Gilson Silva Filho
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002); Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira(2006); Mestrado em Produção Vegetal/Fitossanidade com a linha de pesquisa sobre o Comportamento e Comunicação Química de insetos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais/ Ecologia de Organismo com a linha de pesquisa sobre a Biodiversidade de Crisopídeos na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atua como professor do Colegiado de Ciências Biológicas desde 2009. Atuou como Coordenador Geral de Pós-Graduação no Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo de 2011 a 2013. Desde 2014 atua como coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Coordenador da CEUA, Coordenador de Iniciação Científica e Editor Adjunto da Revista Cadernos Camilliani do Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo. Colaboro, desde 2013, com o programa de Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável - PPGES da UFES com a linha de pesquisa: Impactos Ambientais e Soluções Sustentáveis. Tem experiência na área de Ecologia e Meio Ambiente. Trabalho com Ecologia Geral e Aplicada, Comportamento, Comunicação química e Controle Biológico de insetos. Avaliador de curso pelo INEP..
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais
2005 - 2011
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Propriedades das taxocenoses de Chrysopidae (Insecta, Neuroptera) em remanescentes de Mata Atlântica nas regiões do Parque Estadual do Desengano e da Reserva Biológica União, Estado do Rio de Janeiro, e biologia de Leucochrysa (Nodita) paraquaria (Navás)
Gilberto Soares Albuquerque. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Ecologia de insetos; Chrysopidae; Lacewings.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Organismo / Especialidade: Ecologia de Insetos. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Comportamento de insetos.
Mestrado em Produção Vegetal
2003 - 2005
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE SEMIOQUÍMICOS ATRAENTES NA INTERAÇÃO GORGULHO-DAS-GOIABAS (Conotrachelus psidii MARSHALL, 1922)-GOIABEIRA (Psidium guajava L.)., Ano de Obtenção: 2005
Omar Eduardo Bailez.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Conotrachelus; Gorgulho das goiabas; Comportamento de Insetos; Semioquímicos.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Comunicação Química.
Especialização em andamento em Biologia Forense
2012 - Atual
Universidade Castelo Branco
Título: Fauna Cadavérica de Ratos no Sul do Espírito Santo: biodiversidade e biologia
Orientador: Janyra Oliveira da Costa
Especialização em Engenharia e Segurança do trabalho
2019 - 2022
Centro Universitário São Camilo-ES
Título: IMPORTÂNCA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS BRASILEIRAS E AS NORMAS TÉCNICAS DO CORPO DE BOMBEIROS NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INCÊNDIOS EM EDIFICAÇÕES
Orientador: Elaine Figueiredo de Almeida Gonçalves
Especialização em DOCÊNCIA E PERFORMANCE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
2020 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA PARA A ENSINAGEM EM TEMPOS DE COVID-19.
Orientador: ANA PAULA RODRIGUES
Especialização em DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
2020 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: AFETIVIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO TELEPRESENCIAL
Orientador: ANA PAULA RODRIGUES
Especialização em Docência em Biologia e Práticas Pedagógicas
2017 - 2017
Faculdade de Tecnologia São Francisco
Título: Papercraft: proposta metodológica para o ensino de Biologia e ciências
Orientador: Rozimar Gomes da Silva Ferreira
Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade
2016 - 2016
Faculdade de Tecnologia São Francisco
Título: Ferramentas Didático Pedagógicas de Inserção do Discente no Contexto Socioambiental
Orientador: Rozimar Gomes da Silva Ferreira
Graduação em Pedagogia
2011 - 2012
Universidade de Uberaba
Título: PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA INCLUSÃO
Orientador: Gilselda dos Santos Alvaro
Formação complementar
2013 - 2013
Auditoria Ambiental. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, PED, Brasil.
2013 - 2013
Biologia Molecular. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, PED, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação de Impactos Ambientais. (Carga horária: 80h). , Portal da Educação, PED, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Professor Tutor em EAD. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário São Camilo-Es, SÃO CAMILO, Brasil.
2002 - 2002
Entomologia e Perícia Criminal. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2002 - 2002
Agroecologia para Resiliência em engenharia Agronô. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2001 - 2001
Autocad 2000. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2001 - 2001
SISTEMATIZAÇÃO DE TERRENOS/GPS APLICADO ÀS CIÊNCIA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2000 - 2000
Sistemática Filogenética. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2000 - 2000
Bioindicadores da Qualidade do Solo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
1999 - 1999
Manejo Integrado de Pragas, Doenças e ervas invaso. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
1998 - 1998
Introdução à Agroecologia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
1997 - 1997
Trabalhador na Apicultura Básica. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Entomologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Manejo integrado de Pragas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Conservação.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Comportamento de Insetos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.
Organização de eventos
SILVA FILHO, G. . Corredor Pedagógico: V Mostra de Materiais didáticos do Pibid. 2017. .
SILVA FILHO, G. . Curso Básico de preparo de cafés. 2017. (Outro).
SILVA FILHO, G. . IX Expociência Universitária Sul Capixaba. 2017. (Congresso).
SILVA FILHO, G. . VII Expociência Universitária Sul Capixaba. 2016. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. . PROJETO "COTIDIANO ESCOLAR". 2015. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . III SIMPÓSIO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS. 2015. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. . XII SEMINÁRIO DE BIOLOGIA. 2015. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. . III CORREDOR PEDAGÓGICO - MOSTRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DO PIBID /SÃO CAMILO-ES. 2015. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . IV CIRCÚITO DE PALESTRAS: ÁGUA FONTE DA VIDA. 2015. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . IV SIMPÓSIO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS. 2015. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. ; SANTOS, H. G. . II ENCONTRO DE MONITORES. 2015. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . VII EXPOCIÊNCIA UNIVERSITÁRIA SUL CAPIXABA. 2015. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. . PRÁTICAS NA ÁREA DA BIOLOGIA: ANIMAIS TAXIDERMIZADOS, EXPOSIÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEGADAS DE MAMÍFEROS EM ESCOLAS PARCEIRAS. 2015. (Exposição).
SILVA-FILHO, G. . DEMONSTRAÇÕES DE ANIMAIS /EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2015. (Exposição).
SILVA-FILHO, G. . III Circuito de Palestras Mata Atlântica: Biodiversidade. 2014. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . III Símpósio de Interações Ecológicas. 2014. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . IV Seminário do PIBID. 2014. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . XI Seminário de Biologia. 2014. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . 7º São Camilo Volta à Comunidade. 2014. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . 8ºSão Camilo Volta à Comunidade. 2014. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . II CORREDOR EDAGÓGICO - MOSTRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS PIBID/SÃO CAMILO - ES. 2014. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . XI SEMINÁRIO DE BIOLOGIA - O BIÓLOGO E A TRANSVERSALIDADE. 2014. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. . II SEMINÁRIO DOS TCC'S DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2014. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . VI EXPOCIÊNCIA UNIVERSITÁRIA SUL CAPIXABA. 2014. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. ; SANTOS, H. G. . I ENCONTRO DE MONITORES. 2014. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . II Circuito de Palestras Mata Atlântica: Biodiversidade. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . 1º Congresso Estadual de Pós-Graduação. 2013. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. ; SALES JUNIOR, F. C. . 2º Símpósio de Interações Ecológicas. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . Workshop Ambiental. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . X Seminário de Biologia - O profissional Biólogo. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . V Expociência Universitárioa Sul Capixaba. 2013. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. . O PIBID no SAM - Semana de Ação Mundial: Valorização dos Profissionais da educação. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . III Seminário do PIBID:. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . PALESTRA EDUCATIVA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS MECANISMO DE DISSEMINAÇÃO E CONTROLE PARASITÁRIO, BEM COMO AS PRINCIPAIS PARASITOSES DE HUMANOS. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . 5º São Camilo Volta à Comunidade. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . 6º São Camilo Volta à Comunidade. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . II Seminário do PIBID:. 2013. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . IV Expociência Universitárioa Sul Capixaba. 2012. (Congresso).
SILVA-FILHO, G. . Comissão de Iniciação Científica da IV Expociência Universitária Sul Capixaba. 2012. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . IX Seminário de Biologia - A Biologia Atual e o Mercado da Biotecnologia. 2012. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . Fórum de Lançamento do Projeto PIBID junto às Escolas da rede Pública de Ensino. 2012. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . 3º São Camilo Volta à Comunidade. 2012. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . 4º São Camilo Volta à Comunidade. 2012. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . 1º São Camilo Volta à Comunidade. 2011. (Outro).
SILVA-FILHO, G. . 2º São Camilo Volta à Comunidade. 2011. (Outro).
Participação em eventos
VI MOSTRA TÉCNICO - CIENTÍFICA DURANTE A VII EXPOCIÊNCIA UNIVERSITÁRIA SUL CAPIXABA E O I SIMPÓSIO SUL CAPIXABA DE ENGENHARIA DE. Avaliador de trabalhos apresentados em pôster na IV Mostra Técnico - Científica e VII Expociência Universitária Sul Capixaba E 1º Simpósio Sul Capixaba de Engenharia. 2015. (Congresso).
4º Congresso das Escolas Particulares do Estado do Espírito Santo. 4º Congresso das Escolas Particulares do Estado do Espírito Santo. 2014. (Congresso).
7º Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Riqueza de Mamíferos não Voadores em área de recuperação ambiental da Companhia de alimentos Uniaves. 2014. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Biologia de Leucochrysa (Nodita) paraquaria em condições de laboratório. 2014. (Congresso).
XXX Congresso Brasileiro de Zoologia. Efeito das Fases Lunar na captura de Gymnestis chalcipes(Coleopteras, Scarabaeoidae, Cotomiidae) da Floresta Nacional de Pactuba, com Armadilha atrativa Iscada com Solução de Melado de Cana-de-Açúcar. 2014. (Congresso).
1º Congresso Estadual de Pós-Graduação: Desafios e Perspectivas. 2013. (Congresso).
1º Congresso Estadual de Pós-Graduação: Desafios e Perspectivas. ECO - GUARDAS CURUMIM: FORMAÇÃO DE GUIAS AMBIENTAIS MIRINS. 2013. (Congresso).
1º Congresso Estadual de Pós-Graduação: Desafios e Perspectivas. Biodiversidade de Crisopídeos (Neuroptera: Chrysopidae) na Ilha dos Meirelles no município de Cachoeiro de Itapemirim - ES (Brasil). 2013. (Congresso).
1º Congresso Estadual de Pós-Graduação: Desafios e Perspectivas. 1º Congresso Estadual de Pós-Graduação: Saúde, Educação, Gestão, Desafios e Perspectivas. 2013. (Congresso).
3º Congresso das Escolas Particulares do Estado do Espírito Santo. 3º Congresso das Escolas Particulares do Estado do Espírito Santo. 2013. (Congresso).
aXI Congresso de Ecologia I Congresso Internacional de Ecologia. XI Congresso de Ecologia I Congresso Internacional de Ecologia. 2013. (Congresso).
Fórum Estadual de Gestão e Proteção do Conhecimento para o Setor Público.Fórum Estadual de Gestão e Proteção do Conhecimento para o Setor Público. 2013. (Outra).
III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica.O PIBID E OS FAZERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. (Seminário).
III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica.A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. (Seminário).
III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica.O PIBID NA RESIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. (Seminário).
IV Congresso Brasileiro de Educação "Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafio curriculares". JOGOS EDUCATIVOS - PRÁTICAS DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA. 2013. (Congresso).
IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID.IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID. 2013. (Seminário).
XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia. XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia. 2013. (Congresso).
XI Congresso de Ecologia I Congresso Internacional de Ecologia. Estudos Comparativos da Abundância de Chrysopidae nas Fases Lunar. 2013. (Congresso).
XI Congresso de Ecologia I Congresso Internacional de Ecologia. Scarabaeinae (Coleopteras:scarabaeinae) Capturados em armadilhas de interceptação de vôo na reserva vale, linhares - ES. 2013. (Congresso).
XI Congresso de Ecologia I Congresso Internacional de Ecologia. Scarabaeinae (Coleopteras:scarabaeinae) Capturados em pitfall iscadas com dois atrativos na reserva Natural Vale. 2013. (Congresso).
XI Congresso de Ecologia I Congresso Internacional de Ecologia. Chrysopidae (insecta, neuroptera) da Floresta Nacional de Pacotuba, ES. 2013. (Congresso).
XVII Encontro Camiliano de Educação.Mudança de Paradigma. 2013. (Encontro).
1ª Semana Acadêmica de Farmácia - SECFAR. 2012. (Outra).
III Mostra Técnico - Científica e IV Expociência Universitária Sul Capixaba.Avaliador de trabalhos apresentados em pôster na III Mostra Técnico - Científica e IV Expociência Universitária Sul Capixaba. 2012. (Simpósio).
III Mostra Técnico - Científica e IV Expociência Universitária Sul Capixaba.Avaliador da Apresentação Oral de Trabalhos na III Mostra Técnico - Científica e IV Expociência Universitária Sul Capixaba. 2012. (Simpósio).
II LCBio - Semana de Ciências Biológicas.A INFLUÊNCIA DAS FASES LUNAR NA COLETA DA FAMILIA CHRYSOPIDAE. 2012. (Outra).
IV Expociência Universitária Sul Capixaba. AVALIAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MÁRMORE E GRANITO UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO total de 04 horas. 2012. (Exposição).
IV Expociência Universitária Sul Capixaba. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS total de 04 horas. 2012. (Exposição).
IV Expociência Universitária Sul Capixaba. LEVANTAMENTO DE VERTEBRADOS SILVESTRES ATROPELADOS NA RODOVIA DO SOL total de 04 hpras. 2012. (Exposição).
IV Expociência Universitária Sul Capixaba. EFICIÊNCIA DE DOIS TIPOS DE ATRATIVOS USADOS NA CAPTURAS DE SCARABAEINAE ( COLEOPTERA: SCARABAEIDAE ) NA RESERVA NATURAL - E.S. total de 04 horas. 2012. (Exposição).
IV Expociência Universitária Sul Capixaba. BIOLOGIA DOS FELINOS SILVESTRES PRESENTES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO total de 04 horas. 2012. (Exposição).
IV Expociência Universitária Sul Capixaba. A INFLUÊNCIA DAS FASES LUNARES NA COLETA DA FAMÍLIA CHRYSOPIDAE total de 04 horas. 2012. (Exposição).
IV Expociência Universitária Sul Capixaba. DIVERSIDADE, ABUNDÂNCIA E SAZONALIDADE DE CHRYSOPIDAE NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA. 2012. (Exposição).
São Camilo Volta à Comunidade.Workshop de Saúde Ambiental. 2012. (Outra).
XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares e VII Encotro Nacional do FORERxp. 2012. (Encontro).
1º Congresso Educacional das Escolas Particulares do ES, Educação Contemporânea: desafios e tendências.. 1º Congresso Educacional das Escolas Particulares do ES, Educação Contemporânea: desafios e tendências.. 2011. (Congresso).
X Congresso de Ecologia do Brasil. INFLUÊNCIA DA ACÃO ANTRÓPICA NA QUALIDADE DA ÁGUA DOS AFLUENTES DO RIO ITAPEMIRIM: AMARELO, AEROPORTO E MONTE CRISTO, SITUADOS NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES. 2011. (Congresso).
X Congresso de Ecologia do Brasil. LEVANTAMENTO DE HEXAPODA NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA, ES, BRASIL. 2011. (Congresso).
III Semana Acadêmica de Biologia.Aspéctos da Comunicação Química em Insetos. 2008. (Outra).
I Forum FENORTE TECNORTE de Desenvolvimento Científico.. 2007. (Outra).
II Semana Acadêmica de Biologia - UNIVERSO.Semioquímicos envolvidos na interação do gorgulho-da-goiaba (Conotrachelus psidii Marshall) - goiabeira (Psidium guajava L.). 2007. (Encontro).
XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura. EFEITO DA APLICAÇÃO DE NIM NA FECUNDIDADE E VIABILIDADE DE OVOS DO GORGULHO-DA-GOIABA (CURCULIONIDAE: COLEOPTERA). 2006. (Congresso).
Encontro de iniciação científica, 5ª mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão 2005,.SEMIOQUÍMICOS ATRAENTES ENVOLVIDOS NA INTERAÇÃO GORGULHOS-DAS-GOIABAS ( CONOTRACHELUS PSIDII, MARSHALL) - GOIABEIRA (PSIDIUM GUAJAVA,L.).. 2005. (Encontro).
Encontro de iniciação científica, 5ª mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão 2005,.RITMO DE ATIVIDADE E COMPORTAMENTO DE ACASALAMENTO DO GORGULHO DAS-GOIABAS, CONOTRACHELUS PISIDII, ( COLEOPTERA: CURCULIONIDAE). 2005. (Encontro).
I Congresso Internacional do Conhecimento Científico. I Congresso Internacional do Conhecimento Científico. 2004. (Congresso).
XX CONGRESO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. XX Brasileiro de Entomologia. 2004. (Congresso).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. DIVERSIDADE DE COLEOPTERA NA MATA DO MERGULHÃO, CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2004. (Congresso).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. OCORRÊNCIA DO GÊNERO ZAPRIONUS COQUILLETT, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ( DIPTERA: DROSOPHILIDAE). 2004. (Congresso).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. SEXAGEM DE ADULTOS DE CONOTRACHELUS PSIDII MARSHALL, (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE. 2004. (Congresso).
8º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3º MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E 1º MOSTRA DE EXTENSÃO.8º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3º MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E 1º MOSTRA DE EXTENSÃO. 2003. (Encontro).
54ª Reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da ciencia. 54ª Reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da ciencia. 2002. (Congresso).
I CICLO DE PALESTRAS INSETOS ASSOCIADOS ÀS ESSÊNCIAS FLORESTAIS E BIODIVERSIDADE. 2002. (Seminário).
XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. 2002. (Congresso).
44º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia. 2001. (Congresso).
53ª Reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da ciencia. 53ª Reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da ciencia. 2001. (Congresso).
I SEMANA DE TECNOLOGIA AGRÌCULA.I SEMANA DE TECNOLOGIA AGRÌCULA. 2001. (Outra).
CURSO: SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA. 2000. (Congresso).
CURSO (BIOINDICADORES DA QUALIDADE DO SOLO. 2000. (Outra).
II Seminário do Agronegócio do Café. 2000. (Seminário).
PARTICIPAÇÃO DO (DIA DA QUALIDADE NA RURAL - TEMA: GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL.. 2000. (Outra).
XXI SEMANA DE BIOLOGIA. 2000. (Outra).
CURSO: MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DOENÇAS E ERVAS INVASORAS. 1999. (Congresso).
XVII SEMANADE AGRONOMIA (AGRICULTURA NOS TRÓPICOS: AVALIAÇÃO E RUMOS PARA O NOVO MILÊNIO). 1999. (Outra).
