ABEL AUGUSTO CONCEIÇÃO

Abel Augusto Conceição é professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, Brasil. Estudou a vegetação dos campos rupestres da Chapada Diamantina durante o mestrado (1998) e doutorado (2003) desenvolvidos pela pós-graduação em botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, SP. Atua em Botânica e Ecologia, principalmente em temas relacionados à taxonomia, florística, fitossociologia, dinâmica, ecologia do fogo e conservação, com estudos concentrados na região semiárida da Bahia. A partir de 2003 atuou em projetos executados pela UEFS, tais como IMSEAR, PPBio e Sequestro de Carbono. Coordenou ou coordena os projetos "Levantamento florístico e fitossociológico de áreas remanescentes dos Biomas Cerrado e Caatinga do Estado da Bahia, localizadas na região da Bacia do São Francisco, para a elaboração e recomendação de modelos de recuperação da vegetação degradada", "Efeitos do fogo sobre a vegetação de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil", "Comunidades e populações de Vellozia sincorana, distúrbio por fogo e o uso dessa planta endêmica da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil", "Uso, manejo e conservação de duas espécies endêmicas sob pressão de coleta e impactos do fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Nordeste do Brasil", "Uso e conhecimento do candombá" e "Candombá e sempre-viva: plantas chave para a conservação do Parque Nacional da Chapada Diamantina". Participou até 2010 do projeto de cooperação internacional "Evaluación de procesos ecosistémicos en ecosistemas semiáridos: una herramienta para adaptarse ao cambio global", coordenado por Adrián Escudero da Espanha, com objetivo de avaliar em detalhe as complexas relações existentes entre os distintos atributos do ecossistema e seu funcionamento em ecossistemas áridos e semiáridos da Espanha e América Latina. Participa atualmente do projeto internacional "The BIODESERT survey: assessing the impacts of grazing and climate change in global dryland", coordenado por Fernando Maestre. Realizou pós-doutorado nos Departamentos de Ecologia da Universidade de São Paulo e da Universidade de Alicante (Espanha), com estudo dos efeitos do fogo em vegetação campestre em um encrave de Cerrado na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. É docente dos cursos de graduacão em Biologia e Agronomia e dos cursos de pós-graduação em Botânica (PPGBot) e em Recursos Genéticos Vegetais (RGV) da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)

1999 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: Ecologia da vegetação em afloramentos rochosos na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil
José Rubens Pirani. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: diversidade; Chapada Diamantina; fitossociologia; insular; fenologia; hábitat. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Vegetação de Campo Rupestre.

Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)

1996 - 1998

Universidade de São Paulo
Título: Estudo da vegetação rupestre no Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina, Palmeiras, Bahia, Brasil,Ano de Obtenção: 1998
Ana Maria Giulietti.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: campo rupestre; vegetação; fitossociologia; Chapada Diamantina; florística; ilhas de solo. Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Outros.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2009 - 2011

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

2010 - 2010

Pós-Doutorado. , Universidad de Alicante, UA, Espanha. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de comunidades.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fitogeografia/Especialidade: Florística e Fitossociologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica/Especialidade: Diversidade.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica/Especialidade: Dinâmica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Conservação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CONCEIÇÃO, A. A. . Coordenação Mesa Redonda "Fogo no Cerrado". 2009. (Outro).

CONCEIÇÃO, A. A. . Coordenação Mesa Redonda "Ecologia da vegetação em afloramentos graníticos". 2009. (Outro).

CONCEIÇÃO, A. A. . Coordenação Mesa Redonda "Fogo nos campos rupestres e florestas". 2009. (Outro).

CONCEIÇÃO, A. A. . Organização Simpósio. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Congreso Latinoamericano de Botánica. Spatial pattern and microtopographic effect on COmanthera mucugensis: a micro-endemic and threatened species in campo rupestre. 2018. (Congresso).

XII Conresso Latinoamericano de Botanica. Erro taxonômico obscurece a conservação de Vellozia pyrantha: planta especial para sociedade e ecossistema. 2018. (Congresso).

XI Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology ? Rupestrian Ecosystems: Conservation Status and the Deadly Route to Collapse.Rupestrian grassland vegetation, diversity and origin. 2017. (Encontro).

XI Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology ? Rupestrian Ecosystems: Conservation Status and the Deadly Route to Collapse,. 2017. (Congresso).

workshop sobre campos rupestres: biodiversidade. conservação, uso e políticas públicas nos campos rupestres.workshop. 2011. (Outra).

Adaptación al cambio global en ecosistemas semiáridos iberoamericanos: ev evaluación de procesos ecosistémicos.Efectos del fuego en una sabana y campo rupestre de Brasil: fenología y estructura de la vegetación. 2010. (Seminário).

60 Congresso Nacional de Botânica. 2009. (Congresso).

Workshop de Elaboração do Programa Nacional de Pesquisa e Conservação de Ecossistemas de Montanhas.Não houve uma apresentação específica, mas uma discussão geral e específica sobre diversos temas relacionados à conservação em montanhas. 2009. (Outra).

2a. Reunion de coordinacion CYTED-EPES, evaluación de procesos ecosistémicos en ecosistemas semiáridos: una herramienta para adaptarse al cambio global.Vegetação semi-árida no Brasil. 2008. (Outra).

I semana de ciência e tecnologia do CEFET-BA/UE Camaçari. O papel da eficiência energética e da tecnologia da informação na preservação do meio ambiente e da biodiversidade.Biodiversidade na Chapada Diamantina. 2008. (Outra).

I Workshop de Recuperação de Áreas Degradadas Ciliares no Semi-árido.Florística, Fitossociologia e Modelo de Restauração da Vegetação em Sub-bacias do São Francisco na Bahia. 2008. (Outra).

58 Congresso Nacional de Botânica. 2007. (Congresso).

Reunião Técnica de Pós-seleção do Projeto "Áreas importantes para a Conservação da Biodiversidade na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco".participação das discussões sobre as áreas para conservação na Bacia do São Francisco. 2007. (Outra).

IX Congreso Latinoamericano de Botánica. Sucessão da Vegetação em Afloramentos Rochosos no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia, Nordeste do Brasil. 2006. (Congresso).

LVI Congresso Nacional de Botânica. 2005. (Congresso).

Workshop Conservação e manejo de espécies de Eriocaulaceae, Orchidaceae e Cactaceae da Chapada Diamantina ameaçadas de extinção.Workshop Conservação e manejo de espécies de Eriocaulaceae, Orchidaceae e Cactaceae da Chapada Diamantina ameaçadas de extinção. 2005. (Outra).

XXVII Reunião Nordestina de Botânica. 2004. (Encontro).

54 Congresso Nacional de Botânica. 2003. (Congresso).

VII Congresso Latiamericano de botánica. 1998. (Congresso).

XLVII Congresso Nacional de Botânica. 1996. (Congresso).

XLVI Congresso Nacional de Botânica de Ribeirão Preto, SP. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ray Santos Andrade

OLIVEIRA, R. P.;CONCEIÇÃO, A. A.; FERREIRA, F. M.. Florística e taxonomia de Bambusoideae (Poaceae) da Serra da Pedra Lascada, sul da Bahia, Brasil.. 2019. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Idelmara Pereira de Souza

Hughes, F.M.;CONCEIÇÃO, A. A.; CASTRO, M. S.. Padrões espaciais de duas esp´cies de Hymenaea L. em sistemas xéricos: relações entre a heterogeneidade espacial, síndromes de dispersão e comportamento germinativo. 2019. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jéssica Barros Andrade

Hughes, F.M.; GONCALVES, C. N.;CONCEIÇÃO, A. A.. Estrutura populacional e biologia reprodutiva de Syagrus harleyi no município de Mucugê/BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Erick Douglas Souza Almeida

SIQUEIRA FILHO, J. A.; Santos, C.G.M.;CONCEIÇÃO, A. A.. Taxonomia e ecologia de Cryptanthus na Caatinga, Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Isiara Silva Menezes

Funch, L.S.; GIMENES, M.;CONCEIÇÃO, A. A.. Fenologia, Biologia Floral e Distribuiçâo Espacial de Eschweilera Mori (Lecythidaceae) em Florestas Estacionais Submontanas, Chapada Diamantina, Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Carla Tatiana de Vasconcelos Dias Martins

FRANCA, F.;NEVES, S. P. S.CONCEIÇÃO, A. A.. Florística e estrutura de vegetações ciliares no alto da bacia hidrográfica no rio Paraguaçu, Mucugê, Bahia, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Edmilson Alves da Silva

