alexandre gonçalves
Graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1997) com habilitação em Saúde Pública e Licenciatura Plena, e Artes Visuais pela Universidade Veiga de Almeida (2015) possui especialização em Saúde Mental e em Educação pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ assim como em Cultura Popular Brasileira pela Universidade Estácio de Sá (2008) e Figurinos pela Universidade Veiga de Almeida (2022), possui mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado pela Escola de Enfermagem Ana Neri da Universidade Federal do Rio de Janeiro aonde desenvolveu a tese sobre a saúde do trabalhador no carnaval; no momento cursa um segundo Doutorado em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolve sua pesquisa sobre a vida da artista plástica Maria Augusta Rodrigues; Atualmente é docente da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC) e da Universidade Santa Úrsula-USU onde leciona nos cursos de Enfermagem e Odontologia as seguintes disciplinas: Direitos Humanos, Anatomia, Biologia Celular, Parasitologia e Histologia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: auto-estima, auto-conceito, cidadania, prevenção, cautela, sociedade, cultura, religião, Terapêuticas Alternativas, Psiquiatria, Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial e Perspectiva Social.
Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Artes Visuais
2020 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: SEGURA A MARIMBA! O BARATO DE MARIA AUGUSTA NA UNIÃO DA ILHA É BOM E BONITO! A CONSTRUÇÃO DE UMA PARCERIA HISTÓRICA
Helenise Guimarães. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: iMAGEM, IDENTIFICAÇÃO, CULTURA.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Doutorado em Enfermagem
2012 - 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O uso e abuso do álcool e a relação com acidente de trabalho entre os trabalhadores da cidade do samba - RJ
Orientador: Angela Maria Mendes Abreu
Palavras-chave: Acidentes de trabalho; Alcool; Samba.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Enfermagem
2003 - 2004
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: SEXUALIDADAE: Um resgate da cidadania do cliente idoso com transtosnos mentais - um olhar do enfermeiro., Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Doutora Maria Jalma Rodrigues Santana Duarte
Palavras-chave: auto-estima, auto-conceito, cidadania.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental / Especialidade: reabilitação psicossocial e sexualidade do cliente psiquiatrico. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Figurino e Carnaval
2018 - 2022
Universidade Veiga de Almeida
Título: SEGURA A MARIMBA! NO AMANHECER DO DOMINGO, AS MÁSCARAS DO AMANHÃ. O QUE SERÁ QUE NOS DIZ A VELHA GUARDA DA UNIÃO DA ILHA. É BOM É BONITO É BARATO!
Orientador: Edson Klayton Heller
Especialização em Carnaval e Cultura
2007 - 2008
Universidade Estácio de Sá
Título: Carnaval dos Carnavais - Um estudo da Cultura Brasileira
Orientador: Luciene Seta
Especialização em Atiação de proc. de mud. form. sup.prof. de saúde
2005 - 2006
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: Sencibilizando para mudar: Estratégias edcacionais para implantação da metodologia baseada em evidencia
Orientador: Mestre João Henrique Lara do Amaral
Aperfeiçoamento em Treinamento para prof. serv. psq. para DST/AIDS
2001 - 2001
Hospital psiquiatrico jurujuba
Título: não houve monografia. Ano de finalização: 2001
Orientador: não houe
Graduação em enfermagem
1993 - 1997
Universidade Gama Filho
Título: O espetáculo da Loucura: Paradigmas antigos e atuais das terapeuticas realizadas por equipe multiprofissional em saude mental.
Orientador: Mestra Joselice Escribam
Formação complementar
2014 - 2014
Curso para Gestores. (Carga horária: 40h). , Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
2006 - 2006
Ava. insti. ext. e em ava. de curso de grad.SINAES. (Carga horária: 10h). , Faculdade de Minas - Muriaé, FAMINAS, Brasil.
2002 - 2002
Oficina de capacitação pedagógica básica. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Educaçõa em Enfermagem ( Coordenador de Graduação).
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental/Especialidade: reabilitação psicossocial e sexualidade do cliente psiquiatrico.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Educaçõa em Enfermagem ( Coordenador de Graduação).
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental/Especialidade: reabilitação psicossocial e sexualidade do cliente psiquiatrico.
Organização de eventos
GONÇALVES, A. . Semana de Enfermagem da FAETEC. 2019. (Congresso).
GONÇALVES, A. . I Congresso Multidisciplinar de Saúde e Qualidade de Vida. 2014. (Congresso).
GONÇALVES, A. . X Semana de Enfermagem. 2013. (Outro).
GONÇALVES, A. . I Mostra Científica de Pesquisa em Enfermagem. 2013. (Outro).
GONÇALVES, A. . XVII Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do Trabalhador. 2013. (Outro).
GONÇALVES, A. . I Pequisando Enfermagem FAMINAS. 2006. (Outro).
GONÇALVES, A. . III Semana de Enfermagem da FAMINAS. 2006. (Congresso).
GONÇALVES, A. . IX Matinal científica de Enfermagem. 2006. (Outro).
GONÇALVES, A. . II Semana de Enfermagem da FAMINAS. 2005. (Congresso).
GONÇALVES, A. . VI Matinal Científica de Enfermagem. 2005. (Outro).
GONÇALVES, A. . VIII Matinal Científica de Enfermagem. 2005. (Outro).
GONÇALVES, A. . VII Matinal Científica de Enfermagem. 2005. (Outro).
GONÇALVES, A. . IV Matinal Científica de Enfermagem. 2005. (Outro).
GONÇALVES, A. . I Semana de Enfermagem. 2004. (Congresso).
Participação em eventos
SETEMBRO AMARELO - FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO.PREVENÇÃO E COMBATE AO SUICÍDIO. 2023. (Encontro).
I Workshop Sobre Prevenção do Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas no Amb.Escolar Es. 2015. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Análise Bibliométrica dos Artigos sobre Trabalhadores de uma Industria Carnavalesca Publicados em Periódicos Recomendados pela Capes.. 2015. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. O Processo de Trabalho e os Riscos a Saúde do Trabalhador na Indústria do Carnaval na Cidade do Samba-RJ. 2015. (Congresso).
