Albert Brasil Gradvohl
Possui graduação em Economia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1978) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (1998). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor), diretor/consultor - Algra Econsult Ltda, Coordenador Esp. Limp. Urbana da Prefeitura Municipal de Fortaleza, consultor da Companhia Energética do Ceará, conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito e Consultor do produto por projeto da Organização dos Estados Ibero-americanos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: coleta seletiva, política ambiental, empreendedorismo, desenvolvimento e desenvolvimento sustentável.
Informações coletadas do Lattes em 04/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administração de Empresas
1996 - 1998
Universidade de Fortaleza
Título: Consórcio do Lixo: proposta de uma estrutura organizacional do lixo reciclável de embalagens e afins para a comercialização,Ano de Obtenção: 1999
José Francisco Julião.Palavras-chave: Lixo reciclável; Consórcio do lixo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Métodos Quantitativos em Planejamento
1982 - 1982
Centro de Treinamento em Desenvolvimento Econômico Regional
Título: Estudo e Análise de uma industria de coco.
Formação complementar
2018 - 2018
Tecnologias Possíveis a EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1996 - 1996
Gestão Ambiental - Rumo à ISO 14000. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
1982 - 1982
Política Monetária. (Carga horária: 40h). , Bolsa de Valores do Ceará, BVC, Brasil.
1981 - 1981
Mercado de Capitais. (Carga horária: 40h). , Bolsa de Valores do Ceará, BVC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Participação em eventos
Feira do Empreendedor. Palestra: Como fazer Gestão de Resíduos Sólidos nas Empresas. 2014. (Feira).
I Simpósio Resíduos Sólidos e Políticas Públicas: Diálogos entre Universidade, poder público e empresa.Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. 2013. (Simpósio).
IV Semana da Gestão.Palestra: Prorposta para Coleta Seletiva de Fortaleza. 2013. (Outra).
XI Semana do Meio Ambiente.Palestra: A nova lei de gestão de resíduos sólidos. 2013. (Seminário).
Programa de Formação Docente. 2011. (Outra).
1 Congresso da Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará. Palestra: Saúde, Sustentabilidade e Cidadania. 2010. (Congresso).
I Fórum Cearense de Educação. 2010. (Outra).
Seminário Internacional Franco-Brasileiro: Atores do Desenvolvimento Econômico, Jurídico, Político, Social e Cultural do Século XXI.Palestra: A responsabilidade social da Fundação Edson Queiroz e os projetos sociais desenvolvidos junto a comunidade do Dendê e a formação do capital social. 2009. (Seminário).
Encontro Estadual do PMDB do Ceará. 2008. (Outra).
Mundo Unifor.Palestra: Coleta e Reciclagem. 2007. (Outra).
XI SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Palestra: Aquecimento Global e seus Efeitos no Ambiente e na Saúde do Trabalhador. 2007. (Outra).
I Cilco de Direito Internacional e Constitucional no Ceará. 2006. (Outra).
2 Seminário Brasileiro de Governabilidade Participativa das Cidades.A Gestão dos Resíduos Sólidos nas Cidades. 2005. (Seminário).
Semana de Marketing.Palestra: Responsabilidade Sustentável. 2005. (Outra).
Programa de Pós-Graduação e Economia Rural do Departamento de Economia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da UFC.Palestra: Reciclagem de lixo na cidade de Fortaleza. 2003. (Outra).
Seminário de Estudos Pedagógicos: A Metodologia da Problematização. 2003. (Seminário).
3° Seminário e Exposição sobre Desafios Técnicos e Econômicos para a reciclagem.Projeto Reciclando: Uma experiência do Ceará. 2002. (Seminário).
3 Seminário e Exposição sobre os Desafios Técnicos e Econômicos para a Reciclagem-ABIMAQ.A Eperiência do Ceará. 2002. (Outra).
Congresso Brasileiro de Novos Destinos Turísticos. O grito dos rios em cidades cearenses. 2002. (Congresso).
Encontro de Gestão Integrada e Compartilhada de Resíduos Sólidos.Palestra: Comercialização de Materiais Recicláveis. 2002. (Encontro).
XIII Seminário de Contabilidade da Região Norte.Palestra: Formação de Ativos e Passivos Ambientais. 2002. (Seminário).
