Ricardo José Rabelo

Ricardo José Rabelo é bacharel em ciências da computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1984, concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Nova de Lisboa em 1997 com ênfase em Robótica e Manufatura Integrada, e fez pós-doutorado na Griffith University, Brisbane, Austrália, entre 2014 e 2015 em Inovação Colaborativa. Na Universidade Federal de Santa Catarina desde janeiro 2000, é atualmente Professor Titular do Departamento de Automação e Sistemas, e pertence ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e mais de 130 trabalhos completos em anais de eventos, quase todos internacionais. Possui 12 capítulos de livros, 1 livro publicado e organização de 3 special issues de revistas internacionais indexadas. Possui 3 softwares. Orienta atualmente 4 doutorandos e 6 mestrandos. Orientou 3 pós-doutorados, 10 teses de doutorado, 22 dissertações de mestrado, além de ter orientado mais de 60 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Engenharia de Automação, Ciência da Computação e Engenharia de Produção. Entre 1992 e 2018 coordenou 12 projetos de pesquisa, sendo vários europeus. Coordena o GSIGMA (Grupo de Sistemas Inteligentes de Manufatura e Redes Colaborativas) dentro do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC. Atua na área de Ciência da Computação, Automação e Engenharia de Produção, com ênfase em Modelos e Sistemas de Informação e Infraestruturas voltadas para aplicações no domínio geral de Indústria 4.0, Negócio Eletrônico, Plataformas Orientadas a Serviços, Redes Colaborativas de Empresas / Organizações Virtuais / APLs e Inovação Colaborativa. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes recentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Empresas/Organizações Virtuais, Supervisão e Avaliação de Desempenho de Sistemas de Manufatura, Logística Integrada & Gestão de Cadeias de Suprimento, Arquiteturas Orientadas a Serviços, Interoperabilidade, Gestão de Processos de Negócio (BPM), Inovação e Sistemas Multiagente industriais. É membro dos comitês técnicos internacionais dos grupos 5.5 (Empresas/Organizações Virtuais) e 5.7 (Advanced Production & Management Systems) da IFIP e 5.3 da IFAC (Enterprise Architecture).

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

1991 - 1997

Universidade Nova de Lisboa
Título: Um Enquadramento para o Desenvolvimento de Sistemas de Escalonamento Ágil da Produção - Uma Abordagem Multiagente
Orientador: Luis Manuel Camarinha de Matos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sistemas Multiagente; Escalonamento da Produção; Supervisão de Sistemas de Produção; Empresas Virtuais.

Especialização em Informática

1988 - 1989

Universidade Nova de Lisboa
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências da Computação

1981 - 1984

Universidade Federal de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Griffith University, GRIFFITH, Austrália. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Inovação Colaborativa. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Arquitetura Orientada a Serviços.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Suprimentos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . 12th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises. 2011. (Congresso).

RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . 2nd IFIP Working Conference on Virtual Enterprises. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ewerton Sacco Calvetti

RABELO, RICARDO J.; LACERDA, R. T. O.; LEITE, A. L. S.; DUTRA, A.. Mensuração de Grau de Agilidade no Processo de Desenvolvimento de Software - Uma Abordagem Construtivista. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Thaise Poerscke Damo

BECKER, Leandro Buss; FARINES, J. M.;RABELO, RICARDO J.; BASSO, F. P.. Engenharia baseada em Modelos para Aplicações de Simulação, Controle e Operação de Plantas na Indústria Petroquímica. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruno Ziegler Haselein

RABELO, RICARDO J.; SILVA, Jonny Carlos da; VIEIRA, R. S.. Sistema Especialista para Verificação da Conformidade de Motores Elétricos. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ewerton Sacco Calvetti

RABELO, R. J.; LEITE, A. L. S.; DUTRA, A.. Mensuração do Grau de Agilidade em Desenvolvimento Ágil de Software: uma abordagem construtivista. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wilcilene Maria Kowal Schratzenstaller

DUTRA, Moisés LimaTRAMONTIN JUNIOR, Rui JorgeRABELO, RICARDO J.. Integraçaõ Semântica via Enterprise Service Bus em Ambientes de Criação de Organizações Virtuais. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Guilherme Klein da Silva Bitencourt

RABELO, R. J.; ROCHA-COSTA, A. C.; SANTOS, E. R.. Um Modelo de Confiança baseado em Emoções para Agentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: André Rusa Paulon

RABELO, R. J.; FARINES, J. M.; WEHRMEISTER, M. A.. Um Modelo para o Desenvolvimento Dirigido a Modelos para Redes de Sensores Sem Fio. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maicon Rafael Zatelli

Marchi, J.; BORDINI, R. H.;RABELO, R. J.. Integração de agentes, organização e ambiente na interação de sistemas multiagentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabio Aiub Sperotto

RABELO, R. J.; ROCHA-COSTA, A. C.; AGUIAR, M. S.. Um modelo de suporte à comunicação de agentes tratando informações imprecisas e baeado em sinônimos. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Samira Souit

RABELO, R. J.; MIYAGI, P. E.; JUNQUEIRA, F.. Orquestração de Sistemas Produtivos Dispersos. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Ariente Neto

RABELO, R. J.; FERREIRA, João Carlos Espíndola; PALADINI, E. P.. Modelo para avaliar o Comportamento Dinâmico da Agregação de Serviços no Contexto de PSS. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maiquel de Brito

HUBNER, Jomi Fred; ÁLVARES, L. O.; ROCHA-COSTA, A. C.;RABELO, R. J.. Uma Linguagem para Especificação da Dinâmica dos Fatos Institucionais em Sistemas Multiagentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Guilherme Coan Hobold

RABELO, R. J.; FILETO, Renato; PRAZERES, C. V. S.. Uma Abordagem para Composição Automática de Serviços Web Semânticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Queiroz Goncalves

RABELO, R. J.WANGENHEIM, C. G. V.HAUCK, J. C. R.; MOTTA, S. M.. Planejamento de Tempo em Projetos de Desenvolvimento de Software para Micro e Pequenas Empresas alinhado ao PMBOK e CMMI. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andre Marques Pereira

RABELO, R. J.WANGENHEIM, C. G. V.HAUCK, J. C. R.; MOTTA, S. M.. Monitoramento e Controle de Projetos de Desenvolvimento de Software para Micro e Pequenas Empresas alinhado ao PMBOK e CMMI. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tiago Luiz Schmitz

HUBNER, Jomi Fred; Marchi, J.;RABELO, R. J.; SICHMAN, J. S.. Crenças de Grupo como instrumento de formação da reputação. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wanderson Rigo

FILETO, Renato;WANGENHEIM, C. G. V.; PACHECO, Roberto C. S.; SANTANCHE, Andre;RABELO, R. J.. Semântica e Visualização para Anotação e Recuperação de Informação. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pablo Valério Polônia

RABELO, R. J.FRAGA, J.; QUEIROZ, M. H.; COSTA, R. C.. Proposta de Arquitetura Orientada a Recursos para SCADA na Web. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Denis da Cruz Pinha

RABELO, R. J.; CURY, José Eduardo Ribeiro; QUEIROZ, M. H.; CAMPONOGARA, Eduardo; TAKAHASHI, R. H. C.. Escalonamento ótimo baseado na Teoria de Controle Supervisório aplicado a um estaleiro de reparo naval. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rogerio Tadeu de Oliveira Lacerda

RABELO, R. J.; ENSSLIN, S. R.; DUTRA, A.; PETRI, S. M.. O Sucesso em Gerenciamento de Projetos: Uma Visão Construtivista. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Roberto Moreira de Castilho Junior

RABELO, R. J.; SANTOS, E. A. P.; DE PAULA, M. A. B.; LOURES, E. F. R.. O detalhamento do processo de desenvolvimento de produto integrado ao gerenciamento do processo de negócio (BPM). 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Rogério Tessari

Dorlon, E.; OLEA, P. M.;RABELO, R. J.; GRACIOLI, O. D.. Gestão de Processos de Negócio: Um Estudo deo Caso do BPMN em uma Empresa do Setor Moveleiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Hugo Gaspar Santos

FERREIRA, Joao Carlos Espindola; NEGRI, V. J.;RABELO, R. J.. Desenvolvimento de um Supervisório Modular para uma Célula Flexível de Manufatura. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Adílio Pelinson Alchieri

RABELO, R. J.FRAGA, Joni da Silva; LUNG, Lau Cheuk; BECKER, Leandro Buss; GASPARY, L. P.. Uma Infraestrutura com Segurança de Funcionamento para Coordenação de Serviços Web Cooperantes. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anubis Graciela de Moraes Rosseto

RABELO, R. J.; DANTAS, Mario Antonio Ribeiro; SIQUEIRA, Frank Augusto; Willrich, R.; GEYER, C. F. R.. Uma Abordagem para Tratamento da Desconexão de Dispositivos Móveis utilizando os Recursos de Grid Computacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cassiano Guerra

RABELO, R. J.; QUEIROZ, Abelardo Alves de; FERREIRA, João Carlos Espíndola. Definição e Desenvolvimento de Ferramentas Colaborativas para a Fase de Projeto Conceitual de Produto. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Iraci Sobral de Oliveira

SPINOSA, Luiz Marcio;RABELO, R. J.; LIMA, Edson Pinheiro de. O relacionamento entre sociedade em rede e estratégia de operações: uma proposta baseada em engenharia ontológica. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Giancarllo Ribeiro Vasconcellos

RABELO, R. J.; ROSA, Edison da; FERREIRA, Joao Carlos Espindola. Metodo para Prevencao e Correcao de Erros de Planejamento e Programacao da Producao em Ambiente MRP. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Edson Tavares de Camargo

FRAGA, Joni da SilvaWANGHAM, Michelle Silva; SANTIN, Altair Olivio;RABELO, R. J.; SIQUEIRA, Frank Augusto. Transposição de Autenticação e de Autorização em Arquiteturas Orientadas a Serviços através de Identidades Federadas. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Emilio Eiji Yamane

BITTENCOURT, Guilherme;RABELO, R. J.; ROLIM, Jacqueline Gisele; OLIVEIRA, Clara Amelia de. Solução de Problemas de Modelagem e Implementação de Ferramentas de Autoria para Construção de Tutores Inteligentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gian Ricardo Berkenbrock

FREITAS FILHO, Paulo Jose de;RABELO, R. J.; DANTAS, Mario Antonio Ribeiro; FRIEDRICH, Luis Fernando. Uma ferramenta para o desenvolvimento de modelos de simulação integrado ao ambiente Grid. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Antonio de Garcia e Moura

MONTEZ, Carlos BarrosRABELO, R. J.; DANTAS, Mario; SIQUEIRA, Frank Augusto. Um modelo de serviço de pagamentos móveis para aplicações de M-Commerce. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Josiane Milanez

FRAGA, Joni da SilvaWANGHAM, Michelle SilvaRABELO, R. J.; WESTPHALL, Carla Merkle; SANTIN, Altair Olivio. Modelo de Gerência para o SPKI através do XKMS. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Postal

BITTENCOURT, Guilherme; CARDOSO, Janette; COSTA, Evandro Barros; OLIVEIRA, Clara Amélia de;RABELO, R. J.. Navegação em um ambiente interativo multi-agentes para ensino. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mauricio Rangel Guimarães Serra

CAMPONOGARA, Eduardo; KRAUS JUNIOR, Werner;RABELO, R. J.; BAZZAN, Ana Lucia Cetertich; HUBNER, Jomi Fred. Aplicações de Aprendizagem por Reforço em Controle de Tráfego Veicular Urbano. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Susiléia Abreu dos Santos Lima

GARCIA, Anilton Salles;RABELO, R. J.; AHONNEN, Hannu. Uma Proposta para Inserir Tolerância a Faltas em Ambientes de Empresas Virtuais. 2003. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Emerson Ribeiro de Mello

FRAGA, Joni da SilvaRABELO, R. J.; CUSTÓDIO, Ricardo; LUNG, Lau Cheuk; SIQUEIRA, Frank Augusto. Redes de Confiança em Sistemas de Objetos CORBA. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Claudio de Souza Martinelli

BATOCCHIO, Antonio;RABELO, R. J.; CARVALHO, Marcius Fabius Henriques. Implantação da Estratégia de CRM: Estudo de Caso em uma Pequena Empresa. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Clovis de Almeida Junior

BITTENCOURT, Guilherme;RABELO, R. J.; ROLIM, Jacqueline Gisele; ROISENBERG, Mauro. Sistema Especialista para Diagnóstico de Problemas no Sistema de Geração de Energia Elétrica de uma Refinaria de Petróleo. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Julio Cesar Medina Gamboa

SPRONK, Gerrit;RABELO, R. J.; KOWSOLEEA, Dedwig; ZAAL, Tim. Elaboración de un Plan de Mantenimiento Centrado em la Confiabilidad para la planta industrializadora de Leche. 2003. Dissertação (Mestrado em Ingenieria Industrial) - Univesidad Mayor de San Simon.

Aluno: Julio Cesar Camargo Pérez

LUYTEN, Paul;RABELO, R. J.; ZAAL, Tim; SPRONK, Gerrit. Desarrollo e Implementación de un Cuadro de Mando Integral (Balanced Score Cards) para la Empresa GRANIMAR. 2003. Dissertação (Mestrado em Ingenieria Industrial) - Univesidad Mayor de San Simon.

Aluno: Ivar Laurent Houthuysen

ZAAL, Tim;RABELO, R. J.; LUYTEN, Paul; HOVING, Hans. An Integrated Solution for Managing the Project Spares for tanker based FPSO/FSO systems. 2003. Dissertação (Mestrado em Ingenieria Industrial) - Univesidad Mayor de San Simon.

Aluno: Mario Fernando Urey Contreras

SPRONK, Gerrit;RABELO, R. J.; MORATÓ, Oscar; BURGGRAAFF, Henk. Gerenciamento de Processos en la Cooperativa de Ahorro y Credito San Antonio Ltda.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ingenieria Industrial) - Univesidad Mayor de San Simon.

Aluno: Iván Giovanni Méndez Velásquez

ZAAL, Tim;RABELO, R. J.; KOWSOLEEA, Hedwig; ROCABADO, Julio Torrejón. Mantenimiento Centrado em la Confiabilidad (RCM2) en TRASREDES S.A.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ingenieria Industrial) - Univesidad Mayor de San Simon.

Aluno: Cristina Mitsuê Iata

QUEIROZ, Abelardo Alves de;RABELO, R. J.; TONTINI, G.; RADOS, G. V.. Modelo KANO de Satisfação do Cliente: Um Estudo de Caso para Clientes Internos. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana Frigo Bolan

BITTENCOURT, Guilherme;RABELO, R. J.; MAIA, L. F. J.; STEMMER, M. R.. Math Tutor - Um Ambiente Interativo Multiagente para o Ensino de Estrutura de Informação. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mario Lucio Roloff

STEMMER, M. R.;RABELO, R. J.; SIQUEIRA, F.; OLIVEIRA, R. S.. Desenvolvimento de uma Ferramenta de Configuração, Monitoração e Testes para uma Rede de Sensores/Atuadores em uma Célula Autônoma de Manufatura. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alexandre Orth

RABELO, R. J.; STEMMER, M. R.; WANGHHEIM, A. V.; SCHROETER, R. B.. Sistema de Visão Aplicada a Medição do Desgaste de Flanco de Ferramentas de Corte. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Leonilde Rocha Varela

RABELO, R. J.; SILVA, S. C.. Selecção Automática de Métodos de Escalonamento da Produção. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Minho.

