Márjorie Dantas Medeiros Melo

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2014), Doutora pelo PGENF/UFRN/2017-2021, Mestre em enfermagem pelo programa de pós graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN/2016) com financiamento da FAPERN. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro integrado de pesquisa, ensino e extensão, CENPEX-2015. Membro do Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem (UFRN) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Dermatologia e Estomaterapia - NEPeDE, com ênfase nos seguintes temas: dermatologia, estomias, qualidade de vida e semiologia e semiotécnica, sob orientação da Professora Drª Isabelle Katherinne Fernandes Costa. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 2018/2019 em NY/EUA na Pace University sob orientacao da Professora Dra. Andrea Sonenberg com financiamento da CAPES com o objetivo de desenvolver estratégias para implementação da prática avançada em enfermagem no âmbito da atenção primária no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2017 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: PRÁTICA AVANÇADA DE ENFERMAGEM: reflexões para subsidiar a implementação na Atenção Primária a Saúde brasileira
Isabelle Katherinne Fernandes Costa. Coorientador: Andrea Sonenberg. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorado em Enfermagem

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA AVANÇADA DE ENFERMAGEM NO CENÁRIO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Orientador: em Pace University ( Andrea Sonenberg)
com Isabelle Katherinne Fernandes Costa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Enfermagem

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Acurácia das caraccterísticas definidoras do diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacionl em estomizados,Ano de Obtenção: 2016
Isabelle Katherinne Fernandes Costa.Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, FAPERN, Brasil.

Graduação em Enfermagem

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Revisão Integrativa das características definidoras do diagnóstico de enfermagem disposição para resiliência melhorada em ostomizados.
Orientador: Isabelle Katherinne Fernandes Costa

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

[Nome removido após solicitação do usuários]

Ensino Fundamental (1º grau)

2002 - 2005

[Nome removido após solicitação do usuários]

Formação complementar

2014 - 2015

Especialização em Enfermagem do Trabalho. (Carga horária: 360h). , Centro integrado de pesquisa, ensino e extensão, CENPEX, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

MELO, Marjorie Dantas Medeiros . I JORNADA DE URGENCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM: Manejo nas emergências clinicas.. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Global Health and Innovation Conference. 2019. (Congresso).

Global Maternal Health Symposium. 2018. (Simpósio).

11 Congresso Internacional Rede Unida. VISITA DOMICILIÁRIA A PUÉRPERA E AO RN : RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. 2014. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas. CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS: REVISÃO INTEGRATIVA. 2013. (Congresso).

15° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Uso de coping e espiritualidade na enfermagem: revisão integrativa de literatura. 2012. (Congresso).

14° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2011. (Congresso).

13°Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2010. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Verônica Kristina Cândido Dantas

ARAUJO, R. O. E.; SILVA, M. L. P.;MELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROSTORRES, Gilson de Vasconcelos. CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO BASEADO NA CIPE PARA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM LESÃO. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dermatologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Valeska Vieira Leite de Menezes

COSTA, Isabelle Katherinne FernandesMELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROS; ARAUJO, R. O. E.. Percepção de apoio social de pais e crianças internadas em uma UTI pediátrica.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em Terapia Neonatal e Pediátrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Juliane Alves Rodrigues Barbalho

SILVA, G. W. S.;MELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROS; SENA, R. C. F.. Assistência de enfermagem ao paciente de tentativa de suicídio na urgência hospitalar: revisão integrativa.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em Terapia Neonatal e Pediátrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Brenda Feitosa Lopes Rodrigues

PATRICIO, A. C. F. A.; MARTINS, K. P.;MELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROS. Determinantes para vulnerabilidade a Tuberculose e HIV: pessoas em situação de rua diagnosticada com Tuberculose.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: Geana Karla Gomes de Souza Silva

MELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROS; FERREIRA, F. A.; CARVALHO, M. A.. Percepções do idoso portador de insuficiência renal crônica acerca do tratamento hemodialítico: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: Marília Roberta Oliveira

FERREIRA, F. A.; SOUZA, L. F.;MELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROS. Produção Científica acerca dos cuidados de saúde à pessoa com esclerose múltipla: uma revisão integrativa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: MARIA CAROLINA SALUSTINO DOS SANTOS

RODRIGUES, W. F. G.; FERREIRA, T. M. C.;MELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROS. Os benefícios da aplicação do método canguru em recém-nascidos de baixo peso e prematuros: revisão integrativa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: Luzia Soares de Abreu

MARTINS, K. P.;MELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROS; RUFINO, N. S.. Conhecimento de mulheres da zona rural sobre o papilomavírus humano.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: RAQUEL EMANUELE ALCOFORADO DOS SANTOS

SIMOES, K. M.; SANTOS, J. S.;MELO, Marjorie Dantas Medeiros. Timeout em cirurgia segura: dificuldades e facilidades encontradas pela equipe cirúrgica quanto ao processo de realização.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: Alciely Katia Silva da Costa Monteiro

SIMOES, K. M.;MELO, Marjorie Dantas Medeiros; LEONARDO, T. G. M.. Intervenções de Enfermagem no alivio da dor em recém-nascido em unidade de neonatologia: revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: Cintia Galvão Queiroz

MELO, Gabriela de Sousa MartinsMELO, Marjorie Dantas MedeirosCOSTA, Isabelle Katherinne Fernandes. Avaliação da autoestima em mulheres com ostomias instestinais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Comissão julgadora das bancas

Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes

COSTA, I. K. F.; ARAUJO, J. N. M.;ENDERS, B. C.FERNANDES, M. I. C. D.; ARAUJO, R. O. E.; SONENBERG, A.; SALVETTI, M. G.. . Práticas avançadas de enfermagem no contexto da atenção primária a saúde: uma estratégia para transformação do cenário de saúde no Brasil.. 2021. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jéssica Dantas de Sá Tinôco

COSTA, I. K. F.; ENDERS, B. C.; SALVADOR, P. T. C. O.; ARAUJO, R. O. E.; SONENBERG, A.;TINÔCO, JÉSSICA DANTAS DE SÁ. ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA AVANÇADA EM ENFERMAGEM NO CONTEXTO DAATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NO BRASIL. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador

COSTA, I. K. F.;ENDERS, B. C.SALVADOR, P. T. C. O.; ARAUJO, R. O. E.; SONENBERG, A.; TINOCO, J. D. S.. ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA AVANÇADA EM ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NO BRASIL. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rhayssa de Oliveira e Araújo

COSTA, I.K.F.; ARAUJO, J. N. M.; ENDERS, B. C.; FERNANDES, M. I. C. D.;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e; SONENBERG, A.; SALVETTI, Marina de Góes. PRÁTICAS AVANÇADAS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA TRANSFORMAÇÃO DO CENÁRIO DE SAÚDE DO BRASIL. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rhayssa de Oliveira e Araújo

COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; ENDERS, B. C.; SONENBERG, A.; SALVADOR, P. T. C. O.;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e; TINOCO, J. D. S.. Estratégias para implementação da prática avançada em enfermagem no contexto da atenção primária em saúde no Brasil.. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marina de Góes Salvetti

Costa I.K.F.Salvetti, M G; LIRA, A. L. B. C.;TORRES, G. V.. Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional para estomizados. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gabriela de Sousa Martins Melo de Araújo

MELO, Gabriela de Sousa Martins; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho. Revisão integrativa das características definidoras do diagnóstico de enfermagem disposição para resiliência melhorada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bertha Cruz Enders

LIRA, Ana Luisa Brandão de CarvalhoENDERS, Bertha CruzFERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes. Estratégias para implementação da prática avançada em enfermagem no contexto da atenção primária em saúde no Brasil.. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; LIRA, Ana Luiza Brandão de Carvalho;TORRES, Gilson de VasconcelosSALVETTI, Marina de Góes. Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional para estomizados. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; ARAUJO, Jéssica Naiara de Medeiros; ENDERS, Bertha Cruz; FERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e; SONENBERG, A.; SALVETTI, M. G.. Práticas avançadas de enfermagem no contexto da atenção primária a saúde: uma estratégia para transformação do cenário de saúde do Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

COSTA, ISABELLE KATHERINE FERNANDES; SONENBERG, A.; Enders, BC; SALVADOR, P. T. C. O.; ARAUJO, Rhayssa de Oiveira e; TINOCO, Jéssica Dantas de Sá. ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA AVANÇADA DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NO BRASIL. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; LIRA, Ana Luisa Brandão Carvalho;TORRES, Gilson de Vasconcelos; SANTOS, Vera Lúcia Conceição de Gouveia. Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional para ostomiizados. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes. Revisão Integrativa das características definidoras do diagnóstico de enfermagem disposição para resiliência melhorada em ostommizados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes;LIRA, ANA LUÍSA BRANDÃO DE CARVALHOTORRES, Gilson de Vasconcelos; SALVETTI, Marina de Góes. Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem Baixa Autoestima Situacional para estomizados. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

LIRA, ANA LUÍSA BRANDÃO DE CARVALHO; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes;TORRES, Gilson de Vasconcelos; SANTOS, Vera Lúcia Conceição de Gouveia. Acurácia das características definidoras do diagnostico de enfermagem Baixa autoestima situacional para estomizados. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes;LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho; MARTINS, Gabriela de Souza. Revisão integrativa das características definidoras do diagnóstico de enfermagem disposição para resiliência melhorada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gilson de Vasconcelos Torres

COSTA, Isabelle Katherinne FernandesLIRA, Ana Luisa Brandão de CarvalhoTORRES, Gilson de Vasconcelos; SALVETTI, Marina. Goés.. Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional para estomizados. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gilson de Vasconcelos Torres

LIRA, Ana Luisa Brandão de CarvalhoTORRES, Gilson de VasconcelosCOSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; SANTOS, Vera Lúcia Conceição de Gouveia. Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional para estomizados. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

SILVA, TSM; ARAÚJO, JPS; ERIBERTO JUNIOR, SC

; RISCOS OCUPACIONAIS DA ENFERMAGEM NO SEU CONTEXTO LABORAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Marjorie Dantas Medeiros Melo;

DAMAZIO, EJA; RODRIGUES,LAF; DANTAS, WB

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Marjorie Dantas Medeiros Melo;

LOPES, AMS; BRITO, WLG; SILVA, GN

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Marjorie Dantas Medeiros Melo;

Poliana Lins da Silva e Ana Lidia Vicente de Moraes

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PREMATURO INTERNADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Marjorie Dantas Medeiros Melo;

Andrea Santana da Silva

Benefícios da humanização na sala de parto: uma revisão de literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Marjorie Dantas Medeiros Melo;

Lenize Valentim

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM HEMODIÁLISE: Revisão Integrativa de Literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Marjorie Dantas Medeiros Melo;

Cintia Galvão Queiroz

Autoestima de mulheres ostomizadas; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marjorie Dantas Medeiros Melo;

Foi orientado por

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

ACURÁCIA DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM BAIXA AUTOESTIMA SITUACIONAL EM PESSOAS OSTOMIZADAS; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Isabelle Katherinne Fernandes Costa;

