Martin Kuhn

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997. Graduação em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Especialista em Administração da Educação Pública (UFMT/1999). Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Doutor em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2016) e Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Bolsista CAPES - PDSE). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2017). Atualmente é professora Titular C e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Professor da Secretaria Estadual de Educação RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade, saberes docentes, criança, infância e educação infantil.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Nas Ciências

2012 - 2016

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: O PROFESSOR: IDENTIDADE E PROTAGONISMO - os muitos modos de dizer o ser e o fazer do professor
Orientador: Helena Copetti Callai
com Coorientador: Jose Luis de Los Reyes Leoz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Formação de Professores; Identidade; Protagonismo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação Nas Ciências

2001 - 2003

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: REPENSANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Ano de Obtenção: 2003
Helena Copetti Callai.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Formação de Professores; Tempos; Espaços.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Especialização em Administração da Educação Pública

1998 - 1999

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: AS RELAÇÕES DE PODER NOS DIFERENTES ENFOQUES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Orientador: Luis Augusto Passos

Graduação em Pedagogia

1993 - 1997

Universidade Federal de Mato Grosso
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 1992 em Teologia

1991 - Atual

Universidade La Salle - Canoas
Ano de interrupção: 1992

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Seminário Reflexividade(s) e Ação social. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2014 - 2015

Formação continuada de professores e coordenadores do ensino. (Carga horária: 960h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2005 - 2005

2 Congresso Internacional Sobre Projetos na Educaç. (Carga horária: 40h). , Futuro Congressos e Eventos, FCE, Brasil.

2003 - 2003

IV Capacitação Em Informática Educativa 2003. (Carga horária: 72h). , Secretaria Estadual de Educação, SEE, Brasil.

2003 - 2003

Dias de Formação. (Carga horária: 20h). , Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, IEEOFP, Brasil.

2002 - 2002

Dias de Formação. (Carga horária: 32h). , Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, IEEOFP, Brasil.

2001 - 2001

A Reconstrução Curricular da Educaçãoo Básica. (Carga horária: 8h). , 14º Coordenadoria Regional de Educação, 14 CRE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PEDAGOGIA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Organização de eventos

KUHN, Martin . Curso de Formação Continuada para professores e coordenadores pedagógicos da Rede Pública de Ensino do RS. 2018. (Outro).

GASTALDO, L. F. ; ARENHART, L. O. ; KUHN, Martin . III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - RS. 2015. (Outro).

KUHN, Martin . Encontro de Formação Pedagógica. 2013. (Outro).

KUHN, Martin . Encontro de Formação Pedagógica. 2013. (Outro).

ZILLI, G. S. ; MARQUES, Maristela Beck ; KUHN, Martin . O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. 2012. (Outro).

KUHN, Martin ; MARQUES, Maristela Beck . Curso de Alfabetização e Letramento. 2011. (Outro).

KUHN, Martin . I JORNADA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (DES)CONSTRUÇÃO E SABER. 2004. (Outro).

Participação em eventos

4ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Educação, Cultura e Cidadania, r.O BRINCAR E O INTERAGIR NA INFÂNCIA: A CENTRALIDADE DAS RELAÇÕES FACE A FACE À CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS. 2022. (Outra).

Simpós Sul - I Simpósio de Pós Graduação do sul do Brasil.OS OS SABERES DA DOCÊNCIA COM CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INFANTIS DO PROINFÂNCIA. 2022. (Simpósio).

Simpós Sul - I Simpósio de Pós Graduação do sul do Brasil. 2022. (Simpósio).

XIX CICLO DE ESTUDOS: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2022. (Outra).

Dia Mundial das Cidades Educadoras: Apresentação da nova Carta das Cidades Educadoras.Dia Mundial das Cidades Educadoras: Apresentação da nova Carta das Cidades Educadoras. 2021. (Outra).

Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares.Trabalho pedagógico na Educação Infantil: direitos de aprendizagem e desenvolvimento em tempos de pandemia. 2021. (Outra).

II CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO E I ENCONTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO. DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Congresso).

II CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO E I ENCONTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO. OS DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA. 2020. (Congresso).

XI SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV CICLO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II SEMINÁRIO SESC E URI DE EDUCAÇÃO.DEMARCANDO O RECORTE DA INVESTIGAÇÃO: SABERES DOCENTES DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS. 2020. (Simpósio).

XI SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV CICLO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II SEMINÁRIO SESC E URI DE EDUCAÇÃO.O CORPO E FORMAÇÃO: COMPREENSÕES EMERGENTES DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO PARANÁ. 2020. (Simpósio).

XI SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV CICLO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II SEMINÁRIO SESC E URI DE EDUCAÇÃO.No descompasso das racionalidades, o papel da escola. 2020. (Simpósio).

XI SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV CICLO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II SEMINÁRIO SESC E URI DE EDUCAÇÃO.O Tema Existencial Morte: Diálogo com a Escola. 2020. (Simpósio).

XX ENDIPE - RIO 202O - Fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. .. 2020. (Encontro).

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PLANEJAMENTO E DESENV., IV ENCONTRO NACIONAL MESTRADOS PROFISSIONAIS ÁREA-PURD/CAPES E III SEMINÁRIO TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE E DESENV. REGIONAL: O RURAL/RURALIDADES-URBANIDADES: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA O DESENV..A SUCESSÃO FAMILIAR RURAL: (IM) POSSIBILIDADES DA ESCOLA NO/DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BARRA BONITA (SC). 2019. (Seminário).

XXV Seminário Institucional de Iniciação Científica, ... XXIII Seminário de Investigação em Pesquisa e Pós-Graduação..Corpo: uma construção sócio-cultural.. 2019. (Seminário).

Colóquio: Comitê de ética e Plataforma Brasil. 2018. (Outra).

Colóquio: Diálogo sobre a pesquisa na pós-graduação. 2018. (Outra).

IV Jornada de Estudos Docentes: a identidade do professor. 2018. (Outra).

Novos Olhares: linguagens e resistência.Sujeito e subjetividades na era da liquidez. 2018. (Seminário).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL E I CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO INVESTIGATIVO E O XIII CICLO DE ESTUDOS JURÍDICOS. TEORIA DO CAPITAL HUMANO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO. 2018. (Congresso).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL EM DIREITO EDUCATIVO E I CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO INVESTIGATIVO. Estructura del sistema educativo Mexicano: estado atual e perspectivas. 2018. (Congresso).

X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação.Desafios da BNCC e a prática na escola: garantia dos direitos de apredizagem. 2018. (Simpósio).

X SINCOL: X SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES e II ENCONTRO DE REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2018. (Simpósio).

XXIV Seminário Institucional de Iniciação Científica, XXII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, XVI Seminário de Extensão,.A SUCESSÃO FAMILIAR RURAL: (IM) POSSIBILIDADES DA ESCOLA NO/DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BARRA BONITA (SC). 2018. (Seminário).

ENANPEGE.O ENSINO DOS ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS. 2017. (Encontro).

XXII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ.Educação para o Trânsito e Cidadania. 2017. (Outra).

Currículo e formação de professores: pressupostos da Base Nacional Comum Curricular. 2016. (Seminário).

IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.Epistemologias na formação docente. 2016. (Simpósio).

IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. 2016. (Simpósio).

IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.Coordenador GT - Epistemologia e formação de professores. 2016. (Simpósio).

Salão do conhecimento.Três vias para a formação cidadã na escola. 2016. (Outra).

Salão do conhecimento.Perspectivas da educação contemporânea: contribuições do DHE. 2016. (Outra).

XIX Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia.A DIMENSÃO FORMATIVA DA NORMA/REGRA NA SALA DE AULA. 2016. (Encontro).

Ética em educação: a questão do outro. 2015. (Seminário).

III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - RS. 2015. (Seminário).

III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - RS.Metáfora da Árvores: a (re)construção do projeto político pedagógico. 2015. (Seminário).

Rousseau e Arendt - Pensadores da República e da Educação. 2015. (Seminário).

Salão do conhecimento 2015.Pesquisa, protagonismo e cidadania. 2015. (Seminário).

XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Educar com seriedade sim, mas com alegria.Seminário Integrado e Paulo Freire: possibilidades e alegrias de sermos ou nos tornarmos sujeitos pesquisadores. 2015. (Outra).

XVII Seminário Internacional de Educação do Mercosul.Da universalização do acesso ao ensino de qualidade. 2015. (Seminário).

Encontro de Formação de Professores e de Acompanhamento e Avaliação do Projeto de Transição Agroecológica toão. 2014. (Encontro).

Grupo de Trabalho de Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Outra).

Grupo de Trabalho de Seminário Integrado. 2014. (Outra).

Grupo de Trabalho Mediador. 2014. (Outra).

III Seminário Temático do Curso de Licenciatura: "O professor e o Ensino de Química na Educação Básica.O professor e o ensino de Química na Educação Básica. 2014. (Seminário).

II Seminário Internacional de Educação: conhecimento e juventudes do Século XXI. 2014. (Seminário).

I Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação. 2014. (Seminário).

Mostra de Trabalho de Iniciação Científica do Ensino Médio - 4ª Edição.Formação de professores: o desafio das juventudes. 2014. (Outra).

Mostra de Trabalho de Iniciação Científica do Ensino Médio - 4ª Edição.Pesquisa como princípio pedagógico: pesquisa científica e pesquisa escolar. 2014. (Outra).

Salão do conhecimento.Educação e cidadania: estratégias de formação do professor para educar na participação cidadã. 2014. (Outra).

Seminário do Grupo de Pesquisa de Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais. 2014. (Seminário).

Seminário temático: Educação e política. 2014. (Seminário).

Seminário temático: La educación como instrumento de transformación de de la s sociedad. 2014. (Seminário).

XVI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. 2014. (Outra).

XVI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Escola pública e educação popular: é possível?. 2014. (Outra).

ARTE, CIENCIA Y CULTURA. Educación en los museos.. 2013. (Seminário).

Encontro de formação pedagógica.A pesquisa como princípio educativo. 2013. (Encontro).

Encontro de formação pedagógica. 2013. (Encontro).

Encontro Estadual de Formação Ensino Médio: Curso Normal. 2013. (Encontro).

Encontro Inter-regional de Formação de Professores da EJA. 2013. (Encontro).

Ensino Médio Politécnico: áreas do conhecimento. 2013. (Encontro).