XVIII Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do trabalhador.Secretario do Painel - Política Nacional de Humanização e Saúde do Trabalhador. 2014. (Encontro).
XVIII Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do Trabalhador. 2014. (Encontro).
Seminário Nacional do Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes (Enade). 2013. (Seminário).
XVII Encontro, Trabalho e Saude do Trabalhador. 2013. (Encontro).
XVII Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saude do Trabalhadro.Coordenador da Sessão Poster. 2013. (Encontro).
XI Semana cientifica do HESFA/UFRJ. 2012. (Encontro).
II Forum Internacional de saúde Coletiva e Saúde Mental e Direitos Humanos.Cuidados de enfermagem na s condições sócio-educativas ao paciente psiquiátrico. 2008. (Outra).
Intervenção do enfermeiro na prevençaõ e nos cuidadso com o paciente portador de DST.I Pesquisando Enfermagem FAMINAS. 2006. (Encontro).
IX Congresso brasileiro dos conselhos de enfermagem. 2006. (Congresso).
IX Congresso brasileiro dos conselhos de enfermagem. SEXUALIDADE: Um resgate da cidadania do cliente idoso com transtorno mental - Um olhar do enfermeiro. 2006. (Congresso).
Psicotrópicos.III Semana academica de Farmácia. 2006. (Encontro).
. The 18 Congress of the Internactional Association of Gerontology. 2005. (Congresso).
.Dia de Integração Academica. 2005. (Encontro).
Humanização na formação de profissionais de nivel superior.II Seminário de Enfermagem de Muriaé. 2005. (Seminário).
Incidencia do uso de álcool em estudantes adolescentes do segundo ano do ensino médio - Sexo Feminino. 57 Reunião Anual da SBPC. 2005. (Congresso).
Os problemas Psíquicos que Acometem o Profissional Enfermeiro no seu Cotidiano.V Semana de Enfermagem. 2005. (Simpósio).
Projeto Enfermagem, Saúde e Comunidade. II Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata-MG. 2005. (Congresso).
Saúde Mental: Reconstrução da Identidade Social - Atendimento Familiar - Trabalho Conjunto da Enfermagem e Terapia Ocupacional.I Simpósio de Terapia Ocupacional. 2005. (Simpósio).
. VII Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2004. (Congresso).
.Encontro de Integração Acadêmica. 2004. (Encontro).
.Exposição 2004. 2004. (Outra).
Atendimento de Enfermagem ao paciente oncológico com transtorns mentais.II Encontro Mineiro de Oncologia e Cirurgia Onco-reparadora e I Simpósio Internacional - Oficina de Enfermagem. 2004. (Simpósio).
Hotelaria hospitalar: Uma nova opção para os turismólogos.I Jornada Academica de Turismo. 2004. (Encontro).
Sexualidade e Loucura - As duas faces da mesma moeda: Trabalhando a sexualidade do cliente psiquiátrico como uma forma de resgate da cidadania. I Encontro de Iniciação Científica da FAMINAS. 2004. (Congresso).
. V Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2002. (Congresso).
Oficina de Sexualidade: Um diferencial no cuidado de Enfermagem. V Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2002. (Congresso).
Residencia Terapeutica: A Interdisciplinalidade no Resgate da Cidadania. V Congresso Brasieliro dos Conselhos de Enfermagem. 2002. (Congresso).
. III Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2000. (Congresso).
. II Congresso de Políticas de Saude Mental. 1999. (Congresso).
. II Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 1999. (Congresso).
O ESPETÁCULO DA LOUCURA - PARADIGMAS ANTIGOS E ATUAIS DAS TERAPEUTICAS EM SAÚDE MENTAL REALIZADO POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL. II CBCENF. 1999. (Congresso).
Suicídio na Adolescencia: Uma Constante em Crescimento. II CBCENF. 1999. (Congresso).
.I Seminario de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalares. 1997. (Seminário).
.Reforma do Estado e Políticas Sociais: A Política de Saúde. 1997. (Seminário).
A Temática de um Aperfeiçoamento ao Saber de Enfermagem no Controle das Infecções Bronco Pulmonares.XVI Vesperal Científica de Enfermagem. 1997. (Seminário).
Ebola - A Nova Epidemia de Final de Século.XI Vesperal Científica de Enfermagem. 1996. (Seminário).
Consulta de Enfermagem.Mesa Redonda. 1995. (Outra).
Orientação na Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.I Jornada Discente de Enfermagem. 1995. (Encontro).
Participação em bancas
GONÇALVES, A.; FORTES, F. S. A.; SILVA, A. L. J.. O DOCENTE E A TECNOLOGIA: Revisão Integrativa sobre as dificuldades vivenciadas por docentes do ensino superior. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
GONÇALVES, A.; FORTES, F. S. A.; JORGE, K. M.. Violência contra a Mulher : Aspectos Familiares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
GONÇALVES, A.; JORGE, K. M.. A Identificação do Bullying como Forma de Exclusão no Ambiete Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
Benevides;GONÇALVES, A.. O Acadêmico de Enfermagem e a Sua Visão Frente à Violência Domiciliar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade.
COSTA, T, F.;GONÇALVES, A.. Maus Tratos na Infância:A Percepção dos Acadêmicos de Enfermagem Diante a este Fato. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade.
SILVA;GONÇALVES, A.. Violência Doméstica: Percepção Dos Acadêmicos De Enfermagem Frente Á Mulher Violentada. Um Olhar Exploratório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade.
GONÇALVES, A.; CARDOSO, V. N. S.; FERREIRA, M. M.. A Visão do Academico de Enfermagem Frente a Assistencia a PAcientes com Transtorno Bipolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade.
GONÇALVES, A.; FERREIRA, M. M.; PERREIRA, M. J.. O Academico de Enfermagem Frente ao Estresse da Conclusão de Curso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade.
GONÇALVES, A.; FERREIRA, M. M.; ARAUJO, I. A.. F. Batista.A Atuação do Profissional Enfermeiro Durante o Processo de Parturação na Visão do Docente de uma Instituição de Ensino Privada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade.
