Eduardo Gonçalves Mota

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Luterana do Brasil (2001), mestrado em Materiais Dentários pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Materiais Dentários pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor do Curso de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Materiais Odontológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: CAD/CAM, nanotecnologia, resinas compostas, sistemas adesivos e propriedades mecânicas.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Materiais Dentários

2003 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Resinas compostas: comparação de popriedades mecânicas
Hugo Mitsuo Silva Oshima. Palavras-chave: Resinas compostas; Microdureza; Resistência.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Materiais Dentários

2001 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Avaliação da influência do óxido de zinco e eugenol na resistência de união ao cisalhamento de sistemas adesivos de frasco único, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: João Felipe Mota Pacheco
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Óxido de zinco e eugenol; Sistemas adesivos; Resistência de união.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Odontologia

1995 - 2001

Universidade Luterana do Brasil
Título: Compômeros: Análise de Microinfiltração
Orientador: Luiz Antonio Gaieski Pires

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos.

Organização de eventos

MOTA, E. G. . 26a. Jornada Odontológica dos Formandos da PUCRS. 2013. (Congresso).

FERREIRA, E. S. ; MOTA, E. G. . VI Encontro de Universitários de Odontologia do Cone Sul. 2008. (Congresso).

MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . X Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 1998. (Congresso).

MOTA, E. G. . XXXIV Encontro do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários. 1998. (Congresso).

Participação em eventos

1o Meeting de Odontologia Estética.1o Meeting de Odontologia Estética. 2018. (Encontro).

28a Jornada Odontológica dos Formandos da PUCRS. 2015. (Congresso).

3M KOL Meeting 2015 - Novas tecnologias e tendências na odontolgoia. 2015. (Seminário).

Otimizando Resultados com CAD/CAM. 2015. (Encontro).

Morfologia Dental (Dentes Anteriores). 2014. (Oficina).

Morfologia Dental (Dentes Posteriores). 2014. (Oficina).

Nova Geração de Materiais CAD CAM. 2014. (Outra).

Sirona Certification Speakers.Sirona Certification Speakers. 2014. (Outra).

XXVII Jornada Odontológica dos Formandos da PUCRS. 2014. (Congresso).

Capacitação docente 2011. 2011. (Oficina).

18 Corig. Nanotecnologia em odontologia: da inovação à prática clínica. 2010. (Congresso).

Capacitação docente: a (in) disciplina, o estudo e suas relações com o aprender. 2010. (Encontro).

Capacitação docente: do currículo formal ao currículo em ação. 2010. (Outra).

Capacitação docente - desafios emergentes da educação superior: responsabilidade social e apropriação de tecnologias de informação e comunicação. 2010. (Oficina).

XXIII Jornada Odontológica dos Formandos da PUCRS. 2010. (Outra).

VI Encontro Internacional de editores e autores de periódicos científicos da área de odontologia. 2009. (Encontro).

24ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Avaliação da resistência à união dentinária entre trataemnto ultra-sônico e alta rotação na interface dente/material restaurador.. 2007. (Congresso).

XVII Encontro do GBPD. Influência da espessura e tempo de polimerização na microdureza de quatro resinas compostas. 2007. (Congresso).

23º Congresso internacional de odontologia de São Paulo. 23º Congresso internacional de odontologia de São Paulo. 2005. (Congresso).

15. Congresso Odontológico Rio-grandense. 2004. (Congresso).

17. Jornada Odontológica dos Formandos da PUCRS. 2004. (Congresso).

21ª Reunião Anual da Sociedade de Pesquisa Odontológica. 21ª Reunião Anual da Sociedade de Pesquisa Odontológica. 2004. (Congresso).

22. Congresso internacional de odonologia de São Paulo. 2004. (Congresso).

36ª Semana acadêmica da odontologia da UFRGS. 2004. (Congresso).

II Encontro de Estética na Serra Gaúcha.II Encontro de Estética na Serra Gaúcha. 2004. (Encontro).

V Fórum de Pesquisa Cinetífica e Tecnológica.V Fórum de Pesquisa Cinetífica e Tecnológica. 2004. (Outra).

XII Semana acadêmica da faculdade de odontologia da ULBRA. XII Semana acadêmica da faculdade de odontologia da ULBRA. 2004. (Congresso).

X Salão de Iniciação Científica.X Salão de Iniciação Científica. 2004. (Outra).

XXVI Semana odontológica de Santa Maria. XXVI Semana odontológica de Santa Maria. 2004. (Congresso).

16ª Jornada acadêmica do formandos da PUCRS. 16ª Jornada acadêmica do formandos da PUCRS. 2003. (Congresso).

20ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 20ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2003. (Congresso).

35ª Semana acadêmica Odonto-UFRGS. 35ª Semana acadêmica Odonto-UFRGS. 2003. (Congresso).

I Encontro de Estética e Clareamento na Serra Gaúcha.I Encontro de Estética e Clareamento na Serra Gaúcha. 2003. (Encontro).

IV Fórum de pesquisa científica e tecnológica e IX Salão de iniciação científica. IV Fórum de pesquisa científica e tecnológica e IX Salão de iniciação científica. 2003. (Congresso).

XI Semana acadêmica do curso de odontologia da ULBRA. XI Semana acadêmica do curso de odontologia da ULBRA. 2003. (Congresso).

20. Congresso internacional de odontologia de São Paulo. 20º Congresso internacional de odontologia de São Paulo. 2002. (Congresso).

Diretrizes curriculares do ensino superior: a questão dos bacharelados e das lienciaturas frente as projetos pedagógicos dos cursos.Programa de capacitação docente. 2002. (Outra).

III Fórum de pesquisa científica e tecnológica e VIII Salão de iniciação científica. III Fórum de pesquisa científica e tecnológica e VIII Salão de iniciação científica. 2002. (Congresso).

X Semana acadêmica odontológica dos formandos da ULBRA. X Semana acadêmica odontológica dos formandos da ULBRA. 2002. (Congresso).

IX Semana acadêmica da faculdade de odontologia da Ulbra. IX Semana acadêmica da faculdade de odontologia da Ulbra. 2001. (Congresso).

13º Congresso odontológico Rio-grandense. 13º Congresso odontológico Rio-grandense. 2000. (Congresso).

17ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 17ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2000. (Congresso).

Diagnóstico em Patologia Bucal.Diagnóstico em Patologia Bucal. 2000. (Outra).

I Encontro de Formandos da ULBRA.I Encontro de Formandos da ULBRA. 2000. (Encontro).

16ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 16ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 1999. (Congresso).

7ª Jornada Odontológica Sul-Rio-Grandense. 7ª Jornada Odontológica Sul-Rio-Grandense. 1999. (Congresso).

7ª Semana Acadêmica da Odontologia ULBRA. 7ª Semana Acadêmica da Odontologia ULBRA. 1999. (Congresso).

XI Jornada odontológica dos formandos da PUCRS. XI Jornada odontológica dos formandos da PUCRS. 1999. (Congresso).

12º Congresso Odontológico Rio-Gandense. 12º Congresso Odontológico Rio-Gandense. 1998. (Congresso).

6ª Semana Acadêmica de Odontologia da ULBRA. 6ª Semana Acadêmica de Odontologia da ULBRA. 1998. (Congresso).

5ª Semana Acadêmica de Odontologia da ULBRA. 5ª Semana Acadêmica de Odontologia da ULBRA. 1997. (Congresso).

4ª Semana Acadmica de odontologia da ULBRA. 4ª Semana Acadmica de odontologia da ULBRA. 1996. (Congresso).

3ª Semana Acadêmica de Odontologia da ULBRA. 3ª Semana Acadêmica de Odontologia da ULBRA. 1995. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Nicolle Madruga Ramos Ferreira

KRAMER, P. F.;SPOHR, A. M.MOTA, EG. Avaliação da abrasividade de dentifrícios em resinas compostas nanoparticuladas: Estudo in vitro. 2023. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eneida Beatriz Sanfelice Valenzuela

RESTON, E. G.;Spohr, A. M.MOTA, EG. Resistência à fratura de facetas oclusais ultrafinas confeccionadas em CAD/CAM e cimentadas em esmalte e dentina. 2020. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laura Irgang Cardoso

COLLARES, F. M.; BURNETT JR, L. H.;E.G. Mota. Estabilidade de cor de resinas compostas com diferentes valores de croma: correlação do grau de conversão com deltaE e eluição de monômeros. 2020. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Júlia Willers Dreyer

SPOHR, A. M.; RESTON, E. G.;Mota, Eduardo G.. Efeito da vitrificação na resistência de união de um material adesivo à zircônia (Y-TZP). 2020. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bianca Moro Corrêa

BURNETT JÚNIOR, Luiz Henrique; TAVARES, Julieta Gomes;MOTA, E. G.. Propriedades mecânicas dos sistemas adesivos em odontologia restauradora: módulo de elasticidade e grau de conversão de monômeros. 2017. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mariá Cortina Bellan

MOTA, E. G.SPOHR, A. M.; JARIM, P. S.; BURNETT JUNIOR, L. H.. Interação de cimentos resinosos e materiais CAD/CAM: yTBS em dentina. 2016. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roberta Limeira Fulginiti

TEIXEIRA, E. R.; OZKOMUR, A.;MOTA, E. G.. Influência da temperatura de fusão de ligas de CoCr na adaptação marginal de superestruturas protéticas implanto-suportadas. 2016. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mauricio Tomazoni Peixoto

MOTA, E. G.Shinkai, Rosemary Sadami Arai; SOUZA, F. H. C.. Influência da espessura dos diferentes materiais cerâmicos em CAD/CAM e do tipo cimento na cor final de facetas. 2016. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudia Berta Duarte

OSHIMA, H. M. S.; FREITAS, M. P. M.;MOTA, E. G.. Avaliação da toxicidade de ligas metálicas de cobalto paládio cromo e cobalto cromo: estudo in vitro. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARIELE DINÁ MILDNER

OSHIMA, H. M. S.; FREITAS, M. P. M.;MOTA, E. G.. Análise da citotoxicidade de materiais restauradores poliméricos para técnica direta e indireta: estudo in vitro. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Élbio Costa Souza

E.G. Mota; LOPES, L. A. Z.;SEGUNDO, R. M. H.; OSHIMA, H. M. S.. Avaliação do comportamento de parafusos de retenção de próteses implanto suportadas - plataforma hexágono interno. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Augusto Wingert

BAHLIS, A.; COLLARES, F. M.;MOTA, E. G.. Avaliação do comportamento de parafusos de prótese implanto suportadas - plataforma hexágono externo. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cilea Slomp

BURNETT JR, L. H.; MORAES, R. R.;MOTA, E. G.. Endocrown em CEREC: análise in vitro da resistência à fratura e do modo de falha de diferentes blocos. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Heloísa Pressi

BURNETT JR, L. H.; MELARA, R.; RODRIGUES JUNIOR, S. A.;E.G. Mota. Avaliação in vitro da rugosidade de resinas compostas cobertas com selantes contendo ou não cargas inorgânicas submetidos à abrasão por escovação com diferentes tipos de dentifrícios. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tamara Paludo

OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva; FREITAS, M. P. M.;MOTA, E. G.. Influência de diferentes cargas de cimentação na resistência de união de cimentos resinosos à dentina. 2012. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriano Weis

MOTA, E. G.; KOPPER, P. M. P.. Avaliação e comparação de instrumentos rotatórios de NiTi antes a após o uso clínico. 2011. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Henrique Parente de Carvalho

MOTA, E. G.; KOPPER, P. M. P.;OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva. Influência da fadiga cíclica de instrumentos rotatórios de NiTi em canais simulados. 2011. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Alves Scheid

OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva; JARDIM, P.;MOTA, E. G.. Diferentes tipos de substrato dentinário podem influenciar a resistência de união de cimento resinoso autoadesivo?. 2011. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Álvaro Antônio de Freitas Arteche

MARCHIORO, Ernani Menezes;MOTA, E. G.; LIMA, Eduardo Martinelli Santayana de. Degradação de forças geradas por cadeias elásticas. 2010. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Fernanda Nascimento

Shinkai, Rosemary Sadami Arai; ELSEMANN, R. B.;MOTA, E. G.. Resistência à fratura de raízes enfraquecidas restauradas com pinos intra-radiculares e submetidos à ciclagem mecânica. 2010. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabrício Dorigon da Silva

TEIXEIRA, E. R.;MOTA, E. G.; HOLWEG, H.. Avaliação da pré-carga e torque de remoção de três tipos de parafusos de fixação de pilares para próteses unitárias implantossuportadas após ciclagem mecânica. 2010. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janise Bizarro Pereira Porto

LIMA, Eduardo Martinelli Santayana de; FERREIRA, E. S.;MOTA, E. G.. Avaliação in vitro das forças geradas por cadeias elásticas e molas fechadas de NiTi. 2010. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Machado Barbieri

BURNETT JR, Luiz HenriqueSILVA, I. N. L.MOTA, E. G.; RODRIGUES JUNIOR, S. A.. Avaliação in vitro da resistência à abrasão de resinas compostas com diferentes composições de matriz orgânica fotoativados com duas densidades de energia e a influência de dentifrícios clareadores na rugosidade superficial de resinas compostas. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Silva Hamester Rodrigues

BURNETT JR, Luiz Henrique; RODRIGUES JUNIOR, S. A.;MOTA, E. G.SILVA, I. N. L.. Microdureza, módulo de elasticidade e grau de cristalinidade de compósitos ativados por LED e luz halógena com diferentes densidades de energia. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Hörlle

HIRAKATA, Luciana MayumiMOTA, E. G.; RADOS, P. V.. Avaliação da carga inorgânica de resinas compostas de conteúdo nanomérico. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda de Cássia Mortari Cavazzola

SPOHR, Ana MariaMOTA, E. G.; MANIERI, E. T.; RESTON, E. G.. Efeito da vibração sônica em um adesivo autocondicionantes e de frasco único na resistência de união em dentina. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joaquim Luiz de Lima Beck Neto

MOTA, E. G.Shinkai, Rosemary Sadami Arai; MANIERI, E. T.;MASOTTI, A. S.. Avaliação da dureza e rugosidade superficial de material reembasador resiliente submetido a agente químico de limpeza e a escovação simulada. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Álvaro Gruendling

MOTA, E. G.OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva; MANIERI, E. T.. Avaliação da influência do tratamento dentário na adesão de cimento resinoso auto-adesivo à dentina. 2008. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudia Snatos Mezzomo

MEZZOMO, C. S.;MOTA, E. G.; MARCHIORO, Ernani Menezes; QUINTAO, C. A.. Avaliação in vitro da resistência de união ao cisalhamento na colagem de bráquetes por duas fontes de luz. 2007. Dissertação (Mestrado em Materiais Dentários) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréa Mara Vendrusculo

