André Luiz Carvalho da Silva

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da FFP-UERJ. Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). É docente do curso de graduação e Pós-graduação (Stricto Sensu e Lato Sensu) em Geografia e tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia sedimentar; evolução costeira; erosão, dinâmica e sedimentologia de praias; intemperismo de rochas ornamentais; geologia e oceanografia da Antártica. É bolsista do Programa de Prociência da UERJ e pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Paleobiogeoclimáticos (NEPaleo) do diretório de grupos de pesquisas do CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha

2007 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Título: Arquitetura sedimentar e evolução geológica da planície costeira central de Maricá (RJ) ao longo do Quaternário
Maria Augusta Martins da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Geomorfologia Costeira; APA de Maricá; Evolução estratigráfica; Geologia costeira.

Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha

2004 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: COMPORTAMENTO MORFOLÓGICO E SEDIMENTOLÓGICO DO LITORAL DE ITAIPUAÇÚ (MARICÁ) E PIRATININGA (NITERÓI), RJ, NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS,Ano de Obtenção: 2006
Maria Augusta Martins da Silva.Palavras-chave: Itaipuaçú; Piratininga; leque de arrombamento; Morfodinâmica; praia.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Educação Superior; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional.

Graduação em Geografia

2000 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Intemperismo em Rochas Ornamentais da fortaleza de Santa Cruz e fortes do Pico e São Luiz - Niterói (RJ): processos em um ambiente costeiro urbano poluído.
Orientador: Maria Augusta Martins da Silva
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Biomineralizaciones en geologia y médio ambiente. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Monitoria de Oceanografia. (Carga horária: 300h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2003 - 2003

Historiando Rio de Janeiro e sua arquitetura. (Carga horária: 54h). , Secretaria Municipal de Cultural - SG/RJ, SMC - SG/RJ, Brasil.

2002 - 2002

Historiando as artes I. (Carga horária: 117h). , Secretaria Municipal de Cultural - SG/RJ, SMC - SG/RJ, Brasil.

2002 - 2002

Historiando as artes II. (Carga horária: 102h). , Secretaria Municipal de Cultura - SG/RJ, SMC - SG/RJ, Brasil.

2001 - 2001

Processos de intemperismo de rochas ornamentais. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1996 - 1996

Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais., 1ºBTLINFFUZNAV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia e Geomorfologia Costeira.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Dinâmica e Erosão Costeira.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Estratigrafia Costeira.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia Marinha.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Intemperismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, A. L. C. ; OLIVEIRA, D. A. ; SIMAO, M. P. . Seminário da Pós-graduação em Geografia da FFP-UERJ: O papel ativo da Geografia nos conflitos socioambientais e sua importância para a educação pública no Brasil. 2019. (Outro).

SILVA, C. A. ; SILVA, A. L. C. . I Seminário de Avaliação Socioambiental Global da Baía de Sepetiba (RJ): diagnósticos e desafios para pensar a gestão regional. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA.MORFOLOGIA DE FUNDO E SEDIMENTAÇÃO DO CANAL DE ITAIPU (NITERÓI-RJ). 2019. (Simpósio).

7 Congreso Argentino de Cuaternario y Geomorfología. O papel das escarpas de tempestade na interpretação estratigráfica da planície costeira de Maricá (Rio de Janeiro, Brasil). 2018. (Congresso).

IV Congreso Nacional de Gestión del Riesgo y Adaptación al Cambio Climático. Dinâmica e erosão de praias de baixa energia: litoral de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. 2018. (Congresso).

15 Simpósio de Geologia do Sudeste.Escarpas de tempestade no registro geológico da planície costeira de Maricá (Rio de Janeiro, Brasil). 2017. (Simpósio).

XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Ocorrência de leques de arrombamento no registro estratigráfico holocênico: planície costeira de Maricá (Rio de Janeiro). 2017. (Simpósio).

XXII Encontro Nacional de Estudantes de Geografia.Dinâmica de praias e ocupação da zona costeira. 2017. (Encontro).

Dinámica litoral y erosión costera.Dinámica y erosión de los ambientes costeros: riesgo y vulnerabilidad. 2016. (Oficina).

I Seminário de Avaliação Socioambiental Global da Baía de Sepetiba (RJ): diagnósticos e desafios para pensar a gestão regional.Impactos, modelos de diagnósticos e monitoramento. 2016. (Seminário).

XI Simpósio Nacional de Geomorfologia.Geomorfologia e sedimentação das praias de Botafogo e Flamengo na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, RJ). 2016. (Simpósio).

II Colóquio de Geografia Física.A trajetória dos ex-alunos da FFP: a importância da Geografia Física em sua formação. 2015. (Encontro).

VI Congreso Argentino de Geomorfología y Cuaternario. Variações morfológicas nas praias oceânicas de Niterói (RJ, Brasil) em resposta a incidência de ondas de tempestades. 2015. (Congresso).

XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Arenito de praia de Itaipuaçu e sua importância para o entendimento da evolução do litoral de Maricá (RJ) no Holoceno. 2015. (Simpósio).

47° Congresso Brasileiro de Geologia. Caracterização dos ambientes costeiros para a confecção de mapas de ISA ao derramamento de óleo no município de Maricá - RJ. 2014. (Congresso).

14° Encuentro de Geógrafos de América Latina.Produtos do intemperismo e avaliação do nível de deterioração em rochas ornamentais de construções e monumentos históricos na cidade de Niterói (Brasil). 2013. (Encontro).

9 Simpósio Nacional de Geomorfologia.Evolução geológica do litoral de Maricá (Rio de Janeiro) ao longo do Quaternário Tardio. 2012. (Simpósio).

II Seminário de Geografia: Dinâmica das Paisagens.Variabilidade morfológica e morfodinâmica da praia na APA de Maricá (RJ). 2012. (Seminário).

VII Seminário Latino-Americano e III Seminário Ibero-Americano De Geografia Física.Dunas costeiras na barreira arenosa holocênica da APA de Maricá no estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2012. (Seminário).

12° Simpósio de Geologia do Sudeste.SEQUENCIAS DEPOSICIONAIS DO QUATERNÁRIO NA REGIÃO COSTEIRA DE MARICÁ (RIO DE JANEIRO). 2011. (Simpósio).

45 Congresso Brasileiro de Geologia. Arquitetura Sedimentar e Evolução Geológica no Quaternário da Planície Costeira Central de Maricá (Rio de Janeiro). 2010. (Congresso).

VIII Simpósio Nacional de Geomorfologia.Caracterização Geomorfológica e Sedimentar da Planície Costeira Central de Maricá. 2010. (Simpósio).

VI Semana de Geografia da Universidade Gama Filho.Introdução aos Ambientes Deposicionais Costeiros. 2010. (Encontro).

11th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. Depositional sequences in the central coast of Maricá (RJ) identified through ground penetrating radar (GPR) investigation. 2009. (Congresso).

II Semana Acadêmica de Geofísica da Universidade Federal Fluminense.II Semana Acadêmica de Geofísica da Universidade Federal Fluminense. 2009. (Encontro).

X Encontro de Geociências - GEOUFF.Geomorfologia da planície costeira da APA de Maricá. 2009. (Encontro).

44 Congresso Brasileiro de Geologia. A contribuição da Campanha Antártica SCAN-2008 para o entendimento da evolução tectono ? sedimentar da região da Antártica e do mar de Scotia. 2008. (Congresso).

IV Semana de Geografia da Universidade Gama Filho.Campanha Oceanográfica na Antártica. 2008. (Encontro).

IX Encontro de Geociências - GEOUFF.Comportamento Morfológico e Sedimentológico do Litoral de Itaipuaçú (Maricá) e Piratininga (Niterói), RJ, nas últimas três décadas.. 2006. (Encontro).

XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Comportamento morfodinâmico das praias de Itaipuaçú (Maricá) e Piratininga (Niterói), RJ, nas últimas três décadas.. 2006. (Congresso).

Simpósio de Geologia do Sudeste 2005.Simpósio de Geologia do Sudeste 2005. 2005. (Simpósio).

XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2005. (Simpósio).

Reunião Anual de Avaliação do PRH 11 ANP / 2004.Reunião Anual de Avaliação do PRH 11 ANP / 2004.. 2004. (Encontro).

VIII Encontro do Instituto de Geociências - GEOUFF.GEOUFF - VIII Encontro do Instituto de Geociências.. 2004. (Encontro).

UERJ sem muros.14ª edição do UERJ sem muros. 2003. (Encontro).

X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Evelyn de Castro Porto Costa

SEABRA, V. S.;SILVA, A. L. C.; VINCENS, R. S.. Transformações da paisagem na planície costeira na região da Lagoa de Araruama entre os anos de 1929 e 2017. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: samara do Couto Monteiro

FERNANDEZ, G. B.;SILVA, A. L. C.; Oliveira, A. S.; OLIVEIRA FILHO, S. R.. Biogeomorfologia dos depósitos eólicos em enclave semi-árido analisados a partir de técnicas de Structure from Motion (SfM): planície costeira de Cabo Frio, litoral do estado do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Izabela Caroline Barbio Cardoso

FERNANDEZ, G. B.;SILVA, A. L. C.; Oliveira, A. S.; OLIVEIRA FILHO, S. R.. Determinação das características geomorfológicas de dunas adjacentes a praia: insights a partir de imagens de alta definição e orientação da linha de costa: Praia de Cabo Frio, litoral do estado do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bianca Lima Magalhaes

ROCHA, T. B.; FERNANDEZ, G. B.;SILVA, A. L. C.; OLIVEIRA FILHO, S. R.. Dinâmica da linha de costa e vulnerabilidade à erosão costeira nos arcos de praia da Tartaruga e de Costa Azul (Rio das Ostras, RJ). 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jefferson Ribeiro Fernandes

RANGEL, C. M. A.; SANTOS, E. S.;SILVA, A. L. C.; FONSECA, E. M.. Influência dos metais pesados sobre a macrofauna bentônica da plataforma continental adjacente a Baía de Guanabara - Rio de Janeiro/Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Diego Gomes de Carvalho

Baptista Neto; MELO, G. V.; GAMA, B. A. P.;SILVA, A. L. C.. Poluição por microplástico em praias e sedimentos de fundo da Baía de Guanabara. 2016. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sabrina Felix de Oliveira

FIGUEIREDO Jr, A. G.;SILVA, A. L. C.; DIAS, F. F.. Mudanças no uso do solo e na dinâmica sedimentar nas margens da Baía de Guanabara, APA de Guapimirim, RJ nos últimos 40 anos. 2015. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Silva Figueiredo

FERNANDEZ, G. B.; ROCHA, T. B.;SILVA, A. L. C.; SILVA, C. G.; SAWAKUCHI, A. O.. Geomorfologia e arquitetura deposicional da Barreira Holocênica no litoral entre Saquarema e Arraial do Cabo (RJ). 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Angélica Rabello Quadros

FERNANDEZ, G. B.; ROCHA, T. B.; FRANCISCO, C. N.;SILVA, A. L. C.. Comportamento da linha de costa em escala decadal: exemplo do litoral entre Macaé e Barra do Furado, litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Martim Almeida Braga Moulton

FERNANDEZ, G. B.; ROCHA, T. B.; PEREIRA, T. G.;SILVA, A. L. C.. Processos, morfologia e estrutura interna em campos de dunas frontais: estudo comparativo de três planícies costeiras do estado do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda Costa Andrade

Baptista NetoSILVA, A. L. C.; Omena, E. P.. Uma abordagem morfodinâmica e caracterização da comunidade de macrofauna das praias abrigadas da região de Paraty, RJ. 2012. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela de Almeida Bernardo

SILVA, C. G.; REIS, A. T.; BORGES, H. V.;SILVA, A. L. C.; DIAS, G. T. M.. Estratigrafia sísmica dos sistemas de plataforma rasa entre Macaé e Cabo de São Tomé (RJ). 2012. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Lavo Antonio Jimo Miguel

SEOANE, J. C. S.; MELLLO, C. L.; MANSUR, K. L.;SILVA, A. L. C.; CUNHA, A. M.. Dinâmica sedimentar e evolução morfológica das dunas transgressivas do sistema laguna-barreira da costa sul de Moçambique, África. 2019. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Melanie Lopes da Silva

