Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares
Atualmente é servidora pública federal atuando como Tecnologista pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFU, mestrado em Ciência da Computação pela UFU - foco em Mineração de Data Streams - e atualmente é doutoranda pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Anteriormente trabalhou como professora efetiva no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Antes disso, trabalhou como Gerente de Projetos, Analista de Requisitos e Desenvolvedora na empresa Cedro Finances. Desde 2012 possui a certificação Project Management Professional (PMP) do Project Management Institute (PMI), renovada em 2025.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Computação Aplicada
2022 - Atual
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Leonardo Bacelar Lima Santos. Coorientador: Stephan Stephany.
Mestrado em Ciência da Computação
2012 - 2014
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Mineração de Preferências Contextuais em Data Streams
, Ano de Obtenção: 2014.Sandra Aparecida de Amo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mineração de Dados; Data Stream; Preferências.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Graduação em Ciência da Computação
2004 - 2008
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Gerência de Testes de Software
Orientador: Marcelo de Almeida Maia
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2010 - 2012
MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 400h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. , Título: Utilização do Scrum em Projetos de Prazo Fixo. , Orientador: Pablo Rogers Silva.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Mineração de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gerenciamento de Projetos.
Organização de eventos
PAPINI, J. A. J. . Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2015. 2015. (Outro).
PAPINI, J. A. J. . Semana de Cursos 2015: Luz na educação. 2015. (Outro).
PAPINI, J. A. J. . Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2014. 2014. (Outro).
PAPINI, J. A. J. . Visita Técnica ao Serpro - Regional Belo Horizonte. 2014. (Outro).
PAPINI, J. A. J. . VI Jornada PET. 2007. (Outro).
PAPINI, J. A. J. . V Jornada PET. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Workshop IASI - Inteligência Artificial em Secas e Inundações. 2023. (Outra).
Simpósio Brasileiro de GeoInformática, 23 (GEOINFO).Statistical Analysis of a Spatially Explicit Hydrological Forecasting Model using Remote Sensing of the Atmosphere. 2022. (Simpósio).
Curso de Fiscalização e Gestão de Contratos de TIC - 20 horas, oferecido pela Enap. 2021. (Outra).
Curso de Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais - 10 horas, oferecido pela Enap. 2021. (Outra).
Curso de Noções básicas do Trabalho Remoto - 10 horas, oferecido pela Enap. 2021. (Outra).
Curso de Planejamento da Contratação de Soluções de TIC - 20 horas, oferecido pela Enap. 2021. (Outra).
Curso de Teletrabalho e Educação a Distância - 8 horas, oferecido pela Enap. 2021. (Outra).
Curso de Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos - 30 horas, oferecido pela Enap. 2019. (Outra).
Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres.Utilização da Tecnologia Elasticsearch para o Armazenamento e Entrega de Dados Ambientais da Rede Observacional do Cemaden. 2019. (Outra).
Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres.Plataforma de Calibração para os Modelos do Cemaden. 2019. (Outra).
Curso de Gestão da Estratégia com BSC - 32 horas, oferecido pela Enap. 2018. (Outra).
Curso de Introdução à Interoperabilidade - 20 horas, oferecido pela Enap. 2018. (Outra).
Curso de Capacitação de Usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), oferecido pelo INPE. 2017. (Outra).
I Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres - BRAHVE, organizado pelo Cemaden com o apoio do CNPq. 2017. (Congresso).
2º Encontro de Pesquisa & Extensão.Mineração de Dados Educacionais: Descoberta de Conhecimento Útil. 2015. (Encontro).
2º Encontro de Pesquisa & Extensão.Informática na Educação: Um Estudo de Caso. 2015. (Encontro).
Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2015. 2015. (Outra).
3ª Escola de Verão em Computação da UFMG. 2014. (Outra).
Encontro de Pesquisa & Extensão.Mineração de Dados em Ambientes Educacionais. 2014. (Outra).
Encontro de Pesquisa & Extensão.Modelo Criptográfico de Imagens Baseado em Autômatos Celulares. 2014. (Outra).
III Feira de Novos Produtos, Processos e Serviços do IFTM. Carro Controlado por Celular. 2014. (Feira).
Mini curso de Capacitação para Orientação de Estágio Supervisionado realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). 2014. (Outra).
Mini curso de Computação evolucionária: desafios em aprendizado de máquina na Terceira Escola de Verão em Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. 2014. (Outra).
Mostra de Trabalhos na Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2014.Algoritmos de Ordenação. 2014. (Outra).
Oficina Elaborando Instrumentos de Avaliação: A prova Objetiva realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). 2014. (Outra).
Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2014. 2014. (Outra).
II School of Machine Learning and Knowledge Discovery in Databases (MLKDD). 2013. (Outra).
Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2013).FPSMining: A Fast Algorithm for Mining User Preferences in Data Streams. 2013. (Simpósio).
Summer School on Big Data. 2013. (Outra).
Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe).Strategies for Mining User Preferences in a Data Stream Setting. 2013. (Simpósio).
Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD 2013) do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2013).Mineração de Preferências em Data Streams. 2013. (Simpósio).