Funch, L.S.; Nascimento, F.H.F.;CONCEIÇÃO, A. A.. Avaliação da recuperação natural de áreas degradadas pelo garimpo de diamante no vale do rio São José, município de Lençóis, Bahia. 2013. Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Mara Rúbia de Oliveira lima

Funch, L.S.CONCEIÇÃO, A. A.; Vitória, A.P.. Fenologia e caracteres morfofuncionais de espécies de Miconia Ruiz & Pav. (Melastomataceae) em floresta ciliar, Chapada Diamantina, Bahia. 2013. Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Gabriela Almeida Silva

CONCEIÇÃO, A. A.; GONCALVES, C. N.;Funch, L.S.. Florística e estrutura de campos rupestres com diferentes tempos desde o último incêndio, Chapada Diamantina, Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Macielle Macedo Coelho

AMORIM, A. M. A.;CONCEIÇÃO, A. A.; FORZZA, R. C.. Composição florística e aspectos ecológicos em remanescentes de florestas montanas no eixo Almadina-Barro Preto, sul da Bahia, Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Denilson Barbosa de Oliveira

MARIANO, E.; BERLINCK, C. N.;CONCEIÇÃO, A. A.. Diretrizes técnicas para restauração de áreas degradadas por fogo em remanescentes de Mata Atlântica na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jumara Marquez Souza

CONCEIÇÃO, A. A.; RIBEIRO, K. T.;Funch, L.S.. Efeitos do fogo na fenologia reprodutiva de angiospermas em vegetações campestres na Chapada Diamantina, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Juliana Carvalhais Brito

CONCEIÇÃO, A. A.; RIBEIRO, K. T.; CAIAFA, A.. Efeitos do fogo sobre a vegetação em duas áreas de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Grênivel Mota da Costa

CONCEIÇÃO, A. A.; FIDELIS, A.; CAIAFA, A.. Regeneração da vegetação campestre sob distúrbio do fogo na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Sâmia Paula Santos Neves

CONCEIÇÃO, A. A.Funch, L.S.; JACOBI, C. M.. Fenologia reprodutiva, biologia floral e polinização de espécies de Velloziaceae em uma área de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: ANA PAULA LIMA DO COUTO

CONCEIÇÃO, A. A.; OLIVEIRA, A. A.; MARIANO, E.. Composição florística e estrutura de uma floresta estacional submontana, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Lençóis, Bahia, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Alessandro Eduardo de Almeida Sousa

CONCEIÇÃO, A. A.; Rodal, M.J.N.; FRANCA, F.. Composição florística e estrutura de uma mata de encosta, Serra da Bacia, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Palmeiras, Bahia, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Juliana Carvalhaes Brito

CONCEIÇÃO, A. A.; SOUZA, J. S.;COSTA, G. M.Funch, L.S.NEVES, S. P. S.. Efeitos do fogo e extrativismo em Comanthera mucugesis (Giul.) L.R.Parra & Giul. (Eriocaulaceae). 2015. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jumara Marques Souza

CONCEIÇÃO, A. A.; BERLINCK, C. N.;COSTA, G. M.NEVES, S. P. S.Funch, L.S.. Efeitos do fogo nas populações de Vellozia aff. sincorana, espécie útil e endêmica da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Alessandra Terezinha Chaves Cotrim Reis

FRANCA, F.; Walter, B.M.T.; JARDIM, J. G.; Nascimento, F.H.F.;CONCEIÇÃO, A. A.. Comparação florística e diversidade das áreas core de savanas "cerrado" e disjunções do leste da Bahia, Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Eloina Neri de Matos

QUEIROZ, L. P.; FERNANDES, G. W.; RODRIGUES, R. R.; AMORIM, A. M. A.;CONCEIÇÃO, A. A.. Padrões de composição e abundância em Florestas de Restinga sobre diferentes substratos e regimes climáticos. 2014. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Grênivel Mota da Costa

CONCEIÇÃO, A. A.; JARDIM, J. G.; Santos, R.M.; CAIAFA, A.;Funch, L.S.. Ecologia da vegetação de caatingas em diferentes substratos, Bahia, Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Alessandra Terezinha Chaves Cotrim Reis

FRANCA, F.; COELHO, A. A. O. P.;NEVES, S. P. S.; Nascimento, F.H.F.;CONCEIÇÃO, A. A.. Comparação florística e diversidade das áreas core de savanas "Cerrado" e disjunções do leste da Bahia, Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Newton Pimentel de Ulhôa Barbosa

FERNANDES, G. W.;CONCEIÇÃO, A. A.; NEVES, F. S.; COZZUOL, M. A.; CARNEIRO, M. A. A.. Modelos de distribuição aplicados aos campos rupestres. 2012. Tese (Doutorado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Avaldo de Oliveira Soares Filho

CONCEIÇÃO, A. A.; PAULA, A.; AMORIM, A. M. A.;Funch, L.S.; FRANCA, F.. Fitogeografia e estrutura de florestas estacionais decíduas no Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Katia Rose Silva Mariano

CONCEIÇÃO, A. A.Funch, L.S.; FRANCA, F.; Nascimento, C.; Souto, J.S.. Composição, estrutura e funcionamento da vegetação em um gradiente de mata ciliar no Submédio São Francisco, Bahia, Brasil. 2011.

Aluno: Vanusa Sousa Almeida

BANDEIRA, F. P. S. F.; Valle, L.S.; Coelho, M.F.B.; Bruni, R.R.G.;CONCEIÇÃO, A. A.. Estrutura, uso e manejo da vegetação da caatinga por comunidades quilombolas do município de Jeremoabo, Bahia, Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Francisco Haroldo Feitosa do Nascimento

GIULIETTI, A. M.; Rodal, M.J.N.;CONCEIÇÃO, A. A.Funch, L.S.; SOUZA, J. S.. As florestas alto montanas nordestinas, sul da Chapada Diamantina, Bahia: florística, estrutura e relações biogeográficas. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Carliane Oliveira Cerqueira

Funch, L.S.; Vitória, A.P.; QUIRINO, Z. G. M.;CONCEIÇÃO, A. A.; Santos, C.G.M.. Fenologia de uma floresta montana, Serra da Bacia, Palmeiras, Bahia, Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Roy Richard Funch

Harley, R.;CONCEIÇÃO, A. A.; OLIVEIRA FILHO, A. T.; Rodal, M.J.N.;Rapini, A.. Avaliação dos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina através de análise da vegetação. 2006. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Lorena Predreira Conceição

CONCEIÇÃO, A. A.. Diversidade funcional: histórico, conceito e aplicações em estudos de comunidade fitoplanctônica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: ANA PAULA LIMA DO COUTO

CONCEIÇÃO, A. A.; GIMENES, M.; AMORIM, A. M. A.. Fenologia reprodutiva de florestas tropicais: sazonalidade, formas de vida e modos de polinização e dispersão. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Alessandra Terezinha Chaves Cotrim Reis

CONCEIÇÃO, A. A.; SOUZA, J. S.;Funch, L.S.. Origem, adaptações e fitofisionomias das savanas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Sâmia Paula dos Santos Neves

CONCEIÇÃO, A. A.; Miranda, L.; Neves, E.L.. Sincronia, sazonalidade e relação entre as fenofases em savanas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Carliane Oliveira Cerqueira

Santos, C.G.M.;CONCEIÇÃO, A. A.; Miranda, L.. Relação entre fenologia foliar e fenologia reprodutiva: estratégias adaptativas em florestas tropicais. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Tatiana Cirqueira Faustino

CONCEIÇÃO, A. A.; GIMENES, M.; MENDONCA JUNIOR, G. M.. Dispersão de sementes e o recrutamento em populações de plantas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rosineide Braz Santos Fonseca

Santos, C.G.M.;CONCEIÇÃO, A. A.; BERG, C. V. D.. Fenologia reprodutiva: variação genética, plasticidade e restrição filogenética. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Mauricio de Souza Silva

CONCEIÇÃO, A. A.NEVES, S. P. S.MOURA, A. D. C.. Efeitos do fogo sobre populações de Comanthera mucugensis, a sempre-viva de Mucugê. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Akla Rebouças da Cruz

CAIAFA, A.;CONCEIÇÃO, A. A.; Almeida, R.. A vegetação sobre o afloramento rochoso no Morro da Pioneira, Serra da Jibóia: fisionomia, estrutura e diversidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIências Biológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Sâmia Paula Santos Neves

CONCEIÇÃO, A. A.Funch, L.S.; GUEDES, M. L. S.. Composição florística e estrutura da vegetação em uma área de campo rupestre recém-queimada na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Felipe Bastos Lobo Silva