FRANZ, B.; PIMENTEL, D. S.; SOARES, M. L. G.;SILVA, A. L. C.; ARAUJO, F. V.. Resíduos sólidos em praias de Arraial do Cabo, RJ: da caracterização à proposta de solução. 2019. Tese (Doutorado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michel Arthur Faria Vicente

BAPTISTA NETO, J. A.;SILVA, A. L. C.; SOARES, F. S.; FERNANDEZ, G. B.; AGUIAR, V. M. C.. Caracterização da presença e distribuição de microplásticos em praias do litoral leste do Estado do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Ferreira Falheiro Abuchacra

SALGADO, C. M.; BAPTISTA NETO, J. A.; RIBEIRO, H. M.; VILELA, C. G.;SILVA, A. L. C.; MACHADO, W. T. V.. Reconstituição ambiental da planície costeira do Nordeste da Baía de Guanabara (RJ) a partir do Holoceno Médio e contribuições ao debate do Antropoceno. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Júlia Varella Malta

SEOANE, J. C. S.; MANSUR, K. L.;SILVA, A. L. C.; GERALDES, M. C.; NEUMANN, R.; CASTRO, J. W. A.. Rochas de praia ?beachrocks? do litoral do estado do Rio de Janeiro: aspectos geológicos, geocronológicos e paleombientais. 2017. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Pinheiro Dadalto

DOMINGUEZ, J. M. L.;SILVA, A. L. C.; REBOUCAS, R. C.; SILVA, C. G.; BASTOS, A. C.; MELO, G. V.; GUERRA, J. V.; REIS, A. T.. Arquitetura estratigráfica e evolução geológica da Restinga da Marambaia (RJ). 2017. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sérgio Cadena de Vasconcelos

FERNANDEZ, G. B.; FIGUEIREDO Jr, A. G.; SILVA, C. G.; BARBOZA, E. G.; MELLO, C. L.;SILVA, A. L. C.. Morfoestratigrafia da planície costeira ao norte da foz do Rio Paraíba do Sul (RJ). 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Lincoln de Azevedo

GAMA, S. V. G.; CHIROL, A. D.;SILVA, A. L. C.; SAMPAIO, A. C.; REIS, C. H.. Diagnóstico geossocioambiental e dinâmicas territoriais da Região dos Lagos Fluminenses (RJ): subsídios ao Plano de Manejo do Parque Estadual da Costa do S - PECS. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvio Roberto de Oliveira Filho

FERNANDEZ, G. B.; BULHOES, E. M. R.;SILVA, A. L. C.; DIAS, G. T. M.; ALVES, A. R.; SIEGLE, E.. Impactos morfológicos em praias oceânicas associados à ondas de tempestade: exemplo do litoral centro-norte do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Gomes Lima Ferreira

Baptista Neto; SILVA, C. G.;SILVA, A. L. C.; BORGES, H. V.. Variações das espécies do fósforo sedimentar em testemunhos na Baía de Guanabara/RJ. 2016. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Coutinho Abuchacra

FIGUEIREDO Jr, A. G.; SOARES, M. L. G.;SILVA, A. L. C.; DIAS, G. T. M.; MELO, G. V.. Evolução sedimentar holocênica da planície costeira do NE da Baía de Guanabara (RJ). 2015. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rebeca Oliveira Castro

FRANZ, B.;SILVA, A. L. C.; ARAUJO, F. V.. Avaliação espaço-temporal dos microplásticos em duas Ensedas de Niterói, RJ, Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Silva Figueiredo

FERNANDEZ, G. B.; SILVA, C. G.;SILVA, A. L. C.; ABUCHACRA, R. C.. Evolução paleogeográfica de cabos sedimentares durante o Holoceno Tardio. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nair Emmanuela da Silveira Pereira

VINZON, S. B.; PAIVA, A. M.; GALLO, M. N.; GUERRA, J. V.;SILVA, A. L. C.. A maré meteorológica e sua influência no transporte de lixo no complexo de baías de Sepetiba e Ilha Grande, Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Karina Ferreira Chueng

COE, H. G.; VASCONCELOS, A. M. C.;SILVA, A. L. C.; MELO, G. V.. Reconstituição paleobiogeoclimática da borda oeste e face leste da Serra do Espinhaço Meridional: compreensão de ambientes cársticos através de biomineralizações de sílica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela Veronica Buraschi

GALLO, M. N.; GUERRA, J. V.; VINZOM, S. B.;SILVA, A. L. C.. Comportamento do lixo marinho em ambientes costeiros de águas interiores. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michel Arthur Faria Vicente

FERNANDEZ, G. B.;SILVA, A. L. C.; AGUIAR, V. M. C.. Ocorrência e distribuição de microplásticos ao longo de praias com diferentes condições morfodinâmicas no leste do estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Pereira Silvestre

Baptista NetoSILVA, A. L. C.SILVA, M. A. M.; FIGUEIREDO Jr, A. G.; PAROLIN, M.; GUERRA, J. V.. Evolução geológica no Quaternário da Lagoa de Maricá (Rio de Janeiro). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cátia Pereira dos Santos

COE, H. G.;SILVA, A. L. C.; FONSECA, E. M.; PAROLIN, M.; BARRETO, C. F.. Reconstituição paleobiogeoclimática da planície costeira de Maricá através do estudo de biomineralizações. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sérgio Cadena de Vasconcelos

FIGUEIREDO Jr, A. G.; SILVA, C. G.;SILVA, A. L. C.. Geomorfologia e sedimentação da planície costeira ao norte do Rio Paraíba do Sul (RJ). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Yasmin Lima Friederichs

SILVA, A. L. C.; SILVA, C. G.; GUERRA, J. V.. Evolução estratigráfica da região de Sepetiba (RJ) durante o Quaternário Superior: estudo geofísico-geológico e ambiental integrando a Baía de Sepetiba à plataforma rasa adjacente. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tatiana Pinheiro Dadalto

GUERRA, J. V.; REIS, A. T.; SILVA, C. G.; MUEHE, D.;SILVA, A. L. C.. Evolução sedimentar recente do setor oeste da restinga da Marambaia (RJ). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Evelyn de Castro Porto Costa

SEABRA, V. S.;SILVA, A. L. C.; VINCENS, R. S.. Do sal ao solo: Transformações na planície costeira da Lagoa de Araruama entre os anos de 1929 e 2017. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Emanuelle Assunção Loureiro Madureira

SILVA, A. L. C.; CASTILLO, G. B.; ABUCHACRA, R. C.; NARANJO, K. U.. Diagnóstico da poluição por microplásticos no litoral de Limón, Caribe Sul da Costa Rica, como subsídio para a gestão costeira. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea Viana Macedo

SILVA, A. L. C.; BAPTISTA NETO, J. A.; RANGEL, C. M. A.; LEAO, O. M. R.. O papel dos processos físicos e dos diferentes usos costeiros na distribuição e origem de microplásticos no litoral da Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Osvaldino Brito Freitas

LEAO, O. M. R.; SEABRA, V. S.;SILVA, A. L. C.. A Geodinâmica Fluvial: análise sobre o fenômeno de terras caídas no Rio Solimões na cidade de São Paulo de Olivença, Amazonas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Emanuelle Assunção Loureiro Madureira

SILVA, A. L. C.; CASTILLO, G. B.; ABUCHACRA, R. C.; NARANJO, K. U.. Diagnóstico da poluição por microplásticos no litoral de Limón, Caribe Sul da Costa Rica, como subsídio para a gestão costeira. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Andrea Viana Macedo

SILVA, A. L. C.; LEAO, O. M. R.; BAPTISTA NETO, J. A.; RANGEL, C. M. A.. O papel dos processos físicos e dos diferentes usos costeiros na distribuição e origem de microplásticos no litoral da Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Valéria Cristina Silva Pinto

SILVA, A. L. C.; LEAO, O. M. R.; MANSUR, K. L.;VASCONCELOS, S. C.. Geomorfologia da planície costeira e vulnerabilidade do litoral de Jaconé-Saquarema (RJ) às ondas de tempestade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Fernando Henrique Villwock

PAROLIN, M.;SILVA, A. L. C.; STEVAUX, J. C.; COLAVITE, A. P.. Identificação da paleovegetação associada às áreas de cerrado na mesoregião centro oriental paranaense. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Janaina Silva Rossi Pereira

PAROLIN, M.;SILVA, A. L. C.; SILVA, H. M.. Mudanças sócioambientais no município de Engenheiro Beltrão, Paraná, com base na história de vida dos moradores e documentos de época. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Andressa Santana Batista

SILVA, A. L. C.; ABUCHACRA, R. C.; BERTOLINO, A. V. F. A.; RANGEL, C. M. A.. Diagnóstico geoambiental da lagoa de Maricá (RJ) como subsídio as formas de uso e ocupação do litoral. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Ana Beatriz Pinheiro

SILVA, A. L. C.; ABUCHACRA, R. C.; ROCHA, T. B.; PEREIRA, A. J.. Geomorfologia de praias e sensibilidade ambiental do litoral de Paraty (RJ) à potenciais eventos de derramamento de óleo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Érika Cardoso da Silva Baptista

SILVA, A. L. C.; LEAO, O. M. R.;VASCONCELOS, S. C.. Risco e sensibilidade ambiental do litoral da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) a eventos de derramamento de óleo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Jaciele da Costa Abreu Gralato

SILVA, A. L. C.; RANGEL, C. M. A.; LEAO, O. M. R.. Dinâmica costeira e vulnerabilidade do litoral oriental da Ilha Grande (Angra dos Reis - RJ) às ondas de tempestades. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Mariana Silva Figueiredo

FERNANDEZ, G. B.; ROCHA, T. B.;SILVA, A. L. C.. Indicadores evolutivos da barreira costeira holocênica no litoral entre Saquarema e Arraial do Cabo (RJ). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelle Carneiro Fonseca

LEAO, O. M. R.;SILVA, A. L. C.; COE, H. G.. Fitorremediação como técnica de remediação de solos contaminados. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas urbano-ambiental e gestão do território) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Allan Medeiros Pessôa

SEABRA, V. S.;SILVA, A. L. C.; FREIRE, D. G.. Análise da distribuição espacial dos serviços de educação básica, rede de abastecimento de água, rede de saneamento e coleta de resíduos sólidos do município de Maricá. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas urbano-ambiental e gestão do território) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Wallace Silva Botelho

LEAO, O. M. R.; Campos, A. O.; BERTOLINO, A. V. F. A.;SILVA, A. L. C.. Risco e vulnerabilidade à luz do processo de urbanização e ocupação de encostas em áreas urbanas: um estudo de caso da Favela da Vila Ipiranga em Niterói - RJ. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas urbano-ambiental e gestão do território) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Gabriel Silva Cavalcante Costa

ABUCHACRA, R. C.;SILVA, A. L. C.; Oliveira, A. S.. A importância da Baía de Guanabara no Ensino de Geografia no Segmento do Ensino Médio nas Escolas Públicas de São Gonçalo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Guilherme da Silva Souza Pires

COE, H. G.;SILVA, A. L. C.; CHUENG, K. F.. Reconstituição paleoambiental da Serra do Cadeado, Paraná, com uso de fitólitos e isótopos de carbono. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Kevin Campos Martins

RIBEIRO, H. M.; ABUCHACRA, R. C.; NOGUEIRA, L.A.; FALHEIRO, P.F.;SILVA, A. L. C.; CARVALHO, C. R. A.. Mudanças na acumulação recente de carbono e nutrientes em uma lagoa costeira tropical e sua relação com a urbanização na bacia de drenagem (Lagoa de Maricá, RJ). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Taíza Nunes de Souza Barroso

SACRAMENTO, A. C. R.;SILVA, A. L. C.; SANTANA FILHO, M. M.. A importância do ensino de Geomorfologia Costeira no CIEP 050 Pablo Neruda-SG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Francinne Fernandes Brantes

CUNHA, C. E. S. C. P.; SILVA, C. M.;SILVA, A. L. C.. Balneabilidade de corpo hídrico: uma análise crítica da qualidade da água da Praia do Flamengo/RJ através do confronto de referências normativas nacionais e internacionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Amanda Pacheco Seixas