I ENCUENTRO FILOSOFÍA Y EDUCACIÓN UAM: "Más allá de la la Educación para la Ciudadania. Una reflexión ético-política.a.. 2013. (Encontro).

II CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CONAE 2014.Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. 2013. (Outra).

La acción educativa para los alumnos de primária en los museos.. 2013. (Outra).

Los conceptos de espacio y tiempo en la investigación educativa.. 2013. (Outra).

Mudanças na materialidade das relações sociais e crise dos referenciais teóricos no campo das ciências humanas e sociais.is. 2013. (Outra).

Salão do conhecimento.Cidadania e Educação. 2013. (Outra).

Seminário de Lançamento do Pacto Nacional pelo Ensino Médio. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional: concepções e sentidos da educação. 2013. (Seminário).

A formação do professor no ensino superior: temas atuais. 2012. (Seminário).

Encontro de formação - O Novo Ensino Médio - Desafios.Interdisciplinaridade. 2012. (Encontro).

Encontros de formação pedagógica.Pesquisa como princípio pedagógico. 2012. (Encontro).

IV Fórum Social das Missões -"Todos os direitos para todos e todas".Educação, escola e trabalho. 2012. (Outra).

IV FÓRUM SOCIAL DAS MISSÕES - " Todos os Direitos para Todos e Todas". 2012. (Outra).

Coordenador Nota 10. 2011. (Outra).

IV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia.Políticas de Inclusão Escolar no Brasil: diretrizes, tendências e possibilidades. 2011. (Outra).

IV Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, Reconhecimento e Experiência Formativa. 2011. (Seminário).

IX Simpósio de Administração. 2011. (Simpósio).

VI Seminário Regional de Educação: Educação na Pós-Modernidade.Honra ao Mérito. 2011. (Seminário).

VI Seminário Regional de Educação: Educação na Pós-Modernidade.Desreferencialização: educação e escola.. 2011. (Seminário).

Administração Empreendedora: Desafios do Mercado Mundial. 2010. (Simpósio).

Curso de Extensão Universitária. 2010. (Outra).

Curso de formação de professores.Modelos Pedagógicos. 2010. (Outra).

III Fórum Social Missões. 2010. (Outra).

III Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia - Literatura infantil e Psicanálise. 2010. (Outra).

Programa de Formação Continuada do IESA. 2010. (Outra).

Conferência Intermunicipal de Educação.Papel do Estado na Garantia do Direito a Educação de Qualidade. 2009. (Outra).

Palestra Literatura e Ensino. 2009. (Outra).

I Ciclo de Palestras - equipe lugar de vida de São Paulo/USP. 2008. (Outra).

Curso de Formação e Gestão Escolar da ssociação dos Municipios das MIssões - AMM.Gestão Educacional/Modelos e Função do Gestor Educacional. 2007. (Oficina).

1ª Semana Acadêmica do Curso Normal Superior.1 SEMANA ACADÊMICA DO CURSO NORMAL SUPERIOR. 2006. (Outra).

Curso de Formação de Professores da Escola de Tempo Integral CAIC de Santo Ângelo.Interdisciplinaridade. 2006. (Oficina).

Curso de Formação de Professores Municipais de São Miguel das Missões.Modelos Pedagógicos. 2006. (Oficina).

Fórum Nacional de Educação, diversidade e Inclusão.FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. 2006. (Outra).

I Curso Multiculturalismo, Educação e Identidades.I CURSO MULTICULTURALISMO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADES. 2006. (Outra).

2 Congresso Internacional Sobre Projetos na Educação. 2005. (Congresso).

APRENDIZAGENS POR PROJETOS.ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO ÂNGELO. 2005. (Oficina).

Curso de Formação Continuada de Professores alfabetizadores do Programa Alfabetiza Rio Grande.Modelos Pedagógicos e epistemológicos - interacionismo. 2005. (Oficina).

Curso de Formação de Professores Municiapais de Santo Ângelo.Crise:repensando o fazer da escola. 2005. (Oficina).

MODELOS PEDAGÓGICOS-INTERDISCIPLINARIDADE.ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SANTO ÂNGELO. 2005. (Encontro).

I JORNADA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (DES)CONSTRUÇÃO E SABER.I JORNADA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (DES)CONSTRUÇÃO E SABER. 2004. (Outra).

XXII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA DIOCESE DE SANTO ÂNGELO. 2004. (Seminário).

XXI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA DIOCESE DE SANTO ÂNGELO. 2003. (Seminário).

ENCONTROS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2002. (Encontro).

ENCONTROS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2002. (Encontro).

SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO POPULAR - CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO, DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO. 2002. (Seminário).

VII JORNADA DE PESQUISA DA UNIJUI.Repensando a organização na formação de professores. 2002. (Outra).

XX SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA DIOCESE DE SANTO ÂNGELO. 2002. (Seminário).

ENCONTROS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2001. (Encontro).

IV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. 2001. (Outra).

IV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. 2001. (Outra).

XVIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA DIOCESE DE SANTO ÂNGELO. 2000. (Seminário).

I ENCONTRO ESTADUAL DE CURRÍCULO POR ATIVIDADES - GLOBALIZAÇÃO DO ENSINO. 1996. (Encontro).

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 96 - A EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA FRENTE AOS PARADOXOS SOCIAIS.SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 96 - A EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA FRENTE AOS PARADOXOS SOCIAIS. 1996. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Kariane Batistello

POLI, Odilon L.; SCHERER, Sueli;KUHN, Martin. Uso de tecnologias digitais em escolas de Chapecó: um estudo com professores do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Vladinei Gomes Apolinario

BERNARDI, Luci T. M. S.; RAMOS, E. E.;KUHN, MARTIN. A escola, o significado da Matemática e a estruturação do Foreground do jovem: um diálogo com estudantes do nono ano. 2021. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Luana Fussinger

NOGARO, A.; LOSS, A. S.;KUHN, Martin. Ingresso, permanência e desenvolvimento profissional: um estudo sobre os sentimentos e as emoções vividas pelo professor iniciante.. 2020. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Vanessa Dal Canton

PACHECO, L. M. D.; SILVA, R. R. D.;KUHN, MARTIN. O cenário da liquidez e as Casas Familiares Rurais: desafios ao praticar e compreender em alternância. 2020. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Vanessa Amaral

KUHN, Martin; SILVA, S. P.; CADONA, E.; PORTO, L. T.. As Compreensões de Corpo Emergentes das Políticas Curriculares Nacionais Do Componente De Educação Física?.. 2020. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Nadia Maria Ferronatto Bernardi

KUHN, MartinFRANTZ, Walter; BERNARDI, L. T. M. S.. A Sucessão Familiar Rural: (Im) possibilidades da escola no/do campo do município de de Barra Bonita (SC).. 2019.

Aluno: Inês Sostisso

LUFT, D. H. M.; Callai, Helena Copetti;KUHN, Martin; SILVA, D. S. P.. A educação integral em tempo integral: as interfaces e os desafios. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Iarana de Castro Gigoski

PACHECO, L. M. D.; ALONSO, Fernando. G.;MOLL, J.KUHN, Martin. Mediação de conflito escolar: cultura de paz e possibilidade do direito educativo. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Patricia Fontana

KUHN, Martin; ARENHART, L. O.; ERMEL, T.; CANAN, S. R.. Saberes docentes e identidade profissional: biografias e trajetórias. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Janaína Raquel Cogo

KUHN, Martin; LUFT, H. M.; TIMM, Jordana. W.;MOLL, J.. Práticas educativas na educação infantil: em busca de seus pressupostos epistêmicos. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Carmen Eloísa Berlota Brenner

FERREIRA, Drª Liliana. S.;KUHN, Martin; MALLMANN, Drª Elena M.. De creche à EMEI em Santiago/RS: um estudo sobre o trabalho pedagógico. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler

NOGARO, A.; SARTORI, J.;KUHN, Martin. Presença/ausência do tema existencial morte nos currículos escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018.

Aluno: Daniel Fernando S

CALLAI, H. C.; MORAES, M. M.; FENSTERSEIFER, P. E.;KUHN, Martin. Navarro. A pedagogia ao encontro da complexidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jose Carlos da Silva Telles

FRANTZ, W.;KUHN, Martin; CALLAI, H. C.; FACHINETTO, R. F.. Programa Universidade para todos: implicações na democratização do ensino superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Eliane Ziech

Callai, Helena Copetti;KUHN, Martin; FRANTZ, W.; PACHECO, L. M. D.. Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito Cândido Freire - Giruá - RS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiane de Lurdes Xavier Hagat

CALLAI, H. C.;FRANTZ, WalterKUHN, Martin; SUERTEGARAY, D. M. A.. Geofotografando olhares sobre a cidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alana Rigo Deon

KUHN, Martin; FRANTZ, W.; CALLAI, H. C.; ANDRADE, E.. A educação para a formação cidadã no livro didático do ensino médio de Geografia. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Amabilia Beatriz Portela Arenhart

FRANTZ, Walter; CALLAI, H. C.; SILVA, D. S. P.; RAVASIO, M. H.;KUHN, MARTIN. Uni-duni-tê... o escolhido foi você: dificuldades de sociabilidade e de aprendizagem na escola, de crianças e adolescentes das classes populares ? uma outra escola é possível?. 2021. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elmir Jorge Schneider

CALLAI, H. C.;FRANTZ, Walter; SCHONARDIE, E. F.;KUHN, Martin; WEYH, C. B.. As contribuições da educação para a segurança no trânsito: um olhar na perspectiva humana cidadã. 2020. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fábio Roberto Pillatt

Callai, Helena Copetti; SANTIAGO, A. R. F.; FRANTZ, W.; NEHRING, C. M.;KUHN, Martin; CARDOSO, R. M.. SINAES de regulação e SINAES de emancipação: o impacto da avaliação institucional no desenvolvimento da educação superior brasileira. 2017. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: JULIANE CLÁUDIA PIOVESAN

BERNARDI, Luci T. M. S.; BIOTTO FILHO, D.; FABRIS, E. T. H.;KUHN, MartinMOLL, J.. Formação continuada e foregrounds: acordes de docentes da educação intantil. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Amabilia Beatriz Portela Arenhart

FRANTZ, Walter; CALLAI, H. C.; SILVA, D. S. P.;KUHN, MARTIN; RAVASIO, M. H.. Dificuldades de aprendizagem e sociabilidade de crianças e adolescentes das classes populares em práticas escolares: uma outra escola é possível?. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Abegair Farias de Lima

DUPONT, C. B.; JUNG, H. S.;KUHN, Martin. Impactos da pandemia Covid-19 nas crianças da educação infantil municipal de Chapecó-SC e suas famílias. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: EDUARDA LUIZA DAVILA

MAGRO, M. L. P. D.; TRINDADE, L. L.;KUHN, Martin. A sindemia de Covid-19 na escola: produção científica entre 2020 a 2022. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Iuri Mailo Parisotto

VIEIRA, M. M. M.; ALMEIDA, D. O. D. B.; SALVA, S.;KUHN, Martin. Brincando de esconde-esconde na educação infantil: e aí, alguém viu o gênero?. 2022.

