Maria Cecilia Rafael de Góes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1969), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979) e livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é orientador colaborador junto ao PPGE da Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando também nas seguintes sub-áreas: psicologia do desenvolvimento humano, ensino-aprendizagem, educação especial.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)

1976 - 1979

Universidade de São Paulo
Título: Um Estudo sobre Amplitude de Atenção em Crianças
Orientador: Dra Maria Amélia Mato
Palavras-chave: processo de atenção.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental)

1972 - 1975

Universidade de São Paulo
Título: Atenção Seletiva em Crianças - Um Estudo do Controle de Cor e de Figura,Ano de Obtenção: 1975
Orientador: Dra Maria Amélia Matos
Palavras-chave: processo de atenção.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1995

Livre-docência. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Título: A linguagem Escrita de Alunos Surdos e a Comunicação Bimodal, Ano de obtenção: 1995., Palavras-chave: educação de surdos; linguagem e cognição., Grande área: Ciências Humanas, Setores de atividade: Educação.

1987 - 1988

Pós-Doutorado. , University of Strathclyde, STRATH, Escócia. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

1981 - 1982

Pós-Doutorado. , University of Sheffield, SHEFFIELD, Inglaterra. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIV ENDIPE. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículo e cultura. 2008. (Congresso).

16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Uma experiência educacional inclusiva bilíngüe no ensino infantil: o processo de formação de profissionais e o desenvolvimento de crianças surdas. 2007. (Outra).

III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial.Contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em Educação Especial. 2007. (Seminário).

VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - ANPED.A Educação Infantil e o processso de construção da condição bilíngüe pela criança surda. 2007. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Educação Especial. O papel do instrutor surdo em projetos de inclusão escolar e educação bilíngüe. 2005. (Congresso).

IX Simpósio Internacional Processo Civilizador.Lev Vigotski e Norbert Elias: notas sobre suas proposições a respeito de linguagem e conhecimento. 2005. (Simpósio).

V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O brincar: relações entre o eu fictício do faz de conta e o processos de individuação. 2005. (Congresso).

27a. Reunião Anual da ANPED.Jovens e adultos com deficiência mental: seus dizeres sobre o cenário cotidiano de suas relações pessoais e atividades. 2004. (Outra).

Colóquio Surdez e Identidade.Experiência escolar e formação da identidade: depoimentos de jovens e adultos surdos. 2004. (Outra).

7o. Simpósio Internacional Processo Civilizador: História, Cibvilização e Educação.Debate sobre conferência The civilizing processo as a learning process. 2003. (Simpósio).

I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.Modos de aruação do profissional de Odontologia junto a sujeitos com deficiência mental. 2003. (Encontro).

II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição.Cognição e imaginação: a elaboração do real pela criança e as práticas de Educação Infantil. 2003. (Encontro).

II Fórum Letramento e Minorias.A linguagem no brincar: repercussões do faz-de-conta para o processo de letramento. 2003. (Outra).

10o. Congresso de Iniciação Científica UNIMEP-CNPq. O jogo imaginário na infância: a criação de personagens e as elaborações sobre os outros. 2002. (Congresso).

25a. Reunião Anual da ANPED.Educação Especial e a pesquisa atual fundamentada em Vygotsky e Bakhtin - mini-curso. 2002. (Outra).

III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Edcucação Especial. Comunicação e linguagem nas necessidades educacionais especiais. 2002. (Congresso).

III Reunião do Fórum Paulista Pemanente de Educação Especial.Discussão da formação em Educação Especial - os currículos de algumas universidades. 2002. (Outra).

13º Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil. Linguagem e desenvolvimento de sujeitos com necessidades especiais. 2001. (Congresso).

24a. Reunião Anual da ANPED.O brincar de crianças surdas: examinando a linguagem no jogo imaginário. 2001. (Outra).

23a. Reunião Anual da ANPED.O jogo imaginário na infância: a linguagem e a criação de personagens. 2000. (Outra).

III Conferencia de Pesquisa Sócio-Cultural.Condições de constituição de uma comunidade de surdos. 2000. (Outra).

III Conferencia de Pesquisa Sócio-Cultural.A linguagem e a imaginação no brincar de faz-de-conta. 2000. (Outra).

29a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.A experiência educacional na escola comum e a subjetividade da criança surda. 1999. (Outra).

V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngüe para Surdos. A interlocução da criança surda no contexto escolar e a construção da subjetividade. 1999. (Congresso).

VII Simpósio Nacional de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPPEP. Subjetividade, linguagem e inserção social: examinando processos de sujeitos surdos. 1999. (Congresso).

I Congresso Ibero-Americano de Educação Bilíngüe para Surdos. A criança surda e suas elaborações sobre a linguagem escrita. 1998. (Congresso).

XIII Encontro Nacional da ANPOLL.Interlocução da criança surda com ouvintes e outros surdos. 1998. (Encontro).

Congresso da Sociedade Interamericana de Psicologia. Características das atividades simbólicas de deficientes mentais adultos. 1997. (Congresso).

Congresso da Sociedade Interamericana de Psicologia. A linguagem e as práticas comunicativas entre educadores ouvintes e alunos surdos. 1997. (Congresso).

I Jornada sobre Ensino Superior.O trabalho pedagógico na perspectiva histórico-cultural. 1997. (Outra).

29a. Reunião Anual da Psicologia.A constituição temática de textos infantis: examinando aspectos da relação escritor-leitor. 1996. (Outra).

III Congresso Nacional de Psicologia Escolar. A atividade de brincar em crianças de orfanato. 1996. (Congresso).

III Congresso Nacional de Psicologia Escolar. Encaminhamento de crianças à classe especial. 1996. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. A construção de narrativas por adolescentes com Síndrome de Down. 1995. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. A questão comunicativa na experiência escolar de alunos surdos. 1995. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. O jogo de faz-de-conta: o real e o imaginário no contexto da pré-escola. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Hanna Russo Chacon Rodrigues

LODI, A. C. B.;GÓES, M. C. R.; ROJO, R. H. R.; ASSOLINI, F. E. P.. O gênero discursivo fábulas em Libras: uma análise enunciativa de textos na esfera virtual. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Zilmene Santana Souza

ROLIM, C. L. A.;GÓES, M. C. R.; LAGARES, R.. Educação Hospitalar: A atuação do professor no atendimento às crianças em tratamento de saúde. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADEMICO) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Kizzy Lecy dos Santos

MONTEIRO, M. I. B.;GÓES, M. C. R.; PANHOCA, Ivone. Linguagem de sujeitos com transtornos do espectro autista: processos de significação e interpretação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Thaís Brando Balazs da Costa Faria

LEITE, L. B.;GÓES, M. C. R.. Aproximações entre a antropologia interpretativa de Clifford Geertz e a psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fátima Aparecida Gonçalves Mendes

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.. Constituição de sujeitos com cegueira adquirida e a aprendizagem da leitura e escrita Braile. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Mário Moreno Rabelo Silva

CRUZ, Maria Nazaré daGÓES, M. C. R.. Significados de gêneros nos jogos e brincadeira na educação infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maly Magalhães Freitas de Andrade

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.. Práticas de ensino da Língua Portuguesa para surdos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Claudia Regina Vieira

GÓES, M. C. R.; LODI, Ana Claudia Balieiro; PADILHA, A. M. L.. Educação de surdos: problematizando a questão bilíngue no contexto da escola inclusiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Samantha Camargo Daroque

PADILHA, A. M. L.;GÓES, M. C. R.. Alunos surdos no ensino superior: uma discussão necessária. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Renata Helena Pin Pucci

CRUZ, Maria Nazaré daGÓES, M. C. R.. O papel do professor na tomada da palavra pelo aluno de língua inglesa: uma análise enunciativa. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Sylvia Lia Grespan Neves

LACERDA, Cristina B Feitosa de;GÓES, M. C. R.. Um estudo dos recursos didáticos nas aulas de Lígua Brasileira de Sinais para ouvintes. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Rosana Davanzo Batista

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.. O que dizem adultos cegos sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Josiane Maria Bonatto Bragin

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.. Atividades escolares envolvendo alunos autistas na escola especial. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Joceli de Fátima Cerqueira Lazier

TOMAZELLO, Maria Guiomar;GÓES, M. C. R.. Desenvolvimento do conceito de meio ambiente com crianças por meio da contação de histórias: uma contribuição à Educação Ambiental. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Sandra Regina Leite de Campos

OLIVEIRA, M. K.; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante;GÓES, M. C. R.. Aspectos do processo de construção da língua de sinais de uma criança surda filha de pais ouvintes em um espaço bilíngue para surdos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alessandra Dilair Formagio Martins

GÓES, M. C. R.; MELETTI, S. M. F.;CRUZ, Maria Nazaré da. Crianças autistas em situação de brincadeira: apontamentos para as práticas educativas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz

GÓES, M. C. R.; MELETTI, S. M. F.; PADILHA, A. M. L.. Acompanhamento de uma experiência escolar de adolescentes autistas no ensino regular. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Débora Dainêz

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.. A inclusão escolar de crianças com deficiência mental: focalizando a noção de compensação na abordagem histórico-cultural. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Aline Porto do amaral Montenegro

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.; PANHOCA, Ivone; Pinto, R. C. N.. A inclusão social no processo de reconstrução da linguagem e constituição do sujeito na afasia. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: FABIANA CHINALIA

GÓES, M. C. R.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto; STEFANINI. Relações pedagógicas no contexto escolar inclusivo: Um olhar sobre a deficiência mental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Simão Artur Robate

PADILHA, A. M. L.;GÓES, M. C. R.; LODI, Ana Cláudia Balieiro; GERALDI. Currículo de formação de professores na disciplina de Língua Portuguesa em Moçambique - África: Um repensar de seus fundamentos teóricos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Ivanete Menegon Waldmann

SCHNETZLER, Roseli Pacheco;GÓES, M. C. R.; SADALLA, Ana Maria F Aragão;CRUZ, Maria Nazaré da. O professor coordenador pedagógico e a formação docente continuada: papéis, lugares e dilemas no contexto escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Fernanda Bagarollo

FERREIRA, Maria Cecília Carareto;GÓES, M. C. R.. A (re)significação do brincar das crianças autistas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Cláudia Beatriz de Castro Ometto

FONTANA, Roseli Cação;GÓES, M. C. R.. Produção de textos nas séries iniciais do ensino fundamental: as mediações da professora e o desenvolvimento da reflexividade nas crianças. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Amélia Castro Cotta

GÓES, M. C. R.CRUZ, Maria Nazaré da; SMOLKA, Ana Luiza B. O brincar de meninas órfãs institucionalizadas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Celma dos anjos Domingues

