Thompson Júnior Ávila Reis

Doutorando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Engenharia de Materiais também pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Especialista em Processos Metalúrgicos de Fabricação pela Pontíficia Universidade Católica (2009). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009). Graduado em Engenharia da Computação pela Faculdade Presidente Antônio Carlos (2007). Tenho conhecimentos em Metalurgia Física, Mecânica de Fratura, Soldagem, Comportamento a quente de ligas metálicas, técnicas de caracterização por microscopia de varredura por sonda mecânica. Fui professor nos cursos de Engenharia da Computação, de Produção e Mecânica na Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC - Conselheiro Lafaiete). Atualmente sou Coordenador de PDI em Materiais no Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg - Institutos Senai de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais e em Engenharia de Superfícies. Institutos credenciados como Unidade Embrapii e na Agencia Nacional do Petróleo - ANP. Atuo diretamente na interlocução com empresas dos setores siderúrgico, metalmecânico, automotivo, de óleo e gás e outras, identificando suas necessidades tecnológicas e propondo soluções através do desenvolvimento de projetos de inovação. Coordeno as atividades dos pesquisadores destes Institutos, distribuindo responsabilidades quanto à liderança técnica dos projetos, elaboração de propostas, organização de equipes de pesquisa. Trabalho dando suporte à gestão dos projetos, à gestão dos Institutos e ao monitorando as entregas aos clientes. Recentemente, integrei equipes de pesquisa em projetos voltados para o desenvolvimento de aços API para serviço ácido e aços estruturais para torres eólicas, mais especificamente nas áreas de processamento a quente, soldagem e desempenho mecânico. Também atuei em projetos com foco no desenvolvimento de tratamentos térmicos por têmpera e partição e em projetos visando otimização de processos de soldagem.

Informações coletadas do Lattes em 15/09/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Materiais

2019 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Estudo da Evolução da Fragilização a 475 °C em um Aço Inoxidável Lean Duplex UNS S32304 por Microscopia de Varredura por Sonda Mecânica,
Orientador: Leonardo Barbosa Godefroid
Palavras-chave: Aço Inoxidável Lean Duplex; decomposição spinodal; fase alpha linha; Fadiga com controle de deformação; Fragilização a 475ºC; Microscópio de Força Atômica. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Transformação de Fases.

Mestrado em Engenharia de Materiais

2010 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Efeito de Tratamentos Isotérmicos às Temperaturas de 475C e 850C na Microestrutura e na Resistência à Fadiga de um Aço Inoxidável Duplex UNS S32304,Ano de Obtenção: 2013
Leonardo Barbosa Godefroid.Coorientador: Margareth Spangler Andrade. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Aço Inoxidável Duplex; Fragilização a 475ºC; fadiga; Fase Sigma.Grande área: Engenharias

Especialização em Docência em Ensino Superior

2009 - 2009

Universidade Presidente Antônio Carlos
Título: Análise de Práticas Docentes que Integrem Alunos de Graduação à Participação Produtiva das Aulas
Orientador: Maria de Lourdes de Sá Earp

Especialização em Processos Metalúrgicos de Fabricação

2008 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Influência da Velocidade de Corte na Integridade Superficial de Peças em Aço Inoxidável Austenítico AISI 304L
Orientador: Margareth Spangler Andrade

Graduação em Engenharia da Computação

2004 - 2007

Universidade Presidente Antônio Carlos
Título: Sistema de Gestão para Empresas de Manufatura de Médio e Pequeno Porte
Orientador: Marcus Vinícius

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Formação de Preços de Serviços Metrológicos e Projetos de P, D&I. (Carga horária: 16h). , Fundação CERTI, CERTI, Brasil.

2014 - 2014

Aços para Estampagem a Quente. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, ABM, Brasil.

2013 - 2013

Fundamentos, Prática Industrial e Simulação da Lam. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, ABM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

73 Congresso Anual da ABM. Simulação Computacional da Dissolução de Precipitados Durante Reaquecimento de Placas. 2018. (Congresso).

52 Seminário de Laminação - Processos e Produtos Laminados e Revestivos.Avaliação da Ductilidade de Aços Inoxidáveis Duplex Durante a Conformação a Quente por Ensaios de Torção. 2015. (Seminário).

70 Congresso Internacional da ABM. Estudo da Microestrutura de um Aço Eutetóide Laminado a Quente Utilizando Microscopia de Força Atômica. 2015. (Congresso).

70 Congresso Internacional da ABM. Utilização da Microscopia de Força Atômica no Estudo da Fragilização a 475C em um Aço Inoxidável Lean Duplex. 2015. (Congresso).

1 Brazilian-German Symposium on Materials Science and Egineering. 2014. (Simpósio).

51 Seminário de Laminação - Processos e Produtos Laminados e Revestidos - Internacional.Simulação da Laminação à Quente de um Aço Microligado ao Nióbio Utilizando Ensaios de Torção. 2014. (Seminário).

69 Congresso Internacional da ABM. Simulação da Laminação Via Steckel de um Aço Microligado ao Nióbio Utilizando Ensaios de Torção. 2014. (Congresso).

50 Seminário de Laminação - Processos e Produtos Laminados e Revestidos - Internacional. 2013. (Seminário).

68 Congresso Internacional da ABM. Efeito de Tratamentos Isotérmicos a 475C e a 850C na Resistência à Fadiga de um Aço Inoxidável Duplex UNS S32304. 2013. (Congresso).

12 ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas. Mecânica de Fratura aplicada na Predição da Vida em Fadiga de Trilhos Ferroviários. 2012. (Congresso).

67 Congresso Internacional da ABM. 2012. (Congresso).

X Brazilian Materials Research Society Meeting 2011.Scanning Probe Microscopy (SPM) Study of the Surface Integrity of an AISI 304 Austenitic Stainless Steel. 2011. (Encontro).

18 International Federation of Heat Treatment and Surface Engineering Congress. Influence of Cutting Speed on the Suface Integrity of AISI 304L Austenitic Stainless Steel Parts. 2010. (Congresso).

1 TMS-ABM International Materials Congress. 2010. (Congresso).

65 Congresso Internacional ABM. 2010. (Congresso).

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Identification of Different Phases in Austenitic Stainless Steel with SPM Techniques. 2009. (Congresso).

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de MIcroscopia e Microanálise. Identification of Strain Induced Martensite Phase in Drawing Austenitic Stainless Steels with SPM Techniques. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Raione Drumond Cota

SOUZA, C. W. S.;REIS, T. J. A.; LOPES, A. C.. Estudo de Caso de Falhas em um Máquina de Carregamento de um Forno de Reaquecimento de Blocos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete.

Aluno: Robson Ferreira Gomes

GOMES, R. F.; SOUZA, E. da S.; CARVALHO, A. L.;REIS, T. J. A.. Análise e Tratamento das Causas das Falhas nos Termopares de um Lingotamento Contínuo de Placas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete.

Aluno: Isabel Cristina Fernandes

FERNANDES, I. C.; FRANCO, L. J. V.;REIS, T. J. A.. Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços Públicos: Um Estudo de Caso no Departamento de Obras da Prefeitura Municipal de Cristiano Ottoni - MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete.

Aluno: REGIANE APARECIDA DE LIMA DUTRA

DUTRA, R. A. L.; CHAVES, W. S.;REIS, T. J. A.. A Importância dos Grupos de CCQ e das Ferramentas de Qualidade na Resolução de Problemas m uma Mineradora em Ouro Preto - MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete.

Aluno: Ana Caroline Reis Pereira

PEREIRA, A. C. R.; FRANCO, L. J. V.;REIS, T. J. A.. Ergonomia em Escritório: Um Estudo de Caso na Empresa CAP LTDA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete.

Aluno: Rafael Vasconcelos Ribeiro

RIBEIRO, R. V.; CHAVES, W. S.;REIS, T. J. A.. Estudo Comparativo Sobre os Custos de Utilização de Estrutura Metálica e Alvenaria em Moradias Populares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete.

Aluno: Lorene do Carmo Souza Santos

SANTOS, L. C. S.; SILVA, S. E. D.;REIS, T. J. A.. Web Service como Gerenciador de Serviços Disponibilizados para Tecnologia ITS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete.

Aluno: Gustavo Henrique Oliveira

OLIVEIRA, G. H.; ROBERTO, J.;REIS, T. J. A.. Projeto de Desenvolvimento de uma Maquete para um Sistema de Estacionamento Automatizado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete.

Aluno: Joel Roberto Araújo

ARAUJO, J. R.; ROBERTO, J.;REIS, T. J. A.. Interface Móvel para Acesso ao Nível 1 de uma Planta Automatizada que Facilite o Processo de Manutenção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete.

Aluno: Ítalo Moreira Rocha

ROCHA, I. M.; TAVARES, W. R.; CHAVES, W. S.;REIS, T. J. A.. Utilização de Softwares como Propiciadores da Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Sheyla Aparecida Andrade Meireles

MEIRELES, S. A. A.; LELES M. C. R.; TAVARES, E. R. A.;REIS, T. J. A.. Comunicação de Dados via rede Elétrica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Sandro Aparecido Passos

PASSOS, S. A.; LELES M. C. R.; BARROS, W. L.;REIS, T. J. A.. Controle de Processos com Nível 3 de Automação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Wanderson Soares Silva

SILVA, W. S.; LELES M. C. R.; BARROS, W. L.;REIS, T. J. A.. Sistema de Automação Industrial de Pontes Rolantes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Rui Coelho Assis

ASSIS, R. C.; FERREIRA, C. R.; SANTOS, D. C. F.;REIS, T. J. A.. Substituição do Sistema de Eletrotermia por Gases Combustíveis no Aquecimento dos Vazos da Unidade de Desgaseificação a Vácuo de uma Usina Siderúrgica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Emílio Gomes Gervásio

GERVASIO, E. G.; ARAUJO, C. R.; FERREIRA, C. R.;REIS, T. J. A.. Redução do Custo do Co-processamento de um Resíduo Industrial Gerado na Produção de Alumínio Primário Aplicando a Metodologia DMAIC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Raimundo Barbosa Neto

NETO, R. B; LELES M. C. R.; REZENDE, F. M. C.;REIS, T. J. A.. Controle de Frequência Integrado com RFID. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Rodrigo Márcio de Souza Oliveira

OLIVEIRA. R. M. S.; JUNIOR, A. G.; SANTOS, J. A.;REIS, T. J. A.. Inclinômetro Digital para Aferição de Inclinação em Veículos Off-Road. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Richardson Salgado do Nascimento

