Leandro Ferreira de Jesus
Licenciado em Pedagogia (UNEB/2008) e Letras/Português (Claretiano - Centro Universitário/2020). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-Rio/2010) e Gestão Educacional (FBB/2014). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT-UEG/2022). Atuou como Professor e Coordenador Pedagógico na Educação Básica - da Educação Infantil ao Ensino Médio (2004-2017) e Diretor (2017) na Escola Centro Educacional Edivaldo Boaventura (Anos Finais do Ensino Fundamental), em Iuiú-BA; Professor Substituto na Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Campus VI/Caetité (2013-2017) e Professor Formador no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR/UEG (2021-2024). Atualmente exerce o cargo efetivo de Analista de Gestão Governamental na Universidade Estadual de Goiás (UEG), lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP-UEG)/Coordenação Institucional de Pesquisa. Atua também na Tutoria do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR/UEG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino na Educação Básica e Superior, Coordenação Pedagógica, Gestão Educacional, Formação de Professores, Tutoria a Distância e Educação Superior a Distância. Membro dos Grupos de Pesquisa GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, GPEFORP - Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores e GEPEAR - Grupo de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem em Rede, vinculados à Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias
2020 - 2022
Universidade Estadual de Goiás
Título: A FORMAÇÃO DO HOMEM AUTÔNOMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, Ano de Obtenção: 2022
Ged Guimarães.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Especialização em andamento em Gestão, Projetos e Desenvolvimento Humano de IES
2025 - Atual
Universidade Estadual de Goiás
Bolsista do(a): Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Especialização em Gestão Educacional
2013 - 2014
Faculdade Batista Brasileira
Título: A supervisão educacional como componente essencial à qualidade e à transformação
Orientador: Profa. Ma. Iracema Lemos
Especialização em Tecnologias em Educação
2009 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: Integração de Mídias na Prática Pedagógica: um projeto de ação em Iuiú-BA
Orientador: Profª. Dra. Sonia Duarte Travassos
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Graduação em Pedagogia
2004 - 2008
Universidade do Estado da Bahia
Título: Gestão Escolar Participativa: Caminhos para a Democratização
Orientador: Prof. Me. Josias Benevides da Silva
Formação complementar
2025 - 2025
Inteligência Artificial e o novo contexto da Cultura Digital. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco | Escola Virtual, EV, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em Diálogo em Pesquisa: Ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2023 - 2023
Produção Audiovisual para Vídeos Educacionais. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2023 - 2023
Metodologias Ativas na Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2023 - 2023
Mediação em EaD (CAPES). (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2023 - 2023
Ensinando com o Moodle. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2023 - 2023
Introdução à Educação a Distância: teoria e prática. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2023 - 2023
Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2023 - 2023
Direitos Humanos no Contexto Brasileiro. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2023 - 2023
Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2023 - 2023
Neuropedagogia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2023 - 2023
Desenho Didático para o Ensino On-line (CAPES). (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2022 - 2022
Clássicos do Marxismo: Marx e Engels. (Carga horária: 55h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Escrita científica sem segredos. (Carga horária: 30h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2020 - 2020
Como elaborar um artigo científico. (Carga horária: 2h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2019 - 2019
Legislação em Educação a Distância. (Carga horária: 25h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2019 - 2019
BNCC - do Currículo à Sala de Aula na Educação Infantil. (Carga horária: 10h). , Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2019 - 2019
Português Básico para o Mundo do Trabalho. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2019 - 2019
Introdução à Arte da Escrita Científica. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2019 - 2019
Libras. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário de Maringá, CEUMAR, Brasil.
2019 - 2019
Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2019 - 2019
Programa de Compliance Público: Eixo 4 - Gestão de Riscos. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo - Estado de Goiás, EG, Brasil.
2018 - 2018
Gestão por Processos e Planejamento Organizacional. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2018 - 2018
Qualidade no Atendimento ao Público - 8ª Edição. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2017 - 2017
Redação Oficial: Normas e Orientações - 1ª Edição. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2017 - 2017
Competências Básicas. (Carga horária: 60h). , MEC/FNDE, MEC/FNDE, Brasil.
