Marco Antonio Torres

Possui graduação (1999), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Psicologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Pós doutorando em Educação também pela UFMG. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e está vinculado ao Departamento de Educação desta universidade. Na UFOP exerceu os seguintes cargos: coordenação do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFOP com financiamento MEC, FNDE e CAPES, vice coordenação (2015-2017) e coordenação (2017-2018) do Programa de Pós-Graduação em Educação, chefia do Departamento de Educação (2011-2012) coordenação do Curso de Pedagogia (2021-2022) e vice coordenação do Curso e Pedagogia (2022-2023). Atualmente é membro do Comitê Científico do GT 23, Gênero, Sexualidade e Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED), coordenador do mesmo grupo de trabalho na Região Sudeste e membro titular do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ como representante da ANPED (2023-atual). Fez parte da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia e Sociedade (ABRAPSO) na gestão 2016/2017. Foi coeditor da Revista Psicologia e Sociedade. Colaborou com o Núcleo de Psicologia Política e o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, ambos da UFMG. Participou entre 2010/2011 do grupo de trabalho do Ministério da Educação para acompanhar a implantação do Programa Brasil sem Homofobia e o Plano Nacional de Promoção da Cidadania dos Direitos Humanos LGBT. Foi membro associado da Província dos Capuchinhos de Minas Gerais, professor do Instituto Santo Tomás de Aquino, psicólogo-pesquisador de organismos eclesiais da Igreja Católica. Pesquisa nas Áreas da Educação e Psicologia Social. Pesquisa e publica acerca dos contextos educacionais com ênfase nos temas Educação e Diversidade, Gênero, Sexualidades, Laicidade, Direitos Humanos, Subjetividades e Identidades Políticas.

Informações coletadas do Lattes em 17/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2008 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A emergência de professoras travestis e transexuais na escola: heteronormatividade e direitos nas figurações sociais contemporâneas
, Ano de obtenção: 2012. Marco Aurélio Máximo Prado. Palavras-chave: Normas de Gênero; Figuração Social; Travestis; Transexuais femininas; Psicologia Social; Educação. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Psicologia

2003 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Os significados da homossexualidade no discurso da Igreja Católica Pós-Concílio Vaticano II: padres homossexuais, tolerância e formação hegemônica católica, Ano de Obtenção: 2005
Marco Aurélio Máximo Prado.Palavras-chave: Análise do discurso; Tolerância; Teoria do Discurso; Identidade; Homossexualidade; Igreja Católica Romana. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.

Graduação em Psicologia

1994 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado

2024

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2019 - 2020

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2002 - 2002

Capacitação Ter. em Depência Química. (Carga horária: 44h). , Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Uberlândia/MG, -, Brasil.

2001 - 2001

Introdução à Sociologia Clínica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Minas Gerais/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG/FAFICH, Brasil.

1998 - 1998

ÉTICA E CRISE DA SEXUALIDADE. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

1994 - 1994

Formas e sistemas de governo. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Produção de Textos. (Carga horária: 42h). , Fundação Educacional de Patos de Minas, FEPAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Diversidade/Especialidade: Educação, Gênero e Diversidade Sexual.

Organização de eventos

PÁDUA, Karla C. ; TORRES, M. A. . Narrativas Docentes: entrevista com a diretoria da Escola Municipal de Bento Rodrgiues. 2017. (Outro).

RASERA, E. ; PEREIRA, M. S. ; TORRES, M. A. ; MESQUITA, M. R. ; AMARAL, M. S. ; GALINDO, D. C. ; LEMOS, F. C. S. . XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. 2017. (Congresso).

TORRES, M. A. ; DINIZ, M. ; FONSECA, Marcus V. ; CARLI, S. A. S. ; HAMDAN, J. C. ; ARAUJO, R. M. B. . VIII Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED). 2011. (Congresso).

TORRES, M. A. ; Arruda, D. ; TOLENTINO, L. . . Seminário de Encerramento do Projeto Educação sem Homofobia. 2009. (Outro).

TORRES, M. A. . III Congresso Naciona de Psicologia - Conferência dos Religiosos do Brasil. 2006. (Congresso).

Participação em eventos

14a Reunião da ANPEd ? Sudeste. GT 23 - Gênero, Sexualidade e Educação (vice-coordenador). 2020. (Congresso).

39ª Reunião da Anped.Entre a violência ética e o reconhecimento: as sexualidades no contexto escolar. 2019. (Outra).

VI Colóquio Nacional Michel Foucault: da produção de verdades ao governo da vida.O regime de verdade cisheteronormativo e a coragem de dizer a verdade de travestis e transexuais no contexto escolar. 2019. (Outra).

XX Encontro Nacional ABRAPSO.A coragem de dizer a verdade: travestis e transexuais no contexto escolar. 2019. (Encontro).

1o Colóquio de Psicologia, Gênero e Sexualidades.Laicidade do Estado, Religiões e Sexualidades. 2017. (Simpósio).

III SIDE - Seminário Internacional Diferenças e Educação.Gênero e sexualidade na formação de pedagogos/as: diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes. 2017. (Seminário).

Seminário Regional de Inclusão do Pontal: Globalização e Diversidade.Direitos Humanos e a diversidade no mundo contemporâneo. 2017. (Seminário).

Reunião do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente.Gênero/Sexualidade e a Formação Docente. 2016. (Encontro).

VIII Congresso Internacional de Estudos Sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. Gênero e sexualidades na formação de pedagogos/as: diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes. 2016. (Congresso).

XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.Psicologia, Política e Sexualidades. 2016. (Simpósio).

XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o o debate ambiental.. e XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores de Psicologia.Dispositivos de tratamento à angústia pós-traumática: sem standrds, mas não sem princípios. 2016. (Encontro).

37a Reunião Nacional da ANPED. 2015. (Outra).

X Simpósio de Formação e Profissão Docente.Gênero e Educação. 2015. (Simpósio).

11o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED.Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas. 2014. (Encontro).

Ciclo de Debates do Nuh-Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT.Direitos Humanos não estão para Negociação: Debates sobre Eleição e Democracia. 2014. (Encontro).

Ciclo de Debates do Nuh-Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT.Estado laico, religiões e diversidade sexual. 2014. (Outra).

II Encontro Nacional de Coordenadores de Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (II EnCOMFOR).Avaliação do Comitê Gestor da UFOP. 2014. (Encontro).

Internúcleos.Abertura Institucional. 2014. (Encontro).

I Reunião Técnica dos Coord. Gerais do PNAIC. 2014. (Outra).

I Seminário para Elaboração do Plano de Ações 2014-2015 dos cursos de Graduação - UFOP.Representação do Departamento de Educação da UFOP. 2014. (Seminário).

Sou Mais Juventude, UFOP.Diálogos sobre o modelo plural das residências estudantis da UFOP. 2014. (Encontro).

Subjetividade e Redes Sociais Virtuais. 2014. (Outra).

XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Grupo de Trabalho Psicologia, Política e Sexualidade. 2014. (Simpósio).

1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-Religioso Contra a Intolerância no Brasil.Laicidade e as disputas ao redor das demandas pelo direitos LGBT. 2013. (Seminário).

III Seminário da UFRGS: Diversidade Sexual, Relações de Gênero e Políticas Públicas.Liberdade Religiosa e Liberdade Sexual. 2013. (Seminário).

II Jornada de Pesquisa Discurso, Identidade e Memória.Identidade de Gênero no Contexto de Professoras Travestis e Transexuais Femininas. 2013. (Seminário).

IV Seminário Internacional Teias de Cidadania - Ocupar a cidade: educação integral em movimento. 2013. (Seminário).

IV Seminário Psicologia Social em Ação.Os sentidos da laicidade do Estado para cidadania e a justiça social. 2013. (Seminário).

IX SIMPOED - Simpósio de Formação Docente.Roda de Conversa sobre inclusão com os estudantes da UFOP com necessidades educacionais especiais. 2013. (Simpósio).

IX SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Roda de conversa sobre inclusão com os estudantes da UFOP. 2013. (Simpósio).

Sou Mais Juventude - UFOP.Cura Gay?. 2013. (Outra).

Sou Mais Juventude - UFOP.Educação sem Homofobia. 2013. (Outra).

TEIAS DE CIDADANIA. 2013. (Seminário).

XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2013. (Congresso).

XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, coord. de GT. Grupo de Trabalho: Psicologia, travestilidades e transexualidade. 2013. (Congresso).

1a Semana de Integração do ICSA e 3o Encontro do NEI: Educação e Diversidadeade.Mesa redonda: "Diversidades". 2012. (Outra).

7º Encontro de Travestis e Transexuais da Região Sudeste e 1º Encontro Nacional da Rede Trans Educ. 2012. (Encontro).

Roda de conversa no Conselho Regional - MG.Ética , DH e Laicidade do Estado: contribuições possíveis para a cidadania LGBT. 2012. (Outra).

XIV Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).Grupo de Trabalho 10 - Psicologia e Sexualidade. 2012. (Simpósio).

XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Teoria QUEER na prática pedagógica. 2012. (Seminário).

1ª Jornada de Pesquisa "Discurso, Identidade e Memória".Professoras travestis e/ou transexuais: a subversão dos discursos heterossexistas da educação. 2011. (Outra).

Mesa de Debates do Projeto Educação sem Homofobia - Nuh/UFMG.Enfrentamento ao Heterossexismo na Educação. 2011. (Outra).

XVII Semana Filosófica do Instituto Santo Tomás de Aquino.Freud e a a perda da realidade na neurose e na psicose. 2011. (Outra).

5ª Conferência ILGA LAC (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais da América Latina e Caribe). 2010. (Outra).

6ª Semana Filosófica do ISTA: "Ética: o jogo da vida".Ética na diversidade sexual. 2010. (Seminário).

Ágora futura - um novo espaço de intervenções.Transformações na sexualidade. 2010. (Outra).

Fazendo Gênero 9. Diáspora, Diversidades, Deslocamentos. OFICINA: TROCA DE EXPERIENCIAS SOBRE O GDE. 2010. (Congresso).

I Mostra Nacional Programa Nacional Saúde na Escola / IV Mostra Nacional Programa Nacional Saúde e Prevenção na Escola.Conversa afiada: orientação sexual e identidade de gênero: pela promoção dos direitos LGBT. 2010. (Outra).

II Encontro Memorial do ICHS/UFOP.Currículo e Diversidade Sexual. 2009. (Encontro).

IV Psicologia nas Gerais: Ciência, Trabalho e Sociedade.Psicologia e Diversidade Sexual: legislação e políticas públicas. 2009. (Outra).

Seminário Fratello Sole, Sorella Luna: Francisco de Assis ontem e hoje.Debate sobre o filme: Francesco, de Liliana Cavani. 2009. (Seminário).

VI Semana do Pedagogo.Educação sem Homofobia. 2009. (Encontro).

III Psicologia nas Gerais. Os direitos humanos e o compromisso social da Psicologia. 2008. (Congresso).

XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica.Resistência e Mobilização dos Movimentos GLBT (Mesa red.). 2007. (Outra).

15º Encontro Regional da ABRAPSO Minas.A Insuficiência da Tolerância na Integração à Cidadania dos não Heterossexuais. 2006. (Encontro).

III Congresso Naciona de Psicologia - Conferência dos Religiosos do Brasil. Mesa red.: Afetividade, Espiritualidade e Mística. 2006. (Congresso).

IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Interações entre esfera civil e a Igreja Católica através do debate acerca da homossexualidade. 2006. (Seminário).

IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Homossexualidade, Religião e Tolerência.. 2006. (Seminário).

Seminário Nacional de Relações Intersetoriais: Um Novo Modelo de Gestão Para o Desenvolvimento Sustentável. 2006. (Seminário).

13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.A insuficiência da tolerância aos homossexuais no discurso da Igreja Católica diante do alargamento das noções de cidadania. 2005. (Encontro).

13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Expositor em mesa redonda "O conceito de hegemonia na análise do discurso religioso. 2005. (Encontro).

13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.A constituição de identidades políticas no discurso da Igreja Católica. Uma visão a partir do caso Leonardo Boff e o Cardeal Joseph Ratzinger. 2005. (Encontro).

Congresso de Psicólogos/as Religiosos/as da Conferência dos Religiosos do Brasil. Cidadania e Vida Religiosa Consagrada nas transformações sociais contemporâneas. 2005. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano da Psicologia. O Discurso Católico Acerca da Homossexualidade. 2005. (Congresso).

Pampulha: por uma arquitetura brasileira. 2005. (Seminário).

Seminário de Estudos da Homocultura.Homossociabilidade na Igreja Católica. 2005. (Seminário).

14º Encontro Mineiro de Psicologia Social.Mini curso "Pesquisas com movimento social na Psicologia Social". 2004. (Encontro).

14º Encontro Mineiro de Psicologia Social.Identidade coletiva e movimentos sociais: processos psicossociais da participação social em diferentes âmbito da vida social. 2004. (Encontro).

Políticas Públicas: Saberes e Práticas Psicossociais.Os Discursos Católicos Sobre Homossexualidade: Ambigüidade ou Resistência?. 2004. (Encontro).

