Roberto César Fernandes Sacramento

Graduei em Engenharia Mecânica (1977) e fiz mestrado em Educação (Trabalho e Educação, 2004) na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Fiz parte do quadro de docentes do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFBA de 1978 a 2016, ano em que aposentei. Atualmente, desenvolvo atividades de consultoria, treinamento e eventos para a iniciativa privada (setores calçadista e MGS ? Movimentação de Graneis Sólidos) e também para IES públicas e privadas. Possuo um canal no YouTube chamado Faculdade Nota 10, que aborda questões relacionadas a trajetória de carreira na graduação e na vida profissional. Na UFBA lecionei, principalmente, disciplinas da área de Sistemas Mecânicos (Projetos Mecânicos e Transporte de Graneis Sólidos) para alunos da graduação. Ocupei a Chefia do Departamento de Engenharia Mecânica. Fui membro da Congregação da Escola Politécnica e também membro dos Colegiados do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química. Desenvolvi pesquisa no campo da avaliação do projeto de máquinas com ênfase no conceito de manutenibilidade e realizei atividades de extensão (estudos, orientação técnica e cursos) relacionadas às áreas de inspeção de equipamentos, gestão de projetos, problemas em organizações associativas e acompanhamento dos fluxos de tecnologia e comercialização nas cadeias produtivas, especialmente petróleo e gás, automotiva, calçadista e processamento de minérios e cereiais. Em 1985 organizei e coordenei o primeiro Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UFBA. Desenvolvi na década de 90 estudos nas áreas de capacitação profissional em fabricação automotiva e composição da cadeia produtiva para o Governo da Bahia, que visaram embasar as ações de atração de indústrias automotivas para o estado que culminaram com a implantação do Complexo da Ford em Camaçari/BA. Realizei eventos na Bahia e em São Paulo com lideranças e especialistas nacionais de renome para discussão da descentralização da produção de automóveis no Brasil e para projetar a Bahia como uma alternativa de destino de investimentos nesse setor. Coordenei programas de capacitação profissional para mais de 1.000 profissionais da reparação automotiva, através de recursos suportados pelo FAT/Ministério do Trabalho e Emprego. Organizei e coordenei em 1998 o primeiro Congresso Brasileiro de Trânsito - Brasiltran, em Brasília/DF, que contou com o apoio dos Ministérios da Justiça, dos Transporte e da Educação, Polícia Rodoviária Federal, UnB e Fenaseg. Em paralelo com a atividade docente, atuei nas décadas de 80 e 90 na iniciativa privada na implantação de unidades industriais na modalidade de contratação EPC, desenvolvendo atividades de projeto de engenharia e montagem em unidades industriais de petróleo e gás (refinarias), metalurgia e siderurgia.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2001 - 2004

Universidade Federal da Bahia
Título: Saberes e competências em situações de inovação e imprevisibilidade em oficinas de reparo automotivo. Resgatando o elo perdido da cadeia.,Ano de Obtenção: 2004
Vera Lúcia Bueno Fartes.Palavras-chave: Indústria de Reparação Automotiva; Educação Profissional; Transferência de Tecnologia; Conceito de Competência de Philippe Zarifian.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Processos de Trabalho. Setores de atividade: Fabricação e Montagem de Automóveis, Caminhões, Ônibus e Tratores e Demais Máquinas e Implementos Agrícolas, Reboques e Carrocerias; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Qualidade e Produtividade.

Graduação em Engenharia Mecânica

1973 - 1977

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Inspeção de equipamentos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de máquinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SACRAMENTO, R. C. F. ; ARAUJO, H. ; FREITAS, S. ; PEIXOTO, F. . I Seminário sobre Projeto de Máquinas. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jose Amaro de Oliveira

OLIVEIRA, J. A.; SALERNO, Mario Sérgio; FARTES, Vera Lúcia Bueno. Saberes e competências em situação de inovação e imprevisibilidade em oficinas de reparo automotivo. Resgatando o elo perdido da cadeia. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ricardo Neri

Desenvolvimento e Construção de Veículo Leve de Passeio: uma nova experiência pedagógica no ensino da engenharia mecânica; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vera Lúcia Bueno Fartes

Saberes e competências em situação de inovação e imprevisibilidade em oficinas de reparo automotivo; ; 2004; 189 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação,; Orientador: Vera Lúcia Bueno Fartes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Saberes e competências em situações de inovação e imprevisibilidade em oficinas de reparo automotivo. Resgatando o elo perdido da cadeia.. Salvador: , 2004. 188p .

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Cartilha Orientativa para Empreendedores do Parque automotivo da Bahia, 2a. edição. 2a.. ed. Salvador: Ed. Gráfica Santa Helena, 2002. v. 1. 64p .

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Cartilha Orientativa para Empreendedores do Parque Automotivo da Bahia. 1. ed. Salvador: Edição própria, 2000. v. 1000. 44p .

  • SACRAMENTO, R. C. F. . MOVIGRAN - Rede de Cooperação das Empresas Fabricantes e Usuárias de Equipamento de Movimentação de Graneis Sólidos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Etapas da Implantação da Manutenção Preventiva Automotiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Importância das Formações Associativas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Saberes e competências em situação de inovação e imprevisibilidade em oficinas de reparo automotivo. Resgatando o elo perdido da cadeia.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Problemas com a Cadeia Produtiva da Reposição de Autopeças da Bahia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Dinamização das Cadeias Produtivas: Aspectos da Melhoria da Competitividade do Comércio na Bahia.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Importância da Manutenção Preventiva Automotiva.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. C. F. . O Projeto Seven da UFBA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. C. F. . Cartilha Orientativa para Empreendedores do Parque Automotivo da Bahia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SACRAMENTO, R. C. F. ; RADEL, G. ; BRAGA, D. ; FROES, V. . Aulas da disciplina Eng 312 - Projetos Mecânicos I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2016

    Avaliação do projeto de máquinas pelo conceito da manutenibilidade., Descrição: A pesquisa busca estabelecer uma metodologia de avaliação de projetos de máquinas utilizando o conceito da manutenibilidade. A partir desta metodologia, inferir em que medida e de que forma eventuais deficiências de projeto podem reduzir a manutenibilidade das máquinas ao longo de sua vida útil, onerando o cidadão ou empresa que adquiriu o bem. Adicionalmente, propor melhorias de projeto que permitam corrigir ou minimizar as deficiências identificadas durante o processo de investigação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Roberto César Fernandes Sacramento - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica. , Rua Alceu Amoroso Lima,786/320, Caminho das Árvores, 41820770 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 33544747, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1978 - 2016

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Aposentado, Enquadramento Funcional: Professor adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1996 - 12/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.,Linhas de pesquisa

  • 03/1978 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos Mecânicos I (05/2005 a 12/2016), Movimentação de Graneis Sólidos (Transporte Mecânico) (03/1982 a 12/2016)

  • 04/2006 - 04/2008

    Direção e administração, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica.