Wagner Jose Moreira

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da UFMG em 2009. É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua como membro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens e como professor no Curso de Letras - Tecnologias da Edição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura contemporânea de língua portuguesa; e em processos de edição.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2000 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Poéticas em ação. Lidemburgo blues. Nome. Algorritmos.
Maria Nazareth Soares Fonseca. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Infopoesia; Poesia Contemporânea; Literaturas de língua portuguesa; Escrita poética; Litertura comparda.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Letras

1992 - 1994

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: AUREA MEDIOCRITAS: evidências de uma tradição. Estudos da poética de Sebastião Nunes.,Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Maria do Carmo Lanna Figueiredo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Poesia; Marginalidade; TRADIÇÃO; CONTRACULTURA; Intertextualidades.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Letras

1986 - 1991

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2008 - 2009

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada / Especialidade: Literaturas de Lingua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada/Especialidade: Literaturas de Lingua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Linguagem e Tecnologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AMANCIO, C. M. ; MOREIRA, Wagner . Seminário Câmera Cidadã - Retrospectiva parcial do cineasta René Vautier. 2018. (Outro).

MOREIRA, Wagner ; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de ; AMORIM, Bernardo Nascimento de ; ATHAYDE, M. A. ; SOUZA, R. M. ; SILVA, Rogério Barbosa da . I Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea. 2016. (Outro).

MOREIRA, Wagner ; DAVID-SILVA, Giani ; SANTOS, Andréa Soares . Poesia a metro. 2012. (Exposição).

ROSA, Mário Alex ; DAVID-SILVA, Giani ; MOREIRA, Wagner . A régua da memória ou a regra da memória. 2011. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5° Seminário de Artes Digitais: um congresso sobre as relações entre arte ciência e tecnologia após o advento das tecnologias digitais.Sessão Plenária. 2019. (Seminário).

5° Seminário de Artes Digitais: um congresso sobre as relações entre arte ciência e tecnologia após o advento das tecnologias digitais.Pensar o livro digital. 2019. (Seminário).

VI Jornada do Grupo de Estudos de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea.A poesia de Luís Miguel Nava em perspectiva. 2015. (Encontro).

III Colóquio Internacional de Poesia.Sessão de Encerramento Da tradição e do contemporâneo: Rui Belo e Eugênio de Andrade. 2014. (Outra).

III Colóquio Internacional de Poesia.Palavra impossível, a condição poética de Ruy Belo. 2014. (Outra).

III Simpósio Internacional e VII Simpósio Nacional de Literatura e Informática.Linguagens, mídia e discursos criativos: imbricações entre linguagens. 2014. (Simpósio).

V Jornada do Grupo de Estudos em Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea.Figurações da Criação na Poesia de Herberto Helder. 2014. (Encontro).

SILEL - XIV Simpósio Nacional de Letras e linguística IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Palavra impossível, a condição poética de Ruy Belo. 2013. (Simpósio).

Congresso Internacional do Reino das Sombras: Figurações da Morte. O mito do duplo em "(a carta do silêncio)", de Herberto Helder. 2012. (Congresso).

XIV Congresso em Estudos Literários - Todos os Poemas o Poema. Processos criativos e a tradução intersemiótica: linguagens híbridas - a imagem do amor na poesia de Sebastião Nunes. 2012. (Congresso).

3o. Encontro de Docentes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do CEFET-MG. 2011. (Encontro).

Estratégias de encenação discursiva na mídia. 2011. (Outra).

I Colóquio Internacional "Poéticas da Modernidade".Poesia e matéria em Obra Breve, de Fiama Hasse Pais Brandão. 2011. (Outra).

IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - ALED. Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades.. Doisduas ou o exercício da potência poética: imagem e representação. 2011. (Congresso).

XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística; III Simpósio Internacional de Letras e Linguística - SILEL.Fiama e o amor aos livros. 2011. (Simpósio).

2o. Encontro de Docentes dos Programas de Pós-graduação do CEFET-MG. 2010. (Encontro).

Encontro de Pesquisa em Literatura Portuguesa.A imagem de leitor único como princípio de criação poética. 2009. (Encontro).

III Encontro Nacional sobre Hipertexto.Nome: uma poesia em movimento. 2009. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.O externo tatuado da visão, de Luís Serguilha, ou a fruição como princípio poético. 2009. (Simpósio).

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Forum das Artes.A metrópole e o sertão: 100 anos de morte de Machado de Assis, 100 anos de nascimento de Guimarães Rosa. 2008. (Outra).

IV Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG.Das poéticas visuais às permutações dos textos digitais. 2008. (Encontro).

IX Congresso AIL. O processo de fluidez na poesia de Fiama Hasse Paes Brandão. 2008. (Congresso).

Mostra de Cinema em Homenagem a Manoel de Oliveira.Jóia de Família: uma perspectiva cinematográfica.. 2008. (Outra).

Profução de livros.Produção de livros. 2007. (Oficina).

VII Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE.Diálogos cruzados. 2007. (Encontro).

VII Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE - UFMG.A imagem dialética em 'Obra Breve', de Fiama Hasse Pais Brandão. 2007. (Outra).

XXI Encontro da ABRAPLIP. Revoluções, Diásporas e Identidades..A imagem dialética em Obra Breve, de Fiama Brandão.. 2007. (Encontro).

52o. Congreso Internacional de Americanistas. Morte e poesia: ausências e excessos em Nome, de Arnaldo Antunes. 2006. (Congresso).

Aula Inaugural do Curso de Letras.Panorama sobre trans, pluri e interdisciplinaridade. 2006. (Outra).

I Festival de arte e cultura do CEFET - MG.A face emblemática em Nome, de Arnaldo Antunes. 2006. (Outra).

II Simpósio As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.Arnaldo Antunes e Melo e Castro: poemas em torno da morte. 2006. (Simpósio).

Jornada do poema concreto.Novas poéticas 2: vídeo-poemas e performances. 2006. (Encontro).

VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).A experiência poética como multiplicação do eu em "A vida secreta das imagens", de Al Berto.. 2006. (Encontro).

15o. Congresso de Leitura do Brasil - COLE. COLE - IV Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior. 2005. (Congresso).

A entrevista e a análise de conteúdo na pesquisa em Educação.A entrevista e a análise de conteúdo na pesquisa em Educação. 2005. (Encontro).

A pesquisa e a formação do professor-pesquisador.A pesquisa e a formação do professor-pesquisador. 2005. (Seminário).

As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.Sem Nome, de Helder Macedo - a derrisão do fantástico para matar fantasmas: a morte do nome. 2005. (Seminário).

Comunicação e educação no século XXI. V congresso de educação da faculdade de filosofia, ciências e letras. 2005. (Congresso).

No Limite dos Sentidos. XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa. No Limite dos Sentidos. 2005. (Congresso).

Seminário de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação.Uma pesquisa inusitada. 2005. (Seminário).

Semináro de Pesquia do Mestrado em Direito e em Educação.Ciência e senso comum. 2005. (Seminário).

Encontro de pesquisa e iniciação científica da universidade de Itaúna.Estudos de literatura contemporânea.. 2004. (Encontro).

Encontro de pesquisa e iniciação científica da Universidade de Itaúna.Ensino superior, morte e literatura. A experiência do exterior na constituição do conhecimento. 2004. (Encontro).

III Seminário Internacional Guimarães Rosa.III Seminário Internacional Guimarães Rosa. 2004. (Seminário).

TRAVESSIAS. IX CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. 2004. (Congresso).

1 Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes de Minas Gerais.. Congresso de Ciências Humanas. Letras e Artes.. 1993. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marina Ribeiro Mattar

SILVA, Rogério Barbosa da; ROSA, Mário Alex;MOREIRA, Wagner. Poemóbiles: aspectos estruturais e históricos no livro de artista. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Gilberto Todescato Telini

RIBEIRO, A. E. F.; COSTA, C. H.;MOREIRA, Wagner; TEIXEIRA, R. A.. Poemas no espaço: um estudo sobre a curadoria como processo e a apropriação do ofício no Fórum das Letras de Ouro Preto. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Daniel de Melo Ferreira

MOREIRA, Wagner; SOBRINHO, João Batista Santiago; DUTRA, R. A.. Prometeu e Fausto sob os escombros do século XX: o imaginário prometeico e fáustico no Heavy Metal das bandas Sepultura e Overdose. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Liliane Monteiro Teixeira

SILVA, Rogério Barbosa da; ADVERSE, A. O.; MOREIRA, P. R. M.;MOREIRA, Wagner. A busca do outro na arte: autoria e participação na obra de Rivane Neuenschwander. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Eduardo de Almeida Oliveira

SANTOS, Andréa Soares; SOUZA-RICARDO, P. A. G.; MAIA, C. C.;MOREIRA, Wagner. Tradução criativa: arquitetura, edição e design de superfície em Belo Horizonte. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Camila Dias de Souza Christo Aleixo