2015 - 2015
Educação a Distância - Aluno especial (Gestec/Uneb). (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
Metodologia da Pesquisa Científica. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.
2013 - 2013
English Course - Breaking Free. (Carga horária: 48h). , FISK - Centro de Ensino, FISK, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Capacitação para Gestores - PROGESTÃO. (Carga horária: 270h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2003 - 2006
Extensão universitária em Teologia Pastoral para Leigos. (Carga horária: 490h). , Diocese de Caetité-BA/UNEB, UNEB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Organização de eventos
JESUS, L. F. . X Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. 2024. (Congresso).
JESUS, L. F. . VII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. 2020. (Congresso).
JESUS, L. F. . VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. 2019. (Congresso).
JESUS, L. F. . Agro Centro-Oeste Familiar 2018. 2018. .
JESUS, L. F. . Formação - Projeto TRILHAS. 2012. (Outro).
JESUS, L. F. . O Lúdico na Matemática. 2008. (Outro).
JESUS, L. F. . Oficina: Conte e Reconte. 2008. (Outro).
JESUS, L. F. . Avaliação Escolar. 2007. (Outro).
JESUS, L. F. . Vivência Pedagógica - Sala de aula: espaço de múltiplas linguagens (Oficina: Estudo da Sociedade e da Natureza). 2006. (Outro).
JESUS, L. F. . Seminário: A Educação Especial vai à rua. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Miniconferência: Educação, capital e realidade: uma leitura marxista das novas formas produtivas e do método,. 2025. (Outra).
Miniconferência: Sociedade autoritária e escolas militares. 2025. (Outra).
Minicurso: História do Fascismo Italiano. 2025. (Outra).
2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT). 2024. (Congresso).
Conferência Internacional Ser docente, formar-se docente e trabalhar como docente,. 2024. (Outra).
X Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. 2024. (Congresso).
Inteligência Artificial na integração e mediação dialógica no Ensino EaD. 2023. (Oficina).
Noções Básicas do Estatuto do Servidor Público. 2023. (Outra).
Simpósio de Educação em Rede: Pedagogias e Tecnologias para a Educação em Rede. 2023. (Simpósio).
V Aula Magna Inaugural 2023/1 (PPGE-UEG). 2023. (Outra).
XVI Seminário de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores - GEPFAPE. 2023. (Seminário).
Congresso de Educação, Linguagem e Tecnologias. 2022. (Congresso).
Diálogos bourdieusianos: Pesquisar com Bourdieu. 2022. (Outra).
III Aula Magna Inaugural (PPGE-UEG). 2022. (Outra).
O (neo)conservadorismo e a ultradireita como formas de dominação: mecanismos de resistência em Educação e nas Ciências Humanas. 2021. (Outra).
O cenário da EaD na Contemporaneidade. 2021. (Outra).
O pensar filosófico, a cultura e a formação humana. 2021. (Outra).
Trabalho Docente na Educação a Distância: qual a importância de finalidades educativas?. 2021. (Outra).
VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Trabalhos de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. 2021. (Congresso).
XXVIII Seminário Nacional Universitas/BR - Políticas de Educação Superior: tendências e perspectivas. 2021. (Seminário).
2º Fórum Ler e Pensar. 2020. (Outra).
A ANPEd e a defesa da pós-graduação e da pesquisa em Educação. 2020. (Outra).
A disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. 2020. (Outra).
Aula Magna UFG: Educação e pandemia em países periféricas: encruzilhadas e potências. 2020. (Outra).
Banca de defesa de dissertação (mestrado). 2020. (Outra).
Banca de defesa de dissertação (mestrado). 2020. (Outra).
Banca de defesa de dissertação (mestrado). 2020. (Outra).
Banca de defesa de dissertação (mestrado). 2020. (Outra).
Banca de defesa de dissertação (mestrado). 2020. (Outra).
Como fazer uma resenha? Resenha e Resumo são a mesma coisa?. 2020. (Oficina).
