Lúcia Jacinta da Silva Backes
Possui Doutorado em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale/RS (2022. Possui Mestrado em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS (2003), Especialização em Administração de Marketing pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Graduação em Comunicação Social - Habilitação: Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991) e Graduação em Música - Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2015). Integra o Grupo de Pesquisa "Educação Musical: diferentes tempos e espaços" da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul(CNPq), no qual realiza pesquisas relacionadas à presença da música na educação básica. Proprietária e Coordenadora da Comunicare - Espaço Música e Arte, onde atua como Professora de música no ensino de violão, teclado e canto, ministra oficinas de musicalização para crianças e adultos. Trabalha com musicalização infantil em escolas de Educação Infantil. Fundadora e integrante do Projeto Chá de Arte, que tem como proposta ampliar conhecimentos por meio de diversos processos de criação para o público de todas as idades, a partir de diferentes linguagens artísticas.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
2018 - 2022
Universidade Feevale
Título: Sons e palavras: Narrativas de experiências e vivências de pessoas negras perpassadas por cantigas
Orientador: Dra. Magna Lima Magalhães
Bolsista do(a): Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil. Palavras-chave: Formas musicais. Cantiga. Pessoas Negras.; Vale do Paranhana. Memória..
Mestrado em Ciências da comunicação
1999 - 2003
Uiversidade do Vale dos Rio dos Sinos
Título: Racionalidades do consumo e a segmentação de público: o jovem na publicidade jeans
, Ano de Obtenção: 2003.Dra. Maria Lília Dias de Castro.Palavras-chave: Mensagem Publicitária; Racionalidades de consumo; Segmentação Social.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
Graduação em Licenciatura em Música
2012 - 2015
UERGS - Montenegro
Título: A música na educação básica: práticas pedagógico-musicais em articulação com o projeto político pedagógico
Orientador: Professora Doutora Cristina Rolim Wolffenbüttel
Formação complementar
2013 - 2013
Extensão universitária em Seminário P. F: Interloc. entre Ed. leituras e Art. (Carga horária: 3h). , UERGS - Montenegro, UERGS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Educação Musical e interdisciplinaridade. (Carga horária: 12h). , UERGS - Montenegro, UERGS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em 2º Seminário arte e educação na UERGS. (Carga horária: 8h). , UERGS - Montenegro, UERGS, Brasil.
2012 - 2012
Mostras da Graduação da unidade de Montenegro. (Carga horária: 40h). , UERGS - Montenegro, UERGS, Brasil.
2012 - 2012
3º encontro de Educação de Porto Alegre.... (Carga horária: 12h). , UERGS - Montenegro, UERGS, Brasil.
2012 - 2012
23 Seminário nacional de Arte e Educação. (Carga horária: 40h). , Fundação Municipal de Artes de Montenegro, FUNDARTE, Brasil.
2012 - 2012
XV Encontro Regional da ABEM-SUL. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Educação Musical -SUL, ABEM-SUL, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração e Formatação de projetos culturais. (Carga horária: 7h). , Mecenas Cultura, MECENAS CULTURA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de extensão em Educação Musical I. (Carga horária: 40h). , Instituto Superior de Educação IVOTI - Matriz, ISEI, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de extensão em Música - Práticas e vivências musicais. (Carga horária: 40h). , Instituto Superior de Educação IVOTI - Matriz, ISEI, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em II Festival de Inverno Unisinos. (Carga horária: 21h). , Uiversidade do Vale dos Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária. , Pontifícia Universidade Católica do RS, PUC RS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em VII encontro Sul-Brasileiro de Língua Portuguesa. (Carga horária: 22h). , Uiversidade do Vale dos Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Lingüística e ensino da língua portuguesa. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
4ª Jornada Pedagógica Municipal da Educação Básica de Igrejinha Etapa Creche.Interpretação da música "Mundo Criança" - autoria de Lúcia Jacinta da Silva Backes. 2024. (Outra).
IIIª Mostra de Saberes da Escola Hilário Nestor BAckes. 2024. (Outra).
VII de Iniciação Científica de Igrejinha - MICI. 2024. (Outra).
XVII Encontro Estadual de História - Desafios Contemporâneos: os lugares das/dos historiadoras/re. 2024. (Encontro).