GÓES, M. C. R.; SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. Modos de participação e apropriação de práticas sociais: um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiencia visual. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andrea Fonseca Gonzales

GÓES, M. C. R.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto. Diálogo na contramão: o diálogo entre a família e a escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Rosaní Rossetto Travaglini

PANHOCA, Ivone;GÓES, M. C. R.. Análise do processo de alfabetização de jovens e adultos com deficiencia mental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Araceli Fernanda Machado

GÓES, M. C. R.; FREITAS, Ana Paula de; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Alterações da linguagem oral: problematizando as relações entre o contexto clínico-fonoaudiológico e o contexto escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Carla Regina Marin

GÓES, M. C. R.; LODI, Ana Claudia Balieiro; MOURA, Maria Cecília de; CHUN, Regina Yu Shon. Educação e Promoção da Saúde: um olhar sobre as condições de vida do sujeito surdo e sua formação social. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Taís Margutti do Amaral Gurgel

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa deGÓES, M. C. R.; GESUELI, Zilda Maria. O papel do instrutor surdo na promoção da vivência da Língua de Sinais por crianças surdas. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Glaucia Uliana Pinto

GÓES, M. C. R.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto; DALL'ACQUA, Maria Júlia Canazza. O brincar na infância: um estudo em instituição especial para deficientes mentais. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Roberta Roncali Maffezoli

GÓES, M. C. R.; FERREIRA, Júlio Romero; CAIADO, Katia Regina Moreno. Olha, eu já cresci: a infantilização de jovens e adultos com deficiência mental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Emília Carvalho Leitão Biato

GÓES, M. C. R.; WERNER, C. W.; PADILHA, A. M. L.; GESUELI, Zilda Maria. Processos educativos no campo da Saúde: a atuação do profissional de Odontologia junto a pacientes especiais. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Letícia Aparecida Pires

GÓES, M. C. R.; FREITAS, Ana Paula de; GESUELI, Z.. A constituição social de condutas de isolamento no contexto escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Cláudia de Souza Rosenburg

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante;GÓES, M. C. R.. Lugares de experiência formativa e a produção da necessidade de mudança no trabalho docente. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.. Fracasso escolar - das escolas às clínicas de fonoaudiologia: refletindo sobre o encaminhamento de crianças com alteraões de leitura e escrita. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Simone Moreira de Moura

FERREIRA, Júlio Romero;GÓES, M. C. R.. Deficiência e Educação: análise das produções academicas dos anos 70. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Fabiana Martins Rodrigues Soares

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa deGÓES, M. C. R.. Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Dulceria Tartuci

GÓES, M. C. R.; FERREIRA, Júlio Romero; SOUZA, R. M.. A experiência escolar de surdos no ensino regular: condições de interação e construção de conhecimento. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Ana Paula Ponce Ribeiro Germanos

GÓES, M. C. R.; TOREZAN, A. M.;LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Desvendando o jogo: os dizeres de professoras sobre o brincar no trabalho pedagógico. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Elizabeth Pereira Cabral

GÓES, M. C. R.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto; PADILHA, A. M. L.. A atuação docente e a elaboração conceitual do aluno no Ensino Fundamental. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Adelci Hilda Mendes Marques Terciotti

SCNHTZLER, R. P.;GÓES, M. C. R.. Da orientação oficial à prática efetiva: O perceruso de ações e idéias sobre a formação continuada do educador infantil. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Cláudia Helena Diógenes Yazlle

FERREIRA, M. C. R.;GÓES, M. C. R.. Pré-escolas convivendo com a paralisia cerebral: Uma análise do processo de inclusão/exclusão. 2001. Dissertação (Mestrado em Medicina (Saúde Mental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosana Davanzo Batista

MONTEIRO, M. I. B.;GÓES, M. C. R.; FREITAS, Ana Paula de; REILY, L. H.;PINTO, Gláucia Uliana. O processo de alfabetização de alunos cegos e o movimento da desbrailização. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Thiago Antunes Souza

GÓES, M. C. R.; PETRUCCI-ROSA, M. I.; SILVA, L. H. A.; BARBOSA, A.; AGUIAR, T. B.. (Re)elaborações de concepções sobre docência, experimentação e ciência na formação inicial de professores de Química. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: FABIANA CHINALIA

MONTEIRO, M. I. B.;GÓES, M. C. R.; FREITAS, Ana Paula de;PINTO, Gláucia Uliana; FERREIRA, M. C. C.. Atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da inclusão escolar. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Andrea da Silva Rosa

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.; COELHO, A. S.; PEREIRA, M. C. C.; REICHERT, A.. A alteridade como fundamento ético para a tradução e interpretação da língua de sinais na sala de aula. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Glenda S

ZANOLLI, M. L.;GÓES, M. C. R.; MONTEIRO, M. I. B.; CAMARGO, E. E. A.; BICUDO, A. M.. C. Monticelli. O brincar e a aquisição de linguagem de crianças com autismo: possibilidades do processo terapêutico-fonoaudiológico. 2015. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lara Ferreira dos Santos

LACERDA, Cristina B Feitosa de;GÓES, M. C. R.. O fazer do intérprete educacional: práticas, estratégias e criações. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Débora Dainêz

Smolka, A.L.B.;GÓES, M. C. R.. Constituição humana, deficiência e deucação: problematizando o conceito de compreensão na perspectiva histórico-cultural. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alessandra Dilair Formagio Martins

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.. Processos de significação e o aluno autista. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Taís Margutti do Amaral Gurgel

GÓES, M. C. R.; Lacerda, C.B.F.. Práticas e formação de tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais no Ensino Superior. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Glaucia Uliana Pinto

GÓES, M. C. R.; NOGUEIRA, A. L. H.; ARAGAO, A. M. F.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto;CRUZ, Maria Nazaré da. Imaginação e formação de conceitos escolares: examinando processos dialógicos na sala de aula. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Yara Aparecida Couto

FONTANELLA, F. C.;GÓES, M. C. R.. Dança circular sagrada e seu potencial educativo. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Nailde Martins Ramalho

SCHNETZLER, Roseli Pacheco;GÓES, M. C. R.. Na roça e na raça... eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Altina Abadia da Silva

CRUZ, Maria Nazaré daGÓES, M. C. R.. Significados e lugar do brincar na escola: a perspectiva da criança. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Joana de Jesus de Andrade

SMOLKA, A. L. B.;GÓES, M. C. R.. Modos de conhecer e os sentidos do aprender: um estudo sobre as condições de produção do conhecimento. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Simone Moreira de Moura

GÓES, M. C. R.; LAPLANE, Adriana L Friszman de; LACERDA, Cristina B Feitosa de; CAIADO, Kátia Moreno; TOMAZELLO, Maria Guiomar. Deficiências, educação e o debate sobre avanços tecnológicos. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Yara Aparecida Couto

FONTANELLA, F. C.;GÓES, M. C. R.. Dança circular sagrada e seu potencial educativo:integrando corpo e aprendizado. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Sílvia Ester Orrú

FERREIRA, Maria Cecília Carareto;GÓES, M. C. R.. A constituição da linguagem em alunos autistas apoiada em comunicação suplementar alternativa. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Sonia Cristina Pavanelli Daros

GÓES, M. C. R.; ROJO, Roxane Helena Rodrigues; LAGAZZIRODRIGUES, Suzy Maria; PERRRONI, Maria Cecília; LODI, Ana Cláudia Balieiro. Oralidade: uma perspectiva de ensino. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Marília da Piedade Marinho Silva

SGNORINI; MORATO; MAHER; VERAS;GÓES, M. C. R.. Como uma professora surda se constrói como interlocutora de alunos ouvintes na pós-alfabetização. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eliana Prado Carlindo

REYES; MELLO; DENARI, F. E.;GÓES, M. C. R.; PADILHA, A. M. L.. A significação do conceito de inclusão escolar por professoras. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Daniele Nunes Henrique Silva

PINO, Angel; ASSIS, R. A.; HENRIQUES; JÚINIOR FONTES;GÓES, M. C. R.. Imaginação, criança e escola: processos criativos na sala de aula. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria de Lourdes Perioto Guhur

GÓES, M. C. R.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto. As emoções na dimensão afetiva das condutas de jovens e adulto9s com deficiência mental e sua imersão no processo dialógico. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Raimundo Nonato de OLiveira Falabelo

FONTANA, Roseli Cação;GÓES, M. C. R.. A indissociável inter-relação afetividade e cognição nos processos de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Carlos Toscano

MAZZILLI, Sueli;GÓES, M. C. R.. Aprendendo a ser professor: um estudo sobre o percurso de formação. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Rosa Maria Alves da Silva

FONTANA, Roseli A Cação;GÓES, M. C. R.. E o caminho se fez assim. Análise de experiência de formação docente inicial e continuada. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Dulceria Tartuci

GÓES, M. C. R.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto; LACERDA, Cristina B Feitosa de; DIAS, Tarcia R Silveira; SADALLA, Ana Maria F Aragão. Re-significando o ser professor: discursos e práticas nas educação de surdos. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Lenice Heloisa de Arruda Silva

SCHNETZLER, Roseli Pacheco;GÓES, M. C. R.. Modos de mediação de um formador da área específica na constituição docente de futuros professores de Ciências/Biologia. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Ana Cláudia Balieiro Lodi

GÓES, M. C. R.; ROJO, Roxane. A leitura como espaço discursivo de construção de sentidos: oficinas com surdos. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Adriana Isler Pereira Leite

GÓES, M. C. R.; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante;LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SCHNETZLER, Roseli Pacheco; SILVA, Silvia Maria Cintra. O lugar da imaginação na prática pedagógica da Educação Infantil. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Nilda de Oliveira Bentes

GÓES, M. C. R.; TOREZAN, A. M.; PADILHA, A. M. L.; PINTO, A. L. G.; FONTANA, Roseli A Cação. Sanção educativa e aprendizagem nas relações dialógicas da sala de aula. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Patrícia Silvestre de Freitas

GEBARA, Ademir;GÓES, M. C. R.. Educação: esporte. adaptado!?. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Arlete Aparecida Bertoldo Miranda

FERREIRA, Maria Cecília Carareto;GÓES, M. C. R.. A prática pedagógica do professor de alunos com deficiência mental. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Lúcia Pereira Leite

GÓES, M. C. R.; ARANHA, Maria Salete Fábio. A intervenção reflexiva como instrumento de formação continuada do educador: um estudo em classe especial. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lenir Basso Zanon

GÓES, M. C. R.; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na Licenciatura em Química. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Nazaré da Cruz

