Maria Beatriz Amorim Pascoa Borher
Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Tecnologia e Desenvolvimento - University of Sussex (1992) e doutorado em Educação para Ciência - University of California, Los Angeles (2002). Atualmente é Vice Diretora do Escritório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), agência especializada das Nações Unidas. Foi Diretora de Articulação Institucional e Informação Tecnológica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil e ocupou vários cargos no Ministério de Ciência e Tecnologia. É professora visitante do curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI. Tem experiência na área de politicas públicas e relações internacionais , com ênfase nos seguintes temas: propriedade intelectual e inovação, transferência de tecnologia e educação e formação em gestão de PI e comercialização de intangíveis
Informações coletadas do Lattes em 11/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação para Ciência
1999 - 2002
University of California, Los Angeles
Título: Becoming a Scientist - A Qualitative Study of the Educacional Experience of undergraduates working in an American and a Brazilian Laboratory
Orientador: Carlos Alberto Torres
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Tecnologia e Desenvolvimento
1990 - 1992
University of Sussex
Título: Plant Biotechnology and Third World - the need for an institutional change,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Martin Bell
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Propriedade Intelectual.
Participação em eventos
Fortalecendo o Ecossistema de Invenção no Brasil: Uma rodada de discussões.A Regulamentação no Setor de Invenção. 2014. (Seminário).
34º Semana Científica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.Inovação e Tecnologia. 2014. (Simpósio).
Workshop Propriedade Intelectual e Desenvolvimento: EUA e BRICS na (re) organização do regime internacional de proteção à propriedade intelectual.OMPI e o Sistema Internacional de Propriedade Intelectual. 2014. (Oficina).
VII Encontro Acadêmico de Propriedade Industrial, Inovação e Desenvolvimento (ENAPID).Ensino de PI & TT para Inovação Tecnológica. 2014. (Encontro).
Congresso INPI 2013. Fomento, Extensão, Ensino e Pesquisa em PI. 2013. (Congresso).
VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico. Panorama das patentes de software no mundo. 2013. (Congresso).
XIII Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica.Inovação Competitiva e Aberta- Transformando o Brasil. 2013. (Seminário).
XXXI Seminário sobre Propriedade Industrial para Países da América Latina.O Desafio da Redução do Backlog de Patentes Relato de Iniciativas Regionais. 2013. (Seminário).
Seminário Melhores Práticas na Gestão de Ativos de Propriedade Intelectual, Inovação e Competitividade.Mesa de Abertura. 2013. (Seminário).
V TECSOC-ESOCITE.BR - Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.Grupo de Trabalho da V TECSOC-ESOCITE.BR. 2013. (Simpósio).
Workshop- Building Bridges for Innovative, Socially Effective and Politically Responsible Development.Knowledge, Knowledge Governance and Innovation. 2013. (Oficina).
Workshop on IP Management and Commercialization.Brainstorming on Relevant Topics and Needs for Further Discussions on Technology Transfer and IP Management. 2013. (Oficina).
V Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação.Acordos e Parcerias de Desenvolvimentos Tecnológicos -Universidade - Empresa. 2013. (Oficina).
II Fórum Interregional para Chefes de Escritórios de Propriedade Industrial de Países Árabes e Sul Americanos.A Construção de Estratégias para Facilitar o Intercâmbio Interregional de Conhecimento e a Circulação de Intangíveis. 2013. (Encontro).
PI em Questão: Perspectivas do ensino de PI no Brasil.Perspectivas do ensino de PI no Brasil. 2013. (Encontro).
PI em Questão: Os desafios do pesquisador de Propriedade Industrial.Os desafios do pesquisador de Propriedade Industrial. 2013. (Encontro).
Reunião do Comitê Diretivo do PROSUR. 2013. (Encontro).
XVI REPICT.Resolução de Conflitos nos Contratos de Transferência de Tecnologia: o uso dos fóruns de mediação. 2013. (Encontro).
II Programa de Treinamento sobre Gestão de Ativos de Propriedade Intelectual com Foco em Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)..Mesa de Abertura. 2013. (Outra).
VI Encontro Nacional do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia- FORTEC. VI Encontro Nacional do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. 2012. (Congresso).
V Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico(V CONSEGI). Informática e Sociedade - Propriedade Intelectual. 2012. (Congresso).
Seminário de Propriedade Intelectual - Onde Estamos Global e Localmente.Panorama Internacional da Propriedade Intelectual: Inserção e Posição do Brasil. 2012. (Seminário).
