEIRO, L. M.; CARDOZO, S.; RIZZO, W.. Brasília Experiência Humanística - Um Relato de Como Viver a Cidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Fundação Universidade de Brasília.

Magda Barros Biavaschi

BIAVASCHI, M. B.; ARAUJO, A. M. C.; TEIXEIRA, M. O.; FRACARO, G.. ?A Moral das Senzalas e o Trabalho Doméstico Remunerado no Brasil Contemporâneo: luta coletiva e [sub]representação do conflito nos tribunais da Justiça do Trabalho?. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Nivaldo Medeiros Diogenes

Luana Perondi; SANTOS, F. R.;DIOGENES, Nivaldo Medeiros.. Alfabetização: construções teóricas e práticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade.

Luana de França Perondi Khatchadourian

PERONDI, L. F.; REIS, F.. Alfabetização: Construções teóricas e práticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade.

Iram Jácome Rodrigues

LIMA, J. C.RODRIGUES, I. J.; STEIN, L. M.. As mulheres trabalhadoras em luta pelos espaços de poder no sindicato dos metalúrgicos do ABC. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Iram Jácome Rodrigues

LIMA, J. C.RODRIGUES, I. J.; STEIN, L. M.. As mulheres trabalhadoras em luta pelos espaços de poder no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Maria Inês Rauter Mancuso

SILVÉRIO, Valter Roberto;MANCUSO, M. I. R.. O Programa de Ações Afirmativas para indígenas na UFSCar: um olhar a partir das vivências dos sujeitos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Gabriela Neves Delgado

BIAVASCHI, M. B.; ARAUJO, A. M. C.;DELGADO, Gabriela Neves. A Moral das Senzalas e o Trabalho Doméstico no Brasil Contemporâneo: a íntima intrusa e a (sub)representação do conflito nos tribunais do trabalhotiça. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Gradução em Ciências Sociais) - Universidade de Campinas.

Marilane Oliveira Teixeira

TEIXEIRA, MARILANEBIAVASCHI, M.; SOUSA, J.. A moral das senzalas e o trabalho doméstico remunerado no brasil contemporâneo: Luta coletiva e [sub]representação do conflito nos tribunais da justiça do trabalho. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-Unicamp.

Flávio Reis dos Santos

PERONDI, Luana de França;SANTOS, Flávio Reis; DIOGENES, Nivaldo Medeiros. Alfabetização: Construções Teóricas e Práticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade.

Glaucia Cristina Candian FRaccaro

BIAVASCHI, M. B.; TEIXEIRA, M.; LEMOS, M. C. A. M.;FRACCARO, G.. A Moral das Senzalas e o Trabalho Doméstico Remunerado no Brasil Contemporâneo: luta coletiva e (sub)representação do conflito nos tribunais da Justiça do Trabalho. 2019. Tese (Doutorado em doutorado em ciências sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Sthefan Gabriel Berwanger

CAMPAS, T.;BERWANGER, Sthefan G.; SODRE, P.; LEAL, L.. Arquitetura da Informação: Auxiliando no Posicionamento de Negócio: Uma Proposta Centrando a Experiência no Usuário. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arquitetura da Informação) - Faculdade Impacta de Tecnologia.

Foi orientado por

Lavina Madeira Ribeiro

Guia Humano de Brasília; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação) - Universidade de Brasília; Orientador: Lavina Madeira Ribeiro;

Magda Barros Biavaschi

A Moral das Senzalas e o Trabalho Doméstico Remunerado no Brasil Contemporâneo; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Magda Barros Biavaschi;

Maria Ribeiro do Valle

A Era Vargas: crises políticas e sociais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista; Orientador: Maria Ribeiro do Valle;

José Mauro Sousa Moura

Composição florística e avaliar a estrutura da regeneração natural de floresta de várzea e floresta secundária de terra firme na comunidade do Arapixuna, Santarém, Pará; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Integrada em Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA- PIBIC; Orientador: José Mauro Sousa Moura;

Franklin Cajaíba Dultra

Abordagem Fisioterapêutica na Dor Lombar em Idosos: Prevenção e Tratamento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Franklin Cajaíba Dultra;

Cláudio Roberto Amitrano

FINANCIAMENTO INDUSTRIAL: IMPASSE PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO, ANÁLISE DE 1998-2006, COM ÊNFASE PARA O FINANCIAMENTO OFICIAL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Claudio Roberto Amitrano;

Produções bibliográficas

  • LEVI, MARIA LUIZA ; SOUSA, JULIANA ; SOUSA, Juliana ; ALMEIDA, CRISTIANE JESUS ; MATSUMOTO, KAREN ; SUSSAI, STEFANIE ; ANDRIETTA, LUCAS ; SCHEFFER, Mário César . Médicos e terceirização: percepções de trabalhadores e gestores sobre as transformações recentes no mercado de trabalho. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , v. 20, p. 1-18, 2022.