GONÇALVES, A.; SANCHES, M. C. O.; CORTES, T. C. E.. O Movimento da Criação da Clinica-Escola de Enfermagem do Centro Universitário da Cidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade.
GONÇALVES, A.; SANCHES, M. C. O.; CORTES, T. C. E.. Fatores CAusadores de Ulcera de Pressão Segundo os Academicos de Enfermagem do Sexto Período. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade.
GONÇALVES, A.; CORTES, T. C. E.; SANCHES, M. C. O.. A Sáude Mental dos Comissários de Bordo : Limites e Possibilidades da Atuação do Enfermeiro - Um Estudo Preliminar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade.
SANTOS,M, J, G. SOUZA, W.;GONÇALVES, A.. Proposta do Programa de Saúde da Família de Frei Gaspar para Controle de Hipertensão Arterial Sistêmica em Pacientes Não-Alfabetizados.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Doctum de Educação e Cultura.
SILVA, B, O, B;GONÇALVES, A.. O.Silva, Bárbara S.Barbosa e Jakeline S. Assis.O Papel do Enfermeiro no Controle da Hanseníase no Município de Teófilo Otoni-MG.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Doctum de Educação e Cultura.
BORGES, A;GONÇALVES, A.. Assistência de Enfermagem na Prevenção das Incapacidades Físicas Provocadas Pela Hanseníase. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Doctum de Educação e Cultura.
GUEDES, E, S;GONÇALVES, A.. Guedes, Euzenir T. Nascimento e Grassyelly S.Gusmam.Assistência Humanizada de Enfermagem Para Clientes Sequelados por AVC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Doctum de Educação e Cultura.
GONÇALVES, A.. Revivendo a psiquiatria. Um estudo histórico. 2003.
GONÇALVES, A.. Atuação do enfermeiro na reabilitaçõa psicossocial. 2002.
GONÇALVES, A.. Processo seletivo de docentes. 2005. Faculdade de Minas.
GONÇALVES, A.. Processo seletivo de docentes. 2004. Faculdade de Minas.
GONÇALVES, A.. Reconhecimento de curso. 2005. Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.
GONÇALVES, A.. Reconhecimento de curso. 2005. Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.
GONÇALVES, A.. Reconhecimento de curso. 2005. Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.
GONÇALVES, A.; FORTES, F. S. A.; SILVA, A. L. J.. Mostra Cientifica do I Congresso Multidisciplinar de Saúde e Qualidade de Vida. 2014. Centro Universitário Celso Lisboa.
GONÇALVES, A.. 9 Congresso de Extensão da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
O DOCENTE E A TECNOLOGIA: Revisão Integrativa sobre as dificuldades vivenciadas por docentes do ensino superior; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Alexandre Gonçalves;
O DOCENTE E A TECNOLOGIA: Revisão Integrativa sobre as dificuldades vivenciadas por docentes do ensino superior; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Alexandre Gonçalves;
O DOCENTE E A TECNOLOGIA: Revisão Integrativa sobre as dificuldades vivenciadas por docentes do ensino superior; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Violencia Domestica: Percepção dos Academicos de Enfermagem Frente à Mulher Violentada; um Olhar Exploratório; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Maus-Tratos na Infancia: A Percepção dos Academicos de Enfermagem Diante a Este Fato; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Alexandre Gonçalves;
A Visão do Academico de EnfermagemFrente a Assistencia a Pacientes com Transtorno Bipolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Alexandre Gonçalves;
O Academico de Enfermagem Frente ao Estresse da Conclusão do Curso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Alexandre Gonçalves;
O Acadêmico de Enfermagem e a Sua Visão Frente à Violência Domiciliar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Sexualidade dos Portadores de Sindrome de Daw; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Cuidados de Enfermagem na Esquizofrenia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Cuidados com o Pé Diabético; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Acompanhando um Paciente Após Alta; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Doctum de Educação e Tecnologia; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Proposta do programa de saúde da família de frei gaspar para controle de hipertensão arterial sistêmica em pacientes não alfabetizados; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Doctum de Educação e Cultura; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Assistência de enfermagem na prevenção das incapacidades físicas provocadas pela hanseníase; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Doctum de Educação e Cultura; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Guedes, Euzenir T; Nascimento e Grassyelly S; Gusmam; Assistência humanizada de enfermagem para clientes sequelados por AVC; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Doctum de Educação e Cultura; Orientador: Alexandre Gonçalves;
O; Silva, Bárbara S; Barbosa e Jakeline S; Assis; O papel do enfermeiro no controle da hanseníase no município de Teófilo Otoni-MG; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Doctum de Educação e Cultura; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Atuando no cuidado do disturbio de conduta - um ertudo de caso; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas Bezera de Araujo; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Saúde do Trabalhador - Um Estudo Epidemiológico sobre Padrões de Consumo de Álcool entre Trabalhadores na Cidade do Samba; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Previnindo e Tratando as DST's: Uma forma de auto cuidado - Um olhar do enfermeiro; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Os cuidados de enfermagem ao idoso asilado; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
O papel das células tronco em tratamentos de patologias; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Perspectivas dos academicos sobre a história de enfermagem e interaçãointerpessoal; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Análise das perspectivas dos academicos ingressantes do curso de enfermagem da FAMINAS relacionados ao exercício profissional; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Intervenção do enfermeiro na prevençõ e nos cuidados com o paciente portador de DST; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
A importancia da atuação do enfermeiro na prevenção da hipertensão arterial infantil; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
O papel do enfermeiro frente ao cancer de mama; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Assistencia de enfermagem am pacientes com diabetes melitos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Assistencia de enfermagem em pacientes com hipertensão arterial; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Enfermeiros da alegria; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Hanseníase - Um estudo epidemiológico através de caso controle - Um olhar do Enfermeiro; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Necessidade de evitar a dor - A enfermagem humanizada trabalhando a sensibilidade para compreender a capacidade para intervir no controle da dor; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Incidencia do uso de alcool em estudantes adolescentes do segundo ano do ensino médio; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Sexualidade e loucura - As duas faces da mesma moeda: Trabalhando a sexualidade do cliente psiquiátrico como forma de resgate da cidadania e dignidade; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Infecção do sítio cirurgico: Vigilancia pós alta de pacientes submetidas a cirurgia oncológica de mama e de ginecologia; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Perfil da suscetibilidade de cepas de salmonella sp E shigella sp isoladas de gastroenterites infantis; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Bem Estar e Saúde Mental: O lado terapeutico de um salão de beleza; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
O Salão de beleza como um ambiente terapêutico; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - São Camilo; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Santos; Restruturando o hospital geral - Implantação de uma enfermaria de saúde mental em um hospital geral no RJ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculades Integradas Bezera de Araujo; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Projeto Enfermagem, Saúde e Cidadania; 2005; Orientação de outra natureza; (Enfermagen) - Faculdade de Minas; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Cuidando de um esquizofrenico; 2002; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Faculdades Integradas Bezera de Araujo; Orientador: Alexandre Gonçalves;
Produções bibliográficas
-
GONÇALVES, A. ; OLIVEIRA, M. L. G. ; GUIMARAES, H. M. . MARIA AUGUSTA RODRIGUES ?A RAINHA DA COR? DO CARNAVAL BRASILEIRO ? uma Revisão Integrativa. REVISTA CIDADE NUVENS , v. 01, p. 102-112, 2024.
