Diogo Jansen Ribeiro

É aluno regular, via processo seletivo público no Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG - início: 2017 - previsão de defesa de tese: 1 semestre de 2020), vinculado a linha de pesquisa "Estado, Políticas e História da Educação". Orientação: Profª Doutora Miriam Fábia Alves e Co-orientadora: Profª DraValdeniza Lopes da Barra. Sua tese tem como centralidade o universo do "Ensino Primário em Anápolis/Go nas décadas de 1940 a 1960". Possui mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias, concentração em Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG - Iniciado: 2014 / Finalizado: 2016). Especialista em Psicopedagogia para pedagogos, área da Psicologia na Faculdade de Administração, Ciência, Educação e Letras (FACEL/Educação a Distância / apenas certidão de conclusão - 420 horas). Graduado em: História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG - 2009 a 2012). É licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú por meio da parceria com a Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-graduação, Ensino e Extensão (FAESPE - Início: 2013, término: 2014). Bacharelado em Teologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/diploma reconhecido, Iniciado: 2007, Finalizado: 2008). Professor nos seguintes níveis, modalidades e Instituições de Ensino: Educação básica (Estágio no Colégio Estadual Professor Faustino (Ensino Médio - 2012); No Ensino Técnico e Tecnológico (Instituto Federal de Goiás IFG - Campus Anápolis / Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC); Ensino Superior (Faculdade Católica de Anápolis - FCA - Professor na Especialização em Docência Universitária e Metodologia para o Ensino Superior e na Especialização em Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e Coaching - Início do contrato: 2016, Encerramento do contrato: 2017), Foi professor também na Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania vinculada ao Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor com prática nas seguintes disciplinas: Literatura Infantil (Universidade Estadual de Goiás - UEG); Sistema de Ensino e Legislação (Faculdade Católica); Planejamento (Faculdade Católica); História da Educação brasileira (Faculdade Metropolitana de Anápolis - FAMA); Avaliação (Faculdade Católica de Anápolis); ; Fundamentos da Educação para Diversidade (Faculdade Metropolitana de Anápolis - FAMA); Metodologia da Pesquisa Científica (Faculdade Católica de Anápolis),. Metodologias para o ensino de História e Geografia (Faculdade Metropolitana de Anápolis - FAMA); História do Continente Africano e Cultura afro-brasileira (Faculdade Metropolitana de Anápolis - FAMA). Atualmente: Professor universitário na Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA). Mais especificações no corpo do currículo. DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DISPONÍVEL.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2017 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Título: A ESCOLA PRIMÁRIA EM ANÁPOLIS/GO (1946 ? 1961): alunos, professores e tipos de estabelecimentos criados e implementados em terras de Sant?Ana.,
Profª Pós-Doutora Miriam Fábia Alves. Coorientador: Profª Pós-Doutora Valdeniza Maria Lopes da Barra. Palavras-chave: Anápolis; Ensino primário fundamental; História da Educação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias

2014 - 2016

Universidade Estadual de Goiás
Título: A Implementação da Lei Orgânica do Ensino Primário em Anápolis-GO (1948 - 1957),Ano de Obtenção: 2016
Profª Drª Sandra Elaine Aires de Abreu.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Memoria; Ensino; Pesquisa Documental; Historiografia da História da Educação; Anápolis. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Psicopedagogia

2013 - 2014

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
Título: A Psicopedagogia e a Educação Especial: uma proposta de intervenção.
Orientador: Maria Liz

Graduação em PEDAGOGIA

2013 - 2014

FUNDACAO ANTARES DE ENSINO SUPERIOR, POS-GRADUACAO, PESQUISA E EXTENSAO
Título: A HISTÓRIA DA CRIANÇA EM ANÁPOLIS/GO (1922-1930)

Graduação em História

2009 - 2012

Universidade Estadual de Goiás
Título: APONTAMENTOS SOBRE A UMBANDA EM ANÁPOLIS/GO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS DO CENTRO DE MEMÓRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS (1959 ? 1987).
Orientador: Profº Drº Eliézer Cardoso de Oliveira

Graduação em Teologia

2005 - 2008

Faculdade Teologica Sul Americana
Título: A GRAÇA EM "O IDIOTA" DE DOSTOIÉVSKI, AQUELE RUSSO!