COE, H. G.;SILVA, A. L. C.; LEPSCH, I. F.; CARVALHO, C. R. A.. Reconstituição paleobiogeoclimática de registros sedimentares fluviais no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais,. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Jefferson da Silva Santos de Araújo

AFONSO, A. E.;SILVA, A. L. C.; MORAES, J. M. B.. Ensino de Geografia Física: aplicações dos PCN's nos currículos de 6° e 7° anos do ensino fundamental em escolas do Município de São Gonçalo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Yame Bronze Medina Ramos

COE, H. G.;SILVA, A. L. C.; SANTOS, C. P.. Coleções de referência de assembleias fitolíticas modernas na restinga de Maricá, RJ, para fins de reconstituições paleoambientais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: ALINE PINHEIRO DA ROCHA

COE, H. G.; LEPSCH, I. F.;SILVA, A. L. C.. Reconstituição paleobiogeoclimática da depressão de Gouveia, Minas Gerais, durante o Pleistoceno Superior/ Holoceno, através da análise de fitólitos extraídos de sedimentos de uma voçoroca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Fernanda Rodrigues Araujo de Souza

FREIRE, D. G.; OLIVEIRA, F. J. G.;SILVA, A. L. C.. O conflito socioambiental referente à implantação do emissário do COMPERJ no litoral de Itaipuaçu-Maricá-RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Macos David Oliveira dos Santos

Campos, A. O.; OLIVEIRA, D. A.;SILVA, A. L. C.. O encontro do tradicional e do moderno em Santa Teresa: a elite, a favela e a arte, ressignificando o bairro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Leonardo dos Santos Pereira

BERTOLINO, A. V. F. A.;SILVA, A. L. C.; BERTOLINO, L. C.; LEAO, O. M. R.. Comportamento do potencial matricial da água de solo submetido à agricultura orgânica em encosta com distintos manejos e usos em ambientes serranos: Paty do Alferes/RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gisele Ribeiro Machado da Silva

RANGEL, C. M. A.;SILVA, A. L. C.; SANTOS, C. P.. Poluição por Hidrocarbonetos Poliaromáticos na Bacia do Canal do Mangue - RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Henrique da Silva Pinheiro

Campos, A. O.; MODESTO, N. S. D.;SILVA, A. L. C.. Impactos socioambientais em área de descarte de lixo: caracterização socioeconômica da população marginalizada do lixão de Itaoca, em São Gonçalo/RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Karina Ferreira Chueng

COE, H. G.;SILVA, A. L. C.; AUGUSTIN, C. H. R. R.. Inferência da cobertura vegetal e das condições climáticas no Espinhaço Meridional, MG, durante o Quaternário através dos indicadores fitólitos e isótopos de carbono. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jenifer Garcia Gomes

COE, H. G.;SILVA, A. L. C.; RANGEL, C. M. A.. Contribuição para a gênese e evolução de solos na bacia do Rio São João, RJ, através de análises fitolíticas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Pires Melo

BERTOLINO, L. C.; BERTOLINO, A. V. F. A.;SILVA, A. L. C.. Panorama da atividade mineradora de rochas ornamentais no município de Italva, Noroeste Fluminense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Moreira Fonseca

COE, H. G.;SILVA, A. L. C.; RANGEL, C. M. A.. Variações do Nível do Mar no Litoral Brasileiro durante o Quaternário: importância da escala utilizada e da precisão do indicador escolhido. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Vieira de Almeida Fonseca

RANGEL, C. M. A.;SILVA, A. L. C.; COE, H. G.. Caracterização Ambiental do Rio Guapiaçu (Cachoeiras de Macacu-RJ) através da Análise dos Parâmetros Físico-químicos da Água: Eutrofização no Rio Guapiacu-RJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago dos Santos Leal

LEAL, T. S.; RANGEL, C. M. A.;SILVA, A. L. C.; LEAO, O. M. R.. Monitoramento da qualidade da água do rio Macacu/RJ a partir de análises físico-químicas: uma contribuição à gestão da bacia hidrográfica.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Medeiros Marins

Marins, N. M.; ROSAS, R. O.; OLIVEIRA, J. L. F.;SILVA, A. L. C.. Diagnóstico de Erosão na Bacia Hidrográfica do Rio Mato Grosso, Saquarema, RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Carlos Santa Rita

RITA, J. C. S.; BAPTISTA, T. J.; COE, H. G.;SILVA, A. L. C.. Dinâmica dos metais: As, Cr, Cu, Fe, Pb, Ni e Zn na foz do rio Amazonas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Davi Gonçalves Dias

Dias, D. G.;Baptista Neto; LEAO, O. M. R.;SILVA, A. L. C.. Contaminação por lixo na praia de Gragoatá - Niterói. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Augusto dos Santos Guimarães

COE, H. G.;SILVA, A. L. C.; RANGEL, C. M. A.. Contribuições a estudos paleoambientais da região de Cabo Frio, RJ, através da análise da quantificação de partículas carbonizadas em perfis de solo e da omparação com estudos fitolíticos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Marangoni Silva

Baptista NetoSILVA, A. L. C.; CASTRO, C. M.. Poluição por resíduos sólidos na praia de Icaraí, Niterói (RJ). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Pereira Silvestre

SILVESTRE, C. P.; BERTOLINO, L. C.; BERTOLINO, A. V. F. A.;SILVA, A. L. C.. Avaliação da produção de rocha ornamental no município de Santo Antônio de Pádua - Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Alexandre de Souza

Baptista NetoSILVA, A. L. C.; RANGEL, C. M. A.. Variação sazonal, espacial e composicional de Lixo nas Praias de Boa Viagem, São Francisco e Charitas - Niterói, RJ - no ano de 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ubiratan Rohan

FREIRE, D. G.; SILVA, C. A.;SILVA, A. L. C.. A Gestão Ambiental do Setor Industrial Naval no Estado do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone Lessa de Castro Resende

Resende, S. L. C.;Baptista NetoSILVA, A. L. C.; RANGEL, C. M. A.. Caracterização dos Impactos Ambientais no Entorno da Rodovia BR-101 (Niterói-Manilha) Trecho: Barreto - Piscinão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: THIAGO JEREMIAS BAPTISTA

BAPTISTA, T. J.; BERTOLINO, L. C.; BERTOLINO, A. V. F. A.;SILVA, A. L. C.. Mineralogia de um Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico situado no Distrito de Avelar-Município de Paty do Alferes/RJ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Costa de Andrade

ANDRADE, F. C.; VELOSO, V. G.; POLLERY, R. C. G.;SILVA, A. L. C.. Caracterização morfodinâmica e sedimentológica do semi-arco praial Barra de São João - Barra do Una, RJ.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Guimarães Oliva

OLIVA, F. G.;SILVA, M. A. M.Baptista NetoSILVA, A. L. C.. Influência da Maré de Sizígia nas praias de Itacoatiara e São Francisco, Niterói - RJ.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Domingues de Souza

SOUZA, R. D.;SILVA, M. A. M.; FRANCISCO, C. N.;SILVA, A. L. C.. Contribuição à confecção de mapas de sensibilidade para as praias de Niterói/RJ (Baía de Guanabara).. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michelle Nunes de Lima

LIMA, M. N.;Baptista NetoSILVA, A. L. C.; RANGEL, C. M. A.. Contaminação de metais pesados em sedimentos de escoamento superficial urbano na cidade do Rio de Janeiro - RJ.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Serafim dos Santos

SANTOS, C. S.;Baptista NetoSILVA, A. L. C.; RANGEL, C. M. A.. Concentração de metais pesados na Baía de Guanabara - RJ nos últimos 4.000 anos A.P.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio Martins da Silva

SILVA, M. M.;Baptista NetoSILVA, A. L. C.; RANGEL, C. M. A.. Contaminação de chumbo nos sedimentos de escoamento urbano na cidade do Rio de Janeiro - RJ, inplicações quanto a saúde pública.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lidiane Martins de Albuquerque

ALBUQUERQUE, L. M.; ALMEIDA, H. C. C. C.; ARAUJO, E. G.; MELLO, C. B. S.;SILVA, A. L. C.. Análise e classificação de problemas disciplinares: estudo de caso de uma escola pública no ano de 2005.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Emília da Silva Trindade

TRINDADE, M. E. S.;Baptista Neto; COE, H. G.;SILVA, A. L. C.. Poluição ambiental por lixo na praia da Luz - São Gonçalo / RJ.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Estefanon Faé

FAE, E.;Baptista Neto; AFONSO, A. E.;SILVA, A. L. C.. Intemperismo em rochas ornamentais na fachada da igreja de São Francisco de Paula - Rio de Janeiro (RJ): processos em ambiente urbano poluído.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Augusta Martins da Silva

SILVA, M. A. M.BAPTISTA NETO, José Antônio; BERTOLINO, A. V. F. A.. Intemperismo Em Rochas Ornamentais Da Fortaleza De Santa Cruz E Fortes Do Pico E São Luiz - Niterói (RJ): Processos Em Um Ambiente Costeiro Urbano Poluiído.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alberto Garcia de Figueiredo Jr

FIGUEIREDO JR, A. G.; SILVA, C. G.; BAPTISTA NETO, José Antonio; J.V. Guerra; Bastos, A.C.. Arquitetura sedimentar e evolução geológica da planície costeira de Maricá (RJ) ao longo do Quaternário. 2011. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Alberto Garcia de Figueiredo Jr

GAMBOA, L. A. P.FIGUEIREDO JR, A. G.; Almério Barros Franca. Caracterização sedimentar da parte central da planície costeira de Maricá (RJ) ao longo do Quaternário. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Alex Cardoso Bastos

SILVA, Cleverson Guizan da; BAPTISTA NETO, J. A.; GUERRA, J. V.; FIGUEIREDO JR., A. G.;BASTOS, Alex Cardoso. Arquitetura sedimentar e Evolução Geológica da Planície Costeira Central de Maricá ao Longo do Quaternário. 2011. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

José Antônio Baptista Neto

BAPTISTA NETO, J. A.BASTOS, Alex CardosoSILVA, Cleverson GuizanSILVA, Maria Augusta Martins da. Comportamento morfológico e sedimentológico do litoral de Itaipuaçú (Maricá) e Piratininga (Niterói), RJ, nas últimas três décadas. 2006. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

José Antônio Baptista Neto

BAPTISTA NETO, J. A.; BASTOS, A. C.; GUERRA, J. V.;SILVA, Cleverson GuizanSILVA, Maria Augusta Martins daFIGUEIREDO JR, Alberto Garcia de; GAMBOA, L. A. P.. Arquitetura sedimentar e evolução geológica da planície costeira central de Maricá (RJ) ao longo do Quaternário. 2011. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

José Antônio Baptista Neto

BAPTISTA NETO, J. A.SILVA, Maria Augusta Martins da; BERTOLINO, Ana Valéria Freire Allemão. Intemperismo em rochas ornamentais da fortaleza de Santa Cruz e fortes do Pico e São Luiz - Niterói (RJ): processos em um ambiente costeiro urbano poluído. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Valéria Freire Allemão Bertolino

BERTOLINO, A. V. F. A.; AUGUSTA, Maria; BAPTISTA NETO, J. A.. Intemperismo em rochas ornamentais da Fortaleza de Santa Cruz e fortes do Pico e São Luiz - Niterói (RJ): processos em um ambiente costeiro urbano poluído.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Joséfa Varela Guerra

SILVA, M. A. M.; Gamboa, L. A. P.; FIGUEIREDO JR, A. G.; BASTOS, A.; BAPTISTA NETO, J. A.;SILVA, C. G.GUERRA, J. V.. Arquitetura sedimentar e evolução geológica da planície costeira central de Maricá (RJ) ao longo do Quaternário. 2011. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

CLEVERSON GUIZAN SILVA

SILVA, Maria Augusta Martins da; GAMBOA, L. A. P.;FIGUEIREDO JR, Alberto Garcia deSILVA, C. G.BAPTISTA NETO, José AntônioGUERRA, Josefa Varela; BASTOS, A. C.;DIAS, Gilberto Tavares de Macedo. Arquitetura sedimentar e evolução gelógica da planície costeira central de Maricá (RJ) ao longo do Quaternário. 2011. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Beatriz Pinheiro

Geomorfologia de praias e sensibilidade ambiental do litoral de Paraty (RJ) a potenciais eventos de derramamento de óleo; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ,; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Valéria Cristina Silva Pinto