CONCEIÇÃO, A. A.; GUEDES, M. L. S.; FRANCA, F.. Fitossociologia do componente arbustivo-arbóreo em áreas remanescentes de caatinga na sub-bacia Paramirim do Bacia do Rio São Francisco, Bahia, Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Vinicius Mendes Souza Carneiro

FRANCA, F.;CONCEIÇÃO, A. A.; GUEDES, M. L. S.. Florística e fitossociologia de um fragmento de caatinga no município de Feira de Santana, Bahia, Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Diogo Souza Bezerra Rocha

FRANCA, F.;CONCEIÇÃO, A. A.; Nascimento, F.H.F.. Florística e fitossociologia de uma área de caatinga à margem do rio Salitre, Morro do Chapéu, Bahia, Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Wilian Gomes Delfino

CONCEIÇÃO, A. A.; Carneiro, C.E.; Pastore, J.F.B.. Oxalidaceae da Bahia: o gênero Oxalis, subgênero Thamnoxys, seções Holophyllum, Polymorphae e Robustae. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jumara Marques Souza

CONCEIÇÃO, A. A.; Carneiro, C.E.; Pastore, J.F.B.. A família Oxalidaceae na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2008 - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jacqueline Miranda Gonçalves

FRANCA, F.;CONCEIÇÃO, A. A.; Melo, E.. Distribuição da família Asteraceae Durmont. em geossistemas propostos para o município de Morro do Chapéu, Bahia, Brasil.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jociene Oliveira V

Melo, E.;CONCEIÇÃO, A. A.; Nonato, F.. Nascimento.Pteridófitas ocorrentes em inselbergues do semi-árido da Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Pedro Henrique de Castro Brandão

CONCEIÇÃO, A. A.. Levantamento florístico de uma área do Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido, Morro do Chapeu, Bahia, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Domingos Benício de Oliveira Silva

CONCEIÇÃO, A. A.. Caracterização e composição florística da vegetação florestal da Serra do Orobó, Bahia, Brasil.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Adriana de Olinda Moraes

CONCEIÇÃO, A. A.. Flora e diversidade da vegetação do Morro de Itibiriba no Município de Itaberaba, Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

CONCEIÇÃO, A. A.; SILVA, F. H. M.; LIMA, L. C. L. E.. Progressão Carreira para Professor Titular de Daniela Santos Carneiro Torres. 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CONCEIÇÃO, A. A.; SILVA, F. H. M.; LIMA, L. C. L. E.. Progressão Carreira para Professor Titular de Reyjane Patricia de Oliveira. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marico Meguro

GIULIETTI, A. M.;MEGURO, M.; BARROS, F.. (Abel Augusto Conceição) Estudo da vegetação rupestre no Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina, Palmeiras, Bahia, Brasil.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

Marico Meguro

PIRANI, J. R.MEGURO, M.; MARTINS, F. R.; MEIRELLES, S. T.; FUNCH, L. S.. (Abel Augusto Conceição) Ecologia da Vegetação em Afloramentos Rochosos na Chapada Diamantina - Bahia - Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

Fábio de Barros

BARROS, F.GIULIETTI, A. M.; MEGURO, M.. Estudo da vegetação rupestre no Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina, Palmeiras, Bahia, Brasil. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

Ligia Silveira Funch

PIRANI, J. R.FUNCH, L. S.; Martins, F. R.. Ecologia da vegetação em afloramentos rochosos na Chapada Diamantina, Bahia - Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado Em Botânica) - Universidade de São Paulo.

Ricardo Ribeiro Rodrigues

RODRIGUES, R. R.. Estudo da Vegetação Rupestre no Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina, Palmeiras, Bahia, Brasil. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

SÉRGIO TADEU MEIRELLES

PIRANI, J.R.MEIRELLES, S. T.; Martins, F.. Ecologia da vegetação em afloramentos rochosos na Chapada Diamantina Bahia - Brasil.. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

SÉRGIO TADEU MEIRELLES

MEIRELLES, S. T.. A vegetação de afloramentos rochosos em topos de serras e morros da Chapada Diamantina, Bahia , Brasil.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Dayse Barbosa Barreto de Araújo Morais

DISPERSÃO DA EXÓTICA INVASORA Pinus oocarpa EM CERRADO DE DUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA CHAPADA DIAMANTINA, BRASIL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Graziela de Araujo Lima

EFEITOS DA INVASÃO DE Pinus oocarpa SOBRE A DIVERSIDADE VEGETAL EM CERRADO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA CHAPADA DIAMANTINA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ana Lucia da Silva Bispo

Interação planta-planta em campos rupestres de sempre-viva de Mucugê, espécie micro endêmica criticamente ameaçada de extinção; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bárbara Paula dos Santos Borges

EFEITOS DA SECA E FOGO NA FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DE VELLOZIA E CONSERVAÇÃO EX SITU DE ESPÉCIES ENDÊMICAS; Início: 2017; Tese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Thiago Raphael Felipe de Araújo

Efeitos do uso do fogo e do pastejo sobre a vegetação dos campos rupestres do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; Início: 2014; Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Amanda Oliveira dos Santos Galdino

Efeitos do fogo e extrativismo em populações de Comanthera mucugensis, a sempre-viva de Mucugê; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Gabriela Almeida Silva

Florística e estrutura da vegetação em campos rupestres com diferentes tempos desde o último incêndio, Chapada Diamantina, Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Regina Célia da Silva Oliveira

Uso e conservação do candombá (Vellozia sincorana): planta inflamável endêmica da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Jumara Marques Souza

Efeitos do fogo na fenologia reprodutiva de angiospermas em vegetações campestres na Chapada Diamantina, Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Juliana Carvalhais Brito

Efeitos do fogo sobre a vegetação de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Matheus Guimarães Cardoso Nogueira

Flora da Bahia: Bromeliaceae - Vriesea; 2011; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Grênivel Mota da Costa

Regeneração da vegetação campestre sob distúrbio de fogo na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2010; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Sâmia Paula Santos Neves

FENOLOGIA REPRODUTIVA, BIOLOGIA REPRODUTIVA E POLINIZAÇÃO DE ESPÉCIES DE VELLOZIACEAE ENDL; EM ÁREA DE CAMPO RUPESTRE NA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA, BRASIL; 2009; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Abel Augusto Conceição;

ANA PAULA LIMA DO COUTO

Florística e estrutura de uma floresta submontana no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2008; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Alessandra Cotrim

Composicão floristica e estrura da vegetação de veredas do cerrado no Oeste da Bahia, Brasil; 2008; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Coorientador: Abel Augusto Conceição;

Paula Dib de Carvalho

Flora da Bahia: Banisteriopsis e Diplopterys (Malpighiaceae); 2007; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Abel Augusto Conceição;

Alessandro Eduardo de Almeida Sousa

Composição florística e estrutura de uma mata de encosta, Serra da Bacia, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2007; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Juliana Carvalhais Brito

Efeitos do fogo e da colheita sobre Comanthera mucugensis; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Jumara Marques Souza

Efeitos do fogo na dinâmica populacional de Vellozia sincorana, espécie útil e endêmica da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Avaldo de Oliveira Soares Filho

Fitogeografia e estrutura das florestas estacionais deciduais no Brasil; 2012; Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Katia Rose Silva Mariano

Composição, estrutura e funcionamento da vegetação em um gradiente de mata ciliar no Submédio São Francisco, Bahia, Brasil; 2011; Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Grênivel Mota da Costa

Ecologia da vegetação de caatinga, Bahia, Brasil; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Frederic Mendes Hughes

2015; Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Abel Augusto Conceição;

Mauricio de Souza Silva

Efeitos do fogo sobre populações de Comanthera mucugensis, a sempre-viva de Mucugê; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Thiago Souza de Alencar Gondim

Caracterização fitofisionômica de áreas com abundante fitomassa combustível na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Miriã Maria Almeida de Abreu Silva Ferreira

Morfologia de espécies resistentes ao fogo e efeitos do fogo na comunidade de raízes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Felipe Lobo

Florística e estrutura de remanescentes de caatinga na Sub-bacia Paramirim da Bacia do São Francisco, Bahia, Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Jumara Marques Souza

A família Oxalidaceae na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Wilian Gomes Delfino

Oxalidaceae da Bahia: o gênero Oxalis, subgênero Thamnoxys, seções Holophyllum, Polymorphae e Robustae; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Lucas Guimarães de Oliveira

Dinâmica de Vellozia pyrantha, espécie sob pressão de coleta (candombá) e dependente do fogo para persistência em longo prazo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Naron Silva Tranzillo

