Emerson Antonio de Oliveira

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997), Mestre (2001) e Doutor (2012) em Engenharia Florestal/Conservação da Natureza pela Universidade Federal do Paraná. Atuou durante quatro anos como consultor do Departamento de Meio Ambiente da STCP Engenharia de Projetos Ltda. e por oito anos como técnico especializado do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Departamento de Áreas Protegidas e no Núcleo da Mata Atlântica e Pampa, na ampliação e consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Desde abril de 2011 é Coordenador de Projetos Ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Também é Coordenador e Membro Fundador do Observatório de Conservação Costeira do Paraná, ex-Conselheiro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, Membro do Comitê Mundial de Áreas Protegidas da International Union for Conservation of Nature e do Comitê Gestor do Observatório de Justiça e Conservação.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Florestal

2008 - 2012

Universidade Federal do Paraná
Título: O Parque Nacional dos Campos Gerais-PR: processo de criação, caracterização ambiental e proposta de priorização de áreas para regularização fundiária
Franklin Galvão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Parque Nacional dos Campos Gerais; Processo de Criação; Plano de Manejo; Regularização Fundiária; Caracterização Ambiental.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal / Especialidade: Política e Legislação Florestal. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados Com Estas Atividades.

Mestrado em Ciencias Florestais

1998 - 2001

Universidade Federal do Paraná
Título: Caracterização florística, fitossociológica e pedológica de um trecho de floresta ripária dos Campos Gerais do Paraná,Ano de Obtenção: 2001
Carlos Vellozo Roderjan.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Floresta Ombrófila Mista; floresta ripária; Estepe; campos gerais; fitossociologia; arenito Furnas. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados.

Graduação em Agronomia

1993 - 1997

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Avaliação de bracatinga comum (M. scabrella) e bracatinga-de-campo-mourão (M. floculosa), em Cambissolo Álico, para recuperação de áreas degradadas.
Orientador: Francisco Paulo Chaimsohn
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Florestal

1989 - 1991

Colégio Florestal Estadual Pres. Costa e Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Conservação de Áreas Silvestres.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal/Especialidade: Política e Legislação Florestal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NUNES, M. L. S. ; TAKAHASHI, L. Y. ; OLIVEIRA, E. A. . IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação e V Simpósio Internacional de Conservação da Natureza. 2018. (Congresso).

TAKAHASHI, L. Y. ; OLIVEIRA, E. A. ; CAPRETZ, R. L. ; CARDOSO, T. C. L. . VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação e IV Simpósio Internacional de Conservação da Natureza. 2015. (Congresso).

TAKAHASHI, L. Y. ; OLIVEIRA, E. A. ; AMENDOLA, R. B. G. O. . VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação e III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza. 2012. (Congresso).

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Seminário da Pós-Graduação em Engenharia Florestal. 1998. (Outro).

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . I Congresso Brasileiro de Plantio Direto para uma Agricultura Sustentável. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Oficina de Atuação no Parlamento. 2015. (Oficina).

Seminário Biodiversidade, Cidadania e Direito no Litoral do Paraná..Moderador dos debates do período da tarde do evento.. 2014. (Seminário).

Consulta Pública para Criação de Unidades de Conservação Municipais em Vitor Meireles, SC..Avaliador e debatedor das propostas, por convite dos financiadores (MMA/Funbio). 2011. (Outra).

Curso de liderança e desenvolvimento de equipes - ISAE/FGV(24 horas/aula). 2011. (Outra).

Curso de Mercado de Carbono - ISAE/FGV. 2011. (Outra).

Nivelamento dos projetos-piloto do Projeto Proteção da Mata Atlântica II (Unidades de Conservação) - MMA/Funbio.Desafios sobre a criação de Unidades de Conservação: como antever e prevenir conflitos. 2011. (Oficina).

Oficina dos Projetos para Adequação Ambiental de Imóveis Rurais na Mata Atlântica - PDA/MMA.Adequação ambiental de imóveis rurais familiares no município de Palmeira - PR e instrução dos processos de averbação das reservas legais. 2011. (Oficina).

Semana Nacional da Mata Atlântica.Oficina de regularização ambiental de imóveis rurais. 2011. (Oficina).

Terceiro Seminário Nacional de Difusão Científica. 2011. (Seminário).

Treinamento em Liderança Situacional. 2011. (Outra).

Simpósio Internacional para Formuladores de Políticas Públicas: o Valor da Natureza para o Desenvolvimento Local - uma Oportunidade Econômica Real a ser Aproveitada.. 2010. (Simpósio).

Curso de Geoprocessamento com ArcGis 9.x. 2009. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Vegetação Natural, Uso do Solo e Vulnerabilidades da Área Proposta para Criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral em Belmonte/Santa Cruz de Cabrália, Estado da Bahia. 2009. (Congresso).