Caracterização morfológica e sedimentar da planície costeira e vulnerabilidade do litoral de Jaconé-Saquarema (RJ) às ondas de tempestade; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ,; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Andressa Santana Batista

Diagnóstico geoambiental da lagoa de Maricá (RJ) como subsídio as formas de uso e ocupação do litoral; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Amanda Pacheco Seixas

Condições paleoambientais associadas à ocorrência de stone-lines em latossolo no médio vale do Paraíba do Sul; 2017; Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Érika Cardoso da Silva Baptista

Risco e sensibilidade ambiental do litoral da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) a eventos de derramamento de óleo; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Jaciele da Costa Abreu Gralato

Dinâmica costeira e vulnerabilidade do litoral oriental da Ilha Grande (Angra dos Reis - RJ) às ondas de tempestades; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ,; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Yame Bronze Medina Ramos

Reconstituição paleoambiental na Ilha Grande através do estudo de fitólitos e isótopos do carbono; 2016; Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Carolina Pereira Silvestre

Estrutura interna da barreira holocênica e seus condicionantes geológicos (Maricá ? RJ); 2013; Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Cátia Pereira dos Santos

Reconstituição paleoambiental da planície costeira de Maricá, RJ, com base em biomineralizações de sílica; 2018; Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Carolina Pereira Silvestre

Evolução geológica no Holoceno da Lagoa de Maricá (Rio de Janeiro); 2018; Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Kelly dos Santos Rosa

A influência dos processos costeiros na origem e distribuição do lixo na praia de Itaipuaçu (Maricá, RJ); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas urbano-ambiental e gestão do território) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Ana Beatriz Coelho da Cunha

Geomorfologia e sedimentação das praias de Botafogo e Flamengo na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, RJ); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas urbano-ambiental e gestão do território) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

CARLA DO NASCIMENTO LIMA

Mapeamento dos ambientes costeiros da APA de Maricá (RJ) como subsídio ao entendimento dos processos geomorfológicos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas urbano-ambiental e gestão do território) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Leonardo Rodrigues Eccard

Dinâmica das praias oceânicas de Niterói (RJ) e vulnerabilidade às ondas de tempestades; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas urbano-ambiental e gestão do território) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Camila da Silva Faria

Dinâmica sazonal da praia e vulnerabilidade do litoral de Saquarema (RJ) às ondas de tempestades; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas urbano-ambiental e gestão do território) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Renan Loschiavo Oliveira

Análise do processo erosivo e das intervenções nas praias do município de Conceição da Barra - ES; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas urbano-ambiental e gestão do território) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Lucas Ferreira Corrêa

Impactos causados por resíduos sólidos nas praias de Jaconé e Saquarema no estado do Rio de Janeiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Thiago Monteiro Barbosa

Análises das ocorrências de afogamentos no litoral de Maricá, RJ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Lorena Ferreira Diniz

Poluição por resíduos sólidos no litoral de Paraty, Rio de Janeiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Jessyca dos Santos Araújo

Comportamento das praias de Icaraí, São Francisco e Charitas (Niterói, RJ) nas últimas três décadas (1990-2019); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Francinne Fernandes Brantes

Índice de sensibilidade ambiental a derramamento de óleo no litoral de Jaconé e Saquarema, no estado do Rio de Janeiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Viviane Lima da Silva

Afogamentos nas Praias Oceânicas de Niterói: relacionando fatores naturais e sociais ao perfil das vítimas de afogamento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Letícia Fernandes Silva Alves

Dinâmica e vulnerabilidade de algumas praias na entrada leste da Baía de Guanabara (Niterói, RJ); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Emanuelle Assunção Loureiro Madureira

Poluição por resíduos sólidos e microplásticos nas praias oceânicas de Dois Rios e Lopes Mendes na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Thamyres Brum

Dinâmica sazonal das praias de Provetá e Grande Araçatiba na Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Andrea Viana Macedo

Poluição por lixo nas praias de Abraão e Preta na borda setentrional-oriental da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) e o impacto sócio - ambiental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Raphael Viana Marinho Antonio

Dinâmica de praias confinadas (pocket beaches) na entrada oeste da Baía de Guanabara: Rio de Janeiro - RJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

CARLA DO NASCIMENTO LIMA

Caracterização sedimentar do Sistema Barreira Laguna Holocênico de Maricá (RJ); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Ana Beatriz Coelho da Cunha

Caracterização morfossedimentar das praias de Botafogo e Flamengo na entrada oeste da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, RJ); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Ludimila Nascente Mosca da Silva

Ocorrência e distribuição dos depósitos de leques de arrombamento no litoral de Maricá - RJ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Thaís Santos da Silva

Caracterização morfossedimentar das Praias da Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho e Ponta Negra (Maricá, RJ); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Andressa Santana Batista

Morfoscopia dos ambientes deposicionais no litoral de Maricá, estado do Rio de Janeiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Ana Beatriz Pinheiro

Variações topográficas sazonais e a estabilidade da praia na APA de Maricá (RJ) entre 2008 e 2013; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Valéria Cristina Silva Pinto

Morfologia praial e a influência do arenito de praia na distribuição dos sedimentos em Jaconé (Maricá, RJ); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Ursula da Silva Amendola

O fenômeno das ressacas e suas consequências no litoral abrigado de Niterói, RJ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Érika Cardoso da Silva Baptista

Mapeamento e caracterização dos ambientes costeiros para a confecção de mapas de ISA ao derramamento de óleo em Maricá; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Nayara Luiz Dias Canário

O uso da água e a vulnerabilidade do aquífero costeiro de Maricá ao fenômeno da salinização; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Kelly dos Santos Rosa

Análise da distribuição e composição do lixo na praia de Itaipuaçu em Maricá, RJ e o impacto socioambiental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Patrícia da Silva Barreto

Impacto ambiental causado por lixo nas praias de Charitas e São Francisco em Niterói-RJ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Jefferson Rodrigues Ferreira

Avaliação do estágio morfodinâmico das praias de Maricá, RJ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

RAFAEL DE OLIVEIRA FIGUEIREDO

Fisiografia do arenito de praia submerso no litoral de Itaipuaçu (Maricá, RJ); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Ludimilla Ferreira Corrêa

Geoturismo e preservação do patrimônio geológico da área central da cidade do Rio de Janeiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Jaciele da Costa Abreu Gralato

Variabilidade sazonal da praia na APA de Maricá-RJ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Marcia Lucia Luiz de Abreu

Diagnóstico e preservação de dunas costeiras no litoral de Maricá-RJ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Eduardo de Macedo Rodrigues

Praia de Itaipú, Niterói (RJ): geomorfologia e susceptibilidade às ondas de tempestades; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Leonardo Rodrigues Eccard

Variações topográficas sazonais e o comportamento sedimentar da praia de Piratininga (Niterói, RJ); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Gabrielle Martins de Souza

Caracterização geográfica-geomorfológica da Praia da Brisa ? Baía de Sepetiba ? RJ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Jessyca dos Santos Araújo

MORFOLOGIA DE FUNDO, PROCESSOS SEDIMENTARES E CONDIÇÕES AMBIENTAIS NO SISTEMA LAGUNAR DE MARICÁ (RJ); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Emanuelle Assunção Loureiro Madureira

Variabilidade morfossedimentar das praias de Guaratiba e Ponta Negra (Maricá, RJ) e vulnerabilidade às ondas de tempestades; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Thaís Santos da Silva

Variabilidade morfossedimentar das praias de Guaratiba e Ponta Negra (Maricá, RJ) e vulnerabilidade às ondas de tempestades; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bolsista PIBIC-UERJ Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Andrea Viana Macedo

A importância das atividades de campo e laboratório na disciplina geomorfologia costeira e para o entendimento da dinâmica e evolução de ambientes litorâneos; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

CARLA DO NASCIMENTO LIMA

A importância das atividades de campo e laboratório na disciplina Geomorfologia Costeira e para o entendimento da dinâmica e evolução de ambientes litorâneos; 2014; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Raphael Viana Marinho Antonio

Levantamento topográfico e análise textural dos sedimentos de praia na porção centro-oriental de Maricá (RJ); 2014; Orientação de outra natureza; (Estágio Interno Complementar - Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Ludimila Nascente Mosca da Silva

A importância das atividades de campo e laboratório na disciplina Geomorfologia Costeira e para o entendimento da dinâmica e evolução de ambientes litorâneos; 2013; Orientação de outra natureza; (Bolsa de Monitoria - Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Jefferson Rodrigues Ferreira

Levantamento topográfico e análise textural dos sedimentos de praia na porção centro-oriental de Maricá (RJ); 2013; Orientação de outra natureza; (Estágio Interno Complementar - Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ; Orientador: André Luiz Carvalho da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Augusta Martins da Silva

Comportamento Morfológico E Sedimentológico Do Litoral De Itaipuaçu (Maricá) e Piratininga (Niterói), RJ, Nas Últimas Três Décadas; 2006; 152 f; Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Augusta Martins da Silva;

Maria Augusta Martins da Silva

Arquitetura Sedimentar E Evolução Geológica Da Planície Costeira Central De Maricá (RJ) Ao Longo Do Quaternário; 2011; Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Augusta Martins da Silva;

Maria Augusta Martins da Silva

Caracterização Sedimentar da Planície Costeira Central de Maricá, Rio de Janeiro; 2007; Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Augusta Martins da Silva;

Maria Augusta Martins da Silva

Intemperismo De Rochas Ornamentais Em Ambiente Costeiro Urbano Poluído; 2004; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria Augusta Martins da Silva;

Maria Augusta Martins da Silva

Fatores Controladores Do Intemperismo De Rochas Ornamentais Em Um Ambiente Urbano Poluído: Niterói-RJ; ; 2003; 24 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria Augusta Martins da Silva;

Luiz Antônio Pierantoni Gambôa

Arquitetura sedimentar e evolução geológica da planície costeira central de maricá (rj) ao longo do quaternário; 2011; Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Luiz Antônio Pierantoni Gambôa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. L. C. ; GRALATO, J. C. A. ; BRUM, T. C. F. ; SILVESTRE, C. P. ; BAPTISTA, E. C. S. ; PINHEIRO, A. B. . DINÂMICA DE PRAIA E SUSCEPTIBILIDADE ÀS ONDAS DE TEMPESTADES NO LITORAL DA ILHA GRANDE (ANGRA DOS REIS - RJ). Journal of Human and Environment of Tropical Bays , v. 1, p. 9-44, 2020.

  • MACEDO, A. V. ; SILVA, A. L. C. ; MADUREIRA, E. A. L. ; DINIZ, L. F. ; PINHEIRO, A. B. . POLUIÇÃO POR RESÍDUOS SÓLIDOS EM PRAIAS DA BAÍA DA ILHA GRANDE: ANGRA DOS REIS E PARATY (RJ). Mares: revista de Geografia e Etnociências , v. 1, p. 53-66, 2020.

  • BAPTISTA, E. C. S. ; SILVA, A. L. C. ; ABUCHACRA, R. C. ; PINHEIRO, A. B. . Sensibilidade ambiental do litoral da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) a potenciais desastres causados por derramamento de óleo. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 12, p. 1-15, 2019.

  • SEIXAS, A. P. ; COE, H. G. ; SILVA, A. L. C. ; LEPSCH, I. F. ; PAROLIN, M. ; MACARIO, K. C. D. . RECONSTITUIÇÃO DAS CONDIÇÕES PALEOAMBIENTAIS RELACIONADAS À OCORRÊNCIA DE LINHAS DE PEDRA EM LATOSSOLO NO MÉDIO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL-RJ. REVISTA DA ANPEGE , v. 15, p. 29-53, 2019.

  • CORRÊA, LUCAS FERREIRA ; SILVA, ANDRÉ LUIZ CARVALHO DA ; Pinheiro, Ana Beatriz ; Pinto, Valéria Cristina Silva ; Macedo, Andrea Viana ; Madureira, Emanuelle Assunção Loureiro . DISTRIBUIÇÃO E FONTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS AO LONGO DO ARCO PRAIAL DE JACONÉ-SAQUAREMA (RJ). Revista Tamoios , v. 15, p. 57-79, 2019.