Congresso Virtual UFBA 2020. 2020. (Congresso).
Escrita acadêmica. 2020. (Outra).
Estado da Arte. 2020. (Outra).
Formação em Gestão Acadêmica para Mestrado e Doutorado (Ação do GEFOPI). 2020. (Outra).
II Colóquio de Ética em Pesquisa UNINTER: Ética e Pesquisa em Educação. 2020. (Outra).
O pensamento de Antonio Gramsci. 2020. (Outra).
O texto multimodal HQs na Educação Linguística: produzindo e problematizando. 2020. (Oficina).
Seminário Interno de Pesquisa 2020 - SEMIPE II (PPGIELT-UEG). 2020. (Seminário).
VII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. 2020. (Congresso).
XIII Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica (ENCIC). 2020. (Encontro).
XVII Semana de Geografia (UEG-CSEH). 2020. (Encontro).
Bibliotecas Físicas e Digitais: orientações práticas. 2019. (Oficina).
Educação e Tecnologias. 2019. (Outra).
Jornada "Paulo Freire em tempos de fake news". 2019. (Outra).
Políticas educacionais, finalidades educativas e repercussões nas práticas pedagógicas. 2019. (Outra).
XII Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica (ENCIC). 2019. (Encontro).
V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Congresso).
II Seminário de Educação "Profissão Pedagogo (a): que formação?". 2015. (Encontro).
II Conferência Estadual de Educação da APLB-Sindicato. 2014. (Encontro).
Movimento Sindical Docente no Território do Sertão Produtivo e as Políticas Educacionais. 2014. (Outra).
Refletindo sobre a Educação de Jovens e Adultos na Contemporaneidade.Paulo Freire: O grande educador. 2014. (Seminário).
I Seminário Acadêmico Interdisciplinar e II Seminário Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013. (Seminário).
I Seminário de Educação e II Encontro da Rede de Gestão A & B. 2013. (Encontro).
Olimpíadas de Biologia. 2013. (Oficina).
Educação do/no Campo: a interdisciplinaridade nas classes multisseriadas. 2012. (Outra).
Matemática Divertida e Curiosa. 2012. (Oficina).
IV Fórum Nacional de Pedagogia. 2011. (Outra).
Matemática Zero. 2011. (Oficina).
XVI Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Encontro).
Introdução a Educação Digital - LINUX. 2010. (Oficina).
Como Administrar o Stress e Preservar a Saúde. 2009. (Encontro).
Educação Pública de muitos desafios, inúmeras possibilidades. 2009. (Encontro).
Relações Interpessoais. 2009. (Encontro).
Avaliação: uma questão de atitude!. 2008. (Encontro).
Ações Educativas Complementares. 2007. (Oficina).
Avaliação da Aprendizagem. 2007. (Encontro).
Encontro de Letras e Artes: Suas Interfaces. 2007. (Oficina).
Encontro de Letras e Artes: Suas Interfaces. 2007. (Encontro).
The Beatles em Letras e Canções. 2007. (Encontro).
Educar é provocar a inteligência, é a arte dos desafios. 2006. (Encontro).
XIII Semana de Educação. 2006. (Encontro).
Brincriança.com - Curso de Formação Lúdica de Professor e Organização de Brinquedoteca. 2005. (Oficina).
II Seminário Interdisciplinar: Temas Sociais em Questão. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
ARAUJO, G. C.; SILVA, M. T. O.;JESUS, L. F.. A Educação de Jovens e Adultos no Programa Todos Pela Alfabetização - TOPA: confronto entre teoria e prática.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia.
JESUS, L. F.; SILVA, A. A.. O Direito Fundamental à Educação: análise da decisão em Recurso Extraordinário do STF à luz da Constituição e do ECA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
JESUS, L. F.; SILVA, A. A.. Caminhos da Psicomotricidade na Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
JESUS, L. F.; SILVA, A. A.. Habilidades sociemocionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
JESUS, L. F.; SILVA, A. A.. A ludicidade como ferramenta de ensino na Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
ANDRADE, E. V.; SANTOS. E. T.;JESUS, L. F.. Serviço Social em Araguapaz: o papel do Assistente Social como participante do Centro de Referência de Assistência Social. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Estadual de Goiás.