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

rática avançada de Enfermagem: reflexões para subsidiar a implementação na atenção primária a saúde brasileira; 2021; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Isabelle Katherinne Fernandes Costa;

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

Revisão Integrativa das características definidoras do diagnóstico de enfermagem disposição para resiliência melhorada em ostommizados; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Isabelle Katherinne Fernandes Costa;

Gilson de Vasconcelos Torres

Proposição de protocolo de assistência para pessoas com úlceras venosas na atenção primária; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres;

Produções bibliográficas

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; QUEIROZ, Cintia Galvão ; FREITAS, LUANA SOUZA ; SILVA, Isabelle Pereira ; XAVIER, Suênia Silva de Mesquita ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . Diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional em pessoas com estomia: estudo de acurácia diagnóstica. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 53, p. 1-8, 2019.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; SILVA, Isabelle Pereira da ; OLIVEIRA, Dannyele Munnyck Silva de ; MEDEIROS, Aline Stefhanie de Araújo ; SOUZA, AMANDA JÉSSICA GOMES DE ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . Association of sociodemographic and clinical characteristics with the self-esteem of stomized persons. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 22, p. e-1076-7, 2018.

  • ECCO, Liliane ; DANTAS, FERNANDA ; MELO, MARJORIE ; FREITAS, LUANA ; MEDEIROS, LAYS ; COSTA, ISABELLE . Profi le of colostomized patients in the Association of Ostomized of Rio Grande do Norte. ESTIMA (SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA) , v. 16, p. 1-8, 2018.

  • QUEIROZ, C. G. ; FREITAS, L. S. ; MEDEIROS, LAYS PINHEIRO DE ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; ANDRADE, R. S. ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . Caracterização dos ileostomizados atendidos em um serviço de referência de ostomizados. Enfermería Global , v. 16, p. 1, 2017.

  • QUEIROZ, Cintia Galvão ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; SENA, J. F. ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . La autoestima en las mujeres con colostomías intestinales. INDEX DE ENFERMERÍA DIGITAL , v. 26, p. 29-33, 2017.

  • COSTA, Jéssika Wanessa Soares ; MARTINS DE ASSIS, JÉSSICA MARTINELLI ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MESQUITA XAVIER, SUENIA SILVA DE ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO PROCESSO DE MEDICAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Cogitare Enfermagem , v. 22, p. e 45608, 2017.

  • SENA, J. F. ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; SOUZA, A. J. G. ; FREITAS, L. S. ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . PERFIL DE ESTOMIZADOS COM DIAGNÓSTICO DE NEOPLASIAS CADASTRADOS EM UMA ASSOCIAÇÃO. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 873-880, 2017.

  • DE MEDEIROS, LAYS PINHEIRO ; MEDEIROS MELO, MARJORIE DANTAS ; ENDERS, BERTHA C. ; MESQUITA XAVIER, SUENIA SILVA DE ; DE SENA, JULLIANA F. ; MARTINS MELO, GABRIELA DE SOUSA ; MARTINS DE ASSIS, JÉSSICA MARTINELLI ; F. C. ASSUNÇÃO, ISABELLE K. . Utilized Theories by Nursing in the Care of People with an Ostomy: Integrative Review. Open Journal of Nursing , v. 06, p. 600-609, 2016.

  • MEDEIROS, Lays Pinheiro ; SOUZA, Mayara Beatriz da Costa ; SENA, J. F. ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; COSTA, Jéssika Wanessa Soares ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . Modelo de adaptação de Roy: Revisão integrativa dos estudos realizados à luz da teoria. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste - Rev Rene , v. 16, p. 132-140, 2015.

  • OLIVEIRA, A. K. A. ; VASCONCELOS, Q. L. D. A. Q. ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Validação de instrumento para punção venosa periférica com cateter agulhado. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste - Rev Rene , v. 16, p. 176-184, 2015.

  • SARAIVA, LUCIANA EDUARDO FERNANDES ; MEDEIROS, LAYS PINHEIRO DE ; MELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROS ; TIBURCIO, MANUELA PINTO ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, GILSON DE VASCONCELOS . Chronic health conditions related to quality of life for federal civil servants. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 36, p. 35-41, 2015.

  • FREITAS, LUANA SOUZA ; QUEIROZ, Cintia Galvão ; MEDEIROS, LAYS PINHEIRO DE ; MELO, MARJORIE DANTAS MEDEIROS ; ANDRADE, ROSANE SOUSA DE ; FERNANDES COSTA, ISABELLE KATHERINNE . INDICADORES DO RESULTADO DE ENFERMAGEM AUTOCUIDADO DA OSTOMIA DA CLASSIFICAÇÃO DOS RESULTADOS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem , v. 20, p. 618-625, 2015.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MEDEIROS, Lays Pinheiro de ; QUEIROZ, Cintia Galvão ; MELO, GABRIELA DE SOUZA MARTINS ; LIBERATO, Samilly Márjore Dantas ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . INTEGRATIVE REVIEW OF THE DEFINING CHARACTERISTICS IN THE NURSING DIAGNOSIS: WILLINGNESS TO IMPROVED RESILIENCE IN OSTOMIZED PATIENTS. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 19, p. 779-792, 2015.

  • COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; LIBERATO, Samilly Márjore Liberato ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; SIMPSON, Clélia Albino ; FARIAS, Glaucea Maciel de . Ocupational hazards in a mobile emergency care. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 6, p. 938-947, 2014.

  • DIAS, T. Y. A. F. ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; TORRES, S. M. S. G. S. O. ; MAIA, E. M. C. . Quality of life assessment of patients with and without venous ulcer. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 22, p. 576-581, 2014.

