Marilei Casturina Mendes Sandri

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), mestrado em Química Aplicada pela mesma universidade (2008) e doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de Licenciatura em Química, com atuação na área de Ensino de Química. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UEPG. Realiza pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Química Verde, Educação para a Sustentabilidade, Formação de Professores, Saberes docentes e Experimentação.

Informações coletadas do Lattes em 13/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática

2012 - 2016

Universidade Estadual de Maringá
Título: Contribuições do enfoque CTSA e da QV na formação de licenciandos em Química
Ourides Santin Filho. Palavras-chave: QUÍMICA VERDE; ABORDAGEM CTSA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Química Aplicada

2006 - 2008

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Estudo Espectroscópico das Porfirinas TMPyP e ZnTPPS4 para Potencial Aplicação em Terapia Fotodinâmica, Ano de Obtenção: 2008
Christiane Philippini Ferreira Borges.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Formação de Prof. para Docência no Ens. Superior

2008 - 2009

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Reformulação dos Cursos de Licenciatura e a Formação de Professores de Química na UEPG e UNICENTRO.
Orientador: Christiane Philippini Ferreira Borges

Graduação em Licenciatura em Química

2001 - 2005

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em CRISE CLIMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁ. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Formação de professores para EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em LEITURA DE MUNDO E LEITURA DA PALAVRA CAMINHOS FREIREANOS. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2018 - 2018

FACILITADORES EM JUSTIÇA RESTAURATIVA E CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Docência Universitária: identidades e práticas. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

2005 - 2005

Curso Dirigido de Diretrizes Pedagógicas. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em CURSO PRÉ-VESTIBULAR PARA CARENTES. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2004 - 2004

METODOLOGIAS ALTERNATIVAS EM QUÍMICA. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: EDUCAÇÃO.

Organização de eventos

KOLTZ, E. A. ; MENDES, M. C. ; DURLI, E. . II SALIQ- SEMANA ACADÊMICA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2015. (Outro).

MENDES, M. C. . I SELIQ - SEMANA ACADÊMICA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ.Panorama sobre produções voltadas ao Ensino de Química Verde no Brasil: incursões metodológicas. 2023. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ.Sustentabilidade Ambiental em múltiplas abordagens no Ensino da Química (Verde). 2021. (Encontro).

VII Congresso Paranaense de Educação Química. Otimização da verdura química na síntese da dibenzalacetona. 2021. (Congresso).

XVIII Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino da Química (XVIII ECODEQ).ENSINO DA QUÍMICA VERDE: POSSÍVEIS ABORDAGENS. 2021. (Encontro).

V CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA. AVALIAÇÃO DA VERDURA QUÍMICA DE EXPERIMENTOS PROPOSTOS PARA O ENSINO MÉDIO. 2017. (Congresso).

V SIMPOSIO IBERO-AMERICANO CTS.Construindo saberes docentes na formação didático-pedagógica de licenciandos em Química através do enfoque CTSA. 2016. (Seminário).

XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ).A experimentação no Ensino Superior sob a Abordagem Integradora e com vistas a atender os princípios da Química Verde. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.PROBLEMATIZANDO A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇAO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 2015. (Encontro).

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA.Por que ensinar química? Concepções de licenciandos em Quimica de uma instituição pública paranaense. 2015. (Simpósio).

12 SIMPEQUI.A DIFUSAO DOS PRINCIPIOS DA QUMICA VERDE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUIMICA. 2014. (Simpósio).

IV SINECT - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIENCIA E TECNOLOGIA.CTSA na formação pedagógica de licenciandos em Química. 2014. (Simpósio).

III CPEQUI. Revitalização das aulas experimentais de química com vistas a inserção dos princípios da química verde. 2013. (Congresso).

4 th INTERNATIONAL IUPAC CONFERENCE ON GREEN CHEMISTRY. 2012. (Simpósio).

Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Interdisciplinaridade: concepções e possibilidades de integração entre Química e Matemática. 2012. (Encontro).

I ENCONTRO DE LICENCIATURAS DO IFPR. 2012. (Encontro).

I EREF - Encontro Regional do Ensino de Física.A Radiação Eletromagnética numa Proposta Interdisciplinar. 2012. (Encontro).

CPEQUI - CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇAO QUÍMICA. Desenvolvimento e compilação de experimentos para a disciplina de Química Geral II, com vistas a um ensino experimental investigtivo. 2011. (Congresso).

30. ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA.AVALIAÇAO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 2010. (Encontro).

IV SIMPÓSIODE QUÍMICA APLICADA E V JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO - QUÍMICA UMA CIENCIA MOLECULAR.ESPECTROSCOPIA MOLECULAR NO UV-Vis. 2010. (Simpósio).

1.Congresso Paranaense de Educação em Química. REFORMULAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UEPG E NA UNICENTRO.. 2009. (Congresso).

II SIMPÓSIO DE QUÍMICA APLICADA E III JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO.A inserção transversal dos princípios da Química Verde na formação de professores. 2008. (Simpósio).

II WORKSHOP TERAPIA FOTODINÂMICA: INTEGRAÇÃO DOS ASPECTOS MOLECULARES, TECNOLÓGICOS E APLICAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE. 2007. (Outra).

XV ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL - QUÍMICA E A INTERDISCIPLINARIDADE. 2007. (Encontro).

III Semana de Química do Borell. 2005. (Outra).

XII Semana de Licenciatura em Química. 2005. (Outra).

XII Encontro de Química da Região Sul. 2004. (Encontro).

XI Semana de Química da UEPG. 2004. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Leda Marques da Silva

ROSA, E. A.; TAKATA, N. H.;SANDRI, M.C.M. ESTUDO DE CASO SOBRE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Any Caroline Rosa da Silva

Freire, L.I.F; COSTA, F. R. S.;SANDRI, M.C.M. FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE EGRESSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEPG. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: JORDANA MARIA LOPES

Freire, L.I.F;SANDRI, M.C.M. A PESQUISA E O ENSINO DESENVOLVIDOS PELOS LICENCIANDOS NO ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEPG. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Patricia Link Runtzel

Marques, C.A; MOL, G. S.;SANDRI, M.C.M; YUNES, S. F.. ?Motivações de Professores ao uso de um Ambiente Temático Virtual para simulações de rotas de síntese em Química Verde?,. 2022. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leonardo Victor Marcelino

Marques, C.A; Zuin, V.G; Cupani, Alberto Oscar;MENDES SANDRI, MARILEI CASTURINA. Os tipos de racionalidade na Química Verde e suas relações com o ensino. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Erica Dayane Souza Dias

Marques, C.A; MARCELINO, L. V.;SANDRI, M.C.M. ?Um panorama do ensino da Química Verde em cursos de graduação em Química em Universidades públicas brasileiras. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Júlia Damazio Bouzon

CHRISPINO, A.; SEIDL, P;SANDRI, M.C.M. QUÍMICA VERDE E A ABORDAGEM CTS: A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA DISCIPLINA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Patricia Link Runtzel

Marques, C.A;SANDRI, M.C.M; MOL, G. S.; YUNES, S. F.; REGIANI, A.M.. ?Motivações de professores ao uso de um ambiente temático virtual para simulações de rotas de síntese em Química Verde?. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ANA MARIA DE SOUZA,

VALÉRIO, M; LORENZETTI, L.;SANDRI, M.C.M. "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DO ESTADO DO PARANÁ". 2022. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Guilherme Belak Schmitke e Felipe Carneiro Mauda

STETS, S;SANDRI, M.C.M; KRAUSHAAR, A.. DESVENDANDO UM FEMINICÍDIO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES. 2021.

