Adilson Silva Ferraz

Doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires - UBA, Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica Argentina - UCA, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Caruaru - ASCES, Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Filosofia, pelo Centro Universitário ETEP. Realizou estágio doutoral na Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 2013, sob direção do Prof. Jean-François Kervégan, e instância de investigação na mesma universidade em janeiro de 2011. Professor da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA. Professor visitante da Universidad Cooperativa de Colombia-UCC. Foi professor assistente II da Faculdade ASCES, professor Auxiliar de II na Universidad de Buenos Aires - UBA (na cátedra Teoría General y Filosofía del Derecho, do Dr. Carlos Cárcova), e professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Supervisor do Núcleo Cultural da Faculdade ASCES. Coordenador do Núcleo de Pesquisa (NUPESQ) e do Núcleo de Extensão (NUEXT) da FAFICA. Foi colaborador na cátedra Sociología del Derecho do Dr. Enrique Zuleta Puceiro, junto ao Dr. Enrique del Percio (Universidad de Buenos Aires). Foi professor em 2008 e 2009 e atualmente professor substituto do Centro Acadêmico do Agreste - UFPE. Professor da Pós-graduação da Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco - ESMAPE, da pós-graduação em Direito Público e Endodontia da Faculdade ASCES e da Pós-Graduação Nacional em Docência do Ensino Superior da UNINASSAU. Orientador pedagógico dos estagiários de Direito no Programa Segundo Tempo do Governo Federal, de 2008 até 2011. Por pesquisa produzida, recebeu do Governo Federal o "Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social" em 2008. Em 2010, teve pesquisa aprovada na segunda edição do mesmo concurso. Acadêmico da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras - ACCACIL, ocupa a cadeira N. 14, do patrono Augusto Tabosa. Membro da Academia Caruaruense de Artes Filosofia - ACAFIL, ocupando a cátedra Austregésilo de Athayde. Possui textos publicados na Inglaterra, Colômbia, Portugal, Argentina, Coréia do Sul, Brasil e Espanha. Tem experiência na área de Direito e Filosofia, com ênfase em Teorias da Justiça, Jürgen Habermas, Hannah Arendt, Direito e Linguagem. Membro da Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP) e da Asociación Argentina de Filosofía del Derecho y Filosofía Social (AAFD). Foi Editor-Chefe da "Revista Cidadania e Direitos Humanos", "Revista Contemporânea" e é atualmente da Revista Inovatio Juris e Juris Sertão da AESA. Editor-chefe da Revista PsiPro. Músico. Foi membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/Caruaru - PE.Contato: adilson_ferraz@hotmail.com / (81) 996304653

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filosofia

2018 - Atual

Pontificia Universidad Católica Argentina
Título: .O Conceito de Amor no Pensamento de Hannah Arendt
Orientador: em Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne ( Jean-François Kervégan)
com

Mestrado em Filosofia

2007 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O Resgate da Política no Pensamento de Habermas e Hannah Arendt: entre uma ética procedimental e uma ética do amor ao mundo., Ano de Obtenção: 2009
Dr. Luiz Vicente Vieira.Palavras-chave: Filosofia Política; Filosofia de Hannah Arendt; Teoria da Ação Comunicativa de Habermas; Democracia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Especialização em Ensino de Arte

2022 - 2023

UNIBF
Título: A Arte e Cultura do Barro no Alto do Moura em Caruaru - PE
Orientador: John Silva Spengler

Graduação em Licenciatura em Artes Visuais

2022 - 2023

Centro Universitário ETEP
Título: A Arte e o Legado do Mestre Vitalino
Orientador: Isadora Novaes

Graduação em Licenciatura em Filosofia

2022 - 2023

Centro Universitário ETEP
Título: O Conceito de Política no Pensamento de Hannah Arendt
Orientador: Peter Schmmit

Graduação em bacharelado em Direito

2002 - 2006

Faculdade de Direito de Caruaru
Título: A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas
Orientador: Prof. Msc. Alexandre Costa Lima

Graduação interrompida em 2002 em licenciatura em música

2002 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Ano de interrupção: 2002

Formação complementar

2016 - 2016

Google for Education. (Carga horária: 3h). , Faculdade ASCES, ASCES, Brasil.

2016 - 2016

El Tiempo y la Eternidad. (Carga horária: 4h). , Centro Psicanalitico Argentino, CPA, Argentina.

2015 - 2015

Metodologias Ativas. (Carga horária: 8h). , Faculdade ASCES, ASCES, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Francês. (Carga horária: 90h). , École Paris Langues, EPL, França.

2012 - 2012

Michel Foucault: dispositivos de poder. (Carga horária: 20h). , Centro Psicanalitico Argentino, CPA, Argentina.

2012 - 2012

Así Hablo Zaratustra. (Carga horária: 8h). , Centro Psicanalitico Argentino, CPA, Argentina.

2012 - 2012

Fenomenología de la razón - Roberto Walton. (Carga horária: 36h). , Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2012 - 2012

Typologie des Droits. (Carga horária: 30h). , Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.

2010 - 2010

Curso de Atualização Didático-pedagógica. (Carga horária: 60h). , Faculdade ASCES, ASCES, Brasil.

2010 - 2010

Figuras Retóricas y Argumentación. (Carga horária: 8h). , Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2010 - 2010

Retórica Latina: la eficacia persuasiva. (Carga horária: 6h). , Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2010 - 2010

Pensar la Cultura: aproximaciones retóricas. (Carga horária: 9h). , Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2009 - 2009

Drets Humans: instruccions d'dús per arrelar el fu. (Carga horária: 10h). , Universidade de Valência, UV, Espanha.

2009 - 2009

Educar (en) la Ciutat: un futur incert. (Carga horária: 10h). , Universidade de Valencia, UV, Espanha.

2009 - 2009

Cine i Psiquiatria de L'exorcisme a la Neurotmatge. (Carga horária: 10h). , Universidade de Valência, UV, Espanha.

2009 - 2009

El Futur del Llegar de Darwin. (Carga horária: 10h). , Universidade de Valência, UV, Espanha.

2004 - 2004

Extensão universitária em Pesquisa quantitativa com ênfase em Direito. (Carga horária: 4h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Projeto de Pesquisa envolvendo Seres Humanos. (Carga horária: 4h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Pesquisa qualitativa: reflexões sobre a pesquisa. (Carga horária: 4h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em III Encontro de Ensino, Pesquisa e extensão. , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Metodologia Científica.

Organização de eventos

FERRAZ, A. S. . I Congresso de Direito da UNINASSAU/CARUARU. 2024. (Congresso).

FERRAZ, A. S. ; SILVA, M. S. . COEPE 2023. 2023. (Congresso).

FERRAZ, A. S. ; VASCONCELOS, V. . Congresso Paulo Freire - 100 anos de educação libertadora. 2021. (Congresso).

FERRAZ, A. S. . II Campeonato Brasileiro de Júri Simulado. 2019. (Concurso).

FERRAZ, A. S. . XVII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EEPE. 2018. (Congresso).

FERRAZ, A. S. . I Campeonato Brasileiro de Júri Simulado. 2018. (Concurso).

FERRAZ, A. S. . I Curso de Oratória para Advogados. 2018. (Outro).

FERRAZ, A. S. ; ARAUJO, E. . O Futuro da Advocacia Criminal. 2018. (Outro).

FERRAZ, A. S. . XVI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EEPE. 2017. (Congresso).

FERRAZ, A. S. . Dia do Jazz ASCES. 2016. (Outro).

FERRAZ, A. S. . Lava-Jato em Debate. 2016. (Outro).

FERRAZ, A. S. . Crise da Democracia: o caso da Europa. 2016. (Outro).

FERRAZ, A. S. . XV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA. 2016. (Congresso).

FERRAZ, A. S. ; DIMERON, W. . Centenário de Lourival Vilanova. 2015. (Outro).

