Adalgisa Cristina Marques Boni
Possui graduação em Pedagogia e Psicopedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana, Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, Especialização em Educação Especial. Neuropsicopedagogia pela Universidade Municipal São Caetano do Sul. Professora - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Tem experiência na área de Educação e Psicopedagogia Clínica e Institucional, com ênfase em TDAH, Dislexia, Inclusão escolar, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Formação em Dislexia pela ABD. Psicopedagoga Titular da ABPp.
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
1999 - 2005
Centro Universitário Salesiano São Paulo
Título: O desenvolvimento da autonomia nas crianças - Para uma educação mais consciente, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Dr Augusto João Crema Novaski
Palavras-chave: Autonomia; Consciência; Inclusão.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Educação Especial
2020 - 2021
Faculdade Única de Ipatinga
Título: Educação Especial
Especialização em Neuropsicopedagogia
2019 - 2020
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Título: O cérebro e a inteligência emocional auxiliando na intervenção em casos de TDAH?.
Especialização em Psicopedagogia
1992 - 1993
Faculdades Salesianas Liceu Coração de Jesus
Título: Estudo de caso sobre uma criança com oito anos de idade, que apresenta dificuldades de aprendizagem devido deficiênciasnas áreas: emocionais, neuropsíquicas e de estruturas lógicas
Orientador: Sulami Pereira de Britto
Formação complementar
2024 - 2024
I Curso de Outono de Escrita Científica. (Carga horária: 6h). , USP de São Carlos, USP, Brasil.
2022 - 2022
Formação em Metodologias Ativas para Educação a Distância: inversão da sala. (Carga horária: 60h). , Grupo A+ Educação, A+, Brasil.
2019 - 2020
Curso Básico de Arteterapia. (Carga horária: 60h). , Porta Desperta Luz, DESPERTA LUZ, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Formação em Dislexia. (Carga horária: 50h). , Associação Brasileira de Dislexia, ABD, Brasil.
2004 - 2004
Organização de Brinquedotecas e Preparação de Brin. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Brinquedotecas, ABB, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Vivências e dinâmicas musicoterápicas. (Carga horária: 30h). , Faculdades Salesianas Liceu Coração de Jesus, UNISAL, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Bases científicas e metodológicas da musicoterapia. (Carga horária: 30h). , Faculdades Salesianas Liceu Coração de Jesus, UNISAL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia/Especialidade: NEUROPSICOPEDAGOGIA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Organização de eventos
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . I Simpósio de Educação FIEL. 2010. (Outro).
BONI, A. C. M. . I Mostra Cultural e IX Jornada Pedagógica da FIEL. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Internacional Movimentos docentes. Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento de Crianças Cegas. 2023. (Congresso).
Congresso Online Brasileiro Multidisciplinar de Licenciaturas. TRAJETÓRIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2023. (Congresso).
I Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino - SIPEN.TEORIA E PRÁTICA ENTRELAÇADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2023. (Simpósio).
XIV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação - COPED. FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATENDER DEMANDAS ATUAIS: EMOÇÕES NA ESCOLA.. 2023. (Congresso).
XIV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação - COPED. ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA. 2023. (Congresso).
IV Simpósio Programa de Apoio à Pesquisa e Iniciação Científica (PAPIC).Professor mediador e a produção de sentidos. 2022. (Simpósio).
20º Congresso Nacional de Iniciação Científica. Professor mediador e a produção de sentidos. 2020. (Congresso).
Educação na contemporaneidade: desafios teórico-práticos.A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTI. 2019. (Encontro).
III Simpósio Programa de Apoio à Pesquisa e IC (PAPIC).O desenvolvimento da atenção e da memória na Educação Infantil. 2019. (Simpósio).
A Psicopedagogia e o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Estimulação Psicopedagógica em criança com TDAH. 2018. (Congresso).
A Psicopedagogia e o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Construindo o autoconhecimento no curso de Pedagogia. 2018. (Congresso).
Semana da Psicologia Einstein.Arteterapia proporcionando saúde mental para todas as idades. 2018. (Oficina).
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A importância da Formação Docente no curso de Pedagogia. 2016. (Congresso).
II Congresso Nacional de Formação de Professores - XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A visão das escolas de EF I sobre a inclusão. 2014. (Congresso).
III Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPP- Novos Tempos... Novos Cenários.Avaliação Psicopedagógica: Um olhar diferenciado sobre a alfabetização. 2014. (Simpósio).
6ºEIDE Encontro Iberoamericano de Educação.Falas, escritas e reescritas no cotidiano do Pedagogo. 2011. (Encontro).
I Simpósio de Educação- Reflexões acerca da Educação Atual.O Lúdico-literário numa Visão Psicopedagógica. 2010. (Simpósio).
Semana de Psicologia: Interfaces da Psicologia na Sociedade Contemporânes.Psicodiagnóstico em transtorno do défcit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2010. (Encontro).
V Encontro sobre o aprendizado da Leitura e Escrita.Quem serão os futuros alfabetizadores?. 2010. (Encontro).
VI Seminário sobre linguagens - política de subjetivação - Educação: Discursividade - Experiência e Formação: Travessias....Tecendo a subjetividade das futuras educadoras: Maria, Maria.... 2010. (Seminário).
V Simpósio de Práticas Educativas na educação Básica.Análise da compreensão leitora de uma "fábula". 2010. (Simpósio).
X Mostra de Produção Científica.Nossos professores de educação básica são reflexivos?. 2010. (Outra).
17º Congresso de Leitura do Brasil. Autoconhecimento e reflexão na formação docente. 2009. (Congresso).
I Mostra Cultural e IX Jornada Pedagógica da FIEL.Oficinas Pedagógicas. 2009. (Encontro).
IV Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária.Psicopedagogia e Educação Sócio-Comunitária: um enlace de possibilidades. 2009. (Outra).
Psicopedagogia: Entre a Ciência e a Experiência - VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. A problemática do (des) vínculo materno e a autonomia do adolescente numa abordagem psicopedagógica. 2009. (Congresso).
Congresso Aprender Criança. 2008. (Congresso).
III Colóquio sobre educação Sócio-Comunitária.Estimulando o Saber. 2008. (Outra).
I Simpósio Internacional de Psicopedagogia da ABPP.Crianças em Fase de alfabetização: expectativas x fracassos. 2007. (Simpósio).
Fórum Aprender criança. 2006. (Outra).
3º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2005. (Congresso).
O profissional do Século XXI. 2002. (Seminário).
VI Seminário Internacional da Qualidade na Educação. 2001. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de professores do Proepre.Acompanhamento Psicopedagógico e a integração da criança no ambiente escolar. 1999. (Encontro).
I Seminário Nacional da Qualidade Total na Educação. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
BONI, A. C. M.. Educação Física Adaptada no Ensino Fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
OKAMOTO, H.; NUNES, P. I. G.;BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES. Martins de Lima.Implementação do Eduscrum: automatizando o ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnlogia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES; MORGANTINI, B. L.; VILLA, M. B.. O diagnóstico do TDAH: uma análise da crescente demanda por laudos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES; MORGANTINI, B. L.; MIRANDA, J. C.. A inclusão de alunos autistas na educação infantil: uma perspectiva analítico-comportamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
PAULA, M. Z.; VILLA, M. B.;BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES. Treino Parental e sua importância para o tratamento de crianças com o TEA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Eisntein de Limeira.
BONI, A. C. M.; ALMEIDA, R. DE C. S.. A aprendizagem escolar durante a Pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein.
