Adriana Cristina de Oliveira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado pela New York University (2008), Estados Unidos. Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas. Orientador em nível de Mestrado e Doutorado. Vice-Diretor da Escola de Enfermagem pró-tempore (2010). Coordenador do Colegiado de Pós-Graduação EE-UFMG (2006-2008-2017-2018) e sub-coordenador (2011-2013). Membro do Comitê Assessor em Ciências da Saúde da UFMG (2011-2013). Membro da Câmara de Assessoramento de Ciências da Saúde (CDS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), (2010-2012). Coordenador da Câmara de Assessoramento de Ciências da Saúde (CDS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), (2012-2014). Coordenador da Comissão de Julgamento Chamada FAPEMIG, Programa Pesquisador Mineiro (PPM), (2013- ). Membro da Comissão Nacional de Avaliação dos Programas de Pós-graduação da CAPES na área de Enfermagem (2007-2009 - 2013-2016). Membro do Comitê de Assessoramento da Área da Enfermagem no Julgamento do Edital 06/2019 - Produtividade em Pesquisa - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, 2019. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Boas Práticas de Processamento de Produtos para a Saúde - Revisão da RE 2606/2006 e RDC n 15/2012 da Gerência de Regulamentação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde - GRECS na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA - 2018-atual) e da Comissão Nacional de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - CNCIRAS da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde - GVIMS-ANVISA-2012 - atual. Vice-Presidente da Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecção (AMECI) - 2012-2014. Diretor Científico da Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecção (AMECI) - 2014-2016-2016-2018. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Epidemiologia e Controle de Infecções (ABIH) - 2016-2018. Consultor ad-hoc de diversas revistas nacionais e internacionais como a Infection Control and Hospital Epidemiology, American Journal of Infection Control, dentre outras. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS/CNPq). Desenvolve pesquisas na área de Saúde Pública, com ênfase nos seguintes temas: Segurança do paciente e Desafios Globais da Organização Mundial de Saúde, Epidemiologia, Prevenção e Controle da Infecção relacionada ao cuidar em saúde; Resistência bacteriana; Uso da tecnologia na validação do re-processamento de produtos para saúde como indicadores das práticas do controle da infecção e de eventos adversos. "Parcerias internacionais ver em "Outras Informações Relevantes".

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2000 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: Infecção do sitio cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgia do aparelho digestivo: Uma proposta de predição de risco
Suely Itsuko Ciosak. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Infecção do Sitio Cirúrgico; Infecção em cirurgia ambulatorial; Vigilância pós-alta.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso / Especialidade: Infecção Hospitalar. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas / Especialidade: Métodos de Vigilância Epidemiologica. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Mestrado em Enfermagem

1998 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Controle de Egresso Cirúrgico- Impacto na incidência da Infecção de Sitio Cirúrgico em um Hospital Universitário,Ano de Obtenção: 1999
Dacle Vilma Carvalho.Palavras-chave: Infecção hospitalar; Tendencias; Infecção do Sitio Cirúrgico.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Saúde Mental

1994 - 1995

Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialização em Administração Hospitalar e dos Serviços de Saúde

1993 - 1994

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHO

Graduação em Enfermagem

1989 - 1992

Universidade Federal de Juiz de Fora

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2008 - 2009

Pós-Doutorado. , New York University, NYU, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Aspectos Cognitivos da Metodologia Survey - FAFICH. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia/Especialidade: Infecção Hospitalar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia das Infecções Hospitalares.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Oliveira, Adriana Cristina . VII Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde - Qualidade assistencial fundamentada na segurança do paciente, a se realizar no Centro de Convenções Dayrell Hotel, nos dias 16 e 17 de maio de 2019 à Rua Espírito Santo, 901 ? Centro, em Belo Horizonte ? MG.. 2019. (Outro).

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Dia Mundial da Higiene de Mãos. 2017. (Outro).

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Qualidade assistencial fundamentada na segurança do paciente. 2017. (Outro).

Oliveira, Adriana Cristina . VI Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde/CNPq- Qualidade assistencial fundamentada na segurança do paciente.. 2017. (Outro).

Oliveira, Adriana Cristina . I Congresso Mineiro de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecções. 2017. (Congresso).

OLIVEIRA, A. C. . Dia Mundial da Higienização das Mãos - Organização Mundial de Saúde - OMS. 2016. (Exposição).

OLIVEIRA, A. C. . V Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde Qualidade assistencial fundamentada na segurança do paciente. 2016. (Congresso).

OLIVEIRA, A. C. ; ARMOND, Guilherme Augusto . XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e o 1º Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde.. 2016. (Congresso).

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Reunião Cientifica do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde " Doença de Creutzfeldt-Jakob: conceitos, mitos e realidades". 2014. (Outro).

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Membro da Comissão Cientifica do XIV Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção. 2014. (Congresso).

Oliveira, Adriana Cristina de . XI SIMPÓSIO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE?. 2013. (Congresso).

OLIVEIRA, A. C. ; IV Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde - Qualidade Assistencial Fundamentada na Segurança do Paciente. 2012. (Congresso).

CLEMENTE, Wanessa Trindade ; OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. . 10º Simpósio de Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde . Hotel Ouro Minas, nos dias 26 e 27 de maio de 2011. 2011. (Congresso).

CLEMENTE, Wanessa Trindade ; ARMOND, Guilherme Augusto ; MARTINHO, Glaucia Helena ; OLIVEIRA, A. C. . Membro da Comissão Organizadora do 9º Simposio de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Saúde. 2009. (Outro).

OLIVEIRA, A. C. . Coordenador do III Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde Qualidade assistencial fundamentada na segurança do paciente. 2009. (Outro).

OLIVEIRA, A. C. . Comissão Coordenadora, 8-° Simpósio de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar "Gerenciamento de Risco e Avaliação de Processo e de Resultado?.. 2007. (Congresso).

OLIVEIRA, A. C. . Membro da Comissão Financeira, 7° Simpósio de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar. 2005. (Congresso).

OLIVEIRA, A. C. . Coordenador, II Simpósio Nacional - Processo de desinfecção e esterilização de materiais e artigos médico-hospitalares. 2004. (Congresso).

CARVALHO, Dacle Vilma ; BASTOS, A. ; COSTA, T.M.P ; CHIANCA, Tania Couto Machado ; Oliveira, Adriana Cristina . I Simpósio Nacional De Enfermagem Em Processo De Desinfecção E Esterilização: Novas Tendências Para O Próximo Milênio. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

14 Congresso de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização da SOBECCCC. Biofime ? O Inimigo Invisível. 2019. (Congresso).

I Fórum Mineiro de Pós-graduação em Enfermagem do Estado de de Minas Gerais.Impacto da produção da Pós-graduação e a inserção social. 2019. (Encontro).

Seminário 3M Medical?.Prevenção de ISC: o que mudou após 20anos de publicação do primeiro Guideline. 2019. (Seminário).

X Encontro Norte Nordeste de Enfermeiros em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. Diretrizes globais para o controle da infecção do sítio cirúrgico. 2019. (Congresso).

@ Sessão de Aprendizagem. Projeto Segurança do Paciente em Larga Escala. 2018. (Encontro).

11 Edição do Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde. Prevenção da infecção do Sítio Cirúrgico: uma incógnita não desvendada . 2018. (Congresso).

11 Edição do Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde. Procedimentos endoscópicos cada vez mais invasivos x micro-organismos multirresistentes. Como como realizar o processamento dos equipamentos?. 2018. (Congresso).

15ª Jornada Norte Nordeste de CC e CME.Prevenção da infecção em cirurgia: qual o gap na relação com a central de material esterilizado?. 2018. (Outra).

1 Simpósio sobre Processamento de Produtos para a Saúde e Segurança do Paciente.Limpeza de endoscópios: relacionando a evidência científica à prática clínica. 2018. (Simpósio).

3M Divisão de Prevenção de Infecção. 2018. (Outra).

5 Congresso Internacional de Prevenção de Infecção -INFECON.?Interface entre o centro de material e o centro cirúrgico: quais são os gaps para a prevenção de infecção do sítio cirúrgico?. 2018. (Seminário).

AORN Global Surgical Conference & Expo. Biofilm formation in surgical instruments by Staphylococcus. 2018. (Congresso).

Avanços em processamento de endoscópios: controvérsias e evidências.Avanços em processamento de endoscópios: controvérsias e evidências. 2018. (Seminário).

Avanços em processamento de endoscópios: controvérsias e evidências.Processamento de endoscópios: discutindo a realidade Brasil X França. 2018. (Seminário).

I Congresso Internacional do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, com o tema ?Qualidade, Segurança e Sustentabilidade na Atenção à Saúde. Estratégias de Sucesso na Implementação das Metas Internacionais de Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar. 2018. (Congresso).

I Simpósio de Segurança do Paciente: eventos adversos e incidentes.Infecção de sítio cirúrgico: qual gap para sua prevenção?. 2018. (Simpósio).

I Simpósio de Segurança do Paciente: eventos adversos e incidentes.Infecção do sitio cirúrgico: qual nosso papel na sua prevenção - Talk show. 2018. (Simpósio).

LAF Infection Prevention ASP 2018.Fórum de Especialistas da América Latina para a Prevenção de Infecção. 2018. (Encontro).

Processos de Trabalho em CME:Aprendendo com os Especialistas: Aquilo que você quer saber e não está nos livros. Avanços no processamento de endoscópios: controvérsias e evidências. 2018. (Congresso).

Processos de Trabalho em CME:Aprendendo com os Especialistas: Aquilo que você quer saber e não está nos livros. O que pensa ao órgão certificador e a academia frente aos aspectos da infecção hospitalar: estamos no caminho certo?. 2018. (Congresso).

Simpósio Avanços em processamento de endoscópios: controvérsias e evidências.Avanços no processamento de endoscópios: controvérsias e evidências. 2018. (Seminário).

Simposium 3M health Care Academy Prevención de Infecciones "gestion del riesgo, procesos y liderazgo". Cirugía segura; nuevas evidencias en prevencion ISQ. 2018. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e I Congresso Brasileiro de Controle de Infecção em Pediatria e Neonatologia. Roda Viva em Higiene de Mãos. 2018. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e I Congresso Brasileiro de Controle de Infecção em Pediatria e Neonatologia. Avanços no processamento de endoscópios: controvérsias e evidências. 2018. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e I Congresso Brasileiro de Controle de Infecção em Pediatria e Neonatologia. Infecções cirúrgicas: medidas preventivas centradas no paciente. 2018. (Congresso).

13 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização. Panorama Mundial do uso seguro de luvas cirúrgicas, com vistas ao controle de infecção. 2017. (Congresso).

13 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização. Limpeza de endoscópios: entre a pratica clinica e os novos guidelines. 2017. (Congresso).

13 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização. Cirurgia Segura: novos protocolos e evidências para a prevenção da infecção do sitio cirúrgico. 2017. (Congresso).

13 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Conferencista no Talk show limpeza de pele e do ambiente. 2017. (Congresso).

18 CONGRESSO MUNDIAL DE ESTERILIZAÇÃO WFHSS. Limpeza de materiais uma avaliação da efetividade. 2017. (Congresso).

2°CONALE - O Maior Congresso Nacional e Internacional de Limpeza e Esterilização do Brasil.. Limpeza de Endoscópios: Entre a Prática Clínica e a Evidência Científica. 2017. (Congresso).

3M Health care academy - Webnar.Evidência além dos bundles na prevenção da infecção de sítio cirúrgico. 2017. (Encontro).

Global Surgical Conference & Expo 2017. Evaluation of surgical glove integrity in a Brazilian Teaching Hospital. 2017. (Congresso).

I Congresso Mineiro de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecções. Avaliador das apresentações Oral de trabalhos selecionados. 2017. (Congresso).

I Congresso Mineiro de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecções. MESA REDONDA 3: SEGURANÇA DO PACIENTE. 2017. (Congresso).

IFIC 2017 - 17th Congress of the International Federation on Infection. Evidências do risco das falhas no processamento de materiais ? análise de publicações de eventos adversos e surtos relacionados às falhas na limpeza, esterilização e desinfecção de produtos para a saúde. 2017. (Congresso).

I Fórum 3M Hospitalar.- Acesso vascular, Centro Cirúrgico, Esterilização de Produtos para Saúde, Prevenção e tratamento de Feridas.. 2017. (Encontro).

II DEVICE REPROCESSING SUMMIT LATAM.Processamento de produtos para saude. 2017. (Simpósio).

I Simpósio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços em Saúde.O Financiamento da Pesquisa em Saúde e Enfermagem. 2017. (Encontro).

Mundo ASP.Limpeza de endoscópios: entre a prática clínica e a evidência científica. 2017. (Simpósio).

V Congresso Norte-Nordeste de Epidemiologia Hospitalar e Controle de Infecções. Antissepsia cirúrgica das mãos: fim da escovação?. 2017. (Congresso).

V Congresso Norte-Nordeste de Epidemiologia Hospitalar e Controle de Infecções. Evidências para prevenção de Infecções do Sítio Cirúrgico. 2017. (Congresso).

VIII Curso de Instrumentação e Sutura da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.Preparo cirúrgico da Pele, o que há de novo?. 2017. (Encontro).

XII SUL ENCONTRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO. INDICADORES DE PROCESSOS BUNDLE E OUTRAS ESTRETÉGIAS. 2017. (Congresso).

XII SUL ENCONTRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO. HIGIENE DE MÃOS - EXPERIÊNCIAS (MESA REDONDA: HIGIENE DE MÃOS - EXPERIÊNCIAS). 2017. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Enfermagem em Terapia Intensiva. Desafios do controle de infecção na unidade intensiva. 2016. (Congresso).

Dia mundial da Higienização das mãos - Hospital Felicio Rocho.Dia Mundial da Higiene de Mãos Programa Paciente pela Segurança do Paciente. 2016. (Encontro).

V Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde Qualidade assistencial fundamentada na segurança do paciente.Cirurgias seguras salvam vidas. Quais os desafios para implementação do checklist cirúrgico?. 2016. (Simpósio).

V Simpósio Qualidade Assistencial fundamentada na segurança do paciente.Quais os desafios para implementação do checklist cirúrgico?. 2016. (Simpósio).

V Simpósio Qualidade Assistencial fundamentada na segurança do paciente.Higiene de mãos: a distância entre as recomendações e o cotidiano do profissional de saúde. 2016. (Simpósio).

V Simpósio Qualidade Assistencial fundamentada na segurança do paciente.Qualidade assistencial fundamentada na segurança do paciente. Uma análise do cenário mundial. 2016. (Simpósio).

XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e 1 Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde. Contribuições e lacunas da pesquisa no Brasil e no mundo. 2016. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e 1 Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde. Membro comissão Organziadora. 2016. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e 1 Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde. Prevenção de infecção de sítio cirúrgico. 2016. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e 1 Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde. Challenges in reprocessing endoscopes: cleaning evaluation and risk of biofilm formation. 2016. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e 1 Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde. Particpante. 2016. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e 1 Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde. Cirurgia Segura. 2016. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e 1 Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde. Promoting hand hygiene and saving lives worldwide. 2016. (Congresso).

APIC?s 42nd Annual Conference. 2015. (Congresso).

INFECON - Congresso Internacional de Prevenção de Infecções de Sítio Cirúrgico tema central será Tema Central: Todos em Ação. Zero Infecção?. O estado da arte sobre o preparo cirúrgico das mãos?. 2015. (Congresso).

IV CONGRESSO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA ?SEGURANÇA DO PACIENTE?. Aspectos da Cirurgia Segura ? Preparo Cirúrgico das Mãos. 2015. (Congresso).

IV SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO- SINTEGRA da UFVJM..Elaboração de projeto de pesquisa para instituição de fomento e publicação de artigos científicos em revistas indexadas. 2015. (Simpósio).

Seminário da Pós-graduação PPGENF.Desafios da produção cientifica nacional e internacional. 2015. (Seminário).

Surgical Conference & Expo 2015 - Association of periOperative Registered Nurses (AORN). COMPLIANCE WITH GOOD PRACTICES FOR SURGICAL SITE INFECTION PREVENTION. 2015. (Congresso).

XI Sul Encontro de Controle de Infecção e VIII Encontro Gaúcho de Microbiologia Aplicada ao Controle de Infecção. Metodologias de adesão à higiene de mãos. 2015. (Congresso).

XI Sul Encontro de Controle de Infecção e VIII Encontro Gaúcho de Microbiologia Aplicada ao Controle de Infecção.. Infecção de sítio cirúrgico. 2015. (Congresso).

10. XIV Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar. Vigilância pós-alta das infecções cirúrgicas: sonho ou realidade?. 2014. (Congresso).

9 Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.Microbiologia aplicada à prática: limpeza, desinfecção e esterilização Dinâmica prática de higienização das mãos. 2014. (Simpósio).

9 Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.Segurança em Central de Material. 2014. (Simpósio).

Encontro de Cirurgia Segura.Importância do preparo cirúrgico de pele na prevenção de infecção de sítio cirúrgico. 2014. (Encontro).

Encontro de Cirurgia Segura.Importância do preparo cirúrgico de pele na prevenção de infecção de sítio cirúrgico. 2014. (Encontro).

Encontro de Cirurgia Segura.Importância do preparo cirúrgico de pele na prevenção de infecção de sítio cirúrgico. 2014. (Encontro).

Expert Panel para a America Latina - Peru, Honduras, México, Colombia, Guatemala.Preparação da pele cirurgica. 2014. (Encontro).

IDWeek 2014 - Advancing Science, improving care. 2014. (Congresso).

INFECON ? Congresso Internacional de Prevenção de Infecção. Cirurgia Segura: O que muda após a RDC n° 36?. 2014. (Congresso).

INFECON ? Congresso Internacional de Prevenção de Infecção. Cirurgia Segura: O que muda. Avaliador de trabalhos submetidos ao evento -. 2014. (Congresso).

Treinamento de equipe da 3M do Brasil.Preparo cirúrgico da pele. 2014. (Oficina).

XIV Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar. Cirurgia Segura, onde estamos? 1. Em relação ao controle de infecções? 2. Em relação ao controle de outros Eventos Adversos? Em relação à diminuição de mortalidade?. 2014. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar. Higienização de Mãos: Uma ação simples com questões complexas 1.Escolha do produto x eficácia 2. Estratégia Multimodal e Consumo de álcool para monitoramento de adesão 3. Como utilizar dados para gerar resultados?. 2014. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar. Discutindo Práticas em Controle de Infecção em Cirurgias: 1. Antissepsia cirúrgica waterless , como fazer? 2. Fios com antimicrobiano, tem evidência para prevenir ISC? 3. Triagem de bactéria resistente no pré-operatório, quais são as evidências?. 2014. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar. Clorexidine para prevenção de IRAS (Banho, Higiene oral, Assepsia de pele) 1. Lado A (Vantagens) 2. Lado B (Riscos). 2014. (Congresso).

2nd International Conference on Prevention & Infection Control trol. 2013. (Congresso).

Encontro de Lançamento do Indicador Super Rápido - 3M do Brasil.Potenciais impactos do indicador biológico super rápido para o controle de infecções. 2013. (Encontro).

INFECON - 2 Congresso Internacional de Prevenção de Infecção. Prevenção da infecção do sitio cirúrgico - do pré-operatório a alta do paciente. 2013. (Congresso).

VIII Fórum GRANDES TEMAS EM MICROBIOLOGIA: RESISTÊNCIA BACTERIANA: EMERGÊNCIA E PERSPECTIVAS. 2013. (Encontro).

XI SIMPÓSIO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE - COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG e ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÕES - 27 e 28 de setembro de 2013,. Miscelâneas da Atualidade. 2013. (Congresso).

XI SIMPÓSIO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE - COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG e ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÕESES.Infecção de Sítio Cirúrgico na ótica da Cirurgia Segura. 2013. (Simpósio).

1 Congresso Internacional de Prevenção de Infecção ? Infecon 2012. Antissepsia em cirurgia. 2012. (Congresso).

I Encontro de Cirurgia Segura - em busca das melhores práticas - INCA.Inovações na utilização de antissépticos no preparo cirurgico da pele. 2012. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Biofilmes repercussao clinica e evidencia cientifica. 2012. (Congresso).

Fifth Decennial International Conference on Healthcare - Associated Infections. 2010. (Congresso).

Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde. 2010. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Incidência das infecções hospitalares e sua relação com o índice de severidade clínica em pacientes de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário. 2010. (Congresso).

9ª edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização,. PRÁTICAS DE PREPARO DE MATERIAIS EM SALAS DE UTILIDADES. 2009. (Congresso).

9 Simpósio de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Saúde.?Conceitos e desafios em prevenção e controle de infecção hospitalar. 2009. (Simpósio).

9 Simpósio de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Saúde.Mesa Redonda: Reprocessamento de Materiais em Foco. 2009. (Simpósio).

Association for Professionals in Infection Control and Epidemiology - APIC: Anesthesia - related Hepatitis B & C Transmission. 2008. (Encontro).

Sterile U Network Seminar. 2008. (Seminário).

Surgical site Infections: Past evidence, Present realities, Future success. 2008. (Seminário).

8 Simpósio de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar.Gerenciamento de Risco e Avaliação de Processo e Resultado. 2007. (Simpósio).

Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Perfil de pacientes portadores de microrganismos resistentes em uma Unidade de Pronto atendimento de um Hospital Universitário. 2007. (Congresso).

I Encontro Nacional de Pós-graduação em Medicina e Saúde. 2007. (Encontro).

XVI Semana de Iniciação Cientifica/PRPq- XI Semana de Graduação/PRPGRAD- X Encontro de Extensao/PROEX- UFMG..ACIDENTE DE TRABALHO ENTRE A EQUIPE ASSISTENCIAL MULTIPROFISSIONAL: Uma Avaliação da Subnotificação.. 2007. (Encontro).

58 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Periodo: 05 a 10/11/2006. Salvador. Bahia. 2006. (Congresso).

IV Fórum de Pesquisa em Enfermagem. 2006. (Simpósio).

Seminario de Pesquisa: Indicadores das Práticas de Controle de Infecção Hospitalar, 17 e 18 de agosto. 2006. (Seminário).

Simpósio Internacional sobre Reuso de Produtos de Uso Unico na área de saúde. Brasilia, 25 e 26 de maio. 2006. (Simpósio).

VI Congresso Pan-Americano - X Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. 09 a 14 de setembro. Resistência Bacteriana em Unidade de Terapia Intensiva. 2006. (Congresso).

III Congresso Mineiro de Epidemiologia. Periodo: 22 a 26 de outubro.. 2005. (Congresso).

VII Simposio de Prevenção e Controle da Infecção Hospitala; Tema Central: Qualidade no Controle de infecção: Comno Fazer? Coordenador da Comissão Cientifica.Coordenador da Comissão Cientifica. 2005. (Simpósio).

VII Simposio de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar. Tema Central: Qualidade no Controle de Infecção; Como fazer? Coordenador do VII Simposio de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar..Coordenador do VII Simposio de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar. Tema Central: Qualidade no Controle de infecção. Como fazer?. 2005. (Simpósio).

VII Simposio de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar. Tema Central: Qualidade no Controle de infecção: Como Fazer? Coordenador da Mesa-redonda: Estrategias para avaliação e prevenção de Risco Ocupacional.Coordenador da Mesa-redonda: Estrategias para avaliação e prevenção de Risco Ocupacional. 2005. (Simpósio).

II Simpósio Nacional em Processos de Desinfecção e Esterilização de materiais de uso único..II Simpósio Nacional em Processos de Desinfecção e Esterilização de materiais de uso único.. 2004. (Simpósio).

II Simposio Nacional em Processos de Desinfecção e Esterilização de materiais e artigos médico-hosptalares. Tema Central: a problematica do reprocessamento de materiais de uso unico frente a realidade nacional e internacional: situação atual e perspectiv.Coordenador do Evento: II Simposio Nacional em Processos de Desinfecção e Esterilização de materiais e artigos médico-hospitalares. Tema Central: a problematica do reprocessamento de materiais de uso unico frente a realidade nacional e internacional.. 2004. (Simpósio).

IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar. 31/08 a 03/09.. 2004. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar.. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar. 02 a 06 de Setembro de 2004, Salvador, Bahia;. 2004. (Congresso).

Simpósio: Avanços na polêmica da reutilização de artigos de uso único..Simpósio: Avanços na polêmica da reutilização de artigos de uso único.. 2003. (Seminário).

Simposio Internacional de Controle de Infecção em Odontologia.Simposio Internacional de Controle de Infecção em Odontologia.. 2003. (Simpósio).

VI Simpósio de prevenção e controle da infecção hospitalar.VI Simpósio de prevenção e controle da infecção hospitalar. 2003. (Simpósio).

VI Simpósio de prevenção e controle da infecção hospitalar..VI Simpósio de prevenção e controle da infecção hospitalar.. 2003. (Seminário).

"VIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. VIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. 2002. (Congresso).

V Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares.V Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares. 2002. (Simpósio).

V Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares.V Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares. 2002. (Simpósio).

IV Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares.IV Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares. 2001. (Simpósio).

VII Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar. VII Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar III Congresso Pan-americano VII Congresso Brasileiro I Congresso de Odontologia de Minas Gerais. 2000. (Congresso).

2 Seminário de Engenharia Hospitalar.2 Seminário de Engenharia Hospitalar. 2000. (Seminário).

4th Deccennial Conference of Centers for Disease Control and Preventon. 4th Deccennial Conference of Centers for Disease Control and Preventon. 2000. (Congresso).

II Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares.III Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções. 2000. (Simpósio).

V Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e Congresso Panamericano de Controle de Infecção Hospitalar e I Congresso Brasileiro de Odontologia e Controle de Infecção. V Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e Congresso Panamericano de Controle de Infecção Hospitalar e I Congresso Brasileiro de Odontologia e Controle de Infecção. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isadora Braga Calegari

BARBOSA, M. H.;OLIVEIRA, ADRIANA. Adesão às medidas para prevenção de infecção do sítio cirúrgico no peri operatório. 2020. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Fernanda Lopes de Araújo

CORREIA, A. R.; MANZO, B.;Oliveira, Adriana Cristina. CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PACIENTE OU ACOMPANHANTE SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Susiane Sucasas Frison

BORGES, E. L.;CHIANCA, Tania Couto MachadoOliveira, Adriana Cristina. Biofilme e suas características em úlceras varicosas. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Raquel Soares

BORGES, E. L.;CHIANCA, Tania Couto MachadoOliveira, Adriana Cristina. A utilização de coberturas oclusivas: o impacto sobre a cicatrização de feridas excisionais em camundongos. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jean Alves Bulcão

MATTIA, A. L.; SIMINO, G. P. R.; BARBOSA, M. H.;Oliveira, Adriana Cristina. Eventos adversos em pacientes portadores de cateter venoso central. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Prince Daiane Felizardo Silva Nascimento

MATIA, A. L.;Oliveira, Adriana Cristina; BARBOSA, M. H.. Análise das complicações de pacientes idosos no período do pós-operatório até a alta hospitalar. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: FERNANDA DE OLIVEIRA ANDRADE

POVEDA, V. B.;TURRINE, Ruth; GALVAO, C.;Oliveira, Adriana Cristina. Infecção do sítio cirúrgico e o uso de toalhas impregnadas com gluconato de chorexidina 2% no pré-operatório da pele: ensaio clínico randomizado - estudo piloto.. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Erica Patricia Souza Caetano

Oliveira, Adriana Cristina; MATIA, A. L.; BARBOSA, M. H.. Associação do risco para lesões do posicionamento cirúrgico com as complicações da posição supina. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jéssica Karine Távora de Sousa

GONCALVES, S.;Oliveira, Adriana Cristina. AVALIAÇÃO IN VITRO DA FORMAÇÃO DE BIOFILME DE Klebsiella pneumoniae EM CATETERES IMPREGNADOS COM SUBSTÂNCIAS COM ATIVIDADE ANTIMICROBIANA. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Taysa de Fátima Garcia

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA; CORREIA, A. R.;GARBACCIO, J. L.. Índice autorreferido pela equipe de cirurgia ortopédica sobre as recomendações e diretrizes internacionais e nacionais para a prevenção de infecção do sítio cirúrgico. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nelma de Jesus Braz

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA; CORREIA, A. R.; QUISPE, Y. Y.;GARBACCIO, J. L.. Fatores determinantes da infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias de revascularização do miocárdio e de implantes de válvulas cardíacas. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alanna Gomes da Silva

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA; MANZO, B.;Nobre-Junior, V AGARBACCIO, J. L.. Competências da equipe multiprofissional para as medidas de prevenção da infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Camila Adriana Barbosa Costa

MANZO, B.; CORREIA, A. R.;DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA. Bundle de cateter venoso central: conhecimento e comportamento dos profissionais de saúde da unidade de terapia intensiva adulto de um hospital de grande porte. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana de Jesus Vaz Trindade

GONCALVES, S.;DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA; DUTRA, C.. Análise da dinâmica de implantação e formação de biofilme por Staphylococcus aureus e Acinetobacter baumannii em pinças cirúrgicas e avaliação da carga microbiana após limpeza do instrumental por método de limpeza automatizado.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jeena Louhanna Umbelina Spagnoli

Tipple, AFVDE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA; SOUZA, A. C. S. E.. Higiene das mãos na formação de concluintes da graduação em Enfermagem: conhecimento, habilidade e atitude. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Gabrielle Meriche Galvão Bento da Silva Guatura

POVEDA, V. B.;TURRINE, RuthOliveira, Adriana Cristina. Vigilancia pós-alta em infecção de sítio cirúrgico: criação e validação de um instrumento. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ramon Antônio Oliveira

POVEDA, V. B.;TURRINE, RuthOliveira, Adriana Cristina. Fatores de risco para ISC em transplante de figado: coorte histórica. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem na Saúde do Adulto) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliane Raimunda de Oliveira Tostes

Oliveira, Adriana Cristina. ?Gerenciamento de Riscos no Centro Cirúrgico: Atuação na Óptica da Equipe Multiprofissional?. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eliane Raimunda de Oliveira Tostes

Oliveira, Adriana Cristina. ?Gerenciamento de Riscos no Centro Cirúrgico: Atuação na Óptica da Equipe Multiprofissional?. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fiama Chagas Nunes

Oliveira, Adriana Cristina; MATIA, A. L.; BARBOSA, M. H.. Oxigenoterapia relacionada à Escala de Aldrete e Kroulik e Sinais Vitais em pacientes em período de recuperação anestésica: Ensaio Clínico Randomizado. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nathália Haib Costa Pereira

MATIA, A. L.;Oliveira, Adriana Cristina; BARBOSA, M. H.. Complicações pós-operatórias relacionadas à hipotermia intraoperatória. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cintia Machado Dutra

Canini, S. ROliveira, Adriana Cristina. Condutas adotadas por profissionais do atendimento pré-hospitalar vítimas de acidente ocupacional com material biológico em uma cidade do triângulo mineiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Aluno: Priscilla Santos Ferreira Ream

Tipple, AFVOliveira, Adriana Cristina; SOUZA, A. C. S. E.. Epidemiologia dos acidentes com material biológico entre trabalhadores da limpeza e conservação de Serviços de Saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Thais de Arvelos Salgado

Tipple, AFVOliveira, Adriana Cristina; TELES, S. A.. Acidentes com material biológico entre pessoas sem formação na área da saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Aline Bárbara Pereira Costa

FERREIRA, A. V. M.;Oliveira, Adriana Cristina. Associação do consumo alimentar e composição corporal com a gravidade de migrânea, antes e após intervenção nutricional. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: PALMIANE DE REZENDE RAMIM BORGES

BEDENDO, J.;Oliveira, Adriana Cristina. Prevalência de infecção em pacientes com cateter provisório para hemodiálise em um hospital do norte do Paraná. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Camila Sarmento Gama

Oliveira, Adriana Cristina; MATIA, A. L.; PERCOPE, M. A.. AVALIAÇÃO DA ADESÃO A MEDIDAS PARA A PREVENÇÃO DE INFECÇÕES DO SÍTIO CIRÚRGICO E INTEGRIDADE DAS LUVAS CIRÚRGICAS ESTÉREIS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ivone Mussel

Oliveira, Adriana CristinaTipple, AFVCanini, S. R. ARMAZENAMENTO DOS PRODUTOS PARA SAÚDE ESTÉREIS NO CENTRO DE ESTERILIZAÇÃO E UNIDADES ASSISTENCIAIS DE HOSPITAIS DE GRANDE PORTE DE BELO HORIZONTE. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Dayane de Melo Costa

Palos, M.A.PTipple, AFVSeverino, M.OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Trabalhadores de um hospital oncológico colonizados por Staphylococcus sp. resistentes a meticilina: aspectos microbiológicos e epidemiológicos. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Hanna Beatriz Bacelar Tibães

ROCHA, Adelaide de MattiaOliveira, Adriana CristinaREZENDE, Edna Maria. Análise dos dados referentes aos acidentes de trabalho por exposição a material biológico com contaminação por hepatites virais. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabela Mie Takeshita

ROCHA, Adelaide de Mattia; MATIA, A. L.; TORRES, H. C.;Oliveira, Adriana Cristina de. Análise dos acidentes de trabalho fatais inseridos no sistema de informação de agravos de notificação (SINAN) ocorridos em Belo Horizonte, MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Emília Lúcio Duarte

ROCHA, Adelaide de MattiaOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Acidentes de trabalho - análise de acidentes causados por meio de transporte motocicleta em uma capital brasileira. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelo alessandro Rigotti

Andrade, DEvandro WatanabeLeila M M AlvesOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Segurança no Preparo de injetáveis e a eficácia da desinfecção de ampolas na veiculação de bacterias multiresistentes. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Aluno: Julio Cesar Ribeiro

Santos, CBOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Hipotermia intra-operatória como fator predisponente à infecção do sítio cirúrgico em cirurgias ortopédicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Allana dos Reis Correa

CARVALHO, Dacle VilmaOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Incorporação do desfibrilador externo automatico no serviço de atendiemtno móvel de urgência de Belo Horizonte - Resultados preliminares. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Roberta Lopes Simões

ROCHA, Adelaide de MattiaOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Análise do absenteismo-doença dos trabalhadores rurais de uma empresa florestal em Minas Gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: DANIELA MASCARENHAS

OLIVEIRA, A. C.CARVALHO, Dacle VilmaBRITO, Maria Jose MMELÉNDEZ, Jorge Gustavo VelásquezOLIVEIRA, Andrea Gazzinelli Corrêa de. PRECAUÇÕES DE CONTATO:UMA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA. 2008.

Aluno: Ledna Bettcher

Gir, E.Severino, M.OLIVEIRA, A. C.. Perfil do paciente portador de Enterococcus resistente a vancomicina em um hospital público de Belo Horizonte. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MARIA HENRIQUETA ROCHA SIQUEIRA PAIVA

OLIVEIRA, A. C.CARVALHO, Dacle VilmaCIOSAK, Suely Itsuko. ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR PÚBLICO DE BELO HORIZONTE: Uma análise da adoção às medidas de precaução pela equipe multiprofissional. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Aparecida Morais

CARVALHO, Dacle VilmaTimerman, SérgioOLIVEIRA, A. C.. Parada cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar: ocorrências atendidas pelo serviço de atendimento móvel de Urgência de Belo Horizonte.. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jacqueline de Almeida Gonçalves

OLIVEIRA, A. C.Lopes, Aline Cristine SouzaROCHA, Adelaide de MattiaCARVALHO, Dacle VilmaCaldeira, Rogerio Vieira. ACIDENTE DE TRABALHO ENTRE A EQUIPE ASSISTENCIAL MULTIPROFISSIONAL:. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

OLIVEIRA, Andrea Gazzinelli Corrêa deMELÉNDEZ, Jorge Gustavo VelásquezREZENDE, Edna MariaOLIVEIRA, A. C.CARVALHO, Dacle Vilma. A influência dos fatores socio-econômicos sobre a esquistossomose mansoni em uma área endemica de Minas Gerais. Membro suplente. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Valéria Nhome Meireles Marinho

MELÉNDEZ, Jorge Gustavo VelásquezRIBEIRO, Antonio Luiz PinhoCARVALHO, Dacle VilmaLIMA, Mercia de PaulaOLIVEIRA, A. C.. Diferenças de pressão arterial vigilia sono e sua associação com a medida da obesidade abdminal em hipertensos. Portaria 047/2006. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Luiza Barbosa Peixoto

OLIVEIRA, Andrea Gazzinelli Corrêa deCARVALHO, Dacle VilmaMELÉNDEZ, Jorge Gustavo VelásquezREZENDE, Edna MariaOLIVEIRA, A. C.. Avaliação da qualidade do infectômetro como instrumento de identificação de surtos de infecção hospitalar. Membro Suplente.. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alessandra Cassia Nunes da Silva

LANA, Francisco Carlos FelixOLIVEIRA, A. C.CARVALHO, Dacle VilmaREZENDE, Edna Maria. Estudo epidemiológico das infecções hospitalares em pacientes idosos em um Centro de Terapia Intensiva. Membro Titular. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Maria Pinheiro Gonçalves

OLIVEIRA, A. C.CARVALHO, Dacle VilmaCHIANCA, Tania Couto Machado. Perfil diagnóstico de Enfermagem admissional de pacientes com sindrome coronariana aguda. Membro Suplente. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aminadab Rodrigues Rodarte

CARVALHO, Dacle VilmaOLIVEIRA, A. C.. A saúde mental em individuos envolvidos no acidente com césio 137 em Goiânia. Membro Suplente. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariusa Gomes Borges Primo

Tipple, AFVOliveira, Adriana Cristina; LUCIANO, C. C.. PROCESSAMENTO DE GASTROSCÓPIOS FLEXÍVEIS: AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE E PRESENÇA DE BIOFILME EM CANAIS EM USO NA PRÁTICA CLÍNICA. 2020. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ana Elisa Ricci Lopes

Canini, S. ROliveira, Adriana Cristina. Comparação da toelrancia e aceitabilidade de cirugiões à aplicação de solução alcoolica versus aplicação de antissepticos degermantes par ao preparo ciúrgico das mãos: um ensaio clínico pareado. 2019. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Christiane Moreira Souza

BRUNINI, S.;OLIVEIRA, ADRIANA. Estudo epidemiológico sobre imunogenicidade da vacina contra hepatite B em esquemas alternativos.. 2019. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Débora Silva de Mello

PADOVEZE, M. C.;Oliveira, Adriana Cristina. Desenvolvimento de um protocolo para a validação de dados do sistema de vigilância das infecções do sitio cirúrgico no Estado de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula Batista Luize

Canini, S. ROliveira, Adriana Cristina. Avaliação da integridade de luvas cirúrgicas em um hospital oncológico do interior paulista. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gislaine Cristhina Bellusse

GALVAO, C.; POVEDA, V. B.;DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA. Efeito da hiperglicemia sobre a inicidência de infeccão de sítio cirúrgico em cirurgias abdominais: estudo de coorte. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lisbeth Lima Hansen

GRAZIANO, K. U.; PADOVEZE, M. C.;Tipple, AFVDE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA. Análise das inconformidades do Centro de Material e Esterilização com base na RDC ANVISA n. 15/201 para julgamento da gravidade validada por especialistas. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dayane de Melo Costa

VICKERY, K.;DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINATipple, AFV. Maintaining patient safety: Surgical instruments and environment surface care. 2017. Tese (Doutorado em Faculty of Medicine and Health Sciences) - Macquaire University.

Aluno: Caroline Lopes Ciofi Silva

GRAZIANO, K. U.; PADOVEZE, M. C.;Oliveira, Adriana Cristina. Recuperação de norovirus no piso e no ar após diferentes protocolos de descontaminação. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dayane de Melo Costa

Tipple, AFVEvandro WatanabeOliveira, Adriana Cristina. PRÁTICAS INSEGURAS NO PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE CIRÚRGICOS ORTOPÉDICOS EM AÇO INOXIDÁVEL, ADQUIRIDOS EM SISTEMA DE CONSIGNAÇÃO/COMODATO. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Zilah Cândida Pereira das Neves

Tipple, AFVOLIVEIRA, ADRIANA C.Severino, M.; SOUZA, A. C. S. E.; TELES, S. A.. Acidentes ocupacionais com material biológico entre trabalhadores de serviços de saúde na região metropolitana de Goiania-GO. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Giselle Pinheiro Lima Aires Gomes

SOUZA, A. C. S. E.;OLIVEIRA, ADRIANA C.Tipple, AFVSeverino, M.; TELES, S. A.. Reanimador manual: quando trocar após múltiplos usos no mesmo paciente. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Camila Quartim de Moraes Bruna

GRAZIANO, K. U.; PADOVEZE, M. C.;TURRINE, Ruth; MESIANO, R. B.;OLIVEIRA, A. C.. O impacto do uso de diferentes tipos de luvas e das mãos nuas na inspeção e preparo do instrumental cirúrgico limpo. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Debora Cristina Ignácio Alves

TURRINE, RuthLACERDA, R. A.; PADOVEZE, M. C.; BARBOSA, D.;Oliveira, Adriana Cristina. Programas de Prevenção e controle de infecções relacionadas com assistência à saúde: diagnóstico da situação dos hospitais do Estado do Paraná. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR

FRANCESCHINNI, S.; PRIORE, S. E.;OLIVEIRA, A. C.. Condições de nascimento e alterações no leucograma na adolescência: interação com o estado nutricional, composição corporal e riscos cardiovasculares. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Fernanda Maria Vieira Pereira

Gir, E.Canini, S. ROliveira, Adriana Cristina. Adaptação cultural e validação da compliance with standart precautions scale (CSPS) para enfermeiros brasilierros. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida Braga

COUTO, R. C.;Oliveira, Adriana Cristina; ANTUNES, C. M. F.. Influência das infecções relacionadas a asistencia no tempo de permanencia e na mortalidade hospitalar utilziando a classficação do diagnosis related groups como ajuste de risco clinico. 2015. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flávia Casasanta Marini

CABRAL, A. C. V.; SILVA FILHO, H. C.; LEITE, H. V.;Oliveira, Adriana Cristina; LAGE, E. M.. Estudo dos fatores relacionados à pontuação na Escala de Depressão pós-parto de Edimburgo (EPDS). 2014. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Allana dos Reis Correa

CARVALHO, Dacle VilmaOliveira, Adriana CristinaNobre-Junior, V A; GUIMARAES, H. P.; DALRI, M. C. B.. Parada Cardíaca extra-hospitalar:resultados dos atendimentos realizados pelo serviço de atendimento móvel de urgência de Belo Horizonte de 2006 a 2010. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Danielle Bezerra Cabral

ANDRADE, D.;Evandro Watanabe; FERREIRA, A. M.; RAZABONI, A. M.; HERMAN, P. R. S.;OLIVEIRA, ADRIANA C.. Membro Suplente da Tese de Doutorado da aluna Danielle Bezerra Cabral " Atividade antimicrobiana e antibiofilme de antissépticos bucais e oléo de melaleuca sobre Candida spp. com aplicabilidade em tubos traqueais.. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Aparecida Vilas Boas

FREITAS, M. I. P.;Tipple, AFVOLIVEIRA, A. C.. Carga microbiana dos trocartes de laparoscopia ginecologica e as possíveis fontes de contaminação e repercussão clínica. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael Queiroz de Souza

GRAZIANO, K. U.;OLIVEIRA, A. C.. Avaliação in vitro da citotoxicidade de instrumentos cirúrgicos enxaguados com diferentes qualidades de água. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde d) - Revista da Escola de Enfermagem da USP.

Aluno: Maria Verônica Ferrareze Ferreira

Andrade, DOliveira, Adriana Cristina. Curativo do cateter venoso central: subsídios para o ensino e a assistência de enfermagem. Membro Suplente.. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiza Tayar Facchin

Canini, S. RGir, E.Tipple, AFVOliveira, Adriana Cristina. Subnotificação de acidentes com material biológico pela equipe de enfermagem: um estudo de caso-controle. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Ladeira Garbaccio

Oliveira, Adriana CristinaTipple, AFVCanini, S. RGir, E.Leonardo de Souza Vasconcellos. CONHECIMENTO E ADESÃO ÀS MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA ENTRE MANICURES E PEDICURES. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Aparecida Morais

CARVALHO, Dacle VilmaTimerman, SérgioOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Fatores determinantes da alta hospitalar com vida de pessoas que receberam ressuscitação cardiopulmonar em ambiente pré-hospitalar. 2012. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patricia Helena Vivan Ribeiro

Gir, E.Brevidelli, MMTipple, AFVSantos, CBOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Adaptação e validação de um instrumento para verificação de fatore associados à adesão às pecauções-padrão entre cirrugiões-dentistas que atuam na rede básica de saúde. 2011. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adriana Maria da Silva

Gir, E.OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Fatores individuais, laborais e organizacionais associados à adesão às precauções-padrão de profissionais de enfermagem em uma instituição privada. 2011 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula Gonçalves Bicalho

MELÉNDEZ, Jorge Gustavo VelásquezCaiaffa, WTFlorindo, AAGonçalves, LGOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Níveis de atividade física e fatores associados em populações de área rural de Minas Gerais. 2010. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Julia Marcia Maluf Lopes

GOULART, Eugenio MarcosOLIVEIRA, A. C.TURRINE, Ruth. Fatores prognósticos da mortalidade relacionada a infecção hospitalar em pacientes pediatricos. Membro suplente. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Aparecida Martins

GOULART, Eugenio MarcosOLIVEIRA, A. C.GRINBAUM, Renato Satovisk. Vigilancia e fatores de risco para infecção do sitio cirúrgico em crianças e adolescentes. Membro Suplente. 2003. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maristela Oliveira Lara

MACHADO, C. J.Oliveira, Adriana Cristina. Detecção de infecções relacionadas à assistência à saúde. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Molecular) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maira Marques Ribeiro

GRAZIANO, K. U.;OLIVEIRA, A. C.. Avaliação da eficácia da limpeza manual e automatizada dos canais endoscópicos gastrointestinais com água e detergente sob pressão em substituição aos adaptadores e à fricção direta das superfícies dos canais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde d) - Revista da Escola de Enfermagem da USP.

Aluno: Allana dos Reis Correa

CARVALHO, Dacle VilmaOliveira, Adriana Cristina. Parada cardíaca em ambiente não hospitalar: impacto do uso do desfibrilador externo automático no retorno da circulação espontânea. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Quesia Damaceno

Oliveira, Adriana Cristina; GONCALVES, S.; PIGNATARI, A. C.. Aspectos epidemiológicos relacionados à colonização de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mara Rúbia Maciel Cardoso do Prado

FRANCESCHINNI, S.;Oliveira, Adriana Cristina. Prevalência de Deficiência de Vitamina D em Crianças menores de 6 meses e suas mães no Município de Viçosa-MG: Um Estudo de Coo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Daniela Aparecida Morais

CARVALHO, Dacle VilmaOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.Timerman, Sérgio. Resultados de ressuscitação cardiopulmonar em ambiente pré-hospitalar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flávia Falce Ercole

CARNEIRO, MariângelaOLIVEIRA, A. C.. Predição de risco de infecção cirúrgica em procedimentos ortopédicos: um estudo multicêntrico em hospitais de Belo Horizonte. Membro Titular. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eliane Raimunda de Oliveira Tostes

Oliveira, Adriana Cristina. Gerenciamento de riscos no centro cirúrgico: atuação na óptica da equipe multiprofissional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: GABRIELA DE CASTRO PRADO

Oliveira, Adriana Cristina. Prevalência das hepatites B e C e o nível de conhecimento das normas de biossegurança em profissionais de manicure/pedicuro dos salões de beleza de Maringá, Paraná. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Alexandre Duarte Toledo

OLIVEIRA, A. C.ROCHA, Adelaide de Mattia. Subnotificação de acidentes de trabalho com materiais pérfuro-cortantes entre a equipe assistencial multiprofissional de uma unidade de emergência de um hospital público de Belo Horizonte. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Hospitalar) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Lara Franco da Cunha Avellar

SOARES, Sonia Maria;OLIVEIRA, A. C.MATOS, Selme Silqueira de. Proposta de implantação do Programa de Controle e Prevenção de Infecção e Eventos Adversos na unidade de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Santo Antonio, Curvelo, MG. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Hospitalar) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Breno Lopes Maciel

MATIA, A. L.;ROCHA, Adelaide de MattiaOLIVEIRA, ADRIANA C.. Saturação periférica de oxigênio relacionada a oxigenoterapia em pacientes en período de recuperação pós-anestesica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da banca examinadora do Concurso de Seleção de Candidatos ao Mestrado Programa para 2018. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

Oliveira, Adriana Cristina. Membro Titular da Banca Examinadora da Seleção 2018 de Mestrado Outras Areas. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina. Concurso para Professor Adjunto. 2016. Universidade Federal de São Paulo.

Oliveira, Adriana Cristina. Membro titular da banca de avaliação de memorial Portaria 90/2016. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

Oliveira, Adriana Cristina; COSTA, A. S. S. M.; ALMEIDA, V.. Banca de Seleção para Professor Substituto, Edital n 523 de 04/09/2013, publicado no Diário Oficial da União em 05/09/2013, área de conhecimento ?Administração em Saúde?, do Departamento de Enfermagem Aplicada. Portaria N 123/2013. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

Gir, E.Severino, M.OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Suplente da Banca de Doutorado da aluna Silmara Elaine M. Toffano. Oficio CPG Interuniddes em Enfermagem 008/11. 2011. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Gir, E.Brevidelli, MMSantos, CBTipple, AFVOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Suplente da Banca de Doutorado da aluna Patricia Helena Vivian Ribeiro. Oficio CPG Interuniddes em Enfermagem 004/11. 2011. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.CHIANCA, Tania Couto Machado; MARQUES, Rita de Cassia;LANA, Francisco Carlos Felix. Membro Titular da Banca de Seleção ao Curso de Mestrado-2012 - Escola de Enfermagem- UFMG Presidente. 2011.

Simões e Silva, A. COLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.Romanelli, R. Membro Titular do processo seletivo ao curso de doutorado do Depto de Pediatria - Area Saúde da Criança e do Adolescente. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, Andrea Gazzinelli Corrêa dePENNA, C. M. M.BRITO, Maria Jose M. Membro Titular da Banca de Seleção para Doutorado na EE/UFMG - Fluxo Continuo I Portaria /2010 Turma 2010. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da Banca de Seleção de Concurso Publico Área/Subárea: Enfermagem/Habilidades em Enfermagem I e II/Tecnologia do Cuidado e Processo de Enfermagem - ( Edital de Concurso Público n 123/2010) - DOU n 88, de 11.05.2010). 2010. Universidade Federal de Viçosa.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da banca de concurso para professor adjunto na UFV (Curso de Enfermagem) na área de Enfermagem/ Habilidades em Enfermagem I e II/Tecnologia do Cuidado e Processo de EnfermagemEdital de Concurso Público n. 123/2010. 2010. Universidade Federal de Viçosa.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular Avaliador Externo do Concurso de Doutorado Fluxo Continuo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/SP - 2010. 2010. Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da Banca de Seleção para Doutorado na EE/UFMG - Fluxo Continuo II Portaria /2010 Turma 2010. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

Freitas, MIFOLIVEIRA, A. C.BRITO, Maria Jose M; SOARES, Sonia Maria. Membro Titular da Banca Examinadora da Seleção de Doutorado Turma 2010 em Enfermagem. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

FERRAZ, Aide FerreiraCARVALHO, Dacle VilmaFALCI, F. E.BRITO, Maria Jose MOLIVEIRA, A. C.. Comissão Examinadora de Concurso Público de Professor Adjunto Nivel I - Portaria 51/2009. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.LANA, Francisco Carlos FelixGUERRA, H. L.Bonolo, Palmira de FátimaMACHADO, C. J.. Comissão Examinadora de Concurso Público Professor Assistente Nivel I - Portaria 57/2009. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

Freitas, MIF; SOARES, Sonia Maria;LANA, Francisco Carlos FelixOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da Banca de Seleção para Doutorado na EE/UFMG - Fluxo Continuo II Portaria 153/2009 Turma 2010. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHIANCA, Tania Couto MachadoOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.; SOARES, Sonia Maria; GARCIA, C. A.;GAZZINELLI, Maria Flavia de Carvalho. Membro Titular da Comissão Examinadora para Seleção do Curso de Mestrado Turma 2010. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.LANA, Francisco Carlos FelixFreitas, MIF; SOARES, Sonia Maria. Membro Titular da Comissão Examinadora para Seleção do Curso de Doutorado Turma 2009 Fluxo Continuo Portaria 153/2009. 2009.