  • COSTA, Jéssika Wanessa Soares ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; FREITAS, Luana Freitas ; SOUZA, Mayara Beatriz da Costa ; ANDRADE, R. S. . PERFIL DE PACIENTES COM OSTOMIAS INTESTINAIS CADASTRADOS NA ASSOCIAÇÃO DE OSTOMIZADOS DO RIO GRANDE DO NORTE (AORN). In: I Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde ? ?Qualidade de vida: prevenção, tratamento e reabilitação, 2014, Recife. Anais do I Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde, 2014.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; FREITAS, Camylla Cavalcante Soares de ; DANTAS, B. A. S. ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; ARAUJO, R. O. E. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . CRIANÇA 2000 E SEU INCENTIVO À ADESÃO AO AUTOEXAME DAS MAMAS NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE. In: 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014.

  • SENA, J. F. ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MESQUITA, E. K. S. ; MESQUITA, S. K. C. ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . CARACTERIZAÇÃO E AUTOCUIDADO DOS ESTOMIZADOS. In: 19 SENPE- Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2017, João Pessoa. Anais 19 SENPE- Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2017.

  • SENA, J. F. ; FREITAS, L. S. ; QUEIROZ, Cintia Galvão ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . PREVALÊNCIA DE CÂNCER EM MULHERES OSTOMIZADAS NO RN.. In: 18° SENPE - Seminário nacional de pesquisa em enfermagem, 2015, Fortaleza. Anais do 18 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2015.

  • MEDEIROS, Lays Pinheiro ; ECCO, Liliane ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; LUCAS, M. C. V. ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . SAÚDE E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL. In: 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014.

  • MEDEIROS, Lays Pinheiro ; VASCONCELOS, Q. L. D. A. Q. ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; DANTAS, B. A. S. ; ANNA, J. G. F. C. S. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . A VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. In: 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; DIAS, T. Y. A. F. ; VASCONCELOS, Q. L. D. A. Q. ; MONTEIRO, A. I. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . VISITA DOMICILIÁRIA A PUÉRPERA E AO RN : RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. In: 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014.

  • DANTAS, B. A. S. ; SANTOS, P. F. B. B. ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . O COMPORTAMENTO DAS MULHERES DURANTE A COLETA DO EXAME CITOPATOLÓGICO DE PAPANICOLAU DIANTE DA PRESENÇA MASCULINA. In: 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; DANTAS, B. A. S. ; TORRES, S. M. S. G. S. O. ; MAIA, E. M. C. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . A CONCEPÇÃO DE UMA ESTUDANTE DE ENFERMAGEM ACERCA DA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO PLANEJAMENTO FAMILIAR. In: 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014.

  • DANTAS, B. A. S. ; GOMES, Andrea Tayse de Lima ; SILVA, Micheline da Fonseca ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . A VISITA DOMICILIAR COMO IMPORTANTE FERRAMENTA NA VIGILÂNCIA À SAÚDE. In: 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014.

  • MEDEIROS, Lays Pinheiro ; MENDES, Cristina Katya Torres Teixeira ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; DANTAS, B. A. S. ; LIBERALINO, F. N. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA GRADUAÇÃO. In: 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11° Congresso Internacional Rede Unida, 2014.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; ARAUJO, R. O. E. ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; BALDUINO, Livia Sêmele Câmara ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS: REVISÃO INTEGRATIVA. In: IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas, 2013, João Pessoa. Anais do IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas SOBENFeE, 2013.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MENDES, Cristina Katya Torres Teixeira ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; LIBERATO, Samilly Márjore Liberato ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . ANÁLISE DE CONTEXTO DA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA COM ÚLCERA VENOSA. In: IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas, 2013, João Pessoa. Anais do IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas SOBENFeE, 2013.

  • FREIRE, I. L. S. ; FREIRE, S. G. ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Repercussões hemodinâmicas da morte encefálica em potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante. In: 15°Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2012, Fortaleza. Anais do 15 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2012.

  • SOUZA, A. J. G. ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; TIBURCIO, M. P. ; MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . A PRÁTICA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS ENTRE OS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: 15 CBCENF, 2012, Fortaleza. Anais do 15 Congresso Brasileiro dos conselhos de Enfermagem, 2012.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; BALDUINO, Livia Sêmele Câmara ; LIBERATO, Samilly Márjore Liberato ; MENDES, Cristina Katya Torres Teixeira ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . USO DE COPING E ESPIRITUALIDADE NA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. In: 15 CBCENF, 2012, Fortaleza. Anais do 15 Congresso Brasileiro dos conselhos de Enfermagem, 2012.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; OLIVEIRA, A. K. A. ; OLIVEIRA, I. C. M. ; VASCONCELOS, Q. L. D. A. Q. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . ERROS COMETIDOS POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: REVISÃO INTEGRATIVA. In: 15 CBCENF, 2012, Fortaleza. Anais do 15 Congresso Brasileiro dos conselhos de Enfermagem, 2012.