MOTA, E. G.; BUSATO, A. L. S.; BARBOSA, A. N.; LOPES, Luiz Artur. Avaliação quantitativa da linha de cimento de quatro agentes cimentantes: estudo in vivo. 2007. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Carine Maccarini Dall`Igna

MOTA, E. G.; MARCHIORO, Ernani Menezes; BITTENCOURT, M. A. V.. Efeito do tempo de polimerização na colagem de bráquetes com o uso dos fotoaivadores LED e PAC. 2007. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Cirurgia e Traum. Buco-Maxilo Facial)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Eduardo Agostino Balbinot

BALBINOT, Carlos Eduardo Agostino;MOTA, E. G.; FIGUEIRO, C.;BURNETT JR, Luiz Henrique. Avaliação de Propriedades Mecânicas de Resinas Compostas Nanoparticuladas. 2006. Dissertação (Mestrado em Materiais Dentários) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rogério Simões Rosa

ROSA, Rogério Simões; FIGUEIRO, C.;MOTA, E. G.; BELTRAO, M. C. G.. Comparação da Rugosidade após Abrasão por Escovação e da Microdureza entre Resinas Compostas Nanoparticuladas e Microhíbrida. 2006. Dissertação (Mestrado em Materiais Dentários) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nilton de Moura Alves

KRAMER, P. F.; NEVES, M.; WEBER, J. B. B.;MOTA, E. G.. Desenvolvimento de um protótipo de abridor de boca para Odontopediatria. 2023. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Mariá Cortina Bellan

SPOHR, A. M.; BORGES, G. A.; MONTES, M. A. J. R.;MOTA, EG. Pinos de fibra de vidro customizados manualmente e pela técnica CAD/CAM: estudo da interface de união. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Odontolgia da PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiane Maira Boniatti Mussatto

COLLARES, F. M.; PAPALÉO, RICARDO MEURER;SPOHR, A. M.MOTA, E. G.. Avaliação da adição de nanopartículas de sílica nas propriedades mecânicas de polímeros odontológicos. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Odontolgia da PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Danilo Renato Schneider

SHINKAI, R. S. A.;MOTA, EG. Relação entre a proporção de osso cortical e análise de textura trabecular em tomografias computadorizadas com estabilidade e perda óssea de implantes curtos. 2018. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo de Cesero

MOTA, E. G.; GALAFASSI, D.; ELSEMANN, R. B.;SPOHR, A. M.; BURNETT JÚNIOR, Luiz Henrique. Influência da adição de nanopartículas de sílica nas propriedades mecânicas de gessos odontológicos. 2017. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ligia Maria Nogarett Pibernat de Carvalho

MOTA, E. G.BURNETT JR, Luiz HenriqueOLIVEIRA, A. C. C.; MAHL, C. R. W.. Avaliação da liberação de bisfenol A em blocos de materiais dentários CAD/CAM. 2017. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: juliana doncatto bettinelli

MOTA, E. G.; BOTEGA, D. M.; PAGNOCELLI, R. M.; TRICHES, D. F.; COSTA, C. S.. Utilização do laser de diodo como alternativa no tratamento de superfície em restaurações CAD/CAM. 2017. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Fernandes Garcia

PAGNOCELLI, R. M.;MOTA, E. G.; VIEGAS, V. N.; TORRIANI, M. A.; GERZSON, A. S.. Avaliação do biomaterial PLGA com hormônio de crescimento recombinante (rhGH) em modelo animal. 2017. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Édio Giacomelli

SPOHR, A. M.; GHIGGI, P. C.; WEBER, J. B. B.;BURNETT JR, Luiz HenriqueMOTA, E. G.. Avaliação in vitro da citotoxicidade e genotoxicidade celular do cimento de ionômero de vidro modificado por carbonato de cálcio de conchas marinhas. 2017. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Alves Scheid

OSHIMA, H. M. S.; CARLINI JUNIOR, B.; PRIETSCH, J. R.;MOTA, E. G.; CAMPOS, M. M.. Inclusão de antimicrobianos em um cimento de ionômero de vidro modificado por resina. 2014. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anne Buss Becker

OSHIMA, H. M. S.; FIGUEIRO, C.; JACQUES, L. B.;MOTA, E. G.SEGUNDO, R. M. H.. Avaliação da precisão dos modelos de gesso obtidos por diferentes técnicas de moldagem para próteses múltiplas implanto suportadas. 2014. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: SILVIA TERRA FONTES

MASOTTI, A. S.MOTA, E. G.; CORREA, F. O. B.. Influência da técnica de isolamento do campo operatório em restaurações Classe V: um ensaio clínico randomizado. 2011. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carlos Alexandre Woitchunas

MOTA, E. G.; PRIETSCH, J. R.; FREITAS, M. P. M.;OSHIMA, Hugo Mitsuo SilvaHIRAKATA, Luciana Mayumi. Correlação entre absorção de água e tração diametral de dois cimentos resinosos ortodônticos. 2011. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jorge Alberto Gonçalves

MOTA, E. G.; COUTO, A. H. C.; PEIXOTO, J. P. O.; MANIERI, E. T.; BURMANN, P. A.. Efeito do condicionamento de pinos de fibra de vidro na microdureza e morfologia superficial. 2011. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Regênio Mahfuz Herbstrith Segundo

MOTA, E. G.OSHIMA, Hugo Mitsuo SilvaBURNETT JR, Luiz Henrique; FIGUEIRO, C.; MANIERI, E. T.. Distribuição de tensões em quatro sistemas de implantes e osso adjacente através da análise por elementos finitos com modelagem tridimensional. 2010. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rogério Simões Rosa

MOTA, E. G.; BARBOSA, A. N.; BAHLIS, A.;MASOTTI, A. S.OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva. Propriedades Mecânicas de Resinas Compostas Nanoparticuladas. 2010. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gustavo Frainer Barbosa

MOTA, E. G.OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva; BAHLIS, A.; PRIETSCH, J. R.; MANIERI, E. T.. Análise de metodologias de microdureza aplicadas a compósitos: é possível comparar resultados utilizando-se diferentes protocolos?. 2010. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graziela Henriques Westphalen

MENEZES, L. M.; LOCKS, A.; QUINTAO, C. C. A.;MOTA, E. G.; SOUZA, M. A. L.. Toxicidade celular e genética de materiais ortodônticos. 2009. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Antonio Gaeiski Pires

MOTA, E. G.; PACHECO, João Felipe Mota;BURNETT JR, Luiz HenriqueHIRAKATA, Luciana MayumiSILVA, I. N. L.. Comparação de propriedades mecânicas e do conteúdo de carga de cinco resinas compsotas com nanopartículas. 2008. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antônio Carlos Castellan de Oliveira

OSHIMA, Hugo Mitsuo SilvaMOTA, E. G.; MANIERI, E. T.; FIGUEIRO, C.. Influência da largura do cinzel utilizado em ensaio mecânico de cisalhamento sobre a resistência da união. 2008. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Conde

CONDE, Alexandre;MOTA, E. G.OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva; MANIERI, E. T.; VEECK, E. B.. Avaliação da Resistência à União Dentinária entre Tratamento Ultra-sônico e Alta Rotação na Interface Dente/Material Restaurador. 2007. Tese (Doutorado em Materiais Dentários) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renata Pedrolli Renza

HUBLER, R.; MACEDO, C. A. S.; COSTA, E. M.;MOTA, E. G.. Deposição e caracterização de nanotubos de TiO2 crescidos em superfícies de titânio para aplicação em implantes. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Tecnologia de Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Renato Prietsch

MOTA, E. G.SPOHR, Ana Maria. Desenvolvimento de um instrumento para mensuração da resistência de união de bráquetes ortodônticos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Telmo Bandeira Berthold

MOTA, E. G.; LIMA, Eduardo Martinelli Santayana de; MARCHIORO, Ernani Menezes. Avaliação do grau de polimerização - espectroscopia e microdureza - de resina composta e da geração de calor nas unidades fotoativadoras xenon e halógena: estudo in vitro. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Odontologia (Cirurgia e Traum. Buco-Maxilo Facial)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Cecília Gomes Beltrão

MOTA, E. G.BURNETT JR, Luiz Henrique. Resistência à fratura de molares restaurados com pino de fibra de vidro transfixado horizontalmente. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Eduardo Blos

MOTA, E. G.; WOLWACZ, Víctor Ferrás;PIRES, Luiz Antônio Gaieski. Avaliação da resistência de união ao cisalhamento de diferentes sistemas adesivos em dentina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Daniela Blos

MOTA, E. G.; WOLWACZ, Víctor Ferrás;PIRES, Luiz Antônio Gaieski. Avaliação da resistência de união ao cisalhamento de diferentes sistemas adesivos em dentina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Carolina dos Santos

MOTA, E. G.; MASSA, Fernando;PIRES, Luiz Antônio Gaieski. Resinas acrílicas: influência da fonte de ativação na resistência flexural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lidiane Togni

MOTA, E. G.; MASSA, Fernando;PIRES, Luiz Antônio Gaieski. Resinas acrílicas: influência da fonte de ativação na resistência flexural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Fabiana Gracia

MOTA, E. G.PIRES, Luiz Antônio Gaieski; MARCHIORO, Ernani M. Influência do meio seco e úmido na resistência de união entre botão lingual e esmalte bovino (in vitro). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Gabriela Bertoja

MOTA, E. G.PIRES, Luiz Antônio Gaieski; MASSA, Fernando. Comparação da resitnci à compressão de resinas compostas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Mariana Bridi Moschetti

MOTA, E. G.PIRES, Luiz Antônio Gaieski; MASSA, Fernando. Comparação da resistncia à compressão de resinas compostas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ary Salazar Rubim Pereira

MOTA, E. G.; ARTECHE, Luiz Alberto; CUNHA, Flávio. Análise morfológica de diferentes procedimentos de acabamento e polimento de resinas compostas em dentes posteriores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Marcelo Massignani Pires

MOTA, E. G.; ARTECHE, Luiz Alberto; CUNHA, Flávio. Análise morfológica de diferentes procedimentos de acabamento e polimento de resinas compostas em dentes posteriores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Aline Vargas de Almeida

MOTA, E. G.PIRES, Luiz Antônio Gaieski; LOPES, Luiz Artur. A influência do cimento de óxido de zinco e eugenol na força de união à tração de um sistema adesivo em dentina. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Betina Rosembergas Castan

MOTA, E. G.PIRES, Luiz Antônio Gaieski; LOPES, Luiz Artur. A influência do cimento de óxido de zinco e eugenol na força de união à tração de um sistema adesivo em dentina. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Daniel Tozatti Mazzoccato

MOTA, E. G.PIRES, Luiz Antônio Gaieski; LOPES, Luiz Artur. Comparação da resistência à flexão entre pinos diretos metálicos e não metálicos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lourenço Farias de Moraes

MOTA, E. G.PIRES, Luiz Antônio Gaieski; LOPES, Luiz Artur. Comparação da resistência à flexão entre pinos diretos metálicos e não metálicos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cristyan Marcel Corrâ Xavier

MOTA, E. G.PIRES, Luiz Antônio Gaieski; CUNHA, Flávio. A influência da polimerização adicional na resistência à tração diametral de compósitos microhibridos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Juan Diego Chaves Ortiz

MOTA, E. G.PIRES, Luiz Antônio Gaieski; CUNHA, Flávio. A influência da polimerização adicional na resistência à tração diametral de compósitos microhibridos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cristina Saft Matos Vieira

MOTA, E. G.; LOPES, Luiz Artur; MASSA, Fernando. Avaliação da reprodução dimensional em moldagens com o uso de poliéter e polissulfeto em moldeiras individuais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Kelly Yuri Taneda

MOTA, E. G.. Avaliação da reprodução dimensional em moldagens com o uso de poliéter e polissulfeto em moldeiras individuais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil.

MOTA, EG. 19o Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MOTA, E. G.. Comitê Interno de Avaliação dos Projetos submetidos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/PUCRS/2014-2015. 2014. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MOTA, E. G.. Comitê Interno de Avaliação dos Projetos submetidos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/PUCRS/2014-2015. 2014. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MOTA, E. G.. Avaliador no 15o Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2014. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MOTA, E. G.. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica CNPQ/FAPERGS da PUCRS. 2014. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MOTA, E. G.. Seminário Interno de Avaliação Cinetífica CNPq/FAPERGS da PUCRS. 2011. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MOTA, E. G.. XII Salão de Iniciação Cinetífica da PUCRS. 2011. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MOTA, E. G.. XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2010. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Orientou

Júlia Willers Dreyer

Efeito da vitrificação na resistência de união de um material adesivo à zircônia; 2020; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Fernanda Dani Rech

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE CONDICIONAMENTO COM ÁCIDO FLUORÍDRICO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CERÂMICA À BASE DE DISSILICATO DE LÍTIO PARA CAD/CAM; 2019; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Laura Smidt Nunes

Efeito da usinagem e de procedimentos pós-usinagem na superfície de materiais odontológicos para CAD/CAM; 2016; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Mariá Cortina Bellan

Interação de cimentos resinosos e materiais CAD/CAM: yTBS em dentina; 2016; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Mauricio Tomazoni Peixoto

Influência da espessura dos diferentes materiais cerâmicos em CAD/CAM e do tipo cimento na cor final de facetas; 2016; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Élbio Costa Souza

Avaliação do comportamento de parafusos de retenção de próteses implanto suportadas - plataforma hexágono interno; 2015; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Augusto Wingert

Avaliação do comportamento de parafusos de prótese implanto suportadas - plataforma hexágono externo; 2015; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Adriano Weis

Avaliação e comparação de instrumentos rotatórios de NiTi antes a após o uso clínico; 2011; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Henrique Parente de Carvalho

Influência da fadiga cíclica de instrumentos rotatórios de NiTi em canais simulados; 2011; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Joaquim Luiz de Lima Beck Neto

Avaliação da dureza e rugosidade superficial d material reembasador resiliente submetido a agente químico de limpeza e a escovação simulada; 2009; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Fernanda de Cássia Mortari Cavazzola

Efeito da vibração sônica em um adesivo autocondicionante e de frasco único na resistência união em dentina; 2009; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Carlos Eduardo Agostino Balbinot

Avaliação de propriedades mecânicas de resinas compostas nanoparticuladas; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Rogério Simões Rosa

Resinas compostas: comparação de propriedades mecânicas e do grau de conversão; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Mauricio Tomazoni Peixoto

ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE COR DE FACETAS LAMINADAS CONFECCIONADAS EM CAD-CAM: ESTUDO OBSERVACIONAL DE COORTE; 2021; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Cristiane Maria Boniatti Mussatto

Avaliação da adição de nanopartículas de sílica nas propriedades mecânicas de polímeros odontológicos; 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Odontolgia da PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Pamela Tomazi Godoy

Comparação de Técnicas para Caracterização Extrínseca de Cerâmicas em CAD/CAM; 2018; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Leonardo de Cesero