NASCIMENTO, R. S.; SILVA, S. E. D.; REZENDE, F. M. C.;REIS, T. J. A.. Comunicação por Voz entre Dispositivos Móveis Utilizando Bluetooth e J2ME. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Mariangela dos Reis do Nascimento

NASCIMENTO, M. R.;REIS, T. J. A.; LIMA, J. B. V. E.; FERREIRA, C. R.. Análise da Integridade Superficial do Aço Inoxidável Austenítico AISI 304L após Usinagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Bruno César Baia de Paula

PAULA, B. C. B.; LIMA, J. B. V. E.; FERREIRA, C. R.;REIS, T. J. A.. Avaliação da Dureza e dos Parâmetros de Ajuste dos Raspadores de Transportadores de Correia para Minério de Ferro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: José Alvim de Oliveira Neto

NETO, J. A. O.; FERREIRA, C. R.; LIMA, J. B. V. E.;REIS, T. J. A.. Desenvolvimento de um Sistema Solar Absortivo Multifuncional Destinado a Refrigeração Residencial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Deivid Aparecido Gabriel

GABRIEL, D. A.; FERREIRA, C. R.; SOUZA, E. L.;REIS, T. J. A.. Gestão do Processo de Flotação no Beneficiamento de Minério de Ferro - Estudo de Caso em uma Mina no Quadrilátero Ferrífero. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Sergio Ferreira Lima Filho

FILHO, S. F. L.; FERREIRA, C. R.; LIMA, J. B. V. E.;REIS, T. J. A.. Avaliação da Eficiência e Minimização de Falhas do Processo Produtivo de Soldagem de Tubos na Construção de um Gasoduto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Dener Ladislau Salim de Oliveira

OLIVEIRA, D. L. S.; DIAZ, E. M. P.; ARAUJO, C. R.;REIS, T. J. A.. Padronização das Operações no Processo de Extrusão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Simone Milagres Patrono

PATRONO, S. M.; PEREIRA, M. V.; PANZERA, C. E. E.;REIS, T. J. A.. Metodologia para Sintonia do Controlador de Vazão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Maurílio Cezar Vieira

FERNANDES, A. C.;REIS, T. J. A.; VALERIO, T. M.. Aplicação da Metodologia Seis Sigma na Redução de Perdas Metálicas num Processo de Produção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Humberto Alves Vieira e Fransciney J

FERNANDES, A. C.;REIS, T. J. A.; VALERIO, T. M.. C. Matozinho.Utilização das Ferramentas da Qualidade na Otimização do tempo Médio Entre Falhas da Frota de Caminhões Fora de Estrada 150t AMZ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Diana Ferreira dos Santos

FERNANDES, A. C.;REIS, T. J. A.; VALERIO, T. M.. Gestão da qualidade no processo: uso de ferramentas de controle estatístico na redução do tempo de carregamento no terminal ferroviário DFS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Elias César Cardoso

FERNANDES, A. C.;REIS, T. J. A.; VALERIO, T. M.. Aplicação de práticas do gerenciamento para manter o controle da granulometria da mistura de carvões. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ricardo Nolasco de Carvalho

Andrade, M. S.; Carneiro, J. R. G.;CARVALHO, Ricardo Nolasco de. Influência da Velocidade de Corte na Integridade Superficial de Peças em Aço Inoxidável Austenítico AISI 304L. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad. em Processos Metalúrgicos de Fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Margareth Spangler Andrade

GODEFROID, L. B.ANDRADE, M. S.; CANDIDO, L. C.. Efeito de tratamentos térmicos nas temperaturas de 475C e a 850C na resistência à fadiga de um aço inoxidável duplex. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Luiz Cláudio Cândido

GODEFROID, L. B.; ANDRADE, M.S.; FARIA, R. A.; FARIA, G. L.;CÂNDIDO, L. C.. . Efeitos de tratamentos isotérmicos às temperaturas de 475 e 850°C na microestrutura e na resistência à fadiga de um aço inoxidável duplex UNS S32304.. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Geraldo Lúcio de Faria

GODEFROID, L. B.; ANDRADE, M. S.; FARIA, R. A.;FARIA, G. L.; CANDIDO, L. C.. Efeito de Tratamentos Isotérmicos nas Temperaturas de475oC e 850oC na Resistência à Fadiga de um Aço Inoxidável Duplex UNS S32304. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Rede Temática em Engenharia de Materiais.

Leonardo Barbosa Godefroid

GODEFROID, L. B.ANDRADE, M. S.L.C. CândidoFARIA, G. L.; FARIA, R. A.. Efeitos de tratamentos isotérmicos às temperaturas de 475 e 850C na microestrutura e na resistência à fadiga de um aço inoxidável duplex UNS S32304. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

José Rubens Goncalves Carneiro

ANDRADE, Margareth SpanglerCARNEIRO, J. R. G.; Nolasco, R.. Influência da velocidade de corte na integridade superficial de peças em aço inoxidável austenítico AISI 304L. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Processo Metalúrgico de Fabricação) - Instituto de Educação Continuada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Filipe Henrique Andrade Silva

Simulação Física de Zona Termicamente Afetada por Soldagem em Aço Microligado com Alto Nióbio e Baixo Manganês; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Coorientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Diogo Teixeira Moreira

Análise da Vida Remanescente em Fadiga de Vigas de Rolamento de Pontes Rolantes Industriais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Jessé Jesus Reis Júnior

Aplicação de Ensaios Não Destrutivos em Juntas Soldadas Circulares; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

José Luis da Silva

Análise da Viabilidade de um Polímero para Fabricação de Proteção Lateral de Correias Transportadoras; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Guilherme Bruno Barbosa

Desenvolvimento de Equipamento para Realização de Ensaio Jominy da Extremidade Temperada; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Wanessa Aparecida Teixeira

SISCON - Sistema de Prevenção de Contaminação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Ricardo de Souza Campos

Sistema de Controle Bibliotecário Utilizando RFID; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Rafael Henrique do Santos

ERP no Gerenciamento de Estoques: Um Enfoque no Desenvolvimento do Sistema; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Michelle Andréia de Assis Mendes

Influência da Taxa de Resfriamento na Microestrutura e nas Propriedades Mecânicas de um Aço Médio Carbono; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Ana Carolina Rodrigues da Rocha

Aplicação dos Fundamentos da Mecânica de Fratura na Predição da Vida em Fadiga de Trilhos Ferroviários; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Anderson Rodrigo Vieira

Melhoria no Suporte de Fixação no Tanque de Combustível do Caminhão Fora de Estrada com Aplicação da Ferramenta da Qualidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Rodrigo Dias de Souza

Análise da Customização e Otimização de Sistema MES da Área de Carboquímicos de Empresa Siderúrgica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Silvelândia Moreira Simão

Aplicação da Tecnologia Web Service em um Sistema para Transmissão de Nota Fiscal Eletrônica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Erivânia Celsa Magalhães

Análise de Importância da Aplicação de Testes de Usabilidade no Desenvolvimento de Software; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Giane Maria Souza

Sistema de Controle da Utilização de Laboratórios Através de Biometria; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Ariadne Cristine da Conceição Silva

Desenvolvimento de Comunidade Virtual para Web Portal do Curso de Engenharia da Computação da UNIPAC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Fábio Ignácio Amancio de Mello

Sistema de Controle de Estoque Utilizando RFID; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Gleidison Jackson Gabriel Faria

Modelo de Sistema Hidraúlico para Desmontagem e Montagem da Porca de Travamento da Extensão do Eixo do Britador Gyradisc; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Danielle Schinniger Assun Souza

Desenvolvimento de Portal WEB Acadêmico para os Cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da UNIPAC - Lafaiete; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Renata Guilherme de Paula

Aplicação da Metodologia de Avaliação da Norma ISO/IEC 25000 SQUARE em um Software de Apoio a Atividade de Telemarketing; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Rafaela Adriana Santos Vieira

Logística de Distribuição de Materiais; Otimização Através de Metaheurísticas; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Welper Estevão Martins Francisco

Sistema de Controle de Automóveis de Passageiros; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Getúlio de Viveiros Faria

Critérios para Medida de Desempenho e de Monitoração de Acordo de Níveis de Serviço de TI em Empresas do Setor Siderúrgico Baseados no COBIT; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

IVAN FERREIRA DE MELO

Gestão de Resíduos Sólidos em Indústria Siderúrgica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Jânio Vagner Moreira

Indicadores de Desempenho como Ferramentas de Suporte Auxiliar no Atendimento das Necessidades de Manutenção; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Luiz Otávio Veloso

Implementação de um Guia de Negócios Utilizando Arquitetura MVC e Padrão de Persistência ADO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Reginaldo José da Silva

Análise Ergonômica e de Segurança para Prevenção de Riscos de Acidentes e Moléstias Ocupacionais com Colaboradores na Manutenção; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Alexandre Akira Amano

Utilização de Inspeções Planejadas para a Gestão do Controle de Perdas de Pessoas, Propriedade, Processo e Meio Ambiente; Um Estudo de Caso na CETEST Minas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Givangel Martinho Vieira

Controle da Qualidade: Um Estudo de Análise e Solução de Problemas na Linha de Laminação a Quente de Aço da Empresa Alfa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

João Enriko de Urzedo

Redução do Tempo nas Ocorrências de Paradas não Programadas, em uma Máquina de Compactar Bobinas de uma Empresa Siderúrgica, Devido Implantação de um Sistema Supervisório Dedicado à Manutenção; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margareth Spangler Andrade

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE CORTE NA INTEGRIDADE SUPERFICIAL DE PEÇAS EM AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 304L; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Metalúrgicos de Fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Margareth Spangler Andrade;

Leonardo Barbosa Godefroid

Efeitos de tratamentos isotérmicos às temperaturas de 475 e 850C na microestrutura e na resistência à fadiga de um aço inoxidável duplex UNS S32304; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo Barbosa Godefroid;

Leila Saddi Ortega

A utilização de jogos de empresas no ensino de engenharia de produção; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino Superior) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Leila Saddi Ortega;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ÁVILA REIS, THOMPSON JÚNIOR ; SANTOS, HENRIQUE MECKLER ; REIS DE ALMEIDA, ELIZA WILK ; GODEFROID, LEONARDO BARBOSA . Microstructure Evolution and Mechanical Behavior of a Lean Duplex Stainless Steel Aged at 475oC. MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING A-STRUCTURAL MATERIALS PROPERTIES MICROSTRUCTURE AND PROCESSING , v. 810, p. 141028, 2021.