Semana Nacional da Mata Atlântica.Apresentação das novas propostas de unidades de conservação federais para a Mata Atlântica.. 2007. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação - CBUC. 2007. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de RPPN. Apresentação da Plataforma do Fórum Nacional de Áreas Protegidas - MMA. 2004. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação - CBUC. 2004. (Congresso).

Pesquisa Florestal On-line.Diagnose geomorfológica, pedológica e vegetacional de um remanescente de Estepe Gramíneo-lenhosa sobre o Arenito Furnas.. 2000. (Simpósio).

Curso: Dinâmica de leito de rio e a gênese dos solos aluviais: influência no estabelecimento e desenvolvimento - EMBRAPA/Florestas - UFPR. 1999. (Outra).

Curso: Recuperação de Florestas Ciliares do Litoral do Paraná - EMBRAPA/Florestas - UFPR). 1999. (Outra).

Mini-Curso: Flora dos Campos Gerais (VII Semana do Meio Ambiente - UEPG). 1999. (Outra).

Curso: Estatística Básica e Experimental (Convênio IAPAR/CNPq). 1997. (Outra).

Curso: Manejo Florestal Sustentável - EMBRAPA/Florestas. 1997. (Outra).

Curso: Redação Técnico-Científica (Convênio IAPAR/CNPq). 1997. (Outra).

Curso: Técnicas de Apresentação (Convênio IAPAR/CNPq). 1997. (Outra).

Curso de Fotografia. 1997. (Outra).

III Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas.Avaliação de bracatinga-comum (Mimosa scabrella) e bracatinga-de-campo-mourão (M. floculosa), em Cambissolo Álico, para recuperação de áreas erodidadas/degradadas.. 1997. (Simpósio).

I Painel sobre Ciência e Conjuntura Florestal na Pós-Graduação - PPGEF - UFPR. 1997. (Outra).

VI Encontro Anual de Iniciação Científica - CNPQ - UEPG - UEL - UNIOESTE.Avaliação de bracatinga-comum (Mimosa scabrella) e bracatinga-de-campo-mourão (M. floculosa), em Cambissolo Álico, para recuperação de áreas erodidadas/degradadas.. 1997. (Encontro).

VI Encontro Anual de Iniciação Científica - CNPQ - UEPG - UEL - UNIOESTE.Avaliação de diferentes combinações de hormônios vegetais no enraizamento de estacas de erva-mate.. 1997. (Encontro).

V Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/IAPAR.Avaliação de bracatinga-comum (Mimosa scabrella) e bracatinga-de-campo-mourão (M. floculosa), em Cambissolo Álico, para recuperação de áreas erodidadas/degradadas.. 1997. (Seminário).

Curso: Recursos Informacionais e Noções Básicas de Pesquisa em Agricultura e Ciências Afins (Convênio IAPAR/CNPq). 1996. (Outra).

II Encontro de Pesquisas Agronômicas.Recuperação de áreas degradadas através do uso de bracatinga comum (Mimosa scabrella) e bracatinga-de-campo-mourão (M. floculosa).. 1996. (Encontro).

Curso: Fisiologia Pós-Colheita (EMBRAPA/CNPAT - UEPG). 1995. (Outra).

XV Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias. 1995. (Congresso).

Curso de Paisagismo e Floricultura. 1994. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Dailey Fischer

TEIXEIRA, C. F.; PROCOPIUCK, M.; SAMPAIO, C. A. C.; BLUM, C. T.; ROCHA, C.H.;OLIVEIRA, E. A.; ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. DE Corredor a Mosaico: Estratégias de Diferentes Governos para um mesmo Fim?. 2014. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mauricio Savi

TIEPOLO, L.;OLIVEIRA, E. A.; ACCIOLY, P.; RODRIGUES, A. S.; CAMPOS, J. B.; ANDERSEN, S.. Análise da Distribuição das Unidades de Conservação do Município de Curitiba - PR. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Kássyo K

WEIRICH NETO, P.H.; ROCHA, C.H.;OLIVEIRA, E. A.. Okuyama.Legislação ambiental: estudo de caso na região Centro-sul do Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Kulchetscki

KULCHETSCKI, L.; RODERJAN, C. V.; TAKEDA, I. J. M.. Caracterização florística, fitossociológica e pedológica de um trecho de floresta ripária dos campos gerais do paraná.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

João de Deus Medeiros

MEDEIROS, J. D.; GALVAO, F.; RODERJAN, C. V.; Rocha, C.H.. O PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS: PROCESSO DE CRIAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL E PROPOSTA DE PRIORIZAÇÃO DE ÁREAS PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

INES JANETE MATTOZO TAKEDA

TAKEDA, I. J. M.. Caracterização florística, fitossociológica de um trecho de floresta ripária dos Campos Gerais do Paraná. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

