Antônio Carlos Lopes Pinto

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (1991) Especialização em Educação e Saúde Pública (1995) Universidade de Ribeirão Preto -SP, Especialização em Psicopedagogia (2001) Universidade Estadual do Ceará - UECE, Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente (2005) pela Universidade Estadual do Ceará e Doutorado em Biotecnologia da Saúde (2013) pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Recreação, História Métodos e Sistema da Educação Física, Futebol de campo e Futsal, Didática Aplicada à Educação Física, Metodologia do Trabalho Científico Aplicada a Educação Física e áreas afins.

Informações coletadas do Lattes em 14/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO

2008 - 2013

Universidade Estadual do Ceará
Título: Doutorado Em Biotecnologia da Saúde
José Ferreira Nunes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Física.

Mestrado em Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente

2002 - 2005

Universidade Estadual do Ceará
Título: Educação Física e um estilo de vida saudável na pré-escola, Ano de Obtenção: 2005
Paulo César de Almeida.Palavras-chave: Educação Física; Escolar; pré-escola; Escolas Públicas.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Psicopedagogia

2000 - 2001

Universidade Estadual do Ceará

Especialização em Educação em Saúde Pública

1994 - 1995

Universidade de Ribeirão Preto
Título: Fatores que influenciam na faixa etária à iniciação da prática do Futsal Masculino em Fortaleza

Graduação em Educação Física

1988 - 1991

Universidade de Fortaleza

Formação complementar

2009 - 2009

Curso de Pós-Graduação em Bioquimica. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em I Curso em Avanços no Diagnóstico Molecular e Gené. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2000 - 2000

Curso Técnico em Futsal Nível 1. (Carga horária: 40h). , Federação Cearense de Futsal, FCA, Brasil.

1997 - 1997

Curso para Técnicos Nível I. (Carga horária: 120h). , Confederação Brasileira de Atletismo Seção Amazonas, CBAT/AM, Brasil.

1995 - 1995

Curso de Educação Física Escolar. , Companhia do Lazer de Recife, CLR, Brasil.

1994 - 1994

Educação Física e Desporto para Pessoas Portadoras de Deficiência. (Carga horária: 80h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

1992 - 1992

Seminário Pedagógico de Educação Física. (Carga horária: 40h). , Fundação de Desenvolvimento de Pessoal, FUNDES, Brasil.

1992 - 1992

Treinamento Desportivo, Recreação e Lazer. (Carga horária: 60h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

1992 - 1992

Preparador Físico das Categorias Amadora na Agremiação. (Carga horária: 40h). , Ceará Sporting Club, CSC, Brasil.

1991 - 1991

Estágio na área de Educação Física. (Carga horária: 216h). , Superintendência do Desenvolvimento do Desporto e Turismo de, SDDTF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física/Especialidade: Didática Aplicada a Educação Física e Recreação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: História, Método e Sistema de Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Futebol de Campo.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Futsal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Métodos e Pesquisa Aplicada a Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física básica escolar.

Participação em eventos

26º Congresso Internacionalde Educação Física - FIEP 2011. Repositor Eletrolítico e Energético à Base de Água de Coco em Pó e Seus Efeitos Funcionais e Nutricionais para Atletas Amadores e Profissionais de Atletismo, "Fundista". 2011. (Congresso).

Propriedade Intelectual Básica.Participante. 2011. (Outra).

XIV Semana Universitária da UECE.Repósitor Eletrolítico e Energético à Base de Água de Coco em Pó (ACP) e seus efeitos funcionais e nutricionais em atletas profissionais e Amadores de Atletismo "Fundista". 2010. (Seminário).

II Encontro UECE e Ciências de Animais de Laboratório.II Encontro UECE e Ciências de Animais de Laboratório. 2009. (Encontro).

23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008. Investigação dos Padrõs e da Atividade Física na Versão de Discentes do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará - UECE. 2008. (Congresso).

V Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará - XIII Semana Universitária da UECE.Repositor Eletrolítico e Energético à Base de Água de Coco em Pó (ACP) e seus Efeitos Funcionais em Atletas Profissionais. 2008. (Seminário).

21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação Física e o Desenvolvimento para um Estilo de Vida Saudável na Pré-Escola. 2005. (Congresso).

XI Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física.XI Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física, promovido pela Universidade Federal de Sergipe, realizado em Aracajú-SE, no período de 29 de julho a 3 de agosto. 1991. (Encontro).

X Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física. X Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, realizado em Vitória-ES, no período de 30 de julho a 3 de agosto. 1990. (Congresso).

Participação em bancas

ALMEIDA, M. I.; THERRIEN, S. M. N.; MENEZES, F. M. M.; FOEPEL, M. F. C.;PINTO, A. C. L.. Membro a Comissão de Estágio Probatório para avaliar o desempenho para confirmação do cargo efetivo do docente José Wellington de Oliveira Lima. 2001. Universidade Estadual do Ceará.