  • COE, H. G. ; RAMOS, Y. B. M. ; SILVA, A. L. C. ; GOMES, E. ; SOUSA, L. O. F. ; MACARIO, K. C. D. ; DIAS, R. . Paleovegetação da Ilha Grande (Rio de Janeiro) no Holoceno através do estudo de fitólitos e isótopos do carbono. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 11, p. 456-476, 2018.

  • Eccard, L. R. ; SILVA, A. L. C. ; SILVESTRE, C. P. . Morphological variations of ocean beaches of Niterói (RJ) in response to storms wave incidence. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 10, p. 41-55, 2017.

  • COE, H. G. ; RAMOS, Y. B. M. ; SANTOS, C. P. ; SILVA, A. L. C. ; SILVESTRE, C. P. ; BORRELLI, N. ; SOUSA, L. O. F. . Dynamics of production and accumulation of phytolith assemblages in the Restinga of Maricá, Rio De Janeiro, Brazil. Quaternary International , v. 434, p. 58-69, 2017.

  • SILVESTRE, C. P. ; SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; Baptista Neto ; VASCONCELOS, S. C. . GEOMORFOLOGIA, SEDIMENTAÇÃO E PROCESSOS ATUANTES NA LAGOA DE MARICÁ, RIO DE JANEIRO. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA , v. 18, p. 237-256, 2017.

  • SANTOS, C. P. ; COE, H. G. ; RAMOS, Y. B. M. ; SOUSA, L. O. F. ; SILVA, A. L. C. ; FREIRE, D. G. ; SILVESTRE, C. P. . CARACTERIZAÇÃO DAS COMUNIDADES VEGETAIS NA RESTINGA DE MARICÁ, RIO DE JANEIRO, SUDESTE DO BRASIL. Revista Tamoios , v. 13, p. 121-135, 2017.

  • SILVA, M. A. M. ; SILVA, A. L. C. ; SILVESTRE, CAROLINA PEREIRA . FORMAÇÃO DE ESCARPAS DE TEMPESTADE E SEU RECONHECIMENTO NO REGISTRO GEOLÓGICO: PLANÍCIE COSTEIRA DE MARICÁ (RIO DE JANEIRO, BRASIL). REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA , v. 18, p. 841-852, 2017.

  • SILVESTRE, C. P. ; SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; RODRIGUES, A. R. . INVESTIGATION OF THE INTERNAL STRUCTURE AND EVOLUTION OF THE HOLOCENE BARRIER OF MARICÁ (RIO DE JANEIRO). REVISTA BRASILEIRA DE GEOFÍSICA (IMPRESSO) , v. 33, p. 461/1-475, 2016.

  • SILVA, M. A. M. ; SILVA, A. L. C. ; SANTOS, C. L. ; SILVESTRE, C. P. ; ANTONIO, R. V. M. ; CUNHA, A. B. C. ; GRALATO, J. C. A. ; SOUZA, R. D. . PRAIAS DA BAÍA DE GUANABARA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 17, p. 205-225, 2016.

  • SANTOS, C. P. ; COE, H. G. ; BORRELLI, N. ; SILVA, A. L. C. ; SOUSA, L. O. F. ; RAMOS, Y. B. M. ; SILVESTRE, C. P. ; SEIXAS, A. P. . Opal phytolith and isotopic studies of ?restinga? communities on the coastal plain of Maricá, RJ, Brazil, as a modern reference for paleobiogeoclimatic reconstruction. Brazilian Journal of Oceanography (Impresso) , v. 63, p. 255-270, 2015.

  • SILVA, A. L. C. ; FIGUEIREDO, R. O. ; SILVESTRE, C. P. . Arenito de praia de Itaipuaçu e sua importância para o entendimento da evolução do litoral de Maricá (RJ) no Holoceno. Revista Equador , v. 4, p. 1303-1310, 2015.

  • RODRIGUES, B. C. B. ; SILVA, A. L. C. ; RANGEL, C. M. A. ; SILVESTRE, C. P. . Identificação dos principais problemas ambientais no sistema lagunar de Maricá no estado do Rio de Janeiro. Revista Equador , v. 4, p. 1391-1398, 2015.

  • SILVESTRE, C. P. ; SILVA, A. L. C. . A utilização do georadar em estudos de evolução de ambientes costeiros: litoral de Maricá (Rio de janeiro). Revista Equador , v. 4, p. 1318-1325, 2015.

  • BAPTISTA, E. C. S. ; SILVA, A. L. C. ; SILVESTRE, C. P. . Contribuição ao entendimento da sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo no litoral de Maricá no estado do Rio de Janeiro. Revista Tamoios (Online) , v. 11, p. 84-101, 2015.

  • SILVA, M. A. M. ; Baptista Neto ; SILVA, A. L. C. ; SMITH, B. J. ; McALLISTER ; WARKE, P. A. ; CURRAN, J. . INTEMPERISMO DECORRENTE DA ACUMULAÇÃO DE SAL E A FORMAÇÃO DE ALVÉOLOS E TAFONI NOS AFLORAMENTOS DAS PRAIAS DE NITERÓI (RIO DE JANEIRO, BRASIL). Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 14, p. 189-195, 2014.

  • SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; SOUZA, R. S. ; PINTO, M. L. V. . The role of beachrocks on the evolution of the Holocene barrier systems in Rio de Janeiro, southeastern Brazil. Journal of Coastal Research , v. 70, p. 170-175, 2014.

  • SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; GRALATO, J. C. A. ; SILVESTRE, C. P. . CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E SEDIMENTAR DA PLANÍCIE COSTEIRA DE MARICÁ (RIO DE JANEIRO) / Geomorphological and sedimentary characterization of the Maricá coastal plain (Rio de Janeiro state). Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 15, p. 231-249, 2014.

  • SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; GAMBOA, L. A. P. ; RODRIGUES, A. R. . Sedimentary architecture and depositional evolution of the Quaternary coastal plain of Maricá, Rio de Janeiro, Brazil. Revista Brasileira de Geociências , v. 44, p. 191-206, 2014.

  • RODRIGUES, E. M. ; SILVA, A. L. C. ; Eccard, L. R. ; SILVESTRE, C. P. ; RAMOS, Y. B. M. . Vulnerabilidade e variações de curto prazo da praia de Itaipu (Niterói-RJ) em resposta às mudanças nas condições de mar. Revista Tamoios (Online) , v. 10, p. 69-79, 2014.

  • Baptista Neto ; SMITH, B. J. ; McALLISTER ; SILVA, M. A. M. ; SILVA, A. L. C. . Intemperismo de sal em rochas ornamentais em um prédio histórico na Cidade do Rio de Janeiro: implicações geomorfológicas. Terra Livre , v. 2, p. 169/41-190, 2013.

  • SILVA, A. L. C. ; ABREU, M. L. L. ; SILVESTRE, C. P. . Dunas costeiras na barreira arenosa holocênica da APA de Maricá no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista GeoNorte , v. 1, p. 367-376, 2012.

  • SILVESTRE, C. P. ; SILVA, A. L. C. . Problemas ambientais decorrentes da exploração de rochas ornamentais no município de Santo Antônio de Pádua ? RJ. Revista GeoNorte , v. 1, p. 281-289, 2012.

  • SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; Baptista Neto ; SMITH, B. J. ; McALLISTER . Produtos do intemperismo e avaliação do nível de deterioração em rochas ornamentais da Fortaleza de Santa Cruz (Niterói, RJ). Revista Tamoios (Online) , v. VIII, p. 52-67, 2012.

  • SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; SANTOS, C. L. ; RIBEIRO, G. P. ; SANTOS, R. A. ; VASCONCELOS, S. C. . Retrogradação da Barreira Arenosa e Formação de leques de arrombamento na praia de Itaipuaçú (oeste de Maricá, RJ).. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 9, p. 75-82, 2010.

  • SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; SANTOS, C. L. . Morfodinâmica e a estabilidade da praia de Piratininga (Niterói, RJ). Revista Brasileira de Geociências , v. 39, p. 685-694, 2009.

  • SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; SANTOS, C. L. . Comportamento morfológico e sedimentar da praia de Itaipuaçú (Maricá, RJ) nas últimas três décadas.. Revista Brasileira de Geociências , v. 38, p. 87-97, 2008.