Aluno: Susana Schwartz Basso

BERNARDI, Luci T. M. S.; DELIZOIKOV, Nadir C.;KUHN, Martin. Os Desafios da Formação Continuada de Professores: o trabalho com projetos e e o Programa a União Faz a Vida.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Márcio Menuzzi

SUDBRACH, E. M.; FAVERO, A. A.;KUHN, Martin. Gestão democrática: Reflexão crítica sobre as Potencialidades e Fragilidades da Democracia Liberal?.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Simoni Engles

KUHN, Martin; MARTINAZZO, C. J.; PINHEIRO, J. M.; BERNARDI, L. T. M. S.. Pressupostos Epistemológicos das Metodologias Ativas: limites e Possibilidades Pedagógicas à formação do Enfermeiro?. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Natana Fussinger

KUHN, Martin; BARBOSA, M. C. S.;MOLL, J.; TIMM, Jordana. W.. Saberes Docentes: Especificidades Identitárias das Professoras de Crianças Bem Pequenas de Escolas Infantis do Proinfância de Frederico Westphalen e Região. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Vladinei Gomes Apolinario

BERNARDI, Luci T. M. S.; RAMOS, E. E.;KUHN, MARTIN. A Escola, o Significado da Matemática e a Estruturação do Foregroud do Jovem: um diálogo com estudantes do nono ano.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Luana Fussinger

NOGARO, A.; LOSS, A. S.;KUHN, MARTIN. Ingresso, permanência e desenvolvimento profissional: um estudo sobre os sentimentos e as emoções vividas pelo professor iniciante. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Vanessa Dal Canton

PACHECO, L. M. D.; SILVA, R. R. D.;KUHN, Martin. O cenário da liquidez e as Casas Familiares Rurais: desafios ao praticar e compreender em alternância. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Iarana de Castro Gigoski

PACHECO, L. M. D.; ALONSO, Fernando. G.;MOLL, J.KUHN, Martin. Mediação de conflito escolar: meio de efetivação da cultura da paz e possibilidade de direito educativo. 2018.

Aluno: Nadia Maria Ferronato Bernardi

KUHN, MARTIN; FRANTZ, W.;BERNARDI, Luci T. M. S.. A Sucessão Familiar Rural: (im) possibilidades da Escola no/do Campo do Município de Barra Bonita (SC). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Cleonice Lazarotto

BERNARDI, Luci T. M. S.KUHN, MARTIN; REZER, R.. O 'Lugar' Educação Infantil na Contemporaneidade: a produção de saberes e o fazer do professor.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Daniel Fernando S

CALLAI, H. C.; MORAES, M. M.; FENSTERSEIFER, P. E.;KUHN, Martin. Navarro. A pedagogia ao encontro da complexidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Inês Sostisso

LUFT, H. M.; CALLAI, H. C.; SILVA, S. P.;KUHN, Martin. A educação integral em tempo integral: as interfaces e os desafios. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valéria Pinheiro

ERMEL, T.; JOHANN, M. R.;KUHN, Martin. A experiência com a arte e o desenvolvimento humano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler

NOGARO, D. A.; SARTORI, D. J.;KUHN, Martin. Presença/ausência do tema existencial morte nos currículos escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017.

Aluno: Jose Carlos da Silva Telles

FRANTZ, W.;KUHN, Martin; CALLAI, H. C.; FACHINETTO, R. F.. Programa Universidade para todos: implicações na democratização do ensino superior. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiane de Lourdes Xavier Hagat

CALLAI, H. C.;KUHN, MartinFRANTZ, Walter; SUERTEGARAY, D. M. A.. Geofotografando olhares sobre a cidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandro Máximo

CALLAI, H. C.; SCHWENGBER, M. S. V.;KUHN, Martin; ANDREIS, A. M.. A Geografia no ensino médio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thaís Campos da Silva

CANAN, S. R.;KUHN, MARTIN; CASSOL, C. V.. A influência dos organismos internacionais na formulação das políticas de formação de professores na sociedade líquida brasileira: implicações pedagógicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Débora Viera da Silva

PIOVESAN, J. C.;KUHN, MARTIN. Pedagogo: educador de sensibilidades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Macsine Serpa Vasconcelos

MOLL, J.KUHN, Martin; AITA, M. C. G.. O olhar dos estudantes e dos professores do ensino médio e as mudanças propostas pela Lei 3.315/2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Leidinara da Rosa da Silva

FERRARI, R. F.;KUHN, Martin; COSTA, M. U.. O papel do pedagogo no desenvolvimento das inteligências múltiplas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Bruno Ficanha Basso

KUHN, Martin; BATISTTI, F.; FERRARI, R. F.. O masculino da educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Fabiane Polesso da Silva

FERRARI, R. F.;KUHN, MARTIN; BATTISTI, F.. Filosofia para/com crianças: um estudo a partir do método de Matthew Lipman. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Maria Juliana Padilha Vicentini

ANDRADE, E.; PIGATTO, M. N.;KUHN, Martin. A construção do vínculo afetivo no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental: compreensões conceituais e práticas pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Taina Bruna Kretzmann

KUHN, Martin; EMMEL, R.; CHITOLINA, R. F.. Crianças e infâncias nas pesquisas da ANPED: concepções e complexidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional Três de Maio.

Aluno: Franciélli Abegg

TOSO, C. E. I.;KUHN, Martin; ZILLI, G. S.. Abordagem educacional italiana e a documentação pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Kaciebe de Medeiros Rodrigues

KUHN, Martin; TOSO, C. E. I.. Avaliação institucional: perspectivas e resultados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: TERESINHA MARGARIDA GRAS

TOSO, C. E. I.;KUHN, Martin. Os jogos e a construção de conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Tiele Silveira

KUHN, Martin; SCHNEIDER, R.. Atendimento educacional especializado: na perspectiva da educação inclusiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Rosane Severo

KUHN, Martin; SCHNEIDER, R.. Inclusão do aluno surdo no ensino regular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Débora Scherer de Escobar

SCHNEIDER, R.;KUHN, Martin. Inclusão escolar: (im)possibilidades de uma relação transferencial na educação inclusiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Kátia Bohn Boufleuer

Stadtlober, Clarice Brutes;KUHN, Martin. A organizção dos espaços e tempos na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: MARIA ELI GOULART STREB

TOSO, C. E. I.;KUHN, Martin. O ensino da matemática na educação infantil através do brincar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Tatiane Mankowski Benites

KUHN, Martin; TOSO, C. E. I.. O cuidar e o educar refletido na rotina da educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Cleunice Fritz Grabia

Colpo, Juliane;KUHN, Martin. O ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Zenilda Machado

Colpo, Juliane;KUHN, Martin. As relações étnico-raciais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Andréia Zorzo

KUHN, Martin; SCHNEIDER, R.. História Local: ensino e perspectivas metodológicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Giana Susane Wink

SCHNEIDER, R.;KUHN, Martin; HOMRICH, M. T.. Teoria Interacionista e as aprendizagens escolares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Claudia Gayer Pereira da Costa

TOSO, C. E. I.; ZILLI, G. S.;KUHN, Martin. A prática musical na escola e a construção do conhecimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Leonida de Oliveira Hendges

SCHNEIDER, R.;KUHN, Martin; HOMRICH, M. T.. Exclusão e Inclusão na Educação de Surdos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Bruna Barboza Trasel Schönwald

ZILLI, G. S.; TOSO, C. E. I.;KUHN, Martin. Gestor escolar: articulador da formação continuada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: ANA PAULA SMANIOTTO

TOSO, C. E. I.; ZILLI, G. S.;KUHN, Martin. Rotina, espaços e tempos na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Salete Pereira Folgerini

VINCENSI, M. F.; WINKLER, A. D.;KUHN, Martin. Currículo na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Aluno: Caren Vanessa Weisheit

ZILLI, G. S.;KUHN, Martin; VINCENSI, M. F.. A ampliação da 1ª série do ensino fundamental em nove anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Hercília B

PARANHOS, M. A. L.;KUHN, Martin; Colpo, Juliane. N. da Rosa Dutra.Literatura e pedagogia: (im)possibilidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Débora Machado

VINCENSI, M. F.; ZILLI, G. S.;KUHN, Martin. O professor-pesquisador e a sua relevância no ensino fundamental - anos iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Cenir da Silva dos Santos

ZILLI, G. S.; VINCENSI, M. F.;KUHN, Martin. A interdisciplinaridade e as suas implicações com a aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Mirian Sirlene Preusse

WERLE, V. M.; Colpo, Juliane;KUHN, Martin. Família e escola: sua relação com as aprendizagens do educando. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Nara Cristina Acker

PARANHOS, M. A. L.; Colpo, Juliane;KUHN, Martin. A pluralidade cultural na literatura infantil contemporânea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Lisiani Tolfo

Colpo, Juliane; WERLE, V. M.;KUHN, Martin. Função docente: entre cuidar e educar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR - EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: CAROLINA MEDEIROS MACHADO

Colpo, Juliane; WERLE, V. M.;KUHN, Martin. Agressividade: possibilidades de encaminhamento pelo brincar na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR - EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Taís Mello dos Santos

ZILLI, G. S.; TOSO, C. E. I.;KUHN, Martin. Aprendizagens por projetos e o currículo institucional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR - EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Rosane Bueno de Vargas

ZILLI, G. S.; TOSO, C. E. I.;KUHN, Martin. A leitura e a escrita no primeiro ciclo da alfabetização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Jussara Santos Brachtvogel

WERLE, E. T.; SCHNEIDER, R.;KUHN, Martin. A inclusão e o cotidiano escolar: desafios e possibilidades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Idalina Santos Correa

WERLE, E. T.; SCHNEIDER, R.;KUHN, Martin. Fracasso escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Kelly Machado de Lima

WERLE, E. T.; SCHNEIDER, R.;KUHN, Martin. Agressividade na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR- EDUCAÇÃO NFANTIL) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

Aluno: Sueli Antônia Paulus Bernardes

WERLE, E. T.; SCHNEIDER, R.;KUHN, Martin. Criança hospitalizada: limites e possibilidades para as aprendizagens. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR - EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade de Direito Santo Ângelo.

