Diego de Castro Camelo
Graduado em Artes Cênicas com habilitação em Licenciatura pela ECA-USP. Possui especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário SENAC - Santo Amaro. É ator, bailarino e arte educador. Atualmente é professor de Artes (Linguagens) na instituição Senac Nações Unidas para as turmas do ensino médio da unidade. Atuou como professor de Artes e Musicalização no Colégio Porto União para as turmas do infantil (mini maternal, maternal, Jardim e pré) e para o ensino fundamental I (1°, 2°, 3°, 4°, e 5° ano). Participou de projetos de cultura, extensão e ensino na Universidade de São Paulo durante o período de 2016 a 2020, onde desenvolveu pesquisas no campo da pedagogia teatral. Sendo os projetos que participou os seguintes: "Construir pontes: atividades de criação, fruição e mediação teatral" sob a orientação da Professora Dra Maria Lúcia de Souza Barros Pupo; "Oficina de arte: espaço de criação e criação do espaço- reflexão" sob a orientação da Professora Dra Dália Rosenthal. Entre 2018 e 2019 foi pesquisador bolsista de Iniciação Científica do CNPq com o projeto ?Mediação Teatral na Infância: quais caminhos seguir?? onde atuou junto à EAFEUSP com elementos e estratégias de aproximação e sensibilização teatral entre as turmas de 1°, 2°, 3° e 4° ano do fundamental I, totalizando 240 crianças. Durante o ano de 2020 desenvolveu a pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulada ?Mediação teatral e infância: pistas para uma aproximação a partir do faz de conta?, sendo aprovado no curso de Artes Cênicas com habilitação em Licenciatura com nota máxima (10). Durante a pesquisa revisitou ações da sua iniciação científica onde, a partir de ações e estratégias de mediação teatral realizou atividades de sensibilização dentro da instituição escolar e, com um olhar voltado para as manifestações do faz de conta e jogo simbólico existentes na infância apoiou-se na teoria do desenvolvimento simbólico de Piaget e dissertou sobre possíveis estratégias para se pensar a aproximação de ações de mediação teatral e a infância, valorizando a capacidade lúdica existente na infância e prezando pela formação de espectadores de obras cênicas. Integra há seis anos na ECA -USP, o LAPETT - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Tanz Theatralidades - ECA-USP (Grupo de Pesquisa com Certificação do CNPq e da ECA-USP) , dançando nos espetáculos "Fragmento(s)" (2017) e "1° de abril" (2019-2020), ambos dirigidos e coreografados pela prof. Dra. Sayonara Pereira.
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Psicopedagogia
2022 - 2023
Centro Universitário Senac
Título: Psicopedagogia com foco educacional e os transtornos do neurodesenvolvimento
Graduação em Artes Cênicas com Habilitação em Licenciatura
2016 - 2020
Universidade de São Paulo
Título: Mediação teatral e infância: pistas para uma aproximação a partir do faz de conta
Orientador: Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
Graduação interrompida em 2015 em Lazer e Turismo
2014 - Atual
Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2015
Formação complementar
2019 - 2019
Elementos essenciais da Comunicação Não-Violenta. (Carga horária: 10h). , Centro de Pesquisa e Formação -SESC São Paulo, CPF - SESC -SP, Brasil.
2019 - 2019
Rosa Luxemburgo: Vida, Obra e Olhares Contemporâneos. (Carga horária: 4h). , SESC Carmo, SESC, Brasil.
2018 - 2018
Danças Brasileiras. (Carga horária: 100h). , Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, EDSP, Brasil.
2018 - 2018
Literatura das Periferias: Africanas e Afro-Brasileiras. (Carga horária: 12h). , Sesc Santo Amaro, SESC, Brasil.
2017 - 2017
Dança Africana da Guiné - Com Mariama Camara. (Carga horária: 10h). , Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo- CRD, CRD, Brasil.
