Leopoldo Pires Ferreira
Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco(2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.
Informações coletadas do Lattes em 26/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia da Computação
2003 - 2008
Universidade de Pernambuco
Orientador: Ricardo Massa Ferreira Lima
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
Participação em eventos
Nokia Forum Tech Days. 2006. (Congresso).
Enecomp - Encontro dos Estudantes de Computação. 2004. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
REBÊLO, Henrique ; LIMA, R. M. F ; CORNÉLIO, M. L ; Sérgio Soares ; FERREIRA, L. P. . Implementing Java Modeling Language Contracts with AspectJ. In: 23rd Annual ACM Symposium on Applied Computing, 2008, Fortaleza. SAC '08: Proceedings of the 2008 ACM symposium on Applied computing. New York - NY, 2008. p. 228-233.
Outras produções
FERREIRA, L. P. . FireScrum. 2009.
LIMA, R. M. F ; OLIVEIRA, César Augusto Lins de ; RODRIGUES, C. M. DE O ; REBÊLO, Henrique ; FERREIRA, L. P. ; OLIVEIRA JR ; MEDEIROS, R. ; TRAJANO, V. F . PetriLogic: Ambiente Educacional para Ensino de Métodos Formais. 2005.
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2007
Uma Estratégia de Especificação Formal para Dispositos Móveis, Descrição: A disciplina de Métodos formais está presente no currículo de muitos cursos de graduação, mestrado e doutorado na área de Ciência da Computação. Devido aos conceitos matemáticos e aspectos teóricos envolvidos, a disciplina é normalmente ensinada através de métodos tradicionais (quadro branco e slides). Além disso, as ferramentas computacionais disponíveis não contemplam as modernas tecnologias voltadas para a área de ensino e aprendizagem. Em particular, nenhuma delas oferece um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, com facilidades para troca de informações e experiências sobre o tema em estudo. Finalmente, requisitos de extensibilidade não são considerados por tais ferramentas. Este projeto propõe o desenvolvimento de um ambiente educacional para ensino de métodos formais em cursos de graduação baseado no Eclipse. Petri nets será a técnica de especificação formal a ser adotada. O ambiente educacional será parte do framework EZPetri. O framework EZPetri é uma perspectiva da plataforma Eclipse voltada para redes de Petri. Ele adota o Petri Net Markup Language (PNML) como formato interno para representação das redes [2]. A união do Eclipse e PNML tem se mostrado um instrumento bastante efetivo para a integração de ferramentas e aplicações baseadas em redes de Petri. Atualmente, três aplicações estão sendo integradas ao framework: estimativa de consumo de potência em software; um modelo SystemC para redes de Petri; síntese de escalas para sistemas de tempo real críticos. Tais aplicações foram desenvolvidas com nenhum conhecimento sobre o EZPetri. EZPetri é portanto um terreno fértil para a combinação de ferramentas e aplicações baseadas em redes de Petri em um único ambiente. oferecendo uma nova perspectiva de integração para a comunidade de redes de Petri.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leopoldo Pires Ferreira - Integrante / Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo - Integrante / Ricardo Massa Ferreira Lima - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2006
Petrilogic: Um plugin para Métodos Formais no Eclipse, Descrição: A disciplina de Métodos formais está presente no currículo de muitos cursos de graduação, mestrado e doutorado na área de Ciência da Computação. Devido aos conceitos matemáticos e aspectos teóricos envolvidos, a disciplina é normalmente ensinada através de métodos tradicionais (quadro branco e slides). Além disso, as ferramentas computacionais disponíveis não contemplam as modernas tecnologias voltadas para a área de ensino e aprendizagem. Em particular, nenhuma delas oferece um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, com facilidades para troca de informações e experiências sobre o tema em estudo. Finalmente, requisitos de extensibilidade não são considerados por tais ferramentas. Este projeto propõe o desenvolvimento de um ambiente educacional para ensino de métodos formais em cursos de graduação baseado no Eclipse. Petri nets será a técnica de especificação formal a ser adotada. O ambiente educacional será parte do framework EZPetri. O framework EZPetri é uma perspectiva da plataforma Eclipse voltada para redes de Petri. Ele adota o Petri Net Markup Language (PNML) como formato interno para representação das redes [2]. A união do Eclipse e PNML tem se mostrado um instrumento bastante efetivo para a integração de ferramentas e aplicações baseadas em redes de Petri. Atualmente, três aplicações estão sendo integradas ao framework: estimativa de consumo de potência em software; um modelo SystemC para redes de Petri; síntese de escalas para sistemas de tempo real críticos. Tais aplicações foram desenvolvidas com nenhum conhecimento sobre o EZPetri. EZPetri é portanto um terreno fértil para a combinação de ferramentas e aplicações baseadas em redes de Petri em um único ambiente. oferecendo uma nova perspectiva de integração para a comunidade de redes de Petri... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leopoldo Pires Ferreira - Integrante / Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo - Integrante / Ricardo Massa Ferreira Lima - Coordenador / César Augusto Lins de Oliveira - Integrante / Cleyton Mário O. Rodrigues - Integrante / OLIVEIRA JR - Integrante / Frederico Alves - Integrante / Renata Medeiros - Integrante / Vanessa Trajano - Integrante., Financiador(es): Universidade de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2008
Certified Tester Foundation Level (CTFL), Brazilian Software Testing Qualification Board (BSTQB).
2007
Sun Certified Programmer for the Java2 Platform 1.4, Sun Microsystems.
2006
IBM Faculty Award, IBM.
2005
FIRST CERTIFICATE IN ENGLISH, University of Cambridge.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - 2009
Centro de Estudos e Sistemas Avançados do RecifeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Sistemas, Carga horária: 40
2007 - 2008
procengeVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Sistemas, Carga horária: 30
2005 - 2006
Universidade de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto de Pesquisa: Petrilogic: Um plugin para Métodos Formais no Eclipse
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leopoldo Pires Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?