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante;GÓES, M. C. R.. Imaginação,conhecimento e linguagem: uma análise de suas relações na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberta Pucetti Polizio Bueno

FERREIRA, Julio Romero;GÓES, M. C. R.. A arte na diferença: um estudo da relação de arte/conhecimento do deficiente mental. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Paulo Guilhermeti

PUCCI, Bruno;GÓES, M. C. R.. Educação e sensibilidade: ampliação e regressão da experiencia sensível na formação cultural. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Paulo Cesar de Almeida Raboni

ALMEIDA, Maria José Monteiro Pereira de;GÓES, M. C. R.. Atividades práticas de Ciências Naturais na formação de professores para as séries iniciais. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ortenila Sopelsa

ARAGÃO, Rosália M RibeiroGÓES, M. C. R.. Ensino de Ciências: para uma pedagogia do corpo humano. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Marilena Aparecida de Souza

GÓES, M. C. R.; MAZZILLI, Sueli; RIPPER, A. V.; ELIAS, M. C.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto. Educação infantil e Informática. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Ana Paula de Freitas

GÓES, M. C. R.; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; PADILHA, A. M. L.; CARLOS, M. M. R. P.; PANHOCA, Ivone. Zona de desenvolvimento proximal: Problematização do conceito através de um estudo de caso. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ivone Martins de Oliveira

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante;GÓES, M. C. R.. O sujeito que se emociona: signos e sentidos nas práticas culturais. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Lúcia Horta Nogueira

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante;GÓES, M. C. R.. O sujeito e as normas: As práticas discursivas na instituição escolar. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lúcia Maria Blois Villela

ASSMANN, H.;GÓES, M. C. R.. Complexidade e Transdisciplinaridade: Possibilidades de desenvolvimento do pensamento complexo na escola. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Christianne T

Lacerda, C.B.F.;GÓES, M. C. R.; MOLON, S. I.; SANTOS, Lara F; MELLO, M. A.. Ramos de Souza. Escrita como espaço de expressão do sujeito surdo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Thiago Antunes Souza

GÓES, M. C. R.; PETRUCCI-ROSA, M. I.; CUNHA, R. C. O. B.. Promovendo mediações pedagógicas na formação de professores de Química: Articulações entre os três níveis de conhecimento químico e experimentações investigativas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Rosana Davanzo Batista

MONTEIRO, M. I. B.; REILY, L. H.;GÓES, M. C. R.. O risco da ?desbrailização? e o processo de alfabetização/letramento do auno cego. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Renata Helena Pin Pucci

CRUZ, Maria Nazaré daGÓES, M. C. R.; CUNHA, R. C. O. B.. A constituição do professor de inglês que atua na escola pública: uma análise enunciativa de seus discursos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: FABIANA CHINALIA

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar;GÓES, M. C. R.; FREITAS, Ana Paula de. Jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental: alunos com deficiência intelectual e/ou com quadros atípicos de desenvolvimento. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Andrea da Silva Rosa

MONTEIRO, M. I. B.; COELHO, A. S.;GÓES, M. C. R.. Questões éticas da tradução e interpretação da língua de sinais na sala de aula. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Débora Dainêz

Smolka, A.L.B.;GÓES, M. C. R.. Constituição humana, deficiência e educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-culturall. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Glaucia Uliana Pinto

GÓES, M. C. R.; NOGUEIRA, A. L. H.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto. A imaginação e a elaboração do conhecimento escolar pela criança. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Clícia Assumpção Mastarello de Conti

GÓES, M. C. R.; PINO, Angel; FERREIRA, Maria Cecília Carareto; CASTRO, E. O.. O papel do outro na constituição do psiquismo: um tema e duas abordagens em dialogia. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Ida Carneiro Martins

CRUZ, Maria Nazaré daGÓES, M. C. R.. As lembranças da brincadeira de infância na constituição do professor. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Altina Abadia da Silva

CRUZ, Maria Nazaré daGÓES, M. C. R.. Ouvindo crianças: A significação do brincar na escola. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Carmem Lúcia Artioli Rolim

GÓES, M. C. R.; SMOLKA, Ana Luiza Bustamente;LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A criança em tratamento de câncer e sua relação com o aprender: experiências num programa educacional em ambiente hospitalar. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Nailde Martins Ramalho

SCHNETZLER, Roseli Pacheco;GÓES, M. C. R.. A constituição docente de professores que atuam em turmas multisseriadas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Daniele Nunes Henrique Silva

PINO, Angel;GÓES, M. C. R.. Imaginação na sala de aula: sensibilidades e configurações estéticas na infância. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eliana Prado Carlindo

REYES;GÓES, M. C. R.; DENARI, F. E.; MELLO. A elaboração conceitual em sujeitos adultos - Um estudo sobre a significação do conceito de inclusão escolar. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Sandra Eli S

ARENA, Dagoberto Buim;GÓES, M. C. R.. O. Martins. Produção de leitura: construção de sentidos por um grupo de crianças surdas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Simone Moreira de Moura

GÓES, M. C. R.; LAPLANE, Adriana L Friszman de; LIMA JR, José. Imagens da deficiência: entre a ordem do humano e do sub-humano. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Carlos Toscano

MAZZILLI, Sueli;GÓES, M. C. R.. Como ensino? Por que ensino como ensino?. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Rosa Maria Alves

FONTANA, Roseli Cação;GÓES, M. C. R.. E o caminho se fez assim. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Raimundo Nonato de OLiveira Falabelo

GÓES, M. C. R.; FONTANA, Roseli Cação. Vidas em aberto: a dimensão afetiva nas relações de leitura e escrita na sala de aula. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria de Lourdes Perioto Guhur

FERREIRA, Maria Cecília Carareto;GÓES, M. C. R.. Emoções na perspectiva de Wallon: um estudo com jovens e adultos deficientes mentais sobre seus relacionamentos interpessoais, no âmbito de um programa educativo. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Patrícia Silvestre de Freitas

GEBARA, Ademir;GÓES, M. C. R.. Lazer no Brasil: correntes, tendências e vertentes. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Angela Meyer Borba

GOULART, Cecília Maria;GÓES, M. C. R.. O brincar e os processos de produção das culturas da infância. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria de Fátima Carvalho

GÓES, M. C. R.; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A relação do sujeito com o conhecimento no enfrentamento da deficiência mental: condições de possibilidades. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Cláudia Balieiro Lodi

ROJO, Roxane;GÓES, M. C. R.. A leitura como espaço discursivo de construção de sentidos: oficinas com surdos. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lenice Heloisa de Arruda Silva

SCNHETZLER, Roseli Pacheco;GÓES, M. C. R.. Modos de mediação de produção de conhecimentos profissionais docentes na Licenciatura em Ciências/Biologia. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Arlete Aparecida Bertoldo Miranda

FERREIRA, Maria Cecília Carareto;GÓES, M. C. R.. A prática pedagógica do professor de alunos com deficiencia mental. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Silvia Gomes Correia

Possibilidades de desenvolvimento em sujeitos autistas em atividades na área de artes; Início: 2015; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba; (Orientador);

Claudia Regina Vieira

Educação de surdos: problematizando a questão bilíngue no contexto da escola inclusiva; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Alessandra Dilair Formagio Martins

Crianças autistas em situação de brincadeira: apontamentos para as práticas educativas; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

talita s

U; Rodrigues da Cruz; Acompanhamento da experiência escolar de adolescentes autistas no ensino regular; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Maria Eugênia Silva de Oliveira

A participação de alunos com deficiência intelectual em projeto de banda escolar: possibilidades de inclusão; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Beatriz Turetta

A criança surda e seus interlocutores num programa de escola inclusiva com abordagem bilingüe; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Elaine da Silva Dante

Gostar de ler: Um estudo sobre alunos do ensino médio e sua relação com a leitura; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Maria Amélia de Castro Cotta

O brincar de meninas órfãs institucionalizadas; 2005; 125 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Glaucia Uliana Pinto

O brincar na infância: um estudo em instituição especial para deficientes mentais; 2004; 107 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Carla Regina Marin

Educação e Promoção da Saúde: um olhar para as condições de vida do sujeito surdo e sua formação social; 2004; 135 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Taís Margutti do Amaral Gurgel

O papel do instrutor surdo na promoção da vivência da língua de sinais por crianças surdas; 2004; 90 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Roberta R Maffezoli

Olha, eu já cresci: a infantilização de jovens e adultos com deficiência mental; 2004; 124 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Araceli Fernanda Machado

Alterações da linguagem oral: problematizando as relações entre o contexto clínico-fonoaudiológico e o contexto escolar; 2004; 98 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Emília Carvalho Leitão Biato

Processos educativos no campo da Saúde: a atuação do profissional de Odontologia junto a pacientes especiais; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Letícia Aparecida Pires

A constituição social de condutas de isolamento no contexto escolar; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Dulceria Tartuci

A experiência escolar de surdos no ensino regular: condições de interação e construção de conhecimento; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Ana Paula Ponce Ribeiro Germanos

Desvendando o jogo: Os dizeres de professoras sobre o brincar no trabalho pedagógico; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Elizabeth Pereira Cabral

A atuação docente e a elaboração conceitual do aluno no Ensino Fundamental; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Eliana Prado Carlino

As necessidades educativas especiais e as necessidades formativas de professores; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Silvana Zajac

Os surdos e a Associação de Pais e Amigos dos Surdos: Um estudo de caso; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Célia Regina Bonsi Christofoletti

Experiências escolares e as imagens que o aluno constrói de si; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Rosa Maria Alves Silva

Em busca de sentidos: alfabetizandos adultos frente à linguagem escrita; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Daniele H

Silva Ferreira; O brincar e a linguagem: um estudo do jogo de faz de conta em crianças surdas; 1998; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Maria Graziela Leal

A relação família-escola e o papel do psicólogo escolar; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Ana Paula de Freitas

A construção de narrativa por adolescentes com Sindrome de Down: um estudo da dinâmica interativa na sala de aula; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Rosemary Sartori Pottker

A criança e aprendizagem de normas na escolarização inicial; 1995; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Maria Silvia P

M; Librandi da Rocha; A constituição social do brincar: modos de abordagem do real do imaginário no trabalho pedagógico; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Anna Maria Lunardi Padilha

O encaminhamento de crianças para classe especial: possibilidades de historias ao contrario; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Maria José Ribeiro

O atendimento à criança hospitalizada: um estudo sobre serviço recreativo-educacional em enfermaria pediátrica; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Silvia M

Cintra Silva; Condições sociais de constituição do desenho infantil; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbólica em crianças submetidas ao ensino especial; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Roseli Akemi Kato