2017 - 2017
Wotkshop com Ntando Cele "Expressar-me para além da minha pele" 4°MIT. (Carga horária: 8h). , Oficina Cultural Oswald de Andrade, OC, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao Maracatu teoria e prática- Alfaia. (Carga horária: 15h). , Projeto Calo na Mão, PCM, Brasil.
2017 - 2017
Dança Negra Contemporânea com a Cia Rubens Barbot - Teoria e Prática.. (Carga horária: 5h). , Sesc Belenzinho, SESC, Brasil.
2017 - 2017
Vivência de Bumba Meu Boi com o Grupo Cupuaçu e Tião Carvalho. (Carga horária: 3h). , Sesc Belenzinho, SESC, Brasil.
2017 - 2017
Vivência de Maracatu Nação Porto RIco - TImba e Alfaia Com Deivson Santana. (Carga horária: 8h). , Maracatu Bloco de Pedra, MBP, Brasil.
2017 - 2017
Vivência de Maracatu Estrela Brilhante de Recife com Pitoco de Airá e Allex. (Carga horária: 5h). , Maracatu Bloco de Pedra, MBP, Brasil.
2016 - 2017
Capoeira. (Carga horária: 100h). , Projete Capoeira, PC, Brasil.
2016 - 2016
OFICINA: COMPARTILHAMENTO DE PROCESSOS COM HENRIQUE LIMA. (Carga horária: 8h). , Oficina Cultural Oswald de Andrade, OW, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de Dança Contemporânea com Miriam Druwe. (Carga horária: 18h). , Cia de dança de jundiai, CDJ, Brasil.
2013 - 2014
Dança. (Carga horária: 1500h). , Etec de Artes-SP, ETEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia teatral.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teatro.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Dança.
Organização de eventos
CAMELO CASTRO, DIEGO. . III Mostra de Artes EMED SENAC Nações Unidas - Veredas de nós: crendices, valentias e tradições. 2024. (Exposição).
CAMELO CASTRO, DIEGO. . II Mostra de Artes EMED SENAC Nações Unidas - Povos Extraordinários: Afro- Ameríndios: Eu, O Outro, Nós. 2023. (Exposição).
CAMELO CASTRO, DIEGO. . I Mostra de Artes EMED SENAC Nações Unidas- Semana de Arte Moderna de 22 a 22. 2022. (Exposição).
CAMELO CASTRO, DIEGO. . 19ª MOSTRA (O PANDEMÔNIO) DE LICENCIATURA EM ARTES CÊNICAS DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS ? ECA/USP. 2020. (Outro).
CAMELO, D. C. . III Jornada de Gênero e Sexualidade da EAFEUSP. 2019. (Outro).
Participação em eventos
Olhares Insurgentes - Iniciação Científica e Pesquisa em Artes.Olhares Insurgentes - Iniciação Científica e Pesquisa em Artes - Mesa 4 - Arte Pandêmica em tempos de pixelização. 2021. (Outra).
19ª MOSTRA (O PANDEMÔNIO) DE LICENCIATURA EM ARTES CÊNICAS DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS ? ECA/USP.Mediação teatral e infância: pistas para uma aproximação a partir do faz de conta. 2020. (Outra).
II Mostra Estudantil de Teatro do TUSP.1º de abril. 2020. (Outra).
27° SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP).Mediação teatral na infância: quais caminhos seguir?. 2019. (Simpósio).
Chama! XVIII Semana de Licenciatura do Departamento de Artes Cênicas.Linhas de fuga: perspectivas da pedagogia do teatro no Brasil, hoje.. 2019. (Outra).
III Jornada de Gênero e Sexualidade da EAFEUSP.Por que falar de gênero e sexualidade na formação de professores?. 2019. (Outra).
III Jornada de Gênero e Sexualidade da EAFEUSP.Práticas pedagógicas de gênero e sexualidade. 2019. (Outra).