XVII Encontro Estadual de História - Desafios Contemporânes: os lugares das/dos historiadoras/historiadoresos.MANIFESTAÇÕES SONORO-MUSICAIS: UM PANORAMA DE IDENTIDADE, MEMÓRIAS E PERTENCIMENTOS NO VALE DO PARANHANA A PARTIR DE CANTIGAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS. 2024. (Encontro).
2ª Oficina de Música de Três Coroas, RS.Música na educação infantil. 2023. (Oficina).
A participação das Mulheres na pesquisa em Música no Brasil. 2023. (Outra).
Colóquios sobre Educação Musical e Políticas Públicas - 3ªedição.Colóquios sobre Educação Musical e Políticas Públicas - 3a Edição. 2023. (Outra).
Colóquis Grupem: Educação Musical na Educação Infantil. 2023. (Outra).
VI Mostra de Iniciação Científica.Avaliação de Trabalhos Científicos. 2023. (Outra).
V Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha.Avaliador de Trabalhos Científicos. 2022. (Outra).
"Ludicidade: Eixos da Educação Musical". 2021. (Oficina).
41º Festival Internacional de Música de Londrina. 2021. (Outra).
8º Congresso Nacional de Educação e 5º Congresso Internacional de Educação. "Olhares adolescentes: racismo, cultura e afro-brasileira na semana da Consciência Negra a partir de cantiga de capoeira". 2021. (Congresso).
Brincadeiras musicais para a volta às aulas. 2021. (Oficina).
III CIDI - Congresso Internacional de diálogos interdisciplinares: comunicação digital e futuros possíveis, IV Congresso de Indústria Criativa, V Seminário Internacional de diversidade cultural e inclusão social, I Mostra Técnica, Artística e Cultural. 2021. (Congresso).
III Semana Faça Música Brincando. 2021. (Oficina).
I Webnário de Práticas Etnográficas.Um dia no Quilombo Paredão Baixo: Paisagens, cantigas, cadastro, território, ocas. 2021. (Oficina).
III Seminário Discente.CULTURAS ENTRELAÇADAS EM CANTIGAS DE RODA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, IDENTIDADES DE PESSOAS NEGRAS DO VALE DO PARANHANA. 2020. (Seminário).
Semana da Consciência Negra - Live Feevale.Ciranda Negra: um bate-papo sobre arte, trabalho, gênero e raça.. 2020. (Encontro).
Seminário de Pós-Graduação.O olhar-escuta da obra musical: narrativa entre a percepção individual e coletiva. 2020. (Seminário).
VII Mostra Cultural Manifeste-se.GT - Relações étnico-raciais e etnicidades. 2020. (Outra).
VII Mostra Cultural Manifeste-se. 2020. (Outra).
?II Seminário Discente?."Eu, tu, nós negras e negros nas marcas discursivas de cantiga de capoeira". 2019. (Seminário).
Oficina Relações Étnico-raciais na escola. 2019. (Oficina).
Palestra ?Sobre narizes e narradores: Retórica e mentira no conto 'O segredo do bonzo'?,. 2019. (Outra).
SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO (SPG) - INOVAMUNDI 2019.EU, TU, NÓS NEGRAS E NEGROS NAS MARCAS DISCURSIVAS DE CANTIGA DE CAPOEIRA. 2019. (Seminário).
26º Seminário Nacional de Arte e Educação.O cotidiano como disparador de processos de criação e ação artísticas: Chá de Arte. 2018. (Seminário).
6º Seminário dos Grupos de Pesquisa da Uergs-Montenegro/1ºencontro Interinstitucional de Educação Musicacal Uergs/Uepa. 2018. (Seminário).
II CIDI - CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. 2018. (Congresso).
Seminário dos Grupos de Pesquisa da Uergs-Montenegro/ 3º Colóquio da Pós-graduação em Educação Musical da.Coordenação Painel I. 2018. (Seminário).
XVIII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical.Brincar, Cantar, Representar: jeitos divertidos de conhecer elementos teórico-musicais. 2018. (Encontro).
7º Encontro de Educação Musical do RS/5º Seminário dos grupos de pesquisa da Uergs -Montenegro/2º Colóquio da Pós-graduação em Educação Musical/1º Encontro Interinstitucional Pibid-Música da Uergs. 2017. (Encontro).