FENSTERSEIFER, D.;KUHN, MARTIN. Processo seletivo/docente da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões. 2019. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

KUHN, MartinFRANTZ, Walter; CALLAI, H. C.; SCHWENGBER, M. S. V.; LUFT, H. M.; WESCHENFELDER, N. V.. Processo Seletivo 2017. 2017. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Orientou

Gisele de Paula Silveira

Diversidade e inclusão; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; (Orientador);

Maiara Olkoski

Teorias da socialização; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maicon William Paludo

A construção social do corpo; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Karen Cristina Kunze Pezzini

A documentação pedagógica como prática potencializadora do planejamento na educação infantil de 0 a 3 anos; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; (Orientador);

Fabiana Lúcia Agostini

A escola como um lugar de cuidado; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; (Orientador);

Ivane Beatriz Martins

Estimulação precoce: aprendizagem e desenvolvimento dos bebês; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; (Orientador);

Vania Fatima Vassoler

Os processos de alfabetização numa perspectiva decolonial; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; (Coorientador);

Vanessa Amaral

As compreensões de corpo emergentes das políticas curriculares nacionais do componente de educação física; 2020; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Martin Kuhn;

Patricia Fontana

Saberes docentes e identidade do professor: biografias e trajetórias; ; 2019; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,; Orientador: Martin Kuhn;

Nadia Maria Ferronatto Bernardi

A sucessão familiar rural: (im) possibilidades da escola no campo do município de Barra Bonita (SC); 2019; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,; Orientador: Martin Kuhn;

Janaína Raquel Cogo

Práticas educativas na educação infantil: em busca de seus pressupostos epistemológicos; 2019; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Martin Kuhn;

Valéria Pinheiro

Plantar uma semente no deserto: experiência com arte-educação e a formação humana de crianças e jovens em projetos sociais do Brasil e Moçambique; 2019; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,; Orientador: Martin Kuhn;

Márcia Eliana Ziech

EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL DO ALUNO DA ESCOLA DO CAMPO DO DISTRITO DE CÂNDIDO FREIRE ? GIRUÁ/RS; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Martin Kuhn;

Francine Kerber Vieira

Formação docente e prática pedagógica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

José Lauri Bueno de Jesus

A lógica paraconsistente aplicada ao processo de ensino e aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Edgar William Martins

O fisioterapeuta e a busca pelo profissionalismo docente através da qualificação pedagógica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Janine Limana Back

Construção de conceitos científicos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Renato Velasques

Educação continuada e o profissional frente aos incentivos educacionais oferecidos pela UNIMED; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Ricieri Rafael Bazanella Dilkin

Política públicas e a qualidade da educação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Clécio Ramires Ribeiro

Complexidade:repensando a formação dos profissionais da saúde; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Thalita da Silva Alves

Gestão Educacional: um novo paradigma; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Especialização em Educação Infantil) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Roberson Assis Pinto

Documentação Pedagógica: um instrumento para a práxis em educação; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Especialização em Anos Iniciais) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Leandro Dornelles dos Santos

A função do estágio na formação acadêmica do curso de administração de esmpresas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Jerusa Dutra Schreiner

Ensino a distância: um novo formato de ensino; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Claudete Kiss

(IM)possibilidades do jogo do repartir na formação de professores no ensino superior em Timor Leste; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Charles Robertson Milano

A docência no ensino superior aplicada à matemática a partir de uma abordagem construtivista; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

André Volnei da Silva

A prática pedagógica no ensino superior; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Ana Valéria Peres Lopes Machado

UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO; 2005; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Ana Marilita Ferraz Pizolotto

A FUNÇÃO DA PROFESSORA E A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO DA CRECHE; 2004; 51 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Juliana Damião

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL; 2004; 41 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Sônia Beatriz Perlin

A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2004; 42 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Jackson Coelho

Gênero na escola: analisando os temas transversais pluralidade cultural e orientação sexual nos PCNs ? Parâmetros Curriculares Nacionais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Martin Kuhn;

Bruno Ficanha Basso

Gênero na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Martin Kuhn;

Juliane Aline Weddigen

A Pedagogia, o pedagogo e os seus espaços de atuação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Martin Kuhn;

Janaína do Nascimento da Silva

A inclusão interroga o currículo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituti Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Aline Bieger Eich

O papel da gestão democrática no contexto escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Tatiana Dias Dorneles

A prática pedagógica e as políticas de inclusão escolar para crianças com necessidades educacionais especiais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Marlene de Oliveira Bremm

Políticas de inclusão escolar para crianças com deficiências educacionais especiais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Taciele de Oliveira Corrêa

Expansão quantitativa e qualidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Tamara da Silva Moura

As concepções de criança e suas implicações à educação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Susete de Souza Ribas

O Professor numa perspectiva construtivista; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Marciele de Fátima Bernardi

A construção da cidadania e a educação básica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Eliane Kapelinski

A função social da escola contemporânea; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Alcindo Kopp

Diversidade étnico-cultural e escola; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Célia Meneghin Cargnelutti

Políticas Públicas e qualidade na educação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Laura Maria Spies

Fracasso Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Kelly Bortoluzzi Flores

O discurso docente sobre o fracasso escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Débora Angélica Callegaro

Implicações na Merenda Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Débora Rodrigues Corá

O erro no contexto escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

LUIZ CARLOS RODRIGUES

Exercício da docência - perspectivas de formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Salete Maria Neuhaus Garcia

Função da Educação Infantil:Cuidar e/ou educar?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NORMAL SUPERIOR - EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade de Direito Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Miria Terezinha de Souza da Silva

Formação de professores da educação Infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NORMAL SUPERIOR - EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade de Direito Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Carla Adriane Floriano Taborda

Educação Infantil e Docência: a criança sob um novo olhar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NORMAL SUPERIOR - EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade de Direito Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Roberson Assis Pinto

A PRÁXIS PEDAGÓGICA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Thalita da Silva Alves

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIIL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NORMAL SUPERIOR - EDUCAÇÃO INFANTIL) - Faculdade de Direito Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Josema Prates

O regime Militar e a educação: vestígiosno atual processo de ensino; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NORMAL SUPERIOR ANOS INICIAIS) - Faculdade de Direito Santo Ângelo; Orientador: Martin Kuhn;

Produções bibliográficas

  • KUHN, MARTIN ; ARENHART, LIVIO OSVALDO . Indagação acerca dos sentidos do fenômeno educativo. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 61, p. 1-24, 2023.

  • COGO, JANAÍNA RAQUEL ; KUHN, MARTIN . Pressupostos teóricos e metodológicos da docência: as concepções de professoras de pré-escola do município de Santa Rosa/RS. DIALOGIA , v. 1, p. e23877-18, 2023.

  • ARENHART, L. O. ; KUHN, Martin . Eu, nós e os outros: Desafios docentes para ensinar. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 53, p. 1-16, 2023.

  • NAVARRO, D. F. S. ; KUHN, Martin ; FRANTZ, Walter . O pensamento de Paulo Freire no Século XXI: questionamentos e validade atual. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 60, p. 1-17, 2022.

  • AMARAL, V. ; KUHN, Martin ; SILVA, S. P. . Corpo e educação física escolar: compreensões manifestas nas políticas curriculares nacionais. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9, p. 268-282, 2022.

  • KUHN, Martin ; FONTANA, P. ; ARENHART, L. O. . A identidade docente: entre projetos implementados e idealizados. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8, p. 344-357, 2021.

  • FONTANA, P. ; KUHN, Martin ; ERMEL, T. . Formação professores e processo educativo: a Companhia de Jesus nos clássicos da educação brasileira. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 46, p. e74-22, 2021.

  • NOGARO, A. ; KUHN, Martin ; MOREIRA, V. M. M. . Indução profissional de professores: o entre-lugar de constituição da identidade docente. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 15, p. 1-22, 2021.

  • KUHN, Martin ; CALLAI, H. C. ; TOSO, C. E. I. . O ENSINO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA:. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 11, p. 05-26, 2021.

  • MOLL, J. ; BERNARDI, Luci T. M. S. ; TIMM, Jordana. W. ; KUHN, Martin . Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras. REVISTA LUSOFONA DE EDUCACAO , v. 53, p. 47-62, 2021.

  • KUHN, Martin ; DEON, A. R. . A dimensão formativa da norma/regra em sala de aula. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. 26, p. 1-14, 2021.

  • KUHN, Martin ; CALLAI, H. C. . Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE) , v. 22, p. 1-19, 2020.

  • BERNARDI, Nádia M. F. ; KUHN, Martin . The Agricultural Familiar Succession: (Im)Possibilities of the Rural School in the City of Barra Bonita (SC). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , p. 1-24, 2020.

  • KUHN, MARTIN ; KUHN, MARA LÚCIA WELTER . Mario Osorio Marques: exigências à formação e à docência em sala de aula. REV. TRIANGULO , v. 12, p. 149-162, 2019.

  • KUHN, Martin ; CALLAI, H. C. ; TOSO, C. E. I. . PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 17, p. 472-491, 2019.

  • FONTANA, P. ; KUHN, Martin . AS IMPLICAÇÕES DA PAIDEIA E DA BILDUNG À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO , v. 20, p. 19-37, 2019.

  • COGO, Janaína R. ; KUHN, MARTIN . PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 25-42, 2019.

  • FONTANA, P. ; BERNARDI, Nádia M. F. ; KUHN, Martin . Da pertinência dos saberes pedagógicas às práticas pedagógicas. REVISTA FAED - UNEMAT , v. 32, p. 87, 2019.

  • KUHN, Martin ; FRANTZ, Walter . Da responsabilização da educação popular pelo fracasso da escola pública. Revista Científica da Faculdade de Balsas , v. 9, p. 22-33, 2018.