Semana da Educação FEUSP: "Nosotros: o "nós" no Outro - a alteridade na Educação".Práticas pedagógicas de gênero e sexualidade. 2019. (Outra).
V Encontro de Teatro Universitário- ETU.Encontro-Prosa "Formação de Público". 2019. (Encontro).
31°Fitub- Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.Agonia da Morte das Fadas. 2018. (Outra).
25º Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade.Agonia da Morte das Fadas. 2017. (Outra).
4° Mostra Internacional de Teatro - MITSP. 2017. (Outra).
III Encontro de Teatro Universitário- ETU. 2017. (Encontro).
II SUMMER ACADEMY-LAPETT.. 2017. (Oficina).
Terça Aberta no Kasulo.FRAGMENTO (S) LAPETT ? Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades - ECA ? USP. 2017. (Outra).
XVI Mostra de Licenciatura em Artes Cênicas CAC-ECA-USP.Espetáculo FRAGMENTO (S) do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades (LAPETT)- ECA ? USP.. 2017. (Outra).
29°Fitub- Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.CORPUS, área de Silêncio. 2016. (Outra).
31° Festivale - Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba.CORPUS, área de Silêncio. 2016. (Outra).
II Àwárí - Seminário de Cultura Popular de Matrizes Africans..Dança. 2016. (Seminário).
II Encontro de Teatro Universitário- ETU.CORPUS, área de Silêncio. 2016. (Encontro).
I Àwárí - Seminário de Cultura Popular de Matrizes Africanas. 2015. (Seminário).
I Encontro de Teatro Universitário- ETU. 2015. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
CAMELO, D. C. . Mediação teatral e infância: pistas para uma aproximação a partir do faz de conta (trabalho de conclusão de curso -TCC). 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMELO, D. C. . Mediação teatral na infância: quais caminhos seguir?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
CAMELO, D. C. ; TERRA, T. J. P. ; BEATRIZ, P.S.C . Generosidades: Bate papo sobre educação LGBTI+. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PEREIRA, S. ; CAMELO, D. C. ; RICCI, N. M. ; YOSHIMURA, E. . 1º de abril - II Mostra Estudantil de Teatro do TUSP. 2020. Coreográfica.
PEREIRA, S. ; CAMELO, D. C. ; RICCI, N. M. ; YOSHIMURA, E. . 1º de abril. 2019. Coreográfica.
CAMELO, D. C. ; SANTOS, E. C. ; MACHADO, F. ; JOIA, L. ; PS, V. . Agonia da Morte das Fadas. 2017. Teatral.
PEREIRA, S. ; CAMELO, D. C. . FRAGMENTO (S). 2017. Coreográfica.
PEREIRA, S. ; CAMELO, D. C. ; RICCI, N. M. ; YOSHIMURA, E. . FRAGMENTO(S) -LAPETT - Abertura de Processo - Espaço Kasulo. 2017. Coreográfica.
CAMELO, D. C. ; SANTOS, E. C. . CORPUS, Área de Silêncio. 2015. Teatral.
SANTOS, E. C. ; CAMELO, D. C. ; JOIA, L. ; MACHADO, F. . A dama da loção antipolho. 2015. Teatral.
CAMELO, D. C. ; ANASTACIO, L. F. S. ; TAKUNO, T. ; VASCONCELOS, M. . Ilé Ti Örum- Casa do Céu.. 2014. Coreográfica.
CAMELO, D. C. ; FERREIRA, D. F. R. ; HAMAN, A. B. M. H. ; CASTRO, P. O. ; SILVA, B. S. ; TAKUNO, T. . Memórias, Constelações e Corpo. 2013. Coreográfica.
