Ulisses Coelho da Silva

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é professor de língua portuguesa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor de língua portuguesa da Prefeitura Municipal de Pelotas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, escravidão, história, charqueada e resumo.

Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras

2024 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande
Título: UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NAS MÚSICAS NATIVISTAS GAÚCHAS
Orientador: João Luis Pereira Ourique

Mestrado em Letras

2022 - 2024

Universidade Federal do Rio Grande
Título: UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NAS MÚSICAS DA CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA DO SÉCULO XX, Ano de Obtenção: 2024
JOÃO LUIS PEREIRA OURIQUE.Palavras-chave: regionalismo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Especialização - Língua, Literatura e Ensino: Teoria e Prática

2019 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande
Título: ?Bonifácio fosse branco nem história se teria?: uma análise de três aparições da personagem Negro Bonifácio
Orientador: Mauro Nicola Póvoas

Aperfeiçoamento em Curso de qualificação profissional para professores de ensino religioso

2018 - 2020

Conselho Regional de Ensino Religioso
Título: ****. Ano de finalização: 2020

Graduação em Letras

2011 - 2016

Universidade Federal de Pelotas

Curso técnico/profissionalizante

2007 - 2009

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Instituto Estadual de Educação Espírito Santo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

SILVA, U. C. . 4° Jornada de Estudos da Linguagem. 2018. (Outro).

OURIQUE, J.L.P. ; SILVA, U. C. . II Seminário Nacional de estudos da literatura em Pelotas. 2015. (Congresso).

SILVA, U. C. . XXIII Congresso de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).

SILVA, U. C. . XVI Encontro de Pós Graduação. 2014. (Congresso).

Participação em eventos

Oficina - Você escritor. 2023. (Oficina).

Jornada pedagógica 2022 - SEDUC. 2022. (Outra).

José Saramago 100 anos: o inventor de bússolas. 2022. (Seminário).

4° Jornada de Estudos da Linguagem. 2018. (Outra).

SEMINÁRIO DE ENSINO RELIGIOSO. 2018. (Seminário).

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA - SMED. 2015. (Outra).

I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Congresso).

O EFEITO COMO FIM, GUIAS DA COMPOSIÇÃO. 2015. (Seminário).

V SENALLP. 2015. (Seminário).

Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2014. (Congresso).

III Jornada de Literatura, Cultura e História. 2014. (Congresso).

Semana Acadêmica de Letras UFSM. 2014. (Congresso).

Ciclo de Cinema e literatura de língua estrangeira: o romance em imagens. 2013. (Outra).

II Jornada de Literatura, cultura e história. 2013. (Seminário).

Semana Acadêmica de Letras da UCPel. 2013. (Seminário).

I Jornada de Literatura, Cultura e História. 2011. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • OURIQUE, JOÃO LUIS PEREIRA ; SILVA, ULISSES COELHO DA . A OPRESSÃO CONSERVADA NO SAL DA HISTÓRIA. LITTERATA - REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS PORTUGUESES HÉLIO SIMÕES , v. 9, p. 10-24, 2019.

  • SILVA, A. C. J. ; SILVA, U. C. . Ensaio sobre a cegueira: uma leitura sob a ótica da responsabilidade e dos símbolos. CADERNO DE LETRAS (UFPEL) , p. 53-74, 2017.

  • SILVA, U. C. ; OURIQUE, J.L.P. . A OPRESSÃO CONSERVADA NO SAL DA HISTÓRIA: UMA LEITURA DA CANÇÃO ESCRAVO DE SALADEIRO. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 2015, PORTO ALEGRE. XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 2015.

  • REJANE FLOR MACHADO ; SILVA, U. C. ; RIZZO, J. . O resumo sob uma perspectiva funcionalista: sistematizações. In: V SENALLP, 2015, RIO GRANDE. V SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2015. p. 1-594.

  • SILVA, U. C. . MÁRIO PICUCHA, UM PINGENTE NAS AVENIDAS DA CAPITAL. In: 24 encontro de pós-graduação, 2023, Rio Grande. Anais MPU 2023 - Encontro de Pós-Graduação (EPG), 2023.

  • SILVA, U. C. . BONIFÁCIO FOSSE BRANCO, NEM HISTÓRIA SE TERIA? : UMA ANÁLISE DAS TRÊS APARIÇÕES DA PERSONAGEM BONIFÁCIO. In: 24 encontro de pós-graduação, 2022, Rio Grande. Anais MPU 2022 - Encontro de Pós-Graduação (EPG), 2022.

  • REJANE FLOR MACHADO ; SILVA, U. C. ; RIZZO, J. . O resumo sob uma perspectiva funcionalista: sistematizações. In: V SENALLP, 2015, RIO GRANDE. TEXTO, VARIAÇÃO E ENSINO, 2015. p. 130-130.

  • SILVA, U. C. ; OURIQUE, J.L.P. . A OPRESSÃO CONSERVADA NO SAL DA HISTÓRIA: UMA LEITURA DA CANÇÃO 'ESCRAVO DE SALADEIRO'. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 2015, PORTO ALEGRE. CADERNO DE RESUMOS XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO Tema: Perspectivas e Limiares em História da Literatura. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2015. v. 1. p. 37-37.