GRECO, RosangelaOLIVEIRA, A. C.SANTOS, Geralda Fortina dos. Membro Titular do Concurso de Seleção para Professor Assistente junto a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de fora, MG. Edital 14/2006. Período: 03 a 07 de outubro. 2006. Universidade Federal de Juiz de Fora.

OLIVEIRA, A. C.REZENDE, Edna MariaBRITO, Maria Jose MARMOND, Lindalva; SOARES, Sonia Maria. MembroTitular da banca de Concurso para Professor Adjunto no Departamento de Enfermagem Básica. Escola de Enfermagem. Portaria 77. Edital 44. DOU 25/05/2005.. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, Andrea Gazzinelli Corrêa deOLIVEIRA, A. C.GUIMARAES, Mark Drew; AMARAL, Marta. Membro Titular da Banca de Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública. Escola de Enfermagem. Portaria 076/2005. Edital 51/2005. DOU 06/05/2005.. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

SOARES, Sonia Maria;OLIVEIRA, A. C.; MARQUES, Rita de Cassia;CAETANO, Laise CMADEIRA, Anezia M FMELÉNDEZ, Jorge Gustavo VelásquezFERRAZ, Aide FerreiraGAZZINELLI, Maria Flavia de Carvalho. Membro Titular da Banca Examinadora de Seleção do Curso de Mestrado, turma 2006 da Escola de Enfermagem da UFMG.. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.MATOS, Selme Silqueira deROCHA, Adelaide de Mattia. Membro da Banca de concurso para Professor Substituto do Departamento de Enfermagem Básica (ENB).. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da Banca de Seleção do Curso de Mestrado da Escola de Enfermagem da UFMG. Portaria 078/2004.. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

Oliveira, Adriana Cristina. Membro Avaliador da 70ª Reunião Anual / Comitê Assessor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2018. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo.

GRAZIANO, K. U.;Tipple, AFV; PADOVEZE, M. C.;DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA. Comissão Julgadora de Defesa de Tese de Doutorado. 2017. Universidade de São Paulo.

Oliveira, Adriana CristinaDONOSO, M. T. V.; PEREIRA, S. C. L.. Comissão Avaliadora de Memorial. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

Oliveira, Adriana Cristina. Coordenador da Comissão de Julgamento das Propostas apresentadas para o Edital FAPEMIG 02/2015 Programa Pesquisador Mineiro ? PPM IX CDS.. 2015. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Oliveira, Adriana Cristina. Membro Titular da Banca de Seleção de Doutorado Outras Areas - Fluxo Contínuo - Programa de Pós-graduação em Ciências da SAúde- Saúde da Criança e do Adolescente - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

Oliveira, Adriana Cristina. Membro Titular do Processo Seletivo do Curso de Mestrado - Programa de Pós-graduação - Escola de Enfermagem - Universidade Federal de Minas Gerais. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina. Seletivo do Curso de Doutorado - Fluxo Contínuo - Programa de Pós-graduação - Escola de Enfermagem - Universidade Federal de Minas Gerais. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, ADRIANA C.. Membro Titular da Comissão de Avaliadores Externos dos Programas de Bolsas PIBIC-PIBITI/CNPq/PUCRS 2014-2015. 2014. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

OLIVEIRA, ADRIANA C.. Membro titular da Avaliação da XX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA na Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF -MG. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BECKER, H. M. G.;Romanelli, ROLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da Banca de Seleção de Mestrado - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente - Faculdade de Medicina UFMG. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

CARVALHO, Dacle VilmaOliveira, Adriana Cristina de; GUIMARAES, H. P.. Exame de Qualificação de Doutorado de Allana dos Reis Corrêa. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

Oliveira, Adriana Cristina deAndrade, D. Membro Suplente da Tese de Doutorado de Maria Verônica Ferrareze Ferreira - Curativo de cateter venoso central: subsidios para ensino e assistência de enfeermagem. 2013. Universidade de São Paulo.

Oliveira, Adriana Cristina. Membro Titular da Banca de Concurso Público para Professor Substituto do Depto de Enfermagem Básica da EE/UFMG. Portaria 123/2013. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

Nobre-Junior, V ARomanelli, ROLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.; Couto, Renato. Membro Titular da banca examinadora de defesa de dissertação de mestrado de Glaucia Helena Marinho. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.Canini, S. RLoyola A.IRapparini, C.. Exame de Qualificação de Maria Henriqueta R. S. Paiva - ACIDENTES DE TRABALHO POR EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE TRABALHADORES DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.Gir, E.Tancredi, M.V. Exame de Qualificação de Juliana L. Garbaccio - CONHECIMENTO E ADESÃO ÀS MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA ENTRE OS PROFISSIONAIS DO SEGMENTO DA BELEZA E ESTÉTICA. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

Palos, M.A.PTipple, AFVOLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Suplente de Banca de Defesa de Dissertação da aluna Dayane de Melo Costa - TRABALHADORES DE UM HOSPITAL ONCOLÓGICO COLONIZADOS POR Staphylococcus sp. RESISTENTES À METICILINA: ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS". 2012. Universidade Federal de Goiás.

Henriques, G. S.; MARQUES, Rita de Cassia;OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da Comissão de Avaliação Final do Estágio Probatório da Profa.Mery Natali Silva Abreu. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

GALVAO, C.; ANDRADE, D.;Oliveira, Adriana Cristina. Membro Suplente de Banca de Defesa de Dissertação do aluno Julio Cesar Ribeiroa. 2012. Universidade de São Paulo.

Oliveira, Adriana Cristina deBRITO, Maria Jose MCHIANCA, Tania Couto MachadoLopes, Aline Cristine Souza. Membro titular da Banca de Seleção do Processo Seletivo Mestrado - 2013. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

BEDENDO, J.;Oliveira, Adriana Cristina de. Membro titular Exame de Qualificação de Mestrado de Palmiane de Rezende Ramin Borges Portaria 042-2012. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.CHIANCA, Tania Couto MachadoLopes, Aline Cristine SouzaPENNA, C. M. M.. Presidente do Concurso de seleção para o Curso de Doutorado do programa de Pós-graduação da EE/UFMG. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.GAZZINELLI, Maria Flavia de CarvalhoPENNA, C. M. M.. Presidente da Comissão de Mudança de Nível de Mestrado para Doutorado do Programa de Pós-graduação da EE/UFMG. 2011.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da Bbanca de Avaliação de Monografia do Curso de Especialização da aluna Guimar. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da banca de Avaliação de Monografia do Curso de Especialização da aluna Juliana Alves. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da banca de Avaliação de Monografia do Curso de Especialização da aluna Margareth. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Membro Suplente para Banca de Defesa de Doutorado Oficio CPG n. 145/2010. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.DONOSO, M. T. V.; AMARAL, Marta. Membro Titular da Avaliação Parcial do Estagio Probatorio da Docente Ana Lucia De Mattia - Portaria N. 03/2010/ENB. 2010.

Andrade, DOliveira, Adriana CristinaCarvalho, AMP. Membro Titular da Banca de Exame de Qualificação da Aluna Cátia Helena Demando Salomão. 2010. Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA, A. C.Lopes, Aline Cristine SouzaVillela, Lenice de Castro Mendes. Comissão de Sindicancia - Portaria 66/2009. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.. Membro Titular da Banca de Seleção do Curso de Especialização em Vigilância e Controle de Infecção do HC/UFMG - Turma 2009/2010. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

PENNA, C. M. M.Marcolino C.OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Comissão de Sindicancia Processo Administrativo 23072.055153/2009. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.OLIVEIRA, A. C.. Comissão de Avaliação de Trabalhos da Semana de Iniciação Científica da UFMG -XVI SIC. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

MELÉNDEZ, Jorge Gustavo VelásquezREZENDE, Edna MariaOliveira, Adriana Cristina. Membro Suplente da Banca de Dissertaçãodo Trabalho de Mestrado da aluna Tatiane Géa Horta "VAriações de Indicadores de adiposidade e sua relação com disturbios cardiometabolicos em população rural". 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.. Comissão de Avaliação de Trabalhos da Semana de Iniciação Científica da UFMG -XVI SIC. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

ROCHA, Adelaide de MattiaOLIVEIRA, A. C.MATOS, Selme Silqueira de. Membro da Banca examinadora de Concurso para Professor Substituto. Edital DOU n. 98 de 05/07/05. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, A. C.. Membro de banca examinadora de trabalhos de inciação científica - UFMG. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daclé Vilma Carvalho

CARVALHO, DACLÉ VILMA. Infecção de sitio cirurgico em pacientes submetidos à cirurgia do aparelho digestivo: uma proposta de predição de risco. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado Em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Ana Maria Kazue Miyadahira

MIYADAHIRA, Ana Maria Kazue; WADMANN, E. A.; FRANÇA, E. B.; BERTOLOZZI, M. R.. Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos à cirurgia do aparelho digestivo: uma proposta de predição de risco. 2003. Tese (Doutorado em Progr Pós Graduação Em Enfermagem Saúde Adulto) - Universidade de São Paulo.

Ana Maria Kazue Miyadahira

OLIVEIRA, A. C.;MIYADAHIRA, Ana Maria Kazue. Predição de risco para infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos à cirurgia do aparelho digestivo em Hospitais Gerais de Ensino. 2002. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Paolo Meneghin

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação . 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Luiz Roberto Alves

ALVES, L. R.. A Faculdade de Ribeirão Pires num contexto em transformação. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicacionais) - Universidade de São Paulo.

Fulvio Cristofoli

CRISTOFOLI, F.; MARRAS, Jean Pierre. O DESAFIO DA LOGÍSTICA NO ATENDIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO SETOR DE SUPERMERCADOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Universidade Metodista de São Paulo.

Sidney Seckler Ferreira Filho

FERREIRA FILHO, S. S.HESPANHOL, Ivanildo; MANCUSO, Pedro Caetano Sanchez. Otimização da remoção de compostos orgânicos precursores de sub-produtos da desinfecção por processos de coagulação-floculação (Exame de Qualificação - Mestrado). 2000. Outra participação, University of Agricultural Sciences - Bangalore.

Maria Rita Bertolozzi

BERTOLOZZI, M. R.. Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos à cirurgia do aparelho digestivo: uma proposta de predição de risco. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Marília Alves

ALVES, M.; CARVALHO, Daclé Vilma; FRANÇA, E. B.. CONTROLE DE EGRESSO DE SÍTIO CIRÚRGICO - IMPACTO NA INCIDÊNCIA DA INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Suely Itsuko Ciosak

CIOSAK, S. I.. Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos à cirurgia do aparelho digestivo: uma proposta de predição de risco. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Mônica Cristina Brunini Frandi Ferreira

SANTOS, C. C. T. M.;FERREIRA, Monica C.B.F.; SCIOTA, A. A.. Gabinete de Leitura de Rio Claro: estudo sobre patrimônio edificado e projeto de ampliação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro.

Harry Edmar Schulz

SCHULZ, H.E.. Adriana Cristina de Oliveira. 1996. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

Elisabeth Barboza França

CIOSAK, Suely Itsuko; MIYADAHIRA, Ana Maria Kazue; TAKAHASHI, Renata Ferreira; WALDMAN, Eliseu Alves;FRANÇA, Elisabeth. Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos à cirurgia do aparelho digestivo: uma proposta de predição de risco. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Kazuko Uchikawa Graziano

GRAZIANO, Kazuko Uchikawa. Estudo comparativo das infecções de sítio cirúrgico de pacientes internados e de cirurgia ambulatorial em um Hospital Universitátrio. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rosilaine Aparecida da Silva Madureira

Processamento de endoscópios no Estado de Minas Gerais (Título Provisório); Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Laura Rodrigues Vieira

Avaliação da carga microbiana presente nas mãos do cirurgião antes e após a antissepsia cirúrgica (Título Provisório); Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Priscila Lara Vieira Bonisson

Impacto da infecção do sítio cirúrgico sobre a permanência, uso de antimicrobianos e dias extras de internação (título provisório); Início: 2017; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Yasmim Windsor da Silva

Efetividade das medidas de prevenção e a ocorrência de infecção do sítio cirúrgico em cirurgias de grande porte; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mariana de Jesus Vaz Trindade

Análise da dinâmica de implantação e formação de biofilme por Staphylococcus aureus e Acinetobacter baumannii em pinças cirúrgicas e avaliação da carga microbiana após limpeza do instrumental por método de limpeza automatizado; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Breno Araújo

Programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas como Desafio Global da Organização Mundial de Saúde: panorama das medidas de prevenção de infecção do sítio cirúrgico adotadas em hospitais de grande porte de Minas Gerais; 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Maria Leticia Mati

Detergente enzimático: uma avaliação do reuso seriado na efetividade da limpeza de instrumentais cirúrgicos (TItulo Provisório); 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Mariana Sanches

Resistência bacteriana em hospitais de grande porte de Minas Gerais: como os hospitais tem gerenciado/conduzido esse Desafio da organização mundial de saúde para a segurança do paciente?; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Taysa Garcia

Índice autorreferido pela equipe de cirurgia ortopédica sobre as recomendações e diretrizes internacionais e nacionais para a prevenção de infecção do sítio cirúrgico; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Alanna Gomes da Silva

Competências da equipe multiprofissional para as medidas de prevenção da infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Nelma de Jesus Braz

Fatores determinantes da infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias de revascularização do miocárdio e implantes de válvulas cardíacas; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Selma de Almeida Pinto

Fatores que influenciam a participação dos pacientes na adesão à higienização das mãos entre profissionais de saúde; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Síntia de Souza Evangelista

LIMPEZA MANUAL X LIMPEZA AUTOMATIZADA: UMA ANÁLISE DE CARGA MICROBIANA DE INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS APÓS O USO CLÍNICO EM CIRURGIAS DO APARELHO DIGESTIVO; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Roberta El Hariri Viana

Recuperação de bactérias resistentes de relevância epidemiológica dos colchões de pacientes em precaução por contato de um hospital de Belo Horizonte; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Rafaela Alves Arcanjo

SCREENING de pacientes para microrganismos resistentes em uma unidade de terapia intensiva: uma análise da incidência e dos fatores associados; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Ivone Coutinho Mussel

Armazenamento dos produtos para saúde estéreis no centro de esterilização e unidades assistenciais de hospitais de grande porte de Belo Horizonte; 2013; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Camila Sarmento Gama

Avaliação da adesão a medidas para a prevenção de infecções do sítio cirúrgico e integridade das luvas cirúrgicas estéreis em um hospital universitário; 2013; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Maira Marques Ribeiro

Avaliação da eficácia do reprocessamento de endoscópios flexíveis gastrointestinais (Titulo Provisório); 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Marlene das Dores Medeiros

?Caracterização epidemiológica dos microrganismos presentes em jalecos dos profissionais de saúde?; 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Adriana Oliveira de Paula

Custos com antimicrobianos no tratamento de pacientes com infecção da corrente sanguínea em uma Unidade de Terapia Intensiva; 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Quesia Damasceno

Análise das condições microbiológicas de superfícies, equipamentos e soluções de uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Thabata Coaglio Lucas

Validação do reprocessamento de cateteres cardiacos: uma avaliação da funcionalidade e integridade; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Ledna Bettcher

Perfil do paciente portador de Enterococcus resistente a vancomicina: em um hospital público; (Titulo provisório); 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Daniela Mascarenhas de Paula

PRECAUÇÕES DE CONTATO:UMA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA; 2008; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

MARIA HENRIQUETA ROCHA SIQUEIRA PAIVA

Atendimento pré-hospitalar público de Belo Horizonte: Uma Análise da Adoção às medidas de precaução pela Equipe Multiprofissional; ; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Jacqueline de Almeida Gonçalves

ACIDENTE DE TRABALHO ENTRE A EQUIPE ASSISTENCIAL MULTIPROFISSIONAL: Uma análise da adoção às medidas de precaução pela equipe multiprofissional; 2007; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Richardson Miranda Machado

Aspectos epidemiológicos das infecções hospitalares em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital Universitario; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Elisângela Euripedes Resende Guimarães

Infecções Puerperais sob a ótica da humanização do parto em uma maternidade publica de Goiânia; 2004; 99 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Écila Campos Mota

Infecção do trato urinário em pacientes internados em unidade de terapia intensiva de um hospital universitário; 2019; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Síntia de Souza Evangelista

Eficácia da limpeza manual versus automatizada para a remoção de Staphylococcus epidermidis aderidos a superfície de instrumental cirúrgico em diferentes intervalos por contaminação experimental; 2019; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Camila Sarmento Gama

Uso do checklist de cirurgia segura da Organização Mundial da Saúde como estratégia de redução de complicações e mortalidade em cirurgias colorretais: uma análise de duas realidades, Brasil X Canadá; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Adriana Oliveira de Paula

Impacto da estratégia multimodal na adesão a higiene de mãos entre a equipe multiprofissional; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Quesia Damaceno

Aspectos epidemiológicos relacionados à colonização de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva; 2014; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Juliana Ladeira Garbaccio

Conhecimento e adesão às medidas de biossegurança entre manicures e pedicures; 2013; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

MARIA HENRIQUETA ROCHA SIQUEIRA PAIVA

Acidentes de trabalho por exposição a material biológico entre trabalhadores do Serviço de Atendimento Pré-hospitalar Móvel do Estado de Minas Gerais (Título provisório); 2012; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Valmira Fernandes Souza

Avaliação da efetividade da limpeza manual X automatizada: uma revisao integrativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Melina Paula Silva Araújo

A EFICÁCIA DO PROGRAMA ?CIRURGIAS SEGURAS SALVAM VIDAS? NA SEGURANÇA DO PACIENTE CIRÚRGICO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES) - HOSPITAL DAS CLINICAS; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Gabrielle Évelyn de Aquino Evangelista

Prevenção da infecção do trato urinário em uma unidade de terapia intensiva adulto; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Paula Aparecida de Assis Pinto

Prevalência de microrganismos relacionados à infecção de sítio cirúrgico em pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Viviane Cata-Preta

Perfil de microrganismos isolados em hemoculturas de pacientes queimados; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Rosemay de Andrade

A cirurgia segura e sua importância para a qualidade E segurança no atendimento ao paciente; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Mauricio Becho Campos Junior

Higiene oral com clorexidina como método de prevenção das pneumonias associada à ventilação mecânica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Andreia Maria Martins de Mello

Infecção puerperal e outros indicadores de qualidade da assistência em Belo Horizonte; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Cecília de Oliveira Carvalho Faria

Validação do protocolo de limpeza manual dos instrumentais vídeolaparoscópicos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Maria Frederica Moura Vieira

Diagnóstico da vigilância e controle de infecção em clínicas de cirurgia plástica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Grassyelly Gusmão

Acidentes de trabalho com material biológico entre os profissionais da enfermagem de um hospital filantrópico; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Andreia Cristina Seabra Rodrigues

O Centro de Material Esterilizado: contribuições de um estudo de caso; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Lucilene Oliveira Constâncio

Fatores de risco para infecção por Acinetobacter baumannii multidroga resistente em uma Unidade de Terapia Intensiva; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Marcia de Pinho Silva

MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância e Controle das Infecç) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Alexandre Duarte Toledo

Subnotificação de acidentes com materiais pérfuro-cortante entre a equipe assistencial multiprofissional de uma unidade de emergência; ; 2007; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Terapia Intensiva) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Bárbara Zucoloto Guimarães

ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES DE INFECÇÕES DE SÍTIO CIRÚRGICO NO ESTADO DE MINAS GERAIS 2014-2015; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Mariana Almeida de Souza

Estratégia lúdica para melhoria de práticas de higienização das mãos entre os profissionais de saúde; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Flávia Duarte de Oliveira Ribeiro

Estratégia lúdica para melhoria de práticas de higienização das mãos entre os profissionais de saúde; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Débora Fernandes

Reutilização do detergente enzimático: avaliação do impacto da contaminação microbiana da solução na efetividade da limpeza de aparelhos endoscópicos gastrointestinais; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Ana Clara Barros dos Santos

Avaliação da remoção de biofilmes durante a limpeza de instrumentais cirúrgicos em condições experimentais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Débora Martins Silva

Reutilização do detergente enzimático: avaliação do impacto da contaminação microbiana da solução na efetividade da limpeza de aparelhos endoscópicos gastrointestinais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Elane Cristina do Nascimento Lima

Panorama dos Desafios Globais da Organização Mundial de Saúde para Segurança do Paciente em Hospitais de Grande Porte em Minas Gerais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Arthur Rocha de Abreu

Avaliação da remoção de biofilmes durante a limpeza de instrumentais cirúrgicos em condições experimentais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Stayse Soares de Almeida

Avaliação das condutas adotadas pelas instituições para a segurança do paciente segundo o desafio global Cirurgias seguras salvam vidas em hospitais de grande porte de Belo Horizonte; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Débora Martins

Avaliação do conhecimento da equipe multiprofissional em relação ao Protocolo de Cirurgia Segura da Organização Mundial de Saúde; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Ana Clara Barros dos Santos

Avaliação da remoção de biofilmes durante a limpeza de instrumentais cirúrgicos em condições experimentais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Arthur Rocha de Abreu

Avaliação das condutas adotadas pelas instituições para a segurança do paciente segundo o desafio global Cirurgias seguras salvam vidas em hospitais de grande porte de Belo Horizonte; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Raissa Gino de Moraes

Avaliação do conhecimento da equipe multiprofissional em relação ao Protocolo de Cirurgia Segura da Organização Mundial de Saúde; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Vitoria Jessica Silva de Souza

Avaliação do conhecimento da equipe multiprofissional em relação ao Protocolo de Cirurgia Segura da Organização Mundial de Saúde; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Everton Rocha Pacheco

Impacto da estratégia multimodal na adesão a higiene de mãos entre a equipe multiprofissional; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

GABRIELA CAROLINE MOREIRA

Avaliação do conhecimento da equipe multiprofissional em relação ao Protocolo de Cirurgia Segura da Organização Mundial de Saúde; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Mariela Bauer Valério

Projeto de pesquisa relacionado a Segurança do Paciente - Desafio Global Higiene de Mãos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Rafaela Leonel de Oliveira Mata

Impacto da estratégia multimodal na adesão a higiene de mãos entre a equipe multiprofissional; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Giselle Alves de Andrade

Impacto da estratégia multimodal na adesão a higiene de mãos entre a equipe multiprofissional; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Camila Sarmento Gama

Biossegurança no Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: Uma avaliação da Adesão a Medidas de Precauções; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Lorena Di Iorio Lucena Ramos

Perfil de microrganismos multirressistentes em um hospital universitário; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Carolina Gonzaga

Perfil de microrganismos multirressistentes em um hospital universitário; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Fernanda Maciel

Precauções padrão e por vias de transmissão: dificuldades e perspectivas para adesão na ótica dos profissionais de saúde; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Rafaela Costa

Resistência bacteriana: desafios e perspectivas para sua contenção na ótica dos profissionais de saúde; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Newton de Alencar Ferreira Junior

Biossegurança no Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: Uma avaliação da Adesão a Medidas de Precauções; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Camila SarmentoGama

Incidência de acidentes com material pérfuro-cortante entre alunos de graduação em medicina UFMG; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Marcelo Nicoli de Faria Carneiro

Contribuição das superfícies inanimadas na disseminação de bactérias resistentes; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Ana Clara de Souza Lacerda

Contribuição das superfícies inanimadas na disseminação de bactérias resistentes; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Erika Barros Fritscher Puperi

Perfil de microrganismos resistente no PA do HC/UFMG; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Fernanda Santiago Andrade

Perfil de microrganismos resistentes no Pronto socorro do HC/UFMG; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Rafael de Souza Silva

Vigilância epidemiológica dos microrganismos multirresistentes no Hospital das Clínicas/ UFMG; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Lilian Cristina Rezende

Vigilância epidemiológica dos microrganismos multirresistentes no Hospital das Clínicas/ UFMG; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Adriana Oliveira de Paula

A percepção da equipe assistencial multiprofissional em relação à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e práticas de controle de microrganismos resistentes; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Andreza Werli

Infecções hospitalares e resistência microbiana em uma Unidade de Internação de um Hospital Universitário; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Maira Marques Ribeiro

Infecções hospitalares e resistência microbiana em Unidade de Cuidados Intensivos de um Hospital Universitário; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Lorena Villa Dantas

Infecções hospitalares e resistência microbiana em Unidade de Pediatria de um Hospital Universitário; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Rafael de Souza Silva

Vigilância de microrganismos multirresistentes na unidade de Pediatria do HC/UFMG; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Thabata Coaglio Lucas

A Percepção da Equipe Multiprofissional sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; 2006; 16 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Renata Lelis

Prevalência de acidentes com material pérfuro-cortante entre alunos de graduação em ciências da saúde; ; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Fabio Junior da Silva Modesto

Prevalência da Infecção hospitalar em uma Unidade de Cuidados Intensivos de um Hospital UniversitárioVigilância epidemiológica dos microrganismos multirresistentes no Hospital das Clinicas da UFMG; 2005; 14 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Bruna Adriene Gomes Lima

Prevalência da Infecção hospitalar em uma Unidade de Cuidados Intensivos de um Hospital UniversitárioVigilância dos microrganismos multirresistentes no Hospital das Clínicas da UFMG; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Valquiria Lucia de Melo

Panorama dos desafios globais em hospitais de grande porte de Minas Gerais; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Letícia Jordão Garcia

Panorama dos Desafios Globais da Organização Mundial de Saúde para Segurança do Paciente em Hospitais de Grande Porte em Minas Gerais; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Miriam Venâncio

Panorama dos desafios globais da Organização Mundial de Saúde em Hospitais de grande porte de Minas Gerais; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Allana Reis

Tutor de Estágio Probatório; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Thiago Chaves Azevedo

Vigilância das infecções hospitalares no HC/UFMG; 2007; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Alice Teixeira Noronha

Reprocessamento de produtos de uso único nas instituições hospitalares de Belo Horizonte; 2005; 15 f; Orientação de outra natureza - Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Aline Maria de Castro

O conhecimento do enfermeiro assistencial sobre as ações de prevenção e controle da infecção hospitalar e da multirresistência; 2005; 15 f; Orientação de outra natureza - Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Bruna Adriene Gomes Lima

Vigilância pós-alta dos pacientes cirúrgicos: métodos recomendados e a experiência de um Hospital Universitário; ; 2004; 15 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Cristina de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daclé Vilma Carvalho

CONTROLE DO EGRESSO CIRÚRGICO IMPACTO NA INCIDÊNCIA DA INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Daclé Vilma Carvalho;

Renato Satovschi Grinbaum

Infecção da ferida cirúrgica em pacientes submetidos à cirurgia digestória; 2003; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo,; Coorientador: Renato Satovschi Grinbaum;

Sidney Seckler Ferreira Filho

Minimização da formação de trihalometanos no tratamento de águas de abastecimento; 2002; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sidney Seckler Ferreira Filho;

Suely Itsuko Ciosak

Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos à cirurgia do aparelho digestivo: uma proposta de predição de risco; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Suely Itsuko Ciosak;

Márcia Regina Reggiolli

A Importãncia do Ácido Fólico na Redução dos Defeitos do Tubo Neural Durante a Gestação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Municipal Professor Franco Montoro; Orientador: Marcia Regina Reggiolli;

Eliane Kuvasney

Aprendizagem no processo de alfabetização; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Escola para Diretores) - REDEFOR USP; Orientador: Eliane Kuvasney;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, ADRIANA ; GAMA, C. S. . Impact of surgical checklist on mortality, reoperation, and readmission rates in Brazil, a developing country, and Canada, a developed country. Journal of PeriAnesthesia Nursing. Journal of PeriAnesthesia Nursing , v. 1, p. 1-8, 2020.