CAMELO, D. C. . O voo. 2012. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
GPPAC - Grupo de Pesquisa em Pedagogia das Artes Cênicas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Lucia de Souza Barros Pupo em 10/02/2021., Descrição: Juntamente com outros pesquisadores da área de teatro e educação e pedagogia do teatro e encabeçado pela Profa. Dra. Maria Luci Pupo, este grupo de estudos do Departamento de Artes Cênicas da ECA USP objetiva traçar discussões e contribuir com produções de interesse do campo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Diego de Castro Camelo - Integrante / Maria Lucia de Souza Barros Pupo - Coordenador.
-
2018 - 2019
Mediação teatral na infância: quais caminhos seguir?, Descrição: Entender quais caminhos propor nas modalidades de mediação teatral para o público infantil é o grande norteador desta pesquisa, pensando na criança enquanto participadora do processo de leitura da obra. Trato aqui como público infantil a faixa etária que corresponde aos seis, sete e oito anos de idade, respectivamente matriculados no primeiro, segundo e terceiros anos do ensino fundamental I.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diego de Castro Camelo - Integrante / Maria Lucia de Souza Barros Pupo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2014 - 2018
Grupo Ewé, Descrição: O Grupo Ewé promove e estrutura sua pesquisa em dança através de estímulos e disparadores acerca da cultura de matrizes africanas. A Cia. vem fomentando atividades de formação nas linguagens de dança e artes negras, buscando promover a transdisciplinaridade e constituir um espaço de resistência, discussão, troca e pesquisa acerca da Cultura Negra em diálogo com a comunidade do entorno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diego de Castro Camelo - Integrante / Luiz Fernando da Silva Anastácio - Coordenador.
-
2013 - 2014
Espaços: A Inter-Relação dos corpos na dança., Descrição: Dificilmente pensamos o corpo como espaço físico. Na maioria das vezes relacionamos o espaço ao lugar onde estamos, seja ele uma casa, uma escola, um parque, entre outros, também carregados de movimentos, memórias e pensamentos. Geralmente diferenciamos o corpo de espaços físicos "estáticos", que apesar de conter memória, não têm possibilidade de disseminar a sua história por si mesmo. Necessita-se de um olhar sobre si e da descrição feita por este observador para que se verbalize a partir de suas experiências (espaço vivenciado). Ao perceber o corpo como também memória do espaço pode-se estabelecer uma relação em que este habita e dialoga com outros espaços, compartilhando ou influenciando estes locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diego de Castro Camelo - Integrante / Aminah barbara martins hamid haman - Integrante / Bruna salgueiro silva - Integrante / Douglas fernando ramos ferreira - Integrante / patricia oliveira de castro - Integrante / Luiz Fernando da Silva Anastácio - Coordenador.
Prêmios
2016
Melhor Espetáculo com "Corpus, Área de Silêncio", 29° Fitub.
2016
Melhor Conjunto de Atores com o espetáculo "Corpus, Área de Silêncio", 29° Fitub.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2018
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador
2016 - 2017
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador
2014 - 2015
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisador
Atividades
-
09/2017 - 08/2018
Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes.Atividade de extensão realizada, Oficina de arte: Espaço de criação e criação do espaço - reflexão sob a orientação de Dália Rosenthal..
-
09/2016 - 08/2017
Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes.Atividade de extensão realizada, Construir pontes: atividades de criação, fruição e mediação teatral sob a orientação de Maria Lúcia de Souza Barros Pupo..
-
08/2014 - 08/2015
Extensão universitária , USP Leste.Atividade de extensão realizada, Canto EnCena: formação de coro cênico na EACH.
2018 - 2020
SESC - Santo Amaro (SP)Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário setor de programação sociocultural, Carga horária: 30
2018 - 2018
SESI - Vila LeopoldinaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário - Teatro, Carga horária: 30
2021 - 2025
Senac Nações UnidasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Artes - Linguagens, Carga horária: 26
2021 - 2023
Colégio Henry WallonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 10
2022 - 2024
Colegio Porto UniãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Artes e Musicalização, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diego de Castro Camelo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?