Influência da adição de nanopartículas de sílica nas propriedades mecânicas de gessos odontológicos; 2017; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Ligia Maria Nogarett Pibernat de Carvalho

Avaliação da liberação de bisfenol A em blocos de materiais dentários CAD/CAM; 2017; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

juliana doncatto bettinelli

Utilização do laser de diodo como alternativa no tratamento de superfície em restaurações CAD/CAM; 2017; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

lisiane martins fracasso

Avaliação in vitro do efeito de agentes clareadores externos em esmalte dental bovino e humano; 2016; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Leonardo de Cesero

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PARTÍCULAS DE SÍLICA NANOMÉTRICAS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE GESSOS ODONTOLÓGICOS; 2015; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Carlos Alexandre Woitchunas

Correlação entre absorção de água e tração diametral de dois cimentos resinosos ortodônticos; 2011; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Jorge Alberto Gonçalves

Efeito do condicionamento de pinos de fibra de vidro na microdureza e morfologia superficial; 2011; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Rogério Simões Rosa

Propriedades mecânicas de resinas compostas nanoparticuladas; 2010; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Luiz Antônio Gaieski Pires

Comparação de propriedades mecânicas e do conteúdo de carga de cinco resinas compostas com nanopartículas; 2008; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Alexandre Conde

Influência da cavitação ultrassônica dentinária na interface dente/material restaurador avaliado pela resistência de união por microtração; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Letícia Schüler

Microabrasão: revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Lívia Alvariza

Microabrasão: revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Julien Caetano Brites Campodonico

Análise estética do sorriso: revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Laura Simões

Análise estética do sorriso: revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Fernanda Degasperi

Análise da interface dentina radicular/pinos de fibra/cimentos resinosos através de ensaio de pull out e microscopias; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

MARCELO PIRES

Análise morfológica de diferentes procedimentos de acabamento e polimento de resinas compostas para dentes posteriores; 2004; 28 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Ary Salazar Rubim Pereira

Análise morfológica de diferentes procedimentos de acabamento e polimento de resinas compostas em dentes posteriores; 2004; 28 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Juan Diego Chaves Ortiz

A influência da polimerização adicional na resistência à tração diametral de um compósito microhíbido; 2003; 29 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Cristyan Marcel Corrêa Xavier

A influência da polimerização adicional na resistência à tração diametral de um compósito microhíbido; 2003; 29 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Amanda Baptista da Silva Heck

Avaliação da liberação de Bisfenol A de resina composta na saliva, estudo in vitro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Eduardo Gonçalves Mota;

Produções bibliográficas

  • SUBRAMANI, K. ; DECKER, B. ; CHAUDHRY, K. ; SUBBIAH, U. ; MOTA, EG. . Evaluation of Remineralization of White Spot Lesions with Quercetin Nanoparticles: An in vitro Study. JOURNAL OF CLINICAL AND EXPERIMENTAL DENTISTRY , v. 17, p. e119-e130, 2025.

  • LIPPERT, VINÍCIUS FUNGHETTO ; BRESCIANI, EDUARDO ; Mota, Eduardo Gonçalves ; BITTENCOURT, HÉLIO RADKE ; KRAMER, PAULO FLORIANI ; SPOHR, Ana Maria . In vitro comparison of one-step, two-step, and three-step polishing systems on the surface roughness and gloss of different resin composites. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry , v. 36, p. 785-795, 2024.

  • DE OLIVEIRA, PÂMELLA TOMAZI GODOY ; QUEIROGA, RODRIGO BICALHO ; Mota, Eduardo Gonçalves ; BITTENCOURT, HELIO RADKE ; KUNRATH, MARCEL FERREIRA ; TEIXEIRA, EDUARDO ROLIM . Comparative analysis of techniques for extrinsic characterization of CAD/CAM ceramics. CERAMICS INTERNATIONAL , v. 49, p. 15044-15054, 2023.

  • BELLAN, MC ; DA CUNHA, PFJS ; COLOMBINO, ACL ; BITTENCOURT, HR ; MOTA, EG ; BORGES, GA ; SPOHR, AM . Retention of Manually or CAD/CAM-customized Fiberglass Posts Luted to Enlarged Root Canals with Different Resin Cements. OPERATIVE DENTISTRY (ONLINE) , v. 47, p. 449-460, 2022.

  • GAMA, MER ; BALBINOT, GS ; FERREIRA, GC ; MOTA, EG ; LEITUNE, VCB ; COLLARES, FM . CAD/CAM Milled Glass Fiber Posts: Adaptation and Mechanical Behavior in Flared Root Canals. OPERATIVE DENTISTRY (ONLINE) , v. 46, p. 438-447, 2021.

  • MUSSATTO, C. M. B. ; OLIVEIRA, E. M. N. ; SUBRAMANI, K. ; PAPALÉO, R. M. ; MOTA, E. G. . Effect of silica nanoparticles on mechanical properties of self-cured acrylic resin. JOURNAL OF NANOPARTICLE RESEARCH , v. 22, p. 317, 2020.

  • MATTIELLO, FABIANO DALLA LANA ; MATJE, PAULO RICARDO BACCARIN ; KIM, KIM BEOM ; MOTA, E. G. ; ARAÚJO, EUSTÁQUIO AFONSO ; DE LIMA, EDUARDO MARTINELLI S . Comparison of cleaning methods on debris, surface roughness and static friction of retrieved stainless steel archwires. REVISTA ODONTO CIÊNCIA (ONLINE) , v. 32, p. 131-135, 2018.

  • DE CESERO, LEONARDO ; DE OLIVEIRA, ELISA MAGNO NUNES ; BURNETT JUNIOR, LUIZ HENRIQUE ; PAPALÉO, RICARDO MEURER ; Mota, Eduardo Gonçalves . The addition of silica nanoparticles on the mechanical properties of dental stone. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY , v. 118, p. 535-539, 2017.

  • BELLAN, MARIÁ CORTINA ; CUNHA, PATRÍCIA FERNANDES JERZEWSKI SOTERO DA ; TAVARES, Julieta Gomes ; SPOHR, A. M. ; MOTA, E. G. . Microtensile bond strength of CAD/CAM materials to dentin under different adhesive strategies. BRAZILIAN ORAL RESEARCH , v. 31, p. 1-10, 2017.

  • MOTA, E. G. ; SMIDT, LAURA NUNES ; FRACASSO, LISIANE MARTINS ; BURNETT, LUIZ HENRIQUE ; SPOHR, A. M. . The effect of milling and postmilling procedures on the surface roughness of CAD/CAM materials. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry , v. 11, p. 1-9, 2017.

  • CUMERLATO, MARINA ; Eduardo Martinelli Santayana de Lima ; OSORIO, LEANDRO BERNI ; MOTA, E. G. ; MENEZES, Luciane Macedo de ; RIZZATTO, Susana Maria Deon . Effect of surface treatment of prefabricated teeth on shear bond strength of orthodontic brackets. Dental Press Journal of ORTHODONTICS , v. 22, p. 47-52, 2017.

  • SOUZA, N. C. ; MARCONDES, M. L. ; BREDA, R. V. ; WEBER, J. B. B. ; MOTA, E. G. ; SPOHR, A. M. . Relined fiberglass post: an ex vivo study of the resin cement thickness and dentin-resin interface. Brazilian oral research , v. 30, p. 1-7, 2016.

  • BONATO, F. ; SPOHR, A. M. ; MOTA, E. G. ; RODRIGUES-JUNIOR, S. A. ; BURNETT JÚNIOR, Luiz Henrique . Surface roughness and maintenance of surface sealants for resin composites after toothbrusihing. American Journal of Dentistry , v. 29, p. 39-45, 2016.

  • STONA, D. ; BURNETT JÚNIOR, Luiz Henrique ; MOTA, E. G. ; SPOHR, A. M. . Fracture resistance of computer-aided design and computer-aided manufacturing ceramic crowns cemented on solid abutments. The Journal of the American Dental Association (1939) , v. 146, p. 501-507, 2015.

  • FAVERO, F. J. ; MELO, T. A. F. ; STONA, D. ; MOTA, E. G. ; SPOHR, A. M. ; BURNETT JÚNIOR, Luiz Henrique . Strengthening effect of horizontally placed fiberglass posts in endodontically-treated teeth restored with direct resin composite. American Journal of Dentistry , v. 28, p. 143-149, 2015.

  • GHIGGI, P. C. ; STEIGER, A. K. ; MARCONDES, M. ; MOTA, E. G. ; BURNETT JÚNIOR, Luiz Henrique ; SPOHR, A. M. . Does immediate dentin sealing influence the polymerization of impression materials?. European Journal of Dentistry , v. 8, p. 366-372, 2014.

  • DE CESERO, LEONARDO ; MOTA, E. G. ; BURNETT, LUIZ HENRIQUE ; SPOHR, A. M. . The influence of postpouring time on the roughness, compressive strength, and diametric tensile strength of dental stone. The Journal of Prosthetic Dentistry (Print) , v. 1, p. S0022-3913(14)0, 2014.

  • MOTA, E. G. ; FULGINITI, R. L. ; PRIETSCH, D. L. ; BARBOSA, G.F. ; OSHIMA HMS . The Influence of Testing Protocols on Microhardness Tests of Composite Resin with Different Viscosities.. OHDM - Oral Health and Dental Management , v. 13, p. 1140, 2014.

  • FRACASSO, L ; MOTA, E. G. ; NOGARETT, L. M. . Próteses sobre implantes parafusadas versus cimentadas. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (IMES) , v. 11, p. 47-50, 2014.

  • SALAVERRY, A. ; BORGES, Gilberto Antonio ; MOTA, E. G. ; BURNETT JÚNIOR, Luiz Henrique ; SPOHR, A. M. . Effect of resin cements and aging on cuspal deflection and fracture resistance of teeth restored with composite resin inlays. Journal of Adhesive Dentistry , v. Apr 18, p. 23653900, 2013.

  • CESERO, L. ; NOGARETT, Lígia Maria ; MOTA, E. G. ; FRACASSO, L. M. ; ARAUJO, C. R. P. . Influence of Elastic Recovery Time on the Dimensional Stability of Polydimethylsiloxane (PDS). Polímeros (São Carlos. Impresso) , v. 23, p. 473-476, 2013.

  • BURNETT, LH ; OLIVEIRA, L ; MOTA, EG ; BORGES, GA ; SPOHR, AM . Influence of Immediate Dentin Sealing Techniques on Cuspal Deflection and Fracture Resistance of Teeth Restored with Composite Resin Inlays. Operative Dentistry , v. 38, p. 130529123410004, 2013.

  • LIMEIRA, R. ; KOPPER, R. A. P. ; MOTA, E. G. . Inlays e onlays: das metálicas às estéticas. Pro-Odonto Prótese. Programa de Atualização em Prótese Odontológica , v. 4, p. 77-152, 2013.

  • SILVA, Ana Amélia Bianchi e ; GHIGGI, P. C. ; MOTA, E. G. ; BROGES, Gilberto Antonio ; BURNETT JÚNIOR, Luiz Henrique ; SPOHR, A. M. . Influence of restorative techniques on fracture load of endodontically treated premolars. Stomatologija (Kaunas) , v. 15, p. 123-128, 2013.

  • MOTA, E. G. ; CONDE, Alexandre ; MAINIERI, Vivian ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Influence of ultrasound and diamond burs treatments on microtensile bond strength. Indian Journal of Dental Research , v. 23, p. 373, 2012.

  • ROSA, Rogério Simões ; BALBINOT, Carlos Eduardo Agostino ; BLANDO, E. ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; HIRAKATA, Luciana Mayumi ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; HUBLER, R. . Evaluation of mechanical properties on three nanofilled composites.. Stomatologija (Kaunas) , v. 14, p. 126-130, 2012.

  • MOTA, E. G. ; HORLLE, L. ; Oshima, Hugo M. S. ; HIRAKATA, Luciana Mayumi . Evaluation of inorganic particles of composite resins with nanofiller content.. Stomatologija (Kaunas) , v. 14, p. 103-107, 2012.

  • Farret, Marcel M. ; Eduardo Martinelli Santayana de Lima ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, HUGO MITSUO S. ; MAGUILNIK, Gabriela ; SCHEID, PATRÍCIA ALVES . Assessment of the mechanical properties of glass ionomer cements for orthodontic cementation. Dental Press Journal of ORTHODONTICS , v. 17, p. 154-159, 2012.

  • BARBIERI, GUILHERME MACHADO ; Mota, Eduardo Gonçalves ; RODRIGUES-JUNIOR, SINVAL ADALBERTO ; BURNETT JR, Luiz Henrique . Effect of Whitening Dentifrices on the Surface Roughness of Commercial Composites. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry , p. no-no, 2011.

  • MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; SPOHR, Ana Maria ; WEISS, A. ; NOGARETT, Lígia Maria . Relationship between filler content and selected mechanical properties of six microhybrid composites. Revista Odonto Ciência (PUCRS. Impresso) , v. 26, p. 151-155, 2011.

  • GIACOMELLI, E. ; MOTA, E. G. ; HIRAKATA, Luciana Mayumi ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BELLE, R. . Development of glass ionomer cement modified with seashell powder as a scaffold material for bone formation. Revista Odonto Ciência (PUCRS. Impresso) , v. 26, p. 40-44, 2011.

  • Farret, Marcel M. ; Eduardo Martinelli Santayana de Lima ; MOTA, E. G. ; Oshima, Hugo M. S. ; Barth, Valdir ; de Oliveira, Silvia D. . Can we add chlorhexidine into glass ionomer cements for band cementation?. ANGLE ORTHODONTIST , v. 81, p. 496-502, 2011.

  • Mota, EduardoGonçalves ; Rigo, Angela ; Rockenbach, MariaIvete Bolzan ; da Costa, NilzaPereira . Effects of radio-opacifier addition in dental impression material. Indian Journal of Dental Research , v. 21, p. 63-67, 2010.

  • Dall'Igna, C. M. ; Marchioro, E. M. ; Spohr, A. M. ; MOTA, E. G. . Effect of curing time on the bond strength of a bracket-bonding system cured with a light-emitting diode or plasma arc light. European Journal of Orthodontics (Print) , p. 70, 2010.

  • OLIVEIRA, A. C. C. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; MOTA, E. G. ; GROSSI, M. . Influência da largura do cinzel sobre a resistência ao cisalhamento da união esmalte/resina composta. Revista Odonto Ciência , v. 24, p. 19-21, 2009.

  • BELTRAO, M. C. G. ; SPOHR, Ana Maria ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; MOTA, E. G. ; BURNETT JR, Luiz Henrique . Fracture strength of endodontically treated molars transfixed horizontally by a fiber glass post. American Journal of Dentistry , v. 22, p. 9-13, 2009.

