DÉBORA MARIA VARGAS MAKUCH
Possui mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe(2016), especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade Evangélica do Paraná (2004) e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná (1995). Atuou como enfermeira em Alojamento Conjunto do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e posteriormente como Coordenadora da Área Materno Infantil /Queimados e Convênios.Na mesma instituição, participou como instrutora nos Projetos Enfermeiro Trainee (2003 / 2005) e Acadêmicos Bolsistas em Enfermagem (2005/2007) nas áreas de Auditoria,Obstetrícia,Queimados e Iniciativa Hospital Amigo da Criança.Participou do GAMA (Grupo de Apoio às Maternidades) e foi membro da diretoria da ABENFO(2000).Atuou como docente das disciplinas de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente e Enfermagem na Saúde da Mulher pela Faculdade CBES, entre outras. Docente das disciplinas Saúde da Mulher e Saúde da Criança e do Adolescente, Gestão em Enfermagem I na Faculdades Pequeno Príncipe(FPP) . Docente do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais da FPP, nos módulos Manejo Clínico do Aleitamento Materno e Nutrição em Pediatria. Participou do NEPEE (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem) e do Núcleo de Pesquisa em Ensino na Saúde (PENSA). Foi docente do PIBIC - Investigação do Engagement e Burnout na Prática Docente - FPP. Docente coordenadora didático pedagógica do Projeto de Extensão Gestão de Resíduos (PEGR). Vice coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (Faculdades Pequeno Príncipe).Membro da Comissão de Avaliação do Curso de Enfermagem (CAEC). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem. Participa do Grupo de Estudos em Simulação Clínica (GESC). Editora Administrativa da Revista Espaço para a Saúde do Programa de Mestrado no Ensino nas Ciências da Saúde da FPP.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde
2015 - 2016
FACULDADES PEQUENO PRINCIPE
Título: Tendências de mudanças na implementação de programas curriculares da graduação de enfermagem em Curitiba e Região Metropolitana
, Ano de Obtenção: 2016.Ivete Palmira Sanson Zagonel.Palavras-chave: Ensino; Pesquisa em educação de Enfermagem; escolas de enfermagem; Integralidade em saúde.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem.
Especialização em Administração Hospitalar
2003 - 2004
FACULDADE EVANGÉLICA MACKENZIE DO PARANÁ
Título: Avaliação de desempenho como indicador de qualidade da assistência de enfermagem em Hospital Universitário de Curitiba
Orientador: Márcia R. M. S. Valiati
Especialização em Enfermagem Obstétrica
1997 - 1999
Universidade Federal do Paraná
Título: Avaliação da qualidade da Assistência de Enfermagem às mães internadas na Unidade de Alojamento Conjunto de um Hospiatal Universitário.
Orientador: Lília Bueno de Magalhães
Formação complementar
2015 - 2015
Competência: abordagens e implicações na formação. (Carga horária: 20h). , Faculdades Pequeno Príncipe, FPP, Brasil.
2009 - 2009
Massagem em gestante. (Carga horária: 80h). , portal educação, PE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.
Participação em eventos
Débora Maria Vargas Makuch.Ação de Descarte e Compostagem, realizada pelo Projeto Viver Bem FPP. 2025. (Outra).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE - IV CIREBRAENSP. INCIDÊNCIA E IMPACTO FINANCEIRO DE EVENTOS ADVERSOS DECORRENTES DA ASSISTÊNCIA EM HOSPITAL DE CURITIBA. 2025. (Congresso).
SEMANA PEDAGÓGICA.OFICINA - CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO. 2025. (Outra).
SEMANA PEDAGÓGICA.RODA DE CONVERSA - TENHO ESTUDANTES COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO EM SALA DE AULA: O QUE FAZER?. 2025. (Outra).
SEMANA PEDAGÓGICA.DOMINANDO A IA: AULAS ENVOLVENTES E PERSONALIZADAS. 2025. (Outra).
Congresso SUN Brasil ?SimulationUserNetwork,. APRENDIZAGEM IMERSIVA: APRIMORANDO A ENFERMAGEM PEDIÁTRICA POR MEIO DA SIMULAÇÃO CLÍNICA. 2024. (Congresso).
EXPERIÊNCIAS DA ENFERMAGEM NA COLÔMBIA. 2024. (Outra).
Preparando seu periódico para indexação no SciELO. 2024. (Outra).
XI FÓRUM NACIONAL DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE E II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO.SESSÃO DE LANÇAMENTO DE LIVROS - O ENSINO NA ÁREA DA SAUDE - SABERES E EXPERIENCIAS. 2024. (Outra).
XI FÓRUM NACIONAL DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE E II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO. 2024. (Outra).
ATUALIZAÇÃO CURRÍCULO LATTES. 2023. (Oficina).
Capacitação OSPE/OSCE. 2023. (Oficina).
III Encontro de Comitês de Ética de Curitiba e Região Metropolitana,. 2023. (Encontro).
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA. 2023. (Oficina).
6º Congresso Paranaense de Saúde Púbica/Coletiva. 2022. (Congresso).
Semana Pedagógica.Integração entre a Graduação, a Pesquisa e a Pós-Graduação na Faculdades Pequeno Príncipe. 2022. (Outra).
Semana Pedagógica.Marcos de Competência para a formação em Enfermagem. 2022. (Outra).
Semana Pedagógica.Aprendizagem Colaborativa Baseada em Casos (CBCL) como Metodologia Ativa para o Curso de Enfermagem. 2022. (Outra).
XIX ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.Avaliador de Comunicação Oral. 2022. (Encontro).
OJS: Recursos que potencializam a divulgação do seu periódico. 2021. (Oficina).
X Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem na Formação em Saúde e I Seminário Brasileiro de Curricularização da Extensão. 2021. (Seminário).
X Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem na Formação em Saúde e I Seminário Brasileiro de Curricularização da Extensão.AVALIADOR DE RESUMOS. 2021. (Seminário).
X Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem na Formação em Saúde e I Seminário Brasileiro de Curricularização da Extensão.AVALIADOR DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE COMUNICAÇÃO ORAL ? EIXO ENSINO APRENDIZAGEM. 2021. (Outra).
XVIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE.Comunicação Oral. 2021. (Encontro).
XVII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE.Comunicação Oral. 2020. (Encontro).
análise de Conceito: Opção Metodológica. 2019. (Oficina).
Atualização sobre OSCE. 2019. (Oficina).
ATUALIZAÇÃO VACINAL CONTRA O SARAMPO.ATUALIZAÇÃO VACINAL CONTRA O SARAMPO. 2019. (Outra).
Avaliação Seriada no Ensino na Saúde. 2019. (Oficina).
Inovações curriculares com vistas as novas DCNs. 2019. (Oficina).
Inovações em Simulação. 2019. (Oficina).
Pesquisa na Área da Saúde e Enfermagem. 2019. (Oficina).
Uso de Software na Análise de Dados. 2019. (Oficina).
79ª Semana Brasileira de Enfermagem.Cerimônia de Abertura: A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar. 2018. (Outra).
XIV ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Profissionalismo na área da Saúde. 2017. (Encontro).
XIV ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Comunicação Oral. 2017. (Encontro).
15º SENADEn.PROJETO SOLIDARIEDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Seminário).
15º SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Uso da simulação no ensino da Enfermagem. 2016. (Oficina).
15º SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Ética no ensino da Enfermagem. 2016. (Oficina).
15ºSENADEN-Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem ? SENADEn.MODELO CONCEITUAL DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO COM VISTAS À INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. 2016. (Seminário).
54ºCOBEM-CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES. 2016. (Congresso).
54º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2016. (Congresso).
VIII FÓRUM NACIONAL DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE.ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. 2016. (Outra).
VIII FÓRUM NACIONAL DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE.TEMA LIVRE. 2016. (Outra).
VIII FÓRUM NACIONAL DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE.PROBLEMATIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. 2016. (Outra).
XIII ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Objetivos de Aprendizagem utilizando a taxonomia de Bloom. 2016. (Oficina).
XIII ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.REVITALIZAÇÃO DE UM PARQUINHO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA DESENVOLVIDO NO PROJETO SOLIDARIEDADE. 2016. (Encontro).
XIII ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE QUANTO AO CONCEITO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES. 2016. (Encontro).
Congresso Nacional sobre Formação de Professores da área de Saúde no Contexto do SUSa. 2015. (Congresso).
Congresso Nacional sobre Formação de Professores da área de Saúde no Contexto do SUSa. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR COMPETÊNCIAS E A DOCÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE. 2015. (Congresso).
Educere - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).
Educere - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Projeto Solidariedade na perspectiva da integralidade:relato de experiência. 2015. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. A CONSULTA DE ENFERMAGEM APLICADA AO ADOLESCENTE NO PÓS TRANSPLANTE HEPÁTICO E IMPACTO NA ADESÃO AO TRATAMENTO. 2015. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. Enfermagem - Temas Livres. 2015. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PLANEJAMENTO DOS CUIDADOS Á CRIANÇA PORTADORA DA DOENÇA DE WERDNIG HOFFMANN.. 2015. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. RELAÇÃO DA FAMÍLIA E EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE À CRIANÇA HOSPITALIZADA. 2015. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. 2015. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS CARDÍACAS PEDIÁTRICAS. 2015. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM MIELOMENINGOCELE. 2015. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. PROGRAMA EDUCATlVO PARA REDUÇÃO DE RUIDOS EM UTI NEONATAL BASEADO NA TEORIA DE ALCANCE DE METAS DE KING. 2015. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. Enfermagem - Temas Livres. 2015. (Congresso).
IV Fórum Perinatal da Rede Cegonha e I Seminário Paranaense de Enfermagem Obstétrica na Assistência ao Parto e Nascimento. 2015. (Seminário).
Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). 2015. (Oficina).
Projeto Ações de Promoção e Prevenção de Vigilância à Saúde com Foco em Hanseníase. Projeto Ações de Promoção e Prevenção de Vigilância à Saúde em Hanseníase. 2015. (Feira).
Semana Acadêmica de Enfermagem.Cálculo, diluição e cuidado medicamentoso. 2015. (Oficina).
Semana de Enfermagem.Atuação da Enfermagem na identificação precoce de emergências no neonato. 2015. (Encontro).
XII ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Comunicação Oral. 2015. (Encontro).
XII ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Gestão de Resíduos Sólidos em Saúde. 2015. (Encontro).
XII ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Resíduos Sólidos Hospitalares: problematizando o descarte sob a ótica de uma equipe multiprofissional. 2015. (Encontro).
XII ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atuação de Acadêmicos de Graduação na área de saúde em projeto de extensão de resíduos:um relato de experiência sólidos hospitalares. 2015. (Encontro).
XII ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atuação do enfermeiro na gestão de resíduos sólidos hospitalares:revisão integrativa. 2015. (Encontro).
Feira de Profissões. Atuação do enfermeiro na reanimação cardiorrespiratória. 2014. (Feira).
VII FÓRUM NACIONAL DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE.Aplicação do exame clínico objetivo estruturado(OSCE) na avaliação de competências clínicas de graduandos em Enfermagem. 2014. (Outra).
VII FÓRUM NACIONAL DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE.A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em especialização em Enfermagem Pediátrica e Neonatal. 2014. (Outra).
VII FÓRUM NACIONAL DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. 2014. (Outra).