XVI SEMANA DE AGRONOMIA (AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE NO SÉCULO XX). 1998. (Outra).
Participação em bancas
SIMAN, R. R.;SILVA-FILHO, G.; VERONEZ, F. A.. Avaliação de Impacto e Análise de Vulnerabilidade Ambiental para Extração de Rochas Ornamentais do Espírito Santo. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
YAMANE, L. H.; SIMAN, R. R.; ESPINOSA, D. C. R.;SILVA-FILHO, G.; KELLER, R. P.. Determinação da Influência de Componentes de Placas de Circuito Impresso de Tablets no Crescimento de Acidithiobacillus Ferrooxidans-LR. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
YAMANE, L. H.; SIMAN, R. R.;SILVA-FILHO, G.; VEIT, H. M.; LIMA, M. T. W. D. C.. Recuperação de Prata de Células Fotovoltaicas Por Meio de Lixiviação Ácida, Precipitação Química e Precipitação Eletroquímica. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GONCALVES, R. F.; SILVA, F. M.;SILVA-FILHO, G.; SALAROLI, L. B.. ESTRUVITA: IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS PERIGOS E EVENTOS PERIGOSOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO, PERCEPÇÃO E ACEITABILIDADE DE AGRICULTORES QUANTO AO SEU USO AGRÍCOLA. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.; SIMAN, R. R.; CAMPOS, R. H.; VIDAL, F. W. H.; BABISK, M. P.. Utilização de Resíduos de Rochas Ornamentais na Fabricação De vidros Sodo-cálcicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima; SILVA, F. M.. Diagnóstico Situacional da Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental de Cachoeiro de Itapemirim-es. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, F. M.;SILVA-FILHO, G.; SALAROLI, L. B.. Interfaces entre o Trabalho, Carga Mental e Qualidade de Vida, em um Empresa de Saneamento do Estado do Espírito Santo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, F. M.;SILVA-FILHO, G.; SALAROLI, L. B.. Percepção dos Riscos Atribuídos à Proximidade de Empreendimentos Industriais Urbanos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SIMAN, R. R.;SILVA-FILHO, G.; BESEN, G. R.; GUNTHER, W. M. R.; COUTO, M. C. L.. Avaliação da Sustentabilidade de Programas Municipais de Coleta Seletiva e Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
YAMANE, L. H.;SILVA-FILHO, G.; SIMAN, R. R.; BUZZI, D. C.. Extração de Cobre de Placas de Circuito Impresso de Tablets por Lixiviação Ácida e Precipitação Seletiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
AGUIAR, A. P.;SILVA-FILHO, G.; MONTEIRO, C. W.. Estrutura da Diversidade de Ichneumonidae em Duas Reservas de Mata Atlântica. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA FILHO, G.; CAMPOS, R. H.; PACHECO, E. T.. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE UMA INDÚSTRIA GRÁFICA COM ENFOQUE EM PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): ESTUDO DE CASO NO ESPÍRITO SANTO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA FILHO, G.; CAMPOS, R. H.; PACHECO, E. T.. ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE MÓVEIS DE MADEIRA DA GRANDE VITÓRIA - ES. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA FILHO, G.; SILVA, F. M.; FIGUEIREDO, T. A. M.; FONSECA, A. F. C.. Participação Pública no processo de avaliação de impactos ambiental no Estado do Espírito Santo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SIMAN, R. R.; BRINGHENTI, J. R.;SILVA-FILHO, G.. PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS ORGANIZADOS EM COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.TEIXEIRA, C. C. L.; SILVA, F. M.. Bioética Ambiental: Ferramenta para uma Gestão Sustentável na (Re)Utilização de Resíduos Sólidos de Rochas Ornamentais. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SIMAN, R. R.; ROSA, R. A.; SILVA FILHO, G.; CHAVES, G. L.. Rede de Organizações de Catadores no Estado do Espírito Santo: Modelagem Matemática para Avaliação de Cenários do Problema de Localização. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, F. M.; MIOTTO, M. H. M. B.; SILVA FILHO, G.. Gerenciamento dos Resíduos de Amálgama Odontológico na Atenção Primária à Saúde nos Municípios do Estado do Espírito Santo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CAMPOS, R. H.; GONCALVES, R. F.; SILVA FILHO, G.; KATO, M. T.. Avaliação da Transferência de Metano no Sentido Gás-Líquido e da Capacidade de Suprimento da Desnitrificação Biológica de Esgoto Sanitário com Doadores de Eletrons (Metano e Sulfeto de Hidrogênio). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GONCALVES, R. F.; SILVA FILHO, G.; OLIVEIRA, L. O. V.. Higienização Solar de Lodo de Estação de Tratamento de Esgoto em Acrílico para produção de Biossólidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
ALBUQUERQUE, G. S.;SILVA-FILHO, G.; ERTHAL, M.. CONSTITUIÇÃO DO PACOTE DE LIXO E DO CASULO DAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
HOFFMANN, M.SILVA-FILHO, G.; ALBUQUERQUE, G. S.; VIANA-BAILEZ, A M M. Taxocenose de Scarabaeinae (Coleoptera, Scarabaeidae) na Reserva Natural Vale em Linhares, Espírito Santo. 2013. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA-FILHO, G.; ALBUQUERQUE, G. S.; VIANA-BAILEZ, A M M;HOFFMANN, M.. Descrição e análise da variabilidade de um complexo de espécies de Leucochrysa (Insecta, Neuroptera) da Mata Atlântica com base em caracteres de adultos. 2015. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA-FILHO, G.TEIXEIRA, C. C. L.; CAMPOS, A. F.. Uso de Lodo, Cinzas de Caldeira e Composto Orgânico de um Frigorifico de Aves Como Material Para Melhoria da Qualidade nutricional do Solo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.; RODRIGUES, J. C.; SILVA, F. M.. Diagnóstico situacional de saúde ambiental em relação ao uso de agrotóxicos no município de Santa Maria de Jetibá, ES. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA FILHO, A. B.;SILVA-FILHO, G.; FERREIRA, G. L.. Gestão dos Fatores Críticos de Sucesso de Processos de Concessão e Parceria Público-Privado do Setor de Água e Esgoto. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.; SILVA, F. M.;TEIXEIRA, C. C. L.. Diagnóstico Situacional da Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental de Cachoeiro de Itapemirim-es. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.; SIMAN, R. R.; CAMPOS, R. H.. Utilização de Resíduos de Rochas Ornamentais na Fabricação De vidros Sodo-cálcicos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, F. M.;SILVA-FILHO, G.; SALAROLI, L. B.. Percepção dos Riscos Atribuídos à Proximidade de Empreendimentos Industriais Urbanos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, F. M.;SILVA-FILHO, G.; SALAROLI, L. B.. Interfaces entre o Trabalho, Carga Mental e Qualidade de Vida, em um Empresa de Saneamento do Estado do Espírito Santo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SIMAN, R. R.; COUTO, M. C. L.;SILVA-FILHO, G.. Avaliação da Sustentabilidade de Programas Municipais de Coleta Seletiva e Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SIMAN, R. R.;SILVA-FILHO, G.; VERONEZ, F. A.. Avaliação de Impacto e Análise de Vulnerabilidade Ambiental para Extração de Rochas Ornamentais do Espírito Santo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
YAMANE, L. H.; SIMAN, R. R.; SILVA FILHO, G.. Reciclagem de Tablets obsoletos através de lixiviação ácida. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.TEIXEIRA, C. C. L.; YAMANE, L. H.; SILVA, F. M.. Bioética Ambiental: Ferramenta para uma Gestão Sustentável na (Re)Utilização de Resíduos Sólidos de Rochas Ornamentais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.; SILVA, F. M.; FIGUEIREDO, T. A. M.. Participação Pública no processo de avaliação de impactos ambiental no Estado do Espírito Santo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.; CAMPOS, R. H.; SIMAN, R. R.. Gerenciamento de resíduos sólidos em indústrias do setor moveleiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA-FILHO, G.; CAMPOS, A. F.; CAMPOS, R. H.. Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados por uma industria gráfica como suporte para adoção de um programa de produção mais limpa (P+L). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, F. M.;SILVA-FILHO, G.. GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE AMÁLGAMA ODONTOLÓGICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SIMAN, R. R.;SILVA-FILHO, G.; CHAVES, G. L. D.. REDE DE ORGANIZAÇÕES DE CATADORES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: MODELAGEM MATEMÁTICA PARA AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DO PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, F. M.;SILVA-FILHO, G.; RODRIGUES, J. C.. Perfil Epidemiológico das doenças relacionadas ao saneamento basico no município de Colatina, ES. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, F. M.;SILVA-FILHO, G.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS DOENÇAS RELACIONADAS AO SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE COLATINA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SIMAN, R. R.;SILVA-FILHO, G.. ORGANIZAÇÕES LEGAIS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: GOVERNANÇA CORPORATIVA E DISFUNÇÕES DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CAMPOS, R. H.; GONCALVES, R. F.;SILVA-FILHO, G.. Desempenho de um Reator com Leito Móvel de Biofilme e Membrana de Microfiltração no Tratamento de Água Cinza Clara. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo.
HOFFMANN, M.; ALBUQUERQUE, G. S.;SILVA-FILHO, G.. Taxocenose de Scarabaeinae (Coleoptera, Scarabaeidae) na Reserva Natural Vale. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
ALBUQUERQUE, G. S.;SILVA-FILHO, G.; MANTOANELLI, E.. Composição do pacote de lixo de larvas de Chrysopidae (Insecta: Neuroptera) em pomares de citros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
ALBUQUERQUE, G. S.;SILVA-FILHO, G.; Novelli, R. Comportamento de carregamento de lixo em larvas de Ceraeochrysa spp. (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) em pomar de goiaba.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA-FILHO, G.. Seleção de Professores para o Pré-Vest Teorema. 2011. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA-FILHO, G.. Seleção de Professores para o Pré-Vest Teorema. 2010. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA-FILHO, G.. Seleção de Professores para o Pré-Vest Teorema. 2009. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA-FILHO, G.. Seleção de Professores para o Pré-Vest Teorema. 2008. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA-FILHO, G.. Seleção de Professores para o Pré-Vest Teorema. 2007. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA-FILHO, G.. Seleção de Professores para o Pré-Vest Teorema. 2006. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA-FILHO, G.. Seleção de Professores para o Pré-Vest Teorema. 2005. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Orientou
IDENTIFICAÇÃO DOS ELOS NECESSÁRIOS E AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE MERCADO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS NO ESPÍRITO SANTO; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Coorientador: Gilson Silva Filho;
DIAGNOSTICO SITUACIONAL A UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ - ES; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Gilson Silva Filho;
Uso de Lodo, Cinzas de Caldeira e Composto Orgânico de um Frigorifico de Aves Como Material Para Melhoria da Qualidade nutricional do Solo; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Gilson Silva Filho;
DIAGNÓSTICO DA EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES: ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Gilson Silva Filho;
EXTRAÇÃO DE BIOPOLIMEROS COMO MEIO ALTERNATIVO PARA REDUÇÃO DE IMPACTOS GERADOS PELO PROCESSAMENTO DE CRUSTÁCEOS NO LITORAL SUL DO ESPÍRITO SANTO; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
GESTÃO EFICIENTE DO USO DA ÁGUA NA IRRIGAÇÃO: SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E INDIVIDUALIZADAS COMO UMA PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Gilson Silva Filho;
Subprodutos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais como Matéria prima para a produção de vidros; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Gilson Silva Filho;
AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CIDADE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ? ES, CONFORME RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 15/06/2012; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Gilson Silva Filho;
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM INDÚSTRIAS DO SETOR MOVELEIRO: ANÁLISE DO PROCESSO E PROPOSIÇÃO DE ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Gilson Silva Filho;
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE UMA INDÚSTRIA GRÁFICA COM ENFOQUE EM PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): ESTUDO DE CASO NO ESPÍRITO SANTO; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Gilson Silva Filho;
BIOÉTICA AMBIENTAL: FERRAMENTA PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL NA (RE)UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Gilson Silva Filho;
Taxocenose de Scarabaeinae (Coleoptera, Scarabaeidae) na Reserva Natural Vale em Linhares, Espírito Santo; 2013; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, ; Coorientador: Gilson Silva Filho;
Biodiverdade de Coleoptera (Insecta) na Reserva Natural Vale em Linhares, Espírito Santo; 2012; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Gilson Silva Filho;
A residência médica em hospitais e unidades de assistência básica à saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Atuação e Orientação do profissional de psicologia com as famílias de bebês internados na unidade intensiva; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Educação Ambiental nas instituições de ensino: desafios e práticas de cidadania ambiental; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Diagnóstico ambiental dos afluentes do Rio Itapemiri: Amarelo, Aeroporto e Monte Cristo, no município de Cachoeiro de Itapemirim, ES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PARA O DESCARTE ADEQUADO DE PILHAS E BATERIAS DO MUNICÍPIO DE MUNIZ FREIRE - ES; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: DESAFIOS E PRÁTICAS DE CIDADANIA AMBIENTAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Cresp; Coleta e Armazenamento de Resíduos Hospitalares dos Serviços de SAúde no Brasil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
GESTÃO AMBIENTAL E SUA APLICABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES COMO FERRAMENTA NECESSÁRIA PARA A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CIRCUITO TURÍSTICO CARAVAGGIO ? SANTA TERESA ? ES; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Estresse no Ambiente de Trabalho: Abordagem teórica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Recursos Humanos) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
UMA ANÁLISE DO USO DE PERFIS PSICOLÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA DIRECIONAMENTO NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE TI; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios Internacionais) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
De Cerqueira e Douglas Paganini De Oliveira; CULTIVO MECANIZADO DE ESPÉCIES DO GÊNERO EUCALYPTUS E O MANEJO SUSTENTÁVEL DO SOLO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
LOGÍSTICA REVERSA COM ÊNFASE EM RECICLAGEM DE EMBALAGENS DE ÓLEO LUBRIFICANTE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
DESAFIOS E AVANÇOS DA TECNOLOGIA DA GESTÃO ENERGÉTICA NO SÉCULO XXI E O IMPACTO NA TECNOLOGIA DA GESTÃO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Terceiização: Vantagens e Desvantagens; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios Internacionais) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA(EaD): PAPEL DO PROFESSOR ENQUANTO TUTOR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRAIAS DO FAROL DE SÃO TOMÉ EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, ATAFONA E GRUSSAÍ EM SÃO JOÃO DA BARRA, RJ: TEORIA E PRÁTICA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Gilson Silva Filho;
DISTINTOS MANEJOS DE FAUNA E FLORA PARA A CONSERVAÇÃO DO MICO-LEÃO-DOURADO (Leontopithecus rosalia); ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Gilson Silva Filho;
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR COMO UM DIREITO DE TODOS; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Gilson Silva Filho;
ECOSSISTEMA MANGUEZAL: VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE PIÚMA, ESPÍRITO SANTO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
AULAS PRÁTICAS: RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
A PROSTITUIÇÃO DA GOURMETIZAÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
F; Venturim; CAFÉ GOURMET DO VALE DO CAXIXI: Caracterização, produção e comercialização; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Gestão Ambiental: estudo ambiental da gestão de água nas indústrias de beneficiamento de rochas ornamentais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
A técnica papercraft: proposta metodológica para o ensino de ciências; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Casimiro, Myllena de S; Cândido; Coleoptera capturados em armadilha de interceptação de vôo na floresta Nacional de Pacotuba Espírito Santo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Silva, Lorena O; Ribeiro, Michelle da Silva; O protagosnismo discente como ferramenta de aprendizado em Química; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Comunidade de Formicidae do Sítio Morro Branco em Vargem Alta-ES, como ferramenta de Educação Ambiental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
F; Domingos, Thais P; Almeida, Eliete B; de Paula; Neuroptera (insecta, Hexapoda) do Sítio Morro Branco, Vargem Alta, Espírito Santo, Capturados com armadilha atrativa iscada com melado de cana de açúcar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Entomofauna Cadavérica de Importância Forense Associada à Carcaça de Rattus novergicus (Berkenhout) em área litorânea do Espírito Santo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Comunidade de Coleoptera de Solo em Floresta de Restinga da Área de Proteção Ambiental Guanandy; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Fim, Kamila C; Gome; Ferramentas Didático-Pedagógicas de Inserção do discente no contexto sociambiental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Educação ambiental como ferramenta de sensibilização em ambiente formal de ensino; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Comunidade de aracnídeos de solo da restinga APA Lagoa Guanandy em Itapemirim, Espírito Santo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Siqueira Souza, Veluma de Andrade Guimarães; Crisopídeos (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) da Área de Proteção Ambiental - APA Municipal Tartarugas, Anchieta, Espírito Santo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Crisopídeos (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) da Área de Proteção Ambiental (APA) da lagoa Guanandy, Itapemirim, Espírito Santo, Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Xavier, Junior J; Z; Mariano, Malena B; Vidal; Aprimoramento no ensino de Química; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
A influência da Aula Prática no Aprendizado discente na rede pública de ensino básico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Ocorrência de Crisopídeos (Neuroptera: Chrysopidae) em Ecossistema de Manguezal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Estudo Comparativo da abundância e riqueza de Chrysopidae nas fases lunares; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
COLEÓPTEROS (INSECTA, COLEOPTERA) CAPTURADOS POR ARMADILHAS ISCADAS COM SOLUÇÃO DE MELADO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ? ES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Marques; Gisele R; da Silva; Karina Marques Soares; MINUTA DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA MARATÁIZES ES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Mendes; Elaine L; Delesposte; Renan Teixeira Mofati; COLÊMBOLAS (HEXAPODA: COLLEMBOLA) DA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ? ES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
FAMÍLIAS DE COLEOPTERA DA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÕNIO NATURAL MATA DA SERRA, VARGEM ALTA, ES, BRASIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
COMUNIDADE DE SCARABAEINAE (COLEOPTERA, SCARABAEIDAE) DA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA, ESPÍRITO SANTO, BRASIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
BIODIVERSIDADE DE CRISOPÍDEOS (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE) NA ILHA DOS MEIRELLES NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
da Silva e José Alexandre Fargi Faria; Bactérias Multirresistentes a Antimicrobianos: diagnóstico de uma Unidade de Tratamento Intensivo no município de Cachoeiro de Itapemirim - ES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
COLETA SELETIVA COMO UNIDADE DE NEGÓCIO NO AMBITO HOSPITALAR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ECO-GUARDAS CURUMIM; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Scherrer, Larissa M; Rainha e Monique Lourenço; QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE PASTEURIZADO E UHT EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NOS ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Calheiros; Técnicas de Diagnóstico das anormalidades genéticas em reprodução Humana Assistida; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Utilização de Resíduos Sólidos de mármore e Granito na Fabricação de Tijolo Ecológico como Desenvolvimento Sustentável; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Conscientização de Crianças de 7 a 10 anos sobre o lixo com a utilização de uma cartilha de educação ambiental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Avaliação Microbiológica dos Bebedouros do Centro Universitário São Camilo em Cachoeiro de Itapemirim-ES; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Perfil etário de mulheres do município de Cachoeiro de Itapemirim ? Espírito Santo acometidas pelo HPV e a incidência de infecções cervicovaginais ocasionadas pelo vírus HPV; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA DE Pediculus humanus capitis De Geer, 1967 (PHTHIRAPTERA: PEDICULIDAE) EM CRECHES NO MUNICIPIO DE ITAPEMIRIM-ES; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Cartilha de Educação Ambiental para a Conservação de Tartarugas Marinhas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
A RELAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO: a concepção de professores antes e durante a pandemia de Covid 19; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Subprodutos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais como Matéria prima para a produção; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Extração de Biopolímeros do Exoesqueleto de Camarões Oriundos da Pesca e Carcinocultura no Litoral Sul Do Espírito Santo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Produção Sustentável de peças de vidro a partir de Resíduos de Rochas Ornamentais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Aplicabilidade do vidro produzido com resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais quanto às recomendações das NBRs para construção civil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Estudo comparativo dos vidros produzidos com a utilização de resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais em tear convencional e com fio diamantado; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Subprodutos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais como Matéria prima para a produção de vidros; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Comparação da Abundância e Riqueza de Chrysopidae na Flona de Pacotuba capturados em armadilha atrativa em duas áreas com diferentes densidades de dossel; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Coleópteros (Insecta, Coleoptera) da restinga APA Guanandy em Itapemirm, ES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Comunidade de Coleoptera da Floresta Nacional de Pacotuba Capturados em amradilhas de interceptação de vôo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Chrysopidae (Insecta, Neuroptera) da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro Branco em Vargem Alta Espírito Santo: Biodiversidade e importância ambiental; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Utilização de Metabólitos secundários no controle da broca da ráquis foliar do coqueiro, Amerrhinus ynca; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Utilização de óleo de Aloysia gratissima no controle de Fusarium sp; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Biodiversidade de Crisopídeos (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) na Área de Proteção Ambiental (APA) municipal Tartarugas, Anchieta, Espírito Santo; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Coleópteros (Insecta, Coleoptera) da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro Branco em Vargem Alta Espírito Santo: biodiversidade e importância ecológica; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Biodiversidade de Crisopídeos (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) na área de Proteção Ambiental (APA) municipal Tartarugas, Anchieta, Espírito Santo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Crisopídeos (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) da Área de Proteção Ambiental (APA) da lagoa Guanandy, Itapemirim, Espírito Santo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Inventário de mamíferos não voadores e investigação de seu papel como dispersores na área de floresta ombrófila montana onde será criada a APA Morro Branco no município de Vargem Alta, ES; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Coleópteros (Insecta, Coleoptera) da Floresta Nacional de Pacotuba, Espírito Santo: Diversidade, Riqueza, e Importância Ecológica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Influência da fase lunar na biodiversidade de Chrysopidae capturados com armadilhas na FLONA de Pacotuba, ES; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Taxocenose de Chrysopidae (Insecta, Neuroptera) na Floresta Nacional de Pacotuba; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Diversidade, abundância e sazonalidade de Chrysopidae (Insecta, Neuroptera) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) municipal Papagaio, Anchieta ? ES; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Incidência e Prevalência de Infecções Hospitalares Ocasionadas por Bactérias Multiresistentes a Antibióticos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim - ES; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Otimização da produção e aplicação nobre do vidro obtido dos resíduos sólidos do beneficiamento de rochas ornamentais; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas - Licenciatura) - Centro Universitário São Camilo-Es, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilson Silva Filho;
Monitoria de Parasitologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Bioestatística; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Bioestatística; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
INFLUÊNCIA DA AÇÃO ANTRÓPICA NA QUALIDADE DA ÁGUA DOS AFLUENTES DO RIO ITAPEMIRIM: AMARELO, AEROPORTO E MONTE CRISTO, SITUADOS NO MUNICIPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Monitoria de Bioestatística; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Monitoria de Microbiologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Monitoria de Epidemiologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Monitoria de Bioestatística; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas-Bacharelado) - Centro Universitário São Camilo-Es; Orientador: Gilson Silva Filho;
Produções bibliográficas
-
COSTA, L. G. S. M. ; SILVA-FILHO, GILSON ; RIBEIRO, G. Z. O. ; CHEIBUB, M. S. ; PEPPE, B. Z. ; ANHOLETI, F. R. ; BORCOI, A. R. ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. . ANÁLISE DO PADRÃO DE RESPOSTA DE Tinea unguium SUBMETIDOS À DISTINTOS TRATAMENTOS COM DIPIRONA SODICA EM SOLUÇÃO SOB CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. REVISTA AMBIENTE ACADÊMICO , v. 9, p. 8-14, 2023.
