Leonardo Biscaglia
Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Atual Engenheiro Florestal da empresa Todesmade - Todeschini S.A com atuação na área de responsabilidade técnica fitossanitária, regularização fundiária, auditoria florestal, certificação florestal, planejamento e produção florestal, inventário florestal, controle da Vespa-da-Madeira, geoprocessamento, plantio silvicultural.
Perfil: Proativo, comunicativo e resiliente.
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2020 - 2021
UNIMAIS
Título: APLICAÇÃO DE EPI CONFORME INSTRUÇÕES DA NR 31 NA ATIVIDADE DE CONTROLE A VESPA-DA-MADEIRA (SIREX NOCTILIO) NA APLICAÇÃO DO NEMATÓIDE DELANEUS SIRICIDICOLA
Orientador: Roger Valentim Abdala
Especialização em Mba em Gestão Ambiental
2018 - 2020
Universidade Pitágoras
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE DESENSENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Graduação interrompida em 2019 em Agronomia
2018 - Atual
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Ano de interrupção: 2019
Graduação em Engenharia Florestal
2011 - 2017
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Diagnóstico de especies de peixes invasores em um trecho do rio Jacuí em Cachoeira do Sul
Orientador: Everton Rodolfo Behr
Formação complementar
2014 -
Inglês. , YES, YES, Brasil.
2013 -
Inglês Básico. , My English Online/Capes, MY ELT, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Controle da Qualidade. (Carga horária: 120h). , UNIMAIS, EDUCAMAIS, Brasil.
2019 - 2019
Gestão de Qualidade. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2019 - 2019
Impactos ambientais. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2019 - 2019
Tecnologia da informação e comunicação. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2019 - 2019
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2016 - 2016
Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 60h). , Cursos Online SP do Brasil, CURSOS ONLINE SP, Brasil.
2015 - 2015
Cadastro Ambiental Rural - CAR. (Carga horária: 78h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2014 - 2014
Primeiros passos Excel. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Primeiros passos - Excel. (Carga horária: 15h). , SENAR, SENAR, Brasil.
2010 - 2010
Biologia Marinha. (Carga horária: 40h). , Marista Roque Gonçalvez, ROQUE, Brasil.
2009 - 2009
Montagem, desmontagem e manutenção de computador. (Carga horária: 120h). , Curso Precisão, PRECISÃO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Meio ambiente.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de qualidade.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão Florestal.
Organização de eventos
BISCAGLIA, L. . XIX Semana Acadêmica da Engenharia Florestal. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Florestas Online - Primeiro congresso online do Brasil. 2016. (Congresso).
6 Simpósio Latino-Americano sobre Manejo Florestal. 2015. (Simpósio).
V Interfloresta. 2014. (Olimpíada).
XVIII Semana Acadêmica da Engenharia Florestal. 2014. (Outra).
43 CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL. 2013. (Congresso).
II Congresso Internacional de Direito Ambiental e Ecologia Política. 2013. (Congresso).
IV Seminário Ecologia Política e Direito na América Latina. 2013. (Congresso).
XVIII Semana Acadêmica da Engenharia Florestal. 2012. (Outra).
Produções bibliográficas
-
BISCAGLIA, L. ; SOUZA, F. . Orientação para colaboradores do setor de estrada da empresa Florestal Gateados Ltda.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
DIAGNÓSTICO DOS PLANTIOS FLORESTAIS NA AGRICULTURA FAMILIAR DO SUL DO BRASIL, Descrição: O presente estudo visa fazer um diagnóstico dos florestamento nas pequenas propriedades rurais da Região Sul do Brasil, visando estabelecer diretrizes para uma política florestal que vise qualificar a produção florestal dentro da agricultura familiar. O estudo será desenvolvido nos três estado do Sul do Brasil, onde serão amostradas propriedades que realizaram plantios florestais com eucalipto no ano agrícola correspondente. O levantamento será conduzido durante os anos de 2012, 2103 e 2014, sendo realizada uma entrevista com o produtor, onde será buscado identificar a assistência técnica e as principais carências relativas às atividades de implantação florestal, ainda será realizada uma vistoria nos plantios florestais com a finalidade de identificar o estado em que se encontram os florestamentos. No primeiro ano de coleta dos dados, nos povoamento que apresentarem potencial efetivo para o monitoramento de médio e longo, ainda serão instaladas parcelas permanentes. Elas serão mensuradas no terceiro ano e terão por objetivo fazer uma correlação do desenvolvimento dos florestamentos com as técnicas silvicultura empregadas pelos agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo Biscaglia - Integrante / JORGE ANTONIO DE FARIAS - Coordenador.
Prêmios
2008
Presidente do Grêmio estudantil Euclides da Cunha, Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2016
Florestal Gateados Ltda.Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Planejamento e pesquisa, Colheita florestal, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pelo controle, analise e organização dos relatórios dos maquinários florestais e de infraestrutura e construção de estradas da empresa Florestal Gateados Ltda. Estudo de tempos e movimentos das colheitas florestais.
2014 - 2015
Floresta Junior. Consultoria e Planejamento FlorestalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Marketing, Carga horária: 20
2017 - 2018
TOPOCARTVínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Agente Topografico, Carga horária: 40
Outras informações:
Recadastramento e atualização do mapa do município de Santa Cruz do Sul/RS. Conferencia de espaço físico de propriedades imobiliárias.
2019 - Atual
Todesmade Industria de madeira e artefatosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Florestal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Lab. de Extrativos VegetaisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Biscaglia e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?