Aluno: VALERIA GIOVANA BUCCO DO ROSARIO

FREIRE, L. I. F.;CASTURINA MENDES SANDRI, MARILEI. Cinética Química e fotossíntese: uma abordagem utilizando a metodologia Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Fátima Yuri Sukekava e Jordana Maria Lopes

FREIRE, L.;SANDRI, M.C.M. Desafios da aplicação da Metodologia Sala de Aula Invertida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ANGNES, S. I. A.; STADLER, J. P.;MENDES SANDRI, MARILEI CASTURINA. Extração do Paracetamol Comprimidos: uma técnica verde para o Ensino de Química Farmaceutica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Gabriela Brugneroto

ADAMS, S. I. A.; DURLI, E.;MENDES, M. C.. Estudo do potencial do extrato de repolho roxo (Brássica deracea) como indicador ácido-base: uma ferramenta para o ensino de Química.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Flávia de Mello

ANGNES, S. I. A.;MENDES, M. C.; DURLI, E.. SÍNTESE DO AAS ATRAVÉS DA IRRADIAÇÃO DE MICRO-ONDAS: BUSCA PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA VISANDO OS PRINCÍPIOS DA QV. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Ewilin Mingotti

ADAMS, S. I. A.;MENDES, M. C.; DURLI, E.. POLÍMEROS - UMA ABORDAGEM CTSA PARA O ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Tatiane Fernandes da Costa

ANGNES, S. I. A.;MENDES, M. C.; DURLI, E.. A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Bruna Sustiso Martins

DURLI, E.; ADAMS, S. I. A.;MENDES, M. C.. GERAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: UMA PRÁTICA PARA A DOCÊNCIA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Érica Rodrigues

NICOLINI, K. P.; ANGNES, S. I. A.;MENDES, M. C.. Implicações didáticas da geometria molecular de acordo com o método VSEPR: uma proposta de ensino de química usando modelos macroscópicos de representação espacial com material alternativo.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Eveline Gheller dos Santos

MENDES, M. C.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Larissa Aparecida Corrêa Matos

MENDES, M. C.. O EXPERIMENTO DA GOTA SALINA COMO ABORDAGEM INVESTIGATIVA E CONSTRUTIVA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Adriana Stoski

MENDES, M. C.. CONSIDERAÇOES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E AVALIAÇÃO EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Erivelton Cesar Stroparo

MENDES, M. C.. AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ORGANIZADO POR BLOCOS EM DIFERENTES ESCOLAS DO PARANÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Osmar dos Reis Antunes

MENDES, M. C.. UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES COMO RECURSO DIDÁTICO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Camila Kulek de Andrade

MENDES, M. C.. CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS E DIAGRAMAS V PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Thiago Quevedo Teodoro

MENDES, M. C.. QUÍMICA DAS BEBIDAS DESTILADAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Elisiane Maria Berton

MENDES, M. C.. AULAS DE QUÍMICA DINAMICAS E INTERATIVAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

MENDES, M. C.; DURLI, E.; KOLTZ, E. A.. Técnico de laboratório. 2014. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

WALDOW, C.; FAVERO, D.;MENDES, M. C.. TESTE SELETIVO PROFESSOR SUBSTITUTO. 2015. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

DURLI, E.; KOLTZ, E. A.;MENDES, M. C.. PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2014. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

ALVES, V. M.; ADAMS, S. I. A.;MENDES, M. C.. PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO,TÉCNICO E TECNOLÓGICO, ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA, 01 (UMA) VAGA, DE QUE TRATA O EDITAL 225/2012 ? PROGEPE/IFPR. 2012. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Orientou

Matheus Gonçalves Nascimento

Uma proposta didática para o ensino da QV no Ensino Médio; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Renata Cristina Pereira Lobo

O PCK de Química Verde a partir de propostas de ensino; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Thalia Franco Ferreira

As metodologias ativas nos cursos de Licenciatura da UEPG; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

FERNANDA OSSOVSKI PODOLAN DA ROSA

AVALIAÇÃO DA VERDURA DOS MÉTODOS SINTÉTICOS PARA OBTENÇÃO DO SALICILATO DE ETILA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Fernanda Borges dos Santos

SÍNTESE DO SALICILATO DE METILA EM MICRO-ONDAS DOMÉSTICO: AVALIAÇÃO PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

José Osmar Castagnolli Junior

Investigação dos Focos de Aprendizagem Científica e para a Pesquisa a partir dos relatórios de graduação do curso de Licenciatura em Química; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Ana Carla Thomassewski

ESTUDO DA VERDURA QUÍMICA EM METODOLOGIAS DE SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Sabrina Bogos Dos Santos e Thalia Franco Ferreira

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO, EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Elisa Aparecida Furman

A PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS MUDANÇAS; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Elisa Kawana Leal Dos Santos e Tamires De Sousa Silva

OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Alessandra Priscila da Cunha

PILHAS E BATERIAS SOB A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGIOCOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Silvio Marques

POTENCIALIDADES DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Deize Basilio dos Santos de Aguiar

ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DO CONTEÚDO DE POLÍMEROS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Samuel Fernandes pimenta

Análise da verdura química de experimentos de Química Orgânica,por meio da Matriz Verde; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Bruna Sustiso Martins

GERAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: UMA PRÁTICA PARA A DOCÊNCIA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Débora Maira Oliveira

O papel da experimentação na aprendizagem de conhecimentos químicos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Renata de Cássia Martins

A cormatografia como proposta de abordagem de conteúdos para o ensino médio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

NAIANE NAIDEK

A ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA FORMA DIFERENCIADA DE TRABALHAR RADIOATIVIDADE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Miriam Caroline Rhoden

QUÍMICA VERDE E SUSTENTABILIDADE NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPG; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Fernando Roberto Kohlbeck Siqueira

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA VERDURA QUÍMICA DE PROCEDIMENTOS DE EXTRAÇÃO ÁCIDO-BASE; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Fernanda Gomes de Oliveira

AVALIAÇÃO DA VERDURA QUÍMICA DA SÍNTESE DA DIBENZALACETONA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Larissa Almeida Domingues

ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DA VERDURA QUÍMICA DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE SÍNTESE ORGÂNICA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em FARMÁCIA) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Avaliação da verdura química de Experimentos de Química Orgânica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

LESLIE TAUANY SCHNEIDER DA LUZ

A INSERÇAO DOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS DE QUÍMICA; 2014; Orientação de outra natureza; (Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA, INSTITUTO FEDERL DO PARANÁ; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

