Josiel Leão Rodrigues

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). É mestrando em Engenharia da Produção pela UFSM. Trabalha como Coordenador da Qualidade na Metalúrgica Cofelma Ltda.

Informações coletadas do Lattes em 27/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia de Produção

2014 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Orientador:Leonardo Nabaes Romano.

Graduação em Engenharia Mecânica

2009 - 2014

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Projeto de uma Estrutura para um Simulador de Chuva Móvel.
Orientador: Leonardo Nabaes Romano

Formação complementar

2014 - 2014

SAG 2014 - Interpretação dos Critérios de Avaliaçã. (Carga horária: 16h). , Associação Qualidade RS/PGQP.

2014 - 2014

SAG 2014 - Avaliador. (Carga horária: 8h). , Associação Qualidade RS/PGQP.

2010 - 2010

LPKF Contact - RS. (Carga horária: 8h). , Anacom Eletrônica LTDA.

2010 - 2010

Capacitação SW WorkGroup PDM. (Carga horária: 24h). , SKA Automação de Engenharia.

2008 - 2008

LPKF S100. (Carga horária: 8h). , Anacom Eletrônica LTDA.

2008 - 2008

QUICK VISION PAK. (Carga horária: 14h). , Mitutoyo Sul Americana.

2007 - 2007

Programa 5S. (Carga horária: 8h). , Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria.

2007 - 2007

Soldagem MIG. , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul.

2006 - 2006

Montagem e manutenção de microcomputadores. , CS Computadores LTDA.

2005 - 2006

Tornearia Mecânica. (Carga horária: 200h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul.

2005 - 2005

Básico em Mecânica de Automóveis a álcool e gasoli. (Carga horária: 265h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul.

2005 - 2005

Básico em Eletricista de Automóveis. (Carga horária: 140h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul.

2004 - 2004

DESENHO INDUSTRIAL. (Carga horária: 840h). , ESCOLA MUNICIPAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - EMAI.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.

Participação em eventos

CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Análise diacrônica dos sistemas de movimentação dos simuladores de chuva. 2014. (Congresso).

Workshop da Qualidade. 2014. (Simpósio).

29º Jornada Acadêmica Integrada.ANÁLISE FUNCIONAL PARA O PROJETO DA ESTRUTURA DE UM SIMULADOR DE CHUVA MÓVEL. 2014. (Outra).

28ª Jornada Acadêmica Integrada.VALORAÇÃO DOS REQUISITOS DE CLIENTES NO PROJETO DE UM SIMULADOR DE CHUVA ATRAVÉS DO MÉTODO DE MUDGE. 2013. (Outra).

X Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sul.Comissário. 2012. (Outra).

XVIII Competição Baja SAE Brasil.Comissário. 2012. (Outra).

XVII Competição BAJA SAE BRASIL - PETROBRAS.BOMBAJA. 2011. (Outra).

XVI Competição Baja SAE BRASIL.BOMBAJA. 2010. (Outra).

VIII Competição Baja SAE Brasil - Etapa SUL.Equipe BOMBAJA. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, J. L. ; ROMANO, L. N. ; VOGEL, G. F. ; BOELTER, N. M. ; SANTOS, C. G. ; FELDMANN, I. G. ; GUEDES, J. V. C. ; BONALDO, S. . Análise diacrônica dos sistemas de movimentação dos simuladores de chuva.. In: CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia - Minas Gerais. Análise diacrônica dos sistemas de movimentação dos simuladores de chuva., 2014.

  • SANTOS, C. G. ; ROMANO, L. N. ; VOGEL, G. F. ; BONALDO, S. ; FELDMANN, I. G. ; RODRIGUES, J. L. ; BOELTER, N. M. ; GUEDES, J. V. C. . Análise e Mensuração dos Sistemas de Automação e Controle Presentes nos Simuladores de Chuva.. In: CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia - Minas Gerais. Análise e Mensuração dos Sistemas de Automação e Controle Presentes nos Simuladores de Chuva., 2014.

  • BOELTER, N. M. ; ROMANO, L. N. ; VOGEL, G. F. ; SANTOS, C. G. ; RODRIGUES, J. L. ; FELDMANN, I. G. ; GUEDES, J. V. C. . Caracterização dos Tipos de Sistemas Hidráulicos Presentes em Simuladores de Chuva para Ensaios e Pesquisas. In: CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia - Minas Gerais. Caracterização dos Tipos de Sistemas Hidráulicos Presentes em Simuladores de Chuva para Ensaios e Pesquisas, 2014.