Workshop de Teses e Dissertações em Ciência da Computação (WTDCC) da Universidade Federal de Uberlândia.Mineração de Preferências em Data Streams. 2013. (Outra).
Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2012). 2012. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2012). 2012. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro em Multimídia e Web (WebMedia 2012). 2012. (Simpósio).
VI Workshop de Dissertações da pós-graduação em Ciência da Computação / UFU. 2012. (Outra).
ExpoMoney. 2010. (Encontro).
Curso de Capacitação em Teste de Software. 2009. (Outra).
Seminário de Testes de Performance. 2009. (Seminário).
Curso SAGA de Introdução ao Mercado de Capitais. 2008. (Outra).
1ª Jornada da Computação - UFU. 2007. (Outra).
8º Fórum Internacional Software Livre. 2007. (Outra).
III Vem Pra UFU. Monitora Apresentadora do Curso de Ciência da Computação. 2007. (Exposição).
Mini curso de Introdução à Criptografia do VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2007. (Encontro).
Mini curso de Operações Elementares em Grafos e Aplicações do VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2007. (Encontro).
VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.Algoritmos Genéticos e Branch and Bound aplicados ao escalonamento de tarefas em multiprocessadores. 2007. (Encontro).
VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.Gerenciamento de Informações: Sistema de Gerenciamento do I UaiPET. 2007. (Encontro).
II Vem Pra UFU. Monitora Apresentadora do Curso de Ciência da Computação. 2006. (Exposição).
Mini curso de Macromedia Flash da V Jornada PET. 2006. (Outra).
19º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2005. (Simpósio).
Mini curso "A Tecnologia de Serviços WEB e suas Aplicações" do 19º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2005. (Simpósio).
Participação em bancas
PAPINI, J. A. J.; MOREIRA, J.; RIOS, H. F.. Relatório de Estágio Supervisionado de Atividades Profissionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
PAPINI, J. A. J.. Mineração de Dados em Ambientes Educacionais: Uma Aplicação Prática dos Dados de Autoavaliação Institucional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
PAPINI, J. A. J.. Modelo para Criptografia para Imagens Digitais Baseado no Cálculo de Pré-Imagens de Autômatos Celulares Caóticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
PAPINI, J. A. J.. Simulação de espalhamento de fluidos baseado em Autômatos Celulares Bidimensionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
PAPINI, J. A. J.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFNMG (Edital nº 46/2015). 2015. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
PAPINI, J. A. J.. VIII Simpósio de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Câmpus Januária. 2014. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Orientou
Mineração de Dados em Ambientes Educacionais: Uma Aplicação Prática dos Dados de Autoavaliação Institucional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares;
Modelo para Criptografia para Imagens Digitais Baseado no Cálculo de Pré-Imagens de Autômatos Celulares Caóticos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares;
Mineração de Dados em Ambientes Educacionais: Descoberta de Conhecimento Útil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares;
Mineração de Dados em Ambientes Educacionais: Descoberta de Conhecimento Útil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares;
Relatório de Estágio Supervisionado de Atividades Profissionais; 2016; Orientação de outra natureza; (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares;
Relatório de Estágio Supervisionado de Atividades Profissionais; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares;
Monitoria da Disciplina de "Matemática Discreta / Pesquisa e Ordenação"; 2015; Orientação de outra natureza; (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares;
Produções bibliográficas
-
SOARES, JAQUELINE A.J.P. ; OZELIM, LUAN C.S.M. ; BACELAR, LUIZ ; RIBEIRO, DIMAS B. ; STEPHANY, STEPHAN ; SANTOS, LEONARDO B.L. . ML4FF: A machine-learning framework for flash flood forecasting applied to a Brazilian watershed. JOURNAL OF HYDROLOGY , v. 652, p. 132674, 2025.
-
SOARES, JAQUELINE A. J. P. ; DINIZ, MICHAEL M. ; BACELAR, LUIZ ; LIMA, GLAUSTON R. T. ; SOARES, ALLAN K. S. ; STEPHANY, STEPHAN ; SANTOS, LEONARDO B. L. . Uncertainty propagation analysis for distributed hydrological forecasting using a neural network. Transactions in GIS , v. 28, p. 971-992, 2024.
-
SANTOS, LEONARDO B. L. ; FREITAS, CINTIA P. ; BACELAR, LUIZ ; SOARES, JAQUELINE A. J. P. ; DINIZ, MICHAEL M. ; LIMA, GLAUSTON R. T. ; STEPHANY, STEPHAN . A Neural Network-Based Hydrological Model for Very High-Resolution Forecasting Using Weather Radar Data. Eng , v. 4, p. 1787-1796, 2023.
-
YOUNG, ANDREA FERRAZ ; JORGE PAPINI, JAQUELINE APARECIDA . How can scenarios on flood disaster risk support urban response? A case study in Campinas Metropolitan Area (São Paulo, Brazil). Sustainable Cities and Society , v. 61, p. 102253, 2020.