Interações planta-planta em campo rupestre arbustivo dominado por Vellozia pyrantha: espécie e fitofisionomia prioritárias para conservação; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Mauricio de Souza Silva

Padrões de composição e abundância em vegetação campestre com Comanthera mucugensis, a sempre-viva de Mucugê; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Rayane da Silva Barboza

O candombá é mais abundante em hábitat suscetível ou protegido de incêndios?; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Rafael Silveira Funch

Biomassa combustível em vegetação campestre sob distúrbios no Parque Nacional da Chapada Diamantina; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Jéssica Moreira Oliveira

Tempo de vida e equação alométrica de planta endêmica inflamável utilizada para acender fogo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Erik José Nascimento Cerqueira

Biomassa combustível em campos úmidos dominados por Comanthera mucugensis na Chapada Diamantina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Leonardo Batista de Lima Jesus

Sobrevivência do ?candombá? (Vellozia sincorana) sob diferentes intensidades de corte no Parque Nacional da Chapada Diamantina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Gabriel Contreiras de Carvalho Souza

Efeitos do fogo na fenologia reprodutiva de Vellozia sincorana, espécie endêmica dos campos rupestres da Chapada Diamantina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Victor Flavius Guimarães e Guimarães

Biomassa combustível em campos rupestres dominados por Vellozia sincorana na Chapada Diamantina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em CIências Biológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Fabiciana da Hora de Cristo

Efeitos da colheita do candombá na dinâmica populacional de Vellozia sincorana, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Nordeste do Brasil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Wlian Gomes Delfino

OXALIDACEAE DA BAHIA: OXALIS, SUBGÊNERO THAMNOXYS, SEÇÕES HOLOPHYLLUM, POLYMORPHAE E ROBUSTAE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Miriã Maria Almeida de Abreu Silva

ARIAÇÕES MORFOLÓGICAS DE SISTEMAS SUBTERRÂNEOS DE PLANTAS EM CAMPO RUPESTRE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA SOBREVIVÊNCIA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Sâmia Paula dos Santos Neves

Composição florística e estrutura da vegetação em uma área de campo rupestre recém-queimada na Chapada Diamantina, Bahia; 2007; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Jumara Marques Souza

OXALIDACEAE DA BAHIA: OXALIS, SUBGÊNERO THAMNOXYS, SEÇÕES THAMNOXYS, FOLIOSAE E PLEIOCARPA; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Sâmia Paula Santos Neves

Vegetaçãoem afloramentos rochosos na Serra do Sincorá, fora do domínio do campo rupestre, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Abel Augusto Conceição;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Rubens Pirani

A vegetação sobre afloramentos rochosos no topo de morros da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2003; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Rubens Pirani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Souza, J.M. ; SCHMIDT, I. B. ; CONCEIÇÃO, A. A. . How do fire and harvesting affect the population dynamics of a dominant endemic Velloziaceae species in campo rupestre?. FLORA , v. 238, p. 225-233, 2018.

  • CONCEIÇÃO, ABEL AUGUSTO . A hot case for conservation: Candombá (Vellozia pyrantha), a flammable plant endemic to a national park is used to make a fire and threatened by fire suppression policy. JOURNAL FOR NATURE CONSERVATION , v. 45, p. 118-121, 2018.

  • VERSIEUX, LEONARDO M. ; NOGUEIRA, MATHEUS ; Conceição, Abel A. . Synonymy and notes on a rare species of Vriesea (Bromeliaceae) from the Atlantic forest hotspot of Bahia and Minas Gerais, Brazil. Phytotaxa (on-line) , v. 371, p. 70-72, 2018.

  • Conceição, Abel A. ; SOUZA, JUMARA M. ; CARNEIRO, JOSEANE S. ; MENEZES, NANUZA L. . Old for people, new for science: a previously undescribed species of harvested Vellozia (Velloziaceae) endemic to the Chapada Diamantina National Park, Bahia (Brazil). Phytotaxa (on-line) , v. 329, p. 253-261, 2017.

  • NEVES, S. P. S. ; Funch, R. ; CONCEIÇÃO, ABEL AUGUSTO ; Miranda, L. ; Funch, L.S. . What are the most important factors determining different vegetation types in the Chapada Diamantina, Brazil?. Brazilian Journal of Biology (Online) , p. 1-19, 2016.

  • SILVEIRA, FERNANDO A. O. ; NEGREIROS, DANIEL ; BARBOSA, NEWTON P. U. ; BUISSON, ELISE ; CARMO, FLÁVIO F. ; CARSTENSEN, DANIEL W. ; Conceição, Abel A. ; CORNELISSEN, TATIANA G. ; ECHTERNACHT, LÍVIA ; FERNANDES, G. WILSON ; GARCIA, QUEILA S. ; GUERRA, TADEU J. ; Jacobi, Claudia M. ; LEMOS-FILHO, JOSÉ P. ; LE STRADIC, SOIZIG ; MORELLATO, LEONOR PATRÍCIA C. ; NEVES, FREDERICO S. ; OLIVEIRA, RAFAEL S. ; SCHAEFER, CARLOS E. ; VIANA, PEDRO L. ; LAMBERS, HANS . Ecology and evolution of plant diversity in the endangered campo rupestre: a neglected conservation priority. PLANT AND SOIL , v. 403, p. 129-152, 2016.

  • Couto, A.P.L. ; CONCEIÇÃO, A. A. ; Funch, L.S. . The role of temporal scale in linear edge effects on a submontane Atlantic forest arboreal community. ACTA BOTANICA BRASILICA , v. 29, p. 190-197, 2015.

  • COSTA, G. M. ; Cardoso, D.B. ; QUEIROZ, L. P. ; CONCEIÇÃO, A. A. . Variações locais na riqueza florística em duas ecorregiões de caatinga. Rodriguesia , v. 66, p. 685-709, 2015.

  • CONCEIÇÃO, A. A. ; CRISTO, F. H. ; SANTOS, A. A. ; SANTOS, J. B. ; FREITAS, E. L. ; BORGES, B. P. S. ; MACEDO, L. S. S. R. ; OLIVEIRA, R. C. S. . Vegetação endêmica e espécie invasora em campos rupestres de áreas garimpadas. Rodriguesia , v. 66, p. 675-683, 2015.

  • DA SILVA OLIVEIRA, REGINA CÉLIA ; SCHMIDT, ISABEL BELLONI ; ALBUQUERQUE, U. P. ; CONCEIÇÃO, A. A. . Ethnobotany and Harvesting Impacts on Candombá (Vellozia aff. sincorana), A Multiple Use Shrub Species Endemic to Northeast Brazil1. Economic Botany , v. 69, p. 318-329, 2015.

  • DELGADO-BAQUERIZO, MANUEL MAESTRE, FERNANDO T. GALLARDO, ANTONIO ELDRIDGE, DAVID J. SOLIVERES, SANTIAGO BOWKER, MATTHEW A. PRADO-COMESAÑA, ANA GAITÁN, JUAN QUERO, JOSÉ L. OCHOA, VICTORIA GOZALO, BEATRIZ GARCÍA-GÓMEZ, MIGUEL GARCÍA-PALACIOS, PABLO BERDUGO, MIGUEL VALENCIA, ENRIQUE ESCOLAR, CRISTINA ARREDONDO, TULIO BARRAZA-ZEPEDA, CLAUDIA BOEKEN, BERTRAND R. BRAN, DONALDO CABRERA, OMAR CARREIRA, JOSÉ A. CHAIEB, MOHAMED Conceição, Abel A. DERAK, MCHICH , et al. ERNST, RICARDO ESPINOSA, CARLOS I. FLORENTINO, ADRIANA GATICA, GABRIEL GHILOUFI, WAHIDA GÓMEZ-GONZÁLEZ, SUSANA GUTIÉRREZ, JULIO R. HERNÁNDEZ, ROSA M. HUBER-SANNWALD, ELISABETH JANKJU, MOHAMMAD MAU, REBECCA L. MIRITI, MARIA MONERRIS, JORGE MORICI, ERNESTO MUCHANE, MUCHAI NASERI, KAMAL PUCHETA, EDUARDO RAMÍREZ, ELIZABETH RAMÍREZ-COLLANTES, DAVID A. ROMÃO, ROBERTO L. TIGHE, MATTHEW TORRES, DUILIO TORRES-DÍAZ, CRISTIAN VAL, JAMES VEIGA, JOSÉ P. WANG, DELI YUAN, XIA ZAADY, ELI ; Human impacts and aridity differentially alter soil N availability in drylands worldwide. GLOBAL ECOLOGY AND BIOGEOGRAPHY , v. 25, p. n/a-n/a, 2015.