  • RODRIGUES, J. L. ; ROMANO, L. N. ; BOELTER, N. M. ; SANTOS, C. G. ; VOGEL, G. F. ; FELDMANN, I. G. . ANÁLISE FUNCIONAL PARA O PROJETO DA ESTRUTURA DE UM SIMULADOR DE CHUVA MÓVEL. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2014, Santa Maria. ANÁLISE FUNCIONAL PARA O PROJETO DA ESTRUTURA DE UM SIMULADOR DE CHUVA MÓVEL, 2014.

  • BOELTER, N. M. ; ROMANO, L. N. ; RODRIGUES, J. L. ; FELDMANN, I. G. ; SANTOS, C. G. ; VOGEL, G. F. . ANÁLISE DA OPERAÇÃO DO SIMULADOR DE CHUVAS PARA DEFINIÇÃO DA FUNÇÃO GLOBAL DO SISTEMA HIDRÁULICO. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2014, Santa Maria. ANÁLISE DA OPERAÇÃO DO SIMULADOR DE CHUVAS PARA DEFINIÇÃO DA FUNÇÃO GLOBAL DO SISTEMA HIDRÁULICO, 2014.

  • FELDMANN, I. G. ; ROMANO, L. N. ; SANTOS, C. G. ; BOELTER, N. M. ; RODRIGUES, J. L. ; VOGEL, G. F. . CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE SIMULADORES DE CHUVA. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2014, Santa Maria - RS. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE SIMULADORES DE CHUVA, 2014.

  • RODRIGUES, J. L. ; ROMANO, L. N. ; VOGEL, G. F. ; ARRUE, A. ; BERGAMO, R. L. . VALORAÇÃO DOS REQUISITOS DE CLIENTES NO PROJETO DE UM SIMULADOR DE CHUVA ATRAVÉS DO MÉTODO DE MUDGE. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada, 2013, Santa Maria. VALORAÇÃO DOS REQUISITOS DE CLIENTES NO PROJETO DE UM SIMULADOR DE CHUVA ATRAVÉS DO MÉTODO DE MUDGE, 2013.

  • RODRIGUES, J. L. ; ROMANO, L. N. ; VOGEL, G. F. ; BONALDO, S. ; GUEDES, J. V. C. ; BOELTER, N. M. ; SANTOS, C. G. ; FELDMANN, I. G. . Análise Diacrônica dos Sistemas de Movimentação dos Simuladores de Chuva.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, J. L. ; ROMANO, L. N. ; BOELTER, N. M. ; SANTOS, C. G. ; VOGEL, G. F. ; FELDMANN, I. G. . ANÁLISE FUNCIONAL PARA O PROJETO DA ESTRUTURA DE UM SIMULADOR DE CHUVA MÓVEL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, J. L. ; ROMANO, L. N. ; VOGEL, G. F. ; ARRUE, A. ; BERGAMO, R. L. . Valoração dos Requisitos de Clientes no Projeto de um Simulador de Chuva Através do Método de Mudge.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Dimensionamento Estrutural de um Simulador de Chuva Móvel, Descrição: trata-se do dimensionamento da estrutura de um simulador de chuva móvel, capaz de garantir a sustentação mecânica de todos os sistemas que o simulador possuir, sendo responsável também pela mobilidade e praticidade do equipamento definindo as características mecânicas do simulador, tais como: Tipo de material empregado, dimensões utilizadas, escolhas de perfis estruturais, tipo de mobilidade empregada entre outras características pertinentes à estrutura do simulador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josiel Leão Rodrigues - Integrante / Leonardo Nabaes Romano - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Projeto um simulador de chuva, para utilização em pesquisas de persistência de agrotóxicos e erosão de solos, em campo, Descrição: Estudos sobre o efeito das chuvas em pesquisas de persistência de agrotóxico e erosão de solos são difíceis de serem realizados com chuva natural, pois não se tem controle sobre a duração, intensidade, distribuição e tipo de chuva. Uma alternativa que se apresenta é a utilização de simuladores de chuvas que permitem controlar as características das mesmas e têm a vantagem de poderem ser utilizados a qualquer tempo. Entretanto, atualmente a realização destes experimentos está limitada pela falta de mobilidade do equipamento, restringindo assim a realização de pesquisas a campo que dariam uma melhor qualidade de resultados. A partir desta premissa, este trabalho tem com objetivo o projeto de um equipamento para a simulação de chuva móvel, que será utilizado em estudos e pesquisas de persistência de agrotóxico e erosão de solos capaz de ser instalado a campo, e com controle automatizado de vazão e pressão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Josiel Leão Rodrigues - Integrante / Leonardo Nabaes Romano - Coordenador / Gilmar Fernando Vogel - Integrante / NATALIA MADALENA BOELTER - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2012