X ENEPE e III ENCONTRO DE DO NÚCLEO DE BIOÉTICA DE CURITIBA.Sessão de Pôster. 2013. (Encontro).
V Curso 20 horas de Aleitamento Materno.Problemas Tardios na Amamentação. 2012. (Outra).
CONAENF.Aleitamento Materno e HIV. 2011. (Outra).
VIII ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Inovações em Curativos para Diferentes Tipos de Lesões. 2011. (Oficina).
Capacitação em Gestão de Recursos Humanos. 2006. (Encontro).
Curso de Aleitamento Materno.Preparo da Mama durante o Pré Natal. 2005. (Outra).
Programa de Qualidade Total 5S. 2005. (Encontro).
SER EDUCADOR. 2005. (Encontro).
O papel do líder na contratação de pessoas. 2004. (Encontro).
Curso de Aleitamento Materno.Anatomia e fisiologia da mama. 2003. (Outra).
Curso de Aleitamento Materno.Anatomia e Fisiologia da mama. 2002. (Outra).
Curso de Facilitadores para Acreditação Hospitalar. 2002. (Outra).
Desenvolvimento de Equipes. 2002. (Encontro).
Gestão Organizacional. 2002. (Outra).
Liderança e Gestão de Pessoas. 2002. (Encontro).
Sensibilidade para Mudança. 2002. (Encontro).
Aconselhamento em Amamentação - um curso de treinamento para multiplicadores. 2001. (Encontro).
Curso de Aleitamento Materno.Preparo da mama durante o pré natal. 2001. (Outra).
Gestação não empurre com a barriga - Desenvolvimento da Mãe e do Bebê.Anatomia e Fisiologia da Mama. 2001. (Outra).
Gestão Organizacional. 2001. (Outra).
Curso de Aleitamento Materno.Anatomia e Fisiologia da Mama. 2000. (Outra).
Curso Preparatório para Gestante.Orientações sobre a dinâmica do parto normal. 2000. (Oficina).
Multiplicadores do Aleitamento Materno - Município Amigo da Criança.Manejo do Aleitamento Materno no Alojamento Conjunto. 1999. (Outra).
Treinamento para Multiplicadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.Orientações para o sucesso da amamentação:preparo durante o pré natal. 1999. (Outra).
Trabalhando eficazmente em Equipe. 1998. (Outra).
Curso de Aleitamento Materno. 1997. (Outra).
Protegendo a Vida - Ciclo II. 1997. (Oficina).
Participação em bancas
ROZIN, L.;MAKUCH,D.M.V.. C Pereira; Thamires L. Cavalcante. COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS NO PARANÁ EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MENDES, J. O.;MAKUCH,D.M.V.. O USO DE SIMULAÇÃO NA CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: uma revisão integrativa.. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MENDES, O.J.;MAKUCH,D.M.V.. Conhecimento da Enfermagem Acerca das complicações em Pacientes Pediátricos Submetidos ao Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas. 2022 - Faculdades Pequeno Príncipe.
MENDES, O.J.;MAKUCH,D.M.V.. Análise das fontes estressoras aos pacientes internados em UTI Neonatal. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MENDES, O.J.;MAKUCH,D.M.V.. Caracterização do cuidado neuroprotetor ao Recém-nascido Pré-termo em Unidade Intensival de Hospital Público do Paraná. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; MENDES, J. O.. Ensino de Segurança do Paciente no Âmbito da Enfermagem Pediátrica: uma revisão de escopo. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
ROZIN, L.;MAKUCH,D.M.V.. Impacto da qualidade das anotações de enfermagem no processo de auditoria: revisão integrativa. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria para hospitais, Serviços, Sistemas e Planos de Saúde) - Faculdades Pequeno Príncipe.
TONIN, L.;MAKUCH,D.M.V.. A síndrome de burnout e os enfermeiros que atuam em pediatra. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
OSTERNACK, K. T.;MAKUCH,D.M.V.. Assistência de Enfermagem à criança com epidermólise bolhosa: desfios do profissional enfermeiro. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
RIBEIRO, E. R.;MAKUCH,D.M.V.. A SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR DA ENFERMAGEM E A SEGURANÇA DO PACIENTE. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Urgência e Emergência) - Faculdades Pequeno Príncipe.
SANTOS, ETIENE BENTO DOS; KANTOVISCKI, ANDRÉIA LARA LOPATKO;MAKUCH,D.M.V.. Presença do acompanhante à criança hospitalizada:percepções e realidades. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; TONIN, L.; BASEGIO, L. F.. BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL NA INSERÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; TONIN, L.; SANTANA, D. C.. Segurança do Paciente Pediátrico. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MATIA, G.;MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS; KANTOVISCKI, A. L. L.. Instrumentos de Classificação de Pacientes Pediátricos Validados no Brasil: uma revisão sistemática. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
PERSEGONA, K. R. O.;MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS. da Silva. Cuidados de Enfermagem a Crianças Portadoras de Mielomeningocele no Pós-Operatório de Disfunção Miccional e Intestinal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
SILVA, J. O. M. da;MAKUCH,D.M.V.; TONIN, L.. Adolescer com insuficiência renal crônica e o tratamento hemodialítico. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. Monteiro; Clareza M. Silva. O processo de morte e morrer e a percepção dos familiares sobre a atuação da equipe de saúde na UTI Neonatal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da; BORGES, A.. A interação da equipe de enfermagem na recepção da criança hospitalizada em UTI. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. A teoria de Imogene King e sua interface como cuidado à criança traqueostomizada em unidades de internação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
Franco, A.C.;MAKUCH,D.M.V.. Aleitamento materno como estratégia de manejo da dor em UTI Neonatal: Revisão Integrativa. 2017.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. Fatores de risco e complicações associados ao Cateter Central de Inserção Periférica na Neonatologia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. A vivência da equipe de enfermagem na ocorrência de morte no atendimento à criança: revisão integrativa da literatura. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. Permeabilização de Cateter Venoso Central Totalmente Implantado em pacientes pediátricos:uma revisão integrativa de literatura. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PREVALENTES À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE RENAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; HACK, N.. AS PRINCIPAIS CAUSAS DE PREMATURIDADE DOS RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMOS NASCIDOS ENTRE OS ANOS DE 2012 E 2014 EM UM HOSPITAL MATERNIDADE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SANCHES, L. C.. PERCEPÇÃO DOS PAIS FRENTE AO AMBIENTE DE UMA UTI PEDIÁTRICA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da; ALMEIDA JUNIOR, R. L.. Cuidados à criança portadora de DVE: uma investigação de enfermagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MATIA, G.;MAKUCH,D.M.V.. Orientações sobre amamentação visando um adulto saudável. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; MATIA, G.. Percepção da família frente à necessidade de diálise peritoneal em domícilio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
SILVA, J. O. M. da;MAKUCH,D.M.V.; HACK, N.. Fatores de risco para o baixo peso ao nascer: uma revisão integrativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
F.CONCEICAO, A. O.;MAKUCH,D.M.V.; MATIA, G.. A vivência dos gestores em saúde no cuidado à criança em condição crônica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; F.CONCEICAO, A. O.; BERTE, M. A.. PERFIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE FERIDAS AGUDAS OU CRÔNICAS ACOMPANHADOS PELA COMISSÃO DE CURATIVO DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
OLIVEIRA, H. I.;MAKUCH,D.M.V.; HACK, N.. PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
F.CONCEICAO, A. O.;MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. A CONSULTA DE ENFERMAGEM APLICADA AO ADOLESCENTE NO PÓS TRANSPLANTE HEPÁTICO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; Franco, A.C.. A SUPLEMENTAÇÃO DO ÁCIDO GRAXO OMEGA-3 NA GESTAÇÃO COMO PREVENÇÃO DE TRABALHO DE PARTO PREMATURO: REVISÃO INTEGRATIVA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; MATTEI, F. D.. DE SOUZA; TATIANA DE CASTRO LEITE. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO COM A PELE DO RECÉM-NASCIDO PREMATURO:REVISÃO INTEGRATIVA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. PORTELA JÚNIO. DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇAS HOSPITALIZADAS VÍTIMAS DE QUEIMADURAS: REVISÃO INTEGRATIVA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; ROZIN, L.. O PAPEL DA ENFERMAGEM FRENTE ÀS MÃES PORTADORAS DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA(HIV) NO PERÍODO GRAVÍDICO PUERPERAL:REVISÃO INTEGRATIVA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; MATTEI, F. D.. Aggio Oyama; Gisele Elise Manin. Neurodesenvolvimento em Prematuros:influência do cuidado de enfermagem e o ambiente de terapia intensiva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. Hipotermia em Recém-nascido: uma revisão integrativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; PERSEGONA, K. R. O.. da Silva; Luciane Costa Zanoni. A avaliação da equipe de enfermagem frente à dor do recém-nascido:uma revisão integrativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
Franco, A.C.;MAKUCH,D.M.V.. Scheidt, Graciela Giovelli; Nathália P. Besbati. Cateter Central de Inserção Periférico em Neonatos e Crianças: revisão integrativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; MATTEI, F. D.. Ignotti;Salete V. de Mello. A enfermagem e a criança com cardiopatia congênita. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; ROZIN, L.. Lazzarotto. Cuidados do enfermeiro frente aos efeitos colaterais de quimioterápicos em crianças: uma revisão integrativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
PERSEGONA, K. R. O.;MAKUCH,D.M.V.. Manejo da dor do neonato durante punção venosa: artigo de revisão. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
PERSEGONA, K. R. O.;MAKUCH,D.M.V.. Cortez;Talita Carneiro. Fototerapia tratamento da hiperbilirrubinemia: o cuidado humanizado de enfermagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
PERSEGONA, K. R. O.;MAKUCH,D.M.V.. Alves;Daiane Ottonelli;Jaqueline H. Koszalka. Métodos não farmacológicos utilizados pela enfermagem no manejo da dor do recém nascido pré termo durante a punção venosa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MATTEI, F. D.;MAKUCH,D.M.V.. Ziemer;Elária Hulek;Vanessa Brugnerotto. Atuação do enfermeiro no pós-operatório de crianças submetidas à cirurgia cardíaca. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
PERSEGONA, K. R. O.;MAKUCH,D.M.V.. C. dos;Ghisleri,D.;Cruz,T.R.;Cortez,T.A.. Atuação dos Profissionais Enfermeiros(as) no Cuidado ao Recém Nascido de Alto Risco com Dor em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
SILVA, J. O. M. da;MAKUCH,D.M.V.. ;Alves A.C.O.;Silveira,G.M.;Silva,J.A.T.;Silvestre,S. Perfil de reinternação de Crianças na faixa etária de 0 a 5 anos em um Hospital Infantil da Cidade de Ponta Grossa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. C.;Girardelo,D.;Costa,L.C.;Passos,V.O.;Chagas,V.I. Identificação dos Cuidados de Enfermagem no Pós operatório de Cirurgia Cardíaca CIC-Comunicação Interventricular em Pediatria - Revisão Bibliográfica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe.