AMORIM, Bernardo Nascimento de; GALERY, M. C. V.;MOREIRA, Wagner. Do micondó ao mangue: desenterrar a dolorosa raiz de Conceição Lima. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Maria Aparecida Ribeiro

SILVA, Rogério Barbosa da; SOUZA-RICARDO, P. A. G.; CAMPOS, A. V.;MOREIRA, Wagner. Glauber Rocha: Estética e política no Cinema Novo. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Rômulo Gonçalves Medeiros

SILVA, Rogério Barbosa da; JESUS, E. A.;MOREIRA, Wagner; ARAO, L. A.. O olhar documental: documentarismo entre cinema e hipermídia. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Otávio Martins de Oliveira

SILVA, Rogério Barbosa da; COSTA, A. F.; PINHEIRO, M. P.;MOREIRA, Wagner. O discurso das imagens: a ilustração nos livros digitais de literatura infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Kênia Faria Brant

SOBRINHO, João Batista Santiago;MOREIRA, Wagner; MENDES, S. P. S.; SANTOS, A. S.. O Cordel na superfluidade do mundo contemporâneo. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Alfredo Luiz da Costa Miranda

DAVID-SILVA, Giani; PADUA, F. L. C.; GINO, Maurício Silva;MOREIRA, Wagner. Em busca das mil palavras: uma análise da imagem e sua função na estratégia narrativa do documentário. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Antônio Augusto Braighi Andrade

MOREIRA, Wagner; DAVID-SILVA, Giani; PADUA, F. L. C.; LEAL, B. S.; MELO, M. S. S.. Que telejornal o mineiro vê? Uma análise discursiva da estrutura e apresentação de noticiários em Minas Gerais. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Amanda Rafaela Gomes Martins

MOREIRA, WagnerSILVA, Rogério Barbosa da; BRASIL, A. G.; FALCI, C. H. R.. Representações de espaço e tempo na narrativa do cinema interativo: como é configurada a narrativa no hipervídeo?. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Danielle Ferreira Costa

MOREIRA, Wagner; SOBRINHO, João Batista Santiago; BOAVENTURA, F. L. T. S.; COUTINHO, M. A.; VALADARES, C. M. S.. CINEMA E LITERATURA: TRAVESSIA E ASSINATURA NA OBRA LITERÁRIA DE CHICO BUARQUE. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Cristiane Costa Baiotto

MOREIRA, WagnerSILVA, Rogério Barbosa da; MENEZES, Roniere Silva; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de. Os processos de construção da escritura de Jorge Luis Borges: reescritura e repetição. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Lopes Melo Ferreira Sabino

MOREIRA, Wagner; DAVID-SILVA, Giani; PADUA, F. L. C.; MENDES, P. H. A.. Análise discursiva de entrevistas e debates televisivos como parâmetro para indexação e recuperação de informações em um banco de dados audiovisuais. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Sindier Antonia Alves

MOREIRA, Wagner; CARVALHO, H. G.; PARREIRAS, V. A.; MOURA, M. A.. Uso da Biblioteca Digital por alunos de Pedagogia em um polo de EAD na região metropolitana de Belo Horizonte. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Breno Ramos Soares Guimaraes

MOREIRA, Wagner; PEREIRA, Maria José de Morais; PEIXOTO, José. Literatura e Leitura no Universo Escolar: uma interpretação sob o olhar de Benjamin e Bakhtin. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Emanuela Francisca Ferreira Silva

MOREIRA, Wagner; NUNES, A. M.; COSTA, S. R.; IANACCI, R.. Cesura e História na memória de uma estampa: a Chita. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

Aluno: Adriana Caetano Olímpio

MOREIRA, Wagner; GONCALVES, I. A.; SILVA, Santuza Amorim; LOPES, José de Sousa Miguel. Intervenção na gestão escolar: um estudo da Escola Estadual Melo Viana, em Belo Horizonte. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Sabrina Gonçalves Villefort

MOREIRA, Wagner; LOPES, José de Sousa Miguel; MOREIRA, Glória Maria de Pádua; PEREIRA, Maria José de Morais. O processo de Inclusão Escolar numa escola pública da cidade de Itaúna: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Roberta Gonçalves Machado Vilaça

MOREIRA, Wagner; PEREIRA, Maria José de Morais; BRITO, V. L. F. A.. O ensino de História e a Educação Patrimonial: pelo olhar benjaminiano. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Pauliane Aparecida de Morais

MOREIRA, Wagner; PEREIRA, Maria José de Morais; MOREIRA, Glória Maria de Pádua; LEAL, L. F. V.. Emoção: Um estudo das expressões que permeiam a relação professor-aluno no decorrer da prática pedagógica e da formação docente. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Pauliane Aparecida de Morais

MOREIRA, Wagner; LEAL, L. F. V.; MOREIRA, Glória Maria de Pádua; PEREIRA, Maria José de Morais. Emoção: um estudo das disposições afetivas que surgem na relação professor-aluno. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Geraldo Márcio de Morais

MOREIRA, Wagner; PEREIRA, Maria José de Morais; SILVA, F. M.. Vamos brincar como antigamente?. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Dênia Emerick Vasconcelos

RIBEIRO, Alexandre Simões; MOREIRA, Glória Maria de Pádua; PEREIRA, Maria José de Morais;MOREIRA, Wagner. Dois desejos e um mesmo objeto: o conhecimento. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Ramony Maria da Silva Reis Oliveira

NASCIMENTO, M.; MILITAO, J. A.; MOREIRA, W. J.; MARTINS, A. C. S.; SILVA, J. Q. G.; QUINTINO, J. M. C.; MARI, H.. Didaticidade e interação: a emergência de padrões em ambientes virtuais de aprendizagem. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Antônio Geraldo Cantarela

MOREIRA, Wagner; PEREIRA, E. A.; FERREIRA, Amauri Carlos; AGUIAR, M. S.; FONSECA, Maria Nazareth Soares; DUARTE, E. A.; MOREIRA, Terezinha Taborda. O caçador de ausências: o sagrado em Mia Couto. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Bernardo Nascimento de Amorim

MOREIRA, Wagner; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de; PEIXOTO, S. A.; AMARAL, S. A. P.; VICENTE, A. L.; REIS, E. P.; CUNHA, V.. A míngua e o excesso: Mário de Sá-Carneiro, Arthur Rimbaud e o complexo da Ícaro. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marli Maria Mendes

MOREIRA, Wagner; BRANDÃO, Jacynto José Lins; FERREIRA, Amauri Carlos; MOREIRA, Terezinha Taborda; FONSECA, Maria Nazareth Soares. Abraço utópico entre Logos e Sofia em romances de Paulina Chiziane. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Augusto Novais

MOREIRA, Wagner; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de; FREITAS, M. V.; SILVA, L. C. E.; MACHADO, Carlos E. L.; BOECHAT, M. C. B.; NOVA, V. L. C. C.. As trapaças de Occam: montagem, palavra-valise e alegoria no "Catatau", de Paulo Leminski. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata Maurício Sampaio

SILVA, Rogério Barbosa da; OLIVEIRA, I. V.;MOREIRA, Wagner; ROSA, Mário Alex. Escrituras híbridas: pontos de mira e tiros pela culatra - a dicção poética de Laís Corrêa de Araújo e suas confluências. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Alba Valéria Aparecida Durães

MOREIRA, Wagner; JESUS, E. A.;SILVA, Rogério Barbosa da. Afeto e memória em Jogo de Cena. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Jean Américo Cardoso

MOREIRA, Wagner; CRUZ, A. S.; LOPES, L. C. G.. O trágico em três livros da ficção brasileira contemporânea: Feliz ano novo, O cheiro do ralo e Favelost. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Cardes Monção Amâncio

MOREIRA, Wagner; GUIMARAES, C. G.;SILVA, Rogério Barbosa da. A imagem audiovisual livre. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Roberto Bezerra de Menezes

OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de;MOREIRA, Wagner; COSTA, E. G.; BYLAARDT, C. O.. Figurações do silêncio na poesia de Herberto Helder: esquecimento, solidão e morte. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Andre Araujo de Menezes

MOREIRA, Wagner; ROSA, Mário Alex; SOUZA-RICARDO, P. A. G.. A construção da imagem do corpo em Hilda Hilst e Iberê Camargo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Mauro Figueiredo Brito Júnior

MOREIRA, Wagner; COELHO, Olga Valeska Soares; MAIA, C. C.. Histórias do não ver. O livro, a fotografia e a corporalidade na obra de Cao Guimarães. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Marina Ribeiro Mattar

MOREIRA, Wagner; CADOR, A. B.;SILVA, Rogério Barbosa da. Poemóbiles: aspectos estruturais, estéticos e históricos no livro de artista. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Gilberto Todescato Telini

RIBEIRO, A. E. F.; COSTA, C. H.; ROSA, Mário Alex;MOREIRA, Wagner. Um deslocamento epistemológico: diálogos possíveis entre os ofícios do editor e do curador. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Júlia Pinheiro Damasceno Páscoa