BONI, A. C. M.; CHRISTOVAM, A. C. C.; MORGANTINI, B. L.. Contribuições da análise do comportamento aplicada ao transtorno do Espectro Autista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.; FIORANTE, F. B.; GODOY, A. R.. A Língua Brasileira de Sinais como um componente curricular: questões e reflexões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.; ALMEIDA, R. DE C. S.. Afetividade instrumento de aprendizagem na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.; ALMEIDA, R. DE C. S.. Contos de fadas: clássicos e contemporâneos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.; SOUSA, N. B.; MIRANDA, R.. S. e Valéria N. dos Santos.A relação familiar e o autismo na fase adulta: convívio e cuidado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
BONI, A. C. M.; BENETTI, A. R. N.; RUY, F. F.. A lei de Diretrizes e bases na Educação nacional e a Universalização da educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
BONI, A. C. M.; BENETTI, A. R. N.; RUY, F. F.. Silva e Karollini da Cruz B..A importância da autonomia e da autoestima na aprendizagem da EI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
BONI, A. C. M.; ALMEIDA, R. DE C. S.. Contribuções do lúdico na aprendizagem. 2017 - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
ALMEIDA, R. C. S.;BONI, A. C. M.. Progressão continuada: Um regime no processo de aprendizagem ou paliativo educacional enganoso e promotor do fracasso escolar?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
BONI, A. C. M.; ALMEIDA, R. C. S.. A influência dos contos de fadas no comportamento, na imaginação e nas primeiras leituras das crianças de 3 a 5 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
BONI, A. C. M.; FEITOSA, A.. A importância da disciplina de artes visuais na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
BONI, A. C. M.. Ludico como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
LANZONI, S.;BONI, A. C. M.. Educação: parceria entre família e escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
LANZONI, S.;BONI, A. C. M.. Siqueira e Mariana Bagnoli.Violência escolar e possíveis intervenções. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.. Interdisciplinaridade e Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.. A Brinquedoteca na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
Ruy, Fabiana;BONI, A. C. M.. Princípio Lúdico e Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
ALMEIDA, R. DE C. S.;BONI, A. C. M.. Biblioteca Comunitária Oficina do saber: um despertar para a comunidade do jardim roseira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.. Alterações Psicológicas em mães de crianças com deficiência intelectual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.. Técnicas Frenetianas: estudo de algumas questões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.. A importância do jogo - brincadeira no desenvolvimento da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.. Psicologia da música: Contribuições ao campo das práticas psicológicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.. Inteligência e Afetividade na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.. Espaço da creche: lugar de educação e cuidados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.. A formação do professor de educação infantil e a utilização do desenho como prática educativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
BONI, A. C. M.; ALMEIDA, R. DE C. S.; RUY, F.. de Oliveira.Literatura Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento Social e Cognitivo das Crianças. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
BONI, A. C. M.; ALMEIDA, R. DE C. S.; RUY, F.. A importância da Leitura e sua Contribuição para a Formação das Crianças. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
BONI, A. C. M.; PADOVANI, E.; FERRO, L.. de Mendonça Gomes e Paula Fernanda Barbosa.Inclusão no Ensino Fundamental I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.
REIS, Silvana Correa; MARQUES, Renata Cristina;BONI, A. C. M.. Sexualidade Infantil: Preocupações com a forma de tratamento com crianças de 0 a 6 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Eisntein de Limeira.
TURQUETTI, Camila; LEAL, Giovana Ap.;BONI, A. C. M.. Leal.Adocicando a Educação Infantil com alguns gêneros literários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
HOFFEMAM, Andreza O.;BONI, A. C. M.. Hoffemam.Práticas de Leitura e Escrita: qualificação sociocultural dos trabalhadores da construção civil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
CHAVES, Fabiana;BONI, A. C. M.. Psicodiagnóstico em Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
NAITZKI, Amanda S. I.;BONI, A. C. M.. Naitzki.A importância do pedagogo no ambiente hospitalar com crianças hospitalizadas frente à brinquedoteca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
MISSON, Helgart;BONI, A. C. M.. Dislexia na visão dos docentes durante a fase inicial da alfabetização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
ZUNTA, Marcella Lucato;BONI, A. C. M.. Desenvolvimento da aprendizagem de crianças com Sindrome de Down em sala de aula de uma Instituição de EE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
CONTI, Fernanda C. B.;BONI, A. C. M.. Atuação de professores iniciantes e não iniciantes: Análise entre docentes e coordenadores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
COSTA, Patrícia Regina Dutra;BONI, A. C. M.. A visão do docente com relação aos jogos na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
OTANI, J. M.;BONI, A. C. M.. A 3ª Idade numa Perspectiva de Mudança para o Auto-Atendimento das Agências Bancárias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas Einstein.
MASINI, L. M.;BONI, A. C. M.. Programa de Gestão Corporativa para inclusão de pessoas com deficiências. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas Einstein.