Rosemeri Segecin Moro

MEDEIROS, J. D.;ROCHA, C.H.; CAPRETZ, R. L.; Roderjan, C. V.;GALVAO, F.MORO, R. S.; STEENBOCK, W.. O Parque Nacional dos Campos Gerais: processo de criação, caracterização ambiental e proposta de priorização de áreas para regularização fundiária. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

Walter Steenbock

STEENBOCK, W.; RODERJAN, C.; MEDEIROS, J. D.; ROCHA, C. H.. O parque nacional dos Campos Gerais: processo de criação, caracterização ambiental e proposta de priorização de áreas para regularização fundiária. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

Carlos Hugo Rocha

GALVAO, F.; Roderjan,C.V.; STEENBOCK, W.; Medeiros,J.D.;ROCHA, C. H.. O Parque Nacional dos Campos Gerais: Processo de criação, caracterização ambiental e proposta de priorização de áreas para regularização fundiária. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

Franklin Galvão

GALVÃO, F.. Caracterização florística, fitossociológica e pedológica de um trecho de floresta ripária dos Campos Gerais do Paraná. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

Franklin Galvão

MEDEIROS, J. D.; Rocha, C. H.; Steenbock, W.;RODERJAN, C. V.GALVÃO, F.Moro, R. S; Capretz, R. L.. O Parque Nacional dos Campos Gerais: processo de criação, caracterização ambiental e proposta de priorização de áreas para regularização fundiária. 2012. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Paulo Chaimsohn

Avaliação de bracatinga comum (Mimosa scabrella) e bracatinga-de-campo mourão (M; flocculosa) em cambissolo álico para recuperação de áreas erodidas/degradadas; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Paulo Chaimsohn;

Gustavo Ribas Curcio

; Caracterização florística, fitossociológica e pedológica de um trecho de floresta ripária dos Campos Gerais do Paraná; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Gustavo Ribas Curcio;

Rosemeri Segecin Moro

O Parque Nacional dos Campos Gerais: processo de criação, caracterização ambiental e proposta de priorização de áreas para regularização fundiária; 2012; Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Rosemeri Segecin Moro;

Franklin Galvão

O Parque Nacional dos Campos Gerais: processo de criação, caracterização ambiental e proposta de priorização de áreas para regularização fundiária; 2012; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Franklin Galvão;

Carlos Vellozo Roderjan

Caracterização florística, fitossociológica e pedológica de um trecho de floresta ripária dos Campos Gerais do Paraná; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Vellozo Roderjan;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, E. A. ; RODERJAN, C. V. ; CURCIO, G. R. ; SILVA, S. M. . Caracterização Florística, Fitossociológica e Pedológica de um Trecho de Floresta Ripária dos Campos Gerais do Paraná. Cadernos da Biodiversidade (Maringá) , v. 1, p. 8-25, 2003.

  • SONDA, C. ; OLIVEIRA, E. A. ; LOPEZ, M. R. Q. ; BONNET, B. . Estudo fitossociológico de uma reserva florestal legal: conhecer para intervir. Cadernos da Biodiversidade (Maringá) , v. 2, p. 62-72, 1999.

  • OLIVEIRA, E. A. . Processos de criação de unidades de conservação na floresta com araucárias: o caso do Parque Nacional dos Campos Gerais, ímpar na história da política ambiental brasileira. 01. ed. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2014. v. 01. 134p .

  • SANTANA, A. C. ; MEDEIROS, J. D. ; OLIVEIRA, E. A. . Adequação ambiental de propriedades rurais a partir da experiência da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí.. 01. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2013. v. 01. 72p .

  • OLIVEIRA, E. A. . Unidades de Conservação no Brasil. In: DICK; E. DANIELI, M.A.; ZANINI, A.M.. (Org.). Gestão Participativa em Unidades de Conservação. 1ed.Rio do Sul, SC: Apremavi, 2012, v. , p. 28-29.

  • OLIVEIRA, E. A. ; LIGNON, M. C. . Um novo olhar para as áreas úmidas brasileiras. Gazeta do Povo, Curitiba, PR, 08 nov. 2017.

  • OLIVEIRA, E. A. . Agronegócio e conservação: quem perde com esse confronto?. Gazeta do Povo, Curitiba, PR, 24 maio 2017.

  • OLIVEIRA, E. A. . Por que as unidades de conservação de araucárias estão em situação precária. Revista Época - Blog do Planeta, São Paulo, SP, 12 dez. 2016.

  • OLIVEIRA, E. A. . O trágico destino da Ilha do Mel. Gazeta do Povo, Curitiba, PR, 06 out. 2016.

  • OLIVEIRA, E. A. . O Brasil tem outra crise para resolver. Jornal Empresas & negócios, São Paulo, SP, p. 09 - 09, 05 ago. 2016.

  • OLIVEIRA, E. A. . Porque mudar a lei ambiental?. Revista do CREA/Paraná, Curitiba, PR, p. 40 - 40, 01 ago. 2009.