7º Encontro de Educação Musical do RS/5º Seminário dos grupos de pesquisa da Uergs -Montenegro/2º Colóquio da Pós-graduação em Educação Musical/1º Encontro Interinstitucional Pibid-Música da Uergs.7º Encontro de Educação Musical do RS. 2017. (Encontro).
7º Seminário Arte e Educação na UERGS/IV Seminário dos Grupos de Pe de. 2017. (Seminário).
1º Encontro Anual Música na Escola. 2016. (Encontro).
25º Seminário Nacional de Arte e Educação - Arte e Educação: Poéticas, pesquisa e docência.Educação Musical e Literatura:uma pesquisa-ação sobre a utilização dos elementos musicais na contação de histórias. 2016. (Seminário).
5º Seminário Arte e Educação na Uergs.5º Seminário Arte e Educação - Uergs. 2015. (Seminário).
X Seminário Nacional de Artes Visuais II Seminário Nacional de Fotografia - Imagem, Espaço, Tempo: Transitoriedades e Conexões.Filosofia, arte, educação e modernidade: a mulher no teatro e na música. 2015. (Seminário).
Feira de iniciação científica. A música no Vale do Paranhana/Encosta da Serra, RS: uma investigação sobre o ensino de música em escolas públicas municipais da região. 2014. (Feira).
Feira de iniciação científica. Configurações da Educação Musical em Escolas Públicas Estaduais de Educação Básica do Rio Grande do Sul. 2013. (Feira).
9º Festival Estudantil de Interpretação musical "O Canto da Colmeia".Jurado. 2011. (Outra).
Oficina de Contação de histórias. 2010. (Oficina).
Curso de Extensão em Educação Musical I. 2009. (Outra).
2 Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia - ALCAR RS.Bossa Nova e MPB na Mídia: História, trajetórias e sentidos em telenovelas. 2008. (Encontro).
Curso de Extensão em Música - Práticas e Vivências Musicais. 2008. (Outra).
10 Seminário Internacional de Educação: educação e currículo: debates contemporâneos.Mídia e Educação: uma reflexão sobre a construção de sentidos e valores. 2007. (Seminário).
Curso: Leitura e produção de textos, uma proposta a partir de gêneros textuais. 2006. (Outra).
XII Jornada de Estudos e V Seminário nacional de Educação - Do ensino à aprendizagem: a construção dos saberes e da cidadania.Mídia e educação: uma reflexão sobre representações na publicidade. 2006. (Seminário).
Participação em bancas
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Escolas Multisseriadas: Um Estudo de Flauta Doce com Estudantes de Diversas Idades. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; Daltro Keenan Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Pedagogia do violão: uma proposta de ensino coletivo de violão para crianças,. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; Daltro Keenan Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Música na educação básica e vida cotidiana: possibilidades para o fazer musical. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; Daltro Keenan Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Proposta pedagógica de ensino-aprendizagem na educação musical: as rodas cantadas como instrumento de socialização,. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; Daltro Keenan Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Improvisação e composição na educação infantil, técnicas expandidas na flauta doce e partitura analógica na sala de aula,. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; Daltro Keenan Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Aprendizagem musical: investigando as contribuições dos ambientes familiar e social na cognição musical. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; Daltro Keenan Júnior; LOPES, Silvia da Silva. A música como agente transformador no desenvolvimento da criança: uma proposta pedagógico-musical,. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; Daltro Keenan Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Folclore musical como proposta para a expansão cultural de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental,. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; Daltro Keenan Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Laboratório de aprendizagem, música e interdisciplinaridade: inter- relações que promovem aprendizados. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Música na educação infantil: práticas musicais a partir de uma banda escolar e instrumentos alternativos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Cantigas de Roda: Atividade Lúdica de Socialização, Tradição e Musicalidade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. O funk no ensino de música: uma proposta pedagógico-musical com estudantes de um centro cultural. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Atividades musicais na escola: uma proposta lúdica interdisciplinar entrelaçando musica e poesia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. O uso do celular na aula de música: explorando possibilidades de práticas pedagógico musicais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Educação Musical na Infância: Uma Proposta Pedagógico Musical com Instrumentos Musicais de Orquestra. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Por que não pode?: O Gênero Musical Funk como Proposta Pedagógica no Ensino de Música Para Crianças dos Anos Iniciais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. Musicalização: um sopro para a expressão corporal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. As possibilidades pedagógico-musicais na banda da escola. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.; KEENAN, Daltro Júnior; LOPES, Silvia da Silva. O Konnakol no ensino de ritmo: uma pesquisa-ação a partir do uso de estratégias mnemônicas de aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.; WOLFFENBUTTEL, C. R.. Participação de Estudantes na Banda Escolar do Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves de Maratá/RS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BACKES, L. J. S.. Benefícios da propaganda para o setor calçadista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faccat - Faculdades de Taquara.