Workshop - Transferência de Tecnologia Acadêmica e Comercialização de Ativos de PO PI: experiências do Reino Unido e do Rio de Janeiro..Estratégias de Comercialização de Ativos Intangíveis: formação de gestores. 2012. (Oficina).
Workshop Sobre Aspectos Práticos dos Recursos à Mediação em Matéria de Marcas.Workshop Sobre Aspectos Práticos dos Recursos à Mediação em Matéria de Marcas. 2012. (Oficina).
V Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (V ENAPID).Mesa Redonda 4: A PI como fator estratégico da EVI - Economia Verde Inclusiva: crescimento, inclusão social e proteção da natureza. 2012. (Encontro).
VI FORTEC (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.WIPO Green- A Sustainable Market for Technolgy. 2012. (Encontro).
XV Encontro REPICT (Proteção e Comercialização: os mesmos desafios, novas formas de abordagemes).Mesa de Abertura. 2012. (Encontro).
VI Encontro sobre Propriedade Intelectual, Negociação e Comercialização de Tecnologia.VI Encontro sobre Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia. 2004. (Encontro).
VI Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia.Comercialização de Tecnologia - Casos de Sucesso. 2003. (Seminário).
V Enxontro sobre propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia.V Encontro sobre Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia. 2003. (Encontro).
III Encontro sobre Disseminação da Informação de Patentes (ELDIPAT).III Encontro sobre Disseminação da Informação de Patentes (ELDIPAT). 2002. (Encontro).
I Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia no âmbito da Rede Mercocidades. Escritórios de Propriedade Industrial- Ações para a Disseminação do Tema em Universidades e Centros de Pesquisa. 2001. (Congresso).
Seminário sobre Gestão da Propriedade Intelectual em Universidades, Centros de Pesquisa e Empresa no Âmbito dos Países do Mercosul.A Importância da Proteção do Conhecimento. 2001. (Seminário).
Seminário Internacional sobre o Papel da Proteção da Propriedade Intelectual nos campos da Biodiversidade e dos Conhecimentos Tradicionais.Seminário Internacional sobre o Papel da Proteção da Propriedade Intelectual nos Campos da Biodiversidade e dos Conhecimentos Tradicionais. 2001. (Seminário).
I Encontro de Pajés sobre Conhecimentos Tradicionais.I Encontro de Pajés sobre Conhecimentos Tradicionais. 2001. (Encontro).
Research Apprenticeship Course Seminar.The Strategic Role of Science Education for The Innovation System: reflecting over the research data. 2000. (Seminário).
Patentes e Universidades:uma visão do contexto, tecnologia e competitividade estadunidenses.A Importância da Propriedade Intelectual. 2000. (Seminário).
Workshop on Crafting World Histories of Science, Technology, & Healing.Educating Scientists- discussing methodological strategies of a qualitative study on laboratories. 1999. (Seminário).
Workshop on Higher Education in Latin American: Challenges and Alternatives.Workshop on Higher Education in Latin American: Challenges and Alternatives. 1999. (Oficina).
XLI Annual Conference of the Comparative Education and International Society. Education in Brazil. 1997. (Congresso).
XLI Annual Conference of the Comparative Education and International Society. XLI Annual Conference of the Comparative Education and International Society. 1996. (Congresso).
Seminário Avançado de Pesquisa.Iniciação Científica e o Impacto nas Atividades de Pesquisa. 1995. (Seminário).
Semana de Debates Científicos.Importância da Iniciativa Científica na Formação do Aluno. 1995. (Seminário).
XVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro.XVIII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1995. (Oficina).
XVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro.XVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1994. (Oficina).
Participação em bancas
AMORIM BORHER, M.B.. Mapeamento e abordagens legais das redes de bioprospecção no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Ceará.
AMORIM PASCOA, M.B.. A Política de Ciência, Tecnologia, e Inovação e a Formulação de Recursos Humanos para Inovação: Um Estudo de Caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 2013. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
AMORIM BORHER, M.B.. Propriedade Intelectual na Formação de Recursos Humanos para Inovação:um estudo de caso no Instituto Federal do Rio de Janeiro -IFRJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
AMORIM BORHER, M.B.. O Papel do Instituto Nacional da Propriedade Industrial no Processo de Capacitação em Propriedade Intelectual no Brasil de 2005 a 2011. 2012. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
AMORIM BORHER, M.B.. O Ensino de Propriedade Intelectual nos Cursos Superiores do Brasil: razões e proposições. 2011. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
AMORIM PASCOA, M.B.. O Ensino da Propriedade Intelectual nos Cursos Superiores do Brasil: Razões e Proposições. 2011. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
AMORIM BORHER, M.B.. Academias de Propriedade Intelectual: fundamentos e elementos para um diagnóstico. 2010. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
AMORIM BORHER, M.B.. Análise e Implicações do Ensino da Propriedade Intelectual na Produção Tecnológica em Biotecnologia no Brasil - O Caso dos Programas de Pós- Graduação em Biotecnologia. 2014. Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PASCOA, M. B. A; SALLES-FILHO, S. L. M.; CRUZ, C. H. B.; AVILA, J. P. C.; BUAINAIN, A. M.. Propriedade Intelectual na Agricultura. 2003. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.