  • OLIVEIRA, E. A. ; LINGNAU, C. . Vegetação Natural, Uso do Solo e Vulnerabilidades da Área Proposta para Criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral em Belmonte/Santa Cruz de Cabrália, Estado da Bahia. In: VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2009, Curitiba. Anais do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Curitiba: Fundação O Boticário, 2009.

  • MEDEIROS, J. D. ; SAVI, M. ; OLIVEIRA, E. A. . Análise e Considerações do Processo de Consulta Pública para a Criação de Unidades de Conservação em Santa Catarina. In: VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2009, Curitiba. Anais do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Curitiba: Fundação O Boticário, 2009.

  • OLIVEIRA, E. A. ; SESSEGOLO, G. C. ; HACK NETO, E. . Dinâmica da Vegetação Natural, Uso e Ocupação dos Solos das Microbacias Hidrográficas do Planalto de São Luiz do Purunã ? PR. In: III SIMPGEO ? SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, 2008, Ponta Grossa, PR. ANAIS DO III SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. Ponta Grossa, PR: Editora da UEPG, 2008. v. Eixo 5. p. 208-223.

  • OLIVEIRA, E. A. ; ALBERGONI, L. ; LINGNAU, C. . Análise Multi-Temporal da Cobertura Vegetal da Zona de Amortecimento do Parque Estadual das Lauráceas, no Período 1999 - 2007. In: VIII Seminário de Atualização em Sens. Remoto e Sistemas de Inf. Geog., 2008, Curitiba. Anais do VIII Seminário de Atualização em Sens. Remoto e Sistemas de Inf. Geog.. Curitiba: Ed. da Fundação de Pesquisas Florestais - FUPEF, 2008. v. Cd Rom.

  • Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Avaliação de bracatinga-comum (Mimosa scabrella) e bracatinga-de-campo-mourão (M. floculosa), em Cambissolo Álico, para recuperação de áreas erodidadas/degradadas.. In: III Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas, 1997, Ouro Preto. Anais do III Seminário Nacional de Áreas Degradadas.. Viçosa: Ed. UFV, 1997. v. 01.

  • OLIVEIRA, E. A. . Processos de criação e situação atual das Unidades de Conservação Federais para a proteção de remanescentes da Floresta com Araucárias. In: III Seminário Sul Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária, 2018, Passo Fundo, RS. Anais do III Seminário Sul Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária. Tapera, RS: LIVRARIA E EDITORA WERLANG LTDA, 2018. p. 32-33.

  • OLIVEIRA, E. A. . Os Campos de Altitude na Lei da Mata Atlântica. In: VIII Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado, 2008, São Joaquim, SC. VIII Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado - Resumos. São Joaquim: Editora da EPAGRI, SC - São Joaquim, 2008. v. 01. p. 118-120.

  • OLIVEIRA, E. A. ; Barion, R. . Conflitos Potenciais para a Concessão das Florestas Nacionais da Região Sul do Brasil. In: IV Simpósio Brasil-Alemanha - Desenvolvimento Sustentável, 2009, Curitiba, PR. Anais do IV Simpósio Brasil-Alemanha - Desenvolvimento Sustentável. Curitiba, PR: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2009.

  • OLIVEIRA, E. A. ; RODERJAN, C. V. . Diagnose geomorfológica, pedológica e vegetacional de um remanescente de Estepe Gramíneo-lenhosa sobre o Arenito Furnas.. In: Pesquisa Florestal On-line, 2000, Curitiba. Anais do Pesquisa Florestal On-line. Curitiba: Ed. UFPR, 2000. v. 1. p. 91-91.

  • Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Avaliação de bracatinga-comum (Mimosa scabrella) e bracatinga-de-campo-mourão (M. floculosa), em Cambissolo Álico, para recuperação de áreas erodidadas/degradadas.. In: V Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/IAPAR, 1997, Londrina. Resumos do V Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciáção Científica PIBIC-CNPq-IAPAR. Londrina: Ed. do IAPAR, 1997. v. 1.

  • OLIVEIRA, E. A. ; CHAIMSOHN, F. P. . Avaliação de bracatinga-comum (Mimosa scabrella) e bracatinga-de-campo-mourão (M. floculosa), em Cambissolo Álico, para recuperação de áreas erodidas/degradadas.. In: VI Encontro Anual de Iniciação Científica, 1997, Ponta Grossa. Anais do VI Encontro Anual de Iniciação Científica - CNPQ - UEPG - UEL - UNIOESTE. Ponta Grossa: Ed. da UEPG, 1997. v. 1. p. 469-469.

  • OLIVEIRA, E. A. ; BITTENCOURT, J. V. M. ; Kulchetski, L. . Avaliação de diferentes combinações de hormônios vegetais no enraizamento de estacas de erva-mate.. In: VI Encontro Anual de Iniciação Científica, 1997, Ponta Grossa. Anais do VI Encontro Anual de Iniciação Científica. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 1997. v. 1. p. 467-467.