SOBRINHO, João Batista Santiago;MOREIRA, Wagner; ALVES, M. S.. Desejo e trágico em Almodovar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Eduardo da Silva Lemos

MOREIRA, WagnerSILVA, Rogério Barbosa da; COELHO, Olga Valeska Soares. As coisas estão no mundo: a apropriação literária no trabalho de artistas visuais brasileiros. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Daniel de Melo Ferreira

SOBRINHO, João Batista Santiago;MOREIRA, Wagner; ALVES, M. S.. Prometeu e Fausto vestem couro: o imaginário prometeico e faustico no Heavy Metal nacional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Liliane Monteiro Teixeira

MOREIRA, Wagner; MOREIRA, P. R. M.;SILVA, Rogério Barbosa da. Autoria e participação na arte contemporânea de Rivane Neuenschwander. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Danielle Graziella de Freitas Oliveira

MOREIRA, Wagner; SANTOS, A. S.; ALVES, M. S.. Romance e fotografia: o atrito entre visualidades distintas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Rômulo Gonçalves Medeiros

SILVA, Rogério Barbosa daMOREIRA, Wagner; ARÃO, Lílian. Documentário interativo: reflexões sobre o gênero documental e a hipermídia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Lorena Cristina do Carmo Soares

MOREIRA, WagnerSILVA, Rogério Barbosa da; ROSA, Mário Alex. Reedição de livros após a adaptação cinematográfica: um estudo das capas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Sabrina Ramos Gomes

FREITAS, F. A.; PINHEIRO, M. P.;MOREIRA, Wagner. Navegando às margens de S.: a leitura ergódica em um livro experimental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Vivian Stefanne Soares Silva

OLIVEIRA, L. H.; MOREIRA, P. R. M.;MOREIRA, Wagner. Os sentidos do kitsch no romance A grande marcha (2014), de Ewerton Martins Ribeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Fábio Chadid Vasconcelos

MOREIRA, Wagner; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de; CURY, M. Z. F.. Um estudo sobre D'este viver aqui neste papel descripto - as cartas da guerra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Camila Barros de Abreu

MOREIRA, Wagner; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de;SILVA, Rogério Barbosa da. "O amor em visita" e "Fonte": Orfeu e Eurídice lidos por Herberto Helder. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Graciele Batista Gonzaga

MOREIRA, WagnerSILVA, Rogério Barbosa da; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de. A construção da personagem feminina em Vale Abraão, de Agustina Bessa-Luis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Afrânio Natanael E

MOREIRA, Wagner; Prudente, Paola Luzia Gomes. Martins.Análise da atuação de professores de Educação Física no processo de inclusão de alunos PNE na escola regular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Jonifer Fonte Balod Vaz

MOREIRA, Wagner; MACHADO, Daniela Sanches. Lazer na empresa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Flávio Henrique Coutinho Teixeira

MOREIRA, Wagner; GUIMARÃES PINTO, Rogério Augustus. Critérios avaliativos da Educação Física Escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Patrícia Lidiana da Silva

MOREIRA, Wagner; NOGUEIRA, Meire M. C.. O teatro como instrumento pedagógico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade de Itaúna.

SOUZA-RICARDO, P. A. G.; TRAVENZOLI, I. C.;MOREIRA, Wagner. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos. 2018. Instituto Federal Farroupilha.

MOREIRA, Wagner; ARÃO, Lílian; FELICORI, Maria Palmira. Banca examinadora da prova de desempenho didático e títulos. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

MOREIRA, Wagner Jose. Banca examinadora do processo de seleção de trabalhos a serem apresentados no II Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade de Itaúna. 2006. Fundação Universidade de Itaúna.

MOREIRA, Wagner Jose. Trabalho Interdisciplinar do Curso de Letras. 2006. Instituto Educacional Cecília Maria de Melo Barcelos - Faculdade ASA.

MOREIRA, Wagner Jose; PEREIRA, Maria José de Morais; PEIXOTO FILHO, José Pereira; GOULART, Antônio Taranto. Banca examinadora de processo de seleção de candidatos ao Mestrado em Educação. 2004. Fundação Universidade de Itaúna.

MOREIRA, Wagner Jose. Banca examinadora de projetos de pesquisa do PINC (Programa de Iniciação Cientifica) da Universidade de Itaúna. 2004. Fundação Universidade de Itaúna.

MOREIRA, Wagner Jose. Banca examinadora de projetos de pesquisa do PIPED (Programa de Incentivo a Pesquisa Docente) da Universidade de Itaúna. 2004. Fundação Universidade de Itaúna.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Melânia Silva de Aguiar

AGUIAR, Melânia Silva de; PEIXOTO, S. A.; FONSECA, M. N. S.; PEREIRA, E. A.; SILVA, R. B.. Poéticas em ação. Lidemburgo Blues, Nome, Algorritmos. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Roberto Ades

PELLANDA, P. C.; LEITE FILHO, W. C.;ADES, R.; ROQUETTE, P. C. C.. Identificação Linear a Parâmetros Variantes no Tempo de Sistemas Não-Lineares. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia.

Sergio Alves Peixoto

PEIXOTO, S. A.. Poéticas em ação. Lindemburgo Blues, Nome, Algorritmos. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Rogério Barbosa da Silva

SILVA, R. B.; PEREIRA, Edimilson de Almeida; FONSECA, Maria Nazareth Soares; AGUIAR, Melânia Silva de;PEIXOTO, Sérgio Alves. Poéticas em ação. Lindemburgo Blues, Nome, Algorritmos. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Pedro Cunha Campos Roquette

ROQUETTE, PEDRO. C. C.. Identificação Linear a Parâmetros Variantes no Tempo de Sistemas Não-Lineares. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia.

José Américo de Miranda Barros

BARROS, J. A. M.. Argüição ao autor da dissertação de mestrado intitulada Aurea Mediocritas: Evidências de uma Tradição (Estudo da Poética de Sabastião Nunes). 1994. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

IVETE LARA CAMARGOS WALTY

WALTY, I. L. C.; FONSECA, M. N. S.; PEREIRA, E. A.. Poéticas em ação: Lidemburgo Blues, Nome, Algorritmos. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Maria Nazareth Soares Fonseca

FONSECA, M. N. S.; PEREIRA, E. DE A.; Melânia Aguiar; PEIXOTO, S.; PEREIRA, R.. Poéticas em ação: Lidemburgo Blues, Nome e Algorrítmo.. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, E. A.. Poéticas em ação. Lidemburgo Blues, Nome, Algorritmos. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Késia Aparecida Teixeira Silva

SILVA, K. A. T.; SANTOS, L. R.. Análise da utilização de créditos de ICMS por mineradoras na cidade de Arcos - MG.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rodrigo de Araujo Sousa Fonseca

Processos de edição em projeção mapeada: Um estudo sobre a criação e a exibição da técnica no contexto museológico; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Leonardo David de Morais

Dos livros aos manuscritos: Olhares sobre os arquivos & edições da obra do poeta Roberto Piva; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Eliziane Cristina da Silva de Oliveira

A construção de narrativas visuais sobre o continente africano: Os fotolivros África e Gênesis, de Sebastião Salgado; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Cardes Monção Amâncio

A imagem livre; Início: 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alba Valéria Durães Milagres

Afeto e memória em "Jogo de cena"; Início: 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Mário Alex Rosa

Início: 2014; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Danielle Graziella de Freitas Oliveira

Os corpos no Cast-elo: a poética de Laura Erber; 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Luiz Eduardo Silva Lemos

As coisas estão no mundo; Pós-produção e apropriação da literatura nos trabalhos de Rosana Ricalde, Marilá Dardot e Fábio Morais; 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Camila Barros de Abreu

Ficções da história em Almeida Faria; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Valéria Nogueira Diniz

RIO BRANCO (1982):A intermidialidade de uma Praça em Belo Horizonte; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Carlos Junio Leandro Costa Moura

A narrativa cinética de Pornopopéia: as estratégias do autor para um romance imagético; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Luciana Campos de Faria

Ações poéticas em Artur Barrio; Linguagens inter(conta)minadas; 2016; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Leonardo David de Morais

A construção da imagem na poesia de Roberto Piva; 2015; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Eliziane Cristina da Silva de Oliveira

Representação do Sofrimento Humano em Jornais Brasileiros: coberturas fotográficas dos terremotos no Haiti e no Japão; 2014; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Andre Araujo de Menezes

Poesia marginal - a imagem na poesia de Charles Bukowiski e Sebastião Nunes; 2013; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Cristina Matos Silva

A moda e o rio: construções estéticas narradas por Fraga; 2013; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Juliana Cravo Domingos

A mulher literária vai ao cinema: sobre a tradução de personagens literárias femininas para o discurso cinematográfico contemporâneo; 2013; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Cardes Monção Amâncio

Videopoesia: análise, conceito e produção; 2012; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Patrícia Resende Pereira

A construção da narrativa pelo processo de editoração em um periódico jornalístico: um estudo sobre a estrutura da revista PIauí; 2012; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Jorge de Morais Quintão Júnior