  • SILVA, A. L. C. ; SILVA, M. A. M. ; SILVA, C. F. . Intemperismo em Rochas Ornamentais da Fortaleza de Santa Cruz - Niterói (RJ): processos em um ambiente costeiro urbano poluído.. Geo UERJ , v. 1, p. 1667-1672, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, A. L. C. . Análisis granulométrico y morfoscopia de sedimentos costeros. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTILLO, G. B. ; SILVA, A. L. C. ; FURRIER, M. . Dinámica litoral y erosión costera. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. L. C. . Métodos e técnicas de monitoramento da dinâmica e erosão de praias. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COE, H. G. ; PAROLIN, M. ; SILVA, A. L. C. . A utilização de bioindicadores na interpretação de paleoambientes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, A. L. C. ; BATISTA, A. S. ; PINHEIRO, A. B. ; SILVA, T. S. ; PINTO, V. C. S. ; ANTONIO, R. V. M. . Introdução à pesquisa em ambientes costeiros. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, A. L. C. . Geomorfologia Costeira de Maricá-RJ. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Dinâmica atual e evolução deposicional e ambiental do Litoral Fluminense no Quaternário Tardio, Descrição: Este projeto de pesquisa está voltado para o conhecimento da geomorfologia e dos processos responsáveis pela dinâmica e erosão em trechos distintos do litoral fluminense, bem como, o entendimento da formação e evolução sedimentar da planície costeira no norte e sul do Estado do Rio de Janeiro. O litoral fluminense apresenta problemas resultantes do caráter dinâmico dos ambientes costeiros que, em alguns casos, exibem claras evidências de erosão, o que tem causado com frequência a destruição de estruturas urbanas e perda de terreno costeiro. Alguns desses problemas podem ser consequência do comportamento evolutivo da linha de costa, por mudanças climáticas, interferindo diretamente na frequência e magnitude das tempestades, ou mesmo ocasionados por alterações antrópicas no sistema de drenagem. Para alcançar os objetivos desta pesquisa pretende-se: monitorar a dinâmica e o comportamento da linha de costa, através de levantamentos com perfis topográficos de praia e mapeamento costeiro; investigar a estratigrafia a partir da integração de dados de geofísica adquiridos com o GPR (Ground Penetrating Radar) com sondagem geológica; definir as fácies sedimentares e identificar a cronologia dos eventos deposicionais a partir das datações de Carbono 14-AMS e de Luminescência Opticamente Estimulada (LOE); caracterizar as condições paleoambientais através de biomineralizações de sílica (fitólitos e espículas de esponjas). Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à dinâmica atual e pretérita, e o papel das flutuações do nível do mar, do aporte de sedimentos, alterações climáticas e antrópicas, envolvidos na evolução geológica e ambiental do litoral. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de expansão de atividades turísticas e industriais, em especial nos litorais sul e norte do Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Coordenador / Heloísa Gomes Coe - Integrante / Rodrigo Coutinho Abuchacra - Integrante / Ana Beatriz Pinheiro - Integrante / Thais Baptista Rocha - Integrante / Thiago Gonçalves Pereira - Integrante / Jessyca dos Santos Araújo - Integrante / Rosemary Vieira - Integrante / Maria Beatriz Martins Pimentel - Integrante / Andressa Gomes Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Poluição por resíduos sólidos em ambiente praial e lagunar nos litorais do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) e Limón (no Caribe Sul da Costa Rica), Descrição: O presente projeto tem como objetivo estabelecer um diagnóstico acerca da poluição por resíduos sólidos em algumas praias e lagunas localizadas no litoral do estado do Rio de Janeiro e em Limón no Caribe Sul da Costa Rica. Almeja-se também compreender o papel das áreas fontes e dos processos costeiros no transporte e deposição de materiais. Neste sentido, será necessário verificar a ocorrência e distribuição de resíduos sólidos e microplásticos no ambiente praial. Espera-se, por meio da realização deste estudo, identificar os impactos da poluição por resíduos sólidos nas principais atividades desenvolvidas nas áreas a serem estudadas, com destaque para àquelas ligadas ao turismo e a pesca artesanal, essenciais para a subsistência da população local. Almeja-se também, contribuir com iniciativas voltadas para programas de educação e preservação ambiental por meio da construção de conhecimentos sobre poluição costeira e marinha. A metodologia de investigação consistirá numa ampla revisão bibliográfica sobre o tema em questão, monitoramentos entre as estações do ano e na realização de diversas análises laboratoriais para a caracterização sedimentar e do conteúdo de micro resíduos sólidos presentes nas áreas estudadas no Brasil e na Costa Rica. Tais análises permitirão compreender a relação entre os resíduos sólidos encontrados nos ambientes estudados e o papel da dinâmica costeira e das diferentes formas de uso e ocupação do litoral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Coordenador / Emanuelle A. Loureiro Madureira - Integrante / Andrea Viana Macedo - Integrante / Gustavo Barrantes Castillo - Integrante / Lorena Ferreira Diniz - Integrante / Lucas Ferreira Correa - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Comportamento das praias abrigadas de Niterói (RJ) nas últimas três décadas (1990-2019), Descrição: O presente estudo tem como objetivo contribuir com novos conhecimentos sobre a dinâmica e o comportamento de algumas praias de Niterói, localizadas na borda leste da Baía de Guanabara (RJ). Neste sentido, serão adquiridos perfis topográficos de praia sazonais durante 3 anos, entre os anos de 2016 e 2019, para a posterior comparação com dados de morfodinâmica praial adquiridos ao longo de 30 anos, por diversos autores. Em uma baía, com ondas de baixa energia e com amplitude de maré inferior a 1,5 metro, o perfil das praias reflete a energia das ressacas e a localização das mesmas em relação à entrada de ondas no litoral abrigado. Esse tipo de praia (abrigada) tende a exibir um perfil estreito, com pós-praia pouco desenvolvido, frente de praia geralmente íngreme e uma zona de surfe discreta ou mesmo inexistente. A comparação entre os dados recentes (2016-2019), com perfis topográficos de praia adquiridos desde o ano de 1990, permitirão observar o comportamento das praias estudadas nas últimas três décadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Coordenador / Letícia Fernandes Silva Alves - Integrante / Maria Augusta Martins da Silva - Integrante / Jessyca dos Santos Araújo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Geomorfologia, sedimentação e condições ambientais do sistema lagunar de Maricá (RJ), Descrição: Este projeto de pesquisa está voltado para o conhecimento da geomorfologia e dos processos responsáveis pela origem e distribuição dos sedimentos no sistema lagunar de Maricá. Almeja-se também, contribuir para o entendimento dos impactos antrópicos nas lagoas de Maricá, como subsídio as formas de uso e ocupação do litoral. Para isso, pretende-se realizar um diagnóstico ambiental e identificar os principais problemas causados pelas diversas atividades no entorno dessas lagunas. Pretende-se desenvolver um estudo a partir da integração de dados de batimetria lagunar e análises de sedimentos de fundo das lagunas (granulometria, composição, morfoscopia e teor de matéria orgânica). Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à morfologia de fundo, à dinâmica atual e ao aporte de sedimentos. Para o diagnóstico das condições geoambientais destas lagunas serão feitas medições dos parâmetros físico-químicos (pH, Eh, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade, salinidade e turbidez), fósforo total, nitrogênio total e dos nutrientes inorgânicos solúveis em água (nitrito, nitrato e fosfato) nestas áreas. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de concentração populacional nessas áreas, em especial no litoral de Maricá.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Coordenador / Maria Augusta Martins da Silva - Integrante / Rodrigo Coutinho Abuchacra - Integrante / Carlos Marclei Arruda Rangel - Integrante / Carolina Pereira Silvestre - Integrante / Andressa Santana Batista - Integrante / Emanuelle A. Loureiro Madureira - Integrante / Andrea Viana Macedo - Integrante / Jessyca dos Santos Araújo - Integrante / Lucas Ferreira Correa - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Erosión costera en el Caribe Sur de Costa Rica: impacto ecosistémico y vulnerabilidad social, Descrição: El cambio climático global puede asociarse con otros procesos locales que provocan cambios en la configuración de la línea de costa, los cuales pueden manifestarse en procesos de erosión o sedimentación costera. Dichos procesos impactan las comunidades humanas y los ecosistemas de las zonas costeras, haciendo que éstos sufran un incremento en la vulnerabilidad y provocando una respuesta ante esas nuevas condiciones. Basado en estas premisas, el objetivo general de este proyecto es analizar el impacto ecosistémico y la vulnerabilidad social ante la dinámica de la línea de costa en el Caribe Sur de Costa Rica, para el desarrollo de propuestas de acción comunitarias basadas un enfoque de manejo adaptativo. Mismo que se logrará a partir de los siguientes objetivos específicos: 1)Evaluar el avance/retroceso espacio-temporal de la línea de costa en el Caribe Sur, 2) Caracterizar los procesos de erosión y de sedimentación costera en las áreas críticas observadas en el área de estudio, 3)Identificar el impacto de la erosión/sedimentación costera en los ecosistemas costeros del área de estudio, 4) Evaluar la vulnerabilidad social de las comunidades costeras en las áreas identificadas como críticas por procesos de erosión costera para el desarrollo de propuestas de acción basada en un enfoque de manejo adaptativo. Se plantea que este proyecto interdisciplinario cuente con la participación de la Escuela de Ciencias Geográficas con tres académicos, la Escuela de Ciencias Biológicas con dos académicos y el Departamento de Física con una académica, se destaca la integración del trabajo de dos Facultades, Ciencias Exactas y Naturales y Ciencias de la Tierra y el Mar. La metodología está compuesta por cinco componentes, 1) cuantificación del avance/retroceso de la línea de costa y la caracterización de zonas críticas de erosión/sedimentación costera en el mediano plazo; 2) determinación de la vulnerabilidad social de las comunidades que habitan las áreas de mayor erosión costera identificadas; 3) determinación del impacto que la erosión/sedimentación provoca sobre los ecosistemas en las áreas de mayor actividad; 4)el desarrollo de propuestas de gestión integrada de la zona costara con miras a una mitigación y adaptación a su dinámica y 5)el abordaje de experiencias docentes. Entre los principales productos están los mapas de dinámica de la línea costera, de zonas críticas de erosión costera, de zonas de sedimentación costera, cuatro artículos científicos, dos ponencias en congresos nacionales y/o internacionales, una ficha técnica para el análisis de la erosión costera, informes sobre caracterización de áreas de mayor sedimentación, de puntos críticos de erosión costera, la caracterización socio-económica de comunidades ubicadas en las áreas críticas de erosión costera y la identificación de los ecosistemas en las zonas de mayor cambio en la línea de costa, un anteproyecto de pregrado y/o maestría aprobado y 1 práctica profesional supervisada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Gustavo Barrantes Castillo - Coordenador / Maikol Andres Castillo Chinchilla - Integrante / Isabel Arozarena Llopis - Integrante / Lilliana Maria Piedra Castro - Integrante / Adolfo Quesada Roman - Integrante / Luis Fernando Sandoval Murillo - Integrante.

  • 2015 - 2019

    Bioindicadores para a reconstrução paleoambiental nas regiões sudeste/sul do Brasil e Sul da Provincia de Buenos Aires, Argentina, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jose Antonio Baptista Neto em 14/08/2015., Descrição: Projeto de cooperação internacional Brasil/Argentina (CAPES/ MINCyT). Tem como objetivo identificar e caracterizar palinomorfos e biominerais de sílica, ferro, cálcio e seus processos biogeoquímicos em ambientes costeiros e continentais do Brasil e da Argentina e relacioná-los com peculiaridades dos fatores ambientais para fins de reconstituição paleobiogeoclimática, fortalecendo a formação de um quadro de pesquisadores voltados para essa temática. O grupo envolvido no projeto, trabalhando interdisciplinarmente, poderá combinar competências nas áreas de Biologia, Geologia, Geoquímica, Geomorfologia, Solos, Sedimentologia, Dinâmica costeira, entre outras. Estas ações se fortalecerão com a formação e aperfeiçoamento de um quadro de pesquisadores voltados para essas importantes e interdisciplinares temáticas ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / José Antônio Baptista Neto - Coordenador / Heloísa Gomes Coe - Integrante / Carolina Pereira Silvestre - Integrante / Cátia Pereira dos Santos - Integrante / Yame Bronze Medina Ramos - Integrante / Amanda Pacheco Seixas - Integrante / Paulo Roberto Gomes - Integrante / Margarita L. Osterrieth - Integrante / Mauro Parolin - Integrante / Kita Chaves Damasio Macario - Integrante / Jenifer Garcia Gomes - Integrante / Cíntia Ferreira Barreto - Integrante / Antônio Soares da Silva - Integrante / Wilson Thadeu Valle Machado - Integrante / Alex da Silva de Freitas - Integrante / Mayara dos Reis Monteiro - Integrante / Giliane Gessica Rasbold - Integrante / João Claudio Alcantara dos Santos - Integrante., Financiador(es): Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva - Outra / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2015 - 2019

    Risco e sensibilidade ambiental do litoral sul fluminense (Angra dos Reis e Paraty, RJ) a eventos de derramamento de óleo, Descrição: O presente projeto tem como objetivo compreender o grau de risco e sensibilidade ambiental do litoral sul fluminense (Angra dos Reis e Paraty, RJ), a eventos de derramamento de óleo e as consequências destes para os ecossistemas litorâneos. Para tal, torna-se necessário caracterizar a geomorfologia e a sedimentologia dos ambientes costeiros, conhecer a dinâmica de ondas e correntes, aplicar o Índice de Sensibilidade Ambiental a eventos de derramamento de óleo no litoral e, posteriormente, apontar os principais impactos socioeconômicos inerentes a um eventual desastre dessa natureza. O litoral sul fluminense é coberto por vegetação remanescente de Mata Atlântica, que compõe a Área de Proteção Ambiental dos Tamoios (APA dos Tamoios). A biodiversidade local e os ecossistemas costeiros têm seu equilíbrio constantemente ameaçado pela expansão do turismo predatório e das atividades petrolíferas na região. A população nesse litoral depende, em grande parte, das atividades ligadas ao turismo e da pesca artesanal. A metodologia deste estudo está baseada na realização de trabalhos de campo para a caracterização geomorfológica e sedimentar das praias no entorno da Ilha Grande e no continente, observações do padrão de ondas e correntes para a elaboração de um modelo de dispersão de poluentes. Os resultados obtidos com esta pesquisa permitirão compreender o grau de risco e sensibilidade ambiental a eventos de derramamento de óleo no litoral sul fluminense e identificar os principais impactos socioeconômicos intrínsecos a esses eventos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Coordenador / Carolina Pereira Silvestre - Integrante / Ana Beatriz Pinheiro - Integrante / Érika Cardoso da Silva Baptista - Integrante / Emanuelle A. Loureiro Madureira - Integrante / Andrea Viana Macedo - Integrante.