  • Oliveira, Adriana Cristina . Desafios da Enfermagem frente ao enfrentamento da pandemia da Covid19. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 1, p. 1, 2020.

  • Oliveira, Adriana Cristina . 200 anos do aniversário de Florence Nightingale: uma reflexão sobre seu legado para a Enfermagem na epidemiologia e controle de infecção. Journal of Infection Control , v. 1, p. 1, 2020.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; LUCAS, Thabata Coaglio ; IQUIAPAZA, Robert Aldo . WHAT HAS THE COVID-19 PANDEMIC TAUGHT US ABOUT ADOPTING PREVENTIVE MEASURES?. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 29, p. 1-15, 2020.

  • BRAZ, Nelma de Jesus ; EVANGELISTA, SILMA DE SOUZA ; EVANGELISTA, SÍNTIA DE SOUZA ; GARBACCIO, JULIANA LADEIRA ; Oliveira, Adriana Cristina de . VIGILÂNCIA POR PISTAS OU RETROSPECTIVA? QUAL O IMPACTO NA NOTIFICAÇÃO DAS INFECÇÕES DO SÍTIO CIRÚRGICO EM CIRURGIA CARDÍACA. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 27, p. 1-8, 2019.

  • MOTA, ÉCILA CAMPOS ; Oliveira, Adriana Cristina . PREVENTION OF CATHETER-ASSOCIATED URINARY TRACT INFECTION: WHAT IS THE GAP IN CLINICAL PRACTICE?. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 28, p. 1-12, 2019.

  • MOTA, ÉCILA CAMPOS ; Oliveira, Adriana Cristina . Catheter-associated urinary tract infection: why do not we control this adverse event?. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 53, p. 1-7, 2019.

  • BARBOSA, L. R. ; MOTA, E. C. ; Oliveira, Adriana Cristina . Infecção do trato urinário associada ao cateter vesical em unidade de terapia intensiva. REVISTA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÃO , v. 9, p. 103-108, 2019.

  • SOUSA, J. K. T. ; GONCALVES, S. ; DUTRA, C. ; OLIVEIRA, A. C. . In vitro activity of antimicrobial-impregnated catheters against biofilms formed by KPC-producing Klebsiella pneumoniae . JOURNAL OF APPLIED MICROBIOLOGY , p. 15, 2019.

  • GAMA, CAMILA SARMENTO ; BACKMAN, CHANTAL ; Oliveira, Adriana Cristina de . Effect of surgical safety checklist on colorectal surgical site infection rates in 2 countries: Brazil and Canada. AMERICAN JOURNAL OF INFECTION CONTROL , v. 48, p. 10, 2019.

  • EVANGELISTA, SÍNTIA DE SOUZA ; GUIMARAES, NATÁLIA ROCHA ; GARCIA, NAIARA BUSSOLOTTI ; SANTOS, SIMONE GONÇALVES DOS ; Oliveira, Adriana Cristina de . Effectiveness of manual versus automated cleaning on Staphylococcus epidermidis biofilm removal from the surface of surgical instruments. AMERICAN JOURNAL OF INFECTION CONTROL , v. 1, p. 1-10, 2019.

  • CORDEIRO, JÉSSICA FERNANDA CORRÊA ; SILVA, MAGDA FABBRI ISAAC ; Oliveira, Adriana Cristina de ; CANINI, SILVIA RITA MARIN DA SILVA . Risco biológico relacionado ao manejo de resíduos de serviços de saúde na atenção domiciliar. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , v. 20, p. e41852, 2019.

  • MATI, MARIA LETÍCIA DE MIRANDA ; GUIMARÃES, NATÁLIA ROCHA ; MAGALHÃES, PAULA PRAZERES ; FARIAS, LUIZ DE MACÊDO ; Oliveira, Adriana Cristina de . Enzymatic detergent reuse in gastroscope processing: a potential source of microorganism transmission. Revista Latino-Americana de Enfermagem , v. 27, p. 1-8, 2019.

  • Garbaccio, J.L ; Oliveira, Adriana Cristina . Higienização de mãos: prática e conhecimento entre manicures e pedicures. Journal of Infection Control , v. 8, p. 1, 2019.

  • Oliveira, Adriana Cristina de ; PINTO, SELMA DE ALMEIDA . Patient participation in hand hygiene among health professionals. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 71, p. 259-264, 2018.

  • GARCIA, TAYSA DE FÁTIMA ; Oliveira, Adriana Cristina . ÍNDICE AUTORREFERIDO PELA EQUIPE DE CIRURGIA ORTOPÉDICA SOBRE O PROTOCOLO E CHECKLIST DE CIRURGIA SEGURA. Revista Cogitare Enfermagem , v. 23, p. e52013, 2018.

  • SILVA, ALANNA GOMES DA ; Oliveira, Adriana Cristina de . IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS BUNDLES NA REDUÇÃO DAS INFECÇÕES DA CORRENTE SANGUÍNEA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 27, p. 1-13, 2018.

  • GARCIA, T. F. ; Oliveira, Adriana Cristina . Infecção do Sítio Cirúrgico após cirurgias com implante de próteses ortopédicas. ENFERMAGEM BRASIL , v. 17, p. 1-6, 2018.

  • LUCAS, Thabata Coaglio ; Oliveira, Adriana Cristina . Desafio da higienização das mãos para a implementação dos bundles de cateter venoso central. REVISTA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÃO , v. 8, p. 216-223, 2018.

  • GARBACCIO, J. L. ; Oliveira, Adriana Cristina . BIOSSEGURANÇA EM SALÕES DE BELEZA: AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA E DISPOSITIVOS. RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro , v. 8, p. 1-7, 2018.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; BRAZ, Nelma de Jesus ; Garbaccio, J.L ; EVANGELISTA, Sintia . Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas: uma análise do perfil epidemiológico. RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro , v. 8, p. 1-9, 2018.

  • DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA ; SARMENTO GAMA, CAMILA . O que usar no preparo cirúrgico da pele: povidona-iodo ou clorexidina?. REVISTA SOBECC (SÃO PAULO) , v. 23, p. 155-159, 2018.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; ARAUJO, M. P. S. ; MOTA, E. C. ; CORREIA, A. R. . Cirugía del lado equivocado. REVISTA CUBANA DE ENFERMERIA , v. 34, p. 1, 2018.

  • SILVA, ALANNA GOMES DA ; Oliveira, Adriana Cristina de . CONHECIMENTO AUTORREFERIDO DAS EQUIPES MÉDICA E DE ENFERMAGEM QUANTO ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM , v. 27, p. 2-8, 2018.

  • TRINDADE, MARIANA ; VIEIRA, CRISTINA ; FERREIRA, JOÃO ; SOUSA, JÉSSICA ; HADDAD, JOÃO ; FARIAS, LUIZ ; OLIVEIRA, ADRIANA ; SANTOS, SIMONE . Dynamic of Biofilm Formation on Surgical Clamps by Staphylococcus aureus and Acinetobacter baumannii Strains. BRITISH JOURNAL OF MEDICINE AND MEDICAL RESEARCH , v. 19, p. 1-9, 2017.

  • MOTA, ÉCILA CAMPOS ; ANDRADE, MARIA LUIZA ; SILVEIRA, BEATRIZ REZENDE MARINHO ; Oliveira, Adriana Cristina . Infecção do trato urinário em pacientes internados em clínica médica de um hospital universitário. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 5, p. 69-75, 2017.

  • DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA ; PAULA, A. O. . A percepção dos profissionais de saúde em relação à higienização das mãos Healthcare workers perception regarding hand hygiene. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 9, p. 321, 2017.

  • Oliveira, Adriana Cristina de ; GAMA, CAMILA SARMENTO ; PAULA, ADRIANA OLIVEIRA DE . Adherence and factors related to acceptance of alcohol for antiseptic hand rubbing among nursing professionals. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 51, p. 51-57, 2017.

  • MOTA, E. C. ; DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Incidência da pneumonia associada à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva. MEDICINA (RIBEIRAO PRETO. ONLINE) , v. 50, p. 39, 2017.

  • DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA ; SARMENTO GAMA, CAMILA . Surgical site infection prevention: An analysis of compliance with good practice in a teaching hospital. Journal of Infection Prevention , v. 18, p. 175717741770319-1, 2017.

  • OLIVEIRA, A.C. ; GAMA, C.S. ; PAULA, A.O. . Multimodal strategy to improve the adherence to hand hygiene and self-assessment of the institution for the promotion and practice of hand hygiene. JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 22, p. 1-6, 2017.

  • DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA ; MATI, MARIA LETICIA . Indica??es e limita??es dos diferentes detergentes utilizados no processamento de produtos para a sa?de. REVISTA SOBECC (SÃO PAULO) , v. 22, p. 106, 2017.

  • SILVA, A. G. ; Oliveira, Adriana Cristina . ADESÃO ÀS MEDIDAS PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AO CATETER VENOSO CENTRAL. Enfermagem em Foco , v. 8, p. 31, 2017.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; OLIVEIRA DE PAULA, ADRIANA ; IQUIAPAZA, ROBERT ; SARMENTO GAMA, CAMILA . Perfil dos microrganismos associados à colonização e infecção em Terapia Intensiva. REVISTA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÃO , v. 7, p. 1-6, 2017.

  • MOTA, ÉCILA CAMPOS ; Oliveira, Adriana Cristina . Biofilme em cateter vesical de demora e a segurança do paciente: uma revisão da literatura. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 5, p. 116, 2017.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; OLIVEIRA DE PAULA, ADRIANA ; SARMENTO GAMA, CAMILA . Monitorização da higienização das mãos: observação direta versus taxa autorreportada. Enfermería Global , v. 16, p. 324, 2017.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; GARCIA, T. F. . Prevenção de infecção de sítio cirúrgico em artroplastia: uma revisão das medidas recomendadas na prática. Revista Enfermagem Atual , v. 83, p. 1-10, 2017.

  • SILVA, A. G. ; OLIVEIRA, A. C. . Estratégia multimodal para prevenção da infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central: Uma revisão integrativa. REVISTA DE MEDICINA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 96, p. 271, 2017.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; SILVA, A. G. ; PAULA, A. O. . ESTRATÉGIA LÚDICA PARA A MELHORIA DE PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 3971, 2017.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; ABREU, A. R. ; ALEMEIDA, S. S. . Implementação do checklist de cirurgia segura em um hospital universitário. Enfermagem em Foco , v. 8, p. 07, 2017.

  • OLIVEIRA, AC ; MUSSEL, Ivone Coutinho . Armazenamento dos produtos para saúde em centros de esterilização de hospitais. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 8, p. 37-41, 2017.

  • GARBACCIO, JULIANA LADEIRA ; Oliveira, Adriana Cristina ; GAMA, AMANDA LAÍS GONÇALVES . Instrument processing: knowledge and practice among manicurists/pedicurists. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 4, p. 64-69, 2016.

  • VIANA, ROBERTA EL HARIRI ; SANTOS, SIMONE G. DOS ; OLIVEIRA, ADRIANA C. . Recovery of resistant bacteria from mattresses of patients under contact precautions. American Journal of Infection Control , v. 44, p. 465-469, 2016.

  • OLIVEIRA, A. C. ; PAULA, A. O. . Custos com antimicrobianos no tratamento de pacientes com infecção. AVANCES EN ENFERMERIA , v. 33, p. 352-361, 2016.

  • OLIVEIRA, A. C. ; ARCANJO, R. A. . Cultura de vigilância em unidade de terapia intensiva: uma estratégia de contenção da resistência bacteriana. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 14, 2016.

  • DA SILVA, ALANNA GOMES ; Oliveira, Adriana Cristina de . Prevenção da infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central: Uma revisão integrativa. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 4, p. 117-125, 2016.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; GAMA, C. S. . Surgical antisepsis practices and use of surgical gloves as a potential risk factors to intraoperative contamination. Escola Anna Nery , v. 20, p. 370-377, 2016.

  • Oliveira, Adriana Cristina de ; GAMA, CAMILA SARMENTO ; FRANÇA, PATRÍCIA REIS . Qual o intervalo de tempo sugerido para a troca de luvas cirúrgicas? Uma revisão integrativa. REVISTA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM , v. 18, p. 1-16, 2016.

  • Oliveira, Adriana Cristina de ; DE PAULA, ADRIANA OLIVEIRA ; SOUZA, MARIANA ALMEIDA DE ; SILVA, ALANNA GOMES . Adesão à higiene de mãos entre profissionais de um serviço de pronto atendimento. REVISTA DE MEDICINA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 95, p. 162, 2016.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; PAULA, A. O. . Adesão à higienização das mãos entre técnicos de enfermagem em um hospital universitário. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 24, p. 1, 2016.

  • DAMACENO, Q. ; NICOLI, J. R. ; OLIVEIRA, A. . Variability of cutaneous and nasal population levels between patients colonized and infected by multidrug-resistant bacteria in two Brazilian intensive care units. SAGE Open Medicine , v. 3, p. 1-7, 2015.

  • EVANGELISTA, Sintia ; Oliveira, Adriana Cristina . Staphylococcus aureus meticilino resistente adquirido na comunidade: um problema mundial. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 68, p. 136-143, 2015.

  • EVANGELISTA, Sintia ; GONCALVES, S. ; STOIANOFF, M. A. ; Oliveira, Adriana Cristina . Analysis of microbial load on surgical instruments after clinical use and following manual and automated cleaning. American Journal of Infection Control , v. 43, p. 522-527, 2015.

  • DAMACENO, QUÉSIA SOUZA ; NICOLI, JACQUES ; Oliveira, Adriana Cristina . Epidemiological Characteristics, Resistance Patterns and Spread of Gram-Negative Bacteria Related to Colonization of Patients in Intensive Care Units. Advances in Infectious Diseases , v. 05, p. 14-20, 2015.

  • OLIVEIRA, A. C. ; ARAUJO, M. P. S. . Contribuições do programa ?Cirurgias seguras salvam vidas? na assistência ao paciente cirúrgico: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 9, p. 7448-7457, 2015.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; MATI, M. L. M. . Fatores relacionados à troca das soluções de desinfecção dos aparelhos endoscopicos. Revista SOBECC (São Paulo) , v. 20, p. 24-29, 2015.

  • Garbaccio, J.L ; OLIVEIRA, A. C. . Adesão e conhecimento sobre o uso de equipamentos de proteção individual entre manicures e pedicures. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 68, p. 52-59, 2015.

  • OLIVEIRA, A. C. ; Marlene das Dores Medeiros . Jalecos de trabalhadores de saúde: um potencial reservatório de microrganismos. Medicina (Ribeirao Preto. Online) , v. 48, p. 440, 2015.

  • OLIVEIRA, ADRIANA C. ; ARAUJO, M. P. S. . QUAIS MUDANÇAS PODERÃO OCORRER NA ASSISTÊNCIA CIRÚRGICA APÓS IMPLANTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE?. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM) , v. 5, p. 1542-1551, 2015.

  • DAMACENO, QUÉSIA SOUZA ; IQUIAPAZA, ROBERT ; OLIVEIRA, ADRIANA C. . Comparing Resistant Microorganisms Isolated from Patients and Environment in an Intensive Care Unit. Advances in Infectious Diseases , v. 04, p. 30-35, 2014.

  • GIRLICH, D. ; DAMACENO, Q. S. ; OLIVEIRA, A. C. ; NORDMANN, P. . OXA-253, a Variant of the Carbapenem-Hydrolyzing Class D -Lactamase OXA-143 in Acinetobacter baumannii. Antimicrobial Agents and Chemotherapy (Print) , v. 58, p. 2976-2978, 2014.

  • GARBACCIO, J. L. ; OLIVEIRA, ADRIANA C. . Adherence to and knowledge of best practices and occupational biohazards among manicurists/pedicurists. American Journal of Infection Control , v. 42, p. 791-795, 2014.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira . Condutas Pós-Acidente Ocupacional por Exposição a Material Biológico entre Profissionais de Serviços de Urgência. Revista Enfermagem UERJ , v. 22, p. 116, 2014.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; PAULA, A. O. . FATORES RELACIONADOS À BAIXA ADESÃO À HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REFLEXÃO. Ciência, Cuidado & Saúde , v. 13, p. 185-189, 2014.

  • DAMASCENO, Q.S. ; Oliveira, Adriana Cristina . An Exploratory Study of Staphylococcus epidermidis Isolates from Environment and Patient Blood Cultures from an Intensive Care Unit. Infections Journal , v. 2, p. 1-4, 2014.

  • OLIVEIRA, A. C. ; PAULA, A. O. ; LACERDA, A. C. S. ; ANDRADE, F. S. ; IQUIAPAZA, Robert Aldo . Infecções hospitalares em unidade de emergência e numa unidade de cuidados intensivos: semelhanças e diferenças. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 16, p. 125-131, 2014.

  • PAULA, A. O. ; Oliveira, AC de ; ROCHA, R. F. . Use of antibiotics in the treatment of patients with blood stream infection. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 1928-36, 2014.

  • OLIVEIRA, ADRIANA C. ; Machado, B.C.A. ; GAMA, C. S. . Acidente ocupacional envolvendo material biológico entre bombeiros militares de minas gerais. Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 13, p. 1, 2014.

  • DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA ; GAMA, CAMILA SARMENTO . Evaluation of surgical glove integrity during surgery in a Brazilian teaching hospital. American Journal of Infection Control , v. 42, p. 1093-1096, 2014.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; VIANA, R. E. H. . Adenosina trifosfato bioluminescência para avaliação da limpeza de superfícies: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 67, p. 987-993, 2014.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; MUSSEL, Ivone Coutinho ; PAULA, A. O. . Armazenamento dos produtos para saúde estéreis em unidades assistenciais: estudo descritivo. Revista SOBECC (São Paulo) , v. 19, p. 188, 2014.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; MUSSEL, Ivone Coutinho ; PAULA, A. O. . Validação do protocolo de limpeza manual dos instrumentais videolaparoscópicos em hospital universitário. Revista SOBECC (São Paulo) , v. 19, p. 201, 2014.

  • OLIVEIRA, A. C. ; GAMA, C. S ; MACHADO, B. . Conhecimento e adesão às recomendações de biossegurança no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 47, p. 115-127, 2013.

  • OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. ; VIANA, R. E. H. ; DAMASCENO, Q.S. . CONTAMINATION OF HOSPITAL MATTRESSES BY EPIDEMIOLOGICAL IMPORTANT MICROORGANISMS: A REVIEW INTEGRATIVE. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 1-6, 2013.

  • RIBEIRO, Maira Marques ; Oliveira, Adriana Cristina de ; Evandro Watanabe ; PINHEIRO, S. M. C. R. ; STOIANOFF, M. A. ; FERREIRA, J. A. G. . Effectiveness of flexible gastrointestinal endoscope reprocessing. Infection Control and Hospital Epidemiology , v. 34, p. 309-312, 2013.

  • OLIVEIRA, A. C. ; GAMA, C. S. ; MACHADO, B. C. A. ; DAMASCENO, Q. S. ; GARBACCIO, J. L. ; Oliveira, Adriana Cristina . Biossegurança: conhecimento e adesão pelos profissionais do corpo de bombeiros militar de Minas Gerais. Escola Anna Nery , v. 17, p. 142-152, 2013.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; Marlene das Dores Medeiros . Caracterização epidemiológica dos microrganismos presentes em jalecos dos profissionais de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 15, p. 80-87, 2013.

  • Oliveira, Adriana Cristina de ; Garbaccio, J.L . Use of antimicrobial in institutions of long stay for the elderly: literature review. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 4235, 2013.

  • GARBACCIO, JULIANA LADEIRA ; Oliveira, Adriana Cristina de . ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO, COBERTURA VACINAL E CONDUTAS APÓS ACIDENTES ENTRE MANICURES/PEDICURES. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 4421, 2013.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; Marlene das Dores Medeiros . Comportamento dos profissionais de saúde em relação ao uso do jaleco. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 1-6-6, 2013.

  • Oliveira, Adriana Cristina de ; PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira . Analysis of occupational accidents with biological material among professionals in pre-hospital services. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 21, p. 309-315, 2013.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; PAULA, A. O. . Infecções Relacionadas ao Cuidar em Saúde no contexto da Segurança do Paciente: Passado, Presente e Futuro. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 17, p. 1, 2013.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; Garbaccio, J.L . O risco oculto no segmento de estética e beleza: uma avaliação do conhecimento dos profissionais e das práticas de biossegurança nos salões de beleza. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 22, p. 989-998, 2013.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira . Prevalência e características dos acidentes com material biológico envolvendo profissionais do atendimento pré-hospitalar móvel . Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 12, p. 323-330, 2013.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; PAULA, A. O. . Intervenções para elevar a adesão dos profissionais de saúde à higiene de mãos: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 15, p. 1052-1060, 2013.

  • GUSMAO, G. S. ; OLIVEIRA, A. C. ; GAMA, C. S. . Acidente de trabalho com material biológico: análise da ocorrência e do registro. Cogitare Enfermagem , v. 18, p. 558-564, 2013.

  • OLIVEIRA, A. C. ; GONZAGA, C. ; COSTA, R. ; DAMASCENO, Q. S. ; GARBACCIO, J. L. . Desafios e perspectivas para a contenção da resistência bacteriana na óptica dos profissionais de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 15, p. 747-754, 2013.

  • OLIVEIRA, A. C. ; ANDRADE, F. S. ; DAMASCENO, Q.S. ; DIAZ, M. E. P. ; IQUIAPAZA, R. A. . Colonização por micro-organismo resistente e infecção relacionada ao cuidar em saúde. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 25, p. 183-189, 2012.

  • RIBEIRO, Maira Marques ; OLIVEIRA, A. C. ; Oliveira, Adriana Cristina de . Analysis of the air/water channels of gastrointestinal endoscopes as a risk factor for the transmission of microorganisms among patients. American Journal of Infection Control , v. 40, p. 913-916, 2012.

  • OLIVEIRA, A. C. ; DAMASCENO, Q.S. ; DIAZ, M. E. P. ; Nicoli, Jacques Robert . Epidemiologic characteristics of resistant microorganisms present in reserves from an intensive care unit. American Journal of Infection Control , v. 40, p. 186-187, 2012.

  • SANTANA, J.C.B. ; OLIVEIRA, A. C. ; Santana, Bianca ; MASSIMO, E. A. L. ; FERREIRA, D. G. ; CANUTO, I. C. . Characterization of cardiopulmonary arrest victims assisted by the emergency medical service. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 742-751, 2012.

  • OLIVEIRA, A. C. ; PAULA, A. O. . Discontinuation of antimicrobials and costs of treating patients with infection. Acta Paulista de Enfermagem (Online) , v. 25, p. 68-74, 2012.

  • Oliveira, Adriana Cristina de ; PAULA, A. O. . Descolonização de portadores de Staphylococcus aureus: indicações, vantagens e limitações. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 21, p. 448-457, 2012.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; PINTO, S. A. ; Garbaccio, J.L . O impacto da utilização dos perfurocortantes com dispositivos de segurança na Prevenção dos Acidentes entre Profissionais de Saúde.. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 23, 2012.

  • Oliveira, Adriana Cristina de ; SILVA, MARLENE DAS DORES MEDEIROS ; GARBACCIO, JULIANA LADEIRA . Vestuário de profissionais de saúde como potenciais reservatórios de microrganismos: uma revisão integrativa. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 21, p. 684-691, 2012.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; PINTO, S. A. . Needle-stick stuffs with safety device for prevention of percutaneous injuries: a literature review. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 2830, 2012.

  • OLIVEIRA, A. C. ; PAULA, A. O. ; IQUIAPAZA, Robert Aldo ; LACERDA, A. C. S. . Infecções relacionadas à assistência em saúde e gravidade clínica em uma unidade de terapia intensiva. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 33, p. 89-96, 2012.

  • GARBACCIO, J. L. ; Oliveira, Adriana Cristina . Biossegurança e risco ocupacional entre os profissionais do segmento de beleza e estética: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 14, p. 702-711, 2012.

  • OLIVEIRA, A. C. ; Machado, B.C.A. ; GAMA, C. S. ; DAMASCENO, Q. S. . Avaliação das medidas de biossegurança na formação e atuação dos bombeiros militares. Revista Enfermagem UERJ , v. 20, p. 701-707, 2012.

  • PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira ; Oliveira, Adriana Cristina . Fatores determinantes e condutas pós-acidente com material biológico entre profisisonais do atentimento pré-hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 64, p. 268-273, 2011.