    Projeto, construção e validação de um descascador de mandioca para agricultura familiar, Descrição: proposta inclui o projeto e a construção de um protótipo de um descascador de mandioca a ser utilizado por agricultores dedicados ao seu cultivo e comercialização para consumo humano. Um levantamento bibliográfico deverá ser realizado a fim de identificar os equipamentos existentes para o descasque/limpeza da mandioca, esse estudo contemplará além da identificação dos equipamentos atualmente utilizados também os problemas relacionados a acidentes, produtividade e possíveis precariedades desses equipamentos existentes escolhidos para estudo. Em poder dos resultados levantados bibliograficamente se dará inicio ao projeto do produto com base no Modelo de Referência Para o Processo de Desenvolvimento de Máquina Agrícola (ROMANO, 2003), onde o projeto receberá fases de gerenciamento, seguindo os estudos realizados será pesquisada a necessidade dos clientes, desde a própria operação, manutenção e definição da vida útil do equipamento, em seguida a construção do protótipo e posterior teste de eficiência com alterações de projeto se caso necessário, por fim a transferência de tecnologia para o setor industrial, de modo a permitir a fabricação em série e a disponibilização no mercado para a aquisição por parte dos agricultores familiares... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josiel Leão Rodrigues - Integrante / Leonardo Nabaes Romano - Coordenador / André Rogério Kinalski Bender - Integrante / Ricardo Ferreira Severo - Integrante.

  • 2009 - 2011

    PROJETO, CONSTRUÇÃO E TESTES DE UM VEICULO TIPO MINICROSS, Descrição: O PROJETO MINIBAJA CONSISTE BASICAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE UM CARRO PROTÓTIPO DE CARROCERIA GAIOLA E PARTICIPAÇÃO DE UMA COMPETIÇÃO ANUAL REALIZADA EM SÃO PAULO. ALÉM DE UM ENDURO, DIVERSOS ITENS SÃO EXAMINADOS PARA CONSTRUIR A PONTUAÇÃO FINAL: AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA, ACELERAÇÃO, SLALON, VELOCIDADE, RAMPA, TRAÇÃO, AVALIAÇÕES ESTÁTICAS E RELATÓRIO DE CUSTOS. O PODER DE MOTIVAÇÃO, APRENDIZADO, DESENVOLVIMENTO DE APTIDÕES E TRABALHO EM EQUIPE É PODEROÍSSIMO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josiel Leão Rodrigues - Coordenador / Iberê Luiz Nodari - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria. , Av. Roraima, 1000- Centro de Tecnologia Prédio 07- Laboratório de Projetos e Sistemas Técnicos, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 81497471

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Fundo de Inovação Tecnológica - Bolsa de Iniciação Tecnológica

2013 - 2013

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação do Fundo de Inovação Tecnológica - Bolsa de Iniciação Tecnológica

2012 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no Fundo de Inovação Tecnológica - Bolsa de Iniciação Tecnológica como bolsista.

Atividades

  • 05/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Linhas de pesquisa

  • 05/2013 - 12/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Linhas de pesquisa

  • 09/2012 - 12/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Linhas de pesquisa

2015 - Atual

Metalúrgica Cofelma Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador da Qualidade, Carga horária: 44

2014 - 2015

Metalúrgica Cofelma Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista Técnico, Carga horária: 44

2013 - 2014

Metalúrgica Cofelma Ltda

Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolver atividades no setor de Engenharia de Produto.

2010 - 2011

TSM Antennas

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

TSM Antennas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista Industrial, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenhar e Projetar antenas de transmissão de dados, Projetar ferramental para confecção dos produtos da empresa, melhorias nos processos produtivos, Gerenciamento de projeto, Prototipagem

2005 - 2008

Silenkar Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista Projetista, Carga horária: 44

Outras informações:
Desenhar e Projetar escapamentos para linha Automotiva e Agrícola, Projetar ferramental para confecção dos produtos da empresa, melhorias nos processos produtivos, Prototipagem.

2011 - 2012

INTECSOL Aquecedores Solares

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 20