  • SOUSA, JULIANA ; Moral das senzalas versus luta por direitos. Tematicas , v. 29, p. 269-299, 2021.

  • SOUSA, JULIANA ; O XI Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas e a luta por direitos no Brasil. Revista Mundos do Trabalho(online) , v. 10, p. 61-80, 2019.

  • As Mulheres Trabalhadoras em Luta pelos Espaços de Poder no SMABC. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 202p .

  • A Luta pelos Espaços de Poder no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC: as Percepções das Mulheres Trabalhadoras e Sindicalistas.. In: LIMA, J.C.(org).. (Org.). LIMA, J.C.(org). Outras Sociologias do Trabalho: flexibilidades, emoções e mobilidades. 1ªed.São Carlos: EdUFSCar, 2013, v. , p. 299-333.

  • A Convenção 189 da OIT celebra 6 anos em junho de 2017. Instituto Observatório Social (IOS), 19 jun. 2017.

  • O Trabalho Doméstico no Brasil: a conquista de direitos e a Convenção 189 da OIT. Instituto Observatório Social, 29 set. 2016.

  • Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Instituto Observatório Social, 25 jul. 2016.

  • A PEC 478/10 e o impacto sobre o emprego doméstico no Brasil. Instituto Observatório Social, 07 maio 2014.

  • Observatório Social Participa do 2ª Encontro das Mulheres Metalúrgicas do ABC. Observatório Social - Notícias, 09 abr. 2012.

  • Pesquisa sobre Trabalho Decente no Brasil. Conexão Sindical.

  • Trabalho Decente na América Latina. Revista RedLat.

  • Trabajo Decente en América Latina. Revista RedLat.

  • Aprovação da PEC 478 e o estudo do IOS sobre o trabalho doméstico no Brasil. Instituto Observatório Social.

  • SOUSA, Juliana ; A Moral das Senzalas e o Trabalho Doméstico Remunerado no Brasil Contemporâneo: luta coletiva e [sub]representação do conflito nos Tribunais da Justiça do Trabalho.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Seminário Internacional Pesquisa e Ação Sindical: O Futuro do Trabalho e do Trabalhador. O Trabalho Decente na América Latina (Seminário IOS-REDLAT). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • A Região Centro-Oeste - apresentação de dados de pesquisa e debate. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • A Região Sul na Perspectiva do Desenvolvimento Nacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, Juliana ; Global Network Conference: ?The role of labour movement organizations in shaping the International cooperation agenda after 2015?. Derechos de trabajadores y trabajadoras domésticas: organización y campañas para la ratificación de la Convención 189 de la OIT?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

'Com Suporte do SINDIMINA-SE, IOS realiza pesquisa com os trabalhadores da Vale'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RedLat: Relatório Nacional sobre o Trabalho Decente. 2017. (Relatório de pesquisa).

RedLat: Relatório Regional sobre o Trabalho Decente. 2017. (Relatório de pesquisa).

RedLat: Relatório Nacional sobre o Trabalho Decente. 2016. (Relatório de pesquisa).

RedLat: Relatório Regional sobre o Trabalho Decente. 2016. (Relatório de pesquisa).

Brasil: Estudos sobre o Desenvolvimento Regional - Centro-Oeste. 2015. (Relatório de pesquisa).

Brasil: Estudos sobre o Desenvolvimento Regional - Norte. 2015. (Relatório de pesquisa).

Brasil: Estudos sobre o Desenvolvimento Regional - Nordeste. 2015. (Relatório de pesquisa).

Brasil: Estudos sobre o Desenvolvimento Regional - Sudeste. 2015. (Relatório de pesquisa).

RedLat: Informe Nacional sobre o Trabalho Decente. 2015. (Relatório de pesquisa).

RedLat: Informe Síntese Regional sobre o Trabalho Decente. 2015. (Relatório de pesquisa).

Brasil: Estudos sobre o Desenvolvimento Regional - Sul. 2015. (Relatório de pesquisa).

O Comportamento Sociotrabalhista na produção do óleo de palma do dendê no Pará.. 2013. (Relatório de pesquisa).

Pesquisa sobre as condições sociotrabalhistas em unidades da Alcoa no Brasil. 2013. (Relatório de pesquisa).

SAMPAIO, Daniela ; RODRIGUES, Raimunda . Empresa Vale: Comportamento Social e Trabalhista. 2012. (Relatório de pesquisa).

TEPASSE, Ângela Cristina . Investimentos Alemães no Brasil (2000-2012). 2012. (Relatório de pesquisa).

SUIRON, Rafaela . Trabalho Decente: pesquisa com as trabalhadoras domésticas de Campinas. 2012. (Relatório de pesquisa).