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; DIAS, T. Y. A. F. ; VASCONCELOS, Q. L. D. A. Q. ; MONTEIRO, A. I. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . VISITA DOMICILIÁRIA A PUÉRPERA E AO RN : RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; DANTAS, B. A. S. ; TORRES, S. M. S. G. S. O. ; MAIA, E. M. C. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . A CONCEPÇÃO DE UMA ESTUDANTE DE ENFERMAGEM ACERCA DA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO PLANEJAMENTO FAMILIAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; ARAUJO, R. O. E. ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; BALDUINO, Livia Sêmele Câmara ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS: REVISÃO INTEGRATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; MENDES, Cristina Katya Torres Teixeira ; MEDEIROS, Lays Pinheiro ; LIBERATO, Samilly Márjore Liberato ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . ANÁLISE DE CONTEXTO DA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA COM ÚLCERA VENOSA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; BALDUINO, Livia Sêmele Câmara ; LIBERATO, Samilly Márjore Liberato ; MENDES, Cristina Katya Torres Teixeira ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Uso de coping e espiritualidade na enfermagem: revisão integrativa de literatura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, Marjorie Dantas Medeiros ; OLIVEIRA, A. K. A. ; OLIVEIRA, I. C. M. ; VASCONCELOS, Q. L. D. A. Q. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Erros cometidos por profissionais de enfermagem na administração de medicamentos: revisão integrativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    ANÁLISE DA ATENÇÃO A SAÚDE E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO E ADAPTAÇÃO DE PESSOAS COM ESTOMIAS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Isabelle Katherinne Fernandes Costa em 10/03/2022., Descrição: O diagnóstico situacional das Redes de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia e determinação do acesso a esses serviços é um dos primeiros passos para se obter informações que possam subsidiar intervenções e melhorias no cenário da assistência a essa população. Diversas tecnologias de educação em saúde têm sido produzidas a partir de levantamentos sobre a situação dos serviços e da assistência da pessoa com estomia, com o intuito de propor melhorias para os problemas encontrados e propiciar a qualidade de vida e adaptação dessas pessoas. Tecnologias audiovisuais da informação tem ganhado força no âmbito da educação e formação profissional, em ascensão no âmbito da saúde. Cursos educativos são parte dessas tecnologias e consistem em ferramentas de ensino-aprendizagem, haja vista que aproxima o ambiente educacional do cotidiano da sociedade, das linguagens e códigos utilizados. A telenfermagem também constitui um recurso importante na colaboração da assistência à saúde, como estratégia complementar, nas instituições de saúde, de modo a favorecer o acompanhamento contínuo dos pacientes. Outros dispositivos móveis, como tablets e smartphones têm ganhado ênfase, com acesso a múltiplos recursos e aplicativos. Observa-se assim, a importância de se explorar como os serviços de atenção à saúde da pessoa com estomia estão atuando, de modo a alimentar informações e subsidiar intervenções em saúde, além de desenvolver tecnologias com o objetivo de atingir profissionais e a população com estomias. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é verificar a atenção à saúde de pessoas com estomia e analisar o uso de tecnologias assistenciais para a promoção do autocuidado e da adaptação dessas pessoas. Espera-se, com esse estudo, ampliar a construção dos saberes teórico-práticos no desenvolvimento tecnológico em saúde, bem como contribuir na assistência à saúde da pessoa com estomia. O estudo terá impacto no avanço científico e produzirá inovações que contribuirão para formação profissional e autonomia de pessoas com estomias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Marjorie Dantas Medeiros Melo - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Integrante / LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS - Integrante / ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA - Coordenador / RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAÚJO - Integrante / Luana Souza Freitas - Integrante / Julliana Fernandes de Sena - Integrante / Suênia Silva de Mesquita Xavier - Integrante / Isabelle Pereira da Silva - Integrante / SOUZA, AMANDA JÉSSICA GOMES DE - Integrante / Silvia Kalyma paiva lucena - Integrante / simone karine da costa mesquita - Integrante / Lorena Brito do O - Integrante / simone helena dos santos de oliveira - Integrante / Breno Wagner de Araujo Cosme da Silva - Integrante / Iraktania Vitorino Diniz - Integrante / Maria Julia Guimarães Oliveira Soares - Integrante / Alcides Viana Lima Neto - Integrante / Maria Izabel Rezende Rodrigues - Integrante / Vivianne de Lima Melo - Integrante / Ylari Cabral Teixeira - Integrante / Aline Lopes Pinheiro - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Efetividade do Acompanhamento Via Telefone para Pessoas Estomizadas: Estudo Intervencional sob a Perspectiva do Modelo De Adaptação De Roy, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Isabelle Katherinne Fernandes Costa em 10/03/2022., Descrição: Ostomia é o nome dado a qualquer abertura do ambiente interno da estrutura corporal, para o ambiente externo. As denominações que derivam desse conceito relacionam-se com a localização dessa abertura. Nesse sentido, estomia é uma abertura criada artificialmente a partir do trato gastrointestinal, ou trato urinário, para o abdômen, por onde ocorre o desvio e eliminação do fluxo de fezes e urina. Pode ser permanente ou temporária e subdivide-se em três tipos: ileostomia, colostomia e urostomia. A assistência de enfermagem às pessoas estomizadas ocorre durante todo o processo pré-trans e pós operatório, sendo fundamental que o enfermeiro promova, desde o inicio das atividades assistenciais a esse grupo, um cuidado centrado na adaptação deste, a qual trará repercussões positivas ou negativas na qualidade de vida dos anos seguintes, dependendo da utilização de estratégias de enfrentamento à nova forma de eliminar excretas. Trata-se uma pesquisa sobre a promoção do processo adaptativo da pessoa com estomia intestinal, através uma intervenção via telefone, que será realizada à luz do Modelo de Adaptação de Roy, uma teoria de enfermagem. A pesquisa será realizada em duas etapas: a primeira referente ao processo de validação da ENAE, a segunda consistirá na execução da intervenção de acompanhamento via contato telefônico e análise da efetividade da intervenção. Espera-se com esse estudo oferecer aos estomizados uma nova forma de cuidado de enfermagem, que possa otimizar recursos físicos, psicológicos e financeiros, tanto para o profissional, quanto para a família e a própria pessoa estomizada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marjorie Dantas Medeiros Melo - Integrante / LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS - Integrante / GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO - Integrante / ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA - Coordenador / Luana Souza Freitas - Integrante / Julliana Fernandes de Sena - Integrante / CINTIA GALVÃO QUEIROZ - Integrante / SOUZA, AMANDA JÉSSICA GOMES DE - Integrante / Silvia Kalyma paiva lucena - Integrante / Breno Wagner de Araujo Cosme da Silva - Integrante / Mayra Beatriz Costa Medeiros - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Efetividade de intervenção à luz do modelo de adaptação de Roy em pessoas estomizadas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Isabelle Katherinne Fernandes Costa em 10/03/2022., Descrição: esse estudo tem como objetivo geral avaliar a efetividade de intervenção de seguimento pós-operatório na adaptação das pessoas estomizadas à luz do modelo de Roy.. Para alcançar os objetivos e metas delineados, o estudo será desenvolvido em duas etapas: a primeira, será a construção e validação de um instrumento para mensurar o nível de adaptação da pessoa com estomia à luz do modelo de adaptação de Roy em que será realizada uma revisão integrativa da literatura que embasará a construção do instrumento de adaptação. Os itens obtidos na literatura serão organizados a partir dos problemas adaptativos identificados e distribuídos nos modos fisiológico, autoconceito, função de papel e interdependência, conforme direcionamento do Modelo