  • PARANHOS, M. P. ; SPOHR, Ana Maria ; MARCONDES, M. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; MOTA, E. G. ; BURNETT JR, Luiz Henrique . Influence of Nd:YAG laser irradiation on microtensile bond strength of adhesive systems to sound or carious dentin. Quintessence International , v. 40, p. 145-53, 2009.

  • BONDAN, J. L. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; SEGUNDO, R. M. H. ; Shinkai, Rosemary Sadami Arai ; Mota, Eduardo Gonçalves . Marginal Fit Analysis of Premachined and Castable UCLA Abutments. Acta Odontológica Latinoamericana , v. 22, p. 139-142, 2009.

  • SEGUNDO, R. M. H. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; Mota, Eduardo Gonçalves ; SILVA, I. N. L. . Stress distribution of an internal connection implant prostheses set: A 3D finite element analysis. Stomatologija (Kaunas) , v. 11, p. 55-59, 2009.

  • Mota, Eduardo Gonçalves ; BLOMBERG, L. C. ; FIGUEIREDO, José Antônio Poli ; RUIZ, D. D. A. . Development of an oral health database for the management of clinical records. Revista Odonto Ciência (PUCRS. Impresso) , v. 24, p. 249-253, 2009.

  • SEGUNDO, R. M. H. ; MOTA, E. G. ; BALBINOT, Carlos Eduardo Agostino ; BONDAN, J. L. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Influence of storage solution and curing me-thod on a microhybrid composite microhardness. Minerva Stomatologica , v. 57, p. 41-46, 2008.

  • SPOHR, Ana Maria ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Surface Modification of In-Ceram Zirconia Ceramic by Nd:YAG Laser, Rocatec System, or Aluminum Oxide Sandblasting and Its Bond Strength to a Resin Cement. Photomedicine & Laser Surgery , v. 26, p. 203-208, 2008.

  • Sartori, Evandro Afonso ; Schmidt, Caroline Bom ; MOTA, E. G. ; HIRAKATA, Luciana Mayumi ; Shinkai, Rosemary Sadami Arai . Cumulative effect of disinfection procedures on microhardness and tridimensional stability of a poly(methyl methacrylate) denture base resin, v. 86B, p. 360-364, 2008.

  • SILVA, I. N. L. ; Barbosa, GF ; BELTRAO, M. C. G. ; SPOHR, Ana Maria ; Mota, Eduardo Gonçalves ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BURNETT JR, Luiz Henrique . Creating three-dimensional tooth models from tomographic. Stomatologija (Kaunas) , v. 10, p. 67-71, 2008.

  • Mota, Eduardo Gonçalves ; ROCKENBACH, M. I. ; COSTA, Nilza Pereira da ; Coelho, C.R.R. ; Rigo, A. . Radiopacity of impression materials using an indirect digital system. Revista Odonto Ciência , v. 23, p. 333-337, 2008.

  • BURNETT JR, Luiz Henrique ; MOTA, E. G. ; MASOTTI, A. S. ; Shinkai, Rosemary Sadami Arai . Influência do pré-tratamento superficial da dentina na resistência de união à microtração de um sistema adesivo de frasco único. Revista Odonto Ciência , v. 23, p. 325-329, 2008.

  • Marcondes, Maurem ; Gandolfi Paranhos, Maria Paula ; SPOHR, Ana Maria ; Mota, Eduardo Gonçalves ; Lima da Silva, Isaac Newton ; Souto, André Arigony ; Burnett, Luiz Henrique . The influence of the Nd:YAG laser bleaching on physical and mechanical properties of the dental enamel. Journal of Biomedical Materials Research. Part B, Applied Biomaterials , v. 9999B, p. NA-NA, 2008.

  • Silva, Isaac Newton L. ; Barbosa, Gustavo Frainer ; Greco, Rodrigo ; Beltrão, Maria Cecília ; SPOHR, A. M. ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, H. M. S. ; Burnett, Luiz Henrique . Creating three-dimensional tooth models from tomographic images. Stomatologija (Kaunas) , v. 10, p. 67-71, 2008.

  • BURNETT JR, L. H. ; SILVEIRA, B. L. ; MASOTTI, A. S. ; MOTA, E. G. ; SHINKAI, R. S. A. . Influência do pré-tratamento superficial da dentina na resistência de união à microtração de um sistema adesivo de frasco único. Revista Odonto Ciência (PUCRS. Impresso) , v. 23, p. 1-5, 2008.

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; HIRAKATA, Luciana Mayumi . Influencia del tratamiento superficial en la resistência de una cerámica prensada a un cemento con base de resina. Acta Odontologica Venezolana , v. 45, n.2, p. 213-216, 2007.

  • SHINKAI, R. S. ; FERNEDA, F. ; FLECK, G. ; SILVA, D. F. ; MOTA, E. G. . Effect of two microwave disinfection protocols on adaptation of poly (methyl methacrylate) denture bases.. Minerva Stomatologica (Testo stampato) , v. 56, p. 121-127, 2007.

  • MOTA, E. G. ; COELHO, L. F. B. ; SEGUNDO, R. M. H. ; GROSSI, M. . Configuración Cavitária: Análisis Fotoelástica de la Concentración y Distribución de Tensiones. Acta Odontologica Venezolana , v. 45, p. 10-15, 2007.

  • SHINKAI, R. S. ; LAZZARI, F. L. ; GOMES, M. ; GROSSI, M. ; HIRAKATA, Luciana Mayumi ; MOTA, E. G. . Maximum occlusal force and medial mandibular flexure in relation to vertical facial pattern: a cross-sectional study. Head & Face Medicine , v. 3, p. 1-6, 2007.

  • KLYMUS, M. E. ; SHINKAI, R. S. ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; SPOHR, Ana Maria ; BURNETT JR, Luiz Henrique . Influence of the mechanical properties of composites for indirect dental restorations on pattern failure. Stomatologija (Kaunas) , v. 9, p. 56-60, 2007.

  • SEGUNDO, R. M. H. ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BALBINOT, Carlos Eduardo Agostino ; BONDAN, J. L. ; COELHO, L. F. B. . Influência do método de polimerização na microdureza de compósitos microhíbridos armazenados em água destilada. Revista Odonto Ciência , v. 22, p. 317-320, 2007.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência à tração diametral de gessos tipo IV mineral e reforçado por resina. Revista da Faculdade de Odontologia. Universidade de Passo Fundo , Passo Fundo, v. 11, n.1, p. 61-64, 2006.

  • MOTA, E. G. ; SPOHR, Ana Maria ; BURNETT JR, Luiz Henrique . Influencia de la polimerización adicional en las propriedades de una resina Ormocer(R). Avances en Odontoestomatología , Madrid, v. 22, p. 271-277, 2006.

  • MAZZOCATO, Daniel ; HIRATA, R. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; MOTA, E. G. ; Moraes, L.F. ; MAZZOCCATO, S.T. . Propriedades flexurais de pinos diretos metálicos e não-metálicos. Revista Dental Press de Estética (Maringá) , v. 3, p. 21-36, 2006.

  • COTTO, Ricardo Carrillo ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; PACHECO, João Felipe Mota . Influencia del IRM en la resistencia de unión de sistemas adhesivos. Revista Guatemalteca de Estomatología , v. 1, p. 11-24, 2006.

  • Rolla JN ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; SPOHR, Ana Maria . Nd:YAG laser influence on microtensile bond strength of different adhesive systems for human dentin.. Photomedicine & Laser Surgery , v. 24, p. 730-4, 2006.

  • MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; ROSA, Rogério Simões . Evaluation of diametral tensile strength and knoop microhardness of five nanofilled composites in dentin and enamel shades.. Stomatologija (Kaunas) , v. 8, p. 67-9, 2006.

  • BRAUN, A. P. ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; HIRAKATA, Luciana Mayumi . Shear bond strength of indirect resin to NiCr with different metal surface preparations.. General Dentistry , v. 54, p. 408-12, 2006.

  • MOTA, E. G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; FIGUEIREDO, José Antônio Poli ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Análise dos níveis de cinza de 4 resinas compostas micro-híbridas utilizando um sistema de radigrafia digital direto. Revista Odonto Ciência , Porto Alegre, v. 20, n.47, p. 3-10, 2005.

  • MOTA, E. G. ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Marcelo ; PASSOS, Diza ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Utilização de métodos de biossegurança nos consultórios odontológicos da cidade de Porto Alegre-RS. Stomatos (ULBRA) , Canoas, v. 10, n.18, p. 7-14, 2004.

  • MOTA, E. G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Análise morfológica de diferentes procedimentos de acabamento e polimento de resinas compostas em dentes posteriores. Stomatos (ULBRA) , Canoas, v. 9, n.16, p. 51-58, 2003.

  • HIRATA, Ronaldo ; KLYMUS, M. E. ; MOTA, E. G. ; MASOTTI, A. S. . Restaurações indiretas em resina composta laboratorial em dentes posteriores: passos de execução clinica/laboratorial e apresentação de um novo sistema.. Revista ABO Nacional , v. 10, p. 219-224, 2002.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compômero: Análise de Microinfiltração. Aletheia (ULBRA) , Canoas, n.9, p. 27-34, 2000.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Falhas de fundição. Aletheia (ULBRA) , Canoas, n.8, p. 37-43, 1999.

  • ANDRETTI, F. ; MOTA, EG . Odontologia Digital Inovadora e Inclusiva. 3. ed. Nova Odessa: Napoleão, 2022. v. 1. 254p .

  • ANDRETTI, F. ; MOTA, EG . Odontologia Digital Novos Horizontes na Tecnologia CAD/CAM. 1. ed. Nova Odessa: Napoleão - Quintessence, 2020. v. 2. 152p .

  • MOTA, EG . Atualização científica para a prática com sistemas CAD/CAM. In: Fábio Andretti; Eduardo Mota. (Org.). Odontologia Digital Novos Horizontes na Tecnologia CAD/CAM. 1ed.Nova Odessa: Napoleão - Quintessence, 2020, v. 2, p. 16-25.

  • Mota, Eduardo G. ; Subramani, Karthikeyan . Nanotechnology in operative dentistry. Emerging Nanotechnologies in Dentistry. 2ed.: Elsevier, 2018, v. , p. 59-82.

  • MOTA, EG . Materiais para Sistemas CAD/CAM. In: Joubert Magalhães de Pádua; Ricardo França Teles. (Org.). CAD/CAM no laboratório e na clínica: a odontolgoai digital. 1ed.Nova Odessa: Napoleão, 2017, v. , p. 52-61.

  • E.G. Mota ; QUEIROGA, R. B. . Otimizando o uso do CAD/CAM. In: Marcos Celestrino; Munebu Oshiro. (Org.). Reconstruindo o sorriso: ciência, arte e tecnologia. 1ed.Nova Odessa: Napoleão, 2015, v. 1, p. 128-175.

  • MOTA, E. G. ; SUBRAMANI, K. . Nanotechnology in operative dentistry: a perspective approach of history, mechanical behavior and clinical application. In: Karthikeyan Subraman; Waqar Ahmed. (Org.). Emerging Nanotechnologies in Dentistry - Processes, Materials and Applications. 1ed.: Elsevier, 2012, v. , p. 49-69.

  • Mota, Eduardo Gonçalves ; FIGUEIREDO, José Antônio Poli ; RUIZ, D. D. A. ; BLOMBERG, L. C. . BANCO DE DADOS EM SAÚDE BUCAL UMA FORMA INOVADORA DA DESCOBERTA DO CONHECIMENTO NA ODONTOLOGIA. In: Jorge Luis Nicolas Audy; Marília Costa Morosini. (Org.). Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade: Boas Práticas na PUCRS. Porto Alegre: Edipucrs, 2009, v. , p. 131-138.

  • Rigo, A. ; Coelho, C.R.R. ; MOTA, E. G. . Avaliação e comparação da densidade óptica de materiais de moldagem através de um sistema digital indireto. In: VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2006, Porto Alegre. VII Slaão de Iniciação Científica 2006. Porto Alegre: PUCRS Virtual, 2006.

  • PRIETSCH, D. L. ; LIMEIRA, R. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; RETAMOSO, L. ; SCHEID, P. A. ; CARVALHO, H. P. ; Mota, Eduardo Gonçalves . Influência da fadiga cíclica de instrumentos rotatórios de NiTi em canal curvo simulado. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo, 2011. v. 25. p. 71-71.

  • LIMEIRA, R. ; PRIETSCH, D. L. ; SCHEID, P. A. ; RETAMOSO, L. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; Mota, Eduardo Gonçalves . Análise de microdureza dos compósitos xt e xt plus para cimentação de braquetes ortodônticos. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo, 2011. v. 25. p. 161.

  • GUIMARAES, C. L. ; RETAMOSO, L. ; SCHEID, P. A. ; SPOHR, Ana Maria ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; Mota, Eduardo Gonçalves . Influência do tipo de resina e fonte de luz na absorção de água e solubilidade. In: 27th Reunião Anual da SBPqO, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2010. v. 24.

  • Mota, Eduardo Gonçalves ; LIMEIRA, R. ; SCHEID, P. A. ; RETAMOSO, L. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Avaliação da influência do tratamento dentinário na adesão de cimento resinoso auto-adesivo. In: 27th Reunião Anual da SBPqO, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2010. v. 24. p. 138-138.

  • BISOTTO, F. ; Mota, Eduardo Gonçalves ; ARTUS, A. . Avaliação e comparação de dois protocolos de polimento na rugosidade de uma resina composta nanoparticulada. In: 27th Reunião Anual da SBPqO, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2010. v. 24. p. 138-138.

  • Mota, Eduardo Gonçalves ; OLIVEIRA, A. C. C. ; RETAMOSO, L. ; SCHEID, P. A. ; HIRAKATA, Luciana Mayumi ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Influência da largura do cinzel utilizado em ensaio mecânico cisalhamento sobre a resistência da união. In: 27th Reunião Anual da SBPqO, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2010. v. 24. p. 162-162.

  • SCHEID, P. A. ; SEGUNDO, R. M. H. ; RETAMOSO, L. ; Mota, Eduardo Gonçalves ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Distribuição de tensões em dois sistemas de implantes e osso adjacente através da análise por elementos com modelagem tridimensional. In: 27th Reunião Anual da SBPqO, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2010. v. 24. p. 267-267.

  • NASCIMENTO, M. F. ; Mota, Eduardo Gonçalves ; Shinkai, Rosemary Sadami Arai . Resistência à fratura de raízes enfraquecidas e restauradas com pinos intra-radiculares e submetidas à ciclagem mecânica. In: 27th Reunião Anual da SBPqO, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2010. v. 24. p. 275-275.

  • RODRIGUES, P. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; Mota, Eduardo Gonçalves . Avaliação in vitro de dentes de estoque submetidos ao teste de resistência à abrasão por escovação em períodos simulados de tempo. In: 27th Reunião Anual da SBPqO, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2010. v. 24. p. 304-304.

