Francisco José Barbosa
Tenho Pós-Doutorado em SOCIOLOGIA pela Universidade Federal de Sergipe (2021), tendo como linha de pesquisa Minorias Sociais: diferença, desigualdade e conflitos sociais. Possui Doutorado em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), Mestrado em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP (2007), possui Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Grande ABC-SP (2003) e HISTÓRIA pela Universidade Camilo Castelo Branco-SP (1996). Teve experiência no exterior (África-Angola) lecionando na Universidade Óscar Ribas (2008-2011 e 2013) e Centro Universitário Ages (2014-2018). Professor convidado da área de Educação da Pós-Graduação (Stricto Sensu) na Faculdad Interamericana em Ciencias Sociales. Tem experiência na área de Ciências Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África, Ciências Sociais, Antropologia, Sociologia e diversas áreas da Educação.
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Sociais
2011 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Nas fronteiras da liberdade: colonização, descolonização e ritos fúnebres na Angola contemporânea
, Ano de obtenção: 2015. Carmen Sylvia de Alvarenga Junqueira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Colonização; Descolonização; Violência; Cultura; morte.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Ciências da Religião
2006 - 2007
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: História e magia no cotidiano da igreja Evangélica Assembléia de Deus em São Mateus
, Ano de Obtenção: 2008.Antônio Máspoli de Araújo Gomes.Bolsista do(a): Mack-Pesquisa, MACK, Brasil. Palavras-chave: Antropologia; Cultura; Religião; Magia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Pós-doutorado
2020 - 2021
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ciências Sociais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Sociologia.
Organização de eventos
BARBOSA, F. J. ; DOMINGUES, P. . África: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade. 2020. (Outro).
BARBOSA, F. J. . I Workshop de História: A África no mundo e o mundo na África!. 2017. (Outro).
BARBOSA, F. J. . Desafios Antropológicos Contemporâneos. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
IV Cine Mulher em Foco EAD.Até que a morte nos separe. 2018. (Encontro).
I Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Africanos como tema: África entre Migrações e Imigrações..A relação da liberdade através dos ritos fúnebres na Angola contemporânea. 2017. (Outra).
I Simpósio Regional de história " Swergipe Del Rey":Sociedade, política e economia no período Colonial.África: Um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade. 2017. (Simpósio).
IV Semana Acadêmica Integrada.Suicídio: Ato egoísta ou Altruísta?. 2017. (Outra).
I Workshop de História: AÁfrica no mundo e o mundo na África..Fez a Organização do evento.. 2017. (Outra).
VI Encontro Sergipano de Educação Ambiental-VI ESEA.Impactos ambientais e socioculturais causados pelas indústrias de cerãmicas vermelhas da cidade de Itabaianinha(SE)2017. 2017. (Seminário).
30 RBA: Reunião Brasileira de Antropologia: políticas da Antropologia: Étcas, Diversidade e Conflitos.. 2016. (Congresso).
Aula Magna- Década internacional dos Afrodescendentes. 2016. (Outra).
Avaliação da Educação Básica à Universidade e suas relações com a formação dos cidadãos profissionais comprometidos com as questões éticas, sociais e políticas. 2016. (Encontro).
I Congresso de ginástica e dança. A música como significações sociais, culturais e simbólicas na concepção africana. 2016. (Congresso).
I Congresso de ginástica e dança. A música como significações sociais, culturais e simbólicas na África. 2016. (Congresso).
VII Congresso Internacional imagens da Morte. O ritual de morte dos grupos Nganguela e Bakongo como dignificação social. 2016. (Congresso).
VII Semana de Produção Científica, II Feira do Empreendedorismo, I Semana de de Educação pa..Canudos: A imprensa, as elites e a construção do medo.. 2016. (Outra).
VII Semana de Produção Científica, II Feira do Empreendedorismo, I Semana de de Educação pa..Aspectos que envolvem a construção do Shopping Center da Cidade de Lagarto?SE. 2016. (Outra).
VII Semana de Produção Científica, II Feira do Empreendedorismo, I Semana de de Educação pa..No trilhar da imprensa: Simão Dias sobra a ótica das xilogravuras de carvalho Déda iSE Barbosa. 2016. (Outra).
VII Semana de Produção Científica, II Feira do Empreendedorismo, I Semana de de Educação pa..Abraçados na mesma corda: Apresentação do suicídio em Paripiranga através dos períodos "O Ideal" e "O Paladino".. 2016. (Outra).
VII Semana de Produção Científica, II Feira do Empreendedorismo, I Semana de de Educação pa..Poder Público Municipal: O Impacto Social da Lei de Acesso á informação. 2016. (Outra).
VII Semana de Produção Científica, II Feira do Empreendedorismo, I Semana de de Educação pa..A Caso do Projeto Integrador na Uniages: Contribuições para história local.. 2016. (Outra).
Vive La Mort: um olhar interdisciplinar perante o morrer e a morte.A morte como refúgio do viver na concepção africana. 2016. (Encontro).
Conhecendo a África.A etnia como pressuposto de conflitos na África. 2015. (Encontro).