Orientou
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA); 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Integradas Einstein; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Transtorno de Déficit de Atenção; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Psicopedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A importância da Análise do Comportamento aplicada para a Formação Docente; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UniEinstein; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
de Almeida / Maryellen T; da Silva; Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento de Crianças cegas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Eisntein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
de Carvalho; Educação Inclusiva: o papel do professor de ensino regular e o profissional do AEE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Eisntein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A contribuição da Psicologia para a Inclusão escolar do autista; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
S; Santana; Pedagogia Hospitalar: além dos muros da escola; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
C; Lima; Libras: a importância da disciplina na Educação Infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
V; de Lima; Brincadeira simbólica na Educação Infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
O; da Silva e Emily R; Proveza; Desenvolvimento do TEA no ensino infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Zacarias, Natália Faber, Vitória Velosos Gomes; Inclusão de criança com autismo junto ao papel do professor no ensino básico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma análise dos desenhos animados Luca e Divertida Mente; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A música na Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
As Contribuições do Acompanhamento Terapêutico para o desenvolvimento do TEA no ambiente escolar; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Neuroaprendizagem das emoções; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
DEPRESSÃO INFANTIL E SUA INFLUÊNCIA NO APRENDIZADO ESCOLAR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATENDER DEMANDAS ATUAIS: EMOÇÕES NA ESCOLA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
OS COMPORTAMENTOS DO PROFESSOR EM SALA DE AULA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
CRIANÇAS ACOLHIDAS E SUAS APRENDIZAGENS ESCOLARES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Ser professor no mundo contemporâneo: um misto de relações e ações; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Trabalho do professor da escola regular e do professor da sala de recursos: Uma integração necessária; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Psicomotricidade na Educação Infantil: Proporcionando o desenvolvimento e a aprendizagem da criança; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A relevância do psicopedagogo no processo educativo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Equoterapia na Educação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
O psicólogo no contexto educacional: A favor da inclusão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Neurociência aplicada à Educação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A criança com Síndrome de asperger no ensino regular; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Transtornos Específicos de aprendizagem: como lidar com esses desafios?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Formação docente: qualificação profissional pedagógica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
O papel do educador na formação da moralidade infantil frente à agressividade apresentada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Peixoto dos Santos; A matemática na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
O comportamento desatento no ambiente escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A importância da relação família-escola para a aprendizagem infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Métodos de aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Lima e Simone R; Dibbern; Transtornos de aprendizagem: Conceitos e práticas pedagógicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Rodrigues e Natália F; Souza; Ensino Fundamental de nove anos: que mudanças ocorreram no processo ensino aprendizagem?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Guarnieri e Flávia Ventura de Amori; O papel do professor na sociedade atual; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
G; da Silva e Majulie C; Mion; Atendimento Inclusivo: Diretrizes Educacionais para o EFI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
F; Ribeiro e Michele R; R; Moreira; A psicomotricidade na sala de aula da Educ; Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Um desafio de inclusão para professores: Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
EDUCAÇÃO SÓCIOCOMUNITÁRIA: Preocupação social e/ou educacional?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Pires e Miranilza Silva G; da Costa; FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma combinação necessária para a melhoria do ensino; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Ser um bom professor na opinião dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental I; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Transtorno do Espectro Autista: Ações pedagógicas na Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
ENSINAR POR MEIO DA MÚSICA: Uma forma prazerosa de proporcionar o aprendizado; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A influência do jogo no ensino e aprendizado de crianças na Deficiência Intelectual; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A importância da alfabetização nas séries iniciais; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Pedagogia de projetos: um olhar na construção do conhecimento; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade - Algumas abordagens em discussão; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A Brinquedoteca na Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Interdisciplinaridade e Educação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Alterações Psicológicas em mães de crianças com deficiência intelectual; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
; Espaço da creche: lugar de educação e cuidados; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Inteligência e Afetividade na Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
; A Formação do professor de Educação Infantil e a utilização do desenho como prática educativa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
de Mendonça Gomes e Paula Fernanda Barbosa; Inclusão no Ensino Fundamental I; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
O processo de Inclusão dentro da Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Bullying: A escola e a família atuando nesse processo; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Inclusão de Portadores de NEE nas escolas públicas: Como vem acontecendo e como deveria acontecer de fato; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Psicopedagogia: reconstruindo o ser; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Dislexia na visão dos educadores na fase de alfabetização; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Eisntein; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
?Psicodiagnóstico em Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDHA?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
?Desenvolvimento da aprendizagem de crianças com Síndrome de Down em sala de aula de uma Instituição de Educação Especial?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
?Atuação de professores iniciantes e não-iniciantes: Análise entre docentes e coordenadores?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
?A visão do docente com relação aos jogos na educação infantil?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A Importância do pedagogo frente a brinquedoteca com crianças pré-escolares hospitalizadas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
THE PSYCHOLOGICAL SUFFERING IN THE MOTHERHOOD OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD); 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário UniEinstein, UniEinstein; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
M; Lopes; Larissa P; dos Santo; CONSTRUINDO UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO NA CONTEMPORANEIDADE; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Professor mediador e a produção de sentidos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira, Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTI; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira, Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
A importância dos pré-requisitos para a leitura e a escrita: uma investigação com crianças de 1º ano do EF; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Orientador: Adalgisa Cristina Marques Boni;
Produções bibliográficas
-
BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES ; DIAS, I. A. ; PEREZ, S. M. ; BAGNOLI, Y. O. . THE PSYCHOLOGICAL SUFFERING IN THE MOTHERHOOD OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD). EUROPEAN JOURNAL OF SPECIAL EDUCATION RESEARCH , v. 11, p. 73-86, 2025.