Colóquio Internacional Mídia, Espaço Público e Identidades Coletivas: Perspectivas Interdisciplinares. 2003. (Outra).

Realções Homoafetivas.Seminário de Estágio da Casa das Meninas. 2003. (Seminário).

XIII Encontro Mineiro da Abrapso. 2002. (Encontro).

VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia.Algumas Interfaces Entre Saúde Mental e Fenômeno Religioso. 2001. (Outra).

I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.As Tensões Dentro de Uma Comunidade Terapêutica de Dependentes Químicos. 2000. (Encontro).

XI Encontro Mineiro de Psicologia Social.Projeto: estágio na delegacia especializada em crimes contra a mulher - questões de gênero.. 1998. (Encontro).

1º Simpósio de Natal dos Alunos de Graduação da Psicologia.A família autoritária em Gilberto Freire, Casa Grande e Senzala. 1995. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Lucas Rodrigues Caixeta

ALMEIDA JUNIOR, J. B.;TORRES, M. A.; BORGES, B. G.. O caso Dandara: uma leitura acerca do sexo e gênero por meio de Judith Butler. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Igor Henrique da Costa

TORRES, M. A.; CAMPOS, P. A. F.; CHAVES, E.. Masculinidade e (cis)heteronormatividade na formação e atuação docente em Educação Física: o ensino da dança na escola. 2025 - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, F. A. O. R.;TORRES, M. A.; FREITAS, A. A. A.; PEDROSO, A. P. F.. TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CAMINHOS NÃO LINEARES. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: ALAX WYLLIAN DOS REIS SANTOS

TORRES, MARCO ANTONIO; Santos, E. P.; EUCLIDES, M. S.. Sapatões, gays, bichas e bichas pretas: processos de assujeitamento e reconhecimento em contextos educacionais. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Edgar de Barros Santos

TORRES, MARCO ANTONIO; DINIZ, M.; NOGUEIRA, P. H. Q.. Narrativas de professores (as) LGBTQIA+ em aliança: escrevivendo possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Leandro Andrade Henriques

TORRES, MARCO ANTONIO; NUNES, C. M. F.; OLIVEIRA, MEGG RAYARA GOMES DE. Narrativa de uma trans universitária : experiências de acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Carolna Santos Silva

Santos, E. P.;TORRES, M. A.; SILVA, J.. Educação infantil e antirracismo a partir de uma autoetnografia feminista negr e dialogada. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Guilherme Soares

DINIZ, M.; FERRARI, A.;TORRES, M. A.. SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: Debates sobre o discurso pedagógico e a emergência do diálogo em ambiente escolar. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Jackeline da Silva Souza

FERREIRA, C. M. R. J.;TORRES, M. A.; DINIZ, M.; CALIMAN, L. V.. Medicalização da infância na fase escolar: um debate à luz das categorias poder e resistência. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Débora Thyara Ferreira

FERREIRA, C. M. R. J.;TORRES, MARCO ANTONIO; VASQUES, C. K.. Medicalização na escola: a(s) face(s) da infância medicalizada. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Agnes Vasconcelos Arreguy

TORRES, M. A.; PAIXAO, J. A.; DINIZ, M.. Gênero e Sexualidades na Educação Física Escolar: Discussões Presentes Nas Produções Científicas do Período de 2015 a 2019. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Carolina Alves Silva

TORRES, M. A.; NUNES, C. M. F.; GONCALVES, T. G. G. L.. Pessoas com Deficiência, Acesso e Permanência na Universidade Federal de Ouro Preto: Possibilidades e Desafios. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: MÔNICA SALDANHA COELHO

VIANNA, C. P.; CAVALEIRO, M. C.;TORRES, M. A.. Processos de identificação lesbiana no espaço universitário: pertencimentos, acolhimentos, reelaboração, disputas e politizações. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela Persio Gonçalves

CORTES, H. M.;TORRES, M. A.; LIMA, E. H. D.. As mulheres transexuais e travestis da comunidade da Favela/Vila Aparecida: Trajetórias e relações sociais sob a ótica do processo de saúde e adoecimento. 2021. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA ? PROFSAÚDE) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Nilma Coelho

SILVA, A. J.;TORRES, M. A.; PENNA, F. A.; MARIZ, D.. O sofisma "Ideologia de Gênero" e o Plano Municipal de Educação de Belo Horizonte: Implicações na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência (MP)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sara Laham Sonetti

GARCIA, M. R. V.;TORRES, M. A.; MOUNTIAN, I.. ?NINGUÉM QUER UMA PESSOA TRANS POR PERTO?: ESCOLAS COMO ESPAÇOS PROTETIVOS OU REPRODUTIVOS DA TRANSFOBIA. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Andrezza Rodrigues Duarte Souza

TORRES, M. A.; MATTOS, A. R.; TRIPODI, M. R. F.. Docência e gênero em discurso: o caso escola sem partido. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Amanda Pedroso

TORRES, M. A.; ALVES, K. S.; MORESCO, M. C.. A lesbofobia no ensino superior: expressões e possibilidades de enfrentamento. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Thaís Pimentel de Oliveira Xavier

VIANNA, C. P.;TORRES, M. A.; CAVALEIRO, M. C.. Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lígia Carvalho Reis

TORRES, M. A.; FAVACHO, A. M. P.; DINIZ, M.. Ocupações Estudantis: a Produção de Alianças na Luta Por Educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ludmilla Santos de Barros Camilloto

TORRES, M. A.; DINIZ, M.; QUINALHA, R. H.; BAHIA, A. G. M. F. M.. Transgeneridade e direito de ser: realção entre o reconhecimento de si e o reonhecimento jurídico de novos sujeitos de direitos. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Alcilene Rodrigues Pereira

TORRES, M. A.; DINIZ, M.; RAHME, M. F.; FERREIRA, C. M. R. J.. Mulheres ditas com deficiência intelectual: limites e possibilidades dos contextos inclusivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Amanda Melissa dos Santos

FONSECA, M. V.; ALVES, V. F. N.;TORRES, M. A.. O Grande Anganga Muquixe Chico Rei: a presençado mito negro no Reinado do Alto da Cruz e nas escolas de Ouro Preto/MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Izabella Marina Martinho Saraiva

TORRES, M. A.; VIANNA, C. P.; COUTRIM, R. M. E.. Gênero e sexualidades no cotidiano escolar: olhar de docentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Ana Carolina da Silva

TORRES, M. A.; MIRANDA, S. A.; PERPETUA, E. D.. Gênero em Quarto de despejo: a literatura marginal como instrumento didático. 2019 - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Renata Lena de Lourdes Ferreira

TORRES, M. A.; COUTRIM, R. M. E.; CUNHA, M. A. A.. A Luta por Direitos dos Estudantes Surdos: Resistências e Frustrações de Famílias das Camadas Populares. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Rubens Gonzaga Modesto

TORRES, M. A.; PRADO, M. A. M.; NUNES, C. M. F.. SOBRE CORAGEM E RESISTÊNCIA: CONTANDO A HISTÓRIA DE LEONA, PROFESSORA E MULHER TRANS.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Magner Miranda de Souza

MOREIRA, M. I. C.;TORRES, M. A.; JAYME, J. G.. O SLOGAN IDEOLOGIA DE GÊNERO: uma abordagem crítico discursiva de sua gênese. estratégias e pressupostos teóricos no campo das políticas públicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Arthur Medrado Soares Araujo

DINIZ, M.;TORRES, M. A.; MAIA, M. R.; TEIXEIRA, I. A. C.. OLHARES (IM)POSSÍVEIS: desenvolvimento e aplicação de metodologia para a escuta do indizível com crianças da periferia de Ouro Preto. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Bruna Monalisa Ramalho Gomes

TORRES, M. A.; NUNES, C. M. F.; SOUZA, R. R. S.. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pela voz de conselheiros/as de Ouro Preto: limites e possibilidades da participação popular e formação cidadã. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Apolônia de J

TORRES, M. A.; MIRANDA, S. A.; NOGUEIRA, M. de O.. Ferreira e Silva. Gênero e Sexualidade na Formação de Pedagogos (as): diálogos acerca de Entendimentos e Práticas Discentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Fernanda Batista Moreira

Santos, E. P.;TORRES, M. A.; CALDEIRA, Maria C.. A Construção do Ensino Religioso na Educação Pública: uma Análise Sobre o Debate entre as pesquisas em Educação a partir da noção de Regimes de Verdade de Michel Foucault. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Juliana Batista Diniz Valério

PRADO, M. A. M.;TORRES, M. A.; NOGUEIRA. P. H. Homofobia: Dinâmicas do preconceito por gênero e sexualidades em experiências no cotidiano escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Arthur Medrado Soares Araujo

COUTRIM, R. M. E.;TORRES, M. A.; TEIXEIRA, I. A. C.. OLHARES (IM)POSSÍVEIS: o que emerge da relação professor(a) - estudante a partir de uma experiência com a realização de vídeos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Igor Ramon Lopes Monteiro

PRADO, M. A. M.;TORRES, M. A.; OLIVERIRA, M. A. C.. A exclusão democrática de travestis e transexuais na gestão educacional: um estudo das relações entre gênero, sexualidade e hierarquia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vanrochris Helbert Vieira

OLIVEIRA, L.;TORRES, M. A.; SILVA, R. H. A.. Vivendo no front: discursos acionados por sujeitos na fronteira entre perspectivas LGBTs e evangélicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gláucio Antônio Santos

FONSECA, Marcus V.;TORRES, M. A.; JARDILINO, J. R. L.; Oliveira, H. S.. Encontros de Ensino Religioso nas Cidades de Ouro Preto e Mariana: a Laicidade da Educação Pública em Questão. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Gabriela Pereira da Cunha Lima

DINIZ, M.;TORRES, M. A.; FERREIRA, C. M. R. J.; SILVA, S. A.; DALLAPICULA, C.. EXPERIÊNCIAS QUE NOS TOCAM E NOS ACONTECEM NA ESCOLA: EFEITOS DE SUBJETIVAÇÃO SOBRE OS EDUCADORES, MANTENEDORES E EGRESSOS DE UMA COOPERATIVA EDUCACIONAL. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Jean Pablo Guimarães Rossi

MAIO, E. R.;TORRES, M. A.; PRIORI, C.; FRANCA, F. F.; BALISCEI, J. P.; MARTINI, C. M.; LEITE, L. L.. AS PEDAGOGIAS DO ARMÁRIO NO SEMINÁRIO CATÓLICO: TRAJETÓRIAS DE EX-SEMINARISTAS GAYS. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Reinaldo Pereira da Silva

MOREIRA, M. I. C.;TORRES, M. A.; STENGEL, Márcia; JAYME, J.; ALVES, C.. SEJA HOMEM DE VERDADE! OS MODOS DE PRODUÇÃO DA MASCULINIDADE DE HOMENS CISGÊNERO HETEROSSEXUAIS EM UM CANAL COACH DO YOUTUBE. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Rubens Gonzaga Modesto

TORRES, M. A.; ALMEIDA, G. S.; DALLAPICULA, C.; NUNES, C. M. F.; DINIZ, M.. Transitando nas fronteiras da aceitação e da exclusão: mapeamento e narrativas de homens trans na docência. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rubens Gonzaga Modesto

TORRES, M. A.; ALMEIDA, G. S.; DALLAPICULA, C.; NUNES, C. M. F.; DINIZ, M.. Transitando nas fronteiras da aceitação e da exclusão: mapeamento e narrativas de homens trans na docência. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Catarina Dallapicula

DINIZ, M.;TORRES, MARCO ANTONIO; JARDILINO, J. R. L.; MAIA, M. R.; DUARTE, M. J. O.; GODINHO, A. C. F.. Violência de gênero na docência: moral, hierarquia e poder na universidade pública. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Thais Cristina Montaldi Gava

VIANNA, C. P.; FABRIS, M. T. R.;TORRES, MARCO ANTONIO; PENNA, F. A.; SOARES, D. C.. O ovo de Serpente: o discurso antigênero como elemento na disputa pela função social da educação escolar. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

Aluno: Alessandra Bernardes Faria Campos

TORRES, M. A.; NASCIMENTO, I. S.; SILVA, F. A. O. R.; SANTOS, M. L.; RAMALHO, B. B. M.; FERNANDEZ, T. A. C.. Sementes de Esperança: Militâncias-Educadoras de Mulheres do Campo e A Produção de Territorialidades de Vida e Resistências na Zona da Mata Mineira. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Gislene Rangel Evangelista

SALES, S. R.;TORRES, M. A.; SOFIATI, F. M.; CALDEIRA, M. C. S.; OLIVEIRA, D. A.. LIVRE, PORÉM SERVO/A E LOUCO/A POR JESUS: a produção do/a jovem cristão/ã no Currículo da Célula Evangelizadora. 2023. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Igor Henrique da Costa

TORRES, M. A.; CHAVES, E.; CAMPOS, P. A. F.. Masculinidade e (cis)heteronormatividade na formação e atuação docente em Educação Física: o ensino da dança na escola. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Jaime Peixoto da Silva

MIRANDA, S. A.;TORRES, MARCO ANTONIO; NOGUEIRA. P. H; CASTRO, R. D.; SOARES, A. G.. Jovens LGBTQIA+ negros/as e as resistências aos neoconservadorismos: narrando dissidências. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thalles do Amaral de Souza Cruz

