Helder Rodrigues Pereira

Doutor em Linguística do Texto e do Discurso - Análise do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del Rei (2005). Especialista em História de Minas Gerais no Século XIX pela Universidade Federal de São João del Rei (1996). Especialista em Saúde Mental pela Escola de Saúde de Minas Gerais (1999). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (1995). Professor do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos. Pesquisa sobre as relações entre a Análise do Discurso e a Psicanálise, com ênfase nos processos retóricos da argumentação e da construção da imagem do sujeito na linguagem. Coordena grupo de pesquisa sobre a Saúde Mental e suas implicações políticas. As temáticas que norteiam suas atividades acadêmicas são: Espaço Urbano, Psicanálise, Análise do Discurso e Filosofia.

Informações coletadas do Lattes em 16/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Lingüísticos

2007 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A contenção dos proscritos: percursos argumentativos entre muralhas textuais e margens urbanas
Orientador: Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen
, Ano de obtenção: 2011. Palavras-chave: ANÁLISE DO DISCURSO; PSICANÁLISE; CIDADE; PROCESSOS-CRIME.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura

2003 - 2005

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Bárbaros e civilizados: a construção discursiva do sujeito no espaço urbano em processos-crime
, Ano de Obtenção: 2006.Antônio Luiz Assunção.Palavras-chave: ANÁLISE DO DISCURSO; CIDADE; LINGUAGEM; REPRESENTAÇÃO SOCIAL.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Psicopedagogia

2000 - 2002

Universidad de La Habana
Título: Escuela perversa: el mantenimiento de un contingente de excluídos, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Gloria Fariñas
Palavras-chave: CIDADE; EMPODERAMENTO; LETRAMENTO; LINGUAGEM; MARGEM.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Psicopedagogia

2000 - 2000

Universidad de La Habana
Título: ESCOLA PERVERSA: A MANUTENÇÃO DE UM CONTINGENTE DE EXCLUÍDOS
Orientador: LAURA DOMINGUEZ GARCIA

Especialização em SAÚDE MENTAL

1997 - 1999

Escola de Saúde de Minas Gerais
Título: A SEGURANÇA EM XEQUE: A LOUCURA NO XADREZ DA CADEIA E DO HOSPITAL
Orientador: MUSSO GARCIA GRECO

Especialização em HISTÓRIA DE MINAS NO SÉCULO XIX

1996 - 1998

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: LOUCOS E ESQUADRINHADORES NA SOCIEDADE SANJOANENSE OITOCENTISTA: A DIMENSÃO DO TEMOR NO UNIVERSO RACIONAL
Orientador: MARIA TEREZA PEREIRA CARDOSO
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em FILOSOFIA

1992 - 1996

Universidade Federal de São João Del-Rei

Formação complementar

2022 - 2022

O uso da lógica na Psicanálise. (Carga horária: 12h). , Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação, ESPE, Brasil.

2022 - 2022

Topologia Lacaniana e o Manejo na Clínica Psicanalítica. (Carga horária: 10h). , Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação, ESPE, Brasil.

2021 - 2021

Conceitos Fundamentais na Psicanálise. (Carga horária: 54h). , Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação, ESPE, Brasil.

2018 - 2018

Entendendo o ENADE - interpretação de resultados e planejamento de metas. (Carga horária: 8h). , UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, UNIPAC, Brasil.

2018 - 2018

FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. (Carga horária: 80h). , UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, UNIPAC, Brasil.

2014 - 2014

Gestão por Competências na Administração Pública. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho, EGPNC, Brasil.

2013 - 2013

Programa Anual de Capacitação Continuada (UAB). (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento em Ambiente Virtual de Aprendizagem -. (Carga horária: 8h). , SOLUTECH INFORMÁTICA, SOLUTECH, Brasil.

1996 - 1997

SEMINÁRIOS DE PSICANÁLISE. (Carga horária: 460h). , ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE, EBP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Organização de eventos

PEREIRA, H. R. . Luta Antimanicomial 2024 - Cuidado em Liberade, Território e Arte. 2024. (Outro).

PEREIRA, H. R. . V Mostra de Estágios Curriculares do Curso de Psicologia - UNIPAC. 2024. (Outro).

PEREIRA, H. R. . Dia do Psicólogo - O sofrimento mental na contemporaneidade e as contribuições da Psicologia. 2024. (Outro).

PEREIRA, H. R. . Dia Nacional da Luta Antimanicomial - Saúde Mental de Crianças e Adolescentes. 2023. (Outro).

PEREIRA, H. R. . DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL E DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2013. (Outro).

PEREIRA, H. R. ; OLIVEIRA, R. T. . REFORMA PSIQUIÁTRICA E LUTA ANTIMANICOMIAL: DIÁLOGOS, IMPASSES E AVANÇOS. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia - UNPAC.A adultização de crianças: uma abordagem multidisciplinar. 2025. (Outra).

Dia do Psicólogo - UNIPAC.O sofrimento mental na contemporaneidade e as contribuições da Psicologia. 2024. (Outra).

Reunião Pedagógia - segundo semestre 2024. 2024. (Outra).

V Mostra Científica do UNIPAC.Desafios da criação de PMV em comunicação. 2024. (Outra).

Extensão e diálogos interdisciplinares.Os reflexos nacionais e internacionais da guerra Rússia X Ucrânia. 2022. (Encontro).

III Mostra Científica - UNIPAC.Avaliador de Trabalhos. 2022. (Outra).

III Encuentro Iberamericano de Retorica - V Congreso Internacional de Retoricanal. Diálogos entre as passagens e os asilos: a construção do ethos do dissenso. 2021. (Congresso).

II Mostra Científica da UNIPAC.Das misericórdias reais ao direito democrático: uma discussão entre a compaixão e a solidariedade na história das políticas públicas no Brasil. 2019. (Outra).

I SIMPÓSIO PARA DOCENTES E INSTRUTORES DO CPCAR - EPCAR.Resquícios da Misericórdia no Estado de Direito: o papel da educação na reconstrução da cidadania. 2019. (Simpósio).

Prêmios Rotários de Liderança Juvenil - RYLA.Ética e Cidadania. 2019. (Outra).

Dia Nacional da Luta Antimanicomial.Política e Clínica em Saúde Mental: laços, enlaces e desenlaces. 2018. (Encontro).

I JORNADA DE PSICOLOGIA DE BARBACENA E REGIÃO.Violência contemporâneas: impactos nos sujeitos, nos direitos humanos e na sociedade. 2018. (Outra).

Mulher, câncer e a exposição na mídia: um desafio da atualidade.Mulheres na História. 2018. (Seminário).

Seminário de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio.O campo dos suicidas no mundo civilizado: o mal-estar das propostas consumistas. 2018. (Seminário).

Semana da Enfermagem do Hospital Regional de Barbacena.A importância da ética no cotidiano da enfermagem. 2017. (Outra).

Curso de Atualização em Saúde Mental.O manejo clínico da neurose e da psicose na atuação em saúde mental. 2016. (Outra).

Encontro de Encerramento do curso de Especialização em Gestão Escolar. 2016. (Encontro).

I Semana Acadêmica da Universidade Presidente Antônio Carlos.Ética e interdisciplinaridade. 2016. (Outra).

I Semana Acadêmica Integrada da UNIPAC.Variações em torno de um tema: propaganda e semiótica. 2016. (Outra).

IV Fórum de Educação do IFET - São João del Rei.Compulsão à repetição: sinais da emergência da pulsão de morte na História do Brasil. 2016. (Oficina).

IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNPAC.O Corpo. 2016. (Outra).

IV Simpósio Internacional sobre Analise do Discurso.Discurso da caridade e discurso do Direito: inclusões excludentes na sociedade. 2016. (Simpósio).

Oficina de Planejamento Estratégico do Sistema Estadual de Ouvidorias dos SUS de Minas GeraisiU. 2016. (Oficina).

Pós-Graduação em Análises Clínicas.Bioética e Saúde Pública. 2016. (Outra).

Semana Acadêmica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais.Ética: reflexões sobre o mal banal nas sociedades excludentes. 2016. (Outra).

XIV Semana Acadêmica de Psicologia da UNIPAC.A constituição simbólica do sujeito pela inserção na fala: os discursos pensados por Jacques Lacan. 2016. (Outra).

25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: refletindo sobre sujeito, direitos e responsabilidades.Da África ao Brasil, o que dizem as crianças sobre os costumes dos adultos. 2015. (Seminário).

Capacitação em Pesquisa - UNIPAC.Capacitação em Pesquisa. 2015. (Outra).

II Seminário de Ensino do Instituto Federal Sudes MG - Campus Barbacena.Ética na Educação: o relacionamento do professor com o aluno, a instituição e o colega. 2015. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2015. (Seminário).

I Semana Acadêmica da Universidade Presidente Antônio Carlos.O obscuro da sexualidade. 2015. (Outra).

I Semana Acadêmica Integrada - UNIPAC.Discutindo a ética em um espaço interdisciplinar. 2015. (Outra).

I SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA UNIPAC BARBACENA.O obscuro da sexualidade. 2015. (Outra).

I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2015. (Seminário).

Semana de Extensão do CEFET - RJ: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social: a integração entre ensino, pesquisa e extensão.Museu da Loucura: que diálogo possível entre a cidade e sua memória?. 2014. (Outra).

XI Simpósio de Desenvolvimento do Caráter Militar - Escola Preparatória de Cadetes do Ar.Muralhas urbanas e o direito às cidades: o embate entre os integrados e os excluídos. 2014. (Simpósio).

19ª SEMANA FILOSÓFICA DO INSTITUTO SÃO TOMAZ DE AQUINIO.SUJEITOS RECALCADOS NA CONSTRUÇÃO DA CIVILIZAÇÃO: OS ESPAÇOS URBANOS E SEUS SUBÚRBIOS. 2013. (Encontro).

II Congresso Internacional de Psicologia. O diagnóstico psicopatológio em foco: relatos de uma pesquisa. 2013. (Congresso).

Lançamento de livro.Destituição do discurso do mestre. 2013. (Outra).

Recepção do Corpo de Alunos da Escola Preparatório de Cadetes do Ar.A ética da liberdade e a opção pela servidão. 2013. (Outra).

Semana Acadêmica 2013 do IFET - Sudeste de Minas Gerais.Estratégias urbanas para a exclusão do indesejado: perspectivas de seu regresso. 2013. (Outra).

SEMANA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL GERAL DE BARBACENA DR. JOSÉ AMÉRICO - FHEMIG.ASPECTOS DA SERVIDÃO VOLUNTÁRIA. 2013. (Encontro).

Seminário de Educação a Distância. 2013. (Seminário).

VI Congresso de Pesquisa e Extensão da UEMG. Um estudo sobre os diagnósticos psicopatológicos do Manicômio de Barbacena. 2013. (Congresso).

XI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIPAC.Jacques Lacan: abordagens introdutórias sobre o avesso da Psicanálise. 2013. (Outra).

VII Jornada Científica de Farmácia.Quando a liberdade se torna uma condenação. 2012. (Outra).

XI Jornada de Nitrição da UNIPAC - Barbacena.Alimentação e cultura. 2012. (Encontro).

I Seminário Externo do Núcleo de Pesquisa EDUCAÇÃO: SUBJETIVIDADE E SOCIEDADE.O lúdico e a educação: discurso e conflito. 2011. (Seminário).

IV Encontro com Gestores da Educação.Desafios da Escola Pública. 2011. (Encontro).