-
TEIXEIRA, K. B. S. ; SILVA-FILHO, G. ; ISTOE, R. S. C. . Atuação e orientação do profissional de psicologia com as famílias de bebês internados na unidade de terapia intensiva. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 32103-32117, 2021.
-
RABELLO, H. ; BISSA, L. G. ; SILVA, G. P. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; PIN, T. G. F. ; TAVARES, L. R. . Mamíferos não-voadores e ataques por cães domésticos em Morro Branco, Vargem Alta, ES. NATURE AND CONSERVATION , v. 14, p. 42-54, 2021.
-
VAZ, A. M. ; BRAGA, J. B. ; PAULO, E. A. J. ; SILVA-FILHO, GILSON ; RABELLO, HELIMAR ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima . DINOPONERA LUCIDA EMERY 1901 (HYMENOPTERA, FORMICIDAE, PONERINAE) RECORD IN SANDBANK FOREST IN SOUTHERN ESPÍRITO SANTO, BRAZIL. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 45826-45828, 2021.
-
FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; LEITE, V. R. ; SILVA-FILHO, GILSON ; LOPES, T. S. . DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DAS ÁREAS VERDES URBANAS NA CIDADE DE CASTELO, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL. Revista Brasileira de Arborização Urbana , v. 16, p. 35-50, 2021.
-
DIAS, R. P. ; RODRIGUES, R. C. ; SILVA-FILHO, G. . PREVALÊNCIA DAS PRINCIPAIS ENTEROPARASITOSES EM ESCOLAS PÚBLICAS SITUADAS EM PACOTUBA, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ESPÍRITO SANTO. Cadernos Camilliani , v. 18, p. 3344-3360, 2021.
-
AMARANTE, L. M. ; YAMANE, L. H. ; SIMAN, R. R. ; SILVA-FILHO, GILSON ; VERONEZ, F. A. . Proposition of guidelines considering the environmental vulnerability for the Environmental Impact Statement of extraction of ornamental rocks. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 36240-36262, 2021.
-
RODRIGUES, L. O. ; FREITAS, N. M. ; BARBOSA, P. S. ; AZEVEDO, O. A. ; FIORESE1, C. H. U. ; SILVA-FILHO, GILSON . Chitosan biofilm production, reduced from chitin, extracted from exoskeletus of crustaceans: proposal and sustainable availability. Brazilian Applied Science Review , v. 4, p. 218-239, 2020.
-
FIORESE1, C. H. U. ; CADE, B. V. ; FONTES, C. S. ; MEDEIROS, F. M. C. ; AZEVEDO, O. A. ; SILVA-FILHO, GILSON ; BINDELI . Produção de quitosana a partir da quitina extraída de exoesqueletos de crustáceos para diversas aplicações humanas: uma proposta de sustentabilidade ambiental?. MULTIDISCIPLINARY REVIEWS , v. 1, p. 1-5, 2020.
-
Falqueto, S. C. ; RABELLO, H. ; FIORESE1, C. H. U. ; SILVA-FILHO, GILSON ; BINDELI . Wealth, diversity and abundance of terrestrial mammals farm Capijuma, corridor ecological saira stabbed, in Conceição Do Castelo, ES. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research , v. 3, p. 23-42, 2020.
-
FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; FREITAS, RAFAEL ALMEIDA DE ; BELONE, RENATA PAULINO ; AZEVEDO, OTONIEL DE AQUINO ; Bindeli, Gabrielli Machado ; SILVA-FILHO, GILSON . Pseudocaule residual da bananicultura para produção de biocombustível. Multidisciplinary Reviews , v. 3, p. e2020007, 2020.
-
BISSA, L. G. ; FIORESE1, C. H. U. ; RABELLO, H. ; SILVA-FILHO, G. ; BINDELI . Inventário de mamíferos não voadores da reserva particular do patrimônio natural Mata da Serra (ES). NATURE AND CONSERVATION , v. 13, p. 1-13, 2020.
-
RABELLO, HELIMAR ; FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; PAULO, FERNANDA LOURENCINE ; SILVA FILHO, GILSON ; Bindeli, Gabrielli Machado . Levantamento de marsupiais e roedores da área de proteção ambiental municipal Tartarugas - Anchieta, ES. NATURE AND CONSERVATION , v. 13, p. 26-37, 2020.
-
PRADO, C. B. ; GONCALVES, M. D. ; SILVA-FILHO, GILSON . Main Barriers and Strategies Used In Prenatal Care as Prevention for Congenital Syphilis. ADVANCE RESEARCH JOURNAL OF MEDICAL AND CLINICAL SCIENCE , v. 6, p. 130-139, 2020.
-
OLIVEIRA, FERNANDO ; ROSA, CÁSSIO COSTA DA ; TEIXEIRA, VICTOR DE ALCÂNTARA LOUZADA ; RABELLO, HELIMAR ; FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; SILVA-FILHO, GILSON ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; Bindeli, Gabrielli Machado . Inventário de mamíferos não voadores na Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata do Macuco, no município de Presidente Kennedy, ES, Brasil. Revista Agraria Academica , v. 3, p. 87-103, 2020.
-
CHAGAS, DENILZA MOTTA CORNÉLIO ; ALVES, JHOSEPH HENRIQUE MIRANDA ; AZEVEDO, OTONIEL DE AQUINO ; FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; Bindeli, Gabrielli Machado ; SILVA-FILHO, GILSON . Gallésia integrifólia: Um exemplo da relevância do conhecimento popular sobre plantas, indicador da importância da preservação dos saberes etnobotânicos e etnofarmacológicos. Revista Agraria Academica , v. 3, p. 62-70, 2020.
-
SILVA-FILHO, GILSON ; LIMA, GABRIELA VIANA ; SUTILL, FILLIPE STEINER ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima . Ecossistema manguezal: vivências de Educação Ambiental no município de Piúma (ES). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE) , v. 15, p. 179-196, 2020.
-
FIM, H. L. T. ; SILVA-FILHO, G. ; VIANA, L. S. . PIBID: ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO EXPERIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Cadernos Camilliani , v. 17, p. 1909-1926, 2020.
-
OLIVEIRA, E. L. ; VERMELHO, D. S. ; THIENGO, N. B. ; SILVA-FILHO, G. . A CULTURA DA PERFORMATIVIDADE DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DOS ÓRGÃOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS. Cadernos Camilliani , v. 17, p. 2054-2069, 2020.
-
FIORESE1, C. H. U. ; GOUVEA, M. P. S. ; ANDRADE, D. ; SILVA FILHO, G. . Desenvolvimento urbano como ferramenta de dissipação de gases poluentes da atmosfera emitidos por veículos automotores em 2015 no município de Castelo, ES. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 1402-1411, 2019.
-
FIORESE1, C. H. U. ; DEZIDERIO, F. P. ; RABELLO, H. ; CAMPOS, A. F. ; GOUVEA, M. P. S. ; VALIATI, L. F. P. ; SILVA FILHO, G. ; AZEVEDO, O. A. . Análise de macronutrientes de resíduos sólidos provenientes da avicultura para possíveis aplicações como fertilizante de plantas. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 664-678, 2019.
-
FIORESE, CAIO ; SILVA-FILHO, GILSON . ÁREAS VERDES URBANAS DO MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ-ES, BRASIL. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA , v. 16, p. 816-826, 2019.
-
FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; FILHO, GILSON SILVA . Diagnosis of the use and occupation of the lands of the hydrographic bowl of the Ribeirão São João-ES, Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 6, p. 692-699, 2019.
-
FIORESE1, C. H. U. ; ANDRADE, D. ; ALVES, G. B. ; MONHOL, V. A. ; TORRES, H. ; SILVA-FILHO, GILSON . Gerenciamento de efluentes e da água consumida na indústria de beneficiamento de mármore e granito: estudo de caso. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 12320-12334, 2019.
-
WOELFFEL, NÍCOLAS ; SILVA-FILHO, GILSON ; CAMPOS, ROSANE HEIN DE ; SANTOS, HÉLIO GUSTAVO . Influence of pesticide use on gross domestic product in Santa Maria de Jetibá-ES. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 6, p. 343-350, 2019.
-
RABELLO, HELIMAR ; SILVA-FILHO, GILSON ; CAMPOS, ADRIANA FIOROTTI ; AZEVEDO, OTONIEL DE AQUINO ; TEIXEIRA, CINTIA CRISTINA LIMA ; GOUVÊA, MICHAELA PICOLI SCOLFORO ; VALIATI, LARA FRANCISCA POLONINI ; DEZIDÉRIO, FAGNER PEREIRA . Possibility of using chip burning ashes and chicken slaughter house effluent sludge as soil concealer. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 6, p. 71-80, 2019.
-
ATAIDE, J. O. ; SILVA-FILHO, G. . ESTUDO COMPARATIVO DA ABUNDÂNCIA DA FAMILIA CHRYSOPIDAE DA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES, CAPTURADOS NAS DISTINTAS FASES LUNARES. Nucleus (Ituverava) , v. 16, p. 473-486, 2019.
-
COELHO, BRUNO FONSECA ; CAÇANDRE, ELEMILSON BARBOSA ; SILVA-FILHO, GILSON ; SANTOS, HÉLIO GUSTAVO ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; RABELLO, HELIMAR . Discipline Monitoring Program to Undergraduate Students: A system that to Secure the Academic Experience and a Higher Education of the Quality. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 6, p. 233-240, 2019.
-
FIORESE1, C. H. U. ; MADEIRA, L. ; BINOTI, D. H. B. ; SILVA FILHO, G. ; MARTINS, L. D. . ÁREAS VERDES URBANAS E PERIURBANAS DO MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL-ES, BRASIL. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA , v. 15, p. 97-110, 2018.
-
VARGAS, C. L. B. ; SILVA, M. D. ; SILVA-FILHO, G. . A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL TECENDO AS REDES DE SABERESFAZERES, COMPONDO O CURRÍCULO NOS ESPAÇOSTEMPOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Linha Mestra , v. 30, p. 1532-1537, 2016.
-
SANTOS, J. R. N. ; SILVA-FILHO, G. . PIBID E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE. Linha Mestra , v. 30, p. 1243-1247, 2016.
-
SILVA, M. D. ; VARGAS, C. L. B. ; SILVA-FILHO, G. . OLHARES E LEITURA DE IMAGENS EM AULAS DE CAMPO. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. 8, p. 2454-2460, 2014.
-
STRUTZ, J. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . Avaliação microbiológica das águas dos bebedouros do Centro Universitário São Camilo ? Espírito Santo em relação à presença de coliformes fecais e totais. Cadernos Camilliani , v. 13, p. 9-14, 2012.
-
SILVA-FILHO, G. ; BAILEZ, O E ; VIANA-BAILEZ, A M M . Olfactory Responses of Conotrachelus psidii (Coleoptera: Curculionidae) to hosts and Conspecific Odors.. Revista Colombiana de Entomologia , v. 38, p. 1-9, 2012.
-
Silva, A.V.C ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. ; CANAS, L. B. . Influência da ação antrópica na qualidade da água dos afluentes do Rio Itapemirim: Amarelo, Aeroporto e Monte Cristo, situados no Município de Cachoeiro de Itapemirim ? Espírito Santo. Cadernos Camilliani , v. 13, p. 103-114, 2012.
-
VIEIRA, G. L. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. . Perfil etário de mulheres acometidas pelo HPV: incidência de infecções cervicovaginais ocasionadas pelo vírus. Cadernos Camilliani , v. 13, p. 145-212, 2012.
-
Ferreira, J.C. ; Marvila, M.S. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . Métodos de coleta para levantamento de artropodofauna. Cadernos Camilliani , v. 12, p. 121-136, 2011.
-
FIGUEIREDO, V. S. R. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima . ESTUDOS AMBIENTAIS NAS PRAIAS DO FAROL DE SÃO TOMÉ EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, ATAFONA E GRUSSAÍ EM SÃO JOÃO DA BARRA, RJ: TEORIA OU PRÁTICA?.. Cadernos Camilliani , v. 11, p. 21-30, 2010.
-
TEIXEIRA, C. C. L. ; HOFFMANN, M. ; SILVA-FILHO, G. . Comunidade de Coleoptera de solo em remanescente de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Biota Neotropica , v. 9, p. 091-095, 2009.
-
SILVA-FILHO, G. ; BAILEZ, O E ; VIANA-BAILEZ, A M M . Dimorfismo Sexual do Gorgulho-da-Goiaba Conotrachelus psidii Marshall (Coleoptera:Curculionidae).. Neotropical Entomology (Impresso) , v. 36, p. 520-524, 2007.
-
Debona, Danieli Grancieri ; Bernardo, Hudson da Costa Siqueira ; Peçanha, Miliam Polonini Moreli ; AZEVEDO, OTONIEL DE AQUINO ; FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; SILVA-FILHO, GILSON ; Bindeli, Gabrielli Machado . PRODUÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DE RE SÍDUOS DA PRODUÇÃO DE DOCE DE BANANA. 1. ed. Ananindeua: Editora Itacaiúnas, 2020. v. 1. 52p .
-
Passos, Michel de Souza ; Souza, Poliana Freitas ; AZEVEDO, OTONIEL DE AQUINO ; FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; SILVA-FILHO, GILSON ; Bindeli, Gabrielli Machado . Estudo comparativo de atividades antifúngicas dos óleos essenciais de cintronela, cravo-da-índia e alfazema-do-brasil conta o Fusarium subglutinans sp ananás. 1. ed. Editora Itacaiúnas, 2020. v. 1. 53p .
-
CAETANO, M. D. D. E. ; SILVA-FILHO, G. ; OLIVEIRA, F. D. . Análise do gerenciamento de resíduos sólidos em indústrias moveleiras: estudo em micro e pequenas empresas e proposição sustentável. 1. ed. Novas Edições Cadêmicas, 2018. v. 1. 121p .