TORRES, M. A.; MACEDO, E. F.; POCAHY, F. A.; NASCIMENTO, M. A. F.; OLIVEIRA, J. M. C.. "Olha, eu fiz o GDE, meu bem!": uma análise da capilaridade da política educacional no curso Gênero e Diversidade na Escola. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ÉRICA SILVA FRÓIS

MOREIRA, M. I. C.;TORRES, M. A.; STENGEL, Márcia; JAYME, J. G.; COSTA, C. E. C.. A Constituição das Expressões de Gênero da Criança no Contexto da Educação Infantil: do Corpo à Palavra. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula da Silva

TORRES, M. A.; CARNEIRO, M.; STENGEL, Márcia; GUIMARAES, D. A.; WESTIN, M. R.; CARMO, R. F.. Avaliação da Aceitabilidade e Implicações para o Uso da Profilaxia Pé-Exposição (PrEP) na Prevenção da Infelcção Pelo HIV em Coorte de Homens Que Fazem Sexo Com Homens (HSH) ? Projeto Horizonte/UFMG. 2018. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luana Carola dos Santos

TORRES, M. A.; BORGES, C. A. M.; STRALEN, C. J. V.; Rueda, L. I.; Nogueira, M. L. M.. Nas Fronteiras entre o Morar e o Decidir: Uma Etnografia sobre Famílias Removidas do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Dayana Brunetto Carlin dos Santos

CESAR, M. R. A.;TORRES, M. A.; GUARIZA, N. M.; GORSDORF, L. F.; FONSECA, A. C. M.. DOCÊNCIA TRANS*: ENTRE A DECÊNCIA E A ABJEÇÃO. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cláudio Eduardo Resende Alves

TORRES, M. A.; MOREIRA, M. I. C.; MIRANDA, S. A.; JAYME, J. G.; ROMAGNOLI, R. C.. UM NOME SUI GENERIS: implicações subjetivas e institucionais do nome (social) de estudantes travestis e transexuais em escolas municipais de Belo Horizonte/MG. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Paulo ribeiro

Antunes-Rocha, M. I.;TORRES, M. A.; SILVA, S. A.; PINHEIRO, T. M. M.; CAMPOS. R. H. de F.. Representações Sociais de Educandos dos Curso de Licenciatura em Educação do Campo Sobre a Violência. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rubens Gonzaga Modesto

TORRES, M. A.; NUNES, C. M. F.; ALMEIDA, G. S.; DALLAPICULA, C.. Educadores Além do Gênero: histórias de professores transmasculinos. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Lucinéa de Souza Pereira

TORRES, M. A.; LISBOA, N. S.; URPIA, A. M. O.; SCHWENGBER, M. S. V.. MÃES TRABALHADORAS DA UFOP: COMO TRABALHAR, ESTUDAR E EXERCER A MATERNIDADE?. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Paula Batista de Oliveira

COUTRIM, R. M. E.;TORRES, M. A.; AZAMBUJA, R. M. M.. Desafios e aprendizagens na relação entre os egressos do curso técnico integrado do IFMG e suas avós durante e após a pandemia COVID-19. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Gabriela Pereira da Cunha Lima

DINIZ, M.;TORRES, MARCO ANTONIO; FAVACHO, A. M. P.. Experiências que nos tocam e nos acontecem na escola: efeitos de subjetivação sobre os(as) estudantes de uma cooperativa educacional. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Gislene Rangel Evangelista

SALES, S. R.;TORRES, MARCO ANTONIO. O currículo da célula evangelizadora: práticas de si na produção do/a jovem cristão/ã. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alessandra Bernardes Faria Campos

TORRES, MARCO ANTONIO; RAMALHO, B. B. M.; NASCIMENTO, I. S.; MIRANDA, S. A.; FERNANDEZ, T. A. C.; NUNES, C. M. F.. Sementes de esperança: mulheres e Educação Popular nos territórios da Zona da Mata mineira e leste. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Jean Pablo Guimarães Rossi

MAIO, E. R.; PRIORI, C.;TORRES, M. A.; FRANCA, F. F.; BALISCEI, J. P.; MARTINI, C. M.; LEITE, L. L.. ?Por baixo da batina?: Pedagogias do armário nos trajetos (e trejeitos) de ex-seminaristas homossexuais. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Juliano Bonfim dos Santos

PRADO, M. A. M.; JUNQUEIRA, R. D.; CORREA, S.;TORRES, M. A.. Do problema de gênero ao gênero como problemas: dinâmicas, conflitos e efetios do ativismo antigênero no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: ÉRICA SILVA FRÓIS

MOREIRA, M. I. C.;TORRES, M. A.; STENGEL, Márcia. A Gestualidade na Construção da Expressão de Gênero Da Criança no Contexto da Educação Infantil. 2017.

Aluno: Geíse Pinheiro Pinto

TORRES, M. A.; BORGES, C. A. M.; Roese, A.. O que me resta se não participar na igreja? Interceccionalidade de gênero, raça, juventude e religião e seus efeitos nos modos de subjetivação coletiva. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Dayana Brunetto Carlin dos Santos

TORRES, M. A.; CESAR, M. R. A.; DUARTE, A. M.; GORSDORF, L. F.. Cartografias da Docência-Decente: a Docência TRANS*. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, F. A. O. R.;TORRES, M. A.; PEDROSO, A. P. F.. TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CAMINHOS NÃO LINEARES. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Igor Henrique da Costa

TORRES, M. A.; CAMPOS, P. A. F.; CHAVES, E.. Masculinidade e cisheteronormatividade na educação física do Brasil: a formação e a prática docente do ensino da dança. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Elaine Crsitina rosa Ferreira

TORRES, M. A.; FERREIRA, C. M. R. J.; VASQUES, C. K.. Estar na escola: o que dizem os autistas. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Milene Felisberto

SILVA, F. A. O. R.;TORRES, M. A.; COSTA, G. S.. ?Agora somos nós que temos que correr atrás dos nossos sonhos, né? E ter orgulho de nós mesmo?: juventudes na Educação de Jovens e Adultos. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Carolina Santos Silva

Santos, E. P.;TORRES, MARCO ANTONIO; SILVA, F. A. R. E.; EUCLIDES, M. S.. Educação infantil e racismo nas vivências de uma professora negra: uma autoetnografia feminista negra. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: ALAX WYLLIAN DOS REIS SANTOS

TORRES, MARCO ANTONIO; Santos, E. P.; RODRIGUES, A.. Exu nas escolas: A Encruzilhada da Diferença e Educação. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rayanna Ceres Maciel de Miranda

ANDRADE, A. P.;TORRES, MARCO ANTONIO; PASSOS, D. O. R.; ZANETTI, F. L.. Subjetividades de gênero nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022.

Aluno: Lígia Carvalho Reis

TORRES, M. A.; DINIZ, M.; FAVACHO, A. M. P.; LEITE, M. S.. Luta por educação: relatos da ocupação estudantil da Universidade Federal de Ouro Preto em 2016. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Nilma Coelho

TORRES, M. A.; SILVA, A. J.; NOGUEIRA, P. H. Q.. O Sofisma "Ideologia de Gênero" e o Plano Municipal de Educação de Belo Horizonte: Implicações na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Docência (MP)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Andrezza Rodrigues Duarte Souza

TORRES, M. A.; TRIPODI, M. R. F.; MATTOS, A. R.. Discursos articulados nas redes pelas organização Escola Sem Partido. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Amanda Pedroso

TORRES, M. A.; ALVES, K. S.; AUAD, D.. A lesbofobia no Ensino Superior: expressões e possibilidades de enfrentamento. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Bruna Schneider Pinto Coelho

FIGUEIREDO, A. M.;TORRES, M. A.; LIMA, E. H. D.. DESCOLONIZANDO CORPOS: Ampliando o olhar para a saúde da mulher lésbica, bissexual e queer (LBQ). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Gabriela Persio Gonçalves

LIMA, E. H. D.;TORRES, M. A.; FIGUEIREDO, A. M.. As Mulheres Transexuais e Travestis da Comunidade da Vila Aparecida: fatores pessoais, familiares e sociais relacionados à saúde e adoecimento. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Mônica Saldanha Pereira

VIANNA, C. P.;TORRES, M. A.; CAVALEIRO, M. C.. Processos de identificação lesbiana na universidade: trajetórias de acolhimento, reflexão, desigualdade e contradição. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sara Laham Sonetti

GARCIA, M. R. V.;TORRES, M. A.; MOUNTIAN, I.. Ensinando a diversidade ou a transfobia? Um panorama da educação sobre diversidade sexual e de Gênero nas escolas e sua intersecção com saúde mental. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Alcilene Rodrigues Pereira

TORRES, M. A.; DINIZ, M.; RAHME, M. F.; FERREIRA, C. M. R. J.. Relatos de mulheres representadas com deficiência intelectual sobre o corpo e a sexualidade sob a perspectiva do modelo social da deficiência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Izabella Marina Martinho Saraiva

TORRES, M. A.; COUTRIM, R. M. E.; VIANNA, C. P.. Gênero e sexualidades no cotidiano escolar: o olhar de docentes. 2018.

Aluno: Amanda Melissa dos Santos

FONSECA, M. V.;TORRES, M. A.; ALVES, V. F. N.. O Grande Anganga Muquixe: a presença da história de Chico Rei nas escolas de Ouro Preto/MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Thaís Pimentel de Oliveria Xavier

VIANNA, C. P.; JARDIM, F. A. A.;TORRES, M. A.. As Trajetórias Escolares de Pessoas Trans no Município de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Mikael Silva

NACIMENTO, A. R. A. do; BORGES, C. A. M.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Representações sociais de profissionais de medicina da área da ginecologia e/ou obstetrícia sobre o aborto. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernando Lana Ferreira

BORGES, C. A. M.; MOREIRA, L. E.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Psicologia e Afrocentricidade contra o racismo no Brasil. 2018 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Coelho Antunes

GOULART, M. S. B.; BORGES, C. A. M.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. O sofrimento contemporâneo na universidade: a perspectiva docente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabela Guimarães Alves

MOREIRA, L. E.; ZILLER, J.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Invisibilidades no cuidado em saúde de mulheres lésbicas e bissexuais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Cabral de Oliveira Dutra

BORGES, C. A. M.; SOUZA, E. R. de S.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Movimentos de mulheres indígenas: narrativas das Kaxixó. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luisa Xavier de Brito Silva

CIRINO, S. D.; NASCIMENTO, I. F. G.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Mapeamento do Ensino da História da Psicologia no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Miriam Ires Couto Marinho

MOREIRA, L. E.; BARRETO, L. C.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Nós por nós: apontamentos sobre rede autônoma de resistência e apoio a mulheres em situação de violência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hilceia Stéfane Rosa Moreira

BORGES, L. de O.; HELENO, C.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. ?Não se vá?: intenção de rotatividade e satisfação dos profissionais da saúde. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Reis Machado

SOARES, L. C. E. C.; MOREIRA, L. E.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Masculinidades em grupos reflexivos: impasses entre o enfrentamento da violência de gênero e a judicialização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maryana Pereira Jácome

NOGUEIRA. P. H; SANDER, J.; TOSTES, S.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Morar: subjetivação e cotidiano no Programa Vila Viva do Aglomerado Santa Lúcia Maria. 2018.

Aluno: Karla Patrícia Paiva Ferreira

MOREIRA, L. E.; STRALEN, C. J. V.; NATIVIDADE, C.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Loucura, gênero e periculosidade: práticas de saúde mental com mulheres em medida de segurança nos CERSAMs da cidade de Belo Horizonte. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Soares Rodrigues

NOGUEIRA. P. H; BACELAR, R. P.;TORRES, M. A.; YAMAMOTO, O.. Modos de Vida e Enfrentamento à pobreza por jovens pobres em movimentos sociais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rubens Modesto

TORRES, M. A.; PRADO, M. A. M.; NUNES, C. M. F.. O Voo de uma Borboleta: contando a história de Leona, professora e mulher trans. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Bruna Monalisa Ramalho Gomes

TORRES, M. A.; NUNES, C. M. F.; SOUZA, R. R. S.. Narrativas de Conselheiros/as do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Ouro Preto - MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Apolônia de Jerusalém Ferreira Silva

TORRES, M. A.; MIRANDA, S. A.; NOGUEIRA, M. de O.. Gênero e Sexualidades na Formação de Pedagogos/as: Diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Christiane Vieira Lopes

TORRES, M. A.; COUTRIM, R. M. E.; TEIXEIRA, I. A. C.. Processo Coeducativo para o Aprendizado da Sexualidade entre três Gerações de Mulheres em um Distrito de Ouro Preto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Fernanda Batista Moreira de Andrade

TORRES, M. A.; Santos, E. P.. A Disciplina Ensino Religioso em Escolas Públicas e as Pesquisas em Educação a partir da Noção de Regimes de Verdade em Michel Foucault. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rafael Bonfim Lara

TORRES, M. A.; FERRARI, A.; DINIZ, M.. Diversidade sexual na Escola: o papel do professor no processo de socialização e Aprendizagem na Escola Estadual Dom Velloso em Ouro Preto - MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Juliana Batista Diniz Valério

TORRES, M. A.; SILVA, C. O.; MENEZES, J. A.. Cotidiano escolar: a homofobia em cena. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gláucio Antônio dos Santos

FONSECA, Marcus V.;TORRES, M. A.; JARDILINO, J. R. L.. Perfil dos professores de ensino religioso das cidades de Mariana e Ouro Preto. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Edivaldo Alves Nunes,

GONCALVES, C. R.;TORRES, MARCO ANTONIO; RODRIGUES-JUNIOR, A. S.. A Linguagem Pajubá: identidades e formas de (re)existências. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação e m Educação das Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Laura Rodrigues Paim Pamplona

TORRES, M. A.. Relações Horizontais: os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS - como dispositivos inclusivos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Teoria e Métodos Pesquisa em Educ) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Lorena Bragança Soares de Oliveira

TORRES, MARCO ANTONIO; BORTOLINI, N. G. S.; CAETANO, N.. CORPOS DESEJANTES NA SALA DE AULA: perspectivas libertárias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas (licenciatura)) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Vítor Luiz Rocha Rodrgiues

TORRES, M. A.; ROCHA, L. F. R.; MODESTO, R. G.. Orientação Sexual e Identidade de Gênero: Análise da Percepção dos/as Professores/as de Educação Física Escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO.