ANDRADE, E. V.; SANTOS. E. T.;JESUS, L. F.. A aplicação dos recursos públicos frente às necessidades epidemiológicas no município de Mozarlândia-GO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Estadual de Goiás.
ANDRADE, E. V.; SANTOS. E. T.;JESUS, L. F.. Reinserção social: políticas públicas para ex-internos no município de Mozarlândia-GO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Estadual de Goiás.
DESQUIVEL, P. S. C.; PIMENTEL, J. S.;JESUS, L. F.. Ensino de Geografia e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no CELEM, em Botuporã/BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
RODRIGUES, A. M. C.; DESQUIVEL, P. S. C.;JESUS, L. F.. O Ensino de Geografia no Primeiro Ano do Ensino Médio em uma escola particular em Caetité/BA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
ANDRADE, M. E. B. de.; DESQUIVEL, P. S. C.;JESUS, L. F.. Evolução do Espaço Urbano de Ibiassucê-Bahia: uma análise espaço-temporal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
PIMENTEL, J. S.; DESQUIVEL, P. S. C.;JESUS, L. F.. O Ensino de Geografia e a Linguagem Cartográfica no Colégio Estadual Luís Prisco Viana - Lagoa Real/BA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, A. P. S.; FELIPE, F. F. A.;JESUS, L. F.. A poesia no ensino da Matemática: uma nova forma de ensinar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
COSTA, Glauber Barros Alves; CALMON, Nilcéa Santos;JESUS, L. F.. A Geografia do aluno trabalhador: Educação, Trabalho e Ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
PEREIRA, J. A. A.; SILVA, J. B.;JESUS, L. F.. Avaliação da aprendizagem: Concepções e práticas de professores no Ensino Fundamental II no município de Guanambi-BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
MONTEIRO, W. C.; ALMEIDA, A. P. S.;JESUS, L. F.. A contribuição da formação inicial na prática pedagógica de professores egressos da UNEB/Campus VI, do curso de licenciatura em Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
MONTEIRO, W. C.; LEITE, A. S.;JESUS, L. F.. Concepções avaliativas do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais no processo de ensino: avaliação ou exame?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, A. P. S.; MONTEIRO, W. C.;JESUS, L. F.. Software Hagáquê: contribuições para leitura e escrita nas aulas de Matemática no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, A. P. S.; MONTEIRO, W. C.;JESUS, L. F.. Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre o perfil do professor de Matemática no município de Caetité, Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
COSTA, Glauber Barros Alves; DESQUIVEL, P. S. C.;JESUS, L. F.. Um olhar virtual: onde está o uso da internet no ensino de Geografia?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
COSTA, Glauber Barros Alves; DESQUIVEL, P. S. C.;JESUS, L. F.. O ensino de Geografia e o Urbano: as representações segundo os alunos do 9º ano do Grupo Escolar Municipal Senador Ovídio Teixeira em Caetité-BA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
COSTA, Glauber Barros Alves; DESQUIVEL, P. S. C.;JESUS, L. F.. O ensino de Geografia nas séries iniciais na Escola Municipal Dácio Alves Oliveira na cidade de Caetité-Bahia: um estudo de caso.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, A. P. S.; MONTEIRO, W. C.;JESUS, L. F.. Relação entre formação inicial e exercício profissional da docência: perfil dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UNEB - Campus VI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
FELIPE, F. F. A.; DESQUIVEL, M. O.;JESUS, L. F.. As dificuldades encontradas pelos concluintes e egressos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UNEB, Campus VI, ao produzir a monografia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
JESUS, L. F.. Projeto com Dengue não se brinca. 2021. Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos/GO.
JESUS, L. F.. Educação Inclusiva: critérios epistemológicos relativos à formação do pedagogo. 2021. Universidade Estadual de Goiás.