-
GONÇALVES, A. ; GUIMARAES, H. M. . ARTE CARNAVALESCA - A EFEMERIDADE SOB O OLHAR ESTÉTICO DA ARTE. CIDADE NUVENS , v. 2, p. 11-20, 2022.
-
GONÇALVES, A. ; GUIMARAES, H. M. . O ARTESANATO DA FOLIA?. Do Barro ao Paetê. A Evolução Histórica do Brasil Manufaturado. Revista Desvio , v. 6, p. 61-70, 2021.
-
GONÇALVES, A. ; GUIMARAES, H. M. . Da Mercantilização a Competitividade das Escolas de Samba. Revista Estado da Arte , v. 2, p. 593-603, 2021.
-
GONÇALVES, A. . De Pinel a Basaglia : uma viagem a reforma da loucura. Cadernos do IPUB, Rio de janeiro, v. 10, p. 10-22, 2003.
-
GONÇALVES, A. . O espetaculo da Loucura:Paradigmas antigos e atuais das terapeuticas realizadas por equipe multidisciplinar em saude mental.. Enfermagem Brasil, rio de janeiro, v. 28, p. 30-39, 2002.
-
GONÇALVES, A. . Residencia Terapeutica:A interdisciplinalidade no resgate da cidadania.. revista cientifica da psiquiatria, São Paulo, v. 07, p. 15-21, 2002.
-
GONÇALVES, A. . Ebola:A nova epidemia de final de seculo. Ambito hospitalar, rio de janeiro, v. 01, p. 10-15, 2000.
-
GONÇALVES, A. . Infecções Bronco pulmonares: Um aperfeiçoamento ao saber de Enfermagem. Ambito Hospitalar, rio de Janeiro, v. 02, p. 19-22, 1997.
-
GONÇALVES, A. . O ser cidadão e o direito a cidadania - Uma questão de direito e dignidade. Saúde e Ciências, Muriaé, p. 08 - 08, 01 out. 2004.
-
GONÇALVES, A. . Loucura: Desconstruindo um mito.. Jornal de Muriaé, Muriaé, p. 02, 17 set. 2004.
-
GONÇALVES, A. . Sexualidade Humana: A evolução durante os tempos - o reconhecer.. Saúde e Ciência, Muriaé, p. 03, 10 maio 2004.
-
GONÇALVES, A. ; GUIMARAES, H. M. . LAISSEZ-FAIRE: DA MERCANTILIZAÇÃO A COMPETITIVIDADE: UM NOVO MODELO EM FAZER ESCOLAS DE SAMBA.. In: V Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras (CIHRF)., 2021, Passo Fundo,. Anais do V Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras (CIHRF).. São Leopoldo: Oikos Ltda, 2021. p. 88-99.
-
GONÇALVES, A. . O Processo de Trabalho e os Riscos a Saúde do Trabalhador na Indústria do Carnaval na Cidade do Samba-RJ. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2015, João Pessoa. Anais - 18º CBCENF, 2015.
-
GONÇALVES, A. . Análise Bibliométrica dos Artigos sobre Trabalhadores de uma Industria Carnavalesca Publicados em Periódicos Recomendados pela Capes.. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2015, João Pessoa. Anais - 18º CBCENF, 2015.
-
GONÇALVES, A. ; AMORIM, R, M, S, PERREIRA, R, S. . O Papel das Células Tronco em Tratamentos de Patologia. In: I Pesquisando Enfermagem FAMINAS, 2006, Muriaé. Anais do I Pesquisando Enfermagem FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 1. p. 30-30.
-
GONÇALVES, A. ; RAMOS, T, O . Perspectivas dos academicos sobre a historia de enfermagem e integração interpessoal.. In: I Pesquisando Enfermagem FAMINAS, 2006, Muriaé. Anais do I Pesquisando Enfermagem FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 1. p. 32-33.
-
GONÇALVES, A. ; RODRIGUES, N, F . A Importancia da atuação do enfermeiro na prevenção da hipertensão arterial infantil. In: I Pesquisando Enfermagem FAMINAS, 2006, Muriaé. Anail do I Pesquisando Enfermagem FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 1. p. 10-11.
-
GONÇALVES, A. ; SILVA, A, N . O Papel do enfermeiro frente ao cancer de mama. In: I Pesquisando Enfermagem FAMINAS, 2006, Muriaé. Anais do I Pesquisando Enfermagem FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 1. p. 17-18.
-
GONÇALVES, A. ; RIBEIRO,N,P,B . ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS. In: I Pesquisando Enfermagem FAMINAS, 2006, Muriae. Anais do I pesquisando Enfermagem FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 1. p. 12-13.