FERRAZ, A. S. ; MACIEL, M. ; LUCAS, A. ; GALINDO, L. . Festival Internacional de Gastronomia. 2015. (Festival).

FERRAZ, A. S. ; FILHO, A. . XIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA. 2014. (Congresso).

FERRAZ, A. S. . Lançamento do Livro "Trabalho: questoes no Brasil e Agreste Pernambucano". 2014. (Outro).

FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, W. L. R. ; LIBERATO FILHO, R. . I Seminario do Diretorio de Direito da Asces - Homenagem ao Ministro da Justiça Fernando Lira. 2013. (Congresso).

FERRAZ, A. S. ; SÁ, Márcio ; SILVA, J. ; ALMEIDA, A. M. . I Encontro sobre Trabalho no Agreste. 2011. (Outro).

FERRAZ, A. S. . II Semana da Mulher ASCES. 2010. (Outro).

FERRAZ, A. S. ; VASCONCELOS, Josélito . O Homem e o Sertão. 2010. (Exposição).

FERRAZ, A. S. . Férias no Campus. 2010. (Outro).

FERRAZ, A. S. . XIII Congresso de Direito. 2010. (Congresso).

FERRAZ, A. S. ; SOUTO MAIOR, Pierre . Luta Pela Justiça. 2010. (Outro).

FERRAZ, A. S. ; FLORÊNCIO, E. H. . III Semana de Atualização Jurídica e I Jornada Científica - DAGFA. 2009. (Outro).

FERRAZ, A. S. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2008. (Outro).

FERRAZ, A. S. ; LIMA, André . I Ciclo de Estudos Sócio-Jurídicos - Laboratório Filosófico. 2006. (Outro).

FERRAZ, A. S. ; FREIRE, Marco Aurélio ; ASSIS, Emerson Francisco de ; CINTRA FILHO, Darci de Farias . Seminário de Ciência Política: O Pensamento de Karl Marx, Antônio Gransci, Hannah Arendt e Jürgen Habermas. 2003. (Outro).

Participação em eventos

XXIV Congreso Nacional y XIV Latinoamericano de Sociología Jurídica. El Neocontratualismo Procedimental de John Rawls: una mirada desde la teoría de la fraternidad de Enrique del Percio. 2024. (Congresso).

COEPE 2023. Como Publicar Artigos em Revistas Científicas. 2023. (Congresso).

COEPE 2022. Filosofia do Direito para Concursos. 2022. (Congresso).

Congresso Paulo Freire - 100 anos de educação libertadora. História e Evolução do Pensamento de Paulo Freire. 2021. (Congresso).

Democracia: Passado e Futuro. Hannah Arendt e a Democracia. 2019. (Congresso).

XX Congreso Nacional y X Latinoamericano de Sociología Jurídica. El Aborto de Fetos Anencefalicos en Brasil desde una Mirada Psicanalitica. 2019. (Congresso).

La Cuestión Indígena en el Derecho Colonial. 2018. (Encontro).

Los Derechos Naturales en el Pensamiento de Domingo Soto. 2018. (Encontro).

?Una Filosofía para Latinoameírica?. 2017. (Encontro).

Upgrade em Pesquisa em Relações Internacionais.Avaliação metodológica de pesquisa em Relações Internacionais. 2017. (Encontro).

XVI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EEPE.A Diversidade Sexual LGBTS na Disciplina Direitos Humanos e Cidadania: um estudo a partir das escolas de referência que compõem a gerência regional vale do capibaribe - Limoeiro. 2017. (Encontro).

XVI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EEPE.Legalização da Prostituição: uma análise social e jurídica. 2017. (Encontro).

Apertura del Ciclo Dialogando desde el Sur (Verano 2016). 2016. (Encontro).

Férias no Campus 2016.O Pensamento de Hannah Arendt. 2016. (Encontro).

Post-Brexit: La crisis de la UE. 2016. (Encontro).

Roda de Conversa sobre o Jazz.Sobre o Jazz. 2016. (Encontro).

Férias no Campus 2015.A Fundamentação da Política por meio da Religião. 2015. (Encontro).

I Encontro de Debates Constitucionais.A Retorica do Constitucionalismo e o Principio da Fraternidade. 2015. (Encontro).

Roda de Conversa Cultural.Roda de Conversa Cultural. 2015. (Encontro).

A Participaçao da Mulher na Vida Socio-Politica.A Mulher na Politica. 2014. (Encontro).

Lançamento do Livro "Trabalho: Questoes no Brasil e no Agreste Pernambucano.O Trabalho no Agreste a Partir de Hannah Arendt. 2014. (Encontro).

VII Forum de Formaçao de Professores da FAFICA.Argumentaçao & Verdade. 2014. (Seminário).

XIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA. Fraternidade e Política. 2014. (Congresso).

Cha Filosofico da FAFICA.Direito e Minorias Sociais. 2013. (Seminário).

Fondements de la justice. 2013. (Encontro).

Giovanni Gentile : une pensée en acte. 2013. (Encontro).

III Congreso Uruguayo de Filosofia y Primer Encuentro del Pensamiento Critico y Filosofico de nuestra America. 2013. (Congresso).

Journée d?études « Trajectoires de la reconnaissance ». 2013. (Congresso).

L?éthique de la création intellectuelle. 2013. (Encontro).

Le paradigme habermassien de la publicité:éléments et enjeux d'une critique. 2013. (Encontro).

Le problème du statut ontologique des normes. Le « paradoxe de Kelsen » est-il soluble ?. 2013. (Encontro).

Les catégories de l?esprit.Autour de la philosophie sociale de Vincent Descombesbes. 2013. (Congresso).

Les mondes de Paul Ricoeur : 1913-2013. 2013. (Congresso).

Objectivity and Constructivism. 2013. (Encontro).

Patočka, lecteur d?Aristote, Phénoménologie, ontologie, cosmologie. 2013. (Congresso).

Dialogos Sobre Filosofías Criticas de Nuestra America-Problemas, desafíos y propuestas para y desde un pensamiento situado. 2012. (Encontro).

III Jornadas de Jóvenes Investigadoras/es en Derecho y Ciencias Sociales. 2012. (Encontro).

Liberalismo e a visão de lugar nenhum - as raízes econômicas da posição original de Rawls. 2012. (Encontro).

Los cambios de paradigma y sus efectos. Su abordaje interdisciplinario. 2012. (Oficina).

200 años de constitucionalismo en América latina. ¿Qué hemos aprendido?. 2011. (Congresso).

A Cincuenta años del Régimen Jurídico Antártico. 2011. (Seminário).

Congreso Internacional sobre el pensamiento de John Finnis. A propósito de la publicación de la segunda edición de Natural Law and Natural Rights y de sus Collected Essays. 2011. (Congresso).

Encontro Pedagógico da Faculdade Asces. 2011. (Encontro).

Jornada de Derecho Constitucional de la Integración, MERCOSUR y Derechos Humanos. 2011. (Congresso).

Jornadas en homenaje al Dr. Eugenio Bulygin: ?40 años de sistemas normativos?. 2011. (Seminário).

Semana de Atualização Jurídica da Asces.Ativismo Judicial, Retórica e Democracia. 2011. (Seminário).

Simposio Escolástica Medieval. 2011. (Simpósio).

Simposio Paul Ricoer - UCA. 2011. (Simpósio).

VII Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Asces. 2011. (Encontro).

XXV Jornadas Argentinas y III Argentino-Brasileñas de Filosofía Jurídica y Social. 2011. (Congresso).

Encontro Pedagógico da Faculdade Asces. 2010. (Encontro).

Estado, Religião, Laicismo.O que diz a Filosofia sobre o Estado, Religião e Laicismo. 2010. (Seminário).

II Colóquio de Retórica da PUC/SP. Direito e Opressão: a retórica das relações de poder. 2010. (Congresso).

II Semana da Mulher ASCES. 2010. (Seminário).