LESLIE TAUANY SCHNEIDER DA LUZ

A inserção de princípios da química verde nas práticas laboratoriais: uma forma sustentável de conduzir o ensino de química e formar profissionais; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

LESLIE TAUANY SCHNEIDER DA LUZ

A INSERÇAO DOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS DE QUÍMICA; 2013; Orientação de outra natureza; (Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA, INSTITUTO FEDERL DO PARANÁ; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Luciana Oliveira

A INSERÇAO DOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS DE QUÍMICA; 2013; Orientação de outra natureza; (Química) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA, INSTITUTO FEDERL DO PARANÁ; Orientador: Marilei Casturina Mendes Sandri;

Produções bibliográficas

  • DOMINGUES, L.A ; MAGALHAES, C. G. ; SANDRI, M.C.M . SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO: UMA PROPOSTA PARA LABORATÓRIOS DE GRADUAÇÃO EMPREGANDO A QUÍMICA VERDE. Química Nova na Escola (online) , v. 44, p. 105-114, 2022.

  • GRZYGORCZYK, SANDRA ; EZPINOZA, JOEL TORIBIO ; DE PAULA, JOSIANE DE FÁTIMA PADINHA ; BOSCARDIN, PATRICIA MATHIAS DOLL ; NUNES, DOMINGOS SÁVIO ; SANDRI, MARILEI CASTURINA MENDES ; Magalhães, Cássia Gonçalves . Evaluation of the Biotechnological Potential of Monteverdia salicifolia (Mart ex. Reissek) Biral. ORBITAL: THE ELECTRONIC JOURNAL OF CHEMISTRY , v. 13, p. 140-144, 2021.

  • BOLZAN, J. A. ; ANGNES, S. I. A. ; SANDRI, M.C.M . Extração do Paracetamol Comprimidos: uma técnica verde para o ensino de Química Farmaceutica. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 13, p. 216-239, 2020.

  • SOUZA, A. M. ; ADAMS, S. I. A. ; MENDES, M. C. . ANÁLISE DO PERFIL DIDÁTICO-METODOLÓGICO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 34, p. 252-268, 2019.

  • COSTA, T. F. ; MELLO, F. ; ADAMS, S. I. A. ; SANDRI, M.C.M ; STADLER, J. P. . PERCEPÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E SOCIOECONÔMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: apontamentos a partir das atividades do estágio supervisionado em química. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA , v. 5, p. 71-98, 2019.

  • MELLO, F. ; ADAMS, S. I. A. ; SANDRI, M.C.M ; BOLZAN, J. A. . Proposta didática para obtenção de ácido acetilsalicílico sob a perspectiva da Química Verde. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA , v. 13, p. 79-96, 2019.

  • MELLO, FLÁVIA DE ; ANGNES GOMES, SANDRA INÊS ADAMS ; GIUSTI, EDNEIA DURLI ; MENDES SANDRI, MARILEI CASTURINA ; ROBAERT, SAMUEL . Determinação do grau de saponificação de óleo residual: uma experiência no ensino de Química sob as perspectivas CTSA e Química Verde. EDUCACIÓN QUÍMICA , v. 30, p. 21-30, 2019.

  • SCHNEIDER DA LUZ, LESLIE TAUANY ; ADAMS ANGNES GOMES, SANDRA INÊS ; CASTURINA MENDES SANDRI, MARILEI ; DE MELLO, FLÁVIA ; BOLZAN, JULIANA APARECIDA . Avaliação e otimização das condições de obtenção do ácido acetilsalicílico para fins didáticos. EDUCACIÓN QUÍMICA , v. 30, p. 54-69, 2019.

  • MENDES SANDRI, MARILEI CASTURINA ; SANTIN FILHO, OURIDES . Os modelos de abordagem da Química Verde no ensino de Química. EDUCACIÓN QUÍMICA , v. 30, p. 34-46, 2019.

  • PIMENTA, S F. ; ANGNES, S. I. A. ; MENDES, M. C. . ANÁLISE DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA SOB UMA PERSPECTIVA DE QUÍMICA VERDE. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 4, p. 180-207, 2018.

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . Análise da verdura química de experimentos propostos para o ensino médio. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS , v. 2, p. 97, 2017.

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . Construindo saberes docentes na formação didático-pedagógica de licenciandos em Química através do enfoque CTSA. INDAGATIO DIDACTICA , v. 8, p. 190-208, 2016.

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . ?Implicações da inserção da Química Verde na formação inicial de professores de Química?. Revista Brasileira de Ensino de Química , v. 11, p. 111-124, 2016.

  • MENDES, M. C. ; VOLSKI, V. . A prática pedagógica no olhar de professores universitários. Revista FAED - UNEMAT , v. 21, p. 15-31, 2014.

  • MENDES, M. C. . EXPERIMENTOS DE QUÍMICA GERAL NA PERSPECTIVA DA QUIMICA VERDE. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018. v. 1. 215p .

  • MENDES, M. C. ; ADAMS, S. I. A. ; BOLZAN, J. A. . QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL. Aplicação de métricas holísticas de Verdura: Estrela verde e matriz verde. 1. ed. Curitiba: Editora IFPR, 2018. v. 1. 173p .

  • Golombieski, Gabriely ; SANDRI, MARILEI CASTURINA MENDES ; Magalhães, Cássia Gonçalves . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ADEQUAÇÃO DA SÍNTESE DO CICLOEXENO AO CONTEXTO DA QUÍMICA VERDE. Química: Debate entre a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 89-96.

  • ANGNES, S. I. A. ; SANDRI, M.C.M ; STADLER, J. P. ; DURLI, E. . Matriz verde: uma proposta para aplicar princípios da Química Verde no ensino de Química Orgânica. In: Jacob dos Santos Biziak; Daiane Padula Paz. (Org.). O que podem as licenciaturas em tempos de crise? (im)possíveis respostas do Instituto Federal do Paraná, campus Palmas.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 171-188.

  • ANGNES, S. I. A. ; STADLER, J. P. ; SANDRI, M.C.M ; KOLTZ, E. A. ; DURLI, E. ; PEREIRA, D. E. S. . PIBID ? Química do IFPR Palmas: Reflexões sobre as dificuldades e os impactos das atividades realizadas no projeto. In: Jacob dos Santos Biziak; Daiane Padula Paz. (Org.). O que podem as licenciaturas em tempos de crise? (im)possíveis respostas do Instituto Federal do Paraná, campus Palmas.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 297-312.

  • MENDES SANDRI, MARILEI CASTURINA . Química verde: possibilidades para a formação inicial de professores. In: LEILA INÊS FOLLMANN FREIRE; FRANCIELLEN RODRIGUES SILVA DA COSTA. (Org.). Temáticas e pesquisas em ensino de Química no estado do Paraná. 1ed.Ponta Grossa: Editora UEPG, 2019, v. , p. 284-301.