IV Encontro Mineiro de Análise do Discurso.O desejo de romper limites: interlocuções entre o discurso e a psicanálise. 2011. (Encontro).

IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO - ALED. Discurso, psicanálise e suas interfaces teóricas: sentidos recalcado na configuração urbana. 2011. (Congresso).

NOÇÕES BÁSICAS DE TABWIN. 2011. (Outra).

VI Encontro de Aperfeiçoamento Acadêmico.Críticas de métodos estatísticos para análise e diagnóstico no âmbito psiquiátrico. 2011. (Encontro).

VI Encontro de Aperfeiçoamento Acadêmico.O discurso da propaganda anti-política: sujeitos, assujeitados e a causa antimanicomial. 2011. (Encontro).

I Colóquio Nacional "Retórica y História" - I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estudios Retóricos.Problemas argumentativos na língua e na cidade: a inscrição dos proscritos na sociedade das normas. 2010. (Outra).

I Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais.A pulsão de morte no princípio arquívico: cidades e letras. 2010. (Encontro).

V Encontro de Aperfeiçoamento Acadêmico.O discurso religioso e o silenciamento da ética nas instituições. 2010. (Encontro).

Administração Eficaz do Tempo. 2009. (Outra).

II Seminário de Teses e Dissertações - POSLIN - FALE - UFMG.Os marginais na prática discursiva de processos-crime: como a cidade se mostra às margens do discurso jurídico da Comarca do Rio das Mortes. 2009. (Seminário).

IV Encontro de Aperfeiçoamento Acadêmico - JRHPsi.Tramas rompidas: a falha institucional e a instabilidade dos vínculos no caso Isabella Nardoni. 2009. (Encontro).

IX SEVFALE - SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG - I COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ANÁLISE DO DISCURSO - NAD / FALE / UFMG.A organização simbólica da cidade metafórica: do subúrbio. 2009. (Outra).

XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica - Homenagem a Eugène Enriquez.Um estudo sobre a porosidade das margens linguísitica nas exclusões dos suburbanos. 2009. (Outra).

XII SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA - II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS DE LINGUÍSTICA.Sobre a permeabilidade das muralhas urbanas: quando o discurso oficial inside a fala oficial. 2009. (Simpósio).

Atualização em Tratamento de Feridas.Relações profissionais na longa permanência. 2008. (Outra).

GESTORES DE CUSTOS. 2008. (Outra).

I Colóquio de Pesquisa da UEMG - Barbacena.A presença interdiscursiva do discurso religioso em textos jurídicos: uma análise de corpus. 2008. (Outra).

I COLOQUIO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS.A PRESENÇA INTERDISCURSIVA DO RELIGIOSO EM TEXTOS JURÍDICOS: UMA ANÁLISE DE CORPUS. 2008. (Outra).

I COLÓQUIO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS.ASPECTOS PSICANALÍTICOS DAS PESQUISAS DISCURSIVAS. 2008. (Outra).

I Congresso de Pesquisa e Estensão e VI Semana Didático-Cultural da UEMG. A construção discursiva do criminoso: diálogos com a Psicanálise. 2008. (Congresso).

I Congresso de Pesquisa e Extensão e VI Semana Didático-Cultural da UEMG. Subjetividade e discursos. 2008. (Congresso).

III ENCONTRO DE APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO.PSICOLOGIA - O NON-DU-PÈRE NA AMERICAN BEAUTY. 2008. (Encontro).

III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo.O que argumentam os que se postam contra as cidades: o urbano no discurso. 2008. (Encontro).

III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO E SUBJETIVIDADE.SOBRE A FORMAÇÃO URBANA A PARTIR DOS MARGINAIS: ACORDOS E TROCAS PARA A OBTENÇÃO DO EQUILÍBRIO. 2008. (Seminário).

III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Sobre as possibilidades de compreensão do crime a partir d'A Carta Roubada. 2008. (Simpósio).

Implantação do banco de dados. 2008. (Outra).

V CONFERÊNCIA INTERNA DA ADMINISTRAÇÃO.É PRECISO FALAR DAS FLORES: COMO OS JARDINS OCULTARAM OS PORÕES NA HISTÓRIA DA CIDADE. 2008. (Outra).

VIII SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.Aspectos psicanalíticos e discursivos na compreensão do crime na cidade. 2008. (Outra).

VII Semana de Psicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos.A construção discursiva do criminoso: diálogos com a Psicanálise. 2008. (Outra).

VI SEMANA DE MUSEUS.A ARTE SOB SUSPEITA: SOBRE O MUTÁVEL E O IMUTÁVEL NOS MUSEUS - OS DOCUMENTOS DE BARBÁRIE. 2008. (Outra).

X Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.Uma verificação sobre a porosidade das muralhas lingüísticas na compreensão das cidades. 2008. (Outra).

II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal.Falas marginais: discurso e forclusão em processos criminais. 2007. (Simpósio).

I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO GEAD/UFOP.MULHERES E SOCIEDADES OFENDIDAS: A CONSTRUÇÃO DO CRIME A PARTIR DO ETHOS. 2007. (Seminário).

Semana de Comunicação Social.Nas margens da fala: o sujeiro nas imagens e no discurso. 2007. (Outra).

V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGÜÍSTICA. Uma flânerie pela Terra Ideal. 2007. (Congresso).

VII SEMANA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS ESPECIAIS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.NO DISCURSO DE OUTREM, A METÁFORA DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NO CRIME. 2007. (Outra).

VI Semana da Psicologia da UNIPAC.Nas margens da fala: sujeito, discurso e psicanálise. 2007. (Outra).

V MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIPAC.AS VOZES DAS RUÍNAS: O VENTO QUE SOPRA AS VELAS. 2007. (Outra).

X Jornada de História das Idéias Lingüísticas. 2007. (Outra).

XXXIII SEMANA DE LETRAS DA UNIPAC.AS FALAS DOS MARGINAIS: COMO O DISCURSO CONSTRÓI A IDENTIDADE INVERTIDA. 2007. (Outra).

A ética da psicanálise: do particular ao coletivo. 2006. (Outra).

II SIMPÓSIO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SOCIEDADE.ENTRE O BARROCO E A VIOLÊNCIA: UMA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE MINEIRA EM PROCESSOS-CRIME. 2006. (Simpósio).

IV MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIPAC.UMA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DO ESPAÇO URBANO: O TEATRO DE REVISTA EM SÃO JOÃO DEL REI. 2006. (Outra).

IV SEMANA DIDÁTICO-CULTURAL DA UEMG - BARBACENA.O ESPAÇO URBANO NA CONTEMPORANEIDADE. 2006. (Outra).

IV SEMANA DIDÁTICO-CULTURAL DA UEMG - BARBACENA.A INFÂNCIA NO ESPAÇO SIMBÓLICO DO CIDADE (CRIANÇAS INVISÍVEIS - Chiara Tilesi). 2006. (Outra).

SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS.A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO ESPAÇO URBANO: O SILENCIAMENTO EM TORNO DA TERRA IDEAL. 2006. (Seminário).

Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso.SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO. 2006. (Seminário).

SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOMOTRICIDADE.VIOLÊNCIA, EXCLUSÃO E FATORES SOCIAIS. 2006. (Encontro).

V SEMANA DE PSICOLOGIA DA UNIPAC.CRASH, DE PAUL HAGGIS. 2006. (Encontro).

XI SIMPÓSIO NACIONAL & I SIMPÓSIO INTERNACINAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA.ESCRITOS MARGINAIS: RECALQUE E FORACLUSÃO. 2006. (Simpósio).

XI SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA.ESCRITOS MARGINAIS: RECALQUE E FORACLUSÃO. 2006. (Simpósio).

XI SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA.MINI CURSO: FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA. 2006. (Simpósio).

XI SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO NTERNACIONAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA. 2006. (Simpósio).

I Encontro Mineiro de Análise do Discurso - Gêneros, Comunicação e Sociedade.I Encontro Mineiro de Análise do Discurso. 2005. (Encontro).

10 Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. 2004. (Simpósio).

I Conferência Interna de Administração.O Centro Hospitalar Psiquátrico de Barbacena - FHEMIG e sua relação com o SUS.. 2004. (Outra).

III Semana da Psicologia.A Reforma Psiquiátrica no Brasil. 2004. (Outra).

Luta manicomial e reforma psiquiátrica.Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 2004. (Outra).

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2003. (Seminário).

CURSO DE RELAÇÕES HUMANAS. 2002. (Outra).

ESTATÍSTICA HOSPITALAR. 2002. (Outra).

I CURSO INTENSIVO DE CIÊNCIA POLÍTICA. 2002. (Outra).

I ENCONTRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA. 2001. (Encontro).

PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA.FILOSOFIA E ARTES. 2001. (Oficina).

ENCONTRO DE FISIOTERAPIA.CORPO, CIDADANIA E SUBJETIVIDADE. 2000. (Encontro).

ENCONTRO DE FISIOTERAPIA.CORPOREIDADE E RELAÇÕES HUMANAS. 2000. (Encontro).

II ENCONTRO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA. 1998. (Encontro).

SEMANA CULTURAL.ÉTICA NA ESCOLA. 1998. (Encontro).

SEMANA DA ENFERMAGEM.FILOSOFIA EXISTENCIALISTA: O HOMEM NO TERCEIRO MILÊNIO. 1998. (Simpósio).

SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA DA FUPAC.A HISTÓRIA E SUAS FRONTEIRAS. 1998. (Simpósio).

CURSO SOBRE O MUNDO DAS IMAGENS. 1996. (Outra).

ENCONTRO DE FILOSOFIA. 1996. (Encontro).

ENCONTRO DE PEDAGOGIA.FILOSOFIA DA ARTE. 1996. (Encontro).

II ENCONTRO DE PSICANÁLISE DE SÃO JOÃO DEL REI. 1996. (Encontro).

I ENCONTRO DE PSICANÁLISE DE SÃO JOÃO DEL REI. 1995. (Encontro).

III CICLO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS. 1995. (Encontro).

II CICLO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS. 1994. (Encontro).

JORNADA DE LÓGICA E EPISTEMOLOGIA. 1994. (Outra).