Trabalho Decente: pesquisa com trabalhadores em empresa do setor têxtil de João Pessoa. 2012. (Relatório de pesquisa).

MACEDO, Vicente Gomes ; MACHADO, Leandro de Souza Alves . Trabalho Decente: pesquisa com trabalhadores em empresa do setor de calçados na Bahia. 2012. (Relatório de pesquisa).

COSTA, Hélio da ; MACEDO, Vicente Gomes . Trabalho Decente: pesquisa com trabalhadores em empresa do setor hoteleiro em Manaus. 2012. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, Lilian ; MACHADO, Leandro de Souza Alves . Trabalho Decente: pesquisa com trabalhadores em empresa do setor da construção civil no Epírito Santo. 2012. (Relatório de pesquisa).

COSTA, Hélio da ; MACEDO, Vicente Gomes . Trabalho Decente: pesquisa com trabalhadores em empresa do setor da construção civil em Manaus. 2012. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Qual o impacto da atual crise econômica no sistema de saúde brasileiro?, Descrição: As crises econômicas, fenômenos frequentes em todo o mundo, demonstraram ter múltiplos efeitos nos sistemas nacionais de saúde: podem levar ao subfinanciamento e piora dos serviços de saúde; podem fazer aumentar a ocorrência de doenças especificamente relacionadas à saúde mental e à pobreza; podem reduzir remuneração e piorar condições de trabalho, acarretando o afastamento de profissionais de saúde do setor público. O objetivo desse estudo é compreender as diferentes maneiras com que a crise econômica Brasileira afeta o sistema de saúde e sua força de trabalho, particularmente os médicos. A pesquisa será nos estados de São Paulo e Maranhão, onde espera-se observar o efeito da crise em dois estados com diferentes condições socioeconômicas e de organização e funcionamento dos setores público e privado da saúde. Dados secundários serão obtidos e analisados para identificar mudanças no financiamento à saúde, performance do sistema, e mudanças no comportamento dos profissionais da saúde a partir das bases DATASUS, SIOPS, SIGA e RAIS/CAGED. Também serão utilizados dados primários já coletados por estudos realizados por equipe integrante da presente pesquisa (Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP), no escopo da pesquisa Demografia Médica no Brasil. Além disso, serão realizadas entrevistas com informantes-chave da gestão e inquérito com médicos. Espera-se que este estudo ajude a identificar políticas adequadas para aliviar os efeitos da crise no sistema de saúde, na força de trabalho em saúde e na prestação de serviços nos dois estados estudos, no Brasil e em países em desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Sousa - Integrante / Mário César Scheffer - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Informes Nacionais e Regionais de Países da América Latina, Descrição: Elaboração de informes de conjuntura socioeconômica de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, México e Uruguai.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Sousa - Integrante / Lilian Arruda - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Brasil: Desenvolvimento Regional e Ação Sindical, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Sousa - Integrante / Lilian Arruda - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Panorama Socioambiental e Trabalhista da Produção do Biodiesel de Dendê em Municípios Selecionados do Pará, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Sousa - Integrante / Lilian Arruda - Coordenador / RODRIGUES, Raimunda - Integrante / Maria Lucia Vilmar - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Pesquisa sobre as Condições de Trabalho na Alcoa no Brasil, Descrição: Pesquisa desenvolvida em duas etapas. Na primeira fase, foram abordadas as unidades Alumar (Consórcio de Alumínio do Maranhão), em São Luís; Alcoa World Alumina, em Juruti (PA), e Alcoa Alumínio S.A., em Poços de Caldas (MG). Na segunda fase, foram estudadas as unidades Alcoa Alumínio S.A. em Utinga, em Santo André (São Paulo), e Alcoa Alumínio S.A. em Itapissuma (Pernambuco).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Sousa - Integrante / Lilian Arruda - Coordenador / RODRIGUES, Raimunda - Integrante / SUIRON, Rafaela - Integrante.

  • 2011 - 2012

    O Trabalho Decente no Brasil - Pesquisa, Formação e Ação, Descrição: Em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Sousa - Integrante / Lilian Arruda - Integrante / COSTA, Hélio da - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Condições de Trabalho na empresa Vale, Descrição: Estudo das condições de trabalho e de vida das comunidades no entorno das unidades brasileiras da Vale no Pará, Maranhão e Sergipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Sousa - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - 2021

Faculdade de Medicina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BCO Treinamento Técnico FAPESP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2017

Instituto Observatório Social

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado Docência - PESCD, Carga horária: 10

2008 - 2008

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

Vínculo: integral, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisas, Carga horária: 40

2007 - 2007

Escola Estadual Prudente de Moraes

Vínculo: eventual, Enquadramento Funcional: Docente

2022 - 2023

Escola Repúbllica do Paraguay

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contratação em Regime Integral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.