  • MENDES, M. C. ; Marques, C.A ; MARCELINO, L. V. ; DIAS, E. ; MEDEIROS, E. . Panorama sobre produções voltadas ao Ensino de Química Verde no Brasil: incursões metodológicas. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2023, Uberlândia. Anais do XXI ENEQ, 2023.

  • MARCONDES, R. ; Pereira dos Santos, C ; Fockink, D.H. ; SANDRI, M.C.M ; REIS, R. M. ; STETS, S ; MAGALHAES, C. G. . Prevenção à COVID-19? Abordando fake news no Ensino de Química. In: 18 Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2021, Rio de Janeiro. Anais do 18 Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2021.

  • SANDRI, M.C.M ; DOMINGUES, L.A ; MAGALHAES, C. G. . AVALIAÇÃO DA VERDURA QUÍMICA DE PROTOCOLOS DE SÍNTESE DO SALICILATO DE METILA. In: XVIII Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino da Química (XVIII ECODEQ), 2021, Barra das Garças. Anais do XVIII Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino da Química (XVIII ECODEQ), 2021.

  • SANDRI, M.C.M ; Marques, C.A . O ENSINO DA QUÍMICA VERDE: POSSÍVEIS ABORDAGENS. In: XVIII Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino da Química (XVIII ECODEQ), 2021, Barra das Garças. Anais do XVIII Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino da Química (XVIII ECODEQ), 2021.

  • MAIA, D. R. A. ; SANDRI, M.C.M . AS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS. In: AS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS, 2019, Curitiba. Anais do III Enlic Sul, 2019.

  • Tonholi, f. ; ANGNES, S. I. A. ; MENDES, M. C. . A Difusão da Química Verde nos artigos da Revista Química Nova no período de 2010 à 2017. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2018, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO 16 SIMPEQUI, 2018.

  • SILVA, T. M. ; BOLZAN, J. A. ; ANGNES, S. I. A. ; MENDES, M. C. . Estrela Verde: análise semiquantitativa para avaliar a verdura química do método de extração da cafeína do chá preto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2018, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO 16 SIMPEQUI, 2018.

  • SILVA, T. M. ; ANGNES, S. I. A. ; BOLZAN, J. A. ; MENDES, M. C. . Avaliação do método de extração da cafeína do chá preto sob perspectiva da Química Verde. In: VII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPIN, 2018, JACAREZINHO. ANAIS DO VII SEPIN, 2018.

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . ANÁLISE DA VERDURA QUÍMICA DE EXPERIMENTOS PROPOSTOS PARA O ENSINO MÉDIO. In: V CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2017, MARINGÁ. ANAIS DO V CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2017.

  • MENDES, M. C. ; CAMPOS, S. K. ; DA LUZ, L.T.S . A experimentação no Ensino Superior sob a Abordagem Integradora e com vistas a atender os princípios da Química Verde. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016, Florianópolis. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . POR QUE ENSINAR QUÍMICA? CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA PARANAENSE. In: 13 SIMPEQUI - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015, FORTALEZA. ANAIS DO 13- SIMPEQUI, 2015.

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . PROBLEMATIZANDO A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. In: X ENPEC, 2015, AGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DO X ENPEC, 2015. p. 1-8.

  • MARTINS, B. S. ; PIMENTA, S. ; KOLTZ, E. A. ; MENDES, M. C. . USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DA QUÍMICA. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2014, NATAL. ANAIS DO V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2014.

  • PIMENTA, S. ; MARTINS, B. S. ; KOLTZ, E. A. ; MENDES, M. C. . A QUÍMICA FORENSE COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. In: II SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID, 2014, FOZ DO IGUAÇU. ANAIS DO II SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID, 2014. p. 379-382.

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . CTSA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. In: IV SIMPOSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2014, PONTA GROSSA. ANAIS DO IV SIMPOSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2014.

  • MOREIRA, J. M. B. ; MENDES, M. C. ; FRANCO, V. S. . Interdisciplinaridade: concepções e possibilidades de integração entre Química e Matemática.. In: 32 ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA - EDEQ, 2012, PORTO ALEGRE. ANAIS DO 32 ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA - EDEQ, 2012. p. 972-979.

  • MENDES, M. C. ; OLIVEIRA, A. P. S. . AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MEDIO. In: 30. ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 2010, PORTO ALEGRE. ANAIS DO 30. ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 2010.

  • MARTINS, R. C. ; MENDES, M. C. . CROMATOGRAFIA EM COLUNA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS:POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR. In: 13 SIMPEQUI - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUIMICA, 2015, FORTALEZA. ANAIS DO 13 SIMPEQUI, 2015.

  • MARTINS, R. C. ; MENDES, M. C. . A CROMATOGRAFIA COMO PROPOSTA DE ABORDAGENS DE CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO. In: IV CONTEXTOS E CONCEITOS, 2015, PALMAS. ANAIS DO IV CONTEXTOS E CONCEITOS, 2014. p. 441-441.

  • MENDES, M. C. ; DA LUZ, L.T.S ; MARTINS, B. S. . ESTUDO ACERCA DA DIFUSÃO DOS PRINCÍPIOS DA QUIMICA VERDE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UMA INSTIUIÇAO PUBLICA PARANAENSE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DO EDUCAÇAO QUÍMICA, 2014, FORTALEZA. ANAIS DO 12 SIMPEQUI, 2014.

  • MENDES, M. C. ; DA LUZ, L.T.S ; MARTINS, B. S. . A DIFUSAO DOS PRINCIPIOS DA QUMICA VERDE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUIMICA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DO EDUCAÇAO QUÍMICA, 2014, FORTALEZA. ANAIS DO 12 SIMPEQUI, 2014.

  • OLIVEIRA, A. P. S. ; MENDES, M. C. . A importância do curso de Química da Unicentro para a formação de profissionais professores na região de Guarapuava. In: I FORUM DAS LICENCIATURAS - III ENCONTRO DO PIBID, 2012, GUARAPUAVA. Anais do I FORUM DAS LICENCIATURAS - III ENCONTRO DO PIBID, 2012.

  • OLIVEIRA, A. P. S. ; MENDES, M. C. . DIFICULDADES DE ELABORAÇÃO E CUMPRIMENTO DO PLANEJAMENTO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA. In: XIX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2010, GUARAPUAVA. ANAIS DO XIX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2010.

  • ANTONANGELO, A. ; MENDES, M. C. ; BORGES, C. P. F. . Estudo de propriedades fotodinâmicas das porfirinas ZnTPPS4, MnTPPS4 e MnTMPyP. In: XVIII EAIC, 2009, Londrina. ANAIS DO XVIII EAIC, 2009.

  • ANTONANGELO, A. ; BORGES, C. P. F. ; MENDES, M. C. . Estudo de Propriedades de Porfirinas Visando Utilização em Terapia Fotodinâmica. In: Encontro Anual de Iniciação Centífica, 2008, Foz do Iguaçu. XVII EAIC, 2008.