-
BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES ; LOPES, J. K. M. ; SANTOS, L. P. . CONSTRUINDO UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO NA CONTEMPORANEIDADE. Ensaios Pedagógicos , v. 8, p. 188-210, 2024.
-
BONI, A. C. M. ; MORAES, A. S. G. . Professor mediador e a produção de sentidos. EUROPEAN ACADEMIC RESEARCH , v. VIII, p. 7320-7340, 2021.
-
BONI, A. C. M. ; MOREIRA, M. A. ; COSTA, M. B. O. ; PEREIRA, L. S. . O desenvolvimento da atenção e da memória na Educação Infantil. EUROPEAN ACADEMIC RESEARCH , v. VII, p. 5665-5687, 2020.
-
MARQUES BONI, ADALGISA CRISTINA ; MAIA, HALANA CAROLINA ; BARBOSA, MARINA PECCININ . A importância da prontidão para ler e escrever. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 13, p. 631-647, 2018.
-
BONI, A. C. M. . O desenvolvimento da autonomia das crianças; Para uma educação mais consciente. 1. ed. Saarbrücken: Nova Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 84p .
-
BONI, A. C. M. ; MORAES, B. . Educação sociocomunitária: Preocupação social e/ou educacional. In: Almeida: Rita de Cássia. (Org.). Trajetória da Educação: Por onde caminham e aonde chegam os Trabalhos de Conclusão de Curso. 1ed.LIMEIRA: ASLEC, 2018, v. , p. 77-96.
-
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . (O processo da) Aprendizagem significativa e da avaliação na educação infantil: Relações possíveis e necessárias. Educação Infantil abordagem multidisciplinar. 1ed.Limeira: ASLEC, 2017, v. , p. 8-20.
-
BONI, A. C. M. ; BISPO, J. B. ; BESSEGATTO, J. L. . O desenho infantil e a formação de educadores. In: Almeida, R.C.S.. (Org.). Educação Infantil abordagem multidisciplinar. 1ed.Limeira: ASLEC, 2017, v. , p. 103-124.
-
BONI, A. C. M. . Diferença não faz diferença. In: Cléto, M.. (Org.). Você é minha querida. 1ed.Limeira: Einstein, 2017, v. , p. 106-108.
-
BONI, A. C. M. . AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO. Psicopedagogia, São Paulo, p. 205 - 205, 17 dez. 2014.
-
BONI, A. C. M. . DISLEXIA E INCLUSÃO: NECESSIDADES E POSSIBILIDADES. Psicopedagogia, São Paulo, p. 205 - 205, 17 dez. 2014.
-
BONI, A. C. M. . Dicas para estudar melhor!. Informativo Trimestral do Colégio São José, Limeira - São Paulo, p. 02 - 02, 20 set. 2009.
-
BONI, A. C. M. . Experiências Vividas. Jornal da Alfabetizadora, Porto Alegre, p. 23 - 23, 10 set. 1993.
-
BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES . PROJETO CORREIO E O ENSINO ATIVO. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2024, 2024, Santo André. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2024. v. 1. p. 653.
-
BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES ; ALMEIDA, R. DE C. S. . O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: instrumento mediador para a prática. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2024, 2024, Santo André. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2024. v. 1. p. 514.
-
MARQUES BONI, ADALGISA CRISTINA ; ALMEIDA, A. O. ; SILVA, M. T. . PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2023, Santo André. CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES. Santo André: V&V EDITORA, 2023. v. 3. p. 996-1060.