PROGRAMA BÁSICO DE GERÊNCIA. 1992. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Olga Cristina de Oliveira Vieira Bento

PEREIRA, H. R.; CONCEICAO, G. L.; OLIVEIRA, N. S.. A contribuição da educação na formação de sujeitos: o sujeito em Paulo Freire e o sujeito em Psicanálise. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

Aluno: Vilma Maria Azevedo

FIUZA, A. L. C.; PINTO, N. M. A.;PEREIRA, H. R.. Os desafios para o empoderamento da mulher agricultora a partir do Programa de Aquisição de Alimentos: o caso de Barbacena - MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Bruno Focas Vieira Machado

PEREIRA, H. R.; COHEN, M. A. A. M.; SALIBA, A. M. P. M.; LARA, G. M. P.; MIRANDA, C. E. S.. Benveniste, Lacan e a gramática de Damourette e Pichon: entre linguagem e psicanálise. 2013. Tese (Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sônia Aparecida dos Santos

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. A comunidade na escola: pareceria necessária. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Adriana Alberto Fraga

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. O uso de jogos pedagógicos na matemática do Ensino Fundamental como suporte para a melhoria do IDEB. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Lany Pereira da Silva

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. Enfrentamento à indisciplina na escola: o desafio de uma melhor interação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Sandra Aparecida Gonçalves Barreiros

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. A relação família-escola: o desafio de uma melhor interação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Cristian Soraia Leite Bicalho

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. Processos de ensino e de aprendizagem: baixos resultados das avaliações externas e internas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Gláucia Neme Silva Gomes

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. A supervisão escolar no contexto da escola inclusiva em uma instituição de educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Hadide Rodrigues de Carvalho Verly

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. Um novo olhar para a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de educação integral Alair José Dias. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Lidiana Maria Alves Lopes

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. Criação do Conselho Escolar para uma gestão democrática na Escola Municipal José Cândido Ferreira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Maria Aparecida da Silva

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. Gestão democrática: conselho escolar atuante. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rejane Cirilio Damaceno Pires

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. Relação família e escola: a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Simone Soares Perucio

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. Leitura e escrita na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Solange de Oliveira Ribeiro Darwish

PEREIRA, H. R.; ORTEGA, L. M. R.; BENFICA, W.. Reformulação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual Dr. Jonas de Faria Castro: um novo olhar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Adriana de Souza Jardim

PEREIRA, H. R.; TAVARES, B. M. M.; FERNANDES, M. C. F.. Defasagem na leitura, escrita e interpretação em todas as disciplinas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Adriana Luis Batista Miranda

PEREIRA, H. R.; TAVARES, B. M. M.; FERNANDES, M. C. F.. A importância da língua em todas as disciplinas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Beatriz Alves do Nascimento Souza

PEREIRA, H. R.; TAVARES, B. M. M.; FERNANDES, M. C. F.. O Projeto Político-Pedagógico da Escola de Educação Infantil na consolidação da gestão democrática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Claudeir Antônio Neves

PEREIRA, H. R.; TAVARES, B. M. M.; FERNANDES, M. C. F.. O Conselho Escolar e suas implicações na Escola: coordenar, integrar e consolidar resultados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Danielle Gonçalves Bohrer

PEREIRA, H. R.; TAVARES, B. M. M.; FERNANDES, M. C. F.. A importância da gestão democrática e a participação da comunidade escolar sob nova visão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Edmilson José Alves

PEREIRA, H. R.; TAVARES, B. M. M.; FERNANDES, M. C. F.. A importância da família no desenvolvimento escolar dos filhos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Elenir Simplício da Silva

PEREIRA, H. R.; TAVARES, B. M. M.; FERNANDES, M. C. F.. Reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Creche Municipal Cordeirinhos de Jesus. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Eliane da Silva Neves Teixeira

PEREIRA, H. R.; TAVARES, B. M. M.; FERNANDES, M. C. F.. A implantação da coleta seletiva na escola e a importância do catador de materiais recicláveis em Governador Valadares - MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Alcy Luzia Marliere Navarro

TAVARES, B. M. M.;PEREIRA, H. R.; FERNANDES, M. C. F.. O Projeto Político-Pedagógico e a comunidade escolar: uma análise a partir da Escola Estadual Eunice Weaver (Ubá - MG). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Andreá de Andrade Santos Morais

TAVARES, B. M. M.;PEREIRA, H. R.; FERNANDES, M. C. F.. Escola e família: parceiros na aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Bruno César Ribeiro de Campos Leal

TAVARES, B. M. M.;PEREIRA, H. R.; FERNANDES, M. C. F.. Diálogo entre família e escola: dilemas e possibilidades. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Cássia de Lima Vieira

TAVARES, B. M. M.;PEREIRA, H. R.; FERNANDES, M. C. F.. Efetivação da participação da família na escola: desafio de uma gestão democrática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Cintia Gouvêa Andries

TAVARES, B. M. M.;PEREIRA, H. R.; FERNANDES, M. C. F.. Participação efetiva da comunidade: lixo, educando para a sustentabilidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Fátima Terezinha Lacerda Pacheco

TAVARES, B. M. M.;PEREIRA, H. R.; FERNANDES, M. C. F.. Educação ambiental nas escolas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Janice Ferreira Rodrigues

TAVARES, B. M. M.;PEREIRA, H. R.; FERNANDES, M. C. F.. Família e escola: reciprocidade de ajuda na busca de soluções. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Márcia Aparecida Machado

TAVARES, B. M. M.;PEREIRA, H. R.; FERNANDES, M. C. F.. Escola e família: diálogos possíveis e necessários. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Maria Figueiredo Alhadas

PEREIRA, H. R.; GONCALVES, R. Q.; CAMARA, A. P.. Sobre as possibilidades da participação social na gestão democrática da escola pública. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Luíza Campos Mancini

PEREIRA, H. R.; GONCALVES, R. Q.; CAMARA, A. P.. A inclusão no contexto da educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Adriana Batista Guimarães

PEREIRA, H. R.; GONCALVES, R. Q.; CAMARA, A. P.. A escrita de relatórios como prática de avaliação na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Maria Figueiredo Alhadas

PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.; GONCALVES, R. Q.. Sobre as possibilidades da participação social na gestão democrática da escola pública. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Paula Lenz e Silva

PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.; GONCALVES, R. Q.. Política pública para formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Andréa Demarco Loureiro

PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.; GONCALVES, R. Q.. A ludicidade na prática educativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Anete Cristina de Paula

PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.; GONCALVES, R. Q.. A importância do lúdico na constução da educação infantil: discutindo as práticas docentes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Cátia Mara Ribeiro Neves

PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.; GONCALVES, R. Q.. As avaliações como aliadas no processo de ensino e aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Denise Lobão Cardoso Adário

PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.; GONCALVES, R. Q.. A defasagem idade/série em questão: causas e consequências. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Elisana Rodrigues de Faria

CAMARA, A. P.;PEREIRA, H. R.; GONCALVES, R. Q.. Porojeto Político Pedagógico: instrumento de organização e planejamento do ensino. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Elisana Rodrigues de Faria

GONCALVES, R. Q.;PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.. Projeto Político Pedagógico: instrumento de organização e planejamento do ensino. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Márcia Citrânculo Paredes Meirelles

GONCALVES, R. Q.;PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.. O coordenador pedagógico e a prática docente no projeto de literatura: "Conta, reconta e faz-de-conta". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Maria da Conceição Rosa Soares

GONCALVES, R. Q.;PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.. O lúdico como prática pedagógica na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Maria Luiza de Moraes Sales

GONCALVES, R. Q.;PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.. As contribuições do coordenador pedagógico na redução dos índices de repetência de alunos no Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Maristela Citrângulo Paredes

GONCALVES, R. Q.;PEREIRA, H. R.; CAMARA, A. P.. Literagindo: oralidade para o letramento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Elmiraete Paula de Almeida Alves da Silva

SANTANDRE, R.; BONFIM, N. E. P.;PEREIRA, H. R.. Projeto Político Pedagógico e organização de ensino. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Alessandra Rodrigues de Carvalho

BONFIM, N. E. P.;PEREIRA, H. R.; SANTANDRE, R.. Proposta de avaliação escolar nas turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Aparecida Campos Nogueira Peres

BONFIM, N. E. P.;PEREIRA, H. R.; SANTANDRE, R.. Avaliação da aprendizagem: um enfoque sobre o desenvolvimento na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Edilaine Cristina Venâncio Lopes da Silva

BONFIM, N. E. P.;PEREIRA, H. R.; SANTANDRE, R.. Avaliação interna: uma reflexão sobre a prática avaliativa no âmbito escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Eliane Silveira Vila Nova

BONFIM, N. E. P.;PEREIRA, H. R.; SANTANDRE, R.. Leitura Compartilhada: escola e família. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Carla do Carmo

PEREIRA, H. R.; SANTANDRE, R.; BONFIM, N. E. P.. A gestão democrática e sua diretriz na elaboração do Projeto Político Pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Adriana Barbosa Russo Moreira

CINTRA, A. M. O.;PEREIRA, H. R.. O lúdico como método de aprendizagem da leitura e produção de texto. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Alessandra Lozano de oliveira

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. O lúdico no processo de alfabetização. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Anamaria Neves Teixeira

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. A evolução da educação de jovens e adultos no Brasil: o educador como agente transformador do conhecimento. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Andréa Patrício Almeida

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Claudinei Quenede da Silva

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. Alfabetização e letramento no campo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Cristiane Aparecida Rodrigues

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. A escrita no processo de alfabetização. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Girlane Aparecida de Araújo Costa

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. As práticas de letramento e o trabalho com diferentes gêneros textuais: um estudo de caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Isis de Oliveira Souza

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. O sentido e o significado da língua no ambiente escolar: letramento e gêneros textuais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Lidiane Maria Rodrigues Antunes

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. Letramento: sua importância em sala de aula. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Luciana Gonçalves dos Santos

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. Alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Marilene Garcia da Silva Bragança Rodrigues

PEREIRA, H. R.; CINTRA, A. M. O.. Dificuldades de aprendizagem em matemática nas séries iniciais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Iara Tostes de Assis

PEREIRA, H. R.. Os direitos humanos como foça motriz da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da RAPS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Letícia Sales Alves da Silveira

PEREIRA, H. R.. A crença da perfeição e o sofrimento mental: uma compreensão fenomenológico-existencial dos modos de ser e viver na contemporaneidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Crislane Aparecida Nogueira Dias e Pallyana Campos Vicentini

PEREIRA, H. R.. A consciência da finitude como saúde existencial na contemporaneidade: uma reflexão fenomenológico-existencial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Mayra Gabriele da Silva Santos e Gabriela da Silva

PEREIRA, H. R.. A escuta psicanalítica no contexto hospitalar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Sabrina Cristina de Oliveira

PEREIRA, H. R.; DEOUD, I. M.. Os direitos reprodutivos e a influência que a construção social do papel da mulher exerce em suas conquistas e resistências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Cristiane de Oliveira Avela e Matheus Henrique Satyro Neto

PEREIRA, H. R.; CAMPOS, M.; NASCIMENTO, E. M. C.. As cotas raciais como instrumento de reparação da desigualdade racial no Brasil: uma revisão bibliográfica.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Letícia de Freitas Araújo

PEREIRA, H. R.; LOPES, F. M.; DEOUD, I. M.. Dominação e alienação: uma análise de Jogos Vorazes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Keila Ribeiro Nascimento e Thamyres Castorino Sad Feres

PEREIRA, H. R.; LOPES, F. M.; PANZERA, J.. O louco infrator, as práticas punitivas e o duplo estigma social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Ludmila Aparecida dos Santos Monteiro

PEREIRA, H. R.; SOGNO, R. M. M. M.; CAMPOS, O. N.. Uma interlocução entre o discurso da humanização e da psicanálise no ambiente hospitalar: buscando o lugar do sujeito. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: GEOVANA DE PAULA PAIVA

PEREIRA, H. R.; CASTRO, E. A.; CAMPOS, M.. Impedimentos ao exercício da cidadania pela população trans. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: MESSIAS JOSE GOMES MARGARIDA

PEREIRA, H. R.; CASTRO, E. A.; PEREIRA, A. B.. A dependência digital como operação defensiva do eu face á angústia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Camila Francis Costa Salvador e Lízia Rezende Vieira

PEREIRA, H. R.; CAMPOS, O. N.; PEREIRA, A. B.. A inclusão escolar de crianças com autismo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Taislaine Júlia Oliveira Paula Gomes e Yamai Karen Oliveira

PEREIRA, H. R.; CAMPOS, M.; CAMPOS, O. N.. A construção da sexualidade feminina e seus desencadeamentos para a saúde da mulher. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Laylla Stefani de Oliveira Bernardo e Lucilene Ferreira

PEREIRA, H. R.; CAMPOS, O. N.; TRINDADE, J. S.. Luto infantil e as principais consequências de um luto mal elaborado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Lucyana Simões Rettori e Sarah Cristina Costa e Silva