  • ONOFRE, N. ; MARCHIORO, Ernani Menezes ; Mota, Eduardo Gonçalves . A influência do tempo de condicionamento com ácido fluorídrico na colagem de bráquetes em superfícies de cerâmica (dissilicato de lítio). In: 27th Reunião Anual da SBPqO, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2010. v. 24. p. 323-323.

  • Mota, Eduardo Gonçalves ; NOGARETT, Lígia Maria ; KRAMER, P. F. . Influência dos fatores: espessura e tempo de polimerização na microdureza de quatro resinas compostas. In: 26a. Reunião Anual da SBPqO, 2009, Águas de Lindóia. Braz Oral Res Procedings of the 26th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Brazilian Oral Research, 2009. v. 23. p. 83-83.

  • MOTA, E. G. ; Rigo, A. . Efeitos da adição de radiopacificador em materiais odontológicos de moldagem. In: 26a. Reunião Anual da SBPqO, 2009, Águas de Lindóia. Braz Oral Res Procedings of the 26th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Brazilian Oral Research, 2009. v. 23. p. 140-140.

  • Mota, Eduardo Gonçalves ; CAVAZZOLA, F. C. M. ; Burnett, Luiz Henrique ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Efeito da vibração sônica em adesivo autocondicionante e adesivo de frasco único na resistência de união à dentina. In: 26a. Reunião Anual da SBPqO, 2009, Águas de Lindóia. Braz Oral Res Procedings of the 26th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Brazilian Oral Research, 2009. v. 23. p. 141-141.

  • Mota, Eduardo Gonçalves ; Barbosa, GF . Correlação entre carga e tempo em testes de microdureza de uma resina composta. In: 26a. Reunião Anual da SBPqO, 2009, Águas de Lindóia. Braz Oral Res Procedings of the 26th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Brazilian Oral Research, 2009. v. 23. p. 166-166.

  • MOTA, E. G. ; Burnett, Luiz Henrique ; BARBIERI, G. M. . Avaliação "in vitro" da resistência à abrasão de resinas compostas fotoativadas com diferentes fontes de luz e densidades de energia. In: 26a. Reunião Anual da SBPqO, 2009, Águas de Lindóia. Braz Oral Res Procedings of the 26th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Brazilian Oral Research, 2009. v. 23. p. 205-205.

  • BARBIERI, G. M. ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; Mota, Eduardo Gonçalves . A influência de dentifrícios clareadores na rugosidade superficial de resinas compostas. In: 26a. Reunião Anual da SBPqO, 2009, Águas de Lindóia. Braz Oral Res Procedings of the 26th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Brazilian Oral Research, 2009. v. 23. p. 238-238.

  • GHIGGI, P. ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; Mota, Eduardo Gonçalves . Microdureza módulo de elasticidade e grau de cristalinidade de compósitos ativados por led ou luz halógena comduas densidades de energia. In: 26a. Reunião Anual da SBPqO, 2009, Águas de Lindóia. Braz Oral Res Procedings of the 26th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Brazilian Oral Research, 2009. v. 23. p. 271-271.

  • Freitas FCR ; Kronbauer GL ; Mota, Eduardo Gonçalves ; HIRAKATA, Luciana Mayumi ; SHINKAI, R. S. . Resistência flexural e módulo de elasticidade de resinas de bases de prótese submetidas a dois protocolos de desinfecção por microondas. In: 25a. Reunião Anual da SBPqO, 2008, Águas de Lindóia. Braz Oral Res Proceedings of the 25th SBPqO 54 Annual Meeting. São Paulo, 2008. v. 22. p. 55-55.

  • MOTA, E. G. ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; SPOHR, Ana Maria ; SHINKAI, R. S. ; HIRAKATA, Luciana Mayumi . Avaliação da resistência à união dentinária entre tratametno ultra-sônico e alta rotãção na interface dente/material restaurador. In: 24ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007, Atibaia. Brazilian Oral Research, 2007. v. 21. p. 344-344.

  • FETTER, E. ; MOTA, E. G. ; SEGUNDO, R. M. H. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BALBINOT, Carlos Eduardo Agostino . Avaliação da microdureza de compósitos microhíbridos frente a diferentes métodos de polimerização, meio e tempo de armazenagem. In: 24ª Reuni~]ao Anual da SBPqO, 2007, Atibaia. Brazilan Oral Research, 2007. v. 21. p. 77-77.

  • Coelho, C.R.R. ; Rigo, A. ; MOTA, E. G. ; ROCKENBACH, M. I. ; COSTA, Nilza Pereira da . Avaliação e Comparação da Dentisdade Óptica de Materiais de Moldagem através de um Sistema Digital Indireto. In: 24ª Reunião Anual da SBPqO, 2007, Atibaia. Brazilian Oral Research, 2007. v. 21. p. 123-123.

  • FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; MOTA, E. G. ; LOPES, Luiz Artur . Resina composta indireta: análise termogravimétrica e MEV da fase inorgânica. In: XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre. Resumos XVIII SIC da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 511.

  • NOGARETT, Lígia Maria ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; SPOHR, Ana Maria ; MOTA, E. G. . Influência da polimerização adicional nas propriedades de uma resina ormocer(r). In: XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre. Resumos XVIII SIC Ufrgs. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 511.

  • MOTA, E. G. ; FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas compostas: comparação do conteúdo de carga em peso. In: 22ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2005, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2005. v. 19. p. 78.

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota ; CONCEIÇÃO, Ewerton Nochi ; COSTA, Nilza Pereira da . Influence of temporary ZOE restauration on shear bond strength. In: IADR - Continental European Division, 2005, Amsterdam. Abstracts IADR 2005, 2005. p. 71.

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência do óxido de zinco e eugenol para cimentação na resistência ao cisalhamento de sistemas adesivos. In: XVII Salão de Inciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Resumos do XVII Salão de Inciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 573-573.

  • MOTA, E. G. ; NOGARETT, Lígia Maria ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência compressiva de resinas microhíbridas. In: XVII Salão de Inciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Resumos do XVII Salão de Inciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 573-573.

  • MOTA, E. G. ; NOGARETT, Lígia Maria ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistênica compressiva de resinas microhíbridas. In: 10ª Jornada Odontológica Sul-Riograndense, 2005, Porto Alegre. Anais - Trabalho Científico, 2005.

  • MOTA, E. G. ; BLOS, Daniela ; BLOS, Carlos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação da resistência de união ao cisalhamento de diferentes sistemas adesivos em dentina. In: 10ª Jornada Odontológica Sul-Riograndense, 2005, Porto Alegre. Anais - Trabalho Científico, 2005.

  • MOTA, E. G. ; BERTOJA, Gabriela ; MOSCHETTI, Mariana ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação do módulo de elasticidade de resinas compostas. In: 10ª Jornada Odontológica Sul-Riograndense, 2005, Porto Alegre. Anais - Trabalho Científico, 2005.

  • STUMPF, C. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; GALVAGNI, Lucas ; MOTA, E. G. . Avaliação dos níveis de cinza de 4 resinas compostas micro-híbridas utilizando um sistema de imagem digital direto. In: 36ª Semana Acadêmica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Revista da Faculdade de Odontologia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. v. 46. p. 52-52.

  • SILVEIRA, G. P. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; MOTA, E. G. . Comparação da resistência à tração diametral de resinas compostas. In: 36ª Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Revista da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. v. 46. p. 56-56.

  • DIAS, Carolina ; MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; LAUDA, Sílvia ; SILVA, Rovene C . Correlação entre a resistência compressiva e módulo de elasticidade de uma resina composta. In: 36ª Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Revista da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. v. 46. p. 57-57.

  • SILVA, Rovene C ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; MOTA, E. G. ; LAUDA, Sílvia ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Influência da polimerização adicional na resistência à compressão de uma resina composta. In: 36ª Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia UFRGS, 2005, Porto Alegre. Revista da Faculdade de Odontolgia da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. v. 46. p. 67-67.

  • LAUDA, Sílvia ; SILVA, Rovene C ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; MOTA, E. G. . Influência da polimerização adicional no módulo de elasticidade de uma resina composta. In: 36ª Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Revista da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. v. 46. p. 67-67.

  • FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota ; MOTA, E. G. . Resinas compostas microparticuladas vs microhíbrida: análise da rugosidade superficial. In: 36ª Semana Acadêmica da Faucldade de Odontologia da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Revista da Faculdade de Odontologia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. v. 46. p. 76-76.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; SILVA, Rovene C ; LAUDA, Sílvia . Influência da polimerização adicional na resistência à compressão de uma resina composta. In: 15. CORIG, 2004, Porto Alegre. Programa Oficial, 2004. p. 54-54.

  • MOTA, E. G. ; LAUDA, Sílvia ; SILVA, Rovene C ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional no módulo de elasticidade de uma resina composta. In: 15. CORIG, 2004, Porto Alegre. Programa Oficial, 2004. p. 54-54.

  • MOTA, E. G. ; FREGAPANI, P. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PACHECO, João Felipe Mota ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas compostas microparticuladas vs microhíbridas: análise da rugosidade superficial. In: 15. CORIG, 2004, Porto Algre. Programa Oficial, 2004. p. 54-54.

  • MOTA, E. G. ; GARCIA, F. ; MAZZOCOTO, K. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação da resistência de união ao cisalhamento entre acessório ortodôntico e esmalte bovino seco e úmido. In: 15. CORIG, 2004, Porto Alegre. Programa Oficial, 2004. p. 55-56.

  • MOTA, E. G. ; PEREIRA, V. F. ; POCOS, J. C. S. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Estudo comparativo de resinas compostas com o uso de análise térmica. In: 15. CORIG, 2004, Porto Alegre. Programa Oficial, 2004. p. 56-56.

  • MOTA, E. G. ; TOGNI, Lidiane ; SANTOS, Carolina dos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas acrílicas: influência da fonte de ativação na resistência flexural. In: 15. CORIG, 2004, Porto Alegre. Programa Oficial, 2004. p. 75-75.

  • MOTA, E. G. ; STUMPF, C. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação dos níveis de cinza de 4 resinas compostas micro-híbridas utilizando um sistema de imagem digital direto. In: 15. CORIG, 2004, Porto Algre. Programa Oficial, 2004. p. 75-75.

  • MOTA, E. G. ; BERND, G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; GALVAGNI, Lucas ; PACHECO, João Felipe Mota ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Análise da rugosidade superficial de resinas compostas microparticuladas e condensável. In: 15. CORIG, 2004, Porto Alegre. Programa Oficial, 2004. p. 75-76.

  • MOTA, E. G. ; GALTIERI, G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; FIGUEIREDO, José Antônio Poli ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação da densidade óptica de 4 resinas compostas micro-híbridas. In: 15. CORIG, 2004, Porto Alegre. Programa Oficial, 2004. p. 76-76.

  • MOTA, E. G. ; SILVEIRA, G. P. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência à tração diametral de resinas compostas. In: 15. CORIG, 2004, Porto Alegre. Programa Oficial, 2004. p. 76-76.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência do óxido de zinco e eugenol para cimentação na resistência de união de sistemas adesivos. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 19-19.

  • MOTA, E. G. ; THIESEN, Renata ; GALVAGNI, Lucas ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação da contaminação cruzada através das resinas compostas. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 57-57.

  • MOTA, E. G. ; STUMPF, C. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; FIGUEIREDO, José Antônio Poli ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; GALVAGNI, Lucas . Avaliação dos níveis de cinza de 4 resinas compostas micro-híbridas utilizando um sistema de imagem digital direto. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 78-78.

  • MOTA, E. G. ; SILVA, Vanessa D ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da fonte de luz e tempo de exposição na resistência à tração diametral de um compósito bis-gma etoxilado. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 78-78.

  • MOTA, E. G. ; LAUDA, Sílvia ; SILVA, Rovene C ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional no módulo de elasticidade de uma resina composta. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 78-78.

  • MOTA, E. G. ; SILVA, Rovene C ; LAUDA, Sílvia ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional na resistência ã compressão de uma resina composta. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 78-78.

  • MOTA, E. G. ; MOSCHETTI, Mariana ; BERTOJA, Gabriela ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência à compressão de resinas compostas. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 79-79.

  • MOTA, E. G. ; SANTOS, Carolina dos ; TOGNI, Lidiane ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas acrílicas: influência da fonte de ativação na resistência flexural. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 79-79.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Marcelo ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Utilização do sistema de laser Diagnodet no diagnóstico de lesões de cárie em superfícies oclusais. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 81-81.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; SILVA, Rovene C ; LAUDA, Sílvia . Resina composta Ormocer: influência da polimerização adicional na microdureza. In: 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2004, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 225-225.

  • MOTA, E. G. . Estudo comparativa de resinas compostas com o uso de análise térmica. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do X SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Influência do óxido de zinco e eugenol para cimentação temporária na resistência de união de sistemas adesivos. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do X SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Avaliação da radiopacidade de 4 resinas compostas micro-híbridas utilizando um sistema de imagem digital direto. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do X SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Comparação da resistência à tração diametral entre gessos tipo IV mineral e reforçado por resina. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Correlação entre resistência compressiva e módulo de elasticidade de uma resina composta. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Resina composta Oromocer: influência da polimerização adicional na microdureza. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do X SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Influência da polimerização adicional na resistência à compressão adicional na resistência à compressão de uma resina composta. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do X SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Comparação da resistência à compressão de resinas compostas. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do X SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Influência da polimerização adicional no módulo de elasticidade de uma resina composta. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do X SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Comparação da resistência à tração diametral de resinas compostas. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do X SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. . Avaliação da resistência ao cizalhamento de diferentes sistemas adesivos em dentina. In: X Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2004, Canoas. CD-ROM do X SIC da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2004.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Marcelo . Avaliação da contaminação cruzada através das resinas compostas. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de iniciação científica e tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; SCHENKEL, A. L. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência do tempo de condicionamento ácido na resistência ao cisalhamento da uniao cimento resinoso às porcelanas de diferentes pontos de fusão. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Análise morfológica de diferentes procedimentos de acabamento e polimento de resinas compostas para dentes posteriores. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; BORBA, V. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim . Resinas compostas microparticuladas vs microhíbridas: análise da rugosidade superficial. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; SANTOS, Carolina dos ; TOGNI, Lidiane ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da fonte de luz e tempo de exposição na resistência flexural de três pontos de um compósito etoxilado. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional por calor e pressão na resistência à tração diametral de um compósito microhíbrido. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo . Avaliação de diferentes condicionamentos superficiais na resistência de união à tração em 3 sistemas cerâmicos e liga de NiCr. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; TOGNI, Lidiane ; SANTOS, Carolina dos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência flexural de resinas PMMA ativadas quimicamente e microondas. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; GARCIA, F. . Avaliação da resistência de união ao cisalhamento entre acessório ortodôntico e esmalte bovino seco e úmido. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; FIGUEIREDO, José Antônio Poli . Análise da radiopacidade de quatro marcas de resinas compostas micro-híbridas comparando imagens radiográficas convencionais com imagem digitalizada. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; SCHENKEL, A. L. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; SANTOS, Carolina dos . Pinos intra-radiculares diretos: comparação da resistência flexural. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Marcelo ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Análise do hipoclorito de sódio 1% e glutaraldeído 2% na desinfecção de moldagens. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional por calor e pressão na resistência à tração diametral de um compósito microhíbrido. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; NERY, M. . Análise da resistência flexural da resinas compostas. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação da contração de polimerização de uma resina composta microhíbrida polimerizada por diferentes intensidade de luz. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional por calor e pressão na resistência à tração diametral de um compósito microhíbrido. In: 20. Reunião Anual da SBPqO, 2003, Águas de Lindóia. Pequisa Odontológica Brasileira - Brazilian Oral Research, 2003. v. 17. p. 68-68.