-
GONÇALVES, A. ; RIBEIRO, N, P, B . Assistencia de enfermagem em pacientes com hipertensão arterial. In: I Pesquisando Enfermagem FAMINAS, 2006, Muriaé. Anais do I Pesquisando Enfermagem FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 1. p. 32-33.
-
GONÇALVES, A. ; PROCÓPIO, W . Enfermeiros da Alegria. In: I Pesquisando Enfermagem FAMINAS, 2006, Muriaé. Anais do I Pesquisando Enfermagem FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 1. p. 39-40.
-
GONÇALVES, A. ; FREITAS,J . Intervenção do enfermeiro na prevenção e nos cuidados com o paciente portador de DST. In: I Pesquisando Enfermagem FAMINAS, 2006, Muriaé. Anais do I Pesquisando Enfermagem FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 1. p. 43-44.
-
GONÇALVES, A. ; VIEIRA, E,M,S . Previnindo e Tratando as DST's: uma forma de auto cuidado - Um olhar do enfermeiro. In: II Encontro de Iniciação Científica, 2006, Muriaé. Suplemento Revista Científica da Faminas. Muriaé: FAMINAS. v. 2. p. 13-13.
-
GONÇALVES, A. ; SOUZA, A, A . HANSENIASE - Um estudo epidemiológico atraves de caso controle - Um novo olhar do Enfermeiro.. In: II Encontro de Iniciação Científica, 2006, Muriaé. Suplemento Revista Científica da Faminas. Muriaé: FAMINAS. v. 2. p. 18-18.
-
GONÇALVES, A. ; FELIPE, D, P . Projeto Enfermagem, Saúde e Comunidade. In: II Encontro de Iniciação Científica, 2006, Muriaé. Suplemento Revista Científica da Faminas. Muriaé: FAMINAS. v. 2. p. 28-28.
-
GONÇALVES, A. ; MATAD,L . Os cuidados de enfermagem ao idoso asilado. In: II Encontro de Iniciação Científica, 2006, Muriaé. Suplemento Revista Científica da Faminas. Muriaé: FAMINAS. v. 2. p. 54-54.
-
GONÇALVES, A. ; ELLIAS,R, M, T, S . Necessidade de evitar a dor - A enfermagem humanizada trabalhando a sensibilidade para compreender a capacidade para interir no controle da dor.. In: II Encontro de Iniciação Científica, 2006, Muriaé. Suplemento Revista Científica da Faminas. Muriaé: FAMINAS. v. 2. p. 44-44.
-
GONÇALVES, A. ; DUARTE, M. J. S. R. . SEXUALIDADAE: Um resgate da cidadania do cliente idoso com transtosnos mentais - um olhar do enfermeiro.. In: IX Congresso brasileiro dos conselhos de enfermagem, 2006, Porto Seguro. Anais do IX Congresso brasileiro dos conselhos de enfermagem. Rio de Janeiro: COFEN, 2006.
-
GONÇALVES, A. ; OLIVEIRA, E,C . Bem Estar e Saúde Mental: O lado terapeutico de um salão de beleza. In: I Encontro de Iniciação Científica, 2005, Muriaé. Suplemento Revista Científica da Faminas. Muriaé: FAMINAS. v. 1. p. 40-40.
-
GONÇALVES, A. ; LOPES, P, A, F . Sexualidade e Loucura - Asduas faces da mesma moeda: Trabalhando a sexualidade do cliente psiquiatrico como forma de resgate da cidadania e dignidade.. In: I Encontro de Iniciação Científica, 2005, Muriaé. Suplemento Revista Científica da Faminas. Muriaé: FAMINAS. v. 1. p. 41-41.
-
GONÇALVES, A. ; FRANCO, M, P . Infecção no sítio cirúrgico: Vigilancia pós-alta de pacientes submetidas à cirurgia oncológica se mama e de ginecologia. In: I Encontro de Iniciação Científica, 2005, Muriaé. Suplemento Revista Científica da Faminas. Muriaé: FAMINAS. v. 1. p. 24-24.
-
GONÇALVES, A. ; Sleutjes, l, F . Incidência do uo de álcool em estudantes adolescentes do segundo ano do ensino médio - Sexo Feminino. In: 57 Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Anais da %& reunião da SBPC. São Paulo: Editoda SBPC, 2005. v. 10. p. 58-59.
-
GONÇALVES, A. ; VIEIRA, E,M,S . Previnindo e Tratando as DST's: Uma forma de auto-cuidado - Um olhar do Enfermeiro. In: II Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata-MG, 2005, Muriaé. Suplemento da revista científica da FAMINAS. Muriaé: fAMINAS, 2005. v. 2. p. 13-13.
-
GONÇALVES, A. ; SOUZA, A, A . Hanseníase - Um estudo epidemiológico através de caso-controle - Um novo olhar do Enfermeiro. In: II Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata-MG, 2005, Muriaé. Suplemento da revista científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2005. v. 2. p. 18-18.
-
GONÇALVES, A. ; ELLIAS,R, M, T, S . Necessidade de Evitar a Dor - A Enfermagem humanizada trabalhando a sencibilidade para compreender a capacidade para intervir no controle da dor.. In: II Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata-MG, 2005, Muriaé. Suplemento da revista científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2005. v. 2. p. 45-45.
-
GONÇALVES, A. ; MATAD,L . Os Cuidados de enfermagem ao Idoso Asilado. In: II Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata-MG, 2005, Muriaé. Suplemento da revista científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2005. v. 2. p. 54-54.
-
GONÇALVES, A. ; FELIPE, D, P . Projeto Enfermagem, Saúde e Comunidade. In: II Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata-MG, 2005, Muriaé. Suplemento da Revista Científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2005. v. 2. p. 28-28.
-
GONÇALVES, A. ; LOPES, P, A, F . Sexualidade e Loucura - As duas faces da mesma moeda: Trabalhando a sexualidade do cliente psiquiátrico como forma de resgate da cidadania. In: i Encontro de Iniciação Científica da FAMINAS, 2004, Muriaé. Suplemento da revista científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2004. v. 1. p. 41-41.