Aluno: José Roberto Branco Ramos Filho

RABELO, RICARDO J.; SILVA, R.; BARATA, L. E. S.; SILVA, J. T.; OLIVEIRA, R. S.. Um Modelo Conceitual de Ecossistema de Inovação baseado em Fluxo de Informações. 2018. Tese (Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Danielly Oliveira Inomata

RABELO, RICARDO J.; VALENTIM, M. L. P.; GIUGLIANI, E.; PINTO, M. D. S.; MARTINS, M.. Fluxo da Informação em Redes Colaborativas: Análise em Ambientes de Inovação. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Evelyn Paola Soto Rojas

RABELO, R. J.; AGOSTINHO, O. L.; CARVALHO, Marcius Fabius Henriques; NOVASKI, O.. Elementos de Suporte à Elaboração de Modelos de Negócios para Redes de Empresas. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Dmontier Pinheiro Aragão Junior

RABELO, R. J.; LUNA, M. M.; BEZ, E. T.; MEYERLE, S. F.; LIMA JUNIOR, O. F.. Colaboração em Sistemas Multiagentes para Roteirização Dinâmica de Veículos: Uma aplicação em Empresas de OEM. 2014. Tese (Doutorado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernando Antonio Aires Lins

RABELO, R. J.; GARCIA, V. C.; SADOK, D. F. H.; MENDONCA, N. C.; CRUZ, M. L. P. M.. Towards Automation of Security-aware SOA-based Business Processes. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rafael Henrique Palma Lima

RABELO, R. J.; Guerrini, F. M.; SILVA, S. L.; GEROLAMO, M. C.. Estudo Exploratório sobre Gestão de Desempenho e Conhecimento em Aglomerados Industriais. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Vancim Franchone Neves

Guerrini, F. M.; Cazarini, E. W.; Carpinetti, L. C. R.; Padua, S. I. D.;RABELO, R. J.. Avaliação de requisitos para a formação de redes colaborativas entre empresas de construção civil. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Inês Aparecida Mascara Mandelli

RABELO, R. J.; BATOCCHIO, Antonio; DINIZ, A. E.; NETO, Edgard P. C.; NOVASKI, O.. Método Clássico de Administração Estratégica: Um aAplicação em Pequena Empresa. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edmilson Rampazzo Klen

RABELO, R. J.VALLEJOS, R.; PEQUENO, I. S.; TONELLI, A.; AZEVEDO, J. M.. Metodologia para Busca e Sugestão de Gestores de Organizações Virtuais baseada em Competências Individuais. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jose Eduardo Malta de Sa Brandao

RABELO, R. J.; GASPARY, L. P.;FRAGA, Joni da Silva; FARINES, J. M.; MAZIERO, C. A.. Composições de IDSs: Viabilizando o Monitoramento de Segurança em Ambientes de Larga Escala. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana de Oliveira Rech

RABELO, R. J.; OLIVEIRA, R. S.;FRAGA, Joni da SilvaMONTEZ, Carlos Barros; OLIVEIRA, L. A. G.; NAKAMURA JUNIOR, L.. Determinação Dinâmica do Itinerário de Agentes Móveis Imprecisos com Restrições Temporais. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eder Mateus Nunes Goncalves

BITTENCOURT, Guilherme; GIRARDI, Maria Del Rosario;RABELO, R. J.; COSTA, Augusto Loureiro da; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Uma Abordagem para Especificação de Conhecimento em Sistemas Multiagentes Cognitivos. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rolando Vargas Vallejos

RADOS, Gregorio Jean Varvakis; LIMA, Celson Pantoja;RABELO, R. J.; GOMES, Jefferson de Oliveira;KLEN, Alexandra Augusta Pereira; POSSAMAI, Osmar. Um Modelo para Formação de Empresas Virtuais nosetor de Moldes e Ferramentas. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ALBERTO JÓSE ÀLVARES

FERREIRA, João Carlos Espíndola; CANCIGLIERI JR, Osíris;RABELO, R. J.; BOEHS, Lourival; SANTOS, Marcelo Teixeira dos. Uma metodologia para integração CAD/CAPP/CAM voltada para manufatura remota de peças rotacionais baseada na Internet. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Raquel Borba Balceiro

CAVALCANTI, Marcos Do Couto Bezerra;RABELO, R. J.; NAVEIRO, Ricardo Manfredi; ALBAGLI, Sarita; ARAÚJO, Vânia Maria Hermes. Modelo de Gestão para Organizações Virtuais: uma Abordgem para Micro e Pequenas Empresas. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Silva Wangham

FRAGA, Joni da Silva; DAHAB, Ricardo;RABELO, R. J.; JAMHOUR, Edgard; CUSTÓDIO, Ricardo Felipe;MONTEZ, Carlos Barros. Esquema de Segurança para Agentes Móveis em Sistemas Abertos. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Cristina Aranda Batocchio

COPPINI, N. L.;RABELO, R. J.; DINIZ, A. E.; NOVASKI, O.; ROMERO, R. A. F.. Sistema Especialista para Tomada de Decisão na Área de Marketing Estratégico. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: AUGUSTO CESAR PINTO LOUREIRO DA COSTA

BITTENCOURT, Guilherme;RABELO, R. J.; SICHMAN, J.; ÁLVARES, L. O.; STEMMER, M. R.. Conhecimento Social Dinâmico: Uma Estratégia de Cooperação para Sistemas Multiagentes Cognitivos. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mario Lucio Roloff

RABELO, R. J.; FRAZZON, E. M.; HUBNER, Jomi Fred; DORO, M. M.. Sistema Multiagente para a Produção de Pequenas Séries. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Dmontier Pinheiro Aragão Junior

RABELO, R. J.; LUNA, M. M.; BEZ, E. T.. Plataforma Integrada de Agentes para Roteamento Dinâmico de Veículos: uma Aplicação em Empresas OEM. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Henrique Palma Lima

RABELO, R. J.; Carpinetti, L. C. R.; Guerrini, F. M.. Proposta de um modelo de gestão de desempenho e conhecimento para aglomerados industriais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mario Lucio Roloff

HUBNER, Jomi Fred; FRAZZON, E. M.;RABELO, R. J.; TACLA, C. A.. Sistema Auto-Otimizável baseado em um Sistema Multiagente com Abordagem Agentes & Artefatos & Organização para a Produção de Pequenas Séries. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leonardo Leocádio Coelho de Souza

RADOS, G. V.; SANTOS, Neri dos;RABELO, R. J.; LUNA, M. M.; CASAROTTO, N.. Praticas da Gestão do Conhecimento na Cadeia de Valor Terceirizada: Estudo no Setor Elétrico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alexandre Moeckel

RABELO, R. J.; QUEIROZ, Abelardo Alves de; FERREIRA, João Carlos Espíndola. Requisitos, Arquitetura e Implementacao de sistema computacional para apoiar a colaboração e a gestão do conhecimento no pre-desenvolvimento de produtos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabiano Baldo

RABELO, R. J.VALLEJOS, Rolando Vargas; SPINOSA, Luiz Márcio; ABREU, Aline França de;KLEN, Alexandra Augusta Pereira; OLIVEIRA, Romulo Silva de; RODRIGUEZ, Carlos Taboada. Arcabouço computacional para seleção de empresas em redes colaborativas integrando indicadores de desempenho e análise de riscos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diego Roberto Morais

ROLIM, Jacqueline Gisele; TORRES, Germano Lambert;RABELO, R. J.; SALGADO, Roberto de Souza. Sistema Multiagente para Diagnostico Integrado de Transformadores de Potencia. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leandro Loss

RABELO, R. J.KLEN, Alexandra Augusta Pereira; SPINOSA, Luiz Marcio; BITTENCOURT, Guilherme; RODRIGUEZ, Carlos Taboada. Uma abordagem para sistemas de suporte à decisão inteligentes para gestão de organizações virtuais. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliane Pozzebon

BITTENCOURT, Guilherme; CARDOSO, Janette; COSTA, Evandro de Barros; CABRAL, Joao Bosco Mangueira;RABELO, R. J.. Uma arquitetura multiagente para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Walter Luís Mikos

FERREIRA, João Carlos Espíndola;RABELO, R. J.; QUEIROZ, Abelardo Alves de; SILVA, Jonny Carlos da. Sistema multiagentes e de raciocinio baseado em casos para tratamento de não conformidades em gestão de qualidade em ambiente de manufatura distribuída. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Izabel Cristina Zattar

RABELO, R. J.; FERREIRA, João Carlos Espíndola; QUEIROZ, Abelardo Alves de; SILVA, Jonny Carlos da. Um modelo de sistema multiagentes para a integração da manufatura: uma abordagem baeada em custos e capacidade finita. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Fernando Martins

QUEIROZ, Abelardo Alves de;RABELO, R. J.; FERREIRA, João Carlos Espíndola; TUBINO, Dalvio Ferrari. Um estudo sobre o grau de utilização de sistemas de gestão empresarial como ferramenta de apoio ao planejamento, programação e controle da produção nos ambientes de produção de manufatura discreta. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Edmilson Rampazzo Klen

RABELO, R. J.; ABREU, Aline França de; MATOS, Luis M Camarinha; FERREIRA, João Carlos Espíndola. Proposta de um roteiro estratégico baseado em competências individuais para auxiliar a preparação de coordenadores de redes colaborativas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana Bolan Frigo

BITTENCOURT, Guilherme; CARDOSO, Janette; COSTA, Evandro Barros;RABELO, R. J.; OLIVEIRA, Clara Amélia de. Modulo Coordenador: Uma estratégia interativa para aatualização do sistema MathTutor. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana de Oliveira Rech

OLIVEIRA, Romulo Silva de;MONTEZ, Carlos BarrosFRAGA, Joni da SilvaRABELO, R. J.; LEITE, Julius; NACAMURA, Luiz. Determinação Dinâmica do Itinerário de Agentes Móveis. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ALBERTO JÓSE ÀLVARES

FERREIRA, Joao Carlos Espindola;RABELO, R. J.; QUEIROZ, Abelardo; BOEHS, Lourival. Uma Metodologia para Integracao CAD/CAPP/CAM voltada para Manufatura Remota de Pecas Rotacionais baseada na Internet. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eder Mateus Nunes Goncalves

BITTENCOURT, Guilherme;RABELO, R. J.; RAMALHO, Geber Lisboa; CURY, José Eduardo Ribeiro; MAZZOLA, Vitório Bruno. Um Método para Verificação de Metas de um Agente Autônomo utilizando Redes de Petri. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rolando Vargas Vallejos

RADOS, Gregório Jean Varvakis;RABELO, R. J.; SANTOS, Neri dos; ABREU, Pedro Felipe de; LIMA, Celson Pantoja. Desenvolvimento de um Modelo de Aplicação de Gestão do Conhecimento em Ambientes de Empresa Virtual. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Michelle Silva Wangham

FRAGA, Joni da SilvaRABELO, R. J.; DAHAB, Ricardo;OLIVEIRA, R.; COSTA, R. C.. Esquema de Segurança para Agentes Móveis em Sistemas Abertos. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação de Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: JOSE BELO TORRES

RABELO, R. J.; RADOS, G. V.; ABREU, P.; MORALES, A. B. T.; QUEIROZ, Abelardo Alves de. Um Modelo Dinâmico de Apoio a Gestão Organizacional baseado em Modelagem de Processos utilizando Componentes de Software. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Henrique Peixe Maziero

RABELO, RICARDO J.; BECKER, Leandro Buss; CABRAL, F. G. O.. Arquiteturas para Interoperabilidade em Verticais de IoT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Arthur D'Avila da Silva Prazeres

RABELO, RICARDO J.; FERREIRA, João Carlos Espíndola; COSTA JUNIOR, A. G.. Automation of the supervision process and analytic reports generation for the quality management of painte body shop production lines. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Nilmar Luiz Guarda Junior

RABELO, RICARDO J.; BECKER, Leandro Buss; FERREIRA, João Carlos Espíndola. Desenvolvimento de algoritmo para sistemas de gestão de distribuição de estoques. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Renan Emmanuel Ramos Daquina

RABELO, RICARDO J.; QUEIROZ, M. H.; SILVEIRA, H. B.. Desenvolvimento de um Painel de Monitoramento e Análise de Fluídos com Interpretação Automática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luis Felipe Pelison

RABELO, RICARDO J.; HUBNER, Jomi Fred. Geração automática de features para modelagem preditiva - Predição do crescimento das empresas brasileiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Matheus Zardo von Mecheln

RABELO, RICARDO J.; FLESCH, R.. Automação do processo de determinação da força do arco em protetores auriculares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Victor Skaetta Barankievic

RABELO, R. J.; TROFINO NETO, A.. Controle de sobrefrequência por droop simulado em FAST para aerogeradores AGW 110/2.1. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Paulo Zomer Machado

RABELO, RICARDO J.; FLESCH, R.. Análise e aprimoramento da confiabilidade de sistema de medição de eficiência de motores elétricos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Matheus Sperb Machado

RABELO, RICARDO J.; FARINES, J. M.. Sistema de Identificação e Localização de Dispositivos Móveis em Ambientes Fechados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vinicius Kiatkoski Neves

RABELO, RICARDO J.; MORENO, U. F.;MONTEZ, Carlos Barros. Detecção de anomalias na captura de dados em lojas de e-commerce. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Vendramini Savi

RABELO, RICARDO J.; STEMMER, M. R.; MORENO, U. F.. Development of a test bench for verification of electric controls for offshore winch & crane applications. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Arthur Seidelmann Schweder

RABELO, RICARDO J.; MIORANDO, R.; RICO, J. E. N.. Prospecção ativa de clientes para consultoria de gestão interina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Bergamin Gonçalves Borges

RABELO, RICARDO J.; SILVEIRA, H. B.; BECKER, Leandro Buss. Desenvolvimento de uma plataforma de sistemas integrados para o Sotewq: gestãi de atrivos e tracking do powertrain. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Garcia

RABELO, RICARDO J.; SILVEIRA, H. B.; BALDISSERA, F.. Projeto com Prototipagem Rápida de uma Cortina Sanefa Veicular à Manivela. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felippe Schmoeller da Roza

RABELO, RICARDO J.; CAMPONOGARA, Eduardo; HUBNER, Jomi Fred. Aprendizagem de Máquina para Apoio à Tomada de Decisão em Vendas do Varejo utilizando Registro de Vendas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Denise Albertazzi Gonçalves

RABELO, RICARDO J.; FERREIRA, Joao Carlos Espindola; WEINGAERTNER, W.. Scanner-based wire fed laser cladding process: a case study. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: TIago de Araújo Elias

RABELO, RICARDO J.; RICO, J. E. N.; FERREIRA, Joao Carlos Espindola. Stability study of the electric power management regulated vltage control. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fábio Nuno de Oliveira Assunção

RABELO, RICARDO J.MONTEZ, Carlos Barros; CASTELAN NETO, E. B.. Controlador Fuzzy implementado em SCADA-BR para o controle de pressão numa adutora de água em Florianópolis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andrio Renan Gonzatti Frizon

RABELO, RICARDO J.; BEZERRA, E. A.; STEMMER, M. R.. Desenvolvimento de cursos de Programação, Sistemas Embarcados e Internet das Coisas para crianças e adolescentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Hugo Gutierrez Sigolo

RABELO, RICARDO J.; FLESCH, R.. Automação de uma bancada de calibração de medidores de vazão para a avaliação experimental da influência do fluído de trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Luiz Santos da Silva

RABELO, RICARDO J.; QUEIROZ, M. H.; SIMAS, H.. Projeto de automação para aviário de frango de corte com controle fuzzy de temperatura e umidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Guilhermo Keiji Saito

RABELO, RICARDO J.; QUEIROZ, M. H.; STEMMER, M. R.. Desenvolvimento de ferramenta para especificação dos intertravamentos de segurança para CLP na indústria de petróleo e gás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Zen Cerny

RABELO, RICARDO J.; MATSUDA, A. M.; VAILATI, L. G.. Pricing Policy: Sistema de Recomendação de Preços. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vitor Oliveira de Souza

RABELO, R. J.; CAPITANIO, M. V.; POSSATO, E. F.. Análise de um Sistema para Planejamento e Controle Avançados da Produção com base em Conceitos de Sistemas de Capacidade Finita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Renan Marchini Rodrigues

RABELO, R. J.; ROQUEIRO, N.; COUTINHO, D. F.. Generator Efficiency for Power Management Optimization. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luisa Faraco Meneguel

RABELO, R. J.; OLIVEIRA, R. S.; FLESCH, R.. Desenvolvimento de Firmware para nova linha de inversores de frequência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leandro Biasi Ferlin

RABELO, R. J.; KRAUS JUNIOR, Werner; ANTONELLO, E.. Development of software to predict road information using Map Data. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Paulo Wech Milanezi

RABELO, R. J.; PLUCENIO, A.; MORENO, U. F.. Sistemas de Auxílio à Manutenção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Marcos Dalssoto

RABELO, R. J.; BECKER, Leandro Buss; ARAUJO, G. M.. Mòdulo de avaliação de dados em uma ferramenta computacional para análise de cobertura e planejamento de redes indiustriais sem fio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Renato Aquiles Rosseti

RABELO, R. J.; BECKER, Leandro Buss; MORAIS, E. N.. Autonomy prediction system for electric vehicles. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Brunno Abner Machado

RABELO, R. J.FRAGA, Joni da Silva; FARINES, J. M.. Projeto de um clock disciplinado auto-ajustável em tempo real. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Victor Maryama

RABELO, R. J.; STEMMER, M. R.; ROQUEIRO, N.. Gerenciamento Energético para Microredes Inteligentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Delano Romay Fiedler

RABELO, R. J.; STEMMER, M. R.; SIMAS, H.. Automação de uma Estação de Tratamento de Esgoto através de uma rede Zigbee. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Fazolin Wendling

RABELO, R. J.; STEMMER, M. R.; HUBNER, Jomi Fred. Inspection Planning in a Multiagent System for a Small Series Production. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Augusto Schneider Westphal