-
RODRIGUES, R. C. (Org.) ; BERNARDES, N. R. (Org.) ; BARROSO, P. (Org.) ; SILVA FILHO, G. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) . Corredor pedagógico do pibid: formação docente e práticas inovadoras de ensino aprendizagem. 1. ed. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas do Centro Universitário São Camilo ES, 2017. v. 1. 161p .
-
RODRIGUES, R. C. (Org.) ; BERNARDES, N. R. (Org.) ; BARROSO, P. (Org.) ; SILVA FILHO, G. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) . Corredor pedagógico do pibid: formação docente e práticas inovadoras de ensino aprendizagem. 1. ed. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas do Centro Universitário São Camilo ES, 2017. v. 2. 169p .
-
GRASSELI, A. M. G. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) ; MACIEL, F. L. (Org.) ; SILVA-FILHO, G. (Org.) . PSICOLOGIA E POTÊNCIA DE VIDA: diálogos possíveis. 1. ed. Vitória: Opção, 2017. v. 1. 199p .
-
AZEVEDO, O. A. (Org.) ; MADEIRA, L. (Org.) ; SILVA-FILHO, G. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) ; ATHAYDE, M. O. (Org.) . Caderno de práticas pedagógicas: subárea química. 1. ed. Vitória: Opção, 2015. 55p .
-
FIORINI, D. B. (Org.) ; PORTINHO, D. B. (Org.) ; VIANA, L. S. (Org.) ; POSSE, M. P. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SILVA-FILHO, G. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) ; ATHAYDE, M. O. (Org.) . Nossos saberes e fazeres pedagógicos - caderno depráticas pedagógicas - subárea pedagogia. 1. ed. Vitória: Opção, 2015. 52p .
-
BERNARDES, N. R. (Org.) ; RODRIGUES, R. C. (Org.) ; TEIXEIRA, C. C. L. (Org.) ; RABELLO, H. (Org.) ; SILVA-FILHO, G. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) ; ATHAYDE, M. O. (Org.) . Ensino de Ciências: práticas pedagógicas. 1. ed. Vitória: Opção, 2015. 66p .
-
FRANCISCO, A. M. S. (Org.) ; BARROSO, P. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SILVA-FILHO, G. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) ; ATHAYDE, M. O. (Org.) . Matematizando o cotidiano da sala de aula - subárea matemática. 1. ed. Vitória: Opção, 2015. 45p .
-
LUBE, D. P. (Org.) ; DIAS, A. F. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; SILVA-FILHO, G. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; ATHAYDE, M. O. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) . História praticada. 1. ed. Vitória: opção, 2015. 45p .
-
QUAGLIOZ, A. C. T. (Org.) ; BARBOSA, M. B. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SILVA-FILHO, G. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) ; ATHAYDE, M. O. (Org.) . Caderno de práticas pedagógicas - subárea Inglês. 1. ed. Vitória: Opção, 2015. 46p .
-
MARTINS, A. C. P. (Org.) ; LAMONATO, S. R. F. C. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SILVA-FILHO, G. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) ; ATHAYDE, M. O. (Org.) . Caderno de práticas pedagógicas - subárea interdisciplinar. 1. ed. Vitória: Opção, 2015. 67p .
-
NASCIMENTO, S. C. (Org.) ; CHIESA, Y. R. M. S. (Org.) ; VARGAS, C. L. B. (Org.) ; SILVA-FILHO, G. (Org.) ; SANTOS, J. R. N. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) ; GARCIA, C. M. H. (Org.) ; ATHAYDE, M. O. (Org.) . Caderno de práticas pedagógicas: língua portuguesa. 1. ed. Vitória: Opção, 2015. 55p .
-
SILVA-FILHO, G. ; RODRIGUES, R. C. (Org.) ; BERNARDES, N. R. (Org.) . BIODIVERSIDADE: FAUNA. 1ª. ed. SÃO PAULO: Opção, 2013. 256p .
-
Matos, Letícia Grolla ; Melo, Ana Paula Siller de ; Fontes, Kauã da Silveira ; Laurentino, Raffael Nazário ; Petri, Samyra Bertoli ; Anholeti, Fernanda Rabello ; Almeida, Julia Tinoco dos Santos ; SILVA FILHO, GILSON . O PAPEL DO Trypanosoma cruzi NA PREVENÇÃO DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. In: Paulo Sérgio da Paz Silva Filho e Lennara Pereira Mot. (Org.). DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: UMA REALIDADE NO BRASIL. 1ed.Teresina, PI: EDITORA SCISAUDE, 2023, v. , p. 238-251.
-
Vaz, Aline Macarini ; Noé, Josinéia Santos ; SILVA-FILHO, GILSON ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; RABELLO, HELIMAR ; AZEVEDO, OTONIEL DE AQUINO . COMUNIDADE DE COLEOPTERA DE SOLO DE FLORESTA DE RESTINGA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL GUANANDY- ESPÍRITO SANTO, BRASIL. In: Alexandre Igor Azevedo Pereira. (Org.). Coletânea Nacional sobre Entomologia 2. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2020, v. 2, p. 29-42.
-
Souza, Hussuali Zuchi Siqueira ; Guimarães, Veluma de Andrade ; SILVA-FILHO, GILSON ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; RABELLO, HELIMAR ; AZEVEDO, OTONIEL DE AQUINO . CRISOPÍDEOS (INSECTA, NEUROPTERA, CHRYSOPIDAE) DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) MUNICIPAL TARTARUGAS, ANCHIETA, ESPÍRITO SANTO. In: Alexandre Igor Azevedo Pereira. (Org.). Coletânea Nacional sobre Entomologia 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 2, p. 51-62.
-
Ataide, Julielson Oliveira ; SILVA-FILHO, GILSON ; TEIXEIRA, CINTIA CRISTINA LIMA ; RABELLO, HELIMAR ; AZEVEDO, OTONIEL DE AQUINO . ESTUDO COMPARATIVO DA ABUNDÂNCIA DA FAMILIA CHRYSOPIDAE DA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES, CAPTURADOS NAS DISTINTAS FASES LUNARES. In: Alexandre Igor Azevedo Pereira. (Org.). Coletânea Nacional sobre Entomologia 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 2, p. 63-77.
-
SOUZA JUNIOR, C. H. M. ; BINDELI ; AZEVEDO, O. A. ; FIORESE1, C. H. U. ; SILVA-FILHO, G. ; BINOTI, D. H. B. . PRODUÇÃO DE QUITOSANA A PARTIR DA QUITINA EXTRAÍDA DE EXOESQUELETO DE CRUSTÁCEOS COMO ALTERNATIVA PARA ADSORÇÃO DE ÓLEOS. In: Marcus Vinicius Peralva Santos. (Org.). Problemas ambientais da atualidade e seus desafios ao pesquisador brasileiro. 1ed.Campo Grande: Inovar, 2020, v. 1, p. 97-106.
-
FIORESE1, C. H. U. ; ANDRADE, D. ; ALVES, G. B. ; MONHOL, V. A. ; TORRES, H. ; SILVA-FILHO, G. . GERENCIAMENTO DE EFLUENTES E DA ÁGUA CONSUMIDA NA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE MÁRMORE E GRANITO: ESTUDO DE CASO. In: Edilson Antonio Catapan. (Org.). As ciências agrárias e seus impactos na sociedade. 1ed.São José dos Pinhais: Brazilian Journals, 2020, v. 1, p. 143-156.
-
DANSI, Carina ; ZANETTE, Géssica Mengal ; FIA, Jaíne Pianzola ; RABELLO, HELIMAR ; FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; SILVA-FILHO, GILSON ; Bindeli, Gabrielli Machado . Sustentabilidade ambiental e rentabilidade econômica de sistema agroflorestal do município de Rio Novo do Sul (ES). In: Carlos Antonio dos Santos. (Org.). EXPERIÊNCIAS EM AGROECOLOGIA. 1ed.Maringá: Uniedusul Editora, 2020, v. 1, p. 5-16.
-
SILVA-FILHO, GILSON ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; RABELLO, H. ; LOPES, T. S. ; LEITE, V. R. ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. ; SILVA, M. D. . Resgate de Flora: ferramenta estratégica de educação e sensibilização ambiental. In: Cristiane Antonia Hauschild. (Org.). Docência e pesquisa: articulações entre escola-universidade. 1ed.Lajeado: Editora Univates, 2020, v. 1, p. 116-125.
-
SILVA-FILHO, GILSON ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; RABELLO, H. ; LOPES, T. S. ; LEITE, V. R. ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. ; SANTOS, J. R. N. . Aprendizagem baseada em projetos significando a ensinagem dos alunos de pedagogia. In: Cristiane Antonia Hauschild. (Org.). Docência e pesquisa: articulações entre escola-universidade. 1ed.Lajeado: Editora Univates, 2020, v. 1, p. 126-137.
-
TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; SILVA-FILHO, GILSON ; RABELLO, H. ; LOPES, T. S. ; LEITE, V. R. ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. . A ludicidade como essência da educação infantil. In: Cristiane Antonia Hauschild. (Org.). Docência e pesquisa: articulações entre escola-universidade. 1ed.Lajeado: Editora Univates, 2020, v. 1, p. 138-146.
-
BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. ; LOPES, T. S. ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; SILVA-FILHO, GILSON ; RABELLO, H. ; LEITE, V. R. . Aplicação da educação ambiental no combate a dengue no interior do ES. In: Cristiane Antonia Hauschild. (Org.). Docência e pesquisa: articulações entre escola-universidade. 1ed.Lajeado: Editora Univates, 2020, v. 1, p. 147-156.
-
LOPES, T. S. ; PIN, A. C. ; PAULO, E. A. J. ; LEITE, V. R. ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; SILVA-FILHO, GILSON ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. ; RABELLO, H. ; SILVA, M. D. . Ensino de botânica no ensino médio: avaliação do conhecimento adquirido pelos alunos e transmitidos pelos professores. In: Cristiane Antonia Hauschild. (Org.). Docência e pesquisa: articulações entre escola-universidade. 1ed.Lajeado: Editora Univates, 2020, v. 1, p. 183-194.
-
SILVA, P. P. ; SILVA, H. S. ; BATALHA, L. S. ; MARQUES, L. L. ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; SILVA-FILHO, GILSON ; RABELLO, H. ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. ; LOPES, T. S. . Sensibilização de adolescentes escolares sobre os malefícios provocados pelo uso do álcool no sistema norvoso. In: Cristiane Antonia Hauschild. (Org.). Docência e pesquisa: articulações entre escola-universidade. 1ed.Lajeado: Editora Univates, 2020, v. 1, p. 195-206.
-
SANTOS, C. P. ; SILVA FILHO, G. ; AZEVEDO, O. A. ; NASCIMENTO, B. D. ; SANTOS, E. S. ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima . O JOGO ?CARTADA ORGÂNICA? COMO ESTRATÉGIA DE METODOLOGIA NO ENSINO EM QUÍMICA. In: Gabriella Rossetti Ferreira. (Org.). Educação: Políticas, Estrutura e Organização 9. 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena, 2019, v. 9, p. 195-202.
-
FIORESE1, C. H. U. ; MACHADO, I. S. ; CAETANO, P. V. ; ESTEFANATO, R. A. ; TORRES, H. ; SILVA-FILHO, GILSON . RISCOS DE INCÊNDIO FLORESTAL NOS MUNICÍPIOS DE ALFREDO CHAVES, ECOPORANGA E PRESIDENTE KENNEDY (ES) POR DOIS MÉTODOS, EM COMPARAÇÃO COM OS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NATIVA. In: Carlos Antônio dos Santos. (Org.). Grandes Temas em Agronomia. 1ed.Maringá: Uniedusul, 2019, v. 1, p. 82-92.
-
FIORESE1, C. H. U. ; DEZIDÉRIO, FAGNER PEREIRA ; RABELLO, H. ; CAMPOS, A. F. ; GOUVEA, M. P. S. ; VALIATI, L. F. P. ; SILVA-FILHO, GILSON ; AZEVEDO, O. A. . ESTUDO DE MACRONUTRIENTES DE RESÍDUO SÓLIDO DA AVICULTURA PARA UTILIZAÇÃO COMO FERTILIZANTE AGRÍCOLA NATURAL. In: Carlos Antônio dos Santos. (Org.). Grandes Temas em Agronomia. 1ed.Maringá: Uniedusul, 2019, v. 1, p. 93-103.
-
KAMINICE, P. V. ; SILVA-FILHO, G. ; CAMPOS, R. H. ; PACHECO, E. T. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE UMA INDÚSTRIA GRÁFICA COM ENFOQUE EM PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): ESTUDO DE CASO NO ESPIRITO SANTO. In: Helenton Carlos da Silva. (Org.). Engenharia hidráulica e sanitária. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, v. 1, p. 160-170.
-
FIORESE, CAIO HENRIQUE UNGARATO ; GOUVÊA, MICHAELA PICOLI SCOLFORO ; Andrade, Donizete ; SILVA-FILHO, GILSON . DESENVOLVIMENTO URBANO COMO DISSIPADOR DE GASES POLUENTES EMITIDOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES DURANTE O ANO DE 2015 NO MUNICÍPIO DE CASTELO-ES, BRASIL. In: 10.35587/brj.ed.0000103. (Org.). Tendências contemporâneas das ciências sociais aplicadas 2. 1ed.São José dos Pinhais: Brazilian Journals Editora, 2019, v. 1, p. 1-11.
-
SILVA FILHO, G. . Oficina de Tipagem Sanguínea: O Ludico no processo de Aprendizagem. In: RODRIGUES, R.C.; BERNARDES, N.R.; BARROSO, P.; SILVA-FILHO, G.; GARCIA, C.M.H.; VARGAS, C.L.B.; SILVA, M.D. (Org.). Corredor Pedagógico do PIBID: Formação Docente e Práticas Inovadoras de Ensino Aprendizagem. 1ed.Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017, v. 1, p. 36-51.
-
SILVA FILHO, G. . Despertando Valores através da Educação Ambiental. Corredor Pedagógico do PIBID: Formação Docente e Práticas Inovadoras de Ensino Aprendizagem. 1ed.Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017, v. 1, p. 13-16.
-
SILVA FILHO, G. . Utilizando Pegadas para despertar interesse sobre informações ecológicas de mamíferos silvestres da região sul do EspÍrito Santo. In: RODRIGUES, R.C.; BERNARDES, N.R.; BARROSO, P.; SILVA-FILHO, G.; GARCIA, C.M.H.; VARGAS, C.L.B.; SILVA, M.D. (Org.). Corredor Pedagógico do PIBID: Formação Docente e Práticas Inovadoras de Ensino Aprendizagem. 1ed.Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017, v. 1, p. 17-20.
-
SILVA FILHO, G. . Blitz Ecológica do Lixo: Conhecimento e ação.. In: RODRIGUES, R.C.; BERNARDES, N.R.; BARROSO, P.; SILVA-FILHO, G.; GARCIA, C.M.H.; VARGAS, C.L.B.; SILVA, M.D. (Org.). Corredor Pedagógico do PIBID: Formação Docente e Práticas Inovadoras de Ensino Aprendizagem. 1ed.Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017, v. 1, p. 21-23.
-
SILVA FILHO, G. . Uso de Insetos como estratégia de ensino: Relatos de Alunos bolsistas do PIBID. In: RODRIGUES, R.C.; BERNARDES, N.R.; BARROSO, P.; SILVA-FILHO, G.; GARCIA, C.M.H.; VARGAS, C.L.B.; SILVA, M.D. (Org.). Corredor Pedagógico do PIBID: Formação Docente e Práticas Inovadoras de Ensino Aprendizagem. 1ed.Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017, v. 1, p. 24-27.
-
SILVA FILHO, G. . Intervenção Pedagógica: Aprimorando a Aprendizagem de Ciências. In: Corredor Pedagógico do PIBID. In: RODRIGUES, R.C.; BERNARDES, N.R.; BARROSO, P.; SILVA-FILHO, G.; GARCIA, C.M.H.; VARGAS, C.L.B.; SILVA, M.D. (Org.). Corredor Pedagógico do PIBID: Formação Docente e Práticas Inovadoras de Ensino Aprendizagem. 1ed.Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017, v. 2, p. 10-15.
-
SILVA FILHO, G. . Montando e Descobrindo os Seres e Fabricação de Iorgute Caseiro: Estratégias para o Ensino de Microbiologia para o 7º Ano. In: RODRIGUES, R.C.; BERNARDES, N.R.; BARROSO, P.; SILVA-FILHO, G.; GARCIA, C.M.H.; VARGAS, C.L.B.; SILVA, M.D. (Org.). Corredor Pedagógico do PIBID: Formação Docente e Práticas Inovadoras de Ensino Aprendizagem. 1ed.Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017, v. 2, p. 16-20.
-
SILVA FILHO, G. . SALA DE CIÊNCIAS. In: RODRIGUES, R.C.; BERNARDES, N.R.; BARROSO, P.; SILVA-FILHO, G.; GARCIA, C.M.H.; VARGAS, C.L.B.; SILVA, M.D. (Org.). Corredor Pedagógico do PIBID: Formação Docente e Práticas Inovadoras de Ensino Aprendizagem. 1ed.Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017, v. 2, p. 21-25.
-
TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. ; PENNA, B. P. ; SILVA, L. G. ; MACHADO, S. C. . Composição primária do Planeta Terra. In: Bernardes, N.R.; Rodrigues, R.R.; Teixeira, C.C.L.; Rabello, H.; Silva-Filho, G.; Silva, M.D.; Vargas, C.L.B.; Santos, J.R.N; Garcia, C.M.R; Athayde, M.O.. (Org.). Ensino de Ciências: práticas pedagógicas. 1ed.Vitória: Opção, 2015, v. 1, p. 36-52.
-
MOREIRA, F. B. ; CANAS, L. B. ; SIMAO, N. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. . BIODIVERSIDADE DE CRISOPÍDEOS (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE) NA ILHA DOS MEIRELLES NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES. In: GILSON SILVA-FILHO, RAPHAEL CARDOSO RODRIGUES. (Org.). BIODIVERSIDADE: FAUNA. 1ed.SÃO PAULO: Opção, 2013, v. 1, p. 33-44.
-
LIMA, R. C. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; RODRIGUES, R. C. ; SILVA, M. D. ; SILVA-FILHO, G. . LEVANTAMENTO DA ARTROPODOFAUNA NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ? ESPÍRITO SANTO. In: GILSON SILVA-FILHO, RAPHAEL CARDOSO RODRIGUES. (Org.). BIODIVERSIDADE: FAUNA. 1ªed.SÃO PAULO: Opção, 2013, v. 1, p. 45-72.