JESUS, L. F.. Jogos na Educação Infantil: questões conceituais e pedagógicas. 2021. Universidade Estadual de Goiás.
JESUS, L. F.; SILVA, Maria Eneida da. O ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia. 2021. Universidade Estadual de Goiás.
JESUS, L. F.. Seleção discente da Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Racial. 2015. Universidade do Estado da Bahia.
RODRIGUES, A. M. C.;JESUS, L. F.; ALVES, M. R.; ALVES, C. A. S. M. C. C.; GONDIM, R. C.. Aproveitamento de Estudos. 2015. Universidade do Estado da Bahia.
JESUS, L. F.. II Colóquio Interdisciplinar de PIBID e Estágio: entrelaçando caminhos entre a universidade e a escola. 2014.
Orientou
da C; ; O Idoso de Iuiú-BA: o valor do cuidado com espiritualidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aconselhamento Pastoral e Orientação Espiritual) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Leandro Ferreira de Jesus;
C; de; GUIMARÃES, R; C; ; Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento: uma análise do período pós-pandêmico (2022); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leandro Ferreira de Jesus;
V; dos S; ; BATISTA, C; L; V; FERRO, E; S; G; ; As tecnologias digitais na Educação Infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leandro Ferreira de Jesus;
S; ; GUIMARÃES, E; R; ; CANDIDO, M; S; P; ; Tecnologias na educação: realidade nos dias atuais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leandro Ferreira de Jesus;
C; D; ; COSTA, C; C; S; ; GONÇALVES, L; B; ; A música como ferramenta para o desenvolvimento da linguagem e socialização na Educação Infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leandro Ferreira de Jesus;
C; P; ; LIMA, G; G; de; LIMA JÚNIOR, J; R; G; de; O despertar para o prazer da leitura na fase inicial da escolarização da criança; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leandro Ferreira de Jesus;
R; de S; ; VIVALDO, P; M; ; SANTOS, S; S; ; A evasão escolar de jovens e adultos nos Anos Iniciais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leandro Ferreira de Jesus;
J; da; Ensino de Geografia e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no CELEM, em Botuporã/BA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Leandro Ferreira de Jesus;
Produções bibliográficas
-
JESUS, L. F. ; REIS, João Paulo Alves dos ; GUIMARÃES, Ged . O sentido da formação inicial de professores para a Educação Básica: reflexões sobre a Resolução CNE/CP nº 2/2019. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 20, p. 1-15, 2024.
-
REIS, João Paulo Alves dos ; JESUS, L. F. ; KOCHHANN, A. . Cultura escolar e estudo dos clássicos: uma relação profícua. Revista Ratio Integralis , v. 2, p. 358-373, 2022.
-
BARROS, P. B. ; JESUS, L. F. ; KOCHHANN, A. . Currículo e cultura escolar: ressonâncias na formação do homem autônomo. In: KOCHHANN, Andréa; SILVA, Maria Eneida da; LIMA, Jades Daniel Nogalha de. (Org.). Educação, formação e trabalho docente: perspectivas em debate. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2024, v. , p. 145-155.
-
REIS, João Paulo Alves dos ; JESUS, L. F. ; KOCHHANN, A. . Democracia e participação política na educação escolar: conquistas e desafios. In: KOCHHANN, Andréa; LAPA JUNIOR, Luiz Gonzaga. (Org.). Educação e Educações: desafios e conquistas. 1ed.Goiânia: Kelps, 2022, v. , p. 117-130.
-
JESUS, L. F. . Educação em tempos de pandemia: perda do ser humano?. Pandemia e educação: para onde vamos?, Anápolis/GO, p. 3 - 28, 01 out. 2020.
-
JESUS, L. F. ; PAULO, P. O. ; FERREIRA, A. A. . Avaliação da aprendizagem sobre o Bioma Cerrado em três ambientes não formais. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), 2018, Pirenópolis/GO. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), 2018.
