Ana Aline de Medeiros Silva
Sou graduada em Licenciatura Plena em Física pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Mestra em 2013 e Doutora em 2022 pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina-PR. (Conceito 7 pela Capes). Sou Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Grande Dourados desde 2015, lecionando nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena, ambos com habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Especialização Escola da Terra ofertado pelo MEC/SECADI. Minhas produções acadêmicas são realizadas na área de Ensino de Física e Ciências da Natureza na Educação do Campo, Educação Intercultural Indígena e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas Pedagógicas Acessíveis; Estágio Curricular Supervisionado na Educação do Campo e Modelos Didáticos Interculturais e Multissensoriais. Coordeno o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Intercultural e Multissensorial- GPECIM, que visa estudar e investigar processos da prática educativa no Ensino de Ciências que atenda uma formação acadêmica científica aliada ao conhecimento tradicional de diferentes povos, por meio da Educação Indígena, Educação do Campo e da Educação Especial. Presido a Comissão de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFGD desde 2023.
Informações coletadas do Lattes em 30/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática
2018 - 2022
Universidade Estadual de Londrina
Título: PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DO CAMPO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EGRESSAS(OS) DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA LEDUC/UFGD
Àlvaro Lorencini Júnior.
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática
2010 - 2013
Universidade Estadual de Londrina
Título: Análise da historiografia de Galileu e o movimento da queda dos corpos nos livros de Física do Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2013
Marcos Rodrigues da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
Graduação em Licenciatura Plena em Física
2003 - 2008
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: Um olhar interdisciplinar e inclusivo para o ensino da Física:a confecção de material didático acessível
Orientador: Narla Sathler Musse de Oliveira
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Formação complementar
2013 - 2013
Iniciação a Robótica Educacional - NXT. (Carga horária: 16h). , LEGO Education, LEGO, Brasil.
2005 - 2005
Aquecimento Solar e Gerenciamento de Energia. (Carga horária: 16h). , U.S. Agency for International Development, USAID, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Intercultural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Física / Subárea: Ciências da Natureza.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Participação em eventos
4º Encontro Regional da Educação do Campo do Centro-Oeste/ Educação do Campo: (re)existir na escola, no território e na vida..Interculturalidade e Educação do e no Campo. 2023. (Encontro).
II SABIO - Semana Acadêmica da Biologia.Modelos Interculturais e Multissensoriais. 2023. (Seminário).
II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena.Conferência Regional Povos do Pantanal e Cone Sul. 2017. (Outra).
II Semana da Educação.Buscando Alternativas para o Ensino de Ciências na Sociedade Contemporânea. 2011. (Outra).
XII Reunião Bienal da Red Pop. 2011. (Outra).
II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR - II SINECT.A construção de auto-locomotores para o Ensino de Física em uma oficina de aprendizagem no Colégio SESI de Londrina-PR. 2010. (Simpósio).
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste -EPENN. 2007. (Encontro).
IV Colóquio Nacional da AFIRSE - Seção Brasileira.A física para a diversidade: dos conceitos à confecção de material acessível. 2007. (Outra).
I Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. A contribuição da construção de modelos acessíveis para o ensino da Física. 2006. (Congresso).
II Seminário de Educação Inclusiva do CEFET-RN.A Deficiência Visual - Abordagem Educacional. 2006. (Seminário).
II Seminário nacional sobre educação e inclusão de pessoas com necessidades especias.A construção de um dinamômetro tátil para o ensino de física. 2006. (Outra).
XIII Encontro Estadual de Geografia.A confecção de um modelo planetário tátil para o ensino de geografia física. 2006. (Encontro).
XII Seminário de Pesquisa do CCSA.Atualização de profissionais da educação para um sistema educacional inclusivo. 2006. (Seminário).
XII Seminário de Pesquisa do CCSA.Atualização de profissionais da educação para um sistema educacional inclusivo. 2006. (Seminário).
Aquecimento Solar e Gerenciamento de Energia para os Meios de Hospedagem. 2005. (Encontro).
II Seminário sobre transdiciplinaridade e complexidade: "Ética e Educação". 2005. (Seminário).
I Seminário de Educação Inclusiva do CEFET-RN.Educação Inclusiva. 2005. (Seminário).
XII Encope.Uma abordagem experimental do momento linear. 2005. (Encontro).
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2005. (Simpósio).