  • MENDES, M. C. ; HYCZY, J. ; BORGES, C. P. F. . Estudo Espectroscópico da Porfirina TMPyP Para Potencial Aplicação em Terapia Fotodinâmica. In: Terapia Fotodinâmica: Integração dos Aspectos Moleculares, Tecnológicos e Aplicações na Área da Saúde, 2007, São Pedro. PDT 2007, 2007.

  • SANTOS, F.B ; PODOLAN, F. ; MAGALHAES, C. G. ; ESPINDOLA, L. ; SANDRI, M.C.M . ?AVALIAÇÃO DO USO DE MICRO-ONDAS NA SÍNTESE DO SALICILATO DE METILA E DO SALICILATO DE ETILA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ?. In: II International Congress on Science, Biodiversity, and Sustainability, 2023, Belo Horizonte. Anais do II International Congress on Science, Biodiversity, and Sustainability,, 2023.

  • PODOLAN, F. ; DOMINGUES, L.A ; MAGALHAES, C. G. ; SANDRI, M.C.M ; ESPINDOLA, L. . Avaliação da verdura dos métodos sintéticos para obtenção do salicilato de etila para aplicação no ensino de Química. In: 28a SBQ Sul, 2022, Ponta Grossa. Anais do 28a SBQ Sul, 2022.

  • OLIVEIRA, F. G. ; MAGALHAES, C. G. ; ESPINDOLA, L. ; SANDRI, M.C.M . Investigação experimental da Síntese da Dibenzalacetona. In: 28a SBQ Sul, 2022, Ponta Grossa. Anais do 28a SBQ Sul, 2022.

  • SANTOS, F.B ; DOMINGUES, L.A ; SANDRI, M.C.M ; MAGALHAES, C. G. ; ESPINDOLA, L. . Avaliação da Verdura Química de protocolos de síntese do salicilato de metila.. In: 28a SBQ Sul, 2022, Ponta Grossa. Anais do 28a SBQ Sul, 2022.

  • OLIVEIRA, F. G. ; SANDRI, M.C.M ; MAGALHAES, C. G. . Otimização da verdura química na síntese da dibenzalacetona. In: VII Congresso Paranaense de Educação Química, 2021, Campo Mourão. Anais do VII Congresso Paranaense de Educação Química, 2021.

  • OLIVEIRA, F. G. ; MAGALHAES, C. G. ; SANDRI, M.C.M . o AVALIAÇÃO DA VERDURA QUÍMICA DA SÍNTESE DA DIBENZALACETONA. In: XXX Encontro Anual de Iniciação Científica e VII Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2021, Ponta Grossa. Anais do XXX Encontro Anual de Iniciação Científica e VII Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2021.

  • DOMINGUES, L.A ; SANDRI, M.C.M ; MAGALHAES, C. G. . ESTUDO DA VIABILIDADE DE ADAPTAÇÃO DAS SÍNTESES DO AAS E DO SALICILATO DE METILA COM VISTAS A ATENDER AOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE. In: XXIX Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2020, Ponta Grossa. Anais do XXIX Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2020.

  • SIQUEIRA, F. R. K. ; SANDRI, M.C.M . INVESTIGAÇÃO DA VERDURA QUÍMICA DE PROCEDIMENTOS DE EXTRAÇÃO ÁCIDO-BASE. In: XXIX Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2020, Ponta Grossa. Anais do XXIX Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2020.

  • BANZATTO, J. ; ADAMS, S. I. A. ; BOLZAN, J. A. ; MENDES, M. C. . EMPREGO DE MÉTRICAS VERDES PARA AVALIAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DA SÍNTESE DO SALICILATO DE METILA. In: VII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2018, JACAREZINHO. ANAIS DO VII SEPIN, 2018.

  • Tonholi, f. ; MENDES, M. C. ; ANGNES, S. I. A. . A Química Verde no Periódico Química Nova na Escola. In: V Congresso Paranaense de Educação Química, 2017, Maringá. Anais do V Congresso Paranaense de Educação Química, 2017.

  • PIMENTA, S. ; MENDES, M. C. ; ANGNES, S. I. A. . ANÁLISE DA VERDURA QUÍMICA DO EXPERIMENTO DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO APLICADO NO ENSINO SUPERIOR. In: V CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2017, MARINGÁ. ANAIS DO V CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2017.

  • DA LUZ, L.T.S ; MENDES, M. C. . REESTRUTURAÇÃO DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E A INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE. In: III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO, 2014, FOZ DO IGUAÇU. ANAIS DO III SE2PIN, 2014.

  • MARTINS, B. S. ; MENDES, M. C. . Geração de resíduos como tema de conscientização na formação de licenciados em Química. In: III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO, 2014, FOZ DO IGUAÇU. ANAIS DO III SE2PIN, 2014.

  • MARTINS, B. S. ; MENDES, M. C. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SUPERIOR. In: SBQ SUL, 2014, MARINGÁ. ANAIS DO XX1 SBQ SUL, 2014.

  • DA LUZ, L.T.S ; MENDES, M. C. . REVITALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL COM VISTAS AOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE. In: III CPEQUI - Congresso Paranaense de Educação Química, 2013, Ponta Grossa. Anais do III CPEQUI, 2013.

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . A INSERÇÃO TRANSVERSAL DOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: V SIMPOQUIM - V Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG', 2013, Ponta Grossa. Anais do V SIMPOQUIM, 2013.

  • DA LUZ, L.T.S ; MENDES, M. C. ; MARTINS, B. S. ; OLIVEIRA, L. A. . CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, SOBRE QUÍMICA VERDE. In: II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013, PARANAGUÁ. ANAIS DO II SE2PIN, 2013. p. 208-210.

  • MENDES, M. C. ; DA LUZ, L.T.S ; MARTINS, B. S. . A INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE NO ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA: UMA FORMA SUSTENTÁVEL DE CONDUZIR O ENSINO DE QUÍMICA E FORMAR PROFISSIONAIS. In: II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013, PARANAGUÁ. ANAIS DO II SE2PIN, 2013. p. 50-51.

  • MENDES, M. C. ; MOREIRA, J. M. B. ; BIANCON, M. L. . A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. In: I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2012, MARINGÁ. ANAIS DO I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2012.

  • RODRIGUES, E. ; RODRIGUES, S. Z. ; MENDES, M. C. . AGROQUIMICOS E MEIO AMBIENTE: Uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências.. In: II CONTEXTOS E CONCEITOS - MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSAO, 2012, PALMAS. ANAIS DO II CONTEXTOS E CONCEITOS, 2012. p. 387-388.

  • MENDES, M. C. ; CAMPOS, S. K. ; GARCIA, G. S. . Desenvolvimento e compilação de experimentos para a disciplina de. In: CPEQUI - CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇAO QUÍMICA, 2011, Toledo. Anais do II CPEQUI. Toledo, 2011.

  • OLIVEIRA, A. P. S. ; MENDES, M. C. . DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA. In: XVII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL, 2010, CURITIBA. ANAIS DO XVII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL, 2010.

  • BORGES, C. P. F. ; MENDES, M. C. ; ANTONANGELO, A. ; SANTOS, F. A. ; NAKAGAKI, S. . Avaliação da toxicidade e da atividade antimicrobiana das porfirinas TMPyP e ZnTPPS4.. In: 32ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza - CE. Sociedade Brasileira de Química, 2009.