Aluno: Gabriel Silva Alves

TORRES, M. A.; LOPES, J. C.; CUNHA, E. S.. Travestis e Mulheres Trans na Prostituição: Cultura e Segregação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Gustavo Henrique Teixeira

TORRES, M. A.. Homofobia: possibilidades de enfrentamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

RIBEIRO, M. I. S.; NEGREIROS, F.;TORRES, M. A.. Concurso para Professor Adjunto A - Psicologia da Educação. 2018. Universidade Federal da Bahia.

TORRES, M. A.. Banca do processo seletivo simplificado para professor substituto na área de psicologia geral e da educação. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

TORRES, M. A.. EDITAL PROAD Nº 167, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2010 // Cargo Psicólogo. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

Orientou

Alcione Raimunda Araújo

Práticas pedagógicas para o TEA nos anos iniciais: um olhar sobre as escolas de Mariana MG; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Juliana Aparecida Alves de Jesus

As crianças venezuelanas residentes em Mariana e como seus corpos se manifestam perante à necessidade de recomeço; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Igor Henrique da Costa

Performatividade de gênero na formação em educação física: (re)produções da cisheteronormatividade na Universidade Federal de Ouro Preto; Início: 2025; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

ALAX WYLLIAN DOS REIS SANTOS

Não queimem as bruxas, queimem as bichas: movimento de resistência de uma bicha preta em contextos educacionais; Início: 2025; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Izabella Marina Martinho Saraiva

O que revelam as vozes das crianças da pré-escola, acerca das masculinidades? Uma análise sob a perspectiva do gênero e das sexualidades; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Ana Carolina da Silva

Epistemologias insurgentes na construção de gênero: a educação entre as mulheres Matipu; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Edgar de Barros Santos

Trajetórias de um professor /Bicha/Veado na Educação Pública; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Fernanda Batista Moreira de Andrade

Rainha do lar ou da sala de aula: uma análise sobre professoras mulheres na educação infantil da rede municipal de Belo Horizonte/MG; Início: 2022; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Lucinéa de Souza Pereira

As Mães Trabalhadoras da UFOP: como trabalhar, estudar e exercer a maternidade?; Início: 2021; Tese (Doutorado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Nayra Rezende Silva Amorim

Professoras lésbicas na educação: pesquisas e debates produzidos no contexto brasileiro; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; (Orientador);

Igor Henrique da Costa

Masculinidade e (cis)heteronormatividade na formação e atuação docente em educação física : o ensino da dança na escola; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marco Antonio Torres;

ALAX WYLLIAN DOS REIS SANTOS

SAPATÕES, GAYS, BICHAS E BICHAS PRETAS: PROCESSOS DE ASSUJEITAMENTO E RECONHECIMENTO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marco Antonio Torres;

Edgar de Barros Santos

Narrativas de Professores (As) Lgbtqia+ em Aliança: Escrevivendo Possibilidades; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Leandro Andrade Henriques

NARRATIVA DE UMA TRANS UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Orientador: Marco Antonio Torres;

Jackeline da Silva Souza

Medicalização da infância na fase escolar : um debate à luz das categorias poder e resistência; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Coorientador: Marco Antonio Torres;

Agnes Vasconcelos Arreguy

Gênero e Sexualidades na Educação Física Escolar: Discussões Presentes Nas Produções Científicas do Período de 2015 a 2019; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Orientador: Marco Antonio Torres;

Ana Carolina Alves Silva

Pessoas com Deficiência, Acesso e Permanência na Universidade Federal de Ouro Preto: Possibilidades e Desafios; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Lígia Carvalho Reis

Ocupações estudantis: a produção de alianças na luta por educação; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO, ; Orientador: Marco Antonio Torres;

Andrezza Rodrigues Duarte Souza

Docência e gênero em discurso: o caso escola sem partido; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Amanda Pedroso

A lesbofobia no ensino superior: expressões e possibilidades de enfrentamento; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Ana Carolina da Silva

Gênero e QUARTO DE DESPEJO: a literatura marginal como instrumento didático; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Izabella Marina Martinho Saraiva

GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO ESCOLAR: Olhar de docentes; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO, ; Orientador: Marco Antonio Torres;

Rubens Gonzaga Modesto

SOBRE CORAGEM E RESISTÊNCIA: CONTANDO A HISTÓRIA DE LEONA, PROFESSORA E MULHER TRANS; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Orientador: Marco Antonio Torres;

Bruna Monalisa Ramalho Gomes

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pela Voz de Conselheiros/as de Ouro Preto/MG: Possibilidades e Limites da Participação Popular e Formação Cidadã; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Orientador: Marco Antonio Torres;

Apolônia de Jerusalém Ferreira Silva

O QUE AS FUTURAS PROFESSORAS ENTENDEM SOBRE SEXO? FORMAÇÃO INICIAL E OS ESTUDOS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA UFOP; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Orientador: Marco Antonio Torres;

Rafael Bonfim Lara

O que dizem os (as) Professores (as) acerca da Diversidade Sexual na Escola; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Gláucio Antônio dos Santos

Encontros de Ensino Religioso nas Cidades de Ouro Preto e Mariana: a Laicidade da Educação Pública em Questão; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Coorientador: Marco Antonio Torres;

Rubens Gonzaga Modesto

Transitando nas fronteiras da aceitação e da exclusão: mapeamento e narrativas de homens trans na docência; 2024; Tese (Doutorado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Orientador: Marco Antonio Torres;

Catarina Dallapicula

Violência de gênero na docência: moral, hierarquia e poder na universidade pública; 2023; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Coorientador: Marco Antonio Torres;

Alessandra Bernardes Faria Campos

Sementes de Esperança: Militâncias-Educadoras de Mulheres do Campo e A Produção de Territorialidades de Vida e Resistências na Zona da Mata Mineira; 2023; Tese (Doutorado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Catarina Dalapículla

Violência de gênero na docência do Ensino Superior: moral, hierarquia e universidade; 2018; Tese (Doutorado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Coorientador: Marco Antonio Torres;

Marcos Eduardo de Sousa

Ensino religioso público estatal em Minas Gerais: desdobramentos legais após LDB de 1996; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Teoria e Métodos Pesquisa em Educ) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Maria de Lourdes Souza Lima

Instabilidade no Ambiente Profissional Provocada pelo Servilismo e pela Bajulação; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Ademir Santos de Oliveira

Novos Paradigmas Vocacionais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formadores Presbíteros Diocesanos) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Marco Antonio Torres;

LIANA PAULA MARGARIDA PINTO

Relatos de uma travesti/transexual negra nos contextos educacionais: do armário às lutas pelos direitos de TLGBQIA+; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Caroline Coutinho

IMAGEM CORPORAL E O BRINCAR NA PERSPECTIVA TECNOLÓGICA: COMO A TECNOLOGIA MOLDA A ORGANIZAÇÃO PSICOMOTORA DA CRIANÇA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

STHEFANY APARECIDA SILVA MARQUES

IMAGEM CORPORAL E O BRINCAR NA PERSPECTIVA TECNOLÓGICA: COMO A TECNOLOGIA MOLDA A ORGANIZAÇÃO PSICOMOTORA DA CRIANÇA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Sthepanie Layana Garcia

Heteronormatividade nas brincadeira infantis: uma pesquisa bibliográfica na educação; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Ana Carolina Alves Silva

Educação e desenvolviment psicossocial: os desafios da educação inclusiva; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Thaynara Martins da Costa de Menezes

?POPULAÇÃO T? NA UNIVERSIDADE: DO ACESSO, À PERMANÊNCIA E VISIBILIDADE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

LAÍS EMANUELE PEREIRA

A família na trajetória escolar da criança com Síndrome de Down: desafios e possibilidades; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Bianca Emília

A família na trajetória escolar da criança com Síndrome de Down: desafios e possibilidades; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Cássia Divina Lopes de Carvalho

A importância da família no processo de aprendizagem escolar da criança: diálogos com produções cinematográficas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Paula Yoshi Silva Matsumura Severino

A importância da família no processo de aprendizagem escolar da criança: diálogos com produções cinematográficas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

VÍTOR LUIZ ROCHA RODRIGUES

ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Amanda Pedroso

(RE)PRODUÇÕES DA HETERONORMATIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

WARILLAYNE NICOLY DOS S

M; P; GONÇALVES; CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: A atuação dos/as conselheiros/as em benefício do desenvolvimento da criança e do adolescente; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Thaiana Flaviana Duarte

Os impactos do bullying na escola, limites e possibilidades a partir do filme Bullying Provocações sem Limites; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Fabíola Flausino da Cunha

DIVERSIDADE SEXUAL: diferenças e preconceito no ambiente escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Cizemar Aparecido Celso

Violência nas Escolas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - licenciatura) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Marco Antonio Torres;

Rogério Nascimento Santos

Violência nas Escolas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - licenciatura) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Marco Antonio Torres;

Jéferson Lopes Duarth

Os Tabus e a Sexualidade; Os conceitos de totem e tabu em Freud e na contemporaneidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - licenciatura) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Marco Antonio Torres;

José Maciel Rodrigues de Almeida

Uma reflexão sobre o egoísmo nas concepções de Sigmund Freud e Zygmunt Bauman; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - licenciatura) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Marco Antonio Torres;

Roberto Volotão dos Santos Alves

O delinqüente juvenil na pós-modernidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - licenciatura) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Marco Antonio Torres;

Jaqueline Cristina Marques

Afetividade e sexualidade dos adolescentes nos tempos atuais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - licenciatura) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Marco Antonio Torres;

Marcos Antônio Rodrigues Leles

Teorias de Currículo: Currículo Oculto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - licenciatura) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Marco Antonio Torres;

Alexsandro Fernandes Silva

Lgbtfobia o ensino superior: levantamento de pesquisas e relatos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Ana Carolina Alves

EDUCAÇÃO E DESENVOLIMENTO PSICOSSOCIAL: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Denise Maria de Sales Neto Freitas

Educação Superior e Discentes trabalhadores/as; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Aline Silva Oliveira

Plano Nacional de Educação: direitos humanos e a emergência de identidades políticas na educação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Aline Silva Oliveira

A emergência de demandas pelos direitos LGBT e intervenção social na educação: levantamento de pesquisas do período de 2000 a 2013; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Amanda Pedroso

Diversidade e Inclusão na Formação de Pedagogos/as; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Amanda Resende Corrêa

Travestis e transexuais em discursos das políticas de direitos humanos: questões referentes à educação; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Amanda Resende Corrêa

Travestis e transexuais em discursos das políticas de direitos humanos: questões referentes à educação; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Aline Aparecida Albergaria

O DESAFIO DO ENSINO NO CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: O PRECONCEITO CONTRA A POPULAÇÃO LGBT NO AMBIENTE ESCOLAR; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Cinara Elizabete Murta Galdino

Educação, gênero e diversidade sexual na escola; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marco Antonio Torres;

Samira de Souza Alves

Programa Caleidoscópio/Psicologia Ensino e Pesquisa; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNIVERSIDADE DE OURO PRETO; Orientador: Marco Antonio Torres;

Produções bibliográficas

  • DALLAPICULA, CATARINA ; DINIZ, MARGARETH ; TORRES, MARCO ANTONIO . Tortura moral na gestão do trabalho de professoras universitárias: dimensões de um dispositivo. ACENO - REVISTA DE ANTROPOLOGIA DO CENTRO-OESTE , v. 11, p. 19-36, 2024.

  • HENRIQUES, LEANDRO ANDRADE ; TORRES, MARCO ANTONIO . Regime normativo cisgênero e a permanência das pessoas trans nas universidades. ACENO - REVISTA DE ANTROPOLOGIA DO CENTRO-OESTE , v. 11, p. 93-104, 2024.

  • CAMPOS, A. B. F. ; TORRES, M. A. ; RAMALHO, B. B. M. . Militâncias-Educadoras de mulheres do campo: produzido territórios de vida. REVISTA GEOAMAZÔNIA , v. 12, p. 215-239, 2024.