-
AMARAL, F. F. D. ; CONHOLATO, F. A. ; LOPES, T. S. ; COUTINHO, L. M. ; SILVA-FILHO, G. . IDENTIFICAÇÃO DE ORGANISMOS PLANCTÔNICOS DA REGIÃO DO RECIFE DE ALGAS CALCÁRIAS EM ANCHIETA ? ESPÍRITO SANTO. In: GILSON SILVA-FILHO, RAPHAEL CARDOSO RODRIGUES. (Org.). BIODIVERSIDADE: FAUNA. 1ªed.SÃO PAULO: Opção, 2013, v. 1, p. 73-96.
-
DAMACENA, K. M. S. ; MARTINS, S. ; RABELLO, H. ; SILVA-FILHO, G. ; LOPES, T. S. . DISPERSÃO POR ZOOCORIA INFLUENCIANDO A SUCESSÃO ECOLÓGICA EM UM TRECHO REFLORESTADO NO CAMPUS I DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO-ES. In: GILSON SILVA-FILHO, RAPHAEL CARDOSO RODRIGUES. (Org.). BIODIVERSIDADE: FAUNA. 1ªed.SÃO PAULO: Opção, 2013, v. 1, p. 173-185.
-
BERCACOLA, S. M. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. ; LADEIRA, S. A. ; RODRIGUES, R. C. . BIOLOGIA DOS FELINOS SILVESTRES PRESENTES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. In: GILSON SILVA-FILHO, RAPHAEL CARDOSO RODRIGUES. (Org.). BIODIVERSIDADE: FAUNA. 1ªed.SÃO PAULO: Opção, 2013, v. 1, p. 186-206.
-
SILVA-FILHO, G. . Insetos Persistentes. UENF CIência, Campos do Goytacazes, 23 mar. 2012.
-
SILVA-FILHO, G. . Inimigo Nº 1 da Madeira. Monitor Campista, Campos dos Goytacazes, p. 5 - 5, 19 mar. 2006.
-
ARAUJO, A. G. ; SILVA FILHO, G. . GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL CONFORME RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 15/06/2012. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, JOÃO PESSOA. ANAIS DO VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017. p. 633-648.
-
VIANA, L. S. ; SILVA FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA, F. M. . BIOÉTICA AMBIENTAL: FERRAMENTA PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL NA (RE)UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS. VI CONINTER. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, JOÃO PESSOA. ANAIS DO VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017. p. 923-940.
-
SANTOS, S. C. ; SANTOS, S. C. ; SILVA FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; RABELLO, H. ; SANTOS, J. R. N. ; SILVA, M. D. ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. . ESTRATÉGIAS DE RECICLAGEM EM SALA DE AULA COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, JOÃO PESSOA. ANAIS DO VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017. p. 994-1005.
-
LOPES, T. S. ; SILVA, M. D. ; GOMES, W. S. ; GARCIA, E. G. ; DIAS, M. S. ; RABELLO, H. ; LEITE, V. R. ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA FILHO, G. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS: UMA PERSPECTIVA DA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR PARA MANUTENÇÃO DE NASCENTES. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017. ANAIS DO VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017. p. 1032-1043.
-
TEIXEIRA, C. C. L. ; ZAMBONI, N. V. ; ARAUJO, T. S. ; SILVA FILHO, G. ; SANTOS, J. R. N. ; SILVA, M. D. ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. ; LOPES, T. S. . IMPORTÂNCIA DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, JOÃO PESSOA. ANAIS DO VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017. p. 1222-1234.
-
BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. ; VIAL, L. O. ; SILVA, M. D. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA FILHO, G. ; LOPES, T. S. ; RABELLO, H. . O USO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, JOÃO PESSOA. ANAIS DO VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017. p. 1287-1298.
-
SANTOS, J. R. N. ; SILVA, M. D. ; SILVA FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; POSSE, M. P. . O PIBID E OS FAZERES DOCENTES NO COTIDIANO ESCOLAR. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, JOÃO PESSOA. ANAIS DO VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017. p. 2013-2024.
-
SILVA FILHO, G. . Coleopterofauna em carcaças de porco doméstico (Sus scrofa domesticus L.) e peru (Meleagris gallopovo L.) em cachoeiro de Itapemirim. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
TEIXEIRA, C. C. L. ; PENNA, B. P. ; SILVA-FILHO, G. . Dinâmica de Ecologia: Novas Perspectivas de Avaliação ivenciada no Pibid. In: I Seminário Pibid/Subdeste e III Encontro Estadual do Pibid/ES, 2015, Aracruz. Anais do I Seminário Pibid/Subdeste e III Encontro Estadual do Pibid/ES, 2015.
-
MENDES, L. M. ; PECANHA, M. P. M. ; AZEVEDO, O. A. ; SILVA-FILHO, G. . Produção de Biodiesel: Proposta de disponibilização sustentável de gordura de resíduos de bovinos. In: 8º Encontro Nacional de Tecnologia Química, 2015, Vitória. Anais do 8º Encontro Nacional de Tecnologia Química, 2015.
-
RANGEL, M. ; PEREIRA, V. M. ; SALES JUNIOR, F. C. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. . AVALIAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MÁRMORE E GRANITO UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO. In: IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012.
-
BERCACOLA, S. M. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . BIOLOGIA DOS FELINOS SILVESTRES PRESENTES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. In: IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012.
-
SANTOS JÚNIOR, Ulisses Moreira dos ; SILVA-FILHO, G. ; MENEZES, A L ; VALE, H M M ; PEREIRA, E B B ; PEREIRA, M B . Avaliação de 14 Linhagens de Milho na Forma de Top Cross Sob Condições de Estresse de Nitrogênio. In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2001, SEROPÉDICA, RJ. ANAIS DA XI JORANDA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2001.
-
SILVA-FILHO, G. ; SANTOS JÚNIOR, Ulisses Moreira dos ; MENEZES, A L ; VALE, H M M ; DUARTE, E R ; BEZERRA NETO, F V ; PEREIRA, E B B ; PEREIRA, M B . Avaliação de Caracteres Agronômicos em Cultivares Locais e Melhorados de Milho Sob Dois Níveis de Adubação Nitrogenada. In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2001, SEROPÉDICA, RJ. ANAIS DA XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2001.
-
COSTA, A P T ; FONSECA, L L ; SILVA-FILHO, G. ; SILVA, H D . Tempo de Desenvolvimento em Zaprionus indianus Gupta, 1970 (Diptera, Drosophilidae). In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2001, SEROPÉDICA, RJ. ANAIS DA XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2001.
-
SANTOS JÚNIOR, Ulisses Moreira dos ; SILVA-FILHO, G. ; MENEZES, A L ; VALE, H M M ; BEZERRA NETO, F V ; DUARTE, E R ; PEREIRA, M B ; PEREIRA, E B B ; MÉDICE, L O ; MAJEROWICZ, N . Avaliação de Linhagens de Milho na Forma de Top Cross em Duas Condições de Adubação Nitrogenada.. In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2000, SEROPÉDICA, RJ. ANAIS DA X JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2000.
-
DIAN, V. S. ; SIQUEIRA, L. S. ; CORA, G. ; PIN, A. C. ; AZEVEDO, O. A. ; SILVA FILHO, G. . ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO-DA-ÍNDIA Syzygium aromaticum (L.) Merrill & Perry SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. In: Encontro de Ciências Biológicas ? EBIO, 2018, RIVE- ALEGRE. Anais do Encontro de Ciências Biológicas ? EBIO: O biólogo e a Transversalidade. RIVE - ALEGRE: IFES, 2018. p. 13-17.
-
CASTELO, R. S. ; MARVILA, I. M. ; NASCIMENTO, J. C. ; VASCONCELOS, K. M. ; SILVA FILHO, G. . Panorama de clamídia na população sexualmente ativa com idade inferior a 25 anos. In: IX Expociência Universitária Sul Capixaba, 2017, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IX Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017. v. 9.
-
PANSINI, A. T. ; PEREIRA, A. C. ; MACIEL, M. M. ; GUIDINELLE, V. N. ; SILVA FILHO, G. . Perfil Epidemiológicos dos Alunos de Primeiro Período de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo-ES. In: IX Expociência Universitária Sul Capixaba, 2017, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IX Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017. v. 9.
-
GARCIA, C. M. H. ; VICENTINI, I. ; BARBOSA, R. ; ALCURE, A. C. S. ; SILVA FILHO, G. . A Gourmetização como meio de difusão do aproveitamento Integral dos Alimentos. In: IX Expociência Universitária Sul Capixaba, 2017, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IX Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2017. v. 9. p. 383-386.
-
EULALIOLOUZADA, A. C. ; SILVA-FILHO, G. . ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL DO PROFESSOR-TUTOR. In: EVIDOSOL, 2016, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). Belo Horizonte, 2016. v. 5.
-
SILVA FILHO, G. . Comunidade de coleoptera coletada no sítio morro branco, Vargem Alta, Espírito Santo. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
SILVA FILHO, G. . Calliphoridae encontradas em fauna cadavérica de portco doméstico (Sus scrofa domesticus L.. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
SILVA FILHO, G. . Formigas Associadas a Decomposição de carcaças de Sus scrofa domesticus e Meleagris gallopovo em um Fragmento de Mata Atlântica em Cachoeiro de Itapemirim, ES. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
SILVA FILHO, G. . Reaproveitamento de resíduos de melancia descartados no setor de hortifruti para a obtenção de etanol. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
SILVA FILHO, G. . Contribuição científica do congresso brasileiro de química para a formação docente e científica. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
SILVA FILHO, G. . Aproveitamento do amido da casca da batata inglesa para produção de biofilme. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
SILVA FILHO, G. . Avaliação de Biodigestores na Produção de Biofertilizantes. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
SILVA FILHO, G. . levantamento de mamíferos não voadores em uma área de floresta Atlântica sub montana, destinado à criação de uma área de proteção ambiental em Vargem Alta, ES.. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
SILVA FILHO, G. . Impacto de cães ferais em um fragmento de Mata Atlântica ombrófila submontana em Região Sul serrana do Espírito Santo. In: VIII Expociência Universitária Sul Capixaba, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. Cachoeiro de Itapemirim: Departamento de Publicações Acadêmicas e Científicas, 2016. v. 8.
-
MARVILA, N. C. ; BATISTA, P. C. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. . Educação ambiental como ferramenta de Conscientização e sensibilização em ambiente formal de ensino. In: I Seminário Pibid/Sudeste e III Encontro estadual do Pidid/ES, 2015, Aracruz. Anais do I Seminário Pibid/Sudeste e III Encontro estadual do Pidid/ES, 2015. v. 1.
-
TEIXEIRA, C. C. L. ; DILEM, M. S. ; OLIVEIRA, E. S. ; SILVA-FILHO, G. . A importância do programa Pibid na formação de professores. In: I Seminário Pibid/Subdeste e III Encontro Estadual do Pibid/ES, 2015, Aracruz. Anais do I Seminário Pibid/Subdeste e III Encontro Estadual do Pibid/ES, 2015.
-
BISSA, L. G. ; RABELLO, H. ; SILVA-FILHO, G. ; OLIVEIRA, E. S. ; FERNANDES, L. M. . Inventários de Mamíferos não voadores em uma área de recuperação ambiental em Castelo-ES. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2015.
-
MARVILA, N. C. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; BATISTA, P. C. ; BERNARDES, N. R. ; SILVA-FILHO, G. . Importância do Pibid para a Formação de futuros professores. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014.
-
SILVA, E. O. ; SILVA-FILHO, G. ; MALACARNE, T. S. ; SANTANNA, M. . A influência da Aula prática no Aprendizado do Discente da rede Pública de ensino básico. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014.
-
MEDEIROS, F. M. C. ; AZEVEDO, O. A. ; CADE, B. V. ; SOUZA, C. ; SILVA-FILHO, G. . Produção de Quitosana a partir da Quitina Extraída de exoesqueleto de crustáceos: uma proposta de disponibilização sustentável deste resíduos para obtenção de matéria prima para produzir curativos. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014.
-
MENDES, L. M. ; AZEVEDO, O. A. ; DEBONA, D. G. ; SILVA-FILHO, G. . Pibid de Química em observância da falta de infra-estrutura para práticas pedagógicas de química. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014.
-
GARCIA, A. C. C. ; SILVA-FILHO, G. ; NETTO, J. V. S. ; SILVA, R. K. D. ; SILVA JUNIOR, J. . Análise das características físico-químicas do esgoto doméstico tratado peka empresa SAAE, que possui como destino final o rio Itapemirim. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014.
-
PINTO, P. S. ; SILVA-FILHO, G. ; ANDRADE, A. C. ; BAPTISTA, G. S. ; GOMES, J. B. . viabilidade de Madeira Plástica na Construção Civil. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014.
-
AZEVEDO, F. N. ; SILVA-FILHO, G. ; PAIER, B. ; MARQUEZINI, L. B. ; AZEVEDO, M. R. . Sistema alternativo x convenciona de tratamento de efluentes. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014.
-
SILVA, L. M. ; SILVA-FILHO, G. ; GAVA, C. D. ; DESTEFFANI, J. C. . Utilização de resíduos de mármore na fabricação de argamassa. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014.
-
VIDAL, M. B. ; SILVA-FILHO, G. ; XAVIER, J. B. ; ZUCHETTO, J. J. . Aprimoramento no ensino de química com jogos interativos. In: VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba, 2014.
-
FONTES, C. S. ; CADE, B. V. ; MEDEIROS, F. M. C. ; AZEVEDO, O. A. ; SILVA-FILHO, G. . PRODUÇÃO DE QUITOSANA A PARTIR DA QUITINA EXTRAÍDA DE EXOESQUELETOS DE CRUSTÁCEOS: UMA PROPOSTA DE DISPONIBILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DESTE RESÍDUO PARA OBTENÇÃO DE MATÉRIA PRIMA PARA PRODUZIR CURATIVOS. In: CONIC, 2014, TATUAPÉ-SP. Anais do 14º CONIC - SEMESP, 2014.
-
SILVA-FILHO, G. . Biodiversidade de Chrysopidae na Ilha do Meirelles em Cachoeiro de Itapemirim. In: 1º Congresso Estadual de Pós-Graduação: Desafios e Perspectivas, 2013, Cachoeiro de Itapemirim. Anais do 1º Congresso Estadual de Pós-Graduação. Cachoeiro de Itapemirim: SÃO CAMILO, 2013. v. 1. p. 10-624.
-
Falqueto, G. D. ; SILVA-FILHO, G. ; ATAIDE, J. O. ; TEIXEIRA, C. C. L. . Ecoguardas Curumim: programa de formação mirim. In: 1º Congresso Estadual de Pós-Graduação: Desafios e Perspectivas, 2013, Cachoeiro de Itapemirim. Anais do 1º Congresso Estadual de Pós-Graduação. Cachoeiro de Itapemirim: Silva-Filho,, 2013. v. 1. p. 10-624.
-
Lima, R.C. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. ; HOFFMANN, M. . EFICIÊNCIA DE DOIS TIPOS DE ATRATIVOS USADOS NA CAPTURA DE SCARABAEINAE (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE) NA RESERVA NATURAL VALE ? ESPÍRITO SANTO. In: IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012.
-
ATAIDE, J. O. ; SALES JUNIOR, F. C. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . A INFLUÊNCIA DAS FASES LUNAR NA COLETA DA FAMILIA CHRYSOPIDAE. In: IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012.
-
Castelan, T.P. ; SALES JUNIOR, F. C. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . DIVERSIDADE, ABUNDÂNCIA E SAZONALIDADE DE CHRYSOPIDAE NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA. In: IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012.
-
GORSANI, R. G. ; OLIVEIRA, L. B. ; CASTRO, L. A. M. ; Lima, R.C. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . LEVANTAMENTO DE VERTEBRADOS SILVESTRES ATROPELADOS AO LONGO DA RODOVIA DO SOL/ES-060. In: IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012.
-
CAPRINI, J. C. ; POLONINI, M. B. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS. In: IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012.
-
Lima, R.C. ; FARIA, J. A. F. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. . COMUNIDADE DE INSETOS DA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA ? ES CAPTURADOS COM PIT FALL. In: IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012, Cachoeiro de Itapemirim. Anais da IV Expociência Universitária Sul Capixaba, 2012.
-
Lima, R.C. ; FARIA, J. A. F. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . Levantamento de Hexapoda na Floresta Nacional de Pacotuba, ES, Brasil. In: X Congresso Brasileiro de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço, MG. Anais do X Congresso Brasileiro de Ecologia do Brasil, 2011.
-
Albertino, S. A. S. ; SILVA-FILHO, G. ; ALBUQUERQUE, G. S. . Biologia de três espécies de Leucochrysa (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) abundantes na Mata Atlântica e áreas agrícolas da região Norte Fluminense. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, Caxambu. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, 2009. v. 1.
-
ALBUQUERQUE, G. S. ; SILVA-FILHO, G. ; MULTANI, J. S. ; Silva, L. G. J. S. . Crisopídeos (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) da região da Mata Atlântica: diversidade, características bionômicas e potencial no controle biológico de pragas.. In: I Forum FENORTE TECNORTE de Desenvolvimento Científico., 2007, Campos dos Goytacazes. CD de Resumos do I Fórum FENORTE TECNORTE de Desenvolvimento Científico., 2007.
-
COSTA, A P T ; FONSECA, L L ; SILVA-FILHO, G. ; SILVA, H D . Influencia da Razão Sexual na Fecundidade em Zaprionus indianus. In: 54ª REUNIÃO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO A CIENCIA, 2002, GOIÂNIA, GO. RESUMOS DA 54ª REUNIÃO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO A CIENCIA, 2002.
-
COSTA, A P T ; FONSECA, L L ; SILVA-FILHO, G. ; SILVA, H D . Tempo de Desenvolvimento em Zaprionus indianus Gupta, 1970 (Diptera, Drosophilidae)sob condições controladas. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2002, ITAJAÍ, GO. RESUMOS DO XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2002.
-
SILVA-FILHO, G. ; MENEZES, A L ; PEREIRA, E B B ; PEREIRA, M B ; SOARES, Elizene Damasceno Rodrigues ; GERALDO, J ; PIMENTEL, C . Herdabilidade de Caracteres Agronômicos de Milheto Pérola, em Dois Níveis de Endogamia.. In: XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2002, SEROPÉDICA, RJ. ANAIS DA XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2002.
-
SILVA-FILHO, G. ; MENEZES, A L ; PEREIRA, E B B ; PEREIRA, M B ; SOARES, Elizene Damasceno Rodrigues ; GERALDO, J ; PIMENTEL, C . Efeitos da Endogamia Sobre Caracteres Agronômicos em Milheto Pérola. In: XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2002, SEROPÉDICA, RJ. ANAIS DA XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2002.
-
SILVA-FILHO, G. ; MENEZES, A L ; VALE, H M M ; BEZERRA NETO, F V ; ARINETTI, G P ; ARAÚJO, O J L ; PEREIRA, E B B ; PEREIRA, M B ; SOARES, Elizene Damasceno Rodrigues ; GERALDO, J . Variabilidade Genética em Caracteres Agronômicos de Milheto Pérola. In: XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2002, SEROPÉDICA, RJ. ANAIS DA XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2002.