PEREIRA, H. R.; OLIVEIRA, R. T.; LOPES, F. M.. Uma crítica à liberdade de expressão na construção da cidadania. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Karine Fernanda da Silva

PEREIRA, H. R.. Amor obsessivo: implicações psicanalíticas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Flávia Lima de Souza e Joyce Pacheco Inácio

PEREIRA, H. R.. A inserção da psicologia nas equipes do SAMU e sua importância nesse meio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Alexia Aparecida Marques Valicele e Carina Moraes dos Santos

PEREIRA, H. R.. A influência das redes sociais na sociedade contemporânea a partir da abordagem psicológica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Maria Gabriela Campos Nascimento e Wanessa de Paula

PEREIRA, H. R.. A questão da cientificidade da psicanálise em Jacques Lacan. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Anna Paula Aparecida Ferreira da Silva e Eduardo Silva Lara

PEREIRA, H. R.. Os transtornos alimentares e a terapia cognitivo-comportamental como alternativa de tratamento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Elícia Bruna de Carvalho e Valdir Dantas Cajé Júnior

PEREIRA, H. R.; ROSARIO, A. B.; OLIVEIRA, R. T.. 127 anos de liberdade, realidade ou ilusão? Aspectos psicológicos da escravidão no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Isabela Campos Dias e Kelly Milene Miranda

PEREIRA, H. R.; ROSARIO, A. B.; OLIVEIRA, R. T.. Câncer de mama: a repercussão da mastectomia no psiquismo da mulher. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Elizama Franciane da Costa

PEREIRA, H. R.. A imagem da velhice como espelho despedaçado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Marcone Luiz de Melo

PEREIRA, H. R.. A influência contemporânea nos contornos da sexuação e na sexualidade infantil: a base da formação do sujeito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Margarete Aparecida Costa e Vandeliana Cristina Carlos de So

PEREIRA, H. R.. O processo de envelhecimento e a sublimação como possibilidade de destino pulsional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Lorena Aparecida Machado

PEREIRA, H. R.. O dispositivo da sexualidade: acessos e limites do corpo educado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Daniela Pereira do Nascimento e Geise Gonçalves de Oliveira

PEREIRA, H. R.. O estresse infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Ieda Maria Campos de Freitas

PEREIRA, H. R.. Infertilidade e adoção: o lugar da criança no desejo dos pais e os possíveis atravessamentos para as partes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Vanda de Paula da Silva

PEREIRA, H. R.. Suicídio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Viviane Cristiane Carvalho Andrade

PEREIRA, H. R.. A Reforma Psiquiátrica em Barbacena - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Adelina Alice de Moura e Souza Carvalho

PEREIRA, H. R.. Amar e não ser amada: a violência contra a mulher. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Maria Helena da Silva Carvalho

PEREIRA, H. R.. Dependência química na contemporaneidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Lílian das Graças Resende

PEREIRA, H. R.. O sistema prisional e suas formas de destituição do sujeito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Michele Aparecida de Oliveira

PEREIRA, H. R.. Terapia dialítica: os impasses do sujeito diante da castração. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Elaine Keller Lopes Carvalho e Roberto Luiz de Alcântara

PEREIRA, H. R.. Exame criminológico e Psicologia no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Ederval de Andrade Queiroz

PEREIRA, H. R.. Trabalho, sofrimento psíquico e contemporaneidade: uma leitura social, histórica e psicanalítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Christopher Campos Amaral

PEREIRA, H. R.. A angústia existencial e a possibilidade de reinvenção do sujeito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Mayara Márcia Fagundes Rodrigues

PEREIRA, H. R.. Uma compreensão psicológica sobre o processo de adoção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Glaucinéia Coelho de Paula e Paulo Bentes Figueira Neto

PEREIRA, H. R.. Relações do dependente químico com a sociedade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Aline Oliveira Resende e Lígia Maria Rocha da Silva

PEREIRA, H. R.. Atendimento Educacional Especializado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Mariana Lempk de Campos

PEREIRA, H. R.. Provinha Brasil: impactos, possibilidades, avanços e desafios no processo de alfabetização e letramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Maria Auxiliadora Rodrigues Bertolin

PEREIRA, H. R.. A importância da compreensão do letramento para a prática da alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Ermelinda Maria Mont'Mor Aleva

PEREIRA, H. R.. A leitura e suas contribuições para o Ensino Fundamental I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Janice Aparecida Camargo Assis e Marli Pereira S

PEREIRA, H. R.. Marugeiro.A aprendizagem escolar das crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Renato Carlos da Silva

PEREIRA, H. R.. Perfil epidemiológico do suicídio na microrregião de Barbacena - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Bruna Amaral e outros

PEREIRA, H. R.; VIDAL, C. E. L.. Transtornos Mentais Comuns em prostitutas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Janaína Pissolati e Marco Aurélio Martins

PEREIRA, H. R.; TEIXEIRA, V. L. R.. Instituição escola e subjetividade: a construção do sujeiro no enfoque democrático e burocrático. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Marcos Paulo Dutra e Silva

PEREIRA, H. R.; TEIXEIRA, V. L. R.; ROSARIO, A. B.. Análise do discurso do poder na Políticas Públicas de Saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Roberta Carolina Rodrigues

PEREIRA, H. R.; ROSARIO, A. B.; OLIVEIRA, R. T.. Desmistificando o louco infrator: uma destinação que traduza integração da loucura - um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Marcos Leite do Carmo e Robson Carlos Ferreira

PEREIRA, H. R.; ROSARIO, A. B.. Considerações sobre a ideação suicida de jovens no município de Barbacena: uma análise psicanalítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Deisilaine da Silva Sebastião

PEREIRA, H. R.. Depressão no trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Christiane Tardele Lacerda e Thaís Gisele Ribeiro

PEREIRA, H. R.. Suicídio relacionado ao trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Daniel Marugeiro Falzoni

PEREIRA, H. R.; PEREIRA, T. A.; BRUNELLI, H. G. N.. Psicologia jurídica: investigação psicanalítica do divórcio - interfaces com a lei. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Angélica Daiane de Oliveira - Joanlise de Barros Castro

PEREIRA, H. R.. Humanização: o papel da enfermagem no desafio do cuidado ao idoso pós-queda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Ana Cláudia Alexandrino e Yone Maria do Rosário Martim

PEREIRA, H. R.. Gestão hospitalar: motivação do profissional de enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

Aluno: Átila Santana Pôssa

PEREIRA, H. R.; Carmen Losano; MIRANDA, M. M.. Crimes literários: "O retrato de Dorian Gray" entre a ficção e a lei. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Andrèia Damasceno Ribeiro Mendes

PEREIRA, H. R.; Carmen Losano. O caçador de pipas: cânone e margem ante os Estudos Culturais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

PEREIRA, H. R.; GUILARDUCI, C. J.. CONCURSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS. 2004. UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

PEREIRA, H. R.; ROSARIO, A. B.; DEOUD, I. M.; VESPOLI, R. B.. II Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Psicologia. 2014. UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

PEREIRA, H. R.. XII Feira de Ciências e Cultura da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. 2013. Ministério da Defesa - Escla Preparatória de Cadetes do Ar.

PEREIRA, H. R.; RUFINO, J. A.. XI FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA DA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR. 2012. Ministério da Defesa - Escla Preparatória de Cadetes do Ar.

PEREIRA, H. R.. MEMBRO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO EM TERMOS DE COOPERAÇÃO ENTRE ENTES PÚBLICOS (SES/MG, FHEMIG, SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE). 2008. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

PEREIRA, H. R.. MEMBRO COMISSÃO DE ÉTICA E PESQUISA. 2005. UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

PEREIRA, H. R.. MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA DE SAÚDE MENTAL E SUBJETIVIDADE. 2005. UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS.

PEREIRA, H. R.. SESSÃO FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO. 1998. Universidade Federal de São João Del-Rei.

Orientou

Cristian Soraia Leite Bicalho

Processos de ensino e de aprendizagem: baixos resultados das avaliações externas e internas - alunos sem perspectivas e professores desmotivados; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Gláucia Neme Silva Gomes

A supervisão escolar no contexto da escola inclusiva em uma instituição de educação infantil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Hadide Rodrigues de Carvalho Verly

Um novo olhar para a Escola em Tempo Integral Alair José Dias; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Lidiana Maria Alves Lopes

Criação do Conselho Escolar para uma gestão democrática na Escola Municipal José Cândido Ferreira; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Maria Aparecida da Silva

Gestão democrática: Conselho Escolar atuante; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Rejane Cirilo Damasceno Pires

Relação família e escola: a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Simone Soares Perucio

Leitura e escrita na Educação Infantil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Solange de Oliveira Ribeiro Darwish

Um novo olhar sobre a Educação Inclusiva; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Adriana Batista Guimarães

A escrita de relatórios como prática de avaliação na educação infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Ana Luíza Campos Mancini

A inclusão no contexto da educação infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Ana Maria Figueiredo Alhadas

Sobre as possibilidades da participação social da gestão democrática da escola pública; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Carla do Carmo

A gestão democrática e sua diretriz na elaboração do Projeto Político-Pedagógico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Ana Maria Figueiredo Alhadas

Sobre as possibilidades da participação social na gestão democrática da escola pública; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Ana Paula Lenz e Silva

Política pública para formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Andréa Demarco Loureiro

A ludicidade na prática educativa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Anete Cristina de Paula

A importância do lúdico na constução da educação infantil: discutindo as práticas docentes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Cátia Mara Ribeiro Neves

As avaliações como aliadas no processo de ensino e aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Denise Lobão Cardoso Adário

A defasagem idade/série em questão: causas e consequências; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Luciana Gonçalves dos Santos

Alfabetizaçao e Letramento do aluno com deficiência intelectual; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Lidiane Maria Rodrigues Antunes

Letramento: sua importância em sala de aula; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Isis de Oliveira Souza

O sentido e o significado da língua no ambiente escolar: letramento e gêneros textuais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Girlane Aparecida de Araújo Costa

As práticas de letramento e o trabalho com diferentes gêneros textuais: um estudo de caso; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Cristiane Aparecida Rodrigues

A escrita no processo de alfabetização; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Claudinei Quenede da Silva

Alfabetização e letramento no campo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Andréa Patrício Almeida

Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Anamaria Neves Teixeira

A evolução da educação de jovens e adultos no Brasil: o educador como agente transformador do conhecimento; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Alessandra Lozano de oliveira

O lúdico no processo de alfabetização; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Adriana Barbosa Russo Moreira

O lúdico como método de aprendizagem da leitura e produção de texto; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Adriana Luis Batista Miranda

A importância do trabalho com a linguagem na interdisciplinaridade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Adriana de Souza Jardim

Defasagem da leitura, escrita e interpretação em todas as disciplnas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Claudeir Antônio Neves

O Conselho Escolar e suas implicações na Escola: coordenar, integrar e consolidar resultados; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Danielle Gonçalves Bohrer

A gestão escolar sob uma nova visão e atuação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Edmilson José Alves

A importância da família no desenvolvimento escolar dos filhos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Elenir Simplício da Silva

Reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Creche Municipal Cordeirinhos de Jesus; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Eliane da Silva Neves Teixeira

A implantação da coleta seletiva na escola e a importância do catador de materiais recicláveis em Governador Valadares - MG; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Beatriz Alves do Nascimento Souza

O Projeto Político-Pedagógico da Escola de Educação Infantil na consolidação da gestão democrática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Eliana Nascimento Dias