RABELO, R. J.; STEMMER, M. R.; PORATH, M. C.. Separation of CT-based CAD-to-Part-comparisons dor Dimensional Quality Controle. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Humberto Rissati Junior

RABELO, R. J.; BECKER, Leandro Buss; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto. Projeto e Desenvolvimento de Sistema de Execução da Manufatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcelo Hisashi Titsui

BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto; QUEIROZ, M. H.;RABELO, R. J.. Projeto de Melhorias em Medições de Produtos da Indústria Petroquímica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diego Ribas Smaniotto

RABELO, R. J.; QUEIROZ, M. H.; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto. Modelagem de um sistema a eventos discretos em linha de produção industrial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Karina Piekarski Siviero

RABELO, R. J.MONTEZ, Carlos Barros; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto. Projeto Conceitual de uma Sala de Controle Integrada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vinicius Andres Strey

RABELO, R. J.; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto; QUEIRÓS, Abelardo Alves de. Aplicação de uma Estrutura PMO em Projetos de Engenharia de Automação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diego Teodoro de Melo

FERREIRA, Joao Carlos Espindola;RABELO, R. J.; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto. Análise da viabilidade de monitoramento em tempo real do inventário rotativo nos processos de manufatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Franz Walter Mainhardt Carpes

RABELO, R. J.FRAGA, J.WANGHAM, Michelle Silva. Infraestrutura de Segurança para Osquestração de Serviços Web em Sistemas Abertos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcelo Mota de Azevedo Junior

RABELO, R. J.; QUEIROZ, Abelardo Alves de; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto. Padronização de Engenharia de Automação e Levantamento de Lições Aprendidas no Projeto de Automação de uma Usina de Beneficiamento de Minério de Ferro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Emílio Della Bruna Junior

RABELO, R. J.; QUEIROZ, Abelardo Alves de; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto. Implantação de Ferramentas para a Integração da Cadeia de Suprimentos da Manufatura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leopoldo Silva Xavier

RABELO, R. J.; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto; BITTENCOURT, Guilherme. Projeto e Desenvolvimento de um Sistemas de Recomendação Distribuído Baseado em Filtragem Colaborativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo de Mattos Berti

FERREIRA, João Carlos Espíndola;RABELO, R. J.; COSTA, Carlos Albeto; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto. Redução de desperdícios e aumento de produtividade em processo de laminação e termoformagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael José Deitos

RABELO, R. J.. Virtual Organization Management for Business. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diego Ramos Marcos

RABELO, R. J.. Estudo do Processo de Software da Empresa Navita. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcelo Navarro Santos Coutinho

RABELO, R. J.; BRICIAPAGLIA, Augusto Humberto; SANTOS, Douglas Anselmo dos; QUEIRÓS, Abelardo Alves de. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos dos Elementos de Fixação da Busscar Ltda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Alexandre de Miranda Silva

RABELO, R. J.; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto; CURY, José Eduardo Ribeiro; SPRICIGO, Rodrigo. Modelagem e Simulação da Linha de Monatagem EM01 de Compressores Minis da Embraco S/A. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Thiago Pereira Berto

BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto; CIRINO, Everaldo; FERREIRA, João Carlos;RABELO, R. J.. Automatização do Balanceamento de Linha de Produção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Julia Regina Scotti

WISEMANN, Ute; STEMMER, Marcelo; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto;RABELO, R. J.. Development of a Quality Managemet System for the Develpment and Production of Medical Nonwovens. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernando Yukio Mizote

RABELO, R. J.; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto; MALON, Ivan Celso; QUEIROS, Abelardo Alves de. Implementação de Ferramentas de Lean Manufacturong em Linha de Montagem de Refrigeradores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Paulo de Carvalho Couy

RABELO, R. J.; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto; FERREIRA, Joao Carlos Espindola; UNBEHAUN, Jean Karlo. Mudança no leiaute da área de preparação de gabinetes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Borges Vieira

RABELO, R. J.; OLIVEIRA, Romulo Silva de; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto. Sistema de Gerenciamento Eletronico de Documentos do Suporte Industrial da Embraco S.A.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lílian de Oliveira Vilela

RABELO, R. J.; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto; FERREIRA, João Carlos Espíndola. A manufatura enxuta na WEG Automação: estudo de caso para a seção de serralheria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Eduardo Somaggio

RABELO, R. J.; BRUCIAPAGLIA, Augusto Humberto; OLIVEIRA, R. S.. Criação e Implantação de um Processo de Desenvolvimento de Software para a Fundação CERTI. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

RABELO, R. J.; GUEDES, A. L. P.; LEAL, A. B.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto para Associado. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.

RABELO, R. J.; GUEDES, A. L. P.; LEAL, A. B.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto para Associado. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.

RABELO, R. J.; GUEDES, A. L. P.; LEAL, A. B.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto para Associado. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.

RABELO, R. J.; LEAL, A. B.; GUEDES, A. L. P.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto para Associado. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.

RABELO, RICARDO J.; CAMPONOGARA, Eduardo; STEMMER, M. R.. Banca para Professor Adjunto I no Depto de Automacao e Sistemas da UFSC. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

RABELO, R. J.. Comissão Avaliadora XII Seminário de Iniciação Científica da UFSC. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Fernando Martins Kruel

Kruel, LF. Efeitos de um Programa de Aprendizagem de Natacao na Realizacao das Atividades da Vida Diaria de Mulheres Idosas Independentes. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Fisica) - Universidade Católica de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Hernesto Alfaro Ruiz Urrutia

Modelos de Gerenciamento de Projetos para Projetos SOA Colaborativos; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Luciano Colares Magalhães

Um modelo de virtualização e de avaliação de desempenho de planats industriais em Indústria 4; 0; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Diego dos Santos Antunes

Modelo de Governança de TI adaptativo para redes colaborativas de inovação em software; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Brunno Abner Machado

Uma Arquitetura de Software Assitentes Pessoais para sistemas ciberfísicos em Indústria 4; 0; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Thiago Thalison Firmino de Lima

Arquitetura SOA para Sistemas Ciberfísicos inteligentes e colaborativos; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Juan David Méndez Astudillo

Modelo para Interoperabilidade Semântica em Empresas Virtuais: Uma Proposta baseada em ESB, Ontologia e Padrões; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Marcos Rodrigo Momo

Uma Plataforma de Integração Plug & Play Orientada a Serviços de suporte ao Gerenciamento de Desastres Naturais; Início: 2018; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Airan Arinê Possamai

Um Modelo de Universidade Empreendedora em um contexto de Ecossistemas de Inovação; Início: 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Pedro Sidnei Zanchett

Um Modelo de Referência Orientado a Serviços para Gerenciamento de Desastres Naturais; Início: 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

André Faria Ruaro

Avaliação de Ferramentas de Computação em Nuvem para Empresas Virtuais; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Wilcilene Maria Kowal Schratzenstaller

Integração Semântica via Enterprise Service Bus em Ambientes de Criação de Organizações Virtuais; 2015; Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Coorientador: Ricardo José Rabelo;

Cleber Pinelli Teixeira

Um Modelo de Processos de Gestão de Federações de Provedores de Serviços de Software; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Vanderlei Luis Weber

Derivação de Sistemas Multiagentes Industriais através do Framework O-MASE; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Scheila Costa

Uma Proposta de Modelo de Governança para Empresas Virtuais; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Roque Oliveira Bezerra

Proposta de Catálogo Eletrônico de Processos de Negócio baseados em UBL para Composição de Aplicações SOA; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Daniel Mayer

Uma Metodologia para Implantação de Automação Residencial em Habitações Sustentáveis de Alto Desempenho; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Maiara Heil Cancian

Uma Proposta de Guia de Referência para Provedores de Software como um Serviço; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Uma Abordagem para interoperabilidade entre plataformas heterogêneas de serviços web para Redes Colaborativas de Empresas; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Melissa Fiorini

Uma Arquitetura genérica de software para disponibilização de uma aplicação web para dispositivos móveis; 2006; 92 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Carlos Eduardo Gesser

Uma Abordagem para a Integração Dinâmica de Serviços Web em Portais; 2006; 92 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Moisés Lima Dutra

Composição Dinâmica de Aplicações em Ambientes em Ambientes de Execução Adaptável; 2005; 176 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Felipe Bittencourt

Uma Abordagem Sistemática para Pesquisa e Seleção de Parceiros em Empresas Virtuais usando o Método AHP e o Modelo SCOR; 2005; 132 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fabio Jose Rodrigues Pinheiro

Uma Proposta de um Sistema de Imagem Única para uso de Computação em Grade em Organizações Virtuais; 2005; 131 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rui Tramontin

Configuração e Integração de Dados em Plataformas para Empresas Virtuais; 2004; 189 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fabiano André Hennemann

Uma Abordagem Híbrida para Sistemas de Apoio à Decisão utilizando Redes de Petri e Técnicas de Simulação; 2004; 157 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Leandro Loss

Integração de Sistemas Multiagente Industriais - uma proposta baseada na integração de padrões; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fabiano Baldo

Uma Proposta para Configuração Semi-Automática de Empresas Virtuais - uma abordagem multiagente; 2003; 156 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Ricardo Schmidt

Busca e Seleção de Parceiros para Empresas Virtuais - uma abordagem baseada em agentes móveis; 2003; 122 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Silvia S S Costa

Uma abordagem multiagente para o auxílio à recomposição de sistemas elétricos na fase coordenada; 2003; 126 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Edward Xavier Castellon Aldunate

APLICACIÓN DE AGENTES MÓVILES EN LA TELE-SUPERVISIÓN; 2003; 120 f; Dissertação (Mestrado em Ingenieria Industrial) - Univesidad Mayor de San Simon,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Eduardo Velázquez Castillo

Aplicação de Ontologia e Sistema Especialista para Diagnóstico de Falhas em Transformadores de Potência; 2003; 116 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Ricardo José Rabelo;

Roque de Oliveira Bezerra

Uma Proposta de Arquitetura de Resiliência Computacional para Infraestruturas baseadas em SOA de Empresas Virtuais; 2019; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Nader Ghoddosi

Um Método de Apoio à Decisão na Estimação de Software baseado em Serviços em uma perspectiva SOA; 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

João Ferreira de Santanna Filho

SIGMA - Um Modelo de Processos de Inovação Colaborativa para Reds de Provedores de Serviços de Software; 2016; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Maiara Heil Cancian

Um Modelo de Capacidade e Maturidade para Melhoria de Processo de Software para SaaS Colaborativo; 2013; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Saulo Popov Zambiazi

Uma Arquitetura de Referência para Softwares Assistentes Pessoais baseada na Arquitetura Orientada a Serviços; 2012; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rui Jorge Tramontin Junior

Modelo baseado em contexto para expansão de consultas semântica em Redes Colaborativas de Organizações; 2011; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Omir Alves Júnior

Um Método para Seleção de Parceiros Logísticos baseado em Indicadores de Desempenho para Organizações Virtuais; 2011; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Alexandre Perin de Souza

Um Modelo de Descoberta Dinâmica de Serviços de Software baseado no Contexto de Processos de Negócios e em Qualidde de Serviço; 2011; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Marcus Vinicius Drissen da Silva

Um Arcabouço de Suporte à Tomada de Decisão Colaborativa para o Gerenciamento da Evolução de Empresas Virtuais; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fabiano Baldo

Arcabouço para a seleção de indicadores de desempenho para a busca e seleção de parceiros de Organizações Virtuais; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Leandro Loss

Um Arcabouço para o Aprendizado de Redes Colaborativas de Organizações: uma Abordagem baseada em Aprendizagem Organizacional e Gestão de Conhecimento; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Saulo Popov Zambiasi

2015; Universidade Federal de Santa Catarina,; Ricardo José Rabelo;

Maiara Heil Cancian

Investigação de um Modelo de Rede Colaborativa para Empresas Desenvolvedoras de Serviços de Software na Modalidade ?Saas?; 2014; Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ricardo José Rabelo;

Fabiano Baldo

2010; Universidade Federal de Santa Catarina,; Ricardo José Rabelo;

Ricardo Ventura

Integração de um Assistente Virtual com serviços web para diferentes cenários de atuação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rean Grzebieluckas

Sistema Integrado de Apoio à Gestão de Eficiência de Equipamentos: Um Caso de Prensas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fabricio da Silva Hoepers

Sistema de Apoio à Gestão de Produção em Estoque e Ativos Retornáveis para Microcervejarias; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Antonio Carlos Muniz Velho Junior

Desenvolvimento de um Sistema de Medição e Avaliação de Desempenho: Um Caso de uma Empresa de papelão ondulado; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Jean Caetano Perufo Damke

Modeling and development of a web application for data analysis of air systems of jet engines; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Matheus Alberto Ambrosi

Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para pós-venda; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Joao Henrique Renon Heinzen

Desenvolvimento de um sistema para avaliar o desempenho de colaboradores para uma diretoria de recursos humanos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Andrei Donati

Concepçao e Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para o Varejo Físico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fernando Teures Redondo

Desenvolvimento de um sistema de priorização assistido por Inteligência Artificial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Guilherme Hammes

Redesenho de Processos e Construção de Dashboards na área de Business Inteliigence de uma empresa B2B global; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Dandara Cristina Cembranel

Automação de processo na área de TAX e avaliação de desempenho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fernanda Kasper Ortolan

Desenvolvimento de um sistema integrado de suporte ao processo de contratação e de avaliação de desempenho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fábio Nakagawa Ueno

Sistema integrado de agendamento e gestão de filas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Thiago Gouveia Rocha

Implementação e estruturação da área de Business Intelligence em uma PME de marketing digital; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Mauricio Nunes de Oliveira

Development of a consumer portal for cadastro positivo users; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Leandro Hideki Shimanuki

Sistema para Avaliação de Desempenho e Automatização de Conjuntos de Anúncios do Facebook Ads; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Francisco Escher Guimarães da Silva

Análise de dados financeiros para um novo bureau de crédito; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Antônio Sandri Silvestre

Development of a billing and taxation solution for a credit bureau; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Gustavo Cargnin Kremer

Sistema de apoio à decisão para o processo de orçamentação e indicação de fornecedores na aquisição de equipamentos industriais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

José Inácio de Assis Júnior

Management and Analysis of the development of a metal sorting process and system in the recycling field; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Alex Junior Gonçalves de Andrade

Desenvolvimento de Sistema Computacional para Avalição de Desempenho de uma Empresa de Midia Programática; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rong Jiarui

Otimização de um armazém de bebidas utulizando sistema de localizaçao em tempo real e Business Intelligence; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Damiel Valenti

Implementação de Ferramenta Open Source de Business Intelligence para Gerenciamento de Clientes com grande número de usuários; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Gustavo Wolff de Carvalho

Desenvolvimento de um sistema Web para a JS Prime Consultoria; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

José Ricardo Sanchez Filho

Análise e Especificações de um Sistema Industrial para Automação ga Gestão da Rotina na Manufatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fellipe Valdir Buzzi

Desenvolvimento e Implantação de um Sistema MES em uma planta de purificação de ácido fosfórico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Tiago Araújo dos Santos Peixoto

Development of automotive applications for smartphones; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rogério Luiz de Amorim Borges

Implementação de um Sistema MES na montadora de veículos CAOA - Hyunday; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Tales Rozenfeld

Ferramenta para o rastreamento de indicadores de desepenho em uma linha de fundição; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Felipe Santos Eberhardt

Implementação de um Sistema de Business Intelligence para Supply Chain; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Thiago Belluf Inoue

Framework de Avaliação Offline para Sistemas de Recomendação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Raphael Santos da Cunha

A SOA-based Infrastructure to support Self-Learning Production Systems; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

André Cordazzo Brunelli

Development of a Communication System for Collaborative Processes in Shopfoor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Bruno Dilda

Criação de Sistema para Escalonamento de Projetos em Nivel Gerencial com Restrição seguindo Priorização; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Luis Carlos Dill Jnges

Large and scalable carbon brush cross reference search tool; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Gabriel Scatolon Becker

Enterprise Content Management Support Web Application Project; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Leonardo Guedes Bilck

Análise Comparativa entre Arquiteturas de Servidores de Jogos Online Massivamente Multijogadores (MMO); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Conrado Nunes

Sistemas de Apoio à Gestão do Estoque Global: Desenvolvimento de Solução para Controle de Produtos Acabados em Trânsito; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Tiago Kratka de Sousa

Avaliação de Desempenho Aplicada à Gestão de Recursos de Manutenção Industrial: Um Caso de uma Empresa Fabricante de Cerveja; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Daniel Rech Gobbi

Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento e Cálculo de Incentivos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Henrique Duarte Moser

Data management and Decision Support System for Granting Benefits of a Social Security Institution; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

André Soderi Noronha

Plataforma flexível para instrumentaçao remota; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Frederico Queiroz R de Moraes

Implementação do Componente de Administração de Depósito integrado ao Sistema ERP SAP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Fábio Pedrotti Terra