Participação em bancas
SILVA, A. A de M.; CAMACHO, R. S.; MARSCHNER, W. R.. FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITAQUIRAÍ: IMPACTOS E DESAFIOS PARA AS COMUNIDADES ENVOLVIDAS. 2023. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADE) - Universidade Federal da Grande Dourados.
OLIVEIRA, M. A. M.;SILVA,A.A.M.; CAMACHO, R. S.; SANTOS, C. M.. O ensino de matemática na Educação no/do Campo: considerações a partir das concepções pedagógicas de professores.. 2022.
SILVA, A. A de M.; SANTOS, C. M.; CAMACHO, R. S.. O ensino de matemática na Educação no/do Campo: considerações a partir das concepções pedagógicas de professores.. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADE) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARTINS, D. V.;SILVA,A.A.M.; SANGALLI, A.; SOUZA, S. C.. A luta pela autogestão do Serviço de Saúde Indígena: o caso Kadwéu no Mato Grosso do Sul. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADE) - Universidade Federal da Grande Dourados.
LADEIA, E. S.;MEDEIROS-SILVA, A.A.; CUNHA, A. C.. Análise do Planejamento, Ensino e Avaliação de Física na Educação Escolar Indígena. 2016.
YAMAZAKI, S. C.;SILVA,A.A.M.; SOUZA, C. T.. .Psicanálise como aporte teórico para o ensino de ciências.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
YAMAZAKI, S. C.;SILVA,A.A.M.; SOUZA, C. T.. .O Pragmatismo Matemático no Ensino de Física: o magnetismo como exemplo.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
YAMAZAKI, S. C.;SILVA,A.A.M.; SOUZA, C. T.. Concepções Espontâneas no Ensino de Física.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
YAMAZAKI, S. C.;SILVA,A.A.M.; SOUZA, C. T.. Deficiência Visual: revisão bibliográfica nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
BENITES, E.;MEDEIROS-SILVA, A.A.; GISLOT, L. J.. GUYRA KUERA: os pássaros da aldeia Te'yikuê.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MEDEIROS-SILVA, A.A.; DOMINGOS, D. C. A.; CAMACHO, R. S.. Análise do uso de recursos tecnológicos no ensino de eletromagnetismo na aldeia Taquapery - Coronel Sapucaia/MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.
YAMAZAKI, S. C.;MEDEIROS-SILVA, A.A.; FERREIRA, F. C.. Uso de analogias e metáforas no ensino de ciências: uma análise quantitativa e qualitativa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
YAMAZAKI, S. C.;MEDEIROS-SILVA, A.A.; FIORUCCI, A. R.. Construção de sentidos sobre física em quadrinhos da Justice League.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
Orientou
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA DA UFGD-MS; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
Análise da historiografia de Einstein e a Teoria da Relatividade apresentada nos livros didáticos de física do ensino médio; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
ASSOCIAÇÃO DA LÍNGUA MATERNA GUARANI-KAIOWÁ AO CONCEITO DA CIÊNCIA NATUREZA; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
Práticas Pedagógicas Acessíveis no Ensino de Física; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
Mulheres no Campo: História do grupo coletivo de mulheres trabalhadoras da Agroecologia no Assentamento Itamarati; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
Jogos e brinquedos: uma proposta didática para o ensino de medidas e movimento na educação do campo; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
Uma proposta didática acessível para o ensino de densidade numa perspectiva inclusiva na Educação do Campo; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
GT Material Didáatico Acessível; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Grande Dourados; Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
GT Material Didático Acessível; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Grande Dourados; Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFGD-MS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Educação Matemática e Ensino de Ciências) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
ANÁLISE DA HISTORIOGRAFIA DA RELATIVIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA SESI DOURADOS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Educação Matemática e Ensino de Ciências) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
MULHERES NO CAMPO: HISTÓRIA DO GRUPO COLETIVO DE MULHERES TRABALHADORAS DA AGROECOLOGIA NO ASSENTAMENTO ITAMARATI; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
ESTUDO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACESSÍVEIS NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
Práticas Agroecológicas nas Escolas do Campo: Um Estudo na Escola Estadual Carlos Pereira da Silva, Assentamento Itamarati - I, Ponta Porã - MS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
PESQUISA-AÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
Análise dos impactos pedagógicos a partir da chegada de recursos tecnológicos nas Escolas da Aldeia Taquapery-Coronel Sapucaia/MS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACESSÍVEIS: PROTÓTIPOS ALTERNATIVOS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
VIVÊNCIAS DO CAMPO NAS ESCOLAS DA CIDADE: POR QUE E PARA QUEM?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPECTATIVAS E DESAFIOS DOS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
Análise do uso de recursos tecnológicos no ensino de eletromagnetismo na aldeia Taquapery- coronel Sapucaia/MS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Ana Aline de Medeiros Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, A. A de M. ; LIMA, N. M. A. (Org.) . Inferências sobre a (e na) escola/ Processos formativos e produção do conhecimento,. 1ª. ed. Cajazeiras-Paraíba: Edições AINPGP, 2021. v. 2.