  • 2014 - 2019

    Formação e evolução deposicional do sistema lagunar de Maricá (Rio de Janeiro) ao longo do Quaternário, Descrição: Este projeto de pesquisa está voltado para o entendimento da formação e evolução geológica do sistema lagunar de Maricá ao longo do Quaternário. A lagoa de Maricá faz parte de um sistema formado por uma série de lagunas localizadas na planície costeira do município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Este litoral encontra-se relativamente preservado, por se tratar de uma área de proteção ambiental (APA) e, portanto, de grande importância para a obtenção de dados para estudos científicos. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, pretende-se desenvolver um estudo a partir da integração de dados de geofísica adquiridos com o GPR (Ground Penetrating Radar), de sondagem geológica, análises para a caracterização das fácies sedimentares e datações de Carbono 14 e de Urânio. Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à dinâmica pretérita, as flutuações do nível do mar, aporte de sedimentos, alterações climáticas, entre outras, envolvidas na evolução geológica do litoral. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de concentração populacional nessas áreas, em especial no litoral de Maricá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Coordenador / Maria Augusta Martins da Silva - Integrante / José Antônio Baptista Neto - Integrante / Amilson R. Rodrigues - Integrante / Carolina Pereira Silvestre - Integrante / Mauro Parolin - Integrante / Kita Chaves Damasio Macario - Integrante / Bruno Cezar Baptista Rodrigues - Integrante / Andrea Viana Macedo - Integrante / Emanuelle Assunção Loureiro Madureira - Integrante / Jessyca dos Santos Araújo - Integrante / Lucas Ferreira Correa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2019

    Sedimentary, environmental and climatic evolution of Sepetiba Bay area (Rio de Janeiro-Brazil) during the last 20 kyr: an integrated stratigraphic study from the fluvial plain to the inner continental shelf, Descrição: The main objective of this study is to determine the latest Pleistocene-Holocene palaeo climatic and sea level histories of coastal southeatern Brazil as recorded in the strata of Sepetiba Bay, Rio de Janeiro State. To achieve this objective, the project will acquire a large set of high quality data of several different types to investigate lateral and vertical variability of the stratigraphic record, the duration and amplitude of palaeo climatic and glacio-eustatic cycles, and their implications for the geological and environmental evolution of Sepetiba Bay during the last ca 20 kyr. The work will involve examination and integration of a wide variety of littoral environments including the river system, the estuary, the Marambaia coastal barrier island, and the inner continental shelf. The project brings together a group of researchers from Rio de Janeiro State (UERJ, UFF and UFRJ), including faculty, post-doctoral, doctoral, graduate and undergraduate students, as well as international researchers, representing a diversity of expertise in: Oceanography, Seismic- and Sequence-stratigraphy, Sedimentology and sediment dynamics, Environmental and Isotope Geochemistry, Micropaleontology, Geochronology, Mangrove Ecology and Fluvial and Marine Geomorphology. The main scientific result will be high-resolution determination of the composition, age and chronology of palaeo environmental and palaeo climate history of all environments of Sepetiba (land, fluvial, coastal, barrier, and shelf) yielding a paleoclimate and sea-level history of, at least, the past 20 kyr.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / José Antônio Baptista Neto - Integrante / Cleverson Guizan Silva - Integrante / Antônio Tadeu dos Reis - Coordenador / Josefa Varela Guerra - Integrante / Alexandre Macedo Fernandes - Integrante / Cássia de Oliveira Farias - Integrante / Cíntia Ferreira Barreto - Integrante / Cláudia Hamacher - Integrante / Cláudia Gutteres Vilela - Integrante / Estefan Monteiro da Fonseca - Integrante / Filipe de Oliveira Chaves - Integrante / Gustavo Calderucio Duque Estrada - Integrante / Gustavo Vaz Melo - Integrante / Heitor Evangelista da Silva - Integrante / Letícia Cotrim da Cunha - Integrante / Mário Luis Gomes Soares - Integrante / Mauro César Geraldes - Integrante / Renata Cardia Rebouças - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Estudo de processos atuais e pretéritos na Costa do Rio de Janeiro através da análise de carbono 14 por Espectrometria de Massa com Aceleradores, Descrição: Os ambientes costeiros são influenciados por uma grande variedade de processos e estão em constante transformação, buscando alcançar o equilíbrio dinâmico entre as diversas forças que atuam sobre eles. Variabilidade e mudanças climáticas, associadas a variações de nível do mar, alterações na vegetação, ocupação humana, produtividade do ambiente costeiro e a influência da ressurgência são fenômenos de reconhecida relevância científica e que se relacionam diretamente. Dentro deste contexto, este projeto, fundamentalmente multidisciplinar, propõe a utilização da técnica de Radiocarbono por Espectrometria de Massa com Aceleradores no estudo dos processos ambientais ocorridos na costa do Estado do Rio de Janeiro. Os fenômenos abordados têm na datação de carbono 14 um parâmetro fundamental para o posicionamento cronológico e o entendimento de como se desenvolvem associados aos diversos eventos responsáveis pela evolução da costa. Assim, este projeto engloba o estudo de diversos tipos de materiais em diferentes contextos: a datação e análise isotópica de solo associada à análise de biomineralizações, visando a caracterização da vegetação e variações climáticas ao longo do tempo; o estudo de vestígios humanos como ossos e carvões de fogueira, evidenciando a ocupação e o tipo de relação com o meio ambiente; datação de conchas, otólitos de peixes e foraminíferos, associada a outros indicadores geoquímicos, traz informação acerca da sedimentação costeira e marinha e das condições climáticas passadas; e, finalmente, a análise de material recente, como água do mar e organismos marinhos coletados vivos, a fim de estudar efeitos de reservatório e processos atuais como a ressurgência. A Equipe envolvida neste projeto reúne pesquisadores com grande experiência na área, viculados à UFF e à UERJ, que juntas, possuem a infraestrutura necessária para a execução do projeto, capacidade de desenvolvimento dos métodos mencionados, bem como os recursos humanos necessários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Heloísa Gomes Coe - Integrante / Kita Chaves Damasio Macario - Coordenador / Carla Regina Alves Carvalho - Integrante / Fabio Ferreira Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Caracterização geomorfológica e sedimentar das praias na borda oriental da Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ, Descrição: O presente projeto tem como objetivo caracterizar a geomorfologia e sedimentologia das praias localizadas na borda oriental da Ilha Grande no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro. Com isso, almeja-se conhecer a dinâmica morfológica e sedimentar das praias, identificar as áreas mais susceptíveis a eventos de tempestades, a erosão costeira e ao risco de danos. Este trecho da costa possui 193 km2 de área, sendo a maior ilha do litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, coberta em sua maior parte por remanescente de Mata Atlântica. Apesar dos esforços voltados para a preservação deste magnífico ambiente, por meio da criação da Área de Proteção Ambiental dos Tamoios (APA dos Tamoios), constituindo-se na Reserva Biológica da Ilha Grande, o cenário atual é preocupante devido a expansão das atividades ligadas ao turismo, as indústrias petrolíferas e nucleares. A Ilha Grande é formada por mais de 100 praias, a grande maioria desconhecidas do ponto de vista geomorfológico e quanto a vulnerabilidade aos eventos de tempestades. Foram selecionadas 4 praias para a realização deste estudo: Vila do Abraão e do Pouso, voltadas para o continente; e as praias oceânicas da Vila Dois Rios e Lopes Mendes. Nessas praias serão realizados levantamentos topobatimétricos e coleta de amostras de sedimentos superficiais sazonalmente, ao final de cada estação. Os resultados obtidos com esta pesquisa permitirão a caracterização morfossedimentar das praias oceânicas e daquelas abrigadas, no litoral da Ilha Grande; além do mapeamento dos principais problemas relacionados ao uso e ocupação dessas praias e o conhecimento do grau de vulnerabilidade do litoral aos eventos de tempestades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Coordenador / Carolina Pereira Silvestre - Integrante / Jaciele da Costa Abreu Gralato - Integrante / Jefferson Rodrigues Ferreira - Integrante / Yame Bronze Medina Ramos - Integrante / Andrea Viana Macedo - Integrante / Emanuelle Assunção Loureiro Madureira - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Reconstituições paleobiogeoclimáticas na baía de Ilha Grande através do estudo de biomineralizações de sílica e isótopos do carbono, Descrição: As biomineralizações são fenômenos muito difundidos na natureza, cujos produtos podem constituir importantes indicadores ambientais, indicando a biodiversidade de determinados ambientes, tanto atuais como pretéritos. Muitos dos produtos das biomineralizações, como por exemplo, os de sílica biogênica, fazem parte de um importante grupo de indicadores ambientais, uma vez que têm menor potencial para migrar e se decompor em sedimentos e em solos quando comparados a outros indicadores, tais como os polens. No Brasil, ainda são poucos os estudos de biomineralizações, em particular de silicofitólitos, com fins de reconstituição ambiental. No Estado do Rio de Janeiro já foram realizados alguns estudos pioneiros na região de Cabo Frio/ Búzios e, mais recentemente, na Bacia do rio São João. No litoral sul fluminense, mais especificamente na Baía da Ilha Grande, região de grande valor ecológico devido à biodiversidade da vegetação exuberante que possui, ainda não foi realizado nenhum trabalho de reconstituição paleoambiental. Os resultados obtidos a partir deste projeto trarão novos conhecimentos para diferentes áreas da pesquisa científica que realizam estudos de reconstituição paleoambiental, contribuindo para a preservação da área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Heloísa Gomes Coe - Coordenador / Cátia Pereira dos Santos - Integrante / Yame Bronze Medina Ramos - Integrante / Guilherme da Silva Souza Pires - Integrante / Amanda Pacheco Seixas - Integrante / Paulo Roberto Gomes - Integrante / Leandro de O. F. de Sousa - Integrante / Mauro Parolin - Integrante / Kita Chaves Damasio Macario - Integrante / Jenifer Garcia Gomes - Integrante / Karina Ferreira Chueng - Integrante / Emily Gomes - Integrante / Sarah D. F. Ricardo - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Caracterização morfológica e sedimentar das praias da APA e Barra de Maricá, Guaratiba, Ponta Negra e Jaconé (Maricá, RJ), Descrição: O presente projeto tem como objetivo estudar o comportamento morfológico e sedimentar das praias localizadas no litoral central e oriental de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, por meio de levantamentos topográficos sazonais ao longo de 17 pontos de monitoramento e coleta de amostras de sedimentos para análise textural. Este trecho do litoral, com cerca de 35 km de extensão, é formado pelas praias da APA e Barra de Maricá, Guaratiba, Ponta Negra e Jaconé. Os resultados obtidos com esta pesquisa permitirão o entendimento da dinâmica morfosedimentar do litoral de Maricá e a identificação das áreas mais susceptíveis a eventos de tempestades e vulneráveis a problemas relacionados à erosão costeira. Este projeto visa também à consolidação de um grupo de pesquisa, envolvendo estudantes de graduação e pós graduação, junto ao Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, voltado para o entendimento da dinâmica de funcionamento dos sistemas costeiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Coordenador / Maria Augusta Martins da Silva - Integrante / Carolina Pereira Silvestre - Integrante / Jaciele da Costa Abreu Gralato - Integrante / Jefferson Rodrigues Ferreira - Integrante / Ana Beatriz Pinheiro - Integrante / Andressa Santana Batista - Integrante / Valéria Cristina Silva Pinto - Integrante / Thais Santos da Silva - Integrante / Érika Cardoso da Silva Baptista - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2012 - 2014