Padronização de Engenharia Aplicada a Projetos de Automação na Indústria Mineral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Daniel Mayer

Implementação de um Sistema de Visualização e Acompanhamento On-line do Processo Siderúrgico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Guilherme Figueiredo Lopes

Automação e Integração Contínua em Processos de Desenvolvimento de Software; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Roman Lorenzo

Desenvolvimento de um Sistema de Visualização On-line de Dados do Processo Siderúrgico para Acompanhamento de Desempenho e Auxílio à Tomada de Decisão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Mauricio Laerte Silva Filho

Analise de Subsistemas Industriais da Fabricacao de Compressores e Estudo de Padronização e Integração aos Módulos do ERP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Gregori Daminelli

Sistema de Apoio à Gestão do Estoque de Produtos Acabados da EMBRACO: Especificação de Projeto e Melhorias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Ana Rúbia Stefen

Análise, Diagnóstico e Proposição de Melhorias no Processo de Avaliação da Manutenção de Equipamentos em um Empresas de Serviços Petrolíferos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

William Moreira Soares Silva

Projeto de Implementação do Batch; 21; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Jefferson Luiz Ramos Melo

Implementação de Sistemas para Controle do Ciclo de Desenvolvimento de TI em Empresa de Telecom; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Nilo Leandro Juquem

Avaliação dos Sistemas de Supervisão e Controle da ELETROSUL utilizando Indicadores de Desempenho; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Felipe Andrade Lucci

Calibração dos Sistemas APS na Melhora do Planejamento de Vendas e Operações da Perdigão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Alexandre Watanabe

Projeto Conceitual de uma Arquitetura de TIC para Integração do Sistema Produtivo em uma Fábrica de Placas Eletrônicas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Tiago Lemos da Anunciação

Análise, Desenho e Implantação de Processos na Área Técnica de uma Empresa de Telecomunicações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rafael Sangoi Padilha

Preparação e Implementação de Pull-System em Linha de Montagem da MULTRIBRÁS S/A; 2005; 72 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Saulo Henrique Rios Leite

Universal Numerical Control for Low Cost Reconversion of Machine Tools; 2005; 79 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Galeno Augusto Jung

Avaliação do uso de descoberta de conhecimento como suporte ao gerenciamento da garantia de qualidade da MULTIBRÁS S/A; 2005; 88 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rodrigo Szpak

Análise de Desempenho da Unidade Industrial de Aves LAR por meio de uma Ferramenta de Simulação; 2005; 68 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rafael May Taouil

Tratamento, Análise e Uso de Ferramenta de Mineração de Dados em um Sistema Autônomo de Coleta de Dados; 2005; 77 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rafael Larcher Neto

Software de Dimensionamento de Partida e Proteção de Motores Acessado via Web e Encaminhamento Automático de Pedidos; 2005; 64 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

João Paulo Cardoso Lacombe

Automação da Marcegaglia do Brasil: Identificação de Produtos; 2005; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Marcelo Prazeres Canella

Controle de Estoques na Portobello V - Peças Especiais: Determinação de Lote Econômico de Fabricação; 2004; 160 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Yoso Nakamura Junior

Aplicação das Ferramentas da Manufatura Enxuta Mapeamento do Fluxo de Valor e Projeto de Célula em uma linha de montagem de refrigeradores compactos; 2004; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Marcos Vinicius Cano Miranda

Metodologia de Implantacao de uma Industria de Embalagens Plasticas Mono e Co-extrudadas em Florianopolis - O caso C-Pack; 2003; 126 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Raphael Veloso Beppler

Estudo e Desenvolvimento de Ferramentas de Analise de Manutencao de Equipamentos de uma Industria de Papel; 2003; 99 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rogério Leite Alves Pinto

Avaliacao de Desempenho de um Sistema de Pintura de Gabinetes de Refrigeradores usando Simulacao; 2003; 81 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

David de Andrade Neto

Avaliação de processo de montagem eletrônica de pequenas séries com auxílio de ferramenta computacional de simulação; 2003; 120 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Daniel Luz

Implementação de uma ferramenta de data mining par ao auxílio à tomada de decisão - caso de uma cadeia de suprimentos; 2003; 49 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rodrigo Zago de Lima

Development of a framework to select and apply best practices of supply chain management concepts based on individual company objetives; 2003; 112 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Cesar Duarte Souto Maior

Avaliação do Processo de Implantação do Serviço EasyBand e Busca por Melhorias; 2002; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Carlos Eduardo M Boeing

Desenvolvimento e Implementação de um Sistema de Identificação de Cabeçotes para a Linha de Fabricação de Motores da Renault do Brasil; 2002; 74 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Rafael Augusto Bastos

Estatísticas para Alarmes e Disponibilidade dos Equipamentos de uma Linha de Enfardamento de Celulose; 2002; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Ricardo Santos da Silva

Análise de Riscos em Empresas Virtuais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo José Rabelo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Alexandre Perin ; RABELO, R. J. . A Dynamic Services Discovery Model for Better Leveraging BPM and SOA Integration. International Journal of Information Systems in the Service Sector , v. 7, p. 1-21, 2015.

  • CANCIAN, M. H. ; RABELO, R. J. ; WANGENHEIM, C. G. V. . Collaborative business processes for enhancing partnerships among software services providers. Enterprise Information Systems (Print) , v. 9, p. 1-26, 2015.

  • BERNUS, PETER ; GORANSON, TED ; GØTZE, JOHN ; JENSEN-WAUD, ANDERS ; KANDJANI, HADI ; MOLINA, ARTURO ; NORAN, OVIDIU ; RABELO, RICARDO J. ; ROMERO, DAVID ; SAHA, PALLAB ; TURNER, PAT . Enterprise engineering and management at the crossroads. Computers in Industry , v. 1, p. 1-16, 2015.

  • CORREA JUNIOR, O. A. ; RABELO, R. J. . A KPI model for logistics partners? search and suggestion to create virtual organisations. International Journal of Networking and Virtual Organisations , v. 12, p. 149-177, 2013.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . A Proposal for Reference Architecture for Personal Assistant Software Based on SOA. Revista IEEE América Latina , v. 10, p. 1227-1234, 2012.

  • DRISSEN-SILVA, M. ; RABELO, R. J. . A Semi-Automated Distributed Decision Support System Virutal Enterprises. Revista IEEE América Latina , v. 10, p. 1235-1242, 2012.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . Uma Arquitetura Aberta e Orientada a Serviços para Softwares Assistentes Pessoais. Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso) , v. 19, p. 93-119, 2012.

  • CORREA JUNIOR, O. A. ; RABELO, R. J. . A Model for the Suggestion of Logistics Partners for Virtual Organizations. Journal of System and Management Sciences , v. 1, p. 55-72, 2011.

  • LOSS, Leandro ; RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . A Framework for Learning Collaborative Networked Organizations. International Journal of Services and Operations Management (Print) , v. 6, p. 313-334, 2010.

  • TRAMONTIN JUNIOR, Rui Jorge ; RABELO, R. J. ; CHIRAB, H. . Customising knowledge search in collaborative networked organisations through context-based query expansion. Production Planning & Control (Online) , v. 21, p. 229-246, 2010.

  • RABELO, R. J. ; GUSMEROLI, Sergio ; NAGELLEN, Thierry ; ARANA, Cristina . An evolving plug-and-play business infrastructure for networked organisations. International Journal of Information Technology and Management (Online) , v. 8, p. 260-282, 2009.

  • DRISSEN-SILVA, M. ; RABELO, R. J. . A collaborative decision support framework for managing the evolution of virtual enterprises. International Journal of Production Research (Print) , v. 47, p. 4833-4854, 2009.

  • BALDO, Fabiano ; RABELO, R. J. ; VALLEJOS, Rolando Vargas . A framework for selecting performance indicators for virtual organisation partners' search and selection. International Journal of Production Research , v. 47, p. 4737-4755, 2009.

  • BALDO, Fabiano ; RABELO, R. J. . Metodologia para implementação de ambientes de criação de empresas virtuais ? um estudo de caso no setor de moldes e matrizes. Ferramental (Curitiba) , v. 26, p. 22-26, 2009.

  • WANGHAM, Michelle Silva ; FRAGA, Joni da Silva ; RABELO, R. J. ; LUNG, Lau C . Secure Mobile Agent System and its Application in the Trust Building Process of Virtual Enterprises. Multiagent and Grid Systems , Reino Unido, v. 1, n.1, p. 147-168, 2005.

  • RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. ; KLEN, E. R. . Effective Management of Dynamic and Multiple Supply Chains. International Journal of Networking and Virtual Organisations , Inglaterra, v. 2, n.3, p. 193-208, 2004.

  • RABELO, R. J. . Interoperating Standards in Multiagent Manufacturing Scheduling Systems. International Journal of Computer Applications in Technology , Inglaterra, v. 18, n.1/4, p. 146-159, 2003.

  • CAMARINHA-MATOS, L. M. ; AFSARMANESH, H. ; RABELO, R. J. . Infrastructure developments for agile virtual enterprises. International Journal of Computer Integrated Manufacturing , Inglaterra, v. 16, n.4-5, p. 235-254, 2003.

  • KLEN, A. P. ; RABELO, R. J. ; FERREIRA, A. C. ; SPINOSA, L. M. . Managing Distributed Business Processes in the Virtual Enterprise. Journal of Intelligent Manufacturing , Inglaterra, v. 12, n.2, p. 185-197, 2001.

  • RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . Escalonamento Cooperativo Interorganizacional. Gestão e Produção (UFSCar) , São Carlos (SP), v. 7, n.3, p. 226-246, 2000.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; AFSARMANESH, H. . Multiagent-based Agile Scheduling. Robotics and Autonomous Systems , North-Holland, n.27, p. 15-28, 1999.

  • SPINOSA, L. M. ; KLEN, A. P. ; RABELO, R. J. ; FERREIRA, A. C. . Towards an Open Platform for Supply Chain Management in the Agribusiness Sector. Revista Brasileira de Agroinformática , v. 1, p. 28-40, 1998.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Deriving Particular Agile Scheduling Systems using the HOLOS Methodology. STUD INFORM CONTROL , Bucareste, v. 5, n.2, p. 89-106, 1996.

  • CAMARINHA-MATOS, L. M. ; PINHEIRO-PITA, H. ; RABELO, R. J. ; BARATA, J. . Towards a taxonomy of CIM Engineering Activities. International Journal of Computer Integrated Manufacturing , Inglaterra, v. 8, n.3, p. 160-176, 1995.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Negotiation in Multiagent Based Dynamic Scheduling. Robotics and Computer-Integrated Manufacturing , Inglaterra, v. 11, n.4, p. 303-310, 1994.

  • ROMERO, D. (Org.) ; RABELO, R. J. (Org.) ; MOLINA, A. (Org.) . Collaborative Networks as Modern Industrial Organizations: Real Case Studies. 1-2. ed. Oxon: Taylor & Francis, 2013. v. 26. 182p .

  • NOVAES, P. (Org.) ; RABELO, R. J. (Org.) ; KARVONEN, I. (Org.) . Modelling and Management of Knowledge in Collaborative Networks / Int. Journal of Services and Operations Management. 1. ed. United Kingdom: Inderscience, 2010. v. 1. 145p .

  • PICARD, W. (Org.) ; RABELO, R. J. (Org.) . Engagement in Collaborative Networks / Int. Journal Production Planning & Control. 1. ed. Exeter, United Kingdom: Taylor & Francis, 2010. v. 1. 146p .

  • CAMARINHA-MATOS, L. M. (Org.) ; AFSARMANESH, H. (Org.) ; RABELO, R. J. (Org.) . E-Business and Virtual Enterprises. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 2000. v. 1. 532p .

  • RABELO, RICARDO J. ; BALDO, Fabiano ; CORREA JUNIOR, O. A. ; DIHLMANN, C. . Virtual Enterprises: Strengthening SMEs Competitiveness via Flexible Businesses Alliances. In: Klaus North; Gregorio Varvakis. (Org.). Competitive Strategies for Small and Medium Enterprises. 1ed.Londres: Spriner, 2016, v. 1, p. 255-272.

  • DRISSEN-SILVA, M. ; RABELO, R. J. . Collaboration in Decision Making: A Semi-Automated Support for Managing the Evolution of Virtual Ente. In: Chiang Jao. (Org.). Efficient Decision Support Systems - Practice and Challenges in Multidisciplinary Domains. Rijeka: InTech - Open Access Publisher, 2011, v. , p. 147-170.

  • RABELO, R. J. . Advanced Collaborative Business ICT Infrastructures. In: L.M. Camarinha-Matos; H. Afsarmanesh; M. Ollus. (Org.). Methods and Tools for Collaborative Networked Organizations. New York: Springer-Verlag New York Inc., 2008, v. 1, p. 337-370.

  • RABELO, R. J. ; Maria del Mar Castro Rodriguez ; SESANA, M. ; CONCONI, A. . The ECOLEAD Plug & Play Collaborative Business Infrastructure. In: L.M. Camarinha-Matos; H. Afsarmanesh; M. Ollus. (Org.). Methods and Tools for Collaborative Networked Organizations. New York: Springer, 2008, v. 1, p. 371-395.

  • WANGHAM, Michelle Silva ; MELLO, Emerson Ribeiro de ; RABELO, R. J. ; FRAGA, Joni da Silva . Provendo Garantias de Segurança para Formação de Organizações Virtuais. In: João Fernando Gomes de Oliveira; Fábio Muller Guerrini. (Org.). Gestão Avançada de Manufatura. 1ed.Jaboticabal: Editora Novos Talentos, 2005, v. 1, p. 75-84.

  • DUTRA, Moisés Lima ; RABELO, R. J. . Composição Dinâmica de Aplicações sob Demanda para Cadeias de Suprimentos. In: Joao Fernando Gomes de Oliveira; Fabio Muller Guerrini. (Org.). Gestão Avançada de Manufatura. 1ed.Jaboticabal: Editora Novas Talentos, 2005, v. 1, p. 21-36.

  • RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . A Brazilian Observatory on Global and Collaborative Networked Organizations. In: Luis M. Camarinha-Matos; Hamideh Afsarmanesh. (Org.). Collaborative Networked Organizations - A research agenda for emerging business models. Massachussetz: Kluwer Academic Publishers, 2004, v. 1, p. 103-112.

  • FERREIRA, J J Pinto ; ANTUNES, N. S. ; AZINHAIS, J. C. ; RABELO, R. J. ; KLEN, Alexandra Pereira . Dynamic Forecasting for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints. In: J. Gasos; K. D. Thoben. (Org.). E-Business Applications: Technologies for Tomorrow's Solutions. Berlin: Springer, 2003, v. , p. 207-220.

  • RABELO, R. J. ; AFSARMANESH, H. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Applying Federated Databases to Inter-Organizational Multi-agent Scheduling. In: P. Kopacek. (Org.). Multi-Agent-Systems in Production. Inglaterra: Pergamon, 2000, v. , p. 213-218.

  • CAMARINHA-MATOS, L. M. ; RABELO, R. J. ; OSÓRIO, L. . Balanced Automation. In: S. Tzafestas. (Org.). Computer-Assisted Management and Control of Manufacturing Systems. Heidelberg, Alemanha: Springer-Verlag, 1997, v. , p. 376-414.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Escalonamento Dinâmico : Estado Actual e Tendências. Revista Robótica e Automatização, Lisboa, Portugal, , v. 11, p. 21 - 32, 01 jan. 1993.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Uma Aproximação ao Escalonamento Dinâmico com base em Negociação. Revista Robótica e Automatização, Lisboa, Portugal, , v. 10, p. 45 - 54, 02 nov. 1992.

  • MENDEZ, J. D. ; RABELO, RICARDO J. ; BALDO, Fabiano ; CANCIAN, M. H. . A Plug and Play Integration Model for Virtual Enterprises. In: 19th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2018, Cardiff, GB. Collaborative Networks of Cognitive Systems. New York: Springer, 2018. p. 312-324.

  • BEZERRA, R. ; RABELO, RICARDO J. ; CANCIAN, M. H. . Supporting SOA Resilience in Virtual Enterprises. In: 19th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2018, Cardiff, GB. Collaborative Networks of Cognitive Systems. New York: Springer, 2018. p. 111-123.

  • RABELO, RICARDO J. ; ROMERO, DAVID ; ZAMBIAZI, Saulo Popov . Softbots Supporting the Operator 4.0 at Smart Factory Environments, Production Management for Data-Driven, Intelligent, Collaborative, and Sustainable Manufacturing. In: APMS'18 - IFIP Advanced Production Management Systems, 2018, Seul, Coreia do Sul. Advances in Production Management Systems: Smart Manufacturing for Industry 4.0. New York: Springer, 2018. p. 456-464.