  • ANTONANGELO, A. ; MENDES, M. C. ; DOMARESKI, J. ; BORGES, C. P. F. . Estudo das Propriedades Fotodinamicas das Porfirinas MnTMPyP, MnTPPS4 e ZnTPPS4.. In: VIII Encontro de Pesquisa e II Simpósio de Pós-Graduação da UEPG, 2009, Ponta Grossa - PR. EUEPG 2009, 2009.

  • MENDES, M. C. ; BORGES, C. P. F. . REFORMULAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UEPG E NA UNICENTRO.. In: 1.Congresso Paranaense de Educação em Química, 2009, Londrina. Anais do 1.Congresso Paranaense de Educação em Química, 2009. v. 1.

  • MENDES, M. C. ; BORGES, C. P. F. ; DOMARESKI, J. ; ANTONANGELO, A. . Estudo Espectroscópico da Porfirina ZnTPPS4 para Potencial Aplicação em Terapia Fotodinâmica. In: II Simpósio de Química Aplicada e III Jornada de Pós-Graduação, 2008, Guarapuava. II Simpósio de Química Aplicada e III Jornada de Pós-Graduação, 2008.

  • ANTONANGELO, A. ; BORGES, C. P. F. ; MENDES, M. C. ; NAKAGAKI, S. . Estudo de Propriedades das Porfirinas MnTMPyP, MnTPPS4 e ZnTPPS4.. In: XVI Encontro de Química da Região Sul, 2008, Blumenau - SC. XVI Encontro de Química da Região Sul, 2008.

  • MENDES, M. C. ; BORGES, C. P. F. ; HYCZY, J. . Avaliação da Toxicidade da Porfirina TMPyP Sobre Artemia Salina. In: VII Encontro de Pesquisa - EPUEPG V Encontro de Extensão - CONEX, 2007, Ponta Grossa. VII Encontro de Pesquisa - UEPG, 2007.

  • MENDES, M. C. ; BORGES, C. P. F. ; HYCZY, J. ; SOARES, D. ; AZZELINI, G. C. . Estudo Espectroscópico das Porfirinas TMPyP e TBzPyP para Potencial Aplicação em Terapia Fotodinâmica. In: XV Encontro de Química da Região Sul - Química e a Interdisciplinaridade, 2007, Ponta Grossa. XV Encontro de Química da Região Sul, 2007.

  • SANDRI, M.C.M ; Marques, C.A ; MARCELINO, L. V. ; DIAS, E. ; MEDEIROS, E. . Perspectivas metodológicas específicas ao Ensino da QV. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANDRI, M.C.M . Aspectos Gerais da Experimentação em Química Verde. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCONDES, R. ; REIS, R. M. ; SANDRI, M.C.M ; MAGALHAES, C. G. . SCIENTIA NA PANDEMIA: PROBLEMATIZANDO A ATUALIDADE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANDRI, M.C.M . Métricas da Química Verde: das clássicas às holísticas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOMINGUES, L.A ; SANDRI, M.C.M ; MAGALHAES, C. G. . ESTUDO DA VIABILIDADE DE ADAPTAÇÃO DAS SÍNTESES DO AAS E DO SALICILATO DE METILA COM VISTAS A ATENDER AOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE,. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIQUEIRA, F. R. K. ; SANDRI, M.C.M . Investigação da verdura química de procedimentos de extração ácido-base. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES SANDRI, MARILEI CASTURINA . Reflexões ambientais a partir da Química Verde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Tonholi, f. ; Pinto, L.P. ; ANGNES, S. I. A. ; SANDRI, M.C.M . QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA SUSTENTÁVEL FUNDAMENTADA PELA QUÍMICA VERDE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAIA, D. R. A. ; SANDRI, M.C.M . AS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DOMINGUES, L.A ; SANDRI, M.C.M ; MAGALHAES, C. G. . Análise de protocolos de síntese do Ácido Acetilsalicílico pela Química Verde.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • STALCHMIDT, N. G. ; KRET, K.B ; ROSÁRIO, V.G.B ; FERREIRA, T.F. ; SANDRI, M.C.M . OBTENÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUANTO AOS HÁBITOS ALIMENTARES ATRAVÉS DA QUÍMICA ORGÂNICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROSÁRIO, V.G.B ; FERREIRA, T.F. ; STALCHMIDT, N. G. ; KRET, K.B ; SANDRI, M.C.M . Química Orgânica e Alimentação sob uma abordagem Interdisciplinar: possibilidades para a aquisição de competências. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, E. K. ; SILVA, T. ; SCHMITKE, G.B ; SANDRI, M.C.M ; TOZETTO, A. . ANÁLISE DAS IDEIAS PRÉVIAS DE ALUNOS SOBRE TABELA PERIÓDICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, M. C. . Química Verde: um novo paradigma para as atividades químicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . Análise da verdura química de experimentos propostos para o ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, M. C. ; CAMPOS, S. K. ; DA LUZ, L.T.S . A experimentação no Ensino Superior sob a Abordagem Integradora e com vistas a atender os princípios da Química Verde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; CAMPOS, S. K. ; DA LUZ, L.T.S . Experimentos de Química Geral na perspectiva da Química Verde e sob Abordagem Integradora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . Construindo saberes docentes na formação didático-pedagógica de licenciandos em Química através do enfoque CTSA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. . Química Verde: um novo paradigma para as relações entre a Química, a Sociedade e o Ambiente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . Por que ensinar química? Concepções de licenciandos em Quimica de uma instituição pública paranaense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, R. C. ; MENDES, M. C. . Cromatografia em coluna com materiais alternativos: possibilidades para o ensino médio e superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, T. F. ; ADAMS, S. I. A. ; MENDES, M. C. . 'A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANGNES, S. I. A. ; GENTILINI, J. C. ; MENDES, M. C. ; DALANHOL, E. A. F. ; MELLO, F. ; DA LUZ, L.T.S . CONTRIBUIÇOES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . PROBLEMATIZANDO A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇAO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. . ?A formação inicial de professores de Química e a construção da identidade docente?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTA, S. ; MENDES, M. C. ; KOLTZ, E. A. . Abordando a Química Forense para contextualizar o ensino de Química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; DA LUZ, L.T.S ; MARTINS, B. S. . ESTUDO ACERCA DA DIFUSÃO DOS PRINCÍPIOS DA QUIMICA VERDE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UMA INSTIUIÇAO PUBLICA PARANAENSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; DA LUZ, L.T.S ; MARTINS, B. S. . DIFUSÃO DOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTA, S. ; MARTINS, B. S. ; KOLTZ, E. A. ; MENDES, M. C. . A Química Forense como forma de contextualizar o ensino e a aprendizagem de Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, B. S. ; PIMENTA, S. ; MENDES, M. C. . Geração de resíduos como tema de conscientização na formação de licenciandos em Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, B. S. ; MENDES, M. C. . Geração e Gerenciamento de Resíduos: Uma prática para o Ensino Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DA LUZ, L.T.S ; MARTINS, B. S. ; MENDES, M. C. . Reestruturação das práticas laboratoriais de Química Orgânica do Curso de Licenciatura em Química e a Inserção dos Princípios da Química Verde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . CTSA na formação pedagógica de licenciandos em Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; DA LUZ, L.T.S ; KOLTZ, E. A. ; ANGNES, S. I. A. ; MARTINS, B. S. . 'Revitalização das Aulas Experimentais de Química Com Vistas a Inserção dos Princípios da Química Verde'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; SANTIN FILHO, O. . A Inserção Transversal dos Princípios da Química Verde na Formação de Professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DA LUZ, L.T.S ; MENDES, M. C. ; MARTINS, B. S. ; OLIVEIRA, L. A. . CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, SOBRE QUÍMICA VERDE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; DA LUZ, L.T.S ; OLIVEIRA, L. A. ; MARTINS, B. S. . A INSERÇAO DOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS DE QUÍMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; MOREIRA, J. M. B. ; BIANCON, M. L. . A radiação eletromagnética numa proposta interdisciplinar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. M. B. ; MENDES, M. C. ; FRANCO, V. S. . Interdisciplinaridade: concepções e possibilidades de integração entre Química e Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, S. K. ; GARCIA, G. S. ; MENDES, M. C. . Aplicação de uma metodologia integradora no ensino experimental de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; CAMPOS, S. K. ; GARCIA, G. S. . Desenvolvimento e compilação de experimentos para a disciplina de. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, A. P. S. ; MENDES, M. C. . A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE QUÍMICA DA UNICENTRO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PROFESSORES NA REGIÃO DE GUARAPUAVA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. C. ; OLIVEIRA, A. P. S. . Avaliação da formação pedagógica de professores de Química do ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, A. P. S. ; MENDES, M. C. . DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, A. P. S. ; MENDES, M. C. . DIFICULDADES DE ELABORAÇÃO E CUMPRIMENTO DO PLANEJAMENTO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, M. C. . ESPECTROSCOPIA MOLECULAR NO UV VIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, M. C. ; BORGES, C. P. F. . REFORMULAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UEPG E NA UNICENTRO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, M. C. ; BORGES, C. P. F. ; DOMARESKI, J. ; ANTONANGELO, A. . ESTUDO ESPECTROSCÓPICO DA PORFIRINA ZnTPPS4 PARA POTENCIAL APLICAÇÃO EM TERAPIA FOTODINÂMICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENDES, M. C. ; HYCZY, J. ; BORGES, C. P. F. . ESTUDO ESPECTROSCÓPICO DA PORFIRINA TMPyP PARA POTENCIAL APLICAÇÃO EM TERAPIA FOTODINÂMICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, M. C. ; BORGES, C. P. F. ; HYCZY, J. ; SOARES, D. ; AZZELINI, G. C. . ESTUDO ESPECTROSCÓPICO DAS PORFIRINAS TMPyP E TBzPyP PARA POTENCIAL UTILIZAÇÃO EM TERAPIA FOTODINAMICA.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, M. C. ; BORGES, C. P. F. ; HYCZY, J. . AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DA PORFIRINA TMPyP SOBRE Artemia salina.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LENARDAO, E. J. ; SANDRI, M.C.M . A transição do ambiental para o verde e sustentável,. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Ascari J. ; Favoretto, C.M ; MENDES, M. C. . Perfil dos Egressos do PPGQA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MENDES, M. C. . Educação Química no Paraná: a relação entre universidade e escola. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANDRI, M.C.M . Química Verde: princípios e métricas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES SANDRI, MARILEI CASTURINA . Química Verde - fundamentos e métricas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES SANDRI, MARILEI CASTURINA . Formação De Professores: Tendências Metodológicas Matemáticas e Suas Possibilidades. 2019. .