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso para Orientador e Tutor de polos EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

Curso para Orientador e Tutor de polos EAD. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em ?Curso de Extensão de Prevenção do Uso de Drogas P. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em HISTÓRIA ALÉM DA SALA DE AULA 3ª EDIÇÃO. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em HISTÓRIA ALÉM DA SALA DE AULA 2ª EDIÇÃO. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Pesquisa Documental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa em Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Regional de Anápolis.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da pesquisa em educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Regional de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RIBEIRO, D.J. . jornada de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UEG/UnUCSEH. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V EHECO Memória e Democracia: Os Tempos e Espaços da História da Educação.Tipos de Estabalecimentos de Ensino Primário criados em Anápolis (1940 - 1950). 2019. (Encontro).

Workshop Interdisciplinar em Educação, Sociedade, cultura e Comunicação.Cultura, Educação e sociedade: algumas reflexões. 2019. (Outra).

XVI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação UFG.O ENSINO PRIMÁRIO FUNDAMENTAL EM ANÁPOLIS/GO (1946 ? 1961): alunos, professores e tipos de estabelecimentos criados e implementados em terras de Sant?Ana. 2019. (Seminário).

Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GEPHE/FE/UFG.Escolas Isoladas em Anápolis (GO). 2018. (Encontro).

Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GEPHE/FE/UFG. 2018. (Encontro).

II Simpósio Internacional de História da Universidade Estadual de Goiás e XII Encontro Regional da ANPUH-GO. Documentos e Metodologias para História da Educação. 2018. (Congresso).

Encontro I - Instrução Primária e Educação de Ingênuos em Goiás/ UFG. 2017. (Encontro).

V Congresso Internacional de História da Universidade Federal de Jataí. O ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO (1948-1961): ESTUDOS DOCUMENTAIS E REFLEXÕES A PARTIR DE NARRATIVAS HISTÓRICAS.. 2016. (Congresso).

X Semana de Iniciação Científica da Faculdade Católica de Anápolis - Conhecimento a chave para impulsionar a carreira no momento de crise.Metodologias para o ensino da África na educação básica. 2016. (Seminário).

I Colóquio de Linguagem e Práticas Sociais. 2015. (Seminário).

II Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás. A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI ORGÂNICA DO ENSINO PRIMÁRIO NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO (1940 - 1950). 2015. (Congresso).

Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão da UEG.Reforma Capanema?. 2015. (Seminário).

XXII SIMPÓSIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Universidade Federal de GO.O ENSINO PRIMÁRIO EM ANÁPOLIS-GO. 2015. (Simpósio).

6 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária ?Diálogos da Extensão: saberes tradicionais e inovação científica?. UEG na Escola: Atualização e Formação Continuada de Professores da Educação Básica. 2014. (Congresso).

I Congresso de ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. PONTENCIAL HISTÓRICO, SOCIAL E EDUCATIVO DO ACERVO DO CENTRO DE MEMÓRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS: FONTES PRIMARIAS E A ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.. 2014. (Congresso).

I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. POTENCIAL HISTÓRICO, SOCIAL E EDUCATIVO DO CENTRO DE MEMÓRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS. 2014. (Congresso).

III Seminário Interno de Pesquisa do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia.O Centro de Memória da Câmara Municipal de Anápolis e a escrita da História da Educação anapolina.. 2014. (Seminário).

III SEMIPE - Seminário Interno de Pesquisa do MIELT.A Implementação da Lei Orgânica do Ensino Primário em Anápolis-GO. 2014. (Seminário).

Jornada de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UnUCSEH.HISTÓRIA SUBJETIVIDADES E LITERATURA. 2014. (Seminário).

Simpósio Nacional de História e Simpósio Nacional do CieAA.MIRCEA ELIADE E AS FESTAS CATÓLICAS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO. 2011. (Simpósio).

"CURSO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: História Além da Sala de Aula' 2010 (Mini Curso)."Lei 10.639/2003 e Implementação na cidade de Anápolis". 2010. (Encontro).

III "CONVERSAS SEM FRONTEIRAS" - UFG (Universidade Federal de Goiás) Núcleo de Estudos da História Linguística de Goiás - NEHLGO / Umbanda, Educação e a Lei 10.639 em Anápolis/GO.."Religiões de Matrizes Africanas Conflitos Invisibilizados em Goiás". 2010. (Encontro).

III CONEPEC - Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Cidade de Goiás. 2010. (Outra).