-
SILVA-FILHO, G. ; SANTOS JÚNIOR, Ulisses Moreira dos ; MENEZES, A L ; VALE, H M M ; DUARTE, E R ; LIMA, R ; PEREIRA, E B B ; PEREIRA, M B . Avaliação de Cultivares Locais (crioulos) e Melhorados de Milho, em Solo Pobre, com Dois Níveis de Adubação Nitrogenada. In: 53ª REUNIÃO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO A CIÊNCIA, 2001, SALVADOR, BA. RESUMOS DA 53ª REUNIÃO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO A CIÊNCIA, 2001.
-
SILVA-FILHO, G. ; MENEZES, A L ; SANTOS JÚNIOR, Ulisses Moreira dos ; VALE, H M M ; BEZERRA NETO, F V ; PEREIRA, E B B ; PEREIRA, M B . Correlações Fenotípicas Entre Caracteres Agronômicos e de Produção em Milho Sob Condições de Estresse. In: XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2001, SEROPÉDICA, RJ. ANAIS DA XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2001.
-
VAZ, A. M. ; BRAGA, J. B. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; HOFFMANN, M. ; RABELLO, H. ; SUPELETO, F. A. ; AZEVEDO, O. A. . Diversidade de Scarabaeinae (Coleoptera, Scarabaeidae) em floresta de restinga na área de proteção ambiental Guanandy, Itapemirim, Espírito Santo. In: XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia e IX Congresso Latino-Americano de Entomologia, 2016, Maceió. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia e IX Congresso Latino-Americano de Entomologia, 2016.
-
BRAGA, J. B. ; VAZ, A. M. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; AZEVEDO, O. A. ; RABELLO, H. . Comunidade de Collembola (Arthropoda, Hexapoda) da Área de Proteção Ambiental Morro Branco, Vargem Alta, Espírito Santo. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió, AL. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
PASSOS, M. S. ; AZEVEDO, O. A. ; SILVA-FILHO, G. ; VIEIRA, I. J. C. ; RODRIGUES, M. V. A. . Atividade do extrato metanólico do fruto do nim contra larvas do Aedes aegypti. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
PASSOS, M. S. ; PECANHA, M. P. M. ; AZEVEDO, O. A. ; SILVA-FILHO, G. ; VIEIRA, I. J. C. . Meio de cultivo de larvas do Amerrhinus ynca em laboratório. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió, AL. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
VAZ, A. M. ; BRAGA, J. B. ; SOUZA, A. M. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; RABELLO, H. ; AZEVEDO, O. A. . Dinoponera lúcida Emery 1901 (Hymenoptera, Formicidae) em área de Mata de Restinga, Itapemirim, Espírito Santo. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió, Al. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
BRAGA, J. B. ; VAZ, A. M. ; SOUZA, A. M. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; RABELLO, H. ; AZEVEDO, O. A. . Comunidade de Formigas da Área de Proteção Ambiental Morro Branco, Vargem Alta, Espírito Santo. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió, AL. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
AMBROSIM, J. F. ; BRAGA, J. B. ; VAZ, A. M. ; SOUZA, M. G. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; HOFFMANN, M. ; RABELLO, H. ; AZEVEDO, O. A. . Comunidade Coleoptera coletado com armadilha de interceptação de voo na Área de Proteção Ambiental Morro Branco, Vargem Alta, Espírito Santo. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
VAZ, A. M. ; BRAGA, J. B. ; AMBROSIM, J. F. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; HOFFMANN, M. ; RABELLO, H. ; SUPELETO, F. A. ; AZEVEDO, O. A. . Comunidade de Coleoptera da Floresta Nacional de Pacotuba em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió, AL. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
TEIXEIRA, C. C. L. ; HOFFMANN, M. ; SILVA-FILHO, G. . COLEOPTERA (INSECTA) CAPTURADOS EM ARMADILHA DE INTERCEPTAÇÃO DE VOO EM RESERVA DE MATA ATLÂNTICA NO ESPÍRITO SANTO, SUDESTE DO BRASIL. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió, AL. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
TEIXEIRA, C. C. L. ; HOFFMANN, M. ; SILVA-FILHO, G. . COMUNIDADE DE COLEOPTERA DE SOLO EM RESERVA DE MATA ATLÂNTICA NO SUDESTE DO BRASIL. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió, AL. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
Santos-Júnior, F.C. ; SILVA-FILHO, G. ; ALBUQUERQUE, G. S. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; RABELLO, H. . Ocorrência de crisopídeos (Neuroptera: Chrysopidae) em manguezal. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió, AL. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
Ataíde, J.O. ; SILVA-FILHO, G. ; ALBUQUERQUE, G. S. ; TEIXEIRA, C. C. L. . Influência da fase lunar na captura de crisopídeos (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) com armadilha atrativa em ambiente florestal. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016, Maceió, AL. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA (XXVI CBE / IX CLE), 2016.
-
PASSOS, M. S. ; PECANHA, M. P. M. ; AZEVEDO, O. A. ; SILVA-FILHO, G. . Azadirachta indica extract, Meliaceae L., used for controlling Amerrhinus ynca Salberg in vitro. In: V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015, Viçosa. Proceedings of the 1st International Symposium Entomology, 2015.
-
CANOLATO, O. J. C. ; RIBEIRO, A. P. M. ; HUWER, E. P. ; GONCALVES, M. D. ; SILVA-FILHO, G. ; BARBIERI, V. G. . HIV/AIDS: Análise do perfil epidemiológico, à luz da Bioética. In: Congresso Internacional de Bioética e Direitos humanos - I CONIBDH, 2015, Vitória. Anais do Congresso Internacional de Bioética e Direitos humanos - I CONIBDH, 2015.
-
VAZ, A. M. ; OLIVEIRA, E. S. ; SILVA-FILHO, G. ; CASIMIRO, M. C. G. ; DOMINGOS, I. A. F. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; ATAIDE, J. O. ; SUPELETO, F. A. ; RABELLO, H. . COMUNIDADE DE COLEOPTERA DA APA MORRO BRANCO, VARGEM ALTA, ESPÍRITO SANTO. In: XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015, São Lourenço, MG. Anais do XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015.
-
GOMES, W. S. ; SILVA-FILHO, G. ; Santos-Júnior, F.C. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; ATHAYDE, M. O. ; OLIVEIRA, E. S. . COMUNIDADE DE COLEÓPTEROS (INSECTA, COLEOPTERA) DO ECOSSISTEMA DE MANGUEZAL EM ANCHIETA, ESPÍRITO SANTO. In: XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015, São Lourenço, MG. Anais do XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015.
-
Silva, A.V.C ; Canas, L.B ; Rainha, L.M. ; SILVA-FILHO, G. . INFLUÊNCIA DA AÇÃO AO ANTRÓPICA NA QUALIDADE DA ÁGUA DOS AFLUENTES DO RIO ITAPEMIRIM: AMARELO, AEROPORTO E MONTE CRISTO, SITUADOS NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço. Anais do X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011.
-
Albertino, S. A. S. ; SILVA-FILHO, G. ; ALBUQUERQUE, G. S. . Efeito da dieta na biologia de duas espécies de Leucochrysa (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) da região Norte Fluminense. In: II Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2010, Campos dos Goytacazes. . Resumos do I Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica 2010, 2010. v. 1.
-
Albertino, S. A. S. ; SILVA-FILHO, G. ; ALBUQUERQUE, G. S. . Biologia de duas espécies de Leucochrysa (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) abundantes na Mata Atlântica da região Norte Fluminense.. In: XIII Semana de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2008, Campos dos Goytacazes., 2008, Campo dos Goytacazes. Resumos da XIII Semana de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação da UENF., 2008. v. 1.
-
MULTANI, J. S. ; SILVA-FILHO, G. ; ALBUQUERQUE, G. S. . Periodicidade diária da atividade de vôo de crisopídeos (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae).. In: XII Encontro de Iniciação Científica, VII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão da UENF, 2007, Campos dos Goytacazes. Resumos do XII Encontro de Iniciação Científica, VII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão da UENF, 2007. v. 1.
-
GAZAL e SILVA, V. S. ; BAILEZ, O E ; VIANA-BAILEZ, A M M ; SILVA-FILHO, G. . Ocorrência de Cupins (Insecta: Isoptera) em Áreas Urbanas do Município de Campos dos Goytacazes-RJ. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife-PE. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006.
-
SACARAMUSSA, E. P. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. ; LOUZADA, G. S. . Diversidade e Abundância da Entomofauna de Solo na Estação Ambiente Meirelles em Cachoeiro de Itapemirim ? Espírito Santo. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006.
-
SILVA-FILHO, G. ; BAILEZ, O E ; VIANA-BAILEZ, A M M . Comportamento de Acasalamento do Gorgulho-da-Goiaba, Conotrachelus psidii, Marshall (Coleoptera: Curculionidae).. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006.
-
COSTA, L. G. V. ; SANTOS, J. M. C. ; FREITAS NETO, R. ; NICOLITE, M. ; SILVA-FILHO, G. ; RIBAS, L. M. ; COUTINHO, R. . Estrutura da comunidade incrustante sob um gradiente de influência portuária em Arraial do Cabo, RJ.. In: I Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006, Niteroi. I Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Niteroi : Universidade Federal Fluminense., 2006. v. II.
-
BURLA, R. S. ; SILVA-FILHO, G. ; Dolinsk, C. M . Efeito da Aplicação de Nim na Fecundidade e Viabilidade de Ovos do Gorgulho-da-Goiaba (Coleoptera: Curculionidae). In: XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006, Cabo-Frio, RJ. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006.
-
SILVA-FILHO, G. ; BAILEZ, O E ; VIANA-BAILEZ, A M M ; SILVA, A. F. N. . Semioquímicos Atraentes Envolvidos na Interação Gorgulho-da-Goiaba (Conotrachelus psidii Marshall)-Goiabeira (Psidium guajava L.).. In: Encontro de iniciação científica, 5ª mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão 2005,, 2005, Campos dos Goytacazes. Anais do 10º Encontro de iniciação científica, 5ª mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão, 2005.
-
SILVA-FILHO, G. ; BAILEZ, O E ; VIANA-BAILEZ, A M M . Ritmo de Atividae e Comportamento de Acasalamento do Gorgulho-das-Goiabas, Conotrachelus psidii (Coleoptera: Curculionidae).. In: Encontro de iniciação científica, 5ª mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão, 2005, Campos dos Goytacazes. Anais do 10º Encontro de iniciação científica, 5ª mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão, 2005.
-
SILVA-FILHO, G. ; BAILEZ, O E ; VIANA-BAILEZ, A M M ; SERRÃO, J. E. . Sexagem de Adultos de Conotrachelus psidii MARSHALL, 1922 (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2004, GRAMADO, RS. ANAIS DO XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2004.
-
TEIXEIRA, C. C. L. ; HOFFMANN, M. ; SILVA-FILHO, G. . Diversidade de Coleoptera na Mata do Mergulhão, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2004, Gramado. Anais XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2004.
-
SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; COSTA, A P T ; SILVA, H D . Ocorrência do Gênero Zaprionus Coquillett, 1902 no Estado do Rio de Janeiro (DIPTERA:DROSOPHILIDAE. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2004, GRAMADO, RS. Anais XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2004.
-
LEITÃO, B F ; SILVA-FILHO, G. ; VIANA-BAILEZ, A M M ; BAILEZ, O E . Olfatômetro em Y para Estudo de Atração do Gorgulho-das-Goiabas (Conotrachelus psidii Marshall) aos odores da planta hospedeira. In: 8ª Mostra de Iniciação Científica e 3ª Mostra de Pós-Graduação, 2003, Campos dos Goytacazes, RJ. Anais da 8ª Mostra de Iniciação Científica e 3ª Mostra de Pós-Graduação, 2003.
-
SILVA-FILHO, G. ; LEITÃO, B F ; VIANA-BAILEZ, A M M ; BAILEZ, O E . Determinação de Caracteres para Sexagem do Gorgulho-das-Goiabas, Conotrachelus psidii Marshall, 1922 (Coleoptera: Curculionidae). In: 8ª Mostra de Iniciação Científica e 3ª Mostra de Pós-Graduação, 2003, Campos dos Goytacazes, RJ. Anais da 8ª Mostra de Iniciação Científica e 3ª Mostra de Pós-Graduação, 2003.
-
SILVA FILHO, G. . PIBID e formação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, J. R. N. ; SILVA, M. D. ; POSSE, M. P. ; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima ; SILVA FILHO, G. . O PIBID E OS FAZERES DOCENTES NO COTIDIANO ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, S. C. ; SANTOS, S. C. ; SILVA FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SANTOS, J. R. N. ; SILVA, M. D. . ESTRATÉGIAS DE RECICLAGEM EM SALA DE AULA COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, A. G. ; SILVA FILHO, G. . Gestão ambiental sustentável: aplicação da educação ambiental nas escolas de ensino fundamental conforme Resolução CNE/CP nº 2 de 15/06/2012. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZAMBONI, N. V. ; ARAUJO, T. S. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA FILHO, G. ; SANTOS, J. R. N. ; SILVA, M. D. ; BERNARDES, N. R. ; RODRIGUES, R. C. ; RABELLO, H. ; LOPES, T. S. . IMPORTÂNCIA DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIANA, L. S. ; SILVA FILHO, G. ; SILVA, F. M. ; TEIXEIRA, C. C. L. . BIOÉTICA AMBIENTAL: FERRAMENTA PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL NA (RE)UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA-FILHO, G. ; ALBUQUERQUE, G. S. . Biologia deLeucochrysa(Nodita) paraquariaem condições de laboratório. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUIMARÃES, V. A. ; SIQUEIRA, H. Z. S. ; VARGAS, P. T. ; NOE, J. S. ; PAULO, F. L. ; ATAIDE, J. O. ; Santos-Júnior, F.C. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . Chrysopidae da Restinga APA Tartaruga, Município de Anchieta ES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VAZ, A. M. ; NOE, J. S. ; Ataíde, J.O. ; Santos-Júnior, F.C. ; OLIVEIRA, E. S. ; SUPELETO, F. A. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . Escarabeíneos (coleoptera: scarabaeidae) da Floresta Nacional de Pacotuba em Armadilha interceptação de vôo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Ataíde, J.O. ; Santos-Júnior, F.C. ; SILVA-FILHO, G. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; RABELLO, H. . Fauna de Chrysopidae (Insecta, neuroptera) da Floresta Nacional de Pacotuba ES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA-FILHO, G. ; ALBUQUERQUE, G. S. . Biologia de Leucochrysa (Nodita) paraquaria em condições de laboratório. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BISSA, L. G. ; SOUZA, G. ; RABELLO, H. ; SILVA-FILHO, G. . RIQUEZA DE MAMÍFEROS NÃO VOADORES EM ÁREA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA COMPANHIA DE ALIMENTOS UNIAVES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. L. ; VENTURA, J. P. ; VILLA, P. S. ; Ataíde, J.O. ; Santos-Júnior, F.C. ; VIANA, B. R. ; OLIVEIRA, E. S. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . Comunidade de Coleópteros (Insecta, Coleoptera) da Floresta Nacional de Pacotuba, Capturados em Armadilhas Atrativas Iscadas com Solução de Melado de Cana-de-Açúcar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. L. ; VENTURA, J. P. ; VILLA, P. S. ; Ataíde, J.O. ; Santos-Júnior, F.C. ; VIANA, B. R. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . Efeito das Fases Lunar na captura de Gymnetis chalcipes (Coleoptera, Scarabaeoidae, Cotoniidae) da Floresta Nacional de Pacotuba, com Armadilha atrativa Iscada com Solução de Melado de Cana-de-Açúca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRANCISCO, A. M. S. ; BICALHO, A. M. ; FERREIRA, R. H. S. ; SANTOS, J. R. N. ; SILVA, M. D. ; SILVA-FILHO, G. . O Pibid na Ressignificação da Formação Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRANCISCO, A. M. S. ; BICALHO, A. M. ; FERREIRA, R. H. S. ; SANTOS, J. R. N. ; SILVA, M. D. ; SILVA-FILHO, G. . A contribuição do Pibid na Formação do Professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRANCISCO, A. M. S. ; PEREIRA, A. C. ; LOUZADA, A. R. ; SANTOS, J. R. N. ; SILVA, M. D. ; SILVA-FILHO, G. . O pibid e os fazeres docentes na formação do professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA-FILHO, G. . Taxocenoses de Chrysopidae da Mata Atlântica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA-FILHO, G. . Semioquímicos Envolvidos na Interação Gorgulho-da-goiaba (Conotrachelus psidii) e goiabeira (Psidium guayava). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA-FILHO, G. . Semioquímicos envolvidos na Interação gorgulho-da-goiaba (Conotrachelus psidii Marshal) - goiabeira (Psidium guajava L.). 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA-FILHO, G. . BIODIVERSIDADE: FAUNA. SÃO PAULO, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
SILVA-FILHO, G. . Assessoria pedagógica para análise de dados estatísticos. 2016.
SILVA-FILHO, G. ; RIBEIRO NETO, N. C. ; FERREIRA, R. H. S. ; ATHAYDE, M. O. . Proposição de novos cursos de graduação. 2011.
SILVA-FILHO, G. . Influência das Tecnologias na atuação profissional. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 19, Volume 1. 2022. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 19, Volume 2. 2022. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 19, Volume 3. 2022. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Anais da XIV Expociência Universitária Sul Capixaba. 2022. (Editoração/Anais).
SANTOS, J. R. N. ; SILVA-FILHO, G. . Projeto Pedagógico de Pedagogia. 2022. (Projeto Pedagógico).
GARCIA, C. M. H. ; SILVA-FILHO, G. . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. 2022. (Projeto).
SILVA-FILHO, G. . Regulamento do Residência Pedagógica. 2022. (Regulamento).
SILVA-FILHO, GILSON . Anais da XIII Expociência Universitária Sul Capixaba. 2021. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 18, Volume 1. 2021. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 18, Volume 3. 2021. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 18, Volume 4. 2021. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 18, Volume 2. 2021. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Relatório Técnico da FAPES - PPE GESTÃO E COMPETITIVIDADE. 2021. (Relatório de pesquisa).
SILVA-FILHO, GILSON . Projeto Pedagógico de Arquitetura e Urbanismo. 2021. (Projeto Pedagógico).
SILVA-FILHO, G. . Anais da XII Expociência Universitária Sul Capixaba. 2020. (Editoração/Anais).