-
SANTOS, R. P. ; SANTOS, S. T. ; JESUS, L. F. . Um olhar docente sobre o ensino e aprendizagem da Matemática para alunos surdos na cidade de Caetité, Bahia. In: IV SIEP - Seminário Interdisciplinar em Ensino, Extensão e Pesquisa, 2017, Caetité, Bahia. IV SIEP - Seminário Interdisciplinar em Ensino, Extensão e Pesquisa, 2017.
-
SILVA, M. A. B. ; ARAÚJO, D. O. ; JESUS, L. F. . Uso da música como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. In: IX Encontro Paraibano de Eduação Matemática, 2016, Campina Grande. Anais IX EPBEM, 2016. v. 1.
-
JESUS, L. F. . Integração de mídias na prática pedagógica: um projeto de ação em Iuiú-BA. In: I Seminário Acadêmico Interdisciplinar e II Seminário Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Caetité-BA. Ensino, Pesquisa e Extensão: Experiências e Produção de Saberes na Universidade, 2013.
-
MUNIZ, R. J. ; RIBEIRO, M. S. S. ; JESUS, L. F. . A juventude e os perigos da Internet: um enfoque ao uso excessivo das redes sociais. In: XVII Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão ? Universidade e Comunidade: em busca da transformação social, 2016, Guanambi/BA. Anais da XVII Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão ? Universidade e Comunidade: em busca da transformação social, 2016.
-
JESUS, L. F. ; COSTA, Glauber Barros Alves ; JESUS, Maria Ercília Oliveira de ; SANTOS, Danilo Figueiredo dos ; SILVA, Rosicléia Jesus da . Um ensaio teórico sobre o Professor Reflexivo. In: III Seminário Interdisciplinar de Estágio Supervisionado, 2013, Caetité/BA. III Seminário Interdisciplinar de Estágio Supervisionado, 2013.
-
JESUS, L. F. ; GUIMARÃES, Ged . A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. In: 2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT) | 2024, 2024, Anápolis/GO. Anais do Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias, 2024.
-
BARROS, P. B. ; JESUS, L. F. . Educação Intercultural para inclusão na escola. In: 2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT) | 2024, 2024, Anápolis/GO. Anais do Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias, 2024.
-
JESUS, L. F. . Ensino de produção de texto em perspectiva dialógica. In: Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica, 2020, Batatais/SP. Anais XIII ENCIC - 2020. Batatais/SP: Claretiano, 2020. v. 13. p. 2-258.
-
JESUS, L. F. . Integração de mídias na prática pedagógica: um projeto de ação em Iuiú-BA. In: I Seminário Acadêmico Interdisciplinar e II Seminário Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Caetité-BA. I Seminário Acadêmico Interdisciplinar e II Seminário Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013.
-
JESUS, L. F. ; GUIMARÃES, Ged . A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JESUS, L. F. . Educação Intercultural para inclusão na escola. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JESUS, L. F. . Ensino de produção de texto em perspectiva dialógica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JESUS, L. F. . Ensino de Literatura no Ensino Médio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JESUS, L. F. . O papel da escola na formação do leitor. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JESUS, L. F. ; PAULO, P. O. ; FERREIRA, A. A. . Avaliação da aprendizagem sobre o Bioma Cerrado em três ambientes não formais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, S. A. ; SILVA, M. A. ; JESUS, L. F. . O papel do professor de Geografia frente aos desafios da carreira docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, R. J. ; RIBEIRO, M. S. S. ; JESUS, L. F. . A juventude e os perigos da Internet: um enfoque ao uso excessivo das redes sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JESUS, L. F. . Integração de mídias na prática pedagógica: um projeto de ação em Iuiú-BA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JESUS, L. F. ; COSTA, Glauber Barros Alves ; JESUS, M. E. O. ; SANTOS, Danilo Figueiredo dos ; SILVA, Rosicléia Jesus da . Um ensaio teórico sobre o Professor Reflexivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JESUS, L. F. . Integração de mídias na prática pedagógica: um projeto de ação em Iuiú-BA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
KOCHHANN, A. ; BARROS, P. B. ; JESUS, L. F. . Educação e Diversidade: do mítico ao real. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista Magazine - Edição).