KANTOVISCKI, A. L. L.;MAKUCH,D.M.V.; MIRANDA, M. C.. CONECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE O MANEJO DE FERIDAS TUMORAIS MALIGNAS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; BESBATI, N.. Desafios para o manejo da sífilis na gestação: revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; SOUZA, A.. Qualificação do atendimento de enfermagem à criança no espectro autista: percepções das famílias. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; MAEDA, J.. Qualificação da assistência pré-natal pelo enfermeiro versus educação permanente: revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
EVERS, E. C.;MAKUCH,D.M.V.; BARROS, F. F.. A influência do enfermeiro pré-natalista no empoderamento da gestante durante o ciclo gravídico-puerperal: uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; KUNARTH, E. B.. Os desafios para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher no Brasil: revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
Franco, A.C.;MAKUCH,D.M.V.; SPILLER, A. P. M.. Manutenção da amamentação após o retorno ao trabalho: uma contribuição da enfermagem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; LANSKI, T. M.; MENDES, J. O.. DESENVOLVIMENTO DE UMA LINHA DE CUIDADOS PARA PACIENTES CIRÚRGICOS COM ESCOLIOSE NEUROMUSCULAR INFANTIL EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DO PARANÁ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; BARROS, F. F.; MENDES, J. O.. ACOLHIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE O ITINERÁRIO DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE KINSBOURNE SOB A ÓTICA DE CUIDADORES FAMILIARES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; OLIVEIRA, R. M.; MENDES, J. O.. Atuação do Enfermeiro de Navegação no cuidado ao paciente oncológico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; LAGNER, A. L.; MENDES, J. O.. Análise da incidência e impacto financeiro relacionado aos eventos adversos decorrentes da assistência à saúde de um hospital de Curitiba/PR. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
EVERS, E. C.;MAKUCH,D.M.V.; BERVEGLIERI, P. L. N.. A importância da efetivação da golden hour para o binômio mãe-bebê: contribuição da enfermagem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; PERUCI, T. A.. Mhealth: aplicativos móveis como ferramenta de acesso do usuário à Atenção Primária. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; SANTOS, B. M.. Reconhecimento de sinais de gravidade e segurança do paciente em pediatria:revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; KANTOVISCKI, A. L. L.; ROZIN, L.. INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO INTEGRATIVA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MARIA VARGAS MAKUCH, DEBORA; LANSKI, T. M.. Conhecimento da Equipe de Enfermagem sobre Fototerapia no Tratamento da Icterícia Neonatal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MARIA VARGAS MAKUCH, DEBORA; KANTOVISCKI, A. L. L.; LOWEN, I. M. V.. O papel das mães no cuidado à criança com mielomeningocele: revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; PADILHA, C. H. G. C.. Transplante hepático em UTI Pediátrica: vivências da enfermagem no Cuidado Centrado na Família. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; PERSEGONA, K. R. O.. Conhecimento da equipe de enfermagem de terapia intensiva sobre segurança do paciente em ventilação mecânica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
OSTERNACK, K. T.; PERSEGONA, K. R. O.; RIBEIRO, E. R.;MAKUCH,D.M.V.. Marcos de Competência para a formação de enfermeiros no Brasil: revisão de escopo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; Franco, A.C.; EVERS, E. C.. ALEITAMENTO MATERNO E DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; BARROS, F. F.; FACHIN, S.. RISCOS DO USO DE OCITOCINA NA CONDUÇÃO DO TRABALHO DE PARTO: REVISÃO INTEGRATIVA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; BARROS, F. F.; TONIN, L.. GESTÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL COM VISTAS À INTEGRALIDADE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; BARROS, F. F.; COSTA, M.. CONSEQUÊNCIAS DO DESMAME PRECOCE E TARDIO DO ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO INTEGRATIVA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
Franco, A.C.; KANTOVISCKI, A. L. L.;MAKUCH,D.M.V.. VIVÊNCIA DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA SOB A ÓTICA DE MULHERES NO PUERPÉRIO TARDIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; SILVEIRA, M. B.. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PEDIÁTRICO COM DERIVAÇÃO VENTRICULAR EXTERNA: SUBSÍDIOS DO CUIDAR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
BARROS, F. F.;MAKUCH,D.M.V.; NUNES, M. A. P.. UTILIZAÇÃO DE TERAPIAS COMPLEMENTARES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: PERCEPÇÕES DA ENFERMAGEM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MENDES, J. O.; MAJEVSKI, M. N.;MAKUCH,D.M.V.. PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO ACERCA DOS CUIDADOS AO PACIENTE PEDIÁTRICO ONCOLÓGICO HOSPITALIZADO EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
KANTOVISCKI, A. L. L.; MENDES, J. O.;MAKUCH,D.M.V.. O CUIDADO DO ENFERMEIRO À CRIANÇA COM OSTEOGÊNESE IMPERFEITA: REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; COSTA, M.; PRADO, G. C.. CONFORTO DA MULHER NO PERÍODO PUERPERAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; Franco, A.C.; EVERS, E. C.. EFEITOS DA CULTURA NA DIETA EM PUÉRPERA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
TONIN, L.;MAKUCH,D.M.V.; ROZIN, L.. AÇÕES DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MENDES, J. O.;MAKUCH,D.M.V.; TONIN, L.. PROCESSO DE CUIDAR NO CONTEXTO DA PEDIATRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MENDES, J. O.;MAKUCH,D.M.V.; GARCIA, S. N.. FATORES INTERVENIENTES NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ONCOLÓGICOS ADULTOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
TONIN, L.; ROZIN, L.;MAKUCH,D.M.V.. PERCEPÇÃO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA SOBRE OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
EVERS, E. C.; MENDES, J. O.;MAKUCH,D.M.V.. O MANEJO DO ALEITAMENTO MATERNO À MÃES DE FILHOS COM FENDA PALATINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; ROZIN, L.; MENDES, J. O.. PAPEL DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; TONIN, L.; ALEXANDRE, A. M. C.. PESQUISA-CUIDADO NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO DE BEBÊS COM FISSURAS LABIOPALATINAS À LUZ DE KOLCABA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MENDES, J. O.;MAKUCH,D.M.V.; TRUPPEL, T.. A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM ACERCA DO USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
TRUPPEL, T.;MAKUCH,D.M.V.; LAURIANTI, E.; PIERIN, E.. PROJETO LEAN NAS EMERGÊNCIAS: RESULTADOS ALCANÇADOS NO PRONTO SOCORRO DE UM HOSPITAL REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO A VÍTIMA DE TRAUMA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MENDES, J. O.;MAKUCH,D.M.V.; MAJEVSKI, M. N.. APLICABILIDADE DA TEORIA DE ROY NA ENFERMAGEM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; Franco, A.C.; KANTOVISCKI, A. L. L.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E MORTALIDADE MATERNA: REVISÃO INTEGRATIVA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
ROZIN, L.;MAKUCH,D.M.V.; EVERS, E. C.. INTENSIDADE DA SINTOMATOLOGIA CLIMATÉRICA EM MULHERES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE CURITIBA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
SILVA, J. O. M. da;MAKUCH,D.M.V.; SILVA, A. W.. O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DO ADOLESCENTE ACOMETIDO POR FIBROSE CÍSTICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DE ROY. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MATIA, G.; ROZIN, L.;MAKUCH,D.M.V.. BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO: PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; ZAGONEL, I. P. S.; EVERS, E. C.. TRANSIÇÃO AO PAPEL MATERNO SOB O OLHAR DE ROY: CONTRIBUIÇÃO AO CUIDADO DE ENFERMAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; MATIA, G.; SILVA, J. O. M. da. A EFICÁCIA DE ERVAS FITOTERÁPICAS GALACTOGOGAS NO ESTÍMULO DA PRODUÇÃO DE LEITE: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da; MELO, F. N. L.. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO INTERNAMENTO DO RECÉM-NASCIDO EM UTI NEO: REQUERIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; KANTOVISCKI, A. L. L.; PERSEGONA, K. R. O.. MANEJO CLÍNICO HOSPITALAR DE ALEITAMENTO MATERNO EM PREMATUROS: PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS E DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
EVERS, E. C.;MAKUCH,D.M.V.; ZIEMER, A.. INFECÇÃO URINÁRIA E PREMATURIDADE SOB A ÓTICA DE PUÉRPERAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; KANTOVISCKI, A. L. L.; ROZIN, L.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS NA GESTAÇÃO: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A ESTE CONTEXTO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; KANTOVISCKI, A. L. L.; ROZIN, L.. CONSULTA DE ENFERMAGEM À MULHER NO CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
KANTOVISCKI, A. L. L.;MAKUCH,D.M.V.; PANEK, P.. COMPREENSÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE OS RISCOS À EXPOSIÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS NA ÁREA PEDIÁTRICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
SILVA, J. O. M. da; ZAGONEL, I. P. S.;MAKUCH,D.M.V.. O CUIDADO DE ENFERMAGEM AO ADOLESCENTE COM CÂNCER HOSPITALIZADO À LUZ DA TEORIA DE ROY. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
ROZIN, L.; PERSEGONA, K. R. O.;MAKUCH,D.M.V.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO EM CURITIBA NO PERÍODO DE 2013 A 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
ROZIN, L.;MAKUCH,D.M.V.; CAVALCANTE, L. M.. SOBRECARGA DO CUIDADOR FAMILIAR DO IDOSO DEPENDENTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MATIA, G.;MAKUCH,D.M.V.; AMARANTE, L. C. S.. CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DA GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; EVERS, E. C.; Franco, A.C.. VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA SOB A ÓTICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CURITIBA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da; VICCINA, F. M.. ESCORE DO ESTADO DA PELE DO NEONATO PRÉ-TERMO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da; PERSEGONA, K. R. O.. CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE AVALIAÇÃO DE FERIDA EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
KANTOVISCKI, A. L. L.;MAKUCH,D.M.V.; SANCHES, L. C.. O CUIDADO DA EQUIPE DE SAÚDE NA ABORDAGEM AO MORADOR DE RUA:UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
PERSEGONA, K. R. O.;MAKUCH,D.M.V.; VICCINA, F. M.. AVALIAÇÃO DA DOR EM NEONATOS CRITICAMENTE ENFERMOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
Franco, A.C.;MAKUCH,D.M.V.; SCARABOTTO, S. C. A.. EXAME DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA:SIGNIFICAÇÕES DE MULHERES EM IDADE REPRODUTIVA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
SILVA, J. O. M. da; ZAGONEL, I. P. S.;MAKUCH,D.M.V.. Gerenciamento de Resíduos Sólidos Hospitalares sob a ótica dos Profissionais de Saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
Franco, A.C.; BAVAROSKI, A. A.;MAKUCH,D.M.V.. Investigação dos exames laboratoriais em gestantes de baixo risco atendidas durante a consulta de enfermagem no pré-natal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
KANTOVISCKI, A. L. L.; PERSEGONA, K. R. O.;MAKUCH,D.M.V.. PERCEPÇÃO DA EQUIPE CIRÚRGICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE CIRURGIA SEGURA EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
ROZIN, L.; MATIA, G.;MAKUCH,D.M.V.. Competência do enfermeiro na estratificação de risco em urgência e emergência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; ROZIN, L.; CANFILD, E.. Fatores que desencadeiam o desmame precoce: desvelando o conhecimento dos acadêmicos da área da saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; PERSEGONA, K. R. O.; SILVA, J. O. M. da. Contribuição do Enfermeiro para a Nutrição e Alimentação do Recém - Nascido Pré -termo: Revisão Sistemática através da Estratégia PICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
SILVA, J. O. M. da;MAKUCH,D.M.V.; MATTEI, F. D.. Diagnósticos de enfermagem no pós-operatório de cirurgias pediátricas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
PERSEGONA, K. R. O.;MAKUCH,D.M.V.; BERTE, M. A.. Responsabilidade ética do(a) enfermeiro(a) no processo de cuidar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
EVERS, E. C.;MAKUCH,D.M.V.; ROZIN, L.. Motivos que levam as mulheres ao aborto induzido: Análise de estudos brasileiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
EVERS, E. C.;MAKUCH,D.M.V.; ROZIN, L.. Percepção do processo de nascimento experienciado pela mulher:Uma investigação da enfermagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
MATIA, G.;MAKUCH,D.M.V.; MONTANHEIRO, C. L.. A competência de liderança exercida pelo enfermeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
ROZIN, L.;MAKUCH,D.M.V.; CATAPAN, A. C.. Fatores de risco e proteção para obesidade na adolescência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
KANTOVISCKI, A. L. L.; ROZIN, L.;MAKUCH,D.M.V.. Criança, adolescente e família no processo de transplante hepático: Uma revisão integrativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe.