  • VERSIEUX, LEONARDO DE MELO ; NOGUEIRA, MATHEUS ; CONCEIÇÃO, ABEL AUGUSTO . The rediscovery, after one century, of Vriesea maculosa (Bromeliaceae, Tillandsioideae) with an amendment to its description . Phytotaxa (on-line) , v. 188, p. 198, 2014.

  • CONCEIÇÃO, A. A. ; GONDIM, T. S. A. ; Souza, J.M. ; MOURA, A. D. C. ; Silva, G.A. . Massive post-fire flowering events in a tropical mountain region of Brazil: high episodic supply of floral resources. Acta Botanica Brasilica , v. 27, p. 847-850, 2013.

  • DELGADO-BAQUERIZO, MANUEL MAESTRE, FERNANDO T. GALLARDO, ANTONIO BOWKER, MATTHEW A. WALLENSTEIN, MATTHEW D. QUERO, JOSE LUIS OCHOA, VICTORIA GOZALO, BEATRIZ GARCÍA-GÓMEZ, MIGUEL SOLIVERES, SANTIAGO GARCÍA-PALACIOS, PABLO BERDUGO, MIGUEL VALENCIA, ENRIQUE ESCOLAR, CRISTINA ARREDONDO, TULIO BARRAZA-ZEPEDA, CLAUDIA BRAN, DONALDO CARREIRA, JOSÉ ANTONIO CHAIEB, MOHAMED CONCEIÇÃO, A. A. DERAK, MCHICH ELDRIDGE, DAVID J. ESCUDERO, ADRIÁN ESPINOSA, CARLOS I. GAITÁN, JUAN , et al. GATICA, M. GABRIEL GÓMEZ-GONZÁLEZ, SUSANA GUZMAN, ELIZABETH GUTIÉRREZ, JULIO R. FLORENTINO, ADRIANA HEPPER, ESTELA HERNÁNDEZ, ROSA M. HUBER-SANNWALD, ELISABETH JANKJU, MOHAMMAD LIU, JUSHAN MAU, REBECCA L. MIRITI, MARIA MONERRIS, JORGE NASERI, KAMAL NOUMI, ZOUHAIER POLO, VICENTE PRINA, ANÍBAL PUCHETA, EDUARDO RAMÍREZ, ELIZABETH RAMÍREZ-COLLANTES, DAVID A. ROMÃO, ROBERTO TIGHE, MATTHEW TORRES, DUILIO TORRES-DÍAZ, CRISTIAN UNGAR, EUGENE D. VAL, JAMES WAMITI, WANYOIKE WANG, DELI ZAADY, ELI ; Decoupling of soil nutrient cycles as a function of aridity in global drylands. Nature (London) , v. 502, p. 672-676, 2013.

  • 2012 CONCEIÇÃO, A. A. ; ORR, B. J. . Post-fire flowering and fruiting in Vellozia sincorana, a caulescent rosette plant endemic to Northeast Brazil. Acta Botanica Brasilica , v. 26, p. 94-100, 2012.

  • 2012 Maestre, F. T. Quero, J. L. Gotelli, N. J. ESCUDERO, A. Ochoa, V. Delgado-Baquerizo, M. Garcia-Gomez, M. Bowker, M. A. Soliveres, S. Escolar, C. Garcia-Palacios, P. Berdugo, M. Valencia, E. Gozalo, B. Gallardo, A. Aguilera, L. Arredondo, T. Blones, J. Boeken, B. Bran, D. CONCEIÇÃO, A. A. Cabrera, O. Chaieb, M. Derak, M. Eldridge, D. J. , et al. Espinosa, C. I. Florentino, A. Gaitan, J. Gatica, M. G. Ghiloufi, W. Gomez-Gonzalez, S. Gutierrez, J. R. Hernandez, R. M. Huang, X. Huber-Sannwald, E. Jankju, M. Miriti, M. Monerris, J. Mau, R. L. Morici, E. ; Plant Species Richness and Ecosystem Multifunctionality in Global Drylands. Science (New York, N.Y.) , v. 335, p. 214-218, 2012.

  • 2012 FERREIRA, M. M. A. A. S. ; CONCEIÇÃO, A. A. . Alocação preferencial de recursos e morfologia de órgãos subterrâneos em plantas resistentes ao fogo em vegetação campestre. SITIENTIBUS SERIE CIENCIAS BIOLOGICAS (SCB) , v. 12, p. 143, 2012.

  • 2011 Couto, A.P.L. ; Funch, L.S. ; CONCEIÇÃO, A. A. . Composição florística e fisionomia de floresta estacional semidecídua submontana na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Rodriguesia , v. 62, p. 391-405, 2011.

  • 2011 CONCEIÇÃO, A. A. ; Pivello, V.R. . Biomassa combustível em campo sujo no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Biodiversidade Brasileira , v. 2, p. 146-160, 2011.

  • 2010 NEVES, S. P. S. ; CONCEIÇÃO, A. A. . Campo rupestre recém-queimado na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil: plantas de rebrota e sementes, com espécies endêmicas na rocha. Acta Botanica Brasilica , v. 24, p. 697-707, 2010.

  • 2010 CARVALHO, P. D. ; Rapini, A. ; CONCEIÇÃO, A. A. . Flora da Bahia: Malpighiaceae - Banisteriopsis, Broweniae e Diplopterys. Sitientibus. Série Ciências Biológicas , v. 10, p. 159-191, 2010.

  • 2010 CONCEIÇÃO, A. A. . Florística, fitossociologia e proposta de modelo de restauração de vegetação em sub-bacias do São Francisco. Documentos (Embrapa Semi-Árido. Online) , v. 234, p. 46-54, 2010.

  • 2009 Roque, Nádia ; CONCEIÇÃO, A. A. ; Robinson, Harold . A New Species of Catolesia (Asteraceae, Eupatorieae) from Bahia, Brazil. Novon (Saint Louis) , v. 19, p. 507-510, 2009.

  • 2009 COSTA, G. M. ; Funch, L.S. ; CONCEIÇÃO, A. A. ; MORAES, A. . Composição florística e estrutura de cerrado senso restrito na Chapada Diamantina, Palmeiras, Bahia, Brasil. Sitientibus. Série Ciências Biológicas , v. 9, p. 245-254, 2009.

  • 2008 Cardoso, D.B. ; CONCEIÇÃO, A. A. . A new acicular-leaved species of Sauvagesia (Ochnaceae) from Chapada Diamantina, Bahia, Brazil. BRITTONIA , v. 60, p. 305-309, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CONCEIÇÃO, A. A. . Acessoria em relatórios técnicos finais bolsistas PIBIC etc UEFS. 2016.

CONCEIÇÃO, A. A. . XIX SEMIC. 2015.

CONCEIÇÃO, A. A. . Acessoria ad hoc Programa Institucional de bolsa de IC PROBIC/UEFS. 2013.

CONCEIÇÃO, A. A. . Acessoria à Comissão Científica do 60o CNBOT, integrando equipe de pareceristas. 2009.

CONCEIÇÃO, A. A. . Comissão científica para análises de trabalhos do IX Congresso Brasileiro de Ecologia. 2009.

CONCEIÇÃO, A. A. . Fauna e Flora Brasileiras. 2008.

CONCEIÇÃO, A. A. . Acessor científico no XII Seminário de iC na UEFS. 2008.

CONCEIÇÃO, A. A. . Acessoria ad hoc Programa Institucional de bolsa de IC FAPESB/UEFS. 2007.

CONCEIÇÃO, A. A. . Acessoria ad hoc Programa Institucional de bolsa de IC PROBIC/UEFS. 2007.

CONCEIÇÃO, A. A. . Acessoria ad hoc Programa Institucional de bolsa de IC PIBIC/UEFS. 2007.

CONCEIÇÃO, A. A. . Assessor Ad hoc do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/UEFS. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Assessor Ad Hoc do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Assessor Ad Hoc do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica FAPESB. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Acessor científico no IV Encontro de Biologia Junior na UEFS. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . relator do projeto de doutorado 'Composição florística e variação altitudinal das briófitas na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil'. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Acessoria ad hoc Programa Institucional de bolsa de IC FAPESB/UEFS. 2005.

CONCEIÇÃO, A. A. . Parecerista Ad hoc na avaliação de projetos de pesquisa da Universidade Severino Sombra. 2004.