A criança com deficiência física e sua interação com objetos na situação de brincadeira; 1986; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Eunice F

Lima Verde; O livro didático e a formação do leitor: um estudo dos níveis de leitura requeridos pelos livros de 3ª série do 1º grau; 1985; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Tânia G

Martins do Valle; Análise de dificuldades de leitura e escrita em alunos repetentes da 1ª série do 1º grau; 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Carmen Silvia R

Marques; Freinet e a pré-escola: o que muda?; 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Fátima Elizabeth Denari

Análise de critérios para composição de clientela de classe especial; 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Thiago Antunes Souza

(Re)Elaborações de Concepções sobre Docência, Experimentação e Ciência na Formação Inicial de Professores de Química; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Beatriz Aparecida dos Reis Turetta

Crianças com necessidades educativas especiais em atividades de brincadeira no contexto da Educação Infantil; 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Carmem Lúcia Artioli Rolim

A criança em tratamento de câncer e sua relação com o aprender: experiências num programa educacional em ambiente hospitalar; 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Clícia Martarello de Conti

Educação e desenvolvimento da criança: um diálogo entre as abordagens psicanalítica e histórico-cultural; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Simone Moreira de Moura

Deficiências, educação e o debate dobre avanços tecnológicos; 2007; 75 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Sonia Cristina Pavanelli Daros

Oralidade: Uma perspectiva de ensino; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Glaucia Uliana Pinto

A imaginação e a elaboração do conhecimento escolar pela criança; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Dulceria Tartuci

Re-significando o ser professor: discursos e práticas na educação de surdos; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Adriana R

Isler Pereira Leite; O lugar da imaginação na prática pedagógica da Educação Infantil; 2004; 99 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Nilda de Oliceira Bentes

Sanção educativa e aprendizagem nas relações dialógicas da sala de aula; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Marilena Aparecida de Souza Rozalen

Educação Infantil e Informática; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Ana Paula de Freitas

Zona de desenvolvimento proximal: Problematização do conceito através de um estudo de caso; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Os processos dialógicos entre alunos surdo e educador ouvinte: examinando a construção de conhecimentos; 1996; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Marysia M

R; Prado de Carlo; Por de trás dos muros de instituição asilar: um estudo sob o desenvolvimento humano comprometido pela deficiência; 1996; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Terezinha Maia Martincowski

A constituição temática de textos infantis: examinando aspectos da relação escritor-leitor; 1995; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Zilda Maria Gesuelli

A criança surda e conhecimento construído interlocução em língua de sinais; 1994; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Lilavate Izapovitz Romanelli

Concepções do professor sobre seu papel mediador na construção do conhecimento do conceito átomo; 1992; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Renato Barbetti

A criança surda e sua inclusão na educação infantil: as interações sociais no espaço do recreio; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Patricia Lopes

O jogo imaginário na infância: voz e expressividade na criação de personagens; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Sabrina Rodrigues dos Santos

A imaginação na infância: Incorporando normas sociais no brincar de faz de conta; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, Alessandra Dilair Formagio ; GÓES, M. C. R. . Um estudo sobre o brincar de crianças autistas na perspectiva histórico-cultural. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso) , v. 17, p. 25-34, 2013.

  • ROLIM, Carmen Lúcia Artioli ; GÓES, M. C. R. . Crianças com câncer e o atendimento educacional nos ambientes hospitalar e escolar. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 35, p. 509-523, 2009.

  • GÓES, M. C. R. ; CRUZ, Maria Nazaré da . Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. Pro-Posições (Unicamp) , v. 17, p. 31-45, 2006.

  • MARIN, Carla Regina ; GÓES, M. C. R. . A experiência de pessoas surdas em esferas de atividade do cotidiano. Cadernos CEDES (Impresso) , v. 26, p. 231-249, 2006.

  • PINTO, Gláucia Uliana ; GÓES, M. C. R. . Deficiência mental, imaginação e mediação social: um estudo sobre o brincar. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 12, p. 11-28, 2006.

  • BIATO, E. C. L. ; GÓES, M. C. R. . O profissional da saúde e seu papel nos espaços de educação: examinando processos dialógicos. Revista de Educação Pública , v. 15, p. 13-30, 2006.

  • BIATO, Emília C Leitão ; GÓES, M. C. R. . O agente de saúde e o paciente especia: examinando o jogo dialógico entre o profissional de ondontologia e sujeitos com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial , Marília, SP, v. 10, n.1, p. 15-27, 2004.

  • GÓES, M. C. R. ; PIRES, Letícia A . Alunos do fundo da classe: a trama dos dizeres da professora e da criança. Comunicações (Piracicaba) , Piracicaba, SP, v. 11, n.1, p. 29-43, 2004.

  • ROZALEN, M. A. S. ; GÓES, M. C. R. . Informática na Educação Infantil: Possibilidades e equívocos. Comunicações (Piracicaba) , Piracicaba - Ed. UNIMEP, v. 8, n.2, p. 21-34, 2001.

  • Góes, M. C. R. de ; GÓES, M. C. R. . A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos CEDES (Impresso) , Campinas-CEDES, v. 20, p. 9-25, 2000.

  • GÓES, M. C. R. . A formação do indivíduo nas relações sociais: contribuições teóricas de Lev Vigotski e Pierre Janet. Educação & Sociedade (Impresso) , Campinas-CEDES, v. 21, n.71, p. 116-131, 2000.

  • GÓES, M. C. R. . A experiência educacional na escola comum e a subjetividade da criança surda. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto) , Sociedade Bras. Psicologia, v. 8, n.1, p. 1-10, 2000.

  • GÓES, M. C. R. . Subjetividade, linguagem e inserção social: examinando processos de sujeitos surdos. Revista de Ciências Humanas (Florianópolis) , UFSC, v. 1, p. 43-59, 1999.

  • GÓES, M. C. R. ; SOUZA, R. M. . Linguagem e as estratégias comunicativas na interlocução entre educadores ouvintes e alunos surdos. Revista de Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 10, n.1, p. 59-76, 1998.

  • GÓES, M. C. R. . Questões sobre sujeitos com deficiência e as contribuições de L. S. Vygotsky. JORNAL ABRAPEE, v. 5, n.1/2, p. 2-3, 1996.

  • SOUZA, R. M. ; GÓES, M. C. R. . O instrutor surdo e seu objeto de trabalho: construções discursivas no interjogo surdo-ouvinte. Para Além do Silêncio - Portugal , v. 4, p. 4-8, 1996.

  • GÓES, M. C. R. . A constitução do escritor: questões sobre a relacão da criança com seu próprio texto. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP) , v. 29, p. 77-84, 1995.

  • GÓES, M. C. R. . A construção de conhecimentos - examinando o papel do outro nos processos de significação. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto) , v. 2, p. 23-29, 1995.

  • GÓES, M. C. R. ; ANDRADE, S. M. A. R. . Considerações sobre a reflexividade de alunos surdos frente a linguagem escrita. Revista Brasileira de Educação Especial , PIRACICABA, v. 1, n.2, p. 7-16, 1994.

  • GÓES, M. C. R. . Os modos de participação do outro nos processos de significação na criança. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto) , v. 1, p. 1-5, 1993.

  • GÓES, M. C. R. . Os modos de participação do outro no funcionamento do sujeito. Educação e Sociedade , v. 42, p. 336-341, 1992.

  • GÓES, M. C. R. ; ARAGÃO, Rosália M Ribeiro . Níveis de compreensão da linguagem escrita em crianças com atraso escolar. Arquivos Brasileiros de Psicologia , v. 44, p. 71-88, 1992.

  • GÓES, M. C. R. . A natureza social do desenvolvimento psicológico. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , v. 24, p. 17-24, 1991.

  • GÓES, M. C. R. ; TUNES ; ARAGÃO, Rosália M Ribeiro . estudo sobre a qualidade do relato em narrativas de crianças de pré-primário. Psicologia USP , v. 12, p. 29-51, 1990.

  • GÓES, M. C. R. ; TUNES . Um estudo de operações de análise apresentadas por professores na discussão de questões de ensino. Psicologia. Teoria e Pesquisa , v. 6, p. 23-36, 1990.

  • GÓES, M. C. R. . Linguagem escrita, desenvolvimento e Ensino. Boletim do Departamento de Didática (Araraquara) , v. IX, p. 125-129, 1990.

  • GÓES, M. C. R. . Noções sobre correspondência som-texto em crianças iniciando a alfabetização. Arquivos Brasileiros de Psicologia , v. 36, p. 57-79, 1984.

  • GÓES, M. C. R. . Critérios de avaliação de noções sobre a linguagem escrita em crianças não alfabetizadas. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , v. 49, p. 1-14, 1984.

  • GÓES, M. C. R. ; MARTLEW . Desenvolvimento de noções sobre a linguagem escrita em crianças pequenas. Boletim de Psicologia , v. 82, p. 72-85, 1983.

  • GÓES, M. C. R. ; MARTLEW . Beginning to read; an exploratory study of young children's understanding of metalinguistic terms and grafic conventions. First Language , v. 4, p. 121-130, 1983.

  • GÓES, M. C. R. . Estudos sobre atenção: relações com aspectos evolutivos da aprendizagem. Boletim de Psicologia , v. 80, p. 21-31, 1981.

  • GÓES, M. C. R. . Um estudo do controle de cor e de figura em crianças. Psicologia USP , v. 2, p. 61-80, 1976.

  • GÓES, M. Cecília R. de ; LAPLANE, Adriana L Friszman de (Org.) . Políticas e práticas de educação inclusiva. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. 153p .

  • GÓES, M. C. R. . Linguagem, surdez e educação. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. v. 1. 106p .

  • Smolka, A.L.B. ; GÓES, M. C. R. . A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 14. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 1. 190p .

  • GÓES, M. C. R. ; LAPLANE, Adriana L Friszman (Org.) . Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. v. 1. 165p .

  • LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; GÓES, M. C. R. (Org.) . Surdez - Processos educativos e subjetividade. SÃO PAULO: LOVISE, 2000. v. 1. 122p .

  • GÓES, M. C. R. ; SMOLKA, A. L. B. O. C. A. (Org.) . A significação nos espaços educacionais - interação social e subjetivação. 1. ed. CAMPINAS: PAPIRUS, 1997. v. 1. 179p .

  • GÓES, M. C. R. . Linguagem, surdez e educação. 1. ed. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 1996. v. 1. 97p .

  • SMOLKA, A. L. B. (Org.) ; GÓES, M. C. R. (Org.) . A linguagem e o outro no espaço escolar - Vygotsky e a construção do conhecimento. 1. ed. CAMPINAS: PAPIRUS, 1993. v. 1. 177p .