EVERS, E. C.;MAKUCH,D.M.V.; SILVA, J. O. M. da. Frequencia e critérios para o uso da episiotomia: uma revisão integrativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe.
Franco, A.C.; NAUMES, A. B. L. P.;MAKUCH,D.M.V.. Aleitamento materno sob a ótica da enfermagem: uma revisão integrativa.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe.
Franco, A.C.;MAKUCH,D.M.V.; MATTEI, F. D.. Assistência de enfermagem no processo de parto e nascimento: percepção de puérperas.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe.
EVERS, E. C.; BARBOSA, M. R.;MAKUCH,D.M.V.. Presença de Acompanhante no Processo Parturitivo: Percepção da Equipe de Enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe.
EVERS, E. C.;MAKUCH,D.M.V.; POSSO, K.. Fatores relacionados à ocorrência do trabalho de parto prematuro: uma investigação de enfermagem.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; ROZIN, L.; ALMEIDA JUNIOR, R. L.. Cuidados de Enfermagem com a fístula arteriovenosa: uma revisão sistemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; Franco, A.C.. Assistência de Enfermagem no Período Pré - Natal : Uma Revisão Integrativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe.
HEY, A.P.;MAKUCH,D.M.V.. Mitos Acerca da Prevenção Secundária do Câncer de Próstata sob a Ótica Masculina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos.
MAKUCH,D.M.V.; DINIZ, J.. Utilização do Protocolo de Cirurgia Segura no Hospital do Trauma pelo Enfermeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe.
MAKUCH,D.M.V.; SAID, F.. Banco de Leite Humano:Perfil das Usuárias e Doadoras de 2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.
MAKUCH,D.M.V.; ZAGONEL, I. P. S.; SILVA, J. O. M. da; BOLLER, C.. Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Inclusão Social - PIBIS. 2015. Faculdades Pequeno Príncipe.
Orientou
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO ADOTADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM ATUANTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CONSEQUÊNCIAS DOS RUÍDOS EM UTI NEONATAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
DESAFIOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA O MANEJO CLINICO DO ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO INTEGRATIVA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO EM FOTOTERAPIA: UMA REVISÃO NARRATIVA; ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Assistência de enfermagem á criança com cardiopatia congênita submetida à terapia de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO); 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Cuidados de enfermagem com cateteres de hemodiálise em pacientes pediatricos descritos em literatura; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
PROPOSIÇÃO DE INSTRUMENTO PARA RCP DE QUALIDADE EM HOSPITAL PEDIÁTRICO À LUZ DE KING; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Caracterização de ruídos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de uma Maternindade Pública do Paraná; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Programa educativo para redução de ruídos em UTI neonatal á luz da teoria de alcance de metas de King; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
DESAFIOS ENFRENTADOS POR LACTANTES PRIMIGESTAS FRENTE AO ALEITAMENTO MATERNO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
PROPOSIÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOLHIMENTO A CRIANÇA COM AUTISMO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE CATETER VENOSO CENTRAL EM PEDIATRIA ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
A PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM NASCIDOS PREMATUROS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Musicoterapia na recuperação de recém-natos prematuros em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Boas práticas na atenção ao recém-nascido na primeira hora de vida; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
O PAPEL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM E A AUDITORIA COMO FERRAMENTA PARA VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria para hospitais, Serviços, Sistemas e Planos de Saúde) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS E SEU IMPACTO NO PROCESSO DE AUDITORIA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria para hospitais, Serviços, Sistemas e Planos de Saúde) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CUIDADOS E DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA EM NEUTROPENIA FEBRIL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Urgência e Emergência) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
QUALIDADE DO CUIDADO A PESSOA COM ANEMIA FALCIFORME: PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMILIARES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
INTERFACES DA PRESENÇA FAMILIAR NO TRATAMENTO DA CRIANÇA GRAVEMENTE ENFERMA; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Papel do enfermeiro frente à icterícia neonatal; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
A ENFERMAGEM NA ABORDAGEM COM ADOLESCENTES DURANTE UMA RODA DE CONVERSA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CURATIVO ESPECIAL EM CRIANÇAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA: PERCEPÇÃO DO CUIDADOR E DO ENFERMEIRO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SURDEZ EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE REFERÊNCIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ESCORE DO ESTADO DA PELE DO NEONATO PRÉ-TERMO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
DESAFIOS NO MANEJO DO PICC: PRÁTICAS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO INTENSIVA NEONATAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
IMPACTO DO DIMENSIONAMENTO DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE PEDIÁTRICO A NA SAÚDE DO TRABALHADOR: REVISÃO INTEGRATIVA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO CANGURU PARA PREMATUROS EM UTI NEONATAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDONAS PRIMEIRAS HORAS DE VIDA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CARACTERIZAÇÃO DAS CAUSAS DE PARTOS PREMATUROS DE CRIANÇAS ACOMPANHADAS EM AMBULATÓRIO FOLLOW-UP EM CASCAVEL/PR; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
TRANSPORTE INTRA/EXTRA-HOSPITALAR DE CRIANÇAS: IMPLICAÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
BENEFÍCIOS DO TOQUE MÍNIMO NO PREMATURO EXTREMO: PROTOCOLO BASEADO EM EVIDÊNCIAS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Manejo da dor no recém- nascido pela equipe de enfermagem: revisão integrativa; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Potencialidade terapêutica da hipotermia como forma de tratamento da encefalopatia hipóxico-isquêmica em recém-nascidos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Prevenção da Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica Invasiva (PAVMI) em Pediatria: uma revisão bibliográfica; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
HEMORRAGIA PULMONAR X PREMATURIDADE: Incidência nas taxas de mortalidade, fatores de risco e prevenção; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
AVALIAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES PERANTE AOS TRATAMENTOS DA FIMOSE ANTES DA POSTECTOMIA: REVISÃO INTEGRATIVA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE OS CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO DE CATETERES VENOSOS CENTRAIS EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
TERAPIA INTRAVENOSA EM PEDIATRIA NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
PROGRAMA EDUCATIVO PARA A EXCELÊNCIA DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E ADOLESCENTE PORTADOR DE DERIVAÇÃO VENTRICULAR EXTERNA BASEADO NA TEORIA DE ALCANCE DE METAS DE KING; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Benefícios do manuseio mínimo em prematuros extremos na Uti Neonatal; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
IMPACTO AUDITIVO PARA OS RECÉM NASCIDOS DURANTE A MANIPULAÇÃO DAS INCUBADORAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
O MANEJO DA SÍFILIS CONGÊNITA PELO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM A PELE DO RECÉM-NASCIDO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
COLOSTROTERAPIA: DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
RAMOS; SIMONY R; A; PINOTE; VANESSA GOULART; MANEJO DO ALEITAMENTO MATERNO DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO EM UTI NEONATAL:PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Desenvolvimento do recém nascido prematuro no primeiro ano de vida: revisão sistemática; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESTRESSE DE MÃES DE RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO NA REGIÃO DE CURITIBA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
A PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM CRIANÇAS DE 0 A 6 MESES INTERNADAS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE CURITIBA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Cuidados de Enfermagem na DVP; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
AS PRINCIPAIS CAUSAS DE PREMATURIDADE DOS RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMOS NASCIDOS ENTRE OS ANOS DE 2012 E 2014 EM UM HOSPITAL MATERNIDADE; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
PERCEPÇÃO DOS PAIS FRENTE AO AMBIENTE DE UMA UTI PEDIÁTRICA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúd) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇAS HOSPITALIZADAS VÍTIMAS DE QUEIMADURAS: REVISÃO INTEGRATIVA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO COM A PELE DO RECÉM-NASCIDO PREMATURO:REVISÃO INTEGRATIVA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
O PAPEL DA ENFERMAGEM FRENTE ÀS MÃES PORTADORAS DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA(HIV) NO PERÍODO GRAVÍDICO PUERPERAL:REVISÃO INTEGRATIVA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
A SUPLEMENTAÇÃO DO ÁCIDO GRAXO OMEGA-3 NA GESTAÇÃO COMO PREVENÇÃO DE TRABALHO DE PARTO PREMATURO: REVISÃO INTEGRATIVA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Programa Educativo Para Redução de Ruídos na UTI Neonatal Baseado na Teoria de Alcance de Metas de King; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM) - Faculdade Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
O ALEITAMENTO MATERNO E SUA INFLUÊNCIA NA SAÚDE DOS LACTENTES DE 6 A 12 MESES; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM) - Faculdade Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
P; de Linhares;Odette M; dos Santos; Atuação do enfermeiro no planejamento dos cuidados à criança portador da doença de Werdnig Hoffmann; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
K; Daros;Tânia Mertz; Dificuldades vivenciadas pela equipe de enfermagem no manejo do aleitamento materno em UTI Neonatal; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Moraes; Luiza P de Lemos; Sabrina de Vargas; DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM RELACIONADOS À PREVENÇÃO DA HEMORRAGIA PERI-INTRAVENTRICULAR EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
;Oliveira,C; M; B; ;Demeterko,E; L; ;Fernandes,D; M; Visão da equipe multidisciplinar sobre o processo de implantação do Método Mãe Canguru; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
T; F; ;Scuissiato,D; R; ;Erthal,G; R; ; Fatores Desencadeantes do Estresse no Enfermeiro que atua em Ambiente Fechado:Revisão Integrativa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
C; M; ;Armstrong,M; G; ;Aguiar,R; G; ;Silva,S; T; ; A Importância da Manutenção Adequada do Catéter Central de Inserção Periférica(PICC) na UTI Neonatal; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Fototerapia em Recém Nascido com Icterícia; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neon) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Borzani; Síndrome de Burnout; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