MENDES, M. C. . Introdução às métricas da Química Verde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, M. C. . QUÍMICA NA COZINHA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDES, M. C. . FORMAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO: A QUÍMICA DO CORPO COMO PONTO DE PARTIDA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, M. C. ; DA LUZ, L.T.S . QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - COMPILAÇÃO DE EXPERIMENTOS).

MENDES, M. C. . Sustentabilidade e Química Verde no Ensino de Química. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDES, M. C. . Sustentabilidade e Química Verde no Ensino de Química. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, M. C. ; DA LUZ, L.T.S ; MARTINS, B. S. . QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA QUÍMICA VERDE. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - COMPILAÇÃO DE EXPERIMENTOS).

MENDES, M. C. ; MOREIRA, J. M. B. . RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDES, M. C. ; CAMPOS, S. K. . Química Geral Experimental II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - COMPILAÇÃO DE EXPERIMENTOS).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Perspectivas metodológicas específicas ao Ensino da QV, Descrição: O projeto tem por objetivo aprofundar pesquisas no âmbito do ensino da Química Verde, mais especificamente, destacar, analisar e discutir tendências, perspectivas, modelos e propostas ou aspectos metodológicos específicos para promover o seu ensino. Por meio de um amplo levantamento e análise bibliográfica, buscar-se-á individualizar incialmente características tradicionais e não-tradicionais destes textos voltados ao ensino, problematizando relações entre a natureza da QV e especificidades metodológicas para seu ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Integrante / Carlos Alberto Marques - Coordenador / Santiago Francisco Yunes - Integrante / Leila Cristina Aoyama Souza - Integrante / Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein - Integrante / Leonardo Victor Marcelino - Integrante / Erica Dias - Integrante / Patricia Runtzel - Integrante.

  • 2021 - Atual

    INVESTIGAÇÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA QUÍMICA VERDE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, Descrição: As investigações que se pretende desenvolver no decorrer desse período da pesquisa continuada perpassa as dimensões técnica e crítica da QV e inclui: i) levantamento das concepções prévias dos acadêmicos dos cursos de química e áreas correlatas acerca da concepção de QV e suas relações com a sustentabilidade; ii) avaliação e otimização da verdura química de protocolos experimentais executados nos laboratórios de ensino do departamento de química; iii) elaboração e aplicação de intervenções didáticas que permitam inserir os conceitos e as práticas de QV na formação profissional, notadamente de professores de Química; iv) avaliação das contribuições da inserção da QV para a formação profissional dos sujeitos envolvidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Coordenador / SANDRA INÊS ANGNES ADAMS - Integrante / CASSIA GONÇALVES MAGALHÃES - Integrante.

  • 2021 - Atual

    METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, Descrição: Esta pesquisa busca explorar as conceituações de Metodologias Ativas, analisar como as normativas legais da Educação tem feito referência a esse tema e com qual ênfase e, por fim, investigar, a partir dos currículos da licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como essas metodologias vem se fazendo presentes na formação de professores de Ciências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Coordenador / Luciane Grossi - Integrante.