RIBEIRO NETO, N. C. ; SILVA-FILHO, G. . Compartilhando Evidências em Saúde. 2020. (Editoração/Livro).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 17, Volume 1. 2020. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 17, Volume 2. 2020. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 17, Volume 3. 2020. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 17, Volume 4. 2020. (Editoração/Periódico).
GARCIA, C. M. H. ; SILVA-FILHO, G. . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. 2020. (Projeto).
SILVA-FILHO, G. . Regulamento do Pibid. 2020. (Regulamento).
SILVA-FILHO, G. . Regulamento dos Grupos de Pesquisa. 2020. (Regulamento).
SILVA-FILHO, G. . Regulamento de Pesquisa. 2020. (Regulamento).
GARCIA, C. M. H. ; SILVA-FILHO, G. . Regimento Geral. 2020. (Regimento).
TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . Projeto Pedagógico de Ciências Biológicas. 2020. (Projeto Pedagógico).
TEIXEIRA, C. C. L. ; SILVA-FILHO, G. . Projeto Pedagógico de Pedagogia. 2020. (Projeto Pedagógico).
SILVA FILHO, G. . Anais da XI Expociência Universitária Sul Capixaba. 2019. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, GILSON . Cadernos Camilliani Número 16, Volume 1. 2019. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 16, Volume 2. 2019. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 16, Volume 3. 2019. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 16, Volume 4. 2019. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Subprodutos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais como Matéria prima para a produção de vidros. 2019. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, L. D. ; SILVA-FILHO, G. ; BINOTI, D. H. B. ; GARCIA, C. M. H. . Regimento do PPGASE. 2019. (Regimento).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 15, Volume 1. 2018. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 15, Volume 2. 2018. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Anais da X Expociência Universitária Sul Capixaba. 2018. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 15, Volume 3-4. 2018. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Relatório Técnico da X Expociência Universitária Sul Capixaba - A ciência como ferramenta de promoção de oportunidades para redução das desigualdades. 2018. (Relatório de pesquisa).
SILVA-FILHO, G. . Anais da IX Expociência Universitária Sul Capixaba. 2017. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. . Répteis da Restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha. 2016. (Editoração/Livro).
SILVA-FILHO, G. . Anais da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba. 2016. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. . Relatório Técnico da VIII Expociência Universitária Sul Capixaba - A ciência como ferramenta de promoção de oportunidades para redução das desigualdades. 2016. (Relatório de pesquisa).
SILVA-FILHO, G. . RELATÓRIO TÉCNICO DO Projeto de Iniciação Científica São Camilo - Fapes. 2016. (Relatório de pesquisa).
SILVA-FILHO, G. ; OLIVEIRA, E. S. ; LOUZADA, A. C. E. . Anais da VII Expociência Universitária Sul Capixaba. 2015. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. . RELATÓRIO TÉCNICO 1º SEMINÁRIO REGIONAL DO PIBID. 2015. (Relatório de pesquisa).
SILVA-FILHO, G. . RELATÓRIO TÉCNICO DO XII Congresso de Ecologia do Brasil. 2015. (Relatório de pesquisa).
OLIVEIRA, E. S. ; SILVA-FILHO, G. ; LOUZADA, A. C. E. . Anais da VI Expociência Universitária Sul Capixaba. 2014. (Editoração/Anais).
RODRIGUES, R. C. ; BERNARDES, N. R. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; VARGAS, C. L. B. ; SILVA-FILHO, G. . Anais da II Corredor Pedagógico do Pibid. 2014. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. . Relatório Técnico. 2014. (Relatório de pesquisa).
OLIVEIRA, E. S. ; SILVA-FILHO, G. ; TURINO, V. C. A. ; LOUZADA, A. C. E. . Anais da V Expociência Universitária Sul Capixaba. 2013. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. ; TURINO, V. C. A. ; FARIA, E. F. ; VOLPATO, L. F. ; Santos-Júnior, F.C. . Anais do 1º Congresso Estadual de Pós-Graduação. 2013. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 14, Volume 1. 2013. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 14, Volume 2. 2013. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 14, Volume 3. 2013. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . RELATÓRIO TÉCNICO DO 1º CONGRESSO ESTADUAL DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2013. (Relatório de pesquisa).
SILVA-FILHO, G. . Entomologia Geral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA-FILHO, G. ; RABELLO, H. . 1º Curso de Taxidermia de Vertebrados. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA-FILHO, G. . TAXIDERMIA DE VERTEBRADOS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALES JUNIOR, F. C. ; SILVA-FILHO, G. . Bioestatística de Fácil e Descomplicada. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Bioestatística).
TURINO, V. C. A. ; VERDAN, T. L. ; SILVA-FILHO, G. ; OLIVEIRA, E. S. ; TEIXEIRA, C. C. L. ; LOUZADA, A. C. E. . Anais da IV Expociência Universitária Sul Capixaba. 2012. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. ; LIMA, J. B. G. ; FARIA, E. F. . Cadernos Camilliani Número 13, Volume 2. 2012. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. ; LIMA, J. B. G. ; FARIA, E. F. . Cadernos Camilliani Número 13, Volume 3. 2012. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Sellecta Camilliani Volume Especial. 2012. (Editoração/Periódico).
SILVA-FILHO, G. . Cadernos Camilliani Número 13, Volume 1. 2012. (Editoração/Periódico).
DIAS, F. M. V. ; SILVA-FILHO, G. ; TURINO, V. C. A. ; OLIVEIRA, E. S. ; TEIXEIRA, C. C. L. . Anais da III Expociência Universitária Sul Capixaba. 2011. (Editoração/Anais).
SILVA-FILHO, G. . Bioestatística. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA-FILHO, G. . Manejo de Fauna e Flora e Legislação Ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA-FILHO, G. . Controle Biológico ? no III Seminário de Biologia ?Educação Ambiental: Uma Visão de Futuro?. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA-FILHO, G. . Controle Biológico e Seus Riscos - na V SEAGRO Semana de Agronomia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA-FILHO, G. . Biologia, Comportamento e Controle de Cupins - na I Semana do Produtor Rural.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA-FILHO, G. . Identificação, Manejo e Controle de Cupins em Patrimônios Histórico em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2021
Resíduos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais como Matéria prima para a produção de vidros: Otimização da produção e aplicação nobre do produto obtido - PPE - GESTÃO E COMPETITIVIDADE Nº 020/18 - 580/2018 - R$ 134.950,00, Descrição: O projeto 'Subprodutos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais como Matéria prima para a produção de vidros' A produção e o consumo de rochas ornamentais têm aumentado expressivamente a cada ano no mundo. O Brasil aparece no mercado internacional entre os maiores produtores, com 2,46 milhões de toneladas de rochas exportadas em 2016. O Espírito Santo é o que apresenta maior representatividade, com 75% da produção e 81% do total do faturamento nas exportações brasileiras neste mesmo ano (ABIROCHAS, 2017). A atividade de beneficiamento de rochas ornamentais causa considerável impacto ambiental é muito relevante participação no mercado econômico (RAYMUNDO ET AL, 2013). Para reduzir os impactos dessa atividade tem sido mediante a inclusão de valor agregado ao resíduo de rochas ornamentais. A utilização direta do resíduo, a reutilização e a reciclagem se mostram como soluções mais atraentes para o controle dos problemas de tratamento e destinação final dos resíduos de rochas ornamentais, pois reduzem o consumo de recursos naturais, bem como a carga de poluentes lançados no meio ambiente (ALEIXO, 2016). Diante do exposto, uma forma tecnicamente eficiente, ambientalmente e legalmente correta seria a incorporação destes resíduos no processo de fabricação de vidros, devido ao elevado teor de alguns óxidos presentes nestes minerais, sobretudo o SiO2, que é o principal componente dos vidros comuns, mediante ajuste de composição dos óxidos. Espera-se com a finalização da pesquisa evidenciar tecnicamente que a produção de vidros comuns e especiais é possível de ser realizada, utilizando-se a integralidade de resíduos de rochas ornamentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Gilson Silva Filho - Coordenador / Otoniel Aquino Azevedo - Integrante / Cíntia Cristina Lima Teixeira - Integrante / Layra Freire Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
Engenharia e Desenvolvimento Sustentáve, Descrição: O Curso de Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da UFES (PPGES) tem como principal objetivo a produção de conhecimento multidisciplinar inovador e aplicado, por meio do processo de formação de recursos humanos de alto nível, e em linha com o desenvolvimento sustentável esperado pela sociedade. O Programa é constituído por um corpo docente qualificado, composto por doutores nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Administração, Economia, Ecologia, Agronomia, Saúde Pública e Sociologia, com formação em destacadas universidades no Brasil, EUA e França. Área de Concentração: Sustentabilidade, Ambiente e Sociedade ? Linha de Pesquisa 1: Saneamento Ambiental e Saúde Pública A linha de pesquisa Saneamento Ambiental e Saúde Pública inclui os projetos pesquisa relacionados ao tratamento de efluentes (doméstico e industrial), reciclagem e reuso de águas, tratamento de águas para abastecimento, bem como gerenciamento de recursos hídricos (costeiros e marinhos) e a interface destes temas com as questões de saúde pública; ? Linha de Pesquisa 2: Gestão Sustentável e Energia A linha de pesquisa Gestão Sustentável e Energia abrange os projetos relacionados à Gestão Sustentável Pública e Privada, envolvendo metodologias para gestão, regulação e eficiência energética, avaliação sistemática de desempenho ambiental, elaboração de planos de saneamento e gerenciamento de resíduos, indicadores de desempenho e salubridade ambiental e modelos de tomada de decisão em gestão ambiental. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilson Silva Filho - Integrante / ALVIM BORGES DA SILVA FILHO - Coordenador.
-
2017 - 2019
Subprodutos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais como Matéria prima para a produção de vidros T.O. 191/2017. Processo: 80707734. Edital FAPES 03/2017 - UNIVERSAL 31.600,00, Descrição: A indústria de rochas ornamentais possui grande potencial no mercado mundial. É um importante setor para diversos países, especialmente o Brasil. No cenário mundial e nacional, o estado do Espírito Santo se destaca com o maior parque de beneficiamento de rochas ornamentais da América Latina. Na região sul do estado concentra-se a maioria das empresas de beneficiamento, localizadas principalmente no município de Cachoeiro de Itapemirim, enquanto na região norte predominam-se as atividades extrativas (BRASIL, 2007). Porém, o que se observa é um gerenciamento inadequado destes resíduos que, muitas vezes, são estocados em locais a céu aberto, aterros, lançados em rios ou lagoas de decantação, sem receber nenhum tipo de tratamento prévio. O acúmulo destes resíduos resulta em diversos problemas ambientais ? visto que o material é muito fino e pode penetrar no solo contaminando lençóis freáticos ? e problemas sociais, ocasionando doenças respiratórias devido ao material particulado lançado em forma de pó na atmosfera. A reciclagem destes materiais para a obtenção de um novo produto apresenta diversas vantagens que contribuem para a sustentabilidade, como a diminuição da quantidade de rejeitos descartada no meio ambiente, redução do consumo de recursos naturais, agregação de valor ao resíduo e geração de novos empregos. Muito se tem estudado sobre as possíveis aplicações do resíduo oriundo do beneficiamento de rochas ornamentais como subproduto em outros segmentos industriais, como na fabricação de concretos, argamassas, materiais cerâmicos, correção da acidez do solo e produção de vidro. O emprego dos resíduos de rochas ornamentais como matéria-prima para a produção e beneficiamento de vidros comuns, com uso do resíduo de quartzito como fonte auxiliar de sílica (SiO2) e de rochas dolomíticas e calcíticas é uma alternativa sustentável e tecnicamente viável de disponibilização destes resíduos, ainda não testada. Assim, uma forma mais sustentável de continuar desenvolvendo o setor de rochas ornamentais e atender às normas e legislações vigentes é a incorporação destes resíduos no processo de fabricação de vidros. Os resíduos de lama abrasiva oriunda do beneficiamento de rochas ornamentais enriquecidos com resíduos de quartzito empregados como matéria prima para a fabricação de vidros comuns, sem a utilização de areia natural ou outra fonte auxiliar de SiO2. Esse processo é tecnicamente viável para disponibilização do resíduo de rochas ornamentais? Para responder essa pergunta estão sendo avaliados se a utilização de resíduos de rochas ornamentais disponibilizados em aterros, como matéria-prima para a fabricação de vidros comuns, sem a utilização de areia natural ou outra fonte auxiliar de SiO2 é uma forma tecnicamente viável, com o uso de 100% de resíduo de rochas para produzir um vidro viável.?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Gilson Silva Filho - Coordenador / Otoniel Aquino Azevedo - Integrante / Isadora Andrade Bastos - Integrante / Lara Altoé Darós - Integrante / Monique de Bruim Giro Mezadre - Integrante / Layra Freire Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2017 - Atual
Quitosana: biopolímero extraído do exoesqueleto de camarões oriundos da pesca e carcinicultura no litoral sul do Espírito Santo. EDITAL FAPES Nº 11/2018 - PIBICES 2018/19 R$ 4.800,00, Descrição: A quitina encontrada nos exoesqueletos dos Artrópodes é o segundo biopolímero mais abundante encontrado na natureza depois da celulose. As principais fontes são: camarão, caranguejo e lagosta, sendo também encontrada em insetos, moluscos e parede celular de fungos. O destino de subprodutos do pescado, como no caso dos crustáceos, tem sido motivo de preocupação, pois na maioria das vezes este é descartado no ambiente, gerando um impacto expressivo ao ambiente e à saúde populacional, pois servem como reservatório de água e matéria orgânica que serve como criatórios de vetores. Um Subproduto da quitina pode ser utilizado funcionalmente na medicina, indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas. Assim, utilizar a quitina presentes em resíduos de camarão possibilitaria reduzir a poluição ambiental, pelo descarte em meio inapropriado, e agregar valor aos resíduos de camarões (Xiphopenaeus kroyeri, Litopenaeus vannamei) oriundos da pesca ou cultivados respectivamente. Assim, esse trabalho tem como objetivo utilizar os resíduos de X. kroyeri e L. vannamei para produção de quitosana, como forma de explorar suas excelentes propriedades como: biodegradabilidade, biocompatibilidade, atoxicidade, propriedades antibactericida, emulsificante e quelante.Obter quitosana proveniente dos resíduos das indústrias de processamento de camarão, Litopenaeus vannamei e Xiphopenaeus kroyer, do litoral sul do Espírito Santo, desta forma criar uma solução sinérgica que combina com o tratamento de resíduos, com a produção de produtos de elevado valor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Gilson Silva Filho - Coordenador / Cíntia Cristina Lima Teixeira - Integrante / Otoniel Aquino Azevedo - Integrante.