O presenteísmo e suas implicações; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Amorim; Data de validade de esterilização em óxido de etileno ou vapor em embalagens papel grau cirúrgico ou embalagem SMS; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico) - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
DESENVOLVIMENTO DE UMA LINHA DE CUIDADOS PARA PACIENTES CIRÚRGICOS COM ESCOLIOSE NEUROMUSCULAR INFANTIL EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DO PARANÁ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ACOLHIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE O ITINERÁRIO DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE KINSBOURNE SOB A ÓTICA DE CUIDADORES FAMILIARES; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Análise da incidência e impacto financeiro relacionado aos eventos adversos decorrentes da assistência à saúde de um hospital de Curitiba/PR; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Atuação do Enfermeiro de Navegação no cuidado ao paciente oncológico; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
?DESAFIOS DO ALEITAMENTO MATERNO EM PRIMIGESTAS EM UM MUNICIPIO LITORÂNEO DO ESTADO DO PARANÁ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO INTEGRATIVA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
O papel das mães no cuidado à criança com mielomeningocele: revisão integrativa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
RISCOS DO USO DE OCITOCINA NA CONDUÇÃO DO TRABALHO DE PARTO: REVISÃO INTEGRATIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
GESTÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL COM VISTAS À INTEGRALIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CONSEQUÊNCIAS DO DESMAME PRECOCE E TARDIO DO ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO INTEGRATIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ALEITAMENTO MATERNO E DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO COM ACÍDURIA ARGININOSUCCÍNICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: RELATO DE CASO?; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CUIDADO CENTRADO NA FAMÍLIA DO RECÉM-NASCIDO: PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ALEITAMENTO MATERNO EM TEMPOS DE COVID-19: INTERAÇÃO DINÂMICA ENTRE MÃE-FILHO-AMBIENTE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RECÉM-NASCIDO E PARA A SAÚDE MATERNA: REVISÃO INTEGRATIVA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ADAPTAÇÃO DE MÃES DIANTE DA PREMATURIDADE À LUZ DA TEORIA DE ROY; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
EFEITOS DA CULTURA NA DIETA EM PUÉRPERA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CONFORTO DA MULHER NO PERÍODO PUERPERAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
IMPLICAÇÕES NO PÓS-PARTO IMEDIATO DO LEGADO CULTURAL DA PUÉRPERA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
AS IMPLICAÇÕES DO LEGADO CULTURAL DA PUÉRPERA NO PÓS-PARTO IMEDIATO À LUZ DE LEININGER; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E MORTALIDADE MATERNA:REVISÃO INTEGRATIVA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
SÍNDROME DE BURNOUT E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO EM ESTUDANTES DE MEDICINA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
PESQUISA-CUIDADO NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO DE BEBÊS COM FISSURAS LABIOPALATINAS À LUZ DE KOLCABA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
PAPEL DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
A EFICÁCIA DE ERVAS FITOTERÁPICAS GALACTOGOGAS NO ESTÍMULO DA PRODUÇÃO DE LEITE: REVISÃO SISTEMÁTICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
TRANSIÇÃO AO PAPEL MATERNO SOB O OLHAR DE ROY: CONTRIBUIÇÃO AO CUIDADO DE ENFERMAGEM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO INTERNAMENTO DO RECÉM-NASCIDO EM UTI NEO: REQUERIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
ESCORE DO ESTADO DA PELE DO NEONATO PRÉ-TERMO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE AVALIAÇÃO DE FERIDA EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA SOB A ÓTICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CURITIBA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
MANEJO CLÍNICO HOSPITALAR DE ALEITAMENTO MATERNO EM PREMATUROS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA SÍFILIS NA GESTAÇÃO: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FRENTE A ESTE CONTEXTO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
CONSULTA DE ENFERMAGEM À MULHER NO CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Percepção de puérperas adolescentes sobre a vivência de aleitamento materno; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
O manejo do aleitamento materno em crianças com fissuras orofaciais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
O preparo durante o pré-natal sobre o processo de parto e nascimento: uma investigação de enfermagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Fatores que desencadeiam o desmame precoce: desvelando o conhecimento dos acadêmicos da área da saúde; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Contribuição do Enfermeiro para a Nutrição e Alimentação do Recém - Nascido Pré -termo: Revisão Sistemática através da Estratégia PICO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Cuidados de Enfermagem com a fístula arteriovenosa: uma revisão sistemática; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Utilização do protocolo de cirurgia segura no hospital do trauma por enfermeiros; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Pequeno Príncipe; Orientador: Débora Maria Vargas Makuch;
Produções bibliográficas
-
MARCON GUMILDES, CAROLAINE DAS GRAÇAS ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; VIEIRA, GABRIELA DOUDAT ; JESUS, PAOLA RAISSA DE OLIVEIRA DE . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM CARDIOPATIA CONGÊNITA SUBMETIDO À TERAPIA DE OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPÓREA (ECMO). Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences , v. 6, p. 817-833, 2024.
-
CAMARGO, STEFHANYE CHRISTIANE VITORINO ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; OGRADOWSKI, KARIN ROSA PERSEGONA ; OSTERNACK, KARYNA TURRA . Marcos de competência para a formação de enfermeiros no Brasil: revisão de escopo. ESPAÇO PARA A SAÚDE , v. 25, p. 1-12, 2024.
-
MATIUSSO, R. C. L. ; VARGAS, A. P. M. ; MAKUCH,D.M.V. . CARACTERIZAÇÃO DE RUÍDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA DO PARANÁ. REVISTA PRESENÇA , v. 10, p. 95-111, 2024.
-
GIANDOTTI GOMAR, GABRIELLA ; YUKARI SUZAKI FUJII, PAULA CRISTINA ; DE MEDEIROS, JULIA MARIA ; KOVALHUK BORINI, NICOLE ; VARGAS MAKUCH, DÉBORA MARIA . MANEJO RESÍDUOS SARS-COV-2. Brazilian Medical Students , v. 9, p. 1-8, 2024.
-
CAMPOS, ANDRESSA OLIVEIRA DE ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; BARROS, FABIANE FRIGOTTO DE ; COSTA, MILENA DA ; NERY, MARIA EDUARDA PERRONI . Complexidades intrínsecas ao aleitamento materno sob a ótica de nutrizes primigestas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. e8112440837, 2023.
-
SANTOS, ISABELLY MARIA EULALIO DOS ; EVERS, ELIANA COUTINHO ; ZAGONEL, IVETE PALMIRA SANSON ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS . ALEITAMENTO MATERNO EM TEMPOS DE COVID 19: INTERAÇÃO DINÂMICA ENTRE MÃE-FILHO-AMBIENTE. Revista Espaço Ciência & Saúde (UNICRUZ) , v. 11, p. 24-33, 2023.
-
GONÇALVES, LETÍCIA SANTOS ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; REIS, RITA CÁSSIA TOPOROWICZ LEMES ; MENDES, JULIANA OLLÉ . Saúde mental e os comportamentos adaptativos da equipe de enfermagem atuante durante a pandemia de COVID-19. Revista de Saúde Pública do Paraná , v. 6, p. 1-19, 2023.
-
ZAGONEL, FABIANA SANSON ; TONIN, LUANA ; BARROS, FABIANE FRIGOTTO DE ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS . GESTÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL COM VISTAS À INTEGRALIDADE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 4, p. e4104246-13, 2023.
-
PECHEPIURA, ELAINE PRISCILA ; MENDES, JULIANA OLLÉ ; MONTEIRO, CAROLINE KNONER ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; KÖNIG, FERNANDA MARA ; PONTES, KARINA VALESKA ZUBARI DE . Caracterização do perfil neonatal como indicador de risco para hemorragia peri-intraventricular. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS PEDIATRAS , v. 23, p. 1-9, 2023.
-
ROCHA, T. K. ; MAKUCH,D.M.V. ; CANABARRO, S. T. ; BARROS, F. F. . Dificuldades Vivenciadas por Enfermeiros no Cuidado ao Paciente Pediátrico Submetido à Correção Cirúrgica de Cardiopatia Congênita. REVISTA BRASILEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE , v. 27, p. 85-96, 2023.
-
CHRISTIANE VITORINO DOS SANTOS, STEFHANYE ; DA COSTA DA SILVA, ANA KAROLINE ; MARIA VARGAS MAKUCH, DEBORA . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A MULHER COM DEPRESSÃO PUERPERAL: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Espaço Ciência & Saúde (UNICRUZ) , v. 10, p. 67-77, 2022.
-
GOMAR, G. G. ; MAKUCH,D.M.V. ; VAZ, R. S. . COINFECÇÃO DE COVID-19 COM TUBERCULOSE PULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Multidisciplinar em Saúde , v. 3, p. 1-8, 2022.
-
VARGAS, ANA PAULA DE MIRANDA ; VARGAS, MARIA FERNANDA DE MIRANDA ; MENDES, JULIANA OLLÉ ; TONIN, LUANA ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS . Cuidado centrado na família do recém-nascido: percepção da equipe multidisciplinar de saúde. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e31511931885, 2022.
-
DA COSTA DA SILVA, ANA KAROLINE ; CHRISTIANE VITORINO DOS SANTOS, STEFHANYE ; JAREK DA GAMA, KEISSY ; MARIA VARGAS MAKUCH, DÉBORA ; COUTINHO EVERS, ELIANA ; ROSA PERSEGONA OGRADOWSKI, KARIN . CUIDADO MULTIPROFISSIONAL E BIOPSICOSSOCIAL NO CONTEXTO DA SAÚDE DA MULHER COM ENDOMETRIOSE. Revista Espaço Ciência & Saúde (UNICRUZ) , v. 10, p. 180-190, 2022.
-
GUMILDES, C. M. ; SANTANA, D. C. ; MENDES, J. O. ; MAKUCH,D.M.V. . Assistência de enfermagem ao recém-nascido com acidúria argininosuccínica em terapia intensiva neonatal: relato de caso. REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFJF , v. 8, p. 1-10, 2022.
-
GONÇALVES, L. S. ; SIMÃO, G. ; REIS, T. N. ; SILVA, J.O.M. ; MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I.P.S. . Tecnologias de substituição de recursos não renováveis em uma instituição de ensino superior na saúde. Educação Ambiental (Brasil) , v. 2, p. 02-26, 2021.
-
REIS, P. P. ; EVERS, E. C. ; MENDES, J. O. ; MAKUCH,D.M.V. . ADAPTAÇÃO DE MÃES DIANTE DA PREMATURIDADE À LUZ DA TEORIA DE ROY. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 13, p. 1-8, 2021.
-
CIESLAK, G. ; MARTINS, T. C. L. ; BERTE, M. A. ; MAKUCH,D.M.V. . Interfaces da presença familiar no tratamento da criança gravemente enferma. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 13, p. 1, 2021.
-
SZALBOT, J. E. ; TONIN, L. ; MAKUCH,D.M.V. . Pesquisa cuidado no processo de amamentação de bebês com fissuras labiopalatinas à luz de Kolcaba. Advances in Nursing and Health , v. 3, p. 1-13, 2021.
-
PEREIRA, H. P. ; SECCO, I. L. ; ARRUE, A. M. ; REICHEMBACH, M. T. ; MAKUCH,D.M.V. . Conhecimento da equipe de enfermagem sobre cuidados com cateter central de inserção periférica em neonatos. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS PEDIATRAS , v. 21, p. 29-36, 2021.
-
CAROLINA SILVEIRA ARDENTE, ANA ; MARIA VARGAS MAKUCH, DÉBORA ; APARECIDA LARA MARCHIORATO, ALEXA ; MARGARETE ANGELO DIAS, DINALVA . A enfermagem na abordagem com adolescentes durante uma roda de conversa: um relato de experiência. Revista de Saúde Pública do Paraná , v. 4, p. 132-144, 2021.
-
MEYER, L. F. ; GEHR, T. E. ; GONÇALVES, L. S. ; MENDES, O.J. ; MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. . Engagement e Burnout na docência no ensino superior na área da saúde: revisão integrativa. http://dx.doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3395 , v. 5, p. 1-8, 2021.