AMORIM BORHER, M.B.. XI Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica- fase nacional. 2007.
AMORIM BORHER, M.B.. X Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica- fase nacional. 2006. Financiadora de Estudos e Projetos.
AMORIM BORHER, M.B.. "Análise do Desenvolvimento dos Sistemas CAD/CAE/CAM no Brasil nos Diversos Setores do Conhecimento sob a Ótica da Propriedade Industrial. 2005. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
AMORIM BORHER, M.B.. IX Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica- fase nacional. 2005. Financiadora de Estudos e Projetos.
AMORIM BORHER, M.B.. VIII Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica- fase nacional. 2004. Financiadora de Estudos e Projetos.
AMORIM BORHER, M.B.. Comissão de Avaliação para Seleção de Candidatos para a Bolsa de Introdução à Ciência. 1995. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
AMORIM BORHER, M.B.. Conferência Anual do Comité de Introdução à Bolsa de Ciência. 1994. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
AMORIM BORHER, M.B.. Conferência Anual do Comité de Introdução à Bolsa de Ciência. 1993. Universidade Estadual de Campinas.
AMORIM BORHER, M.B.. Conferência Anual do Comité de Introdução à Bolsa de Ciência. 1993. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
O Papel do INPI no Processo de Capacitação em Propriedade Intelectual no Brasil de 2005 a 2011; Início: 2013; Tese (Doutorado em Propriedade Intelectual) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial; (Orientador);
A Inserção do Tema da Propriedade Intelectual nos Cursos de Pós-Graduação em Biotecnologia - Uma Análise da Influência na Produção do Conhecimento Acadêmico e na Inovação; Início: 2011; Tese (Doutorado em Propriedade Intelectual) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial; (Coorientador);
Academias de Propriedade Intelectual: fundamentos e elementos para um diagnóstico; 2010; Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial,; Orientador: Maria Beatriz Amorim Pascoa Borher;
Análise e Implicações do Ensino da Propriedade Intelectual na Produção Tecnológica em Biotecnologia no Brasil - O Caso dos Programas de Pós- Graduação em Biotecnologia; 2014; Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Beatriz Amorim Pascoa Borher;
Produções bibliográficas
-
AMORIM BORHER, M.B. ; Liliana Machado Mendes ; Celso Lage . Patent Applications on Representative Sectors of Biotechnology in Brazil: an Analysis of the Last Decade. Journal of Technology Management & Innovation , v. 8, p. 91, 2013.
-
AMORIM BORHER, M.B. ; Liliana Machado Mendes . O Ensino da Propriedade Intelectual: Mapeando as Academias da Rede Global. Revista Brasileira de Inovação , v. 11, p. 397-432, 2012.
-
AMORIM PASCOA, M.B. . Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual. Revista Brasileira de Inovação , v. 2, p. 65, 2008.
-
CASTRO, Ana Célia ; AMORIM BORHER, M.B. . International Seminar- Contributions to the Development Agenda on Intellectual Property Rights. Econômica (Niterói) , v. 10, p. 11-14, 2008.
-
AMORIM BORHER, M.B. . Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual no Brasil. Revista Brasileira de Inovação , v. 6, p. 281, 2007.
-
PASCOA, M. B. A ; Palatnik, M . Perfil da Iniciação Científica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995.
-
AMORIM PASCOA, M.B. . O Management do Intangível. Propriedade e Ética, 03 abr. 2008.
-
AMORIM PASCOA, M.B. . Porque Patentes Devem Fazer Parte das Preocupações Universitárias. Revista Uniemp, 01 jul. 2005.
-
AMORIM PASCOA, M.B. . In Search of an Innovative Environment- The New Brazilian Innovation Law. Newsletter SMEs World Intellectual Property Organization, 01 set. 2004.
-
AMORIM PASCOA, M.B. . Proteção de Conhecimento como Contribuição para Qualidade de Vida. Panorama de Tecnologia.