  • 2020 - Atual

    ANÁLISE DE ELEMENTOS DE PESQUISA E TENDÊNCIAS DE ENSINO DE QUÍMICA, Descrição: Esta investigação tem por objetivo analisar a incorporação de elementos da pesquisa e as tendências de ensino de química presentes nos artigos finais da disciplina de estágio do curso de licenciatura em química da UEPG. A investigação de cunho qualitativo consiste em uma análise documental dos artigos dos licenciandos. Possui como aporte teórico o "educar pela pesquisa", o "estágio com pesquisa", a "pesquisa sobre a própria prática", a "pesquisa ação", os parâmetros curriculares para a educação química no Brasil, e os aspectos históricos da constituição da pesquisa em ensino de química no Brasil. Supõem-se que, por meio da identificação dos elementos de pesquisa presentes nos artigos desenvolvidos pelos licenciandos possa contribuir para caracterizar o estágio do curso de licenciatura em química como um "estágio com pesquisa", e que a identificação das tendências presentes nos artigos possa permitir novos direcionamentos e reflexões no contexto do estágio investigado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Coordenador / Leila Inês Follmann Freire - Integrante.

  • 2018 - 2021

    ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DA VERDURA QUÍMICA DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE SÍNTESE ORGÂNICA., Descrição: A partir da análise de verdura espera-se identificar os pontos de fragilidade dos experimentos no que diz respeito ao cumprimento dos princípios da Química Verde e, dessa forma, apontar possibilidades de melhoria, tais como alteração de volumes reacionais, substituição de reagentes, otimização de tempo e energia dispendidos para o processo, etc. Com isto espera-se que os experimentos tornem-se mais verdes e, mantendo seu propósito didático, permitam tornar as práticas experimentais mais seguras e menos impactantes para a saúde e o ambiente. Igualmente, espera-se difundir os princípios da Química Verde na formação acadêmica despertando os alunos para a responsabilidade e a ética na realização das atividades químicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Coordenador / CASSIA GONÇALVES MAGALHÃES - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2017 - 2018

    Avaliação da Verdura Química de Experimentos de Química Orgânica, Descrição: O projeto objetiva analisar a verdura dos experimentos comumente realizados nas aulas experimentais de Química Orgânica, comparando-os com as propostas experimentais disponíveis da literatura. A análise da verdura vem sendo feito por meio das métricas holísticas Matriz Verde e Estrela Verde e permitirá, a partir de possíveis incongruências com os princípios da QV, propor melhorias que tornem os experimentos menos impactantes do ponto de vista humano e ambiental, atendendo assim aos pressupostos da sustentabilidade socioambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Coordenador / SANDRA INÊS ANGNES ADAMS - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2012 - 2017

    A inserção de princípios da Química Verde nas práticas laboratoriais: uma forma sustentável de conduzir o ensino de Química e formar profissionais, Descrição: Esta é uma pesquisa-ação que tem como objetivo investigar as concepções dos graduandos do curso de licenciatura em Química do IFPR-Palmas, acerca da Química Verde, bem como, buscar desenvolver os princípios da mesma, em aulas experimentais ministradas no curso. As intervenções para inserção dos princípios da QV serào realizadas através de aulas práticas e seminários. Acredita-se que as intervenções podem favorecer a formação de profissionais responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade socioambiental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento e compilação de experimentos para a disciplina de Química Geral Experimental II, com vistas a um ensino experimental investigativo., Descrição: O presente projeto, propõe a elaboração de um material de apoio, com experimentos pertinentes e condizentes com a ementa da disciplina de Química Geral Experimental. A intenção de construir um material de apoio com experimentos, não é apenas a de ofertar um manual ou apostila de aulas práticas aos alunos. O que se pretende é disponibilizar uma guia aos professores da referida disciplina, dotado não somente de roteiros, mas também de novas opções metodológicas, a fim de que os mesmos possam implementar diferentes abordagens em suas aulas experimentais e proporcionar um ensino experimental pautado na pesquisa, investigação e compreensão de fenômenos. Pretende-se ao final avaliar junto aos alunos submetidos a esse tipo inovador de ensino experimental, a validade do método e a aprendizagem dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Estudo da relação entre a formação inicial e a prática docente de professores de Química, Descrição: O referido estudo visa avaliar a formação inicial de professores de Química atuantes no ensino médio e analisar as implicações dessa formação sobre a atividade docente dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    Caracterização espectroscópica de porfirinas, Descrição: Descrição: Porfirinas são compostos macrociclos, conjugados, e muitos de seus derivados metálicos estão presentes em sistemas biológicos. Uma das aplicações de porfirinas se encontra no campo da medicina moderna, sendo a principal na área de detecção e extirpação de tecidos modificados, a partir da Terapia Fotodinâmica (TFD). A TFD é uma modalidade para o tratamento do câncer e outras doenças, que consiste na administração de compostos fotossensíveis seguido pela irradiação com luz visível. O tratamento baseia-se na principal acumulação do composto no tecido doente com subseqüente citoxicidade mediada pela produção de espécies reativas de oxigênio (EROs).O estudo das porfirinas e seus derivados para aplicação em terapia fotodinâmica é interessante devido a algumas de suas propriedades: afinidade por células tumorais, atividade fotodinâmica, fotoestabilidade e absorção espectral em região na qual os tecidos biológicos são relativamente transparentes (em torno de 600nm). Neste projeto investigou-se a atividade fotodinâmica de porfirinas por meio de análises espectroscópicas utilizando-se os testes de fotobranqueamento, agregação, ácido úrico e variação de pH, verificando-se também a toxicicidade e atividade fotodinâmica dos compostos sobre o microcrustáceo Artemia salina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marilei Casturina Mendes Sandri - Integrante / Christiane Phillipini Ferreira Borges - Coordenador / Ariana Antonangelo - Integrante.

Prêmios

2020

PRÊMIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2020, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Ponta Grossa, DEPARTAMENTO DE QUÍMICA. , Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus Uvaranas, Uvaranas, 84030900 - Ponta Grossa, PR - Brasil, Telefone: (46) 999389628

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO DE QUÍMICA.,Linhas de pesquisa

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, FARMÁCIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL, QUÍMICA ORGÂNICA TEÓRICA, QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

2012 - 2018

Instituto Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Colegiado de Química.,Linhas de pesquisa

  • 03/2012

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica- Teórica e Experimental; Análise Orgânica; Metodologias para o ensino de Química

  • 03/2012

    Extensão universitária , Colegiado de Química.,Atividade de extensão realizada, LABORATÓRIO DINÂMICO E INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE CIÊNCIAS - LADIEC.

2008 - 2012

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2008

    Ensino, Fármácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISICOQUÍMICA, Análise Instrumental

  • 06/2010 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química.,Cargo ou função, COMISSÃO INTERNA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CIEPE.

2011 - 2012

Governo do Estado do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Docência Ensino Médio

2008 - 2009

Centro de Ensino Superior de Campos Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

Atividades

  • 08/2008 - 01/2009

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica

2004 - 2008

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Professora PSS, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Docência Ensino Médio

Atividades

  • 02/2004 - 04/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, QUÍMICA