A importância da família no desenvolvimento escolar dos filhos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Marilene Garcia da Silva Bragança Rodrigues

Dificuldades de aprendizagem em matemática nas séries iniciais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Valdirene Andrade Honório

Direitos da criança: uma questão de sobrevivência; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Cristiane Barroso Bellini Duque

A importância do brincar para a constituição do sujeito; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Bárbara Vitória de Moura Lucindo e Maria Lourdes L Moreira

O trabalho da Psicologia em home office na pandemia de coronavírus: implicações subjetivas e éticas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Sílvia Márcia Moraes de Assis

Um olhar psicanalítico sobre a infância abandonada no Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Bruna Carolina de Souza Silva

Reflexões sobre a construção do feminino da mulher negra: infâncias; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Paula Daniela Santos

O trabalho feminino: sofrimento e liberdade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Ana Paula Gonçalves Costa

A banalização do adoecimento mental no TikTok a serviço de políticas neoliberais: contribuições compreensivas da Gestalt terapia; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Bruna Carla Faria de Oliveira e Thamires Gabriela Barroso

Punitivismo seletivo: sistema prisional e os reflexos do sistema escravocrata; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Bruno da Silva Duque Tavares e Nicole Lúcia Santos Resende

A transfobia e os impactos na saúde mental de mulheres transexuais no Brasil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Elenice Maria da Conceição Nascimento

A invisibilidade do aluno negro na rede privada de ensino; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Jéssica Ana de Lima e Wisla Moreira Batista da Silva

A inserção das mulheres na instituição: uma análise sócio-histórica sobre o conceito de gênero na sociedade; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Leonardo Lima Feres Gama

Das misericórdias reais ao direito democrático: uma discussão entre a compaixão e a solidariedade na história das políticas públicas no Brasil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Luiz Polidoro Vital Luciano

O processo de escolha profissional para o adolescente e o papel da orientação profissional na promoção da liberdade de decisão; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Nayara Maria Borges Pereira

Dialogando com Lacan para uma compreensão da estrutura das psicoses; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Sabrina Mara Oliveira de Jesus

Efeitos da violência psicológica conjugal na subjetividade feminina; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Tatiane Lima de Almeida e Natália do Nascimento Vidal

Do asilamento à psicofobia: os estigmas que sobrevivem nas concepções sobre o adoecimento mental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Letícia Laura Rissi

A relação entre comportamentos autodestrutivos e o abuso sexual infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Mariana Teixeira dos Santos

A Psicologia diante o Sistema de Justiça Brasileiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Panmella Ferreira de Lima e Caroline Maria da Silva

Feminicídio no Brasil: atualidades; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

JULIO CESAR DE CASTRO

Possíveis causas de suicídio na cidade de Barbacena - MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Juliano dos Santos Trindade

Uso abusivo de medicamentos psicotrópicos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Tamara Stefany Gomes Rocha

Terceirização e precarização das relações trabalhistas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Elora Violeta de Souza Parra e

Transtornos alimentares - da privação à compulsão: um diálogo entre a Nutrição e a Psicologia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Amanda Regina Rosa e Lívia Cristina dos Santos

Um olhar psicanalítico para as políticas públicas de saúde no Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Antônio Ambrósio Júnior

O desenvolvimento pulsional e sua relação com o objeto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Édio Mystico Marques dos Santos

Políticas públicas de assistência social com ênfase na população em vivência de rua; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Emanuelle Bernardo Santos Fernandes e Thaís Izabela Furtado

O corpo (gozado) manipulado pelo Outro (consumismo); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Geovanna das Dores Carvalho e Gleine Roberta da Costa Teixei

Loucura e sociedade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Olívia Passos Nogueira

Desinstitucionalização, políticas públicas e o redesenho da Reforma Psiquiátric sob o olhar da Psicanálise; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Thelma Simone Novak de Assis Alvim

Psicologia e morte: a atuação do psicólogo com pacientes oncológicos em estágio terminal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Paulo Bentes Figueira Neto

As relações do dependente químico com sua família; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Maria Helena da Silva Carvalho

Um tratamento possível ao dependente químico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Elizama Franciane da Costa

A velhice como espelho despedaçado: olhares psicanalíticos para uma clínica com o idoso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Christopher Campos Amaral

O homem diante da angústia: que respostas possíveis da Psicologia?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Marcone Luiz de Melo

A família e a sexualidade infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Lílian das Graças Resende

O sujeito diante dos mecanismos de controle: prisões; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Adelina Alice de Moura e Silva Carvalho

Aspectos atuais da violência contra a mulher; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Aline Oliveira de Almeida

Atendimento educacional especializado: sua importância para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Maria Auxiliadora Rodrigues Bertolin

Compreendendo o letramento para aprimorara as práticas de alfabetização; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Ana Claudia Alexandrino

Gestão hospitalar: motivação do profissional de enfermagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Izildinha Ferreira et al

; Sexualidade pós-mastectomia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Ana Cláudia Vicentini

AMBIENTE ESCOLAR NOS ASPECTOS DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Barbara Gecy Pereira Loschi

Vozes de Notre-Dame: análise do discurso religioso na organização institucional; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Leila Leandro de Paiva

Vozes de Notre-Dame: análise do discurso religioso na organização institucional; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Hiltter Mahatma Pereira da Silva

Vozes de Notre-Dame: análise do discurso religioso na organização institucional; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Lílian Silveira de Paula

Vozes de Notre-Dame: análise do discurso religioso na organização institucional; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Cássia Christina de Assis Almeida

Vozes de Notre-Dame: análise do discurso religioso na organização institucional; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Leila Leandro de Paiva

Margens sociais: uma compreensão discursiva sobre a exclusão social em processos criminais na Comarca do Rio das Mortes; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Barbara Gecy Pereira Loschi

Margens sociais: uma compreensão discursiva sobre a exclusão social em processos criminais na Comarca do Rio das Mortes; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Hiltter Mahatma Pereira da Silva

Margnes sociais: uma compreensão discursiva sobre a exclusão social em processos criminais na Comarca do Rio das Mortes; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Lílian Silveira de Paula

Margens sociais: uma compreensão discursiva sobre a exclusão social em processos criminais na Comarca do Rio das Mortes; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; Orientador: Helder Rodrigues Pereira;

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, H. R. ; PAIVA, G. P. ; SCOLARI, P. V. ; MENDES, T. C. . O espaço disciplinar e a docilização dos corpos: menores capturados pelo discurso. Mental (Barbacena) , v. 16, p. 22-44, 2024.

  • PEREIRA, H. R. ; PEREIRA, N. M. B. . Dialogando com Lacan para uma compreensão da estrutura das psicoses. Mental (Barbacena) , v. 15, p. 1-20, 2023.

  • PEREIRA, H. R. . A imagem da velhice como espelho despedaçado. MAL-ESTAR E SOCIEDADE , v. 8, p. 1-22, 2020.

  • PEREIRA, H. R. . Loucos internados e cidadãos livres: uma leitura da cidade a partir das concepções de loucura em prontuários médicos. Tempos Gerais (São João del Rei) , v. 4, p. 1-17, 2016.

  • PEREIRA, H. R. . Uma cidade e seus crimes: a busca pela reconstrução dos sentidos. Mal-Estar e Sociedade , v. 5, p. 109-135, 2012.

  • PEREIRA, H. R. ; LOSCHI, Bárbara Gecy Pereira ; ALMEIDA, Cássia Christina de Assis ; MENDONÇA, Isabella Maria Pires ; SOUZA, José Vitor Gonçalves de ; PAIVA, Leila L. ; PAULA, L. S. ; SILVA, Marcos Paulo da ; OLIVEIRA, R. M. . Vozes de Notre-Dame: as estratégias do discurso religioso na organização urbana. Mal-Estar e Sociedade , v. 5, p. 37-70, 2011.

  • PEREIRA, H. R. ; LOSCHI, Bárbara Gecy Pereira ; PAIVA, Leila L. ; PAULA, L. S. ; SANTOS, M. A. G. ; SILVA, Hiltter Mahatma Pereira da . A CIDADE QUE O CRIME CONSTRUIU: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O AMBIENTE URBANO A PARTIR DA LINGUAGEM. Mental (Barbacena) , v. VII, p. 75-90, 2010.

  • PEREIRA, H. R. . ENTRE O BARROCO E A VIOLÊNCIA: UMA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE MINEIRA EM PROCESSOS-CRIME. Mal-Estar e Sociedade , v. 1, p. 41-63, 2008.

  • PEREIRA, H. R. . A CIDADE QUE SE CONSTRÓI COM PALAVRAS: DISCURSO JURÍDICO E ESPAÇO URBANO. Revista Jurídica do CESA , v. II, p. 131-151, 2006.

  • PEREIRA, H. R. ; ASSUNÇÃO, A. L. . ENTRE TRABALHADORES E DESORDEIROS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO SUJEITO NO ESPAÇO URBANO EM PROCESSOS-CRIME. Vertentes (São João Del-Rei) , v. 28, p. 100-108, 2006.

  • PEREIRA, H. R. . CRISE DA IDENTIDADE NA CULTURA PÓS-MODERNA. Mental (Barbacena) , BARBACENA - MG, v. 2, p. 89-100, 2004.

  • PEREIRA, H. R. . A SEGURANÇA EM XEQUE: A LOUCURA NO XADREZ DA CADEIA E DO HOSPITAL. PONTILHÃO - REVISTA DA UNIPAC , BARBACENA, v. 1, p. 55-70, 2003.

  • PEREIRA, H. R. . O LOUCO NO XADREZ: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA LOUCURA EM MINAS GERAIS NO SÉCULO XIX. NOVAS VERTENTES - REVISTA DE SAÚDE MENTAL DO CHPB-FHEMIG , BARBACENA, v. 1, p. 17-20, 2003.

  • PEREIRA, H. R. . AS POLÍTICAS ESQUADRINHADORAS DIANTE DA LOUCURA: A ALIENAÇÃO MENTAL EM SÃO JOÃO DEL REI. TEMPOS GERAIS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HISTÓRIA, SÃO JOÃO DEL REI, v. 2, p. 1-12, 1999.

  • PEREIRA, H. R. ; FONSECA, F. J. ; PAIVA, D. S. . Educação infantil: brincar, descobrir a aprender. 1. ed. Campo Grande - MS: Editora Inovar, 2023. 18p .

  • PEREIRA, H. R. . Pandemia, crise e subjetividade. 1. ed. Belo Horizonte: CRV, 2021. 236p .

  • PEREIRA, H. R. . Enjeitados e feiticeiros: o estranho mundo das crianças noturnas. In: Jacqueline de Oliveira Moreira; Maria José Gontijo Salum; Rodrigo Tôrres Oliveira. (Org.). Estatuto da criança e do adolescente: refletindo sobre sujeitos, direitos e responsabilidades. 1ed.Brasília - DF: Conselho Federal de Psicologia, 2016, v. 1, p. 78-85.

  • PEREIRA, H. R. . A cidade, seu museu e seus arcontes: discussões sobre a pulsão de morte no Museu da Loucura em Barbacena - MG. In: Mauro Rocha Baptista. (Org.). Arte, loucura e educação: diálogos. 1ed.Barbacena: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2014, v. 1, p. 101-126.

  • PEREIRA, H. R. . Sobre os formatos urbanos a se utilizar na assunção dos banlieues: práticas e estatégias linguísticas. In: KYRILLOS NETO, Fuad; RUFINO, Janaína de Assis; BAPTISTA, Mauro Rocha.. (Org.). Espaços, sujeitos e sociedade: diálogos. Barbacena - MG: Editora de Univerisidade do Estado de Mnas Gerais, 2009, v. , p. 33-42.