  • OURIQUE, J.L.P. ; SILVA, U. C. . A opressão conservada no sal da história: uma leitura da canção Escravo de Saladeiro. Papéis (UFMS) , 2016.

  • SILVA, U. C. . MÁRIO PICUCHA, UM PINGENTE NAS AVENIDAS DA CAPITAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, U. C. . BONIFÁCIO FOSSE BRANCO, NEM HISTÓRIA SE TERIA? : UMA ANÁLISE DAS TRÊS APARIÇÕES DA PERSONAGEM BONIFÁCIO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, U. C. . ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: uma leitura sob a ótica da responsabilidade e dos símbolos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, U. C. ; RIZZO, J. . O RESUMO SOB UMA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA: SISTEMATIZAÇÕES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, U. C. ; OURIQUE, J.L.P. . A opressão conservada no sal da história: Uma leitura da canção Escravo de Saladeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, U. C. . O USO DE MÍDIAS VIRTUAIS PARA O ENSINO DE REDAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, U. C. . EXPERIÊNCIAS DE LEITURA: CULTURA, HISTÓRIAS E ESTÓRIAS LITERATURA NO ASILO FILADÉLFIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, U. C. . Uma leitura sobre o Negro Bonifácio, de João Simões Lopes Neto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, U. C. . ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA SOB O VIÉS DA SEMIOTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, U. C. . Evolução Diacrônica das palavras no século XIX e XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

Pinto, Astrogildo ; SILVA, U. C. . De frente com Astro. 2022.

Carlos Eugênio Costa ; SILVA, U. C. . Acordes do Pampa. 2012.

King, Natalia ; SILVA, U. C. ; Walerko, Wlademir . Fora do Ar. 2007.

SILVA, U. C. . Entre palavras e acordes. 2014. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    ESTUDO DO RESUMO SOB OS SEUS ASPECTOS FUNCIONAIS E LINGUÍSTICOS, Descrição: Descrição: Projeto de caráter interdisciplinar em que se procura identificar os sistemas de significados que aparecem nos resumos, vistos como gêneros textuais/discursivos. Procura-se verificar o papel das escolhas gramaticais e lexicais e da organização discursiva. O projeto escolhe um área que está preocupada com a linguagem em uso e privilegia visões que permitem ao leitor ou produtor de texto, quando submetido a uma metodologia adequada, entender a construção de sentido, perceber os usos e as adequações da linguagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulisses Coelho da Silva - Integrante / REJANE FLOR MACHADO - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    A literatura dramática de João Simões Lopes Neto: a face urbana do escritor gaúcho, Descrição: Descrição: O presente projeto visa não apenas reunir e publicar os textos de teatro escritos por João Simões Lopes Neto, através de uma edição crítica que busque compreender a obra em sua época, mas também tem o intuito de resgatar a face urbana do escritor gaúcho - aquela que antecede e fornece o aprimoramento de uma escrita que, mais tarde, irá voltar-se para os Contos gauchescos e as Lendas do sul . Busca-se, assim, discutir as condições de produção da literatura dramática do escritor gaúcho em um contexto histórico no qual ainda estava presente a opulência econômica e cultural de uma cidade cosmopolita do final do século XIX e início do XX, situação que propiciou o surgimento de um autor dramático fundamentalmente urbano. O fato de que João Simões Lopes Neto obteve reconhecimento evidenciado pela encenação de sua literatura dramática na Pelotas do final do século XIX e início do XX - e que sua obra dialogava com a cultura brasileira (e até mesmo com temas que somente vão ser encontrados em Machado de Assis), é fundamental para compreender por que a cultura gaúcha esqueceu a face urbana de Simões, apropriando-se tão somente dos escritos de cunho regionalista do autor - escritos estes que compõem o apagar das luzes da produção de um homem essencialmente urbano, aquele que também dedicou sua escrita para dar forma ao gaúcho rio-grandense... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulisses Coelho da Silva - Integrante / João Luis Pereira Ourique - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa, Carga horária: 20

2022 - Atual

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa, Carga horária: 20

2023 - Atual

Teorema Concursos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2020 - 2022

Escola Santa Monica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de português, literatura e redação, Carga horária: 21

2020 - 2021

ESCOLA MARIO QUINTANA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de redação, Carga horária: 5

2018 - 2021

FERA Vestibulares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa, Carga horária: 20

2022 - Atual

Só concursos Pelotas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2017 - 2017

Fóton Mais Pré-Vestibular

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2018 - 2018

XYZ Educacional

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2018 - 2020

Curso Diferenciado

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

2019 - 2019

Prefeitura Municipal de Canguçu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa, Carga horária: 20

2018 - 2018

MEDIA 10

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa, Carga horária: 20

Outras informações:
Contratado com prazo determinado para término, apenas substituição de professor.

2020 - 2020

Instituto Dimensão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de redação, Carga horária: 4

2016 - 2021

Imaginie

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: CORRETOR DE REDAÇÕES, Carga horária: 12

2008 - 2014

Daruma Teleconunicações e Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES, Carga horária: 44

2004 - 2005

MASTER TRANSPORTES LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO, Carga horária: 44

2014 - 2015

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós, Carga horária: 30