I Jornada Nacional de Retórica/I Jornada Latinoamericana de Investigación en Estudios Retóricos. La Retórica de la Tecnociencia en la Jurisdición Constitucional Brasileña en el Caso de la ADIN 3510: Con Hannah Arendt por una ágora jurídica activa. 2010. (Congresso).

Latinoamerica tiene la Palavra - Universidad de Buenos Aires.El rescate de la Política en los pensamientos de Habermas y Hannah Arendt: entre una ética procedimental y una ética del amor al mundo. 2010. (Seminário).

V Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. La Retórica del Discurso Actvista del Supremo Tribunal Federal y la Expansión de su esfera de Poder. 2010. (Congresso).

Universidad D'stiu de Gandia - Universitat de Valencia. 2009. (Seminário).

Férias no Campus 2008.Teoria Musical e Iniciação à leitura de Partituras. 2008. (Encontro).

II Semana de Atualização Jurídica. A Retórica e a Oratória do Advogado. 2008. (Congresso).

IV Jornada de Iniciação Científica - ASCES.Multiculturalismo e a Contemporaneidade: Desafios da ética do consenso na diversidade humana. 2008. (Outra).

VI Encontro Interinstitucional de Filosofia - UFPE/UFPB/UFRN. A compreensão arendtiana de existencialismo a partir do ensaio. 2008. (Congresso).

III Jornada de Iniciação Científica da ASCES.Metodologia Científica: Como fazer ciência no Direito?. 2007. (Seminário).

I Seminário Internacional de Direitos Humanos. 2007. (Seminário).

I Simpósio CESAMA - Os Direitos Fundamentais e sua Concretização Hoje. Os rumos da teoria da argumentação jurídica frente ao desafio dos direitos fundamentais. 2007. (Congresso).

Laboratório Filosófico.A Crise do Desenvolvimento Sustetável da Humanidade e a Racionalidade Jurídica enquanto Via Alternativa. 2007. (Encontro).

Seminário Jean-Jacques Rousseau: O pensamento rousseauniano. 2007. (Seminário).

Férias no Campus 2009.Introdução à leitura de Partituras. 2006. (Oficina).

III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SBPC.Orkut: o Big Brother do Crime?. 2006. (Outra).

II Jornada de Iniciação Científica da ASCES.Extensão Universitária e Inclusão Social: Implicações do O Direito na Rua para o Segundo Tempo. 2006. (Simpósio).

Laboratório Filosófico.A Teoria do Conhecimento em Kant. 2005. (Encontro).

V Seminário de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Direito de Caruaru.O Direito na Rua: Educando para a Paz e Solidariedade. 2004. (Seminário).

Seminário de Ciência Política: O pensamento de Karl Marx, Antônio Gramisci, Hannah Arendt e Jüngen Habermas.O Pensamento de Karl Marx, Antônio Gransci, Hannah Arendt e Jüngen Habermas. 2003. (Seminário).

I Simpósio de Direito Processual e III Seminário de Iniciação Científica. 2002. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: JOSÉ ALEXANDRE CORDEIRO DE MELO

FERRAZ, A. S.; PIMENTEL, T.; SILVA, J. L.. Caos na Segurança Pública: um estudo comparativo entre o sistema prisional estadual e federal brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA.

Aluno: Gusthavo Jefferson Paes De Carvalho

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; SILVA, J. L.. Ativismo Judicial: Análise da sobreposição do Judiciário sobre os demais poderes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA.

Aluno: RODRIGO ALMEIDA DE MELO

FERRAZ, A. S.; PIMENTEL, T.; SILVA, J. L.. Os Efeitos Normativos do Ato Institucional Número 5 na Esfera dos Direitos Civis e dos Direitos Humanos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA.

Aluno: Elaine Cavalcanti Ferreira

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; SILVA, J. L.. A Atuação do Ministério Público nos Casos de Feminicídio no Estado de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA.

Aluno: Dioneide Maria de Lima

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; SILVA, J. L.. Direitos do Autista: uma reflexão sobre a Lei Berenice Piana. 2023 - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA.

Aluno: Gilson Cavalcanti de Siqueira Neto

GIRAO, D.;FERRAZ, A. S.; SILVA, J. L.. Superlotação Carcerária: principais problemas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA.

Aluno: Elizeu Silva dos Santos

FERRAZ, A. S.SILVA, H.M.; SOUZA, M. L. S.. O Perfil Pedagógico Musical de Padre Jaime Diniz: impressões a partir de relatos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Instituto Federal de Pernambuco.

Aluno: João Victor Ferreira de Oliveira

FERRAZ, A. S.; ROCHA, P.; LYRA, K.. Eficácia Normativa da LEP: uma análise sobre o complexo penitenciário do Curado. 2018 - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: MASAKATSU MORIMURA NETO

FERRAZ, A. S.; LYRA, K.; ROCHA, P.. Análise Comparativa da Política de Drogas antes e depois da Lei 11.343/2006 e suas Consequências no Sistema Penitenciário Brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Vanessa de Lira Cruz

FERRAZ, A. S.; LYRA, K.; ROCHA, P.. Formas de Desestatização do Sistema Penitenciário e sua Viabilidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Hugo Henrique da Silva

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; VILANOVA, M.. Direito e Fraternidade segundo a Perspectiva do Realismo Político. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Arthur Miguel Alves da Silva

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; VILANOVA, M.. Democracia Semidireta: implementação prática na realidade brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Beatriz Almeida de Assis

FERRAZ, A. S.; MOURA, A.; MELO, A.. Medidas Socioeducativas e as Falhas Quanto a sua Efetividade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Cleber Júnior Clemente de Arandas

FERRAZ, A. S.; MOURA, A.; MELO, A.. Legislação Brasileira sobre Crimes Cibernéticos Comparando com a Convenção sobre Cibercrime de Budapeste. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Ademir Augusto da Silva

FERRAZ, A. S.; MOURA, A.; RIBAS, M. R.. Audiência de Custódia: instrumento de validade e eficácia nos aspectos sociais e jurídicos. 2018 - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Amanda Larissa Valença de Medeiros

FERRAZ, A. S.; MOURA, A.; RIBAS, M. R.. Retratos da Violência Obstétrica: uma análise sobre a ofensa aos direitos fundamentais no SUS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Giulia Maria Bernardo Vaz

FERRAZ, A. S.; CHALEGRE, O.; MOURA, A.. A Previdência do Servidor Público Municipal: uma análise no município de Pedra-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Hyggo Eduardo de Lima Cordeiro Missena

FERRAZ, A. S.; CHALEGRE, O.; MOURA, A.. Compra de Votos e o Abuso de Poder Econômico e Político. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: André Luís Queiroz Coelho

FERRAZ, A. S.; GRUMBERG, J.; JORDAO, M.. O Crime de Sonegação Fiscal no Agreste Pernambucano sob uma Ótica Multidimensional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Centro Universitário Tabosa de Almeida.

Aluno: Nadine Raquel Gonçalves Araújo

FERRAZ, A. S.; JORDAO, M.; GRUMBERG, J.. A Ineficiência no Sistema Tributário Brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Centro Universitário Tabosa de Almeida.