  • OLIVEIRA, A. C. ; PAULA, A. O. . Monitoração da adesão à higienização das mãos: uma revisão de literatura. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 24, p. 407-413, 2011.

  • OLIVEIRA, A. C. ; Ferreira, Márcia de Assunção . O papel estratégico do corpo docente no programa de pós-graduação. Escola Anna Nery , v. 15, p. 227-229, 2011.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira ; PAULA, A. O. ; GAMA, C. S . Acidentes com material biológico entre alunos de graduação em medicina. Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 10, p. 89-95, 2011.

  • PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira ; Oliveira, Adriana Cristina de . Conhecimento e atitudes de trabalhadores de um serviço público de emergência sobre adoção de precauções padrão. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 64, p. 704-710, 2011.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; BETTCHER, Ledna . Aspectos epidemiológicos da ocorrência do Enterococcus resistente a Vancomicina. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 44, p. 725-731, 2010.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; GONÇALVES, Jacqueline de Almeida . Acidente ocupacional por material perfurocortante entre profissionais de saúde de um Centro Cirúrgico. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 44, p. 482-487, 2010.

  • OLIVEIRA, A. C. ; Kovner, Christine Tassone ; SILVA, R.S. . Nosocomial Infection in an Intensive Care Unit in a Brazilian University Hospital. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 18, p. 233-239, 2010.

  • OLIVEIRA, A. C. ; DIAZ, M. E. P. ; TOLEDO, A.D. . Acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes entre a equipe multiprofissional de uma unidade de emergência. Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 9, p. 341-349, 2010.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; CARDOSO, C. S. ; Mascarenhas, Daniela . Precauções de contato em Unidade de Terapia Intensiva: fatores facilitadores e dificultadores para adesão dos profissionais. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 44, p. 161-165, 2010.

  • OLIVEIRA, A. C. ; A trajetória do pesquisador em Enfermagem. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 14, p. 9-10, 2010.

  • LUCAS, Thabata Coaglio ; BARBOSA, M. P. ; OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. . Reprocessing validation of angiographic cardiac catheters: an evaluation of the functionality and integrity. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , p. 947-955, 2010.

  • OLIVEIRA, A. C. ; SILVA, R.S. ; DIAZ, M. E. P. ; IQUIAPAZA, R. A. . Resistência bacteriana e mortalidade em um Centro de Terapia Intensiva Adulto de um Hospital Universitário. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 18, p. 1152-1160, 2010.

  • OLIVEIRA, A. C. ; DAMASCENO, Q.S. . Challenge for prevention and control of biofilms on medical devices and hospital equipments: an integrative review.. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 9, p. 1-13, 2010.

  • OLIVEIRA, A. C. ; DAMASCENO, Q.S. . Superfícies do ambiente hospitalar como possíveis reservatórios de bactérias resistentes: uma revisão. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 44, p. 1118-1123, 2010.

  • OLIVEIRA, A. C. ; PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira ; PAULA, A. O. ; GAMA, C. S . Hepatitis B vaccine coverage and serological situation among undergraduate medical students exposed to biological material: quantitative analysis. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 9, p. 1-6, 2010.

  • OLIVEIRA, A. C. ; Marziale, Maria Helena Palucci ; PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira ; Lopes, Aline Cristine Souza . Knowledge and attitude regarding standard precautions in a Brazilian public emergency service: a cross-sectional study. Revista da Escola de Enfermagem da USP , v. 43, p. 313-319, 2009.

  • OLIVEIRA, A. C. ; Lopes, Aline Cristine Souza ; PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira . Acidentes ocupacionais por exposição a material biológico entre a equipe multiprofissional do atendimento pré-hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 43, p. 677-683, 2009.

  • OLIVEIRA, A. C. ; COSTA, T.M.P ; RIBEIRO, Marilza Rodrigues ; PAULA, A. O. ; Azevedo, T.C. . Preparación de Materiales en Salas de Depósito Instrumental y de Material Residual: Una Reflexión sobre esta Práctica. Enfermería Global , v. 16, p. 1-13, 2009.

  • OLIVEIRA, A. C. ; DAMASCENO, Q.S. ; PINHEIRO, S. M. C. . Infecções relacionadas à assistência em saúde: uma reflexão sobre os desafios para a prevenção e controle. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 13, p. 445-450, 2009.

  • Oliveira, Adriana Cristina ; GONÇALVES, Jacqueline de Almeida . Incidência de acidentes com material perfurocortante entre alunos de graduação em ciências da saúde. Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 8, p. 385-392, 2009.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CARDOSO, C. S. ; Mascarenhas, Daniela . Intensive care unit professionals' knowledge and behavior related to the adoption of contact precautions. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 17, p. 625-631, 2009.

  • OLIVEIRA, A. C. ; LUCAS, Thabata Coaglio . Challenges and limitations of validation of the single use medical devices:a review. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 7, p. 1-6, 2008.

  • OLIVEIRA, A. C. ; SILVA, R.S. . Desafios para o cuidar em saúde frente à resistência bacteriana: uma revisão. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 10, p. 189-197, 2008.

  • Lopes, Aline Cristine Souza ; OLIVEIRA, A. C. ; Silva, J. T. ; PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira . Adesão às Precauções Padrão pela Equipe do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. 1387-1396, 2008.

  • OLIVEIRA, A. C. ; COSTA, T.M.P ; LELIS, Renata ; PAULA, A. O. . Percepção da equipe multiprofissional sobre as atividades de controle de infecção. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 2, p. 227-232, 2008.

  • SILVA, R.S. ; OLIVEIRA, A. C. . Epidemiologia e Controle de Infecção hospitalar em uma Unidade Pediátrica. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 2, p. 187-194, 2008.

  • TOLEDO, A.D. ; OLIVEIRA, A. C. . Situação Vacinal e Sorológica para Hepatite B entre Trabalhadores de uma Unidade de Emergência. Revista Enfermagem (UERJ) , v. 16, p. 95-100, 2008.

  • OLIVEIRA, A. C. ; GONÇALVES, Jacqueline de Almeida . Subnotificação dos acidentes de trabalho envolvendo material pérfuro-cortante em um Centro Cirúrgico. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 2, p. 216-221, 2008.

  • OLIVEIRA, A. C. ; LUCAS, Thabata Coaglio ; LELIS, Renata . Adoption of measures of the precaution in the teaching care practice by health care workers team: perceptions and limitations. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 7, p. 01-05, 2008.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CIOSAK, Suely Itsuko ; D'LORENZO, C. . Vigilância pós-alta e o seu impacto na incidência da infecção de sítio cirúrgico. Revista da Escola de Enfermagem da USP , v. 41, p. 653-659, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CARVALHO, Dacle Vilma . Evaluation of underreported surgical site infection evidenced by post-discharge surveillance. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , v. 15, p. 992-997, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CASTRO, Aline Maria de ; BARBOSA, Jesilane . O conhecimento do enfermeiro assistencial sobre as ações de prevenção e controle da infecção hospitalar e da multirresistência. Nursing (São Paulo) , v. 105, p. 74-79, 2007.

  • PAIVA, Maria Henriqueta Rocha Siqueira ; OLIVEIRA, A. C. . Acidentes de trabalho: Uma análise da produção científica Brasileira. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 11, p. 317-322, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; SILVA, R.S. ; DANTAS, Lorena Villa ; BRAZ, Nelma de Jesus ; AMORIN, C. ; CARVALHO, Dacle Vilma . Perfil de pacientes portadores de microrganismos resistentes em uma unidade de pronto atendimento de um hospital universitário Brasileiro. Enfermería Global , v. 10, p. tigo eletrônico, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; WERLI, Andreza ; RIBEIRO, Marilza Rodrigues ; NEVES, Franceli A C . Adesão a higienização das mãos entre a equipe multiprofissional de uma unidade de terapia intensiva infantil - um estudo transversal e descritivo. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 6, p. 10-15, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; BRAZ, Nelma de Jesus ; RIBEIRO, Maira Marques . Incidência da infecção do sitio cirúrgico em um hospital universitário. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 6, p. 486-493, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CIOSAK, Suely Itsuko . Predição de risco em infecção do sitio cirúrgico em pacientes submetidos à cirurgia do aparelho digestivo. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 6, p. 277-284, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CIOSAK, Suely Itsuko . Infecção de sítio cirúrgico em um hospital universitário: vigilância pós-alta e fatores de risco. Revista da Escola de Enfermagem da USP , v. 41, p. 258-263, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; MARTINHO, Glaucia Helena ; ANDRADE, Bruno Horta ; RIBEIRO, Maira Marques ; DANTAS, Lorena Villa . Infecção hospitalar e resistência bacteriana em pacientes de um Centro de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 6, p. 21-25, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; GONÇALVES, Jacqueline de Almeida . Acidentes com material biológico entre os profissionais de saúde: uma análise da cobertura vacinal para Hepatite B no cenário brasileiro. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 1, p. 82-87, 2007.

  • GUIMARÃES, E. E. R. ; CHIANCA, Tania Couto Machado ; OLIVEIRA, A. C. . Puerperal infection from the perspective of humanized delivery care at a public maternity hospital. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , v. 15, p. 536-542, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; WERLI, Andreza ; PAULA, A. O. ; BRAZ, Nelma de Jesus ; SALLA, Stella Soares . Infecções hospitalares em uma unidade de internação de um hospital universitário. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 1, p. 51-55, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; LIMA, Elenice Dias Ribeiro de Paula ; LIMA, Alexandre de Paula . Post discharge surgical site infection surveillance in a Hospital in Brazil. American Journal of Surgery , Estados Unidos, v. 193, n.2, p. 266-268, 2007.

  • OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, K. A. ; GOMES, O. M. S. . Reprocessamento de produtos de uso único nas instituições hospitalares de Belo Horizonte. REME. Revista Mineira de Enfermagem , Escola de Enfermagem/UFMG, v. 10, n.2, p. 138-144, 2006.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CIOSAK, Suely Itsuko ; FERRAZ, Edmundo Machado ; GRINBAUM, Renato Satovisk . Surgical site infection in patients submitted to digestive surgery: Risk prediction and the NNIS risk index. American Journal of Infection Control , Estados Unidos, v. 34, n.1, p. 201-207, 2006.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CLEMENTE, Wanessa Trindade ; LUCAS, Thabata Coaglio ; MARTINHO, Glaucia Helena . Infecções hospitalares e resistência microbiana em Unidade de Cuidados Intensivos de um Hospital Universitário: um estudo epidemiológico. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 5, p. Online, 2006.

  • OLIVEIRA, A. C. ; LUCAS, Thabata Coaglio ; EVANGELISTA, Sintia ; CLEMENTE, Wanessa Trindade ; MOURÃO, Paulo . A Percepção da Equipe Multiprofissional Sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 5, p. Online, 2006.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CIOSAK, Suely Itsuko ; FERRAZ, Edmundo Machado ; GRINBAUM, Renato Satovisk . Infecção da ferida cirúrgica em pacientes submetidos à cirurgia digestória. Revista Médica de Minas Gerais , v. 16, p. 18-23, 2006.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CIOSAK, Suely Itsuko . Infecção do sitio cirúrgico no seguimento pós-alta: impacto na incidência e avaliação dos métodos utilizados. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , Sao Paulo, v. 38, n.4, p. 379-85, 2004.

  • OLIVEIRA, A. C. ; LIMA, Bruna Adriene Gomes . Vigilância pós-alta dos pacientes cirúrgicos: métodos recomendados e a experiência de um Hospital Universitário. REME. Revista Mineira de Enfermagem , Belo Horizonte, v. 8, n.3, p. 409-13, 2004.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CIOSAK, Suely Itsuko ; SCATENA, P. D. ; CABEZAS, M. A. ; SOARES, J. L. ; DÓSVALDO, L. ; GARCIA, C. A. ; LATORRE, M. R. D. O. . Incidência da infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a colecistectomia por duas técnicas: convencional e videolaparoscópica. REME. Revista Mineira de Enfermagem , Belo Horizonte, v. 8, n.1, p. 191-5, 2004.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CARVALHO, Dacle Vilma . Vigilancia post alta hospitalaria en un hospital universitario en Brasil: impacto en la incidencia de la infección del sitio quirúrgico. Enfermería Global , Espaa, v. 4, n.4, p. Online, 2004.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CARVALHO, Dacle Vilma . Postdischarge surveillance: The impact on surgical site infection incidence in a Brazilian university hospital. American Journal of Infection Control , Estados Unidos, v. 32, n.6, p. 358-361, 2004.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CIOSAK, Suely Itsuko ; SOARES, J. L. ; GARCIA, C. A. ; DÓSVALDO, L. ; SCATENA, P. D. . Seguimento Pós-alta do paciente cirúrgico: uma análise da importância da subnotificação da incidência da infecção do sítio cirúrgico. REME. Revista Mineira de Enfermagem , Belo Horizonte, v. 7, n.1, p. 48-51, 2003.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CIOSAK, Suely Itsuko . O estudante de enfermagem como controlador das infecções hospitalares: uma reflexão sobre sua formação, ensino e prática. Nursing (São Paulo) , São Paulo, v. 65, n.1, p. 26-28, 2003.

  • OLIVEIRA, A. C. . Infecções hospitalares: repensando a importância da higienização das mãos no contexto da multirresistência. REME. Revista Mineira de Enfermagem , Belo Horizonte, v. 7, n.2, p. 140-144, 2003.

  • OLIVEIRA, A. C. ; FALCI, F. E. ; CHIANCA, Tania Couto Machado . As comissões de infecção hospitalar e as unidades de centro cirúrgico: uma reflexão histórico crítico a cerca da prática. Nursing (São Paulo) , São Paulo-SP, v. 46, n.1, p. 22-28, 2002.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CLEMENTE, Wanessa Trindade ; MARTINS, M. A. ; MARTINHO, Glaucia Helena ; LACERDA, R. A. . Estudo comparativo do diagnóstico da infecção do sitio cirúrgico durante e após a internação. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 36, n.6, p. 717-722, 2002.

  • OLIVEIRA, A. C. ; CARVALHO, Dacle Vilma . Vigilância pos-alta da Infecção do Sítio Cirúrgico. Nursing (São Paulo) , São Paulo-SP, v. 1, n.1, p. 17-21, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Oliveira, Adriana Cristina . Coordenador e Membro da Comissão de Julgamento das propostas Edital 02/2018 Programa Pesquisador Mineiro ? PPM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Coordenador e Membro da Comissão de Julgamento das propostas Edital 02/2017 Programa Pesquisador Mineiro ? PPM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. 2017.

OLIVEIRA, A. C. . Membro do Comitê Externo do CNPq - Ciências da Saúde - Processo de seleção de projetos e orientadores de iniciação científica da UFSJ - Edital 002/2016/PROPE.. 2016.

OLIVEIRA, A. C. . Coordenador e Membro da Comissão de Julgamento das propostas Edital 02/2016 Programa Pesquisador Mineiro ? PPM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. 2016.

OLIVEIRA, A. C. . Membro Titular do Comitê Externo no processo de avaliação das propostas dos candidatos às bolsas de Iniciação Científica CNPq/UEMG/2016. 2016.

Oliveira, Adriana Cristina ; EVANGELISTA, Sintia . Consultoria UNIMED BH - Processamento de cateter de eletrofisiologia. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Membro do Comitê Externo do CNPq - Ciências da Saúde - Processo de seleção de projetos e orientadores de iniciação científica da UFSJ - Edital 002/2015/PROPE.. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Coordenador e Membro da Comissão de Julgamento das propostas Edital 2015 Programa Pesquisador Mineiro ? PPM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Membro Avaliador Externo Comitê de Avaliadores Externos dos programas CNPq/PUCRS ? 2014-2015 de Iniciação Científica e Tecnológica.. 2014.

Oliveira, Adriana Cristina . Coordenador e Membro da Comissão de Julgamento das propostas Edital 02/2016 Programa Pesquisador Mineiro ? PPM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. 2013.

OLIVEIRA, A. C. ; Membro da Comissão de Avaliação de Critérios Docentes - INA- Escola de Enfermagem /UFMG. 2012.

OLIVEIRA, A. C. ; Membro da Comissão de Avaliação Institucional - Escola de Enfermagem /UFMG Portaria 34-2012. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina . Consultoria Ad hoc para Avaliação do Processo: 453748/2012-0 referente a Parecer sobre participação em Evento no exterior para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina . Consultoria Ad hoc para Avaliação do Processo- 485734/2012-5 - Edital/Chamada: Chamada Pública MCT/CNPq - N 14/2012 - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina . Consultoria Ad hoc para Avaliação do Processo- 483708/2012-7- Edital/Chamada: Chamada Pública MCT/CNPq - N 14/2012 - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina . Consultoria Ad hoc para Avaliação do Processo- 479162/2012-3 - Edital/Chamada: Chamada Pública MCT/CNPq - N 14/2012 - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina . Consultoria Ad hoc para Avaliação do Processo- 486960/2012-9- Edital/Chamada: Chamada Pública MCT/CNPq - N 14/2012 - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina de . Consultoria Ad hocProcesso: 305062/2012-3 - Bolsas no País / Produtividade em Pesquisa - PQ - 2012. 2012.

OLIVEIRA, A. C. ; Comitê Assessor da Área de Ciencias da Saúde da Pró-reitora de Pesquisa PRPq Portaria 12/2011. 2011.

OLIVEIRA, A. C. ; Membro da Comissão de Avaliadores Externos dos Programs de Bolsa PROBIC e PROBIT - FAPERGS/PUCRS. 2011.

OLIVEIRA, A. C. ; Membro da Câmara de Assessoramento de Ciências da Saúde ? da Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. Portaria 12/2011. Periodo 2011-2013. 2011.

OLIVEIRA, A. C. ; BRITO, Maria Jose M ; GAZZINELLI, Maria Flavia de Carvalho ; DONOSO, M. T. V. . Membro da Comissão de Avaliação de Critérios Docentes - INA- Escola de Enfermagem /UFMG. 2011.

Oliveira, Adriana Cristina . Membro titular da comissão assessor da área de ciências da saúde. 2011.

OLIVEIRA, A. C. ; Membro da Câmara de Assessoramento de Ciências da Saúde - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG,. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Consultor Ad hoc do Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnología para el Desarrollo (CYTED). 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Avaliação de Processo n. processo 4498-10-0 para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).. 2010.

OLIVEIRA, A. C. . Coordenador da Comissão cientifica do 9 Simpósio de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Saúde. 2009.

BRAZ, Nelma de Jesus ; MUSSEL, Ivone Coutinho ; Oliveira, Adriana Cristina . Membro da Comissão de Avaliação de Viabilidade do Reprocessamento de Artigo Médico Hospitalares de Uso Único do HC/UFMG. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; MUSSEL, Ivone Coutinho ; FIGUEIREDO, Maria Madalena ; ABREU, Monica Pena de ; BRAZ, Nelma de Jesus . Membro titular da Comissão de Avaliação de Viabilidade do Reprocessamento e Reutilização de materiais médico hospitalares (REUSO). Portaria 22/06 de 21 de fevereiro.. 2006.

OLIVEIRA, A. C. . Membro da Comissão de Avaliação de reuso de materiais de uso único no HC/UFMG. Portaria do HC de n 236/03, de 10/11/2003 a 10/02/2006.. 2003.

OLIVEIRA, A. C. . Consultor Técnico do Sistema de Certificação de Competências (SCC)-Profae - Projeto de Profissionalização de Trabalhadores da Área de Enfermagem. 2002.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise do mérito técnico-cinetífico do artigo TCE-2020-0119 intitulado COVID-19: CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA SEGURANÇA NO ATENDIMENTO DO SERVIÇO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise do mérito técnico-científico do Manual de Boas Práticas para o Processamento de Produtos em Serviços de Saúde. ANVISA e OPAS. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 402707/2020-6, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq Enfrentamento Covid19 ? MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit N 07/2020 - Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 403208/2020-3, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq Enfrentamento Covid19 ? MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit N 07/2020 - Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . 402369/2020-3. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer #1207 - Revista Mineira de Enfermagem.. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise do mérito #ICHE 40317 - Infection Control and Hospital Epidemiology. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 2020/26845, submetido ao edital PIBIC-PIBITI- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq 2020-21 ? Projetos de Pesquisa que contemplem Bolsa de Iniciação científica.. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 2020/26849, submetido ao edital PIBIC-PIBITI- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq 2020-21 ? Projetos de Pesquisa que contemplem Bolsa de Iniciação científica.. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 2020/26855, submetido ao edital PIBIC-PIBITI- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq 2020-21 ? Projetos de Pesquisa que contemplem Bolsa de Iniciação científica.. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 2020/26876, submetido ao edital PIBIC-PIBITI- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq 2020-21 ? Projetos de Pesquisa que contemplem Bolsa de Iniciação científica.. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 2020/26897, submetido ao edital PIBIC-PIBITI- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq 2020-21 ? Projetos de Pesquisa que contemplem Bolsa de Iniciação científica.. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 2020/26924, submetido ao edital PIBIC-PIBITI- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq 2020-21 ? Projetos de Pesquisa que contemplem Bolsa de Iniciação científica.. 2020.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer - Processo n 88881.337454/2019-01 Professor Visitante no Exterior Sênior- Edital n 01/2019 - Seleção 2019 - Análise de Mérito AD-HOC. 2019.

OLIVEIRA, ADRIANA . Análise de mérito técnico-científico do processo submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq 06/2019 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa. 2019.

OLIVEIRA, ADRIANA . Análise de mérito técnico-científico do processo #301264/2019-8 submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - 06/2019 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa. 2019.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer com vistas a publicação do manuscrito # 2019-00752 - Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health.. 2019.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer #REBEn-2019-0478 Revista Revista Brasileira de Enfermagem. 2019.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito de artigo para publicação 2018-062 - Revista da Associação Médica Brasileira. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina ; MELO, V. L. . Orientação de bolsista de apoio técnico. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito da proposta de projeto de pesquisa Edital N° 01/2018 - Edital de Bolsas de Pesquisa da UFRN. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito da proposta de projeto de pesquisa Edital N° 01/2018 - Edital de Bolsas de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo 402633/2018-0, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit N 01/2018 ? Pesquisas em Resistência aos Antimicrobianos. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito de artigo # CSC-2018-1458 submetido à revista Ciência & Saúde Coletiva. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise do mérito do processo n 88881.196578/2018-01 do Programa AEX - Edital n 15/2018. 2018.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Análise de mérito técnico-científico do processo 453177/2018-2, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? Participação de Evento no Exterior.. 2018.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Análise de mérito técnico-científico do processo 452952/2018-2, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? Participação de Evento no Exterior.. 2018.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Análise de mérito técnico-científico do processo # 38367 para Infection Control and Hospital Epidemiology com vistas a publicação de artigo. 2018.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Análise de mérito parecerista de projeto de pesquisa no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). 2018.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Análise de mérito técnico-científico de projeto de pesquisa (2) no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), Departamento de Ciência e Tecnologia , Ministério da Saúde. 2018.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Análise de mérito técnico-científico de projeto de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - Decit/SCTIE - no Edital do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde - PPSUS na UF do: ESPIRITO SANTO - ES. 2018.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Análise de mérito da proposta referente ao processo n 88887.198388/2018-00 do Programa Escola de Altos Estudos - Edital n 14/2018. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 159929/2018-0, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq Bolsas no País - Pós-doutorado Júnior - PDJ. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 159669/2018-9, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq Bolsas no País - Pós-doutorado Júnior - PDJ. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 453456/2018-9, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior - AVG. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 123516/2018-8, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq Bolsas no País - Pós-doutorado Sênior - PDS. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 432862/2018-8, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq MCTIC/CNPq N 28/2018 - Universal. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 422415/2018-9, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq MCTIC/CNPq N 28/2018 - Universal. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 437802/2018-3, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq MCTIC/CNPq N 28/2018 - Universal. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 425908/2018-6, submetido ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Chamada CNPq MCTIC/CNPq N 28/2018 - Universal. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise do mérito cientifico do processo LAM-2018-2050 submetido à Letters in Applied Microbiology. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito da proposta referente ao processo #AJIC-D-18-00867 com vista a publicação na American Journal of Infection Control. 2018.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do processo # 88881.128078/2016-01 - Programa Doutorado Pleno no Exterior . Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo 454324/2016-2 visando o Apoio a Eventos Científicos - Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior ? AVG. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico ? CNPq. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito de artigo para publicação junto a Journal Infection Control #164-664-2-RV. 2017.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Análise de mérito do Processo 402040/2017-1. Edital/Chamada: Bolsas no País - Pós-doutorado Júnior ? PDJ. Emissão de parecer.. 2017.

SANITARIA, A. N. V. ; Oliveira, Adriana Cristina . Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde -Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Parecer Criação do curso de doutorado UFSJ. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo 452496/2017-9 com vistas a participação em evento no Exterior, submetido ao CNPq. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Membro Titular da Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Acadêmicos pertencentes à área de ENFERMAGEM. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de Merito de Projetos de Pesquisa junto ao Edital PPSUS 2017. Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de Mérito de Projetos de Pesquisa junto ao Edital PPSUS 2017. Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de Mérito de Projetos de Pesquisa junto ao Edital PPSUS 2017. Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de Mérito de Projetos de Pesquisa junto ao Edital PPSUS 2017. Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do processo # 313051/2017-8 , referente ao edital Produtividade em Pesquisa. Chamada CNPq N 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ / Bolsas no País. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do processo # 310084/2017-2, referente ao edital Produtividade em Pesquisa. Chamada CNPq N 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ / Bolsas no País. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do processo # 303673/2017-6 referente ao edital Produtividade em Pesquisa. Chamada CNPq N 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ / Bolsas no País. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do processo # 310150/2017-5 referente ao edital Produtividade em Pesquisa. Chamada CNPq N 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ / Bolsas no País. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do processo # 313302/2017-0, referente ao edital Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - Chamada CNPq N 09/2017 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do processo # 310843/2017 referente ao edital Produtividade em Pesquisa. Chamada CNPq N 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ / Bolsas no País. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Revisor da Tradução para Língua Portuguesa do Standard Infection Control Precautions (SICPs) - Infection Prevention Society. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina ; MOTA, E. C. . O papel do enfermeiro no controle da disseminação de microorganismos multirresistentes para a prevenção das Infecções Realcionadas a asssistencia em saude. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito de artigo para publicação junto a Journal of Infection Control Manuscrito ID # 191. 2017.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito de artigo para publicação junto a American Journal Infection Control # AJIC-D-17-00804 for American Journal of Infection Control.. 2017.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA ; G. G. T. E. S. . Manual Anvisa Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. 2017.