  • BITTENCOURT, J. V. M. ; OLIVEIRA, E. A. ; Kulchetski, L. . Propagação In Vitro de Araucaria angustifolia. Estágios Iniciais de Embriogênese Somática, Organogênese e Análises Histológicas.. In: VI Encontro Anual de Iniciação Científica, 1997, Ponta Grossa. Anais do VI Encontro Anual de Iniciação Científica. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 1997. v. 1. p. 135-135.

  • CHAIMSOHN, F. P. ; OLIVEIRA, E. A. . Recuperação de áreas degradadas através do uso de bracatinga comum (Mimosa scabrella) e bracatinga-de-campo-mourão (M. floculosa).. In: II Encontro de Pesquisas Agronômicas, 1996, Ponta Grossa. Resumos do II Encontro de Pesquisas Agronômicas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 1996.

  • OLIVEIRA, E. A. ; BRASIL, B. L. C. . Protecting Brazilian Nature: Improving The Protected Areas System, Knowledge And Conservation Tools. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, E. A. . Sistematização dos resultados do projeto de regularização ambiental de imóveis rurais na região do Alto vale do Itajaí, SC.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, E. A. . Proposta de regularização fundiária de Unidades de Conservação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, E. A. . Dificuldades e empecilhos para criação de Unidades de Conservação no Brasil, na atual conjuntura econômica e politica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, E. A. . ONG`s e seu papel na conservação dos primatas. As ações da Fundação Grupo Boticario de Proteção à Natureza.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. A. ; Wigold B. Schaffer . Adequação Ambiental de Imóveis Rurais - Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, E. A. ; Wigold B. Schaffer . Adequação Ambiental de Imóveis Rurais - Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, E. A. . Código Florestal Brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, E. A. . Proposta de criação do Parque Nacional da Serra Vermelha ou Ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões no Estado do Piauí.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, E. A. . Criação de Unidades de Conservação Federais: procedimentos, desafios e oportunidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, E. A. . Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, E. A. ; LINGNAU, C. . Vegetação Natural, Uso do Solo e Vulnerabilidades da Área Proposta para Criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral em Belmonte/Santa Cruz de Cabrália, Estado da Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, J. D. ; SAVI, M. ; OLIVEIRA, E. A. . Análise e Considerações do Processo de Consulta Pública para a Criação de Unidades de Conservação em Santa Catarina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. A. ; SESSEGOLO, G. C. ; HACK NETO, E. . Dinâmica da Vegetação Natural, Uso e Ocupação dos Solos das Microbacias Hidrográficas do Planalto de São Luiz do Purunã ? PR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, E. A. ; ALBERGONI, L. ; LINGNAU, C. . Análise Multi-temporal da Cobertura Vegetal da Zona de Amortecimento do Parque Estadual das Lauráceas, no Período 1999-2007.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, E. A. . História da Ocupação dos Campos Gerais / Avanços e Dificuldades para a Implantação de UCs e Outras Medidas de Conservação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, E. A. ; Vários . Estudos Técnicos para a criação do Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pelotas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, E. A. ; Vários . Estudos Técnicos para a criação do Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pelotas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, E. A. . A Lei da Mata Atlântica e Suas Implicações no Setor da Fruticiltura de Clima Temperado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Estudos Técnicos para a Criação da Reserva Extrativista das Lagoas de Ibiraquera. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, E. A. ; Vários . Estudos Técnicos para a Criação do Parque Nacional do Campo dos Padres. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, E. A. . Anais do I Seminário de Pesquisas do Parque Nacional dos Campos Gerais e da Reserva Biológica das Araucárias. Brasília, DF: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2016 (Anais de evento).

  • OLIVEIRA, E. A. . As Unidades de Conservação dos Campos Gerais. Ponta Grossa, PR, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • OLIVEIRA, E. A. . Análise Da Cobertura Vegetal, Uso do Solo e Vulnerabilidades da Área da Proposta de Unidade de Conservação de Belmonte/Santa Cruz De Cabrália, Bahia. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2008 (Relatório Técnico para Criação de Unidade de Conservação).

  • OLIVEIRA, E. A. ; Vários . Proposta de Criação do Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pelotas - SC/RS. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2007 (Relatório Técnico para Criação de Unidade de Conservação).

  • OLIVEIRA, E. A. ; Vários . Proposta de Criação do Parque Nacional do Campo dos Padres, Estado de Santa Catarina. Brasília: Ministério do Meio AMbiente, 2006 (Relatório Técnico para Criação de Unidade de Conservação).

  • OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo da Reserva Biológica do Rio Trombetas - Relatório do Meio Físico/Solos. Brasília, DF: IBAMA/MMA, 2004 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio Preto. Belo Horizonte: SEMAD/MG - IEF, 2004 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo do Parque Estadual do Biri-biri. Belo Horizonte: SEMAD/MG - IEF, 2004 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo do Parque Estadual do Pico do Itambé. Belo Horizonte: SEMAD/MG - IEF, 2004 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo do Parque Estadual da Mata dos Godoy - Meio Abiótico/Solos. Curitiba, PR: SEMA/PR - IAP, 2002 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo do Parque Estadual do Guartelá - Meio Abiótico/Solos. Curitiba, PR: SEMA/PR - IAP, 2002 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo do Parque Estadual do Monge - Meio Abiótico/Solos. Curitiba, PR: SEMA/PR - IAP, 2002 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio Guarani - Meio Abiótico/Solos. Curitiba, PR: SEMA/PR - IAP, 2002 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo do Parque Estadual do Cerrado - Meio Abiótico/Solos. Curitiba: SEMA-PR - IAP, 2002 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo da Floresta Nacional de Saracá-Taquera - Meio Físico/Solos. Brasília, DF: IBAMA/MMA, 2001 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

  • Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Plano de Manejo da Floresta Nacional de Carajás. Brasília, DF: IBAMA - MMA, 2000 (Plano de Manejo de Unidade de Conservação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, E. A. . Revisão, consolidação dos processos e estabelecimento de prioridades para criação de Unidades de Conservação Federais na Mata Atlântica, ao Sul do Rio Doce (MG-ES), bem como diagnóstico de ações em andamento de regularização ambiental de imóveis rurais. 2010.

OLIVEIRA, E. A. ; Vários . Criação do Parque Nacional de Guaricana. 2014.

OLIVEIRA, E. A. ; Vários . Criação da Reserva Biológica de Bom Jesus. 2012.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões - PI. 2010.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Ampliação da Reserva Biológica de Una. 2007.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação do Refúgio de Vida SIlvestre de Una. 2007.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação do Parque Nacional dos Campos Gerais. 2006.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas. 2006.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação da Reserva Biológica das Perobas. 2006.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação da Reserva Biológica das Araucárias. 2006.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação do Parque Nacional das Araucárias. 2005.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação da Estação Ecológica da Mata Preta. 2005.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação da Estação Ecológica da Terra do Meio. 2005.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação do Parque Nacional da Serra do Pardo. 2005.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Criação do Parque Nacional da Serra do Itajaí. 2004.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Ampliação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. 2004.

ROCHA, C.H. ; OLIVEIRA, E. A. ; OKUYAMA, K. K. ; ALMEIDA, D. . Finalização dos processos de adequação ambiental de aproximadamente 30 imóveis rurais familiares no município de Palmeira - PR e instrução dos processos de averbação das reservas legais. 2010.

OLIVEIRA, E. A. . Proposta de Ampliação da Reserva Biológica União, no Estado do Rio de Janeiro. 2010.

OLIVEIRA, E. A. . Prevenção e Controle do Desmatamento no Estado do Paraná: Programa Piloto para Composição e Construção da Solução nas Regiões Sudeste e Centro-Sul Paranaenses. 2009.

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Relatório Final do Grupo de Trabalho para "Desenvolvimento Metodológico e Tecnológico para Avaliação Ambiental Integrada Aplicada ao Processo de Análise de Viabilidade de Hidrelétricas".. 2009.

Cavallini, M. ; OLIVEIRA, E. A. ; CREMA, A. . Relatório Técnico Conclusivo sobre o Grupo de Trabalho para a Criação de Unidade de Conservação na Região da Serra Vermelha - Estado do Piauí. 2009.

OLIVEIRA, E. A. . Quarta Capa: Processos de Criação de Unidades de Conservação na Floresta com Araucárias. 2016.

OLIVEIRA, E. A. . Criação de Unidades de Conservação na Região da Floresta com Araucárias. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, E. A. . Fundação Grupo Boticário seleciona projetos de conservação ambiental. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, E. A. . Brasil terá R$ 2,1 milhões para pesquisas em conservação da natureza. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, E. A. . Brasil terá R$ 2,1 milhões para pesquisas em conservação da natureza. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, E. A. . Projeto Parques da Copa teve apenas 0,15% do seu valor investido. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, E. A. . Guaricana: sociedade paranaense e brasileira ganha novo Parque Nacional. 2014; Tema: Criação de Unidades de Conservação. (Site).

OLIVEIRA, E. A. . Guaricana: sociedade ganha um novo Parque Nacional. 2014; Tema: Criação de Unidades de Conservação. (Site).

OLIVEIRA, E. A. ; BARBOSA, J. H. . Propostas de criação de Unidades de Conservação para os Imóveis Guaricana e Bom Jesus e entornos, PR. 2009. (Folder como subsídio para criação de Unidades de Conservação).

OLIVEIRA, E. A. ; Wigold B. Schaffer . Refúgio de Vida SIlvestre do Rio Pelotas/Campos de Cima da Serra (SC/RS). 2008. (Folder como subsídio para criação de Unidade de Conservação).