NOÇOES DE PALEOGRAFIA ,E DIPLOMATICA E INTERPRETAÇÃO DOCUMENTAL. 2010. (Outra).

Curso de Iniciação à CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE ACERVOS IMPRESSOS - Universidade Estadual de Goiás (CEDOC). 2009. (Oficina).

II Curso de Extensão da Universidade Estadual de Goiás: "HISTÓRIA ALÉM DA SALA DE AULA". 2009. (Oficina).

II Simpósio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Carolina Cardoso Soares

RENGIFO-HERRERA, F. J.;RIBEIRO, D.J.. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORESDA REDE MUNICIPAL DEEDUCAÇÃO DEGOIÂNIA EMEDUCAÇÃO INCLUSIVA ESUAS INFLUÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCO) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Paula Ribeiro

RENGIFO-HERRERA, F. J.;RIBEIRO, D.J.. NARRATIVAS DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL PARA O TRABALHO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCO) - Universidade de Brasília.

Aluno: BRUNNO HENRIQUE KILL AGUIAR

RENGIFO-HERRERA, F. J.;RIBEIRO, D.J.. SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTITUÍDOS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA EM BRASÍLIA-DF. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCO) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cristina Ramos Bibikow de Araújo

RENGIFO-HERRERA, F. J.;RIBEIRO, D.J.. PENSAR E FAZER: INTERFACES ENTRE AS CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO E AÇÕESPEDAGÓGICAS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCO) - Universidade de Brasília.

Aluno: Natanael Mendes

RIBEIRO, D.J.. UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL NOS AMBIENTES CORPORATIVOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: Sara Izabel do Amparo

RIBEIRO, D.J.. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: Borges, R

RIBEIRO, D.J.. R . S; Trompieri, P. S.. PROPOSTA PARA ENSINO DE UMA DISCPLINA DE ENGENHARIA COM BASE NA ANÁLISE COMPORTAMENTAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: SANTOS, K

RIBEIRO, D.J.. R. ( Kelly Rosário dos Santos). OBJETIVO DA EDUCAÇÃO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO: UMA VISÃO FORMATIVA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: Teodoro, S

RIBEIRO, D.J.. P. M. T. (Thamara Missel P. da Silva Teodoro). FOCOS DE QUEIMA NO BIOMA CERRADO NO PERÍODO DE 2005-2015. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Perícia, Gestão e Auditoria Ambiental) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: Malta, A

RIBEIRO, D.J.. A. G; Martins, S. R. N.. AS POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: MOTIVO DE EXPANSÃO EDUCACIONAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: DINIZ, C

RIBEIRO, D.J.. L; CORREDEIRA, K. L. V; PEREIRA, T. C. T.. O MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS - PBL (PROBLEMA BASED LEARNING): UMA INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NO CURSO DE MEDICINA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: FREIRE, L

RIBEIRO, D.J.. P. M; FREIRE, M. R; COSTA, S. R.. A IDEOLOGIA MARXISTA E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA INFLUENCIA DE GRAMSCI NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: RODRIGUES, D

RIBEIRO, D.J.. G; SANTOS, P. H.. O ENSINO SUPERIOR E AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência no Ensino Superior) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: Pacheco, J

RIBEIRO, D.J.. N. V.. O PERFIL DO DOCENTE EM ARQUITETURA E URBANISMO: AS INFLUENCIAS DE EDGAR GRAEFF. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: MOURA, G

RIBEIRO, D.J.. B. F.. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DO BORDADO RICHELIEU. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: TEIXEIRA, C

RIBEIRO, D.J.. S.. METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE BIÓLOGOS LICENCIADOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: Gardi, B

RIBEIRO, D.J.; FARINHA, A. C.; RANGEL, A. R. L.. F; Andrade, S. P.. DOCÊNCIA NO BRASIL: UM CAMINHO PROFISSIONAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: lins, a

RIBEIRO, D.J.; FARINHA, A. C.; RANGEL, A. R. L.. J. (Juliana Andrade Lins). OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO NO CURSO DE FARMÁCIA: A INTEGRAÇÃO TEORIA E PRATICA NA FORMAÇÃO DO FARMACÊUTICO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: MONERÓ, E

RIBEIRO, D.J.; FARINHA, A. C.; RANGEL, A. R. L.. L. (Luíz Eduardo Moneró). LÍNGUA PORTUGUESA: UM GRANDE LEGADO DE PORTUGAL PARA O MUNDO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis.