-
SATO, ENOS NOBUO ; SOUZA, DIEGO OLIVEIRA DE ; PAPINI, JAQUELINE APARECIDA JORGE ; LINO, JOÃO FELIX DE LUCA . UTILIZAÇÃO DE EQUAÇÕES IDF PARA RETROANÁLISE DE EVENTOS GRAVITACIONAIS DE MASSA NA CIDADE DE SALVADOR/BA: ESTUDO DE CASO DO ANO DE 2017. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 7, p. 603-617, 2018.
-
SATO, E. N. ; SOUZA, D. O. ; PAPINI, J. A. J. ; LINO, J. F. L. . UTILIZAÇÃO DE EQUAÇÕES IDF PARA RETROANÁLISE DE EVENTOS GRAVITACIONAIS DE MASSA NA CIDADE DE SALVADOR/BA: ESTUDO DE CASO DO ANO DE 2017. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 7, p. 603-617, 2018.
-
SILVA, E. C. ; PAPINI, J. A. J. ; LIMA, D. A. . Autômatos celulares unidimensionais caóticos com borda fixa aplicados à modelagem de um sistema criptográfico para imagens digitais. REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA: RITA , v. 23, p. 250-276, 2016.
-
Silva, E. C. ; PAPINI, J. A. J. ; Araújo Lima, D. . Autômatos celulares unidimensionais caóticos com borda fixa aplicados à modelagem de um sistema criptográfico para imagens digitais. REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA: RITA , v. 23, p. 250-276, 2016.
-
PAPINI, J. A. J. ; de Amo, S. ; SOARES, A. K. S. . Strategies for Mining User Preferences in a Data Stream Setting. Journal of Information and Data Management - JIDM , v. 5, p. 64-73, 2014.
-
PAPINI, J. A. J. ; de Amo, S. ; SOARES, A. K. S. . FPSMining: A Fast Algorithm for Mining User Preferences in Data Streams. Journal of Information and Data Management - JIDM , v. 5, p. 4-15, 2014.
-
MOREIRA, J. ; PAPINI, J. A. J. ; SILVA, G. O. ; MONCORVO, C. V. C. E. ; SILVA, C. A. A. ; SILVA, L. S. . IFTM INCLUI - INSTITUTO CRÊ-SER. In: Patrícia Campos Pereira;Adriano Elias;Estelamar Maria Borges Teixeira;José Antonio Bessa;Rosemar Rosa. (Org.). Relatos de Experiência dos Projetos de Extensão do IFTM 2015. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 1-148.
-
LIMA, D. A. ; SILVA, E. C. ; PAPINI, J. A. J. . Border Chaotic Cellular Automata: BCCA Encryption System. Revista da Propriedade Industrial (RPI), Brasília, DF, p. 10 - 10, 20 out. 2020.
-
PAPINI, J. A. J. ; DINIZ, M. M. ; SANTOS, L. B. L. . Statistical Analysis of a Spatially Explicit Hydrological Forecasting Model using Remote Sensing of the Atmosphere. In: Simpósio Brasileiro de Geoinformática - GEOINFO, 2022, São José dos Campos. Simpósio Brasileiro de GeoInformática, 23 (GEOINFO), 2022. v. 23.
-
PAPINI, J. A. J. ; GARCIA, K. . Development of a Flexible Calibration Platform Applied to Cemaden Models. In: 16th International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI), 2019, São Paulo. Proceedings of 16th (CONTECSI) International Conference on Information Systems and Technology Management, 2019. v. 1. p. 1-16.
-
LINO, J. F. L. ; PAPINI, J. A. J. ; SATO, E. N. ; SOUZA, D. O. . Aplicação das Relações Intensidade-Duração-Frequência para Retroanálise e Monitoramento em Tempo Real de Chuvas Intensas no Município de Bauru/SP. In: I Encontro Nacional de Desastres (END 2018) da ABRH, 2018, Porto Alegre. Anais do I Encontro Nacional de Desastres (END 2018) da ABRH, 2018.
-
GONCALVES, J. C. ; PAPINI, J. A. J. . Data Mining in Educational Environments: A Pratical Application of Institutional Self Evaluation Data. In: 13th International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI 2016), 2016, Sâo Paulo. Proceedings of 13th (CONTECSI) International Conference on Information Systems and Technology Management, 2016. v. 1.
-
PAPINI, J. A. J. ; SOARES, A. K. S. . Relation of Metrics Patterns with the Software Quality. In: 12th International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI 2015), 2015, São Paulo. Proceedings of 12th (CONTECSI) International Conference on Information Systems and Technology Management, 2015. v. 1. p. 1785-1796.
-
SILVA, G. O. ; SILVA, C. A. A. ; MOREIRA, J. ; PAPINI, J. A. J. . Informática na Educação: Um Estudo de Caso. In: 2º Encontro de Pesquisa & Extensão (2º EnPE) da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2015 (SCTIP 2015), 2015, Patrocínio/MG. 2º Encontro de Pesquisa & Extensão (2º EnPE) da SCTIP 2015, 2015.