  • SILLER, H. ; ROMERO, DAVID ; RABELO, RICARDO J. . Advanced CPS Service Oriented Architecture for Smart Injection Molding and Molds 4.0. In: IEEE 9th International Conference on Intelligent Systems, 2018, Ilha da Madeira, Portugal. Proceedings IEEE International Conference on Intelligent Systems. New York: IEEE, 2018. p. 1-10.

  • BEZERRA, R. ; CANCIAN, M. H. ; RABELO, RICARDO J. . Enhancing Network Collaboration in SOA Services Composition via Standard Business Processes Catalogues. In: 18th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2017, Vicenza, Italia. Collaboration in a Data-Rich World. New York: Springer, 2017. p. 421-431.

  • SCHRATZENTALLER, W. M. K. ; BALDO, Fabiano ; RABELO, RICARDO J. . Semantic integration via Enterprise Service Bus in Virtual Organization Breeding Environments. In: ACIIDS 2016, 2016, Da Nang, Vietnam. Proceedings 8th Asian Conference on Intelligent Information and Database Systems. New York: Springer, 2016. v. 1. p. 1-8.

  • RUARO, A. F. ; RABELO, RICARDO J. . Avaliação de Ferramentas de Computação em Nuvem para Empresas Virtuais. In: SBSI'2016, 2016, Florianopolis. Proceedings of the XII Brazilian Symposium on Information Systems. São Paulo: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 417-424.

  • SANTANNA-FILHO, J. F. ; RABELO, RICARDO J. ; BERNUS, P. ; KLEN, Alexandra A Pereira . Improving the sustainability of SOA providers? networks via a collaborative process innovation model. In: APMS 2016 - Advances in Production Management Systems, 2016, Iguassu Falls. Proceedings IFIP International Conference on Advances in Production Management Systems. New York: Spinger, 2016. p. 1-9.

  • RUARO, A. F. ; RABELO, RICARDO J. . Do Cloud Computing tools support the needs of Virtual Enterprises ?. In: PRO-VE'2016 - IFIP International Working Conference on Virtual Enterprises, 2016, Porto, Portugal. Collaboration in a Hyperconnected World. New York: Springer, 2016. p. 481-493.

  • GHODDOSI, NADER ; RABELO, RICARDO J. . A systematized analysis process for SOA services' estimation. In: 2016 11th International Conference on Computer Engineering & Systems (ICCES), 2016, Cairo. 2016 11th International Conference on Computer Engineering & Systems (ICCES), 2016. v. 1. p. 384-389.

  • RABELO, R. J. ; BERNUS, P. . A Holistic Model of Building Innovation Ecosystems. In: INCOM'2015, 2015, Ottawa. Proceedings 15th IFAC Symposium on Information Control in Manufacturing. Ottawa: IFAC, 2015. v. 48. p. 2318-2325.

  • SANTANNA-FILHO, J. F. ; RABELO, R. J. ; KLEN, Alexandra Augusta Pereira ; BERNUS, P. ; ROMERO, D. . Leveraging Collaborative Innovation within a SOA-based Software Providers Network. In: ICE'15, 2015, Belfast. Proceedings 21st ICE/IEEE International Technology Management Conference, 2015. p. 1-9.

  • SANTANNA-FILHO, J. F. ; RABELO, R. J. ; KLEN, Alexandra A Pereira . A Flexible Collaborative Innovation Model for SOA services providers. In: SCC'15, 2015, New York. Proceedings 12th IEEE International Conference on Services Computing, 2015. p. 562-569.

  • GHODDOSI, N. ; RABELO, R. J. . A Method for Evaluating the Feasibility of SOA Projects. In: ICSSSM'15, 2015, Guangzhou. Proceedings 12th IEEE International Conference on Service Systems and Service Management, 2015. p. 1-8.

  • RABELO, R. J. ; NORAN, O. ; BERNUS, P. . Towards the Next Generation Service Oriented Enterprise Architecture. In: SoEA4EE?2015, 2015, Adelaide, Australia. Proceedings The Seventh Workshop on Service oriented Enterprise Architecture for Enterprise Engineering, 2015. p. 1-10.

  • RABELO, RICARDO J. ; BERNUS, PETER . Innovation Ecosystems: A Collaborative Networks Perspective. In: 16th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2015, Albi - France. Risks and Resilience of Collaborative Networks. New York: Springer, 2015. p. 323-336.

  • CANCIAN, M. H. ; TEIXEIRA, C. P. ; RABELO, RICARDO J. . Supporting Business Processes for Collaborative Alliances of Software Services Providers. In: 16th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2015, Albi - France. Risks and Resilience of Collaborative Networks. New York: Springer, 2015. p. 467-478.

  • SANTANNA-FILHO, J. F. ; RABELO, RICARDO J. ; KLEN, Alexandra Augusta Pereira . A Collaborative Process Inovation Model for SOA-based Services Providers. In: 16th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2015, Albi - France. Risks and Resilience of Collaborative Networks. New York: Springer, 2015. p. 366-376.

  • SANTANNA-FILHO, J. F. ; RABELO, R. J. ; KLEN, Alexandra A Pereira . An Innovation Model for Collaborative Networks of SOA-Based Software Providers. In: 15th IFIP WG 5.5 Working Conference on Virtual Enterprises, 2014, Amsterdam. Collaborative Systems for Smart Networked Environments. New York: Springer, 2014. v. 434. p. 169-181.

  • RABELO, R. J. ; COSTA, S. N. ; ROMERO, D. . A Governance Reference Model for Virtual Enterprises. In: 15th IFIP WG 5.5 Working Conference on Virtual Enterprises, 2014, Amsterdam. Collaborative Systems for Smart Networked Environments. New York: Springer, 2014. v. 434. p. 60-70.

  • RABELO, R. J. ; CORREA JUNIOR, O. A. ; VIEIRA, R. G. ; FIORESE, A. . A Risk Analysis Method to Support Virtual Organization Partners? Selection. In: 15th IFIP WG 5.5 Working Conference on Virtual Enterprises, 2014, Amsterdam. Collaborative Systems for Smart Networked Environments. New York: Springer, 2014. v. 434. p. 597-609.

  • SANTANNA-FILHO, J. F. ; RABELO, RICARDO J. ; KLEN, A. P. . Enacting Innovation within Collaborative-Driven SOA Providers Networks. In: APMS 2014 - 10th IFIP WG 5.7 International Conference on Advances in Production Management Systems, 2014, Ajaccio, França. Innovative and Knowledge-Based Production Management in a Global-Local World. New York: Springer, 2014. v. 440. p. 399-408.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . Behavior Editor for Agents based on Service Oriented Architecture. In: VII WESAAC, 2013, São Paulo (SP). Anais do VII Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplica coes. São Paulo: Editora da USP, 2013. v. 1. p. 117-120.

  • COSTA, S. N. ; RABELO, R. J. . Uma Proposta de Modelo de Governança para Empresas Virtuais. In: XVI SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2013, São Paulo (SP). Anais XVI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2013. v. 1. p. 1-16.

  • CANCIAN, M. H. ; RABELO, R. J. ; WANGENHEIM, C. G. V. . Supporting Processes for Collaborative SaaS. In: 14th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2013, Dresden, Alemanha. Collaborative Systems for Reindustrialization. Nova Iorque: Springer, 2013. v. 408. p. 183-190.

  • CORREA JUNIOR, O. A. ; RABELO, R. J. . A Risk Analysis Method for Selecting Logistic Partners to compose Virtual Organizations. In: 14th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2013, Dresden, Alemanha. Collaborative Systems for Reindustrialization. Nova Iorque: Springer, 2013. v. 408. p. 519-530.

  • ROMERO, D. ; RABELO, R. J. ; MOLINA, A. . On the Management of Virtual Enterprise?s Inheritance between Virtual Manufacturing & Service Enterprises: Supporting ?Dynamic? Product-Service Business Ecosystems. In: 18th International ICE-Conference on Engineering, Technology and Innovation, 2012, Munique, Alemanha. Proceedings 18th International ICE-Conference on Engineering, Technology and Innovation, 2012. v. 1. p. 608-618.

  • DRISSEN-SILVA, M. ; RABELO, R. J. . A Model for Collaborative Decision-Making for the Evolution of Virtual Enterprises. In: 13th IFIP WG 5.5 Working Conference on Virtual Enterprises, 2012, Bournemouth, UK. Collaborative Networks in the Internet of Services. Londres: Springer, 2012. v. 380. p. 655-663.

  • CANCIAN, M. H. ; RABELO, R. J. ; WANGENHEIM, C. G. V. . What Is Collaboration? An Analytical Cut from the Business Processes and SaaS Perspectives. In: 13th IFIP WG 5.5 Working Conference on Virtual Enterprises, 2012, Bournemouth, UK. Collaborative Networks in the Internet of Services. Londres: Springer, 2012. v. 380. p. 374-384.

  • BEZERRA, R. ; SOUZA, Alexandre Perin ; RABELO, R. J. . Proposta de Catálogo Eletrônico de Processos de Negócios Baseados em UBL para Composição de Aplicações SOA. In: VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação / V Workshop de Gestão de Processos de Negócios, 2011, Salvador. Anais V Workshop de Gestão de Processos de Negócios. Porto Alegre (RS): Sociedade Brasileira de Computação, 2011. v. 1. p. 517-524.

  • SOUZA, Alexandre Perin ; RABELO, R. J. . Uma solução aberta e flexível de descoberta de serviços para maior agilidade na integração BPM&SOA. In: VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação / V Workshop de Gestão de Processos de Negócios, 2011, Salvador. Anais V Workshop de Gestão de Processos de Negócios. Porto Alegre (RS): Sociedade Brasileira de Computação, 2011. v. 1. p. 509-516.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . Uma Arquitetura de Referência para Softwares Assistentes Pessoais Baseada em Agentes e SOA. In: WESAAC'2011: VII Workshop - Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações, 2011, Curitiba. Anais WESAAC'2011: VII Workshop - Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações. Curitiba: Universidade Tecnologica Federal do Parana, 2011. v. 1. p. 109-120.

  • CORREA JUNIOR, O. A. ; RABELO, R. J. . Creation of logistics networks based on performance measurement analysis. In: SOLI'2011 - IEEE International Conference on Service Operations, Logistics, and Informatics, 2011, Beijing, China. Proceedings IEEE SOLI'2011, 2011. v. 1. p. 249-254.

  • SOUZA, Alexandre Perin ; RABELO, R. J. . A Model for Dynamic Services Discovery over Largely Distributed Providers Based On Qos and Business Process Context. In: 2011 IEEE CLOUD & ICWS & SCC & SERVICES, 2011, Washington. Proceedings 2011 IEEE CLOUD & ICWS & SCC & SERVICES, 2011. v. 362. p. 347-354.

  • MAYER, D. ; RABELO, R. J. ; MONTEZ, Carlos Barros . Uma metodologia para implantação de automação residencial em habitações sustentáveis de alto desempenho. In: X Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2011, São João del-Rei (MG). Anais X Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2011. v. 1. p. 302-307.

  • SOUZA, Alexandre Perin ; RABELO, R. J. . Services Discovery as a Mean to Enhance Software Resources Sharing in Collaborative Networks. In: 12th IFIP WG 5.5 Working Conference on Virtual Enterprises, 2011, São Paulo (SP). Adaptation and Value Creating Collaborative Networks. New York: Springer, 2011. v. 362. p. 388-399.

  • CORREA JUNIOR, O. A. ; RABELO, R. J. . A Methodology for Logistics Partners' Selection to Compose Virtual Organizations based on KPI. In: 12th IFIP WG 5.5 Working Conference on Virtual Enterprises, 2011, São Paulo (SP). Adaptation and Value Creating Collaborative Networks. New York: Springer, 2011. v. 362. p. 439-449.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . A Proposal for Reference Architecture for Personal Assistant Software Based on SOA. In: 10th I2TS - International Information and Telecommunication Technologies Conference on, 2011, Florianopolis (SC). Anais 10th I2TS, 2011. v. 1. p. 1-6.

  • DRISSEN-SILVA, M. ; RABELO, R. J. . A Semi-Automated Distributed Decision Support System for a Collaborative Enterprises Environment. In: 10th I2TS - International Information and Telecommunication Technologies Conference on, 2011, Florianopolis (SC). Anais 10th I2TS, 2011. v. 1. p. 1-6.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . Uma Arquitetura de Referência para Assistentes Pessoais: Uma Abordagem Baseada em Agentes e Serviços de Software. In: WESAAC'2010 - IV Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações, 2010, Rio Grande. Anais WESAAC'2010. Rio Grande (RS), 2010. v. 1. p. 111-122.

  • CANCIAN, M. H. ; RABELO, R. J. ; WANGENHEIM, C. G. V. . Supporting Software Services? Trustworthiness in Collaborative Networks. In: PRO-VE'2010 - 11th IFIP WG5.5 Working Conference on Virtual Enterprises, 2010, Saint Etienne, França. Collaborative Networks for a Sustainable World. Nova Iorque: Springer, 2010. v. 336. p. 672-684.

  • BALDO, Fabiano ; RABELO, R. J. . A Structured Approach for Implementing Virtual Organization Breeding Environments in the Mold and Die Sector ? A Brazilian Case Study. In: 11th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2010, Saint Etienne, França. Collaborative Networks for a Sustainable World. Nova Iorque: Springer, 2010. v. 336. p. 197-203.

  • SOUZA, Alexandre Perin ; RABELO, R. J. . Supporting Software Services Discovery and Sharing in Collaborative Networks. In: PRO-VE'2010 - 11th IFIP WG5.5 Working Conference on Virtual Enterprises, 2010, Saint Etienne, França. Collaborative Networks for a Sustainable World. Nova Iorque: Springer, 2010. v. 336. p. 685-696.

  • SOUZA, Alexandre Perin ; RABELO, R. J. . Descoberta Dinâmica de Serviços: Um Modelo de Seleção Semântica de Serviços para ambientes BPM&SOA. In: WBPM 2010 - IV Brazilian Workshop on Business Process Management, 2010, Marabá (PA). Anais WBPM 2010 - IV Brazilian Workshop on Business Process Management, 2010. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, Alexandre Perin ; RABELO, R. J. . An Approach for a more Agile BPM&SOA Integration supported by Dynamic Services Discovery. In: 14th IEEE International Enterprise Distributed Object Computing Conference Workshops, 2010, Vitória (ES). Proceedings 14th IEEE International Enterprise Distributed Object Computing Conference Workshops, 2010. v. 1. p. 186-195.

  • CANCIAN, M. H. ; WANGENHEIM, C. G. V. ; RABELO, R. J. ; HAUCK, J. C. R. . Discovering Software Process and Product Quality Criteria in Software as a Service. In: PROFES 2010 - 11th International Conference on Product Focused Software Development and Process Improvement, 2010, Limerick, Irlanda. Lecture Notes in Computer Science - Product Focused Software Improvement. Nova Iorque: Springer, 2010. v. 6156. p. 234-247.

  • DRISSEN-SILVA, M. ; RABELO, R. J. . Um Modelo de Decisão Colaborativa para Empresas Virtuais. In: SIMPOI 2010 - XIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2010, São Paulo (SP). Anais SIMPOI 2010 - XIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo: Fundaçao Getúlio Vargas, 2010. v. 1. p. 1-16.

  • BALDO, Fabiano ; RABELO, R. J. . Uma Abordagem Estruturada para Implementação de Ambientes de Criação de Empresas Virtuais. In: SIMPOI 2010 - XIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2010, São Paulo (SP). Anais SIMPOI 2010 - XIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2010. v. 1. p. 1-16.

  • BALDO, Fabiano ; RABELO, R. J. . Guidelines to Transform Industry Clusters in Virtual Organization Breeding Environments ? A Case Study. In: I3E 2010 - 10th IFIP WG 6.11 Conference on e-Business, e-Services, and e-Society, 2010, Buenos Aires. Software Services for e-World. Nova Iorque: Springer, 2010. v. 341. p. 161-172.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . Uma Arquitetura de Referência para Softwares Assistentes Pessoais Baseada na Arquitetura Orientada à Serviços. In: I2TS 2010, 2010, Rio de Janeiro. Anais I2TS 2010 - 9TH INTERNATIONAL INFORMATION AND TELECOMMUNICATION TECHNOLOGIES SYMPOSIUM, 2010. v. 1. p. 1-8.

  • ROMERO, D. ; RABELO, R. J. ; HINCAPIE, M. ; MOLINA, A. . Next Generation Manufacturing Systems and the Virtual Enterprise. In: 13th IFAC Symposium on Information Control Problems in Manufacturing, 2009, Moscou. Preprints 13th IFAC Symposium on Information Control Problems in Manufacturing. Moscou, 2009. v. 1. p. 634-641.