  • ANDRADE, F. B. M. ; TORRES, M. A. . O cotidiano escolar da educação infantil e suas artes de fazer: as astúcias de mulheres professoras. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO , v. 11, p. 1005-1020, 2023.

  • SANTOS, EDGAR DE BARROS ; TORRES, MARCO ANTÔNIO . QUEER-SITUADO: ANALÍTICA DAS SUBJETIVIDADES DISSIDENTES NO SUL GLOBAL. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 17262-17287, 2023.

  • OLIVEIRA, R. K. ; NOGUEIRA, M. de O. ; TORRES, M. A. . Professores homens nas primeiras etapas da educação básica: dilemas e enfrentamentos. Revista de Educação, Ciência e Cultura , v. 27, p. 1-17, 2022.

  • FERREIRA, RENATA LENA DE LOURDES ; COUTRIM, ROSA MARIA DA EXALTAÇÃO ; TORRES, MARCO ANTONIO . Inclusion for whom? The struggle of families for schooling deaf students. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 15, p. e16890, 2022.

  • TORRES, MARCO ANTONIO ; CAROLINA ALVES SILVA, ANA ; DA SILVA ESTEVAM, VANESSA . Transtorno do espectro autista (TEA) e os processos de reconhecimento em contextos educacionais: relações de poder e resistência. Revista Educar Mais , v. 5, p. 619-636, 2021.

  • DALLAPICULA, CATARINA ; TORRES, MARCO ANTONIO ; OLIVEIRA, MEGG RAYARA GOMES DE ; ROCON, PABLO CARDOZO . Interseccionalizando em educação: lutas sociais e direito à diferença. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura , v. 4, p. 23-32, 2021.

  • TORRES, MARCO ANTONIO ; MODESTO, RUBENS GONZAGA . A terceira margem do rio: os direitos humanos das pessoas trans. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura , v. 4, p. 161-177, 2021.

  • TORRES, MARCO ANTONIO ; SARAIVA, IZABELLA MARINA MARTINHO . Professores/as de coragem: a escola nas disputas sobre o governo dos corpos. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 25, p. 1-17, 2021.

  • TORRES, MARCO ANTONIO ; ARREGUY, AGNES VASCONCELOS ; RODRIGUES, VÍTOR LUIZ ROCHA . Práticas profissionais e Formação Docente: Reconhecimento das sexualidades no contexto da Educação Física.. FORMAÇÃO DOCENTE , v. 13, p. 73-86, 2021.

  • TORRES, M. A. ; MODESTO, R. G. ; SARAIVA, I. M. M. . Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 25, p. e250049, 2020.

  • TORRES, M. A. ; MODESTO, R. G. ; MENEZES, T. M. C. . Por uma educação não transfóbica: reconhecimento e produção de verdades trans na educação. FORMAÇÃO DOCENTE , v. 12, p. 121-133, 2020.

  • TORRES, M. A. ; PEDROSO, A. . O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 26, p. 1-18, 2020.

  • TRIPODI, M. R. F. ; Santos, E. P. ; TORRES, M. A. . Somente financiamento importa? Possíveis fatores associados à escolha de modos de oferta de creche. Revista Devir Educação , v. 4, p. 431-444, 2020.

  • TORRES, M. A. . Pesquisa com Travestis e Transexuais; ou daquilo que aprendo com estas pessoas.... TOM CADERNO DE ENSAIOS , v. 3, p. 120-129, 2017.

  • SANTOS, G. A. ; FONSECA, M. V. ; TORRES, M. A. . Laicidade da educação em questão: encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Horizontes , v. 34, p. 69, 2016.

  • SANTOS, G. A. ; FONSECA, M. V. ; TORRES, M. A. . A INVISIBILIDADE DE CRENÇAS NÃO CRISTÃS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM OURO PRETO E MARIANA. ESCRITAS: REVISTA DO CURSO DE HISTÓRIA DE ARAGUAÍNA , v. 8, p. 23-41, 2016.

  • TORRES, M. A. ; PRADO, M. A. M. . Professoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsiders. Educacao e Realidade , v. 39, p. 201-220, 2014.

  • TORRES, M. A. . Enfrentamentos possíveis à homofobia: orientação sexual e identidade de gênero no contexto da educação. Salto para o Futuro (Online) , v. ANOXXI, p. 22-44, 2011.

  • TORRES, M. A. . Vida Religiosa Consagrada:configurações contemporâneas dos Direitos Humanos e Cidadania LGBT. Revista Nures , v. AnoVII, p. 59-75, 2011.

  • TORRES, M. A. . Diversidade sexual e educação. Presença Pedagogica , v. 16, p. 12-17, 2010.

  • TORRES, M. A. . A transformação de professoras transexuais na escola: transfobia e solidariedade em figurações sociais contemporâneas. A REVISTA CRONOS , v. 11, p. 41-61, 2010.

  • TORRES, M. A. . Novas Configurações identitárias entre a Vida Religiosa Consagrada e o Contexto Sociorreligioso. Convergência (Rio de Janeiro) , v. 409, p. 65-200, 2008.

  • TORRES, M. A. . Os Significados da Homossexualidade no Discurso Moral-religioso da Igreja Católica em Condições Históricas e Contextuais Específicas. Rever (PUCSP) , São Paulo, v. 1, p. 142-152, 2006.

  • TORRES, M. A. . Antagonismos entre o magistério católico e as conquistas de mulheres católicas a partir da teoria do discurso. Revista Mal-Estar e Subjetividade (versão eletrônica) , Fortaleza, v. V, p. 145-160, 2005.

  • DINIZ, MARGARETH (Org.) ; FERREIRA, C. M. R. J. (Org.) ; TORRES, M. A. (Org.) . Caleidoscópio: Um Balanço da Produção Acadêmica -2009-2023. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2024. v. 1. 200p .

  • COUTRIM, R. M. E. (Org.) ; NOGUEIRA, M. de O. (Org.) ; TORRES, M. A. (Org.) . ENTRE DIFERENTES MUNDOS: JOVENS, SOCIABILIDADE E EDUCAÇÃO. 01. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019. v. 01. 166p .

  • TORRES, M. A. ; MARTINS, H. V. (Org.) ; GARCIA, M. R. V. (Org.) ; SANTOS, D. K. (Org.) . Intersecções em Psicologia Social: raça/etnia, gênero, sexualidades. 1. ed. Florianópolis: Edições do Bosque CFH/UFSC, 2015. v. 1. 315p .

  • TORRES, M. A. ; DINIZ, M. (Org.) ; MIRANDA, M. P. (Org.) . Educação em Direitos Humanos: desafios da contemporaneidade. 1. ed. Ouro Preto: Editora UFOP, 2012. 96p .

  • TORRES, M. A. . A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 01. 72p .

  • ANDRADE, F. B. M. ; TORRES, M. A. . Amamentação pública como resistência ao biopoder. In: André Favacho. (Org.). Como resistimos hoje?. 1ed.Belo Horizonte: Editora Selo FaE, 2024, v. 1, p. 150-165.

  • TORRES, M. A. ; SANTOS, E. B. ; HENRIQUES, L. A. ; MODESTO, R. G. . Corpos dissidentes de gênero na escola: entre silêncios, polêmicas e resistências. In: Margareth Diniz; Marco Antonio Torres; Carla Jatobá Ferreira. (Org.). Caleidoscópio: Um Balanço da Produção Acadêmica -2009-2023. 1ed.Belo Horizonte: Paco Editorial, 2024, v. 1, p. 39-43.

  • SANTOS, A. W. R. ; SANTOS, E. B. ; TORRES, M. A. ; BONFIM, R. L. . Relatar a si mesmo nas pesquisas que produzimos no campo de pesquisa sobre gênero e sexualidade. In: Margareth Diniz. (Org.). Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas contemporâneas. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 2, p. 149-150.

  • TORRES, M. A. . Gênero e as posições cristãs hegemônicas: a importância do reconhecimento da voz das mulheres. In: Guaraci Maximiano dos Santos; Reinaldo da Silva Júnior. (Org.). Congresso Mineiro Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e Outros Saberes Tradicionais: reflexões contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: AS INDÚSTRIA GRÁFICA EIRELI, 2023, v. 1, p. 172-179.

  • TORRES, M. A. . Um cotidiano isntável que se alimenta de esperença: narrativa da diretora da Escola Municipal de Bento Rodrigues. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; PÁDUA, Karla Cunha; TEODÓSIO, Glaucimary Nascimento. (Org.). Pesquisar e contar: horizontes da narrativa. 1ed.São Carlos: De Castro, 2022, v. 01, p. 281-284.

  • TORRES, M. A. ; PEDROSO, A. ; SOUZA, A. R. D. . Disputas ao redor das sexualidades no contexto escolar: políticas públicas e cotidiano. In: Lelis, Rafael Carrano; Almeida, Marcos Felipe Lopes de. (Org.). Diálogos LGBTI+: avançando lutas e conjugando campos. 01ed.Simões Filho, BA: Editora Devires, 2019, v. 01, p. 33-45.

  • TORRES, M. A. ; SILVA, A. C. . Literatura Marginal e Formas de Resistência: Gênero e Violência Ética na Educação. In: COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e; TORRES, Marco Antonio. (Org.). ENTRE DIFERENTES MUNDOS: JOVENS, SOCIABILIDADE E EDUCAÇÃO. 01ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2019, v. 01, p. 103-122.

  • TORRES, M. A. ; SARAIVA, I. M. M. . Gênero e Sexualidades nas políticas Públicas Educacionais: um olhar para além da macro política. In: Fernanda A. O. Rodrigues Silva; Jacks Richard de Paulo; Rosa Coutrim; Marcelo Donizete da Silva; Marcelo Loures dos Santos; Adriene Santanna. (Org.). DIÁLOGOS DA FORMAÇÃO DOCENTE COM DIFERENTES SUJEITOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS. 01ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 01, p. 253-266.

  • TORRES, M. A. . Sujeito e gênero - travestis, transexuais e transgêneros: categorias em (in)definição. In: Ferreira, C. da R. J.; Diniz, M.; Ferraz, C. I.. (Org.). As Diferenças Transitam nas Escolas: mal-estar, inclusão social e diversidade. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2016, v. 01, p. 39-50.

  • TORRES, M. A. . A importância da Laicidade para Liberdade Sexual e sexualidades im/possíveis em contextos heteronormativos. In: Henrique Caetano Nardi; Paula Sandrine Machado; Raquel da Silva Silveira. (Org.). Diversidade sexual e relações de gênero nas políticas públicas: o que a laicidade tem a ver com isso?. 1ed.Porto Alegre: Deriva/ Abrapso, 2015, v. 1, p. 105-128.

  • TORRES, M. A. . Possibilidades de uma compreensão intercultural dos Direitos LGBT na Educação. In: Souza, J. V. A.; Diniz, M.; Oliveira, M. G.. (Org.). Formação de Professores(as) e condição docente. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, v. 01, p. 243-259.

  • TORRES, M. A. . A experiência de alguns padres homossexuais na Igreja Católica. In: Isaia, A. C.. (Org.). Crenças, Sacralidades e Religiosidades. Entre o consentido e o marginal. 1ed.Florianópolis: Insular, 2009, v. , p. 197-214.

  • TORRES, M. A. ; PRADO, M. A. M. ; Perucchi, J. ; Arruda, D. ; TOLENTINO, L. . Formação de Professores e Subalternidades Sexuais: uma experiência no âmbito das proposições do Programa Brasil sem Homofobia. In: Paula Regina Costa Ribeiro; Méri Rosane Santos da Silva; Silvana Vilodre Goellner. (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade:composições e desafios para a formação docente. Rio Grande: Editoria da Universidade Federal do Rio Grande, 2009, v. 1, p. 115-125.

  • TORRES, M. A. ; PRADO, M. A. M. ; COSTA, F. A. ; MACHADO, F. V. . A construção de silenciamentos:reflexões sobre a vez e a voz de minorias sociais na sociedade contemporânea. In: Rasera, E.; Mayorga, C; Pereira, M.. (Org.). Psicologia Social: sobre desigualdades e enfrentamentos. 1ed.Curitiba: Juruá, 2009, v. , p. 31-49.

  • TORRES, M. A. . Cidadania e Vida Religiosa Consagrada. In: William César Castilho. (Org.). Análise institucional na vida consagrada. Belo Horizonte: O Lutador, 2005, v. , p. 171-187.

  • TORRES, M. A. . Precisamos falar sobre nós: sexualidades e Direitos Humanos. Pensar a Educação em Pauta, Belo Horizone, p. 01 - 01, 14 nov. 2019.

  • TORRES, M. A. . A construção da cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na Educação em Direitos Humanos. O Trabalho Intersetorial e os Direitos de Cidadania (CAVIV-PBH), Belo Horizonte, p. 27 - 29, 01 ago. 2010.

  • TORRES, M. A. . Juventude, Evangelização e Missão. Semente, Manhumirim/MG, p. 02 - 02, 01 out. 2007.

  • TORRES, M. A. . A presença profética das mulheres na Igreja. Jornal de Opinião, Belo Horizonte /MG, p. 04 - 05, 01 abr. 2007.