Aluno: Maria Eduarda Barboza Ferreira

FERRAZ, A. S.; RIBAS, M. R.; JORDAO, M.. Investigação Criminal de Autoridades Políticas: um olhar sobre a fuga de legalidade no processo penal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Nadilson Rodrigues Torres

FERRAZ, A. S.; RIBAS, M. R.; JORDAO, M.. Voz de Prisão no Estrito Cumprimento do Dever Legal do Agente de Segurança Pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Antônio Athos de Oliveira Silva

FERRAZ, A. S.; CHALEGRE, O.; LIMA, A. C.. Efetivação do Direito à Saúde de Mulheres Drogadas na Cidade de Caruaru: um estudo a partir do centro de recuperação Rosa de Saron. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Cleyton Gomes Teodoro

FERRAZ, A. S.. O Superendividamento do Consumidor Brasileiro X necessidade de tratamento Normativo no Ordenamento Jurídico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: André Luis Rodrigues Araújo

FERRAZ, A. S.. A Controvérsia acerca da Responsabilidade Civil das Entidades Esportivas em Relação aos Torcedores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Laércio Luiz de Jesus Filho

FERRAZ, A. S.; LIMA, A. C.; RIBAS, M. R.. Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas: uma breve análise desse instituto à luz da celeridade processual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Emannuela Aparecida de Souza Silva Lima

FERRAZ, A. S.; LIMA, A. C.; RIBAS, M. R.. Reformas Previdenciárias: avanço ou retrocesso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Ravi Borges Cordeiro

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; FREIRE, Marco Aurélio; VIANA, B.. A Relativização da Coisa Julgada nas Ações de Investigação de Paternidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Jessika Rebeka Torres de Azevedo

FERRAZ, A. S.; VIANA, B.; VASCONCELOS, O.; FREIRE, Marco Aurélio. A Medida de Segurança e a Politica do Estado sobre os Imputáveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Everaldo Gomes da Silva Filho

FERRAZ, A. S.; FREIRE, Marco Aurélio; BELTRAO, J. A.. Um Rio que Deflui: caso de improbidade administrativa como ensejo de dano moral a coletividade. um estudo de caso na câmara de vereadores de caruaru. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Marilia de Llima Silva

FERRAZ, A. S.; BELTRAO, J. A.; FREIRE, Marco Aurélio. Alteraçoes do sistema recursal no CPC e suas Perspectivas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Eric Sobral

FERRAZ, A. S.; BELTRAO, J. A.; FREIRE, Marco Aurélio. Responsabilidade Subsidiaria dos Avos na Complementação dos Alimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Kleber Henrique Pereira Caballido

FERRAZ, A. S.; FREIRE, Marco Aurélio; BELTRAO, J. A.. O Esporte como Meio de Ressocializaçao do Menor Infrator. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Beatriz Pereira Arruda Capita

FERRAZ, A. S.; BELTRAO, J. A.; FREIRE, Marco Aurélio. As Medidas Socioeducativas Impostas ao Adolescente Autor de Ato Infracional: da indiferença à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Claudio Roberto Pereira da Silva

FERRAZ, A. S.; FREIRE, Marco Aurélio; BELTRAO, J. A.. Redução da Maioridade Penal como Meio de Proteção à Vitima. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Mayara Scarlatte de Lima Pereira

FERRAZ, A. S.; FREIRE, Marco Aurélio; BELTRAO, J. A.. Cidadao Infrator e a sua Volta em Meio à Sociedade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Antônia Cordeiro de Melo Silva

FERRAZ, A. S.; LIMA, R.; GUERRA, B.. Adoção Intuitu Personae e a Lei 12.010/09. Prevalência do melhor interesse da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Gianelle de Oliveira Sobral

FERRAZ, A. S.; LIMA, R.; GUERRA, B.. A Parentalidade e Afetividade. filiação socioafetiva e biológia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Ilka Thayana Almeida Valença

FERRAZ, A. S.; LIMA, R.; GUERRA, B.. O Valor Probante da Ata Notarial no Direito Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Francyele dos Santos Lourenço

FERRAZ, A. S.; MELO, A.. Maioridade Penal e as Condições Sociais como Fatores Desencadeadores da Criminalidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Nara Maria Sêna dos Santos

FERRAZ, A. S.; BARBOSA, L. F. A.; MELO, A.. A Dualidade Existente entre PPP's no Estado de Pernambuco: O caso rota do atlântico e arena pernambuco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Igor Vinícios Santos de Souza

FERRAZ, A. S.; BARBOSA, L. F. A.; MELO, A.. O Direito Humano Fundamental à Duração Razoável do Processo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Paulo Liomar de Andrade Silva Filho

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; BARROSO, R.. Organizações Criminosas no Brasil: a origem e a evolução do primeiro comando da capital e a infiltração de agentes como uma das formas de combate ao crime organizado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: João Bezerra de Moura Santos Neto

ASSIS, Emerson Francisco de;FERRAZ, A. S.; BARBOSA, L. F. A.. Reflexões sobre os Impactos da EC N. 72 (PEC das Domésticas) no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Eduardo Antônio Guimarães de Melo

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; BARROSO, R.. O Controle de Convencionalidade no Brasil: eficácia e o princípio Pro Homine. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Jonathann Rafael de Melo Silva

FERRAZ, A. S.; RISK, E.; RABELO, O.. Menor Infrator e os Direitos Humanos: como combater a "impunidade", no Brasil, à luz da legislação vigente?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Kaique Lunar da Costa Barros

FERRAZ, A. S.; TAVARES, A.. Violência e Crueldade contra Animais Domésticos: o direito dos animais na legislaçao brasileira e a sua aplicabilidade do tipo penal previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Alan da Silva Cordeiro

FERRAZ, A. S.; TAVARES, A.. A Possibilidade de Intervençao de Assistente de Acusaçao no Procedimento para Apuraçao de ato Infracional do ECA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Pedro Henrique de Vieira de Medeiros Moura

FERRAZ, A. S.; TAVARES, A.; FLUMINGAN, S.. O Dano Moral e sua Quantificaçao. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Maria Luiza Claudino Figueirêdo

FERRAZ, A. S.; TAVARES, A.; FLUMINGAN, S.. O Licenciamento Ambiental, a Logistica Reversa e a Aplicaçao da Lei 12.305/10. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Thais Indiara Marques da Silva

FERRAZ, A. S.; MIRANDA, S.; ANDRADE, J. A.. Sistema de Cotas para Negros e o Principio da Isonomia: equiparaçao social ou discriminaçao. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Thais Indiara Marques da Silva

FERRAZ, A. S.; MIRANDA, S.; ANDRADE, J. A.. Sistema de Cotas para Negros e o Principio da Isonomia: equiparação social ou discriminação?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Gisisllayne França da Silva

FERRAZ, A. S.; DANTAS, P.. Depois das Grades: o direito ao esquecimento e o princípio da dignidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Romário Nascimento Ramos

FERRAZ, A. S.; DANTAS, P.. Financiamento Público Exclusivo de Campanhas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Gustavo Correia da Silva

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; VIANA, B.. Do Código de Menores ao Estatuto da Criança e do Adolescente - em busca da proteção aos jovens. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Elnatan Cavalcante Resende Filho

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; VIANA, B.. A Medida Socioeducativa de Internação e a Reinserção Social do Adolescente Infrator. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Maria Eleuzine de Arruda

FERRAZ, A. S.; ROCHA, P.; MENDES, L.. O Sistema Penitenciario Brasileiro e o seu Conceito de Eficacia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Éme Pâmela de S

FERRAZ, A. S.; ROCHA, P.; MENDES, L.. Oliveira.Crimes Sexuais e o Trafico Internacional e Interno de Crianças e Adolescentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Willammys Pereira Leite

FERRAZ, A. S.; ROCHA, P.; MENDES, L.. Tipo de Açao Penal nos Crimes contra a Dignidade Sexual: crime de estupro com resultado de morte ou lesao corporal grave. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Eric Renato Borba

ANDRADE, F.;FERRAZ, A. S.; FREIRE, Marco Aurélio. Inegibilidade e Vida Pregressa sob a Otica do Principio da Proporcionalidade: uma nalise do voto do ministro Gilmar Mendes. 2013.