  • MOTA, E. G. ; SCHENKEL, A. L. ; SANTOS, Carolina dos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência flexural de três pontos entre pinos intra-radiculares diretos. In: 20. Reunião Anual da SBPqO, 2003, Águas de Lindóia. Pesquisa Odontológica Brasileira (Impresso) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-8324 Brazilian Oral Research (Impresso)), 2003. v. 17. p. 70-70.

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; NERY, M. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional por calor e pressão na resistência à diametral de um compósito microhíbrido. In: XV Salão e XII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2003, Porto Alegre. XV Salão e XII Feira de Iniciação Científica da UFRGS - Livro de Resumos, 2003. p. 607-607.

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; NERY, M. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Análise da resistência flexural de resinas compostas. In: XV Salão e XII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2003, Porto Alegre. XV Salão e XII Feira de Iniciação Científica da UFRGS - Livro de Resumos, 2003. p. 607-607.

  • MOTA, E. G. ; HÖRBE JR, W. E. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da fonte de luz e tempo de exposição na resistência à tração diametral de um compósito bis-gma etoxilado. In: IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência de diferentes condicionamentos superficiais do cergogold na resistência à tração de cimentos resinoso. In: 14º CORIG, 2002, Porto Alegre. Anais, 2002.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PASSOS, Diza ; PIRES, Marcelo ; GALVAGNI, Lucas . Análise do hipoclorito de sódio 1% e glutaraldeído 2% na desinfecção de moldagens contaminadas com Candida albicans. In: 19. Reunião aunal da SBPqO, 2002, Águas de Lindóia. Pesquisa Odontológica Brasileira (Impresso) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-8324 Brazilian Oral Research (Impresso)), 2002. v. 16. p. 68.

  • MOTA, E. G. ; PASSOS, Diza ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Desinfecção de moldes nos consultórios odontológicos de Porto Alegre. In: 19. Reunião aunal da SBPqO, 2002, Águas de Lindóia. Pesquisa Odontológica Brasileira (Impresso) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-8324 Brazilian Oral Research (Impresso)), 2002. v. 16. p. 104.

  • MOTA, E. G. ; PASSOS, Diza ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação de diferentes condicionamentos superficiais na resistência de união à tração em três sistemas cerâmicos e NiCr. In: 19. Reunião aunal da SBPqO, 2002, Águas de Lindóia. Pesquisa Odontológica Brasileira, 2002. v. 16. p. 112.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota ; COTTO, Ricardo Carrillo . Influência de diferentes condicionamentos superficiais do Cergogold na resistência à tração de cimentos resinosos. In: 19. Reunião aunal da SBPqO, 2002, Águas de Lindóia. Pesquisa Odontológica Brasileira (Impresso) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-8324 Brazilian Oral Research (Impresso)), 2002. v. 16. p. 189.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota . Comparação da resistência de união entre sistemas adesivos de frasco único e Scotchbond MU. In: 18ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2001, Águas de Lindóia-SP. Pesquisa Odontológica Brasileira (Impresso) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-8324 Brazilian Oral Research (Impresso)). São Paulo: USP, 2001. v. 15. p. 111-111.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota . Comparação da resistência de união entre sistemas adesivos de frasco único e Scotchbond MU. In: 8ª Jornada Odontológica Sul-Riograndense, 2001, Porto Alegre. Anais, 2001. p. 23-23.

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência do cimento de óxido de zinco e eugenol na resistência de união ao cisalhamento de sistemas adesivos à dentina. In: 8ª Jornada Odontológica Sul-Riograndense, 2001, Porto Alegre. Anais, 2001. p. 9-9.

  • MOTA, E. G. ; MASOTTI, A. S. ; PACHECO, João Felipe Mota . Microtração - Um novo método de teste para adesivos dentinários. In: IX Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da Ulbra, 2001, Canoas. Anais, 2001. p. 16.

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência do cimento de óxido de zinco e eugenol na resistência de união ao cisalhamento de sistemas adesivos à dentina. In: IX Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da Ulbra, 2001, Canoas. Anais, 2001. p. 26.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compômeros: análise de microinfiltração. In: 17ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2000, Águas de Lindóia. Pesquisa Odontológia Brasileira - Brazilian Oral Research, 2000. v. 14. p. 40.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união entre sistemas adesivos hidrofílicos de duplo ou único componente aplicado em dentina. In: VI Salão de Iniciação Científica, 2000, Canoas. CD-ROM, 2000.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Métodos de condicionamento de superfícies de NiCr para cimentação. In: 16ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológia, 1999, Águas de São Pedro. Anais da 16ª Reunião Anual da SBPqO, 1999. p. 83.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união de superfícies metálicas condicionadas e unidas por cimento resinoso. In: 7ª Semana Acadêmica de Odontologia, 1999, Canoas. Anais da 7ª Semana Acadêmica de Odontologia, 1999. p. 88.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união de superfícies metálicas condicionadas e unidas por cimento resinoso. In: 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1999, Porto Algre. Anais/Pôsteres da 51ª Reunião Anual da SBPC, 1999.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compômeros: análise de microinfiltração. In: V Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 1999, Canoas. Resumos do V Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 1999. p. 118.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compômero: análise de microinfiltração. In: 6ª Semana Acadêmica de Odontologia, 1998, Canoas. Anais da 6ª Semana Acadêmica de Odontologia - Ulbra, 1998. p. 78.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Falhas e erros de fundição. In: 6ª Semana Acadêmica de Odontologia, 1998, Canoas. Anais da 6ª Semana Acadêmica de Odontologia - Ulbra, 1998. p. 79.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união de superfícies metálicas condicionadas e unidas por cimento resinoso. In: X Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1998, Porto Algre. Livro de Resumos do X Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1998. p. 317.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união de superfícies metálicas condicionadas e unidas por cimento resinoso. In: IV Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 1998, Canoas. Resumos do IV Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 1998. p. 74.

  • MOTA, E. G. ; GALVAGNI, Lucas ; PASSOS, Diza ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Analysis of 1% sodium hypocloride and 2% glutaral in desinfection of contamined moulds with candida albicans. Journal of Dental Research , v. 82, n.Spec Iss C, p. 156-156, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota ; COTTO, Ricardo Carrillo . Influence of different etching methods in cergogold surface on tesile bond strength to resinous cement. Journal of Dental Research , v. 82, n.Spec Iss C, p. 240-240, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PASSOS, Diza ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Moulds desinfection in dental offices at Poto Alegre. Journal of Dental Research , v. 82, n.Spec Iss C, p. 181-181, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Marcelo ; PASSOS, Diza ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparison of different surfaces etching in tensile strength of threee ceramics systems and nicr alloy. Journal of Dental Research , v. 82, n.Spec Iss C, p. 186-186, 2003.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota . Comparison of tensile bond strength between one-bottle adhsives and Scotchbond MU. Journal of Dental Research , v. 81, n.Spec Iss B, p. 130-130, 2002.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compomers: microleakage analisys. Journal of Dental Research , v. 80, n.4, p. 992-992, 2001.

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Etching methods for nicr surfaces to bonding. Journal of Dental Research , v. 75, n.5, p. 1107-1107, 2000.