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Campo dos Padres - Consulta Pública. 2006. (Vídeo (DVD)).

Vários ; OLIVEIRA, E. A. . Araucária: o Pinheiro Brasileiro. 2005. (Vídeo (DVD)).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Projeto de pesquisa para avaliação da invasão/contaminação biológica por Pinus spp. no interior e zona de amortecimento do Parque Nacional da Lagoa do Peixe ? RS, Descrição: Projeto de pesquisa elaborado par avaliar, caracterizar e propor medidas de controle para a contaminação biológica por Pinus spp no Parque Nacional da Lagoa do Peixe e sua Zona de Amortecimento.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / CARLOS VELLOZO RODERJAN - Integrante / GALVÃO, Franklin - Coordenador / Tomaz Longui - Integrante., Financiador(es): Instituto Chico Mendes de Conservação da Bodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Projeto de pesquisa para elaboração de Plano de Ação Emergencial para as áreas de uso público, Plano de Monitoramento e Controle e celebração de Termos de Ajustamento de Conduta com os proprietários e posseiros do Parque Nacional dos Campos Gerais-PR, Descrição: Projeto elaborado para permitir a gestão do Parque Nacional dos Campos Gerais até a viabilização da Regularização Fundiária e elaboração do Plano de Manejo, através de demanda do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Márcio Ferla - Integrante., Financiador(es): Instituto Chico Mendes de Conservação da Bodiversidade - Remuneração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante.Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar, Descrição: PROJETO PARA AVERBAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA IMÓVEIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PARANÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Emerson Antonio de Oliveira - Integrante / Vários - Integrante / Pedro Henrique Weirich Neto - Integrante / Carlos Hugo Rocha - Coordenador / Rosemeri Moro - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. , Rua Gonçalves Dias, 225, batel, 80240-340 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33402673, Fax: (41) 33402635, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ciência e Informação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador da área responsável pelo Apoio a Projetos de Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

  • 2010 - 2011

    Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Consultor Técnico do Projeto de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, executado pelo Núcleo da Mata Atlântica e Pampa do MMA, para ampliação e consolidação do Sistema Nacionald e Unidades de Conservação Na Mata Atlântica ao Sul do Rio Doce (MG-ES). Contratado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e pelo GFA Consulting Group, com recursos oriundos do Governo Alemão, disponibilizados pelo Banco Kfw e com assessoria da Agência de Cooperação Alemã (GTZ).

  • 2010 - 2010

    Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Consultoria técnica contratada pelo Núcleo da Mata Atlântica e Pampa do Ministério do Meio Ambiente e pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) para implementação do Programa de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica Brasileira. O programa, em sua primeira fase, visa a implementação do Projeto de Proteção da Mata Atlântica II, através de recursos do Fundo de Conservação da Mata Atlântica (AFCoF II) aportados pelo Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) e pela Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GTZ), especificamente para a ampliação e consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e para a adequação ambiental de imóveis rurais na região do Bioma da Mata Atlântica.

  • 2004 - 2009

    Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal

    Vínculo: Contrato-Técnico Especializado, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado, Nível IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Contrato com o MMA, através de Concurso Público, para assessoria do Departamento de Áreas Protegidas, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, atuando principamente nas seguintes áreas: - Coordenação de estudos para a criação de novas unidades de conservação federais; - Articulação política/institucional para instrução dos processos e assinatura dos Decretos Federais de criação de novas unidades de conservação federais (cerca de 15 milhões de hectares de novas áreas foram criadas no período); - Participação nos trabalhos de construção do Plano Nacional de Áreas Protegidas; - Participação nos trabalhos de construção do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação; - Cooperação nos esforços de implementação das unidades de conservação federais em território nacional; e, Etc.

    Atividades

    • 01/2004 - 12/2009

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Departamento de Áreas Protegidas, .,Serviço realizado, Ampliação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Coordenação e participação nos estudos técnicos e negociação política/institucional para criação de novas UCs, em especial na Mata Atlântica, na Floresta com Araucárias e Campos Sulinos..

  • 2012 - Atual

    Observatório de Conservação Costeira do Paraná

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador

    Outras informações:
    O Observatório de Conservação Costeira do Paraná, é uma instância inter e multidisciplinar que reúne profissionais que atuam no campo da conservação da biodiversidade, promovendo o intercâmbio e geração de informações técnicas científicas para subsidiar a tomada de decisões na gestão ambiental do litoral paranaense.

  • 2000 - 2001

    Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Pesquisador Colaborador no Projeto desenvolvido pela FUNPAR para a PETROBRÁS S.A., intitulado: Diagnóstico e Monitoramento da Vegetação na Área de Influência Direta e Indireta do Vazamento de Óleo da Refinaria Pres, Getúlio Vargas - REPAR, Araucária, PR.

    Atividades

    • 09/2000 - 06/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , FUNPAR - UFPR, .,Linhas de pesquisa

  • 2000 - 2003

    STCP Engenharia de Projetos Ltda.