  • TOSO, C. E. I. ; KUHN, Martin ; CALLAI, H. C. . O ENSINO DOS ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS. PARA ONDE!? (UFRGS) , v. 10, p. 220-227, 2018.

  • KUHN, Martin ; KUHN, Mara. L. W. . Dimensões sociais do conhecimento: implicações à docência e às práticas educativas. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 22, p. 305-312, 2018.

  • GERHARDT, M. C. ; KUHN, Martin ; FRANTZ, W. . SEMINÁRIO INTEGRADO E PAULO FREIRE: POSSIBILIDADES E ALEGRIAS DE SERMOS OU NOS TORNARMOS SUJEITOS PESQUISADORES. Revista Di@alogus , v. 5, p. 17-26, 2016.

  • KUHN, Martin ; PUHL, M. J. . DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO DE QUALIDADE. Revista Di@alogus , v. 5, p. 3-16, 2016.

  • KUHN, Martin . O CURRÍCULO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NO ENSINO MÉDIO: desafios e possibilidades. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 16, p. 113-138, 2016.

  • KUHN, Martin ; ZILLI, G. S. . REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES. Revista FAED - UNEMAT , v. 23, p. 99-114, 2015.

  • KUHN, Martin . EDUCAÇÃO, TRADIÇÃO E NOVIDADE. Plures Humanidades , v. 16, p. 121-136, 2015.

  • KUHN, Martin . REDESENHO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. Revista Pegada , v. 16, p. 118-135, 2015.

  • KUHN, Martin ; ZILLI, G. S. . Docência reflexiva: pesquisa e protagonismo. Didácticas Específicas , v. 11, p. 5-20, 2014.

  • KUHN, Martin ; FRANTZ, Walter . Educación popular y escuela pública. Paulo Freire , v. 14, p. 21-36, 2013.

  • KUHN, Martin . Crise: repensando o fazer da escola. (Dis)Curso da Letra , v. 1, p. 21-25, 2007.

  • KUHN, Martin . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BUSCANDO NOVOS TEMPOS E ESPAÇOS. Espacos da Escola (UNIJUÍ) , Ijuí/RS, v. 11, n.Abr/Jun, p. 25-29, 2002.

  • ALMEIDA, Diego O. D. B. (Org.) ; KUHN, Martin (Org.) ; TEO, Carla R. P. A. (Org.) . A pesquisa na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: produzir conhecimentos e mundos. 1. ed. Chapecó: Argos, 2023. 233p .

  • COGO, Janaína R. ; KUHN, Martin . Pressupostos epistemológicos: os discursos e as práticas de professoras da educação infantil. 2. ed. Santo Ângelo: Metrics, 2021.

  • COGO, Janaína R. ; KUHN, MARTIN . Pressupostos epistemológicos: os discursos e as práticas de professoras da educação infantil. 1. ed. Frederico Westphalen: URI, 2020. v. 1. 345p .

  • TIMM, Jordana. W. (Org.) ; KUHN, Martin (Org.) ; ALONSO., Fernando. G. (Org.) . Educação na contemporaneidade: formação de professores, saberes docentes e práticas educativas. 1. ed. Frederico Westphalen: URI, 2018. v. 1. 248p .

  • KUHN, Martin ; LEAL, I. E. P. (Org.) ; SEIBT, A. J. (Org.) . Reflexões e ações: educação, formação de professores e práticas educativas. 1. ed. Santo Ângelo: FuRI, 2014. v. 300. 234p .

  • KUHN, Martin ; CALEGARO, C. F. (Org.) ; SEIBT, A. J. (Org.) . Educação, formação de professores e práticas educativas. 1. ed. Santo Ângelo: FuRI, 2013. v. 300. 300p .

  • KUHN, Martin ; SEIBT, A. J. (Org.) ; CALEGARO, C. F. (Org.) . 60 Anos da 14ª CRE: histórias, reflexões e ações. 1. ed. Santo Ângelo: FuRI, 2012. v. 300. 316p .

  • ALMEIDA, D. O. D. B. ; KUHN, Martin ; TEO, Carla R. P. A. . A produção de conhecimentos e os mundos visíveis e invisíveis da escrita acadêmica: para pensar a pesquisa no Mestrado em Educação. In: Diego Orgel Dal Bosco Almeida; Martin Kuhn; Carla Rosane Paz Arruda Teo. (Org.). A pesquisa na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: produzir conhecimentos e mundos. 1ed.Chapecó: Argos, 2023, v. , p. 9-30.

  • COGO, Janaína R. ; KUHN, Martin ; MARAFIGA, J. I. . O brincar e o interagir (conviver e participar) na infância: Desafios às práticas pedagógicas em tempos de pandemia. In: Sueli Salva, Renan Santos Mattos, Lucas da Silva Martinez. (Org.). Memórias, arte e (re)existências: infâncias em tempos de pandemia de Covid-19 e em outros tempos. 1ed.Foz do Iguaçu: : Editora CLAEC, 2022, v. 1, p. 1-206.

  • MARTINS, I. ; BRAMBILA, M. E. ; VASSOLER, V. F. ; AGOSTINI, F. L. ; KUHN, Martin . A revisão da concepção de criança: implicações à educação. In: Milton César Gerhardt. (Org.). Interlocução de Saberes XVIII. 1ed.Santo Ângelo: Editora Metrics, 2022, v. 1, p. 109-121.

  • KUHN, Martin . Os muitos modos de ser e de dizer o fazer do professor: um olhar crítico-hermenêutico. In: Alana Rigo Deon; Cláudia E. I. Toso; Helena Copetti Callai. (Org.). Caminhos teórico-metodológicos das pesquisas do Grupo EMGEOCS. 1ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, 2022, v. 1, p. 1-303.

  • KUHN, MARTIN ; CALLAI, H. C. . Educação escolar e cidadania: do trabalho pedagógico do professor. In: Prestes, Fabiane da Silva; Jungues, Fábio César; Callai, Helena Copetti; Silva, Sidinei Pithan da. (Org.). Escrita e pesquisa em educação nas ciências: experiências do pós-doutorado. 1ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021, v. , p. 1-224.

  • FONTANA, P. ; BERNARDI, Nádia M. F. ; KUHN, Martin . Neoliberalismo e educação: concordância ou resistência?. In: Janete Palú; Leandro Mayer; Jane Terezinha Cerezer Köhnlein. (Org.). Gestão da educação e da escola pública: desafios, perspectivas e possibilidades.. 1ed.Itapiranga - SC: Schreiben, 2021, v. , p. 1-205.

  • FUSSINGER, N. ; KOSCHECK, A. ; KUHN, Martin . Trabalho pedagógico na Educação Infantil: direitos de aprendizagem e desenvolvimento em tempos de pandemia. In: Thiago S. Reis. (Org.). Actas Completas da Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares. 1ed.Porto: Editora Cravo, 2021, v. 1, p. 1-776.

  • KUHN, Mara. L. W. ; KUHN, Martin . Dialogicidade e amorosidade: presenças da matriz intelectual de Walter Frantz. In: Callai, Helena C. et al.. (Org.). Festschrift em homenagem a Walter Frantz. 1ed.Editora Unijuí: Ijuí, 2021, v. 1, p. 187-198.

  • FUSSINGER, N. ; COGO, Janaína R. ; KUHN, MARTIN . O desafio das especificidades à docência na educação infantil. In: Débora Brondani da Rocha; Hilário Royer. (Org.). Educação infantil: uma visão multidisciplinar. 1ed.Porto Alegre: ESGC Publicações, 2020, v. 1, p. 1-342.

  • KUHN, MARTIN . Identidade/identidades: conhecimentos e saberes de professor. In: GERHARDT, Milton; BIELOHOUBECK, Irena.. (Org.). Interlocução de Saberes XVII. 1ed.Santo Ângelo: Editora Metrics, 2020, v. 1, p. 1-141.

  • COGO, Janaína R. ; KUHN, Martin . Estado do conhecimento acerca da formação de professores e práticas educativas na educação infantil. In: Jordana Wruck Timm; Martin Kuhn; Fernando Ginzález Alonso. (Org.). EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS. 1ed.Frederico Westphalen: URI Frederico Westphalen, 2019, v. 1, p. 1-248.

  • SCHNEIDER, E. J. ; KUHN, Martin . Educação, trânsito e cidadania na mobilidade urbana. In: Helena C. Callai; Tarcisio Dorn de Oliveira; Carina Copatti. (Org.). A cidade para além da forma. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. I, p. 229-242.

  • TOSO, C. E. I. ; MORAES, M. M. ; KUHN, Martin . Escola e cidadania. In: Xosé Carlos Macía Arce et al (Coord).. (Org.). Ensinar na sociedade actual. 1ed.Santiago de Compostela: Andavira Editora, 2017, v. , p. 1-653.

  • KUHN, Martin ; ANDREIS, A. M. ; ANDRADE, E. . Cidadania e formação de professores: contribuições do Doutorado-Sanduíche no Exterior. In: Helena Copetti Callai. (Org.). Educação nas Ciências: memórias de ideias e práticas. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2016, v. , p. 113-136.

  • KUHN, Martin ; MORAES, M. M. . Abordagem teórico-metodológica para a investigação acadêmica: crítico-hermenêutica. In: Helena C. Callai; Maristela Maria de Moraes. (Org.). Pesquisa, educação e cidadania: percursos teóricos e metodológicos. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2016, v. 1, p. 9-176.

  • KUHN, Martin ; TOSO, C. E. I. . Epistemologias na formação docente. In: Elisabete Andrade. (Org.). Políticas educacionais e formação de professores. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 83-98.

  • KUHN, Martin ; ZILLI, G. S. . A pesquisa como princípio pedagógico: protagonismo e interdisciplinaridade. In: Helena Copetti Callai; Cláudia E. I. Toso. (Org.). Diálogos com professores: cidadania e práticas educativas. 1ed.Ijuí: UnijuÍ, 2015, v. 1, p. 79-100.

  • KUHN, Martin ; POROLNIK, T. B. ; WOZNIAK, D. T. S. . Currículo integrado e formação humana integral. In: Hedi Maria Luft; Claudia Maria Seger; Walter Frantz. (Org.). A educação e a formação docente. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2015, v. 1, p. 1-151.