  • GÓES, M. Cecília R. de ; TARTUCI, D. . Alunos surdos na escola regular: as experiências de letramento e os rituais de sala de aula. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. L. de; TESKE, O.. (Org.). Letramento e minorias. 6ªed.Porto Alegre: Editora Mediação, 2013, v. 1, p. 110-119.

  • GÓES, M. Cecília R. de ; LOPES, P. . A linguagem no brincar: repercursões do faz-de-conta para o processo do letramento. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. L. de.. (Org.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. 5ed.Porto Alegre: Editora Mediação, 2013, v. , p. 9-18.

  • GÓES, M. Cecília R. de . Desafios da inclusão de alunos especiais: a escolarização do aprendiz e sua formação como pessoa. In: GÓES, M. C. R. de; LAPLANE, A. L. F. de. (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. 4ed.Campinas: Autores Associados, 2013, v. , p. 65-84.

  • GÓES, M. C. R. ; TARTUCI, D. . Alunos surdos e experiências de letramento. In: Lodi, Ana Cláudia Balieiro; Mélo, Ana Dorziat Barbosa; Fernandes, Eulália. (Org.). Letramento, bilingüismo e educação de surdos. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2012, v. 1, p. 1-15.

  • GÓES, M. Cecília R. de ; BARBETI, R. S.. . As interações da criança surda no espaço do recreio e sua formação bilíngue. In: LODI, A. C. B; LACERDA, B. B. F. de. (Org.). Uma escola duas línguas - letramento em lígnua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais da escolarização. 3ed.Porto Alegre: Editora Mediação, 2012, v. , p. 127-141.

  • GÓES, M. Cecília R. de . A criança e a linguagem escrita: explorando a dimensão reflexiva do ato de escrever. In: SMOLKA A. L. B.; GÓES, M. C. R. de.. (Org.). A linguagem e o outro no espaço escolar. 14ed.Campinas: Papirus, 2011, v. , p. 107-127.

  • GÓES, M. C. R. ; BARBETI, R. S.. . Crianças surdas em programa inclusivo bilíngüe: as interações sociais no recreio. In: In: Lacerda, C.B.F. e Lodi, A.C.B.. (Org.). Uma escola, duas línguas: limites e possibilidades. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2009, v. 1, p. 127-141.

  • MAFEZZOLLI, Roberta ; GÓES, M. C. R. . Jovens e adultos com deficiência mental: seus dizeres sobre o cenário cotidiano de suas relações pessoais e atividades. In: FÁVERO, O.; FERREIRA, W.; IRELAND, T.; BARREIROS, D.. (Org.). Tornar a educação inclusiva. 1ed.Brasília: UNESCO, 2009, v. 1, p. 141-157.

  • GÓES, M. C. R. ; TURETTA, B. . Analisando práticas da educação infantil em uma proposta inclusiva e bilíngüe. In: In: LACERDA, C. B. F. e LODI, A. C. B.. (Org.). Uma escola, duas línguas: limites e possibilidades.. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2009, v. 1, p. 81-98.

  • GÓES, M. C. R. . A aprendizagem e o ensino fecundo: apontamentos na perspectiva da abordagem histórico-cultural. In: Peres, E.; Traversini, C.; Eggert, E.; Bonin, I.. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículo e cultura.. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. , p. 414-420.

  • GÓES, M. C. R. . Contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em Educação Especial. In: Batista, J.C.; Caiado, K.R.M.; Jesus, D.M.. (Org.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2008, v. 1, p. 37-46.

  • SANTOS, Lara Ferreira dos ; GÓES, M. C. R. ; Lacerda, C.B.F. . O papel do educador surdo em projetops de inclusão escolar e educação bilíngüe. In: Almeida, M.A.; Mendes, E.G.; Hayashi, M.C.P.I.. (Org.). Temas em Educação Especial: deficiências sensoriais e deficiência mental. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2008, v. 1, p. 63-70.

  • GÓES, M. C. R. . Alunos com necessidades especiais no recreio da escola inclusiva. In: Jesus, D.M.; Baptista, C.R.; Barreto, M.A.S.C.; Victor, S. L.. (Org.). Inclusão: Práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 1ed.Porto Alegre: Porto Alegre, 2007, v. 1, p. 110-119.

  • GÓES, M. C. R. ; TARTUCI, D. . Alunos surdos na escolar regular: as experiências de letramento e os rituais de sala de aula. In: LODI, Ana Cláudia Balieiro; HARRISON, Kathryn Marie Pacheco; CAMPOS, Sandra Regina Leite de; TESKE, Ottmar. (Org.). Letramentos e minorias. 119ed.Porto Alegre: Mediação, 2006, v. 1, p. -110.

  • GÓES, M. C. R. . Desafios da inclusão de alunos especiais: a escolarização do aprendiz e sua formação como pessoa. In: M. Cecília Rafael de Góes; Adriana L. Friszman Laplane. (Org.). Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. 1ed.Campinas, SP: Autores Associados, 2004, v. , p. 69-91.

  • GÓES, M. C. R. ; LOPES, P. . A linguagem no brincar: repercussões do faz-de-conta para o processo de letramento. In: Ana Claudia Balieiro Lodi; Kathryn M. P. Harrison; Sandra Regina Leite de Campos. (Org.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2004, v. , p. -.

  • GÓES, M. C. R. . Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação. In: Marta Kohl de Oliveira; Denise Trento R. Souza; Teresa Cristina Rego. (Org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. 1ed.São Paulo: Moderna, 2002, v. 1, p. 95-114.

  • GÓES, M. C. R. ; TARTUCI, D. . Alunos surdos na escolar regular: as experiências de letramento e os rituais de sala de aula. In: Ana Cláudia Balieiro Lodi; Kathryn Marie Pacheco Harrison; Sandra Regina Leite de Campos; Ottmar Teske. (Org.). Letramento e minorias. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2002, v. 1, p. 110-119.

  • GÓES, M. C. R. . A construção de conhecimentos e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. In: Eduardo Fleury Mortimer; Ana Luiza Bustamante Smolka. (Org.). Linguagem, cultura e cognição - reflexões para o ensino e a sala de aula. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2001, v. , p. 77-88.

  • GÓES, M. C. R. . Com quem as crianças surdas dialogam em sinais?. In: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Maria Cecília Rafael de Góes. (Org.). SURDEZ - PROCESSOS EDUCACTIVOS E SUBJETIVIDADE. SÃO PAULO: LOVISE, 2000, v. 1, p. 27-49.

  • SOUZA, R. M. ; GÓES, M. C. R. . O ensino para surdos na escola inclusiva: considerações sobre o excludente contexto da inclusão. In: CARLOS SKLIAR. (Org.). ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO BILÍNGÜE PARA SURDOS. PORTO ALEGRE: MEDICAÇÃO, 1999, v. 1, p. 163-187.

  • SMOLKA, A. L. B. ; GÓES, M. C. R. ; PINO, A. T. . A constituição do sujeito: uma pergunta recorrente. In: WERTSCH; J. V.; ALVAREZ, A.; DEL RIO, P. (ORGS). (Org.). ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DA MENTE. 1ed.PORTO ALEGRE: ARTES MEDICAS, 1998, v. 1, p. -.

  • GÓES, M. C. R. ; SMOLKA, A. L. B. . As relações intersubjetivas na construção do conhecimento. In: GOES; M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (ORGS. (Org.). A SIGNIFICACAO NOS ESPACOS EDUCACIONAIS. 1ed.CAMPINAS: PAPIRUS, 1997, v. 1, p. 11-28.

  • SMOLKA, A. L. B. ; GÓES, M. C. R. ; PINO, A. . (In)Determinancy and semiotic constitution of subjectivity. In: FOGEL, A; FELIX, M. C.; VALSINER, J.. (Org.). DYNAMICS AND INDETERMINISM IN DEVELOPMENTAL AND SOCIAL PROCESSES. 1ed.MAHWAH - N. J. - E.U.A.: LAWRENCE ERLBAUM, 1997, v. 1, p. 153-164.

  • SMOLKA, A. L. B. ; GÓES, M. C. R. ; PINO, A. . The constitution of the subject: a persistent question. In: WERTSCH; J. V.; ALVAREZ, A.; DEL RIO, P. (ORGS). (Org.). SOCIOCULTURAL STUDIES OF THE MIND. 1ed.CAMBRIDGE: CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS, 1995, v. 1, p. 165-184.

  • GÓES, M. C. R. . A criança e a linguagem escrita: explorando a dimensão reflexiva do ato de escrever. In: A. L.B. SMOLKA; MARIA CECÍLIA RAFAEL DE GÓES. (Org.). A LINGUAGEM E O OUTRO NO ESPAÇO ESCOLAR. : , 1993, v. 1, p. 101-119.

  • GÓES, M. C. R. . The modes of participation of others in the function of the subject. In: C. COLL; N. MERCER. (Org.). TEACHING, LEARNING AND INTERACTION. MADRI: , 1993, v. 1, p. 123-128.

  • GÓES, M. C. R. ; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante . A criança e a linguagem escrita: considerações sobre a produção de texto. In: Eunice M.S. Alencar. (Org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. 1ed.São Paulo: Cortez, 1992, v. 1, p. 1-10.

  • GÓES, M. C. R. ; MARTLEW . Young children?s approach to literacy. In: Martlew; Margareth. (Org.). The Psychoplogy of written language. 1ed.Londres: John Wiley & Sons, 1983, v. 1, p. 1-10.

  • GÓES, M. C. R. . Contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em Educação Especial. In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial, 2007, São Paulo. III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Diálogo e Pluralidade. São Paulo: ABPEE, 2007. v. 1. p. 1-15.

  • LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de ; GÓES, M. C. R. . A Educação Infantil e o processso de construção da condição bilíngüe pela criança surda. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - ANPED, 2007, Vitória. : VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - ANPED. Vitória: ANPED, 2007. v. 1. p. 1-10.

  • GÓES, M. C. R. . Lev Vigotski e Norbert Elias: notas sobre suas proposições a respeito de linguagem e conhecimento. In: IX Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2005, Ponta Grossa - PR. Trabalhos do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa - PR: CEFET - PR, 2005. v. 9. p. 1-12.

  • MAFFEZOLI, Roberta R ; GÓES, M. C. R. . Jovens e adultos com deficiência mental: seus dizeres sobre o cenário cotidiano de suas relações pessoais e atividades. In: 27a. Reunião Anual da ANPED, 2004, Caxambu, MG. Reunião Anual ANPED, 2004. v. 1. p. 1-15.

