Joselene Rodrigues Henriques

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, integrando o grupo de pesquisa Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais; Mestre em Educação Matemática na Área de Ensino Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - Rio Claro (2009); graduada em Ciências - Habilitação Matemática pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), com especialização em Modelagem Matemática em Ensino-Aprendizagem (2001). Atuou como professora na Educação Básica (Ensino fundamental e médio) no Colégio Piracicabano (Instituto Educacional Piracicabano) de 1996 a 2010, assumindo a Coordenação Pedagógica dos segmentos de Ensino Fundamental II (6. ao 9. ano) e Ensino Médio, a partir de abril/2010. A partir de Outubro/2014, atuou como membro do Conselho Municipal de Educação no período de 2014 a 2016 e, também como membro da Comissão Geral Coordenadora do Plano Municipal de Educação, no município de Piracicaba - SP. Em janeiro/2015 assumiu a Direção do Colégio Piracicabano da Igreja Metodista. Pós-graduação lato sensu em Educação Cristã com base em AEP - Abordagem Educacional por Princípios, concluída em 01 de setembro de 2024, pela Faculdade Batista Pioneira.

Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2013 - 2019

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Formação continuada centrada na escola, reflexividade e possibilidades de mediação do Coordenador Pedagógico: um estudo a partir da análise dialógica do discurso
Thiago Borges de Aguiar. Palavras-chave: formação continuada centrada na escola; coordenação pedagógica; análise dialógica do discurso; contexto e reflexividade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação Matemática

2006 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Matemática no Ensino Primário: duas paisagens, uma história, muitas interrogações
, Ano de Obtenção: 2009.Marcos Vieira Teixeira.Palavras-chave: Livros Didáticos; Matemática-História; Cultura Escolar; Matemática - Estudo e Ensino.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Modelagem Matemática Em Ensino Aprendizagem

1999 - 2001

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Modelagem Matemática: Aquecedor Solar
Orientador: Rodney Carlos Bassanezi e Regina Helena L Franchi
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Ciências Habilitação Em Matemática

1987 - 1992

Universidade Metodista de Piracicaba

Formação complementar

1996 - 1996

Informática no Ensino da Matemática. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1989 - 1989

Planilha Eletrônica. (Carga horária: 40h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP*, Brasil.

1989 - 1989

Operação de Processador de Texto. (Carga horária: 28h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP*, Brasil.

1989 - 1989

Introdução à Informática. (Carga horária: 4h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP*, Brasil.

1989 - 1989

Informática Lotus. (Carga horária: 40h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP*, Brasil.

1989 - 1989

Operação Básica de Microcomputadores. (Carga horária: 12h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP*, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Coreano

Fala Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

SILVA, Joselene Rodrigues da . VI Simpósio de Práticas Educativas. 2012. (Outro).

SILVA, Joselene Rodrigues da . IV ENIC - Encontro de Iniciação Científica no Ensino Médio. 2011. (Outro).

Participação em eventos

32 Workshop de Educação Cristã da AECEP. 2023. (Congresso).

XVI Simpósio de Dissertações e Teses.REUNIÕES PEDAGÓGICAS: um espaço de relações dialógicas observado na perspectiva Bakhtiniana. 2016. (Simpósio).

VII Assembleia Geral e Jornadas Pedagógicas de ALAIME.Disciplina: Redes sociais na educação. 2015. (Encontro).

VII Assembleia Geral e Jornadas Pedagógicas de ALAIME.Projeto Solidariedade - Abrace essa ideia. 2015. (Encontro).

VII Assembleia Geral e Jornadas Pedagógicas de ALAIME.Em tempo de game, quem tem tabuleiro faz História. 2015. (Encontro).

XIV ENCONTRO NACIONAL METODISTA DE EDUCADORES. 2015. (Encontro).

12. Congresso de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba. A produção contemporânea de Pesquisas no campo de estudos da Formação de Professores: uma análise dos trabalhos apresentados no DT8 da ANPed. 2014. (Congresso).

I Encontro de Formação de Conselheiros Escolares. 2014. (Encontro).

IX Assembleia Geral Confederação Metodista de Mulheres. 2014. (Encontro).

VIII Congreso Pedagógico de ALAIME. Medidas para promover la inclusión de estudiantes extranjeros. 2014. (Congresso).

VII Congresso Pedagógico de ALAIME. SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS: POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA. 2012. (Congresso).

XIII ENCONTRO NACIONAL METODISTA DE EDUCADORES. 2012. (Encontro).

FORO INTERNACIONAL DE LA EDUCACIÓN METODISTA. 2011. (Congresso).

XIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Matemática no Ensino Primário: uma história baseada na apreciação de duas coleções de livros didáticos. 2009. (Encontro).

XIV JOINCI - Jornada de Iniciação Científica.Vários trabalhos de alunos do Ensino Médio. 2009. (Encontro).

XV JOINCI - Jornada de Iniciação Científica.Diversos trabalhos de alunos de Ensino Médio. 2009. (Outra).

III Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio - O jovem e a ciência iluminando as fronteiras da comunicação.Concepções de estudantes sobre a chama de uma vela. 2008. (Encontro).

III Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio - O jovem e a ciência iluminando as fronteiras da comunicação.Indicadores ácido-base extraídos de vegetais. 2008. (Encontro).

III Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio - O jovem e a ciência iluminando as fronteiras da comunicação.Células-tronco: uma expectativa de vida. 2008. (Encontro).

III Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio - O jovem e a ciência iluminando as fronteiras da comunicação.Desvendando a terapia gênica. 2008. (Encontro).

III Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio - O jovem e a ciência iluminando as fronteiras da comunicação.A produção do etanol a partir de resíduos agroindustriais - o bagaço de cana-de-açúcar. 2008. (Encontro).

III Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio - O jovem e a ciência iluminando as fronteiras da comunicação.Insecticida Casero. 2008. (Encontro).

III Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio - O jovem e a ciência iluminando as fronteiras da comunicação.Perspectivas e possibilidades do tijolo ecológico. 2008. (Encontro).

III Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio - O jovem e a ciência iluminando as fronteiras da comunicação.Interferência dos diferentes comprimentos de onda na fotossíntese. 2008. (Encontro).

XIII JOINCI - Jornada de Iniciação Científica.Vários trabalhos de alunos do Ensino Médio. 2008. (Encontro).

XII JOINCI - Jornada de Iniciação Científica.Vários trabalhos de alunos do Ensino Médio. 2008. (Encontro).

IV Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica.Vários trabalhos. 2007. (Simpósio).

IV Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica.Quatro paisagens sobre o ensino da matemática na 1a. série primária. 2007. (Simpósio).

Palestra: Desenvolvimento de múltiplas linguagens: compromisso de todas as áreas. 2007. (Outra).

Palestra: Tudo é Matemática. 2007. (Outra).

XI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Matemática na 1a. série: quatro paisagens. 2007. (Encontro).

XI JOINCI - Jornada de Iniciação Científica.Vários trabalhos de alunos do Ensino Médio. 2007. (Encontro).

X JOINCI - Jornada de Iniciação Científica.Vários trabalhos de alunos do Ensino Médio. 2007. (Outra).

II ENIC - Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio.Oficina: Geometria do táxi. 2006. (Encontro).

IX JOINCI - Jornada de Iniciação Científica.Vários trabalhos de alunos do Ensino Médio. 2006. (Outra).

VIII JOINCI - Jornada de Iniciação Científica.Vários trabalhos de alunos do Ensino Médio. 2006. (Outra).

Fórum Metodista de Educação Básica. 2005. (Outra).

I ENIC - Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio.Vários trabalhos de alunos do Ensino Médio. 2005. (Encontro).

III Simpósio de Ensino de Graduação da Unimep/3a. Mostra Acadêmica.O ensino de Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2005. (Simpósio).

III Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica.Matemática nos cursos de formação normalista e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2005. (Simpósio).

VI Seminário Nacional de História da Matemática. 2005. (Seminário).

VI Seminário Nacional de História da Matemática. 2005. (Oficina).

I Colóquio Brasileiro de História da Matemática e IV Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. 2004. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Educação, sob o tema Educação Básica e a Escola Confessional: do compromisso à ação. 2004. (Congresso).

II Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica: a ação educativa no centro das reflexões.Matemática nos cursos de Formação Normalista e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise crítica das mudanças de enfoque e conteúdo no período pós-guerra. 2004. (Simpósio).

I Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica: a ação educativa no centro das reflexões. 2003. (Simpósio).

I Encontro de Educação Matemática.Matemática na Educação Básica. 2002. (Oficina).

Avaliação em Debate. 1998. (Encontro).

Minicurso: Construindo o conhecimento matemático. 1997. (Outra).

Palestra: Currículo Escolar. 1997. (Outra).

Palestra: Educação matemática na Prática Educativa, proferida pelo Prof. Dr. Luís Roberto Dante. 1996. (Outra).

Workshop de que maneiras o Logo pode contribuir para prática pedagógica. 1996. (Outra).

Encontro Regional de Educação. 1995. (Encontro).

Jogos Matemáticos. 1995. (Oficina).

Palestra: Modelagem Matemática. 1989. (Outra).

Palestra: Modelagem Matemática no 2. grau, proferida pela Profa. Maria Salett Bienbengut. 1989. (Outra).

Participação em bancas

SILVA, Joselene Rodrigues da. VII Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica. 2015. Universidade Metodista de Piracicaba.

SILVA, Joselene Rodrigues da. 13a. Mostra Científica da Unimep. 2015. Universidade Metodista de Piracicaba.

SILVA, Joselene Rodrigues da. Banca Avaliadora de trabalhos apresentados no V Decatlo da Natureza, Matemática e Tecnologia: Encontro de Jovens Pesquisadores das Escolas Públicas. 2014. Universidade Metodista de Piracicaba.

