Andréa Geralda do Couto

possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Uberlândia (1983), graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Tem experiência no ensino superior com ênfase em Lingüística, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: reflexão, prática, registros, sala de aula, auto-investigação, implicações, encaminhamentos, leitura - interação - formação - ideologia - conhe, leitura - conhecimento esquemático/lingüístico - l e sujeito - professor - discurso - identidade - alun.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

2002 - 2004

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Ensinando Língua Estrangeira: um auto-olhar,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Célia Assunção Figueiredo
Palavras-chave: ação reflexiva, formação continuada, auto-análise,.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Especialização em Curso de Especialização em Políticas e Estratégias

2009 - 2009

Centro Universitário do Triângulo
Título: O auto-olhar do fazer pedagógico de uma professora de língua inglesa
Orientador: Marta Batalini

Graduação em Letras

1994 - 1997

Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Educação Artística

1981 - 1983

Universidade Federal de Uberlândia

Formação complementar

2003 - 2003

Extensão universitária em A Linguagem do Método Em Atividades Comunicativas. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Participação em eventos

XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - Linguagem e Cultura.Sala de aula: o espaço social de possíveis interações, (re) construções e transformações no processo de ensino e aprendizagem. 2006. (Simpósio).

53º GEL.53º Seminário do GEL. 2005. (Seminário).

53º GEL.A Auto-Investigação da prática de uma professora de língua inglesa em serviço e suas implicações. 2005. (Simpósio).

Programa de Pós Gradução em Lingüística.O Professor Reflexivo e a Análise de Dados de sua Própria Prática. 2004. (Outra).

Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso - sujeito, memória e identidade.Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso - sujeito, memória e identidade. 2004. (Seminário).

13° InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Leitura em Língua Estrangeira: um processo de emancipação interativo ou a retórica de um modelo estreito subjacente ao livro didático?. 2003. (Congresso).

13° InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Uma aula de leitura em língua estrangeira: ler para re-ler o mundo ou ler para repetir o mundo?. 2003. (Congresso).

Curso de Extensão IEL - UNICAMP.A Linguagem do Método em Atividades Comunicativas para o Ensino de Língua Estranteira em Inglês. 2003. (Outra).

XVII Seminário Nacional deInglês Instrumental - V Seminário Nacional de Línguas Estrangeiras.O papel do conhecimento de leitura do professor ao se tornar professor de inglês instrumental - algumas implicações. 2003. (Seminário).

12º InPLA. As Interlocuções na Lingüística Aplicada. 2002. (Congresso).

III Jornada de Estudos Lingüísticos.Discurso e Produção de Sentidos: Silêncios em Jorge Luiz Borges. 2002. (Outra).

IV Semana de Letras - Cultura, Educação e Linguagem.O Anedotário Autoritário e o Autoritário Anedótico. 2002. (Simpósio).

IV Semana de Letras - Cultura, Educação e Linguagem.A palavra muda o mundo. Será que numa sociedade que não lê também muda o mundo?. 2002. (Simpósio).

IX Simpósio de Letras e Lingüística.Introdução à Análise Semiolingüísitca do Discurso. 2001. (Simpósio).

IX Simpósio de Letras e Lingüística.Introdução aos Estudos Bakhtinianos. 2001. (Simpósio).

IX Simpósio de Letras e Lingüística.A Sucessão de Paradigmas na Lingüística do Século XX. 2001. (Simpósio).

7th National Convention Braz-Tesol. 7th Braz-Tesol. 2000. (Congresso).

A Three Week General English Course.O Ensino de Língua Inglesa nas Escolas Públicas. 1997. (Seminário).

A Three Week General English Course.A Three Week General English Course. 1996. (Outra).

VI FALE / III SADELE / V SIMPÓSIO DE LETRAS.Mini-Curso Análise do Discurso e Ensino de Línguas. 1995. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Denis Alves Silva

COUTO, Andréa Geralda Do; SANTOS, Msc Elen Cristina Almeida. Relatório de Prática de Ensino de Língua Inglesa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Triângulo.

Aluno: Fernanda Cunha Rios

COUTO, Andréa Geralda Do; SANTOS, Msc Elen Cristina Almeida. Relatório de Prática de Ensino de Língua Inglesa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Triângulo.

Aluno: Semia Kassen M

COUTO, Andréa Geralda Do. Khodr.Relatório de Estágio Supervisionado em Prática de Ensino de Literaturas Inglesa e Norte Americana. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Triângulo.

Aluno: Semia Kassen M

COUTO, Andréa Geralda Do; MORAES, Msc Olinda Martins. Khodr.Relatório de Estágio Supervisionado em Prática de Ensino de Literatura Inglesa e Norte Americana. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Triângulo.