Orientou

Cintya Maciel Lima

Educação Física Escolar como fator determinanta no desenvolvimento da coordenação motora de alunos do Ensino Fundamento I na Escola do SESI no Município de Fortaleza; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Antonio Carlos Lopes Pinto;

Francisca Ednúsia Fonseca Castro

Esporte Escolar e seus Benefícios no sentido de Resgatar a Cidadania; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Antonio Carlos Lopes Pinto;

José Carlos Lima da Silva

Inclusão do Futsal no Ensino Fundamental II no Município de Maracanaú / Ceará; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Antonio Carlos Lopes Pinto;

Estefânia Cardoso Gonçalves

Psicomotricidade e a dança: A visão dosprofessores de uma Escola Particular n Município de Fortaleza; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Antonio Carlos Lopes Pinto;

THAÍS BATISTA LEITE

Benefício da Atividade Física no Controle a Osteoporose; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Antonio Carlos Lopes Pinto;

Antônio Aguiar Ferreira Júnior

A Contribuição da Atividade Física na 3ª Idade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Antonio Carlos Lopes Pinto;

HALLEM KAUÊ

A IMPORTÂNCIA DA EDUCADOR FÍSICO NA REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Antonio Carlos Lopes Pinto;

SÉRGIO RICARDO DA SILVA

ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO FUTEBOL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA EM EQUIPES AMADORES (RELATO DE EXPERI^NCIA); 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Antonio Carlos Lopes Pinto;

KELVIANE XAVIER

A INCLUSÃO DO FUTSAL FEMININO NO ENSINO FUNDAMENTAL I e II; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Antonio Carlos Lopes Pinto;

Produções bibliográficas

  • PINTO, ANTÔNIO CARLOS LOPES ; VIEIRA, MAURO REGIS ; LIMA, DANILO LOPES FERREIRA ; ALVES, FRANCISCO DE ASSIS FRANCELINO ; SANTOS, RICARDO LIMA DOS . Água de coco em pó como suplemento hidroeletrolítico e energético para atletas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 21, p. 390-394, 2015.

  • PINTO, A. C. L. ; SILVA, A. P. V. . Investigação dos Padrões e da Atividade Física na Visão de Discentes do Curso de Nutrição da UECE. In: Congresso Mundial de Educação Física - FIEP, 2008, Foz do Iguaçu-PR. Revista da FIEP, 2008.

  • PINTO, A. C. L. . Educação Física e o Desenvolvimento para um Estilo de Vida Saudável na Pre-Escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

PINTO, A. C. L. . Atividade Física na Escola Básica. 2006.

PINTO, A. C. L. . Natação Global. 2006.

PINTO, A. C. L. . CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE ASSENTAMENTO RURAIS EM ÀREAS DE REFORMA AGRÁRIA. 2008. .

PINTO, A. C. L. . METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 2006. .

PINTO, A. C. L. ; ANTÎNO CARLOS LOPES PINTO . GINÁSTICA ESCOLAR. 2005. .

PINTO, A. C. L. . GINÁSTICA ESCOLAR. 2005. .

PINTO, A. C. L. . História e Métodos e Sistemas da Educação Física. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. C. L. . História e Métodos e Sistemas da Educação Física. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. C. L. . Recreação e lazer. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. C. L. . Recreação e lazer. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. C. L. . História e Métodos e Sistemas da Educação Física. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. C. L. . Educação física escolar, para coordenadores pedagógicos e diretores de escolas municipais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. C. L. . Recreação e lazer. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. C. L. . Ministrou Seminário de Introdução à Área de Linguagens e Códigos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2013

    Água de Coco em Pó (ACP) como Suplemento Hidroeletrolítico e Energético para Atletas, Descrição: O uso de bebidas esportivas vem sendo adotado em diversas modalidades com o intuito de propiciar uma hidratação adequada durante atividades físicas. A água do coco verde vem sendo usada como repositor de eletrólitos devido à sua composição físico-química rica em sais minerais. Objetivou-se produzir uma bebida esportiva à base de água de coco em pó (ACP) voltada para o mercado de alimentos funcionais. O experimento obedeceu a um delineamento Inteiramente Casualizado em esquema fatorial 2 x 2 x 3 (2 gêneros x 2 tipos de bebidas x 3 dias da semana) comparando o desempenho de dois grupos de atletas, sendo cinco atletas do sexo masculino e cinco atletas do sexo feminino, em relação à eficácia de dois suplementos hidroeletróliticos (ACP com 20% de polpa de maracujá e Gatorade sabor maracujá) em diferentes dias da semana (segunda-feira, quarta-feira e sexta feira). A (ACP) com polpa de maracujá apresentou resultados semelhantes ao Gatorade sabor maracujá em relação à osmolaridade plasmática do sangue dos atletas, os quais não apresentaram nenhuma perda de desempenho e tiveram maior conforto gástrico ao se hidratarem com ACP com polpa de maracujá. Essas respostas fisiológicas mostram a eficiência da ACP com polpa de maracujá como um repositor de eletrólitos semelhantes a do produto Gatorede sabor maracujá, podendo assim a ACP com polpa de maracujá também ser utilizado como uma bebida esportiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Carlos Lopes Pinto - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde. , Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Itaperi, 60714903 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31019895

Experiência profissional

2017 - Atual

EMEF Deputado Ulysses Guimarães

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - Atual

Universidasde Estadual do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Especialização, Carga horária: 520

Outras informações:
Coordenador do Curso de Especialização em Atividade Física na Escola Básica

2000 - 2001

Escola de Ensino Fundamental Joaquim Moreira de Sousa

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 04/2000 - 02/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física

1992 - 1998

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/1992 - 01/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física

1981 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 30

1981 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Afastado para cursar o Doutora, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 30

1981 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Técnico Administrativo, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativa, Carga horária: 30

Outras informações:
Afastado para Cursar Doutorado, a partir de 2008

Atividades

  • 01/2005 - 01/2005

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Educação Projeto Magister.,Serviço realizado, Didática aplicada a Educação Física nos municípios de Jaguaribe e Morada Nova.

2012 - Atual

Escola de Ensino Fundamental Rodolfo Teófilo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

2012 - Atual

EMEF Adauto Ferreira Lima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONCURSADO, Carga horária: 200, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - Atual

Prefeito Almir Freitas Dutra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONCURSADO EFETIVO, Carga horária: 200