Narrativa publicitária na web: a imagem e o consumo; 2011; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Rosa Maria Filgueiras Vieira

A criança e a leitura na escola de ensino fundamental; Uma proposta de reflxão Benjaminiana; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Ramony Maria da Silva Reis Oliveira

Subjetivação e isolamento: assimetria na docência virtual; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

José Márcio Silva

Leitura e arte abstrata: a experiência semiótica em Kandinsky para a formação do leitor; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Silvio Marcio Bernardes

Uma abordagem sobre a história da Fundação Granja Escola São José; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna,; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Andre Araujo de Menezes

O esgar do crânio nu: a construção da imagem do corpo em Hilda Hilst e Iberê Camargo; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Lorena Cristina do Carmo Soares

Reedição de livros após adaptação cinematográfica: um estudo de capas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Ana Carolina Lopes Dias Portes

Publicar utilizando as Fanfictions: de Master of the Universe até Cinquenta Tons de Cinza; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Sofia Fernandes

Produção de documentário em comunidades quilombolas: estética, política e construções narrativas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Laura Caroline de Freitas

O PICTURAL NA OBRA DE HILDA HILST: A produç ão textual ultrapassando os limites do verbal e atingindo outros sistemas semió́ticos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Equipamentos Biomédicos - Integrado) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Priscila Carla Silva Alves

O PICTURAL NA OBRA DE HILDA HILST: A produção textual ultrapassando os limites do verbal e atingindo outros sistemas semió́ticos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Túlio José Meneghetti Ferreira

Produção de documentário em comunidades quilombolas: estética, política e construções narrativas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Ariana Barbosa dos Santos

Da linguagem telemática e sua instauração poética: produção, recepção e arquivamento de videopoesia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Nardele Aparecida Chaves Silva

Da linguagem telemática e sua instauração poética: produção, recepção e arquivamento de videopoesia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Danielle Graziella de Freitas Oliveira

Da linguagem telemática e sua instauração poética: produção, recepção e arquivamento de videopoesia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Stephania Amaral Silva Belo

Da linguagem telemática e sua instauração poética: produção e arquivamento de videopoesia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Breno Gonçalves de Souza

Da linguagem telemática e sua instauração poética: produção, recepção e arquivamento de videopoesia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Eletrônica - Integrado (97)) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Karen Elisa Rodrigues Loubach

Da linguagem telemática e sua instauração poética: produção, recepção e arquivamento de videopoesia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Edificações - Integrado (88)) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Danielle Graziella de Freitas Oliveira

Da linguagem telemática e sua instauração poética: produção, recepção e arquivamento de videopoesia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Cristina Freitas Gonçalves Lima Carvalho

A MORTE E A IMAGEM DA LITERATURA COMO UM PALIMPSESTO EM MACAU, DE PAULO HENRIQUES BRITTO; 2005; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna, Programa de Acompanhamento Financiamento e Apoio à Pesquisa da Fundação Uni; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Jairo Rodrigues Antunes

Personificações da morte através da poesia de Arnaldo Antunes; (2 ou + corpos no mesmo espaço); 2005; 16 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna, Programa de Acompanhamento Financiamento e Apoio à Pesquisa da Fundação Uni; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Adriana Andrade Botelho

Os ciganos, de Bartolomeu Campos de Queirós; ; 2004; 8 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Cristiane Costa Baiotto

O rizoma e o desassossego; 2004; 9 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Larissa Cristiane Santos Silva

Nove noites e o sistema radícula; ; 2004; 7 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Érica Nunes Andrade

Tempo, espaço e sujeito em Desafins, de Eberth Alvarenga; ; 2004; 13 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Maria Imaculada Santos e Oliveira

A crítica social na literatura contemporânea, vista através do conto A Velha, de Fausto Wolff; ; 2003; 6 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Maria Teresa dos Reis Freitas

Escrava do Eu; 2003; 5 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Danielle Pousa dos Santos

O comportamento humano na literatura contemporânea; Estudo tópico na obra de Fausto Wolff; ; 2003; 9 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Vivian Káren Penido Passos

A manifestação rizomática da linguagem em A Falta, de Lúcia Castello Branco; ; 2003; 9 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Wagner Jose Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lélia Maria Parreira Duarte

Brincando com o sentido: a ironia de Sebastião Nunes; 1991; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lelia Maria Parreira Duarte;

Maria do Carmo Lanna Figueiredo

Áurea Mediocritas: evidências de uma tradição; Estudo da Poética de Sebastião Nunes; 1994; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Carmo Lanna Figueiredo;

Maria Nazareth Soares Fonseca

Poéticas em ação: Lindenburgo Blues, Nome e Algorritmo; Início: 2003; Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Nazareth Soares Fonseca

Poéticas em ação: Lidemburgo Blues, Nome e Algorrítmo; 2005; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Nazareth Soares Fonseca;

Késia Aparecida Teixeira Silva

Análise da utilização de créditos de ICMS por mineradoras na cidade de Arcos-MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Késia Aparecida Teixeira Silva;

Silvana Maria Pessôa de Oliveira

2008; Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Silvana Maria Pessôa de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, C. D. ; MOREIRA, Wagner . O LIVRO TRANSMÍDIA POEMAS DE BRINQUEDO, DE ÁLVARO ANDRADE GARCIA. TEXTURA - ULBRA , v. 21, p. 175-191, 2019.

  • MOREIRA, Wagner . À moda de Sebastunes Nião ou como estrangular o fantasma da racionalização e mergulhar fundo na tentativa de compreender o seu tempo. MINAS GERAIS. SUPLEMENTO LITERÁRIO , v. 1, p. 30-32, 2019.

  • MENEZES, A. A. ; MOREIRA, Wagner . Vídeo NADANADA: as relações intertextuais no processo criativo contemporâneo. Avanca Cinema 2018 , v. 1, p. 273-278, 2018.

  • MENEZES, A. A. ; MOREIRA, Wagner . Correspondências interartes: Godard e Hilda Hilst. Avanca | Cinema , v. 1, p. 103-108, 2017.

  • MOREIRA, Wagner . Palavra impossível, a condição poética de Ruy Belo. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , v. 33, p. 163-183, 2014.

  • MORAIS, LEONARDO DAVID DE ; MOREIRA, Wagner José . Da relação entre a fotografia e a poesia: o caso da expressão poética Piva-Lee. Texto Digital (UFSC) , v. 10, p. 249-261, 2014.

  • MENEZES, ANDRÉ ARAUJO DE ; MOREIRA, Wagner José . Poesia, arte e tecnologia: um diálogo com a imagem do amor em Sebastião Nunes. Texto Digital (UFSC) , v. 10, p. 221-248, 2014.

  • OLIVEIRA, E. C. S. ; MOREIRA, W. J. . Dez anos dos ataques ao World Trade Center: o discurso criado pela Folha de S. Paulo no caderno especial 11/9/01 o dia que marcou uma década. E-COM (Belo Horizonte) , v. 6, p. 1-10, 2013.

  • SILVA, Rogério Barbosa da ; MOREIRA, Wagner . PROCESSOS INTERDISCURSIVOS EM LETRAS: LINGUAGENS E MÍDIAS NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DA ÁREA. Revista da ANPOLL (Online) , v. 1, p. 61-76, 2013.

  • MOREIRA, Wagner . Poesia e matéria em Obra Breve, de Fiama Hasse Pais Brandão. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , v. 31, p. 145-157, 2011.

  • MOREIRA, Wagner . Z a zero, de Wilmar Silva. Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 1335, p. 24-29, 2011.

  • MOREIRA, Wagner . Lidemburgo blues, a palavra para o ausente. Scripta (PUCMG) , v. 13, p. 203-212, 2009.

  • MOREIRA, Wagner Jose . A poesia aureolada do ser no mundo. Asa-Palavra (Brumadinho) , Brumadinho, v. 1, n.3, p. 47-60, 2005.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Transpassando a poesia. Ato Revista de Literatura, Belo Horizonte, v. 02, p. 01-01, 2005.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Confluências e embates: o poético como lugar de encontros.. Asa-Palavra (Brumadinho) , Brumadinho, v. 1, n.2, p. 95-102, 2004.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Lidembug Blues, uma poesia do não-lugar. Suplemento Literário Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 12-15, 2004.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Uma escrita amorosa e aberta.. Revista da Universidade de Itaúna. Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes , Itaúna, v. no. 2, p. 149-153, 2003.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Ver para não crer, desver para visibilizar.. Cadernos de Letras (UFRJ) , Belo Horizonte, n.11, p. 207-212, 2003.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Da angústia e da solidão: o ir e vir da consciência humana em Os teclados, de Teolinda Gersão.. Cadernos de Letras (UFRJ) , Belo Horizonte, n.12, p. 173-178, 2003.

  • MOREIRA, Wagner Jose . O universo Machado de Assis.. Revista da Universidade de Itaúna. Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes , Itaúna, v. no. 1, p. 95-98, 2001.

  • OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de (Org.) ; MOREIRA, Wagner (Org.) . A mão mais inundada - ensaios sobre poesia portuguesa moderna e contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2018. v. 1. 240p .

  • OLIVEIRA, L. H. (Org.) ; MOREIRA, Wagner (Org.) . Edição & Crítica. 1. ed. Belo Horizonte: Editora CEFET-MG, 2018. v. 1. 247p .

  • MOREIRA, Wagner ; SILVA, Rogério Barbosa da (Org.) ; ROSA, Mário Alex (Org.) . Naquela sequência tênue da lâmina. 1. ed. Belo Horizonte: Editora CEFET-MG, 2017. v. 1. 178p .

  • MOREIRA, Wagner . O Texto Vivo Viva o Texto. 1. ed. Belo Horizonte: Editora CEFET-MG, 2016. v. 1. 122p .

  • SOBRINHO, João Batista Santiago (Org.) ; ROSA, Mário Alex (Org.) ; SILVA, Rogério Barbosa da (Org.) ; MOREIRA, Wagner (Org.) . Tipografia & poesia. 1. ed. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2016. 80p .

  • MOREIRA, Wagner ; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de (Org.) ; SILVA, Rogério Barbosa da (Org.) . Escritos sobre poesia. 1. ed. Belo Horizonte: Scriptum, 2011. v. 1. 222p .

  • MOREIRA, Wagner Jose . A escrita como lugar de encontros. 1. ed. Itaúna: Fundação Universidade de Itaúna, 2005. 91p .

  • MOREIRA, Wagner Jose ; PELLEGRINI, Flaviane Magalhães Barros (Org.) ; PEREIRA, Maria José de Morais (Org.) ; PESTANA, Ana Cristina Nogueira R (Org.) ; DIAS, José Felipe (Org.) . Catálogo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade de Itaúna.. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2004. v. 1. 95p .

  • MOREIRA, Wagner Jose ; PELLEGRINI, Flaviane Magalhães Barros (Org.) ; PEREIRA, Maria José de Morais (Org.) ; PESTANA, Ana Cristina Nogueira R (Org.) ; DIAS, José Felipe (Org.) . Catálogo de Pesquisas Institucionais da Universidade de Itaúna. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2004. v. 1. 200p .

  • MOREIRA, Wagner Jose ; PELLEGRINI, Flaviane Magalhães Barros (Org.) ; PESTANA, Ana Cristina Nogueira R (Org.) ; DIAS, José Felipe (Org.) ; PEREIRA, Maria José de Morais (Org.) . Catálogo de Extensão da Universidade de Itaúna. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2004. v. 1. 208p .

  • MOREIRA, Wagner Jose . blues. 1. ed. Belo Horizonte: Edições SAC-DAZIBAO, 2004. 56p .

  • MOREIRA, Wagner Jose . transversos. 1. ed. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2003. 64p .

  • MOREIRA, Wagner Jose . selêemcio. 1. ed. Belo Horizonte: sem editora, 2002. 48p .

  • MOREIRA, Wagner Jose . Eu não so Vincent Willem van Gogh. 1. ed. Belo Horizonte: sem editora, 1998. 54p .

  • MOREIRA, Wagner Jose ; SILVA, Rogério Barbosa da (Org.) ; BARROS, José Américo de Miranda (Org.) . Antologia de poetas satíricos mineiros. Belo Horizonte: , 1988. 100p .

  • MOREIRA, Wagner . A fotografia como imagem técnica e poética. In: Pablo Gobira. (Org.). Percursos contemporâneos : realidades da arte, ciência e tecnologia. 1ed.Belo Horizonte: EdUEMG, 2018, v. 1, p. 215-230.

  • MOREIRA, Wagner . Imaginar o livro. In: Luiz Henrique Silva de Oliveira; Wagner Moreira. (Org.). Edição & Crítica. 1ed.Belo Horizonte: Editora CEFET-MG, 2018, v. 1, p. 17-33.

  • MENEZES, A. A. ; MOREIRA, Wagner . O pictural na obra de Hilda Hilst: um diálogo entre cinema e literatura. In: António Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). Avanca.Cinema. 1ed.Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2016, v. 1, p. 279-286.

  • MENEZES, A. A. ; MOREIRA, Wagner . A escrita automática em Willan Kentridge. In: António Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). Avanca.Cinema 2015. 1ed.Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2015, v. 1, p. 35-44.

  • MOREIRA, Wagner . O poético em pânico - o ato criativo como crise de linguagens em Jorge de Lima de A Pintura em Pânico. In: A. G. Macedo; C. M. Sousa; V. Moura. (Org.). XVI Colóquio de Outono - Conflito e Trauma. 1ed.Braga: Húmus, 2015, v. 1, p. 551-556.

  • MOREIRA, Wagner . O mito do duplo em «(A carta do silêncio)», de Herberto Helder. In: Ana Paula Pinto. (Org.). Do Reino das Sombras: Figurações da Morte. 1ed.Braga, PT: Editora Aletheia - Associação Científica e Cultural, 2014, v. Único, p. 529-534.

  • MOREIRA, Wagner . Sobre o lado esquerdo do peito, o poético em ação. In: Cristina Costa Vieira; Paulo Osório; José Henrique Manso. (Org.). Portugal Brasil África. Relações históricas, literárias e cinematográficas. 1ed.Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2014, v. 1, p. 471-484.

  • MOREIRA, Wagner . O externo tatuado da visão, de Luís Serguilha, ou a fruição como princípio poético. In: Rogério Barbosa da Silva; Silvana Maria Pessôa de Oliveira; Wagner Moreira. (Org.). Escritos sobre poesia. Belo Horizonte: Scriptum, 2011, v. , p. 79-86.

  • MOREIRA, Wagner . Imagens em desbordamento. In: Ana elisa Ribeiro; Ana Maria Nápoles Villela; Jerônimo Coura Sobrinho; Rogério Barbosa da Silva. (Org.). Leitura e escrita em movimento. São Paulo: Peirópolis, 2010, v. , p. 64-71.

  • MOREIRA, Wagner . Morte e poesia: diálogos entre ausências e excessos. In: Lélia Parreira Duarte. (Org.). As máscaras de perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporãneas. 1ed.Rio de Janeiro: Bruxedo, 2006, v. , p. 363-377.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Ensino superior, morte e literatura. A experiência do exterior na constituição do conhecimento - Projeto de pesquisa. In: wagner José Moreira; Flaviane Magalhães Barros Pellegrini; Maria José de Morais Pereira; Ana Cristina Nogueira R. Pestana; José Felipe Dias. (Org.). Catálogo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade de Itaúna. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2004, v. , p. 59-77.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Aurea Mediocritas: evidências de uma tradição. Estudo da poética de Sebastião Nunes.. In: Maria do Carmo Lanna Figueiredo; Maria Nazareth Soares Fonseca. (Org.). Tradição e Contemporaneidade: língua e literatura.. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003, v. , p. 209-217.

  • AMANCIO, C. M. ; MOREIRA, Wagner ; BARROS, G. R. . Aspectos da produção do documentário Rota do Sal Kalunga. In: I Encontro de Antropologia e Imagem da UFMA, 2016, São Luiz do Maranhão. I Encontro de Antropologia e Imagem da UFMA. São Luiz do Maranhão: UFMA, 2016. v. 1. p. 1-18.

  • MOREIRA, Wagner . O polvilho e o amor em Guimarães Rosa: poder e iluminação em 'Substância'. In: COLLOQUE INTERNATIONAL - Savoirs et saveurs de la littérature latino-américaine, 2012, Poitiers - France. Savoirs et saveurs de la littérature latino-américaine. Poitiers: CRLA-Archivos (Université de Poitiers), 2012.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Ausências e excessos na poesia em Arnaldo Antunes e Melo e Castro. In: IX Congresso Internacional. ABRALIC. Travessias, 2004, Porto Alegre. Travessias. Porto Alegre: Editora da UFRS, 2004.

  • MENEZES, A. A. ; MOREIRA, Wagner . Processos criativos e a tradução intersemiótica: linguagens híbridas - a imagem do amor na poesia de Sebastião Nunes. In: XIV Congresso de Estudos Literários - Todos os poemas o Poema, 2012, Vitória. Todos os poemas o Poema. Vitória: Ufes, 2012. v. 1. p. 31-31.

  • MOREIRA, Wagner . Doisduas ou o exercício da potência poética: imagem e representação.. In: IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - ALED. Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades., 2011, Belo Horizonte. IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - ALED 2011. Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades.. Belo Horizonte: Faculdade deLetras da UFMG, 2011. p. 172-173.

  • MOREIRA, Wagner . Fiama e o amor aos livros. In: XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística; III Simpósio Internacional de Letras e Linguística - SILEL, 2011, Uberlândia. XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística; III Simpósio Internacional de Letras e Linguística - SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 2. p. 1-1.

  • MOREIRA, Wagner . O processo de fluidez na poesia de Fiama Hasse Pais Brandão. In: IX Congresso AIL, 2008, Funchal. Lusofonia. Tempo de reciprocidades. Funchal: Edição Funchal 500 Anos, E. E. M., 2008. p. 179-179.