  • TORRES, MARCO ANTONIO ; MENEZES, T. M. C. ; HENRIQUES, L. A. . Saúde no interior de Minas Gerais: perspectiva de uma trans universitária. In: 1o Simpósio Nacional de Saúde LGBTQIA+: na base do afeto, 2023, Uberlândia. Anais do 1o Simpósio Nacional de Saúde LGBTQIA+: na base do afeto. Uberlândia: Edição © O Sexo da Palavra - Projetos Editoriais., 2023. v. 1. p. 29-30.

  • DINIZ, MARGARETH ; DALLAPICULA, CATARINA ; TORRES, MARCO ANTONIO . O GRUPO DE PESQUISA CALEIDOSCÓPIO E AS PESQUISAS EM GÊNERO, SEXUALIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE. In: IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil, 2021, Online. Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. Recife: Even3, 2021.

  • SILVA, A. C. A. ; TORRES, M. A. . Trajetórias escolares e deficiência: possibilidades e desafios para a chegada e permanência na universidade. In: 14a Reunião da ANPEd ? Sudeste, 2020, Rio de Janeiro. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd. Rio de Janeiro: ANPED, 2020. v. 1. p. 1-3.

  • REIS, L. C. ; TORRES, M. A. . Ocupações estudantis: a produção de alianças na luta por educação. In: 14a Reunião Regional da Anped - Sudeste, 2020, Rio de Janeiro. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd. Rio de Janeiro: ANPED, 2020. v. 1. p. 1-3.

  • PÁDUA, Karla C. ; TORRES, M. A. . Mudanças na Paisagem e a Escola na Memória da diretora da Escola Municipal Bento Rodrigues. In: XII Encontro Regional Sudeste de História Oral. Alteridade em tempos de (in)certeza: escutas sensíveis, 2017, Belo Horizonte. XII Encontro Regional Sudeste de História Oral. Alteridade em tempos de (in)certeza: escutas sensíveis. Belo Horizonte: Associação Brasileira de história Oral, 2017. v. 0. p. 01-09.

  • TORRES, M. A. ; GOMES, B. M. R. . Educação e participação da sociedade civil na gestão pública democrática: conselhos de direito em pauta. In: XI Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED), 2017, Mariana. Caderno de Trabalhos Completos ? Anais. Mariana: UFOP, 2017. v. 01. p. 128-141.

  • TORRES, M. A. ; SILVA, A. J. F. . Gênero e sexualidades na formação de pedagogos/as: diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes. In: XI Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED), 2017, Mariana. Caderno de Trabalhos Completos ? Anais. Mariana: UFOP, 2017. v. 01. p. 759-770.

  • TORRES, M. A. . DOCÊNCIA, TRANSEXUALIDADES E TRAVESTILIDADES: A EMERGÊNCIA REDE TRANS EDUC BRASIL. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Anais da 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. istema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Rio de Janeiro: ANPED, 2013. v. 01. p. 15-00.

  • TORRES, M. A. . Enfrentamentos Possíveis à Homofobia: Orientação Sexual e Identidade de Gênero no Contexto Da Educação. In: VIII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2011, Mariana. Anais eletrônicos do VIII Simpoed. Ouro Preto: Editora UFOP, 2011. p. 01-12.

  • TORRES, M. A. . Educação para a diversidade em debate. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte, 2010. p. 01-00.

  • TORRES, M. A. . Direitos Humanos LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) na Educação e as lógicas Heterossexistas. In: Fazendo Gênero 9. Diásporas, diversidades, deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais Eletrônicos, 2010. p. 01-10.

  • TORRES, M. A. . A diversidade sexual na educação e os direitos humanos e cidadania LGBT na escola. In: XVII ENCONTRO REGIONAL DA ABRAPSO MINAS - PSICOLOGIA SOCIAL: Ética, Participação Política e Inclusão Social., 2010, Coronel Fabriciano/MG. ANAIS DO XVII ENCONTRO REGIONAL DA ABRAPSO MINAS TRABALHOS COMPLETOS, 2010. v. Único.

  • TORRES, M. A. . Por uma nova discussão da homossexualidade no campo religioso. In: Contribuição da Psicologia para uma abordagem transdisciplinar da vida religiosa, 2004, Belo Horizonte. Desafios Contemporâneos à Vida Religiosa. Rio de Janeiro: Conferência dos Religiosos do Brasil, 2004. p. 115-124.

  • TORRES, M. A. . Vida Consagrada e Psicologia na Contemporaneidade. In: XX Assembléia Geral Ordinária da Conferência dos Religiosos do Brasil, 2004, São Paulo. Palestras da XX Assembléia Geral Ordinária. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2004. p. 115-127.

  • SANTOS, E. B. ; TORRES, MARCO ANTONIO ; SANTOS, A. W. R. ; DINIZ, M. ; LOPES, L. E. S. A. . Como os Dispositivos de Poder Colonial Operam na Constituição e Reiteração de um Sujeito Hegemônico. In: VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade, 2022, Cuiaba. Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade. Campina Grande: Realize Editora, 2022. v. 01. p. 01-08.

  • TORRES, M. A. . As sexualidades como Manifestação da Verdade: implicações metodológicas e políticas na educação. In: 40ª Reunião Nacional da ANPEd: ?Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo!?, 2021, Belem. Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd. Rio de Janeiro: Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021. v. 1. p. 2-5.

  • TORRES, M. A. . Travestis, Transexuais e Transgêneros: Categorias em In/definição. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. ANAIS do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Salvador: Editora da UFBA, 2015. v. 1. p. 01-05.

  • TORRES, M. A. ; SILVA, A. J. F. ; OLIVEIRA, A. S. . A emergência de demandas pelo direito LGBT e intervenção social na educação: levantamento de pesquisas no período de 2000 a 2013. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. ANAIS do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Salvador: Editora da UFBA, 2015. v. 01. p. 01-05.

  • SILVA, A. C. A. ; TORRES, M. A. ; FREITAS, C. . Possibilidades e desafios: trajetórias escolares de universitários com deficiência. In: XXII ENCONTRO REGIONAL DA ABRAPSO MINAS GERAIS: Produzindo vozes em tempos de necropolític, 2021, Evento on line. ANAIS DO XXIIENCONTROABRAPSOMINAS. Macae/RJ: Congresse Me, 2021. v. 1. p. 1-2.

  • TORRES, M. A. ; MODESTO, R. G. . A Terceira Margem do Rio: os Direitos Humanos das Pessoas Trans. In: XIX Encontro Nacional da ABRAPSO, 2017, Uberlândia. XIX Encontro Nacional da ABRAPSO Democracia participativa, Estado e laicidade: Psicologia Social e enfrentamentos em tempos de exceção. Florianópolis/SC: ABRAPSO, 2017. v. 01. p. 1240-1240.

  • TORRES, M. A. ; OLIVEIRA, A. S. . A emergência de demandas pelos direitos lgbt e intervenção social na educação: levantamento de pesquisas do período de 2000 a 2013. In: X Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2015, Ouro Preto. Anais do X Simpósio de Formação e Profissão Docente. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2015. v. 01. p. 01-01.

  • TORRES, M. A. . Laicidade e Direitos LGBT: Tensões nas Dinâmicas Relacionais das Escolas. In: http://2site2014.blogspot.com.br/p/800x600-normal-0-21-false-false-false.html, 2014, Mariana, MG. 2º Seminário Internacional Trabalho e Educação: ?O enigmático na atividade do pesquisador: relação objetividade e subjetividade?, 2014. v. 01. p. 01-01.

  • TORRES, M. A. . Transexuais e/ou Travestis professoras a partir da emergência de Direitos Humanos e cidadania LGBT. In: 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, Recife. Livro de Resumos XVI 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. Recife: Abrapso, 2011. v. 1. p. 01-01.

  • TORRES, M. A. . Heteronormatividade e Homofobia: Escola, Religião e Estado Laico. In: 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, Recife. Livro de Resumos XVI 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. Recife: Abrapso, 2011. v. 1. p. 02---.

  • TORRES, M. A. . A homofobia como promotora de violências na comunidade escolar. In: 16º Encontro Regional da ABRAPSO Minas, 2008, Uberlândia. Anais do 16º Encontro Regional da ABRAPSO Minas, 2008.

  • TOLENTINO, L. ; TORRES, M. A. . Igreja Católica e mobilização social na contemporaneidade. In: XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica, 2007, Belo Horizonte. Anais do XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica, 2007.

  • TORRES, M. A. . Padres homossexuais e algumas articulações da moralidade da igreja católica. In: 15º Encontro Regional da ABRAPSO Minas, 2006, BELO hORIZONTE. ANAIS DO 15º Encontro Regional da ABRAPSO Minas. BELO HORIZONTE: Faculdade de Psicologia - PUC Minas, 2006.

  • TORRES, M. A. . HOMOSSEXUALIDADE, RELIGIÃO E TOLERÂNCIA. In: IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2006. IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA. BELO HORIZONTE: CRIAÇÃO VISUAL E SITE, 2006.

  • TORRES, M. A. . A insuficiência da tolerância na integração À cidadania dos não heterossexuais. In: 15º Encontro REgional da ABRAPSO Minas, 2006, Belo Horizonte. Anais do 15º Encontro Regional da ABRAPSO Minas, 2006.

  • TORRES, M. A. . Interações entre esfera civil e Igreja Católica através do debate acerca da homossexualidade. In: IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2006, Belo Horizonte. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2006.

  • TORRES, M. A. . A constituição de identidades políticas no discurso da Igreja católica. Uma visão a partir do caso Leonardo Boff e o Cardeal Joseph Ratzinger.. In: XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro Nacional da Abrapso, 2005.

  • TORRES, M. A. ; PRADO, M. A. M. ; NOGUEIRA. P. H ; SOUZA, T. R. P. . O conceito de Hegemonia na análise do discurso religioso. In: XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro Nacional da Abrapso, 2005.

  • TORRES, M. A. . A insuficiência da tolerância aos homossexuais no discurso da Igreja Católica diante do alargamento da cidadania. In: XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro Nacional da Abrapso, 2005.

  • TORRES, M. A. . O discurso católico acerca da homossexualidade. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino-Americano da Psicologia, 2005.

  • TORRES, M. A. . Vivências Homoeróticas de homens no contexto da Igreja Católica. In: II Congresso da ABEH 2004. Imagem e diversidade sexual, 2004, Brasília. Caderno de Resumos II Congresso da ABEH 2004. Imagem e diversidade sexual.

  • TORRES, M. A. . Algumas interfaces entre saúde mental e fenômeno religioso. In: VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia, 2001, Belo Horizonte. Programa e Caderno de Resumos, 2001. p. 56, 2001. p. 56-56.

  • TORRES, M. A. ; MENEZES, T. M. C. ; HENRIQUES, L. A. . Saúde no interior de Minas Gerais: perspectiva de uma trans universitária. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TORRES, M. A. ; REIS, L. C. . Ocupações Estudantis: a produção de alianças na luta por educação. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TORRES, M. A. ; SILVA, A. C. A. . Trajetórias Escolares e Deficiência: possibilidades e desafios para a chegada e permanência na universidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TORRES, M. A. . Gênero e sexualidades nas escolas: aproximações autoetnográficas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, M. A. . As sexualidades como Manifestação da Verdade: implicações metodológicas e políticas na educação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. C. A. ; TORRES, M. A. ; FREITAS, C. . Possibilidades e desafios: trajetórias escolares de universitários com deficiência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TORRES, M. A. ; GARCIA, S. L. . Heteronormatividade nas brincadeiras infantis: uma pesquisa bibliográfica na educação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TORRES, M. A. . O regime de verdade cisheteronormativo e a coragem de dizer a verdade de travestis e transexuais no contexto escolar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. A. . Entre a violência ética e o reconhecimento: as sexualidades no contexto escolar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. A. . A coragem de dizer a verdade: travestis e transexuais no contexto escolar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. A. . Medicalização e Violência Ética na Educação Inclusiva: a Importância da Constituição de Sujeitos De Direitos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. A. ; MENEZES,T. M. da C. ; MODESTO, R. G. . 'EXPERIÊNCIAS DE INFÂNCIAS DE ?VIADINHOS?'.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARAIVA, I. M. M. ; TORRES, M. A. . Gênero e Sexualidades no cotidiano escolar: olhar de docentes.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. C. ; TORRES, M. A. . LITERATURA MARGINAL, GÊNERO E A FORMAÇÃO DE SUJEITOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, M. A. . Formas de xistência das mulheres na contemporaneidade: violência e processo civilizador. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, M. A. ; PÁDUA, Karla C. . SOFRIMENTO E RESISTÊNCIA NAS PERIFERIAS DO MUNDO: O RELATO DA DIRETORA QUE LUTA POR SUA ESCOLA NA TRAGÉDIA DE MARIANA/MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, M. A. ; TONELI, M. J. F. . Psicoloiga, Política e Sexualidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TORRES, M. A. . As Políticas Públicas e a Laicidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TORRES, M. A. . Educação e Criminalização na Infância e Juventude. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TORRES, M. A. . Direitos de cidadania e diversidade sexual: um outro mundo possível. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, M. A. . Gênero e Sexualidades na educação: intervenção social e políticas públicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TORRES, M. A. . Travestis, Transexuais: entre políticas públicas e demandas por uma vida habitável. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. J. F. ; TORRES, M. A. . O que as estudantes de Pedagogia entendem sobre sexo? Formação inicial e os estudos de Gênero e Sexualidades na UFOP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TORRES, M. A. . Diversidade sexual, homofobia e educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, M. A. . Resistência e Mobilização dos movimentos GLBT. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. A. . Aula ministrada sobre Análise do Discurso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TORRES, M. A. . Mediador de comunicação coordenada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. A. . Homossociabilidade na Igreja Católica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, M. A. . Cidadania e Vida Religiosa Consagrada nas transformações sociais contemporâneas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, M. A. . Identidades Coletivas e Movimentos Sociais: processos psicossociais da participação social em diferentes âmbitos da vida social. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. A. . Os discursos católicos sobre homossexualidade: ambuiguidade ou resistência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. A. . As tensões dentro de uma comunidade terapêutica de dependentes químicos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TORRES, M. A. . Experiência de estágio no setor de Psicologia da Delegacia de Mulheres. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, M. A. . Projeto: estágio na delegacia especializada em crimes contra a mulher - questões de gênero. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. A. . A Família autoritária em Gilberto Freire, Casa Grande e Senzala. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

TORRES, M. A. ; REIDEL, M. ; JOCA, A. M. . Educação e diversidade sexual. 2011.