-
GONÇALVES, A. ; FRANCO, M, P . Infecção no sítio cirúrgico: Vigilancia pós-alta de pacientes submetidas à cirurgia oncológica de mama e de ginecologia. In: I Encontro de Iniciação Científica da FAMINAS, 2004, Muriaé. Suplemento da revista Científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2004. v. 1. p. 24-24.
-
GONÇALVES, A. ; OLIVEIRA, E,C . Bem Estar e Saúde Mental: O Lado Terapeutico de um Salão de Beleza. In: I Encontro de Iniciação Científica da FAMINAS, 2004, Muriaé. Suplemento da Revista Científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2004. v. 1. p. 40-40.
-
GONÇALVES, A. ; JUNIOR,J,F,P . Perfil da Susceptibilidade de Cepas de Salmonella sp E shigella sp Isoladas de Gastroenterites Infantis. In: I Encontro de Iniciação Científica da FAMINAS, 2004, Muriaé. Suplemento da Revista Científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2004. v. 1. p. 17-17.
-
GONÇALVES, A. . O Espetaculo da Loucura: Paradigmas antigos e atuais das terapeuticas realizadas por equipe multidisciplinar em saude mental.. In: Congresso brasileiro dos conselhos de enfermagem, 1999, salvador. Anais do IICBCENF. rRo de Janeiro: cofen, 1999. v. 01. p. 35-36.
-
GONCALVES, A. ; ABREU, A. M. M. ; GONÇALVES, A. . O Uso de Álcool e sua Relação com Acidentes de Trabalho entre Trabalhadores na Cidade do Samba - RJ. In: VI Seminário Internacional: Núcleos de Pesquisa e a Produção do Conhecimento na Enfermagem, 2012, Rio de janeiro. ?Pós-Graduação e a Internacionalização da Produção do Conhecimento de Enfermagem?, 2012.
-
GONÇALVES, A. ; BENEVIDES, C. L. S. ; SANCHES, M. C. O. ; CORTES, T. C. E. . O Academico de Enfermagem e a Sua Visão Frente à Violencia Domiciliar Contra o Idoso. In: V Jornada Internacional de Investigación en Ciencias de Enfermería, 2011, Chiclayo. Libro de Resúmenes, 2011.
-
GONÇALVES, A. ; SILVA, G. S. ; SANCHES, M. C. O. ; CORTES, T. C. E. . Violência Doméstica: Percepção dos Academicos de Enfermagem Frente à Mulher Violentada. Um Olhar Exploratório. In: V Jornada Internacional de Investigación en Ciencias de Enfermería, 2011, Chiclayo. Libro de Resúmenes, 2011.
-
GONÇALVES, A. ; SANCHES, M. C. O. ; CORTES, T. C. E. . Por BAixo das Cobertas: Investigando a SAúde Mental em um Hospital Geral - A Reforma Psiquiátrica no Brasil. In: V Jornada Internacional de Investigación en Ciencias de Enfermería, 2011, Chiclayo. Libro de Resúmenes, 2011.
-
GONÇALVES, Alexandre ; GONÇALVES, A. . Aplicação do processo de enfermagem em pacientes psiquiátricos. In: Semana de Enfermagem, 2004, Cachoeiro de Itapamirim. Liro de Idéias. Cachoeiro de Itapamirim: São Camilo. v. 3. p. 128-128.
-
GONÇALVES, A. . Oficina de Sexualidade. In: V CBCENF, 2002, recife. anais do V CBCENF. rio de janeiro: cofen, 2002. v. 07. p. 52-54.
-
GONÇALVES, A. . Residencia Terapeeutica: A interdisciplinalidade no resgate da cidadania.. In: V CBCENF, 2002, Recife. anais do V CBCENF. rio de janeiro: cofen, 2002. v. 07. p. 22-23.
-
GONÇALVES, A. . Oficina de Sexualidade: Um diferencial no cuidado de Enfermagem. In: V Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2002, Recife. Anais do V Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Rio de Janeiro: COFEN, 2002. v. 5. p. 37-37.
-
GONÇALVES, A. . Residencia Terapeutica: A Interdisciplinalidade no Resgate da Cidadania. In: V Congresso Brasieliro dos Conselhos de Enfermagem, 2002, Recife. Anais do V Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Rio de Janeiro: COFEN, 2002. v. 2. p. 40-40.
-
GONÇALVES, A. . Suicidio na Adolescencia: Uma constante em crescimento.. In: Congresso Brasileiro dos conselhos de Enfermagem, 1999, Salvador. Anais do II CBCENF. Rio de Janeiro: COFEN, 1999. v. 01. p. 12-13.
-
GONÇALVES, A. ; ESTEVAO, J. M. S. . O ESPETACULO DA LOUCURA - PARADIGMAS ANTIGOS E ATUAIS NA TERAPEUTICA EM SAUDE MENTAL REALIZADO POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL. In: II CBCENF, 1999, SALVADOR. II CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM. RIO DE JANEIRO: COFEN, 1999. v. 2. p. 69-69.
-
GONÇALVES, A. ; ARAGAO, V. L. . Suicídio na adolescencia: Uma Constante em Crescimento. In: II CBCENF, 1999, Salvador. II CONGRESSO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM. RIO DE JANEIRO: COFEN, 1999. v. 1. p. 80-80.
-
GONÇALVES, A. . Análise Bibliométrica dos Artigos sobre Trabalhadores de uma Industria Carnavalesca Publicados em Periódicos Recomendados pela Capes.. RECCIS-Revista Eletrônica de Com. Informação & Inovação em Saúde , 2021.