OLIVEIRA, A. C. . Análise de mérito de artigo para publicação junto a Revista da Escola de Enfermagem da USP - Manuscript ID REEUSP-2015-0425. 2016.

OLIVEIRA, A. C. . Análise de mérito de artigo para publicação junto a Revista da SOBECC - Manuscript ID # 308. 2016.

OLIVEIRA, A. C. . Análise de mérito de artigo para publicação junto a Revista da SOBECC - Manuscript ID # 322. 2016.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Análise de mérito técnico-cientifico de propostas do processo de seleção do Edital/Chamada:Universal 2016, Processo #432295/2016-0 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).. 2016.

OLIVEIRA, A. C. . Emissão de parecer avaliação do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - Edital 01/2016. 2016.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito de artigo para publicação junto a Revista Gaucha de Enfermagem Manuscrito ID # 61050. 2016.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do Projeto de Pesquisa: EFP_00013342 da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF - CHAMADA PÚBLICA FAPDF/MS-DECIT/CNPQ/SESDF N 001/2016. 2016.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do Projeto de Pesquisa: EFP_00013023 da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF - CHAMADA PÚBLICA FAPDF/MS-DECIT/CNPQ/SESDF N 001/2016. 2016.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de trabalho # 72-268-2-RV.DOC Revista SOBECC. 2016.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise do mérito referente ao processo n 88881.118848/2016-01 do Programa Edital do Programa de Pós-doutorado 2016. 2016.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do artigo REEUSP-2016-0422 com emissão de parecer - Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2016.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito de artigo para publicação junto a Revista da Escola de Enfermagem da USP - Manuscript ID REEUSP-2016-0381. 2016.

DE OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA . Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de SaúdeMedidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 2016.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo 235226/2014-9 do Conselho Nacional De Desenvolvimento Científico E Tecnológico - CNPq. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Parecer # 269 - Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material de Esterilização - SOBECC. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo 234826/2014-2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-científico do processo # 450145/2015-8 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito para candidatura junto ao Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE ? CAPES). 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer # AJIC-D-15-00173 American Journal of Infection Control. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer # processo 451494/2015-6. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Análise de mérito técnico-cientifico de propostas processo de seleção do Programa Institucional de Iniciação Científica/UFG # 07451115224. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Análise de mérito técnico-cientifico de propostas processo de seleção do Programa Institucional de Iniciação Científica/UFG # 07473715151. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Emissão de parecer com vistas a publicação de artigo junto a REEUSP-2015-0156. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Análise de mérito técnico-cientifico de propostas processo de seleção do Programa Institucional de Iniciação Científica/UEMG # 147 Edital 04/2015. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Análise de mérito técnico-cientifico de propostas processo de seleção do Programa Institucional de Iniciação Científica/UEMG # 148 Edital 04/2015. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Emissão de parecer # EAN-2014-0019: 'HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: análise do conhecimento de profissionais de enfermagem' Revista da Escola Anna Nery.. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-cientifica da proposta a estagio Pós-doutoral Proposta 7484-15 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito Processo # 453604/2015-3 Apoio a Eventos Científicos - Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer referente a avaliação de artigo # 445 Revista Mineira de Enfermagem. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer para o Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa #190526/2015-7. 2015.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Análise do mérito do Processo # 7474-15-6 com vistas a realização de Estágio Pós-doutoral no Exterior - CAPES - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-cientifico de propostas do processo de seleção do Edital/Chamada:Bolsas no País - Produtividade em Pesquisa - PQ 2015, Processo # 301734/2015-1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito técnico-cientifico de propostas do processo de seleção do Edital/Chamada:Bolsas no País - Produtividade em Pesquisa - PQ 2015, Processo # 312224/2015-0 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito Processo # 454337/2015-9 Apoio a Eventos Científicos - Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise do mérito do Processo # REEUSP-2015-0288. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise do mérito do Processo REEUSP-2015-0287 - Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito para candidatura junto ao Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior Processo # 205085/2015-6 Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico CNPq. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Análise de mérito Processo # 203397/2015 - Bolsa no exterior - Estágio Pós-doutoral - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito de artigo para publicação junto a revista Vigilância Sanitária em Debate: da Sociedade, Ciência & Tecnologia Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer como Avaliador Externo do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental?nível Mestrado/2015. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Análise de merito de Projetod e Pesquisa - FUndação de Pesquisa da Bahia - FAPESB. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Análise de mérito do processo # 307616/2015-0, referente ao edital Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT 2015 / Bolsas no País. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq. 2015.

OLIVEIRA, A. C. . Avaliação de mérito de artigo # 42894-1612 da Revista Cogitare Enfermagem.. 2015.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer Processo # 459893/2013-0 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2014.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer # n 3621 Revista Latina Americana de Enfermagem. 2014.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer Rev Patol Trop - Processo # MS1002. 2014.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer # 2191 para a Revista de Ciências Médicas. 2014.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Emissão de parecer #24 Revista Mineira de Enfermagem - REME. 2014.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Emissão de Parecer # 452081/2014-9 Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. 2014.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Emissão de Parecer 239 Rev SOBECC - Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-anestésica e Centro de Material e Esterilização. 2014.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Emissão de parecer Revista de Enfermagem da Escola da Universidade de São Paulo #2014-0130. 2014.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Emissão de Parecer Infection Control and Hospital Epidemiology 334610. 2014.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Membro Titular da Comissão de análise da Proposta de Resolução Complementar - Carreiras Magistério Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico da UFMG - Portaria 44/2014 - EE/UFMG. 2014.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Emissão de Parecer #157 Revista Mineira de Enfermagem - REME. 2014.

AMORIN, C. ; OLIVEIRA, A. C. . Membro Titulardo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas da UFMG - Portaria 060/2014. 2014.

OLIVEIRA, A. C. . Emissão de parecer # REEUSP-2014-0207. 2014.

OLIVEIRA, A. C. . Emissão de Parecer # American Journal of Infection Control AJIC-D-14-00324. 2014.

OLIVEIRA, A. C. ; VELASQUEZ, G. ; SOARES, S. M. . Comissão Examinadora de Seleção de Bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) - Portaria 52/2014. 2014.

OLIVEIRA, AC . Emissão de Parecer #312502/2014-1 Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. 2014.

OLIVEIRA, AC . Emissão de Parecer #307401/2014-6 Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico com vistas a atendimento do Edital CNPq-2014. 2014.

OLIVEIRA, AC . emissão de Parecer #204529/2014-0 Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico com vistas a obtenção de bolsa sanduiche no exterior. 2014.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer # AJIC-D-14-00590 American Journal of Infection Control. 2014.

OLIVEIRA, A. C. . Emissão de Parecer # MS no. 34995 - Infection Control and Hospital Epidemiology. 2014.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer #310 Revista Mineira de Enfeermagem - REME. 2014.

Oliveira, Adriana Cristina . Seasonality of Handwashing Compliance in a Tertiary Care Center in Brazil. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer # 1219 Revista Mineira de Enfermagem. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer # 3174 Revista Latino-americana de Enfermagem - RELAE. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de Parecer # Processo: 453294/2013-8 - Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de Parecer # Processo: 450935/2013-2 - Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de Parecer # 481178/2013-9 - Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de Parecer # 484752/2013-8 - Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de Parecer # 482239/2013-1 - Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de Parecer # 483989/2013-4 - Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de Parecer # 4333 para o Comitê de Avaliadores Externos dos programas FAPERGS/PUCRS ? 2013 de Iniciação Científica e Tecnológica.. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de Parecer # 4241 para o Comitê de Avaliadores Externos dos programas FAPERGS/PUCRS ? 2013 de Iniciação Científica e Tecnológica. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de Parecer # 4323 para o Comitê de Avaliadores Externos dos programas FAPERGS/PUCRS ? 2013 de Iniciação Científica e Tecnológica. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Coordenador do Comite de Avaliação dos Projetos de Pesquisa Submetidos ao Programa de Pesquisador Mineiro da FAPEMIG 2013. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Membro do Comite de Avaliação dos Projetos de Pesquisa Submetidos ao Programa de Pesquisador Mineiro da FAPEMIG 2013. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de parecer como Editor Associado da Revista Mineira de Enfermagem Processo # 1493. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer como Editor da Revista Mineira de Enfermagem Processo # 1531. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer como Editor da Revista Mineira de Enfermagem Processo # 1551. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer como Editor da Revista Mineira de Enfermagem Processo # 1602. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Elaboração de parecer #1680 para a Revista Mineira de Enfermagem. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de parecer # 1668 para a Revista Mineira de Enfermagem. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de parecer 454893/2013-2 - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão do parecer Processo 8113-13-0 com vistas a participação em evento no exterior. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer # 2013-0182 para a Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de Parecer # 33985 Infection Control and Hospital Epidemiology. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer Processo # CNPq 303407/2013-1 Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico CNPq. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer # 1204 - Revista Ciência Cuidado e Saúde. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer # AJIC-D-13-00412 - American Journal of Infection Control. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer # 0031-2013 para Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2013.

Oliveira, Adriana Cristina ; GARBACCIO, J. L. . Elaboração de cartilha Manual de Biossegurança para Manicures, Pedicures e Podólogos. 2013.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer 1821-8070 para a revista Aquicham. 2012.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de Parecer referente ao PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA DE DOUTORES RECÉM CONTRATADOS DA UFMG EDITAL PRPq - 12/2011 -PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. 2012.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de Parecer # 16469 Revista Eletrônica de Enfermagem. 2012.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de Parecer # 2294-2011 - Revista Latino-americana de Enfermagem. 2012.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de Parecer # 88185 Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2012.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer # ID 2012-00285 Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health. 2012.

Henriques, G. S. ; Pereira, SCL ; OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. . Membro da Comissão de Avaliação Final de Estágio Probatório do Prof. Antonio Ignácio de Loyola. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão do paarecer # 2729 Revista Latino-americana de Enfermagem. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina . Emissão de parecer # 80928 Acta Paulista de Enfermagem. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina de . Emissão de parecer # 96819 Avaliação Acta Paulista de Enfermagem. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina . Consultoria Ad hoc Processo n 303768/2012-6 Chamada Pública 14/2012 - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2012.

Oliveira, Adriana Cristina de . Consultoria Ad hoc para avaliação do artigo Parecer 33384 Infection Control and Hospital Epidemiology. 2012.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissao de Parecer para a Coordenação de Pessoal de Nivel Superior - CAPES. Processo 0199-11-7 Participação de evento no exterior. 2011.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de Parecerpara a Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health - Parecer 2011-00115. 2011.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer # 1227-11-4 Coordenação de Pessoal de Nivel Superior - CAPES. 2011.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de Parecer artigo # 1822 da Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2011.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer em análise do artigo #2010-13 . Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde - ABCS. 2011.

Tipple, AFV ; OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. . Avaliador Externo dos Projetos de Doutorado da Disciplina Seminario de Pesquisa II. 2011.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 1016 Revista Mineira de Enfermagem - reme. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 05/10 Revista de Enfermagem do Nordeste. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Membro da Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer do Processo 1198-10-6 - Estagio Senior - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de Parecer processo 2646-10-2 - Acordo de cooperação internacional. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer com vistas a publicação de artigo MS # 31703 an Infection Control and Hospital Epidemiology. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissao de parecer # 230 da Brazilian Journal of Medical and Biological Research. 2010.

Marcolino C. ; OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. . Emissão de parecer para Revista da Escola de Enfermagem da USP #1157. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; DONOSO, M. T. V. ; AMARAL, Marta . Presidente da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório - Avaliação parcial -mPortaria 03/2010 ENB. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Consultoria Ad hoc para o Conselho Nacional de Pesquisa - CNPQ -Auxilio -Processo 308076/2010-9, Bolsas no País - Produtividade em Pesquisa - PQ ? 2010. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Consultoria Ad hoc para Revista Brasileira De Saúde Ocupacional - Parecer Número de Registro:351.000.10. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer para a Revista Eletrônica de Enfermagem. Protocolo 6495/2010. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer para a Coordenação de Pessoal de Nivel Superior - CAPES. APCN 6120. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer para a Coordenação de Pessoal de Nivel Superior - CAPES. APCN 6620. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer para a Coordenação de Pessoal de Nivel Superior - CAPES. MP UEFS. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer para o Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq. Processo 308840/2010. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer para o Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq. Processo 304391/2010-7. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer para o Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq. Processo 308076/2010-9. 2010.

OLIVEIRA, A. C. ; Emissão de parecer para Revista Gaucha de Enfermagem #14425.. 2010.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 10 Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. 2009.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 503 Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2009.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer 513 Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2009.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 425 Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2009.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 8957-28221 Revista Gaucha de Enfermagem. 2009.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 31043 Infection Control and Hospital Epidemiology. 2009.

OLIVEIRA, A. C. . Coordenador do III Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde. Tema Central: Qualidade assistencial fundamentada na segurança do paciente.. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 482779/2009-8 - Edital Universal CNPq 14/2009. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 856 Revista Mineira de Enfermagem - REME. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 859 Revista Mineira de Enfermagem - REME. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 960 Revista Mineira de Enfermagem - REME. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 301646/2009-0 Edital Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq - Produtividade em Pesquisa. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 304917-2009-0 Edital Edital Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq - Produtividade em PesquisaCNPq. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 311100/2009-0 Edital Bolsas no País / Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 956 Revista Mineira de Enfermagem. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 303204/2009-5 Bolsas no País - Produtividade em Pesquisa - PQ - 2009. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 1062 Revista Latino-americana de Enfermagem. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 608 Revista Ciencia Cuidado e Saúde. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 31198 Infection Control and Hospital Epidemiology. 2009.

OLIVEIRA, A. C. ; Parecer # 513 Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2009.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer #180 Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 591. Revista Mineira de Enfermagem. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 595 Revista MIneira de Enfermagem. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 615 Revista Mineira de Enfermagem. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 01 Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do Sistema Único de Saúde do Brasil. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 363 Revista Ciência, Cuidado e Saúde. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 53 Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 3288 Revista Gaúcha de Enfermagem. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer #1402- Revista Acta Paulista de Enfermagem. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 695 Revista Mineira de Enfermagem. 2008.

OLIVEIRA, A. C. . Comissão de Avaliação XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG - Conhecimento e Cultura. 2007.

OLIVEIRA, A. C. . Comissão de Avaliação 10° Encontro de Atividades Científicas realizado pela Universidade Norte do Paraná UNOPAR. 2007.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer #512 Revista Mineira de Enfermagem. 2007.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer 01/06/07 Revista Mineira de Enfermagem. 2007.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer # 134-07 Revista da Escola de Enfermagem da USP - REEUSP. 2007.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer American Journal of Infection Control artigo AJIC D-06-00204. 2006.

CLEMENTE, Wanessa Trindade ; OLIVEIRA, A. C. . Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infecções Associadas ao Cuidado de Saúde e Epidemiologia Hospitalar (GREPIACSEH). 2005.

OLIVEIRA, A. C. . Parecer Revista Mineira de Enfermagem. REME. 2004.

OLIVEIRA, A. C. . Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infecção Hospitalar e em Estabelecimentos de Saúde- NEPIHES. 2003.

OLIVEIRA, A. C. . Consultor Ad-hoc da Fundação de Pesquisa da Bahia - FAPESB. 2003.

OLIVEIRA, A. C. . Membro da Com issão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Minas Gerais.. 1996.

Oliveira, Adriana Cristina . Estrategias de Prevenção da Covid19. 2020.

Oliveira, Adriana Cristina . Como a população geral pode see prevenir da infecção pela Covid 19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Oliveira, Adriana Cristina . Cuidados a serem tomados para o uso de máscaras, distanciamento social e cuidado com pacientes infectados. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, A. C. . Higienização das mãos - dia mundial. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, A. C. . Dia Mundial da Higienização das Mãos - Organização Mundial de Saúde - OMS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, A. C. . Qualidade assistencial fundamentada na segurança do paciente. Uma análise do cenário mundial.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, A. C. ; PAULA, A. O. . Higiene de mãos: a distância entre as recomendações e o cotidiano do profissional de saúde.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, A. C. . Dia Mundial da Higienização das Mãos - Organização Mundial de Saúde - OMS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, A. C. . Dia Mundial da Higiene de Mãos Programa Paciente pela Segurança do Paciente. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, A. C. . Aspectos epidmiologicos do controle de infecção hospitalar. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, A. C. ; RICARDO, S. . Infecções hospitalares: Regulamentações, fatores de risco e papel dos profissionais de saúde na prevenção. 2015.

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Conferência: Cirurgia Segura: Protocolso da Organização Mundial de Saúde e Práticas Documentadas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, A. C. ; Contaminação dos jalecos de profissionais de saúde. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, A. C. ; Contaminação dos jalecos de profissionais de saúde. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, A. C. ; Contaminação dos jalecos de profissionais de saúde. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, A. C. ; Contaminação dos jalecos de profissionais de saúde. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Oliveira, Adriana Cristina ; MARCATTO, J. O. ; LUCAS, Thabata Coaglio ; SILVA, T. M. R. . Treinamento de estudantes de graduação do último ano para atuação frente a pandemia da Covid-19. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, ADRIANA C. . Microbiologia Aplicada a prática de limpeza, desinfecção e esterilização. 9 Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde?.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, A. C. ; Construção de questionário como instrumento de coleta de dados. 2011. .

OLIVEIRA, A. C. ; Seminarios de Educação em Enfermagem e Produção do Conhecimento no Reino Unido. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, Bruna Adriene Gomes ; OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. . VI Mostra Científica da Enfermagem da Unimontes, 11 a 15 de Abril de 2011, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unimontes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, A. C. ; O controle de infecção hospitalar. 2011. .

OLIVEIRA, A. C. ; Elaboração do Projeto de Pesquisa. 2010. .

OLIVEIRA, A. C. ; A leitura critica de artigos científicos. 2010. .

OLIVEIRA, A. C. ; Introdução ao SPSS. 2010. .

OLIVEIRA, A. C. ; Tópicos em estatística avançada. 2010. .