COUTO, Andréa Geralda Do; MORAES, Olinda Martins. Relatório de Estágio Supervisionado em Prática de Ensino de Literaturas Inglesa e Norte Americana. 2002. Centro Universitário do Triângulo.

Orientou

Grupo dos diplomados da Escola Superior de Guerra

A implantação de parcerias, com associações e fundações, tem proporcionado eficácia e benefícios dos usuários do sistema municipal de saúde?; 2004; Orientação de outra natureza; (X Curso de estudo de política e estratégia) - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; Orientador: Andréa Geralda do Couto;

Produções bibliográficas

  • COUTO, Andréa Geralda Do . O auto-olhar do fazer pedagógico de uma professora de língua inglesa (no prelo). In: Célia Assunção Figueiredo. (Org.). Agendas em LA: a sala de aula de LE em perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2007, v. 1, p. -.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . Entrevista. Jornal das Letras, UNITRI - Uberlândia, p. 2 - 2, 01 ago. 2005.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . A auto-investigação da prática de uma professora de língua inglesa em serviço e suas implicações. In: 53º Seminário do GEL, 2005, São Carlos. Caderno de Resumos. São Carlos: UFSCar, 2005. p. 48-58.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . Uma aula de leitura em língua estrangeira: ler para re-ler o mundo ou ler para repetir o mundo?. In: 13 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2003, São Paulo. Metodologias de Pesquisa em LIngüísitca Aplicada LAEL/PUC-SP. São Paulo: LAEL/PUC, 2003. p. 217.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . A Influência da Motivação na Resistência do Aprendiz no Processo de Aprendizagem de uma Língua Estrangeira. In: VI FALE / III SADELE / V SIMPÓSIO DE LETRAS, 1995, Uberlândia, 1995.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . Formação Intelectual na Aprendizagem de Língua Estrangeira. In: VI FALE / III SADELE / V SIMPÓSIO DE LETRAS, 1995, Uberlândia, 1995.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . A Visão Holística de um Professor Crítico. In: 50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2002, São Paulo. 50º Seminário do GEL - Resumos. São Paulo: Contexto, 2002. p. 99-99.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . Professor-Crítico: gestor de transformações a partir da reflexão de sua prática em sala de aula.. In: 50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2002, São Paulo. 50º Seminário do GEL - Resumos. São Paulo: Contexto, 2002. p. 100-100.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . Concepções de Leitura Subjacentes ao Livro Didático de Língua Estrangeira. In: IV Semana de Letras - Cultura, Educação de Linguagem, 2002, Uberlândia, 2002.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . Sala de aula: o espaço social de possíveis interações, (re) construções e transformações no processo de ensino e aprendizagem. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística ? Universidade Federal de Uberlândia-UFU, 2006, Uberlândia. http://www.mel.ileel.ufu.br/silel2006. Uberlândia, 2006.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . Ensinando Língua Estrangeira: um auto-olhar. In: II SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2004, Uberlândia. II SEPELLA. Uberlândia: UFU, 2004. v. II. p. 72-72.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . Leitura em Língua Estrangeira: um processo de emancipação interativo ou a retórica de um modelo estreito subjacente ao livro didático?. In: 13 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2003, São Paulo. Metodologias de Pesquisa em Lingüística Aplicada LAEL/PUC-SP-2003. São Paulo: LAEL/PUC, 2003. p. errat.

  • COUTO, Andréa Geralda Do . Entrevista 2005 (Entrevista a jornal).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Cultura Inglesa de Uberlândia Ltda. , Av. dos Municípios 400, Copacabana, 38411-044 - Uberlandia, MG - Brasil, Telefone: (034) 32360013, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Escola Municipal josé Marra da Fonseca

Vínculo: Professora Efetiva, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Aprovada no Concurso Público 001/2008 realizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia - MG.

2010 - Atual

Escola Municipal Olhos D'Água

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Aprovada no Concurso Público Nº 001/2008 pela Prefeitura Municipa d Uberlândia - MG

2002 - 2007

Centro Universitário do Triângulo

Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 17

Atividades

  • 08/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inglês para Enfermagem, Inglês para Secretariado Bilíngüe, Língua Inglesa, Língua Inglesa: Oralidade e Discurso, Lingüísitca Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa, Metodologia da Língua Inglesa, Produção Textual na Língua Inglesa

1994 - Atual

Cultura Inglesa de Uberlândia Ltda

Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9

Atividades

  • 02/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa

1981 - 1983

Escola de Linguas Number One

Vínculo: proessor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/1981 - 06/1983

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua inglesa

1992 - 1993

Instituto de Educação Carlos Drumond de Andrade

Vínculo: professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

  • 04/1992 - 03/1993

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa

1984 - 1984

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1984 - 09/1984

    Serviços técnicos especializados , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, .,Serviço realizado, Programação Visual.