  • KUHN, Martin ; ZILLI, G. S. . Reestruturação curricular: revisando conceitos. In: Luís Fernando Gastaldo; Livio Osvaldo Arenhart; Francisco Angst. (Org.). Formação continuada macromissioneira. 1ed.Tubarão: Gráfica Copiart Editora, 2015, v. 1, p. 1-583.

  • KUHN, Martin ; KUHN, M. L. W. . Gestão escolar e supervisão pedagógica: qualificando os processos de ensino e aprendizagem. In: Irena Bielohoubek. (Org.). Interlocução de Saberes X. 1ed.Santo Ângelo: FURI, 2014, v. , p. 280-284.

  • ZILLI, G. S. ; KUHN, Martin . Formação de professores, pesquisa escolar e interdisciplinaridade. In: Adelino Jacó Seibt; Inês Lisane Preuss Leal; Martin Kuhn. (Org.). Reflexões e ações: educação, formação de professores e práticas educativas. 1ed.Santo Ângelo: FuRI, 2014, v. , p. 103-121.

  • KUHN, Martin . Formação continuada de professores:vivências. In: Adelino J. Seibt; Cristina F. Calegro; Martin Kuhn. (Org.). Formação continuada de professores: vivências. 1ed.Santo Ângelo: EdiURI, 2012, v. , p. 86-103.

  • ROSA, C. T. ; KUHN, Martin . Parâmetros curriculares nacionais: concepões. In: Rosa Maria de Souza. (Org.). Interlocução de Saberes VIII. 1ed.Santo Ângelo: FURI SANTO ÂNGELO, 2012, v. 1, p. 73-79.

  • CRESTANI, C. B. ; KUHN, Martin ; SANGALLI, J. T. . Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: concepções. In: Rosa Maria de Souza. (Org.). Interlocução de Saberes VIII. 1ed.Santo Ângelo: FURI SANTO ÂNGELO, 2012, v. 1, p. 83-90.

  • CRESTANI, C. B. ; KUHN, Martin . O processo de tornar-se humano. In: UGGERi, Maria Denise Marconatto; SOUZA, Rosa Maria de. (Org.). Interlocução de saberes. Santo Ângelo: FuRI, 2011, v. VII, p. 44-47.

  • ARENHART, L. O. ; KUHN, Martin . Para não afundarmos no banhado sem fundo sólido da educação pública, demo-nos as mãos ao invés de cada um puxar-se para cima pelos próprios cabelos. In: UGGERI, Maria Denise Marconatto; SOUZA, Rosa Maria de. (Org.). Interlocução de saberes. Santo Ângelo: FuRI, 2011, v. VII, p. 90-99.

  • BREMM, M. O. ; KUHN, Martin . Políticas de inclusão escolar para crianças com deficiencia. Interlocução de saberes. Santo Ângelo: FuRI, 2011, v. VII, p. 127-140.

  • KUHN, Martin . As identidades em espaços e tempos globais.. In: Adelino Jacó Seibt. (Org.). Interlocução de saberes VI. Santo Ângelo: FURI, 2010, v. , p. 161-172.

  • KUHN, Martin ; SEIBT, A. J. ; ARENHART, L. O. . Pensando os espaços e tempos na formação de professores. In: Adelino Jacob Seibt. (Org.). Interlocução de Saberes V. Santo Ângelo: EdiURI, 2009, v. V, p. 116-126.

  • KUHN, Martin . A conversação como possibilidade do aprender. In: Adelino Jacó Seibt. (Org.). Interlocução de Saberes IV. 1ªed.Santo Ângelo: EDIURI, 2008, v. 4, p. 124-128.

  • KUHN, Martin . Do compromisso ético do professor. In: Adelino Jacob Seibt. (Org.). Interlocução de Saberes III. 1ed.Santo Ângelo: EDIURI, 2007, v. 1, p. 116-124.

  • KUHN, Martin . A pesquisa e as práticas de ensino na formação de professores. In: Adelino Jacob seibt. (Org.). Interlocução de Saberes II. 1ed.Santo Ângelo: EDIURI, 2006, v. 2, p. 16-30.

  • KUHN, Martin . OS PROJETOS DE TRABALHO EM PAUTA. In: ADELINO JÁCO SEIBT. (Org.). INTERLOCUÇÕES DE SABERES. 1ed.Santo Ângelo: EDIURI, 2005, v. 1, p. 138-153.

  • KUHN, Martin . REPENSANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM NOVO PARADIGMA. In: Anna Rosa Fontella Santiago; Cláudio Boeira Garcia; Leomar Tesche; Ruth Marilda Fricke. (Org.). Educação nas Ciências - Pesquisas Discentes 2003. 1ed.Ijuí/RS: UNIJUI, 2004, v. 1, p. 367-390.

  • KUHN, Martin ; WOSNIAK, D. T. S. ; POROLNIK, T. B. . O CURRÍCULO INTEGRADO E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. Letras da Terra, Porto Alegre, p. 23 - 23, 01 jun. 2016.

  • KUHN, Martin . EDUCAÇÃO, TRADIÇÃO E A SEMPRE NOVIDADE. A Tribuna, Santo Ângelo, p. 5 - 5, 15 jan. 2014.

  • KUHN, Martin . PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. A Tribuna, Santo Ângelo, p. 4 - 4, 25 dez. 2013.

  • KUHN, Martin . O ENSINO MEDIO NOSSO DE CADA DIA II. Jornal da Missões, Santo Ângelo, p. 13 - 13, 26 abr. 2012.

  • KUHN, Martin . O ENSINO MÉDIO NOSSO DE CADA DIA. Jornal das Missões, Santo Ângelo, p. 5 - 5, 19 abr. 2012.

  • KUHN, Martin . FORMAÇÃO DE PROFESSORES - AS PRÁTICAS DE ENSINO. Jornal das Missões, Santo Ângelo/RS, p. 13, 04 dez. 2003.

  • KUHN, Martin . SABERES E CONHECIMENTOS RELEVANTES NA EJA. Primeira Mão, Santo Ângelo/RS, p. 4, 13 jun. 2003.

  • KUHN, Martin . SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Primeira Mão, Santo Ângelo/RS, p. 11, 12 jul. 2002.

  • COGO, Janaína R. ; KUHN, Martin . O BRINCAR E O INTERAGIR NA INFÂNCIA: A CENTRALIDADE DAS RELAÇÕES FACE A FACE À CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS. In: 4ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Educação, Cultura e Cidadania, r, 2022, Porto. AActas Completas da 4ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Educação, Cultura e Cidadania. Porto: Editora Cravo, 2022. v. 1. p. 90-100.

  • FUSSINGER, N. ; KOSCHECK, A. ; KUHN, Martin . Trabalho pedagógico na educação infantil: direitos de aprendizagem e desenvolvimento em tempos de pandemia. In: Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica. Instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares, 2021, Porto. Actas Completas da Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares. Porto: Editora Cravo, 2021. v. 1. p. 1-776.

  • AMARAL, V. ; KUHN, Martin . O CORPO E FORMAÇÃO: COMPREENSÕES EMERGENTES DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO PARANÁ. In: Cidades Educadoras: novos olhares para o desenvolvimento humano na escola a para além dela, 2020, Frederico Westphalen. XI Simpósio Nacional de Educação, IV Ciclo de Estudos em Educação, V Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Seminário SESC e URI de Educação. Frederico Westphalen: URU Editora, 2020. v. 1. p. 1-347.

  • KEPLER, R. S. R. ; KUHN, Martin . OS DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA. In: II CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO E I ENCONTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO, 2020, Frederico Westphalen RS. Anais [do] Congresso Nacional De Investigação Em Direito Educativo (CNIDE). Frederico Westphalen RS: Editora URI, 2020. v. 2. p. 138-146.

  • COGO, Janaína R. ; FUSSINGER, N. ; KUHN, Martin . ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED); I Seminário Internacional de Estudos e pesquisa em ciências da educação (SIEPEC), 2020, Santa Rosa. XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação (SIEPEC). Ijuí: UNIJUÍ, 2020. v. 1. p. 1-7.

  • BERNARDI, Nádia M. F. ; KUHN, Martin . A SUCESSÃO FAMILIAR RURAL: (IM) POSSIBILIDADES DA ESCOLA NO/DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BARRA BONITA (SC). In: XXIV Seminário Institucional de Iniciação Científica XXII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação XVI Seminário de Extensão, 2018, Santiago. Acta [do] XXIV seminário institucional de iniciação científica ; XXII seminário de integração de pesquisa e pós-graduação ; XVI seminário de extensão. Frederico Westphalen: Editora URI, 2018. v. 1. p. 91-96.

  • FONTANA, P. ; KUHN, Martin . TEORIA DO CAPITAL HUMANO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL EM DIREITO EDUCATIVO E I CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO INVESTIGATIVO, 2018, Frederico Westphalen. Anais [Do] 6 Congresso Internacional E I Congresso Nacional De Investigação Em Direito Educativo. Frederico Westphalen: Editora URI, 2018. v. 1. p. 320-330.

  • BERNARDI, Nádia M. F. ; FONTANA, P. ; KUHN, Martin . DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. In: X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Encontro de Redes de Pesquisa em EducaçãoX Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de, 2018, Frederico Westphalen. Anais do X simpósio nacional de educação; IV colóquio internacional de políticas educacionais e formação de professores; II encontro de redes de pesquisa em educação. Frederico Westphalen: URI, 2018. p. 592-603.

  • COGO, Janaína R. ; KUHN, Martin . ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação, 2018, Frederico Westphalen. Anais do X simpósio nacional de educação; IV colóquio internacional de políticas educacionais e formação de professores; II encontro de redes de pesquisa em educação. Frederico Westphalen: Editora URI, 2018. v. 1. p. 725-739.

  • DEON, A. R. ; KUHN, Martin ; SCHWINGEL, T. C. P. G. . O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NATURAIS E A POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO SOCIAL. In: Salão do Conhecimento 2018, 2018, ijuí. Anais do Salão do Conhecimento 2018. Ijuí: Editora Unijuí, 2018. v. 1. p. 1-16.

  • KUHN, Martin ; Callai, Helena Copetti ; SCHNEIDER, E. J. . Educação para o trânsito e cidadania. In: Salão do Conhecimento - XXII Jornada de Pesquisa, 2017, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento - 2017. Ijjuí: Editora Unijuí, 2017. v. 1. p. 1-12.