Aluno: MARIA EDUARDA SANTOS MELO

RIBEIRO, D.J.; SANTOS, M. B. D.. A ADOÇÃO TARDIA E A POSSÍVEL RESPONSABILIDADE DO ESTADO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL.

Aluno: FRANCIELLY MORAIS GOMES

RIBEIRO, D.J.; SANTOS, M. B. D.. A PRISÃO CIVIL NO INADIMPLEMENTO DOS ALIMENTOS AVOENGOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL.

Aluno: MARIA ELINARA DE SOUSA COSTA

RIBEIRO, D.J.; SANTOS, M. B. D.. O CÂRCERE E A MATERNIDADE: UMA ANÁLISE DE VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL.

Aluno: LAYSA KAROLINA BATISTA GOMES

RIBEIRO, D.J.; SANTOS, M. B. D.. TRIBUNAL DO JÚRI: UMA ANÁLISE AO PRINCÍPIO DA SOBERANIA DOS VEREDICTOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL.

Aluno: Claudio Jesus de Souza

RIBEIRO, D.J.. ESTABILIDADE EMPREGATÍCIA DE MANEIRA PROVISÓRIA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL.

Aluno: Murilo Wagner Fraga de Jesus

RIBEIRO, D.J.. PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA NAS RELAÇÕES COMERCIAIS VIRTUAIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL.

Aluno: Camilla Ribeiro de Jesus

RIBEIRO, D.J.. A LEI MARIA DA PENHA, E OS DIREITOS DA MULHER NO CONTEXTO DAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Veralúcia Pinheiro

ABREU, S. E. de;PINHEIRO, V.; OLIVEIRA, Eliézer Cardoso de. A implementação da Lei Orgânica do Ensino Primário em Anápolis (1948-1957). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Veralúcia Pinheiro

ABREU, S. E. de; OLIVEIRA, Eliézer Cardoso de;PINHEIRO, V.. A implementação da Lei Orgânica do Ensino Primário na Cidade de Anápolis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiá.

Sandra Elaine Aires de Abreu

ABREU, S. E. A.; OLIVEIRA E.C de; PINHEIRO, V.. A implementação da lei orgânica de ensino primário em Anápolis/GO (1948-1957). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e) - Universidade Estadual de Goiás.

Eliézer Cardoso de Oliveira

ABREU, S. E. A.; PINHEIRO, V.;OLIVEIRA, ELIÉZER CARDOSO DE. A implementação da lei orgânica do ensino primário em Anápolis/GO. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Eliézer Cardoso de Oliveira

ABREU, S. E. A.; PINHEIRO, V.;OLIVEIRA, E. C.. A Implementação da Lei Orgânica do Ensino Primária na Cidade de Anápolis (1940 - 1950). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Leandro Silva de Paula

PAULA, L. S.; BARRA, V. M. L.; BARROS, A. M. A.; ALVES, M. F.. Escola primária nacional e sua materialidade em Anápolis/GO (1940-1950). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Pauliane Oliveira Azeredo

PROJETO MUDANDO CONCEITOS COM SUSTENTABILIDAE, TODOS SOMOS CAPAZES!; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Antonia Josiele do Nascimento Marques

Os benefícios que as orientações da base nacional comum currícular (BNCC) agrega na construção do currículo na educação infantil do Estado de Goiás - (2019); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Elisângela Ferreira Cardoso

A formação continuada do professor da educação infantil: relevância e desafios; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Ana Karolina Rodrigues da Silva

Alunos especiais da EJA: Metodologias usadas pelos os professores; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Isabelle Carolinne Costa Rosa

A contação de história na educação infantil: Metodologias aplicadas; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Isabella Rodrigues Camargo

O papel do professor no enfrentamento ao bullying no ambiente escolar; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Dejailson Alves de Freitas

Prática docente na educação infantil; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Meuri Cristina Tavares da Câmara

A Utilização do jogos e brincadeiras na Educação Infantil; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Mônica Duarte Alves

Os primeiros socorros na formação do pedagogo; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Maria Edna Domingues da Silva

Gestão Escolar: contribuições do coordenador pedagógico; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

LIVIA CARLA

O ensino da literatura goiana na terceira série da Escola Municipal Padre Humberto Dunkel no ano de 2018; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Lindete de Azevedo Nascimento