-
ZAGONEL, FABIANA SANSON ; MEDEIROS, JULIA MARIA DE ; SCHLOGEL, CAMILE ; MICHIUYE, NICOLLE KAUANE ; LIMA, BEATRIZ FACHIN DE ; POCHEIRA, MARIA CLARA ; SANTOS, PAOLA GEOVANA DOS ; ZAGONEL, IVETE PALMIRA SANSON ; OGRADOWSKI, KARIN ROSA PERSEGONA ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; EVERS, ELIANA COUTINHO . CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PARTURIENTE NEGRA COM ALTO RISCO GESTACIONAL: REVISÃO INTEGRATIVA. DESTAQUES ACADÊMICOS , v. 13, p. 79-95, 2021.
-
SANTOS, P. M. ; SILVA, J. O. M. da ; MAKUCH, DEBORA MARIA VARGAS ; BORGES, A. ; SILVA, L. F. ; DEPIANTI, R. B. . A percepção da criança hospitalizada quanto ao ambiente da unidade de terapia intensiva pediátrica. Revista de Iniciação Científica e Extensão , v. 1, p. 331-340, 2020.
-
PEREIRA, H. ; AFONSO, R. Q. ; MAKUCH,D.M.V. ; BERTIOLLI, S. E. . DESFECHOS RELACIONADOS AO CATETER VENOSO CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA E À DISSECÇÃO CIRÚRGICA EM RECÉM-NASCIDOS. Revista Cogitare Enfermagem , v. 25, p. e68266, 2020.
-
NONATO, A. M. ; KLODZINSKI, A. ; NADALIN, A. C. ; FERIATO, A. L. ; CENZI, A. L. C. ; VARGAS, A. P. M. ; GUMILDES, C. M. ; RICARDO, C. P. ; SOSTER, V. I. N. ; PERSEGONA, K. R. O. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, J. O. . CUIDADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. DESTAQUES ACADÊMICOS , v. 12, p. 226-242, 2020.
-
PEREIRA, H. P. ; MAKUCH,D.M.V. ; FREITAS, J. S. ; SECCO, I. L. ; REICHEMBACH, M. T. . CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA: PRÁTICAS DE ENFERMEIROS NA ATENÇÃO INTENSIVA NEONATAL. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 11, p. 188-193, 2020.
-
BALTAZAR, ANA PAULA ALVES ; TONIN, LUANA ; FAVERO, LUCIANE ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; BORGES, ANANDA ROSA . Brinquedo terapêutico instrucional aplicado em crianças na utilização do cateter central de inserção periférica: percepção dos familiares. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS PEDIATRAS , v. 20, p. 87-96, 2020.
-
BOMFATI, MARESSA ; SANTOS, ETIENE BENTO DOS ; KANTOVISCKI, ANDRÉIA LARA LOPATKO ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS . Transporte intra/extra-hospitalar de crianças: implicações da equipe de Enfermagem. ESPAÇO PARA A SAÚDE , v. 20, p. 40-47, 2019.
-
WITISKI, M. ; MAKUCH,D.M.V. ; ROZIN, L. ; MATIA, G. . BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO: PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE) , v. 18, p. e46988, 2019.
-
MONTEIRO, L. M. ; GEREMIA, F. R. ; MARTINI, C. ; MAKUCH,D.M.V. ; TONIN, L. . Benefícios do toque mínimo no prematuro extremo: recomendações baseadas em evidências. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 89, p. 27, 2019.
-
SANTOS, J. T. ; MAKUCH,D.M.V. . A prevalência do aleitamento materno exclusivo em crianças de 0 a 6 meses internadas em um hospital pediátrico de Curitiba.. TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA , v. 11, p. 145-158, 2018.
-
ROCHA, J. R. ; SILVA, J. O. M. da ; COSTA, M. ; MAKUCH,D.M.V. . CONHECIMENTO DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS COM CATETERES CENTRAIS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO. Revista Baiana de Enfermagem (Online) , v. 32, p. 1-9, 2018.
-
MAKUCH,D.M.V. ; LAMPERT, J. B. ; RAULI, P. M. F. ; ZAGONEL, I. P. S. . Tendências de mudanças no eixo projeto pedagógico na formação do enfermeiro. ESPAÇO PARA A SAÚDE , v. 2, p. 20-32, 2018.
-
MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. . ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 21, p. e20170025, 2017.
-
SOARES, L. G. ; DELATORE, S. ; SILVA, T. M. ; MARCONATO, T. ; MAKUCH,D.M.V. ; SOARES, L. G. . DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE PREMATUROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research , v. 20, p. 145-151, 2017.
-
MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; ZAGONEL, IVETE PALMIRA SANSON . A integralidade do Cuidado no Ensino na Área da Saúde: uma Revisão Sistemática. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO) , v. 41, p. 515-524, 2017.
-
ROZIN, LEANDRO ; SANTOS, AMANDA CREPALDI DOS ; SILVA, JULIANA OLLÉ MENDES DA ; MAKUCH, DEBORA MARIA VARGAS ; MATIA, GRACIELE DE . Sobrecarga do cuidador familiar do idoso dependente. ESPAÇO PARA A SAÚDE , v. 18, p. 55-62, 2017.
-
MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; SANSON ZAGONEL, IVETE PALMIRA . A PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO NAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. International Journal of Health Education , v. 1, p. 13, 2017.
-
POSSOLI, G. E. ; MAKUCH,D.M.V. ; COSTA, E. R. F. ; ARCANJO, S. T. . Educação a distância na pós graduação lato sensu na área da saúde: uma revisão integrativa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO , v. 6, p. 27-45, 2015.
-
KINASZ, M. I. S. (Org.) ; MAKUCH,D.M.V. (Org.) ; MENDES, J. O. (Org.) . Manual de normalização de trabalhos acadêmicos das Faculdades Pequeno Príncipe: de acordo com as normas da ABNT. 1. ed. Curitiba: FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE, 2024. v. 1. 84p .
-
PRADO, M. R. M. (Org.) ; MENDES, O.J. (Org.) ; MAKUCH,D.M.V. (Org.) ; MELLO, R. G. (Org.) . O ensino na área da saúde: saberes e experiências. 1. ed. Curitiba: CRV, 2023. v. 1. 163p .
-
CHIARELLO, C. D. ; EZEQUIEL, H. G. ; SANGALETTI, I. ; ARRUDA, J. P. ; SCHOENAU, L. N. ; GARBOSA, L. A. B. ; FARIA, M. D. ; ROCHA, P. R. O. ; MAKUCH,D.M.V. . PREVENÇÃO DE QUEDAS EM ALOJAMENTO CONJUNTO. In: ELAINE ROSSI RIBEIRO; JULIANA OLLÉ MENDES; ROSIANE GUETTER MELLO. (Org.). SEGURANÇA DO PACIENTE: DIFERENTES OLHARES, NOVAS PERSPECTIVAS. 1ed.CURITIBA: EDITORA CRV, 2023, v. 1, p. 29-36.
-
DUFFECK, L. L. ; SILVA, P. B. ; OSTERNACK, L. D. ; SILVA, L. G. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, O.J. . RISCOS DA CONTAMINAÇÃO POR MICROPLÁSTICOS AOS SISTEMAS ORGÂNICOS DE SERES HUMANOS: UMA REVISÃO NARRATIVA. In: Higor Costa de Brito; Manoel Mariano Neto da Silva. (Org.). Meio ambiente e sustentabilidade: pesquisas, reflexões e diálogos emergentes. 1ed.Campina Grande: Editora AMPLLA, 2023, v. 4, p. 26-35.
-
SILVA, L. G. ; OLDONI, G. C. ; GONCALVES, G. B. ; GENKAWA, I. C. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, J. O. . RISCOS DOS METAIS PESADOS NO ORGANISMO HUMANO: UMA REVISÃO NARRATIVA. In: Higor Costa de Brito; Manoel Mariano Neto da Silva. (Org.). Meio ambiente e sustentabilidade: pesquisas, reflexões e diálogos emergentes. 1ed.Campina Grande: Editora AMPLLA, 2023, v. 4, p. 36-44.
-
PEREIRA, H. P. ; MAKUCH,D.M.V. ; SECCO, I. L. ; ARRUE, A. M. ; BERTE, M. A. ; SILVA, C. M. ; AZEVEDO, J. S. ; PONTES, L. ; REICHEMBACH, M. T. . ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMPORTAMENTAL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM COMO UM INSTRUMENTO DE MELHORIA DO SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Azevedo, Suely Lopes de; Ferreira, Vânia Maria Moraes; Silva, André Ribeiro da. (Org.). Experiências em enfermagem na contemporaneidade. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2022, v. , p. 1-26.
-
Pereira, Higor Pacheco ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; Secco, Izabela Linha ; Arrué, Andrea Moreira ; Reichembach, Mitzy Tannia . CATETERISMO VENOSO PERIFÉRICO EM RECÉM-NASCIDOS EM UTI NEONATAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO. A enfermagem a partir de uma visão crítica: Excelência das práticas de cuidado. 56ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 148-150.
-
MAKUCH,D.M.V. ; CAPORASSO, J. M. ; CORDEIRO, T. L. R. . FORMULAÇÃO DE PROGRAMA EDUCATIVO PARA OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E ADOLESCENTE PORTADOR DE DERIVAÇÃO VENTRICULAR EXTERNA BASEADO NA TEORIA DE ALCANCE DE METAS DE KING. In: Ruth Silva Lima da Costa Natália da Silva Freitas Marques. (Org.). Ciências Biológicas e da Saúde: Pesquisas Básicas e Aplicadas 2. 1ed.Rio Branco: Stricto Sensu Editora, 2021, v. 2, p. 127-137.
-
POLAKOWSKI, M. E. ; BARROS, C. L. ; GOMES, R. S. ; SASSI, F. M. ; NUNES, L. P. ; MAKUCH,D.M.V. ; Franco, A.C. ; SANCHES, L. C. . A IMPORTÂNCIA DA INTERSETORIALIDADE EM CASOS DE VIOLÊNCIA INFANTIL. Abordagens em medicina: Estado cumulativo de bem estar físico, mental e psicológico 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 4, p. 1-13.
-
MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I.P.S. ; MENDES, J. O. ; PERSEGONA, K. R. O. ; ROZIN, L. . ABDOME AGUDO INFLAMATÓRIO COMO EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: INTERFACES COM O CUIDADO DE ENFERMAGEM. In: Luana Tonin;Eliane Tatsch Neves;Leonardo Bigolin Jantsch; Luciane Favero. (Org.). Emergências Pediátricas: implicações para a enfermagem. 1ed.Porto Alegre: Moriá, 2021, v. , p. 1-1300.
-
MEYER, L. F. ; GONCALVES, L. S. ; GEHR, T. E. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, J. O. ; ZAGONEL, I. P. S. . A VIVÊNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ENGAGEMENT E BURNOUT DE DOCENTES À LUZ DA PROBLEMATIZAÇÃO. In: SOUSA, ISABELLE CERQUEIRA.. (Org.). Ciências da Saúde no Brasil: Impasses e Desafios. 4ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. , p. 1-143.
-
MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, J. O. ; Franco, A.C. ; KANTOVISCKI, A. L. L. ; SCHWARZ, D. E. J. ; ZAGONEL, I. P. S. . PROJETO DE EXTENSÃO GESTÃO DE RESÍDUOS. In: LEANDRO ROZIN; LEIDE DA CONCEIÇÃO SANCHES; LUIZA TATIANA FORTE;MARIA CECÍLIA DA LOZZO GARBELINI. (Org.). PROJETOS DE EXTENSÃO DAS FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE: uma trajetória a compartilhar. 1ed.CURITIBA: CRV, 2020, v. , p. 81-89.