  • MOREIRA, Wagner . A imagem dialética em Obra Breve, de Fiama Brandão. In: XXI Encontro da ABRAPLIP. Revoluções, Diásporas e Identidades., 2007, São Paulo. Revoluções, Diásporas e Identidades.. São Paulo: USP, 2007. v. 1. p. 37-37.

  • MOREIRA, Wagner Jose . O ponto luminoso e a inutilidade da poesia: os infopoemas de Castro. In: XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa. No limite dos sentidos, 2005, Niterói. No Limite dos Sentidos. Niterói: Instituto de Letras - UFF, 2005.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Ensino superior, morte e literatura: a experiência do exterior na construção do conhecimento. In: 15 Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2005, Campinas, 2005.

  • MOREIRA, Wagner Jose . A poesia do ausente.. In: III Seminário Internacional Guimarães Rosa., 2004, Belo Horizonte. III Seminário Internacional Guimarães Rosa - Caderno de Resumos.. Belo Horizonte: CESPUC-MG, 2004. p. 1-249.

  • MOREIRA, Wagner Jose . Ver para não crer, desver para visibilizar.. In: II Simpósio Internacional de Estudos Africanos, 2002, Belo Horizonte. Visões e percepções das culturas africanas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2002.

  • MOREIRA, Wagner . A fotografia como imagem técnica e poética. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, Wagner . Palavra impossível, a condição poética de Ruy Belo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES, A. A. ; MOREIRA, Wagner . Processos criativos e a tradução intersemiótica: linguagens híbridas - a imagem do amor na poesia de Sebastião Nunes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . O polvilho e o amor em Guimarães Rosa: poder e iluminação em 'Substância'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . Sobre o lado esquerdo do peito, o poético em ação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, Wagner . O mito do duplo em '(a carta do silêncio)', de Herberto Helder. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . Poesia e matéria em Obra Breve, de Fiama Hasse Pais Brandão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . Fiama e o amor aos livros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . A imagem de leitor único como princípio de criação poética. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . O externo tatuado da visão, de Luís serguilha, ou a fruição como princípio poético. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . Nome: uma poesia em movimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . Melo e Castro: poesia e tecnologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, Wagner . Produção de livros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, Wagner . A imagem dialética em Obra Breve, de Fiama Brandão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner Jose . A ruína como força criadora em NOME, de Arnaldo Antunes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner Jose . O flanar do eu em NOME, de Arnaldo Antunes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . A experiência poética como multiplicação do eu em "A Secreta Vida das Imagens", de Al Berto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . A face emblemática em "Nome ", de Arnaldo Antunes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, Wagner Jose . Arnaldo Antunes e Melo e Castro: poemas em torno da morte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner Jose . O ponto luminoso e a inutilidade da poesia: os infopoemas de Castro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner Jose . Ensino Superior, Morte e Literatura: a experiência do exterior na construção do conhecimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner Jose . Arnaldo Antunes e Melo e Castro: poemas em torno da morte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, Wagner Jose ; NOGUEIRA, Meire M. C. . Leituras convergentes: língua e literatura em NOME, de Arnaldo Antunes.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, Wagner Jose . Ver para não crer, desver para visibilizar.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner Jose . A poesia experimental de Sebastião Nunes.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, Wagner Jose . A construção da poesia.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, Wagner Jose . Machado de Assis: uma escrita desveladora.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner Jose . Um encontro com o poético.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner Jose . Literatura Infantil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, Wagner Jose . Aurea Mediocritas: tradição outra na literatura mineira.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner Jose . Contos de Fadas no. 1:a construção irônica do texto de Sebastião Nunes.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Wagner . A duração amaviosa da história. Belo Horizonte, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • MOREIRA, Wagner . Fómulas de uma luz inexplicável. Belo Horizonte: CESP-Centro de Estudos Portugueses/FALE-UFMG, 2012 (Resenha).

  • MOREIRA, Wagner . Breves palavras sobre as mutações e as imagens poéticas. Belo Horizonte, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • MOREIRA, Wagner ; PALMEIRA, Joaquim . O eu na noite: uma linguagem poética. Belo Horizonte, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • MOREIRA, Wagner Jose . A poeta, a morte e a crise da palavra. Belo Horizonte, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOREIRA, Wagner . Artemídia e resistência - Uma reflexão sobre o papel da arte na sociedade de informação e comunicação. 2010.

MOREIRA, Wagner . Tecnologias Literárias na Web: Twitter e Literatura. 2010.

MOREIRA, Wagner . Uso da biblioteca digital como fonte de atualização e modificação da prática pedagógica na educação básica a distância. 2010.

SANTOS, Andréa Soares ; SOBRINHO, Jerônimo Coura ; MOREIRA, Wagner . PARECER AO PROCESSO 23062.004152/10. 2010.

MOREIRA, Wagner . Roberto Drummond: uma análise de Inês é morta e Sangue de Coca-Cola. 2010.

AMANCIO, C. M. ; SIQUEIRA, A. R. ; MONTANDON, M. ; MOREIRA, Wagner . Oficina Fotográfica no Quilombo do Palmital. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMANCIO, C. M. ; MOREIRA, Wagner ; MONTANDON, M. ; SIQUEIRA, A. R. . Oficina Audiovisual no Quilombo do Palmital. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, Wagner . O Texto Vivo Viva o Texto. 2016. (Editoração/Livro).

ROSA, Mário Alex ; SOBRINHO, João Batista Santiago ; SILVA, Rogério Barbosa da ; MOREIRA, Wagner . Tipografia & poesia. 2016. (Editoração/Livro).

FREITAS, N. A. ; MOREIRA, Wagner ; BELFORT, Welbert ; SILVA, Rogério Barbosa da ; ROSA, Mário Alex . Lampejos. 2013. (Editoração/Livro).

KOTILEVSKY, V. ; MOREIRA, Wagner ; BELFORT, Welbert ; SILVA, Rogério Barbosa da ; ROSA, Mário Alex . O cão. 2013. (Editoração/Livro).

MOREIRA, Wagner ; BELFORT, Welbert ; SILVA, Rogério Barbosa da ; ROSA, Mário Alex ; MENEZES, Adriano . Via Expressa. 2007. (Editoração/Livro).

CUNHA, Alécio ; MOREIRA, Wagner ; BELFORT, Welbert ; SILVA, Rogério Barbosa ; ROSA, Mário Alex . Mínima Memória. 2007. (Editoração/Livro).

MOREIRA, Wagner ; LARA, Camilo ; SILVA, Rogério Barbosa da . ATO - Revista de Literatura. No. 03. 2007. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, Wagner ; MELO, Carlos de Brito ; BELFORT, Welbert ; SILVA, Rogério Barbosa da ; ROSA, Mário Alex . O cadáver ri dos seus despojos. 2007. (Editoração/Livro).

GUIMARÃES, Juarez ; BELFORT, Welbert ; MOREIRA, Wagner ; SILVA, Rogério Barbosa da ; ROSA, Mário Alex . A esperança crítica. 2007. (Editoração/Livro).

KANGUSSU, Imaculada ; BELFORT, Welbert ; MOREIRA, Wagner ; ROSA, Mário Alex ; SILVA, Rogério Barbosa da . Sobre Eros. 2007. (Editoração/Livro).

FERREIRA, Kiko ; BELFORT, Welbert ; MOREIRA, Wagner ; SILVA, Rogério Barbosa da ; ROSA, Mário Alex . Stet. 2007. (Editoração/Livro).

MOREIRA, Wagner Jose . O barroco como linha de tradição e sua presença na poesia contemporânea. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, Wagner . A poesia e os objetos do cotidiano. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Wagner Jose ; ROSA, Mário Alex ; BELFORT, Welbert ; SILVA, Rogério Barbosa da . Moinho. 2006. (Editoração/Livro).

MOREIRA, Wagner Jose ; SILVA, Rogério Barbosa da ; ROSA, Mário Alex ; BELFORT, Welbert . Autociografias. 2006. (Editoração/Livro).

MOREIRA, Wagner Jose . Poesia e morte: três poéticas em ação - Melo e Csatro, Arnaldo Antunes e luís Patraquim. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, Wagner Jose . História da linguagem, da escrita e da literatura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, Wagner Jose ; BELFORT, Welbert ; ROSA, Mário Alex . O transplante é um baião-de-dois. 2005. (Editoração/Livro).

MOREIRA, Wagner Jose ; LARA, Camilo ; SILVA, Rogério Barbosa . ATO - Revista de Literatura, no. 01. 2005. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, Wagner Jose ; BELFORT, Welbert ; ROSA, Mário Alex . Mulheres. 2005. (Editoração/Livro).

MOREIRA, Wagner Jose ; SILVA, Rogério Barbosa da ; LARA, Camilo . ATO - Revista de Literatura, no. 02. 2005. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, Wagner Jose . Pequeno percurso da poesia visual. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, Wagner ; DAVID-SILVA, Giani ; GARIGLIO, Maria Inês . Poesia a metro. 2012. Instalação.