Aluno: Alline Siqueira Leal Pessoa

FERRAZ, A. S.; ANDRADE, F.; FREIRE, Marco Aurélio. A Acessibilidade da Pessoa com Deficiencia aos Direitos Fundamentais e o Papel do MP na Defesa de seus Direitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: José Jailson Azevedo da Silva

ANDRADE, F.; FREIRE, Marco Aurélio;FERRAZ, A. S.. Judicializaçao da Politica do Brasil: uma analise das causas e consequencias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: José Antonildo Alves de Oliveira

FERRAZ, A. S.; DANTAS, P.; ROCHA, P.. O anonimato na Internet como Ferramenta a Serviço da Criminalidade nos Crimes contra a Honra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Bruna Lima Gomes

FERRAZ, A. S.; DANTAS, P.; ROCHA, P.. A Ineficacia da Lei de Execuçao Penal em Face da Realidade Carceraria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Ayane da Silva Oliveira Santos

FERRAZ, A. S.; CINTRA FILHO, Darci de Farias; MOURA, A.. O Ingresso dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: GEYZA MEIRELLES ALVES SILVA

FERRAZ, A. S.; LIMA, A. C.; VASCONCELOS, W.. A Despenalização do Uso de Drogas no Brasil em Face da Nova Lei Antidrogas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: DIEGO MACÊDO FEITOSA

FERRAZ, A. S.; LYRA, K.; LIMA, A. C.. A não-receoção constitucional do artigo 227 do Código Penal Brasileiro: mediação para servir a lascívia de outrem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: GUSTAVO HENRIQUE PEREIRA DE LIMA

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, W.; LIMA, A. C.. A Possibilidade da Responsabilidade Civil do Estado: uma análise das repercussões conflituosas advindas da prestação de serviços públicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Ana Catarina Ramos dos Santos

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, W.; LIMA, A. C.. Educação e Informação como Instrumentos de Inclusão Social e Efetivação do Princípio da Igualdade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: CLÁUDIO DA CUNHA C

FERRAZ, A. S.; LEITE, G. S.; LIMA, A. C.. Sobrinho.Teoria Constitucionalista da Invalidade do Ato Discricionário na Administração Pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: CAMILLA ALMEIDA ROCHA

FERRAZ, A. S.; LYRA, K.; VASCONCELOS, W.. Prescriçao Virtual e o Interesse de Agir do Estado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Gleydson Henrique Rodrigues Passos

FERRAZ, A. S.; LYRA, K.; VASCONCELOS, W.. A Promoção da ação civil publica como instrumento de Combate a Improbidade Administrativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: FÁBIO BESERRA BARBOSA DOS SANTOS

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, W.; LYRA, K.. Ação Popular como Instrumento de Controle Social da Administração Pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: José Flávio Inacio dos Santos Júnior

FERRAZ, A. S.; FALCAO, P.; FREIRE, Marco Aurélio. Decisão Jurídica e Esvaziamento Ético: a retórica legitimatória do paradigma positivista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: David Figueredo de Vasconcelos Junior

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, W.; LYRA, K.. Discussão sobre a Constitucionalidade da Pena de Cassação de Aposentadoria de Servidor Público Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Deyved Thiago Bernadino Florêncio

FERRAZ, A. S.; LYRA, K.; Vasconcelos, W.. A Responsabilidade Social do Usuário de Drogas em Face da Problemática Gerada pelo Consumo de Entorpecentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Carlos Henrique de Souza

FERRAZ, A. S.; Vasconcelos, W.; LYRA, K.. Responsabilidade Civil do Estado por Omissão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Camila Daniela Gomes de França

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, W.; NEWTON, P.. A Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente na Feira da Sulanca de Caruaru - Pernambuco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Manassés Aleixo Pereira Simões

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, W.; LIMA, A. C.. Paternidade Sócio-afetiva: uma análise retórica da decisão prolatada no mandado de segurança n. 28.525 (caso Sean Goldman). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Iago Filipe Lopes Nunes

FERRAZ, A. S.; RIBAS, M. R.; MOURA, A.. A Exposição da Imagem do Suspeito por parte da Imprensa: princípio da presunção de inocência e o cabimento de ação por danos morais e materiais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Jane Fábia Galvão de Oliveira Sobral

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; ANDRADE, J. A.. Judicialização da Política e Teoria da Separação dos Poderes: o judiciário e a interpretação constitucional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Elisama Sanguineto Beltrão Andrade

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; ANDRADE, J. A.. Meio Ambiente e Direitos Fundamentais: um estudo sobre a cidadania dos catadores do lixão em Bezerros-PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Winston Santos Tiné

FERRAZ, A. S.; MIRANDA, S.; MELO, W.. Uma Análise jurídico-sociológica da Cidadania e sua Efetivação através das Normas de Controle e Adequação Social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Karoll Lacerda Rodrigues da Silva

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; MELO, W.. Racismo e Xenofobia como Violação aos Direitos Humanos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Vanessa Cavalcanti

FERRAZ, A. S.; ANDRADE, J. A.; LYRA, K.. Violência contra Mulher: a efetividade da proteção estatal a partir da aplicabilidade da Lei Maria da Penha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: SOLANGE ARRUDA ALVES

FERRAZ, A. S.; BARROS, Ana Maria; ANDRADE, J. A.. Concretização do Direito Fundamental à Educação de Qualidade como Estratégia para Redução da Marginalidade Social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Paulo José da Silva

FERRAZ, A. S.; MIRANDA, S.; ANDRADE, J. A.. O Direito à Preservação da Imagem do Preso em Cconflito com a Necessidade de Informação da Coletividade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: SIMONE MARTINS SANTIAGO

FERRAZ, A. S.; VIANA, B.; BATISTA, C.. Defensoria Pública: instrumento de concretização dos direitos e das liberdades fundamentais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Uberani Medeiros

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; FREIRE, Marco Aurélio. O Assédio Moral no Serviço Público. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: MARIA ALDA DE BARROS CALAZANS

FERRAZ, A. S.; VALONES, Xisto Zeno; LIMA, A. C.. Aborto e sua Antijuridicidade: aspectos éticos e legais do aborto de anencefálico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: MAIRLA DE CARVALHO LIMA

FERRAZ, A. S.; LIMA, A. C.; FREIRE, Marco Aurélio. O Personagem Homosexual na Telenovela. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Djane Gabriela do Rêgo Pontes

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; FREIRE, Marco Aurélio. Assédio Vertical no Contexto do Trabalho Subordinado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Laís Sobrinho Vasconcelos

FERRAZ, A. S.; FREIRE, Marco Aurélio; CRUZ, Roberta. A Repetição do Indébito Tributário de Crédito Prescrito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: EMMANUEL MESSIAS DA CUNHA AMORIM

FERRAZ, A. S.; CRUZ, Roberta; FREIRE, Marco Aurélio. O Exercício do Poder de Polícia Estatal na Aplicação da "Lei Seca". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: CLAREANA NUNES DE LIMA

FERRAZ, A. S.; LIMA, A. C.; VALONES, Xisto Zeno. A Herança Mediante a Existência Jurídica de Relacionamentos Paralelos: uma análise sobre o poliamorismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: THIAGO BARBOSA BERNARDO

FERRAZ, A. S.; LIMA, A. C.; MONTEIRO, A. L.. A Penhora on line (Sistema Bacen-jud) como Forma de Eficácia do Processo Executivo Civil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: WANDERSON LUÍS LIRA DA SILVA

FERRAZ, A. S.; CRUZ, Roberta; VASCONCELOS, O.. Competência Federativa Tributária Brasileira: atual tendência de unificação de impostos sobre produção, consumo e serviços em vista do simples nacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: FLÁVIA KARINE DE MORAES SILVA

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; CRUZ, Roberta. Imposto Predial e Territorial Urbano Progressivo e a Função Social da Propriedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: José Elias do Santos Neto

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; MONTEIRO, A. L.. Assédio Moral Organizacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Joyssy Luiza Melo Costa

FERRAZ, A. S.; VASCONCELOS, O.; VALONES, Xisto Zeno. Trabalho Infantil: mecanismos para sua erradicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: EDUARDO HENRIQUE GALINDO CAMPOS

FERRAZ, A. S.; VALONES, Xisto Zeno; VASCONCELOS, O.. A Legalização do Aborto de Anencéfalos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Francisco Ferreira de Souza Júnior

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; MELO, L. G. S. V.. As Formalidades na Fase Postulatória no Processo de Conhecimento como Óbice à Celeridade Processual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES.