-
BONI, A. C. M. ; MORAES, A. S. G. . Professor Mediador e a produção de sentidos. In: 20º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2020. Conic Semesp. Unifenas, 2020. v. 8.
-
BONI, A. C. M. ; MOREIRA, M. A. ; COSTA, M. B. O. ; PEREIRA, L. S. . A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTI. In: INTEGRAP 2019 - 'Educação na contemporaneidade: desafios teórico-práticos, 2019, Rio Claro. INTEGRAP - 2019. Rio Claro, 2019. p. 121-123.
-
BONI, A. C. M. ; ALBERTIN, S. L. . SER UM BOM PROFESSOR NA OPINIÃO DOS ALUNOS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I (EFI). In: Encontro do Programa de Pós-graduação em educação - INTEGRAP 2019 - 'Educação na contemporaneidade: desafios teórico-práticos',, 2019, Rio Claro. Encontro do Programa de Pós-graduação em educação - INTEGRAP 2019 -. Rio Claro: Unesp, 2019. p. 124-126.
-
BONI, A. C. M. . ESTIMULAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. In: XI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia V Simpósio Internacional de Psicopedagogos: A Psicopedagogia e o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, 2018, São Paulo. XI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia V Simpósio Internacional de Psicopedagogos: A Psicopedagogia e o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. São Paulo, 2018.
-
BONI, A. C. M. . A importância da Formação Docente no curso de Pedagogia. In: III Congresso Nacional de Formação de professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Profissão de professor: cenários, tensões e perspectivas., 2016, Águas de Lindóia. III Congresso Nacional de Formação de professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Profissão de professor: cenários, tensões e perspectivas., 2016.
-
BONI, A. C. M. ; Almeida, Rita de Cássia Santos . Análise da compreensão leitora de uma "fábula". In: V Simpósio de práticas educativas na educação básica, 2010, Piracicaba. A ação educativa no centro das reflexões. Piracicaba: Instituto Educacional Piracicabano, 2010.
-
BONI, A. C. M. . Autoconhecimento e Reflexão na Formação Docente. In: Congresso de Leitura do Brasil - 17º Cole, 2009, Campinas. Congresso de Leitura do Brasil - 17º Cole, 2009.
-
BONI, A. C. M. . Psicopedagogia e Educação Sócio-Comunitária: um enlace de possibilidades. In: IV Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária, 2009, Americana. IV Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária. Diversidade, inclusão e Educação Sócio-comunitária. Americana: Unisal, 2009. v. 1. p. 1-21.
-
BONI, A. C. M. . Acompanhamento Psicopedagógico e a Integração da criança no ambiente escolar. In: XVI Encontro Nacional de Professores do Proepre, 1999, Campinas. Educação, escola e autonomia. Campinas: Unicamp-FE-LPG, 1999. v. 1. p. 311-312.
-
Almeida, Rita de Cássia Santos ; BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES . TRAJETÓRIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. In: Congresso Online Brasileiro Multidisciplinar de Licenciaturas, 2023. Anais do Congresso Online Brasileiro Multidisciplinar de Licenciaturas - COBLICEN, 2023.
-
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- COPED -, 2023, Montes Claros. XIV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- COPED, 2023.
-
BONI, A. C. M. ; CASTRO, K. O. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATENDER DEMANDAS ATUAIS: EMOÇÕES NA ESCOLA.. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- COPED, 2023, Montes Claros. XIV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- COPED, 2023.
-
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . O Lúdico-literário numa Visão Psicopedagógica. In: I Simpósio de Educação- Reflexões acerca da Educação Atual, 2010, Limeira. Reflexões acerca da Educação Atual, 2010.
-
BONI, A. C. M. ; LOPES, J. K. M. ; SANTOS, L. P. ; BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES . CONSTRUINDO UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO NA CONTEMPORANEIDADE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2023, Santo André. CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES. Santo André: V&V EDITORA, 2023. v. Unico. p. 444-444.
-
BONI, A. C. M. . CONSTRUINDO O AUTOCONHECIMENTO NO CURSO DE PEDAGOGIA. In: XI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia V Simpósio Internacional de Psicopedagogos, 2018, São Paulo. XI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia V Simpósio Internacional de Psicopedagogos. São Paulo, 2018.
-
BONI, A. C. M. ; MEDONCA, D. K. ; BARBOSA, P. F. . A visão das escolas de EF I sobre a inclusão. In: II Congresso Nacional de Formação de professores, 2014, Águas de Lindóia. Por uma Revolução no campo da Formação de professores, 2014.