MOREIRA, Wagner . Cartas para você. 2012 (Objeto poético).

MOREIRA, Wagner ; LARA, Camilo ; SILVA, Rogério Barbosa da . ATO - Revista de Literatura. 2008 (Revista Literária).

MOREIRA, Wagner . Literatura e Música. 2007.

MOREIRA, Wagner Jose . da mentalização and blues. 2005.

MOREIRA, Wagner Jose . Via Sacra Poética - pop poesia. 2005.

MOREIRA, Wagner Jose . pop poesia. 2005.

MOREIRA, Wagner Jose . blues. 2004.

MOREIRA, Wagner Jose . transversos. 2004.

MOREIRA, Wagner Jose . Independência e educação.. 2003 (Artigo) .

MOREIRA, Wagner Jose . A poesia hoje.. 2003 (Artigo) .

MOREIRA, Wagner Jose ; SILVA, Aerton de Paulo . Literatura brasileira: conceituação e alguma teoria.. 1997 (Apostila) .

MOREIRA, Wagner Jose . Literatura brasileira: da estética barroca à simbolista.. 1997 (Apostila) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Imagem livre: produção, edição, armazenamento e distribuição, Descrição: O projeto parte do PPG em Estudos de Linguagens, do CEFET-MG, sob coordenação do prof. dr. Wagner Moreira e membros vinculados à Linha IV - Edição, linguagem e tecnologia que tem área de atuação nos processos de criação e de edição em imagem, som e palavra; os estudos das relações entre linguagens, processos de criação, edição e convergência de mídias; os aspectos históricos, sociais, educacionais e tecnológicos da invenção e da edição; programação visual; aprodução didática; redes e cadeias produtivas: autoria, circulação e recepção; políticas de formação de profissionais em edição. O objeto do projeto é a comunicação ligada às movimentações sociais, de forma que seja possível sistematizar fluxos de produção e criar metodologias compartilháveis de produção e circulação de conteúdo. Nossa pergunta: como catalisar metodologicamente a livre circulação de informação e conhecimento? Estrutura do projeto: - Produção audiovisual das movimentações sociais ? espaços de participação efetiva dos sujeitos em construção de novas possibilidades estéticas e políticas, dando origem a narrativas não hegemônicas. A produção será realizada pelos pesquisadores, midialivristas e comunicadores independentes. Realizaremos 4 cursos de formação, num âmbito de extensão, voltado para alunos de escolas públicas e lideranças comunitárias, como por exemplo, do movimento pela criação do Parque Jardim América- BH/MG - Estudo do armazenamento das imagens livres, levantamento de plataformas online que oferecem esse serviço e desenvolvimento de um projeto de implantação de um servidor livre. - A cartografia de tais práticas comunicativas e a sistematização de percursos metodológicos elaboradas constituem o resultado a ser compartilhado e replicável. Serão geradas técnicas de produção imagética passíveis de serem imediatamente aplicadas após o término do projeto, de forma a contribuir com a livre circulação da informação, empoderamento de agentes sociais e democratização do acesso à informação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Coordenador / Rogério Barbosa da Silva - Integrante / João Batista Santiago Sobrinho - Integrante / Cardes Monção Amâncio - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Quilombo do Palmital - Outra / Associação Quilombola Marques - Outra.

  • 2016 - Atual

    Produção de documentário em comunidades quilombolas: estética, política e construções narrativas, Descrição: Este projeto pretende refletir sobre a produção de documentários em comunidades quilombolas. Para tanto, deve-se levantar a produção crítica que discorre sobre ela, bem como estabelecer um diálogo entre esse olhar e a tradição da videografia / cinematografia, com o intuito de se compreender melhor o estado desse fazer artístico, estético e político. A pesquisa apresenta uma parte prática, que consiste na realização de uma oficina audiovisual para uma comunidade quilombola do estado de Minas Gerais. Assim, tanto o levantamento vídeo e filmográfico das obras já realizadas por quilombolas e a nova obra a ser produzida firmam-se como o corpus dessa pesquisa. Destaca-se no projeto a transfêrencia de tecnologia social (produção audiovisual) para a comunidade, da qual os membros participantes da oficina estarão aptos a construirem suas próprias narrativas audiovisuais, sem a necessidade de intermediários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Coordenador / Cardes Monção Amâncio - Integrante / Gabriel Henrique de Castro Souza - Integrante / Sofia Fernandes - Integrante., Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    O PICTURAL NA OBRA DE HILDA HILST: A produç ão textual ultrapassando os limites do verbal e atingindo outros sistemas semió́ticos, Descrição: Este trabalho se propõe investigar a pluralidade dos meios de expressão, para tanto, far-se-á uma análise intermidiática entre literatura e artes plásticas. O seu objeto principal é a obra erótica de Hilda Hilst, também conhecida como a trilogia obscena. Esta pesquisa tem como objetivo desvendar o diálogo implícito entre o texto e a imagem, entre o legível e o visível, mais especificamente sobre a presença do pictural nos textos literários da autora.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Coordenador / André Araújo de Menezes - Integrante / Priscila Carla Silva Alves - Integrante / Laura Caroline de Freitas - Integrante., Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    A construção de narrativas visuais sobre o continente africano: Os fotolivros África e Gênesis, de Sebastião Salgado, Descrição: As fotografias documentais são capazes de despertar sentimentos positivos ou negativos em quem as observa. Considerando a relevância do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Sebastião Salgado, bem como a publicação de sua autobiografia no início do ano de 2014, propõe-se um projeto que possibilite uma pesquisa que permita verificar analisar, a partir das imagens do continente africano publicadas nos livros África (2007) e Gênesis (2013), como se dá a construção de narrativas visuais sobre aquele continente, considerando-se além das fotografias, os projetos editoriais de cada uma das publicações. A escolha dos objetos de pesquisa se deu a partir da leitura da autobiografia do fotógrafo, na qual ele mesmo considera a África como o ?seu outro Brasil? desde o período em que trabalhou como economista na Organização Internacional do Café e fez suas primeiras viagens àquele continente. Salgado ressalta a importância dos africanos, bem como de sua cultura, na formação da nação brasileira e, entre outros aspectos, considera que as fotografias que tirou na África durante seu trabalho na Organização Internacional do Café o impulsionaram a trocar a economia pela fotografia, ainda na década de 1970. Salgado afirma não ser um especialista no continente africano, mas gosta de fotografá-lo e afirma que ?graças às cerca de quarenta reportagens que realizei na África ao longo de trinta anos que pude publicar meu livro África, em 2007. Eu poderia publicar um segundo volume, tamanho o número de imagens que disponho desse continente? (Salgado, 2013). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Coordenador / Eliziane Cristina da Silva de Oliveira - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2012 - 2016

    Da linguagem telemática e sua instauração poética: produção, recepção e arquivamento de videopoesia, Descrição: Este projeto, vinculado ao grupo de pesquisa Tecnopoéticas, pretende refletir sobre a videopoesia como um fenômeno literário. Para tanto, deve-se levantar a produção crítica que discorre sobre ela, bem como estabelecer um diálogo entre esse olhar e a tradição poética, com o intuito de se compreender melhor o estado desse fazer artístico. Não obstante, deseja-se empreender uma seleção de videopoemas a partir de sítios, CD-ROOMs e DVDs, que circulam no meio cibernético, em bibliotecas e no mercado editorial, com a finalidade de se firmar um corpus significativo dessa produção. Conjuntamente aos estudos verticalizados desse objeto, far-se-á a produção de videopoesias a partir da experiência apreendida no processo de observação e análise dos videopoemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Coordenador / Rogério Barbosa da Silva - Integrante / Giani David Silva - Integrante / João Batista Santiago Sobrinho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2016

    Grupo de Estudos de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea - GEPPMC, Descrição: O Grupo de Estudos de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea - GEPPMC, criado em 2006, está vinculado às pesquisas do Centro de Estudos Portugueses - CESP, da Faculdade de Letras da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, do CEFET-MG. Seu objetivo é a reunião e a formação de pesquisadores interessados no debate e na divulgação da poesia portuguesa escrita a partir do modernismo. Desde janeiro de 2009, o GEPPMC desenvolveu um meio virtual de circulação - http://estudospoesiaportuguesa.blogspot.com/ - a fim de tornar mais ampla a divulgação de sua pesquisa e correlatos produtos. Atualmente, o grupo conta com integrantes de outras três instituições federais de ensino superior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Coordenador / Rogério Barbosa da Silva - Integrante / Silvana Maria Pessoa de Oliveira - Integrante / Bernardo Nascimento de Amorim - Integrante / Branca Puntel Motta Alem - Integrante., Número de produções C, T & A: 11