Aluno: Marcelle Ferreira e Silva

FERRAZ, A. S.; MARQUES, Clarissa; BELTRÃO, Taciana. Meio Ambiente como Direito Fundamental e o Gerenciamente dos Resíduos Hospitalares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Carlos Wamberg Farias Leal da Silva

FERRAZ, A. S.; NEGREIROS, Felipe; LIRA, Ronaldo. A Maioridade Penal: vale a pena alterar?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Saulo Romero Cavalcante dos Santos

FERRAZ, A. S.; SOUTO MAIOR, Pierre; LIRA, Ronaldo. Justa Causa no Processo Penal Constitucional Brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Altamir Cléber de Vasconcelos Santos

RIBAS, M. R.;FERRAZ, A. S.; MELO, W.. Medidas Alternativas às Prisões Cautelares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: MARIA JUSCÉLIA ROCHA DE ARRUDA

FERRAZ, A. S.; VALONES, Xisto Zeno; LIRA, Ronaldo. O Estado de Embriaguez como Modificador do Comportamento Humano e a Influência na Prática do Crime. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Maria Lígia Ottwil do Rego Barros

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; OLIVEIRA, C.. Aborto de Fetos Anencefálicos: entre a vida e a liberdade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Nadja Luciana Vieira Balbino

FERRAZ, A. S.; LIRA, Ronaldo; RIBAS, M. R.. Tribunal do Júri e Aplicação Efetiva do Princípio do Sigilo das Votações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Lígia Ayonne da Silva Santos

FERRAZ, A. S.; OLIVEIRA, C.; MELO, W.. Responsabilidade Civil nas Relações de Família o dano moral em face da violação dos deveres conjugais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Marcela Karyne de Araújo Cabral

FERRAZ, A. S.; OLIVEIRA, C.; MELO, W.. Guarda Comartilhada: eficácia no exercício do poder familiar para o melhor interesse da criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Maria Clara Leite de Oliveira e Souza

FERRAZ, A. S.; OLIVEIRA, C.; MELO, W.. Desconsideração da Personalidade Jurídica à luz do Código Civil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Aline Patrícia Fonseca Macedo

FERRAZ, A. S.; LINS, L. C.; MELO, W.. Julgamento Imediato dos Processos Repetitivos à Luz da Constituição Federal de 1988. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Josue Ferreira da Silva

FERRAZ, A. S.; VALONES, Xisto Zeno; OLIVEIRA, C.. Eutanásia e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Myrna Nayara Queiroz Leite

FERRAZ, A. S.; VALONES, Xisto Zeno; LINS, L. C.. Execução de Tutela Antecipada contra a Fazenda Pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Lísia Franciana Costa

FERRAZ, A. S.; LINS, L. C.; VALONES, Xisto Zeno. Análise Crítica do art. 224 "a" do Código Penal sob o Prisma Constitucional da Presunção de Inocência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Otair José de Souza

FERRAZ, A. S.; LINS, L. C.; VALONES, Xisto Zeno. Retórica e Segurança Jurídica: um estudo a partir do tribunal do júri de Caruaru. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Iuara Tiê Cordeiro Lima

FERRAZ, A. S.; OLIVEIRA, C.; MELO, W.. Guarda Compatilhada e o Princípio do Melhor Interesse da Criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Arleide Juliana da Silva Gouveia

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; OLIVEIRA, C.. Guarda Compartilhada: um estudo sobre a viabilidade do instituto no cotidiano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Maria Simone do Nascimento Soares

FERRAZ, A. S.; LEMOS, R.; OLIVEIRA, C.. A Responsabilidade Civil dos Administradores de Sociedades Anônimas Fechadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Fausto Ottoni de Lima Parizio

PINHEIRO, G. G. L.;FERRAZ, A. S.; LINS, L. C.. Arquivamento de Inquérito Policial: aspectos doutrinários e jurisprudenciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Thiago Francisco de Lucena Santos

FERRAZ, A. S.; LIRA, Ronaldo; NEGREIROS, Felipe. Valorização da Vítima sob a Perspectiva da Nova Redação do art. 201 do Código de Processo Penal Brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: ANDERSON THIAGO NEVES SILVA

FERRAZ, A. S.; LINS, L. C.; PINHEIRO, G. G. L.. O Princípio da Proporcionalidade Aplicado na Prisão Provisória nos Cimes de Furto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: César Rodrigo Bezerra Silva

FERRAZ, A. S.; RIBAS, M. R.; MELO, W.. Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor e sua Aplicação ao Estatuto de Defesa do Torcedor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Luciana Laryce do Nascimento Malagueta Viera

FERRAZ, A. S.; OLIVEIRA, C.; MELO, W.. Síndrome de Alienação Parental: programando uma criança para seu genitor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Rildo Fretas Cavalcanti

FERRAZ, A. S.; FALCAO, P.; MELO, W.. Anencefalia e o STF: Inclusão de terceira modalidade de permissão do aborto?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Marcelino Pedro de Araújo Alcânara

FERRAZ, A. S.; MIRANDA, S.; MELO, W.. SistemaPenitenciário Brasileiro Diante a Violência Estrutural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Joyce Danielly Cavalcanti Maurício

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; SOUTO MAIOR, Pierre. A Constitucionalidade do Arquivamento Implícito do Inquérito Policial e das Peças de Informação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Tiago Tabosa Gervásio

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; SOUTO MAIOR, Pierre. A Incidência das Medidas Cautelares Reais no Combate ao Crime Organizado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Gisely Pinheiro Malagueta Vieira

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; SOUTO MAIOR, Pierre. Função do Inquérito Policial na Investigação Criminal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Ana Lúcia Leopodino de Andrade

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; SOUTO MAIOR, Pierre. Transação Penal e o Princípio do Devido Processo Penal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Honorina Batista de Andrade

FERRAZ, A. S.; MELO, W.; MIRANDA, S.. Os Direitos Fundamentais da Comunidade do Coque na Mídia: a visão dos próprios moradores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: bruna rafaelly de araujo barros rodrigues

FERRAZ, A. S.; MIRANDA, S.; MELO, W.. Reforma Psiquiátrica e Dignidade Humana: o louco infrator no cumprimento da medida de segurança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Jarbas Cintra Oliveira

FERRAZ, A. S.; MIRANDA, S.; MELO, W.. Um Enfoque Sócio-jurídico acerca do Crime de Violência contra a Mulher. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: George Augusto Raimundo da Costa

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; LIMA, A. C.. O Paradoxo do Laicismo Contemporâneo na Perspectiva de uma Sociedade Multicultural e Fraterna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Carlos Alpheu

FERRAZ, A. S.; LIMA, A. C.; ASSIS, Emerson Francisco de. Eutanásia: uma abordagem sócio-jurídico-filosófica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Matheus Pereira da Silva

FERRAZ, A. S.; FALCAO, P.; ASSIS, Emerson Francisco de. A Prática da Tópica na Visão dos Magistrados e Promotores de Caruaru. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Diego de Almeida Soares

FERRAZ, A. S.; FALCAO, P.; ASSIS, Emerson Francisco de. Spam: Legislação 2.0. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Thallynne Gabriella Santos e Silva

FERRAZ, A. S.; FALCAO, P.; ASSIS, Emerson Francisco de. Nacionalidade e Apatria: Um enfoque de um Dilema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Samuel Barbosa Soares

FALCAO, P.; ASSIS, Emerson Francisco de;FERRAZ, A. S.. Sistema de Solução de Controvérsias no Mercosul. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Ingryd F