-
GONCALVES, J. C. ; PAPINI, J. A. J. . Mineração de Dados Educacionais: Descoberta de Conhecimento Útil. In: 2º Encontro de Pesquisa & Extensão (2º EnPE) da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2015 (SCTIP 2015), 2015, Patrocínio/MG. 2º Encontro de Pesquisa & Extensão (2º EnPE) da SCTIP 2015, 2015.
-
PAPINI, J. A. J. ; SOARES, A. K. S. ; de Amo, S. . Mining Contextual Preferences in Data Streams. In: The 27th International FLAIRS Conference, 2014, Pensacola Beach USA. Proceedings of the Twenty-Seventh International Florida Artificial Intelligence Research Society Conference, 2014. p. 351-356.
-
PAPINI, J. A. J. ; de Amo, S. ; SOARES, A. K. S. . Strategies for Mining User Preferences in a Data Stream Setting. In: Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe 2013), 2013, São Carlos. Proceedings of KDMiLe - Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning, 2013. v. 1. p. 1-8.
-
PAPINI, J. A. J. ; de Amo, S. ; SOARES, A. K. S. . FPSMining: A Fast Algorithm for Mining User Preferences in Data Streams. In: 28th Brazilian Symposium on Databases (SBBD 2013), 2013, Recife. Proceedings of the 28th Brazilian Symposium on Databases, 2013. v. 1. p. 61-66.
-
PAPINI, J. A. J. ; SOARES, A. K. S. . Scrum in Projects Using Fixed Term. In: 10th International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI 2013), 2013, Sâo Paulo. Proceedings of 10th (CONTECSI) International Conference on Information Systems and Technology Management, 2013. v. 1. p. 2044-2059.
-
GARCIA, K. ; PAPINI, J. A. J. . Plataforma de Calibração para os Modelos do Cemaden. In: Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, 2019, São José dos Campos. Anais do Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, 2019.
-
PAPINI, J. A. J. ; ISHIBASHI, R. . Utilização da Tecnologia Elasticsearch para o Armazenamento e Entrega de Dados Ambientais da Rede Observacional do Cemaden. In: Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, 2019, São José dos Campos. Anais do Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, 2019.
-
PAPINI, J. A. J. ; de Amo, S. . Mineração de Preferências em Data Streams. In: Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD - SBBD 2013), 2013, Recife. Proceedings of the 28th Brazilian Symposium on Databases, 2013. v. 1. p. 71-77.
-
PAPINI, J. A. J. ; LINHARES, H. R. G. ; OLIVEIRA, G. M. B. . Algoritmos Genéticos e Branch and Bound aplicados ao escalonamento de tarefas em multiprocessadores. In: VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC 2007), 2007, Uberlândia. Anais do VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC), 2007. v. 1. p. 214-214.
-
PAPINI, J. A. J. ; ROCHA, A. C. P. ; SILVA, A. P. ; AGUIAR, M. A. ; FAINA, L. F. . Gerenciamento de Informações: Sistema de Gerenciamento do I UaiPET. In: VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC 2007), 2007, Uberlândia. Anais do VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC), 2007. v. 1. p. 220-220.
-
SANTOS, L. B. L. ; HOSSAKI, V. Y. ; SOARES, J. A. J. P. ; Marcelo Zeri ; OYARZABAL, R. S. ; CUNHA, A. P. A. ; JORGE, A. A. S. ; S. FILHO, F. L. ; BUITRAGO, J. S. D. ; BACELAR, R. B. . Physical and Mathematical Constraints in Artificial Intelligence-Based Methods for Monitoring Floods and Droughts. In: XLII CNMAC, 2023, Bonito - MS. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, 2023. v. 10.
-
GONCALVES, J. C. ; PAPINI, J. A. J. ; BRAGA, L. H. S. . Mineração de Dados Educacionais: Descoberta de Conhecimento Útil. In: V SIN IFTM - 2015, 2015, Uberaba/MG. V SIN IFTM, 2015.
-
BRAGA, L. H. S. ; PAPINI, J. A. J. . Mineração de Dados em Ambientes Educacionais. In: 1º Encontro de Pesquisa & Extensão (1º EnPE) da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2014 (SCTIP 2014), 2014, Patrocínio/MG. 1º Encontro de Pesquisa & Extensão (1º EnPE) da SCTIP 2014, 2014.
-
SILVA, E. C. ; PAPINI, J. A. J. . Modelo Criptográfico de Imagens Baseado em Autômatos Celulares. In: 1º Encontro de Pesquisa & Extensão (1º EnPE) da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2014 (SCTIP 2014), 2014, Patrocínio/MG. 1º Encontro de Pesquisa & Extensão (1º EnPE) da SCTIP 2014, 2014.
-
MORAES, M. A. E. ; PAPINI, J. A. J. ; GARCIA, K. . GloFAS - From global to local basins: Itajaí River basin case study. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAPINI, J. A. J. . Algoritmos de Ordenação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, L. H. S. ; SANTOS, N. T. ; NUNES, T. H. ; PAPINI, J. A. J. . Carro Controlado por Celular. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAPINI, J. A. J. . Mineração de Preferências em Data Streams. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
PAPINI, J. A. J. . Athens. 2010.