A leitura na 1 fase do Ensino Fundamental e sua importância no processo de alfabetização; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Érika Amália Reginaldo Holderban Pecci

Transversalidade temática gênero e sexualidade na BNCC: desafios em sala de aula; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Ivete Mendes Lopes

O uso da tecnologia eletrônica no Ensino Fundamental; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Letícia Verissimo dos Anjos

Porcentagens de alunos desistentes da EJA; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Beatriz Rita dos Santos Fraga

O papel da família no acompanhamento escolar: apontamentos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Nayara dos Santos de Morais

O trabalho com a música na educação infantil maternal I e II; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Lorena Morais de Bastos

O papel dos pais na instituição escolar; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Anápolis; (Orientador);

Aguinaldo Alves de Oliveira

Preservação do Patrimônio Cultural dos Raizeiros no Estado de Goiás; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Ana Kleide Luiz Esteves

Preservação do Patrimônio Cultural dos Raizeiros no Estado de Goiás; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Ana Paula Rodrigues de Souza

Nos Trilhos da educação patrimonial: diálogos necessários em prol da preservação do patrimônio cultural local; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

José Henrique dos Santos Barbosa

Nos Trilhos da educação patrimonial: diálogos necessários em prol da preservação do patrimônio cultural local; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Gisela Genaro Rodrigues

As Lendas Jaraguenses e sua importância para a preservação da memória, identidade e Patrimônio Cultural da cidade de Jaraguá-GO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Anita Raquel Borges de Souza

Guia do Patrimônio Histórico e Cultural de Anápolis: publicação de site para o COMPHICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Gabriela Carvalho Nunes

Literatura regional como representação da identidade cultural; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Andreza Rigo Abrantes

Proposta de Intervenção Arquitetônica sob o Viés da Acessibilidade - Museu Histórico de Anápolis; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Marcia Beatriz Dias dos Santos

Festejos na comunidade Kalunga; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Marcos Rogério Val Fernandes Júnior

Exposição Fotográfica: Anápolis Focalizada por Francisco Garcês; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Paulo Henrique Batista Júnior

Exposição Fotográfica: Anápolis Focalizada por Francisco Garcês; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

MAXWELL MOREIRA MARTINS

Casa JK e sua Importância Histórica para a Região Leste de Anápolis; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Bruna Fernandes de Freitas

Contribuições das Práticas Corporais na Formação da Cidadania: possíveis diálogos com o desenvolvimento sustentável; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Livia Alessandra de Carvalho Teles

Contribuições das Práticas Corporais na Formação da Cidadania: possíveis diálogos com o desenvolvimento sustentável; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Rileme Soares da Silva Castro

Biblioteca em Ação: Revitalização da Biblioteca Pública do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jd; Alvorada - Anápolis-GO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Paulo Henrique Batista Júnior

Art Deco em Anápolis-Go; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Camélia Alves Jardim Parente

PROVISÓRIO DISCUTINDOARTE INDÍGENA BRASILEIRA: GRAFISMO DOS POVOS INDÍGENAS KARAJÁS DE GOIÁS; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadan) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Alvinan Magno Catão e Carla Berti Bonesso

Um diálogo entre a escrita em filosofia clinica e a escrita psicanalítica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Dias, R

C; ; A vida de Moisés, suas fragilidades e uma reflexão para filosofia clínica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Edmir José da Silva e João Gomes dos Santos

Filosofia Clinica: Teoria e pratica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Costa, H

E; ; A autoridade como virtude fundamental na base das relações humanas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Silva, A

E; ; A filosofia como integração de si mesmo, em Lou Marinoff; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Gardi, B

F; Andrade, S; P; Gomes, C; R; R; ; Vingança, adversidade pela sobrevivencia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Andrade, A

J; ; Historicidade de Jó: enraizamento de seus sofrimentos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

SILVEIRA, D

M; ; Algumas considerações sobre a idéia de verdade ao longo da história do pensamento filosófico e a filosofia clinica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Santos, S

T; ; Filosofia Clínica: Um novo olhar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Chaves, G

T; ; O papel mediador do gestor escolar: Estudo sobre enfrentamento de conflitos escolares; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

OLIVEIRA, L

N; ; Eugênio e o seminarista: Uma visão da filosofia clinica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Clínica) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Diogo Jansen Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sandra Elaine Aires de Abreu

A implementação da Lei Orgânica do ensino primário em Anápolis; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e) - Universidade Estadual de Goiás,; Orientador: Sandra Elaine Aires de Abreu;

Miriam Fábia Alves

Escola Primária Nacional em Anápolis/Go e sua materialidade (1940 - 1960); Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, D.J. . A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI ORGÂNICA DO ENSINO PRIMÁRIO NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO (1940 ? 1950). Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE) , v. 2, p. 3682, 2015.