  • PEREIRA, H. R. . O crime construído pela justiça: o sujeito no libelo crime acusatório. In: Cleudemar Alves Fernandes; Ernesto Sérgio Bertoldo; Fernanda Mussalim; Grenissa Bonvino Stafuzza; João Bosco Cabral dos Santos; Vilma Aparecida Botelho gomes Freitas; Vilma Aparecida Gomes. (Org.). Análise do Discurso: Perspectivas. Uberlândia - MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia - MG, 2007, v. , p. 458-470.

  • PEREIRA, H. R. . Os loucos da misericórdia: a nomeação discursiva da loucura nas correspondências da Santa Casa de São João del Rei. In: Luiz Carlos Travaglia; Ernesto Sérgio Bertoldo; Fernanda Mussalim; Maura Alves de Freitas Rocha; Maurício Viana de Araújo. (Org.). LINGÜÍSTICA: CAMINHOS E DESCAMINHOS EM PERSPECTIVA. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006, v. , p. 43-51.

  • PEREIRA, H. R. . Margens sociais: uma compreensão discursiva sobre a exclusão social em processos-criminais na Comarca do Rio das Mortes. Anuário da FUNADESP - Produção Acadêmica Docente, p. 114, 02 abr. 2008.

  • PEREIRA, H. R. . Discurso, psicanálise e suas interfaces teóricas: sentidos recalcados na configuração urbana. In: IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO - ALED, 2011, Belo Horizonte. Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades. Belo Horizonte - MG: Faculdade de Letras da UFMG, 2011. p. 01-18.

  • PEREIRA, H. R. . MUSEU DA LOUCURA: O DISCURSO DA CIDADE E SEU SUBÚRBIO. In: XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA, 2011, SANTA FÉ. XI Congreso Iberoamericano de extensión universitaria: integración, extensión, docencia e investigación para la inclusión y cohesión social. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2011. p. 1-22.

  • PEREIRA, H. R. . PROBLEMAS ARGUMENTATIVOS NA LÍNGUA E NA CIDADE: a inserção dos proscritos na sociedade das normas. In: I Colóquio Nacional, 2010, Buenos Aires. Actal del I Coloquio Nacional de Retórica: Retórica y Politica y las I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estudios Retóricos. Buenos Aires - BA: Associación Argentina de Retórica - Universidad de Buenos Aires, 2010. p. 285-292.

  • PEREIRA, H. R. . Sobre a permeabilidade das muralhas urbanas: quando o discurso oficial inside na fala marginal. In: X Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2009, Uberlãndia - MG. Anais do X Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Uberlândia - MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009. v. 1. p. 1-11.

  • PEREIRA, H. R. . Sobre as possibilidades de compreensão do crime a partr d'A Carta Roubada. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2008, Belo Horizonte - MG. Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Emoções, Ethos e Argumentação. Belo Horizonte - MG: Editora da UFMG, 2008.

  • PEREIRA, H. R. . A EXISTÊNCIA NO MILLENIUM: A ABUNDÂNCIA DO TEMOR EM TEMPOS DE CRISE. In: II ENCONTRO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, 2000, SÃO JOÃO DEL REI. ANAIS DE FILOSOFIA. SÃO JOÃO DEL REI: FUNREI, 1998. p. 291-297.

  • PEREIRA, H. R. . A FILOSOFIA NUM ESPAÇO INTERDISCIPLINAR: A EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA MÉDICA DO CHPB-FHEMIG. In: V SEMANA DE FILOSOFIA, 2000, SÃO JOÃO DEL REI. ANAIS DE FILOSOFIA. SÃO JOÃO DEL REI: FUNREI, 1999. p. 253-258.

  • PEREIRA, H. R. . O VALOR MORAL DA ARTE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO INCONSCIENTE. In: I ENCONTRO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, 1997, SÃO JOÃO DEL REI. ANAIS DE FILOSOFIA. SÃO JOÃO DEL REI: FUNREI, 1996. p. 487-491.

  • PEREIRA, H. R. . A construção discursiva do espaço urbano: o silenciamento em torno da Terra Ideal. In: 5º Encontro de Produção Científica da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2006, Campanha - MG. Universidade do Estado de Minas Gerais - Pesquisa e Extensão, 2006.

  • PEREIRA, H. R. . A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO ESPAÇO URBANO: O SILENCIAMENTO EM TORNO DA TERRA IDEAL. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2006, CAMPANHA - MG. SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2006.

  • PEREIRA, H. R. . Diálogos entre as passagens e os asilos: a construção do ethos do dissenso. In: V Congreso Internacional de Retórica e Interdisciplina, 2021, Buenos Aires. Las tramas retórica de las memorias. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2021.

  • PEREIRA, H. R. ; SOUZA, W. E. . Discurso da caridade e discurso do Direito. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte - MG. IV Simpósio Internacionial sobre Análise do Discurso. Belo Horizonte - MG: Editora da UFMG, 2016. v. 1. p. 282-282.

  • PEREIRA, H. R. . Nos anais da História: um estudo sobre o discurso histérico em processos-crime. In: II Congresso Brasileiro de Retórica, 2012, Belo Horizonte - MG. Caderno de Resumos e Programação.. Belo Horizonte - MG: FALE - UFMG, 2012. p. 76-76.

  • PEREIRA, H. R. . Que razão nos anormais? Primeiros apontamentos das análises de prontuários médico-jurídicos do Manicômio Judiciário de Barbacena - MG. In: I Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2012, Ilhéus - BA. Caderno de Resumos e Programação do I SEDIAR. Ilhéus - BA: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2012. v. 1. p. 65-66.

  • PEREIRA, H. R. . O discurso do subúrbio nas margens documentais. In: XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina, 2011, Alcalá de Henares. Libro de resúmenes. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá - Servício de Publicaciones, 2011.

  • PEREIRA, H. R. . Discurso, psicanálise e suas interfaces teóricas: sentidos recalcados na configuração urbana. In: IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO - ALED, 2011, Belo Horizonte - MG. Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades. Belo Horizonte - MG: Faculdade de Letras da UFMG, 2011. p. 112.

  • PEREIRA, H. R. . MUSEU DA LOUCURA: O DISCURSO DA CIDADE E SEU SUBÚRBIO. In: XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA, 2011, SANTA FÉ. XI Congreso Iberoamericano de extensión universitaria: integración, extensión, docencia e investigación para la inclusión y coheción social. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2011. p. 79-80.

  • PEREIRA, H. R. . Discurso das margens urbanas: significados do subúrbio. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso, 2010, Rio de Janeiro - RJ. Discurso, texto e enunciação - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro - RJ: Faculdade de Letras da UFRJ, 2010. v. U. p. 157-158.

  • PEREIRA, H. R. . Sobre as possibilidades de compreensão do crime a partir d'A Carta Roubada. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2008, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. p. 139-140.

  • PEREIRA, H. R. . SOBRE A FORMAÇÃO URBANA A PARTIR DOS MARGINAIS: ACORDOS E TROCAS PARA A OBTENÇÃO DO EQUILÍBRIO. In: III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO E SUBJETIVIDADE, 2008, UBERLÂNDIA. CADERNO DE RESUMOS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO E SUBJETIVIDADE. UBERLÂNDIA - MG: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2008. p. 91-91.

  • PEREIRA, H. R. . Uma flânerie pela Terra Ideal. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGÜÍSTICA, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: EDUFMG, 2007. p. 113-113.

  • PEREIRA, H. R. . MULHERES E SOCIEDADES OFENDIDAS: A CONSTRUÇÃO DO CRIME A PARTIR DO ETHOS. In: I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO GEAD/UFOP, 2007, MARIANA - MG. I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO GEAD/UFOP - I JORNADA DE PESQUISA DA AMPADIS. OURO PRETO - MG: UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, 2007.

  • PEREIRA, H. R. . Falas marginais: discurso e forclusão em processos criminais. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.

  • PEREIRA, H. R. ; GUILARDUCI, C. J. ; RUFINO, J. A. . AS VOZES DAS RUÍNAS: O VENTO QUE SOPRA AS VELAS. In: V MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIPAC, 2007, CONSELHEIRO LAFAIETE. V MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNPAC. BELO HORIZONTE: UNIPAC, 2007.

  • PEREIRA, H. R. . NO DISCURSO DE OUTREM, A METÁFORA DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NO CRIME. In: VII SEMANA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS ESPECIAIS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2007, BELO HORIZONTE. VII SEMANA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS ESPECIAIS DA FALE/UFMG. Belo Horizonte - MG: Editora da UFMG, 2007.

  • PEREIRA, H. R. . ENTRE O BARROCO E A VIOLÊNCIA: UMA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE MINEIRA EM PROCESSOS-CRIME. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SOCIEDADE, 2006, RIO DE JANEIRO - RJ. CADERNO DE RESUMOS DO SIMPÓSIO, 2006. p. 99-99.

  • PEREIRA, H. R. . ESCRITOS MARGINAIS: RECALQUE E FORACLUSÃO. In: XI SIMPÓSIO NACIONAL & I SIMPÓSIO INTERNACINAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA, 2006, UBERLÂNDIA. LINGUAGEM E CULTURA: INTERSECÇÕES. UBERLÂNDIA - MG: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2006.

  • PEREIRA, H. R. . UMA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DO ESPAÇO URBANO: O TEATRO DE REVISTA EM SÃO JOÃO DEL REI. In: IV MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIPAC, 2006, JUIZ DE FORA - MG. ANAIS DA IV MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIPAC. JUIZ DE FORA - MG, 2006.

  • PEREIRA, H. R. . ESCRITOS MARGINAIS: RECALQUE E FORACLUSÃO. In: XI SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA, 2006, UBERLÂNDIA - MG. XI SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA. UBERLÂNDIA - MG: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2006.

  • PEREIRA, H. R. . DISCURSO CONSTITUTIVO DO ESPAÇO URABANO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PROCESSOS-CRIME. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília - DF. Anais do Congresso. Brasília - DF: Editora da UnB, 2005.

  • PEREIRA, H. R. . ENTRE TRABALHADORES E DESORDEIROS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO SUJEITO DO ESPAÇO URBANO EM PROCESSOS-CRIME. In: I Encontro Mineiro de Análise do Discurso, 2005, Belo Horizonte. I Encontro Mineiro de Análise do Discurso, 2005.

  • PEREIRA, H. R. . A NOMEAÇÃO DO LOUCO: A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE. In: Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia - MG. 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística - Caderno de Resumos. Uberlândia - MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia - ILEEL, 2004. v. 1. p. 29-30.

  • PEREIRA, H. R. . O LOUCO NO XADREZ: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA LOUCURA NO SÉCULO XIX. In: XXI ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF, 2003, BELO HORIZONTE. BOLETIM DO CDPHA. BELO HORIZONTE: UFMG, 2003. v. 16.

  • PEREIRA, H. R. . NÃO ERA BELO NEM ATRAENTE DE SE VER: MECANISMOS DE CONTROLE DOS EXCLUÍDOS. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MEDICINA, 2001, BARBACENA. ANAIS DO ENCONTRO, 2001.