TORRES, M. A. . Capacitação de Agentes de Pastoral/Programa Viva Vida. 2007.

TORRES, M. A. . Avaliação do Programa de Formação Intercongregacional da Conferência dos Religiosos do Brasil. 2007.

TORRES, M. A. . Ad-Hoc 13a Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 2018.

RASERA, E. ; TORRES, M. A. . Comissão de Revisão do Regimento da ABRPASO. 2017.

TORRES, M. A. . Ad-Hoc do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação, 38a Reunião Nacional da ANPEd. 2017.

DESLANDES, K. ; TORRES, M. A. ; DINIZ, M. . Revisão das diretrizes do Plano de Capacitação Docente do Departamento de Educação. 2016.

TORRES, M. A. . Parecerista ad hoc do 9º CONPSI - CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. 2015.

TORRES, M. A. . Parecer para Revista Teoria E Sociedade, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG. 2014.

TORRES, M. A. . Parecerista ad hoc da Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, UFSJ. 2014.

TORRES, M. A. . Parecerista ad hoc daRevista Ártemis Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades, UFPB. 2014.

TORRES, M. A. . Parecerista ad hoc da Revista Educação em Foco, UEMG. 2013.

TORRES, M. A. . Parecer para Revista Psicologia e Sociedade, ABRAPSO, UFMG. 2013.

TORRES, M. A. . Parecer para Coordenadoria Geral de Direitos Humanos da SECAD/MEC (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação).. 2010.

TORRES, M. A. . Parecer para PSICOLOGIA EM REVISTA Publicação do Instituto de Psicologia da PUC Minas. 2008.

TORRES, M. A. ; SALES, A. ; DEMETRIO, F. ; PERUCCHI. J. . II COLÓQUIO PSICOLOGIA, POLÍTICA E SEXUALIDADES. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

TORRES, M. A. ; Freire, M. ; LOLTRAN, L. ; TIBURI, M. . Concordância de Gêneros. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

TORRES, M. A. . UFOP CONHECIMENTO. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, M. A. . Dois Pontos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, M. A. . Diversidade Sexual e Educação, perspectivas e desafios. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, M. A. ; SILVA, A. M. J. F. . Educação e Preconceito. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, A. M. J. F. ; TORRES, M. A. . Homofobia e Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, M. A. . Programa de Rádio Pensar a Educação Pensar o Brasil. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, M. A. ; TONELI, M. J. F. ; SALES, A. . Psicologia, Travestilidades, Transexualidade e Interseccionalidades. 2019. (Coodenação de Grupo de Trabalho).

TORRES, M. A. . O Poder Judiciário no Enfrentamento `Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.. 2017. (Palestra).

BORGES, C. A. M. ; RASERA, E. ; KIND, L. ; TORRES, M. A. . Psicologia & Sociedade, Vol. 27 n.1. 2015. (Editoração/Periódico).

BORGES, C. A. M. ; RASERA, E. ; KIND, L. ; TORRES, M. A. . Psicologia & Sociedade, Vol. 27 n.2. 2015. (Editoração/Periódico).

BORGES, C. A. M. ; RASERA, E. ; KIND, L. ; TORRES, M. A. . Psicologia & Sociedade, Vol. 27 n.3. 2015. (Editoração/Periódico).

BORGES, C. A. M. ; RASERA, E. ; KIND, L. ; TORRES, M. A. . Psicologia & Sociedade, Vol. 26, n. 1. 2014. (Editoração/Periódico).

BORGES, C. A. M. ; RASERA, E. ; KIND, L. ; TORRES, M. A. . Psicologia & Sociedade, Vol. 26, n. 2. 2014. (Editoração/Periódico).

BORGES, C. A. M. ; RASERA, E. ; KIND, L. ; TORRES, M. A. . Psicologia & Sociedade, Vol. 26. 2014. (Editoração/Periódico).

BORGES, C. A. M. ; RASERA, E. ; KIND, L. ; TORRES, M. A. . Psicologia & Sociedade, Vol. 26, n. 3. 2014. (Editoração/Periódico).

TORRES, M. A. ; CARVALHO, R. A. ; MENDES, C. L. . Relatório de Estágio Probatório. 2014. (Relatório de Estágio Probatório).

TORRES, M. A. ; GRIPP, G. S. ; Santos, E. P. . Relatório de Estágio Probatório. 2013. (Relatório).

TORRES, M. A. ; FONSECA, Marcus V. ; ARAUJO, R. M. B. . Relatório de Estágio Probatório. 2013. (Relatório).

TORRES, M. A. . Educação, diversidade sexual e homofobia: desafios contemporâneos da escola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . Diversidades Sexuais, Cidadania e Ethos Religioso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . O Eu: estrutura psíquica e consciência. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . Conteúdos do Eu - necessidades, atitudes, valores e mecanismos de defesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . Vida Comunitária. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . O Eu: estrutua psíquica e consciência. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . Conteúdos do eu: necessidades, atitudes, valores e mecanismos de defesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . Sexualidade e Afetividade na Vida Religiosa Consagrada. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . Novas Relações de: Gênero, poder e inter-culturalidade na prática dos Conselhos Evangélicos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . A construção do Humano e os desafios da educação. 2006. (Palestra).

TORRES, M. A. . O Eu: estrutura psíquica e consciência. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . Conteúdos do Eu: necessidades, atitutdes, valores e mecanismos de defesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. A. . Educação e diversidade sexual (Programa Salto Para o Futuro/TVESCOLA-Série: Educação e diversidade sexual). 2011.

TORRES, M. A. . O que é pecado? Qual a concepção que se tem dele hoje?. 2008 (Entrevista) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Gênero e sexualidades nos contextos educacionais, Descrição: O projeto se constitui a partir de investigações acerca de questões de gênero, das sexualidades e dos processos de subjetivação nos contextos educacionais. A metodologia se orienta numa perspectiva que considera as formas de saberes e fazeres produzidas pelos sujeitos e coletivos, sendo utilizado para isto atualização de literatura, pesquisa etnográfica, análise documental, produção de entrevistas e narrativas. A questão central do projeto indaga sobre limites e possibilidades da produção de sujeitos de direitos nos contextos educacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Coordenador / Rubens Gonzaga Modesto - Integrante / Ana Carolina da Silva - Integrante / Izabella Marina Martinho Saraiva - Integrante / Alax Wyllian dos Reis Santos - Integrante / Edgar de Barros Santos - Integrante / Lucinea de Souza Pereira - Integrante / Fernanda Batista Moreira de Andrade - Integrante / Leandro Andrade Henriques - Integrante / Igor Henrique da Costa - Integrante / Juliana Aparecida Alves de Jesus - Integrante., Número de produções C, T & A: 23

  • 2017 - Atual

    Subjetivação e Violência Ética em Contextos Educacionais, Descrição: O projeto se constitui a partir de pesquisas que investigam a produção de subjetividades em contextos educacionais. Para isto dialoga com a noção de reconhecimento e seus limites, especificamente das produções de Judith Butler e de narrativas de sujeitos localizados em contexto de violência ética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Coordenador / Rubens Gonzaga Modesto - Integrante / Ana Carolina da Silva - Integrante / Andrezza Rodrigues Duarte Souza - Integrante / Amanda Pedroso - Integrante / Lígia Carvalho Reis - Integrante / Izabella Marina Martinho Saraiva - Integrante / Paula Yoshi Silva Matsumura Severino - Integrante / Cássia Divina Lopes de Carvalho - Integrante / Ana Carolina Alves Silva - Integrante / Agnes Vasconcelos Arreguy - Integrante., Número de produções C, T & A: 13

  • 2015 - 2016

    A emergência de demandas pelos direitos LGBT e intervenção social na educação: levantamento de pesquisas do período de 2000 a 2013, Descrição: A definição de direitos LGBT ainda é bastante difusa e tem sido pautada por pesquisadores e na interface entre movimentos sociais e pesquisa. Todavia, consideramos que é inegável que as formas de hierarquização das sexualidades, nominadas ou não como dispositivos da heteronormatividade (lesbofobia, homofobia, bifobia e transfobia), prejudicam a educação como um todo. Alguns instrumentos de Direitos Humanos que emergiram nos anos de 2010 têm reconhecido estes direitos, podemos exemplifica-los como o direito de uso do nome social, o direito à segurança, o reconhecimento da identidade de gênero e da orientação sexual além da heteronormatividade etc. Neste período várias pesquisas tem investigado como a heteronormatividade tem atingido a vida de alunos/as, professores/as entre outros membros que transitam pelo espaço escolar. O levantamento das pesquisas do período de 2000 a 2013 acerca da educação escolar e diversidade sexual poderá disponibilizar a complexidade daquilo se define como direitos LGBT. Também poderemos analisar a divergências entre aquilo que os instrumentos de Direitos Humanos têm proclamado e tem sido apropriado nas dinâmicas humanas dentro das escolas. Por fim, consideramos que esse mapeamento das pesquisas contribui para pensar como o campo das sexualidades tem conseguido produzir intervenções em determinados contextos da educação escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Coordenador / Aline Silva Oliveira - Integrante / Apolônia de J. Ferreira Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2014 - 2020

    Educação, participação social e a constituição de sujeitos políticos, Descrição: Este projeto investiga como a articulação de demandas por reconhecimento social e pela democratização dos contextos educacionais têm produzido determinados sujeitos políticos na contemporaneidade. Nos diferentes contextos educacionais se invoca os direitos humanos como um conjunto de discursos bastante heterogêneo. Nestes processos sociais consideramos que duas questões aparecem como importantes: as insuficiências desses direitos e as novas demandas por reconhecimento a partir das trajetórias dos próprios sujeitos. Através de rodas de conversa, entrevistas e análise de documentos buscamos acessar os sujeitos nos contextos sociais em que vivem e junto a estes produzir análises que possibilitem diálogos em vista do alargamento da esfera civil e do reconhecimento social daqueles/as desclassificados por determinadas normas sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Coordenador / Aline Silva Oliveira - Integrante / Brunas Monalisa Ramalho Gomes - Integrante / Maria Lídia de Godoy Pinn - Integrante / Gláucio Antônio dos Santos - Integrante / Rubens Gonzaga Modesto - Integrante / Ana Carolina Alves - Integrante / Agnes Vasconcelos Arreguy - Integrante., Número de produções C, T & A: 13

  • 2014 - 2017

    Gênero e Sexualidades na educação: reconhecimento social e políticas públicas, Descrição: As questões de gênero e das sexualidades emergem na atualidade como demandas políticas por reconhecimento e adentram o campo da educação de diferentes modos. Consideramos que a intervenção social de mulheres e LGBT via os movimentos sociais, coletivos organizados ao redor de demandas por direitos, sujeitos com trajetórias significativas entre outros atores produzem uma semântica que pode interpelar fazeres e saberes na área da Educação. Neste contexto, as políticas públicas são deslocadas e/ou produzidas tanto pela regulação do Estado como pela participação democrática daqueles/as que historicamente foram desqualificados/as pelas hierarquias de gênero e das sexualidades. O objetivo deste projeto é investigar como a educação tem conseguido apropriar-se ou não das questões de gênero e das sexualidades formalizadas pelas políticas públicas e pelas intervenções sociais. Para isto propomos três linhas de investigação, a primeira toma a produção acadêmica em determinados periódicos científicos e trabalhos de pós graduação latu sensu que analisam à intervenção social neste campo. Uma segunda investiga a produção de regulações de direitos relacionados à gênero e às sexualidades na área da educação. Por fim, uma terceira linha que atua junto a educadores/as de escolas da rede pública da educação básica investigando a reverberação destas questões nas práticas docentes. Nossa hipótese é que as regulações formais e intervenções sociais não atingem o cotidiano das escola de modo suficiente. Pretendemos analisar os limites e possibilidades das intervenções sociais e das políticas públicas no enfrentamento da heteronormatividade, explicitando como homofobia, lesbofia, transfobia e o sexismo funcionam como dispositivos dinâmicos que barram a efetivação de uma escola mais democrática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Coordenador / Aline Silva Oliveira - Integrante / rafael lara bonfim - Integrante / daniel philipe santos rocha - Integrante / Apolônia de Jerusalém Ferreira Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 15