  • RIBEIRO, D.J. . Implementação da ?Reforma Capanema? na Cidade de Anápolis/Go: A Criação das Escolas Rurais Municipais e a Biblioteca Municipal. Revista de História da UEG Quirinópolis , v. 1, p. 65-86, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIBEIRO, D. J. ; NOVAES, V. G. S. ; RIBEIRO, D.J. . Arquivos Públicos e a Universidade Estadual de Goiás: pesquisa, ensino e extensão.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RIBEIRO, D.J. . Fontes Primária e a História da Educação em Anápolis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RIBEIRO, D.J. . Centro de Memória do Legislativo Anapolino. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RIBEIRO, D.J. . Centro de Memória. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RIBEIRO, D.J. . "RELEVÂNCIA DO CEDOCH ANAPOLINO". 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RIBEIRO, D.J. . História da Educação: fontes, pesquisas e pesrpectivas.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, D.J. . PROCESSO SELETIVO DE ORIENTADORES ACADÊMICOS E TUTORES DE POLO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA. 2013. .

RIBEIRO, D.J. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, D.J. . FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EDUCAÇÃO A DISTANCIA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, D.J. . Programa de Estudos às Depencias Químicas. 2012. .

M.T. Roseli Martins ; RIBEIRO, D.J. ; FERNANDES, D. W. S. ; AZEVEDO, V. C. . TRATANDO DOS TRATADOS, UM DIAGNÓSTICO ACERCA DA MEDICINA E MEDICAMENTOS NOS SÉCULOS XVIII, XIX E XX. 2011. (Relatório de pesquisa).

RIBEIRO, D.J. . Umbanda em Anápolis-GO e a Lei 10.639. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, D.J. . TERREIROS EM ANÁPOLIS/GO: UMA HISTORIOGRAFIA RELIGIOSA INVISIVEL E O CONFLITO DO ENSINO DE CULTURAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS.. 2010. (Relatório de pesquisa).

RIBEIRO, D.J. . "Arca de Noé!". 2009. (TEATRO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    DINÂMICAS DAS PAISAGENS CULTURAIS: manifestações da religiosidade popular no município de Anápolis-GO., Descrição: Este projeto propôs desenvolver reflexões no campo da Geografia Cultural, voltado para o estudo das paisagens culturais. Como proposta de investigação buscou-se realizar um estudo sobre a dinâmica das manifestações culturais das religiosidades populares no município de Anápolis. Com o objetivo geral de analisar as paisagens culturais no município de Anápolis tendo como base as manifestações da religiosidade popular católica, o projeto buscou somar e avançar no conhecimento já existente para alcançar a amplitude e a dimensão pretendida. Com enfoque na espacialização cultural, especificamente as festas de padroeiros e as folias que ocorrem no município, interrogando como elas criam uma paisagem cultural e se guardaram ou perderam sua dimensão simbólica face aos interesses diversos que envolvem sua realização. Na sua essencialidade, as festas de padroeiros e folias são manifestações tradicionais e constituem a base de composição do patrimônio cultural de cada localidade. Sua restrição apenas aos grupos que praticam os ritos e rituais durante as manifestações religiosas, modifica-se paulatinamente, vista pela inserção de outras influências e a visitação crescente de pessoas nas localidades, durante as festas. Fatores esses corroboram para impulsionar a atividade turística. Diante da complexidade do objeto é necessário analisar as festas de padroeiros e folias como elementos da cultura, mas também, componente da oferta turística. Para o desenvolvimento da pesquisa adotou-se a leitura da paisagem por meio de entrevistas, observações e participação direta dos pesquisadores nas manifestações culturais atentando para o registro fotográfico e audiográfico desses eventos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Diogo Jansen Ribeiro - Integrante / Amanda Reis - Integrante / Maria Idelma Vieira DAbadia - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    TRATANDO DO TRATADOS: um diagnóstico acerca da medicina entre os séculos XVIII e XX, Descrição: A pesquisa examinou algumas obras, quais sejam, tratados de medicina e farmácia, relativas aos séculos XVIII, XIX e XX, pertencentes ao acervo documental do CEDOC (Centro de Documentação) da UnUCSEH/UEG. Buscou-se analisá-las no contexto específico em que foram produzidas, afim de perceber mudanças e continuidade de tratamentos e uso de medicamentos. O recorte temporal, embora abrangente, ficou delimitado graças a especificidade e quantidade da documentação, ou seja, a pesquisa foi realizada, exclusivamente, nas obras do acervo referido. A relevância desse estudo está na possibilidade de poder apresentar um corpo de reflexões, posições e práticas médicas historicamente fundamentadas na ciência, religião e no senso comum a fim de perceber as experiências vivenciadas pelos sujeitos que exerceram a ?medicina profissional?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Diogo Jansen Ribeiro - Integrante / Vanessa Cláudio Fernandes - Integrante / Roseli Tristão Maciel - Coordenador / Veruska Cavalcante Azevedo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, Descrição: O projeto visava avaliar o processo de execução da lei 14.832/2004 que estabelece cotas para estudantes das instituições de educação superior integrantes do sistema estadual de educação superior. A avaliação esteve centrada no programa executado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) que, prevê cotas para o ingresso de estudantes em seus cursos de graduação oferecidos regularmente. Educação/Políticas educacionais/Cotas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diogo Jansen Ribeiro - Integrante / José Fábio da Silva - Integrante / Marina Grigório Barbosa de Sousa - Integrante / José Santana - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Outra.