PAPINI, J. A. J. ; LINHARES, H. R. G. . Escalonador de Tarefas com Técnicas de Algoritmos Genéticos. 2007.
PAPINI, J. A. J. . CPA - Relatório Autoavaliação Institucional 2014. 2015.
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
PREFMINER: Mineração de Preferências Contextuais, Descrição: Programa Pesquisador Mineiro VI (FAPEMIG) - As atividades de pesquisa a serem desenvolvidas no contexto deste projeto estão organizadas em 3 blocos: (a) continuação dos trabalhos atualmente em andamento sobre a linguagem de consultas CPref-SQL sobre dados em fluxo , (b) Mineração de Preferências em dados convencionais, (c) Linguagem de consultas com suporte a preferências em banco de dados de grafos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Sandra Aparecida de Amo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2013
Mineração de Preferências Contextuais, Descrição: Edital Universal CNPq 2011 - A personalização de conteúdo em consultas a bancos de dados por meio do uso das preferências do usuário é um tópico de pesquisa que recentemente vem despertando muito interesse na comunidade de banco de dados. Com o advento das tecnologias de computação ubíqua, o acesso dos usuários aos dados ocorre em diferentes contextos e consequentemente suas preferências ao consultar um banco de dados podem variar dependendo de uma série de parâmetros (que determinam seu contexto) incluindo local, tempo, influência dos arredores em que se encontra, etc. Tais preferências contextuais são utilizadas para a ordenação e seleção das melhores tuplas, aquelas que mais se adequam ao desejo expresso pelo usuário quando inserido num determinado contexto. Um tópico de pesquisa muito importante dentro deste contexto é o da "Elicitação de Preferências", isto é, como prover o usuário com dispositivos para informar sua escolha sobre pares de objetos pertencentes a um banco de dados. Tal tarefa pode demandar um grande esforço do usuário, dependendo do tamanho do banco de dados, fato este que pode desmotivar o uso do sistema por parte do usuário. Assim, é de grande relevância o desenvolvimento de técnicas automáticas que permitam descobrir as preferências contextuais do usuário a partir de escolhas passadas feitas por ele em determinados contextos. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e implementação de algoritmos de mineração de preferências contextuais, baseados em técnicas de descoberta de padrões e em técnicas de classificação, comparar suas performances em um banco de dados reais e incorporar tais técnicas de mineração à linguagem de consultas com suporte a preferências contextuais CPrefSQL em desenvolvimento pela equipe participante deste projeto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Sandra Aparecida de Amo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2009
CEAC: Estudos em Computação Evolutiva e Autômatos Celulares, Descrição: Edital Bolsa de Produtividade CNPq 2004. Computação evolutiva (CE) vem a ser um conjunto de técnicas de otimização estocástica inspiradas no processo evolutivo biológico, entre as quais os algoritmos genéticos (AGs) constituem a técnica mais conhecida (Goldberg, 1989). Um dos exemplos de aplicação dos AGs é a busca de regras de transição de autômatos celulares (Mitchell et al., 1993). Autômatos celulares (ACs) são estruturas computacionais de implementação extremamente simples, que nos permitem a manipulação direta de seus parâmetros para o estudo de sua dinâmica (Oliveira, 2003). Um AC é caracterizado por uma regra de transição de estados, que determina qual será o próximo estado do reticulado do AC, a partir do seu estado atual. Dentre as capacidades dos ACs que mais atraem o interesse dos pesquisadores, está a habilidade dos mesmos em realizar computações através de processamentos locais e intrinsecamente paralelos que interagem entre si, emergindo um comportamento global e coordenado (Culik II et al., 1990; Mitchell, 1996). No entanto, o entendimento de como os ACs realizam computações ainda é extremamente vago e os pesquisadores têm se empenhado em buscar métodos para viabilizar a programação de ACs. A abordagem que se mostrou mais eficiente neste problema foi a utilização de métodos evolutivos, como os AGs, para efetuar uma busca no espaço de regras e encontrar ACs capazes de exibir um comportamento computacional pré-especificado. Na etapa anterior deste projeto, o enfoque principal foi na utilização dos AGs na busca de regras de transição de autômatos celulares capazes de executar tarefas computacionais. O principal enfoque deste projeto refere-se à aplicação de algoritmos genéticos na busca de autômatos celulares, dando continuidade a temas iniciados no projeto anterior. Além disso, o conhecimento adquirido nas pesquisas em ACs e AGs permitirá a condução de investigações em outros temas mais aplicados. Inicialmente, vislumbram-se dois temas de aplicação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Gina M. B. de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
2015 - Atual