IX Fórum Regional de Sustentabilidade: Desenvolvimento regional e educação para a paz..A morte no viés antropológico, sociológico, patromonial e histórico:difrentes olhares e perspectivas.. 2015. (Outra).
IX Fórum Regional de Sustentabilidade: Desenvolvimento regional e educação para a paz..Presença africana: o lugar do Brasil na rota dos novos fluxos migratórios.. 2015. (Outra).
Avaliação da educação básica á Universidade e suas relações com a formação dos cidadãos profissionais comprometidos com as questões éticas, sociais e políticas.. 2014. (Outra).
III (In) Formacce- Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículos e Formaçao..Diferença e pertencimento: atos de currículo como práxis emancipatória.. 2014. (Simpósio).
II Semana de História: Escravidão e Pós- Abolição no Brasil: limites da liberdade e da cidadania..Pesquisas sobre História da África. 2014. (Simpósio).
II Semana de História: Escravidão e Pós- Abolição no Brasil: limites da liberdade e da cidadania..Imagens da África no mundo ocidental no Brasil: limites da liberdade e da cidadania.. 2014. (Simpósio).
II Semana de História: Escravidão e Pós- Abolição no Brasil: limites da liberdade e da cidadania..Ação do movimento negro.. 2014. (Encontro).
VI Semana de Produção científica.Ética, profissionalismo e produção do conhecimento.. 2014. (Simpósio).
VI Semana de Produção Científica.A responsabilidade ética do cumprimento dos rituais de morte na nação angolana.. 2014. (Simpósio).
VI Semana de Produção Científica.Os saberes docentes no campo da educação. 2014. (Simpósio).
VI Semana de Produção Científica..A pesquisa antropológica como processo formativo.. 2014. (Simpósio).
II Jornadas Científicas de Psicologia: Sáude e bem-estar: Calemas da vida.. Rituais de morte: do sofrimento à esperança.. 2013. (Congresso).
A ética no ensino Técnico..As contribuições da Ética para a formação e como nos portamos coletivamente.. 2012. (Outra).
I Seminário de Pesquisa em Ciências Sociais.O Estado das coisas:As ciências Sociais hoje.Angola:uma nação marcada por sofrimento no período da colonização e descolonização portuguesa e seus ritos sociais.. 2012. (Seminário).
VI-Seminário Nacional de Pesquisa.Angola:Uma nação marcada por sofrimentos no período da colonização e descolonização portuguesa.. 2012. (Seminário).
WorKshop Internacional 2º Ateliê do Pensamento Social-Abordagens Transnacionais.. 2012. (Outra).
WorKshop Internacional 2º Ateliê do Pensamento Social-Abordagens Transnacionais..História e ritual no cotidiano da sociedade Luandense:os ritos culturais de morte nas etnias Kimbundu e Nganguelas.. 2012. (Outra).
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.. 2011. (Encontro).
Seminário do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviços Sociais e Ciências Sociais da PUCSP. 2011. (Seminário).
I Jornadas Científicas na Universidade Óscar Ribas. Educação: Elemento que transforma a sociedade e contribui na formação do cidadão.. 2009. (Congresso).
I Workshop Internacional de Psicologia..Educação e Sociedade.. 2009. (Simpósio).
O código da Vinci-considerações bíblicas e literárias. 2007. (Encontro).
Seminário Interdisciplinar de Projetos de Pesquisa.História e Magia no cotidiano da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em São Mateus. 2007. (Simpósio).
Teologia e ciência da religião-uma relação em busca do entendimento.. 2006. (Encontro).
Fórum Internacional. 2005. (Congresso).
O Ensino do século XXI: Competências e projetos interdisciplinares. 2004. (Encontro).
Comunicação Persuasiva. 2003. (Encontro).
Encontro regional de Educação. 2002. (Encontro).
O sentido da auto-estima nas relações interpessoais. 2002. (Encontro).
Capacitação de Recursos audiovisuais e internet. 2001. (Encontro).
Curso de fotografia. 2001. (Encontro).
Integração e motivação. 2001. (Encontro).
Extensão cultural construindo e edificando conhecimentos. 2000. (Simpósio).
XVII Congresso Estadual da APEOESP:"Mobilização solidária por um movimento social em defesa da escola Pública".. 2000. (Congresso).
XVI congresso Estadual da APEOESP: Apeoesp rumo ao século XXI. 1998. (Congresso).
Encontro Regional de Educação: O sindicato na construção da cidadania. 1996. (Congresso).
Encontro Regional dos Estudantes de História: Projeto de Educação do Estado Neoliberal Brasileiro. 1996. (Seminário).
XIV Congresso da APEOESP: Construindo um projeto de escola.. 1995. (Congresso).
III Encontro de Professores e Autores da Editora Moderna: Geografia e o mapa.. 1994. (Encontro).