  • 2014 - 2015

    Performatividades de Gênero e Sexualidade na Escola: experimentando uma intervenção, Descrição: Considerando a importância do desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o respeito à diversidade sexual no ambiente escolar, o primeiro interesse teórico deste projeto, em continuidade à pesquisa sobre perfil dos profissionais da educação da região dos inconfidentes, foi realizar um levantamento da literatura que trata do referido tema. Além disso, fizemos um levantamento das propostas de intervenção nas escolas públicas de Ouro Preto, visando inserir a temática e integrar atividades afins, como a exibição de filmes que discutam a temática. Ao conhecer as intervenções realizadas nas escolas pela Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto, em parceria com o Programa Caleidoscópio, realizamos intervenções em 4 escolas de Ouro Preto e seus distritos buscando colaborar com a desconstrução de discursos e condutas de preconceito e discriminação contra a população LGBT, apoiando-nos sempre aos princípios de Yogyakarta, que legisla a aplicação dos direitos humanos relacionados à identidade de gênero e orientação sexual. Com base na justificativa de variados diagnósticos que indicam forte índice de violência física e humilhação contra sujeitos/as de grupos LGBT nas escolas, dar-se-á continuidade à uma pesquisa e reflexão sobre as questões de gênero e sexualidade, buscamos focar no presente projeto os estudos que tratam da relação sujeito/diferença/escola, destacando como essas questões compõem o perfil docente na região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Integrante / Margareth Diniz - Coordenador / daniel philipe santos rocha - Integrante / claudia itaborahy ferraz - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Travestis e transexuais em discursos das políticas de direitos humanos: questões referentes à educação, Descrição: O projeto investiga como travestis e transexuais aparecem nos discursos de documentos das políticas de direitos humanos, especificamente nas questões referentes à educação formal. Nossa investigação analisa como esses discursos constroem os corpos desejáveis, de sujeitos que se enquadrem nas normas regidas pelo ideário ocidental marcado pela heteronormatividade. Também analisamos como ausência de travestis e transexuais na educação é uma das questões relacionadas a manutenção deste ideário marcado pela homofobia. Assim problematizaremos como esse enquadramento pode dificultar sujeitos do contexto escolar articular uma educação que busque uma ambiência democrática onde a igualdade de direitos seja construída no respeito às diferenças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Coordenador / AMANDA RESENDE CORREA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Desafios da Educação: diversidade sexual e contextos de vulnerabilidade social, Descrição: O projeto, ligado ao grupo de pesquisa caleidoscópio da UFOP e ao Nuh ? Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos LGBT da UFMG, visa pesquisar como as temáticas sobre diversidade sexual e vulnerabilidade social influenciam a educação, especificamente as relações no ambinete escolar. para isso tomaremos levantamento bibliográfico, pesquisas já desenvolvidas na área da educação sobre a temática, observações no cotidiano das escolas e depoimentos de educadores/as. Por fim analisaremos como imbricação das temáticas acima citadas podem potencializar fatores contrários a uma escola democrática e inclusiva, além de dificultar o processo de ensino aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Coordenador / CINARA ELIZABETE MURTA GALDINO - Integrante / ALINE APARECIDA ALBERGARIA - Integrante / Carolina Peres - Integrante / TATIANA ALMEIDA SANTOS - Integrante / RAYANA SARA ALMEIDA DA SILVA - Integrante / Marcos Eduardo de Sousa - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2009 - 2011

    Dinâmicas Psicossociais da Homofobia: Gênero, Identidades e Heteronormatividade, Descrição: Estudo das dinâmicas homofóbicas nas relações interpessoais e institucionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Integrante / Marco Aurelio Maximo Prado - Coordenador / Daniel Arruda - Integrante / Rogério Diniz Junqueira - Integrante / Leonardo Tolentino - Integrante / Juliana Perucchi - Integrante.

  • 2004 - 2006

    Estudo da Construção da Identidade Coletiva em Diferentes Movimentos Sociais, Descrição: Pesquisa sobre os processos psicossociológicos da construção das identidades coletivas entre diferentes grupos de ação coletiva como o movimento gay, lésbico e transexual de Minas Gerais, o movimento das mulheres trabalhadoras rurais do Estado de Minas Gerais, o movimento das mulheres negras em Belo Horizonte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marco Antonio Torres - Integrante / Marco Aurelio Maximo Prado - Coordenador / Frederico Viana Machado - Integrante / Cornelis Johannes van Stralen - Integrante / Sara Deolinda Pimenta - Integrante / Manuela de Sousa Magalhães - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2013

Melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PRÊMIO UFMG DE TESES, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

2013

2013 - Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual 2013 - Melhor Tese, (GALE ? Global Alliance for LGBT Education; O Prêmio Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual ? I.

2010

O 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero (Menção Honrosa, artigo científico, estudante de doutorado), CNPq/MCT, SPM/PR, MEC e UNFEM.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais / Departamento de Educação. , Rua do Seminário s/n, Centro, 35420000 - Mariana, MG - Brasil, Telefone: (31) 35579413, Fax: (31) 35579401, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2023

    Direção e administração, CUNI/UFOP - Conselho Universitário.,Cargo ou função, Representante Titular do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS.

  • 10/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação em Educação.,Linhas de pesquisa

  • 02/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFRENTAMENTO DO RACISMO, DA LGBTFOBIA E DO CAPACITISMO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: PRODUZINDO ESTRATEGIAS PARA UMA EDUCACAO DEMOCRATICA E PARTICIPATIVA, Gênero e Sexualidade na Educação, Piscologia da Educação I, Psicologia da Educação, Psicologia da Educação II, Psicomotricidade, Seminário II: o que é aprender na perspectiva cognitiva

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais IX - Foucault: Leituras para Pesquisa em Educação

  • 08/2022 - 06/2023

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Curso de Pedagogia.

  • 05/2022 - 06/2023

    Direção e administração, CUNI/UFOP - Conselho Universitário.,Cargo ou função, Conselheiro representante do CONGRAD/UFOP.

  • 10/2021 - 06/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CONGRAD/UFOP - Conselho de Graduação.,Cargo ou função, Conselheiro representante do Curso de Pedagogia.

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Diversidade Cultural e Educação

  • 10/2020 - 08/2022

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Pedagogia.

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sujeito: constituição e identidades culturais

  • 09/2020 - 11/2020

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Campo de Pesquisa

  • 03/2019 - 05/2019

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas em Educação - Módulo Psicologia

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Diversidade Cultural

  • 03/2018 - 06/2018

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas em Educação - Módulo I

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Diversidade Cultural

  • 03/2013 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica.

  • 10/2016 - 04/2017

    Estágios , Departamento de Educação.,Estágio realizado, Monitoria.

  • 08/2016 - 02/2017

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Direitos Humanos e Intolerâncias nas Escolas

  • 03/2016 - 02/2017

    Direção e administração, Programa de Pós-graduação em Educação.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação.

  • 03/2015 - 02/2016

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação.

  • 09/2015 - 12/2015

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Direitos Humanos e Intolerâncias nas Escolas

  • 04/2015 - 06/2015

    Estágios , Departamento de Educação.,Estágio realizado, Monitoria.

  • 03/2015 - 06/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Comissão de Distribuição dos Encargos Didáticos.

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático

  • 04/2014 - 12/2014

    Estágios , Departamento de Educação.,Estágio realizado, Supervisão de monitoria, Psicologia da Educação.

  • 03/2012 - 01/2014

    Direção e administração, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2012 - 12/2012

    Estágios , Departamento de Educação.,Estágio realizado, Supervisão de monitoria, Psicologia da Educação.

  • 04/2012 - 04/2012

    Extensão universitária , Departamento de Educação.,Atividade de extensão realizada, Oficina "Educação de adultos e diversidade: a inclusão em questão" (Fórum EJA).

  • 09/2011 - 11/2011

    Estágios , Departamento de Educação.,Estágio realizado, Supervisão de monitoria, Psicologia da Educação.

  • 06/2011 - 11/2011

    Extensão universitária , Universidade Aberta do Brasil.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do curso e aperfeiçoamente - Educação em Direitos Humanos oferecido para professores/as e agentes sociais envolvidos com a educação básica..

  • 03/2011 - 07/2011

    Estágios , Departamento de Educação.,Estágio realizado, Supervisão de monitoria, Psicologia da Educação.

  • 04/2011 - 05/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Comissão para Levantamento das Vagas de Passivo e Reuni do DEEDU.

  • 07/2010 - 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Comissão para Planejamento da Reestruturação das Licenciaturas da UFOP.

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Curso de Especialização em T. M. em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Diversidade sexual e educação

  • 02/2010 - 06/2010

    Extensão universitária , UFOP/Proex/Programa de Educação para Diversidade.,Atividade de extensão realizada, Curso Educação para Diversidade e Cidadania/Conceitos Introdutórios aos Direitos Humanos.

2008 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania GLBT

Outras informações:
Assessor do Projeto de Capacitação de Professores da Rede Pública, Educação Sexual, Gênero e Homofobia

2003 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Núcleo de Psicologia Política - NPP

2008 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Palestra no progr. de pós-graduação de de Psicologia/Disciplina Identidade Coletiva e Movimentos Sociais Tema:"Questões metodológicas entre a Teoria do Discurso e a Análise do Discurso Textualmente Orientadas para dicussão de posicções hegemônicas entre sujeitos"

2008 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Livre

Outras informações:
Aula no curso de graduação de Psicologia/Disciplina Psicologia Social III. Tema: "Democracia e Pluralismo".

2004 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência

Outras informações:
Disciplina: Metodologia

Atividades

  • 04/2008 - 06/2009

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Coordenação executiva do projeto Educação Sem Homofobia.

2005 - 2009

Instituto Santo Tomás de Aquino

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor/membro do Conselho de Administração, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2009 - 11/2009

    Ensino, Filosofia - licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicolgia da Educação

  • 03/2005 - 11/2009

    Direção e administração, Conselho de Administração Superior.,Cargo ou função, Membro do conselho.

  • 03/2005 - 11/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão.,Cargo ou função, Membro do conselho.

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Filosofia - licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Gestão Pastoral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Pastoral

  • 01/2009 - 01/2009

    Ensino, Especialização Lato Senso para formadores/as, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Vocação III

  • 08/2008 - 11/2008

    Ensino, Filosofia - licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas

  • 07/2008 - 07/2008

    Ensino, Especialização Lato Senso para formadores/as, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Vocação II

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Filosofia - licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

  • 01/2008 - 01/2008

    Ensino, Especialização Lato Senso para formadores/as, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Vocação I

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Filosofia - licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Gestão Pastoral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Pastoral

  • 01/2007 - 01/2007

    Ensino, Formadores Presbíteros Diocesanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Identidade e cidadania na Formação de jovens

  • 07/2006 - 07/2006

    Ensino, Formadores Presbíteros Diocesanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientações Psicológicas aos/as formadores/as

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Religião

2001 - 2009

Conferência dos Religiosos do Brasil/Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo-pesquisador

Atividades

  • 01/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede Nacional.,Cargo ou função, Assessor.

  • 07/2007 - 07/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Assembléia Extraordinária, Assembléia Extraordinária.,Atividade realizada, Novas Configurações identitárias entre a Vida Religiosa Consagrada e o Contexto Sociorreligioso.

  • 01/2006 - 07/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede Nacional.,Cargo ou função, Assessoria Metodológica: Opinião dos Superiores Maiores dos Institutos e Congregações de Vida Consagrada do Brasil.

1999 - 2002

Fundação Frei Antonino Puglisi - Uberlândia/MG, ----

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação: prevenção, tratamento, reabilitação e reinserção social de dependentes químicos.

1990 - 2014

Província dos Capuchinhos de Minas Gerais

Vínculo: Religioso, Enquadramento Funcional: Membro associado

Atividades

  • 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Formação.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 01/2001

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Conselheiro.

2001 - 2001

Conselho Regional de Psicologia - 4ª Região (MG/ES)

Vínculo: Credenciado, Enquadramento Funcional: Delegado

Outras informações:
Delegado pelo Regional de Uberlândia no IV Congresso do CRP 04

2010 - 2011

Ministério da Educação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Participação no Grupo de Trabalho para acompanhar o Programa Brasil Sem Homofobia e a implementação do Plano Nacional de Direitos Humanos e Cidadania LGBT.

2008 - 2020

Associação Brasileira de Psicologia Social

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: membro associado, Carga horária: 1

Atividades

  • 01/2016 - 12/2017

    Direção e administração, Diretoria Nacional.,Cargo ou função, 2a Tesoureiro.

2023 - Atual

Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Vínculo: Conselheiro Titular, Enquadramento Funcional: Representante ANPED, Carga horária: 2