de Adaptação de Roy, em seguida, será realizado um estudo metodológico para validação de conteúdo do instrumento, utilizando o referencial teórico de Pasquali, com juízes selecionado na plataforma Lattes do CNPq, operacionalizado pela técnica Delphi. Os dados obtidos serão analisados pela equivalência, a correlação será obtida através do coeficiente de Kappa. A segunda etapa consistirá em um estudo clínico randomizado, baseado em uma intervenção de seguimento assistencial das pessoas com estomia à luz do Modelo de adaptação de Roy, a partir do contato telefônico. Todos os participantes serão submetidos à avaliação do nível de adaptação por meio do instrumento validado na etapa anterior. A amostra, contendo os grupos de intervenção e controle, será escolhida por intencionalidade em primeiro contato e distribuída de forma aleatória nos grupos controle e intervenção. Os sujeitos alocados no grupo controle terão o acompanhamento de rotina realizado pelos enfermeiros e profissionais das instituições que apoiam a pesquisa, o Centro Especializado em Reabilitação e Habilitação do RN e a Associação dos Ostomizados do Rio Grande do Norte. Para o grupo intervenção, além do seguimento de rotina, eles receberão o acompanhamento assistencial via contato telefônico (três ligações). Após a finalização do período de ligações, os entrevistados serão convidados a responder novamente o instrumento para mensurar o nível de adaptação das pessoas estomizadas à luz do Modelo de Adaptação de Roy, a fim de comparar com o estado inicial. Pretende-se utilizar a estatística descritiva, bem como o teste do qui-quadrado para comparar as diversas variáveis demográficas, e após verificação de normalidade, para fins de comparação dos grupos poderão ser utilizados o teste T, Wilcoxon e Mann-Whitney. Serão considerados estatiscamente significantes as diferenças com p-valor < 0,05. O presente estudo será submetido à Plataforma Brasil para avaliação no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Todos os passos da presente investigação cumprirão as instruções da Resolução n 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Para o desenvolvimento da proposta conta-se com equipe de colaboradores de diferentes áreas e de instituições nacionais, estudantes de pós-graduação de universidades da região Nordeste e de iniciação científica estarão diretamente envolvidos. Deste modo, esta iniciativa permitirá a formação de recursos humanos e a internacionalização do conhecimento mediante a publicação de artigos científicos. PROJETO FINANCIADO PELO CNPQ chamada Universal - MCTI/CNPq N 1/2016 [Faixa A].. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marjorie Dantas Medeiros Melo - Integrante / ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO - Integrante / LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS - Integrante / GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO - Integrante / ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA - Coordenador / ROSANE SOUSA DE ANDRADE - Integrante / Marina de Góes Silvetti - Integrante / Fernanda Gomes Dantas - Integrante / SOUZA, Mayara Beatriz da Costa - Integrante / Julliana Fernandes de Sena - Integrante / TIBURCIO, MANUELA PINTO - Integrante / TORRES, GILSON DE VASCONCELOS - Integrante / CINTIA GALVÃO QUEIROZ - Integrante / Jéssica Martinelli Martins de Assis - Integrante / Suênia Silva de Mesquita Xavier - Integrante / Isabelle Pereira da Silva - Integrante / SOUZA, AMANDA JÉSSICA GOMES DE - Integrante / FREITAS, LUANA - Integrante / Silvia Kalyma paiva lucena - Integrante / Ana Elza Oliveira de Mendonça - Integrante / CAMOMILA LIRA FERREIRA - Integrante / Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Construção e validação de instrumento para segurança do paciente, profissionais e serviço hospitalar durante o processo de medicação, Descrição: Com os avanços tecnológicos na área da saúde, a segurança do paciente vem a se torna algo inevitável no momento da prestação dos cuidados. Apesar da grande importância de assegurar a segurança do paciente afim de evitar agravos, trabalhos publicados nacionalmente e internacionalmente apontam que a maioria dos agravos em saúde são decorrentes de uma assistência deficiente. Os erros de medicação representam sério problema nos serviços de saúde, considerado um dos principais eventos adversos sofridos por usuários hospitalizados. Neste sentido, o projeto tem como objetivo geral construir e validar instrumentos para segurança do paciente, profissionais e serviço hospitalar durante o processo de medicação. O qual será desenvolvido por meio de um estudo metodológico, com a construção e validação de conteúdo de conteúdo dos instrumentos por juízes da pesquisa, com aplicação do Índice Kappa, aceitando-se o valor > 0,61 (nível bom) e Índice de Validade de Conteúdo > 0,75. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN. Entende-se que os instrumentos poderão facilitar a avaliação da prática de segurança do paciente, profissional e organização no tocante ao processo de medicação, por meio de instrumentos objetivos e claros. Acredita-se que, a partir do desenvolvimento desde trabalho e sua aplicação na prática hospitalar o mesmo trará como consequência a integração, crescimento, enriquecimento de novas práticas, conhecimentos e diminuição dos riscos inerentes à segurança do paciente associada ao sistema de medicação, a partir do uso de instrumentos validados, baseados nas melhor evidência científica disponível na literatura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marjorie Dantas Medeiros Melo - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Integrante / ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO - Integrante / CAMYLLA CAVALCANTE SOARES DE FREITAS - Integrante / LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS - Integrante / GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO - Coordenador / ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA - Integrante / Quinídia Lúcia Duarte Almeida Quité de Vasconcelos - Integrante / Manuela Pinto Tiburcio - Integrante / Daniele Vieira Dantas - Integrante / RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAÚJO - Integrante / Rodrigo Assis Neves Dantas - Integrante / Fernanda Gomes Dantas - Integrante / JÉSSIKA WANESSA SOARES COSTA - Integrante / Ana Elza Oliveira de Mendonça - Integrante / BÁRNORA THERESA DANTAS - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa atendidas na atenção primária, Descrição: As Úlceras Venosas (UV) vêm se constituindo um grande problema de saúde pública no Brasil e em todo mundo, sendo responsável por considerável impacto econômico devido a sua elevada incidência e prevalência. No Brasil, estima-se que cerca de 3% da população apresenta UV crônicas ou tenha algum tipo de complicação no processo de cicatrização. O projeto proposto tem como objetivo geral analisar a qualidade de vida das pessoas com úlcera venosa na Atenção primária de Natal/RN. Trata-se de um estudo analítico e abordagem quantitativa, realizado mediante aplicação de um formulário estruturado baseado nas características sociodemográficas e de saúde, e os seguintes instrumentos de avaliação de qualidade de vida: Chronic Venous Insufficiency Questionnaire (CIVIq) e o Short-Form-36 (SF-36). Os resultados serão analisados no programa SPSS 20.0 por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados deste estudo poderão proporcionar a formulação de protocolos de assistência e de novas práticas de intervenções nessa área, objetivando a melhoria da qualidade da assistência e de vida das pessoas com úlceras e familiares, bem como, possibilitará a ampliação da produção científica, desenvolvimento tecnológico e consequentemente renovação dos conhecimentos nesta área. Além disso, permitirá a reorganização e replanejamento da assistência integral, humanizada e resolutiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marjorie Dantas Medeiros Melo - Integrante / Samilly Márjore Dantas Liberato - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Integrante / CAMYLLA CAVALCANTE SOARES DE FREITAS - Integrante / LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS - Integrante / ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA - Coordenador / Quinídia Lúcia Duarte Almeida Quité de Vasconcelos - Integrante / Manuela Pinto Tiburcio - Integrante / Thalyne Yuri Araujo Farias Dias - Integrante / RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAÚJO - Integrante / Amanda Jéssica Gomes de Souza - Integrante / Luana Souza Freitas - Integrante / Fernanda Gomes Dantas - Integrante.