  • VIEIRA BRAGA, FLÁVIA ; PEREZ ESCOBAR, D. ; REIS, T. J. A. ; LUCINDA DE OLIVEIRA, NILTON JOSÉ ; SPANGLER ANDRADE, MARGARETH . Recrystallization of niobium stabilized ferritic stainless steel during hot rolling simulation by torsion tests. Journal of Materials Research and Technology , v. 5, p. 92-99, 2015.

  • SILVA, NILO NOGUEIRA DA ; OLIVEIRA, NILTON JOSÉ LUCINDA DE ; REIS, THOMPSON JUNIOR AVILA ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER . SIMULAÇÃO DA LAMINAÇÃO VIA STECKEL DE UM AÇO MICROLIGADO AO NIÓBIO UTILIZANDO ENSAIOS DE TORÇÃO. In: 69° Congresso Anual da ABM Internacional, 2019, São Paulo - Brasil. ABM Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2014. p. 7721.

  • SILVA, NILO NOGUEIRA DA ; OLIVEIRA, NILTON JOSÉ LUCINDA DE ; REIS, THOMPSON JÚNIOR ÁVILA ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER . SIMULAÇÃO DA LAMINAÇÃO A QUENTE DE UM AÇO MICROLIGADO AO NIÓBIO UTILIZANDO ENSAIOS DE TORÇÃO. In: 51 Seminário de Laminação Processos e Produtos Laminados e Revestidos Internacional, 2019, Foz do Iguaçu - Brasil. ABM Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2014. p. 3360.

  • BRAGA, FLÁVIA VIEIRA ; REIS JUNIOR, THOMPSON ÁVILA ; OLIVEIRA, NILTON JOSÉ LUCINDA DE ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER . RECRISTALIZAÇÃO ENTRE PASSES DE LAMINAÇÃO A QUENTE DO AÇO AISI 430 ESTABILIZADO AO NIÓBIO. In: 51 Seminário de Laminação Processos e Produtos Laminados e Revestidos Internacional, 2019, Foz do Iguaçu - Brasil. ABM Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2014. p. 3371.

  • GOMES, TIAGO EVANGELISTA ; OLIVEIRA, NILTON JOSÉ LUCINDA DE ; REIS, THOMPSON JÚNIOR ÁVILA ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER . EFEITO DO NIÓBIO NA TRABALHABILIDADE A QUENTE DO AÇO UNS S32304. In: 51 Seminário de Laminação Processos e Produtos Laminados e Revestidos Internacional, 2019, Foz do Iguaçu - Brasil. ABM Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2014. p. 3382.

  • SANTOS, HENRIQUE MECKLER ; REIS, THOMPSON JÚNIOR ÁVILA ; GODEFROID, LEONARDO BARBOSA . MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM AÇO INOX DUPLEX ENVELHECIDO A 475C. In: 74 Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. ABM Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p. 244.

  • BRAGA, FLÁVIA VIEIRA ; REIS JUNIOR, THOMPSON ÁVILA ; OLIVEIRA, NILTON JOSÉ LUCINDA DE ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER . RECRISTALIZAÇÃO DURANTE A SIMULAÇÃO DE LAMINAÇÃO POR ENSAIOS DE TORÇÃO DE AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO ESTABILIZADO AO NIÓBIO. In: 69° Congresso Anual da ABM Internacional, 2019, São Paulo - Brasil. ABM Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2014. p. 7701.

  • REIS, THOMPSON JÚNIOR ÁVILA ; GODEFROID, LEONARDO BARBOSA ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER . UTILIZAÇÃO DA MICROSCOPIA DE FORÇA ATÔMICA NO ESTUDO DA FRAGILIZAÇÃO A 475C EM UM AÇO INOXIDÁVEL LEAN DUPLEX. In: 70 Congresso Anual da ABM, 2018, Rio de Janeiro. ABM Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2015. p. 1368.

  • GAMBOGI, PEDRO BOSON ; REIS, THOMPSON JÚNIOR ÁVILA ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER . ESTUDO DA MICROESTRUTURA DE UM AÇO EUTETÓIDE LAMINADO A QUENTE UTILIZANDO MICROSCOPIA DE FORÇA ATÔMICA. In: 70 Congresso Anual da ABM, 2018, Rio de Janeiro. ABM Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2015. p. 1340.

  • BORBA, ELENICE CAVICHIOLI ; REIS, THOMPSON JUNIOR ÁVILA ; SILVA, ANDRÉ LUIS VASCONCELLOS COSTA E ; CAMEY, KENJI ; TAISS, ED JUAREZ MENDES ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER . SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DA DISSOLUÇÃO DE PRECIPITADOS DURANTE O REAQUECIMENTO DE PLACAS EM AÇOS MICROLIGADOS. In: 73 Congresso Anual da ABM, 2018, São Paulo. ABM Proceedings, 2018. p. 1351.

  • SILVA, FILIPE HENRIQUE ANDRADE ; REIS, THOMPSON JUNIOR AVILA ; CAMEY, KENJI ; BARBOSA, RONALDO ANTONIO NEVES MARQUES ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER ; CÂNDIDO, LUIZ CLAUDIO . INFLUÊNCIA DO APORTE TÉRMICO NA DUREZA DA REGIÃO DE CRESCIMENTO DE GRÃO DA ZTA SIMULADA NA MAQUINA GLEEBLE DE UM AÇO HTP. In: 73 Congresso Anual da ABM, 2018, São Paulo. ABM Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 2967.

  • SILVA, EVERALDO DA ; REIS, THOMPSON JUNIOR ÁVILA ; OLIVEIRA, NILTON JOSÉ LUCINDA DE ; CASTRO, CYNTHIA SERRA BATISTA ; ANDRADE, MARGARETH SPANGLER . ESTUDO DA DUCTILIDADE DE AÇOS INOXIDÁVEIS DUPLEX DURANTE A CONFORMAÇÃO A QUENTE. In: 52 Seminário de Laminação, 2017, Rio de Janeiro. Anais do Seminário de Laminação e Conformação. São Paulo: Editora Blucher, 2015. p. 441.

  • REIS, T. J. A. ; GODEFROID, L. B. ; ANDRADE, M. S. . Efeito de Tratamentos Isotérmicos a 475C e a 850C na Resistência à Fadiga de um Aço Inoxidável Duplex UNS S32304. In: 68 Congresso Internacional da ABM, 2013, Belo Horizonte. Anais do 68 Congresso Internacional da ABM, 2013.

  • REIS, T. J. A. ; GODEFROID, L. B. ; ANDRADE, M. S. ; VILELA, J. M. C. . Efeito de Tratamentos Isotérmicos a 850C na Resistência à Fadiga de um Aço Inoxidável Duplex UNS S32304. In: 13 Congreso Internacional en Ciencia y Tecnología de Metalurgia y Materiales, 2013, Puerto Iguazu. Anais do 13 Congreso Internacional en Ciencia y Tecnología de Metalurgia y Materiales, 2013.

  • ROCHA, A. C. R. ; REIS, T. J. A. ; ARAUJO, C. R. ; FRANCO, L. J. V. . Mecânica de Fratura aplicada na Predição da Vida em Fadiga de Trilhos Ferroviários. In: 67 Congresso Internacional da ABM, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 67 Congresso Internacional da ABM, 2012.

  • REIS, T. J. A. ; ANDRADE, M. S. ; CARNEIRO, J. R. G. ; VILELA, J. M. C. . Influence of Cutting Speed on the Surface Integrity of AISI 304L Austenitic Stainless Steel Parts. In: 18 International Federation of Heat Treatment and Surface Engineering Congress, 2010, Rio de Janeiro. 18 IFHTSE Congress, 2010. p. 5465-5475.

  • LIMA, J. B. V. E. ; FERREIRA, C. R. ; REIS, T. J. A. . Efeito de Concentradores de Tensão em Aço DP-Si na Resistência à Fadiga. In: VII Mostra de Produção Científica da UNIPAC, 2009, Ipatinga. VII Mostra de Produção Científica da UNIPAC, 2009.

  • FERREIRA, C. R. ; LIMA, J. B. V. E. ; REIS, T. J. A. . Avaliação do Desempenho de Compósitos de Matriz Metálica a Base de W e Co Empregados em Brocas de Perfuração para Sondagem Geológica em Quartzito. In: VII Mostra de Produção Científica da UNIPAC, 2009, Ipatinga. VII Mostra de Produção Científica da UNIPAC, 2009.

  • Almeida E. W. ; GODEFROID, L. B. ; REIS, T. J. A. . Effect of Aging Time at 475oC on the Mechanical Properties of a UNS S32304 Duplex Stainless Steel. In: XV Brazil MRS Meeting, 2016, Campinas. Anais do XV Brazil MRS Meeting, 2016.

  • REIS, T. J. A. ; GODEFROID, L. B. ; VILELA, J. M. C. ; ANDRADE, M. S. . Effect of Embrittlement at 475°C in the Fatigue Strength of a Lean Duplex Stainless Steel UNS S32304. In: XII Brazilian Materials Research Society Meeting, 2013, Campos de Jordão. Anais do XII Brazilian Materials Research Society Meeting, 2013.

  • REIS, T. J. A. ; CARNEIRO, J. R. G. ; VILELA, J. M. C. ; ANDRADE, M. S. . Scanning Probe Microscopy (SPM) Study of the Surface Integrity of an AISI 304 Austenitic Stainless Steel. In: X Brazilian Materials Research Society Meeting 2011, 2011, Gramado. Anais X Brasilian Materials Research Society Meeting 2011, 2011.

  • REIS, T. J. A. ; CARNEIRO, J. R. G. ; VILELA, J. M. C. ; ANDRADE, M. S. . Indentification of Strain Induced Martensite Phase in Drawing Austenitic Stainless Steels with SPM Techniques. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de MIcroscopia e Microanálise, 2009, Belo Horizonte. XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009.

  • REIS, T. J. A. ; CARNEIRO, J. R. G. ; VILELA, J. M. C. ; ANDRADE, M. S. . Identification of Different Phases in Austenitic Stainless Steel with SPM Techniques. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009, Belo Horizonte. XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009.