  • PEREIRA, H. R. . Discutindo a ética em uma realidade de guerras. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, H. R. . Resgate e contextualização histórica do movimento de Reforma Psiquiátrica. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, H. R. . Nos anais da Historia: um estudo sobre o discurso histérico em processos-crime. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, H. R. . O desejo de romper limites: interlocuções entre o discurso e a psicanálise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, H. R. . Problemas argumentativos na língua e na cidade: a inserção dos procritos na sociedade das normas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, H. R. . A pulsão de morte no princípio arquívico: cidades e letras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, H. R. . Um estudo sobre a porosidade das margens linguísticas nas exclusões dos suburbanos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, H. R. . Os marginais na prática discursiva de processos-crime: como a cidade se mostra às margens do discurso jurídico da Comarca do Rio das Mortes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, H. R. . Aspectos psicanalíticos e discursivos na compreensão do crime na cidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, H. R. . O que argumentam os que se postam contra as cidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, H. R. . O desejo de romper limites: interlocuções entre o discurso e a psicanálise. São João del }Rei - MG: Editora da Universidade Federal de São João del Rei, 2011 (Resumo).

  • PEREIRA, H. R. . A pulsão de morte no princípio arquívico: cidades e letras. Ouro Preto - Belo Horizonte: ICHS - POSLIN, 2010 (Resumo).

Outras produções

PEREIRA, H. R. . Análise de documentos psicológicos à luz dos estudos sobre gêneros e tipologias textuais. 2025.

PEREIRA, H. R. . Percepción social de los profesionales de la salud hacia los determinantes sociales de las personas que usan alcohol y drogas. 2025.

PEREIRA, H. R. . Do comer emocional ao comer transtornado: diálogos e dimensões epistemológicas do comer. 2025.

PEREIRA, H. R. . Considerações sobrea internação psiquiátrica de Lima Barreto e de William Styron. 2025.

PEREIRA, H. R. . Ensaiando percepções sensíveis sobre a loucura. 2025.

PEREIRA, H. R. . Reflexões sobre a desesperança em uma realidade de guerras. 2024.

PEREIRA, H. R. . Objetivos geral e específico e construção de justificativa. 2024.

PEREIRA, H. R. . Repercussões da vivência acadêmica na saúde mental dos estudantes de enfermagem em uma universidade pública do Estado da Bahia. 2024.

PEREIRA, H. R. . Métodos e técnicas de pesquisa. 2024.

PEREIRA, H. R. . Evidências sobre a influência das redes sociais na saúde mental e autoestima do usuário. 2024.

PEREIRA, H. R. . Resenha de 'Diário de um louco' (1834) e as subjetividades humanas no debate normal - patológico. 2024.

PEREIRA, H. R. . Desinstitucionalização, políticas públicas e o redesenho da Reforma Psiquiátrica sob o olhar da Psicanálise. 2022.

PEREIRA, H. R. . Parecer para Revista Ámbito, da Universidad de Sevilla. 2022.

PEREIRA, H. R. . As políticas públicas de assistência à saúde mental e o fim necessário dos hospitais psiquiátricos. 2022.

PEREIRA, H. R. . Vamos falar sobre suicídio? Reflexões sobre a formação em Psicologia a partir de uma análise documental. 2022.

PEREIRA, H. R. . O reconhecimento de um 'não-lugar' na psicanálise. 2021.

PEREIRA, H. R. . Um olhar sobre a depressão na sociedade: a importância da Psicanálise. 2021.

PEREIRA, H. R. . A construção do caso clínico como recurso no tratamento das urgências subjetivas. 2021.

PEREIRA, H. R. . A influência do neoliberalismo no aumento dos quadros de depressão na contemporaneidade. 2021.

PEREIRA, H. R. . O comprador compulsivo diante do cenário de crise econômica brasileira: história oral. 2021.

PEREIRA, H. R. . FRANKL, V. E. A vontade de sentido. Resenha.. 2021.

PEREIRA, H. R. . Caracterização dos usuários adultos de um serviço-escola de psicologia paranaense. 2021.

PEREIRA, H. R. . Considerações psicanalíticas sobre o risco na adolescência: relações entre a aposta de Pascal e as 'figuras diabólicas' na literatura. 2021.

PEREIRA, H. R. . O gozo feminino e a nominação de Deus na psicanálise de orientação lacaniana. 2020.

PEREIRA, H. R. . Cartas portuguesas: o feminino e o amor sob um olhar psicanalítico. 2020.

PEREIRA, H. R. . Processo histórico da Psiquiatria e da Saúde Mental no Brasil. 2019.

PEREIRA, H. R. . A crítica psicanalítica à religião e sua atualidade: o caso APAC. 2019.

PEREIRA, H. R. . Projetos de leis relacionados à prevenção do suicídio no Brasil. 2018.

PEREIRA, H. R. . Análise do esquilíbrio e medo de cair de idosos da cidade de São João del Rei. 2017.

PEREIRA, H. R. . O uso dos blocos lógicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental como recurso didático para o ensino da matemática. 2017.

PEREIRA, H. R. . O processo de aprendizagem do aluno diléxico. 2017.

PEREIRA, H. R. . Representações sociais de fisioterapeutas e graduandos em fisioterapia sobre a formação e atuação profissional na atenção primária à saúde. 2017.

PEREIRA, H. R. . Análise dos impactos socioeconômicos gerados pelo turismo na Vila dos Moreiras proveniente do Parque Estadual do Ibitipoca. 2017.

PEREIRA, H. R. . A reforma educacional mundializada: um estudo sobre a configuração do trabalho docente na rede estadual de educação. 2017.

PEREIRA, H. R. . Elaboração e caracterização do sal de gengibre e sua aplicação no queijo minas frescal. 2017.

PEREIRA, H. R. . Incidência de sífilis em pacientes atendidos em um laboratório de análises clínicas da cidade de Juiz de Fora - MG. 2017.

PEREIRA, H. R. . Tratamento de hemodiálise: repercussões psicossociais no familiar cuidador. 2017.

PEREIRA, H. R. . Análise comparativa de sinais vitais entre instrumentos e os métodos convencionais de aferição digitais. 2017.

PEREIRA, H. R. . Frequência das doenças da PLECT no ambulatório de dermatologia do ACISPES em Juiz de Fora - MG. 2017.

PEREIRA, H. R. . Avaliação da dispensação de medicamentos psicotrópicos pela Farmácia Municipal da cidade de Ubá - MG. 2017.

PEREIRA, H. R. . O ser homem para homens heterossexuais e a vulnerabilidade para o HIV/AIDS. 2017.

PEREIRA, H. R. . Limites e possibilidades de intervenção do psicólogo comunitário com um grupo de mulheres indígenas da tribo Maxakali, no município de Ladainha - MG. 2016.

PEREIRA, H. R. . A importância do desenvolvimento psicoemocional na educação infantil nas escola da cidade de Ubá. 2016.

PEREIRA, H. R. . Estresse ocupacional em trabalhadores de uma autoescola em janaúba - MG. 2016.

PEREIRA, H. R. . Utilização do Dispositivo Organizador de Medicamentos no controle da hipertensão arterial sistêmica. 2016.

PEREIRA, H. R. . Sentimentos vivenciados pelas mulheres que passaram pelo aborto espontâneo. 2016.

PEREIRA, H. R. . Dificuldades encontradas pelas usuárias de uma estratégia de saúde frente à realização do exame papanicolau. 2016.

PEREIRA, H. R. . Rastreamento de transtornos mentais comuns e comorbidades em uma amostra de prostitutas de Minas Gerais. 2016.

PEREIRA, H. R. . A dimensão relacional nas dificuldades de aprendizagem dos alunos do sexto ano do ensino fundamental em uma escola do Vale do Rio Doce - MG. 2016.

PEREIRA, H. R. . Análise das características da violência exercida sobre as mulheres atendidas pela PMMG, no ano de 2013, em Uberlândia. 2016.

PEREIRA, H. R. . Perfil dos egressos de uma faculdade particular de Medicina de Juiz de Fora - MG. 2016.

PEREIRA, H. R. . Incidência de bullying entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Ubá - MG. 2016.

PEREIRA, H. R. . As oficinas terapêuticas e o tratamento de dependentes químicos. 2016.

PEREIRA, H. R. . A objetalização científica como 'paradoxo na relação entre fala e linguagem'. 2016.

PEREIRA, H. R. . Pesquisa em psicanálise com bebês e crianças pequenas: o que Margaret Mahler nos deixou como modelo. 2016.

PEREIRA, H. R. . Educação e autoridade: alguns apontamentos sobre a prática educativa e o impossível na emancipação do sujeito. 2016.

PEREIRA, H. R. . Atenção à saúde da mulher em situação prisional em um presídio do interior de Minas Gerais. 2016.

PEREIRA, H. R. . As representações sociais do Programa Bolsa Família: um estudo a respeito da função da educação para superação da pobreza. 2015.

PEREIRA, H. R. . Conhecimento da população de cidades selecionadas da Zona da Mata Mineira acerca da prevenção dos principais tipos de câncer. 2015.

PEREIRA, H. R. . As metodologias adotadas na Educação de Jovens e Adultos na cidade de Ubá. 2015.

PEREIRA, H. R. . Histerectomia: impacto na vida e sexualidade das mulheres. 2015.

PEREIRA, H. R. . A mercantiização da felicidade humana. 2014.

PEREIRA, H. R. . DIÁLOGOS METODOLÓGICOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS: POLÍTICA E PSICANÁLISE EM FOCO. 2013.

PEREIRA, H. R. . Edital 03/2013 - PIBIC / UEMG / CNPq. 2013.

PEREIRA, H. R. . Revista Mal Estar e Sociedade nº 10. ano VI. 2013.

PEREIRA, H. R. . Revista Mal Estar e Sociedade n. 10 - Ano VI. 2013.

BAPTISTA, Mauro Rocha ; PEREIRA, H. R. . A POLÍTICA QUE VEM: CICLO DE DEBATES DO PROJETO HOMO SACER, DE GIORGIO AGAMBEN. 2013.

PEREIRA, H. R. . Juventude como sintoma da cultura. 2012.

PEREIRA, H. R. . Depressão e felicidade: questões contemporâneas. 2012.

PEREIRA, H. R. . Os espaços urbanos, as práticas corporais e a saúde mental. 2012.

PEREIRA, H. R. . Os sons desarmônicos do espetáculo-denúncia. 2012.

PEREIRA, H. R. . Experimentos em laboratório: quando podemos dizer que deu certo?. 2011.

PEREIRA, H. R. . Trajetórias de professores negros: articulações identitárias, relações de poder e o atravessamento da questão racial. 2011.

PEREIRA, H. R. . Comissão de Avaliação Local de Projetos - PIBIC / UEMG. 2011.

PEREIRA, H. R. . Estudo legal e a qualidade da prestação de serviços no terceiro setor: us estudo das associações filantrópicas sem fins lucrativos na cidade de Frutal - MG. 2011.

PEREIRA, H. R. . ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE. 2011.

PEREIRA, H. R. . Uma mulher com depressão no relacionamento familiar. 2010.

PEREIRA, H. R. . As reflexões de Sigmund Freud sobre a guerra e a morte (1914-1915). 2010.

PEREIRA, H. R. . O problema da constituição do corpo na psicose: o testemunho de Antonin Artaud. 2010.

PEREIRA, H. R. . COMISSÃO DO PIBIC / FAPEMIG / UEMG. 2009.

PEREIRA, H. R. . CONCEPÇÕES DE PSICOPATOLOGIA: DA LOUCURA MÍSTICO-RELIGIOSA NA ANTIGUIDADE GREGA AO ADOECIMENTO PSÍQUICO NA CONTEMPORANEIDADE. 2009.