Seminário: Lixo Urbano.Programas de Coleta Seletiva e Reciclagem. 2001. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Meio Ambiente. Consórcio do Lixo - Uma estratégia Organizacional de Direcionamento dos Resíduos Sólidos para Reciclagem. 2000. (Congresso).
Encontro Nacional sobre Reciclagem e Meio Ambiente. 2000. (Encontro).
II Conferência das Cidades.Reciclagem do lixo urbano. 2000. (Outra).
II Conferência das Cidades Resíduos Sólidos. Projeto Reciclando: Uma experiência do Ceará. 2000. (Congresso).
II Erecon ? Secovi / Ceará.Coleta Seletiva de Lixo. 2000. (Simpósio).
Prêmio Ambiental Von Martius. Edição 2000.Palestra: Um case do Consórcio para o Lixo.. 2000. (Outra).
Seminário: Semana da Educação Ambiental.Estrutura Organizacional da Reciclagem no Ceará. 2000. (Seminário).
Seminário de Avaliação da Aprendizagem - Em busca do papel Educacional perdido. 2000. (Seminário).
Seminário Lixo Municipal: Problemas e Soluções.Consórcio do Lixo. 2000. (Seminário).
X Encontro Nacional da ANMMA.Consórcio do Lixo. 2000. (Encontro).
Encontro de Tecnologia Ambiental.Tecnologia Ambiental. 1999. (Encontro).
I Seminário Regional sobre Recursos Hídricos, Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.Recursos Hídricos, Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 1999. (Seminário).
IV Fórum de Debates sobre Condomínios de Fortaleza.Projeto Reciclando: Uma experiência do Ceará. 1999. (Outra).
Seminário: Ensino de Metodologia Científica. 1999. (Seminário).
Seminário Projeto Pedagógico de Curso.Projeto Pedagógico de Curso. 1999. (Seminário).
V Encontro de Iniciação à Pesquisa.Coordenador da Sessão. 1999. (Encontro).
FINDES/Consuma.Experiências do Ceará no Consórcio dos Resíduos Sólidos. 1998. (Encontro).
II Seminário Nacional de Resíduos Sólidos.Tratamento e Destino Final ? ABES. 1998. (Seminário).
IV Encontro de Iniciação a Pesquisa.Lixo reciclável. 1998. (Encontro).
Seminário: sobre os Resíduos Sólidos.Experiências do Ceará no Consórcio dos Resíduos Sólidos. 1998. (Seminário).
VIII Feira Nacional de Autopeças e Veículos do Ceará.Autop 28. 1998. (Encontro).
III Encontro da Associação Brasileira de Química -.ISO 14000. 1997. (Encontro).
Worshop: Embalagens de Papelão Ondulado. 1997. (Outra).
Conferência Internacional para a elaboração do "STRATEGIC PLANNING AND DEVELOPMENT". Collection and Recycling of Packaging. 1996. (Congresso).
Gestão da Qualidade.Palestra: Qualidade Total no Ensino. 1996. (Outra).
III Max Marketing. Marketing Verde. 1996. (Congresso).
I Jornada Técnico-Organizacional do Laboratório de Analises Clínicas do IPEC.Lixo Hospitalar. 1996. (Outra).
Semana da Administração.Gestão Ambiental. 1995. (Outra).
Seminário de Informações aos Novos Docentes - SID. 1995. (Seminário).
Simpósio Comemorativo dos 30 anos da Profissão de Administrador. 1995. (Simpósio).
Conservação e Energia Renovável.Palestra: Reaproveitamento do lixo como fonte de energia e geração de renda. 1994. (Outra).
Reciclagem de Lixo na Região Metropolitana de Fortaleza. 1994. (Outra).
Seminário: Reciclagem do lixo, oportunidade de investimentos para pequenas empresa..Os reaproveitamentos viáveis no Ceará. 1994. (Seminário).
Seminário de Oportunidade de Investimentos da Pequena Empresa na área de Reciclarem.Como viabilizar o lixo no Ceará, reciclando a miséria. 1994. (Seminário).
Seminário Integrado de Vendas Tapon Corona 90. 1989. (Seminário).