  • DRISSEN-SILVA, M. ; RABELO, R. J. . Managing Decisions on Changes in the Virtual Enterprise Evolution. In: 10th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2009, Tessalônica, Grécia. Proceedings 10th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises. Nova Iorque: Springer, 2009. v. 1. p. 463-475.

  • BALDO, Fabiano ; RABELO, R. J. . For a Methodology to Implement Virtual Breeding Environments ? A Case Study in the Mold and Die Sector in Brazil. In: 10th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2009, Tessalônica, Grécia. Proceedings 10th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises. Nova Iorque: Springer, 2009. v. 1. p. 197-206.

  • SOUZA, Alexandre Perin ; RABELO, R. J. . Um Modelo de Descoberta Dinâmica de Serviços de Software baseado no Contexto de Processos de Negócios Empresariais e em QoS. In: XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2009, Fortaleza. Anais Webmedia 2009 : XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Fortaleza: SBC, 2009. v. 1. p. 1-8.

  • CANCIAN, M. H. ; RABELO, R. J. ; WANGENHEIM, C. G. V. . Uma proposta para elaboração de Contrato de Nível de Serviço para Software-as-a-Service (SaaS). In: 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2009, Florianopolis. Proceedings of the 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium (I2TS'2009), 2009. v. 1. p. 1-8.

  • TRAMONTIN, R. ; RABELO, R. J. ; CHIRAB, H. . Using Semantics and Context for Searching in Networked Organizations. In: 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2009, Florianopolis. Proceedings of the 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium (I2TS'2009), 2009. v. 1. p. 17-24.

  • DRISSEN-SILVA, M. ; RABELO, R. J. . A Model for Dynamic Generation of Collaborative Decision Protocols for Managing the Evolution of Virtual Enterprises. In: 8th IFIP International Conference on Balanced Automation Systems, 2008, Porto, Portugal. Innovation in Manufacturing Networks. New York: Springer, 2008. v. 1. p. 105-114.

  • BALDO, Fabiano ; RABELO, R. J. . Modeling Performance Indicators? Selection Process for VO Partners? Suggestion. In: 8th IFIP International Conference on Balanced Automation Systems, 2008, Porto, Portugal. Innovation in Manufacturing Networks. New York: Springer, 2008. v. 1. p. 67-76.

  • LOSS, Leandro ; RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . Value Creation Elements in Learning Collaborative Networked Organizations. In: 8th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2008, Poznan, Polonia. Pervasive Collaborative Networks. New York: Springer, 2008. v. 1. p. 75-84.

  • TRAMONTIN JUNIOR, Rui Jorge ; CHIRAB, H. ; RABELO, R. J. . A Rule-Based Approach for Customizing Knowledge Search in CNOs. In: 8th IFIP Woking Conference on Virtual Enterprises, 2008, Poznan, Polonia. Pervasive Collaborative Networks. New York: Springer, 2008. v. 1. p. 243-252.

  • RABELO, R. J. ; GUSMEROLI, Sergio . The Ecolead Collaborative Business Infrastructure for Networked Organizations. In: 8th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2008, Poznan, Polonia. Pervasive Collaborative Networks. New York: Springer, 2008. v. 1. p. 451-462.

  • LOSS, Leandro ; SOUZA, L. L. C. ; RABELO, R. J. . Process Management in Collaborative Networked Organizations: A Perspective under the Scope of Organizational Memory. In: 8th IFIP International Conference on Balanced Automation Systems, 2008, Porto, Portugal. Innovation in Manufacturing Networks. New York: Springer, 2008. v. 1. p. 87-94.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . Um Arcabouço para Assistentes Virtuais em Ambientes Colaborativos. In: WESAAC´2008 - orkshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos, 2008, Santa Cruz do Sul - RS. Anais WESAAC´2008, 2008.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . Uma Proposta de Arcabouço para Agentes Assistentes Pessoais. In: 7th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2008, Foz do Iguaçu. Proceedings I2TS'2008 - 7th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2008.

  • RABELO, R. J. ; GUSMEROLI, Sergio . A Service-Oriented Platform for Collaborative Networked Organizations. In: 8th IFAC Symposium on Low Cost Automation, 2007, Havana. Proceedings 8th IFAC Symposium on Low Cost Automation, 2007. v. 1. p. 1-5.

  • BALDO, Fabiano ; RABELO, R. J. ; VALLEJOS, Rolando Vargas . An Ontology-Based Approach for Selecting Performance Indicators for Partners Suggestion. In: PRO-VE´2007 - 8th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2007, Guimarães (PT). Establishing the Foundation of Collaborative Networks. Nova Iorque: Springer, 2007. v. 1. p. 187-196.

  • LOSS, Leandro ; KLEN, Alexandra Pereira ; RABELO, R. J. . Towards Learning Collaborative Networked Organizations. In: PRO-VE´2007 - 8th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2007, Guimarães (PT). Establising the Foundation of Collaborative Networks. Nova Iorque: Springer, 2007. v. 1. p. 243-252.

  • TRAMONTIN, R. ; RABELO, R. J. . A Knowledge Search Framework for Collaborative Networks. In: PRO-VE´2007 - 8th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, 2007, Guimarães (PT). Establishing the Foundation of Collaborative Networks. Nova Iorque: Springer, 2007. v. 1. p. 573-582.

  • ZAMBIAZI, Saulo Popov ; RABELO, R. J. . Virtualização de Colaboradores na Manufatura: Um Modelo Baseado em Agent Bots. In: VIII SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2007, Florianópolis (SC). Anais VIII SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2007. v. 1. p. 1-6.

  • PIAZZA, André ; RABELO, R. J. . Uma Abordagem para a Integração Plena de Sistemas Empresariais através de Serviços Web. In: VIII SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2007, Florianópolis (SC). Anais VIII SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2007. v. 1. p. 1-6.

  • LOSS, Leandro ; KLEN, Alexandra Pereira ; RABELO, R. J. . Knowledge Management-based Approach for Virtual Organization Inheritance. In: 7th IFIP International Working Conference on Virtual Enterprises, 2006, Helsinque. Collaborative Networked Organizations and the Services Oriented Economy. New York: Springer, 2006. v. 1. p. 285-294.

  • RABELO, R. J. ; GUSMEROLI, Sergio ; ARANA, Cristina ; NAGELLEN, Thierry . The ECOLEAD ICT Infrastructure for Collaborative Networked Organizations. In: 7th IFIP International Working Conference on Virtual Enterprises, 2006, Helsinque. Collaborative Networked Organizations and the Services Oriented Economy. New York: Springer, 2006. v. 1. p. 451-460.

  • LOSS, Leandro ; RABELO, R. J. ; KLEN, Alexandra Pereira . Virtual Organization Management: An Approach Based on Inherited Information. In: GCSM´2006 - IV Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, 2006, Sao Carlos (SP). Proceedings GCSM´2006. Sao Carlos (SP): Suprema, 2006. v. 1. p. 86-91.

  • RABELO, R. J. . Enhancing Organizations'Sustainability via On-Demand Infrastructures for Collaboration. In: GCSM´2006 - IV Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, 2006, Sao Carlos (SP). Proceedings GCSM´2006. Sao Carlos (SP): Suprema, 2006. v. 1. p. 74-79.

  • RABELO, R. J. ; PINHEIRO, Fabio Jose Rodrigues . Towards flexible infrastructures for supply chain management: a grid computing based approach. In: 38th CIRP Internal Seminar on Manufacturing Systems, 2005, Florianopolis. Preprints 38th CIRP Internal Seminar on Manufacturing Systems, 2005. v. 1. p. 133-140.

  • LOSS, Leandro ; RABELO, R. J. ; KLEN, Alexandra A Pereira . For an Intelligent Decision Support System for Supply Chain Management. In: 38th CIRP International Seminar on Manufacturing Systems, 2005, Florianopolis. Preprints 38th CIRP International Seminar on Manufacturing Systems, 2005. v. 1. p. 118-125.

  • BITTENCOURT, Felipe ; RABELO, R. J. . A Systematic Approach for VE Partners Selection using teh SCOR model and the AHP method. In: PRO-VE'2005 - 6th IFIP Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises, 2005, Valencia, Espanha. Collaborative Networks and their Breeding Environments. New York: Springer, 2005. v. 1. p. 99-108.

  • MELLO, Emerson Ribeiro de ; WANGHAM, Michelle Silva ; FRAGA, Joni da Silva ; RABELO, R. J. . A Secure Model to Establish Trust Relationships in Web Services for Virtual Organizations. In: PRO-VE'2005 - 6th IFIP Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises, 2005, Valencia, Espanha. Collaborative Networks and their Breeding Environments. New York: Springer, 2005. v. 1. p. 183-190.

  • LOSS, Leandro ; RABELO, R. J. ; KLEN, Alexandra Augusta Pereira . A Generic Framework based on Machine Learning Techniques for Virtual Organizations Management. In: PRO-VE'2005 - 6th IFIP Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises, 2005, Valencia, Espanha. Collaborative Networks and their Breeding Environments. New York: Springer, 2005. v. 1. p. 217-226.

  • PINHEIRO, Fábio José Rodrigues ; RABELO, R. J. . Experiments on Grid Computing for VE-related Applications. In: PRO-VE'2005 - 6th IFIP Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises, 2005, Valencia, Espanha. Collaborative Networks and their Breeding Environments. New York: Springer, 2005. v. 1. p. 483-492.

  • HENNEMANN, Fabiano ; RABELO, R. J. ; CURY, Jose Ribeiro ; SANTOS, Jose Cantos dos ; GOMEZ, Arthur . A Hybrid Decision Support System - The Joint Use of Simulation, Coloured Petri Nets and Expert Systems. In: 2nd International Conference on Informatics in Control, Automation and Robotics, 2005, Barcelona. Proceedings 2nd International Conference on Informatics in Control, Automation and Robotics. Barcelona: INSTICC Press, 2005. v. 1. p. 431-438.

  • RABELO, R. J. ; HENNEMANN, Fabiano ; CURY, José Eduardo Ribeiro ; SANTOS, Jose Cantos dos . Sistema Híbrido para Apoio à Decisão baseado em Simulação e Redes de Petri Coloridas aplicado a um Processo Industrial. In: XXXVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2005, Gramado (RS). Anais XXXVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • RABELO, R. J. ; WANGHAM, Michelle Silva ; SCHMIDT, Ricardo ; FRAGA, Joni da Silva . Trust building in the creation of virtual enterprises in mobile agent absed architectures. In: 4th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises- PRO-VE'2003, 2004, Lugano. Processes and Foundations for Virtual Organizations. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 2003. v. 1. p. 65-72.

  • DUTRA, Moises Lima ; RABELO, R. J. . INTELLIGENT AND DYNAMIC PLUGGING OF COMPONENTS - AN EXAMPLE FOR NETWORKED ENTERPRISES APPLICATIONS. In: BASYS'2004 - The 6th IEEE / IFIP International Conference on Information Technology for Balanced Automation Systems, 2004, Viena. Emerging Solutions for Future Manufacturing Systems. Berlin: Springer, 2004. v. 1. p. 219-230.

  • LOSS, Leandro ; RABELO, R. J. ; LUZ, Daniel ; KLEN, Alexandra Augusta Pereira ; KLEN, Edmilson Rampazzo . Using Data Mining for Virtual Enterprise Management. In: BASYS'2004 - The 6th IEEE / IFIP International Conference on Information Technology for Balanced Automation Systems, 2004, Viena. Emerging Solutions for Future. Berlin: Springer, 2004. v. 1. p. 443-450.

  • RABELO, R. J. ; BALDO, Fabiano ; TRAMONTIN JUNIOR, Rui Jorge ; KLEN, Alexandra Augusta Pereira ; KLEN, Edmilson Rampazzo . SMART CONFIGURATION OF DYNAMIC VIRTUAL ENTERPRISES. In: PRO-VE'2004 - 5th IFIP Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises, 2004, Toulouse. Virtual Enterprises and Collaborative Networks. Massachusetts - EUA: Kluwer Academic Publishers, 2004. v. 1. p. 193-204.

  • LOSS, Leandro ; RABELO, R. J. ; GESSER, Carlos Eduardo . SUPORTE À CRIAÇÃO DE EMPRESAS VIRTUAIS USANDO NEGOCIAÇÃO MULTIAGENTE E LÓGICA NEBULOSA. In: CBA´2004 - Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado. Anais CBA´2004 - Congresso Brasileiro de Automática, 2004. v. 1. p. 233-240.

  • HENNEMANN, Fabiano André ; RABELO, R. J. ; SANTOS, José Vicente Canto dos ; CURY, José Eduardo Ribeiro . SISTEMA DE APOIO À DECISÃO HÍBRIDO UTILIZANDO REDES DE PETRI, SIMULAÇÃO E SISTEMAS ESPECIALISTAS. In: CBA´2004 - Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado. Anais CBA´2004 - Congresso Brasileiro de Automática, 2004. v. 1. p. 112-119.

  • WANGHAM, Michelle Silva ; FRAGA, Joni da Silva ; SCHMIDT, Ricardo ; RABELO, R. J. . MASS - A Mobile Agent Security Scheme for the Creation of Virtual Enteprises. In: MATA´2004 - First International Workshop on Mobility Aware Technologies and Applications, 2004, Florianopolis. Mobility Aware Technologies and Applications. Berlin: Springer, 2004. v. 1. p. 234-243.

  • FRAGA, Joni da Silva ; RABELO, R. J. ; SIQUEIRA, F. ; OLIVEIRA, R. . Infrastructure for Virtual Enterprises in Large-Scale Open Systems. In: WORDS'2003 - Eighth IEEE International Workshop on Object-oriented Real-time Dependable Systems, 2003, Guadalajara. Proceedings WORDS'2003 - Eighth IEEE International Workshop on Object-oriented Real-time Dependable Systems, 2003. v. 1. p. 242-249.

  • HIGASHI, Silvia Simoes Costa ; SARTOR FILHO, Alceu ; RABELO, R. J. . Um Sistema Multiagente para o Auxilio à Recomposição na Fase Coordenada. In: V SIMPASE - Simposio de Automacao de Sistemas Eletricos, 2003, Recife (PE). Anais V SIMPASE - Simposio de Automacao de Sistemas Eletricos, 2003. v. 1. p. 63-610.

  • DUTRA, Moisés Lima ; RABELO, R. J. . Instanciação Funcional Dinâmica de Sistemas Industriais. In: VI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2003, Baurú (São Paulo). Anais VI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2003. v. 1. p. 130-137.

  • LOSS, Leandro ; RABELO, R. J. . Integração de Sistemas Multiagente Industriais através do Intercâmbio de Informações entre Padrões. In: VI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2003, Baurú - São Paulo. Anais VI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2003. v. 1. p. 1043-1050.

  • LOSS, Leandro ; RABELO, R. J. . Industrial multi-agent systems integration: an approach based on information exchange among standards. In: 3rd IFIP Conference on E-Commerce, E-Business & E-Government - I3E2003, 2003, Guarujá - São Paulo. Proceedings 3rd IFIP Conference on E-Commerce, E-Business and E-Government, 2003. v. 1. p. 218-226.

  • SCHIEGG, Philipp ; GARG, Amit ; FERREIRA, J J Pinto ; RABELO, R. J. ; KLEN, Alexandra Pereira . Configuring Consumer-Demand Driven Supply Networks in Made-to-Fit Fashion Sector. In: MCPC´2003 - The World Conference on Mass Customization and Personalization, 2003, Munique. Proceedings MCPC 2003, 2003. v. 1. p. 66-73.

  • RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . A Multi-agent System for Smart Co-ordination of Dynamic Supply Chains. In: PRO-VE'2002 - 3rd IFIP Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises, 2002, Lisboa. Collaborative Business Ecosystems and Virtual Enterprises. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 2002. v. 1. p. 379-386.

  • COSTA, S. S. S. ; RABELO, R. J. . Supporting the Creation of Virtual Enterprises using Mobile Agents. In: PRO-VE'2002 - 3rd IFIP Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises, 2002, Lisboa. Collaborative Business Ecosystems and Virtual Enterprises. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 2002. v. 1. p. 371-378.

  • RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . Business Intelligence Support for Supply Chain Management. In: BASYS'2002 - The 5th IEEE / IFIP International Conference on Information Technology for Balanced Automation Systems, 2002, Cancun. Balanced Automation Systems in Manufacturing and Services (a ser editado). Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 2002. v. 1. p. 437-444.

  • FRAGA, J. ; RABELO, R. J. ; SIQUEIRA, F. . Suporte a Sistemas Abertos de Larga Escala para Empresas Virtuais. In: WTOD'2001: I Workshop de Tendências em Objetos Distribuídos, 2002, São Paulo. Anais OD'2001: I Workshop de Tendências em Objetos Distribuídos. Curitiba (PR): Visionnaire, 2002. v. 1. p. 1-14.

  • RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. ; KLEN, E. R. ; AZINHAIS, J. ; ANTUNES, N. . DAMASCOS: A Supply Chain Management Concept. In: CARS & FOF 2002: 18th International Conference on CAD/CAM, Robotics and Factories of the Future, 2002, Porto, Portugal. Proceedings CARS & FOF'2002, 2002. v. 1. p. 564-571.

  • RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. ; FERREIRA, A. C. . Supply Chain Smart Coordination ina Virtual Environment. In: E-Business and Beyond - EBB'2001, 2001, Dubai. Proceedings of ISIS'2001 - NAISO Congress on Informartion Science Innovations. Alberta, Canada: ICSC Academic Press, 2001. p. 360-366.

  • RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. ; FERREIRA, A. C. . Multi-perspective Co-ordination of the Supply Chain. In: CARS & FOF 2001: 17th International Conference on CAD/CAM, Robotics and Factories of the Future, 2001, Durban. Proceedings CARS & FOF'2001, 2001. v. 1. p. 484-492.

  • RABELO, R. J. ; VALLEJOS, R. . A Semi-Automated Brokerage for a Virtual Organization of Mould and Die Industries in Brazil. In: First IFIP Conference on E-Commerce, E-Business, E-Government, 2001, Zurique. Towards the E-Society: E-Commerce, E-Business and E-Government. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 2001. p. 193-208.

  • COSTA, S. S. S. ; RABELO, R. J. . Suporte à Criação de Empresas Virtuais utilizando Agentes Móveis. In: V SBAI - IFAC/IFSA Simpósio Brasileiro de Automação, 2001, Canela (RS). Anais V SBAI - IFAC/IFSA Simpósio Brasileiro de Automação, 2001.

  • RABELO, R. J. ; Klen, A. ; FERREIRA, A. C. . For a Smart Coordination of Distributed Business Processes. In: BASYS'2000 - The 4th IEEE / IFIP International Conference on Information Technology for Balanced Automation Systems in Production and Transportation, 2000, Berlin. Advances in Networked Enterprises. Massachussets: Kluwer Academimcs Publishers, 2000. p. 81-90.

  • FERREIRA, P. J. J. ; CALDEIRA, J. ; MEDON, C. ; LUGLI, D. ; NASI, G. ; KLEN, A. ; RABELO, R. J. ; GOLETZ, T. ; FERRAZ, R. ; LEVIN, B. ; HOLST, A. ; ERICSON, K. ; KARLSSON, J. . Improving Information Flow and Demand Prediction in Sales and Distribution Networks. In: CARS & FOF 2000, 2000, Port of Spain. Proceedings of the 16th International Conference on CAD/CAM, Robotics and Factories of the Future CARS & FOF 2000, 2000. v. 1. p. 112-119.

  • FERREIRA, D. ; FERREIRA, H. ; FERREIRA, J. J. ; GOLETZ, T. ; AUERNHEIMER, J. ; GEIßLER, W. ; LEVIN, B. ; HOLST, A. ; GILLBLAD, D. ; FERRAZ, R. ; LOPES, F. ; ANTUNES, N. ; KLEN, A. ; RABELO, R. J. ; ERICSON, K. ; KARLSSON, J. ; MEDON, C. ; LUGLI, D. ; NASI, G. . A Workflow-Based Approach to the Integration of Enterprise Networks. In: CARS & FOF 2000, 2000, Port of Spain. 16th International Conference on CAD/CAM, Robotics and Factories of the Future CARS & FOF 2000, 2000. v. 1. p. 87-95.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; VALLEJOS, R. . Agent-based brokerage for a virtual enterprise in the moulds industry. In: PRO-VE'2000 2nd IFIP / MASSYVE Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises - Managing Cooperation in Virtual Organizations and Electronic Business Towards Smart Organizations, 2000, Florianopolis. E-Business and Virtual Enterprises. Massachusetts, EUA: Kluwer Academics Publishers, 2000. p. 281-290.

  • KLEN, A. P. ; RABELO, R. J. ; FERREIRA, A. C. . Enabling Supply Chain Management through Smart Co-ordination. In: World Automation Congress, 2000, Hawaii. Robotics and Manufacturing Systems. Albuquerque, EUA: TSI Press, 2000. v. 10. p. 762-767.

  • CAMARINHA-MATOS, L. M. ; AFSARMANESH, H. ; RABELO, R. J. . Supporting agility in virtual enterprises. In: PRO-VE'2000 2nd IFIP / MASSYVE Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises - Managing Cooperation in Virtual Organizations and Electronic Business Towards Smart Organizations, 2000, Florianopolis (SC). E-Business and Virtual Enterprises. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 2000. p. 89-104.

  • RABELO, R. J. ; AFSARMANESH, H. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Federated Multi-Agent Scheduling in Virtual Enterprises. In: PRO-VE'2000 2nd IFIP / MASSYVE Working Conference on Infrastructures for Virtual Enterprises - Managing Cooperation in Virtual Organizations and Electronic Business Towards Smart Organizations, 2000, Florianopolis (SC). E-Business and Virtual Enterprises. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 2000. p. 145-156.

  • RABELO, R. J. ; AFSARMANESH, H. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Applying Federated Databases to Distributed Multi-agent Scheduling. In: MAS'99 1st International IFAC Workshop on Multi-Agent Systems in Production, 1999, Vienna. Proceedings MAS'99 1st International IFAC Workshop on Multi-Agent Systems in Production, 1999. p. 277-282.

  • KLEN, A. P. ; RABELO, R. J. ; SPINOSA, L. M. ; FERREIRA, A. C. . Distributed Business Process Management. In: Proceedings PROVE'99 - IFIP / PRODNET Working Conference on Infrastructures for Industrial Virtual Enterprises, 1999, Oporto. Infrastructures for Virtual Enterprises - Networking Industrial Enterprises. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 1999. p. 241-258.

  • CAMARINHA-MATOS, L. M. ; SILVA, V. S. ; RABELO, R. J. . Production Planning and Control in a Virtual Enterprise. In: Proceedings PROVE'99 - IFIP / PRODNET Working Conference on Infrastructures for Industrial Virtual Enterprises, 1999, Oporto. Infrastructures for Virtual Enterprises - Networking Industrial Enterprises. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 1999. p. 219-232.

  • RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. ; SPINOSA, L. M. ; FERREIRA, A. C. . Agile Supply-Chain Coordination in the Virtual Enterprise Environment. In: IV SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação, 1999, São Paulo (SP). Anais do IV SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação, 1999. p. 289-294.

  • KLEN, A. P. ; SPINOSA, L. M. ; RABELO, R. J. ; FERREIRA, A. C. . Integrated Logistics Management Support System: An Advanced Coordination Functionality for the Virtual Environment. In: IMS'98 - 5th IFAC Workshop on Intelligent Manufacturing Systems, 1998, Gramado. Intelligent Manufacturing Systems 1998. Inglaterra: Elsevier/Pergamon, 1999. p. 297-302.

  • KLEN, A. P. ; RABELO, R. J. ; SPINOSA, L. M. ; FERREIRA, A. C. . Integrated Logistics in the Virtual Enterprise: The PRODNET-II approach. In: IMS'98 - 5th IFAC Workshop on Intelligent Manufacturing Systems, 1998, Gramado. Anais IMS'98 - 5th IFAC Workshop on Intelligent Manufacturing Systems, 1998. p. 289-296.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Generic framework for conflict resolution in negotiation-based agile scheduling systems. In: IMS'98 - 5th IFAC Workshop on Intelligent Manufacturing Systems, 1998, Gramado. Anais IMS'98 - 5th IFAC Workshop on Intelligent Manufacturing Systems, 1998. p. 187-192.

  • SPINOSA, L. M. ; RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. ; FERREIRA, A. C. . An oriented Decision Support System model for Virtual Enterprise Coordination. In: Prolamat'98 / The Tenth International IFIP TC5 WG-5.2 WG-5.3 Conference, 1998, Trento, 1998.

  • SPINOSA, L. M. ; KLEN, A. P. ; RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; FERREIRA, A. C. . Towards an Open Platform for Supply Chain Management in the Agribusiness Sector. In: Workshop Internacional em Tecnologia da Informacao e Gerenciamento de Cadeias Produtivas no Agrobusiness, 1998, Campinas (SP). Revista Brasileira de Agroinformática, 1998. v. 1. p. 28-40.

  • SPINOSA, L. M. ; HOFMANN, A. C. ; RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . Basic Services for the management of Virtual Enterprises: a Case Study. In: Basys'98, IEEE IFIP International Conference on Balanced Automation System, 1998, Prague, 1998.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; AFSARMANESH, H. . Multiagent Perspectives to Agile Scheduling. In: Basys'98, IEEE IFIP International Conference on Balanced Automation System, 1998, Prague. Intelligent Systems for Manufacturing - Multi-Agent Systems and Virtual Organizations. Massachussets (EUA): Kluwer Academics Publishers, 1998. p. 51-66.

  • SPINOSA, L. M. ; RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . High-Level Coordination of Business Processes in a Virtual Enterprise. In: Prolamat'98 / The Tenth International IFIP TC5 WG-5.2 WG-5.3 Conference, 1998, Trento. Globalization of Manufacturing in the Digital Communications Era of the 21st Century. Massachussets, EUA: Kluwer Academics Publishers, 1998. p. 725-736.

  • RABELO, R. J. ; SPINOSA, L. M . A Mobile-agent-based approach in supply-chain supervision in the food industry. In: Agrosoft'97 / Workshop on Supply-Chain Management, 1997. Anais Agrosoft'97 / Workshop on Supply-Chain Management, 1997. p. 451-460.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Towards Agile Scheduling in Extended Enterprise. In: Proceedings BASYS'96 - IEEE / IFIP - International Conference on Architectures and Design Methods for Balanced Automation Systems, 1996, Lisboa. Balanced Automation Systems II - Implementation Challenges for Anthropocentric Manufacturing. Londres (Inglaterra): Chapman & Hall, 1996. p. 413-424.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . HOLOS: a methodology for deriving scheduling systems. In: Proceedings BASYS'95 - IEEE / ECLA / IFIP - International Conference on Architectures and Design Methods for Balanced Automation Systems, 1995, Vitória. Balanced Automation Systems - Architectures and Design Methods. Londres (Inglaterra): Chapman & Hall, 1995. p. 181-194.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M . Generation of Multiagent Infrastructures for Dynamic Scheduling and Control Architectures. In: 27th ISATA - Conference on Lean/Agile Manufacturing in the Automotive Industries, 1994, Aachen. Proceedings 27th ISATA - Lean/Agile Manufacturing in the Automotive Industries. Croydon (Inglaterra): Automotive Automation Limited, 1994. p. 189-196.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . A Holistic Control Architecture Infrastructure for Dynamic Scheduling. In: Proceedings IFIP WG 5.3 International Workshop on Knowledge-Based Reactive Scheduling, 1994, Budapeste. Artificial Intelligence in Reactive Scheduling. Londres (Inglaterra): Chapman & Hall, 1994. p. 78-94.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Negotiation in Multiagent Based Dynamic Scheduling. In: EURISCON'94 - European Robotics and Intelligent Systems Conference, 1994, Malaga. Proceedings EURISCON'94 - European Robotics and Intelligent Systems Conference, 1994. v. 3. p. 1556-1566.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Control and Dynamic Scheduling in Virtual Organization of Production Resources. In: IFIP WG5.7 Working Conference on Evaluation of Production Management Methods, 1994, Gramado. IFIP Transactions on Production Management Methods. Amsterdam (Holanda): North-Holland, 1994. v. B-19. p. 141-150.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L.M. . Uma Arquitectura Distribuída baseada em Negociação para Escalonamento Dinâmico em Sistemas Flexíveis de Produção. In: 4as Jornadas Nacionais de Projeto, Planeamento e Produção Assistidos por Computador, 1993, Lisboa. Anais 4as Jornadas Nacionais de Projeto, Planeamento e Produção Assistidos por Computador, 1993. p. 265-276.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Uma Aproximação ao Escalonamento Dinâmico com base em Negociação. In: Workshop Iberoamericano de Sistemas Autônomos em Robótica e CIM, 1992, Lisboa. Atas do Workshop Iberoamericano de Sistemas Autônomos em Robótica e CIM, 1992.

  • RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Escalonamento Dinâmico : Estado Actual e Tendências. In: 3as Jornadas Nacionais de Projeto, Planeamento e Produção Assistidos por Computador, 1991, Lisboa. Anais 3as Jornadas Nacionais de Projeto, Planeamento e Produção Assistidos por Computador, 1991. p. 205-214.

  • COSTA, C.A ; RABELO, R. J. . Desenvolvimento de um Sistema de Classificação e Codificação baseado em Tecnologia de Grupo. In: X Seminário de Comando Numérico do Brasil, 1990, São Paulo, 1990.

  • CAMARINHA-MATOS, L.M ; MEIJER, G. ; NEGRETTO, U. ; PIRES, J. M. ; RABELO, R. J. . Information integration for assembly cell programming and monitoring in CIM. In: Proceedings 21st. ISATA - International Symposium on Automotive Technology & Automation, 1989, 1989.

  • RABELO, R. J. ; SPINOSA, L. M . Fundamentos de Inteligência Artificial e sua Aplicação em Sistemas de Manufatura. In: IX Seminário de Comando Numérico do Brasil, 1989, São Paulo, 1989.

  • KLEN, A. P. ; SPINOSA, L. M. ; RABELO, R. J. ; FERREIRA, A. C. . Uma Funcionalidade de Coordenação Avançada para Apoiar o Gerenciamento da Cadeia Integrada de Fornecedores - A abordagem do PRODNET-II. In: IV Workshop Rede de Cooperação em Pesquisa (RECOPE) - Subgrupo Automação da Manufatura, 1999, Salvador, 1999.

  • BERNUS, P. ; GORANSON, T. ; NORAN, O. ; RABELO, R. J. ; ROMERO, D. ; TURNER, P. . Enterprise Architecture: Management and Engineering at the Crossroads. Computers in Industry , 2016.

  • ROMERO, D. ; RABELO, R. J. ; MOLINA, A. . Collaborative Networks as Modern Industrial Organisations: Real Case Studies. London, GB: Taylor & Francis, 2013 (Special Issue International Journal of Computer Integrated Manufacturing).

  • NOVAES, P. ; RABELO, R. J. ; KARVONEN, I. . Modelling and Management of Knowledge in Collaborative Networks. Reino Unido: Inderscience, 2010 (Special Issue - International Journal of Services and Operations Management, Vol 6 N 3).

  • PICARD, W. ; RABELO, R. J. . Engagement in Collaborative Networks. Reino Unido: Taylor & Francis, 2010 (Special Issue - PRODUCTION PLANNING & CONTROL, Vol 21 N 2).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . SC2: Supply Chain Smart Coordination system. 2002.

RABELO, R. J. ; JACOMINO, A. ; GESZYCHTER, M. . MASSYVE-KIT. 1999.

RABELO, R. J. ; KLEN, A. P. . DBPMS - Distributed Business Process Management System. 1998.

JACOMINO, A. ; GESZYCHTER, M. ; RABELO, R. J. . MASSYVE-KIT - Kit for the Development of Multiagent Systems (Version 1.0). 1999.

RABELO, R. J. . Uma Abordagem de Integração Balanceada para Sistemas Multiagente Industriais. 1998.

RABELO, R. J. . Escalonamento Ágil Inter-Organizacional: Uma Nova Dimensão à Coordenação da Produção. 1998.

RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. . Balanced Industrial Automation Approaches for Agents Integration. 1998.

CARDOSO, T. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; SILVA, V. ; ALVES, N. ; RABELO, R. J. ; MOTA, J. ; LENZ, H. ; AFSARMANESH, H. . Deliverable D082.B. 1998.

FERREIRA, A. ; MOTA, J. ; KLEN, A. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; RABELO, R. J. ; SPINOSA, L. M. ; LENZ, H. ; URZE, P. ; AFSARMANESH, H. ; OSÓRIO, L. . Deliverable D092. 1998.

URZE, P. ; MONIZ, A. B. ; LENZ, H. ; MOTA, J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; LIMA, C. ; OSÓRIO, L. ; RABELO, R. J. ; KLEN, A. ; GIBON, P. . Deliverable D012. 1998.

CAMARINHA-MATOS, L. M. ; LIMA, C. ; AFSARMANESH, H. ; OSÓRIO, L. ; ANTUNES, C. ; GIBON, P. ; CLAVIER, J. F. ; RABELO, R. J. . Deliverable D062.B. 1998.

FERREIRA, A. ; MOTA, J. ; URZE, P. ; HOFMANN, A. ; LIMA, C. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; SPINOSA, L. M. ; RABELO, R. J. ; AFSARMANESH, H. ; OSÓRIO, L. . Deliverable D091. 1998.