  • MOTA, EG . Atualização em Clínica Geral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, EG . Atualização científica para a prática clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, EG . Alcançando a Clínica Geral de Alta Performance. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DEGASPERI, F. ; MOTA, E. G. . Análise da interface dentina radicular/pinos de fibra/cimentos resinosos através de ensaio de pull out e microscopias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • E.G. Mota . Possibilidades clínicas com CAD/CAM: uma visão do preparo, seleção de material e cimentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, E. G. . Possibilidades clínicas com CAD/CAM: uma revisão do preparo, seleção do material e cimentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, E. G. . A gestão e inovação na prática clínica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, E. G. . Cerec Start. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, E. G. ; DILLENBURG, A. ; BALDAUF, L. . Imersão em facetas cerâmicas - lentes de contato 3D CAD/CAM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESERO, L. ; MOTA, E. G. ; SPOHR, A. M. ; BURNETT JR, L. H. . Influência do tempo de armanzenamento na rugosidade, tração diametral e compressão de gessos odontológicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HECK, A. B. S. ; MOTA, E. G. ; NOGARETT, L. M. . Avaliação da liberação de bisfenol A de resina composta na saliva, estudo in vitro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • E.G. Mota . Soluções estéticas para dentes anteriores - quando indicar resina composta ou cerâmica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, E. G. . Soluções restauradoras com CAD/CAM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRACASSO, L. M. ; NOGARETT, Lígia Maria ; Mota, Eduardo Gonçalves . Prótese sobre implantes parafusadas versus cimentadas: qual a melhor opção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIETSCH, D. L. ; Mota, Eduardo Gonçalves ; LIMEIRA, R. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Análise de microdureza de compósitos XT e XT PLUS para cimentaçãp de braquetes ortodônticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMEIRA, R. ; PRIETSCH, D. L. ; Mota, Eduardo Gonçalves . Análise de microdureza de resina com baixa viscosidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIETSCH, D. L. ; Mota, Eduardo Gonçalves . Análise de microdureza de resina com baixa viscosidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRIETSCH, D. L. ; LIMEIRA, R. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; RETAMOSO, L. ; SCHEID, P. A. ; Mota, Eduardo Gonçalves ; CARVALHO, H. P. . Influência da fadiga cíclica de instrumentos rotatórios de NiTi em canal curvo simulado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRACASSO, L. M. ; NOGARETT, Lígia Maria ; Mota, Eduardo Gonçalves ; LEHUGER, G. . Influência do meio de armazenagem na microdureza de acrílico para base de dentaduras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMEIRA, R. ; RETAMOSO, L. ; SEGUNDO, R. M. H. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; Mota, Eduardo Gonçalves ; Barbosa, GF . Análise de microdureza de resina composta: é possível comparar resultados utilizando diferentes protocolos?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCHEID, P. A. ; SEGUNDO, R. M. H. ; RETAMOSO, L. ; Mota, Eduardo Gonçalves ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; Oshima, Hugo M. S. . Distribuição de tensões em dois sistemas de implantes e osso adjacente através da análise por elementos com modelagem tridimensional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZUCCOLOTTO, M. ; OLIVEIRA, A. C. C. ; RETAMOSO, L. ; SCHEID, P. A. ; Mota, Eduardo Gonçalves ; HIRAKATA, Luciana Mayumi ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Influência da largura do cinzel utilizado em ensaio mecânico de cisalhamento sobre a resistência de união. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Mota, Eduardo Gonçalves ; Rigo, A. . Efeitos da adição de radiopacificador em materiais odontológicos de moldagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rigo, A. ; Mota, Eduardo Gonçalves . Avaliação do efeito da ciclagem mecânica nas propriedades de resinas nanopartículas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rigo, A. ; Mota, Eduardo Gonçalves . Alteração química de materiais odontológicos de moldagem para identificação radiográfica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rigo, A. ; Mota, Eduardo Gonçalves . Alteração química de materiais odontológicos de moldagem para identificação radiográfica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGARETT, Lígia Maria ; MOTA, E. G. ; KRAMER, P. F. . Influência da espessura e tempo de polimerização na microdureza de quatro resinas compostas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Coelho, C.R.R. ; Rigo, A. ; MOTA, E. G. ; ROCKENBACH, M. I. ; COSTA, Nilza Pereira da . Avaliação e comparação da densidade óptica de materiais de moldagem através de um sistema digital indireto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Chevarria, M. ; MOTA, E. G. ; Rizzato, S. ; LIMA, Eduardo Martinelli Santayana de . Avaliação da resistência ao cisalhamento da resina transbond em diferentes temperaturas de armazenamento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cotta, E. ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Correlação entre as propriedades mecânicas da resina Charisma ao seu conteúdo de carga em peso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, Luiz Artur ; FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; MOTA, E. G. . Resina composta indireta: análise termogravimétrica e MEV da fase inorgânica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGARETT, Lígia Maria ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; SPOHR, Ana Maria ; MOTA, E. G. . Influência da polimerização adicional nas propriedades de uma resina ormocer(r). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; MOTA, E. G. ; LOPES, Luiz Artur . Resina Composta Indireta: Análise Termogravimétrica e MEV da Fase Inorgânica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; SPOHR, Ana Maria ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . Efeito do lase de Nd:YAG na união entre cerâmica In-Ceram Zircônio e cimento resinoso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Utilização do sistema de laser fluorescente diagnodent (Kavo) no diagnóstico de lesões de carie em superfíceis oclusais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas compostas: comparação do conteúdo de carga em peso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência do óxido de zinco e eugenol para cimentação na resistência ao cisalhamento de sistemas adesivos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; NOGARETT, Lígia Maria ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência compressiva de resinas microhíbridas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; NOGARETT, Lígia Maria ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência compressiva de resinas microhíbridas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas compostas: comparação do conteúdo de carga em peso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; NOGARETT, Lígia Maria ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência compressiva de resinas microhíbridas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; BLOS, Carlos ; BLOS, Daniela ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avalição da resistência de união ao cisalhamento de diferentes sistemas adesivos em dentina. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; MOSCHETTI, Mariana ; BERTOJA, Gabriela ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação do módulo de elasticidade de resinas compostas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas Compostas Microparticulada vs Microhíbrida: Análise da Rugosidade Superficial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Sistemas adesivos para o clínico: seleção e otimização dos resultados. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, E. G. ; SILVEIRA, G. P. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência à tração diametral das resinas compostas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; SANTOS, Carolina dos ; TOGNI, Lidiane ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da fonte de luz e tempo de exposição na resistência flexural de três pontos de um compósito etoxilado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PIRES, Marcelo . Análise morfológica de diferentes procedimentos de acabamento e polimento de resinas compostas em dentes posteriores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; TOGNI, Lidiane ; SANTOS, Carolina dos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas acrílicas: influência da fonte de ativação na resistência flexural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Utilização do sistema de laser fluorescente diagnodent no diagnóstico de lesões de cárie em superfícies oclusais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; THIESEN, Renata ; GALVAGNI, Lucas ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação da contaminação cruzada através das resinas compostas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PACHECO, João Felipe Mota ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência do óxido de zinco e eugenol para cimentação temporária na resistência de união de sistemas adesivos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; SILVA, Vanessa D ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da fonte de luz e tempo de exposição na resistência à tração diametral de um compósito bis-gma etoxilado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; LAUDA, Sílvia ; SILVA, Rovene C ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional no módulo de elasticidade de uma resina composta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; SILVA, Rovene C ; LAUDA, Sílvia . Resina composta Ormocer: influência da polimerização adicional na microdureza. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; LAUDA, Sílvia ; SILVA, Rovene C ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional no módulo de elasticidade de uma resina composta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; SANTOS, Carolina dos ; TOGNI, Lidiane ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da fonte de luz e tempo de exposição na resistência flexural de três pontos de um compósito etoxilado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; TOGNI, Lidiane ; SANTOS, Carolina dos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência à tração diametral entre gessos tipo IV mineral e reforçado por resina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; TOGNI, Lidiane ; SANTOS, Carolina dos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência flexural de resinas PMMA ativadas quimicamente e microondas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; TOGNI, Lidiane ; SANTOS, Carolina dos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência à tração diametral entre gessos tipo IV mineral e reforçado por resina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; NOGARETT, Lígia Maria . Facetas Cerâmicas - Revisão de Literatura e Relato de Caso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; TOGNI, Lidiane ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; SANTOS, Carolina dos . Resinas acrílicas: influência da fonte de ativação na resistência flexural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas compostas microparticuladas x microhíbridas: análise da rugosidade superficial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PIRES, Marcelo ; PACHECO, João Felipe Mota . Resinas compostas microparticulada vs microhíbrida: análise da rugosidade superficial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; FREGAPANI, Patrícia Wehmeyer ; PEREIRA, Ary Salazar Rubim ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas compostas microparticulada vs microhíbrida: análise da rugosidade superficial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Avaliação da resistência ao cizalhamento de diferentes sistemas adesivos em dentina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Comparação da resistência à tração diametral entre gessos tipo IV mineral e reforçado por resina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Comparação da resistência à tração diametral de resinas compostas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Avaliação da radiopacidade de 4 resinas compostas microhíbridas utilizando um sistema de imagem digital direto. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Correlação entre resistência compressiva e módulo de elasticidade de uma resina composta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Influência da polimerização adicional na resistência à compressão de uma resina composta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Comparação da resistência à compressão de resinas compostas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Resina composta ORMOCER: influência da polimerização adicional na microureza. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Influência do óxido de zinco e eugenol para cimentação temporária na resitência de união de sistemas adesivos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Estudo comparativo de resisnas compostas com o uso de análise térmica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Influência da polimerização adicional no módulo de elasticidade de uma resina composta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; TOGNI, Lidiane ; SANTOS, Carolina dos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência à tração diametral entre gessos tipo IV mineral e reforçado por resina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; SILVA, Vanessa D ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da fonte de luz e o tempo de exposiçaõ na resistência à tração diametral de um compósito Bis-GMA etoxilato. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; SANTOS, Carolina dos ; TOGNI, Lidiane ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas acrílicas: Influência da fonte de ativação na resistência flexural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; LAUDA, Sílvia ; SILVA, Rovene C ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da polimerização adicional no módulo de elasticidade de uma resina composta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; BLOS, Carlos ; DIAS, Carolina ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação da resistência ao cisalhamento de diferentes sistemas adesivos em dentina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; THIESEN, Renata ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Marcelo ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Avaliação da contaminação cruzada através das resinas compostas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; NERY, M. . Influência da polimerização adicional por pressão e calor na resistência à tração diametral de um compósito microhíbrido. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; CAMINHA, Diego Isola ; NERY, M. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Análise da resistência flexural de resinas compostas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; TOGNI, Lidiane ; SANTOS, Carolina dos ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência flexural de resinas PMMA ativadas quimicamente e microondas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; SANTOS, Carolina dos ; TOGNI, Lidiane ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Influência da fonte de luz e tempo de exposição na resistência flexural de três pontos de um compósito etoxilado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota ; COTTO, Ricardo Carrillo . Influência de diferentes condicionamentos superficiais do cergogold na resistência à tração de cimentso resinosos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência de diferentes tratamentos superficiais do Cergogold na resistência à tração de cimentos resinosos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Avaliação da intensidade de luz emitida pelos fotopolimerizadores em Porto Alegre-RS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Influência de diferentes condicionamentos superficiais do cergogold na resistência à tração de cimentos resinosos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Avaliação da densidade óptica: resinas compostas diretas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Comparação da resistência de união à tração entre cimentos resinosos duais e adesivos duais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Comparação da rugosidade superfical de resinas compostas microhíbridas e micropartícula. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Análise morfológica de diferentes procedimentos de acabamento e polimento de resinas compostas para posteriores. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Condicionadores de tecidos moles. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Desinfecção de moldes nos consultórios odontológicos de Porto Alegre. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. . Utilização dos métodos de biossegurança nos consultórios odontológicos de Porto Alegre. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; GALVAGNI, Lucas ; PASSOS, Diza ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PIRES, Marcelo . Análise do hipoclorito de sódio 1% e glutaraldeído 2% na desinfecção de moldagens contaminadas com Cândida Albicans. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; GALVAGNI, Lucas ; PIRES, Marcelo . Desinfecção de moldes nos consultórios odontológicos de Porto Alegre. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PASSOS, Diza ; PIRES, Marcelo ; GALVAGNI, Lucas . Avaliação de diferentes condicionamentos superficiais na resistência de união à tração em três sistemas cerâmicos e NiCr. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência do cimento de óxido de zinco e eugenol na resistência de união de sistemas adesivos à dentina. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PACHECO, João Felipe Mota ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união entre sistemas adesivos de frasco único e Scotchbond Multiuso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência do cimento de óxido de zinco e eugenol na resistência de união ao cisalhamento de sistemas adesivos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota . Comparação da Resistência de União Entre Sistemas de Frasco Único e Scotchbond MU. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência do cimento de óxido de zinco e eugenol na resistência ao cisalhamento de sistemas adesivos à dentina. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; PACHECO, João Felipe Mota . Comparação da resistência de união entre sistemas adesivos de frasco único e Scotchbond MU. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; MASOTTI, A. S. ; PACHECO, João Felipe Mota . Microtração - um novo método de teste para adesivos dentinários. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota . Imfluência do cimento de óxido de zinco e eugenol na resistência de união ao cisalhamento de sistemas adesivos à dentina. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PACHECO, João Felipe Mota ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união entre os sistemas adesivos de frasco único e SBMP. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; COTTO, Ricardo Carrillo ; PACHECO, João Felipe Mota . Influência do cimento de óxido de zinco e eugenol na resistência de união ao cisalhamento de sistemas adesivos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Resinas compostas em odontopediatria: como obter sucesso clínico em dentes posteriores?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compômeros: análise de microinfiltração. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; KRAMER, P. F. . Análise sob microscopia eletrônica de varredura da camada híbrida em dentes decíduos e permanentes: estudo in vitro utilizando diferentes sistemas adesivos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união entre sistemas adesivos hidrofílicos de duplo ou único componenete aplicados em dentina. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união entre sistemas adesivos hidrofílicos de duplo ou único componente aplicados em dentina. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união de superfícies metálicas condicionadas e unidas por cimento resinoso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compômeros: análise de microinfiltração. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Métodos de condicionamento de superfícies metálicas de NiCr para cimentação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compômeros: análise de microinfiltração. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união de superfícies metálicas condicionadas e unidas por cimento resinoso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Probeblemas e erros de fundição de ligas metálicas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compômeros: análise de microinfiltração. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Falhas e erros de fundição. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união de superfícies metálicas condicionadas e unidas por cimento resinoso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Comparação da resistência de união de superfícies metálicas condicionadas e unidas por cimento resinoso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Compômeros: análise de microinfiltração. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . Falhas e erros de fundição. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski ; ARTECHE, Luiz Alberto . Problemas na fundição em ligas metálicas odontológicas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

FARRET, M. M. ; LIMA, Eduardo Martinelli Santayana de ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; Mota, Eduardo Gonçalves . PROCESSO PARA A OBTENÇÃO DE SOLUÇÃO AQUOSA ANTIMICROBIANA CONTENDO DIGLUCONATO DE CLOREXIDINA E ÁCIOO TARTÁRICO, E SOLUÇÃO AQUOSA ANTIMICROBIANA CONTENDO DIGLUCONATO DE CLOREXIDINA E ÁCIDO TARTÁRICO. 2010.

OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva ; BURNETT JR, Luiz Henrique ; CAVAZZOLA, F. C. M. ; Mota, Eduardo Gonçalves . Dispositivo e processo de aplicação de materiais odontológicos. 2008.

LIMA, Eduardo Martinelli Santayana de ; Mota, Eduardo Gonçalves ; OSHIMA, Hugo Mitsuo Silva . PROCESSO PARA A OBTENÇÃO DE SOLUÇÃO AQUOSA ANTIMICROBIANA CONTENDO DIGLUCONATO DE CLOREXIDINA E ÁCIOO TARTÁRICO, E SOLUÇÃO AQUOSA ANTIMICROBIANA CONTENDO DIGLUCONATO DE CLOREXIDINA E ÁCIDO TARTÁRICO. 2010.

MOTA, E. G. . Monitoria da Disciplina de Materiais Dentários II. 2000.

MOTA, E. G. . Monitoria da Disciplina de Dentística IV. 2000.

MOTA, E. G. . Monitoria da Disciplina de Materiais Dentários II. 1999.

MOTA, E. G. . Monitoria da Disciplina de Dentística I. 1999.

MOTA, E. G. . Monitoria da Disciplina de Materiais Dentários I. 1999.

MOTA, E. G. . Monitoria da Disciplina de Materiais Dentários II. 1998.

MOTA, E. G. . Monitoria da Disciplina de Materiais Dentários I. 1998.

MOTA, E. G. . Monitoria da Disciplina de Materiais Dentários II. 1997.

MOTA, E. G. . Monitoria da Disciplina de Anatomia Bucal. 1997.

MOTA, E. G. . Limitações e perspectivas futuras na clínica digital. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTA, E. G. . A rotina CAi / CAD / CAM na prática clínica geral. 2022. .

Mota, Eduardo Gonçalves . A valorização do dentista privado no mercado: o desafio do recém formado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Mota, Eduardo Gonçalves . O futuro do cirurgião-dentista recém formado: gerenciamento e legislação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Mota, Eduardo Gonçalves . Resinas Nanoparticuladas: o que estamos usando?. 2009. .

MOTA, E. G. . Desafios da Adesão para o Clínico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTA, E. G. . Cimentos resinosos: indicações e aplicações. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTA, E. G. ; PIRES, Luiz Antônio Gaieski . 1º Encontro dos Funcionários do Curso de Odontologia da ULBRA - Atualização e Capacitação de Funcionários. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2020

    Uma nova abordagem para produção de pino/núcleo de fibra de vidro através da tecnologia CAD/CAM: um relato de caso., Descrição: O objetivo do projeto é apresentar um caso clínico e descrever o protocolo de confecção de pino núcleo personalizado através da tecnologia CAD/CAM a partir de bloco monolítico de fibra de vidro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Ana Maria Spohr - Integrante / Mariá Cortina Bellan - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Nanofiller dispersion in dental composites, Descrição: The aim of this international cooperation study is to describe and improve the dispersion of nanofillers into dental composites. Two different sizes (80 and 150 nm) and weighs (1 and 5%) of functionalized silica nanoparticles will be added into a commercial resin composite (Transbond XT, 3M Unitek, Monrovia, CA, USA) and its effect will be evaluated through microhardness, nanohardness, elastic modulus, thermogravimetric tests, image analyzes with scanning electron microscopy (SEM), atomic force microscopy (AFM), and shear bond strength test.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / PAPALÉO, RICARDO MEURER - Integrante / Subramani, Karthikeyan - Integrante / Cristiane Maria Boniatti Mussato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2019 - 2020

    EFEITO DO POLIMENTO E REPOLIMENTO COM DIFERENTES TECNICAS SOBRE O BRILHO E RUGOSIDADE SUPERFICIAL DE RESINAS COMPOSTAS, Descrição: O objetivo desse estudo in vitro foi avaliar o efeito de três diferentes sistemas de polimento e repolimento sobre a rugosidade e brilho superficial de resinas compostas para uso direto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Vinicius Funghetto Lippert - Integrante.

  • 2018 - 2021

    AVALIAÇÃO DO DESENHO DE PREPAROS PARA RESTAURAÇÕES CAD/CAM: ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS DA DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES, Descrição: As restaurações indiretas de dentes posteriores podem ser confeccionadas através de dois métodos distintos: molhamento e CAD/CAM. A produção baseada nos princípios de molhamento, que pode ser por prensagem ou aplicação de pó e líquido sobre refratário e/ou infraestrutura, permite uma variabilidade de preparos uma vez que os materiais copiam com facilidade o substrato. Já a usinagem está baseada na redução seletiva de material através de fresadoras (ZHANG et al., 2016) e estas centrais de usinagem estão limitadas a ação de 4 ou 5 eixos. Com isso, a resistência final da restauração posterior pode ser influenciada pelo desenho do preparo dental (SHAHRBAF et al., 2013). A tecnologia CAD (desenho assistido por computador) e CAM (manufatura assistida por computador) consolidou-se na odontologia mundial (BOHNER et al., 2016) e já é realidade no Brasil. No entanto, toda formação profissional está voltada para o primeiro método de confecção (sistemas de molhamento) deixando uma lacuna para esta nova tecnologia (CAD/CAM). Portanto, a discussão do preparo dental para restaurações CAD/CAM deve ser abordada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador.

  • 2018 - 2020

    CLAREAMENTO INTERNO COM PERÓXIDO DE CARBAMIDA: ESTUDO DE ACOMPANHAMENTO CLÍNICO LONGITUDINAL, Descrição: O presente estudo clínico longitudinal de acompanhamento tem por objetivo avaliar a estabilidade de cor, ao longo do tempo, após a realização de clareamento interno com a utilização de peróxido de carbamida à 10%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Gabriela Adami Vargas - Integrante / PÂMELLA TOMAZI GODOY DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2018 - 2020

    Avaliação da adição de nanopartículas de sílica silanizadas nas propriedades mecânicas das resinas acrílicas quimicamente ativadas, Descrição: A literatura não consegue associar a diminuição de algumas propriedades mecânicas das resinas acrílicas com a incorporação das nanopartículas sugerindo que a aglomeração das nanopartículas e a falta de união química entre o material inorgânico e o PMMA possam estar contribuindo para estes resultados. O objetivo do estudo é avaliar o comportamento das propriedades mecânicas de resinas acrílicas quimicamente ativadas com a adição de nanopartículas de sílica silanizadas em diferentes concentrações, a fim de trazer benefícios clínicos na qualidade da confecção de dentes provisórios, otimizando lisura superficial,diminuindo o acúmulo de placa. A hipótese experimental é que a adição das partículas de carga silanizadas melhorarão as propriedades mecânicas das resinas acrílicas autopolimerizáveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Cristiane Maria Boniatti Mussato - Integrante.

