Lúrian da Silva Lima

Engenheira Civil graduada pela UERJ (2014) e Mestre em Estruturas e Materiais pela COPPE-UFRJ (2018). Possui experiência experiência em estruturas offshore, exercendo a função de calculista em projetos de estruturas metálicas (topsides) no FPSO P-66 e no FPSO P-74 e experiência em projetos de cálculo estrutural, orçamentos, inspeções (rotineiras, cadastrais e especiais), recuperação e reforço estrutural de Obras de Arte Especiais (OAEs).

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Civil

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Resistência de Perfis Z formados à frio sob flexão não-uniforme e colapso distorcional Análise através do Método dos Elementos Finitos.,Ano de Obtenção: 2018
Alexandre Landesmann.

Graduação em Engenharia Civil

2009 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Estudo do Comportamento de Ligações "T" Soldadas entre Perfis Tubulares RHS e CHS.
Orientador: Luciano Rodrigues O. de Lima; Pedro Colmar G. da S. Vellasco

Formação complementar

2019 - 2019

Vistoria de Pontes e Viaduto. (Carga horária: 10h). , Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro, SENGE, Brasil.

2019 - 2019

Intercâmbio Cultural - Inglês. (Carga horária: 120h). , Magister Academy, MLT, Malta.

2019 - 2019

Reabilitação de estruturas de concreto. (Carga horária: 32h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.

2015 - 2015

Edifícios de Múltiplos Andares em Aço. (Carga horária: 36h). , Centro Brasileiro da Construção em Aço, CBCA, Brasil.

2014 - 2014

Abaqus. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2005 - 2007

Ensino Médio Concomitante com curso de Edificações. , Escola Técnica Estadual Henrique Lage, ETEHL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Infra-Estrutura de Transportes.

Orientou

ALEXANDRE LANDESMANN

Resistência de Perfis Z formados à frio sob flexão não-uniforme e colapso distorcional; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Lúrian da Silva Lima;

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Franchetti e Merola Engenharia LTDA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Engenheira Civil, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais atividades na área de inspeções: Inspeções especiais em OAEs com levantamento fotográfico, levantamento das manifestações patológicas nas estruturas, elaboração de desenhos, desenvolvimento de projetos de recuperação/ especificações técnicas, com indicação de soluções e materiais inovadores para restabelecer as condições de durabilidade da estrutura, elaboração de relatórios, quantitativos e orçamentos para recuperação estrutural. Principais trabalhos junto às seguintes concessionárias: ECORODOVIAS (Ponte Rio Niterói), CONCER (BR-040), CLN (BA099), CART (SP-270, SP-225, SP-327), LAMSA (Linha Amarela). 

Principais atividades na área de Projetos Estruturais: Cálculos, análises, dimensionamento e detalhamento de OAEs em concreto armado; Modelos estruturais em elementos finitos com utilização dos softwares SAP2000 e CSI Bridge; Elaboração de memórias de cálculo, desenhos e quantitativos, cronogramas, especificações técnicas e executivas. Elaboração de orçamentos com base nas composições de custo SCO/RJ, SICRO e Pesquisas de mercado. Principais projetos: Alças de Ligação da Ponte Rio-Niterói (Projeto do viaduto que liga a Ponte Rio Niterói à Linha Vermelha e à Av. Brasil) e Controle de Qualidade de Projeto (CQP) do projeto de recuperação e reforço estrutural do Viaduto Oswaldo Cruz (LAMSA - Linha Amarela).

2014 - 2015

Sociedade Técnica de Engenharia Estrutural LTDA.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Civil Junior, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais atividades: Cálculos, análises e detalhamento de estruturas offshore; Modelos de estruturas em
barras e em elementos finitos de placas no programa SACS; Análises in place, de içamento, de fadiga;
Análise de transporte; Elaboração de memórias de cálculo, elaboração de croquis e verificação de desenhos. Principal projeto: FPSO P-74.

2013 - 2014

Genesis Oil and Gas (Technip Group)

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Estagiária no Departamento de Estruturas, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: Cálculos, análises e detalhamento de estruturas offshore; Modelos de estruturas em2
barras e em elementos finitos de placas no programa SACS; Análises in place, de içamento e de fadiga;
Elaboração de memórias de cálculo, elaboração de croquis e verificação de desenhos. Principal projeto:
topside - FPSO P-66.

2012 - 2013

Planave Estudos e Projetos de Engenharia

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Estagiária - Dept. de Estruturas Metálicas, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: Cálculos e análises de estruturas metálicas; Modelos de estruturas no programa SAP2000; Elaboração de memórias de cálculo e memoriais descritivos, elaboração de croquis, verificação de desenhos e elaboração de planilhas de quantitativos de material.

2011 - 2012

Policlinica Piquet Carneiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Estagiária de Engenharia Civil- Subprefeitura, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades:
- Levantamento das salas da policlínica;
- Atualização dos projetos de arquitetura em AutoCad (as built);
- Acompanhamento dos projetos de reformas da policlínica.

2009 - 2011

Aliança Pré-Vestibular Comunitário

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de matemática, Carga horária: 8

Outras informações:
Principal atividade : Capacitar e orientar alunos de camadas sociais menos favorecidas, para os vestibulares e o ENEM, reforçando e relembrando conteúdos com aulas e projetos intensivos aos finais de semana.

2007 - 2008

Dell Anno

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Estagiária de Edificações, Carga horária: 30

Outras informações:
Principal atividade: Elaboração de projetos de design de interiores e suporte de atendimento ao cliente.