CONCEIÇÃO, A. A. . Ecologia vegetal em campos rupestres da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. CD-ROOM. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. ; Cardoso, D.B. ; LEMOS, M. J. . Aristolochiaceae, p.56-57 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Balanophoraceae, p.68 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Bixaceae, p.73 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Burmaniaceae, p.78 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Cabombaceae, p.79 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Caricaceae, p.83 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Caryocaraceae, p.84 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Clethraceae, p.86 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Connaraceae, p.88 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Crassulaceae, p.93 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Cyclanthaceae, p.94 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Ericaceae, p.101-102 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. ; CARVALHO, P. D. . Hydrocharitaceae, p.118 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Hydroleaceae, p.118 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Icacinaceae, p.118 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Juncaceae, p.119 in Giulietti et al. 2006. 2006.

COELHO, A. A. O. P. ; CONCEIÇÃO, A. A. . Lentibulariaceae, p.142 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Menyanthaceae, p.162 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Oleaceae, p.172 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Opiliaceae, p.173 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. ; Fiaschi, P. . Oxalidaceae, p.179-180 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Pentaphyllacaceae, p.182 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. ; GIULIETTI, A. M. . Theaceae, p.218 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Thimelaeaceae, p.218 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Valerianaceae, p.221 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Winteraceae, p.228 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Elaeocarpaceae, p.101 in Giulietti et al. 2006. 2006.

CONCEIÇÃO, A. A. . Parecer como acessor ad hoc do Programa Instituicional de Bolsa de Iniciação Científica FAPESB/UEFS. 2005.

CONCEIÇÃO, A. A. . Parecerista ad hoc da revista Sitientibus série Ciências Biológicas. 2005.

CONCEIÇÃO, A. A. . Parecer como acessor ad hoc de Projeto de Pesquisa da Universidade Severino Sombra, Vassouras, RJ. 2004.

CONCEIÇÃO, A. A. . Oxalidaceae In Check-list das espécies vasculares do Morro do Pai Inácio (Palmeiras) e da Serra da Chapadinha (Lençóis). Chapada Diamantina, Bahia, Brasil.. 1998.

CONCEIÇÃO, A. A. . Oxalidaceae, p. 91 In Plantas Vasculares das Florestas Serranas de Pernambuco. 1998.

CONCEIÇÃO, ABEL AUGUSTO . Flores nascem em área destruída por incêndio na Chapada Diamantina (BA). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CONCEIÇÃO, A. A. ; ARAUJO, A. L. ; CRUZ, L. H. V. . Produto 3. 2008. (Relatório de pesquisa).

CONCEIÇÃO, A. A. ; ARAUJO, A. L. ; CRUZ, L. H. V. . Produto 1:. 2007. (Relatório de pesquisa).

CONCEIÇÃO, A. A. ; ARAUJO, A. L. ; CRUZ, L. H. V. . Produto 2. 2007. (Relatório de pesquisa).

CONCEIÇÃO, A. A. . Relatório final bolsista DTI CNPq. 2005. (Relatório de pesquisa).

CONCEIÇÃO, A. A. . Relatório 4. 2003. (Relatório de pesquisa).

CONCEIÇÃO, A. A. . Relatório 5. 2003. (Relatório de pesquisa).

CONCEIÇÃO, A. A. . Relatório 3. 2002. (Relatório de pesquisa).

CONCEIÇÃO, A. A. . Relatório 2. 2001. (Relatório de pesquisa).

CONCEIÇÃO, A. A. . Relatório 1. 2000. (Relatório de pesquisa).

CONCEIÇÃO, A. A. . Pseudiris speciosa in 'Botânica Sistemática' 3a Edição. Souza & Lorenzi. 2012. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Fotografias e edição de arte do folder "Trilha Ribeirão do Meio". 2011. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Design e fotografia da capa do livro "Serra do Sincorá Parque Nacional da Chapada Diamantina. 2008. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . área queimada para experimento de pesquisa da UEFS. 2008. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Labaredas iluminaram a noite em torno do Morrão. 2008. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Encholirium spectabile. 2006. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Clusia sp.. 2006. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Sauvagesia nitida. 2006. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Portulaca sp.. 2006. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Exposição do Peru. 2000. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Lençóis & Chapada Diamantina. 1998. Fotografia.