I Seminário sobre Filosofia Contemporânea. 1982. (Seminário).
VI Encontro Nacional de Desenvolvimento Industrial. 1981. (Outra).
Participação em bancas
GRADVOHL, A. B.. DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, COMO BASE PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PGRS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza.
GRADVOHL, A. B.. Caracterização Físico-química e Microbiológica das águas condensadas de aparelhos de ar condicionados visando potencial reutilização.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza.
GRADVOHL, A. B.; CASTELO, J. S. F.; COIMBRA, D. B.. O Aroma como Fator de Influência na Compra: Um estudo de Caso na Padaria X. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
CASTELO, J. S. F.;GRADVOHL, A. B.; COIMBRA, D. B.. Nível de Sustentabilidade Ambintal do Fabricante de Coca-Cola. estudo de Caso da Unidade de Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
GRADVOHL, A. B.; CASTELO, J. S. F.; COIMBRA, D. B.. Estudar a Implantação de um Software para Apresentação do Indicador IDC - Índice de Defeito de Campo na Esmaltec na Percepção dos Usuários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
GRADVOHL, A. B.. Conservação das falésias do Morro Branco na Percepção dos Principais Agentes Sociais do Turismo Local. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
GRADVOHL, A. B.. Coordenador de Sessão do V Encontro de Iniciação à Pesquisa. 1999. Universidade de Fortaleza.
GRADVOHL, A. B.. Coordenador de Sessão do IV Encontro de Iniciação à Pesquisa. 1998. Universidade de Fortaleza.
Produções bibliográficas
-
GRADVOHL, A. B. . Economia reversa para empreendedores: um novo conceito de ecoempreendedorismo. 1. ed. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2017. 133p .
-
GRADVOHL, A. B. . Fortaleza: 15 anos à procura da coleta seletiva de lixo. 1. ed. Fortaleza/CE: Albert Brasil Gradvohl, 2010. v. 1000. 140p .
-
GRADVOHL, A. B. . Gestão Econômica Ambiental. Fortaleza: Gráfica Unifor, 2006.
-
GRADVOHL, A. B. . Gestão Econômica Ambiental. 1. ed. Fortaleza/CE: Albert Brasil Gradvohl, 2005. v. 1000. 138p .
-
GRADVOHL, A. B. . Reciclagem do lixo. Fortaleza: Editora Verdes Mares, 2002.
-
GRADVOHL, A. B. . Embalagem de Alimentos uma Visão Mercadológica e Ambiental. Fortaleza: SEBRAE EDITORA, 1997.
-
GRADVOHL, A. B. . Strategic Planning Development - Developing Economies in Perspective. Londres: London School of Economics, 1996. v. 500.
-
GRADVOHL, A. B. . Embalagens. Fortaleza: SEBRAE EDITORA, 1994. v. 500. 81p .
-
GRADVOHL, A. B. . INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE EM UM SISTEMA DE COLETA SELETIVA DE MATERIAL RECICLAVEL. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR) , 2015.
-
GRADVOHL, A. B. . Ecopolos Urbanos: um novo conceito de limpeza urbana.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRADVOHL, A. B. . Economia Verde e a Gestão de Residuos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GRADVOHL, A. B. . Produção de Alimentos como Instrumento de Desenvolvimento Limpo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRADVOHL, A. B. . Projeto Pedagógico de Cursos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GRADVOHL, A. B. . I Jornada Técnico-Organizacional do IPEC. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRADVOHL, A. B. . III Max Marketing. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GRADVOHL, A. B. . Qualidade Total no Ensino. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRADVOHL, A. B. . Collection and Recycling of Packaging: A Sucessessful Experience. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRADVOHL, A. B. . ?Reciclagem de Lixo na Região Metropolitana de Fortaleza?. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRADVOHL, A. B. . Oportunidade de Investimentos para Pequena Empresa. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GRADVOHL, A. B. . Conservação e Energia Renovável. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GRADVOHL, A. B. . Reciclando o Lixo. Fortaleza/Ce: Verdes Mares, 2001 (Livro).
-
GRADVOHL, A. B. . Embalagens de Alimentos. Fortaleza/Ce: Sebrae-Ce, 1997 (Livro).
