Rodrigo da Silva Marques

Minha formação acadêmica se constitui no tecnólogo em produção cultural obtido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), em março de 2010, e no bacharelado em composição de interiores obtido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em fevereiro de 2014. Em complemento à formação anteriormente mencionada, fiz um curso de pós graduação lato sensu em EcoDesign na Universidade Internacional de Artes de Miami (AI). De forma a complementar minha experiência profissional durante o período de graduação em produção cultural, fui estagiário da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, ministrando aulas de educação artística para crianças. Durante o período de graduação em composição de interiores tive três bolsas de iniciação cientifica, recebendo menção honrosa por duas delas que tratavam da questão da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais aos museus do estado do Rio de Janeiro. Participei, inclusive, de inúmeros concursos da área de design, obtendo o 2° lugar no concurso da DECA 2012 na categoria ?banheiro de classe C? e tive outro projeto, na categoria ?banheiro de estádio?, selecionado entre os 10 melhores: algo que nunca tinha acontecido na história do concurso que tem mais de 10 anos de tradição. Obtive, também, o 2° lugar no concurso SP 2050 e fiquei em décimo lugar na 16ª edição prêmios ABD novos talentos 2012 da Associação Brasileira de Designers de Interiores. Como experiência profissional, trabalhei com grandes nomes do designer de interiores, como Jairo de Sender e Isabella Lessa, assim como na empresa C&C - Casa e Construção e na Dell Anno, onde fui trainee. Possuo experiência internacional, residindo durante um ano nos Estados Unidos para vivência profissional, aperfeiçoamento da língua inglesa e realizar minha pós-graduação no Miami International University of Art & Design. Fui professor contratado do Curso Técnico de Design de Interiores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e atualmente faço pós-graduação em ensino das artes no EAV/UERJ e sou mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ, na linha de História, teoria e Crítica da Arte.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Artes

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: África? Representações contemporâneas da África em ambientes decorados no Brasil,Orientador:
Roberto Conduru.Coorientador: Roberto Luís Torres Conduru. Palavras-chave: Decoração; África; Design de interiores; Arte.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em andamento em Pós-graduação em Ensino da Arte (UERJ/EAV) - 2015

2015 - Atual

Escola de Artes Visuais do Parque Laje
Título: Os signos africanos aplicados na decoração contemporânea brasileira
Orientador: Roberto Conduru

Especialização em ECO DESIGN

2013 - 2014

Miami International University of Art and Design
Título: Use of recyclable materials in interior design for low-income families

Aperfeiçoamento em Curso de Extensão Educação em Direitos Humanos

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gênero e sexualidade- Discussões, enfrentamento das descriminações e apontamento de caminhos na construção do educar para o respeito e diversidade. Ano de finalização: 2014

Graduação em Composição de Interior

2006 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Produção Cultural

2005 - 2010

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: Video game - um novo conceito artístico
Orientador: Jorge Luís Pinto Rodrigues

Formação complementar

2013 - 2013

Curso de Planejamento e Orçamento na Construção C. , Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo, IB/Botafogo, Brasil.

2012 - 2012

ILUMINAÇÃO PARA ARTE. (Carga horária: 36h). , ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAJE, EAV, Brasil.

2010 - 2010

Auto Cad. (Carga horária: 36h). , Instituto Bramante, BRAMANTE, Brasil.

2010 - 2010

Corel Draw. (Carga horária: 18h). , Instituto Bramante, BRAMANTE, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Desenho de Modelo Vivo. (Carga horária: 6h). , Ateliê Bandeira de Mello, ABM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Designer de interiores.

Organização de eventos

MARQUES, R. S. . Exposição Carybé Ilustrador - O Compadre de Ogum. 2016. (Exposição).

MARQUES, R. S. . Charme de todos os tempos. 2015. (Exposição).

MARQUES, R. S. . Um olhar digital sobre o território urbano. 2015. (Exposição).

Participação em eventos

CONAD ? Congresso Nacional de Design de Interiores da ABD. 2016. (Congresso).

II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens. 2016. (Seminário).

Codesign: Palestra com professores dinamarqueses na Esdi. 2015. (Outra).

II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens.O uso do artefato Africano na decoração contemporânea brasileira. 2015. (Seminário).

A formação de pintura de paisagem na academia brasileira. 2014. (Outra).

A obra mural de bandeira de mello. 2014. (Outra).

DIAS & RIEDWEG. 2014. (Outra).

Discussão sobre a riqueza decorativa nas igrejas setecentistas. 2014. (Outra).

FORMALIZAÇÃO DE EMPREENDEDORES. 2014. (Feira).

LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. 2014. (Feira).

MECANISMO DE FOMENTO A CULTURA. 2014. (Feira).

O bem de todos: os afrescos do bom governo de Ambrogio Lorenzetti no palácio público de Siena, Itália. 2014. (Outra).

O caminho da água - a história da aquarela. 2014. (Outra).

Prestashop Workshop. 2014. (Outra).

PROPOSTA DE VIDA CRIATIVA. 2014. (Feira).

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO COM PATROCINADORES. 2014. (Feira).

Um clube de gravura, um partido comunista e o artista Carlos Sciclar: relacão entre arte e política. 2014. (Outra).

I Seminário Nacional de História da Aviação Brasileira. 2012. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MARQUES, R. S. . Problematizando conceitos a partir da lei 10.639/03. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, R. S. . Problematizando conceitos a partir da lei 10.639/03. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, R. S. . Design Thinking. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, R. S. . Primeiros passos profissional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, R. S. . Feng Shui. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FRANKLIN, T. ; CAMARGO, L. ; MARQUES, R. S. . Novos parâmetros do design brasileiro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARQUES, R. S. . http://rodrigomarquesufrj.wix.com/design. 2013. (Site).

Prêmios

2012

Concurso Deca Estudos de um Banheiro, DECA.

2012

São Paulo 2050, Fernanda Marques arquitetos associados.

2012

Concurso novos talentos ABD, Associação brasileira de designers de interiores.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2013

CEC

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Projetista regional, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista na FAU, Carga horária: 20

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista museu nacional, Carga horária: 20

2013 - 2015

Senac

Vínculo: PROFESSOR RPA, Enquadramento Funcional: Professor da instituição SENAC, Carga horária: 16

2013 - 2013

Jairo de Sender

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Designer de interiores, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.