Participação em bancas
GALVAO, S. M. B.;BARBOSA, F. J.; MORINIGO, C. I.. O fatores associados ao desempenho da leitura nas escolas do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Ensino Médio, estado do Amapá (AP). 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. A DINÂMICA AVALIATIVA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: Vozes, Fazeres e Saberes. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. A FAMÍLIA E A ESCOLA: Seus Valores na Formação do Cidadão Alicerçando a Educação Infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.; VITORINO, C.C.. NARRATIVAS DE SI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Entrelaçando Experiências e Saberes Docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciênciasda Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.; VITORINO, C. C.. O ENSINO DA MATEMÁTICA E CIDADANIA: As Relações da Educação Matemática Com a Cidadania. 2021 - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Um Estudo de Caso de Uma Escola Municipal de Dias D?ávila ?Bahia. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C. C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões do Coordenador Pedagógico Em Atuação Em Uma Escola Municipal. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.; VITORINO, C. C.. A PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: OS DESAFIOS ENCONTRADOS E SUAS EFICIENTES SUPERAÇÕES PEDAGÓGICAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.; VITORINO, C. C.. LUDICIDADE E LETRAMENTO: Um Estudo Sobre as Práticas Docentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C. C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. A IMPLICAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: Ensino como meio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. AFETIVIDADE E A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C. C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA MIDIÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C. C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. OS REFLEXOS E CONFLITOS DO USO DE DROGAS TRAZIDOS PARA O ÂMBITO ESCOLAR. 2020 - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C. C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO - BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Uma Nova Perspectiva De Ensino Com A Terceira Idade Na Escola Carlos Drummond De Andrade. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. . ÍNDICE DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA: um Relato de Experiência do Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira - CPMFPO. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. OS FUNCIONÁRIOS NÃO DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA BAHIA: Inclusão e as Competências Para as Funções Que Exercem. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DA EJA: Fatores e Problemas Que Contribuem Para o Fracasso Escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Revisão de Narrativa. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C. C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. . UM ESTUDO SOBRE A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C. C.;BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. PRÁTICA PEDAGÓGICA E LUDICIDADE: Desafios Para Uma Aprendizagem Significativa Na Educação Infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.; VITORINO, C.C.. Práticas pedagógicas de leitura, letramento e gêneros: fundamentos para a qualificação da produção textual nos anos finais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.; VITORINO, C. C.. A ação pedagógica na alfabetização sob a égide da etnomatemática: implicações e desafios. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.; VITORINO, C. C.. O desafio da inclusão do deficiente intelectual no ambiente escolar regular. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciênciasda Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C.C.; SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.. As possibilidades e entraves da educação ambiental no contexto da educação básica: A percepção docente. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, C. C.; SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.. Ler literatura no ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
SILVA, W. B.; SILVA, F. A.;BARBOSA, F. J.. Caracterização dos Estilos de Aprendizagem dos Discentes do Curso de Farmácia de Um Centro Universitário da Região do Agreste Bahiano. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Farmaceuticas) - Universidade Federal de Sergipe.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. Educação Profissinal: reflexões sobre as possibilidades curriculares. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. Dificuldades de aprendizagem na aquisição de leitura e escrita. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. A aplicabilidade dos cadernos nossa rede nas escolas municipais de Salvador: limites e possibilidades para o currículo escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. A prática docente e as tecnologias digitais na educação: uma experiência com softwares appinventor, scratch e os scribus. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. O mural das letras: projeto educacional de transformação social, a partir da arte literáriano município de Santo Amaro. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. A arte como possibilidades de promoção de valores sociais e éticos no ensino fundamental II: experiência numa instituição no município da Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. A matemática e o jogo no ensino fundamental II em uma escola municipal do Reconcavo Baiano: uma perspectiva da práxis pegagógica de ensino da matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. As possibilidades da EAD para formação continuada dos professores(as) no Município de Feira de Santana. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. O letramento e a alfabetização: olhares e dizeres dos professores da Educação de Jovens e adultos (EJA). 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. Alfabetização e letramento: um olhar sobra as práticas docentes nas turmas de 3º ano de ensino fundamental I. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
FERREIRA, M. C. A.;BARBOSA, F. J.; BARRETO, M. I. C.. Projetos de vida dos discentes de uma instituição de ensino médio profissionalizante numa cidade do Recôncavo Baiano. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
SILVA, W. B.; SILVA, F. A.;BARBOSA, F. J.. Metodologias Ativas: Modelo de Kolb e as influências no desenvolvimento em discentes das Ciências Farmacêuticas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Sergipe.
RABELO, M. V. M.;BARBOSA, F. J.; BARROSO, R. M. B.. As multifacetas das redes sociais: uma abordagem pedagogica perante sua aplicabilidade no ensino fundamental II.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga.
RABELO, M. V. M.;BARBOSA, F. J.; BARROSO, R. M. B.. Infância e Lúdico: uma relação essencial para o. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga.
RABELO, M. V. M.;BARBOSA, F. J.; BARROSO, R. M. B.. As implicações do programa Bolsa Família na Educação: resultados, desafios e avanços.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga.
RABELO, M. V. M.;BARBOSA, F. J.; BARROSO, R. M. B.. O Lúdico como instrumento didático pedagógico: refletindo sobre o favorecimento dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga.
OLIVEIRA, J. M. D.;BARBOSA, F. J.; BARROSO, R. M. B.. Diversão e entretenimento:brinquedos tradicionais e eletrônicos na cotidiano de crianças e adolescentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga.
OLIVEIRA, J. M. D.;BARBOSA, F. J.; BARROSO, R. M. B.. Educação Física Escolar e a inclusão de alunos com deficiência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga.
OLIVEIRA, J. M. D.;BARBOSA, F. J.; BARROSO, R. M. B.. História em quadrinhos:uma possibilidade de discursos de gênero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga.
OLIVEIRA, J. M. D.;BARBOSA, F. J.; BARROSO, R. M. B.. Corpo, Mídia e a educação física:representações sociais e desafios docentes.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga.
SOUZA, H. T.;BARBOSA, F. J.. A Gestão Escolar como contribuição prática para conteúdos matemáticos no 1° e 6° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Aristeu Carlos Valadares em Simão Dias/SE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga.
BARBOSA, F. J.; SOUZA, M. A. D.; ANDRADE JUNIOR, P. M.. Comissão para avaliar e indicar o discente que irá concorrer ao prêmio CAPES de Tese. 2021. Universidade Federal de Sergipe.
BARBOSA, F. J.; WALKER, C. I. B.. Metodologias ativas: modelo de Kolb e as influências no desenvolvimento da aprendizagem em discentes das Ciências Farmacêuticas. 2016. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
A FUNÇÃO DEMOCRATIZANTE DESEMPENHADA PELA POLÍTICA DE ACESSO À REDE FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR AO REDISTRIBUIR OPORTUNIDADES SOCIOEDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO -BAHIA; 2024; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A CONTRIBUIÇÃO DAS SALAS MULTIFUNCIONAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SALVADOR - BAHIA; 2024; Dissertação (Mestrado em Ciênciasda Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
AS AÇÕES SOCIOPOLÍTICAS DO GESTOR COMO ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
O ENSINO DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DE UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA PÓS ISOLAMENTO SOCIAL DOS EDUCANDOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SALVADOR-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A FRAGILIDADE DA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PÓS PANDEMIA COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICÍPAIS DE SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A CONTRIBUIÇÃO DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM DIAS D´ÁVILA -BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO DE DOCENTES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMAÇARI-BAHIA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A REPRESENTATIVIDADE DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA PÚBLICA CÍVICO-MILITAR NO MUNICIPIO DE DIAS D?ÁVILA-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
UM OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM CAMAÇARI-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE DIAS D?ÀVILA-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
ESTRATÉGIAS PEDAGOGICAS DE ENSINO PARA A INSERÇÃO SOCIOEDUCACIONAL DE DEFICIÊNTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPAL DE DIAS D?ÁVILA-BA; ; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A INSERÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO SOCIOCULTURAL NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE DIAS D?ÁVILA ? BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I e II NO MUNICÍPIO DE DIAS D?ÁVILA ? BA; ; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENFRENTAMENTO DAS POSSÍVEIS CAUSAS DE DOENÇAS SANITÁRIAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPAL DE DIAS D'ÁVILA-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM CAMAÇARI-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
O LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE SALVADOR-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO GOVERNO FEDERAL NA REDE PÚBLICA DE CAMAÇARI ? BAHIA; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
; ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: Nuances e Matizes Entre os Saberes da Docência e os Fazeres na Aprendizagem da Leitura e da Escrita; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
O SERVICO SOCIAL E O PROGRAMA DE ATENÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E PSICOSSOCIAL - PROAP Uma Atuação do Assistente Social na Política de Educação; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
O GERENCIAMENTO DE SALA DE AULA: Prática Pedagógica Embasada Nas Competências Sociais e Humanas; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciênciasda Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A LEI 11; 645/08 NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL I: Contribuições Para Formação do Sujeito Crítico Nas Escolas de Salvador; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A INFLUÊNCIA DOS PAIS E A CONSEQUÊNCIA NO PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
SABERES NECESSÁRIOS A PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Uma Discussão Sobre os Desafios Enfrentados Pelos Professores do Ensino Fundamental I; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES QUE ATUAM NO PRIMEIRO CICLO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A EDUCAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE COLINAS DE PERIPERI; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A EDUCAÇÃO CONTINUADA E O FEMINICÍDIO NO DISCURSO DE PROFISSIONAIS DA POLÍCIA CIVIL; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
UM ESTUDO SOBRE OS EGRESSOS DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM RADIOLOGIA E SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
GESTÃO ESCOLAR:POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FATOR DE INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO-BA; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O Programa TOPA como fator de ascensão social no município de Candeias - Bahia; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Os Jogos e Brincadeiras Como Fonte de Interesse Para o Ensino Aprendizagem; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PESQUISA CIENTÍFICA NO CURRÍCULO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A IMPORTÂNCIA DE INSERIR NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE SALVADOR O CONTEÚDO DIVERSIDADE CULTURAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A FIGURA DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
O LIXO É UM LUXO: OLHARES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA DE SALVADOR; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A FORMAÇÃO QUE TEMOS E A FORMAÇÃO QUE QUEREMOS: Desafios e Perspectivas do Novo Ensino Médio No Colégio Estadual Wanderley Araújo Pinho; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR / ALUNO NA LEITURA E ESCRITA: Pressuposto na Inclusão Social com alunos especiais nas Séries Iniciais em uma Escola Municipal no Município de Candeias - Bahia; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: O que revela as narrativas dos alunos de uma escola no município de São Francisco do Conde-BA; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