SILVA, Joselene Rodrigues da. Banca avaliadora de trabalhos apresentados na XV Jornada de Iniciação Científica do Ensino Médio. 2009. Instituto Educacional Piracicabano.

SILVA, Joselene Rodrigues da. Banca avaliadora de trabalhos apresentados no III Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio. 2008. Instituto Educacional Piracicabano.

SILVA, Joselene Rodrigues da. Coordenou sessão temática no IV Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica. 2007.

SILVA, Joselene Rodrigues da. Comissão Científica do I Encontro de Iniciação Científica. 2005. Instituto Educacional Piracicabano.

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, M. T. ; ROSA, F. S. ; SILVA, Joselene Rodrigues da ; SILVA, A. G. P. G. . Colégio Piracicabano e suas ações educativas à luz dos documentos 'Plano para a Vida e a Missão' e 'Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista'. Revista do COGEIME , v. 39, p. 99-114, 2011.

  • HENRIQUES, J.R. ; FERREIRA, L. H. ; AGUIAR, T. B. . DISCURSOS, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA. In: IX FALA OUTRA ESCOLA, 2019, Campinas. Co-lecionar: práticas de humanização com e para a liberdade, 2019.

  • HENRIQUES, Joselene Rodrigues . Ações para promover a inclusão de alunos estrangeiros. In: VIII Congresso Pedagógico de ALAIME, 2014, Montevideo. Anais do VIII Congreso Pedagogico de ALAIME, 2014.

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS: POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA. In: VII CONGRESSO PEDAGÓGICO DE ALAIME, 2012, São Bernardo do Campo. Anais do VII Congreso pedagógico de ALAIME, 2012.

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Matemática no Ensino Primário: uma história baseada na apreciação de duas coleções de livros didátivos. In: XIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia. Anais do XIII EBRAPEM, 2009.

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Matemática na 1a. série primária: quatro paisagens. In: XI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Pós-graduandos em Educação Matemática, 2007, Curitiba - PR. Anais do XI EBRAPEM, 2007.

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Quatro paisagens sobre o ensino da matemática na 1a. série primária. In: IV Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, 2007, Piracicaba. Anais do IV Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, 2007.

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Matemática nos cursos de Formação Normalista e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise crítica das mudanças de enfoque e de conteúdo no período pós-guerra. In: III Simpósito de Práticas Educativas na Educação Básica: a ação educativa no cetnro das reflexões, 2005, Piracicaba. Anais do III Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, 2005.

  • SANTOS, Erasmo Alves dos ; SILVA, Joselene Rodrigues da . Estudos Avançados no Colégio Piracicabano: uma experiência com modelagem matemática. In: I Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, 2003, Piracicaba. Anais do I Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, 2003.

  • HENRIQUES, Joselene Rodrigues . Reuniões Pedagógicas: um espaço de relações dialógicas observadona perspectiva Bakhtiniana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HENRIQUES, Joselene Rodrigues ; BOTTENE, M. E. G. . Medidas para promover la inclusión de estudiantes extranjeros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUCCI, R. ; HENRIQUES, Joselene Rodrigues ; SILVA, K. S. ; BERTINI JUNIOR, N. . A produção contempoânea de Pesquisas no campo de estudos da Formação de Professores: uma análise dos trabalhos apresentados no GT 8 da ANPEd. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Tendências em Educação Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Socialização de Práticas Educativas: possibilidade de formação continuada centrada na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Matemática na 1a. série primária: quatro paisagens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Quatro paisagens sobre o ensino da matemática na 1a. série primária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Oficina: "Geometria do táxi". 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joselene Rodrigues da . Matemática nos cursos de formação normalista e nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SILVA, Joselene Rodrigues da . Coordenadora de Oficina Temática - Matemática na Educação Básica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Joselene Rodrigues da ; PECORARI, E. P. C. . Introdução ao Trabalho Científico. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Educacional Piracicabano, Colégio Piracicabano. , Rua Rangel Pestana, 762, Centro, 13400901 - Piracicaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 68, Telefone: (19) 31241867, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2016

Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba

Vínculo: Vínculo Institucional, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Municipal de Educação

2014 - 2016

Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba

Vínculo: Vínculo Institucional, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Geral Coordenadora do PME

2013 - 2013

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4

2015 - Atual

Instituto Educacional Piracicabano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora do Colégio Piracicabano, Carga horária: 40

2010 - 2015

Instituto Educacional Piracicabano

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do EF II e EM, Carga horária: 40

1996 - 2010

Instituto Educacional Piracicabano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 24

Atividades

  • 04/2010

    Direção e administração, Colégio Piracicabano.Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica do EF II e EM.

  • 02/1996 - 08/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 01/1997 - 04/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, Introdução ao Trabalho Científico, Matemática

2014 - 2014

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 4

2005 - 2005

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (Professor horista), Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ensino de Matemática

1995 - 1997

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1995 - 02/1996

    Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática

2004 - 2004

Faculdade de Ciências e Letras de Araras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação e Educação

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Informática

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Informática

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Informática