  • 2014 - Atual

    ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO MULTIDIMENSIONAL, Descrição: Em paralelo às modificações observadas na pirâmide populacional, alterações e doenças próprias do envelhecimento ganham maior expressão no conjunto da sociedade. Um dos resultados dessa dinâmica é uma demanda crescente por serviços de saúde. Aliás, este é um dos desafios atuais: escassez de recursos para uma demanda crescente. O idoso consome mais serviços de saúde. Para que haja qualidade nestes serviços é necessário o planejamento. Esse planejamento envolve diferentes aspectos que dizem respeito desde a adequação ambiental e o provimento de recursos materiais e humanos capacitados até à definição e implementação de ações de saúde específicas. Nesse sentido, este projeto propõe-se avaliar o atendimento oferecido e o impacto de uma intervenção na atenção primária à saúde, na qualidade de vida de idosos vinculados a Estratégia da Saúde da Família dos municípios de Natal e Santa Cruz, no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa que será realizado na Atenção Básica, em Unidades da Estratégia de Saúde da Família de Natal e Santa Cruz. A amostra se dará por amostragem sistemática com base no cadastro das Unidades de Saúde da Família na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CEP/HUOL (CAAE: 21996313.7.0000.5537, Número do Parecer: 562.318), e tem autorização institucional para a coleta de dados pela chefia das Secretarias Municipais de Saúde de Natal-RN e Santa Cruz-RN. Para os participantes da pesquisa serão esclarecidos os objetivos e importância deste estudo e aos que concordarem em participar será requisitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e o Termo de Autorização para Gravação de Voz. Este estudo utilizará uma entrevista semi-estruturada, contemplando três fases: na primeira fase do estudo serão aplicados: questionário com dados demográficos e características da dor, aplicação do instrumento PCATool versão profissionais, aplicação do instrumento PCATool versão usuários, questionário geral de saúde, questionário SF-36 e questionário de hábitos e estilo de vida. Nesta fase será utilizada também a estratégia de grupo focal. Na segunda fase do estudo, será desenvolvida uma proposta de intervenção em grupo, baseada nas necessidades e problemas dos idosos, identificados na fase anterior. Na terceira fase do estudo, será implementada a intervenção proposta e será analisado o impacto dessa intervenção na saúde dos idosos por meio do Questionário Geral de Saúde e Questionário SF-36. Os dados coletados serão analisados por meio de organização em banco de dados eletrônicos, digitação em planilha do aplicativo Microsoft Excel, e posteriormente serão exportados e analisados no programa estatístico SPSS 20.0. Após este processo, os resultados serão codificados e tabulados e apresentados na forma de tabelas, quadros e gráficos, com suas respectivas distribuições percentuais e resultados dos testes estatísticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marjorie Dantas Medeiros Melo - Integrante / Samilly Márjore Dantas Liberato - Integrante / Cristina Katya Torres Teixeira Mendes - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / CAMYLLA CAVALCANTE SOARES DE FREITAS - Integrante / MICHELINE DA FONSECA SILVA - Integrante / LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS - Integrante / ANDREA TAYSE DE LIMA GOMES - Integrante / GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO - Integrante / ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA - Integrante / Quinídia Lúcia Duarte Almeida Quité de Vasconcelos - Integrante / Manuela Pinto Tiburcio - Integrante / Thalyne Yuri Araujo Farias Dias - Integrante / RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAÚJO - Integrante / Amanda Jéssica Gomes de Souza - Integrante / THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE - Integrante / EULALIA MARIA CHAVES MAIA - Integrante / SANDRA MARIA DA SOLIDADE GOMES SIMOES DE OLIVEIRA TORRES - Integrante / Liliane Ecco - Integrante / Bruno Araújo da Silva Dantas - Integrante / Marina de Góes Silvetti - Integrante.