  • SILVA, N. N. ; OLIVEIRA, N. J. L. ; REIS, T. J. A. ; ANDRADE, M. S. . Simulação da Laminação Via Steckel de um Aço Microligado ao Nióbio Utilizando Ensaios de Torção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, N. N. ; OLIVEIRA, N. J. L. ; REIS, T. J. A. ; ANDRADE, M. S. . Simulação da Laminação a Quente de um Aço Microligado ao Nióbio Utilizando Ensaios de Torção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REIS, T. J. A. . Efeito do Processo de Soldagem Elétrica por Centelhamento (Flash Butt Welding) na Resistência à Fadiga de Aços para Trilhos Ferroviários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REIS, T. J. A. ; GODEFROID, L. B. ; ANDRADE, M. S. . Efeito de Tratamentos Isotérmicos a 475C e a 850C na Resistência à Fadiga de um Aço Inoxidável Duplex UNS S32304. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, A. C. R. ; REIS, T. J. A. ; ARAUJO, C. R. ; FRANCO, L. J. V. . Mecânica de Fratura aplicada na Predição da Vida em Fadiga de Trilhos Ferroviários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, T. J. A. ; CARNEIRO, J. R. G. ; VILELA, J. M. C. ; ANDRADE, M. S. . Scanning Probe Microscopy (SPM) Study of the Surface Integrity of an AISI 304 Austenitic Stainless Steel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • REIS, T. J. A. ; CARNEIRO, J. R. G. ; VILELA, J. M. C. ; ANDRADE, M. S. . Influence of Cutting Speed on the Surface Integrity of AISI 304L Austenitic Stainless Steel Parts. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

REIS, T. J. A. ; OLIVEIRA, F. M. . CSM - Creative System Management. 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Caracterização Microestrutural e Propriedades Mecânicas de Aços Standard e Premium para Emprego em Trilhos Ferroviários, Descrição: Avaliação da microestrutura, da tenacidade à fratura, da resistência ao trincamento por fadiga e do comportamento em fadiga de juntas soldadas pelo processo de soldagem elétrica por centelhamento de aços empregados em trilhos e outros componentes da via permanente do setor ferroviário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Leonardo Barbosa Godefroid - Coordenador / Luiz Cláudio Cândido - Integrante / Geraldo Lúcio de Faria - Integrante / Luiza Pessoa Moreira - Integrante / Diego Antônio Santos - Integrante / Kerlly Oliveira Calixto - Integrante / Thiago Gomes Viana - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - Atual