AFSARMANESH, H. ; GARITA, C. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; LIMA, C. ; SILVA, V. ; GIBON, P. ; OSÓRIO, L. ; RABELO, R. J. . Deliverable D032. 1998.

AFSARMANESH, H. ; GARITA, C. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; LIMA, C. ; OSÓRIO, L. ; RABELO, R. J. . Deliverable D033. 1998.

SILVA, V. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; AFSARMANESH, H. ; OSÓRIO, L. ; MOTA, J. ; SPINOSA, L. M. ; KLEN, A. ; RABELO, R. J. . Deliverable D101.V2. 1997.

RABELO, R. J. ; KLEN, A. ; SPINOSA, L. M. ; BUSSOLO, R. ; KELLER, A. ; LENZ, H. ; MOTA, J. ; GARITA, C. . Deliverable D082-A. 1997.

HUNT, I. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; CARELLI, R. ; MAZON, I. ; NEGREIROS, F. ; RABELO, R. J. ; RODRIGUEZ, D. ; MASIELLO, A. ; FABREGAS, F. . Deliverable TR4.1. 1997.

CAMARINHA-MATOS, L. M. ; LIMA, C. ; HUNT, I. ; BARATA, M. ; CARELLI, R. ; MAZON, I. ; NEGREIROS, F. ; RABELO, R. J. ; RODRIGUEZ, D. . Deliverable TR2. 1997.

CAMARINHA-MATOS, L. M. ; LIMA, C. ; AFSARMANESH, H. ; SILVA, V. ; OSÓRIO, L. ; GIBON, P. ; RABELO, R. J. ; URZE, P. ; WAYNE, P. . Deliverable D011. 1997.

CAMARINHA-MATOS, L. M. ; LIMA, C. ; SILVA, V. ; RABELO, R. J. ; AFSARMANESH, H. ; OSÓRIO, L. . Deliverable D061. 1997.

CAMARINHA-MATOS, L. M. ; LIMA, C. ; URZE, P. ; AFSARMANESH, H. ; GARITA, C. ; OSÓRIO, L. ; RABELO, R. J. ; SPINOSA, L. M. ; SILVA, V. ; GIBON, P. ; LAUD, A. . Deliverable D012. 1997.

RABELO, R. J. . Escalonamento da Produção. 1991.

CAMARINHA-MATOS, L. M. ; PITA, H. ; BARATA, J. ; RABELO, R. J. . Taxonomy of CIM Activities - 2nd Revision. 1991.

RABELO, R. J. . Design Orientado à Montagem. 1990.

RABELO, R. J. . Gerenciamento de Operações num Ambiente CIM. 1990.

RABELO, R. J. ; PITA, H.J.P. ; CAMARINHA-MATOS, L.M. . Implementação de um ambiente RDB no interior do Knowledge Craft. 1988.

CAMARINHA-MATOS, L.M. ; FERREIRA, D.M. ; RABELO, R. J. ; PITA, H.J.P. . Knowledge Craft / RDB Integration : a prototype contribution to the CIM. 1988.

RABELO, R. J. ; REPRESENTANTES, V. . Projeto IFM - Instituto Fábrica do Milênio. 2002 (Coordenacao Técnica de Projeto Internacional) .

RABELO, R. J. ; REPRESENTANTES, V. . Projeto MyFashion.eu. 2002 (Coordenacao Técnica de Projeto Internacional) .

RABELO, R. J. ; REPRESENTANTES, V. . Projeto IST DAMASCOS (1999-2001). 2001 (Coordenacao Técnica de Projeto Internacional) .

RABELO, R. J. ; CAMARINHA-MATOS, L. M. ; AFSARMANESH, H. . Projeto INCO-DC MASSYVE: Multiagent Agile Manufacturing Systems for Virtual Enterprises (1998-2000). 2000 (Coordenacao Técnica de Projeto Internacional) .

RABELO, R. J. ; REPRESENTANTES, V. . Projeto ESPRIT PRODNET-II (1997-1999). 1999 (Coordenacao Técnica de Projeto Internacional) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Automação, Controle e Sistemas Computacionais para Indústria e Serviços 4.0, Descrição: Projetp de Pesquisa que visa aumentar a internacionalização das PGs da UFSC no escopo do Edital CAPES PRINT, de 2018. Envolve 41 pesquisadores de três Programas de Pós-Graduação da UFSC: Automaçao e Sistemas (Lider), Engenharia Elétrica e Computação (Colaboradores), além de pesquisadores de 27 universidades do exterior. Este projeto cobre as seguintes áreas: sistemas ciberfísicos & IHM, IoT & IIoT, instrumentação & redes industriais, sistemas de controle em rede, IA (incluindo IAD) & analise de dados, sistemas embarcados de tempo real, arquiteturas & sistemas orientados a serviços, abordagens de controle, sistemas inteligentes, autônomos & auto-(re)configuráveis, robótica colaborativa, segurança, integração/interoperação de sistemas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Ecossistemas de Inovação no contexto de Redes Colaborativas de Organizações, Descrição: Pretende-se investigar como o fenômeno de ecossistemas de inovação pode ser melhor compreendido quando olhado na ótica das redes colaborativas. Com isso, espera-se que inúmeros artefatos teóricos de redes colaborativas possam ser ?reaproveitados? e adaptados às particularidades daqueles. Portanto, parte da pesquisa a ser feita tem a ver com essa ?adaptação?, produzindo como resultado novos artefatos. Na perspectiva computacional, o foco será na concepção e desenvolvimento de protótipos de software baseados no paradigma de Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) , considerando os requisitos das perspectivas da Economia Orientada a Serviços, ao Compartilhamento, a Internet das Coisas e a visão Indústria 4.0.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    Modelos de Suporte ao Gerenciamento de Empresas Virtuais, Projeto certificado pela empresa ASSOCIACAO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DE FERRAMENTAIS - ABINFER em 14/10/2016., Descrição: Este projeto visa atacar alguns problemas nos processos associados aos ciclos de vida de uma Empresa Virtual e seu Ambiente de Criação (ACV). Em particular, pesquisar os aspectos de: - Metodologia de Criação de ACVs; - Indicadores de desempenho em nível de Rede; - Revisão dos conceitos dos vários tipos de redes colaborativas; - Integração semântica via ESB em ACVs e EVs; - Modelo de Governança para EVs; - Análise de Riscos em EVs envolvendo aspectos logísticos; - Gestão da Inovação em EVs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Criação de Empresas Virtuais na NUFERJ, Descrição: Este projeto de pesquisa aplicada visa estudar um grupo piloto de 10 empresas da NUFERJ (Nucleo de Ferramentarias de Joinville) e prepará-las para trabalhar numa filosofia de Empresas Virtuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador / Fabiano Baldo - Integrante / Omir Alves Correa Junior - Integrante / Sheila Nair Costa - Integrante., Financiador(es): Federação das Associações Comerciais e Ind. de SC - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Redes Colaborativas de Organizações: Métodos e Ferramentas, Descrição: Este projeto de pesquisa financiado pelo CNPq (no escopo de uma bolsa de Produtividade em Pesquisa) compreende uma investigação, e o desenvolvimento de modelos e protótipos de software para: ? Criação de Ambientes de Criação de Empresas/Organizações Virtuais; ? Operação e Gestão de Empresas/Organizações Virtuais; ? Infraestruturas de TIC para Redes Colaborativas de Organizações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 7

  • 2009 - 2012

    Programação Orientada e Organização para Sistemas Multiagentes, Descrição: Pesquisa sobre a introdução do conceito de Organização na programação de sistemas multiagentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Integrante / Jomi Fred Hubner - Coordenador.

  • 2002 - 2008

    IFM - Instituto Fábrica do Milênio (Programa Institutos do Milênio), Descrição: Os objetivos gerais do Instituto Fábrica do Milênio (IFM) podem ser entendidos como a proposição, o desenvolvimento e a disseminação de mecanismos para o aumento da competitividade e do conhecimento científico e tecnológico das empresas instaladas no país, através da formação de um cluster de pesquisas integradas, abordando os os temas que determinam hoje a competitividade de empresas de manufatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2007

    Capes - Cofecub : Interação entre modelos formais para sistemas de supervisão e informação, Descrição: O objetivo geral deste projeto é, a partir da experência anterior dos participantes em engenharia de software, sistemas distribuídos, supervisão de sistemas dinâmicos e inteligência artificial, desenvolver tratamentos formais e ferramentas computacionais para problemas de controle e gerência de sistemas complexos de automação e de informação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Integrante / Guilherme Bittencourt - Coordenador / Romulo Silva de Oliveira - Integrante / José Ribeiro Cury - Integrante., Financiador(es): Centre National de la Recherche Scientifique - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    VOmap - Roadmap Design for Collaborative Virtual Organizations in Dynamic Business Ecosystems, Descrição: The design of a roadmap for a major programme on collaborative VOs in Europe encompasses a number of specific objectives: - Consolidation of paradigms, establishing a clear baseline and wide consensus on concepts and terminology - Identify future scenarios, vision, and needs - Understand and characterize the VO nesting environments - Plan the integration of multidisciplinary views - Plan for technology development based on common reference models - Design a strategy to achieve EU leadership in VO. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2000 - Atual

    COVE - COoperation infrastructure for Virtual Enterprises and electronic business (IFIP), Descrição: The COVE project, launched in the framework of IFIP TC5, aims at assessing research results and practices in virtual enterprises and electronic business, leading to the design of common reference models, cooperation infrastructures, and prospects for further collaborative developments. It will be based on the creation and operation of a cluster / forum of participants and projects active in the field, covering a world-wide representation, which will facilitate the exchange and refinement of knowledge and project results on new ways of working in networks of independent but cooperative nodes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 1997 - 2000

    MASSYVE - Multiagent manufacturing Agile Scheduling SYstems for Virtual Enterprises (Programa INCO-DC / KIT), Descrição: Massyve is international cooperative INCO-DC / KIT project sponsored by the European Union on the area of advanced scheduling systems in the virtual enterprise. Its main objectives are related with technology transfer, training of people, best practice and research on advanced scheduling systems and virtual enterprises.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 1996 - 1997

    SCM+ Beyond Supply Chain Management in Food Industry (Programa INCO-DC), Descrição: This project aims at analyzing the technical feasibility and socio-economic impacts of the implementation of the extended enterprise concept (network of enterprises) in the food industry in Latin America. At the same time the project promotes the technology transfer from Europe to Latin America, and the incorporation of varied research skills, focusing on tools, methodologies, standards and training. The proposal contributes to the development of the global information society with particular focus on its contribution to the sustainable improvement of the agricultural and agro-industrial production. It involved the participation of universities and a number of SMEs from the food industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 1992 - 1993

    Cimis.net - Distributed Information Systems for CIM (Programa INCO-DC [ECLA]), Descrição: Objetives: Integrating Infrastructure for distributed systems - paradigm of federated architectures; Distributed Object-Oriented information management systems: distributed access, interoperability, persistency, consistency, concurrency; STEP / Express based modelling for engineering applications; Understand requirements for Concurrent Engineering - from the IS point of view - and propose supporting functionalities; Analyze information integration requirements in some specific fields: plastic moulds, leather cutting, aerospace, furniture, etc.; Cooperation on post-graduation programmes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutra de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutra de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutra de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutra de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Communitee Economique Europeen - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutra de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Communitee Economique Europeen - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutra de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Communitee Economique Europeen - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Communitee Economique Europeen - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    ECOLEAD (European Collaborative networked Organizations LEADership initiative), Descrição: ECOLEAD é um projeto de 4 anos que tem como objetivo criar mecanismos e fundamentações necessários para estabelecer a mais avançada rede colaborativa (Collaboratiove Networked Organizations) de indústrias na Europa. A principal idéia no ECOLEAD é que um impacto substancial na materialização de redes colaborativas de negócios requer uma abordagem holística compreensível. Dada a complexidade da área e as múltiplas interdependências entre as entidades de negócios, atores sociais e abordagens tecnológicas envolvidos, barreiras substanciais não podem ser quebradas com inovações incrementais em áreas isoladas. Desta forma, o projeto ECOLEAD atua em três áreas fundamentais verticais e inter-relacionadas, que são a base para organizações em rede dinâmicas: Ambientes de Criação de Organizações Virtuais (Breeding Environments), Gestão de Organizações Virtuais Dinâmicas (Virtual Organizations Management) e Comunidades Virtuais Profissionais (Professional Virtual Communities). Duas áreas horizontais, que suportam as três horizontais são: Infraestrutura de Tecnologias de Comunicação e Informação, e Fundamentações Teóricas. Envolveu 6 universidades, 10 software-houses e 9 clusters de PMEs européias de vários setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    SMART-fm : a standards-compliant framework for smart enterprises (Programa IST & IMS), Descrição: This project aims to design and to develop a standards-compliant framework to support complete integrated product life cycle information management and electronic commerce for the furniture manufactring ("fm") industry in the advent of smart enterprises. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the furniture industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    MyFashion.eu - Added Value for the Consumer Through Integrated, Extended Fashion Products (Programa IST), Descrição: The MyFashion.eu is based on the idea of a consumer-driven production made-to-fit fashion products resulting in a one-piece flow of products in supply networks. Consumers conveniently obtain customised, high quality fashion products and services at affordable prices within reasonably short product delivery times. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the textile industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Communitee Economique Europeen - Cooperação.

  • 2000 - 2002

    DAMASCOS - Dynamic Forecast for Master Production Planning with Stock and Capacity Constraints (Programa IST), Descrição: The DAMASCOS project aims to design and develop an open platform providing adequate IT modules and mechanisms to manage Customized Supply Networks in a Virtual Enterprise scenario, while integrating the consumer and its demands. It addresses mainly small and medium size enterprises (SMEs), with a dominant vertically organization, in order to support them in the management and inter-operation of dynamic supply and value networks. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    PRODNET II - Production Planning and Management in an Extended Enterprise (Programa ESPRIT), Descrição: Prodnet II aims to design and develop an open platform and adequate IT protocols and mechanisms to support Virtual Industrial Enterprises. PRODNET is focused mainly on Small and Medium size Enterprises (SMEs) in order to support them with means to inter-operate with several value chain networks. The architecture will employ the new emerging standards and advanced technologies in communication, cooperative information management, and distributed decision making. It involved the participation of universities, software-houses and a number of SMEs from the manufacturing industry.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo José Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Revisor de Destaque da Revista Produção/Production 2014/2015, ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Departamento de Automação e Sistemas. , UFSC / CTC / DAS - Campus Universitário, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476, Telefone: (48) 37217676, Fax: (48) 37219934, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2019

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágios, Intercâmbios e TCC, Carga horária: 10

  • 2014 - 2017

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2016

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bolsista Produtividade PQ 2 CNPq, Carga horária: 20

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Chefe de Departamento / Departamento de Automação e Sistemas (DAS) da UFSC.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Representante da Câmara de Extensão no Conselho Universitário da UFSC.

  • 2007 - 2010

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Representante do Centro Tecnológico na Câmara de Extensão da UFSC.

  • 2004 - 2007

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro do Colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação.

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Supervisor do Laboratório de Automação Industrial (LAI) do DAS (Departamento de Automação e Sistemas).

  • 2000 - 2002

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do Departamento de Automação e Sistemas.

  • 1997 - 1999

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI-A CNPq, Carga horária: 40

  • 1983 - 1986

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalhou como consultor nas áreas gerais de automação, comando numérico e integração de sistemas com assessorias e desenvolvimento de sistemas, para as empresas Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Mannesmann, Mecanica Pesada, Saint Gobain e Nuclebrás.

    Atividades

    • 01/2001

      Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DAS6607-Inteligencia Artificial aplicada a Controle e Automacao

    • 01/2000

      Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DAS5255-Sistemas Integrados de Manufatura, DAS5311-Engenharia de Software, DAS5316-Integração de Sistemas Corporativos, DAS5313-Avaliação de Desempenho de Sistemas, DAS5321-Sistemas Computacionais para Controle e Automação

    • 01/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Automação e Sistemas.,Linhas de pesquisa

    • 01/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Automação e Sistemas.,Linhas de pesquisa

    • 01/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Automação e Sistemas.,Linhas de pesquisa

  • 1986 - 1987

    Merces Benz do Brasil S A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão, Carga horária: 40

    Atividades

    • 06/1986 - 09/1987

      Direção e administração, Gerencia de Processamento de Dados, Divisão de Comando Numérico.,Cargo ou função, Chefe de Divisão.

    • 06/1986 - 09/1987

      Pesquisa e desenvolvimento , Gerencia de Processamento de Dados, Divisão de Comando Numérico.,Linhas de pesquisa

    • 06/1986 - 09/1987

      Treinamentos ministrados , Gerencia de Processamento de Dados, Divisão de Comando Numérico.,Treinamentos ministrados, Desenvolvimento de Pós-Processadores