-
SILVA, A. A de M. ; LORENCINI JR, A. (Org.) ; ARRUDA, S. M. (Org.) . Etnogênese e Interculturalidade no contexto latino e ibero-americano. 1ª. ed. Porto- Portugal: Editora Cravo, 2021. 376p .
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; LORENCINI JR, A. ; ARRUDA, S. M. . O ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS NO CAMPO DE MATO GROSSO DO SUL: UM ENSAIO À LUZ DA FORMAÇÃO DOCENTE. In: Daniel Valério Martins, Cássio Knapp. (Org.). Etnogênese e Interculturalidade no contexto latino e Iberoamericano. 1ªed.Porto, Portugal: Editora Cravo, 2021, v. , p. 257-276.
-
LIMA, N. M. A. ; MEDEIROS-SILVA, A.A. . VIVÊNCIAS DO CAMPO NAS ESCOLAS DA CIDADE: PARA QUÊ?. In: Alexandre Martins Joca, Daniel Valério Martins, Elzanir dos Santos. (Org.). Processos formativos e produção do conhecimento: inferências sobre a (e na) escola. 1ªed.Cajazeiras-PB: Edições AINPGP, 2021, v. 2, p. 141-164.
-
SILVA, A. A de M. ; MEDEIROS, D. M. S. . Intervenção e pesquisa na formação inicial de professores de Ciências da Natureza para a Educação do Campo. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia-SP. X ENPEC, 2015.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; FREGOLENTE, A ; SILVA, D. M. . A Construção de um Circuito Elétrico Misto, em uma Oficina de Aprendizagem no Colégio SESI de Londrina/PR, com Ênfase na Deficiência Visual. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus, AM. XIX SNEF, 2011.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; SILVA, D. M. ; PASSOS, M. M. ; SILVA, M. R. . Análise da História da Ciência apresentada em um livro didático de física do ensino médio sobre o episódio da Experiência de Pisa de Galileu Galilei.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, CAMPINAS-SP. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; SILVA, D. M. ; ESTEVAM, M. . A construção de auto-locomotores para o Ensino de Física em uma oficina de aprendizagem no Colégio SESI de Londrina/PR. In: II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010, Ponta Grossa/PR. Anais II SINECT, 2010.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; LEITE, R. D. O. ; Oliveira, N. S. M de . A física para a diversidade: dos conceitos à confecção de material acessível. In: IV Colóquio Nacional da AFIRSE, 2007, Natal/RN. Epistemologia das Ciências da Educação. Natal/RN: Editora da UFRN -EDUFRN, 2007.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JAPIASSÚ JÚNIOR ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; OLIVEIRA, Wesley Costa ; Oliveira, N. S. M de . Uma estratégia para o ensino de associação de resistores série/paralelo acessível a alunos com deficiência visual. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luiz/ MA. Atas do XVII SNEF, 2007.