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Efeito da adição de Nióbio nos parâmetros de têmpera e partição e nas propriedades mecânicas e tribológicas de aços longos especiais, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 27/04/2017., Descrição: De uma forma geral, aços empregados na indústria automotiva necessitam atender especificações de alta tenacidade. Para tanto devem combinar elevada resistência mecânica e boa ductilidade de forma a permitir conformabilidade durante a produção dos componentes a que se destinam e, ao mesmo, tempo atender às especificações de propriedades mecânicas requeridas pelas montadoras. Tais requisitos tem motivado a busca por novos mecanismos que promovam o aumento da resistência mecânica sem prejudicar as demais propriedades relacionadas à ductilidade. Entre diferentes alternativas, o tratamento térmico de têmpera e revenimento tem sido utilizado para se obter elevada resistência mecânica, no entanto, neste caso, a perda de ductilidade é observada. Recentemente o tratamento de têmpera e partição surgiu como uma técnica capaz de promover aumento de resistência mecânica aliada a níveis de ductilidade superiores àqueles obtidos no tratamento de têmpera e revenimento. Por ser uma técnica nova, a Têmpera e Partição ainda não possui utilização industrial muito difundida. Por esta razão faz-se necessário estudá-la de forma mais detalhada a fim de se entender quais os potenciais benefícios de utilizá-la em substituição da têmpera e revenimento, principalmente em termos de aços longos especiais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo de um aço API X70 sour service com conceito HTP baixo Mn e alto Nb, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 27/04/2017., Descrição: A produção de tubos Sour Service tem utilizado projetos de liga com teor de Mn frequentemente acima de 1,10% e Nb em torno de 0,050%. Este projeto irá aplicar o conceito de baixo Mn (abaixo de 1,0%) e alto Nb (até o limite da API 5L que é de no máximo 0,080%) para a produção de chapas grossas na condição de fornecimento TMCP+ACC. Para comprovação da validade desta proposta será utilizada, como referência, uma liga de composição típica dos fornecimentos comerciais recentes com Mn acima de 1,10% e Nb abaixo de 0,060%, possivelmente com adições de Cr, Ni, Cu (até 0,20%) e Mo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 05/04/2017., Descrição: O projeto tem como escopo avaliar o efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, por meio do estudo das melhores condições para a dissolução destes precipitados em aços microligados ao nióbio via análises microestruturais e simulações computacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Segregação em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Chapas Grossas de alto desempenho, usualmente, apresentam teores mais elevados de Mn, que acarretam em efeitos indesejáveis relacionados aos níveis de segregação durante o processo de solidificação dos aços. Aproveitando-se do conceito introduzido pelo aço HTP Sour Service da CBMM, que possui baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação, melhoria da qualidade da linha final de solidificação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Serão gerados conhecimentos sobre a precipitação de carbonitretos de Nb durante o lingotamento contínuo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Coordenador / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo do efeito de tratamentos térmicos de normalização na microestrutura de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Em alguns casos, é solicitado a siderúrgica o fornecimento de chapas grossas tratadas termicamente por normalização. Acredita-se que este tratamento térmico poderia promover a dissolução dos precipitados de Nb e a recristalização da microestrutura do aço de tal forma que se perderia o refino de grão obtido pelo processo de laminação controlada. Como consequência, a resistência do aço diminuiria. No entanto, ainda não é bem conhecido o efeito destes tratamentos térmicos em aços com concentração mais elevada do Nb. Espera-se que, maiores concentrações de Nb possa promover maior estabilidade dos precipitados. Portanto, permitindo a realização do tratamento térmico de normalização para obtenção de uma microestrutura equiaxial, isenta de tensões internas e com tamanho de grão dentro de faixas desejáveis. O resultado são aços com boa resistência mecânica e tenacidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Coordenador / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Precipitação de Nb(C,N) durante a laminação a quente de chapas grossas de um aço com baixo Mn e alto Nb, Descrição: Na laminação controlada de chapas grossas de alto teor de Mn os mecanismos de refinamento de grão e precipitação de carbonitretos de Nb já são bem conhecidos. Com a introdução no mercado de aços com baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Para este aço, de baixo teor de Mn e alto Nb, o conhecimento destes mecanismos durante a laminação de chapas grossas e posterior resfriamento acelerado ainda não está bem estabelecido. Logo, é de grande importância o estudo do comportamento destes aços durante a laminação de chapas grossas no que diz respeito à precipitação de carbonitretos de Nb, tanto nesta etapa quanto durante o resfriamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Coordenador / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Crescimento de grão austenítico e a dissolução de precipitados de Nb durante o processo de reaquecimento de placas em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A condição ideal para obter os melhores resultados em termos de refino de grão durante a laminação de aços microligados é a dissolução completa dos precipitados de Nb na etapa de reaquecimento de placas. No entanto, se for considerado um produto final de grande espessura, ou seja, que irá sofrer pouca deformação durante a laminação, é necessário que o tamanho de grão austenítico da placa não seja demasiadamente grande após o seu reaquecimento. Isto, para que a quantidade de deformação aplicada seja suficiente para promover o desejável refino de grão. O domínio da cinética de dissolução dos precipitados de Nb é indispensável para o controle do processo de tal forma que ocorra dissolução dos precipitados de Nb de maneira que a concentração deste elemento em solução sólida seja suficiente para promover precipitação e refino de grão durante a laminação. E ainda continuem presentes na microestrutura precipitados de Nb primários atuando como barreiras ao crescimento de grão austenítico durante o reaquecimento. O resultado são placas sendo conduzidas à laminação com tamanho de grão austenítico controlado pela presença de uma fração de precipitados primários e contendo Nb em solução sólida suficiente para promover o refino do grão durante a laminação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Efeito do resfriamento acelerado na indução de tensões residuais em chapas grossas de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A presença de tensões residuais induzidas pelo processo de resfriamento acelerado pode comprometer a utilização de chapas grossas para a fabricação de componentes que envolvem etapas de oxi-corte. Além disso, tensões residuais também podem comprometer a resistência mecânica e à corrosão de componentes fabricados a partir de chapas grossas. Estas tensões são consequência de gradientes da taxa de resfriamento, induzindo à formação de microestrutura diferente se for comparada em várias regiões do produto. Dentro deste contexto, é necessário entender os efeitos de equipamentos e procedimentos específicos na indução de tensões residuais e sua magnitude para que medidas sejam concebidas e adotadas no intuito de minimizar os seus efeitos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Coordenador / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo dos efeitos do resfriamento acelerado nas propriedades de resistência à corrosão atmosférica e soldabilidade de aços Baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Importantes características de chapas grossas de aços microligado ao Nb estão relacionadas ao seu desempenho quanto à soldabilidade e resistência à corrosão atmosférica. Isto porque chapas grossas são amplamente utilizadas na fabricação de tubos, componentes para plataformas de petróleo e para navios, entre outros. Situações estas onde o processo de soldagem é utilizado quase que exclusivamente como procedimento para promover junção entre as partes da estrutura. É sabido que a presença de regiões de segregação na chapa é fator comprometedor à soldabilidade uma vez que a concentração de elementos de liga em regiões específicas pode induzir à formação de fases fragilizantes. Além disso, estas estruturas se encontram, quase sempre, expostas aos efeitos da atmosfera, com pouca ou nenhuma proteção superficial. Acredita-se que o melhor controle das regiões de segregação irá contribuir com a soldabilidade destes aços. Além disso, é importante entender como o resfriamento acelerado, praticado após a laminação controlada, afeta tanto a soldabilidade quanto a resistência à corrosão destes aços. As informações sobre o desempenho do aço no que diz respeito à soldabilidade serão úteis para melhorar os processos de soldagem pela consciente concepção de adequados procedimentos, consequentemente, produzindo juntas mais resistentes. Já os conhecimentos sobre o desempenho quanto a resistência à corrosão atmosférica irão ampliar o leque de utilização de chapas grossas fabricadas a partir das ligas estudadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Efeito da adição de Nióbio nos parâmetros de têmpera e partição e nas propriedades mecânicas e tribológicas de aços longos especiais, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 27/04/2017., Descrição: De uma forma geral, aços empregados na indústria automotiva necessitam atender especificações de alta tenacidade. Para tanto devem combinar elevada resistência mecânica e boa ductilidade de forma a permitir conformabilidade durante a produção dos componentes a que se destinam e, ao mesmo, tempo atender às especificações de propriedades mecânicas requeridas pelas montadoras. Tais requisitos tem motivado a busca por novos mecanismos que promovam o aumento da resistência mecânica sem prejudicar as demais propriedades relacionadas à ductilidade. Entre diferentes alternativas, o tratamento térmico de têmpera e revenimento tem sido utilizado para se obter elevada resistência mecânica, no entanto, neste caso, a perda de ductilidade é observada. Recentemente o tratamento de têmpera e partição surgiu como uma técnica capaz de promover aumento de resistência mecânica aliada a níveis de ductilidade superiores àqueles obtidos no tratamento de têmpera e revenimento. Por ser uma técnica nova, a Têmpera e Partição ainda não possui utilização industrial muito difundida. Por esta razão faz-se necessário estudá-la de forma mais detalhada a fim de se entender quais os potenciais benefícios de utilizá-la em substituição da têmpera e revenimento, principalmente em termos de aços longos especiais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo de um aço API X70 sour service com conceito HTP baixo Mn e alto Nb, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 27/04/2017., Descrição: A produção de tubos Sour Service tem utilizado projetos de liga com teor de Mn frequentemente acima de 1,10% e Nb em torno de 0,050%. Este projeto irá aplicar o conceito de baixo Mn (abaixo de 1,0%) e alto Nb (até o limite da API 5L que é de no máximo 0,080%) para a produção de chapas grossas na condição de fornecimento TMCP+ACC. Para comprovação da validade desta proposta será utilizada, como referência, uma liga de composição típica dos fornecimentos comerciais recentes com Mn acima de 1,10% e Nb abaixo de 0,060%, possivelmente com adições de Cr, Ni, Cu (até 0,20%) e Mo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito do resfriamento acelerado na indução de tensões residuais em chapas grossas de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A presença de tensões residuais induzidas pelo processo de resfriamento acelerado pode comprometer a utilização de chapas grossas para a fabricação de componentes que envolvem etapas de oxi-corte. Além disso, tensões residuais também podem comprometer a resistência mecânica e à corrosão de componentes fabricados a partir de chapas grossas. Estas tensões são consequência de gradientes da taxa de resfriamento, induzindo à formação de microestrutura diferente se for comparada em várias regiões do produto. Dentro deste contexto, é necessário entender os efeitos de equipamentos e procedimentos específicos na indução de tensões residuais e sua magnitude para que medidas sejam concebidas e adotadas no intuito de minimizar os seus efeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Coordenador / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Crescimento de grão austenítico e a dissolução de precipitados de Nb durante o processo de reaquecimento de placas em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A condição ideal para obter os melhores resultados em termos de refino de grão durante a laminação de aços microligados é a dissolução completa dos precipitados de Nb na etapa de reaquecimento de placas. No entanto, se for considerado um produto final de grande espessura, ou seja, que irá sofrer pouca deformação durante a laminação, é necessário que o tamanho de grão austenítico da placa não seja demasiadamente grande após o seu reaquecimento. Isto, para que a quantidade de deformação aplicada seja suficiente para promover o desejável refino de grão. O domínio da cinética de dissolução dos precipitados de Nb é indispensável para o controle do processo de tal forma que ocorra dissolução dos precipitados de Nb de maneira que a concentração deste elemento em solução sólida seja suficiente para promover precipitação e refino de grão durante a laminação. E ainda continuem presentes na microestrutura precipitados de Nb primários atuando como barreiras ao crescimento de grão austenítico durante o reaquecimento. O resultado são placas sendo conduzidas à laminação com tamanho de grão austenítico controlado pela presença de uma fração de precipitados primários e contendo Nb em solução sólida suficiente para promover o refino do grão durante a laminação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Precipitação de Nb(C,N) durante a laminação a quente de chapas grossas de um aço com baixo Mn e alto Nb, Descrição: Na laminação controlada de chapas grossas de alto teor de Mn os mecanismos de refinamento de grão e precipitação de carbonitretos de Nb já são bem conhecidos. Com a introdução no mercado de aços com baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Para este aço, de baixo teor de Mn e alto Nb, o conhecimento destes mecanismos durante a laminação de chapas grossas e posterior resfriamento acelerado ainda não está bem estabelecido. Logo, é de grande importância o estudo do comportamento destes aços durante a laminação de chapas grossas no que diz respeito à precipitação de carbonitretos de Nb, tanto nesta etapa quanto durante o resfriamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Coordenador / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Estudo dos efeitos do resfriamento acelerado nas propriedades de resistência à corrosão atmosférica e soldabilidade de aços Baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Importantes características de chapas grossas de aços microligado ao Nb estão relacionadas ao seu desempenho quanto à soldabilidade e resistência à corrosão atmosférica. Isto porque chapas grossas são amplamente utilizadas na fabricação de tubos, componentes para plataformas de petróleo e para navios, entre outros. Situações estas onde o processo de soldagem é utilizado quase que exclusivamente como procedimento para promover junção entre as partes da estrutura. É sabido que a presença de regiões de segregação na chapa é fator comprometedor à soldabilidade uma vez que a concentração de elementos de liga em regiões específicas pode induzir à formação de fases fragilizantes. Além disso, estas estruturas se encontram, quase sempre, expostas aos efeitos da atmosfera, com pouca