-
2013 - Atual
Impactos Ambientais e Soluções Sustentáveis . T.O. 580/2018.Processo 84303921 Edital FAPES/SEP 20/2018 PPE = 134.950,00; T.O. 191/2017.Processo 87707734 Edital FAPES 03/2017 UNIVERSAL = 31.600,00; T.O.02/2018 SÃOCAMILO, 4.800,00, Projeto certificado pela empresa UNIAO SOCIAL CAMILIANA em 18/11/2014., Descrição: Atualmente são perceptíveis os impactos ao ambiente, natural e antrópico, pela ação contínua do homem em busca, principalmente em melhorar sua condição de vida. Esses impactos são refletidos nos mais distintos cenários vivenciados, principalmente por famílias de menor classe social. São facilmente visualizados os desastres junto à sociedade, como as enchentes, desmoronamentos, secas intensas, perda de espécies animais e vegetais, dentre outros. Assim , esse projeto busca a diagnose dos problemas ambientais e da apresentação de soluções inovadoras e sustentáveis em prol da melhoria de qualidade de vida social e redução do impactos ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (6) . , Integrantes: Gilson Silva Filho - Coordenador / Helimar Rabello - Integrante / MIRAYA DUTRA DEGLI ESPOSTI CAETANO - Integrante / Paulo Vitor Kaminice - Integrante / Luciene da Silva Viana - Integrante / Nícolas Woelffel - Integrante / Aline Giuri Araújo - Integrante / Monique De Bruim - Integrante / Lara Altoé - Integrante / Daniel Henrique Breda Binoti - Integrante / Lima Deleon Martins - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário São Camilo-Es - Bolsa / UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÃ?RITO - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15
-
2012 - Atual
Crisopídeos (Insecta, Neuroptera, Chrysopidae) da Mata Atlântica do Espírito Santo: Biodiversidade e Biologia: EDITAL 03/2012 PROCESSO: 54679010 , R$30.000,00, Descrição: A fauna de Chrysopidae ainda é pouco conhecida. Mesmo assim, o número de espécies já registrado indica que esta região é uma das que apresentam maior diversidade. No Brasil, os levantamentos existentes restringem-se principalmente à Floresta Amazônica e agroecossistemas. Para a região da Mata Atlântica, até recentemente, só eram conhecidas as espécies que haviam sido coletadas esporadicamente por pesquisadores estrangeiros, em especial Nathan Banks e Longinos Navás e por Albuquerque e colaboradores que iniciaram trabalhos sistemáticos de coleta, visando conhecer a diversidade de espécies de Chrysopidae ao longo da área de distribuição deste ecossistema, mas principalmente no Estado do Rio de Janeiro. Mediante este projeto de pesquisa será estimada a diversidade de crisopídeos da Mata Atlântica do Espírito Santo, o tamanho dos fragmentos que não sustentam a manutenção dos crisopídeos mediante parâmetros como riqueza e abundância, identificar as espécies capturadas e indicação de espécies para utilização na redução de espécies fitófagas florestais. Estas informações proporcionarão a difusão do conhecimento sobre a diversidade deste grupo no bioma Mata Atlântica para comunidade científica e sua importância como agentes potenciais do controle biológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Gilson Silva Filho - Coordenador / Fernando Cavalcanti dos Santos Júnior - Integrante / Taffarel Pariz Castelan - Integrante / Julielson Oliveira Ataíde - Integrante / Aline Macarin Vaz - Integrante / Josinéia Santos Noé - Integrante / Veluma de A. Guimarães - Integrante / Hussuali Z. S. Siqueira - Integrante / Pedro Teixeira Vargas - Integrante / Fernanda Lourencine Paulo - Integrante / BIANCA RIBEIRO VIANA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2012 - Atual
Utilização de Metabólitos Secundários no Controle de Pragas e Doenças de culturas anuais, Descrição: Plantas têm sido tradicionalmente utilizadas pelas populações de todos os continentes no controle de diversas doenças e pragas, além de representar uma fonte importante de substâncias biologicamente ativas, que são utilizadas como medicamentos ou como modelo para síntese de um grande número de fármacos (LUPE, 2007). O Brasil é o país com maior potencial para pesquisa com espécies vegetais, por deter a maior e a mais rica parcela da biodiversidade do planeta, em torno de 15 a 20% do total mundial conhecido (BUFFON, 2005). Estima-se que o nosso país possua 50.000 espécies de plantas superiores, produtoras de madeiras, celulose, fibras, alimentos, óleos vegetais e óleos essenciais entre outros produtos naturais. Porém, acredita-se que apenas 8 % das espécies vegetais da flora brasileira foram estudadas em busca de compostos bioativos e apenas 1.100 espécies vegetais da flora brasileira foram avaliadas em suas propriedades medicinais (SIMÕES et al., 2004). Dentre as espécies vegetais brasileiras relatadas na literatura, muitas são encontradas na Floresta nacional de Pacotuba em nosso município, muitas delas já estudas sejam nos aspectos taxonômicos, fitoquímicos e/ou farmacológicos, alvo de investigação científica, tanto pelos relatos de atividades biológicas de seus extratos na medicina popular quanto pelas poucas informações a respeito de grande números de exemplares que ali se encontram , fato que nos motiva o desenvolvimento do trabalho, pois gêneros de algumas famílias que constituem o parque nacional já estudadas apresentam atividades inceticidas, antifidante, antimalarial, antimicrobiana, citotóxicas, dentre outras. Assim este projeto tem como objetivo analisar as características etnofarmacológicas, isolar e identificar os constituintes químicos das famílias de plantas medicinais que compõe flora local e avaliar as atividades biológicas dos seus extratos e substâncias isoladas, voltadas ao controle de pragas e doenças agrícolas de culturas anuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilson Silva Filho - Coordenador / Otoniel Aquino Azevedo - Integrante / Laureanny Madeira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2012 - Atual
Coleópteros (Insecta, Coleoptera) da Mata Atlântica do Espírito Santo: Diversidade, Riqueza, e Importância Ecológica, EDITAL FAPES Nº 006/2014 - UNIVERSAL R$18.400,00, Descrição: A ordem Coleoptera, vulgarmente denominada de besouros, abrange o maior número de espécies conhecidas facilmente distinguíveis pela presença dos élitros (Lara, 1992). A abundância e o sucesso evolutivo deste grupo são justificados pela principal característica da ordem: asas anteriores modificadas em élitros com consistência coriácea ou córnea (Ribeiro-Costa, 2006). Os coleópteros são importantes indicadores da qualidade do meio ambiente, devido a elevada diversidade de habitats ocupados por estes insetos como solo, vegetação, águas de rios, riachos e praias marinhas (Costa, 1999). Trabalhos avaliando a diversidade deste grupo na Mata Atlântica do Espírito Santo são poucos, restritos principalmente aos inventários esporádicos, realizados mediante as distintas técnicas de captura de insetos adultos, como os exemplares presentes no Museu Melo Leitão, em Santa Tereza, e da Reserva Natural Vale em Linhares. Levantamentos sistemáticos da ordem Coleoptera no Espírito Santo estão em ascensão. Conhecer quali e quantitativamente a fauna de coleópteros é fundamental para determinar as influências das distintas formações vegetais do bioma Mata Atlântica sobre a abundância e riqueza da ordem Coleoptera (Marinoni & Dutra, 1997, Griitzmacher & Linck, 2000). O planejamento do presente projeto se faz necessário para a comparação de fauna de Coleoptera entre fragmentos de Mata Atlântica e a identificação específica correta e definir áreas prioritárias para preservação deste grupo. Além disso, estudos que avaliam a área mínima importante para manutenção desta espécie na Mata atlântica são incipientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilson Silva Filho - Coordenador / Cíntia Cristina Lima Teixeira - Integrante / Magali Hoffmann - Integrante / Renan Coelho Lima - Integrante / Julienson Oliveira Ataíde - Integrante / Aline Macarin Vaz - Integrante / Eryka Silva Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2005 - 2011
Propriedade das Taxocenoses de Chrysopidae (Insecta, Neuroptera) em remanescentes de Mata Atlântica do Parque Estadual do Desengano e Reserva Biológica União, e estudo da biologia de Chrysopidae, Descrição: Na região Neotropical, a fauna de Chrysopidae ainda é pouco conhecida. Mesmo assim, o número de espécies já registrado, em torno de 300, indica que esta região é uma das que apresentam maior diversidade, pois existem somente cerca de 1200 espécies em todo o mundo (Brooks e Barnard 1990, Albuquerque et al. 2001). No Brasil, os levantamentos existentes restringem-se principalmente à Floresta Amazônica (Adams e Penny 1987) e agroecossistemas (Freitas e Penny 2001). Para a região da Mata Atlântica, até recentemente, só eram conhecidas as espécies que haviam sido coletadas esporadicamente no século XIX e início do século XX por pesquisadores estrangeiros, em especial Nathan Banks e Longinos Navás, muitas das quais com problemas taxonômicos que persistem até hoje. A partir de 1997, Albuquerque, G.S. e colaboradores iniciaram trabalhos sistemáticos de coleta, visando conhecer a diversidade de espécies de Chrysopidae ao longo da área de distribuição deste ecossistema. Nestes levantamentos, que já registraram mais de 50 espécies, têm se observado que representantes de alguns gêneros, como Leucochrysa, Chrysopodes e Ceraeochrysa, são comumente encontrados, enquanto de outros, como Plesiochrysa, Chrysoperla, Gonzaga, Loyola e Berchmansus, são bem menos freqüentes (Albuquerque et al. 2003). Além disto, diversas destas espécies encontradas são novas e vêm sendo descritas. Situação semelhante foi observada por Freitas e Penny (2001), que, ao realizarem levantamentos em agroecossistemas em vários Estados do Brasil, registraram 81 espécies, 41 das quais novas. Estes resultados comprovam que o conhecimento da fauna de crisopídeos neotropicais ainda é incipiente. Porém, os resultados já obtidos no estudo de longo prazo de Albuquerque e colaboradores viabilizaram o planejamento do presente projeto, já que estudos de comparação de fauna requerem a identificação correta e, mais importante, a separação das entidades específicas, atividade esta impossível de ser realizada até alguns anos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilson Silva Filho - Coordenador / Gilberto Soares Albuquerque - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2003 - 2005
VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE SEMIOQUÍMICOS ATRAENTES NA INTERAÇÃO GORGULHO-DAS-GOIABAS (Conotrachelus psidii MARSHALL, 1922)-GOIABEIRA (Psidium guajava L.), Descrição: O volume de perdas de goiabas é elevado, principalmente ocasionado pela ação de um Coleoptera pertencente a família Curculionidae. Este inseto é pouco afetado pela aplicação de produtos químicos. Uma forma de minimizar a aplicação de inseticidas no ambiente e manter o nível de dano abaixo do máximo aceitável na lavoura é entendendo a interação deste inseto e a planta hospedeira "goiabeira" para que se possa traçar estratégias de controle cultural ou comportamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gilson Silva Filho - Coordenador / Ana Maria Matoso Viana Bailez - Integrante / Omar Eduardo Bailez - Integrante.
Prêmios
2021
1º Lugar - Prêmio Biguá de Sustentabilidade - Ensino Superior - Jardim Filtrante: Uma alternativa sustentável para o tratamento de esgotos provenientes de pias e lavatórios, TV Gazeta Sul.
2021
1º Lugar Farol do Bem - Segmento Educação - Categoria Empresa de médio e grande porte, SindFer.
2021
2º Lugar Farol do Bem - Segmento Educação - Categoria Empresa de médio e grande porte, SindiFer.
2021
2º Lugar Farol do Bem - Segmento Meio Ambiente - Categoria Empresa de médio e grande porte, SindiFer.
2021
3º Lugar Farol do Bem - Segmento Meio Ambiente - Categoria Empresa de médio e grande porte, SindFer.
2020
3º Lugar - Prêmio Biguá de Sustentabilidade - Educação Básica - FAZENDINHA INSTITUCIONAL: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE TRANSFORMAÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM, TV GAzeta Sul.
2020
2º Lugar - Prêmio Biguá de Sustentabilidade - Ensino Superior - PRODUÇÃO DE CREMES HIDRATANTES E REGENERATIVOS OBTIDOS A PARTIR DE ÓLEO DE RÃ (Lithobates catesbeianus), Tv Gazeta Sul.
2020
3º Lugar - Prêmio Biguá de Sustentabilidade - Ensino Superior - PRODUÇÃO DE CARVÃO ATIVADO A PARTIR DE RESÍDUOS VEGETAIS DA BANANICULTURA, TV Gazeta Sul.
2019
3º Lugar - Prêmio Biguá de Sustentabilidade - RESÍDUOS DE CRUSTÁCEOS COMO MECANISMOS DE DESPOLUIÇÃO DE ÁGUA E GARANTIA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL, TV Gazeta SUl.
2019
2º Lugar - Prêmio Biguá de Sustentabilidade - VIDRO SODO- CÁLCICO (COMUM) PRODUZIDOS PELA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DE RESÍDUOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS EM BAIXA TEMPERATURA DE FUSÃO, TV Gazeta Sul.
2012
1º Lugar no Prêmio Foz do Brasil Estimula a Pesquisa - Categoria Saneamento e Saúde Pública, FOZ DO BRASIL.
2012
1º Lugar - Melhor trabalho apresentado oralmente na IV Expociência Universitárioa Sul Capixaba, Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário São Camilo-Es, Centro Universitário São Camilo-Es. , Rua São CAmilo de Lellis, 01, Paraíso, 29304910 - Cachoeiro de Itapemirim, ES - Brasil - Caixa-postal: 28013600, Telefone: (28) 35265940, Ramal: 5936, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Câmara de Assessoramento
Atividades
-
05/2014
Outras atividades técnico-científicas , Câmara de Assessoramento da FAPES, Câmara de Assessoramento da FAPES.,Atividade realizada, Avaliação de projetos.
2021 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de monitoria, Carga horária: 10
2021 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do comitê de ética e pesquisa - CoEP, Carga horária: 10
2016 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro de NDE de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 10
2015 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA, Carga horária: 8
2014 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO INS, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord da Comissão de Ética no Uso de Animais, Carga horária: 10
2014 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do NDE de Direito, Carga horária: 4
2014 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Cons de Ensino Pesquisa e Extensão, Carga horária: 20
2014 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord depart. publi acadêmicas e científica, Carga horária: 10
2012 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor Adjunto Revista Cadernos Camilliani, Carga horária: 30
2012 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE de Biologia, Carga horária: 4
2011 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Carga horária: 30
2009 - Atual
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular II, Carga horária: 14
2014 - 2014
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Monitoria, Carga horária: 10
2011 - 2014
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral da Pós-Graduação, Carga horária: 30
2012 - 2013
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR
2012 - 2012
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Ensino
2011 - 2011
Centro Universitário São Camilo-ESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Pós-Graduação
Atividades
-
02/2017
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição I - Poluição do ar
-
02/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística
-
08/2016
Ensino, Tecnólogo em Gastronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
02/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
05/2014
Direção e administração, Centro Universitário São Camilo-Es.,Cargo ou função, Ecologia Aplicada.
-
02/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
10/2012
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ecologia Aplicada
-
07/2012
Ensino, Ciências Biológicas-Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Forense, Bioestatística, Epidemiologia
-
02/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular, Parasitologia Geral
-
02/2012
Ensino, Tecnólogo em Petróleo e Gás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística
-
07/2011
Direção e administração, Centro Universitário São Camilo-Es.,Cargo ou função, Coordenador Geral de Pós-Graduação.
-
07/2011
Ensino, Ciências Biológicas-Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia, Bioestatística, Epidemiologia
-
02/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário São Camilo-Es.,Linhas de pesquisa
-
02/2011
Ensino, Ciências Biológicas-Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Núcleo SA. Microbiologia, Biologia Molecular, Parasitologia Geral, Epidemiologia, Etologia, Tratamento de Informação
-
02/2011
Ensino, Ciências Biológicas-Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Molecular, Estágio Supervisionado
-
08/2010
Ensino, Estagio Supervisionado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Estágio Supervisionado Licenciatura em Química e Biologia
-
02/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento da Informação
-
02/2010
Ensino, Educação Física - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística
-
02/2010
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Microbiologia
-
02/2010
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Epidemiologia, Microbiologia
-
02/2010
Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia
-
02/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística
-
07/2009
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Biologia Celular, Epidemiologia, Microbiologia
-
07/2009
Ensino, Ciências Biológicas-Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Biologia Molecular, Epidemiologia, Etologia, Microbiologia, Parasitologia, Biologia Forense
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado
-
03/2012 - 03/2012
Ensino, Enfermagem do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Saneamento do Meio e Saúde Ambiental
2013 - Atual
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado Profissional, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e Orientador de Dissertação.
Professor da Disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais e Soluções Sustentáveis
2013 - Atual
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador de Dissertação de Mestrado, Carga horária: 8
2013 - Atual
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Colelgiado do PPGES, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2018
Ensino, Mestrado Profissional Engenharia e Desenvolviment, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica - Análise quantitativa, Avaliação de Impactos Ambientais e Soluções Sustentáveis
-
07/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Tecnológico, Engenharia e Desenvolvimento Sustentável.,Linhas de pesquisa
2018 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Institucional do Pibid, Carga horária: 20
2012 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista PIBID, Enquadramento Funcional: Coord área de gestão e processos educacionais, Carga horária: 20
2017 - 2017
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Revisor, Enquadramento Funcional: Revisor de Questões do ENADE
2014 - 2014
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Professor Conteudista ENADE, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
2015 - 2017
CTA - Serviços em Meio Ambiente LtdaVínculo: Biólogo Consultor, Enquadramento Funcional: Biólogo (Consultor) - Entomofauna
Outras informações:
Biólogo (Consultor) - Execução do programa de monitoramento da
Entomofauna na área de influência do Terminal Industrial IMETAME/Aracruz-ES
2016 - 2016
CTA - Serviços em Meio Ambiente LtdaVínculo: Biólogo Consultor, Enquadramento Funcional: Biólogo (Consultor) - Entomofauna
Outras informações:
Biólogo (Consultor) - Execução do estudo da Entomofauna (formigas e vetores) nas áreas de
influencia da pequena central hidrelétrica (pch) cachoeira do inferno, no município de
São Mateus-ES.
2016 - 2016
2TREE CONSULTORIA LTDAVínculo: Biólogo Consultor, Enquadramento Funcional: Biólogo (Consultor) - Entomofauna
Outras informações:
Biólogo (Consultor) ? Entomofauna / execução de diagnóstico da
Entomofauna (Formigas e Vetores) para compor estudo de impacto ambiental para implantação de
silvicultura no bloco VI fazenda São Joaquim da água preta e Dourada Uma. Pedro
Canário/Conceição da Barra-ES.
2011 - 2012
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Bolsa de Ensino, Enquadramento Funcional: Professor de Entomologia Agrícola, Carga horária: 5
2007 - 2011
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Coordenador Pré-Vest Teorema, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 6
2005 - 2011
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40
2007 - 2007
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Controle Biológico - Uso de Predadores, Carga horária: 2
2006 - 2006
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Zoologia - Amphibia e Reptilia
2006 - 2006
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Zoologia - Subfilo Uniramia, Carga horária: 2
2006 - 2006
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof Pós - Biologia e Sistemática de Insetos
2005 - 2006
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Professor Pré-Vest Teorema, Enquadramento Funcional: Professor de Física II, Carga horária: 6
2005 - 2005
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Entomologia Geral-Morfologia de inseto
2005 - 2005
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Entomologia Geral-Comportam. de Insetos
2005 - 2005
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Zoologia - Amphibia e Reptilia, Carga horária: 6
2004 - 2004
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Zoologia - Amphibia e Reptilia
Atividades
-
10/2011 - 03/2012
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Entomologia Agrícola
-
01/2007 - 12/2011
Direção e administração, Pré-Vestibular Social Teorema.,Cargo ou função, Coordenador Geral.
-
10/2010 - 10/2010
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Uso de Predadores no Controle Biológico
-
03/2005 - 12/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física II - Optica, ondas, Eletricidade e Magnetismo - Pré-Vest Teorema
-
06/2006 - 06/2006
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia - Amphibia e Reptilia
-
05/2006 - 05/2006
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia - Subfilo Uniramia
-
04/2006 - 04/2006
Ensino, Produção Vegetal, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia e Sistemática de Insetos
-
09/2005 - 09/2005
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Entomologia Geral - Morfologia dos Insetos, Entomologia Geral - Comportamento de Insetos
-
04/2005 - 04/2005
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia - Amphibia e Reptilia
2007 - 2010
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/2010 - 09/2010
Ensino, Enfermagem do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Toxicologia Ocupacional
-
03/2008 - 04/2008
Ensino, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Manejos de Fauna e Flora
-
04/2007 - 06/2007
Ensino, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Manejos de Fauna e Flora
-
02/2007 - 02/2007
Ensino, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conceitos e Ferramentas utilizadas na Educação Ambiental
2005 - 2005
Fundação Estadual Norte FluminenseVínculo: Bolsista de Apoio Tecnico, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2005 - 07/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Tecnort.,Linhas de pesquisa
1998 - 2003
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor para graduação, Carga horária: 20
2000 - 2002
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, Carga horária: 20
1999 - 2001
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Supervisionado, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2002 - 01/2003
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Entomologia Geral
-
08/1998 - 11/2002
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Entomologia Agrícola e Manejo Integrado de Pragas
-
08/2001 - 07/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Agronomia.,Linhas de pesquisa
-
08/2000 - 07/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Agronomia.,Linhas de pesquisa
-
10/2000 - 04/2001
Estágios , Instituto de Agronomia.,Estágio realizado, Melhoramento Vegetal.
-
04/2000 - 10/2000
Estágios , Instituto de Agronomia.,Estágio realizado, Genética Vegetal.
-
05/1999 - 01/2000
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organografia Vegetal
-
01/1999 - 07/1999
Estágios , Instituto de Agronomia.,Estágio realizado, Genética e Melhoramento de Plantas.
2003 - 2006
Centro Educacional Eugênio MoraesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2003 - 12/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Artes, Biologia
1997 - 1998
Sousa's InformáticaVínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Intrutor de Informática, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1997 - 12/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Windows 95,, Word 6,0, Excel 5.0
1997 - 1997
Instituto de Desenvolvimento Rural do TocantinsVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Técnico em Agropecuária, Carga horária: 8
Atividades
-
02/1997 - 02/1997
Estágios , Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins.,Estágio realizado, Supervisão creditícia e consultoria agropecuária.
1997 - 1997
Secretaria de Agricultura - Prefeitura de Rondon do Pará- PAVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Técnico em Agropecuária, Carga horária: 10
Atividades
-
07/1997 - 07/1997
Estágios , Secretaria de Agricultura - Prefeitura de Rondon do Pará- PA.,Estágio realizado, Confecção de Projetos e Extensão Rural.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilson Silva Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?