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Consultor Técnico atuando nas seguintes áreas principais: - Coordenação de Programa de Gestão Compartilhada do Parque Estadual Serra dos Reis, RO; - Participação na elaboração de Planos de Manejo para Unidades de Conservação da Natureza (Floresta Nacional de Saracá-Taquera-PA, Reserva Biológica do Rio Trombetas-PA, Parque Estadual do Cerrado-PR, Parque Estadual do Guartelá-PR, Parque Estadual do Rio Guarani-PR, Parque Estadual do Monge-PR, Parque Estadual da Mata dos Godoy-PR, Parque Estadual do Pico do Itambé-MG, Parque Estadual do Rio Preto-MG e Parque Estadual do Biribiri-MG); - Participação na elaboração de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental; - Participação na elaboração de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas; - Participação na elaboração de Programas Ambientais para Indústrias; - Participação na elaboração de Inventários e Planos de Manejo de Florestas Nativas e Plantadas; - Etc.

    Atividades

    • 03/2000 - 12/2003

      Serviços técnicos especializados , Departamento de Florestas e Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Elaboração de Planos de Manejo e Coordenação de Programa de Gestão Compartilhada de Unidades de Conservação; EIA-RIMA; Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas; Prog. Ambientais para Indústrias; Planos de Manejo Florestais.

  • 1996 - 1997

    Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    - Colaborador dos trabalhos da pesquisa intitulada: Propagação in vitro de Araucaria angustifolia - Estágios Iniciais de Embriogênese Somática, Organogênese e Análises Histológicas; - Colaborador dos trabalhos da pesquisa intitulada: Avaliação de Diferentes Combinações de Hormônios Vegetais no Enraizamento de Estacas de Erva Mate (Ilex paraguariensis.

  • 1995 - 1995

    Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Avaliação de Cultivares de Canola na Região de Ponta Grossa-PR e Efeitos de Doses e Épocas de Aplicação de Aplicação de Enxofre na Produção, na Qualidade do Óleo e da Semente de Canola.

    Atividades

    • 03/1996 - 06/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, .,Linhas de pesquisa

    • 05/1995 - 10/1995

      Estágios , Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, .,Estágio realizado, Participação na implantação, condução, colheita e análise dos dados de pesquisas realizadas com cultivares de canola (Brassica napus) na Região de Ponta Grossa-PR..

  • 2011 - Atual

    Fundação de Apoio ao Des. Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Consultor técnico do projeto "Regularização Ambiental de 250 Imóveis Rurais de Base Familiar na Região Centro-Oriental e Sudeste do Paraná" desenvolvido para o FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - Chamada de Projetos 05/2010 - Projeto Mata Atlântica II ? AFCoF II (Tema 3 - Regularização Ambiental de Imóveis Rurais).

  • 2011 - 2013

    Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor técnico, Carga horária: 10

  • 1998 - 1998

    Fundação Instituto Tecnológico e Industrial

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor Técnico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Colaborador da Fundação Instituto Tecnológico e Industrial de Araucária (PR), como instrutor técnico de cursos de Proteção Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas por atividades industriais.

    Atividades

    • 07/1998 - 10/1998

      Treinamentos ministrados , Fundação Instituto Tecnológico e Industrial 1 - Araucária, .,Treinamentos ministrados, Proteção Ambietal e Recuperação de Áreas Degradadas por Atividades Industriais

  • 1996 - 1997

    Instituto Agronômico do Paraná

    Vínculo: Bolsista- Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 17

    Outras informações:
    Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC do Instituto Agronömico do Paraná - CNPq

    Atividades

    • 05/1996 - 11/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

  • 1995 - 1995

    Águia Florestal Indústria de Madeiras

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Estágio realizado para obtenção do diploma de Técnico Florestal.

    Atividades

    • 01/1995 - 02/1995

      Estágios , Setor de Reflorestamento, .,Estágio realizado, Acompanhamento das atividades de plantios, condução, manutenção, colheita e transporte da produção de plantios de florestas de Pinus spp..

  • 1996 - 1997

    Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio extra-curricular voluntário para aperfeiçoamento do curso de Agronomia.

    Atividades

    • 02/1996 - 02/1997

      Estágios , Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, .,Estágio realizado, Acompanhamento das atividades de implantação e manutenção de bosques, de arborização urbana e de praças municipais, acompanhamento de inspeções sanitárias animais e vegetais; avaliação de propriedades rurais para ajustamentos da cobrança de ITR; etc..

  • 1997 - 1997

    Bayer do Brasil S/A

    Vínculo: Estudo (ensaio) de fungicidas, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estudo realizado para avaliação de fungicidas para tratamento de sementes de aveias (Avena spp.) visando o controle de patógenos.

  • 2017 - Atual

    Observatório de Justiça e Conservação

    Vínculo: Membro do Comitê Gestor, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2