BACKES, L. J. S.. V Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha RS. 2022. Comunicare - Espaço Música e Arte.
BACKES, L. J. S.. Banca avaliadora da Sessão de Pôsteres "Pós-graduação em Educação Musical - Projetos de pesquisa-ação.. 2017. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Orientou
Proposta Pedagógica de Ensino-Aprendizagem na Educação Musical: As Rodas Cantadas como Instrumento de Socialização; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Lúcia Jacinta da Silva Backes;
A música como agente transformador no desenvolvimento da criança: Uma proposta pedagógico-musical; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Lúcia Jacinta da Silva Backes;
Música na Educação Infantil: Práticas Musicais a partir do Uso de Instrumentos Musicais de uma Banda Escolar e Alternativos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Lúcia Jacinta da Silva Backes;
Cantigas de Roda: Atividade Lúdica de Socialização, Tradição e Musicalidade; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Lúcia Jacinta da Silva Backes;
Educação Musical na Infância: Uma Proposta Pedagógico Musical com Instrumentos Musicais de Orquestra; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Lúcia Jacinta da Silva Backes;
Por que não pode?: O Gênero Musical Funk como Proposta Pedagógica no Ensino de Música Para Crianças dos Anos Iniciais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Lúcia Jacinta da Silva Backes;
O benefício da propaganda no crescimento das empresas - setor calçadista; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faccat - Faculdades de Taquara; Orientador: Lúcia Jacinta da Silva Backes;
Produções bibliográficas
-
BACKES, L. J. S. . História(s) e (In)visibilidade(s) negras: potência da arte. IDENTIDADE! , v. v. 27, p. 208-225, 2022.
-
BACKES, L. J. S. . Vozes-Mulheres: um relato, um grito, uma esperança. REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES , v. 1, p. 109-121, 2021.
-
BACKES, L. J. S. ; OLIVEIRA, T. P. . O cotidiano como disparador de processos de criação e ação artísticas: Chá de Arte. Revista da Fundarte , v. u, p. 547-551, 2018.
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. ; ACCORSI, A. M. B. . Práticas pedagógico-musicais na escola em articulação com o projeto político pedagógico. Revista da Fundarte , v. único, p. 41-60, 2016.
-
BACKES, L. J. S. . Dimensões e desafios do fazer publicitário: um olhar sociocultural.. Signos (Lajeado) , v. 1, p. 71-81, 2007.
-
BACKES, L. J. S. . A publicidade e suas implicações com as racionalidades de consumo. Gestão e Desenvolvimento (Novo Hamburgo) , v. 2, p. 45-54, 2005.
-
BACKES, L. J. S. . Negros e negras nas marcas discursivas de cantiga de capoeira. In: Aline Ferreira Antunes. (Org.). Ciências humanas: uma nova interpretação para um conceito comum. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena, 2021, v. , p. 95-101.
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . Ensino e Aprendizagem da música: conhecendo os elementos musicais de modo divertido. In: Fabiana Eloy Atílio Batista e Glauber Soares Junior. (Org.). Arte: multiculturalismo e diversidade cultural. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena, 2021, v. 3, p. 83-93.
-
BACKES, L. J. S. . O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ELEMENTOS CONSTITUINTES DA MÚSICA: A VIVÊNCIA DE HISTÓRIAS COMO RECURSO. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Música, filosofia e educação 4 [recurso eletrônico]. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena, 2019, v. , p. 120-128.
-
BACKES, L. J. S. . DO ENCONTRO DE MULHERES: MOMENTO ARTÍSTICO-MUSICAL NO QUILOMBO PAREDÃO BAIXO. In: 11º Encontro Ecravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2023, Pelotas. Anais 11ºEncontro Ecravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2023. p. 1-13.