Sistema de zeladoria urbana participativa para o desenvolvimento social e produtivo de municípios brasileiros. Um estudo de caso na cidade de Patrocínio/MG (R$ 185.000,00) - Processo: 468005/2014-5, Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada que objetiva desenvolver um sistema computacional que provenha um canal de comunicação bidirecional entre secretarias públicas e cidadãos (através da ouvidoria de municípios), de modo a viabilizar a zeladoria urbana participativa. Este canal deverá ser suportado por plataformas Web e mobile. O Intuito do projeto é permitir que secretarias públicas (por exemplo, segurança e saúde) possam adotar tal sistema para incentivar a utilização do cidadão como agente fiscalizador. Isso permitirá que diversas categorias de problemas ocorridos nos municípios possam chegar rapidamente ao conhecimento dos órgãos responsáveis, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficiente; e, portanto, gerando crescimento para o município e benefícios aos cidadãos. O sistema será validado através de um estudo de caso aplicado à ouvidoria da cidade de Patrocínio/MG. Dez por cento (10%) do apoio financeiro do projeto foi provido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini - Integrante / Lídia Bononi Paiva Tomaz - Integrante / Daniel Cintra Cugler - Coordenador / Vinícius Felipe Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de Patrocínio - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Sistema de zeladoria urbana participativa para o desenvolvimento social e produtivo de municípios brasileiros. Um estudo de caso na cidade de Patrocínio/MG (R$ 185.000,00) - Processo: 468005/2014-5, Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada que objetiva desenvolver um sistema computacional que provenha um canal de comunicação bidirecional entre secretarias públicas e cidadãos (através da ouvidoria de municípios), de modo a viabilizar a zeladoria urbana participativa. Este canal deverá ser suportado por plataformas Web e mobile. O Intuito do projeto é permitir que secretarias públicas (por exemplo, segurança e saúde) possam adotar tal sistema para incentivar a utilização do cidadão como agente fiscalizador. Isso permitirá que diversas categorias de problemas ocorridos nos municípios possam chegar rapidamente ao conhecimento dos órgãos responsáveis, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficiente; e, portanto, gerando crescimento para o município e benefícios aos cidadãos. O sistema será validado através de um estudo de caso aplicado à ouvidoria da cidade de Patrocínio/MG. Dez por cento (10%) do apoio financeiro do projeto foi provido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Lídia Bononi Paiva Tomaz - Integrante / Daniel Cintra Cugler - Coordenador / Vinícius Felipe Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de Patrocínio - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Sistema de zeladoria urbana participativa para o desenvolvimento social e produtivo de municípios brasileiros. Um estudo de caso na cidade de Patrocínio/MG (R$ 185.000,00) - Processo: 468005/2014-5, Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada que objetiva desenvolver um sistema computacional que provenha um canal de comunicação bidirecional entre secretarias públicas e cidadãos (através da ouvidoria de municípios), de modo a viabilizar a zeladoria urbana participativa. Este canal deverá ser suportado por plataformas Web e mobile. O Intuito do projeto é permitir que secretarias públicas (por exemplo, segurança e saúde) possam adotar tal sistema para incentivar a utilização do cidadão como agente fiscalizador. Isso permitirá que diversas categorias de problemas ocorridos nos municípios possam chegar rapidamente ao conhecimento dos órgãos responsáveis, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficiente; e, portanto, gerando crescimento para o município e benefícios aos cidadãos. O sistema será validado através de um estudo de caso aplicado à ouvidoria da cidade de Patrocínio/MG. Dez por cento (10%) do apoio financeiro do projeto foi provido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Lídia Bononi Paiva Tomaz - Integrante / Daniel Cintra Cugler - Coordenador / Vinícius Felipe Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de Patrocínio - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Sistema de zeladoria urbana participativa para o desenvolvimento social e produtivo de municípios brasileiros. Um estudo de caso na cidade de Patrocínio/MG (R$ 185.000,00) - Processo: 468005/2014-5, Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada que objetiva desenvolver um sistema computacional que provenha um canal de comunicação bidirecional entre secretarias públicas e cidadãos (através da ouvidoria de municípios), de modo a viabilizar a zeladoria urbana participativa. Este canal deverá ser suportado por plataformas Web e mobile. O Intuito do projeto é permitir que secretarias públicas (por exemplo, segurança e saúde) possam adotar tal sistema para incentivar a utilização do cidadão como agente fiscalizador. Isso permitirá que diversas categorias de problemas ocorridos nos municípios possam chegar rapidamente ao conhecimento dos órgãos responsáveis, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficiente; e, portanto, gerando crescimento para o município e benefícios aos cidadãos. O sistema será validado através de um estudo de caso aplicado à ouvidoria da cidade de Patrocínio/MG. Dez por cento (10%) do apoio financeiro do projeto foi provido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Lídia Bononi Paiva Tomaz - Integrante / Daniel Cintra Cugler - Coordenador / Vinícius Felipe Oliveira - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Patrocínio - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Sistema de zeladoria urbana participativa para o desenvolvimento social e produtivo de municípios brasileiros. Um estudo de caso na cidade de Patrocínio/MG (R$ 185.000,00) - Processo: 468005/2014-5, Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada que objetiva desenvolver um sistema computacional que provenha um canal de comunicação bidirecional entre secretarias públicas e cidadãos (através da ouvidoria de municípios), de modo a viabilizar a zeladoria urbana participativa. Este canal deverá ser suportado por plataformas Web e mobile. O Intuito do projeto é permitir que secretarias públicas (por exemplo, segurança e saúde) possam adotar tal sistema para incentivar a utilização do cidadão como agente fiscalizador. Isso permitirá que diversas categorias de problemas ocorridos nos municípios possam chegar rapidamente ao conhecimento dos órgãos responsáveis, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficiente; e, portanto, gerando crescimento para o