-
SILVA, D. M. ; SILVA, A. A de M. . Interdisciplinaridade e contextualização na Educação do e no Campo. In: Encontro Paranaense de Educação Ambiental e Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul, 2015, Guarapuava-PR. Anais XV EPEA e CEPEASul, 2015.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; Oliveira, N. S. M de . A construção de um dinamômetro tátil para o ensino de física. In: II Seminário nacional sobre educação e inclusão de pessoas com necessidades especias, 2006, Natal/RN. Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas. Natal/RN, 2006.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; FERREIRA, M. M. ; Oliveira, N. S. M de ; MOREIRA, A. A. ; BRITO, B. L. ; SALVADOR, D. S. C. O. ; PINHEIRO, M. V. . Atualização de profissionais da educação para um sistema educacional inclusivo. In: XII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2006, Natal/RN. Universidade, direitos e diversidade. Natal/RN, 2006.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. . A confecção de um modelo planetário tátil para o ensino de geografia física. In: XIII Encontro Estadual de Geografia, 2006, Pau dos Ferros/RN. Geografia, sociedade e ambiente: novos rumos para o RN. Pau dos Ferros/RN.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. . A Política de cota de vagas para negros nas Universidades Brasileiras. In: XIII Encontro Estadual de Geografia, 2006, Pau dos Ferros/RN. Geografia, sociedade e ambiente: novos rumos para o RN. Pau dos Ferros/RN.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; Oliveira, N. S. M de ; FERREIRA, M. M. . A confecção de material didático tátil para o ensino de física. In: XII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2006, Natal/RN. Universidade, direitos e diversidade. Natal/RN, 2006.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; OLIVEIRA, Wesley Costa . A radiação no celular como uma abordagem para o ensino de eletromagnetismo. In: XII Encontro de pesquisa e extensão da UERN - ENCOPE, 2005, Mossoró. Anais-Encop. Mossoró/RN: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2005.
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; OLIVEIRA, Wesley Costa . Uma abordagem experimental do momento linear. In: XII Encope, 2005, Mossoró/RN. Anais-Encop. Mossoró/RN, 2005.
-
SILVA, A. A de M. . Modelos didáticos multissensoriais e intercultural numa perspectiva inclusiva.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. A de M. . Modelos didáticos multissensoriais.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. A de M. . Didática Multissensorial e Intercultural numa perspectiva Inclusiva. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. A de M. ; BARBOZA, E. N. . Diretrizes da educação do Campo: Construindo interfaces com a Educação Especial. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VASQUES, L. C ; OLIVEIRA, A. L.F. ; SILVA,A.A.M. ; SILVA, W.C.S. ; RIVAROLA, S. S. . ELABORAÇÃO DE MODELOS MULTISSENSORIAIS INTERCULTURAIS INCLUSIVOS: UMA PROPOSTA DO PROGRAMA LIFE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; SILVA, D. M. ; PASSOS, M. M. ; SILVA, M. R. . Análise da História da Ciência apresentada em um livro didático de física do ensino médio sobre o episódio da Experiência de Pisa de Galileu Galilei. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. R. ; FIORIN, F. ; VISITACAO, V. L. ; MEDEIROS-SILVA, A.A. . História da Biologia e Ensino de Biologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; SILVA, D. M. ; ESTEVAM, M. . A construção de auto-locomotores para o Ensino de Física em uma oficina de aprendizagem no Colégio SESI de Londrina/PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. . Trabalhando a interdisciplinaridade da Geografia - Física por meio de um modelo tátil representando o movimento da terra. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; PINHEIRO, M. V. . A confecção de um vulcão numa perspectiva interdisciplinar para a diversidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. . Construção de material didático para a Fisica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; LEITE, R. D. O. ; Oliveira, N. S. M de . A física para a diversidade: dos conceitos à confecção de material acessível. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; FERREIRA, M. M. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; SANTOS, Z. T. S. . A contribuição da construção de modelos acessíveis para o ensino da Física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; FERREIRA, M. M. ; Oliveira, N. S. M de . A confecção de material didático tátil para o ensino de física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; OLIVEIRA, Wesley Costa . A radiação no celular como uma abordagem para o ensino de eletromagnetismo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; OLIVEIRA, Wesley Costa . Uma abordagem experimental do momento linear. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; NEIRA, D. S. M. ; MARINHO, G. S. ; OLIVEIRA NETO, M. L. . Reuso de EPS como material isolante térmico. 2005.
SILVA,A.A.M. ; OLIVEIRA, A. L.F. . Modelo Multissensorial e Intercultural da Refração e Dispersão da Luz. 2023. (Maquete).
SILVA,A.A.M. . Modelo Multissensorial e Intercultural de Projeção da imagem no olho humano. 2023. (Maquete).
SILVA,A.A.M. . Modelo Multissensorial e Intercultural de Banco de pregos. 2023. (Maquete).
SILVA,A.A.M. . Modelo Multissensorial e Intercultural de Forno Solar. 2023. (Maquete).
SILVA,A.A.M. . Modelo Multissensorial e Intercultural de Circuito Elétrico Misto. 2022. (Maquete).
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento ; FERREIRA, M. M. . Maquete da projeção da imagem no olho humano. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Física e Inclusão).