-
BACKES, L. J. S. . OLHARES ADOLESCENTES: racismo, cultura africana e afro-brasileira na semana da Consciência Negra a partir de cantiga de capoeira. In: Congresso Internacional de Educação, 2021, Ivoti. Anais [do] 5 º Congresso Internacional de Educação; 8 º Congresso Nacional de Educação: Educação: de uma vez por todos. Ivoti: ISEI, 2021. p. 95-104.
-
BACKES, L. J. S. . EU, TU, NÓS NEGRAS E NEGROS NAS MARCAS DISCURSIVAS DE CANTIGA DE CAPOEIRA. In: IX Seminário Internacional Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da Exclusão, 2020, Campo Grande MS. Anais IX Seminário Internacional Fronteiras Étnico-culturais e Fronterias da Exclusão. Campo Grande MS: UCDB, 2020. p. 380-394.
-
BACKES, L. J. S. . O olhar-escuta da obra musical: narrativa entre a percepção individual e coletiva. In: Seminário de Pós-Graduação, 2020, Novo Hamburgo RS. Anais [do] XII Seminário de Pós-Graduação [recurso eletrônico]. Novo Hamburgo RS: Universidade Feevale, 2020. p. 2238-2247.
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . Brincar, Cantar, Representar: jeitos divertidos de conhecer elementos teórico-musicais. In: XVIII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical, 2018, Santa Maria. XVIII Encontro Regional Sul da ABEM. Santa Maria: UFSM, 2018.
-
BACKES, L. J. S. ; OLIVEIRA, T. P. . Cotidiano como disparador de processos de criação e ação artísticas: Chá de Arte. In: 26º Seminário Nacional de Arte e Educação Nacional, 2018, Montenegro RS. Anais do 26º Seminário Nacional de Arte e Educação Nacional - O ensino da arte em tempos de crise - 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola. Montenegro RS: Fundarte, 2018. p. 547-551.
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . Educação Musical e Literatura:uma pesquisa-ação sobre a utilização dos elementos musicais na contação de histórias. In: 25º Seminário Nacional de Arte e Educação - Arte e Educação: Poéticas, pesquisa e docência, 2016, Montenegro RS. Anais 25º Seminário Nacional de Arte e Educação - Arte e Educação: Poéticas, pesquisa e docência. Montenegro RS: Editora Fundarte, 2016. p. 314-321.
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . Educação musical e educação especial em escolas públicas municipais:investigando políticas públicas na 2ª Região Funcional de Planejamento do COREDE, RS. In: VI I I ENCONTR O D E PESQUIS A E M ARTE DA FUNDARTE E III SEMINÁRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UERGS/MONTENEGRO, 2015, Montenegro. ANAI S D O VI I I ENCONTR O D E PESQUIS A E M ARTE DA FUNDARTE E III SEMINÁRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UERGS/MONTENEGRO. Montenegro: Fundarte, 2015. v. Unico. p. 125-133.
-
BACKES, B. ; BACKES, L. J. S. . Perscrutando os inícios da modernidade: uma análise da peça escola de mulheres. In: VIII Encontro de Pesquisa em Arte da FUNDARTE e III Seminário dos Grupos de Pesquisa da UERGS/Montenegro, 2015, Montenegro. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Arte da FUNDARTE e III Seminário dos Grupos de Pesquisa da UERGS/Montenegro. Montenegro: Fundarte, 2015. v. Único. p. 222-228.
-
BACKES, L. J. S. ; BACKES, B. . Filosofia, arte, educação e modernidade: a mulher no teatro e na música. In: X Seminário Nacional de Artes Visuais II Seminário Nacional de Fotografia - Imagem, Espaço, Tempo: Transitoriedades e Conexões, 2015, Novo Hamburgo. X Seminário Nacional de Artes Visuais II Seminário Nacional de Fotografia - Imagem, Espaço, Tempo: Transitoriedades e Conexões. Novo Hamburgo: Feevale, 2015.