-
CARVALHO, S. P. ; AMORIM BORHER, M.B. . Intellectual Property Statistical Database-BADEPI: Data of IP use in Brazil (2000-2012). In: 33rd ATRIP Congress, 2014, Montpellier, França. Proceedings of the International Association for the Advancement of Teaching and Research in Intellectual Property Congress, 2014. v. 1.
-
AMORIM PASCOA, M.B. . A Importância Estratégica da Propriedade Intelectual para Pequenas e Médias Empresas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AMORIM PASCOA, M.B. . Sensibilização para a Proteção ao Conhecimento e Propriedade Intelectual -o panorama nas universidades brasileiras. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AMORIM PASCOA, M.B. . Gestão da Propriedade Intelectual em Instituições de Pesquisa na América Latina e Caribe. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, M.B.A.P. . The Training of Scientists: a comparative study of American and Brazilian Undergraduate students working in research projects. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, M.B.A.P. ; Palatnik, M ; LETA, J. & de Meis, L. . Brazilian Trends in Graduate Education. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, M.B.A.P. . Education, Science and Technology as Central Issues for Development: The Case of The Brasilian Program for Scientific Initiation. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AMORIM BORHER, M.B. . Propriedade intelectual na cadeia de flores e plantas ornamentais: uma análise da legislação brasileira de proteção de cultivares. Campinas: Unicamp, 2013 (Avaliação da submissão).
Outras produções
AMORIM PASCOA, M.B. ; Liliana Machado Mendes . Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2006
Criação da Academia de Propriedade Intelectual do INPI, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Beatriz Amorim Pascoa Borher - Coordenador / Jorge de Paula Costa Ávila - Integrante / CARVALHO, Sérgio P. - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional da Propriedade Industrial - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2006
Estruturação do Cruso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Beatriz Amorim Pascoa Borher - Coordenador., Financiador(es): Instituto Nacional da Propriedade Industrial - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2006
Estruturação para Laboratório para Atividades de Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Beatriz Amorim Pascoa Borher - Coordenador., Financiador(es): Instituto Nacional da Propriedade Industrial - Auxílio financeiro.
Prêmios
2007
Reconhecimento pelo Importante Papel Necessário para a Consolidação do Sistema de Propriedade Intelectual no País ", INPI.
1999
Grant to undertake research for the Ph.D. thesis awarded within the International Studies and Overseas Program Fieldwork Fellowship, University of California.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Organisation Mondiale de La Propriete Intellectuelle, Organisation Mondiale de La Propriete Intellectuelle. , Chemin des Colombettes 34, 1211 - Genebra, - Suiça, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Organização Mundial da Propriedade IntelectualVínculo: Funcionária Internacional, Enquadramento Funcional: Vice Diretora WIPO Office in Brazil
2009 - 2012
Organização Mundial da Propriedade IntelectualVínculo: Funcionária Internacional, Enquadramento Funcional: Diretora Regional AL & Caribe
2008 - 2008
Organização Mundial da Propriedade IntelectualVínculo: Funcionária Internacional, Enquadramento Funcional: Coordenadora de PI e Novas Tecnologias
2006 - 2007
Organização Mundial da Propriedade IntelectualVínculo: Funcionária Internacional, Enquadramento Funcional: Consultora em Cooperação Técnica
2004 - 2006
Instituto Nacional da Propriedade IndustrialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Articulação Institucional
1999 - 2004
Instituto Nacional da Propriedade IndustrialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cooperação Técnica
2004 - 2004
Financiadora de Estudos e ProjetosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Parcerias Institucionais
1994 - 1996
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente para Programas de Graduação
Atividades
-
05/1994 - 03/1996
Direção e administração, Reitoria, Superintendência Geral de Ensino para Graduados e Pesquisa.,Cargo ou função, Sub Reitora de Ensino para Graduados e Pesquisa.
1993 - 1994
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ANALISTA EM C&T, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1994 - 12/1994
Direção e administração, Superintendência Ciência da Vida, .,Cargo ou função, Superintende Substituta.
-
03/1993 - 11/1994
Direção e administração, Diretoria de Unidades de Pesquisa, Coordenação de Ciências Biológicas e Meio Ambiente.,Cargo ou função, Coordenadora.
1985 - 1990
Ministério da Ciência e TecnologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em C & T
Atividades
-
02/1987 - 12/1990
Direção e administração, Gabinete do Ministro, .,Cargo ou função, Assessora.
-
03/1985 - 02/1987
Direção e administração, Gabinete do Ministro, .,Cargo ou função, Chefe do Serviço de Apoio Administrativo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Beatriz Amorim Pascoa Borher e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?