-
GONÇALVES, A. . UM DESFILE DE DOMINGO: IMAGENS E RETRATOS QUE TRADUZEM UM MOMENTO - UMA ANÁLISE ICONOCLASH. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, A. . SETEMBRO AMARELO: FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, A. ; GUIMARAES, H. M. ; MADEIRA, A, M, F . MARIA AUGUSTA RODRIGUES ?A RAINHA DA COR? DO CARNAVAL BRASILEIRO ? UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, A. ; GUIMARAES, H. M. . LAISSEZ-FAIRE: DA MERCANTILIZAÇÃO A COMPETITIVIDADE ? UM NOVO MODELO EM FAZER ESCOLAS DE SAMBA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. ; GUIMARAES, H. M. . João da Goméia e Maria Augusta Rodrigues: A descoberta da espiritualidade no carnaval de 1969 - O que será o amanhã. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. . Construindo o perfil do indivíduo sociopata - Um olhar do enfermeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. ; ABREU, A. M. M. . A Identificação do Uso e Abuso de Álcool e sua relaçaõ com Acidentes de Trabalho entre Trabalhadores na Cidade do Samba.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, A. ; ABREU, A. M. M. . O Uso de Álcool e sua Relação com Acidentes de Trabalho entre Trabalhadores na Cidade do Samba - RJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GONÇALVES, A. ; ABREU, A. M. M. . Álcool e Acidentes de Trabalho : Uma relação próxima entre Trabalhadores na Cidade do Samba - RJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
GONÇALVES, A. . Projeto de Curso de Graduação em Enfermagem. 2014.
GONÇALVES, A. . Projeto do curso de graduação em Enfermagem. 2003.
GONÇALVES, A. . Projeto de Curso de Graduação em Enfermagem. 2014.
GONÇALVES, A. . Parecerista do Guia do estudante. 2014.
GONÇALVES, A. . Verificação para autorização de funcionamento de curso. 2007.
GONÇALVES, A. ; MADEIRA, A, M, F . Reconhecimento de curso de graduação. 2005.
GONÇALVES, A. ; MADEIRA, A, M, F . Reconhecimento de curso. 2005.
GONÇALVES, A. ; MADEIRA, A, M, F . Reconhecimento de curso. 2005.
GONÇALVES, A. ; RANGEL, F. C. B. ; FRAGA, E. M. ; PINHEIRO, M. L. ; BAHIA, M. S. S. ; LIMA, D. F. G. ; MOTTA, H. C. G. . Cérebro e Corpo. 2020. (LIVE).
GONÇALVES, A. . II Curso de Aplicações de Injetáveis e Biossegurança. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONÇALVES, A. . Oficina de primeiros socorros. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONÇALVES, A. . Construindo um projeto de pesquisa passo-a-passo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONÇALVES, A. . Elaboração do projeto de pesquisa qualitativa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONÇALVES, A. . Pesquisa em Enfermagem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONÇALVES, A. ; GOMES, N. ; MACHADO, W. ; GABRIEL, A. ; MACHADO, M. . Por dentro do Carnaval Virtual: Resenha Carnavalesca. 2020 (Podcast).
GONÇALVES, A. ; MOTTA, H. C. G. ; RANGEL, F. C. B. ; FRAGA, E. M. ; PINHEIRO, M. L. ; BAHIA, M. S. S. ; LIMA, D. F. G. . Cérebro e Corpo. 2020 (LIVE).
GONÇALVES, A. . Análise de conteudo de grupo focal: O trabalho, a escola, a família e o futuro.. 2003 (Pesquisa Qualitativa) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Revivendo a Historia da Enfermagem da Escola Técnica República - ETER / FAETEC, Descrição: Projeto desenvolvido com o alunos do segundo ano do ensino médio que cursam enfermagem na ETER / FAETEC que visa resgatar a historia da fundação do curso técnico em enfermagem da ETER.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Alexandre Gonçalves - Coordenador / Claudia Dantas - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Projetos de desenvolvimento
-
2018 - Atual
ENF MODEN, Descrição: Aplicativo para registro das atividades em campo de estagio em enfermagem, desenvolvimento do projeto entre os cursos de Enfermagem e Informática. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) . , Integrantes: Alexandre Gonçalves - Coordenador / Ricardo Valença - Integrante.
-
2018 - Atual
ENF MODEN, Descrição: Aplicativo para registro das atividades em campo de estagio em enfermagem, desenvolvimento do projeto entre os cursos de Enfermagem e Informática. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) . , Integrantes: Alexandre Gonçalves - Coordenador / Ricardo Valença - Integrante.
-
2019 - Atual
PROJETO PARA ATUALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS E ESPAÇOS TÉCNICOS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA, Descrição: O objetivo geral é atender a demanda da nossa unidade, no que diz respeito a melhorias relacionadas à capacidade e modernização dos nossos laboratórios tecnológicos. Dar aporte e suporte à projetos já desenvolvidos na escola, bem como a implantação de novos projetos, que atuem na formação integrada. Os objetivos específicos estão na descrição de cada subprojeto, detalhados em seguida, identificando seus respectivos responsáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (10) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Gonçalves - Coordenador / Helio dos Santos França Junior - Integrante / Rubia Elizabeth da Silva - Integrante / Sandrea de Oliveira Pontes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
PROJETO PARA ATUALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS E ESPAÇOS TÉCNICOS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA, Descrição: O objetivo geral é atender a demanda da nossa unidade, no que diz respeito a melhorias relacionadas à capacidade e modernização dos nossos laboratórios tecnológicos. Dar aporte e suporte à projetos já desenvolvidos na escola, bem como a implantação de novos projetos, que atuem na formação integrada. Os objetivos específicos estão na descrição de cada subprojeto, detalhados em seguida, identificando seus respectivos responsáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (10) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Gonçalves - Coordenador / Helio dos Santos França Junior - Integrante / Rubia Elizabeth da Silva - Integrante / Sandrea de Oliveira Pontes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
PROJETO PARA ATUALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS E ESPAÇOS TÉCNICOS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA, Descrição: O objetivo geral é atender a demanda da nossa unidade, no que diz respeito a melhorias relacionadas à capacidade e modernização dos nossos laboratórios tecnológicos. Dar aporte e suporte à projetos já desenvolvidos na escola, bem como a implantação de novos projetos, que atuem na formação integrada. Os objetivos específicos estão na descrição de cada subprojeto, detalhados em seguida, identificando seus respectivos responsáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (10) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Gonçalves - Coordenador / Helio dos Santos França Junior - Integrante / Rubia Elizabeth da Silva - Integrante / Sandrea de Oliveira Pontes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
PROJETO PARA ATUALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS E ESPAÇOS TÉCNICOS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA, Descrição: O objetivo geral é atender a demanda da nossa unidade, no que diz respeito a melhorias relacionadas à capacidade e modernização dos nossos laboratórios tecnológicos. Dar aporte e suporte à projetos já desenvolvidos na escola, bem como a implantação de novos projetos, que atuem na formação integrada. Os objetivos específicos estão na descrição de cada subprojeto, detalhados em seguida, identificando seus respectivos responsáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (10) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Gonçalves - Coordenador / Helio dos Santos França Junior - Integrante / Rubia Elizabeth da Silva - Integrante / Sandrea de Oliveira Pontes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Prêmios
2006
Menção Honrosa, Faculdade de Minas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. , Rua Clarimundo de Melo, nº 602, Quintino, 21931580 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22991819
Experiência profissional
2013 - 2015
centro universitario celso lisboaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Graduação em Enfermagem, Carga horária: 42
Outras informações:
Coordenação de Graduação em Enfermagem;
Docente das seguintes disciplinas:
Praticas POrofissionais de Enfermagem,
Enfermagem em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e
Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria.