-
BACKES, L. J. S. . Mídia e educação: uma reflexão sobre a construção de sentidos e valores. In: 10º Seminário Internacional de Educação - Educação e currículo: debates contemporâneos, 2007, Novo Hamburgo. Educação e Currículo: debates contemporâneos. Feevale: Feevale, 2007.
-
BACKES, L. J. S. . DO ENCONTRO DE MULHERES: MOMENTO ARTÍSTICO-MUSICAL NO QUILOMBO PAREDÃO BAIXO. In: 11º Encontro Ecravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2023, Pelotas. 11º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional Caderno de Resumos. Pelotas: PPGH/UFPel,, 2023. p. 37-38.
-
BACKES, L. J. S. . CULTURAS ENTRELAÇADAS EM CANTIGAS DE RODA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, IDENTIDADES DE PESSOAS NEGRAS DO VALE DO PARANHANA. In: Manifeste-se [recurso eletrônico] : VI Mostra Cultural, 2020, Novo Hamburgo RS. Manifeste-se [recurso eletrônico] : VI Mostra Cultural. Novo Hamburgo RS: Universidade Feevale, 2020. p. 59-60.
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . A música no Vale do Paranhana/Encosta da Serra, RS: uma investigação sobre o ensino de música em escolas públicas municipais da região. In: Feira de iniciação científica, 2014, Novo Hamburgo. Feira de iniciação científica. Novo Hamburgo: Feevale, 2014. v. 6. p. 16-16.
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . Configurações da Educação Musical em Escolas Públicas Estaduais de Educação Básica do Rio Grande do Sul. In: Feira de Iniciação científica, 2013, Novo Hamburgo. Feira de iniciação científica. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. v. 5. p. 15-15.
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . A MÚSICA NO VALE DO PARANHANA/ENCOSTA DA SERRA, RS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE MÚSICA EM ESCOLAS PÚB LICAS MUNICIPAIS DA REGIÃO. In: 3° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX, 2013, Santana do Livramento. Anais de resumos / III Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS. Santana do Livramento: Uergs, 2013. v. Único. p. 142-142.
-
BACKES, L. J. S. . Olhares Adolescentes: racismo, cultura africana e afro-brasileira na semana da Consciência Negra a partir de cantiga de capoeira. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BACKES, L. J. S. . CULTURAS ENTRELAÇADAS EM CANTIGAS DE RODA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, IDENTIDADES DE PESSOAS NEGRAS DO VALE DO PARANHANA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . Brincar, Cantar, Representar: jeitos divertidos de conhecer elementos teórico-musicais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BACKES, L. J. S. ; OLIVEIRA, T. P. . O cotidiano como disparador de processos de criação e ação artísticas: Chá de Arte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BACKES, L. J. S. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . Educação Musical e Literatura:uma pesquisa-ação sobre a utilização dos elementos musicais na contação de histórias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BACKES, B. ; BACKES, L. J. S. . Filosofia, arte, educação e modernidade: a mulher no teatro e na música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BACKES, L. J. S. . Midia e Educação: uma reflexão sobre a construção de sentidos e valores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BACKES, L. J. S. . Oficina de Cantigas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Outras produções
BACKES, L. J. S. ; BACKES, L. J. S. . Mundo Criança. 2011. Composição (estréia).
BACKES, L. J. S. . Seminário de Educação Infantil. 2011 (Composição musical).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Manifestações sonoro-musicais: memórias, trajetórias, identidade e pertencimento de pessoas negras do Vale do Pararanha, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lúcia Jacinta da Silva Backes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - 2004
FACCAT - FACULDADES DE TAQUARAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da Disciplina de Comunicação Comparada.
1996 - Atual
Comunicare - Escola de MúsicaVínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Proprietária
1995 - 2002
Escola Cenecista Primeiro de JunhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18
Outras informações:
professora de Português e de Redação no Ensino Médio.
1992 - 1997
Comunidade Evangélica Luterana Redentor - IgrejinhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora de Português no Ensino Fundamental
2018 - 2018
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da Especialização em Educação Musical atuando na disciplina Práticas em Educação Musical
2018 - 2018
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização em Educação Musi
Outras informações:
O período de atuação como Professora da Especialização em Educação Musical foi de 10 de março a 14 de julho de 2018.
2014 - 2015
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
2013 - 2014
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
2012 - 2013
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lúcia Jacinta da Silva Backes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?