MEDEIROS-SILVA, A.A. . Modelo estrutural dos líquidos e dos sólidos. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Física e Inclusão).
MEDEIROS-SILVA, A.A. ; JÚNIOR, Maurício J. Nascimento . Modelo do dinamômetro. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Física e Inclusão).
MEDEIROS-SILVA, A.A. . Maquete do movimento da Terra. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Física e Inclusão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
PROCESSOS FORMATIVOS INTERCULTURAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM TERRITÓRIOS ESCOLARES INDÍGENAS, Descrição: Na primeira etapa, as ações de pesquisa e de formação serão realizadas na Escola Municipal Indígena Mboerenda Ypyendy, localizada na Aldeia Amambai, Amambai, MS, e que funcionará como um Polo, facilitando a reunião de professores e gestores dessa escola com outros professores/gestores de outras aldeias indígenas do município (Aldeia Limão Verde e Aldeia Jaguari) e de outros municípios do entorno, como Laguna Carapã (Aldeia Rancho Jacaré e Aldeia Guaimbé) e Caarapó (Aldeia Teiykue). Na segunda etapa, as ações pesquisa e de formação serão realizadas na Escola Municipal Indigena Ubaldo Arandu Kwe-Mi - Polo, Aldeia Sassoró, Município de Tacuru, MS, que servirá como polo, reunindo professores e gestores dessa escola e de escolas indígenas outras aldeias do Município e de aldeias Guarani Kaiowá dos municípios Coronel Sapucaia e de Paranhos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Aline de Medeiros Silva - Integrante / Diane Cristina Araújo Domingos - Integrante / Andréia Sangalli - Coordenador / Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel - Integrante / Elâine da Silva Ladeia - Integrante / Washington César Shoiti Nozu - Integrante / Luciana Lopes Coelho - Integrante / Maria Aparecida Mendes de Oliveira - Integrante / Juliana Maria da Silva Lima - Integrante / Maysa Ferreira da Silva - Integrante / Racquel Valério Martins - Integrante / Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro - Integrante.
-
2023 - Atual
Ara Poty: Cooperação e Empreendedorismo Indígena, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Aline de Medeiros Silva - Integrante / Racquel Valério Martins - Coordenador.
-
2018 - 2022
Prática de ensino de Física na Formação Inicial Docente do Campo: concepções de estudantes egressas(os) do Estágio Supervisionado da LEDUC/UFGD, Descrição: Esta tese se insere no Programa do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas no Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo central foi compreender relações da prática de ensino de Física de estudantes egressas(os) do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências da Natureza da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourados ? LEDUC/UFGD com a formação docente do campo, a partir de como foi ensinar Física na concepção dessas(es)s estudantes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se desenvolve no campo metodológico da Análise Textual Discursiva, por meio da utilização de um questionário, para produzir compreensões e interpretações do fenômeno investigado. Conforme os resultados, foi possível compreender que na concepção dessas(es) estudantes ensinar Física: é saber ensinar os conteúdos de Física; saber desenvolver atividades experimentais e protótipos; saber interagir com os alunos, estabelecendo o vínculo afetivo; saber problematizar os conteúdos de Física com a realidade do campo. Pensando os princípios da Educação do Campo, avalio que 3 das(os) 11 estudantes egressas(os) foram quem, eventualmente, mais se destacaram na apropriação da essência de ser uma(um) professora(or) do campo. Foi possível compreender também que estas(es) estudantes têm um potencial de desenvolver práticas de ensino diferentes da convencional, de acordo com os propósitos que estiveram no curso e o compromisso com o Estágio, independente das dificuldades que encontraram no percurso do caminho. As ressignificações se fizeram evidentes na superação dos desafios e na dedicação ao repensar e refazer as formas dos métodos de ensinar Física, propiciando o interesse e interação de seus alunos, por meio da realização de atividades demonstrativas, e da relação de alteridade, por meio do vínculo afetivo que se construiu nessa relação de ensinar e aprender dela(es) com seus alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Aline de Medeiros Silva - Coordenador / Álvaro Lorencini Jr - Integrante.