  • 2010 - 2011

    MÃES DE SANTO: Domínios Territoriais, sociais e Históricos do Sagrado em Goiânia/GO, Descrição: A pesquisa integrou parte do hall de investigações desenvolvidas pelo Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas ? CieAA/NEAB/UEG. O projeto foi coordenado pelas professoras/pesquisadoras Eliesse do Santos Teixeira Scaramal (História-UFG) e Mary Anne Vieira Silva (Geografia-UEG). Esse projeto se configurou enquanto desdobramento do projeto ?Aberém ? África no Brasil ? estudos de comunidades, religiosidades e territórios? e nascem da necessidade de se ampliar os estudos acerca das Religiões de Matriz Africana em Goiás, sob a argumentação de que tais religiões viveram e vivem um processo de encobrimento historicamente imposto não tão somente no Estado de Goiás, mas também em todo o território brasileiro. Enquanto luta pelo o direito de acesso ao espaço na sociedade, os praticantes de dessas religiões sofrem consideráveis ações de intolerância religiosa, seja nos locais públicos, seja nos locais privados. Além do mais, devido à supracitada questão do encobrimento das religiosidades africanas, tem-se um total desconhecimento ? inclusive em termos de academia ? sobre a existência de Candomblé na cidade de Goiânia, bem como em todo o estado. Dessa forma, a intencionalidade maior é a de enunciar essa questão e desmistificar determinadas induções imaturas sobre as religiões subalternizadas, bem como estabelecer um contraponto propositivo para a realidade proeminente. Assim, das atividades de campo constavam visitas, interação com o povo de santo para produção de relatórios. História da África/Pesquisa Oral/Pesquisa documental/Religiões de Matriz africana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diogo Jansen Ribeiro - Integrante / Mary Anne vieira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Honra ao Mérito pelo dia do Historiador, Câmara Municipal de Anápolis.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade Metropolitana de Anápolis, FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS. , Avenida Fernando Costa, Vila Jaiara, 75064780 - Anápolis, GO - Brasil, Telefone: (62) 33100000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2012

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq-AF, Carga horária: 20

2016 - 2017

Faculdade Católica de Anápolis

Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na docência superior em nível de pós-graduação

2014 - 2016

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Sala de aula e co-orientações de monografia, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2013 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Municipal de Anápolis, .,Cargo ou função, Consultor técnico para assuntos documentais e arquivo.

  • 01/2012 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Câmara Municipal de Anápolis, .,Linhas de pesquisa

2013 - 2013

Colégio Estadual General Curado

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação docente na disciplina História

2018 - Atual

Faculdade Metropolitana de Anápolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor parcial, Carga horária: 20