  • 2018 - 2020

    NOVO MATERIAL UTILIZADO EM PROFILAXIA ODONTOLÓGICA: CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA, DA NANODUREZA E AVALIAÇÃO DE SEUS EFEITOS NA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DE DIFERENTES TECIDOS DENTÁRIOS E MATERIAIS ODONTOLÓGICOS, Descrição: Descrição e caracterização de um novo material odontológico utilizado em profilaxias e seus efeitos em substratos dentários e restauradores. Será realiza a descrição morfológica do material em comparação ao pó de bicarbonato de sódio - padrão utilizado no mercado - e sua caracterização de nanodureza com auxilio de microscopia eletrônica. Além disso, serão confeccionadas amostras de esmalte, dentina, resina composta e cerâmica feldspática para avaliar o efeito destes materiais sobre estes substratos. Esta aferição será realizada a partir da análise de rugosidade superficial - Ra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Laura Smidt Nunes - Integrante.

  • 2018 - 2019

    EFEITO DA VITRIFICAÇÃO NA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE UM MATERIAL ADESIVO À ZIRCONIA (Y-TZP), Descrição: O objetivo deste estudo será avaliar a resistência de união de um material adesivo à zircônia (Y-TZP) quando submetida a diferentes tratamentos experimentais de superfície.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / JULIA WILLERS DREYER - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2017 - 2020

    ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE COR POR ESPECTROFOTÔMETRIA DE FACETAS LAMINADAS CONFECCIONADAS EM CAD/CAM: ESTUDO OBSERVACIONAL DE COORTE, Descrição: A crescente demanda por restaurações estéticas, associada a evolução das técnicas e materiais, possibilitaram a confecção de peças protéticas de espessuras reduzidas. A introdução da tecnologia CAD/CAM possibilitou a realização de restaurações precisas e exatas rapidamente. Sabe-se que diferentes fatores, incluindo a textura da superfície, opalescência, translucidez, cor do substrato, cor do cimento, espessura do material restaurador afetam a cor final das restaurações. No entanto, a cor final da restauração continua sendo responsabilidade direta do dentista, onde uma avaliação visual de cor pode ocasionar erros, enquanto uma medição de cor instrumental possui leituras precisas. Portanto, o objetivo deste estudo é realizar uma investigação clínica da estabilidade de cor de facetas laminadas confeccionadas por materiais CAD / CAM nas suas diferentes composições.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / MAURICIO TOMAZONI PEIXOTO - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2017 - 2019

    INFLUÊNCIA DO TEMPO DE CONDICIONAMENTO COM ÁCIDO FLUORÍDRICO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CERÂMICA À BASE DE DISSILICATO DE LÍTIO PARA CAD/CAM, Descrição: Com a introdução dos sistemas cerâmicos para CAD/CAM, não estão claros os efeitos que o condicionamento ácido produz na superfície e nas propriedades mecânicas desses materiais. O objetivo desse estudo in vitro é avaliar o efeito que diferentes tempos de condicionamento exercem na morfologia da superfície, rugosidade e resistência flexural de uma cerâmica à base de dissilicato de lítio. Barras cerâmicas serão confeccionadas (14x4x1mm) a partir de blocos cerâmicos pré-fabricados. As amostras serão condicionadas em diferentes tempos e submetidas a ensaio de rugosidade, resistência flexural e análise morfológica qualitativa em microscópio eletrônico de varredura. Os dados serão submetidos ao teste one-way ANOVA, tendo como fator fixo o tempo de condicionamento da superfície cerâmica, seguido pelo teste de Tukey com nível de significância de 5%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / FERNANDA DANI RECH - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2019

    COMPARAÇÃO DE DOIS PROTOCOLOS DE TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE EM CERÂMICAS CAD/CAM PARA CIMENTAÇÃO ADESIVA, Descrição: Objetivo geral Avaliar dois diferentes tratamentos de superfície em cinco diferentes tipos de cerâmicas para CAD/CAM. Objetivos específicos a) Avaliar o efeito do primer Monobond Etch and Prime e do condicionamento com ácido fluorídrico seguido de silanização na resistência de união de material resinoso às diferentes cerâmicas por meio de ensaio de microtração; b) Avaliar as falhas ocorridas no ensaio de resistência de união à microtração por meio de microscopia eletrônica de varredura; c) Avaliar o padrão de condicionamento das superfícies das cerâmicas por meio de microscopia de força atômica; d) Avaliar e quantificar os elementos químicos presentes na superfície das amostras antes e depois do tratamento de superfície pelo Espectrômetro de raios-X por dispersão de energia (EDS).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / MELISSA CASTRO DO RIO - Integrante.

  • 2016 - 2019

    EFEITO SOBRE A PRÉ-CARGA E O TORQUE DE REMOÇÃO EM PARAFUSOS DE RETENÇÃO DE PRÓTESES IMPLANTO SUPORTADAS COM APLICAÇÃO DE LUBRIFICANTES SÓLIDOS, Descrição: O objetivo deste estudo será avaliar a pré-carga e o toque de remoção de três tipos de parafusos de retenção de próteses sobre implantes com plataforma hexágono externo: sem tratamento de superfície, com tratamento de superfície já consolidado no mercado e com um novo tipo de tratamento de superfície.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / AUGUSTO WINGERT - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Utilização do laser de diodo de baixa intensidade como alternativa no tratamento de superfície em restaurações CAD/CAM, Descrição: O uso de desenho assistido por computador; sistema CAD / CAM, em odontologia aumentou exponencialmente durante a última década, graças ao rápido desenvolvimento da tecnologia digital. A digitalização da preparação dentária pode ser obtida através da captura intra oral das estruturas dentárias, ou extra oral dos modelos de gesso/troquéis, através de sistemas óticos associados a reconstruções 3D. O objetivo deste estudo é avaliar a influência do laser de diodo de baixa intensidade como tratamento alternativo de superfície em restaurações CAD/CAM; como alternativa ao ácido fluorídrico e jateamento com óxido de alumínio no tratamento superficial dos seguintes materiais restauradores; e posterior análise do MEV. Neste trabalho serão avaliados sete materiais restauradores CAD/CAM, com os seguintes nomes comerciais: Enamic; Lava Ultimate; Suprinity; Mark II; E.max CAD; Empress CAD; Cerec Blocs. Será confeccionado um corpo de prova para cada um dos sete materiais restauradores em CAD/CAM; e, este será dividido em quatro partes. Os corpos de prova serão confeccionados a partir de blocos usinados e/ou cristalizados. As dimensões dos corpos de prova serão de 1cm de comprimento por 1cm de largura, na espessura de 1mm, cor A3. Sendo que nos quatro quadrantes de cada peça será obedecida esta sequência: usinagem e/ou cristalizado(controle); Laser; Ácido Fluorídrico; Jateamento com óxido de alumínio. Os corpos de prova serão analisados pelo microscópio eletrônico de varredura (modelo XL30, Phillips) para avaliar as características da superfície tratada; buscando trincas, fissuras, depressões ou qualquer outra característica física que comprove a viabilidade do uso de laser de diodo como alternativa no tratamento de superfície nas cerâmicas CAD/CAM; serão realizadas imagens nos aumentos de 15.000 e 40.000 vezes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / JULIANA DONCATTO BETTINELLI - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2018

    INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PARTÍCULAS DE SÍLICA NANOMÉTRICAS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE GESSOS ODONTOLÓGICOS, Descrição: A nanotecnologia é ainda pouco pesquisada e utilizada, principalmente da Odontologia. O gesso é um material amplamente utilizado, tanto o mineral como o sintético, sendo importante a busca de um constante melhoramento de suas propriedades mecânicas, nesse caso, a partir da adição de partículas de carga nanométricas de sílica. Também pela tentativa de desenvolvimento de um novo composto de gesso mineral e/ou sintético com partículas nanométricas de carga, isto é, propor um nanocomposto a base de gesso com adição de partículas de tamanho nanométricas de sílica para o mercado odontológico. A hipótese nula do estudo é que a adição das partículas de sílica nanométricas não alterarão as propriedades mecânicas dos gessos odontológicos estudados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Leonardo de Cesero - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2015 - 2017

    Avaliação da influência de cremes dentais clareadores na cor e rugosidade de esmalte dentário humano, Descrição: Devido ao interesse por parte da população por produtos que promovam clareamento dental, verifica-se a maior disponibilidade dos mesmos em farmácias e supermercados, tornando-os acessíveis a todos, sem necessidade de supervisão por parte de profissionais. Assim, compreender o comportamento destes materiais torna-se relevante para adequada orientação aos pacientes sobre a utilização dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Lisiane Martins Fracasso - Integrante / Laura Smidt Nunes - Integrante.

  • 2015 - 2016

    INFLUÊNCIA DA ESPESSURA DOS DIFERENTES MATERIAIS CERÂMICOS UTILIZADOS EM CAD/CAM E DO TIPO DE CIMENTO NA COR FINAL DE FACETAS, Descrição: Este estudo tem como objetivo realizar uma investigação dos diversos fatores que podem influenciar a cor e translucidez de facetas com diferentes espessuras confeccionadas por materiais CAD / CAM nas suas diferentes composições, disponíveis em sua cor final, avaliando condicionamento dental, condicionamento das peças protéticas, e diferentes tipos de cimentos resinosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / MAURICIO TOMAZONI PEIXOTO - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2016

    AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DA CONCORDÂNCIA ENTRE ESCALAS DE COR PARA RESINA COMPOSTA, Descrição: Existe uma dificuldade na escolha e compatibilidade de cores para resinas compostas relatada na literatura comparadas com a escala Vita Classical®. Na literatura há também relatos de que escalas de cores de diferentes marcas tem algumas variações de cor e as vezes em diferentes lotes da mesma marca pode ocorrer algumas diferenças. Clinicamente pode haver uma certa discrepância entre as cores das resinas de diferentes marcas e a escala Vita Classical®. Na hora da escolha da cor pode ocorrer uma diferença significativa entre a cor escolhida da escala de cor e a resina composta da seringa mesmo sendo na mesma matiz. O objetivo deste estudo é avaliar e comparar a concordância entre escalas para resina composta em relação à escala Vita Classical. Comparar o deltaE(L*,a*,b*) pelo uso do espectrofotômetro das diferentes escalas de cor nas matizes A,B,C e D. Comparar as matizes das escalas com a própria escala do espectrofotômetro EasyShade 4.0. Comparar diferentes escalas de resina composta com o espectrofotômetro EasyShade 4.0.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / MELISSA CASTRO DO RIO - Integrante / ERIKA DOS SANTOS SEABRA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE DOIS CIMENTOS RESINOSOS A DIFERENTES MATERIAIS UTILIZADOS PARA CAD/CAM, Descrição: O objetivo deste trabalho é avaliar a performance adesiva entre os atuais cimentos resinosos e os novos materiais disponíveis para o sistema CAD/CAM através do ensaio de resistência de união por microtração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Mariá Cortina Bellan - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2017

    Avaliação da liberação de bisfenol A em blocos de materiais dentários para cad cam, Descrição: A odontologia estética conta com constantes avanços e entra na era tecnológica com a evolução do sistema Cad CAM. Os blocos utilizados para Cad Cam disponíveis no mercado incluem cerâmica contendo resina composta do tipo epoxi, a qual pode liberar monômeros residuais, bisfenol A. Hoje já sabe-se que esta substancia vem sendo associada a cito toxicidade , injuria pulpar alem de possuir afinidade ao receptor de estrogênio. Portanto, este estudo tem o objetivo pesquisar a possível liberação ou não de bisfenol A em blocos para Cad Cam esclarecendo e orientando o uso clinico deste material. Serão confeccionados n=10 Fragmentos padronizados, 1x1,5cm , de blocos cuja matriz contenha bisfenol A. Armazenados, cada um, em frasco do tipo EPPENDORF imerso em saliva artificial por 24hs. Todas as amostras após este período, serão congeladas a -80?c. Decorrido o período de mais 24hs , as amostras serão descongeladas em temperatura ambiente , após inceridas em vórtex por 1 min. , então será adicionado 0,1 N de hidrogênio clorídrico e éter metil-t-butílico, 2 ml para 500ml da amostra e agitadas novamente a 3000rpm durante 5 min e 1 ml flutuante será recolhido. A fase móvel será evaporada até secar em fluxo de gás a 40?c . Os resíduos secos serão dissolvidos em 50 ml de metanol, e 10 ml será injetada na coluna de cromatografia de alta eficiência (HTLC).Um sistema de espectrômetro de massa será usado para determinar os níveis de bisfenol A . Os resultados serão comparados estatisticamente utilizando o programa SPSS 13.0 . Os testes de Leveme e Kolmogorov-Smirnov serão realizados para verificar a normalidade e homogeneidade dos dados. Caso os dados se apresentem dentro da curva normal, o teste ANOVA e Turkey em nível de 5% de significância serão empregados. Caso não haja normalidade dos dados , um teste não paramétrico será empregado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Lígia Maria Nogarett Pibernat de Carvalho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2015

    AVALIAÇÃO IN VITRO DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE APLICAÇÃO DE AGENTES CLAREADORES EXTERNOS EM DENTES BOVINOS, Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar e comparar o efeito dos diferentes agentes clareadores na rugosidade superficial e microdureza do esmalte bovino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gonçalves Mota - Coordenador / Lisiane Martins Fracasso - Integrante / Laura Smidt Nunes - Integrante.

Prêmios

2021

Titular da Cadeira 96, Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas.

2006

Menção Honrosa no VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, PUCRS.

1998

Destaque no IV Salão de Iniciação Científica, ULBRA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia, Departamento Clínico. , Av. Ipiranga 6681, Partenon, 90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33203500, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2016

CONSULTORIA E MINERACAO DE DADOS EM SAUDE LTDA

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 12

2005 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2005

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dentística IV

  • 08/2005 - 03/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Odontologia.,Linhas de pesquisa

  • 08/2005 - 03/2021

    Ensino, Odontologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais Dentários II

2001 - 2005

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2001 - 07/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Odontologia, Canoas.,Linhas de pesquisa

  • 07/2001 - 07/2005

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais Dentários I, Materiais Dentários II, Dentística II, Dentística IV

Propriedade Intelectual

Patentes (3)