  • 2012 - 2014

    VISEE- Estudos de Semioses Visuais, Descrição: Grupo VISEE- Estudos de Semioses Visuais - No intuito de agregar estudos que visem à reflexão sobre os elementos envolvidos nos processos semióticos de produção de sentido correspondentes ao universo polissêmico da imagem, esse grupo busca unir pesquisadores de diferentes áreas do saber com intuito de revelar perspectivas interdisciplinares sobre os diferentes discursos imagéticos que circulam na contemporaneidade. Assim, a moda, a publicidade, o cinema, o vídeo, a poesia, a fotografia, as artes plásticas, os gêneros televisivos, entre tantos outros universos discursivos se afirma como relevantes objetos de pesquisa. As análises discursivas propostas pretendem tanto compreender as interrelações entre imagem e imaginário sociodiscursivo, como as correlações entre as técnicas de produção e veiculação da imagem em diferentes suportes e as semioses visuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Integrante / Lílian Arão - Integrante / Giani David-Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2013

    O processo de criação instituído como diálogo entre linguagens. Da expressão artística como sistema poético, Descrição: Este projeto, que é vinculado ao grupo de pesquisa Tecnopoéticas, aborda os conceitos de flânerie e de história pelo viés de um projeto artístico-poético em que são propostas experiências estéticas relacionadas ao território e à paisagem urbana. Para tanto, se desenvolverá uma disposição dirigida para o exercício da leitura, da fotografia, do desenho e da pintura, e suas respectivas técnicas, com o fim de se estabelecer um espaço criativo que faça convergir todas as linguagens aqui implicadas. Derivando desse exercício, um fazer artístico e científico capaz de produzir tanto a reflexão crítica quanto o fenômeno estético.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    PROCESSOS TRADUTÓRIOS POÉTICOS: HIPERMÍDIA, MEDIAÇÕES E RELEITURAS NA POESIA CONTEMPORÂNEA, Descrição: Este projeto dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo TECNOPOÉTICAS, grupo de pesquisa interessado na produção literária em meio impresso, telemático e cibernético. Aqui, propõe-se investigar, na poesia brasileira e portuguesa contemporâneas, processos tradutórios dos textos poéticos, considerados assim a transposição de textos poéticos de textos verbais para os veículos de hipermídia, os aspectos performáticos da linguagem de criação de novas poiesis e as mediações sígnicas derivadas das relações entre literatura e cinema, ou outras artes baseadas na sincronia de linguagens. Pretende-se investigar, ainda, em que medida o conceito de tradução se adapta às mudanças de interfaces e meios, como tem sido uma constante nas artes contemporâneas. Provem dessas práticas uma constante interseção que alarga o limite de gênero, quando não dilui a própria fronteira da arte, constituindo produções interartísticas. Muitas vezes, verificamos que os autores contemporâneos passam Formulário APQ Page 1 of 3 http://agilfap.fapemig.br/cadastro_editais/APQ/termo.php 30/3/2010 mesmo a reelaborar algumas de suas produções, buscando averiguar os limites e as possibilidades de meios tecnológicos para o adensamento ou mesmo para a divulgação de seus trabalhos. Assim consideradas, o presente projeto busca, para além de compreender os processos utilizados nessas obras, investigar o impacto dessas produções para a teoria literária e os estudos comparados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Integrante / Rogério Barbosa da Silva - Coordenador / OLGA VALESKA SOARES COELHO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    TECNOPOÉTICAS: Grupo de Pesquisa em Poéticas Telemáticas, Cibernéticas e Impressas, Descrição: O objetivo do grupo é o estudo das interfaces entre as produções artísticas modernas e contemporâneas e as diversas tecnologias disponíveis. Tendo como ponto de partida as categorias linguagem, mídia e discurso, destacam-se os diálogos entre a arte e a tecnologia, abrangendo as áreas de letras, cinema, fotografia, comunicação, informática e outras correlatas que são convocadas pelas produções criativas. Pressupõe-se que, nessas obras, cujo corpus será constituído ao longo da pesquisa, o suporte é matéria de poiesis, pois aproxima o fazer inventivo de sua própria fruição. Constitui, portanto, paradigma desses processos criativos a mutabilidade, a heterogeneidade, a conectividade e a diferença em relação ao cânone estabelecido. A pesquisa contribuirá para a formação profissional e acadêmica dos estudantes a ela vinculados, além de fortalecer, especialmente, as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e na Graduação em Letras, bem como das pesquisas afins nas áreas da Computação, da Educação, e da Educação Profissional de Nível Técnico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Integrante / Rogério Barbosa da Silva - Coordenador / João Batista Santiago Sobrinho - Integrante., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 4

  • 2004 - 2005

    Ensino superior, morte e literatura. A experiência do exterior na constituição do conhecimento, Descrição: A hipótese desta pesquisa é a de que as literaturas africana, portuguesa e brasileira contemporânea, objeto da investigação que aqui se propõe, apresentam novas figurações do poético, acrescentando-lhe outra forma de lidar com a linguagem e a morte. Ao fazê-lo, instauram um novo procedimento educacional naqueles que vivenciam essa experiência artística.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Universidade de Itaúna - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2

  • 2003 - 2004

    Estudos de Literatura Contemporânea, Descrição: O objetivo geral desse projeto é buscar desenvolver valores críticos a partir dos estudos de obras em língua portuguesa, para se constatar um procedimento paradigmático da Literatura Contemporânea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wagner Jose Moreira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Diretor Geral, Diretoria de Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação. , Av. Amazonas, 5253, Nova Suiça, 30421169 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 33197139, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens Mestrado em Estudos de Linguagens CEFET-MG Leciona as disciplinas no Curso de Letras: Literatura e Telemática e Processos de Edição III

  • 2012 - 2015

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Geral de Fomento à Pesquisa e PósGrad., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    PORTARIA N.º DIR/CGAP 433/12, DE 30 DE AGOSTO DE 2012. Coordenador Geral de Programas de Fomento à Pesquisa e Pós- Graduação.

    Atividades

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretor Geral, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2011

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de História Cultural e História Social das Mídias, Literatura e Telemática, Processos de Edição III

    • 03/2011

      Ensino, Estudos de Linguagens, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Estudos de Linguagens - Poéticas Contemporâneas

    • 12/2009 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Estudos de linguagens, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do mestrado em Estudos de Linguagens.

    • 08/2009 - 12/2011

      Ensino, Estudos de Linguagens, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem, Mídias e Processos Discursivos

    • 09/2009 - 09/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretor Geral, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Processos Seletivos do Programa de Pós-Graduação.

    • 06/2009 - 09/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretor Geral, Diretoria de Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Gestão de Infraestrutura e Recursos e Bolsas.

  • 2010 - Atual

    Editora Scriptum Livros

    Vínculo: Editor, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Desenvolvo o trabalho de editor juntamente com Welbert Belford, Mário Alex Rosa e Rogério Barbosa da Silva.

  • 2004 - 2009

    Editora Scriptum Livros

    Vínculo: Editor, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Desenvolvo o trabalho de editor juntamente com Welbert Belford, Mário Alex Rosa e Rogério Barbosa da Silva.

  • 2004 - 2009

    Fundação Universidade de Itaúna

    Vínculo: Dedicação, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

  • 1999 - 2004

    Fundação Universidade de Itaúna

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Responsável, Carga horária: 12

    Atividades

    • 02/2007 - 02/2009

      Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Conhecimento: Walter Benjamin

    • 08/2004 - 02/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação da Universidade de Itaúna, Mestrado Em Educação.,Linhas de pesquisa

    • 07/2004 - 02/2009

      Direção e administração, Nafap, Pós Graduação.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 02/1999 - 02/2009

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil, Teoria Literária

    • 08/2005 - 12/2006

      Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de saberes e linguagem na sociedade e na escola

    • 07/2004 - 07/2005

      Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias e Educação

    • 01/2003 - 12/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Fafi, Fafi.,Linhas de pesquisa

  • 1990 - 1991

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Outras informações:
    Bolsista do programa de Iniciação Científica do CNPQ, sob a orientação da Professora Doutora Lélia Maria Parreira Duarte. Título da pesquisa: "A ironia na poesia de Sebastião Nunes".

  • 1987 - 1990

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Outras informações:
    Bolsista do programa de estágio da Fundação MUDES, exercido junto ao Centro de Documentação do Departamento de Comunicação Social da FAFICH/UFMG.

  • 1988 - 1988

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Outras informações:
    Bolsista de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, sob a orientação do Professor Doutor Johnny José Mafra. Título da pesquisa: "A sátira na poesia mineira". Pesquisa desenvolvida conjuntamente com o discente Rogério Barbosa da Silva.

  • 1999 - 2002

    INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor responsável, Carga horária: 12

    Atividades

    • 02/1999 - 07/2002

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Latina, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa

    • 01/2000 - 01/2001

      Ensino, Letras Emergencial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa, literatura Brasileira

    • 07/1999 - 06/2000

      Direção e administração, Instituto de Ensino Superior, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 1991 - 1998

    Curso Promove

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Escola particular de ensino médio.

    Atividades

    • 02/1991 - 07/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura brasileira