OLIVEIRA, A. C. ; Pesquisa baseada em evidência: Revisão sistemática e Integrativa. 2010. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Processamento de Endoscópios gastrointestinais ? da pré-limpeza a utilização: Uma análise das condições em serviços de endoscopia para o uso seguro em diferentes tempos de armazenamento, Descrição: O endoscópio gastrointestinal é um equipamento reutilizável, de estrutura complexa, com vários lúmens, o que dificulta a limpeza e reprocessamento eficazes. Infecções relacionadas a utilização destes equipamentos contaminados apontam para lacunas das etapas do reprocessamento. Controvérsias nas recomendações sobretudo, voltadas para o armazenamento seguro desses equipamentos são referidas pelas sociedades nacionais e internacionais, a partir das indefinições quanto ao melhor tempo antes do próximo uso de um endoscópio, necessitando de maiores investigações sobre o assunto. Diante do exposto, objetiva-se avaliar o processamento dos endoscópios gastrointestinal na prática clínica e sua relação com o tempo seguro para uso. Será realizado um levantamento através do sistema DATA SUS e portal da Vigilância municipal de saúde, dos serviços de endoscopia da cidade de Belo Horizonte, para posterior convite aos mesmos a participar do estudo. Trata-se de um estudo de campo experimental, cuja primeira etapa constará da aplicação de um checklist de verificação da prática de processamento e armazenamento dos endoscópios nos serviços e, sua conformidade com diretrizes, baseadas nas principais legislações e recomendações nacionais e internacionais sobre o tema. A seguir, será acompanhado o processamento do endoscópio e, um teste de ATP (Adenosina trifosfato) e de detecção de proteína serão utilizados como verificador da etapa de limpeza do endoscópio, como também será realizada a coleta de material do local de armazenamento para análises microbiológicas. E assim, em distintos intervalos de tempo, a serem definidos por um estudo piloto, considerando o que sugerem as diretrizes para o tempo de uso, entre desinfecção e armazenamento, amostras de lavado dos canais dos endoscópios serão coletadas para análises microbiológicas entre um a 22 dias de armazenamento. As amostras serão transportadas e analisadas no Laboratório de Microbiologia Oral e Anaeróbios, ICB/UFMG, utilizando-se métodos automatizado (MALDI TOF) para identificação dos microrganismos e definição do perfil de resistência. Através de técnicas de biologia molecular será verificado a similaridade das cepas dos microrganismos. A análise dos resultados será conduzida no programa Statistical Package for the Social Sciences for Windows versão 19.0. (SPSS). Será realizada estatística descritiva e testes paramétricos (análise de variância) para comparar o desfecho às variáveis independentes e serão considerados um nível de significância estatística de 0,05, e intervalo de confiança de 95% para estabelecer as diferenças entre grupos. Como potenciais contribuições para a prática clínica, vislumbra-se conhecer como tem se dado o processamento dos endoscópios e, sobretudo as condições de armazenamento dos endoscópios e o risco da sua relação com essa etapa antes do uso, visando assegurar a qualidade e eficiência do armazenamento com foco na segurança do uso de endoscópios gastrointestinais livres de contaminação. O projeto será submetido ao comitê de ética em pesquisa (COEP) para solicitação de dispensa de Termo de Consentimento livre e Esclarecido (TCLE), visto que o objeto de estudo será um equipamento de uso rotineiro na prática clínica dos serviços de endoscopia gastrointestinal. Para a participação dos serviços após o convite será solicitado aos seus responsáveis a assinatura do termo de anuência para a condução da pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Naiara Bussolotti Garcia - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Avaliação Da Eficácia Do Polivinilpirrolidona-Iodo X Clorexidina No Preparo Cirúrgico Da Pele, Descrição: As Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC) são consideradas uma das mais importantes dentre as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e constituem as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico, apresentando ocorrência entre 3 a 20% no pós-operatório, com impacto direto no tempo de permanência hospitalar, aumento dos custos com tratamentos diagnósticos e terapêuticos, uso prolongado de antibióticos e a reabordagem cirúrgica, além de potencializar os riscos de morbimortalidade dos pacientes acometidos. A pele consiste em um importante reservatório de microrganismos, transitórios ou residentes, que podem contaminar a ferida operatória seja pelo contato direto ou indireto das mãos do cirurgião com o sítio operado, de instrumentais cirúrgicos, objetos e superfícies do ambiente operatório, ou decorrente do preparo ineficaz da pele, podendo levar a inserção dos microrganismos presentes na cavidade cirúrgica. Ao entrar em contato com o sítio cirúrgico, estes microrganismos, encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como a presença de matéria orgânica, umidade e temperatura favoráveis, além da susceptibilidade do paciente . quando o preparo cirúrgico da pele não é realizado de maneira eficiente a recontaminação ocorre de forma rápida e pode contribuir ou favorecer o desenvolvimento de ISC, refletindo diretamente, de maneira negativa, para o paciente e instituições. Diante da magnitude e importância do preparo cirúrgico da pele, e seu impacto na ocorrência de ISC, este estudo se justifica por avaliar a efetividade da antissepsia cirúrgica, a partir de análises microbiológicas da pele das mãos do cirurgião (palma da mão, leito ungueal e subungueal) e do sítio cirúrgico, antes e após o seu preparo. quando o preparo cirúrgico da pele não é realizado de maneira eficiente a recontaminação ocorre de forma rápida e pode contribuir ou favorecer o desenvolvimento de ISC, refletindo diretamente, de maneira negativa, para o paciente e instituições. Diante da magnitude e importância do preparo cirúrgico da pele, e seu impacto na ocorrência de ISC, este estudo se justifica por avaliar a efetividade da antissepsia cirúrgica, a partir de análises microbiológicas da pele das mãos do cirurgião (palma da mão, leito ungueal e subungueal) e do sítio cirúrgico, antes e após o seu preparo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Taysa de Fatima Garcia - Integrante / Breno Santos de Araújo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Impacto da adesão às boas práticas para prevenção de infecção de sítio cirúrgico em craniotomias, Descrição: A Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é considerada um dos eventos adversos mais frequentes no cenário mundial relacionada a complicações do paciente cirúrgico. Se destaca entre as principais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e a sua ocorrência eleva as taxas de morbimortalidade e os custos hospitalares, causando impacto importante em todas as especialidades cirúrgicas, sobretudo naquelas de grande porte como as neurológicas. Objetiva-se avaliar o impacto da adesão às boas práticas para prevenção de infecção de sítio cirúrgico no período pré, intra e pós-operatório em pacientes submetidos a craniotomia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Breno Santos de Araújo - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Ações para o controle da resistência bacteriana em hospitais de médio e grande porte de Minas Gerais, Descrição: As Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são eventos adversos que comprometem a segurança dos pacientes e sua ocorrência está relacionada à emergência da resistência bacteriana. Mesmo com as recomendações para sua prevenção, as taxas de infecção por bactérias resistentes e sua disseminação continuam alarmantes e podem estar relacionadas a fatores do contexto organizacional e a não adesão às diretrizes publicadas nos guidelines. Diante disso, objetivou-se avaliar como tem se dado na prática clínica dos hospitais de médio e grande porte do Estado de Minas Gerais a adoção das medidas de prevenção da disseminação da resistência bacteriana. Foi realizado um estudo transversal, nos hospitais gerais de médio e grande porte de Minas Gerais, no período de fevereiro de 2018 a dezembro de 2018. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE: 30782614.3.0000.5149). A participação das instituições se deu de forma voluntária e após consentimento do seu responsável legal, realizou-se entrevistas com gestores, coordenadores do controle de infecções, do núcleo de segurança do paciente, da unidade de internação e da unidade de terapia intensiva dos hospitais. E, paralelo à entrevista, foram observadas, através de um instrumento estruturado as unidades de internação e de terapia intensiva dos hospitais quanto à adoção às medidas de prevenção da resistência bacteriana pela equipe multiprofissional comparando-se as políticas e a cultura organizacional verificadas nas entrevistas, para o enfrentamento do problema em questão, pelos profissionais, na prática clínica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Mariana Sanches - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Ações para o controle da resistência bacteriana em hospitais de médio e grande porte de Minas Gerais, Descrição: As Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são eventos adversos que comprometem a segurança dos pacientes e sua ocorrência está relacionada à emergência da resistência bacteriana. Mesmo com as recomendações para sua prevenção, as taxas de infecção por bactérias resistentes e sua disseminação continuam alarmantes e podem estar relacionadas a fatores do contexto organizacional e a não adesão às diretrizes publicadas nos guidelines. Diante disso, objetivou-se avaliar como tem se dado na prática clínica dos hospitais de médio e grande porte do Estado de Minas Gerais a adoção das medidas de prevenção da disseminação da resistência bacteriana. Foi realizado um estudo transversal, nos hospitais gerais de médio e grande porte de Minas Gerais, no período de fevereiro de 2018 a dezembro de 2018. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE: 30782614.3.0000.5149). A participação das instituições se deu de forma voluntária e após consentimento do seu responsável legal, realizou-se entrevistas com gestores, coordenadores do controle de infecções, do núcleo de segurança do paciente, da unidade de internação e da unidade de terapia intensiva dos hospitais. E, paralelo à entrevista, foram observadas, através de um instrumento estruturado as unidades de internação e de terapia intensiva dos hospitais quanto à adoção às medidas de prevenção da resistência bacteriana pela equipe multiprofissional comparando-se as políticas e a cultura organizacional verificadas nas entrevistas, para o enfrentamento do problema em questão, pelos profissionais, na prática clínica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Mariana Sanches - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Panorama dos Desafios Globais da Organização Mundial de Saúde para Segurança do Paciente em Hospitais de Grande Porte em Minas Gerais, Descrição: A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que eventos adversos ocorram em todo o mundo gerando milhões de mortes anualmente. Estudos realizados em hospitais de vários países mostram a associação entre a ocorrência de eventos adversos, que ocasionam danos aos pacientes e o aumento do tempo de permanência hospitalar, da mortalidade e do custo da internação. Contudo a melhoria da segurança do paciente e da qualidade da assistência à saúde tem recebido atenção especial em âmbito global, visto a frequência dos eventos adversos relacionados ao cuidado e seu efeito sobre o paciente, bem como o potencial impacto desses eventos nos sistemas de saúde. Considerando à segurança inadequada do paciente como um problema grave e com importantes consequências, a Organização Mundial de Saúde recomendou aos Estados membros fortalecer a segurança da assistência à saúde do paciente por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente (World Alliance for Patient Safety) em 2004, com a formulação de desafios globais. Diante do exposto esse estudo pretende analisar as condutas de hospitais de grande porte no estado de Minas Gerais frente aos desafios globais para segurança do paciente da OMS (higiene de mãos, cirurgia segura e resistência bacteriana). Após convite aos hospitais de grande porte de Minas Gerais, e sua anuência, estes serão visitados a fim de se realizar um diagnóstico situacional, frente aos três desafios da OMS, higiene de mãos, cirurgia segura e resistência bacteriana. Inicialmente será aplicado um instrumento de ?Análise da Situação sobre a Segurança do Paciente? aos gestores dos hospitais, adaptado do Centers for Disease Control de Atlanta, (SSI Baseline Prevention Practices Assessment Tool For States Establishing HAI Prevention, que será traduzido e adaptados a realidade brasileira), diretrizes propostas pela OMS para higienização das mãos, e guia da ANVISA para a prevenção da disseminação de microrganismos resistentes. Paralelo a aplicação destes instrumentos um período de observação em relação às ações e boas práticas adotadas pela equipe multiprofissional frente aos desafios globais para a segurança do paciente, por meio de um roteiro de observação em áreas críticas como bloco cirúrgico, enfermarias e Unidades de tratamento Intensivo será realizado. Os pacientes também serão abordados com a finalidade de se avaliar a proposta do Programa Paciente pela Segurança do Paciente também recomendado pela OMS de se identificar a percepção do paciente sobre a Higiene das mãos realizadas pelos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Robert A. Iquiapaza - Integrante / Ana Lucia De Mattia - Integrante / Mariana Sanches - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Segurança do paciente - controle e prevenção da Infecção relacionada ao Cuidar em saúde., Descrição: Subprojeto 1 - Avaliação da presença de biofilme em instrumentais cirúrgicos após exposição a matéria orgânica e inorgânica durante procedimentos cirúrgicos em condições reais e experimentais. Biofilme microbiano é definido como uma associação de células bacterianas e fúngicas, aderidas a uma superfície abiótica ou biótica embebidas em uma complexa matriz de exopolissacarídeo. No ambiente hospitalar destacam-se a alta possibilidade de formação de biofilme nos instrumentais cirúrgicos pela característica de barreira/desafio ao processo de limpeza devido à presença de reentrâncias, fendas, articulações e cremalheiras apesar da função da limpeza prever a garantia da remoção de sujidade visível. Verificam-se ainda limitações pelo uso dos detergentes enzimáticos devido à ausência de técnicas de avaliação do efeito das enzimas na formação/remoção do biofilme e, sobretudo pelo questionamento de sua efetiva ação quando da presença de biofilme complexos formados por uma heterogeneidade de microrganismos. Este projeto objetiva: Verificar por métodos microbiológicos e microscopia eletrônica de varredura a superfície de instrumentais cirúrgicos em condições reais e experimentais quanto à formação de biofilme após exposição a matérias orgânicas; e avaliar, a presença de microrganismos em instrumentais cirúrgicos, o perfil de suscetibilidade destes aos antimicrobianos; a ação do detergente enzimático; a presença potencial de endotoxinas; a capacidade de formação de biofilme por S. aureus, P. aeruginosa, A. baumannii e E. coli pela técnica de Fluorescência (FISH), dentre outros. Serão definidos três tipos de pinças submetidas a condições reais e que atendam critérios de maior desafio para limpeza. As análises microbiológicas serão realizadas no Laboratório de Microbiologia Oral e Anaeróbios, ICB/UFMG. A interpretação dos resultados ocorrerá pelo emprego de técnicas de estatística descritiva e analítica, testes estatísticos paramétricos e não paramétricos (Kruskall-Wallis), com um nível de significância estatística de 0,05, e intervalo de confiança de 95%, utilizando-se o programa Statistical Package for the Social Sciences for Windows versão 19.0. Projeto 2 - Avaliação da presença e da remoção de biofilme durante a limpeza de instrumentais cirúrgicos em condições experimentais. Dentre os diferentes fatores associados ao risco de adquirir as infecções de sítio cirúrgico (ISC), o processamento de Produtos Para a Saúde (PPS) torna-se relevante dada à possibilidade de contaminação bacteriana da ferida operatória pelos instrumentais cirúrgicos quando as recomendações de limpeza e esterilização são negligenciadas. A etapa de limpeza ocupa papel crítico durante o processamento de PPS uma vez que a permanência de sujidade nestes produtos pode atuar como proteção para os micro-organismos durante o contato com o agente esterilizante sendo esta situação exacerbada pela formação de biofilme, que constitui uma barreira/desafio ao processo de limpeza baseado na presença de serrilhas, reentrâncias, fendas, articulações e cremalheiras. Dada à relevância do tema propõe-se como questão de pesquisa a seguinte pergunta: como os métodos de limpeza atuam na remoção de biofilmes compostos por micro-organismos de importância epidemiológica implantados experimentalmente em instrumentais cirúrgicos? Objetiva-se avaliar a remoção de biofilmes de cepas de importância epidemiológica (Staphylococcus epidermidis, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli), implantados na superfície de instrumentais cirúrgicos, durante a limpeza de PPS em condições experimentais. Trata-se de uma pesquisa experimental a ser realizada no Laboratório de Microbiologia Oral e Anaeróbios, ICB/UFMG. Serão selecionados fragmentos de pinças do tipo hemostática para a proposta de implantação de biofilme envolvendo as amostras de referência de Staphylococcus epidemidis ATCC 12228, Pseudomonas aerugin. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Sintia Evangelista - Integrante / Maria Leticia de Miranda Mati - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Infecção do trato urinário associada ao uso do cateter vesical em pacientes críticos: impacto do bundle na prevenção, Descrição: A infecção do trato urinário (ITU) é a infecção mais comum em unidade de terapia intensiva (UTI). Seu risco se eleva significativamente com o uso de dispositivos invasivos e mais de 80% dessas infecções estão associadas à utilização de cateteres urinários (ITU-CV). Com a finalidade de contribuir para prevenção de infecções relacionadas ao cuidado à saúde (IRAS) o Institute for Healthcare Improvement (IHI) desenvolveu os bundles, que constituem pacotes de medidas preventivas que, quando executadas coletivamente melhoram os resultados comparada ao uso de medidas isoladas. Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da implantação do bundle na prevenção de ITU-CV em pacientes críticos bem como avaliar o comportamento e atitude dos profissionais que inserem e manipulam o cateter vesical em relação às medidas de prevenção. Trata-se de um estudo epidemiológico, de intervenção, do tipo antes e depois que será realizado na UTI de um hospital filantrópico de grande porte localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O estudo será realizado em três momentos: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. Na pré-intervenção, ou período basal, será determinada a prevalência da ITU-CV no ano anterior ao estudo pela análise dos prontuários e registros da comissão e controle de infecção da instituição, complementando com uma abordagem aos profissionais de saúde do setor de estudo, que inserem e/ou manipulam o CV, por meio de entrevistas para avaliação do conhecimento sobre as práticas de prevenção de ITU-CV e, para concluir a etapa pré-intervenção será realizada uma observação direta para verificar a adesão desses profissionais à essas práticas recomendadas para prevenção da ITU-CV. Para a intervenção, todos os profissionais entrevistados serão convidados a assistirem uma sessão de treinamento/revisão/atualização sobre medidas de prevenção da ITU-CV pela implantação do bundle. Na pós-intervenção, 45-60 dias após a intervenção, a ocorrência de ITU-CV nos pacientes internados na UTI será monitorada prospectivamente e, o conhecimento e adesão dos profissionais às medidas de prevenção da ITU-CV serão novamente avaliados. Um estudo piloto será realizado para avaliar e validar os instrumentos de coleta de dados. Análises descritivas serão realizadas, e para comparar os dados entre os indivíduos em um mesmo momento do tempo (pré-intervenção), serão utilizados testes de qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher e teste t ou Mann Whitney, em caso de variáveis qualitativas e quantitativas, respectivamente. Para comparar os dados em períodos de tempo distintos (período pré e pós-intervenção), será utilizado o teste estatístico de t pareado, McNemar ou Wilcoxon para amostras pareadas. O nível de significância para inferência estatística será de 0,05 com um intervalo de confiança de 95%. Este projeto fundamentou-se na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e será submetido à aprovação do Conselho de Ética e Pesquisa. Dada à relevância do tema, percebe-se uma escassez de estudos desenvolvidos na realidade brasileira sobre o impacto do bundle na prevenção de ITU-CV. Além disso, a avaliação do comportamento e atitude dos profissionais pode contribuir para identificar possíveis lacunas do conhecimento ainda existentes associadas à técnica de inserção, manipulação e manutenção do cateter vesical, possibilitando intervenções pontuais para garantir uma assistência segura ao paciente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Écila Campos Mota - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Infecção do trato urinário associada ao uso do cateter vesical em pacientes críticos: impacto do bundle na prevenção, Descrição: A infecção do trato urinário (ITU) é a infecção mais comum em unidade de terapia intensiva (UTI). Seu risco se eleva significativamente com o uso de dispositivos invasivos e mais de 80% dessas infecções estão associadas à utilização de cateteres urinários (ITU-CV). Com a finalidade de contribuir para prevenção de infecções relacionadas ao cuidado à saúde (IRAS) o Institute for Healthcare Improvement (IHI) desenvolveu os bundles, que constituem pacotes de medidas preventivas que, quando executadas coletivamente melhoram os resultados comparada ao uso de medidas isoladas. Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da implantação do bundle na prevenção de ITU-CV em pacientes críticos bem como avaliar o comportamento e atitude dos profissionais que inserem e manipulam o cateter vesical em relação às medidas de prevenção. Trata-se de um estudo epidemiológico, de intervenção, do tipo antes e depois que será realizado na UTI de um hospital filantrópico de grande porte localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O estudo será realizado em três momentos: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. Na pré-intervenção, ou período basal, será determinada a prevalência da ITU-CV no ano anterior ao estudo pela análise dos prontuários e registros da comissão e controle de infecção da instituição, complementando com uma abordagem aos profissionais de saúde do setor de estudo, que inserem e/ou manipulam o CV, por meio de entrevistas para avaliação do conhecimento sobre as práticas de prevenção de ITU-CV e, para concluir a etapa pré-intervenção será realizada uma observação direta para verificar a adesão desses profissionais à essas práticas recomendadas para prevenção da ITU-CV. Para a intervenção, todos os profissionais entrevistados serão convidados a assistirem uma sessão de treinamento/revisão/atualização sobre medidas de prevenção da ITU-CV pela implantação do bundle. Na pós-intervenção, 45-60 dias após a intervenção, a ocorrência de ITU-CV nos pacientes internados na UTI será monitorada prospectivamente e, o conhecimento e adesão dos profissionais às medidas de prevenção da ITU-CV serão novamente avaliados. Um estudo piloto será realizado para avaliar e validar os instrumentos de coleta de dados. Análises descritivas serão realizadas, e para comparar os dados entre os indivíduos em um mesmo momento do tempo (pré-intervenção), serão utilizados testes de qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher e teste t ou Mann Whitney, em caso de variáveis qualitativas e quantitativas, respectivamente. Para comparar os dados em períodos de tempo distintos (período pré e pós-intervenção), será utilizado o teste estatístico de t pareado, McNemar ou Wilcoxon para amostras pareadas. O nível de significância para inferência estatística será de 0,05 com um intervalo de confiança de 95%. Este projeto fundamentou-se na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e será submetido à aprovação do Conselho de Ética e Pesquisa. Dada à relevância do tema, percebe-se uma escassez de estudos desenvolvidos na realidade brasileira sobre o impacto do bundle na prevenção de ITU-CV. Além disso, a avaliação do comportamento e atitude dos profissionais pode contribuir para identificar possíveis lacunas do conhecimento ainda existentes associadas à técnica de inserção, manipulação e manutenção do cateter vesical, possibilitando intervenções pontuais para garantir uma assistência segura ao paciente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Écila Campos Mota - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Segurança do paciente - controle e prevenção da Infecção relacionada ao Cuidar em saude, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Sintia Evangelista - Integrante / Roberta El Hariri Viana - Integrante / Adriana Oliveira de Paula - Integrante / Selma Almeida Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5

  • 2013 - Atual

    Avaliação da presença de biofilme em instrumentais cirúrgicos após exposição a matéria orgânica e inorgânica durante procedimentos cirúrgicos em condições reais e experimentais, Descrição: Biofilme microbiano é definido como uma associação de células bacterianas e fúngicas, aderidas a uma superfície abiótica ou biótica embebidas em uma complexa matriz de exopolissacarídeo. No ambiente hospitalar destacam-se a alta possibilidade de formação de biofilme nos instrumentais cirúrgicos pela característica de barreira/desafio ao processo de limpeza devido à presença de reentrâncias, fendas, articulações e cremalheiras apesar da função da limpeza prever a garantia da remoção de sujidade visível. Verificam-se ainda limitações pelo uso dos detergentes enzimáticos devido à ausência de técnicas de avaliação do efeito das enzimas na formação/remoção do biofilme e, sobretudo pelo questionamento de sua efetiva ação quando da presença de biofilme complexos formados por uma heterogeneidade de microrganismos. Este projeto objetiva: Verificar por métodos microbiológicos e microscopia eletrônica de varredura a superfície de instrumentais cirúrgicos em condições reais e experimentais quanto à formação de biofilme após exposição a matérias orgânicas; e avaliar, a presença de microrganismos em instrumentais cirúrgicos, o perfil de suscetibilidade destes aos antimicrobianos; a ação do detergente enzimático; a presença potencial de endotoxinas; a capacidade de formação de biofilme por S. aureus, P. aeruginosa, A. baumannii e E. coli pela técnica de Fluorescência (FISH), dentre outros. Serão definidos três tipos de pinças submetidas a condições reais e que atendam critérios de maior desafio para limpeza. As análises microbiológicas serão realizadas no Laboratório de Microbiologia Oral e Anaeróbios, ICB/UFMG. A interpretação dos resultados ocorrerá pelo emprego de técnicas de estatística descritiva e analítica, testes estatísticos paramétricos e não paramétricos (Kruskall-Wallis), com um nível de significância estatística de 0,05, e intervalo de confiança de 95%, utilizando-se o programa Statistical Package for the Social Sciences for Windows versão 19.0.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Sintia Evangelista - Integrante / Simone Gonçalves - Integrante / Maria Auxiliadora Roque de Carvalho - Integrante / Luiz de Macêdo Farias - Integrante / Dionéia Evangelista Cesar - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Aspectos epidemiológicos relacionados à colonização de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva, Descrição: No contexto das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) se observa crescente manifestação de microrganismos resistentes aos antimicrobianos. Dentre os microrganismos resistentes o grupo ESKAPE (E - Enterococcus faecium, S ? Staphylococcus aureus, K ? Klebsiella pneumoniae, A ? Acinetobacter baumannii, P ? Pseudomonas aeruginosa, E ? Enterobacter SSP) destaca-se no cenário dos estabelecimentos de saúde associado às infecções. Os pacientes colonizados e/ou infectados representam a principal fonte de microrganismos resistentes. Para contenção da disseminação de microrganismos resistentes, medidas como monitorização de novos casos de colonização e infecção, e isolamento de pacientes portadores de microrganismos resistentes são destacados em diversos estudos. Embora, ainda, não se tenha avaliado o impacto de cada medida isolada, ou o tempo necessário de acompanhamento e descontinuidade das medidas por descolonização dos pacientes sem implicar em risco de disseminação do microrganismo. Portanto, torna-se relevante questionar Qual a variação da carga microbiana no estabelecimento da colonização?Qual o tempo médio de persistência do estado de colonização por microrganismos do grupo ESKAPE em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)? Quando as medidas de isolamento podem ser descontinuadas sem implicar em risco de disseminação de bactérias resistentes?Além de questionar o risco de contaminação do leito, permanência do estado de colonização após a alta, disseminação para contatos familiares e em reinternações. Assim, objetiva-se determinar os aspectos epidemiológicos relacionados à colonização de pacientes por microrganismos resistentes do grupo ESKAPE em uma Unidade de Terapia Intensiva e após alta. Será realizado um estudo epidemiológico, prospectivo, de coorte, em UTI adulto de um hospital universitário de Belo Horizonte com seguimento dos pacientes durante a internação e na comunidade e análise microbiológica dos colchões após alta do paciente. Será det. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Quésia Souza Damasceno - Integrante / Jacques Robert Nicoli - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Conhecimento e adesão às medidas de biossegurança e risco ocupacional em serviços de beleza e estética, Descrição: Os estabelecimentos que prestam serviços na área de beleza e estética fazem parte do cenário do mundo atual com um número cada vez maior de consumidores. Entretanto, as atividades desenvolvidas nestes serviços vêm despertando a preocupação entre os pesquisadores da área de saúde, para o risco envolvendo a transmissão de patógenos específicos do sangue que podem levar a doenças de importância epidemiológicas tais como Hepatites e a Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS). A preocupação se motiva pela ausência de estudos epidemiológicos que delimitem o real risco destes profissionais e clientes. Um dos pontos altos de inquietação se fundamenta na possibilidade de não adesão dos profissionais para as recomendações de biossegurança preconizadas por agências nacionais e internacionais, visando à minimização do risco ocupacional. O risco específico diz respeito, principalmente à procedimentos de manicure, pedicures e, podólogos e à manipulação de áreas corpóreas colonizadas por microrganismos. Sobretudo no uso de materiais perfurocortantes podendo permitir contato direto com sangue com a transmissão de doenças. Considerando que a cidade de Belo Horizonte, como qualquer outra do Brasil, possui diversos estabelecimentos do tipo salões de beleza, alguns inscritos na Vigilância Sanitária Municipal e outros não, esse estudo tem como objetivo geral: Identificar o conhecimento e a adesão às medidas de biossegurança e o risco ocupacional entre os profissionais do segmento de estética e beleza, na cidade de Belo Horizonte. Tem-se ainda como objetivos específicos: determinar o perfil demográfico de manicures/pedicures e podólogos; descrever o conhecimento e verificar a adesão dos profissionais a respeito das precauções padrão, manipulação e descarte adequado de instrumentos perfurocortantes, reprocessamento de materiais, desinfecção de superfícies e proteção vacinal para Hepatite B e Tétano; determinar os principais fatores intervenientes à adoção das medidas supracitadas; estim. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Juliana Ladeira Garbaccio - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Análise microbiológica dos jalecos da Equipe multiprofissional de saúde, Descrição: As Infecções Relacionadas ao cuidar em Saúde (IRAS) constituem um dos principais aspectos que comprometem a segurança e qualidade assistencial nas instituições de saúde. As IRAS têm aumentado consideravelmente nas últimas décadas. Nos EUA, cerca de 90 mil mortes ocorrem anualmente e mais de cinco milhões de dólares são gastos. No Brasil, há ausência de dados sistematizados sobre o assunto. As IRAS podem ser potencializadas pela disseminação de micro-organismos resistentes. A principal fonte de disseminação de micro-organismos resistentes são os pacientes colonizados ou infectados. Entretanto, o contato direto com fômites dentre esses os jalecos, aventais ou uniformes dos profissionais assistenciais têm recebido crescente atenção pela possibilidade de favorecerem a disseminação de bactérias resistentes. Neste contexto torna-se necessário questionar a viabilidade de micro-organismos nos jalecos, aventais ou uniformes dos profissionais assistenciais, o perfil de sensibilidade dos micro-organismos quando nestes recuperados e, ainda, a relação entre os micro-organismos isolados e aqueles associados aos casos de infecção. Tal questionamento visa contribuir no conhecimento da magnitude dos jalecos, aventais e uniformes como potenciais reservatórios de bactérias de importância epidemiológica, fornecendo medidas que possam ser discutidas e implementadas junto a equipe multiprofissional. Propõe-se determinar as características epidemiológicas de micro-organismos quando presentes nos jalecos, aventais e uniformes dos profissionais assistenciais, considerando esta como uma das formas de disseminação de bactérias resistentes. O estudo acontecerá em um Hospital Geral de grande porte no interior de Minas Gerais. Serão incluídos os profissionais da equipe multiprofissional. A coleta de dados será dividida em dois momentos: aplicação de um instrumento para avaliar o perfil sócio demográfico e comportamento dos profissionais em relação ao uso do jaleco, avental ou uniforme e a seguir. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Marlene das Dores Medeiros - Integrante / Leonardo de Souza Vasconcellos - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Custos associados ao tratamento antimicrobiano de pacientes com infecção por microrganismo multirresistente em uma Unidade de Terapia Intensiva (Titulo provisório), Descrição: O termo Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) amplia o foco das infecções para o ambiente extra-hospitalar. Ressalta-se que as IRAS têm como conseqüências o aumento da morbi-mortalidade, prejuízos de ordem pessoal, profissional e emocional, além da elevação do custo assistencial. Neste contexto, a resistência bacteriana tem se tornado um desafio crescente à medida que as opções terapêuticas para o tratamento de algumas infecções causadas por microrganismos resistentes têm sido cada vez mais restritas, com considerável custo, especialmente nas unidades de terapia intensiva, onde se concentra geralmente a maior prevalência dos microrganismos resistentes nos hospitais MUITO LONGO. A infecção da corrente sanguínea se destaca neste contexto devido sua maior prevalência, alta taxa de morbi-mortalidade e custos associados. Diante disto objetiva-se neste trabalho comparar os custos associados ao tratamento antimicrobiano de pacientes com infecção da corrente sanguínea causada por microrganismos resistentes, àquelas causadas por microrganismos sensíveis. Para isso, pretende-se determinar o perfil clínico epidemiológico dos pacientes acometidos por infecção da corrente sanguínea em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o consumo de doses de antibióticos para o tratamento destas infecções na unidade de estudo e estimar os custos com o tratamento antimicrobiano entre pacientes acometidos por microrganismo sensível e resistente. Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo coorte histórica que será realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital privado e de grande porte de Belo Horizonte. A população do estudo foi composta por todos os pacientes internados na UTI e que receberam o diagnóstico de infecção da corrente sanguínea, de acordo com os critérios do CDC, durante o período de março de 2008 a março de 2011. A presente proposta consiste em um subprojeto, de um projeto em desenvolvimento, intitulado ?Perfil de microrganismos multirresistentes em. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Adriana Oliveira de Paula - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Monitorização da adesão à prática de higienização das mãos em um hospital público universitário, Descrição: No cenário hospitalar, as infecções relacionadas aos cuidados em saúde (IRCS) promovem um prolongamento da internação, aumento no custo do tratamento, risco de morbidades e de seqüelas sociais, emocionais e familiar ao paciente. Dentre as ações de prevenção e controle das IRCS, a higienização das mãos (HM) constitui uma medida comprovadamente eficaz, simples, de baixo custo e das mais antigas. Contudo, a literatura científica tem relatado baixa adesão dos profissionais de saúde a HM mesmo em condições favoráveis a esta prática. Assim, a prática de HM deve ser estimulada, continuamente focada e inserida dentro das atividades educativas das instituições de saúde, bem como em programas de monitorização e acompanhamento da adesão a esta. A OMS propõe estudos longitudinais para a monitorização da adesão de profissionais de saúde à prática de HM, de forma freqüente e contínua a fim de se estabelecer ao longo do tempo parâmetros comparativos, influências sazonais, da inserção de novos profissionais, das taxas de IRCS em diferentes sítios de infecção e em diferentes unidades de internação. Desta . este estudo objetiva monitorar a adesão às práticas de HM entre profissionais de saúde de um hospital geral, entre diferentes categorias profissionais da equipe de saúde, segundo as diferentes oportunidades ou procedimentos, durante o cuidado prestado por eles. O estudo será conduzido nas unidades críticas de terapia intensiva adulto e infantil e unidade de internação médico-cirurgica, de um hospital geral de grande porte na cidade de Belo Horizonte-MG. A amostra será aleatória, composta de profissionais e estudantes da área de saúde, que atuam na unidade, no período do estudo 2011 a 2015, após aprovação do Comitê de ética em Pesquisa. A coleta de dados se dará por meio de observação direta dos profissionais e oportunidades para a HM durante horários de maior freqüência para a realização de procedimentos invasivos, e por meio de um instrumento de observação, previamente testado. O. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador.