Outras produções
GRADVOHL, A. B. . fortaleza 15 anos a procura da Coleta Seletiva do Lixo. 2010. (Editoração/Livro).
GRADVOHL, A. B. . Processo de desenvolvimento da Empresa Júnior. 1999. .
GRADVOHL, A. B. . Curso Embalagem na Era da Gestão Ambiental. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GRADVOHL, A. B. . Implantação da ISO 14000 no setor industrial. 1997. .
GRADVOHL, A. B. . Planejamento Estratégico: Ação Integrada. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GRADVOHL, A. B. . Embalagem. 1994. (Livro).
Prêmios
2010
Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, ICID+18 - 2 International Conference: Climate, Sustentainability and Developmentt Semi-Arid Regions.
2007
1 Lugar na categoria Intregração com a sociedade no Prêmio FIEC por desempenho Ambiental, Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
2003
Título de Bombeiro Honorário no grau de Amigo da Vida, Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará.
2003
Machadinha Simbólica pelos relevantes serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará.
1999
Membro Honorário da Sapiens Unifor, Associação dos Alunos do Curso de Administração da Unifor.
1996
Patrono do C.A de Administração da UNIFOR, Centro Acadêmico da Universidade de Fortaleza.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Fortaleza, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Administrativa. , Av.Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, 60811-905 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34773153, Ramal: 3192, Fax: (85) 34773065, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Prefeitura Municipal de FortalezaVínculo: Coordenador Esp. Limp. Urbana, Enquadramento Funcional: Coordenador Esp. Limp. Urbana
2012 - Atual
Algra Econsult LtdaVínculo: Diretor/Consultor, Enquadramento Funcional: Diretor/Consultor
2012 - Atual
Organização dos Estados IberoamericanosVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor do produto por projeto
2007 - 2012
Departamento Nacional de Obras Contra As SecasVínculo: Diretor Administrativo, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo
2006 - 2006
Junta Comercial do Estado do CearáVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente
Atividades
-
01/2004 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Vogais da JUCEC.,Cargo ou função, Conselheiro Vogal.
2002 - 2003
Secretaria da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente do Estado do CearáVínculo: Secretário de Estado, Enquadramento Funcional: SOMA
Atividades
-
07/2001 - 01/2002
Outras atividades técnico-científicas , Comissão de Elaboração, Comissão de Elaboração.,Atividade realizada, Membro efetivo da Comissão que elaborou a regulamentação da lei n 13.103/2001.
2002 - 2003
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTEVínculo: Conselheiro titular, Enquadramento Funcional: Conselheiro titular
2002 - 2003
Conselho Municipal de Limpeza UrbanaVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro
2000 - 2004
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do CearáVínculo: Consultor de Gestão Ambiental, Enquadramento Funcional: Consultor de Gestão Ambiental
2000 - 2002
Secretária de Trabalho e Ação SocialVínculo: Assessor de Des. Sustentável, Enquadramento Funcional: Assessor de Des. Sustentável
1998 - Atual
Conselho Estadual de TrânsitoVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro
Outras informações:
Membro do Conselho Estadual de Trânsito do Estado do Ceará.
1994 - Atual
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2000
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Ambiental
-
06/2001 - 06/2003
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Administração II
-
07/2000 - 03/2003
Direção e administração, Reitoria, Curso de Administração.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto.
-
04/2000 - 07/2001
Ensino, Curso de especialização em Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Produtos e Embalagens Verdes
-
08/1999 - 09/2000
Ensino, Consultoria e Processos Organizacionais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Marketing Estratégico
-
06/1999 - 07/2000
Ensino, Curso de especialização em Marketing, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Workshop II: Marketing e Mercado Global, Workshop IV: Marketing do Meio Ambiente
-
01/1997 - 01/2000
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Mercadológica I, Administração Mercadológica II
-
06/1994 - 12/1996
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerência de Vendas, Propaganda
-
01/1996 - 06/1996
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Administração
-
06/1995 - 12/1995
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Mercadológica I
-
01/1995 - 06/1995
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mercadologia II
2021 - Atual
Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de SanVínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretor Especial
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR e DEPOSITANTE | Manta acessória para embalagem têxtil | 19/08/1993 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Albert Brasil Gradvohl e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?