O ENSINO DE HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA: Uma Contribuição Para a Compreensão da Realidade Contemporânea dos Educandos; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: As Possibilidades da Interdisciplinaridade no Ensino Médio na Escola Pública da Rede Estadual de Salvador; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Implicações no Desempenho Escolar das Meninas em uma Instituição Pública Estadua; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A prática dos professores do ensino fundamental III: contribuições para leitura e a formação do leitor; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A importância da afetividade no processo ensino em duas escolas públicas no fundamental I anos iniciais em São Francisco Do Conde-Bahia; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
Práticas avaliativas da aprendizagem no ensino fundamental do tempo formativo III da Educação de Jovens e Adultos; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
Cuidar e educar na educação infantil: Eis a questão: Um estudo de caso numa escola no município de Salvador; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
Desafios do coordenador (a) para o desenvolvimento das atividades de gestão dos saberes pedagógicos na educação básica; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciênciasda Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A importância de um discente da EJA e o processo de Ensino-Aprendizagem: continuidades e descontinuidades no contexto escolar; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A influência dos livros didáticos de geografia no resgate da beleza da cultura africana: reflexões a partir da lei 10; 639/03; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
Capdever-Mutumbá-Motumbaxé; Vulnerabilidade da política de Educação Pública; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A importância da aprendizagem significativa através dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil em uma instituição no Município de Camaçari; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
Educação Infantil: um estudo sobre a socialização, formação integral e aprendizagem dos educandos da creche escola comunitária Miguel Fróes; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
Os desafios da formação e profissionalização docente em língua estrangeira; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A surdez no contexto escolar: Discutindo os desafios no processo de ensino aprendizagem da inclusão de alunos surdos no Instituto Federal Campus Valença; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A Lei de cotas aplicada ao serviço Público Federal: combatendo o racismo pela via legal; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
Pós-Avaliação: uma proposta de retomada do processo de ensino após a avaliação da aprendizagem; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciênciasda Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
Os projetos de aprendizagem e a educação de jovens a adultos:proposições dos anos iniciais do ensino fundamental; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MELHORIA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM SÃO FRANCISCO DO CONDE-BAHIA; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM AVALIAÇÃO EM QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS EM SERRA DO RAMALHO ? BAHIA; 2024; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A PANDEMIA COVID-19 E A INFLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA ATUAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA CIDADE DE DELMIRO GOUVEIA-AL; ; 2023; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
LEITURA E REESCRITA COM O USO DAS FÁBULAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DE ALUNOS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTO AMARO-BA; 2023; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
ROTEIRO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA ESCRITA DE TEXTOS TEATRAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL II EM SALVADOR-BAHIA; 2023; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DURANTE O PERÍODO DA COVID 19 NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI-BA; 2022; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NUMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO EM SALVADOR-BA; 2022; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
O PROFESSOR POR MEDIADOR DO TEXTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NA CIDADE DE SALVADOR- BAHIA; 2022; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS RISCOS DA TECNOLOGIA E ACERCA DO CONHECIMENTO DE AGENTES DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SOBRE OS TERMOS DE USO DOS APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO COM OS DISCENTES; 2022; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS TECNOLÓGICOS NA LUDICIDADE PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO FRANCISCO DO CONDE - BA; 2022; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A RELEVÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DO ENSINAR MATEMÁTICA REMOTAMENTE DURANTE A PANDEMIA COVID-19 NA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO - BA; 2022; Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Francisco José Barbosa;
A SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR: Discutindo a inclusão do surdo na Educação de Jovens Adultos em Adustina (BA); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO MULTILETRAMENTO PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DO DISCENTE NA PERSPECTIVA DE ROXANE ROJO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL DIVINO ESPÍRITO SANTO NOVA SOURE (BA); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
; EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: um olhar para as contribuições do atendimento educacional especializado; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A VISÃO DE PROFESSORES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO EDUCACIONAL DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGARD SANTOS NO MUNÍCIPIO DE CRISÓPOLIS (BA); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
GESTÃO ESCOLAR: Uma contribuição para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de crianças órfãs do Ensino Fundamental I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: um estudo de caso com os discentes no curso de pedagogia; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
; FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: o trabalho com corpo docente para propulsiona pratica de educação inclusiva Centro Educacional Nossa Senhora do Patrocínio Do Coite em Paripiranga (BA); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