ASSIS, Emerson Francisco de; FALCAO, P.;FERRAZ, A. S.. Abuquerque Moury Fernandes.Mobilização Social e Associativismo no Brasil pós Contituição Federal de 1988. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Dimas Wagner Rocha Pereira

FERRAZ, A. S.; FALCAO, P.; ASSIS, Emerson Francisco de. O Cheque Pós-datado e o Cheque de Pago Diferido: a inovação estrangeira que pode solucionar problemas nacionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Diego Interaminense Cintra

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; FALCAO, P.. A Crise do Direito e a Condição Democrática: uma análise a partir da perspectiva de Boaventura de Souza Santos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Armando Morais Correia de Melo Filho

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; FALCAO, P.. Direito, Linguagem e Decisão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Crarice Marabuco Sampaio

FERRAZ, A. S.; ASSIS, Emerson Francisco de; FALCAO, P.. Direito à Vida e as Pesquisas Científicas com Células-tronco Embrionárias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Eliza Teixeira Cavalcante

FERRAZ, A. S.; FALCAO, P.; ASSIS, Emerson Francisco de. Meroencefalia Fetal e o Problema da Tutela Jurídica dos Princípios Fundamentais: Vida versus Dignidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Augusto César Lins Maciel Júnior

FERRAZ, A. S.; FALCAO, P.; ASSIS, Emerson Francisco de. Considerações Acerca do Atual Momento das Discussões Jurídicas sobre Aborto de Fetos Anecefálicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Marcelo Machado de Amorim

FERRAZ, A. S.; FALCAO, P.; ASSIS, Emerson Francisco de. Abordagem Constitucional Sobre a Possibilidade Jurídica do Abortamento Legal de Fetos Anencefálicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Aluno: Erick Augusto de Almeida Targino

FERRAZ, A. S.; CRUZ, Roberta; ASSIS, Emerson Francisco de. Da Submissão do Juízo ao decidido pelo Tribunal no âmbito do Recurso de Agravo de Instrumento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

FERRAZ, A. S.. Concurso para professor substituto da UFPE. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.

FERRAZ, A. S.; MENEZES, F.; MELO, A.. Avaliador no I Concurso de Banners do I Congresso de Direito da Uninassau/Caruaru. 2024. UNINASSAU.

FERRAZ, A. S.. Avaliador de Pôsters na XIV Jornada de Iniciação Científica da ASCES - UNITA. 2018. Associação Caruaruense de Ensino Superior.

FERRAZ, A. S.; FERNANDES, G.; FREIRE, Marco Aurélio; ASSIS, Emerson Francisco de; MENESES, J. P.. Ministro da Corte no I Campeonato Brasileiro de Júri Simulado. 2018. LIDUVA - irradiando saberes.

FERRAZ, A. S.. Avaliador de Pôsters na XIII Jornada de Iniciação Científica da ASCES - UNITA. 2017. Faculdade ASCES.

FERRAZ, A. S.. Concurso de apresentação de trabalhos científicos da IX Jornada de Iniciação Científica - ASCES. 2013. Faculdade ASCES.

FERRAZ, A. S.; TAVARES, A.. Concurso de Apresentação de Trabalhos científicos na V Jornada de Iniciação Científica da ASCES. 2009. Associação Caruaruense de Ensino Superior.

FERRAZ, A. S.; MARQUES, Clarissa. Concurso de apresentação de trabalhos científicos da IV Jornada de Iniciação Científica - ASCES. 2008. Associação Caruaruense de Ensino Superior.

Orientou

José Vandcarlos Vasconcelos da Silva

O Assassinato do Presidente Jonh Fiztgerald Kennedy: Análises e perspectivas sobre um dos principais assassinatos do século XX; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Carlos Vitturino

O Ensino do Direito Constitucional no Fundamental II: Uma questão de Civismo e Cidadania; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Felipe Mateus dos Santos Moraes

O Projeto de Lei 122/06 e suas Repercussões em Face da Liberdade de Expressão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direito Público) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Ona Íria Stephanie Strelciunas Galindo

Direito Adquirido no âmbito Previdenciário: O princípio da segurança jurídica; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direito Processual Civil) - Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco - ESMAPE; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Anna Cláudia Monteiro da Silva

O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e o Abortamento de Fetos Anencefálicos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direito Processual Civil) - Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco - ESMAPE; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Eduardo Soares Monteiro

Responsabilidade Civil do Estado pelo Uso Abusivo de Algemas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direito Processual Civil) - Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco - ESMAPE; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Josivaldo Bezerra de Moura

Investigação Final Direta Pelo Ministério Público; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direito Processual Civil) - Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco - ESMAPE; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Elaine Cavalcanti Ferreira

A Atuação do Ministério Público nos Casos de Feminicídio no Estado de Pernambuco; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Dioneide Maria de Lima

Direitos do Autista: uma reflexão sobre a Lei Berenice Piana; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Gusthavo Jefferson Paes De Carvalho

Ativismo Judicial: Análise da sobreposição do Judiciário sobre os demais poderes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

RODRIGO ALMEIDA DE MELO

Os Efeitos Normativos do Ato Institucional Número 5 na Esfera dos Direitos Civis e dos Direitos Humanos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

JOSÉ ALEXANDRE CORDEIRO DE MELO

Caos na Segurança Pública: um estudo comparativo entre o sistema prisional estadual e federal brasileiro; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Arthur Miguel Alves da Silva

Democracia Semidireta: implementação prática na realidade brasileira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Victor Machado Diniz Miranda

Laicidade e Representação Política: um estudo a partir da atuação da Bancada Evangélica no Congresso Nacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Hugo Henrique da Silva

Direito e Fraternidade segundo a Perspectiva do Realismo Político; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Ramon Barros Vila Nova

A Planta Proibida: a polêmica acerca da criminalização da maconha no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Antônio Athos de Oliveira Silva

Efetivação do Direito à Saúde de Mulheres Drogadas na Cidade de Caruaru: um estudo a partir do centro de recuperação Rosa de Saron; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

ALYNE MANUELA DE SOUZA FLORENCIO

Adoção Intuitu Personae: o melhor interesse da criança frente ao cadastro nacional da adoção; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Brunna Carollyne Florêncio Barbosa

Desligamento Institucional e a (in)existência de repúblicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Centro Universitário Tabosa de Almeida; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

José Roberto Silva

A Educação da Criança e a Capacitação do Jovem como Estratégias no Combate à Criminalidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Centro Universitário Tabosa de Almeida; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Rebeca Martins Feitosa

O Homeschooling como Alternativa à Educação Tradicional e a Necessidade de sua Regulação Jurídica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Centro Universitário Tabosa de Almeida; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

HUGO LEONARDO SOARES DA SILVA

Progressão de Regime como Alternativa para Combater a Superlotação nas Penitenciárias: a ressocialização na política de execução penal brasileira; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Eric Sobral

Responsabilidade Subsidiaria dos Avos na Complementação dos Alimentos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Kleber Henrique Pereira Caballido

O Esporte como Meio de Ressocializaçao do Menor Infrator; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Beatriz Pereira Arruda Capita

As Medidas Socioeducativas Impostas ao Adolescente Autor de Ato Infracional: da indiferença à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Claudio Roberto Pereira da Silva

Redução da Maioridade Penal como Meio de Proteção à Vitima; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Francyele dos Santos Lourenço

Maioridade Penal e as Condições Sociais como Fatores Desencadeadores da Criminalidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Gustavo Correia da Silva

Do codigo de Menores ao Estatuto da Criança e do Adolescente - em busca da proteção aos jovens; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Alan da Silva Cordeiro

A Possibilidade de Intervençao de Assistente de Acusaçao no Procedimento para Apuraçao de Ato Infracional do ECA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Elnatan Cavalcante Resende Filho

A Medida Socioeducativa de Internação e a Reinserção Social do Adolescente Infrator; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Alvaro Nascimento

Processo Eleitoral Brasileiro: ativismo judicial ou concretização de direitos constitucionais?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Jane Fábia Galvão de Oliveira Sobral