ou nenhuma proteção superficial. Acredita-se que o melhor controle das regiões de segregação irá contribuir com a soldabilidade destes aços. Além disso, é importante entender como o resfriamento acelerado, praticado após a laminação controlada, afeta tanto a soldabilidade quanto a resistência à corrosão destes aços. As informações sobre o desempenho do aço no que diz respeito à soldabilidade serão úteis para melhorar os processos de soldagem pela consciente concepção de adequados procedimentos, consequentemente, produzindo juntas mais resistentes. Já os conhecimentos sobre o desempenho quanto a resistência à corrosão atmosférica irão ampliar o leque de utilização de chapas grossas fabricadas a partir das ligas estudadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Estudo do efeito de tratamentos térmicos de normalização na microestrutura de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Em alguns casos, é solicitado a siderúrgica o fornecimento de chapas grossas tratadas termicamente por normalização. Acredita-se que este tratamento térmico poderia promover a dissolução dos precipitados de Nb e a recristalização da microestrutura do aço de tal forma que se perderia o refino de grão obtido pelo processo de laminação controlada. Como consequência, a resistência do aço diminuiria. No entanto, ainda não é bem conhecido o efeito destes tratamentos térmicos em aços com concentração mais elevada do Nb. Espera-se que, maiores concentrações de Nb possa promover maior estabilidade dos precipitados. Portanto, permitindo a realização do tratamento térmico de normalização para obtenção de uma microestrutura equiaxial, isenta de tensões internas e com tamanho de grão dentro de faixas desejáveis. O resultado são aços com boa resistência mecânica e tenacidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Coordenador / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 05/04/2017., Descrição: O projeto tem como escopo avaliar o efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, por meio do estudo das melhores condições para a dissolução destes precipitados em aços microligados ao nióbio via análises microestruturais e simulações computacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Segregação em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Chapas Grossas de alto desempenho, usualmente, apresentam teores mais elevados de Mn, que acarretam em efeitos indesejáveis relacionados aos níveis de segregação durante o processo de solidificação dos aços. Aproveitando-se do conceito introduzido pelo aço HTP Sour Service da CBMM, que possui baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação, melhoria da qualidade da linha final de solidificação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Serão gerados conhecimentos sobre a precipitação de carbonitretos de Nb durante o lingotamento contínuo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Coordenador / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Efeito da adição de Nióbio nos parâmetros de têmpera e partição e nas propriedades mecânicas e tribológicas de aços longos especiais, Descrição: De uma forma geral, aços empregados na indústria automotiva necessitam atender especificações de alta tenacidade. Para tanto devem combinar elevada resistência mecânica e boa ductilidade de forma a permitir conformabilidade durante a produção dos componentes a que se destinam e, ao mesmo, tempo atender às especificações de propriedades mecânicas requeridas pelas montadoras. Tais requisitos tem motivado a busca por novos mecanismos que promovam o aumento da resistência mecânica sem prejudicar as demais propriedades relacionadas à ductilidade. Entre diferentes alternativas, o tratamento térmico de têmpera e revenimento tem sido utilizado para se obter elevada resistência mecânica, no entanto, neste caso, a perda de ductilidade é observada. Recentemente o tratamento de têmpera e partição surgiu como uma técnica capaz de promover aumento de resistência mecânica aliada a níveis de ductilidade superiores àqueles obtidos no tratamento de têmpera e revenimento. Por ser uma técnica nova, a Têmpera e Partição ainda não possui utilização industrial muito difundida. Por esta razão faz-se necessário estudá-la de forma mais detalhada a fim de se entender quais os potenciais benefícios de utilizá-la em substituição da têmpera e revenimento, principalmente em termos de aços longos especiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo de um aço API X70 sour service com conceito HTP baixo Mn e alto Nb, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 27/04/2017., Descrição: A produção de tubos Sour Service tem utilizado projetos de liga com teor de Mn frequentemente acima de 1,10% e Nb em torno de 0,050%. Este projeto irá aplicar o conceito de baixo Mn (abaixo de 1,0%) e alto Nb (até o limite da API 5L que é de no máximo 0,080%) para a produção de chapas grossas na condição de fornecimento TMCP+ACC. Para comprovação da validade desta proposta será utilizada, como referência, uma liga de composição típica dos fornecimentos comerciais recentes com Mn acima de 1,10% e Nb abaixo de 0,060%, possivelmente com adições de Cr, Ni, Cu (até 0,20%) e Mo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 05/04/2017., Descrição: O projeto tem como escopo avaliar o efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, por meio do estudo das melhores condições para a dissolução destes precipitados em aços microligados ao nióbio via análises microestruturais e simulações computacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Precipitação de Nb(C,N) durante a laminação a quente de chapas grossas de um aço com baixo Mn e alto Nb, Descrição: Na laminação controlada de chapas grossas de alto teor de Mn os mecanismos de refinamento de grão e precipitação de carbonitretos de Nb já são bem conhecidos. Com a introdução no mercado de aços com baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Para este aço, de baixo teor de Mn e alto Nb, o conhecimento destes mecanismos durante a laminação de chapas grossas e posterior resfriamento acelerado ainda não está bem estabelecido. Logo, é de grande importância o estudo do comportamento destes aços durante a laminação de chapas grossas no que diz respeito à precipitação de carbonitretos de Nb, tanto nesta etapa quanto durante o resfriamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Coordenador / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Estudo dos efeitos do resfriamento acelerado nas propriedades de resistência à corrosão atmosférica e soldabilidade de aços Baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Importantes características de chapas grossas de aços microligado ao Nb estão relacionadas ao seu desempenho quanto à soldabilidade e resistência à corrosão atmosférica. Isto porque chapas grossas são amplamente utilizadas na fabricação de tubos, componentes para plataformas de petróleo e para navios, entre outros. Situações estas onde o processo de soldagem é utilizado quase que exclusivamente como procedimento para promover junção entre as partes da estrutura. É sabido que a presença de regiões de segregação na chapa é fator comprometedor à soldabilidade uma vez que a concentração de elementos de liga em regiões específicas pode induzir à formação de fases fragilizantes. Além disso, estas estruturas se encontram, quase sempre, expostas aos efeitos da atmosfera, com pouca ou nenhuma proteção superficial. Acredita-se que o melhor controle das regiões de segregação irá contribuir com a soldabilidade destes aços. Além disso, é importante entender como o resfriamento acelerado, praticado após a laminação controlada, afeta tanto a soldabilidade quanto a resistência à corrosão destes aços. As informações sobre o desempenho do aço no que diz respeito à soldabilidade serão úteis para melhorar os processos de soldagem pela consciente concepção de adequados procedimentos, consequentemente, produzindo juntas mais resistentes. Já os conhecimentos sobre o desempenho quanto a resistência à corrosão atmosférica irão ampliar o leque de utilização de chapas grossas fabricadas a partir das ligas estudadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito do resfriamento acelerado na indução de tensões residuais em chapas grossas de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A presença de tensões residuais induzidas pelo processo de resfriamento acelerado pode comprometer a utilização de chapas grossas para a fabricação de componentes que envolvem etapas de oxi-corte. Além disso, tensões residuais também podem comprometer a resistência mecânica e à corrosão de componentes fabricados a partir de chapas grossas. Estas tensões são consequência de gradientes da taxa de resfriamento, induzindo à formação de microestrutura diferente se for comparada em várias regiões do produto. Dentro deste contexto, é necessário entender os efeitos de equipamentos e procedimentos específicos na indução de tensões residuais e sua magnitude para que medidas sejam concebidas e adotadas no intuito de minimizar os seus efeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Coordenador / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Crescimento de grão austenítico e a dissolução de precipitados de Nb durante o processo de reaquecimento de placas em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A condição ideal para obter os melhores resultados em termos de refino de grão durante a laminação de aços microligados é a dissolução completa dos precipitados de Nb na etapa de reaquecimento de placas. No entanto, se for considerado um produto final de grande espessura, ou seja, que irá sofrer pouca deformação durante a laminação, é necessário que o tamanho de grão austenítico da placa não seja demasiadamente grande após o seu reaquecimento. Isto, para que a quantidade de deformação aplicada seja suficiente para promover o desejável refino de grão. O domínio da cinética de dissolução dos precipitados de Nb é indispensável para o controle do processo de tal forma que ocorra dissolução dos precipitados de Nb de maneira que a concentração deste elemento em solução sólida seja suficiente para promover precipitação e refino de grão durante a laminação. E ainda continuem presentes na microestrutura precipitados de Nb primários atuando como barreiras ao crescimento de grão austenítico durante o reaquecimento. O resultado são placas sendo conduzidas à laminação com tamanho de grão austenítico controlado pela presença de uma fração de precipitados primários e contendo Nb em solução sólida suficiente para promover o refino do grão durante a laminação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Estudo do efeito de tratamentos térmicos de normalização na microestrutura de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Em alguns casos, é solicitado a siderúrgica o fornecimento de chapas grossas tratadas termicamente por normalização. Acredita-se que este tratamento térmico poderia promover a dissolução dos precipitados de Nb e a recristalização da microestrutura do aço de tal forma que se perderia o refino de grão obtido pelo processo de laminação controlada. Como consequência, a resistência do aço diminuiria. No entanto, ainda não é bem conhecido o efeito destes tratamentos térmicos em aços com concentração mais elevada do Nb. Espera-se que, maiores concentrações de Nb possa promover maior estabilidade dos precipitados. Portanto, permitindo a realização do tratamento térmico de normalização para obtenção de uma microestrutura equiaxial, isenta de tensões internas e com tamanho de grão dentro de faixas desejáveis. O resultado são aços com boa resistência mecânica e tenacidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Coordenador / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Segregação em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Chapas Grossas de alto desempenho, usualmente, apresentam teores mais elevados de Mn, que acarretam em efeitos indesejáveis relacionados aos níveis de segregação durante o processo de solidificação dos aços. Aproveitando-se do conceito introduzido pelo aço HTP Sour Service da CBMM, que possui baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação, melhoria da qualidade da linha final de solidificação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Serão gerados conhecimentos sobre a precipitação de carbonitretos de Nb durante o lingotamento contínuo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Coordenador / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Avaliação da aplicação de tecnologia HTP baixo Mn em chapas grossas estruturais na condição de fornecimento +N, Descrição: O projeto tem como objetivo o design de uma nova liga, utilizando o conceito HTP, para fabricação de aços estruturais. Atualmente, existe a possibilidade de se obter elevada heterogeneidade microestrutural entre superfície e centro das chapas grossas de maior espessura, acobertada pela deficiência na regra de qualificação da EN10025-2, devido a composição química. O conceito desta nova liga, com adição de Nb e redução de Mn, irá definir uma Tnr e Ar3 mais elevadas com vantagens para a qualidade das chapas grossas e para a produtividade na laminação das mesmas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante / Lourdes Amélia Pinto - Integrante / Clayton Paspardelli - Integrante., Financiador(es): Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de metodologia para uso de metalurgia física no modelamento do laminador PQF, Descrição: Estudo do comportamento a quente de aços visando otimizar processo de laminação a quente de tubos sem costura, ampliando o range produtos em termos de espessura de parede de tubo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Túlio César Nogueira - Coordenador / Lourdes Amélia Pinto - Integrante., Financiador(es): Vallourec e Sumitomo do Brasil - Cooperação / Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial - Minas Gerais - Cooperação / Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento do processo de galvanização de arames por imersão simples com ligas Zn-Al-Mg , utilizando fluxos a base de bismuto, Descrição: Otimização de processo de galvanização de arame, utilizando ligas Zn-Al-Mg, de forma a reduzir o número de imersões necessárias na execução do processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Túlio César Nogueira - Coordenador / Lourdes Amélia Pinto - Integrante / Clayton Paspardelli - Integrante., Financiador(es): Nexa Resources - Cooperação / Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação / SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Estudo da viabilidade de utilização de Ferro Liga de Titânio obtida através de concentrados de minerais de titânio provenientes do beneficiamento de Kamafugito na produção de ligas especiais e recobrimentos de superfícies, Descrição: Estudar a viabilidade de utilização de liga de ferro titânio obtida da redução de concentrado de minério Kamafugítico na produção de ligas especiais e coberturas para superfícies. Paralelamente, necessita-se desenvolver metodologias para aproveitamento integral e comercial do kamafugito dos munícipios de Presidente Olegário e Patos de Minas visando a obtenção de concentrado de titânio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Rodrigo Márcio de Souza Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Coordenador / Túlio César Nogueira - Integrante / Lourdes Amélia Pinto - Integrante / Clayton Paspardelli - Integrante / André Luiz Pimenta de Faria - Integrante / Marco Aurélio Maia Teodoro - Integrante., Financiador(es): Terra Brasil Participações - Cooperação / Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação / SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Aços fundidos de bainita nanoestruturada ou multifásicos, Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento do processo de produção dos aços com bainita nanoestruturada que possam substituir componentes conformados, propiciando ganhos em propriedades mecânicas e redução de custos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Lourdes Amélia Pinto - Integrante / Denilson José do Carmo - Integrante., Financiador(es): SENAI - Departamento Nacional - Cooperação / SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais - Cooperação / Metalúrgica Soares - Cooperação.