O PAPEL DO PEDAGOGO: uma reflexão sobre a arte de ensinar e aprender nas instituições empresariais e hospitalares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
MORTE; : Fios e desafios para a aprendizagem na educação infantil como fator de percepção da vida real; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
FRACASSO ESCOLAR: uma visão contemporânea sobre a dificuldade de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita dos alunos na Escola Dom Avelar Brandão Vilela; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
LIBRAS:Contribuições do pedagogo na inclusão da criança surda na escola regular; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
POLÍTICAS PÚBLICAS: A gestão pedagógica como fator preponderante para o desempenho satisfatório da prática docente; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM LEITURA E ESCRITA: fatores e problemas que contribuem para o fracasso escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
LEITURA E ESCRITA: Uma análise sobre as concepções de erros; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
; EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma análise do processo de inclusão dos educandos com necessidades educacionais especiais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
MÚSICA: harmonizar o ambiente ou potencializar o ensino aprendizagem dos alunos na educação infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: o planejamento escolar como ferramenta indispensável para o desempenho satisfatório da prática docente; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
; EDUCAÇAO INCLUSIVA: um olhar sobre o brincar na Educação Infantil e suas contribuições para Educação Especial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
AFETIVIDADE E PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições de Henry Wallon; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
O DAR AULA: uma análise sobre a concepção do professor frente as exigências sociais contemporâneas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
; ALFABETIZAÇÃO: Uma abordagem das dimensões das práticas pedagógica no processo da aquisição da língua escrita; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
; O BRINQUEDO E BRINCADEIRA COMO PRESSUPOSTO DE INFLUÊNCIA NA IDENTIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇAO INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
; UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR CONTEMPORÂNEO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
APRENDIZAGENS LÚDICAS PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO INFANTIL: Uma proposta metodológica no processo de ensino aprendizagem com discentes do Ensino Fundamental I; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A EVASÃO DOS ESTUDANTES DA EJA COMO FATOR GERADOR DE DESEQUILÍBRIO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ADUSTINA (BA); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
; EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: Um estudo sobre as contribuições práticas docente para arrefecimento do racismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA DE DISCENTES NAS SÉRIES INICIAIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: estratégias de ensino que contribuem para o processo de aquisição da linguagem oral e escrita sob a ótica de David Ausubel, na Escola Municipal Professora Maria José de Souza Santana; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
Aprendizagem significativa: uma releitura da visão clássica de David Ausubel para a promoção em sala de aula; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
Incentivando a leitura: estratégias pegagógicas que proporcinam o hábito de ler; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
Pedagogia de Projetos: uma estratégia de ensino que contribue para a prática pedagógica dos docentes e na aprendizagem real dos alunos em sala de aula; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
Dificuldade Escolar: análise dos principais fatores que contribuem para o fracasso da aprendizagem dos alunos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
Desmotivação escolar: um desafio constante no processo de ensino e aprendizagem de Escola Municipal Leonor Barreto Franco; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
Indisciplina Escolar: causas e consequências no processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal da região de Fátima(BA); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A relevância da atuação do corpo escolar na implementação de uma Gestão Democrática e participativa na Escola Municipal Habitacional Núcleo II; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
Prazer em aprender:a ludicidade como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A importância da afetividade na Escola: relação professor aluno; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A influência da prática pedagógica na construção da autonomia dos alunos da Escola Municipal DR; Jaconias de Almeida; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
A criança como ser social: Concepção de infância na perspectiva dos professores da Educação infantil da Escola Municipal Santa Rita; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga; Orientador: Francisco José Barbosa;
O auxílio da Educação Física Escolar na compreensão do corpo real versus a imposição social do corpo ideal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Ages; Orientador: Francisco José Barbosa;
A importância da Práxis no ensino de História da África como fator gerador de culturas sociais; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ages; Orientador: Francisco José Barbosa;
A Ludicidade na Educação infantil: a aprendizagem divertida potencializa o processo de ensino aprendizagem; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ages; Orientador: Francisco José Barbosa;
Intervenção do pedagogo no ensino de crianças com dislexia: um distúrbio que afeta a leitura e a escrita; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Ages; Orientador: Francisco José Barbosa;
A contribuição da Educação Física Escolar na compreensão do preconceito racial exercido na Escola Centro Educacional Nossa Senhora do Patrocínio do coité em Paripiranga (BA) frente ao esteriótipo de beleza negra social; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Ages; Orientador: Francisco José Barbosa;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, F. J. ; DOMINGUES, P. . Angola: A resistência armada amalgamada à força da fé. Revista África{s} , v. 07, p. 176-196, 2020.
-
BARBOSA, F. J. . Igreja Evangélica Assembléia de Deus: magias populares ou milagres institucionalizados. 1. ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 178p .
-
BARBOSA, F. J. . Poderia existir magia no Pentecostalismo?. Último Andar. Caderno de Pesquisa em Ciências da Religião., São Paulo, p. 24 - 34, 21 out. 2013.
-
BARBOSA, F. J. . O preço de morrer. Correio, Salvador/Bahia, p. 28 - 29, 02 dez. 2012.