-
BONI, A. C. M. . Dislexia e inclusão: necessidades e possibilidades. In: III Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPP - Novos Tempos... Novos Cenários, 2014, São Paulo. III Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPP - Novos Tempos... Novos Cenários, 2014.
-
BONI, A. C. M. . Avaliação Psicopedagógica: Um olhar diferenciado sobre a alfabetização. In: III Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPP - Novos Tempos... Novos Cenários, 2014, São Paulo. Psicopedagogia. São Paulo: ABPp, 2014. p. 205-205.
-
BONI, A. C. M. . Nossos professores de educação básica são reflexivos?. In: X Mostra de Produção Científica, 2010, Americana. X Mostra de Produção Científica. Americana: Unisal, 2010. p. 112-112.
-
BONI, A. C. M. ; CONTI, Fernanda C. B. . Atuação de professores iniciantes e não-iniciantes: Análise entre docentes e coordenadores. In: X Mostra de Produção Científica, 2010, Americana. X Mostra de Produção Científica. Americana: Unisal, 2010. p. 40-40.
-
BONI, A. C. M. . A PROBLEMÁTICA DO (DES)VÍNCULO MATERNO E A AUTONOMIA DO ADOLESCENTE NUMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA. In: Psicopedagogia: Entre a Ciência e a Experiência - VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, São Paulo. Psicopedagogia: Entre ciência e a experiência. São Paulo, 2009. v. 1. p. 1-1.
-
BONI, A. C. M. . Autoconhecimento e Reflexão na Formação Docente. In: Congresso de Leitura do Brasil - 17º Cole, 2009, Campinas. Caderno de Resumos e programação do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2009. v. 17. p. 542-542.
-
BONI, A. C. M. . Psicopedagogia e Educação Sócio-Comunitária: um enlace de possibilidades. In: IV Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária, 2009, Americana. IV Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária: Diversidade, Inclusão e Educação Sócio-comunitária. Piracicaba: Piracicaba: Biscalchin Editor, 2009. v. 1. p. 32-32.
-
BONI, A. C. M. ; COSTA, Eliana Paula Alves da . Projeto "Estimulando o saber". In: III Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária, 2008, Campinas. Práticas Educativas e comunidade: experiências e reflexões. Campinas: Biscalchin Editor, 2008. v. 1. p. 33-34.
-
BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES ; SANTOS, L. P. ; LOPES, J. K. M. . CONSTRUINDO UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO NA CONTEMPORANEIDADE. Ensaios Pedagógicos , 2024.
-
BONI, A. C. M. ; MOREIRA, M. A. ; COSTA, M. B. O. ; PEREIRA, L. S. . O desenvolvimento da atenção e da memória. EUROPEAN ACADEMIC RESEARCH , 2020.
-
BONI, A. C. M. ; MAIA, H. C. ; BARBOSA, M. P. . A importância da prontidão para ler e escrever. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , 2018.
-
BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES . Educação Inclusiva e o Ensino Regular. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. . Inclusão no Ensino Superior. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONI, A. C. M. ; ALBERTIN, S. L. . SER UM BOM PROFESSOR NA OPINIÃO DOS ALUNOS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I (EFI). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. ; MOREIRA, M. A. ; COSTA, M. B. O. ; PEREIRA, L. S. . A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. . Construindo o autoconhecimento no curso de Pedagogia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. . Estimulação Psicopedagógica em criança com Transtorno do Déficit de Atenção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. . A Importância da Formação Docente no Curso de Pedagogia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. . Dislexia e inclusão: necessidades e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. . Avaliação Psicopedagógica: Um olhar diferenciado sobre a alfabetização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BONI, A. C. M. ; MEDONCA, D. K. ; BARBOSA, P. F. . A visão das escolas de EF I sobre a inclusão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. . Reflexões, Desafios e Práticas do gestor no contexto escolar: a inclusão e os distúrbios de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . Teoria e Prática se entrelaçando na Formação Docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . Falas, escritas e reescritas no cotidiano do Pedagogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BONI, A. C. M. . Construção do processo de leitura e escrita: uma prática desafiadora para as futuras educadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . Análise da compreensão leitora de uma "fábula". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. . Quem serão os futuros alfabetizadores?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. ; CHAVES, Fabiana . Psicodiagnóstico em transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . O Lúdico-literário numa Visão Psicopedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . Tecendo a subjetividade das futuras educadoras: Maria, Maria.... 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BONI, A. C. M. . Nossos professores de educação básica são reflexivos?