  • 2016 - 2018

    Efeito da adição de Nióbio nos parâmetros de têmpera e partição e nas propriedades mecânicas e tribológicas de aços longos especiais, Descrição: De uma forma geral, aços empregados na indústria automotiva necessitam atender especificações de alta tenacidade. Para tanto devem combinar elevada resistência mecânica e boa ductilidade de forma a permitir conformabilidade durante a produção dos componentes a que se destinam e, ao mesmo, tempo atender às especificações de propriedades mecânicas requeridas pelas montadoras. Tais requisitos tem motivado a busca por novos mecanismos que promovam o aumento da resistência mecânica sem prejudicar as demais propriedades relacionadas à ductilidade. Entre diferentes alternativas, o tratamento térmico de têmpera e revenimento tem sido utilizado para se obter elevada resistência mecânica, no entanto, neste caso, a perda de ductilidade é observada. Recentemente o tratamento de têmpera e partição surgiu como uma técnica capaz de promover aumento de resistência mecânica aliada a níveis de ductilidade superiores àqueles obtidos no tratamento de têmpera e revenimento. Por ser uma técnica nova, a Têmpera e Partição ainda não possui utilização industrial muito difundida. Por esta razão faz-se necessário estudá-la de forma mais detalhada a fim de se entender quais os potenciais benefícios de utilizá-la em substituição da têmpera e revenimento, principalmente em termos de aços longos especiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo de um aço API X70 sour service com conceito HTP baixo Mn e alto Nb, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 27/04/2017., Descrição: A produção de tubos Sour Service tem utilizado projetos de liga com teor de Mn frequentemente acima de 1,10% e Nb em torno de 0,050%. Este projeto irá aplicar o conceito de baixo Mn (abaixo de 1,0%) e alto Nb (até o limite da API 5L que é de no máximo 0,080%) para a produção de chapas grossas na condição de fornecimento TMCP+ACC. Para comprovação da validade desta proposta será utilizada, como referência, uma liga de composição típica dos fornecimentos comerciais recentes com Mn acima de 1,10% e Nb abaixo de 0,060%, possivelmente com adições de Cr, Ni, Cu (até 0,20%) e Mo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Estudo dos efeitos do resfriamento acelerado nas propriedades de resistência à corrosão atmosférica e soldabilidade de aços Baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Importantes características de chapas grossas de aços microligado ao Nb estão relacionadas ao seu desempenho quanto à soldabilidade e resistência à corrosão atmosférica. Isto porque chapas grossas são amplamente utilizadas na fabricação de tubos, componentes para plataformas de petróleo e para navios, entre outros. Situações estas onde o processo de soldagem é utilizado quase que exclusivamente como procedimento para promover junção entre as partes da estrutura. É sabido que a presença de regiões de segregação na chapa é fator comprometedor à soldabilidade uma vez que a concentração de elementos de liga em regiões específicas pode induzir à formação de fases fragilizantes. Além disso, estas estruturas se encontram, quase sempre, expostas aos efeitos da atmosfera, com pouca ou nenhuma proteção superficial. Acredita-se que o melhor controle das regiões de segregação irá contribuir com a soldabilidade destes aços. Além disso, é importante entender como o resfriamento acelerado, praticado após a laminação controlada, afeta tanto a soldabilidade quanto a resistência à corrosão destes aços. As informações sobre o desempenho do aço no que diz respeito à soldabilidade serão úteis para melhorar os processos de soldagem pela consciente concepção de adequados procedimentos, consequentemente, produzindo juntas mais resistentes. Já os conhecimentos sobre o desempenho quanto a resistência à corrosão atmosférica irão ampliar o leque de utilização de chapas grossas fabricadas a partir das ligas estudadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Precipitação de Nb(C,N) durante a laminação a quente de chapas grossas de um aço com baixo Mn e alto Nb, Descrição: Na laminação controlada de chapas grossas de alto teor de Mn os mecanismos de refinamento de grão e precipitação de carbonitretos de Nb já são bem conhecidos. Com a introdução no mercado de aços com baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Para este aço, de baixo teor de Mn e alto Nb, o conhecimento destes mecanismos durante a laminação de chapas grossas e posterior resfriamento acelerado ainda não está bem estabelecido. Logo, é de grande importância o estudo do comportamento destes aços durante a laminação de chapas grossas no que diz respeito à precipitação de carbonitretos de Nb, tanto nesta etapa quanto durante o resfriamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Coordenador / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Crescimento de grão austenítico e a dissolução de precipitados de Nb durante o processo de reaquecimento de placas em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A condição ideal para obter os melhores resultados em termos de refino de grão durante a laminação de aços microligados é a dissolução completa dos precipitados de Nb na etapa de reaquecimento de placas. No entanto, se for considerado um produto final de grande espessura, ou seja, que irá sofrer pouca deformação durante a laminação, é necessário que o tamanho de grão austenítico da placa não seja demasiadamente grande após o seu reaquecimento. Isto, para que a quantidade de deformação aplicada seja suficiente para promover o desejável refino de grão. O domínio da cinética de dissolução dos precipitados de Nb é indispensável para o controle do processo de tal forma que ocorra dissolução dos precipitados de Nb de maneira que a concentração deste elemento em solução sólida seja suficiente para promover precipitação e refino de grão durante a laminação. E ainda continuem presentes na microestrutura precipitados de Nb primários atuando como barreiras ao crescimento de grão austenítico durante o reaquecimento. O resultado são placas sendo conduzidas à laminação com tamanho de grão austenítico controlado pela presença de uma fração de precipitados primários e contendo Nb em solução sólida suficiente para promover o refino do grão durante a laminação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito do resfriamento acelerado na indução de tensões residuais em chapas grossas de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A presença de tensões residuais induzidas pelo processo de resfriamento acelerado pode comprometer a utilização de chapas grossas para a fabricação de componentes que envolvem etapas de oxi-corte. Além disso, tensões residuais também podem comprometer a resistência mecânica e à corrosão de componentes fabricados a partir de chapas grossas. Estas tensões são consequência de gradientes da taxa de resfriamento, induzindo à formação de microestrutura diferente se for comparada em várias regiões do produto. Dentro deste contexto, é necessário entender os efeitos de equipamentos e procedimentos específicos na indução de tensões residuais e sua magnitude para que medidas sejam concebidas e adotadas no intuito de minimizar os seus efeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Coordenador / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Estudo do efeito de tratamentos térmicos de normalização na microestrutura de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Em alguns casos, é solicitado a siderúrgica o fornecimento de chapas grossas tratadas termicamente por normalização. Acredita-se que este tratamento térmico poderia promover a dissolução dos precipitados de Nb e a recristalização da microestrutura do aço de tal forma que se perderia o refino de grão obtido pelo processo de laminação controlada. Como consequência, a resistência do aço diminuiria. No entanto, ainda não é bem conhecido o efeito destes tratamentos térmicos em aços com concentração mais elevada do Nb. Espera-se que, maiores concentrações de Nb possa promover maior estabilidade dos precipitados. Portanto, permitindo a realização do tratamento térmico de normalização para obtenção de uma microestrutura equiaxial, isenta de tensões internas e com tamanho de grão dentro de faixas desejáveis. O resultado são aços com boa resistência mecânica e tenacidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Coordenador / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 05/04/2017., Descrição: O projeto tem como escopo avaliar o efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, por meio do estudo das melhores condições para a dissolução destes precipitados em aços microligados ao nióbio via análises microestruturais e simulações computacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Segregação em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Chapas Grossas de alto desempenho, usualmente, apresentam teores mais elevados de Mn, que acarretam em efeitos indesejáveis relacionados aos níveis de segregação durante o processo de solidificação dos aços. Aproveitando-se do conceito introduzido pelo aço HTP Sour Service da CBMM, que possui baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação, melhoria da qualidade da linha final de solidificação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Serão gerados conhecimentos sobre a precipitação de carbonitretos de Nb durante o lingotamento contínuo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Coordenador / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Avaliação da aplicação de tecnologia HTP baixo Mn em chapas grossas estruturais na condição de fornecimento +N, Descrição: O projeto tem como objetivo o design de uma nova liga, utilizando o conceito HTP, para fabricação de aços estruturais. Atualmente, existe a possibilidade de se obter elevada heterogeneidade microestrutural entre superfície e centro das chapas grossas de maior espessura, acobertada pela deficiência na regra de qualificação da EN10025-2, devido a composição química. O conceito desta nova liga, com adição de Nb e redução de Mn, irá definir uma Tnr e Ar3 mais elevadas com vantagens para a qualidade das chapas grossas e para a produtividade na laminação das mesmas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante / Lourdes Amélia Pinto - Integrante / Clayton Paspardelli - Integrante., Financiador(es): Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Estudo da viabilidade de utilização de Ferro Liga de Titânio obtida através de concentrados de minerais de titânio provenientes do beneficiamento de Kamafugito na produção de ligas especiais e recobrimentos de superfícies, Descrição: Estudar a viabilidade de utilização de liga de ferro titânio obtida da redução de concentrado de minério Kamafugítico na produção de ligas especiais e coberturas para superfícies. Paralelamente, necessita-se desenvolver metodologias para aproveitamento integral e comercial do kamafugito dos munícipios de Presidente Olegário e Patos de Minas visando a obtenção de concentrado de titânio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Rodrigo Márcio de Souza Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Coordenador / Túlio César Nogueira - Integrante / Lourdes Amélia Pinto - Integrante / Clayton Paspardelli - Integrante / André Luiz Pimenta de Faria - Integrante / Marco Aurélio Maia Teodoro - Integrante., Financiador(es): Terra Brasil Participações - Cooperação / SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais - Cooperação / Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento do processo de galvanização de arames por imersão simples com ligas Zn-Al-Mg , utilizando fluxos a base de bismuto, Descrição: Otimização de processo de galvanização de arame, utilizando ligas Zn-Al-Mg, de forma a reduzir o número de imersões necessárias na execução do processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Túlio César Nogueira - Coordenador / Lourdes Amélia Pinto - Integrante / Clayton Paspardelli - Integrante., Financiador(es): Nexa Resources - Cooperação / Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação / SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Aços fundidos de bainita nanoestruturada ou multifásicos, Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento do processo de produção dos aços com bainita nanoestruturada que possam substituir componentes conformados, propiciando ganhos em propriedades mecânicas e redução de custos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Lourdes Amélia Pinto - Integrante / Denilson José do Carmo - Integrante., Financiador(es): SENAI - Departamento Nacional - Cooperação / SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais - Cooperação / Metalúrgica Soares - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de metodologia para uso de metalurgia física no modelamento do laminador PQF, Descrição: Estudo do comportamento a quente de aços visando otimizar processo de laminação a quente de tubos sem costura, ampliando o range produtos em termos de espessura de parede de tubo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Túlio César Nogueira - Coordenador / Lourdes Amélia Pinto - Integrante., Financiador(es): Vallourec e Sumitomo do Brasil - Cooperação / Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação / Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial - Minas Gerais - Cooperação.