município e benefícios aos cidadãos. O sistema será validado através de um estudo de caso aplicado à ouvidoria da cidade de Patrocínio/MG. Dez por cento (10%) do apoio financeiro do projeto foi provido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Lídia Bononi Paiva Tomaz - Integrante / Daniel Cintra Cugler - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de Patrocínio - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Sistema de zeladoria urbana participativa para o desenvolvimento social e produtivo de municípios brasileiros. Um estudo de caso na cidade de Patrocínio/MG (R$ 185.000,00) - Processo: 468005/2014-5, Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada que objetiva desenvolver um sistema computacional que provenha um canal de comunicação bidirecional entre secretarias públicas e cidadãos (através da ouvidoria de municípios), de modo a viabilizar a zeladoria urbana participativa. Este canal deverá ser suportado por plataformas Web e mobile. O Intuito do projeto é permitir que secretarias públicas (por exemplo, segurança e saúde) possam adotar tal sistema para incentivar a utilização do cidadão como agente fiscalizador. Isso permitirá que diversas categorias de problemas ocorridos nos municípios possam chegar rapidamente ao conhecimento dos órgãos responsáveis, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficiente; e, portanto, gerando crescimento para o município e benefícios aos cidadãos. O sistema será validado através de um estudo de caso aplicado à ouvidoria da cidade de Patrocínio/MG. Dez por cento (10%) do apoio financeiro do projeto foi provido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Lídia Bononi Paiva Tomaz - Integrante / Daniel Cintra Cugler - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de Patrocínio - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Sistema de zeladoria urbana participativa para o desenvolvimento social e produtivo de municípios brasileiros. Um estudo de caso na cidade de Patrocínio/MG (R$ 185.000,00) - Processo: 468005/2014-5, Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada que objetiva desenvolver um sistema computacional que provenha um canal de comunicação bidirecional entre secretarias públicas e cidadãos (através da ouvidoria de municípios), de modo a viabilizar a zeladoria urbana participativa. Este canal deverá ser suportado por plataformas Web e mobile. O Intuito do projeto é permitir que secretarias públicas (por exemplo, segurança e saúde) possam adotar tal sistema para incentivar a utilização do cidadão como agente fiscalizador. Isso permitirá que diversas categorias de problemas ocorridos nos municípios possam chegar rapidamente ao conhecimento dos órgãos responsáveis, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficiente; e, portanto, gerando crescimento para o município e benefícios aos cidadãos. O sistema será validado através de um estudo de caso aplicado à ouvidoria da cidade de Patrocínio/MG. Dez por cento (10%) do apoio financeiro do projeto foi provido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Lídia Bononi Paiva Tomaz - Integrante / Daniel Cintra Cugler - Coordenador., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Patrocínio - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Sistema de zeladoria urbana participativa para o desenvolvimento social e produtivo de municípios brasileiros. Um estudo de caso na cidade de Patrocínio/MG (R$ 185.000,00) - Processo: 468005/2014-5, Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada que objetiva desenvolver um sistema computacional que provenha um canal de comunicação bidirecional entre secretarias públicas e cidadãos (através da ouvidoria de municípios), de modo a viabilizar a zeladoria urbana participativa. Este canal deverá ser suportado por plataformas Web e mobile. O Intuito do projeto é permitir que secretarias públicas (por exemplo, segurança e saúde) possam adotar tal sistema para incentivar a utilização do cidadão como agente fiscalizador. Isso permitirá que diversas categorias de problemas ocorridos nos municípios possam chegar rapidamente ao conhecimento dos órgãos responsáveis, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficiente; e, portanto, gerando crescimento para o município e benefícios aos cidadãos. O sistema será validado através de um estudo de caso aplicado à ouvidoria da cidade de Patrocínio/MG. Dez por cento (10%) do apoio financeiro do projeto foi provido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante / Lídia Bononi Paiva Tomaz - Integrante / Daniel Cintra Cugler - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de Patrocínio - Auxílio financeiro.
Prêmios
2014
Melhor Pôster, Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio 2014.
2013
Best Short Paper Award, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2013
Apta pelo PROFLIN - Exame de Proficiência na Leitura de Textos Acadêmicos em LÍNGUA INGLESA, na área de TECNOLÓGICA (ENGENHARIAS, CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA), Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia.
2012
Project Management Professional (PMP), Project Management Institute (PMI).
2007
Melhor Pôster da Sessão de Computação, VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC).
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, .Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.,Cargo ou função, Integrante do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de um plano de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) comum ao INPE e CEMADEN. Portaria Nº 6/2019/SEI-INPE.
-
01/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.,Linhas de pesquisa
-
07/2019 - 07/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.,Cargo ou função, Integrante da Comissão responsável pelo Planejamento da Contratação referente ao Processo Nº 01242.000232/2019-04. Portaria Nº 68/2019/SEI-CEMADEN.