CONCEIÇÃO, A. A. . Farol de Santa Marta. 1998. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Estrutura e funcionamento de ecossistemas no semiárido da Bahia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Candombá e sempre-viva: plantas chave para o manejo do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Descrição: O candombá (Vellozia aff. sincorana) e a sempre-viva (Comanthera mucugensis) são as plantas alvos da presente proposta. O Plano de Manejo do PNCD elenca ambas as espécies como de grande interesse para pesquisa e monitoramento, tendo em vista que suas populações foram afetadas pela exploração e são espécies-chave de fitofisionomias particulares e de extrema relevância para conservação da biodiversidade do PNCD. Na presente proposta, daremos continuidade a parte dos estudos iniciados com as atividades de dois projetos cujos financiamentos já findaram (FAPESB e CNPq/ICMBio), o que possibilitará uma compreensão a médio-longo prazo sobre os efeitos das coletas e do fogo sobre suas populações, assim como sobre os efeitos do fogo nas comunidades campestres e savânicas do PNCD. Será dada continuidade aos censos dos 1618 indivíduos de seis populações de candombá e 2842 de cinco populações de C. mucugensis, a fim de complementar as matrizes com dados de estrutura, recrutamento e mortalidade, que serão analisados por modelos matriciais. As duas fitofisionomias serão amostradas por parcelas, a partir das quais serão obtidos os dados de composição florística, cobertura das espécies e atributos do solo, que serão utilizados para obtenção de métricas de funcionalidade sistêmica. Serão determinados os condicionantes climáticos para as espécies por meio de modelagem preditiva. Ao final, serão recomendadas ações para conservação das duas espécies e fitofisionomias do PNCD.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Coordenador / Ligia Silveira Funch - Integrante / Jumara Marques Souza - Integrante / Juliana Carvalhais Brito - Integrante / Frederic Mendes Hughes - Integrante / Cezar Neubert Gonçalves - Integrante / Isabel Belloni Schmidt - Integrante / Thiago Raphael Felipe de Araújo - Integrante / Cristiane Freitas de Azevedo-Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    The BIODESERT survey: Assessing the impacts of grazing and climate change in global drylands, Descrição: O projeto visa a coleta simultânea e padronizada de dados bióticos e abióticos em diversas áreas áridas e semiáridas do globo, para que sejam incorporadas em um grande banco de dados e utilizadas em análises globais. O objetivo geral é avaliar como alterações simultâneas de clima e pressão de pastejo afetam atributos bióticos e multifuncionalidade dos ecossistemas em áreas áridas do globo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (40) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Integrante / Fernando Maestre - Coordenador / Diversos pesquisadores do globo - Integrante., Financiador(es): European Research Concil - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Conhecendo a diversidade vegetal no Semiárido da Bahia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    PELD - Efeitos das mudanças climáticas, queimadas e invasões biológicas na biodiversidade, variabilidade genética, estrutura e funcionamento de ecossistemas da Chapada Diamantina: Caatingas, Cerrados, Floresta úmida, Campos rupestres e Águas Continentais, Descrição: Subprojeto: Impactos dos regimes de fogo e pastejo sobre a vegetação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Nordeste do Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Integrante / Cezar Neubert Gonçalves - Integrante / Isabel Belloni Schmidt - Integrante / Alexandre Bonesso Sampaio - Integrante / Gilberto Marcos de Mendonça Junior - Coordenador / Thiago Raphael Felipe de Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    Uso, manejo e conservação de duas espécies endêmicas sob pressão de coleta e impactos do fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Nordeste do Brasil, Descrição: Os incêndios são fenômenos de grande importância no mundo, com efeitos diretos e indiretos sobre a biodiversidade. O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), na região central da Bahia, é a unidade de conservação federal do Brasil com maior número de focos de incêndios, dentre as gerenciadas pelo ICMBio, sendo também uma das mais ricas em espécies devido aos endemismos dos campos rupestres e à elevada diversidade beta. Além dos incêndios, outro fator que afeta as abundâncias das espécies é a extração ilegal de plantas endêmicas do PNCD e região, que são utilizadas como ornamental (sempre-viva, Comanthera mucugensis (Giul.) L.R.Parra & Giul., Eriocaulaceae) ou como substância inflamável, para acender fogões a lenha (candombá, Vellozia sincorana L.B.Sm. & Ayensu, Velloziaceae). Quase todos os últimos incêndios no PNCD tiveram causa antrópica, dentre as quais destaca-se o uso do fogo para a pecuária e o extrativismo de sempre-vivas. O objetivo dessa pesquisa é contribuir para conservação de duas espécies endêmicas sob pressão de coleta no PNCD, V. sincorana e C. mucugensis. Serão avaliados os usos do candombá e da sempre-viva, o manejo do candombá, o manejo do fogo e a colheita de flores realizada pelos coletores de sempre-vivas e o impacto do fogo em dois tipos de comunidades vegetais dos campos rupestres, os campos úmidos dominados por C. mucugensis (grasslands) e os campos rupestres rochosos dominados por arbustos de V. sincorana. Estudos ecológicos mais aprofundados serão concentrados em V. sincorana, pois é a espécie menos conhecida. Áreas do entorno e dentro do PNCD com diferentes intervalos de fogo onde populações das duas espécies ocorram serão sorteadas para amostragem das abundâncias das duas espécies, assim como das composições florísticas, estruturas da vegetação e das propriedades edáficas. Serão avaliados a estrutura populacional, a fenologia, os efeitos indiretos dos incêndios (consumo das folhas e aumento da fertilidade do solo) e a influência do c. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Coordenador / Ana Maria Giulietti - Integrante / Sérgio Tadeu Meirelles - Integrante / Grênivl Mota Costa - Integrante / Ligia Silveira Funch - Integrante / Sâmia Paula dos Santos Neves - Integrante / Claudinéia Regina Pelacani - Integrante / Fábio Pedro Souza de Ferreira Bandeira - Integrante / Jumara Marques Souza - Integrante / Cássio Van den Berg - Integrante / Juliana Carvalhais Brito - Integrante / Thiago Souza de Alencar Gondim - Integrante / Alessandra Caiafa - Integrante / Vânia Regina Pivello - Integrante / Cezar Neubert Gonçalves - Integrante / Gabriela Almeida Silva - Integrante / Leonardo de Melo Versieux - Integrante / Regina Célia da Silva Oliveira - Integrante / Thaiane Bonfim Silva - Integrante / Vanusa Sousa Almeida - Integrante / Renato Mello-Silva - Integrante / Fabiano Machado Martins - Integrante / José Raniere Ferreira de Santana - Integrante / Barron Joseph Orr - Integrante / Matheus Guimarães Cardoso Nogueira - Integrante / Ana Paula do Nascimento Prata - Integrante / Alexandre Bonesso Sampaio - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Comunidades e populações de Vellozia sincorana, distúrbio por fogo e o uso dessa planta endêmica da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil, Descrição: s incêndios são fenômenos de grande importância no mundo. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é a unidade de conservação federal do Brasil com maior número de focos de incêndios, constituindo um problema grave. O campo rupestre é a vegetação mais atingida e rica em endemismos, sendo objeto dessa pesquisa que visa contribuir para a conservação da biodiversidade da região. O objetivo é detectar padrões espaciais e temporais de populações e comunidades vegetais em áreas sob influência de incêndios e dominadas por Vellozia sincorana L.B.Sm. & Ayensu, assim como avaliar se a atividade de coleta dos ramos dessa espécie endêmica utilizados para acender fogões a lenha representa uma ameaça. Áreas acometidas por incêndios recentes a mais antigos terão a composição florística e estrutura da vegetação comparadas. A taxonomia e diversidade genética das populações de V. sincorana serão estudadas, assim como efeitos indiretos dos incêndios (consumo das folhas e aumento da fertilidade do solo). O uso do candombá (V. sincorana) será avaliado em entrevistas semi-estruturadas e as populações da planta sob pressão de coleta serão investigadas. Os resultados serão comparados com os de outros estudos, sendo utilizadas análises de variâncias e técnicas multivariadas. Os resultados da pesquisa revelarão padrões espaciais e temporais nos campos rupestres, gerando informações técnicas fundamentais para definição das melhores propostas de manejo e uso do fogo na Chapada Diamantina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Coordenador / Sérgio Tadeu Meirelles - Integrante / Grênivl Mota Costa - Integrante / Ligia Silveira Funch - Integrante / Jumara Marques Souza - Integrante / Cássio Van den Berg - Integrante / Juliana Carvalhais Brito - Integrante / Roberto Lisboa Romão - Integrante / Thiago Souza de Alencar Gondim - Integrante / Alessandra Caiafa - Integrante / Bruno Soares Lintomen - Integrante / Cezar Neubert Gonçalves - Integrante / Gabriela Almeida Silva - Integrante / Leonardo de Melo Versieux - Integrante / Regina Célia da Silva Oliveira - Integrante / Thaiane Bonfim Silva - Integrante / Vanusa Sousa Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Avaliação da fenologia de espécies de Cyperaceae, Euphorbiaceae, Leguminosae, Melastomataceae, Myrtaceae, Orchidaceae e Poaceae, na vegetação do Parque Nacional da Chapada Diamantina e entorno, Bahia, Brasil, Descrição: O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) está localizado na Serra do Sincorá, entre as coordenadas 41º 35'-41º 20' Oeste e 12º 25'-13º 20' Sul. A temporalidade dos eventos fenológicos de espécies filogeneticamente relacionadas é pouco conhecida, assim como as causas de sua ocorrência, atribuída a fatores abióticos e/ou bióticos, ou a restrição filogenética. Este projeto propõe investigar a temporalidade de eventos fenológicos de espécies de Cyperaceae, Euphorbiaceae, Leguminosae, Melastomataceae, Myrtaceae, Orchidaceae e Poaceae em florestas estacionais, cerrado e campo rupestre, localizadas no PNCD e entorno, para responder as questões: 1) os padrões fenológicos reprodutivos das espécies selecionadas serão agregados no nível de família?; 2) os padrões fenológicos das espécies selecionadas serão semelhantes nos diferentes ecossistemas?; 3) os padrões fenológicos das espécies selecionadas serão semelhantes quanto aos diferentes hábitos?; 4) os padrões fenológicos das espécies de acordo com ecossistema, hábito e modo de dispersão serão correlacionados com a precipitação, umidade relativa, temperatura e fotoperíodo?; 5) os padrões fenológicos das espécies de acordo com ecossistema e sazonalidade climática serão correlacionados ao estado hídrico e taxas fotossintéticas das plantas?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Integrante / Aline Moraes - Integrante / Grênivl Mota Costa - Integrante / Ligia Silveira Funch - Coordenador / Sâmia Paula dos Santos Neves - Integrante / Claudinéia Regina Pelacani - Integrante / Paula Dib de Carvalho - Integrante / Reyjane Patrícia Oliveira - Integrante / Lia Miranda - Integrante / Rosineide B S Fonseca - Integrante / Carliane Cerqueira - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Modelagem de Zonas de Risco de Incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina BA, Descrição: Este projeto propõe a implantação de um sistema de informações baseados em geotecnologias para prever e monitorar a instalação e propagação de incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O sistema consiste na implantação de um banco de dados georreferenciados com as variáveis intervenientes dos processos causadores dos incêndios e na modelagem e simulação do fenômeno, por meio da associação e integração do modelo ambiental com mapas de distribuição de focos de calor e de notificações de incêndios. Álgebra de mapas e modelagem multicritério serão os métodos a serem empregados para possibilitar a integração referida. Os mapas resultantes apresentar-se-ão em escala de probabilidade e evidenciarão os locais com maior chance de serem afetados por incêndios florestais. Os resultados obtidos são de grande valia para a orientação e planejamento de equipes envolvidas com a gestão do parque e com a prevenção e combate a incêndios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Integrante / Washington de Jesus Santanna da Franca Rocha - Coordenador / Thiago Souza de Alencar Gondim - Integrante / Antônio Cezar de Queiroz Tavares - Integrante / Ardemirio de Barros Silva - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Integrante / Quitéria Elias Pereira - Integrante.