  • KUHN, Martin ; TOSO, C. E. I. . O ENSINO DOS ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS. In: ENANPEGE, 2017, Porto Alegre. Anais do ENANPEGE 2017, 2017. p. 1-15.

  • KUHN, Martin ; TOSO, C. E. I. . EPISTEMOLOGIA A FORMAÇÃO DOCENTE. In: IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2016, Frederico Westphalen. Anais do IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. Frederico Westphalen: EdURI, 2016. v. 1. p. 1640-1656.

  • KUHN, Martin ; GERHARDT, M. C. ; FRANTZ, Walter . SEMINÁRIO INTEGRADO E PAULO FREIRE:. In: XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2015, Santa Maria. Anais do XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Santa Maria: Instituto Federal Farroupilha. v. 17. p. 1-10.

  • KUHN, Martin ; POROLNIK, T. B. ; WOSNIAK, D. T. S. . CURRÌCULO INTEGRADO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. In: XVIII ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2015, Santa Rosa. A educação e a formação docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2015. p. 1-12.

  • KUHN, Martin ; PUHL, M. J. . DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO DE QUALIDADE. In: XVII Seminário Internacional de Educação do Mercosul, 2015, Cruz Alta. Anais do XVI Seminário Internacional de Educação do Mercosul. Cruz Alta: UNICRUZ, 2015. p. 1-14.

  • TOSO, C. E. I. ; Callai, Helena Copetti ; KUHN, Martin ; MORAES, M. M. . Educação e cidadania. In: Salão do conhecimento, 2014, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento - 2014, 2014.

  • FUSSINGER, N. ; KUHN, Martin . O ESTADO DA ARTE ACERCA DOS SABERES DOCENTES DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS. In: SIIC - XXVI Seminário Institucional de Iniciação Científica (SIIC), XXIV Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e XVIII Seminário de Extensão, 2020, Frederico Westphalen. Anais [do] XXVI Seminário Institucional de Iniciação Científica (SIIC), XXIV Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e XVIII Seminário de Extensão. Frederico Westphalen: URI, 2020. v. 1. p. 372-275.

  • KUHN, Martin ; DEON, A. R. . A DIMENSÃO FORMATIVA DA NORMA/REGRA NA SALA DE AULA. In: XIX Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2016, Santa Rosa. Anais do XIX Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 2016. p. 1-12.

  • KUHN, Martin . Escola pública e educação popular: é possível?. In: XVI FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS PAULO FREIRE, 2014, Santo Ângelo. XVI FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS PAULO FREIRE. Santo Ângelo: Furi, 2014. p. 1453-1463.

  • KUHN, Martin ; CALLAI, H. C. . Identidade e protagonismo. In: XVI ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2013, Santa Rosa. O profissional da educação: relações, identidade e o cuidado. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. p. 1-9.

  • KUHN, Martin ; CALLAI, H. C. . Os muitos modos de dizer o ser do professor. In: Salão do conhecimento, 2012, Ijuí. XVII Jornada de Pesquisa da Unijuí. Ijuí: Editora Unijuí, 2012. v. Único. p. 1-7.

  • FUSSINGER, N. ; KUHN, Martin . DEMARCANDO O RECORTE DA INVESTIGAÇÃO: SABERES DOCENTES DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS. In: Cidades Educadoras: novos olhares para o desenvolvimento humano na escola a para além dela, 2020, Frederico Westphalen. Anais [do] XI Simpósio Nacional de Educação, IV Ciclo de Estudos em Educação, V Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Seminário SESC e URI de Educação. Frederico Westphalen: URI, 2020. v. 11. p. 163-163.

  • CANTON, V. D. ; PACHECO, L. M. D. ; KUHN, Martin . NO DESCOMPASSO DAS RACIONALIDADES, O PAPEL DA ESCOLA. In: Cidades Educadoras: novos olhares para o desenvolvimento humano na escola a para além dela, 2020, Frederico Westphalen. Anais [do] XI Simpósio Nacional de Educação, IV Ciclo de Estudos em Educação, V Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Seminário SESC e URI de Educação. Frederico Westphalen: URI, 2020. v. 1. p. 218-218.

  • KOSCHECK, A. ; FUSSINGER, N. ; KUHN, Martin . DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: II CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO E I ENCONTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO, 2020, Frederico Westphalen RS. Anais [do] Congresso Nacional De Investigação Em Direito Educativo (CNIDE). Frederico Westphalen RS: URU Editora, 2020. v. 2. p. 332-363.

  • AMARAL, V. ; KUHN, Martin . O CORPO E FORMAÇÃO: COMPREENSÕES EMERGENTES DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO PARANÁ. In: XI Simpósio Nacional de Educação, IV Ciclo de Estudos em Educação, V Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Seminário SESC e URI de Educação, 2020, Frederico Westphalen RS. Anais do XI Simpósio Nacional de Educação, IV Ciclo de Estudos em Educação, V Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Seminário SESC e URI de Educação. Frederico Westphalen RS: URU Editora, 2020. v. 11. p. 227-227.

  • KUHN, Martin . REPENSANDO A ORGANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: VII Jornada de Pesquisa da UNIJUI, 2002, Ijuí/RS. Anais da 7. Jornada de Pesquisa: Livro de Resumos. Ijuí/RS: UNIJUI, 2002. v. 1. p. 332.

  • COGO, Janaína R. ; KUHN, Martin . O brincar e o interagir na infância: a centralidade das relações face a face na construção das aprendizagens. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUHN, Martin ; FONTANA, P. . Saberes docentes e identidade do professor: indícios na história da formação de professores no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUHN, Martin . Os novos sujeitos da educação básica: desafios epistemológicos e pedagógicos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin ; TOSO, C. E. I. . Epistemologias e formação docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUHN, Martin . Epistemologia e formação docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUHN, Martin . Profissão professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin ; PUHL, M. J. . Da universalização do acesso ao ensino de qualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUHN, Martin . Saberes docentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . Currículo integrado e formação humana integral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUHN, Martin . Interdisciplinaridade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . Seminário Integrado: interdisciplinaridade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin ; ARENHART, L. O. . Ensino Médio e a formação humana integral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . Pesquisa como princípio educativo: planificação em teia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . Interdisciplinaridade: a pesquisa como princípio educativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . A realidade educacional no RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . Conceitos, área, conceitos estruturantes e componentes curriculares: a pesquisa como princípio pedagógico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . A avaliação emancipatória como alternativa à avaliação classificatória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . Identidade e protagonismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUHN, Martin . A construção do conhecimento nos espaços escolares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . A avaliação emancipatória como alternativa à avaliação classificatória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . PESQUISA COMO ATITUDE METODOLÓGICA E PEDAGÓGICA NA ESCOLA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . INTERDISCIPLINARIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . PROJETOS INTERDISCIPLINARES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . PROJETOS INTERDISCIPLINARES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . INTERDISCIPLINARIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . PESQUISA ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: CIÊNCIA E PESQUISA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . ENSINO POR PROJETOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . Curso de aperfeiçoamento: 'O Ensino Médio Politécnico'.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . PROJETO ESCOLAR E INTERDISCIPLINARIDADE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUHN, Martin . REPENSANDO A ORGANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUHN, Martin . VIOLÊNCIA NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUHN, Martin . Prefácio. Curitiba, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • KUHN, Martin ; TIMM, Jordana. W. . CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS. Frederico Westphalen, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • KUHN, Martin ; BAMBERG, I. ; GOBO, R. M. ; CAPELESCO, O. T. S. . Um programa de formação continuada construído coletivamente. Tubarão, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • SEIBT, A. J. ; KUHN, Martin ; CALEGARO, C. F. . 60 Anos da 14ª CRE: histórias, reflexões e ações. Santo Ângelo: FURI SANTO ÂNGELO, 2012 (Organizador).

Outras produções

CALLAI, H. C. ; KUHN, Martin ; TOSO, C. E. I. . Alfabetização em Ciências Humanas e Sociais: currículo, ensino e formação docente. 2017.

KUHN, Martin . Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KUHN, Martin . PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. 2014; Tema: PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. (Blog).

KUHN, Martin . Formação Humana Integral. 2014; Tema: Formação Humana Integral. (Blog).

ZILLI, G. S. ; MARQUES, Maristela Beck ; KUHN, Martin . O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. 2012. .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    A Identidade Profissional Docente, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi em 19/01/2022., Descrição: O projeto A Identidade Profissional Docente busca compreender a constituição da identidade docente na região de inquérito da Formação do Professor. Investiga o conjunto de saberes/conhecimentos mobilizados pelos professores em diferentes contextos educativos, as questões acerca da profissionalidade, do desenvolvimento profissional e da profissionalização. Pensar a identidade docente perpassa por revisitar as correntes teóricas e epistemológicas sobre o seu conceito, assumindo a sua complexidade. Nossa premissa é que a abordagem da construção da identidade docente enquanto objeto de investigação específico traz novas questões para o campo de formação dos professores e requer diferentes lentes teóricas para o seu estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Martin Kuhn - Integrante / Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - Coordenador / Juliane Cláudia Piovesan - Integrante / Daniela Freitas Madalozzo - Integrante / Susana Basso - Integrante / Marta Barbosa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - 2021

    Desafios da Formação e Atuação Docente em Diferentes Contextos, Descrição: A temática em questão: Desafios da formação e atuação docente em diferentes contextos: Brasil, Espanha, Cuba e Portugal vem ao encontro das discussões atuais sobre a educação e os rumos que a mesma vem tomando no contexto atual de grandes mudanças, em relação a Formação de Professores e ao exercício da docência, principalmente em um cenário de calamidade mundial com a Pandemia do Covid19 que atingiu todos os países do mundo e modificou o modo de vida da população e com isso a concepção e prática da educação. Para a contemplação da temática de investigação tem-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Que ações estão sendo propostas para a superação dos desafios postos tanto na formação de professores como no exercício da docência no atual cenário sócio educacional em diferentes contextos? A definição desses quatro países se deu pelas relações estabelecidas e interesses compartilhados pelos integrantes de cada país que participam da RIIDE: Red Internacional de Investigación em Derecho Educativo, em realizar pesquisa em conjunto sobre a temática e o foco de investigação na Formação de Professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Martin Kuhn - Coordenador / Luci Mary Duso Pacheco - Integrante / Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - Integrante / Arnaldo Nogaro - Integrante / Fernando Gonzales Alonso - Integrante / Jordana Wruck Timm - Integrante / António Gomes Ferreira - Integrante / Yuniesky Alvarez Mesa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - Atual

