Gilson Chaves Silva
Possui formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é engenheiro de produto na Daimon Engenharia e Sistemas Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica.
Informações coletadas do Lattes em 03/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática Industrial
1997 - 2001
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Participação em eventos
VΙ Congresso de Produção Científica da UFSJ. Análise de Assimetrias no estator de motores de indução em acionamentos em malha fechada. 2007. (Congresso).
V Congresso de Produção Científica da UFSJ. Detecção de Barras Quebradas em Motores de Indução Através de Observadores em Modos Deslizantes. 2006. (Congresso).
ХΙV Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Análise de Assimetrias no estator de motores de indução em acionamentos em malha fechada. 2006. (Seminário).
Orientou
Análise de assimetrias no estator de motores de indução em acionamentos em malha fechada; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Chaves Silva;
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2007
Análise de assimetrias no estator de motores de indução em, Descrição: O objetivo desse trabalho era analisar a técnica proposta por Baccarini (2005) em acionamentos em malha fechada. Quando o motor de indução é acionado por um inversor de freqüência, as malhas de controle modificam o comportamento das variáveis do estator. Portanto, será que a análise da impedância de seqüência negativa é um padrão robusto no diagnóstico de curto-circuito inicial em acionamentos em falha fechada? Se não, qual o melhor padrão para o diagnóstico?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilson Chaves Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Daimon Engenharia e Sistemas Ltda. , Av. Paulista, 1776 Conj. 22B, Bela Vista, 01311-200 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 32662929, Ramal: 207, Fax: (011) 32662929, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - Atual
Daimon Engenharia e Sistemas LtdaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produto, Carga horária: 40
Outras informações:
Iniciei na empresa como estagiário em engenharia elétrica atuando na área de revisão tarifária, mais especificamente, no segmento de perdas técnicas. Era o engenheiro consultor responsável por realizar estudos de perdas técnicas para as empresas clientes, adquirindo assim, diversos conhecimentos referentes à regulação de energia. Estes estudos eram realizados com o intuito de se obter uma estimativa das perdas regulatórias que seriam estipuladas pela ANEEL, durante o processo de revisão tarifária, às concessionárias de energia. Também era necessário apoiar as empresas em suas dúvidas e questionamento, sendo que para cada uma eram redigidos relatórios descrevendo as metodologias utilizadas e os resultados alcançados. Todas empresas clientes que tive a oportunidade de realizar os cálculos de perdas, tiveram os resultados previstos praticamente iguais aos valores calculados pela ANEEL, proporcionando assim mais credibilidade aos serviços prestados pela Daimon. Com isso, participei do desenvolvimento do software, Perdas_R, que realiza simulações conforme metodologias de cálculo definidas pela ANEEL. Participei de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) sendo que um deles consistia em desenvolver uma ferramenta para estimativa da perda de Vida Útil de transformadores de distribuição. Atualmente estou me preparando para ser o representante da Daimon quanto aos seus principais softwares, Interplan e Pertec. A partir desse momento darei suporte aos clientes em suas dúvidas e questionamentos referentes ao softwares, ministrarei treinamentos, realizarei estudos de pesquisas de satisfação dos clientes, pesquisas de mercado e controlarei os contratos dos softwares (adquirir novos clientes e certificar que os contratos atuais sejam renovados).
2006 - 2007
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Programei o modelo assimétrico do motor de indução que permite analisar falha de curto-circuito entre espiras, desenvolvendo computacionalmente o inversor de freqüência como sistema de alimentação do motor. Acompanhei o projeto de extensão realizado no laboratório da UFSJ, em parceria com a empresa KRON Medidores (SP) cujo objetivo principal era testar e analisar, na bancada de testes, o Analisador Preditivo PA-01, que é um equipamento desenvolvido pela Kron e que foi recentemente lançado no mercado industrial para a detecção de falhas em máquinas rotativas.
2003 - 2003
Stefanini Cons Ass Em Informática LtdaVínculo: Técnico em Informática, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 40
Outras informações:
Participei da equipe Help Desk prestando suporte local e através do telefone (utilizando os programas de acesso remoto SMS e Windows Netmeeting) aos funcionários da Samarco Mineração S/A (empresa que utilizava os serviços prestados pela Stefanini na área de informática). Contribuí para que o contrato entre a Samarco e a Stefanini fosse renovado.
2000 - 2001
Aço Minas Gerais S/AVínculo: Estagiário em Informática, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações:
Prestei suporte aos demais funcionários da empresa com relação aos equipamentos de informática em geral, desde a instalação, ensino de manuseio e manutenção dos mesmos. Contribuí para que a meta de redução do tempo (de 78h para 48h) dos atendimentos das solicitações fosse alcançada. Assim como a implantação do SAPGUI 4.6 DC3 e do Outlook 2000 fosse concluída antes da data prevista.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilson Chaves Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?