JESUS, L. F. . Escrita Acadêmica e ABNT. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
JESUS, L. F. . Escrita Acadêmica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KOCHHANN, A. ; COSTA, D. M. ; JESUS, L. F. . Desafios para a educação em contexto pandêmico. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista Magazine - Edição).
JESUS, L. F. . Revista Plurais Virtual. 2021. (Editoração/Periódico).
KOCHHANN, A. ; OLIVEIRA, G. L. ; SILVA, Maria Eneida da ; FAGUNDES, V. ; JESUS, L. F. . Práticas de ensino: diálogos contemporâneos. 2021. (Revisão textual de Livro)).
JESUS, L. F. . O Lúdico na Matemática. 2008. .
JESUS, L. F. . Avaliação Escolar. 2007. .
JESUS, L. F. . Conte e Reconte. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
JESUS, L. F. . Vivência Pedagógica - Sala de aula: espaço de múltiplas linguagens. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
JESUS, L. F. . A Educação Especial vai à rua. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM QUESTÃO: uma análise de dificuldades e possibilidades na formação acadêmica e transformação social, Descrição: O tema é extensão universitária, delimitado em projetos de extensão desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade GEFOPI, durante a pandemia (2020-2022). Entre os projetos destacamos o Gestão educacional para espaço esportivo, Gestão acadêmica para mestrado e doutorado, Lives, Brinquedoteca no presidio, Revistas Pedagógicas. A extensão universitária tem sido foco de discussões, devido ao processo de curricularização como obrigatoriedade. A problemática: Quais as dificuldades e possibilidades na formação acadêmica e transformação social pelos projetos de extensão universitária realizadas pelo GEFOPI? O objetivo geral é apresentar as dificuldades e possibilidades na formação acadêmica e transformação social dos projetos de extensão universitária do GEFOPI. O método de pesquisa será o materialismo histórico-dialético, considerando as categorias da totalidade, contradição e mediação. A pesquisa será qualitativa, bibliográfica, documental e de estudo de caso. A base teórica será em Reis (1995, 1996), Gurgel (1996), Freire (2000), Kochhann (2019, 2021, 2022) e outros. O estudo de caso será com partícipes dos projetos de extensão do GEFOPI, efetivados em 2020, 2021 e 2022, com análise dos projetos de extensão do GEFOPI, as normativas institucionais, com observações participantes nas atividades realizadas com diário de bordo, questionários mistos elaborados na Plataforma google forms e aplicados via grupo do whatsapp e entrevistas semiestruturadas à alguns partícipes escolhidos por critérios elegidos a posteriori. Espera-se que os resultados dessa pesquisa fomentem a compreensão de como prO método de pesquisa será o materialismo histórico-dialético, considerando as categorias da totalidade, contradição e mediação. A pesquisa será qualitativa, bibliográfica, documental e de estudo de caso. A base teórica será em Reis (1995; 1996), Gurgel (1996), Freire (2000), Kochhann (2019; 2021; 2022) e outros. O estudo de caso será com partícipes dos projetos de extensão do GEFOPI, efetivados em 2020, 2021 e 2022, com análise dos projetos de extensão do GEFOPI, as normativas institucionais, com observações participantes nas atividades realizadas com diário de bordo, questionários mistos elaborados na Plataforma Google Forms e aplicados via grupo do WhatsApp e entrevistas semiestruturadas a alguns partícipes escolhidos por critérios elegidos a posteriori. Espera-se que os resultados dessa pesquisa fomentem a compreensão de como projetos de extensão contribuem para a formação acadêmica e transformação social, apesar de limites existentes, fortalecendo o movimento de sua inserção curricular.ojetos de extensão contribuem para a formação acadêmica e transformação social, apesar de limites existentes, fortalecendo o movimento de sua inserção curricular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Leandro Ferreira de Jesus - Integrante / Andréa Kochhann - Coordenador / Andrei Pereira de Castro - Integrante / Jades Daniel Nogalha de Lima - Integrante / Camila da Silva Oliveira Monteiro - Integrante / Amauri Santos de Souza - Integrante / Andrea Pereira de Oliveira Alves - Integrante.