-
07/2018 - 02/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.,Cargo ou função, Integrante do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Diretor 2018-2022 do Cemaden. Portaria Nº 11/2018/SEI-CEMADEN.
2014 - 2016
Instituto Federal do Triângulo MineiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante da Comissão responsável pela Reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática - Campus Patrocínio - Polo Ibiá. Portaria Nº 050 de 17 de Maio de 2016.
-
04/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante da Comissão responsável pela Reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eletrotécnica - Campus Patrocínio - Polo Ibiá. Portaria Nº 043 de 28 de Abril de 2016.
-
04/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante da Comissão para Regulamentação da Distribuição de Disciplinas entre os Docentes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Portaria Nº 045 de 05 de Maio de 2016.
-
10/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante da Comissão encarregada da Elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Portaria Nº 059 de 13 de Outubro de 2015.
-
04/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante da Comissão encarregada da Revisão do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Portaria Nº 030 de 23 de Abril de 2015.
-
02/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante Suplente do Colegiado do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.Portaria Nº 002 de 04 de Fevereiro de 2015.
-
02/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante da Comissão encarregada da Revisão do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Portaria Nº 001 de 04 de Fevereiro de 2015.
-
10/2014 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante Suplente da Comissão de Assessoramento da CPPD - Câmpus Patrocínio. Portaria Nº 1.409 de 08 de Outubro de 2014.
-
08/2014 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante Titular da Comissão de Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Portaria Nº 042 de 04 de Agosto de 2014 e Portaria Nº 008 de 25 de Fevereiro de 2015.
-
09/2014 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Integrante Titular do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Portaria Nº 047 de 03 de Setembro de 2014 e Portaria Nº 014 de 03 de Março de 2015.
-
10/2014 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Representante Docente da Subcomissão Câmpus Patrocínio da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Portaria Nº 1.453 de 14 de Outubro de 2014.
2008 - 2012
Cedro FinancesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor/ Analista/ Gerente de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2008
Cedro FinancesVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 20
Atividades
-
12/2010 - 02/2012
Serviços técnicos especializados , Departamento de TI, Análise de Requisitos.,Serviço realizado, Análise de requisitos de produtos integrados, dentre eles: Cliente WEB, Cliente Desktop, Servidor de negociação integrado à BM&FBOVESPA, Servidor de difusão real time, WebService integrado com o Tesouro Direto e Sistema de Monitoramento em produção.; Criação de protótipos utilizando o Microsoft Visio.; Desenvolvimento vasto de diagramas em UML, utilizando os softwares Enterprise Architect e Microsoft Visio.; Elicitação de requisitos a partir de documentos técnicos, documentos gerenciais (termo de abertura do projeto, documento de visão, etc.), reuniões presenciais e audioconferências com os clientes.; Especificação de casos de uso e user stories.; Forte atuação na elicitação, análise, modelagem, documentação e validação de requisitos funcionais e não-funcionais.; Utilização de métricas baseadas em pontos por função e pontos por caso de uso.
-
12/2010 - 02/2012
Serviços técnicos especializados , Departamento de TI, Gerenciamento de Projetos.,Serviço realizado, Pré-projeto de integração do Home Broker Cedro com o Portal da corretora Máxima Trade; Pré-projeto de portal do mercado financeiro para corretora Interfloat; Projeto Atenas (HSBC) - Solução em software para o mercado financeiro, contando com: sistema de negociação WEB, plataforma de negociação Desktop, servidor de negociação e difusão integrado com a BM&FBOVESPA, WebService, dentre outros; Site de Análise e Difusão real time do Mercado financeiro para a empresa Investimentos e Notícias; Site de Simulação do Mercado Financeiro da empresa Investimentos e Notícias.
-
11/2009 - 11/2010
Serviços técnicos especializados , Departamento de TI, Qualidade de Software.,Serviço realizado, Gerência da Equipe de Qualidade de Software; Utilização da ferramenta JMeter, para testes funcionais e de stress em aplicações WEB; Utilização do Bugzilla, para gerência, controle e referência estatística dos problemas encontrados em todos os sistemas desenvolvidos pela empresa; Utilização do software Enterprise Architect, para projeto de casos de testes, e modelagem UML em geral.
-
09/2008 - 10/2009
Serviços técnicos especializados , Departamento de TI, Desenvolvimento de Sistemas.,Serviço realizado, Desenvolvimento de integração de sistema WEB com banco de dados em PostgreSQL; Desenvolvimento de relatórios em Jasper; Desenvolvimento de sistema WEB para integração das atividades administrativas da empresa, tais como: gerenciamento das licenças dos clientes, controle de permissionamento dos clientes, sistema completo de cobrança, gerenciamento dos produtos da empresa; Desenvolvimento JAVA para WEB utilizando tecnologias como Java Server Pages e Java Servlets, e utilizando a IDE Eclipse.
2012 - 2014
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2007
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PET de Ciência da Computação da UFU, Carga horária: 20
Outras informações:
Membro bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, na Universidade Federal de Uberlândia, no curso de Ciência da Computação.
Atividades
-
03/2012 - 03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Ciências da Computação.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?