  • GÓES, M. C. R. . A linguagem no brincar: repercussões do faz de conta para os processos de letramento. In: II Fórum Letramento e Minorias, 2003, Cotia,SP. II Fórum Letramento e Minorias, 2003.

  • GÓES, M. C. R. . Cognição e imaginação: a elaboração do real pela criança e as práticas de Educação Infantil. In: II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, 2003, Belo Horizonte. Anais II Encontro Interncaional Lnguagem, Cultura e Cognição, 2003. v. 1.

  • GÓES, M. C. R. . Modos de aruação do profissional de Odontologia junto a sujeitos com deficiência mental. In: I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2003. Anais I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2003.

  • LOPES, P. ; GÓES, M. C. R. . O jogo imaginário na infância: a criação de personagens e as elaborações sobre os outros. In: 10o. Congresso de Iniciação Científica UNIMEP-CNPq, 2002, Piracicaba, SP. Anais do 10o. Congresso de Iniciação Científica UNIMEP-CNPq. Piracicaba, SP: Editora da UNIMEP, 2002.

  • GÓES, M. C. R. . O brincar de crianças surdas: examinando a linguagem no jogo imaginário. In: 24a. Reunião Anual da ANPED, 2001, Caxambu. Anais da 24a. Reunião Anual da ANPED, 2001.

  • SANTOS, S. R. ; GÓES, M. C. R. . A imaginação na inância: incorporando normas sociais no brincar de faz-de-conta. In: 8o. Congresso de Iniciação Científica UNIMEP/CNPq, 2001, Piracicaba. Anais do 8o. Congresso de iniciação Científica UNIMEP/CNPq. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2001. v. 1.

  • GÓES, M. C. R. . O jogo imaginário na infância: a linguagem e a criação de personagens. In: 23a. Reunião Anual da ANPED, 2000, Caxambu, MG. Anais da 23a. Reunião Anual da ANPED, 2000.

  • GÓES, M. C. R. . A linguagem e a imaginação no brincar de faz-de-conta. In: III Conferencia de Pesquisa Sócio-Cultural, 2000, Campinas SP. Proceedings of the III Conference for Sociocultural Research, 2000.

  • ZAJAC, S. ; GÓES, M. C. R. . Condições de constituição de uma comunidade de surdos. In: III Conferencia de Pesquisa Sócio-Culturalencia de Pesquisa Sócio-Cultural, 2000, Campinas, 2000.

  • GÓES, M. C. R. . Linguagem, cognição e funcionamento imaginário. In: I SEMINÁRIO SOBRE LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA DE SURDOS, 1998, BELO HORIZONTE. ANAIS I SEMINÁRIO SOBRE LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA DE SURDOS. BELO HORIZONTE: UFMG, 1998. v. 1. p. 66-78.

  • GÓES, M. C. R. . A construção de conhecimentos e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. In: ENCONTRO SOBRE TEORIA E PESQUISA DE ENSINO DE CIENCIAS, 1997, BELO HORIZONTE. ANAIS DO ENCONTRO SOBRE TEORIA E PESQUISA DE ENSINO DE CIENCIAS. BELO HORIZONTE, 1997. v. 1. p. 86-94.

  • GÓES, M. C. R. . A produção de texto por sujeitos surdos: Questões sobre a relação oralidade-escrita. In: II Seminário Multidisciplinar de Alfabetização, 1992, São Paulo. Anais do II Seminário Multidisciplinar de Alfabetização. São Paulo: PUC-SP, 1992. v. 1. p. 111-117.

  • PINTO, Gláucia Uliana ; GÓES, M. C. R. . Imaginação e a elaboração do conhecimento escolar pela criança. In: VI Mostra Acadêmica, 2009, Piracicaba. VI Mostra Acadêmica. Piracicaba: UNIMEP, 2009. v. 6. p. 1-4.

  • CONTI, Clícia Martarello de ; GÓES, M. C. R. . O papel do outro na constituição do eu: implicações para a relação ensino-aprendizagem. In: VI Mostra Acadêmica, 2009, Piracicaba. VI Mostra Acadêmica. Piracicaba: UNIMEP, 2009. v. 6. p. 1-4.

  • BARBETTI, Renato ; GÓES, M. C. R. . A criança surda e sua inclusão na Educação Infantil: as interações sociais no espaço do recreio. In: IV Mostra Acadêmica - Congresso de Iniciação Científica, 2006, Piracicaba. IV Mostra Acadêmica, 2006. v. 4. p. 1-4.

  • GÓES, M. C. R. . O brincar: relações entre o eu fictício do faz-de-conta e o processo de individuação. In: V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2005, São Paulo. Resumos do V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2005. v. 5. p. 115-116.

  • LODI, Ana Claudia Balieiro ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de ; GÓES, M. C. R. . Uma experiência educacional inclusiva bilíngüe no ensino infantil: o processo de formação de profissionais e o desenvolvimento de crianças surdas. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. São Paulo: PUCSP, 2007. v. 1. p. 100-101.

  • SANTOS, Lara F ; GÓES, M. C. R. . O papel do instrutor surdo em projetos de inclusão escolar e educação bilíngüe. In: II Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2005, São Carlos. Resumos do II Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos - SP: UFSCar - UNESP/Marília, 2005. p. 135.

  • GÓES, M. C. R. . A aprendizagem e o ensino fecundo: apontamentos na perspectiva histórico-cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . Contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em Educação Especial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de ; GÓES, M. C. R. . A Educação Infantil e o processso de construção da condição bilíngüe pela criança surda. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LODI, Ana Cláudia Balieiro ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de ; GÓES, M. C. R. . Uma experiência educacional inclusiva bilíngüe no ensino infantil: o processo de formação de profissionais e o desenvolvimento de crianças surdas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . O brincar: relações entre o eu fictício do faz de conta e o processos de individuação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . Lev Vigotski e Norbert Elias: notas sobre suas proposições a respeito de linguagem e conhecimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Lara Forti dos ; GÓES, M. C. R. . O papel do instrutor surdo em projetos de inclusão escolar e educação bilíngüe. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAFFEZOLI, Roberta Rocali ; GÓES, M. C. R. . Jovens e adultos com deficiência mental: seus dizeres sobre o cenário cotidiano de suas relações pessoais e atividades.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . Experiência escolar e formação da identidade: depoimentos de jovens e adultos surdos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GÓES, M. C. R. . Debate sobre conferência The civilizing processo as a learning process. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BIATO, Emília Leitão ; GÓES, M. C. R. . Modos de aruação do profissional de Odontologia junto a sujeitos com deficiência mental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. ; LOPES, P. . A linguagem no brincar: repercussões do faz-de-conta para o processo de letramento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. ; LEITE, Adriana R I Pereira . Cognição e imaginação: a elaboração do real pela criança e as práticas de Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . Comunicação e linguagem nas necessidades educacionais especiais - mesa redonda. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, P. ; GÓES, M. C. R. . O jogo imaginário na infância: a criação de personagens e as elaborações sobre os outros. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . Educação Especial e a pesquisa atual fundamentada em Vygotsky e Bakhtin - mini-curso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GÓES, M. C. R. . Discussão da formação em Educação Especial -os currículos de algumas universidades. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GÓES, M. C. R. . Linguagem e desenvolvimento de sujeitos com necessidades especiais - mesa redonda. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GÓES, M. C. R. . O brincar de crianças surdas: examinando a linguagem no jogo imaginário. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . A linguagem e a imaginação no brincar de faz-de conta. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . O jogo imaginário na infância: a linguagem e a criação de personagens. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZAJAC, S. ; GÓES, M. C. R. . Condições de constituição de uma comunidade de surdos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . Subjetividade, linguagem e inserção social: examinando processos de sujeitos surdos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GÓES, M. C. R. . A interlocução da criança surda no contexto escolar e a construção da subjetividade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GÓES, M. C. R. . A experiência educacional na escola comum e a subjetividade da criança surda. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . Interlocução da criança surda com ouvintes e outros surdos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GESUELI, Zilda Maria ; GÓES, M. C. R. . A criança surda e suas elaborações sobre a linguagem escrita. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GÓES, M. C. R. . O trabalho pedagógico na perspectiva histórico-cultural. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GÓES, M. C. R. ; SOUZA, R. M. . A linguagem e as práticas comunicativas entre educadores ouvintes e alunos surdos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARLO, M. M. R. P. ; GÓES, M. C. R. . Características das atividades simbólicas de deficientes mentais adultos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINCOWSKI, T. M. ; GÓES, M. C. R. . A constituição temática de textos infantis: examinando aspectos da relação escritor-leitor. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, D. N. H. ; GÓES, M. C. R. . A atividade de brincar em crianças de orfanato. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PADILHA, A. M. L. ; GÓES, M. C. R. . Encaminhamento de crianças à classe especial. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, Cristina B Feitosa de ; GÓES, M. C. R. . A questão comunicativa na experiência escolar de alunos surdos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, Ana Paula de ; GÓES, M. C. R. . A construção de narrativas por adolescentes com Síndrome de Down. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, S. M. P. M. L. ; GÓES, M. C. R. . O jogo de faz-de-conta: o real e o imaginário no contexto da pré-escola. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GÓES, M. Cecília R. de . Prefácio. Jundiaí, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • GÓES, M. Cecília R. de ; LAPLANE, Adriana L Friszman de . Apresentação. Campinas, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GÓES, M. C. R. ; LAPLANE, Adriana L Friszman . Apresentação. Campinas, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GÓES, M. C. R. . Apresentação. São Paulo, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GÓES, M. C. R. . Prefácio. Campinas, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • GÓES, M. C. R. . Apresentação. São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GÓES, M. C. R. . Prefácio. Ijuí, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • GÓES, M. C. R. . Prefácio. São Paulo, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • GÓES, M. C. R. . Prefácio. São Paulo, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PINO, Angel ; GÓES, M. C. R. . Apresentação. Campinas, 1991. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GÓES, M. Cecília R. de . Consultoria ad hoc processos FAPESP. 2009.

GÓES, M. Cecília R. de . Consultoria ad hoc projetos de pesquisa CNPq (2). 2009.

GÓES, M. Cecília R. de . Consultoria ad hoc projeto de pesquisa FAP-UNIMEP. 2009.

GÓES, M. Cecília R. de . Consultoria ad hoc projeto de pesquisa CNPq. 2008.

GÓES, M. Cecília R. de . Consultoria ad hoc processos FAPESP. 2008.

GÓES, M. Cecília R. de . Consultoria ad hoc processos FAPESP (3). 2007.

GÓES, M. C. R. . Conusultoria ad hoc dois auxílios - FAPESP. 2006.

