Marco Rocha Asanome

Como consultor ambiental freelancer, atuo nas áreas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), Licenciamento Ambiental e Outorgas de Recursos Hídricos. Tenho colaborado com empresas para alcançar conformidade legal e otimizar processos relacionados ao uso de recursos naturais, sempre priorizando soluções sustentáveis e eficientes. Com mais de 20 anos de experiência na área ambiental, desenvolvi habilidades em elaboração de relatórios técnicos, monitoramento ambiental e implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Sou motivado pela busca de excelência na gestão ambiental e no apoio a organizações para atender normativas e condicionantes ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 26/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Tecnologias Ambientais

2007 - 2008

Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação
Título: Aplicação do Modelo Matemático de Streeter Phelps em um Trecho do Rio Jaguari, Estado de São Paulo.
Orientador: Nelson Menegon Junior

Especialização em MBA em Gestão de Pequenas Empresas de Base Tecnológica

2005 - 2007

Universidade Estadual de Londrina
Título: Plano de Negócios - Quality Biomass - Empresa Transformadora de Biomassa
Orientador: Cleusa Rocha Asanome

Graduação em Engenharia Ambiental

2012 - 2023

Universidade Federal de São Carlos
Título: Avaliação de impacto ambiental pela produção de grama do Rio Jundiá no município de Saquarema, Estado do Rio de Janeiro.
Orientador: Carolina Sulzbach Lima Peroni

Graduação em Ciências Biológicas

1999 - 2004

Universidade Estadual de Londrina
Título: Estruturas espacial e de tamanho das 10 espécies mais importantes do remanescente da floresta ciliar da bacia do rio Tibagi, Paraná: Várzea do rio Bitumirim, Município de Ipiranga, PR.
Orientador: Edmilson Bianchini

Formação complementar

2005 -

MBA em Gestao de Pequenas Empresas de Base Tecnológica. (Carga Horária: 430h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Gamedesign.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2011

ENGEMA ENGENHARIA DE MEIO AMBIENTE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente de Projetos 01/2011 a 06/2011.*Responsável técnico no gerenciamento de áreas contaminadas.*Gestão de equipes de campo.*Planejamento estratégico.*Elaboração de relatórios pertinentes ao gerenciamento de áreas contaminadas (avaliação preliminar, confirmatória, detalhada, plano de intervenção, avaliação de risco, monitoramento de remediação, monitoramento para encerramento).*Elaboração de relatórios técnicos de programas ambientais para rodovias (TRIUNFO).*Execução de atividades de campo (sondagens, instalação de poços de monitoramento, instalação de sistemas de remediação, coleta de amostras de diversas matrizes ambientais, monitoramento ambiental).*Auditorias ambientais due dilligence.*Elaboração de propostas comerciais.Analista Ambiental 02/2009 a 01/2011.*Elaboração de relatórios pertinentes ao gerenciamento de áreas contaminadas (avaliação preliminar, confirmatória, detalhada, plano de intervenção, avaliação de risco, monitoramento de remediação, monitoramento para encerramento).*Execução de atividades de campo (sondagens, instalação de poços de monitoramento, instalação de sistemas de remediação, coleta de amostras de diversas matrizes ambientais, monitoramento ambiental).*Auditorias ambientais due dilligence.Projetista Cadista 09/2008 a 02/2009.*Elaboração de material gráfico pertinentes ao gerenciamento de áreas contaminadas, como por exemplo, mapas de localização de poços de monitoramento, plumas de contaminação, layout de sistemas de remediação, entre outros.

2012 - 2015

Waterloo Brasil Consultoria Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista Ambiental*Elaboração de relatórios pertinentes ao gerenciamento de áreas contaminadas (avaliação preliminar, confirmatória, detalhada, plano de intervenção, avaliação de risco, monitoramento de remediação, monitoramento para encerramento).*Execução de estudos de viabilidade ambiental e econômica.*Execução de atividades de campo (sondagens, instalação de poços de monitoramento, instalação de sistemas de remediação, coleta de amostras de diversas matrizes ambientais, monitoramento ambiental).*Auditorias ambientais due dilligence.*Vistoria de PRADs.*Elaboração de propostas comerciais.

2017 - 2022

Itograss

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista Ambiental*Gestão ambiental da matriz e de 40 filiais espalhadas por 15 estados brasileiros.*Gerenciamento dos processos de licenciamento e de outorga de uso dos recursos hídricos.*Monitoramento e manutenção de condicionantes (licenças e outorgas). *Gestão de resíduos de filiais, com emissão de MTRs (SIGOR, SINIR). *Elaboração de relatórios técnicos de acompanhamento de condicionantes, como por exemplo o monitoramento de qualidade ambiental e recuperação de áreas degradadas.*Acompanhamento de registros de cultivares, viveiros e renovações junto ao Ministério da Agricultura MAPA e RENASEM.

2011 - 2012

Sanatech Soluções Ambientais

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Ambiental, Carga horária: 20

Outras informações:
Consultor Ambiental*Elaboração de relatórios pertinentes ao gerenciamento de áreas contaminadas (avaliação preliminar, confirmatória, detalhada, plano de intervenção, avaliação de risco, monitoramento de remediação, monitoramento para encerramento).*Execução de atividades de campo (sondagens, instalação de poços de monitoramento, instalação de sistemas de remediação, coleta de amostras de diversas matrizes ambientais, monitoramento ambiental).

2005 - 2005

Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL

Vínculo: Bolsista recém-graduado, Enquadramento Funcional: Coordenador de comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Nucleo Games Intuel, Londrina.Cargo ou função, Coordenador da área de eventos..

  • 08/2004 - 01/2005

    Estágios , Orbita Mobile Applications, Londrina.Estágio realizado, Gamedesign.