  • 2007 - 2012

    Levantamento florístico e fitossociológico de áreas remanescentes dos Biomas Cerrado e Caatinga do Estado da Bahia, localizadas na região da Bacia do São Francisco, para a elaboração e recomendação de modelos de recuperação da vegetação degradada, Descrição: O estudo visa o levantamento da vegetação arbórea nativa do bioma Caatinga e Cerrado de sub-bacias hidrográficas do rio São Francisco, no Estado da Bahia, com a elaboração e recomendação de Modelos para a Recuperação de Áreas Degradadas das regiões estudadas. O trecho baiano da Bacia do São Francisco apresenta diferentes formas de usos dos solos, desde os mais tradicionais até grandes projetos de irrigação. A maior parte das Áreas de Preservação Permanente (APPs), incluindo as matas ciliares foi eliminada pela ação humana. Nesse mosaico de intervenções existem, ainda, áreas de vegetação nativa conservada ou em estágio médio e avançado de regeneração, que necessitam ser estudadas. O conhecimento florístico dessas áreas remanescentes de Caatiga e Cerrado, é o primeiro passo para que sejam feitas interferências sobre o manejo, visando acelerar o processo sucessional, além de sibsidiar programas de conservação da biodiversidade e recuperação de áreas degradadas. Assim, este Projeto visa à obtenção de novas informações para a elaboração e recomendação de Modelos para a Recuperação de Áreas Degradadas em pequena e grande escala. Pretende, ainda, demonstrar a importância do manejo e da recuperação da cobertura florestal, valorizando o desenvolvimento de atividades florestais sustentáveis. Este estudo conta com a colaboração de pesquisadores e profissionais de diversas instituições da Bahia (UEFS, UFBA, UESC, UNEB, CRA e IBGE), viabilizando o estudo simultâneo em distintas sub-bacias distantes entre si, abrangendo uma vasta área em um intervalo de tempo pequeno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Coordenador / André Márcio Araujo Amorim - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Alessandra Terezinha Chaves Cotrim Reis - Integrante / Jorge Antonio Silva Costa - Integrante / Grécia Cavalcanti da Silva - Integrante / Flávio França - Integrante / Adilva de Souza Conceição - Integrante / Maria Lenise Silva Guedes - Integrante / Claudinéia Regina Pelacani - Integrante / Maria Clara Ferreira - Integrante / Fábio Pedro Souza de Ferreira Bandeira - Integrante / Sônia Regina Silva Portugal - Integrante / Paula Dib de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Cooperação / Food and Agricultural Organization of the United Nations - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2007 - Atual

    Efeitos do fogo sobre a vegetação de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil, Descrição: Visa reconhecer os principais padrões de recobrimento da vegetação depois de fogo, assim como identificar as espécies mais resistentes e as mais sensíveis ao fogo, viabilizando responder uma série de questões importantes em ecologia e conservação. O monitoramento das variações do microclima, concomitantemente às variações nos ciclos de vida das plantas e na estrutura da vegetação, poderão revelar aspectos da diversidade dos campos rupestres até então desconhecidos, além de auxiliar no manejo do fogo no Parque Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Coordenador / Grênivl Mota Costa - Integrante / Ligia Silveira Funch - Integrante / Sâmia Paula dos Santos Neves - Integrante / Domingos B Cardoso - Integrante / Paula Dib de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2006 - Atual

    Biodiversidade e Monitoramento da Vegetação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Descrição: Projeto de Pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Integrante / Roy Funch - Integrante / Ligia Silveira Funch - Coordenador / Lia Miranda - Integrante / Rosineide B S Fonseca - Integrante / Carliane Cerqueira - Integrante.

  • 2005 - Atual

    Programa de Biodiversidade (PPBIO) do semi-arido, Descrição: Este projeto visa a coleta e identificação de plantas, animais e fungos em áreas selecionada e de extrema importância para conservação no bioma Caatinga.É uma rede formada por 15 Instituições do Nordeste. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Integrante / Ana Maria Giulietti - Coordenador / Raymond Harley - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Paula Dib de Carvalho - Integrante / Luis Fernando Pascholate de Gusmão - Integrante / Cássio Van den Berg - Integrante.

  • 2001 - 2006

    Instituto do Milênio do Semi0árido (IMSEAR), Descrição: O Inst. do Milenio do Semi-Árido (IMSEAR) foi uma demanda do MCT para a criação de um instituto virtual na região como para dos 17 institutos selecionados a partir de um edital proposto em junho de 2001. Inclui quatro sobprogramas: Biodiversidade, Bioprospecção, Recursos Genéticos e Recursos Hídricos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Integrante / Ana Maria Giulietti - Coordenador / Tânia R.S.Silva - Integrante / Ligia Silveira Funch - Integrante / Flávio França - Integrante.

  • 1999 - 2003

    Vegetação de afloramentos rochosos em topos de morros e montanhas na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil, Descrição: Projeto de doutorado com financiamento da bolsa e reserva técnica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Coordenador / José Rubens Pirani - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1999 - Atual

    Flora da Bahia, Descrição: Esse projeto pretende levantar a flora do Estado da Bahia incluindo as fanerógamas e as criptogamas. Serão apresentadas monografias em níveis de g\ênero ou família dentro de modelo proprio e para publicação na revista Sitientubus- Sério Ciências Biológicas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Abel Augusto Conceição - Integrante / Ana Maria Giulietti - Coordenador / Tânia R.S.Silva - Integrante / Efigênia Melo - Integrante / Ligia Silveira Funch - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Flávio França - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Biologia. , Avenida Transnordestina s/n, LABIO, sala 12, Novo Horizonte, 44036-900 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 32248033, Fax: (75) 32248033

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Fundação Chapada Diamantina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - Atual

    Universidad Rey Juan Carlos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - Atual

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro da comissão de avaliação curricular do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas da UEFS em 2009 Membro suplente do Colegiado de Pós-graduação em Botânica da UEFS, 2012-2013 Membro de comissões de seleção para ingresso no Programa de Pós-graduação em botânica nos anos de 2005, 2006, 2008, 2009, 2010 e 2012 Coordenador do Laboratório de Taxonomia de abril 2006 a janeiro 2007 Ministrou e/ou ministra as seguintes disciplinas: BIO 220 Organografia de Fanerógamas (graduação Biologia) BIO 529 Ecologia da vegetação de campo rupestre (graduação Biologia) BIO 506 Ecologia de comunidades (graduação Biologia) BIO 905 Componente integrador V (graduação Biologia) BIO 263 Botânica geral (graduação Agronomia) BIO 828 Florística e fitossociologia (Pós-graduação/Botânica) RGV Biodiversidade vegetal no semiárido (Pós-graduação/RGV) BIO 879 Ecologia da vegetação em afloramentos rochosos (Pós-graduação/Botânica) Coordenou a Área Botânica (DCBIO-UEFS) em 2012 e 2013

  • 2005 - 2009

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrou disciplinas na graduação ("Organografia de Fanerógamas", "Ecologia da vegetação de campo rupestre" e"Ecologia de Comunidades") e pós-graduação ("Ecologia da vegetação em afloramentos rochosos" e "Florística e Fitossociologia"

  • 2003 - 2005

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Bolsista DTI nível D, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2013

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica Geral

    • 08/2005

      Ensino, Botânica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia da Vegetação em Afloramentos Rochosos, Florística e Fitossociologia

    • 03/2005

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Componente Integrador V (2009 a 2013), Ecologia da Vegetação de Campo Rupestre, Ecologia de Comunidades (só em 2006 e 2007), Organografia de Fanerógamas

    • 02/2012 - 12/2013

      Direção e administração, Programa de Pós-graduação em Botânica, .,Cargo ou função, Membro suplente do colegiado do PPGBot.

    • 02/2012 - 12/2013

      Direção e administração, Departamento de Ciências Biológicas, .,Cargo ou função, Coordenador da Área III Botânica.

    • 10/2012 - 12/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Biológicas, .,Cargo ou função, Comissão de seleção do Programa de Pós-graduação em Botânica.

    • 01/2008 - 11/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina, .,Cargo ou função, Membro do Conselho (representante da UEFS).

    • 01/2009 - 12/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Biológicas, .,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação curricular do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas da UEFS em 2009.

    • 01/2006 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PPPG, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Institucional de Iniciação Científica (UEFS).

    • 04/2006 - 01/2007

      Direção e administração, Departamento de Biologia, .,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Taxonomia Vegetal.

    • 12/2005 - 12/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Biologia, .,Cargo ou função, comissão de seleção da Pós-graduação em Botânica em três seleções.

    • 10/2003 - 10/2005

      Outras atividades técnico-científicas , UEFS, UEFS.,Atividade realizada, Participação no Projeto Sequestro de Carbono no Semi-árido.

    • 01/2003 - 03/2004

      Outras atividades técnico-científicas , UEFS, UEFS.,Atividade realizada, Participação no projeto Chapada Diamantina: biodiversidade (PROBIO).

  • 1994 - 1996

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/1994 - 02/1996

      Estágios , Instituto de Biociências, Departamento de Botânica.,Estágio realizado, Flora da Serra do Cipó: Oxalidaceae e Menyanthaceae.

    • 02/1994 - 06/1994

      Estágios , Instituto de Biociências, Departamento de Fisiologia Geral.,Estágio realizado, Neurotoxinas de baiacú.

  • 1993 - 1993

    Instituto Butantan

    Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 12

    Atividades

    • 04/1993 - 10/1993

      Estágios , Divisão de Patologia, .,Estágio realizado, Imunopatologia.