  • 2009 - 2013

    Acidentes de trabalho por exposição a material biológico entre trabalhadores do Serviço de Atendimento Pré-hospitalar Móvel do Estado de Minas Gerais, Descrição: Acidentes de trabalho envolvendo material biológico constituem uma freqüente preocupação para as instituições, trabalhadores de saúde e, pesquisas voltadas a sua prevenção e/ou redução. O risco biológico associado à transmissão sanguínea de patógenos está diretamente relacionado aos acidentes de trabalho especificamente quando envolvem materiais perfurocortantes e fluidos corporais. Nos Estados Unidos estima-se que anualmente oito milhões de trabalhadores de saúde sejam vítimas de acidentes com material perfurocortante. No Brasil, os acidentes de trabalho não são detalhados em seus registros, não há definição da categoria dos profissionais de saúde, do tipo de acidente ou do setor de trabalho e, configuram-se de forma global como ?acidentes de trabalho em decorrência de atividades de atendimento hospitalar?. Estudos brasileiros sobre acidentes de trabalho envolvendo materiais perfurocortantes revelam taxas de ocorrência superiores a 51%. Entretanto, tais índices variam com a unidade de estudo, profissionais envolvidos, processo de trabalho, características específicas do atendimento, infra-estrutura e recursos disponíveis. Desta forma ao se considerar a natureza da atividade entre os trabalhadores do atendimento de urgência e emergência, que exige habilidade e precisão associado à alta intensidade de estresse, a monitorização do acidente de trabalho envolvendo material biológico é mandatória. Dentre os profissionais que atuam em situações de emergência, destacam-se aqueles do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por realizarem atendimento pré-hospitalar (APh) às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental em condições adversas que potencializam o risco a sua atividade. Diante disso, considerando-se que o acidente de trabalho envolvendo estes profissionais, no Brasil, são desconhecidos e esta equipe atua constantemente em condições de alto risco ocupacional, propõe-se determinar a ocorrência de acid. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Maria Henriqueta Rocha Siqueira Paiva - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Avaliação da eficácia do reprocessamento de endoscópios flexíveis gastrointestinais, Descrição: A endoscopia é um recurso diagnóstico ou terapêutico, que possibilita a obtenção de imagens do interior de órgãos ou cavidades corporais, como o trato gastrointestinal, por meio de um endoscópio. A maior flexibilidade destes equipamentos, quando comparada aos de conformação rígida, contribui para a redução de complicações traumáticas ao paciente. Após percorrerem o trato gastrointestinal, os endoscópios flexíveis tornam-se potencialmente contaminados por microrganismos da microbiota residente e por outros, com diferentes níveis de patogenicidade, assim como por matéria orgânica (hemoglobina, carboidrato, proteína e endotoxina). Estes equipamentos devem ser submetidos aos processos de limpeza, enxágüe, desinfecção de alto nível (por se tratar de um artigo semi-crítico), secagem e armazenamento, definidos em protocolos nacionais e internacionais. Dado o design complexo dos endoscópios, com canais longos e estreitos, preocupações advêm da dificuldade da remoção de sujidade após uso, bem como da impregnação matéria orgânica e carga microbiana. Além dos fatores relacionados ao design, a permanência de contaminação dos endoscópios pode ocorrer devido à negligência dos profissionais responsáveis, disponibilidade de produtos de limpeza e desinfecção, qualidade da água para o enxágüe, treinamento insuficiente da equipe, ausência de protocolos escritos e disponíveis e, alterações na integridade dos endoscópios. Como conseqüência a estes aspectos, a recuperação de microrganismos e resíduo orgânico, tem sido registrada implicando em risco de transmissão cruzada ou horizontal destes, entre pacientes. Apesar da contaminação deste equipamento e o risco de complicações adversas serem foco de estudos em todo o mundo, no Brasil, ainda é um assunto polêmico, cuja escassez de pesquisas, nesta temática, confere limitação para a definição de parâmetros aceitáveis, visando à qualidade e segurança do reprocessamento. A partir de tais considerações e do desconhecimento desta realidade no B. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Maira Marques Ribeiro - Integrante / Silma M. C. Pinheiro - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Contribuição das superfícies inanimadas na disseminação de bactérias resistentes, Descrição: As infecções hospitalares (HI) causam impacto social, econômico e emocional. Anualmente acometem mais de dois milhões de pacientes. São freqüentemente causadas por bactérias. E várias espécies bacterianas, devido à pressão seletiva exercida pelos agentes antimicrobianos, têm apresentado cepas resistentes à terapia antimicrobiana. Tal fato prolonga o período de internação, eleva custos e mortalidade. Além dos altos custos sociais, com o decréscimo da produtividade e qualidade de vida para os pacientes e familiares. A principal fonte de disseminação desses patógenos são os pacientes colonizados e ou infectados. Entretanto, há algumas décadas autores têm considerado a provável participação das superfícies inanimadas na disseminação de microrganismos. Estudos confirmam que o ambiente ocupado pelos pacientes colonizados e ou infectados pode se tornar contaminado por bactérias resistentes, e constituir um reservatório secundário favorecendo a transmissão da infecção cruzada. Nesse contexto, a descontaminação ambiental tem sido descrita como capaz de reduzir aquisição de Staphylococcus aureus resistente à meticilina, Enterococos resistentes à Vancomicina e Acinetobacter baumannii, dentre outros. Diante das evidências de contaminação bacteriana do ambiente hospitalar, torna-se pertinente avaliar o nível de envolvimento ambiental na disseminação desses patógenos. Dessa forma, o presente estudo propõe avaliar a contribuição das superfícies ambientais mais freqüentemente apontados na literatura como potenciais reservatórios de bactérias resistentes. O trabalho será realizado no CTI adulto de um complexo hospitalar universitário, geral e público. Será realizada uma avaliação quantitativa por meio de estudo experimental para estimar o nível de contaminação no CTI por bactérias resistentes. Será realizada uma avaliação quantitativa por meio de estudo experimental para estimar o nível de contaminação no CTI por bactérias resistentes. As superfícies serão controladas por meio de ro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Quésia Souza Damasceno - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Incidência de acidentes com material pérfuro-cortante entre alunos de graduação em medicina, Descrição: A preparação dos profissionais para a atuação em saúde acontece de forma sistemática durante a formação acadêmica através de base teórica e prática profissional em estágio curricular. Nesta época da formação, pretende-se despertar no aluno graduando a aquisição de habilidades teóricas e práticas que o preparem para o assistir (?cuidar?) em saúde. Destaca-se então, neste contexto, uma grande preocupação com o graduando de medicina, evidenciada pela maior susceptibilidade ao acidente de trabalho com material biológico, devido sua condição de aprendizagem, limitada destreza e iniciativa neste período de desenvolvimento de habilidades. Diante do exposto e atento para a formação do profissional em saúde, este projeto tem como objetivo determinar a incidência de acidentes com material pérfuro-cortante durante o período de estágio curricular entre alunos de graduação do curso de medicina matriculados no 10° período do primeiro e segundo semestre de 2008. de uma universidade pública. A coleta de dados ocorrerá através de um questionário semi-estruturado, e aplicado após agendamento prévio com docente de disciplina obrigatória e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados serão analisados segundo as freqüências simples e percentuais e, para alguns segundo o coeficiente de risco (CR) a fim de se estimar a probabilidade ou o risco dos estudantes de sofrerem acidentes envolvendo materiais pérfuro-cortantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Camila Sarmento Gama - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Validação do reprocessamento de cateteres de hemodinâmica: uma avaliação da funcionalidade e integridade, Descrição: O reprocessamento pode fazer com que gradualmente, os polímeros percam sua composição original, propriedade elétrica e lubrificante, comprometendo a flexibilidade, resistência e o polimento de membrana. Diante dessas possíveis alterações nas propriedades físicas (mecânicas e elétricas) e químicas (reações a solventes e reagentes) que podem implicar em conseqüências graves para os pacientes, instituição e profissionais, uma grande inquietação sobrevém quando se verifica que a maioria das instituições hospitalares, reprocessam dentre vários materiais de uso único, os cateteres de hemodinâmica. Tal reprocessamento ocorre na maioria das vezes sem critérios de validação que comprovem a integridade (fissuras, deteriorações, rachaduras, polimento de membrana e instabilidade elétrica), funcionalidade (flexibilidade, rigidez torcional, resistência) e a pressão interna do balão. O estudo tem como objetivo, avaliar a garantia do reprocessamento de cateteres de hemodinâmica através da sua validação em relação à funcionalidade e integridade. Trata-se de uma pesquisa experimental, comparativa e controlada, que será realizada no laboratório da bioengenharia da UFMG. A integridade física, será avaliada pela microscopia eletrônica; a química pela espectroscopia; e a elétrica pelo teste de impedância elétrica. A funcionalidade do cateter, será avaliada através de ensaios de fadiga, flexão, tração e pressão interna do balão. Acredita-se que este estudo fornecerá subsídios cientificamente comprovados para o estabelecimento de protocolos que, ao descrever detalhadamente cada passo do procedimento e suas conseqüências em cada ciclo de reuso, facilitará a integração da equipe multiprofissional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Thabata Coaglio Lucas - Integrante / Marcos Pinotti Barbosa - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Perfil do paciente portador de enterococcus resistente a vancomicina em um hospital público de Belo Horizonte, Descrição: O Enterococcus resistente a vancomicina (VRE) representa, atualmente, importante patógeno causador de infecção, sendo relatado em todo mundo, inclusive no Brasil. Em Minas Gerais, em 2005, apareceram os primeiros relatos, entretanto não há notificação sistemática. Estudos e organizações chamam atenção à emergência desta bactéria nas unidades de saúde, não só pelo o fato da resistência antimicrobiana de espectro estendido, mas repercussões a limitação terapêutica e no aumento da permanência e custos assistenciais. Ao analisar o perfil dos pacientes portadores de Enterococcus resistente a vancomicina colonizados ou infectados internados em um hospital de Belo Horizonte, pretende compreender os fatores relacionados ao desenvolvimento do VRE, identificar a unidade de maior incidência e o desfecho destes pacientes, possibilitando a revisão/implementação de políticas de controle e prevenção da resistência bacteriana, bem como aumentar o referencial teórico sobre o tema no Brasil. Trata-se um estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo, a ser realizado em um hospital público, em pacientes com identificação positiva de VRE no período de maio/2005 a maio/2007, após aprovação do CEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Ledna Bettcher - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    PRECAUÇÕES DE CONTATO:UMA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA, Descrição: Trata-se de um estudo epidemiológico, tipo transversal e de abordagem quantitativa, realizado em um Centro de Terapia Intensiva de um hospital filantrópico de grande porte de Belo Horizonte e tendo a equipe multiprofissional assistencial como pesquisados. Este estudo terá como objetivo geral avaliar o conhecimento e comportamento da equipe assistencial multiprofissional em relação às precauções por contato; e como específicos, caracterizar o perfil demográfico da equipe assistencial multiprofissional que atua no Centro de Terapia Intensiva, identificar o conhecimento e verificar a atitude da equipe multiprofissional assistencial a respeito da precaução por contato, relacionar os fatores envolvidos com a adesão ou não à precaução por contato pela equipe assistencial multiprofissional. Os dados serão coletados no período de junho e julho de 2007 por meio de um instrumento composto de questões fechadas e abertas, subdividido em quatro partes: características demográficas, avaliação do conhecimento, avaliação da atitude e fatores intervenientes à precaução por contato. Para tratamento dos dados será utilizada a distribuição por freqüência e comparações entre grupos utilizando o teste qui-quadrado de Pearson, ou de Yates quando necessário. Os níveis de conhecimento e comportamento serão tratados como variável dicotômica: adequado (a), inadequado (a) de acordo com critérios estabelecidos pelo Center Disease Control and Prevention (CDC). A associação entre o nível de conhecimento e comportamento e as demais variáveis será realizada através da análise multivariada, utilizando como recurso a árvore de classificação por meio do algoritmo CHAID (?Chi-squared Automatic Interaction Detector?). Para todas as análises será considerado o nível de significância de 95% ( valor de p menor que 0,05) para todos os testes utilizados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Daniela Mascarenhas de Paula - Integrante / Clareci Silva Cardoso - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Acidentes de trabalho com materiais pérfuro-cortantes de uma unidade de emergência de Belo Horizonte, Descrição: Este estudo de caráter descritivo, realizado em dezembro de 2006 objetivou: identificar a ocorrência de acidentes de trabalho com materiais pérfuro-cortantes, os tipos de materiais envolvidos, os fatores responsáveis por sua ocorrência, a subnotificação e causas responsáveis por tais acidentes entre os trabalhadores de uma unidade de emergência de um hospital público de Belo Horizonte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Alexandre Duarte Toledo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    ACIDENTE DE TRABALHO ENTRE A EQUIPE ASSISTENCIAL MULTIPROFISSIONAL:Uma Avaliação da Subnotificação, Descrição: O acidente de trabalho constitui uma freqüente preocupação para as instituições e trabalhadores, sendo tema relevante para pesquisas como forma de alertar a prevenção e/ou a redução dos referidos eventos. Entretanto, muitas vezes o registro desses acidentes não ocorre, gerando assim as subnotificações, o que não permite conhecer a real magnitude dos trabalhadores acometidos. Objetivos: Avaliar a notificação dos acidentes de trabalho entre a Equipe Assistencial Multiprofissional de Saúde de uma unidade do Centro Cirúrgico de um hospital público universitário de Belo Horizonte; Identificar a incidência dos acidentes com material biológico entre a equipe assistencial multiprofissional de saúde; Determinar os fatores que favorecem a notificação dos acidentes de trabalho; Identificar os fatores que interferem no registro dos acidentes de trabalho; Determinar a situação vacinal para Hepatite B entre os profissionais acidentados; Relacionar as condições que o trabalhador atribui a ocorrência do acidente. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, com delineamento transversal e de abordagem quantitativa. O estudo será realizado no Centro Cirúrgico de um hospital público universitário de Belo Horizonte, constituído pelos funcionários da equipe assistencial multiprofissional. A pesquisa será realizada posteriormente à aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. Para a análise, o risco de acidentes entre cada categoria profissional será estimado pelo Coeficiente de Risco e o Teste Qui-Quadrado será utilizado para verificar diferenças estatísticas entre categorias profissionais, ocorrência dos acidentes de trabalho e notificação dos acidentes, com nível de significância p<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Jacqueline de Almeida Gonçalves - Integrante / Adriana Oliveira de Paula - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Atendimento pré-hospitalar público de Belo Horizonte: Uma Análise da Adesão às Medidas de biossegurança pela Equipe Multiprofissional., Descrição: Diante da reconhecida importância social do atendimento pré-hospitalar (APH) aumento do número de atendimentos, da complexidade e a invasibilidade dos procedimentos realizados junto ao usuário algumas reflexões devem ser feitas, principalmente no que se refere à adesão às medidas de biossegurança por essa equipe no desempenho de suas ações. Experiências e práticas cotidianas apontam que muitas vezes a equipe multiprofissional não se atém às medidas de precauções e assim esse ponto tornou-se um importante questionamento sobre essa prática levando-nos a buscar por meio de um estudo sistematizado respostas para tais questões. Um dos aspectos desse questionamento se refere ao fato de que a conduta do profissional do APH pode influenciar diretamente no prognóstico do usuário desse serviço. Outro aspecto se refere aos riscos relativos à prestação da assistência que pode configurar em uma maior exposição ocupacional pelo profissional caracterizando um risco aumentado para a atividade desempenhada. Dessa forma, com a realização desse estudo, almeja-se contribuir para o aumento de conhecimento nesta área, fomentando discussões sobre adesão as normas de precaução na equipe multiprofissional e riscos ocupacionais no APH, bem como estimular novas reflexões e estudos relacionados ao tema proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Maria Henriqueta Rocha Siqueira Paiva - Integrante / Aline Cristine Souza Lopes - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Percepção da equipe assistencial multiprofissional em relação ao papel da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e das práticas de controle dos microrganismos multirresistentes, Descrição: A abordagem de pacientes hospitalizados colonizados ou infectados com bactérias multirresistentes tem merecido atenção especial dos Serviços e Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Atualmente o controle da disseminação da multirresistência tem como um de seus aspectos fundamentais a adoção de práticas/medidas básicas propostas pela CCIH de cada instituição. Assim sendo, considerando que tais práticas/medidas é de responsabilidade de todos os envolvidos na assistência ao paciente, este estudo busca delinear a percepção da equipe multiprofissional em relação a CCIH, tendo em vista ser esta comissão, através de seus membros, responsável pela normatização, definição e recomendações quanto às condutas a serem seguidas visando a prevenção e controle das infecções, enfocando aspectos da biossegurança para a redução/eliminação da disseminação dos microrganismos multirresistentes bem como analisar como as instituições de saúde, particularmente os hospitais, estão enfrentando a disseminação dos microrganismos multirresistentes, pela sua importância clínica, terapêutica e epidemiológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Wanessa Trindade Clemente - Integrante / Thabata Coaglio Lucas - Integrante / Sintia Evangelista - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2008

    Perfil de Microrganismos Multirresistentes no Hospital das Clinicas da UFMG, Descrição: A emergência de microrganismos multirresistentes tem despertado na atualidade especial atenção dos serviços de controle de infecção hospitalar, à medida que sua ocorrência traz como conseqüência principal a diminuição de possibilidades e aumento do custo em relação a tratamentos disponíveis. Imediatamente após a descoberta dos agentes antimicrobianos, quando se acreditava que o problema das infecções estava definitivamente sob controle, surgiu na década de 50 a pandemia de Staphylococcus aureus resistentes a penicilina, causando alta mortalidade e, a partir de então, iniciando-se a preocupação com a resistência bacteriana, considerando que atualmente em media 92% das infecções Hospitalares são causadas por tais microrganismos. A introdução de novos agentes antimicrobianos como a metilicina foi seguida do surgimento de cepas de Staphylococcus aureus meticilino resistentes (MARSA/MRSA) já no final da década de 60. Entretanto, somente na década de 80 é que o MARSA/MRSA se torna um patógeno de relevância nas infecção. Assim sendo, a implementação desse projeto apresenta um eixo principal de desenvolvimento que será inicialmente abordado, e desdobramentos que subsidiarão futuras atividades do coordenador, enquanto pesquisador e orientador, estabelecendo uma estrutura ampla de pesquisa sobre o tema Infecção Hospitalar e especificamente, multirresistência envolvendo alunos de graduação, pelo programa de iniciação cientifica, e do curso de pós-graduação (mestrado/doutorado) com interesse nesta linha de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriana Cristina de Oliveira - Coordenador / Wanessa Trindade Clemente - Integrante / Lorena Villa Dantas - Integrante / Renata Lelis - Integrante / Rafael Souza da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Destaque quanto à relevância do tema de pesquisa, Sociedade Brasileira de Enfermeiros de centro Cirúrgico - SOBECC.

2009

Menção Honrosa - Pesquisa: Validação do Reprocessamento de Cateteres Cardíacos Angiográficos: uma Avaliação de Funcionabilidade e Integridade - Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, Ministerio da Saúde.

2007

Relevância Acadêmica - Trabalho de Iniciação Cientifica - Escola de Enfermagem/Universidade Federal de MInas Gerais. Percepção da equipe multiprofissional sobre as atividades de controle de infecção., Pró-reitoria de Pesquisa. Universidade Federal de Minas Gerais -XVI SIC.

2007

Professor Homenageado Turma 104 - Enfermagem, Escola de Enfermagem.

2006

Melhor trabalho na area de saúde: Perfil de pacientes portadores de microrganismos resistentes em uma unidade de Pronto atendimento de um hospital universitário., Pró-reitoria de Pesquisa/UFMG.

2006

Medalha Juscelino Kubschek - Profissional de Projeção Nacional, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica. , Avenida Alfredo Balena, s/n Escola de Enfermagem UFMG, Santa Efigenia, 30130-100 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 2489853, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor ad hoc

2010 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Nacional de Avaliação, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro da Comissão Nacional de Avaliação dos Programas de Pòs-graduação

Atividades

  • 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação da Área de Enfermagem, .,Cargo ou função, Membro da \comissão de Avaliação Trienal 2010 dos programas de pós-graduação em Enfermagem.

2009 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsa de produtividade em pesquisa

Atividades

  • 02/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação, .,Cargo ou função, Consultor ad hoc.

2009 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro da Câmara de Assessoramento de Ciência

Atividades

  • 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Assessoria à Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de assesssoria à pesquisa.

1996 - 1998

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1996 - 02/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.,Cargo ou função, Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

1996 - 1998

Hospital Semper

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/1996 - 02/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.,Cargo ou função, Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

1993 - 1995

HOSPITAL DR JOÃO FELICIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente do Serviço de Enfermagem, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1993 - 07/1995

    Direção e administração, Departamento de Enfermagem, Administração.,Cargo ou função, Gerente do Serviço de Enfermagem.

  • 09/1993 - 06/1995

    Serviços técnicos especializados , Administração, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.,Serviço realizado, Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

  • 03/1993 - 04/1994

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Enfermagem, Centro Cirúrgico.,Serviço realizado, Enfermeira Chefe do Centro Cirúrgico.

2010 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretoria Pró-tempore Esc de Enfermagem

Outras informações:
Vice-diretoria Pró-tempore. Portaria n. No- 3.563-Nomear a servidora ADRIANA CRISTINA DE OLIVEIRA IQUIAPAZA, inscrição UFMG n 14854-7, matrícula SIAPE n1187751, ocupantes do cargo de Professor Adjunto, Nível 04, para exercer, em caráter "pro tempore", o cargo em comissão de Vice-Diretora da Escola de Enfermagem, código CD-04, no período de 14/06/2010 a 09/10/ 2010.

1998 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Pós-Graduação em Enfermagem, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/2013

    Direção e administração, Escola de Enfermagem, .,Cargo ou função, Subcoordenador do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa.

  • 10/2013

    Direção e administração, Escola de Enfermagem, .,Cargo ou função, Membro Titular da Câmara Departamental do Depto de Enfermagem Básica.

  • 06/2010

    Direção e administração, Escola de Enfermagem, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 02/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Membro Títular da Câmara Departamental.

  • 08/2006

    Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Epidemiológicos Observacionais

  • 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de graduação da Escola de Enfermagem..

  • 02/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Membro de comissão de Avaliação de Viabilidade do reprocessamento e reutilização de materiais médico-hospitalares (Reuso). Portaria 22/ de 21/02/2006.

  • 08/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital das Clinicas, Hospital das Clinicas.,Cargo ou função, Comissão Coordenadora do Curso de Especialização - Vigilância e Controle da Infecção Hospitalar - CEVCIH.

  • 05/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Camara Departamental, Escola de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro Adjunto Titular da Câmara Departamental do Departamento de Enfermagem Básica.

  • 03/2005

    Extensão universitária , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital das Clinicas.,Atividade de extensão realizada, Controle de Infecção no Pronto Atendimento do HC/UFMG.

  • 08/2004

    Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Controle da Infecção Hospitalar na prática assistencial: desafios e perspectivas

  • 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Graduação, Escola de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Flexibilização Curricular.

  • 01/2004

    Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Hospitalar e em Estabelecimentos de Saúde - NEPIHES.

  • 11/2003

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia das Infecções Hospitalares

  • 08/2003

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentação Básica

  • 07/2003

    Serviços técnicos especializados , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.,Serviço realizado, Consultor em Central de Material Esterilizado.

  • 03/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.,Atividade realizada, Membro da Comissão de Controle de Infecção hospitalar do HC/UFMG.

  • 03/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.,Cargo ou função, Membro de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC/UFMG.

  • 12/2011 - 12/2013

    Direção e administração, Escola de Enfermagem, .,Cargo ou função, Subcoordenador do Colegiado de Pós-graduação.

  • 10/2011 - 10/2013

    Direção e administração, Escola de Enfermagem, .,Cargo ou função, Membro Titular da câmara departamental do depto de Enfermagem Basica.

  • 03/2006 - 04/2008

    Direção e administração, Colegiado de Pós Graduação, Escola de Enfermagem.,Cargo ou função, Coordenador de programa de pós-graduação. Portaria 1052 de 13/04/2006. EE/UFMG.

  • 07/2003 - 11/2007

    Extensão universitária , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital das Clinicas.,Atividade de extensão realizada, Vigilância das infecções no Hospital das Clínicas.

  • 06/2003 - 07/2007

    Treinamentos ministrados , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.,Treinamentos ministrados, Curso teórico prático de Controle de Infecção Hospitalar

  • 03/2005 - 11/2006

    Extensão universitária , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital das Clinicas.,Atividade de extensão realizada, Prevenção e Controle da Infecção no Hospital São Geraldo.

  • 11/2004 - 02/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado de Pós-Graduação.

  • 02/2004 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Fundamentação Básica de Enfermagem.

  • 10/2003 - 10/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Graduação.

  • 10/2003 - 10/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Membro Titular da Congregação.

  • 10/2003 - 04/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Graduação, Escola de Enfermagem.,Cargo ou função, Assessora da Diretoria para o Intercambio Internacional.

  • 07/1998 - 12/2004

    Extensão universitária , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital das Clinicas.,Atividade de extensão realizada, Vigilância do paciente egresso cirúrgico no HC/UFMG..

  • 07/2003 - 01/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Membro da Câmara Departamental.

  • 07/2003 - 01/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Coordenadora da Disciplina Práticas de Saúde A - Curso Medicina.

  • 07/2003 - 12/2003

    Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Práticas de Saúde A.

  • 03/1998 - 12/1999

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Saúde A

2018 - Atual

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Membro Titular de Comissão, Enquadramento Funcional: Membro Titular do Grupo de Trabalho (GT), Carga horária: 2

Outras informações:
Membro Titular do Grupo de Trabalho (GT) de Boas Práticas de Processamento de Produtos para a Saúde ? Revisão da RE 2606/2006 e RDC n 15/2012.