-
RAULI, P. M. F. ; ZAGONEL, I. P. S. ; PERSEGONA, K. R. O. ; MAKUCH,D.M.V. . Aprendizagem na perspectiva da integralidade: Experiências do projeto solidariedade. Educação no Século XXI - Volume 30 Metodologias 1ª Edição Belo Horizonte Poisson. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 30, p. 74-79.
-
MAKUCH,D.M.V. ; RAULI, P. M. F. ; LAMPERT, J. B. ; ZAGONEL, I. P. S. . TENDÊNCIAS DE MUDANÇAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS CURRICULARES DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA. In: Nilce Maria da Silva Campos Costa;Rosana Alves;Fabiana Aparecida da Silva; Jadete Barbosa Lampert .. (Org.). Avaliação de Cursos de Graduação da Área da Saúde pelo Método da Roda: Investigação Avaliativa para Tendências de Mudanças. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 1-257.
-
PERSEGONA, K. R. O. ; COELHO, I. C. M. M. ; ZAGONEL, I. P. S. ; RAULI, P. M. F. ; MAKUCH,D.M.V. . USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO E ENSINO DA BIOÉTICA: aprendizagem ativa e significativa. In: Patricia Maria Forte Rauli;Leide da Conceição Sanches;Rosiane Guetter Mello;Ivete Palmira Sanson Zagonel;Izabel Cristina Meister Martins Coelho. (Org.). BIOÉTICA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO APRENDIZAGEM. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. 7, p. 49-62.
-
MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. ; PERSEGONA, K. R. O. ; RAULI, P. M. F. . PROJETO SOLIDARIEDADE NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XII Educere, 2015, CURITIBA. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente. CURITIBA: PUC-PR, 2015. p. 354888-35857.
-
DUFFECK, L. L. ; SILVA, P. B. ; MAKUCH,D.M.V. . DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS - AÇÃO EDUCATIVA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE COLOMBO, PARANÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XXI ENCONTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO ? ENEPE, 2024, Curitiba. Anais do XXI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 06-07 de novembro de 2024. Curitiba: FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE, 2024. p. 1-735.
-
LUZ, M. A. M. ; SCHIESSL, R. ; FRANCO, J. V. ; CAMPOS, C. H. C. ; PEREIRA, R. S. ; MAKUCH,D.M.V. . A IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO SUSTENTÁVEL PARA RESÍDUOS HOSPITALARES: AVANÇOS E DESAFIOS. In: XXI ENCONTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO ? ENEPE, 2024, Curitiba. Anais do XXI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 06-07 de novembro de 2024. Curitiba: FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE, 2024. p. 1-735.
-
PEREIRA, R. S. ; CAMPOS, C. H. C. ; DUFFECK, L. L. ; SILVA, P. B. ; GUEDES, H. G. ; GENKAWA, I. C. ; OSTERNACK, L. D. ; SILVA, L. G. ; LUZ, M. A. M. ; VILLACA, R. C. ; MAKUCH,D.M.V. . DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA-PR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XXI ENCONTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO ? ENEPE, 2024, Curitiba. Anais do XXI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 06-07 de novembro de 2024. Curitiba: FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE, 2024. p. 1-735.
-
FREITAS, L. R. ; AMARAL, A. L. ; JORGE, A. T. G. ; SACCO, A. C. ; SALVADOR, D. G. ; NASCIMENTO, E. M. ; GARCIA, F. W. ; WENDT, G. C. ; SCACCHETTI, L. F. ; MAKUCH,D.M.V. . BENEFÍCIOS DO ABRAÇO EM AMBIENTE HOSPITALAR: ACOLHENDO A FAMÍLIA. In: XIX ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Curitiba. XIX ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Curitiba: Faculdades Pequeno Príncipe, 2022. v. 1. p. 1-2.
-
SILVA, P. B. ; BOMFIM, A. R. ; GUEDES, H. G. ; KLINGELFUS, L. R. C. ; SILVA, L. G. ; DUFFECK, L. L. ; VILLACA, R. C. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, O.J. . EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA PARA IMPULSIONAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: XIX ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Curitiba. XIX ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Curitiba: Faculdades Pequeno Príncipe, 2022. v. 1. p. 1-2.
-
PEREIRA, H. ; SECCO, I. L. ; DANSKI, M. T. R. ; MAKUCH,D.M.V. . CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA: PRÁTICAS NA INSERÇÃO POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO INTENSIVA NEONATAL. In: IV Congresso Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências e XV Mostra Científica, Cultura e de Extensão, 2021, Goiânia. IV Congresso Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências e XV Mostra Científica, Cultura e de Extensão:A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o cuidado à saúde humana, 2021. p. 1-283.
-
PEREIRA, H. P. ; SECCO, I. L. ; BERTE, M. A. ; DANSKI, M. T. R. ; MAKUCH,D.M.V. . ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMPORTAMENTAL DE ENFERMAGEM COMO UM INSTRUMENTO DE MELHORIA DO SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: IV Congresso Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências e XV Mostra Científica, Cultura e de Extensão, 2021, Goiânia. IV Congresso Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências e XV Mostra Científica, Cultura e de Extensão:A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o cuidado à saúde humana, 2021. p. 1-283.
-
PEREIRA, H. P. ; MAKUCH,D.M.V. ; SECCO, I. L. ; CUNHA, M. G. B. ; DANSKI, M. T. R. . CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA: PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO DO DISPOSITIVO POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO INTENSIVA NEONATAL. In: Seminário de Educação Permanente em Saúde, 2021, Campina Grande. Anais do Seminário de Educação Permanente em Saúde. Campina Grande: Editora Realize, 2021. v. 2. p. 1-2.
-
PEREIRA, H. P. ; MAKUCH,D.M.V. ; SECCO, I. L. ; DANSKI, M. T. R. . PROBLEMATIZANDO O ATENDIMENTO DA PASSAGEM DO CCIP PELO TIME DE ACESSOS VASCULARES EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Seminário de Educação Permanente em Saúde, 2021, Campina Grande. Anais do Seminário de Educação Permanente em Saúde. Campina Grande: Editora Realize, 2021. v. 2. p. 1-2.
-
ROCHA, P. R. O. ; LAGNER, A. L. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, J. O. . INCIDÊNCIA E IMPACTO FINANCEIRO DE EVENTOS ADVERSOS DECORRENTES DA ASSISTÊNCIA EM HOSPITAL DE CURITIBA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PERES, A. L. ; FREIRE, M. H. S. ; MIRANDA, C. ; FUSCULIM, I. B. ; MATTOS, K. ; TEIXEIRA, L. C. ; SANTIAGO, M. L. ; OLIVEIRA, G. ; MENDES, O.J. ; MAKUCH,D.M.V. . METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DO ALEITAMENTO MATERNO: CONSEQUÊNCIAS DO DESMAME PRECOCE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAKUCH,D.M.V. . Bases de Dados como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, O.J. ; BARROS, F. F. ; LOWEN, I. M. V. ; TONIN, L. . PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM À CRIANÇA: CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDO TERAPÊUTICO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HOFMANN, S. R. ; MENDES, J. O. ; MAKUCH,D.M.V. . A PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS RECÉM FORMADOS FRENTE A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES A PROFISSIONAIS'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAVASSA, I. B. R. ; GIACOMIN, G. ; PELLIS, I. C. ; SILVA, M. E. K. G. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, J. O. . DESCARTE DE MEDICAMENTOS: IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, B. F. ; SCHLOGEL, C. ; SILVA, A. K. C. ; SILVA, A. V. G. ; GUEDES, B. A. ; PICUSSA, C. S. ; SOUZA, C. ; VELOSO, D. M. ; PEDRO, D. L. ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS ; MENDES, J. O. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DOMICILIAR À CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BETIATI, J. M. B. ; SCHNAIDER, J. M. ; ZAGONEL, F. S. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, J. O. . SUSTENTABILIDADE, CATADORES E A GESTÃO DE RESÍDUOS: IMPORTÂNCIA PARA A QUALIDADE DE VIDA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, J. M. ; GIACOMIN, G. ; MAKUCH,D.M.V. . IMPACTO DA COLETA SELETIVA NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS REPERCUSSÕES ECONÔMICAS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDES, C. D. ; GAZZOLA, L. D. ; LIMA, J. C. ; GARCIA, G. P. J. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, J. O. . O DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS E SEUS IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONZAGA, V. C. S. ; MARTINS, T. C. L. ; CHIMKA, C. ; MAKUCH,D.M.V. . Potenciais implicações tecnológicas sobre unidade pediátrica cardiológica sob a égide do Diagrama de Ishikawa / PDCA.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, H. ; SECCO, I. L. ; BERTE, M. A. ; REICHEMBACH, M. T. ; MAKUCH,D.M.V. . ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMPORTAMENTAL DE ENFERMAGEM COMO UM INSTRUMENTO DE MELHORIA DO SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, H. ; SECCO, I. L. ; DANSKI, M. T. R. ; MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS . CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA: PRÁTICAS NA INSERÇÃO POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO INTENSIVA NEONATAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SKROCH, S. S. ; AMARAL, A. L. ; SILVEIRA, I. H. ; FERREIRA, R. P. P. ; MAKUCH,D.M.V. . Impacto da COVID-19 na sustentabilidade do Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONZAGA, V. C. S. ; MARTINS, T. C. L. ; MAKUCH,D.M.V. . IMPLICAÇÕES TÉCNICAS PARA O GANHO PONDERAL DE PREMATUROS E CARDIOPATAS: UTILIZANDO O PDCA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOSTER, V. I. N. ; NONATO, A. M. ; KLODZINSKI, A. ; NADALIN, A. C. ; FERIATO, A. L. ; VARGAS, A. P. M. ; CENZI, A. L. C. ; GUMILDES, C. M. ; RICARDO, C. P. ; MAKUCH,D.M.V. ; MENDES, J. O. . MANEJO DE ENFERMAGEM FRENTE À SÍNDROME RARA DE WILLIAMS BEUREN. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FOLMANN, E. M. ; GOMES, F. M. A. ; DESCHERMAYER, F. P. ; FILIMBERTI, G. ; RIBEIRO, H. N. ; SANTOS, I. M. E. ; CAVALHEIRO, J. B. ; FREGA, J. C. ; DAMMSKI, K. L. ; MORAES, L. ; MAKUCH,D.M.V. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COLOSTOMIZADOS E COM SÍNDROME DE DOWN. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, H. ; AFONSO, R. Q. ; MAKUCH,D.M.V. ; SECCO, I. L. ; ELERO, S. . COMPARAÇÃO ENTRE DOIS DISPOSITIVOS VENOSOS QUANTO AOS INDICADORES PARA EVENTOS ADVERSOS EM NEONATOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PEREIRA, H. ; MAKUCH,D.M.V. ; TONIN, L. ; SECCO, I. L. . CATETERISMO VENOSO PERIFÉRICO EM RECÉM-NASCIDOS EM UTI NEONATAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MAKUCH,D.M.V. ; PERSEGONA, K. R. O. ; ZAGONEL, I. P. S. . O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO EM ENFERMAGEM RELATO DE EXPERIÊNCIA.pdf. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONCALVES, L. S. ; SIMAO, G. ; REIS, T. N. ; MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. . SENSIBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PLINTA, R. O. ; POLLI, J. S. ; DOMINGUES, N. C. ; LIMA, R. O. ; MAKUCH,D.M.V. . ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PERANTE A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MIRANDA, I. M. ; TONIN, L. ; MAKUCH,D.M.V. ; LORENTZ, E. I. T. ; PIVATO, G. A. ; SABINO, K. F. R. ; OGAWA, R. M. ; ROSA, T. P. ; CRUZ, T. S. . USO DE SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS E LÍCITAS NA GESTAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, J. B. ; MARIA, G. B. ; GONCALVES, L. S. ; GEHR, T. E. ; TONIN, L. ; MAKUCH,D.M.V. . A CONSTRUÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GEHR, T. E. ; GONCALVES, L. S. ; MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. ; SILVA, J. O. M. da . APRENDER MEDIANTE O FAZER: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PERSEGONA, K. R. O. ; MAKUCH,D.M.V. ; ROZIN, L. ; RAULI, P. M. F. ; ZAGONEL, I. P. S. . 16º SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13º SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GONCALVES, L. S. ; MAKUCH, DEBORA MARIA VARGAS ; OLIVEIRA, D. S. ; ZAGONEL, I. P. S. ; SILVA, J. O. M. da . Diagnóstico situacional do descarte de Resíduos Sólidos de saúde em uma Instituição de Ensino Superior: Relato de Experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERIATO, A. L. ; PEREIRA, F. S. H. ; REYNOSO, F. A. W. ; MAKUCH, DEBORA MARIA VARGAS ; SILVA, J. O. M. da ; ZAGONEL, I. P. S. . Resíduos de Serviços de Saúde: Um levantamento bibliográfico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA, F. F. ; ALVES, B. L. M. ; GUMILDES, C. M. ; MAKUCH, DEBORA MARIA VARGAS ; SILVA, J. O. M. da ; ZAGONEL, I. P. S. . O uso de resíduos sólidos e o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde: Revisão Integrativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGUEIRA, B. T. ; SIQUEIRA, A. C. ; SIMAO, G. ; MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. ; SILVA, J. O. M. da . O gerenciamento de resíduos laboratoriais: Revisão Integrativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