    Identificação de mudanças ambientais na planície costeira da APA de Maricá através do estudo de biomineralizações, Descrição: As biomineralizações são fenômenos muito difundidos na natureza, cujos produtos podem constituir importantes indicadores ambientais, indicando a biodiversidade de determinados ambientes, tanto atuais como pretéritos. Muitos dos produtos das biomineralizações, como por exemplo, os de sílica biogênica, fazem parte de um importante grupo de indicadores ambientais uma vez que têm menor potencial para migrar e se decompor em sedimentos e em solos quando comparados a outros indicadores, tais como os polens. No Brasil, ainda são poucos os estudos de biomineralizações, em particular de silicofitólitos, com fins de reconstituição ambiental. No Estado do Rio de Janeiro já foram realizados alguns estudos pioneiros na região de Cabo Frio/ Búzios e, mais recentemente, na Bacia do rio São João. Este estudo objetiva identificar e caracterizar biomineralizações e seus processos biogeoquímicos na planície costeira de Maricá, e relacioná-los com peculiaridades dos fatores ambientais para fins de interpretações de mudanças ambientais e caracterização de paleoambientes. Os resultados obtidos a partir deste projeto trarão novos conhecimentos para diferentes áreas da pesquisa científica. A princípio, a caracterização quali-quantitativa das biomineralizações em plantas permitirá aprofundar o conhecimento da biodiversidade e para estudos de conservação da restinga. Além disso, estes resultados permitirão a realização de análises e estudos de reconstrução paleoambiental, já que as biomineralizações não possuem apenas caráter taxonômico, mas também fornecem informações sobre as condições ambientais presentes no momento de sua formação. A partir do estudo das biomineralizações em solos e sedimentos se avançará no conhecimento da biogeoquímica da sílica e na dinâmica deste elemento na matriz dos solos e sedimentos, na solução do solo e na interface solo/sedimento-água, que por sua vez está estreitamente relacionada com a evolução pedológica-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Heloísa Gomes Coe - Coordenador / Carolina Pereira Silvestre - Integrante / Cátia Pereira dos Santos - Integrante / Yame Bronze Medina Ramos - Integrante / Guilherme da Silva Souza Pires - Integrante / Amanda Pacheco Seixas - Integrante / Paulo Roberto Gomes - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Transformações atuais, dinâmica e evolução da natureza no estado do Rio de Janeiro a partir da consolidação dos laboratórios de geografia, Descrição: Este projeto visa consolidar a atuação do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores/UERJ, por meio da ampliação das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas a cerca das transformações na dinâmica da natureza. Com esta proposta pretende-se incrementar a infra-estrutura básica para atuação de grupos de pesquisa do Departamento, contribuindo para a análise dos problemas socioambientais relacionados às transformações atuais e pretéritas da dinâmica da natureza. O presente projeto tem como objetivo estudar as transformações ambientais de origem natural ocorridas ao longo do tempo geológico e, mais recentemente, aquelas direta ou indiretamente relacionadas à variável antrópica, em diversas áreas do Estado do Rio de Janeiro, através de análises geológicas, geomorfológicas, pedológicas e bioclimáticas. Pretende-se aprofundar os conhecimentos já existentes sobre essas áreas, dando continuidade aos estudos de manejo dos solos, erosão de vertentes e evolução das planícies costeiras, adicionando novas técnicas de análise, como o estudo de biomineralizações e micromorfologia do solo. Priorizam-se as análises sobre os processos relacionados à ocupação das encostas e das baixadas litorâneas e as resultantes geoecológicas para a dinâmica da paisagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Heloísa Gomes Coe - Coordenador / Ana Valéria Freire Allemão Bertolino - Integrante / Luiz Carlos Bertolino - Integrante / Otávio Miguez da Rocha Leão - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Arquitetura Sedimentar e Evolução Estratigráfica da Sequência Costeira Holocênica de Maricá (RJ), Descrição: Este estudo objetiva o entendimento das diversas etapas que marcaram a evolução da Seqüência Costeira Holocênica de Maricá (RJ), assim como, das variações do nível relativo do mar resultantes dessa evolução. Este trecho do litoral corresponde a uma área de proteção ambiental (APA) ainda bem preservada, apesar da extração ilegal de areia que destrói a vegetação e dunas, alterando a paisagem. A metodologia utilizada consiste: na realização de levantamento geofísico para a aquisição de perfis de GPR (Ground Penetrating Radar), usando-se um Georadar GSSI (Geophysical Survey Systems Incorporated), modelo SIR-2000; sondagem geológica com o trado mecânico para coleta de sedimentos e datações utilizando-se o método da LOE (Luminescência Opticamente Estimulada). Este projeto conta também com um banco de dados contendo 8 quilômetros de perfis de GPR e dados de poços (com 300 amostras de sondagens coletadas anteriormente até a profundidade de 27 metros); que permitirá a integração dos novos dados com os dados pré-existentes (GPR e poços), além da realização de novas análises nos sedimentos já coletados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Coordenador / Maria Augusta Martins da Silva - Integrante / Luiz Antônio Pierantoni Gamboa - Integrante / Amilson R. Rodrigues - Integrante / Carolina Pereira Silvestre - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Caracterização sedimentar da planície costeira central de Maricá (RJ) ao longo do Quaternário., Descrição: O entendimento da dinâmica, dos processos e variáveis responsáveis pela evolução sedimentológica desse trecho do litoral Fluminense, assim como, das seqüências estratigráficas resultantes dessa evolução ao longo de milhares de anos, é de grande relevância: para a aplicação de medidas eficientes de gerenciamento costeiro, extremamente necessárias para a preservação dessa área, dada a tendência de avanço da urbanização e concentração populacional em meio a APA de Maricá; para o entendimento da complexa interação entre os diversos sub-ambientes costeiros existentes (como praia, cordões litorâneos e planície entre cordões) e a resposta dos mesmos às variações do nível do mar; para a ampliação do conhecimento sobre ambientes e paleoambientes modernos que integram o litoral fluminense, de grande relevância para a interpretação de registro costeiro antigo. A metodologia utilizada consiste em: levantamento topográfico, aquisição de dados geofísicos utilizando-se o GPR (Ground Penetrating Radar), sondagens para coleta de sedimentos e datações utilizando-se os métodos do AMS 14 e Luminescência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Maria Augusta Martins da Silva - Coordenador / Luiz Antônio Pierantoni Gamboa - Integrante / Aípio José Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Cooperação.

  • 2007 - 2008

    Processes of the formation of oceanic basins and continental fragmentation of the Scotia Sea ? Antarctica., Descrição: O conhecimento geológico e oceanográfico da Antártica, assim como a identificação dos principais processos que condicionaram sua individualização, é de grande importância para o entendimento da evolução tectônica e sedimentar do Planeta. O ?Grupo de Investigação Scotia-Antártica? da Espanha realizou várias expedições ao longo da South Scotia Ridge. Atualmente, novos dados estão sendo obtidos pelo ?Grupo de Investigação Scotia-Antártica? e com a participação brasileira, tanto na integração dos dados já obtidos, quanto na aquisição e interpretação dos novos dados. A campanha Antártica SCAN-2008 foi realizada com objetivos relacionados com a evolução da Antártica oriental, tais como: (1) o entendimento da tectônica de placas e o estudo da formação de novas bacias oceânicas no limite das placas de Scotia e Antártica; e (2) o conhecimento dos fatores controladores dos processos paleoceanográficos derivados da instauração da Corrente Circumpolar Antártica (CCA), posterior a abertura da Passagem do Drake, e o desenvolvimento da Água Profunda Antártica (AABW), com implicações e contribuições às mudanças globais. A campanha Antártica SCAN-2008 foi realizada entre os meses de Janeiro e março de 2008, abordo do navio de investigação oceanográfica ?B.I.O. Hespérides?, pertencente à Armada Espanhola. No decorrer da campanha realizou-se, ao longo da porção sul do mar de Scotia e de Weddell: perfis de reflexão de sísmica multicanal (SMC), sondas multibeam EM 120 e TOPAS (Topographic Parametric Sonar), magnetometria e gravimetria; além de coleta de amostras de sedimentos sobre relevo marinho em profundidades entre 1.700 e 2.500 metros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Jesús Galindo-Zaldívar - Integrante / Fernando Bohoyo - Integrante / Emanuele Lodolo - Integrante / Andres Maldonado - Coordenador / Teresa Medialdea - Integrante / Jose Rodriguez-Fernandez - Integrante / Patricia Ruano - Integrante / Luis Somoza - Integrante / Emma Suriach - Integrante / Juan Tomas Vazquez - Integrante / Francisco Javier HERNÁNDEZ-MOLINA - Integrante / Luiz Antônio Pierantoni Gamboa - Integrante., Financiador(es): Ministerio de Educacion Y Ciencia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2004 - 2006

    Acompanhamento das mudanças morfológicas na praia e barreira arenosa de Itaipuaçú (Maricá, RJ)., Descrição: Este projeto acompanha sazonalmente as mudanças na morfologia da praia de Itaipuaçu bem como na restinga como um todo, através de um mapeamento detalhado dos leques de arrombamento. A comparação dos dados coletados e obtidos durante o desenvolvimento deste trabalho com dados anteriores, inclusive dados da década de 70, permitem estabelecer o comportamento da barreira arenosa em Itaipuaçu. A metodologia empregada consistiu em levantamento topográfico empregando-se o método das balizas (Emery, 1961) e mapeamento da crista da restinga e leques de arrombamento com o DGPS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Maria Augusta Martins da Silva - Coordenador / Carla Luiza dos Santos - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2003 - 2006

    Os efeitos das ressacas no litoral de Niterói-Maricá/RJ., Descrição: Este projeto buscou, através da realização de novos perfís topográficos de praia e da formatação destes perfís e de todos os perfis coletados ao longo de mais de uma década, a criação de um banco de dados com mais de 300 perfís de praia e dados de sedimentologia . A obtenção de dados prévios coletados na década de 70 permitiu a compreensão das tendências de algumas dessas praias em um intervalo de tempo de 30 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Maria Augusta Martins da Silva - Coordenador / Carla Luiza dos Santos - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2002 - 2003

    Intemperismo de Rochas Ornamentais, Descrição: Projeto de natureza internacional, convênio UFF-CAPES-BRITISH COUNCIL, com objetivo de (1) formar pessoal acadêmico na área de intemperismo principalmente aplicado ao entendimento da degradação dos monumentos e construções históricas do Brasil; (2) mapeamento e análises petrográficas e geoquímicas de áreas relativas a afloramentos costeiros para entendimento dos processos relativos ao intemperismo costeiro em ambiente urbano; (3) mapeamento de áreas urbanas, como igrejas e fortes construídos com blocos de rochas, para uma avaliação do grau de degradação desses monumentos históricos; análises geoquímicas de material coletado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva - Integrante / Maria Augusta Martins da Silva - Coordenador / Cristiane Ferreira da Silva - Integrante / José Antônio Baptista Neto - Integrante / Fábio da Silva Castanheira - Integrante / Bernard John Smith - Integrante / Patricia A. Warke - Integrante / Joanne Curran - Integrante / John McAllister - Integrante., Financiador(es): British Council - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Premiado pela apresentação do trabalho "Geomorfologia da planície costeira da APA de Maricá", X Encontro de Geociências - GEOUFF.

2006

Melhor painel da sessão Geologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, XLIII Congresso Brasileiro de Geologia - Aracajú/SE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. , Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, 24435005 - São Gonçalo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 37052227, Ramal: 225, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidad Nacional Costa Rica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participação em projeto de pesquisa, Carga horária: 6

2007 - 2011

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando do Departamento de Geologia, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2006

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Mestrando do Departamento de Geologia, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2003

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Aluno de Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica pela FAPERJ, Carga horária: 20

2014 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação: Geomorfologia Costeira (2 turmas), Oceanografia (turma 1). Disciplina ministrada na pós-graduação (ESPECIALIZAÇÃO): Teorias e aplicações da Geografia Física em áreas urbanizadas (turma 1). Disciplina ministrada na pós-graduação (MESTRADO): Manejo e usos da zona costeira (turma 1)

2013 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação: Geomorfologia Costeira (2 turmas), Oceanografia (turma 1). Disciplina ministrada na pós-graduação (Especialização): Teorias e aplicações da Geografia Física em áreas urbanizadas (turma 1).

2012 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação: Geomorfologia Costeira (2 turmas), Oceanografia (turma 1). Disciplina ministrada na pós-graduação (Especialização): Teorias e aplicações da Geografia Física em áreas urbanizadas (turma 1).

2012 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Geomorfologia Costeira (2 turmas), Oceanografia (turma 1).

2011 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 11

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Geomorfologia Costeira (2 turmas),

2011 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 17

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Geomorfologia Costeira (2 turmas), Oceanografia (turma 1).

2010 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 17

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Geomorfologia Costeira (2 turmas), Oceanografia (1 turma)

2010 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 17

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Geomorfologia Costeira (2 turmas), Oceanografia (1 turma)

2009 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 11

Outras informações:
Disciplina ministrada: Geomorfologia Costeira (2 turmas)

2009 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 11

Outras informações:
Disciplina ministrada: Geomorfologia Costeira (2 turmas).

Atividades

  • 08/2011

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oceanografia (turma 1), Geomorfologia costeira (turmas 1 e 2)

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia Costeira (turma 1 e 2)

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia Costeira (turma 1 e 2), Oceanografia

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia Costeira (turma 1 e 2), Oceanografia

  • 09/2009 - 01/2010

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia Costeira (turma 1 e 2)

  • 04/2009 - 08/2009

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia Costeira (turma 1 e 2)

2011 - 2012

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina ministrada: Geografia do Petróleo

2011 - 2011

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 6

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Geoecologia Educação Ambiental Metodologia do Ensino de Geografia

Atividades

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Petróleo

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geoecologia, Metodologia do Ensino de Geografia

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Tecnólogo em Segurança do Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental

2002 - 2002

Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ

Vínculo: Monitoria de Oceanografia, Enquadramento Funcional: Bolsista de monitoria de Oceanografia, Carga horária: 20

2002 - 2002

Centro de Treinamento - CETREINA / UERJ

Vínculo: Monitor de Biogeografia, Enquadramento Funcional: Monitoria de Biogeografia, Carga horária: 20

Outras informações:
A monitoria de Biogeografia foi exercida juntamente com a de Oceanografia.