  • 2016 - 2018

    Efeito da adição de Nióbio nos parâmetros de têmpera e partição e nas propriedades mecânicas e tribológicas de aços longos especiais, Descrição: De uma forma geral, aços empregados na indústria automotiva necessitam atender especificações de alta tenacidade. Para tanto devem combinar elevada resistência mecânica e boa ductilidade de forma a permitir conformabilidade durante a produção dos componentes a que se destinam e, ao mesmo, tempo atender às especificações de propriedades mecânicas requeridas pelas montadoras. Tais requisitos tem motivado a busca por novos mecanismos que promovam o aumento da resistência mecânica sem prejudicar as demais propriedades relacionadas à ductilidade. Entre diferentes alternativas, o tratamento térmico de têmpera e revenimento tem sido utilizado para se obter elevada resistência mecânica, no entanto, neste caso, a perda de ductilidade é observada. Recentemente o tratamento de têmpera e partição surgiu como uma técnica capaz de promover aumento de resistência mecânica aliada a níveis de ductilidade superiores àqueles obtidos no tratamento de têmpera e revenimento. Por ser uma técnica nova, a Têmpera e Partição ainda não possui utilização industrial muito difundida. Por esta razão faz-se necessário estudá-la de forma mais detalhada a fim de se entender quais os potenciais benefícios de utilizá-la em substituição da têmpera e revenimento, principalmente em termos de aços longos especiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo de um aço API X70 sour service com conceito HTP baixo Mn e alto Nb, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 27/04/2017., Descrição: A produção de tubos Sour Service tem utilizado projetos de liga com teor de Mn frequentemente acima de 1,10% e Nb em torno de 0,050%. Este projeto irá aplicar o conceito de baixo Mn (abaixo de 1,0%) e alto Nb (até o limite da API 5L que é de no máximo 0,080%) para a produção de chapas grossas na condição de fornecimento TMCP+ACC. Para comprovação da validade desta proposta será utilizada, como referência, uma liga de composição típica dos fornecimentos comerciais recentes com Mn acima de 1,10% e Nb abaixo de 0,060%, possivelmente com adições de Cr, Ni, Cu (até 0,20%) e Mo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Andrade - Integrante / Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Integrante / Túlio César Nogueira - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito do resfriamento acelerado na indução de tensões residuais em chapas grossas de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A presença de tensões residuais induzidas pelo processo de resfriamento acelerado pode comprometer a utilização de chapas grossas para a fabricação de componentes que envolvem etapas de oxi-corte. Além disso, tensões residuais também podem comprometer a resistência mecânica e à corrosão de componentes fabricados a partir de chapas grossas. Estas tensões são consequência de gradientes da taxa de resfriamento, induzindo à formação de microestrutura diferente se for comparada em várias regiões do produto. Dentro deste contexto, é necessário entender os efeitos de equipamentos e procedimentos específicos na indução de tensões residuais e sua magnitude para que medidas sejam concebidas e adotadas no intuito de minimizar os seus efeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Coordenador / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Estudo do efeito de tratamentos térmicos de normalização na microestrutura de aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Em alguns casos, é solicitado a siderúrgica o fornecimento de chapas grossas tratadas termicamente por normalização. Acredita-se que este tratamento térmico poderia promover a dissolução dos precipitados de Nb e a recristalização da microestrutura do aço de tal forma que se perderia o refino de grão obtido pelo processo de laminação controlada. Como consequência, a resistência do aço diminuiria. No entanto, ainda não é bem conhecido o efeito destes tratamentos térmicos em aços com concentração mais elevada do Nb. Espera-se que, maiores concentrações de Nb possa promover maior estabilidade dos precipitados. Portanto, permitindo a realização do tratamento térmico de normalização para obtenção de uma microestrutura equiaxial, isenta de tensões internas e com tamanho de grão dentro de faixas desejáveis. O resultado são aços com boa resistência mecânica e tenacidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Coordenador / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Crescimento de grão austenítico e a dissolução de precipitados de Nb durante o processo de reaquecimento de placas em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: A condição ideal para obter os melhores resultados em termos de refino de grão durante a laminação de aços microligados é a dissolução completa dos precipitados de Nb na etapa de reaquecimento de placas. No entanto, se for considerado um produto final de grande espessura, ou seja, que irá sofrer pouca deformação durante a laminação, é necessário que o tamanho de grão austenítico da placa não seja demasiadamente grande após o seu reaquecimento. Isto, para que a quantidade de deformação aplicada seja suficiente para promover o desejável refino de grão. O domínio da cinética de dissolução dos precipitados de Nb é indispensável para o controle do processo de tal forma que ocorra dissolução dos precipitados de Nb de maneira que a concentração deste elemento em solução sólida seja suficiente para promover precipitação e refino de grão durante a laminação. E ainda continuem presentes na microestrutura precipitados de Nb primários atuando como barreiras ao crescimento de grão austenítico durante o reaquecimento. O resultado são placas sendo conduzidas à laminação com tamanho de grão austenítico controlado pela presença de uma fração de precipitados primários e contendo Nb em solução sólida suficiente para promover o refino do grão durante a laminação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Estudo dos efeitos do resfriamento acelerado nas propriedades de resistência à corrosão atmosférica e soldabilidade de aços Baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Importantes características de chapas grossas de aços microligado ao Nb estão relacionadas ao seu desempenho quanto à soldabilidade e resistência à corrosão atmosférica. Isto porque chapas grossas são amplamente utilizadas na fabricação de tubos, componentes para plataformas de petróleo e para navios, entre outros. Situações estas onde o processo de soldagem é utilizado quase que exclusivamente como procedimento para promover junção entre as partes da estrutura. É sabido que a presença de regiões de segregação na chapa é fator comprometedor à soldabilidade uma vez que a concentração de elementos de liga em regiões específicas pode induzir à formação de fases fragilizantes. Além disso, estas estruturas se encontram, quase sempre, expostas aos efeitos da atmosfera, com pouca ou nenhuma proteção superficial. Acredita-se que o melhor controle das regiões de segregação irá contribuir com a soldabilidade destes aços. Além disso, é importante entender como o resfriamento acelerado, praticado após a laminação controlada, afeta tanto a soldabilidade quanto a resistência à corrosão destes aços. As informações sobre o desempenho do aço no que diz respeito à soldabilidade serão úteis para melhorar os processos de soldagem pela consciente concepção de adequados procedimentos, consequentemente, produzindo juntas mais resistentes. Já os conhecimentos sobre o desempenho quanto a resistência à corrosão atmosférica irão ampliar o leque de utilização de chapas grossas fabricadas a partir das ligas estudadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Precipitação de Nb(C,N) durante a laminação a quente de chapas grossas de um aço com baixo Mn e alto Nb, Descrição: Na laminação controlada de chapas grossas de alto teor de Mn os mecanismos de refinamento de grão e precipitação de carbonitretos de Nb já são bem conhecidos. Com a introdução no mercado de aços com baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Para este aço, de baixo teor de Mn e alto Nb, o conhecimento destes mecanismos durante a laminação de chapas grossas e posterior resfriamento acelerado ainda não está bem estabelecido. Logo, é de grande importância o estudo do comportamento destes aços durante a laminação de chapas grossas no que diz respeito à precipitação de carbonitretos de Nb, tanto nesta etapa quanto durante o resfriamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Coordenador / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 05/04/2017., Descrição: O projeto tem como escopo avaliar o efeito das condições de reaquecimento de placas na dissolução de precipitados de nióbio, por meio do estudo das melhores condições para a dissolução destes precipitados em aços microligados ao nióbio via análises microestruturais e simulações computacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Integrante / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Segregação em aços com baixo Mn e 0,10% Nb, Descrição: Chapas Grossas de alto desempenho, usualmente, apresentam teores mais elevados de Mn, que acarretam em efeitos indesejáveis relacionados aos níveis de segregação durante o processo de solidificação dos aços. Aproveitando-se do conceito introduzido pelo aço HTP Sour Service da CBMM, que possui baixo teor de Mn e teor mais elevado de Nb, espera-se a diminuição do nível de segregação, melhoria da qualidade da linha final de solidificação e consequente otimização do desempenho de chapas grossas. Serão gerados conhecimentos sobre a precipitação de carbonitretos de Nb durante o lingotamento contínuo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Integrante / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Diana Maria Perez Escobar - Coordenador / Elenice Cavichioli Borba - Integrante / André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Influência do Nióbio na Ductilidade a Quente de Aço Inoxidável Duplex, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Tiago Evangelista Gomes - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Simulação da laminação a quente de aços microligados ao nióbio em laminador Steckel, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 23/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / José Mário Carneiro Vilela - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Cynthia Serra Batista Castro - Integrante / Nilo Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Estudo da Influência do Nióbio na Qualidade Superficial de Aços Inoxidáveis Ferríticos, Projeto certificado pela empresa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em 26/05/2014., Descrição: : Por ser de fundamental importância para a redução do estriamento em chapas de aço inoxidáveis ferríticos, a cinética de recristalização dos aços ferríticos comuns, que são bifásicos nas temperaturas de laminação a quente, tem sido muito estudada. Entretanto, devido a complexidade da interação entre a recristalização da austenita e a da ferrita, este fenômeno não é bem compreendido, e aparentemente não se consegue obter a completa recristalização do aço. Por outro lado, a adição de nióbio ao aço inoxidável ferrítico permite manter a microestrutura totalmente ferrítica nas temperaturas usuais de laminação a quente o que indica maior facilidade de recristalização. Um estudo comparativo da recristalização do aço inoxidável ferrítico com e sem adição de Nb, por ensaios de torção a quente, ensaios de compressão em dilatômetro de têmpera com deformação, poderá trazer contribuições importantes, e até inéditas, para o entendimento dos mecanismos envolvidos na recristalização destes aços, possibilitando a. redução da ocorrência de estriamento e consequente melhoria da qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thompson Júnior Ávila Reis - Integrante / Margareth Spangler Andrade - Coordenador / Nilton José Lucinda de Oliveira - Integrante / Flávia Vieira Braga - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Prêmio Aperam South America, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

2007

Prêmio "Presidente Antônio Carlos", Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais. , Avenida José Cândido da Silveira, 2000, Horto Florestal, 31035536 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34892377

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Tecnologia, Carga horária: 40

2008 - 2013

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Industrial, Introdução à Ciências dos Materiais

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Superfície, Tecnologia dos Materiais I, Tecnologia dos Materiais III

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos Materiais II, Tecnologia dos Materiais III

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Industrial

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos Materiais I, Tecnologia dos Materiais II, Tecnologia dos Materiais III

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos Materiais

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos Materiais I, Tecnologia dos Materiais II, Tecnologia dos Materiais III

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos Materiais I, Tecnologia dos Materiais II

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciências dos Materiais

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos Materiais

  • 11/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos Materiais I

  • 11/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos Materiais

  • 10/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Produção

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Internet

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciências dos Materiais, Processos da Indústria, Sistemas de Informação

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Internet, Sistemas de Tempo Real

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica - Elementos de Máquinas, Sistemas de Informação

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Estruturas de Dados III, Programação para Internet, Sistemas de Tempo Real

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Internet

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos da Indústria, Sistemas de Informação

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Internet, Sistemas de Tempo Real, Introdução à Engenharia da Computação

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos da Indústria, Sistemas de Informação

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Internet

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Discreta e Análise Combinatória

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos da Indústria, Sistemas de Informação

2007 - 2008

Contraste Engenharia e Automação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2007 - 09/2008

    Serviços técnicos especializados , Sistemas Indústriais.,Serviço realizado, Levantamento de Requisitos, Desenvolvimento, Testes e Implantação de melhorias em sistemas MES para indústria siderúrgica.

2008 - 2009

CSolutions - Tecnologia da Informação Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2008

    Serviços técnicos especializados , Sistemas Industriais.,Serviço realizado, Desenvolvimento de recursos em banco de dados para integração de sistemas MES com sistemas de Gestão de Processos em indústria Siderúrgica.

2009 - 2010

Escola Técnica da Saúde e Tecnologia

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2010 - 06/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Metalurgia Física dos Materiais

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Cálculo Técnico, Projetos Metalúrgicos

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Resistência dos Materiais, Ciências dos Materiais

2006 - 2007

Usinar Indústria e Comércio de Artefatos de Aço Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orçamentista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2006

Usinar Indústria e Comércio de Artefatos de Aço Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Agente de Compras, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2004

Usinar Indústria e Comércio de Artefatos de Aço Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Torneiro Mecânico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2006 - 03/2007

    Serviços técnicos especializados , Vendas.,Serviço realizado, Desenvolvimento de orçamentos de equipamentos, peças e estruturas, principalmente metálicas, conforme projeto de clientes. Negociação de propostas e atendimento técnico ao cliente.

  • 10/2004 - 04/2006

    Serviços técnicos especializados , Suprimentos.,Serviço realizado, Desenvolvimento de cotações eaquisição de produtos diversos e organização logística.

  • 01/2000 - 09/2004

    Serviços técnicos especializados , Operacional.,Serviço realizado, Operador de Torno Mecânico Horizontal.