REIS, T. N. ; POSSA, F. ; FERES, M. G. S. ; MAKUCH,D.M.V. ; SILVA, J. O. M. da ; ZAGONEL, I. P. S. . Incineração de resíduos químicos: Um levantamento bibliográfico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORBA, V. F. ; CARDOSO, H. L. ; VASCONCELOS, E. ; MAKUCH,D.M.V. . O MANEJO DA SÍFILIS GESTACIONAL PELO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. ; SANTANA, F. F. ; MEYER, L. F. ; MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. . A importância da integração de estudantes de graduações distintas no Programa de Iniciação Científica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. ; SANTANA, F. F. ; MEYER, L. F. ; MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. . O PBL COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. O. M. da ; OSTERNACK, K. T. ; MAKUCH,D.M.V. ; TONIN, L. ; TRUPPEL, T. . AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CLÍNICAS EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TONIN, L. ; SILVA, J. O. M. da ; MAKUCH,D.M.V. ; TRUPPEL, T. ; OSTERNACK, K. T. . USO DA SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA PEDIATRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRENZEL, K. A. ; LOPES, K. K. ; MAIA, T. F. ; MAKUCH,D.M.V. . Pandemias de 1918 e 2009: influenza A, subtipo H1N1. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WITISKI, M. ; SZYMANSKI, S. ; MAKUCH,D.M.V. . Papel do Enfermeiro na qualidade de vida do paciente acometido por Neoplasia maligna de esôfago submetido à radioterapia: revisão integrativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. O. M. da ; MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. ; SANTOS, F. S. ; RIBEIRO, C. . MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE: A INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. . TENDÊNCIAS DE MUDANÇAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS CURRICULARES DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA-EIXO PROJETO PEDAGÓGICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAKUCH,D.M.V. ; SILVA, J. O. M. da ; Franco, A.C. ; SANTOS, F. S. ; ZAGONEL, I. P. S. . PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAKUCH,D.M.V. ; SILVA, J. O. M. da ; ZAGONEL, I. P. S. . MODELO CONCEITUAL DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO COM VISTAS À INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MAKUCH,D.M.V. ; PERSEGONA, K. R. O. ; ZAGONEL, I. P. S. ; RAULI, P. M. F. . PROJETO SOLIDARIEDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. O. M. da ; ZAGONEL, I. P. S. ; MAKUCH,D.M.V. ; MATIA, G. . ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROZIN, L. ; SILVA, J. O. M. da ; Franco, A.C. ; MAKUCH,D.M.V. . ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, F. S. ; RIBEIRO, C. ; SILVA, J. O. M. da ; MAKUCH,D.M.V. ; ZAGONEL, I. P. S. . PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE QUANTO AO CONCEITO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, D. G. ; TEIXEIRA, D. S. ; SANTOS, F. S. ; SCHIMANSKI, F. A. ; MORAES, R. G. ; HOFMANN, S. R. ; MAKUCH,D.M.V. . REVITALIZAÇÃO DE UM PARQUINHO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA DESENVOLVIDO NO PROJETO SOLIDARIEDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAKUCH,D.M.V. ; SILVA, J. O. M. da ; MATIA, G. . A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATIA, G. ; SUZUKI, L. ; SILVA, M. G. ; MAKUCH,D.M.V. ; COELHO, I. C. M. M. . A competência de liderança exercida pelo enfermeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FUJII, P. C. Y. S. ; GOMAR, G. G. ; MEDEIROS, J. M. ; BORINI, N. K. ; MAKUCH,D.M.V. . CONHECIMENTO ACERCA DO MANEJO DE RESÍDUOS CONTAMINADOS EPOTENCIALMENTE CONTAMINADOS POR SARS-COV-2. SciELO Preprints, 2022 (Preprint).
Outras produções
MAKUCH, DÉBORA MARIA VARGAS . Simulação Clínica Multiprofissional em Saúde. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MAKUCH,D.M.V. . Matemática Instrumental. 2015. .
MAKUCH,D.M.V. ; POSSOLI, G. E. . Matemática Instrumental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Investigação do Engagement e Burnout na Prática Docente, Descrição: 1. Avaliar a incidência da síndrome de burnout em docentes de uma instituição filantrópica de ensino superior na área da saúde; 2. Avaliar o perfil de docentes do ensino superior na área de saúde, com relação ao vigor, dedicação e absorção (engagement) na sua atividade profissional; 3. Descrever a variabilidade das dimensões de engagement e burnout em relação às variáveis sociodemográficas e socioprofissionais dos docentes que atuam em instituição filantrópica de ensino superior na área da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Débora Maria Vargas Makuch - Integrante / Juliana Ollé Mendes da Silva - Integrante / Ivete Palmira Sanson Zagonel - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2014 - Atual
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO EM SAÚDE, Descrição: Objetivos: - Contextualizar as tecnologias de informação e comunicação (TICs) no contexto da educação superior com enfoque na gestão institucional e nos processos de ensino-aprendizagem. - Estudar os principais modelos de utilização de TICs na educação superior como apoio e complementação da aprendizagem em sala de aula, com enfoque em ambientes virtuais e internet. - Analisar as demandas acadêmicas e da comunidade institucional, buscando estudar como tais demandas podem ser atendidas por meio de ações de extensão a distância ou semipresenciais via tecnologias de informação e comunicação. - Mapear as políticas e diretrizes para oferta de cursos de educação superior a distância (ou ações semipresenciais) a fim de situar as principais estratégias didático-pedagógicas para desenvolvimento de ações semipresenciais por meio de tecnologias de informação e comunicação. O projeto de pesquisa ?Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação em saúde? objetiva estudar as tecnologias de informação e comunicação (TICs) com enfoque na gestão institucional e também nos processos de ensino-aprendizagem. A Educação Superior possui dentre suas finalidades, formar profissionais em diferentes áreas do conhecimento, aptos a ingressarem no mercado de trabalho para participarem do desenvolvimento da sociedade, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica com vistas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, desenvolvendo o entendimento do homem e do meio em que vive. Essa sociedade, imersa em um mundo digital, convive com novas mídias e novos desafios para os estudantes e para os profissionais ingressantes ou experientes nas mais diversas áreas profissionais. A partir do entendimento da conjuntura cultural, política, tecnológica e econômica que envolve as TICs como integrantes da vida social, torna-se cada vez mais relevante incorporá-las como recursos e lócus de interação educativa, refletindo sobre seus limites, potencialidades e usos na Educação Superior. A mudança de paradigma da ciência aliada ao advento da globalização da economia, dos avanços dos meios de comunicação e dos recursos de informática não permitem um ensino caracterizado por uma prática pedagógica conservadora, repetitiva e acrítica nas instituições de educação superior, assim as TICs auxiliam no processo de inovação curricular e pedagógica tão necessária para a educação contemporânea. A partir desse pano de fundo, o projeto de pesquisa irá relacionar a discussão sobre as TICs na Educação Superior com subtemáticas importantes, a saber: - Cibercultura e Ciberespaço; - Educação a Distância; - Internet e recursos digitais online; - Softwares educacionais; - Ambientes Virtuais de Aprendizagem; - Elaboração e aplicação de ferramentas multimídia (impressa, audiovisual, digital) à situações pedagógicas; - Metodologias ativas com suporte de TICs. Temáticas principais: 1. Tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Educação Superior 2. Educação a distância como modalidade para realização de ações de Extensão Universitária 3. Estratégias pedagógicas baseadas em tecnologias de informação e comunicação para a pós-graduação lato sensu. Integrantes: 4 alunos graduação; 1 alunos pós-graduação; 3 professores da IES; 2 funcionário da IES. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Débora Maria Vargas Makuch - Coordenador / Juliana Ollé Mendes da Silva - Integrante / Gabriela Eyng Possoli - Integrante / Gabriel Lincoln do Nascimento - Integrante / Eliane Rozados Fernandes Costa - Integrante / Gyslaine Cristina Prado - Integrante / Greici Kelli de Oliveira Santos - Integrante / Jaime Brás Bueno - Integrante / Renato José Bittencourt Gomes - Integrante / Salete Arcanjo - Integrante.
Prêmios
2023
Destaque Científico Professora Doutora Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe.
2022
Menção Honrosa, INESCO.
2021
Destaque Científico Professora Doutora Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe.
2015
XII ENEPE - Trabalho Destaque, Faculdades Pequeno Príncipe.
2015
XII ENEPE - Trabalho Destaque, Faculdades Pequeno Príncipe.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdades Pequeno Príncipe. , Avenida Iguaçu - 333, Rebouças, 80230020 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33101500, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
FACULDADE PEQUENO PRÍNCIPEVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
2010 - 2013
PlenniVida Serviços de SaúdeVínculo: Sócia Administradora, Enquadramento Funcional: Sócia, Carga horária: 30
2009 - 2013
Escola Técnica Catarina LabourèVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professsora, Carga horária: 20
2008 - 2011
Colégio Brasileiro de Estudos SistêmicosVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 14
1996 - 2008
Hospital Universitário Evangélico de CuritibaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Enfermagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando como coordenadora de enfermagem das áreas Materno - Infantil ,Convênios e Queimados.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de DÉBORA MARIA VARGAS MAKUCH e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?