-
CARVALHO, Y. D. ; BARBOSA, F. J. . A invisibilidade da Beleza Negra. In: III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias, 2020, Aracajú. Anais do III Seminário Nacional de Sociologia da UFS. Aracajú: Repositório Institucional UFS, 2020. p. 1-19.
-
BARBOSA, F. J. . O ritual de morte dos grupos Nganguela e Bakongo como dignificação social em Luanda.. In: VII Congresso internacional imagens da Morte: tempos e espaços da morte na sociedade, 2016, São Paulo. VII Congresso internacional imagens da Morte: tempos e espaços da morte na sociedade. São Paulo: Instituto Goethe de São Paulo, 2016. v. I. p. 01-015.
-
BARBOSA, F. J. . O ritual de morte como dignificação social em Luanda. In: 30 RBA- Reunião Brasileira de Antropologia: Políticas da Antropologia: Ética, Diversidade e Conflitos., 2016, João Pessoa. 30 RBA- Reunião Brasileira de Antropologia: Políticas da Antropologia: Ética, Diversidade e Conflitos.. São Paulo: ABA, 2016. v. I. p. 1-17.
-
BARBOSA, F. J. . Angola:Uma nação marcada por sofrimentos no período da colonização e descolonização portuguesa. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa, 2012, Sao Paulo. VI-Seminário Nacional de pesquisa. Sao Paulo: Universidade UNINOVE, 2012. p. 161-167.
-
BARBOSA, F. J. . Angola:História marcada pelo sofrimento e dos ritos sociais de morte.. In: VIII-Seminário Racismo e Educação & VII Seminário Gênero, Raça e Etnia., 2012, Uberlândia. VIII-Seminário Racismo e Educação & VIISeminário Gênero, Raça e Etnia. Uberlândia: Universidade Federal Uberlândia, 2012. p. 01-16.
-
BARBOSA, F. J. ; SOUZA, R. C. G. . Entre o clamor e o perdão: a encomenda das almas no município de Simão Dias?SE (1990-2005).. In: Encontro Estadual de História: História e movimentos sociais, 2018, Santo Antonio de Jesus-BA. Encontro Estadual de História: História e movimentos sociais. Bahia: AMPUH, 2018. v. 1. p. 243-243.
-
BARBOSA, F. J. . A relação da liberdade através dos ritos fúnebres na Angola contemporânea. In: I Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Africanos como tema: África entre Migrações e Imigrações., 2017, São Paulo. I jornada de Pós-Graduandos em Estudos Africanos. São Paulo: PUC-SP, 2017. v. I. p. 14-14.
-
BARBOSA, F. J. . África: Um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade. In: I Simpósio Regional de história-'Sergipe Del Rey': Sociedade, política e economia no Período Colonial, 2017, Paripiranga. Cadernos de Resumos do I Simpósio REgional de História. Paripiranga: Centro Universitário Ages, 2017. v. I. p. 38-65.
-
BARBOSA, F. J. . O ritual de morte dos grupos Nganguela e Bakongo como dignificação social em Luanda. In: VII Congresso Internacional imagens da morte: tempos e espaços da morte na sociedade, 2016, São Paulo. VII Congresso Internacional imagens da morte: tempos e espaços da morte na sociedade. São Paulo: Instituto Goethe de São Paulo, 2016. v. I. p. 8-9.
-
BARBOSA, F. J. . A superação da violência angolana nos ritos culturais de morte. In: 1º simpósio sudeste da ABHR / 1º Simpósio Internacional da ABHR., 2013, São Paulo. Diversidade e (In)tolerância religiosa. Sao Paulo: Universidade de São Paulo, 2013. p. 385-388.
-
BARBOSA, F. J. . Angola: uma nação marcada por sofrimentos no período da colonização e descolonização portuguesa e seus ritos sociais.. In: I Seminário de Pesquisa em Ciências Sociais.O Estado das coisas: As ciências sociais hoje., 2012, São Paulo. I Seminário de Pesquisa em Ciências Sociais.O Estado das coisas: As ciências sociais hoje., 2012.