-
2020 - 2022
A FORMAÇÃO DO HOMEM AUTÔNOMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, Descrição: Este projeto de pesquisa põe em questão a formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. Para isso, interroga-se: Qual a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo? Assim, essa pesquisa visa Analisar a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo. No que se refere aos pressupostos teórico-metodológicos, essa investigação se insere no âmbito da Filosofia da Educação, adotando como procedimento a pesquisa bibliográfica com base nos fundamentos da abordagem qualitativa. Pretende-se realizar a pesquisa em fontes bibliográficas e on-line, procedendo-se à análise, à interpretação, à síntese e à crítica tendo em vista a questão central e o objetivo proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Ferreira de Jesus - Coordenador / Ged Guimarães - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Goiás, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. , Rodovia BR-153, Quadra Área, Km 99, Bloco III, 1º Piso, Fazenda Barreiro do Meio, 75132903 - Anápolis, GO - Brasil, Telefone: (62) 33281153
Experiência profissional
2011 - 2011
Escola Infantil Reino EncantadoVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico
2004 - 2004
Escola Infantil Reino EncantadoVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2011 - 02/2012
Direção e administração, Escola Infantil Reino Encantado.Cargo ou função, Coordenador Pedagógico da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais).
2017 - 2017
Centro Educacional Edivaldo BoaventuraVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Unidade Escolar, Carga horária: 40
2005 - 2016
Centro Educacional Edivaldo BoaventuraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
12/2012
Ensino,Disciplinas ministradas, Ensino Religioso, Filosofia, Língua Portuguesa
-
01/2005 - 12/2010
Direção e administração, Centro Educacional Edivaldo Boaventura.Cargo ou função, Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio.
-
02/2005 - 12/2008
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos - EJA (Curso Normal), Estágio Supervisionado (Curso Normal), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Curso Normal)
2009 - 2013
Colégio Estadual Luis Eduardo MagalhãesVínculo: REDA, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2009 - 02/2013
Ensino,Disciplinas ministradas, Filosofia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Redação, Sociologia
2011 - 2012
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZERVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico Ensino Fundamental I, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2011 - 02/2012
Direção e administração, Secretaria Municipal da Educação, Esporte, Cultura e Lazer.Cargo ou função, Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental (Anos Iniciais).
2012 - 2015
Instituto de Formação e Educação TeológicaVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Fundamentos Metodológicos e Prática do Ensino de Ciências, Metodologia do Trabalho Científico, Planejamento Educacional, Seminários Avançados IV
2013 - 2017
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Substituto/REDA, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2016
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, As Dimensões da Avaliação no Processo Educativo, Saberes Necessários à Docência
-
03/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação
-
03/2013
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado IV, Planejamento Educacional, Políticas Educacionais, Prática de Ensino de Geografia I
-
03/2013
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
03/2013
Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática da Matemática, Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Pesquisa II, Metodologia da Pesquisa III, Políticas Educacionais I, Políticas Educacionais II, Didática
-
03/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado I, Prática Pedagógica II
2017 - 2017
Escola Municipal Dona Angelina Pucci LimongiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrei aulas de Arte na Educação Infantil e Ciências no 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental.
2017 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Gestão Governamental, Carga horária: 40
Outras informações:
Lotado na Coordenação Institucional de Pesquisa | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP).
2021 - 2024
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações:
Professor Formador das seguintes disciplinas no Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEAR | UEG - Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade Estadual de Goiás: Metodologia Científica, Pesquisa e Prática - Trabalho de Curso I e Pesquisa e Prática - Trabalho de Curso II.
2018 - 2021
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância
Outras informações:
Tutor a Distância do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEAR | UEG - Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade Estadual de Goiás.
Atividades
-
09/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, GEFOPI.Linhas de pesquisa
-
03/2020
Pesquisa e desenvolvimento, CSEH - Nelson de Abreu Júnior.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leandro Ferreira de Jesus e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?