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONI, A. C. M. . Dificuldades de aprendizagem e comportamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONI, A. C. M. . Dificuldades de aprendizagem e comportamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONI, A. C. M. . Criança de comportamento difícil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONI, A. C. M. . Autoconhecimento e reflexão na formação docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BONI, A. C. M. . A problemática do (des) vínculo materno e a autonomia do adolescente numa abordagem psicopedagógica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BONI, A. C. M. . A importância do brincar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . A Literatura como instrumento formador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONI, A. C. M. . Psicopedagogia e Educação Sócio-Comunitária: um enlace de possibilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Eliana Paula Alves da ; BONI, A. C. M. . Projeto "Estimulando o Saber". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONI, A. C. M. . TDAH e suas implicações na escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONI, A. C. M. . Crianças em fase de alfabetização: expectativas X fracassos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BONI, A. C. M. . Crianças em fase de alfabetização: expectativas x fracassos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BONI, A. C. M. . Ser psicopedagogo no século XXI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONI, A. C. M. . A psicopedagogia auxiliando no tratamento do Déficit de atenção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONI, A. C. M. . Acompanhamento Psicopedagógico e a integração da criança no ambiente escolar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
BONI, A. C. M. . Volta às aulas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BONI, A. C. M. . Transtornos Específicos de aprendizagem na Matemática: desafios para psicopedagogos e professores. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BONI, A. C. M. . Educação Emocional. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. ; ALMEIDA, R. DE C. S. . Educação 4.0 na Era das Relações. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. . Metodologias Ativas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. . Descobrindo as emoções através da Psicopedagogia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. . Arte na Psicopedagogia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. . Brinquedos e brincadeiras. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. . Inclusão no ensino regular: possibilidades e dificuldades. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. . Descobrindo crianças através da Psicopedagogia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. . A importância do brincar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. . A Literatura como instrumento formador. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. . O lúdico-literário numa visão Psicopedagógica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONI, A. C. M. ; BONI, ADALGISA CRISTINA MARQUES . Círio de Nazaré. 2023. Outra.
BONI, A. C. M. . Templo Grego. 2022. Outra.
BONI, A. C. M. . Luar de Naiá. 2019. Outra.
BONI, A. C. M. . Rosas da Vida. 2018. Outra.
BONI, A. C. M. . Cio da Terra. 2017. Outra.
BONI, A. C. M. . Meio Ambiente. 2016. Outra.
BONI, A. C. M. . Templo Grego. 2022 (Quilt artístico).
BONI, A. C. M. . Luar de Naiá. 2019 (Quilt artístico).
BONI, A. C. M. . Meio Ambiente. 2016 (Quilt artístico).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
CONSTRUINDO UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO NA CONTEMPORANEIDADE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adalgisa Cristina Marques Boni - Coordenador / Julia Kawany Machado Lopes - Integrante / Larissa Pereira dos Santos - Integrante.
-
2020 - 2021
Professor mediador e a produção de sentidos, Descrição: Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adalgisa Cristina Marques Boni - Coordenador / Aline Sara Genestra de Moraes - Integrante.
-
2018 - 2019
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTI, Descrição: Iniciação Científica - projeto com crianças da rede pública de Limeira - Educação Infantil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adalgisa Cristina Marques Boni - Coordenador / Marcela Aline Moreira - Integrante / Marielly Bernini de Oliveira Costa - Integrante / Lavínia Silva Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - 2018
A importância dos pré-requisitos para a leitura e a escrita, Descrição: Este estudo tem como objetivo descobrir se as crianças do 1º ano do EFI precisam desenvolver habilidades para aquisição da leitura e da escrita, avaliando e analisando as áreas psicomotora, cognitiva e linguística das participantes do estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adalgisa Cristina Marques Boni - Coordenador / Halana Carolina Maia - Integrante / Marina Peccinin Barbosa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
1988 - 2010
Colégio São JoséVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
2008 - Atual
Faculdades Integradas Einstein de LimeiraVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
03/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdades Integradas Einstein de Limeira.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adalgisa Cristina Marques Boni e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?