-
CARVALHO, Y. D. ; BARBOSA, F. J. . A invisibilidade da Beleza Negra. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, F. J. . Educação das relações étnico-raciais e formação docente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . Diálogos Afrodiaspóricos: Relações étnico-Raciais e Educação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . Educação das Relações Étnico Raciais (ERER) e Formação Docente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . Conversando sobre a História e Cultura da África. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GRACA, M. R. ; BARBOSA, F. J. . Teoria da Pós-Avaliação: um olhar sobre a evasão escolar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, M. R. ; BARBOSA, F. J. . A surdez no contexto escolar: discutindo os desafios e estratégias no processo de ensino e aprendizagem na inclusão de alunos surdos no IFBA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . Até que a morte nos separe. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . A relação da liberdade através dos ritos fúnebres na Angola contemporânea.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, F. J. . Suicídio: Ato egoísta ou Altruísta?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. ; NASCIMENTO, J. S. . Impactos ambientais e socioculturais causados pelas indústrias de cerâmicas vermelhas da cidade de Itabaianinha(SE)2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . Poder Público Municipal: O impacto Social da Lei de Acesso à Informação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . O Caso do Projeto Integrador na UNIAGES: Contribuições para História Local.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . Aspectos que Envolvem a Construção do Shopping Center da Cidade de Lagarto/SE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . No Trilhar da Imprensa:Simão Dias Sobre a Óticas das Xilogravuras de Carvalho Déda ISE Barbosa Santos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . Canudos: A Imprensa, As Elites e a Construção do Medo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . Abraçados na Mesma Corda: Apresentação do Suicídio em Paripiranga Através dos períodos 'O Ideal' e 'OPaladino'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . A morte como refúgio do viver na concepção africana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, F. J. . A música como significações sociais, culturais e simbólicas na concepção africana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, F. J. . A etnia como pressuposto de conflitos na África. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, F. J. . A morte no viés antropológico, sociológico, patromonial e histórico:difrentes olhares e perspectivas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, A. S. A. ; BARBOSA, F. J. . Presença Africana: o lugar do Brasil na rota dos novos fluxos migratórios.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . A responsabilidade ética do cumprimento dos rituais de morte na nação angolana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . A pesquisa antropológica como processo formativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BINJA, E. J. B. ; BARBOSA, F. J. . Ética, profissionalismo e produção do conhecimento.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BINJA, E. J. B. ; BARBOSA, F. J. . Os saberes docentes no campo da educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA, F. J. . Pesquisas sobre História da África. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZAMPARONI, V. ; BARBOSA, F. J. . Imagens da África no mundo ocidental no Brasil: limites da liberdade e da cidadania.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA, F. J. . Diferença e pertencimento: atos de currículo como práxis emancipatória.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, F. J. . Ações do Movimento Negro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA, F. J. . Angola: uma nação marcada por sofrimentos no período da colonização e descolonização portuguesa e seus ritos sociais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, F. J. . Angola:Uma nação marcada por sofrimentos no período da colonização e descolonização portuguesa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, F. J. . História e ritual no cotidiano da sociedade Luandense:os ritos culturais de morte nas etnias Kimbundu e Nganguela.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, F. J. . Educação: Elemento que transforma a sociedade e contribui na formação do cidadão.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, R. ; OLIVA, S. ; PUDO, E. B. ; SILVA, C. C. ; XAVIER, J. R. ; BARBOSA, F. J. . Amigos e o Tempo: Tudo começou na Antarctica. Curitiba, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
BARBOSA, F. J. . Avaliação do MEC para reconhecimento de curso de Direito. 2018.
BARBOSA, F. J. . Avaliação do MEC para reconhecimento de curso de Arquitetura e Urbanismo. 2018.
BARBOSA, F. J. . Avaliação do MEC para reconhecimento de curso de Enfermagem. 2018.
BARBOSA, F. J. . Avaliação do MEC para reconhecimento de curso de Química. 2017.
BARBOSA, F. J. . Avaliação do MEC para reconhecimento de curso de Física. 2017.
BARBOSA, F. J. . Avaliação do MEC para reconhecimento de curso de Matemática. 2015.
BARBOSA, F. J. . Avaliação do MEC para reconhecimento do curso de Pedagogia. 2015.
BARBOSA, F. J. . Avaliação do MEC para reconhecimento do curso de Pedagogia. 2015.
Prêmios
2004
Aprovado no Concurso Público para Professor de Educação Básica II de HISTÓRIA., Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
2004
Aprovado no Concurso Público para Professor de Educação Básica II de GEOGRAFIA., Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2018
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de ParipirangaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Leciona as seguintes disciplinas:
Antropologia(2014/1 à 2018/1);
Sociologia(2014/1 à 2018/1);
História da África(2014/2; 2017/1; 2017/2);
História da Bahia e Sergipe(2018.1);
Orientação de Monografia (2016/1 à 2017.2);
Métodos e Técnicas de Pesquisa(2014/2; 2016/1);
Ciência Política (2015/1; 2016/1);
Política e Organização da Educação Básica(2014/2; 2015/2);
Didática(2014/1);
Educação de Jovens e Adultos(2014/1);
História Social da Criança(2014/1);
Gestão Educacional(2014/1);
Estágio Supervisionado de Letras e Pedagogia IV(2014/1).
2008 - 2013
Universidade Óscar RibasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Ciências Sociais, Sociologia do Trabalho, Metodologia de Investigação Científica, Seminário de Elaboração de Tese e Orientação ao Projeto de Trabalho de Fim de Curso,
2009 - 2010
Universidade AIECVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor Educacional - Ensino a Distância, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Tutor de EAD (Educação à Distância).
1995 - 2008
Colégio Educacional Dr. Clóvis BevilacquaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas lecionada: Sociologia e Filosofia.
1994 - 2008
Escola Estadual do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas lecionada: História e Geografia.
2015 - Atual
Facultad Interamericana de Ciencias SocialesVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Docente e Orientador, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplina Ministradas:1-Orientação de Tese e Dissertação;2-Filosofia da Educação;3-Perspectivas Atuais de Investigação em Ciências Sociais.4-Educação Contemporânea.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisco José Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?