-
2017 - Atual
Educação Especial em Escolas do Campo de Mato Grosso do Sul, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Aline de Medeiros Silva - Integrante / Diane Cristina Araújo Domingos - Integrante / Adriana Oliveira Sales - Integrante / Raquel Alves de Carvalho - Integrante / Rodrigo Simão Camacho - Integrante / Washington César Shoiti Nozu - Coordenador / Adriano Renzi - Integrante / Aline Maira da Silva - Integrante / Marilda Moraes Garcia Bruno - Integrante / Mirlene Ferreira Macedo Damázio - Integrante / Morgana de Fátima Agostini Martins - Integrante.
-
2017 - Atual
A Questão Agrária nas Escolas Públicas de Educação Básica na região da Grande Dourados e no Território Rural do Bolsão ? MS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Aline de Medeiros Silva - Integrante / Sandra Procópio da Silva - Integrante / Andérbio Márcio Silva Martins - Integrante / Andréia Sangalli - Integrante / Antônio Dari Ramos - Integrante / Cássio Knapp - Integrante / Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel - Integrante / Roberto Lobo Munin - Integrante / Rodrigo Simão Camacho - Coordenador / Walter Roberto Marschner - Integrante / Elâine da Silva Ladeia - Integrante / Washington César Shoiti Nozu - Integrante / Judite Stronzake - Integrante / Thiago Leandro Vieira Cavalcante - Integrante / Fabiano Coelho - Integrante / Adeir Archanjo da Mota - Integrante.
Prêmios
2014
Aprovada em 2º lugar na Seleção Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul para professor(a) de Física., UEMS, Dourados.
2006
Mensão Honrosa por por 1º lugar na categoria Melhor Apresentação de Pôster do CCSA, UFRN, Natal-RN.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Grande Dourados, FAIND. , Rodovia Dourados - Itahum, Km 12, Cidade Universitária, 79804970 - Dourados, MS - Brasil - Caixa-postal: 533, Telefone: (67) 34102621, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Federal da Grande DouradosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetiva, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
1. Docente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências, ministrando disciplina de História da Ciência no eixo temático de História, Filosofia e Epistemologia das Ciências.
2. Docente dos cursos de Graduação da Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena, ministrando a disciplina de Física.
Atividades
-
09/2024
Ensino, Programa de Especialização Escola da Terra, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Sujeitos do Campo e a Formação de Professores
-
02/2023
Estágios , Comissão de Estágio Supervisionado.Estágio realizado, Coordenadora da Comissão de Estágio Supervisionado -COES.
-
11/2015
Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática, Energia e Dinâmica nos Ecossistemas, Estágio Curricular Supervisionado I e II, Física Aplicada à Educação do Campo., Meio Ambiente e Eletromagnetismo
-
06/2022 - 12/2023
Extensão universitária , Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da UFGD- LIFE.Atividade de extensão realizada, Professora Orientadora do GT- Acessibilidade.
-
11/2015 - 12/2021
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Eletricidade e Magnetismo na Natureza, Transformação e Conversão de Energia ll
-
03/2017 - 03/2018
Ensino, Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, História, Filosofia e Epistemologia das Ciências
2007 - 2009
Associação Alberto Santos Dumont Para Apoio à PesquisaVínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora Laboratorista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
A Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa tem como projeto de ação social a Escola Alfredo J. Monteverde nas unidades de Natal e Macaíba, cujo o objetivo é incluir crianças e adolescentes da rede pública que estejam cursando do 6º ao 9º ano da Educação Básica.
Esse projeto tem dois focos: oferecer educação científica para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos; contribuir na formação contínua de profissionais responsáveis por essa educação.
2008 - 2009
Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades EduVínculo: Monitora - Polo Nordeste, Enquadramento Funcional: Parcial
Outras informações:
O presente curso é uma Especialização Lato Sensu à distância em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, tendo como norte os fundamentos da educação inclusiva aplicada ao ensino técnico e tecnológico, a ser implementado pelo MEC/SETEC em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
2005 - 2006
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
2004 - 2005
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de projeto
Outras informações:
Laboratório de Transferência de Calor - LCT do Centro de Tecnologia da UFRN. O projeto consistia no Uso de EPS como material isolante térmico para coberturas.
2012 - 2013
COLÉGIO SESIVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora- Ensino Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
COLÉGIO SESIVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora- Ensino Médio, Carga horária: 25
2005 - 2005
Escola Estadual Professor José Fernandes MachadoVínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2
2012 - 2012
Colégio Universitário de LondrinaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora- Ensino Fundamental II, Carga horária: 9
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Aline de Medeiros Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?