GÓES, M. C. R. . Consultoria ad doc bolsa de iniciação científica - FAPESP. 2006.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer - consultor ad hoc FAPESP. 2003.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer - consultor ad hoc - 26a. ANPEd. 2003.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer - consultor ad hoc - 25a. ANPEd. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Educação e Sociedade - CEDES. 2018.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Educação e Sociedade - CEDES. 2017.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Educação e Sociedade - CEDES. 2016.

GÓES, M. C. R. . Precer sobre bolsa doutorado CAPES. 2015.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Educação e Sociedade - CEDES. 2015.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer sobre artigo Revista Educação e Sociedade - CEDES. 2014.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer sobre artigo Revista Impulso - PPGE-UNIMEP. 2014.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer sobre artigo Revista Comunicações PPGE-UNIMEP. 2014.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer sobre artigo Revista Poiesis Pedagógica - FE-UFG. 2014.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Comunicações PPGE-UNIMEP. 2013.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer sobre artigo Revista Impulso - PPGE-UNIMEP. 2013.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer sobre artigos Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. 2013.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Comunicações PPGE-UNIMEP. 2012.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer sobre artigos Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. 2012.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigos Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. 2011.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Comunicações PPGE-UNIMEP. 2011.

GÓES, M. Cecília R. de . Parecer sobre artigo Revista Impulso - PPGE-UNIMEP. 2011.

GÓES, M. C. R. . Pareceres sobre artigo Revista Educação e Filosofia - UFU (2). 2009.

GÓES, M. C. R. . Pareceres sobre artigos Revista Educação e Pesquisa - FEUSP (2). 2009.

GÓES, M. C. R. . Pareceres sobre artigos Revista Educação e Sociedade ? CEDES (3). 2009.

GÓES, M. C. R. . Pareceres sobre artigo Revista Brasileira de Educação Especial - ABPEE (2). 2009.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Educação e Sociedade - CEDES. 2008.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista de Educação Pública - UFTM. 2008.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Cadernos Cedes. 2008.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Brasileira de Educação Especial - ABRAPEE. 2008.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Pro-posições - FEUNICAMP. 2008.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Educação e Pesquisa -FEUSP. 2008.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Teoria e Prática da Educação UEM. 2007.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigos para Revista Brasileira de Educação Especial - ABRAPEE (2). 2007.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre trabalhos VI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimemto Humano. 2007.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP. 2007.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo para Educação e Sociedade - CEDES. 2007.

GÓES, M. C. R. . Pareceres sobre artigos para Revista Interação em Psicologia UFPR (2). 2007.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Educação e Pesquisa - FEUSP. 2006.

GÓES, M. C. R. . Pareceres sobre artigos para Revista Brasileira de educação Especial - ABRAPEE (2). 2006.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo para Educação e Sociedade - CEDES. 2006.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Comunicações PPGE-UNIMEP. 2006.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Pro-posições - FEUNICAMP. 2006.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Educação e Sociedade - CEDES. 2005.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Psicologia - UFRGN. 2005.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Teoria e Prática da Educação UEM. 2005.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Psicologia em Estudo UEM. 2005.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo Revista Brasileira de Educação Especial - ABRAPEE. 2005.

GÓES, M. C. R. . Parecer - Programa de Pós-Graduação em Teoria e pesquisa do Comportamento. 2004.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre oferecimento de curso seqüencial. 2004.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - revista Comunicações. 2004.

GÓES, M. C. R. . Parecer - consultoria ad hoc I Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2004.

GÓES, M. C. R. . Parecer - consultor ad hoc FAPESP. 2004.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Revista Brasileira de Educação Especial. 2004.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre livro - Cortez Editora. 2004.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo -Teoria e Prática da Educação - UEM. 2004.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre livro - Editora da Unimep. 2003.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Revista Brasileira de Educação Especial. 2003.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Programa de Doutorado PUC-SP. 2003.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Revista Estudos de Psicologia. 2003.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Revista Educação e Sociedade - CEDES. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Revista Temas em Psicologia. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Revista Estudos de Psicologia - PUCCAMP. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Revista Educação e Pesquisa - FEUSP. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer - Relatório de Pesquisa - FAP/UNIMEP. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer - consultor ad hoc - FAPESP. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - Revista Brasileira de Educação Especial. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre textos de coletânea - 3o. Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigo - revista Re-criação CREIA/UFMS. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre artigos - Cadernos CEDES. 2002.

GÓES, M. C. R. . Parecer sobre projeto - Comitê de Ética UNIMEP. 2002.

BARBETTI, Renato ; GÓES, M. C. R. . A criança surda e sua inclusão na Educação Infantil: as interações sociais no espaço do recreio. 2006. (Relatório de pesquisa).

GÓES, M. C. R. ; LOPES, P. . O jogo imaginário na infância: a criação de personagens e as elaborações sobre os outros. 2002. (Relatório de pesquisa).

GÓES, M. C. R. . Metodologia do Trabalho Científico em Linguagem. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GÓES, M. C. R. . Educação de Surdos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, S. R. ; GÓES, M. C. R. . A imaginação na infância: Incorporando normas sociais no brincar de faz de conta. 2001. (Relatório de pesquisa).

GÓES, M. C. R. . O imaginário na infãncia: Uma investigação dos processos de linguagem no brincar de faz de conta. 2001. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2017

    Condições de formação de alunos com necessidades educacionais especiais, Descrição: Esta investigação tem o propósito de contribuir para o conhecimento sobre condições socioeducacionais, em particular as de ordem pedagógica, oferecidas para a formação de alunos com necessidades especiais. Os objetivos dos subprojetos convergem no sentido da busca de compreensão da natureza das práticas educativas presentes na educação básica (educação infantil e ensino fundamental) nos âmbitos do ensino especial ou de apoio e do ensino comum. Os trabalhos estão sendo realizados nas redes de ensino de diferentes municipais, segundo a abrangência das localidades de origem dos alunos. No estudo desses diferentes ambientes educativos, assumidos a abordagem histórico-cultural como a referência principal teórica e centramos as análises das interações humanas nos processos de mediação social e linguagem, com foco na questão da dialogia e do discurso. Em termos metodológicos são explorados vários recursos, mas temos feito opção preferencial por estudos microgenéticos. O projeto se vincula ao GP-CNPq "Práticas Educativas e Relações Sociais no Espaço Escolar e não Escolar", do qual participam docentes, mestrandos e doutorandos do PPGE-UNIMEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Integrante / ANNA MARIA LUNARDI PADILHA - Integrante / Maria Inês Bacellar Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Alunos com Necessidades Especiais no Recreio da Escola Inclusiva, Descrição: Este estudo buscou analisar, em situações de recreio, as interações sociais em que se envolvem crianças com necessidades especiais que estão freqüentando escolas comuns. A opção pelo foco no ambiente do recreio justifica-se pela menor atenção que esse espaço social tem recebido nas pesquisas, em comparação com estudos sobre ocorrências em sala de aula ou sobre as políticas dirigidas para a construção da escola inclusiva. A base de dados foi composta por observações diretas e filmagens das atividades recreativas (horários de merenda e parque) em três escolas da rede municipal de Piracicaba: uma EMEI e duas EMEFs que recebem alunos com diferentes necessidades especiais. A investigação, que se orientou pelo enfoque teórico da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, com ênfase nos processos de interação social e linguagem, desdobrou-se em duas linhas de análise: a) de escolas com alunos classificados em diferentes necessidades especiais e b) de escolas que têm programa inclusivo específico da educação bilíngüe de surdos. bolsa CAPES, bolsa CNPq ? PIBIC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Práticas sociais, condição de formação de sujeitos diferentes e propostas inclusivas, Descrição: Esta investigação busca contribuir para o conhecimento sobre condições sociais oferecidas para a formação de sujeitos que têm sido enquadrados na categoria de "alunos com necessidades especias" e sujeitos com peculiaridades de vida que configuram uma marcante exclusão social (por ex. crianças órfãs). Trata-se de um trabalho de equipe, com docentes-pesquisadores, mestrandos, doutorandos e alunos de graduação da UNIMEP (conf. grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Em sua participação específica, a pesquisadora está orientando 2 alunas de Doutorado e 5 de Mestrado e está iniciando, em 2005, o projeto "Alunos com necesidades especiais no recreio da escola inclusiva", com um grupo de 2 pesquisadoras colaboradoras, 1 aluno de Iniciação Científica e 1 orientanda de Especialização. Esse projeto tem o objetivo de analisar, em situações de recreio, as interações em que se envolvem as crianças com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando escolas comuns. O estudo envolve instituições de educação infantil e de ensino fundamental da rede pública municipal de Piracicaba, SP. Apoio CNPq/Universal; auxílio CAPES/PROESP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Integrante / ANNA MARIA LUNARDI PADILHA - Integrante / Maria Cecília Carareto Ferreira - Coordenador / Maria Inês Bacellar Monteiro - Integrante / Júlio Romero Ferreira - Integrante.

  • 2001 - 2005

    Programa Inclusivo Bilíngüe para Surdos: Buscando Refletir sobre suas Possibilidades e Limites, Descrição: Este projeto abrange pesquisas vinculadas a um programa inclusão de alunos surdos junto a duas Escolas Municipais, uma de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental, no Município de Piracicaba. Essa experiência educacional propõe-se a uma abordagem bilíngüe, que incorpora a LIBRAS ao espaço escolar e busca implementar metodologias e práticas didáticas apropriadas aos alunos surdos incluídos. As pesquisas exploram os seguintes ângulos de análise: 1) a formação continuada de toda a equipe da escola no que concerne ao trabalho bilíngüe com surdos e à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), abrangendo as características dessa língua e suas particularidades discursivo-enunciativas; 2) os acontecimentos de sala de aula, onde devem ser desenvolvidas diretrizes pedagógicas e estratégias de ensino para alunos surdos 3) a atuação de intérpretes de LIBRAS e de educadores surdos, 4) o uso da língua de sinais no espaço escolar e seu papel na construção de conhecimentos pelas crianças surdas e 5) o lugar social que os alunos surdos ocupam nas relações interpessoais em situações recreativas, através das atividades que desenvolvem e dos modos como os outros (crianças, surdas ou não, e adultos) interagem com elas. Para tanto, atividades em sala de aula, no recreio e nas oficinas de Língua de Sinais são documentadas através de video-gravações, que estão sendo utilizadas para as análises e para reflexões sobre a prática realizada. Os trabalhos fazem parte da investigação do Grupo de Pesquisa "Surdez e abordagem bilíngüe?, vinculado ao PPGE/UNIMEP, sob coordenação da Profa. Cristina B. F. Lacerda. Financiamento: auxílio CNPq/Universal,bolsas CAPES, bolsas CNPq e FAP/UNIMEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Integrante / Ana Cláudia Balieiro Lodi - Integrante / Kathryn M.arie Pacheco Harrison - Integrante / Cristina B. Feitosa de Lacerda - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundo de Apoio à Pesquisa - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2001 - 2004