2010 - 2012
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenador de Estágio e Ensino Clínico do Curso de Graduação em Enfermagem, Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Clínica Escola de Enfermagem, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso e Enfermagem.
2010 - 2012
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio e Ensino Clínico, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador de Estágio e Ensino Clínico do Curso de Graduação em Enfermagem, Docentes das seguintes disciplinas. Enfermagem em saúde Mental, Protocolos Assistnciais à Saúde do Adulto e TCC I. Responsável pelo Programa de Monitoria da disciplina Enfermagem Assistenciais ao Adulto.
2008 - 2010
Faculdade Gama e SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 10
Outras informações:
Docente dos cursos de Gestão Hospitalar e Tecnólogo em Segurança do Trabalho lecionando as disciplinas de Medicina do TRabalho, Epidemiologia e Bioestatistica e Administração Hospitalar
2007 - 2008
Faculdade Cenecista da Ilha do GovernadorVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Parcial, Carga horária: 16
Outras informações:
Docente nos Cursos de Especialização em Didática Superior, Formação de Diretores Escolares e Vigilancia Sanitária e epidemiológica.
2007 - 2007
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Enfermagem e Docente, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenador da graduação de Enfermagem e docente do curso nas disciplinas de Fundamentos filosóficos em enfermagem e TCC.
2006 - 2006
Instituto Doctum de Educação e TecnologiaVínculo: Seletista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2004 - 2006
Faculdade de MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Graduação e Pós graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador da garduação em Enfermagem
Coordenador das Pós graduações(lato senso) em Saude da Familia, Saude do trabalhador e saude mental, Gerencia Hospitalar, Comissão de controle de infecção hospitalar e Enfermagem intensivista
Atividades
-
09/2005 - 07/2006
Pesquisa e desenvolvimento, faculdade de minas.,Linhas de pesquisa
-
05/2005 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, faculdade de minas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética em Pesquisa.
-
02/2004 - 07/2006
Direção e administração, faculdade de minas.,Cargo ou função, Coordenador de Graduação.
-
02/2004 - 07/2006
Ensino, Enfermagen, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Exercicio de Enfermagem I, Semiologia I, Enfermagem em Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica
2003 - 2003
Centro Universitário são Camilo - Campus Espírito SantoVínculo: Seletista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
2003 - Atual
Fundação de Apoio à Escola TécnicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Enfermagem psiquiatrica e Enfermagem Geral
2002 - 2003
Faculdades Bezerra de AraújoVínculo: Seletista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador Pedagógico, Carga horária: 15
2000 - 2010
IMAS Nise da SilveiraVínculo: , Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como Enfermeiro assistente do projeto de residencia terapeutica, organizador e coordenador da oficina de sexualidade "Loucos por Sexo".
Atividades
-
05/2000
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Enfermeiro assistencial.
2015 - 2016
UNICBEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações:
Docente dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.
2019 - 2023
Universidade Santa ÚrsulaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. da Pós Graduaçao Enfermagem o Trabalho
Outras informações:
Coordenador de Pos Graduação em Enfermagem do trabalho.
2018 - 2023
Universidade Santa ÚrsulaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Docente dos cursos de graduação em Enfermagem e Odontologia.
2020 - 2022
GREMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DE PETRÓPOLISVínculo: PRESTADOR DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: CARNAVALESCO
Outras informações:
Trabalho realizado em forma de comissão de carnaval, proposta, confecção e elaboração do enredo, fantasias e alegorias para o carnaval 2021.
2020 - 2021
GREMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA VIRTUAL ELDORADO DO SAMBAVínculo: PRESTADOR DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: CARNAVALESCO
Outras informações:
Trabalho realizado em comissão para desenvolvimento do Carnaval Virtual de 2020.
2009 - 2020
Empresa de Turismo do Município do Rio de JaneiroVínculo: PRESTADOR DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: JULGADOR
Outras informações:
JULGADOR DOS QUESITO DE FANTASIAS E ALEGORIAS E ADEREÇOS DO GRUPO DE ACESSO DO CARNAVAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
2020 - 2020
NITEROÍ EMPRESA DE TURISMOVínculo: PRESTADOR DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: JULGADOR
Outras informações:
JULGADOR NO QUESITO FANTASIAS NO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DA CIDADE DE NITEROÍ, CARNAVAL 2020.
2024 - Atual
Universidade IguaçúVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Enfermagem, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente do curso de Enfermagem nas disciplinas Enfermagem na Saúde do Adulto, Semiologia II e Enfermagem na Saúde do Trabalhador.
2024 - Atual
ABEU Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Graduação em Enfermagem, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador da Graduação em Enfermagem, administração, planejamento, execução e avaliação da construção e formação dos graduandos em Enfermagem.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de alexandre gonçalves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?