  • 2013 - 2014

    ASSISTÊNCIA CLÍNICA E ASPECTOS RELACIONADOS A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS COM ÚLCERA VENOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E TERCIÁRIA: proposição, implementação e avaliação de protocolo, Descrição: Estudo analítico comparativo, com delineamento transversal com abordagem quantitativa de tratamento e análise de dados, tendo como propósito análise da influência dos aspectos sociodemográficos, saúde, assistência à saúde e evolução clínica da úlcera venosa (UV) na qualidade de vida (QV) de pessoas lesionadas e propor a incorporação desses fatores associados num protocolo de assistência visando melhorar a QV das pessoas com essas lesões, além da cooperação técnica científica entre as instituições envolvidas nos dois países. O estudo está sendo desenvolvido em duas etapas: a primeira, em fase de conclusão, teve como objetivo geral analisar a influência da associação dos aspectos sociodemográficos, saúde, assistência à saúde e evolução clínica da UV na QV de pessoas assistidos em Natal/RN, Brasil e Évora / Portugal e a segunda etapa, a proposição, implementação e avaliação de protocolo de assistência as pessoas com UV nos serviços de saúde pesquisados. Os locais de estudo são o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), referência terciária do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculado ao complexo de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), situado em Natal/RN, Brasil e quatro unidades de Cuidados de Saúde Primários (CSP), vinculadas a regional de saúde do Conselho de Évora, integrantes do Sistema Nacional de Saúde (SNS) de Portugal, sendo três Unidades de Saúde Familiar (USF) e uma Unidade de Saúde Básica (USB). A amostra da primeira etapa da pesquisa foi constituída por 130 pessoas com UV atendidos nesses serviços de saúde nos dois países no período de setembro a novembro de 2010. A segunda etapa da pesquisa será constituída por pessoas com úlcera venosa atendida nos dois países no período de janeiro a junho de 2012, com previsão de serem pesquisados 50 pessoas com UV em cada País. Serão utilizados como instrumentos de coleta de dados um roteiro de entrevista e medidas biofisiológicas dos usuários e versão brasileira do questionário de QV do SF-36. A pesquisa foi aprovada do Comitê de Ética e Pesquisa do HUOL/UFRN, respeitando a normatização da Resolução 196/96, no que se refere aos aspectos éticos observados quando da realização da pesquisa envolvendo seres humanos, protocolo n 279/09 no Brasil e na Comissão de Ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora em Portugal, protocolo n 10028/10. Os dados coletados serão transferidos para o banco de dados na planilha do Microsoft Excel 2010, que após correção e categorização serão exportados e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial no programa SPSS 15.0 e apresentados na forma de tabelas e figuras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marjorie Dantas Medeiros Melo - Integrante / Livia Sêmele Câmara Balduíno - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO - Integrante / ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA - Integrante / Manuela Pinto Tiburcio - Integrante / Thalyne Yuri Araujo Farias Dias - Integrante / Daniele Vieira Dantas - Integrante / SANDRA MARIA DA SOLIDADE GOMES SIMOES DE OLIVEIRA TORRES - Integrante / Rodrigo Assis Neves Dantas - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078900 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 986404840

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

2017 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado acadêmico, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERN de Mestrado Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES de Iniciação científica, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção Integral á Saúde do Adulto

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção Integral á Saúde do Adulto

2015 - 2015

Centro Integrado de Atualização e Capacitação em Saúde

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

2017 - 2018

Centro Universitário de João Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 44

Outras informações:
Ministrando as disciplinas: - Estágio Supervisionado II - Bloco cirúrgico (prática) - Saúde do Adulto e do Idoso - Doenças Transmissíveis - Unidades Complexas - Bloco cirúrgico (teoria)

Atividades

  • 07/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário de João Pessoa - Unipê.,Linhas de pesquisa

2018 - 2019

Pace University

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Pace University.,Linhas de pesquisa