    Condições sociais de atendimento às necessidades especiais, Descrição: Esta investigação busca contribuir para o conhecimento sobre condições sociais oferecidas para a formação de sujeitos que tê sido classicados na categoria necessidades educacionais especiais. Os sub-estudos abordam, particularmente, questões da inclusão social e das experiências em programas de escola inclusiva, em relação a sujeitos com deficiência (menstal, sensorial ou físico-motora). Os trabalhos ancoram-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e dão ênfase a processos de interação verbal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 7

  • 2001 - 2003

    Processos de cognição, linguagem e imaginação no espaço da Educação Infantil, Descrição: Esse projeto orienta-se para questões referentes ao funcionamento imaginativo na infância, em sua relação com os processos de cognição e linguagem. Ancorados na abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano e na visão enunciativo-discursiva da linguagem, os estudos componentes focalizam o brincar ou outras esferas de atividade imaginativa, considerando crianças em interação ou a relação professora-crianças. A ênfase é posta nas análises do valor pedagógico atribuído à imaginação na Educação Infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 4

  • 1992 - 1995

    Processos de construção de conhecimento no contexto pré-escolar, Descrição: Sob um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem, da UNICAMP, a pesquisadora focalizou processos de construção de conhecimento no contexto pré-escolar, com o propósito de analisar os modos de participação do outro - pares e professoras - no funcionamento da criança nas esferas da cognição e da linguagem, durante diferentes atividades em sala de aula. (Bolsa de produtividade CNPq, auxílio FAPESP, auxílio FAEP/UNICAMP), Outros pesquisadores: Ana Luiza B. Smolka, Angel Pino, Luci Banks Leite, Afira Ripper Auxiliares de pesquisa: alunos do PPGE e do curso de Pedagogia, UNICAMP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1991 - 1995

    Surdez, educação e linguagem, Descrição: Esta investigação abrangeu estudos sobre a escrita de jovens e adultos surdos, participantes de curso supletivo. Em diferentes etapas, foram focalizados os seguintes temas: ações reflexivas na escrita de alunos surdos durante análise de problemas textuais; as relações estabelecidas por alunos surdos entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa; a história escolar de uma jovem surda. A base de dados foi composta por observações de atividades de sala de aula; produções escritas dos alunos, sessões individuais de revisão de texto e entrevistas individuais. Esses estudos fizeram parte da tese de livre docência da pesquisadora, defendida em 1995 na Faculdade de Educação-UNICAMP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 1989 - 1991

    A produção escrita da criança: estratégias de planejamento e revisão de texto, Descrição: Este estudo teve por objetivo examinar as estratégias de planejamento e revisão de texto, empregadas por alunos das séries iniciais do ensino de 1o grau. Os dados foram construídos a partir da observação de atividades de escrita em sala de aula e da coleta dos textos produzidos. As análises abrangeram as elaborações escritas iniciais das crianças e as revisões que elas efetuavam, em textos de diferentes modalidades. (Bolsa de Produtividade em PesquisaCNPq, auxílio FAEP/Unicamp).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador.

  • 1987 - 1988

    A produção oral e escrita da criança: modos de elaborar diferentes tipos de texto, Descrição: Esta investigação focalizou a produção de textos por crianças, com o objetivo de caracterizar os modos pelos quais elas elaboram diferentes tipos de texto nas modalidades oral e escrita. O projeto envolveu três sub-estudos: tendências de desenvolvimento na produção de textos descritivos e expositivos por crianças; o efeito de gravuras como condição iniciadora da produção narrativa em crianças; características diferenciais de relatos orais e escritos produzidos por crianças. Trabalho realizado durante estágio de pesquisa junto ao Departamento de Psicologia da Universidade de Strathclyde, na Escócia, Grã-Bretanha. Bolsa de pós-doutorado CAPES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 1984 - 1985

    A competência narrativa de crianças pré-escolares, Descrição: A pesquisa procurou caracterizar a competência narrativa de alunos de Pré-primário na exposição oral de três tipos de texto: estória livre, estória referente a gravura e relato de caso. A capacidade diferencial evidenciada pela maioria das crianças sugere que, dada a existência de estratégias rudimentares para a formulação autônoma do discurso narrativo, a estória com gravura e o caso tinham qualidade textual menor que a estória livre. Nessa última, embora dissessem que ?eu inventei?, os sujeitos recriavam, com diferentes graus de transformação, narrativas que haviam aprendido com os adultos, utilizando recursos mais complexos apoiados nos modelos oferecidos. Pesquisadoras colaboradoras: Elizabeth Tunes e Rosália M.R. Aragão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1983 - 1984

    Avaliação de noções sobre a linguagem escrita em crianças, Descrição: Este estudo procurou caracterizar noções e habilidades relativas à compreensão da linguagem escrita em crianças dos níveis de Jardim de Infância, Pré-primário e 1a série. Os achados indicam que, para derivações educacionais, é muito importante levar em conta critérios diversos de avaliação, que devem abranger: a apreensão do caráter simbólico e das funções sociais da linguagem escrita; capacidade analítica diante da dimensão sonora e noções metalingüísticas vinculadas à escrita.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1981 - 1982

    A compreensão da linguagem escrita pela criança, Descrição: Estudos sobre a compreensão do sistema de linguagem escrita em crianças não alfabetizadas e em início de alfabetização, em estágio de pesquisa realizado junto ao Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield, Inglaterra, com a supervisão de Margareth Martlew. Bolsa do CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 1980 - 1981

    Práticas pedagógicas na alfabetização de alunos com deficiência mental, Descrição: Esta pesquisa analisou problemas relatados por professoras de uma instituição especial na esfera do ensino da leitura e da escrita para alunos com deficiência mental. O estudo envolveu reuniões regulares com as professoras por um semestre letivo, com a participação de duas pesquisadoras. Inicialmente procurou-se fazer um levantamento das dificuldades que encontravam para alfabetizar. Foi constatado que o grupo sobrepunha seus problemas para ensinar e as dificuldades do aluno para aprender, num processo em que as causas eram constantemente deslocadas do âmbito de ação do educador para o âmbito de condições endógenas do educando. Posteriormente, através de análise de casos e estudos de textos, as professoras foram encorajadas a um esforço coletivo no sentido de propor procedimentos para problemas concretos trazidos pelas participantes nas reuniões. Outros docentes da UFSCar, integrantes do projeto: Maria Salete F. Aranha e Elizabeth Tunes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador.

  • 1977 - 1979

    Um Estudo sobre Amplitude de Atenção em Crianças, Descrição: Este trabalho focalizou a eficácia de alguns procedimentos sobre a detecção de indícios relevantes numa tarefa de discriminação visual simultânea em crianças de 1ª. série. Os procedimentos variaram em relação ao período de observação dos padrões de estímulo, para o qual foram dadas diferentes instruções, correspondendo às seguintes condições: exame visual, exame tátil, rotulação simples (feita pelo sujeito) e rotulação dirigida (dada pela pesquisadora). Priorizando indicadores de amplitude de atenção aos de rapidez de resposta, constatou-se que as formas mais eficazes de observação foram as de exame visual e de rotulação dirigida. No caso dessa última, a eficácia parece dever-se ao apoio da criança na descrição dada pela pesquisadora, que acentuava as diferenças entre os padrões de estímulo e dirigia a atenção a seus aspectos relevantes. Pesquisa referente à tese de doutorado, Instituto de Psicologia da USP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador.

  • 1976 - 1978

    Interação social numa instituição para crianças órfãs, Descrição: Este trabalho teve como objetivo analisar as formas de interação estabelecidas entre residentes de um orfanato, de maneira a gerar propostas de modificação da qualidade de convivência dentro da rotina institucional. Um dos problemas dessa rotina estava nas dificuldades de aprendizagem apresentadas por um grupo de crianças, tema que foi objeto de estudo desta pesquisadora. Em sessões de acompanhamento escolar foram empregados procedimentos para identificação das dificuldades dos sujeitos e para superação dessas dificuldades, em especial aquelas ligadas à escrita e à leitura. O projeto contou com a participação de docentes do Departamento de Psicologia da FFCL-Assis, sob a coordenação da Dra. Herma B.B. Drachenberg.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador.

  • 1972 - 1975

    Atenção seletiva em crianças - um estudo do controle de cor e de figura, Descrição: Este estudo abordou a atenção seletiva em crianças a partir do referencial de teorias mediacionais. Preliminarmente foi explorada uma comparação de procedimentos para estabelecimento de desempenho discriminativo visual em crianças. Na parte principal examinou-se a preferência dos sujeitos por dimensões de estímulos, focalizando as respostas discriminativas a cor e forma. Pesquisa relativa à dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia da USP. Bolsa de Mestrado CAPES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecilia Rafael de Góes - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Educação. , Rod. do Açúcar, km 156, Taquaral, 13400911 - Piracicaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 68, Telefone: (19) 31241617, Fax: (19) 31241617, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1998 - 2009

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A partir de 2010, atuação como orientadora colaboradora no PPGE-UNIMEP

    Atividades

    • 03/1998 - 12/2009

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Desenvolvimento Humano, Educação e Pesquisa Educacional I, Educação e Pesquisa Educacional II, Processos Educativos, Cognição e Linguagem

    • 03/1998 - 12/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Ppge, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Membro do Conselho.

    • 01/1999 - 06/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Redação do Relatório CAPES- PPGE/UNIMEP.

    • 02/2005 - 12/2007

      Ensino, Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Inclusiva

    • 08/1998 - 12/2006

      Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção Global ao Portador de Deficiência

  • 1970 - 1978

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/1970 - 02/1978

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem

  • 1978 - 1987

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/1979 - 01/1987

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção e Problemas de Aprendizagem, Atividades Supervisionadas de Pesquisa

    • 04/1978 - 01/1987

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem

  • 1988 - 1995

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: MS4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/1988 - 12/1995

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento e Linguagem, Atividade Supervisionada de Pesquisa, Tópicos Especiais

    • 08/1988 - 12/1995

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação (Desenvolvimento e Aprendizagem), Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano

  • 1996 - 1997

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

    Atividades

    • 04/1996 - 01/1997

      Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos em Desenvolvimento Humano, Cognição e Linguagem