PEREIRA, H. R. . UM CASO QUE FALA PARA A REDE: A ESCURA ANALÍTICA NA ARTICULAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL. 2009.

PEREIRA, H. R. . HUMANIZAÇÃO E INTERNAÇÃO EM PSIQUIATRIA. 2007.

PEREIRA, H. R. . A PRODUÇÃO DO USUÁRIO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL: AINDA A LOUCURA?. 2007.

PEREIRA, H. R. . VÍNCULO E PSICOSE: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE A ETONOGRAFIA E A CLÍNICA PSICOTERAPÊUTICA. 2006.

PEREIRA, H. R. . O AVESSO DA PSICANÁLISE. 1996.

PEREIRA, H. R. . Visita técnica ao Museu da Loucura. 2024. (Visita técnica).

PEREIRA, H. R. . Psicoses extraordinárias e ordinárias: qual o lugar do sujeito?. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, H. R. . Imersão breve na produção científica. 2023. .

PEREIRA, H. R. ; OLIVEIRA, R. T. . Fundamentos e Orientações para Conselhos Tutelares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

PEREIRA, H. R. . Filosofia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

PEREIRA, H. R. . O OBSCURO DA SEXUALIDADE. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, H. R. . A QUESTÃO DO DIAGNÓSTICO PSICOPATOLÓGICO NO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO E JUDICIÁRIO DR. JORGE VAZ (MANICÔMIO DE BARBACENA). 2012. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, H. R. . Visita técnica ao Museu da Loucura - FHEMIG - FUNDAC. 2012. (Visita técnica).

PEREIRA, H. R. . Visita técnica ao Museu da Loucura - FHEMIG - FUNDAC. 2011. (Visita técnica).

PEREIRA, H. R. ; RUFINO, J. A. ; BAPTISTA, Mauro Rocha . Arte, loucura e educação: por uma crítica da loucura prática. 2011. (Visita técnica).

PEREIRA, H. R. . Visita técnica ao Museu da Loucura - Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. 2009. (Visita técnica).

PEREIRA, H. R. . Margens sociais: uma compreensão discursiva sobre a exclusão social em processos criminais na Comarca do Rio das Mortes. 2008. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, H. R. . A INFÃNCIA NO ESPAÇO SIMBÓLICO DA CIDADE. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, H. R. . SAÚDE MENTAL E INTERFACE COM O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2006. .

PEREIRA, H. R. . UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO ESPAÇO URBANO NO TEATRO DE REVISTA. 2006. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, H. R. . DiverCidades: comuns lugares insólitos. 2024 (Resumo).

PEREIRA, H. R. . Visita técnica ao Museu da Loucura. 2024 (Resumo).

PEREIRA, H. R. . Alu-Cine: debates psicológicos de cinema.. 2024 (Resumo).

PEREIRA, H. R. . Cores e formas da loucura. 2023 (Exposição de Arte).

PEREIRA, H. R. ; BEZERRA, W. . O segredo da caverna. 2011 (Consultoria científica).

PEREIRA, H. R. . MENTIRAS E DESEJOS. 2011 (PALESTRA) .

PEREIRA, H. R. . O HOMEM DIANTE DE SEUS LIMITES. 2011 (PALESTRA) .

PEREIRA, H. R. . O RETORNO DO RECALCADO NO COMPORTAMENTO SUBURBANO. 2011 (PALESTRA) .

PEREIRA, H. R. . A ÉTICA DO INDIVIDUAL AO COLETIVO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CRÍTON, DE PLATÃO. 2006 (PALESTRA) .

PEREIRA, H. R. . O CRIME QUE SE CONSTRÓI NA JUSTIÇA: ANÁLISE DE LIBELO CRIME ACUSATÓRIO. 2006 (COMUNICAÇÃO) .

PEREIRA, H. R. . O MITO COMO ACESSO À COMPREENSÃO DO HOMEM: ASPECTOS PSICANALÍTICOS. 2003 (MINI CURSO) .

PEREIRA, H. R. . A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO. 2003 (PALESTRA) .

PEREIRA, H. R. . SAÚDE MENTAL E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL. 2003 (COMUNICAÇÃO) .

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    O espaço disciplinar e a docilização dos corpos: um estudo sobre a infância encarcerada, Descrição: O universo infantil não se afigura simples. A despeito de abordagens que o querem simplificar, o mundo das crianças, não raro, se apresenta como tão complexo quanto o dos adultos. É no contexto da infância que há o apogeu e o declínio do Complexo de Édipo, a partir do qual o sujeito se organiza a partir da intervenção da chamada Lei Paterna, que instaura a angústia de castração e leva o sujeito a se inserir no universo simbólico das significações e a colocar-se inserido no mundo da linguagem e dos seus significantes. Não é possível, pois, subestimar o mundo das crianças. No âmbito estrito da História do Brasil, há o conceito de ?infância perigosa? ? um significante que circunscreveu parte do universo infantil, antevendo sinais latentes de periculosidade que, se não fossem devidamente cuidados, poderiam vir a produzir adultos traiçoeiros, transgressores, assassinos. No entanto, a partir do pressuposto da periculosidade, as instituições se fizeram repressores e, sob eu eufemismo da educação pedagógica, conduziram crianças para os mesmos porões das solitárias punitivas. O que a presente pesquisa propõe é uma análise discursiva dos prontuários dos menores institucionalizados em Barbacena ? MG, no Instituto de Psicopatologia e Estudo do Menor, a fim de buscar compreender as bases jurídicas e científicas que se combinaram para a exclusão dos sujeitos perigosos, a fim de proteger a sociedade de suas incursões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Helder Rodrigues Pereira - Coordenador / Geovana de Paula Paiva - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - Bolsa.

  • 2020 - 2021

    Hospícios: asilos ou passagens, Descrição: O projeto busca investigar aspectos dos hospitais psiquiátricos - partindo do caso do Hospital Colônia de Barbacena - à luz da obra Passagens, de Walter Bejamin, a fim de buscar compreender aspectos do urbano que se encontra no interior da instituição hospitalar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Helder Rodrigues Pereira - Coordenador / Samara Cristiane de Araújo Faria - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Das misericórdias reais ao direito democrático: breve trajetória analítica das concepções de saúde pública no Brasil, Descrição: O projeto propõe uma análise discursiva do Compromisso da Misericórdia de Lisboa, que deu base para as Santas Casas de Misericórdia do Brasil, a fim de verificar a permanência de um discurso da caridade na legislação do Sistema Único de Saúde, que está embasado na construção de um Estado de Direito. A intenção é investigar se os antigos discursos remanescentes da caridade retornam à lógica da saúde pública, destituindo os sujeitos historicamente constituídos e recolocando-os aos antigos lugares de dependência e submissão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Helder Rodrigues Pereira - Coordenador / Leonardo Luis Feres Gama - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Reforma Psiquiátrica em Barbacena: compreensões discursivas de seus avanços e retrocessos, Descrição: Pesquisa sobre o atual processo da Reforma Psiquiátrica em Barbacena a partir da visão de trabalhadores da Saúde Mental, ex-internos de hospitais psiquiátricos e membros da sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Helder Rodrigues Pereira - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Vozes de Notre-Dame: análise do discurso religioso na organização institucional, Descrição: O projeto apresenta-se, inicialmente, como um desdobramento de um outro, desenvolvido durante o ano de 2008, cujo título era: "Margens sociais: uma compreensão discursiva sobre a exclusão social em processos criminais na Comarca do Rio das Mortes". A discussão continua sendo a compreensão do espaço urbano a partir de seus elementos simbólicos apreensíveis no discurso. Desta vez, procurando compreender o "discurso do centro", far-se-á uma análise de textos religiosos conforme publicados pela Basilique Notre-Dame de Genève (Paroisse Notre-Dame de Genève). Foram selecionados alguns textos compreendidos entre os chamados "Tempo Comum" e "Tempo do Advento", que interpelam os fiéis à fidelidade à Igreja e à construção de uma sociedade igualitária. Espera-se que, compreendendo o discurso que emana de um centro organizador (a Igreja Católica), será possível uma compreensão também de um discurso que se organiza a partir das margens (dos proscritos).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Helder Rodrigues Pereira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2008 - 2008

    Margens sociais: uma compreensão discursiva sobre a exclusão social em processos criminais na Comarca do Rio das Mortes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Helder Rodrigues Pereira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    São João del Rei: uma cidade construída através do riso, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Helder Rodrigues Pereira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

Prêmios

2002

II CONCURSO LITERÁRIO, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE BARBACENA - MG.

2000

HISTÓRIAS DE TRABALHO - 7 ED, PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE.

1999

HISTÓRIAS DE TRABALHO - 5 ED., PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE - RS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, Faculdade Regional das Ciências Exatas e Sociais de Barbacena. , RODOVIA MG 338, COLÔNIA RODRIGO SILVA, 36201143 - Barbacena, MG - Brasil, Telefone: (32) 36938800, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - 2006

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Professor de Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2008

    Serviços técnicos especializados , Instituto Superior de Educação Dona Itália Franco.Serviço realizado, Parecerista ad hoc de projetos de pesquisa para realização e financiamento.

  • 02/2006 - 01/2007

    Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia, Pesquisa em Educação, Projetos de Pesquisa

2000 - 2002

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2000 - 06/2002

    Ensino, LETRAS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

  • 01/2000 - 06/2002

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 01/2000 - 06/2002

    Ensino, PEDAGOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO, LEGISLAÇÃO

  • 03/2002 - 05/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento das Ciências da Educação, Departamento das Ciências da Educação.Atividade realizada, Coordenação de Atividades de Monitoria.

1999 - Atual

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 18

1999 - Atual

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da disciplina PROCESSO HISTÓRICO DA PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL, para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Mental

2018 - 2018

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor convidado para ministrar a disciplina PROCESSO HISTÓRICO DA PSIQUIATRIA para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Mental.

2017 - 2017

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor convidado para ministrar a disciplina de BIOÉTICA E SAÚDE PÚBLICA para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ANÁLISES CLÍNICAS.

2010 - 2015

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE ACADÊMICO, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2014

    Ensino, DIREITO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia e Ética

  • 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, REVISTA MENTAL.Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA DE SAÚDE MENTAL.

  • 11/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FASAB - FACICS - BARBACENA.Cargo ou função, MEMBRO SUPLENTE DO CONSELHO DE ÉTICA E PESQUISA.

  • 08/2002

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TEORIA PSICANALÍTICA, FILOSOFIA, BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA, ANTROPOLOGIA

  • 03/2002

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE, ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

  • 02/2003 - 12/2008

    Ensino, COMUNICAÇÃO SOCIAL, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FILOSOFIA E COMUNICAÇÃO

  • 08/1999 - 12/2006

    Ensino, FISIOTERAPIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA

  • 08/2000 - 12/2004

    Ensino, FONOAUDIOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ÉTICA

  • 03/2001 - 11/2002

    Ensino, PSICOPEDAGOGIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

1985 - Atual

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO OPERACIONAL DE SAÚDE, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretor Hospitalar desde 24 de fevereiro de 2015.

Atividades

  • 05/2003

    Direção e administração, CHPB.Cargo ou função, CHEFE DE SEÇÃO ADMINISTRATIVA.

  • 02/1998 - 07/2002

    Ensino, PSIQUIATRIA - RESIDÊNCIA MÉDICA, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, FILOSOFIA

2018 - 2018

Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Convidado para ministrar a disciplina de O manejo clínico da neurose e da psicose na atenção em saúde mental, no curso de Atualização em Saúde Mental - diálogos sobre princípios, fazeres e práticas.