    Crianças e infâncias contemporâneas: desafio para o trabalho educativo., Descrição: O projeto tem por interesse conhecer, discutir e problematizar as noções de criança e infância sob o enfoque socioantropológico e pedagógico no contexto contemporâneo. Assistimos uma reconceitualização da infância na contemporaneidade, elas são produtoras da infância, sujeitos da linguagem e da cultura, sujeitos da instituição infantil, o que tem contribuindo para o reconhecimento das vantagens sociais, culturais e pedagógicas da participação das crianças em seus processos de aprendizagens. Nesse sentido, problematiza-se as alterações nas concepções de infância e criança e suas implicações à cultura profissional docente e a seu trabalho pedagógico. Espera-se que as produções dos participantes do projeto contribuam com a ampliação das noções de criança e infância, com educação contemporânea, com as políticas curriculares, com o trabalho pedagógico com os pequenos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Martin Kuhn - Coordenador / Janaína Raquel Cogo - Integrante / Natana Fussinger - Integrante / Arcelita koscheck - Integrante / Maria Eduarda Brambila - Integrante / Ivane Beatriz Martins - Integrante / Vania Fatima Vassoler - Integrante / Karen Cristina Kunze Pezzini - Integrante / Maiara Olkoski - Integrante / Maicon William Paludo - Integrante / Vania Fatima Vassoler - Integrante., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 5

  • 2019 - Atual

    Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas, Descrição: Os estudos vinculados a este projeto visam investigar as políticas de inclusão da diversidade nas instituições, principalmente as escolares de diferentes níveis de ensino. Buscam, também, analisar como as políticas educacionais na perspectiva inclusiva são implementadas e como acontecem as práticas escolares, mais especificamente direcionadas a estudantes da educação especial que inclui pessoas com deficiência, com altas habilidades, transtornos globais do desenvolvimento/transtorno de espectro autista, assim como a estudantes indígenas. Isso implica em compreender o desafio da escola denominada inclusiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia capaz de reconhecer a diferença e educar a todos, promovendo aprendizagem e desenvolvimento, o que demanda garantir acessibilidade em suas múltiplas dimensões. Como assegurar a educação inclusiva numa sociedade excludente, que exclui a diferença, valoriza a lógica mercantil, a competição, a produtividade e o mérito individual? Esta e outras perguntas constituem o escopo desse projeto de pesquisa que se ampara na concepção de que a inclusão de forma genérica, muitas vezes romanceada, merece ser tensionada para que os sujeitos da inclusão, suas necessidade e singularidades ganhem o espaço necessário, desobrigando-os da classificação, da categorização, da normatização e da normalização aos quais historicamente foram submetidos. Com base nas teorizações de Michel Foucault e operando com as noções de governamentalidade, normalização e subjetivação, o projeto articula-se em quatro eixos de investigação: profissionalidade e práticas docentes inclusivas; processos de ensino aprendizagem; Identidade e diferença e; interculturalidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Martin Kuhn - Integrante / Tania Mara Zancanaro Pieczkowski - Coordenador / Juliane Janaina Leite Brancher - Integrante / Ivanete Maria Weber - Integrante / Jorge Alejandro Santos - Integrante / Maria de Souza - Integrante / Marizete Lurdes Gavenda - Integrante / Taise Dall'Asen - Integrante / Aleandra Defaveri Cristova - Integrante / Bruna Joanna Menegazzo da Silva - Integrante / Bernardete Pieczkowski - Integrante / Cynthia Pereira da Silva - Integrante / Milene da Silva Oliveira - Integrante / Andréia Migliorini Rosetto - Integrante / Katia Medianeira Barroso da Silva - Integrante / Paulo Cezar Martins - Integrante / Flávia Sanagiotto - Integrante / Fabiana Lucia Agostini - Integrante / Gisele de Paula Silveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2

  • 2018 - 2021

    Identidade do professor: disposições para o exercício da docência, Descrição: O projeto ?Identidade do professor: disposições para o exercício da docência? interroga a identidade do professor. Investiga o conjunto de saberes e conhecimentos compreendidos como requisitos ao futuro profissional o aquele que já exerce a docência em diferentes âmbitos educativos. Dentre os principais questionamentos indaga-se: o que se compreende por identidade? O que significa afirmar uma identidade para o professor? Que saberes são constituintes da identidade do professor? De que modo a compreensão das exigências à docência (saberes da docência) contribuem ao exercício da docência? Que disposições os professores consideram centrais à sua prática educativa? A docência é ofício ou profissão? Afirma-se de modo preliminar que reconhecer uma identidade significa afirmar o pertencimento a uma tradição constituída, a um grupo, a uma comunidade, a uma profissionalidade, ainda que lida e compreendida sob diferentes olhares e em sua dinamicidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) . , Integrantes: Martin Kuhn - Coordenador / Patricia Fontana - Integrante / Janaína Raquel Cogo - Integrante / Natana Fussinger - Integrante / Arcelita koscheck - Integrante / Vanessa Amaral - Integrante / Valéria Pinheiro - Integrante / Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler - Integrante / Marivaldo Souza dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 19

  • 2018 - 2020

    Educação do Campo: processos educativos e emancipação, Descrição: O projeto tem por objetivo investigar ações que são desenvolvidas no espaço da Educação do Campo, aqui entendida no âmbito dos coletivos do campo: indígenas, campesinos / agricultores / trabalhadores rurais, que permite aos sujeitos o enfrentamento de suas dificuldades e, consequentemente, estabelece vínculos emancipatórios, na perspectiva de ouvir e entender a cultura, a dinâmica social e educativa dos diferentes grupos que formam o povo do campo. Trata, especialmente, das práticas educativas desenvolvidas nas escolas campesinas e dos processos formativos do/a professor/a campesino/a - considerando a formação inicial e a continuada. Nos últimos anos muito se tem discutido sobre a reorganização do meio rural brasileiro e sua educação, na perspectiva de reafirmá-lo como território legítimo de produção da existência humana, demandando a construção de condições educacionais que possam garantir o desenvolvimento de um modo de vida em que a família, a terra, o alimento, a comunidade, as pessoas e a escola estejam acima de qualquer mercadoria. Nesse sentido, queremos pensar uma escola voltada para a realidade do educando, cúmplice do seu pleno desenvolvimento, oportunizando-o a ser autônomo, crítico, criativo e comprometido com a democracia e justiça social, consciente para perceber como diferentes vozes podem ser constituídas em meio a relações sociais e capacitados para acolher e criticar seus significados, suas histórias e suas experiências. O design metodológico tem descritores próprios em cada subprojeto, a partir de uma abordagem qualitativa. Em tal contexto, os sujeitos envolvidos pertencem ao coletivo de professores/as e escolas campesinos/as da região de entorno da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). A coleta de dados está proposta através de pesquisa documental, questionários, entrevistas, observação de campo e história oral, adequando a cada subprojeto. A categorização e análise de dados serão definidas a posteriori, considerando objetos, objetivos e instrumentos de coleta de dados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Martin Kuhn - Coordenador / Luci Mary Duso Pacheco - Integrante / Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - Integrante / Nádia Maria Ferronatto Bernardi - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2016 - 2017

    Currículo e formação de professores., Descrição: O grupo investiga o currículo, a formação e o ensino dos estudos sociais (História e Geografia). Reitera-se que o ensino e a formação de professores para a educação básica é um tema da atualidade e necessário ser investigado diante das mudanças intensas que acontecem no mundo contemporâneo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Martin Kuhn - Integrante / Helena Copetti Callai - Coordenador / Elisabete Andrade - Integrante / Carina Copatti - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2016

    O PROFESSOR: IDENTIDADE E PROTAGONISMO - os muitos modos de dizer o ser e o fazer do professor, Descrição: Tese de doutoramento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Martin Kuhn - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, UNOCHAPECO.,Linhas de pesquisa

2017 - 2021

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, GP Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas - GPPE.,Linhas de pesquisa

  • 02/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

  • 08/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDU.,Linhas de pesquisa

  • 08/2017

    Ensino, EDUCAÇÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Conhecimento e Educação, Pesquisa em Educação II

  • 08/2017

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Urbana

2000 - Atual

Secretaria Estadual de Educação RS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Coordenador de Estágio Profissional, Didática Geral, Estrutura e Funcionamento do Ensino

2016 - 2016

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituo, Carga horária: 20

2015 - 2016

Sociedade Educacional Três de Maio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4

2009 - 2011

Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo Cnec

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenador de pós-graduação, Carga horária: 40

2008 - 2011

Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo Cnec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 40

2003 - 2011

Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo Cnec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

2000 - 2011

Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo Cnec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Desde fevereiro de 2011 trabalha na 14ª Coordenadoria Regional de Educação - Santo Ângelo. Coordenação Pedagógica.

Atividades

  • 01/2008 - 12/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Antropologia

  • 03/2007 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Filosofia da Educação, Políticas Publicas da Educação

  • 01/2007 - 12/2011

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Antropologia

  • 03/2005 - 12/2011

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Antropologia

  • 03/2003 - 12/2011

    Ensino, Normal Superior Licenciatura em Educação Infantil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Pesquisa e Prática de Ensino I, Políticas Públicas em Educação Infantil

  • 03/2003 - 12/2011

    Ensino, Normal Superior Licenciatura em Anos Iniciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos de Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, Filosofia da Educação, Pesquisa e Prática de Ensino I, Pesquisa e Prática de Ensino II, Pesquisa e Prática de Ensino III, Políticas Públicas dos Anos Iniciais, Supervisão e Prática de Ensino I, Supervisão e Prática de Ensino II, Supervisão e Prática de Ensino III

1998 - 1999

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2013

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4

Outras informações:
A experiencia de Professor Auxiliar no Componente Curricular Espaço e Tempo na Pesquisa em Educação foi pela professora Titular, Helena Copetti Callai, no Curso de Mestrado em Educação nas Ciências, nos dias 06 e 20/03; 22 e 29/05; 06, 13, 20 e 27/06/2013.

Atividades

  • 06/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Humanidades e Educação.,Linhas de pesquisa