Judicialização da Política e Teoria da Separação dos Poderes: o judiciário e a interpretação constitucional; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Elisama Sanguineto Beltrão Andrade

Meio Ambiente e Direitos Fundamentais: um estudo sobre a cidadania dos catadores do lixão em Bezerros-PE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Ana Catarina Ramos dos Santos

Educação e Informação como Instrumentos de Inclusão Social e efetivação do Princípio da Igualdade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Geiza Meirelles Alves Silva

A Despenalização do Uso de Drogas no Brasil em Função da Nova Lei Antidrogas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

José Flávio Inacio dos Santos Júnior

Decisão Jurídica e Esvaziamento Ético: A retórica legitimatória do Paradigma Poitivista; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Manassés Aleixo Pereira Simões

Paternidade Sócio-afetiva: uma análise retórica da decisão prolatada no mandado de segurança n; 28; 525 (caso Sean Goldman); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Walkis Pacheco Sobreira Filho

Garantismo e Segurança Jurídica: uma crítica a sua aplicação no Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Dennyerton Gustavo B

Florêncio; A Descriminalização do Uso de Cannabis Sativa no Brasil: aspectos polêmicos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Clareana Lima

A Herança Mediante a Existência Jurídica de Relacionamentos Paralelos: uma análise sobre o poliamorismo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Allandson Morelly C

Silva; Aborto e Anencefalia: a problemática moral e jurídica sob o enfoque do ordenamento jurídico brasileiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

EDUARDO HENRIQUE GALINDO CAMPOS

A Legalização do Aborto de Anencéfalos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

bruna rafaelly de araujo barros rodrigues

Reforma Psiquiátrica e Dignidade Humana: o louco infrator no cumprimento da medida de segurança; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Mônica Araújo Fernandes

A Superação do Paradigma positivista através da via da Teoria da Argumentação Jurídica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

George Augusto Raimundo da Costa

O Paradoxo do Laicismo Contemporâneo na Perspectiva de uma Sociedade Multicultural e Fraterna; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Maria Lígia Ottwil do Rego Barros

O Aborto de Fetos Anencefálico: entre a vida e a liberdade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Otair José de Souza

Retórica e Segurança Jurídica: um estudo a partir do tribunal do júri de Caruaru; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Honorina Batista de Andrade

Os Direitos Fundamentais da Comunidade do Coque na Mídia: a visão dos próprios moradores; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Erick Augusto de Almeida Targino

Da Submissão do Juízo ao decidido pelo Tribunal no âmbito do Recurso de Agravo de Instrumento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Jairo Rivaldo

Fraternidade e Politica: entre teologia e ateologia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Geyson Magno

Atitude e Formação Filosófica: contra o dogmatismo no ensino da filsofia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Diego Dorgival Macedo

Fraternidade a partir dos pensamentos de Lubich e Enrique del Percio; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Jane Fábia Galvão de Oliveira; Elisama Sanguineto Beltrão

O Resgate da Cidadania dos Moradores do Lixão da Cidade de Bezerros - PE: políticas públicas e ações sociais como alternativas à exclusão; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES, Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Janynne Tenório Cavalcanti/Rayana Erika Silva Torres

A Retórica da Violação dos Direitos Humanos: uma análise de Mein Kamp; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Llane Valentina

Sociología de la Dominación; 2012; Orientação de outra natureza; (Derecho) - Universidad de Buenos Aires; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Gabriela Perchante

Sociología de la Dominación; 2012; Orientação de outra natureza; (Derecho) - Universidad de Buenos Aires; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Gabriel Cauteruchi

Las estructuras de Dominación en la Literatura; 2012; Orientação de outra natureza; (Derecho) - Universidad de Buenos Aires; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Astrid Iriarte

Sociología de la Dominación; 2012; Orientação de outra natureza; (Derecho) - Universidad de Buenos Aires; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Janynne Cavalcanti de Carvalho Tenório

O caso da ADPF N; 153: uma análise retórica acerca da anistia no Brasil; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Jane Fábia de Oliveira Sobral

Uma Análise Retórica do Caso de Abortamento de Feto Anencefálico na Cidade de Chã Grande - PE; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Direito) - Faculdade ASCES; Orientador: Adilson Silva Ferraz;

Produções bibliográficas

  • FERRAZ, A. S. . Arte y Política en el Pensamiento de Hannah Arendt. Revista PsiPro , v. 3, p. 27-39, 2024.

  • FERRAZ, A. S. . El Neocontratualismo Procedimental de John Rawls: una mirada desde la Teoría de la Fraternidad de Enrique del Percio. Revista PsiPro , v. 5, p. 30-36, 2024.

  • FERRAZ, A. S. ; SILVA, H.M. . O Advento dos Direitos Linguísticos: uma crítica à pretensão de controle da língua. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 2, p. 754-768, 2022.

  • FERRAZ, A. S. ; ALVES, M. F. . Fenomenología del derecho: el cambio como horizonte de la mundanidad. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 67089-67101, 2022.

  • FERRAZ, A. S. ; ALVES, M. F. . A intimação fiscal: um chamado para prestar esclarecimentos?. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 71441-71453, 2022.

  • FERRAZ, A. S. ; FALCAO, P. . The Technoscience Selective Rhetoric as Symbolic Violence in Brazil Decision Monologue: with Hannah Arendt for a politically active juridical agora. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 2, p. 740-753, 2022.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, P. P. C. . Eutanasia y valor intrinseco de la vida: por un derecho de la pluralidad / Euthanasia and intrinsic value of life: by a law of plurality. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 55467-55481, 2021.

  • CAVALCANTI, W. S. ; FERRAZ, A. S. . A Educação Online e os Impactos no Desempenho Escolar para a Alfabetização e Letramento. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 2, p. 190-210, 2021.

  • MAGNO, G. ; FERNANDES, G. ; FERRAZ, A. S. . A Formação Ética do Professor de Filosofia: um estudo sobre a atitude filosófica e as competências pedagógicas. Contemporânea - Revista de Ética e Filosofia Política , v. 3, p. 1-19, 2017.

  • FERRAZ, A. S. . El derecho como regulador del discurso ideológico de la fraternidad en una sociedad posneoliberal. Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva , v. 1, p. 48-57, 2016.

  • FERRAZ, A. S. ; SILVA, J. R. . Deveria o Discurso Religioso ser Excluído do Âmbito da Política? Uma crítica ao laicismo a partir da teoria da fraternidade de Chiara Lubich. Revista Cidadania e Direitos Humanos , v. 2, p. 21-41, 2016.

  • FERRAZ, A. S. . O Direito como regulador do discurso ideológico da fraternidade em uma sociedade pós-neoliberal. Dixi , v. 17, p. 27-40, 2015.

  • FERRAZ, A. S. . O Direito como Regulador do Discurso Ideologico da Fraternidade em uma Sociedade Posneoliberal. Revista Jurídica Luso Brasileira , v. 2015, p. 1-26, 2015.

  • FERRAZ, A. S. . Violencia y Poder en el Pensamiento Político de Habermas y Hannah Arendt. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 1, p. 174-195, 2015.

  • FERRAZ, A. S. ; COMA, J. E. ; STAW, D. . Educación y Derechos Humanos: la resolución n.° 5.079 de la Universidad de Buenos Aires y el derecho penal del enemigo. Revista Cidadania e Direitos Humanos , v. 1, p. 1-19, 2015.

  • FERRAZ, A. S. ; PESSOA, C. E. Q. ; PESSOA, Y. S. R. Q. . Reduçao da Maioridade Penal no Brasil: a construçao simbolica da criminalidade pela midia. Dixi - revista de Derecho y Ciencias Jurídicas , v. 1, p. 22, 2014.

  • FERRAZ, A. S. . Activismo Judicial y el Matrimonio entre Personas del Mismo Sexo en Brasil: Sobre la Politicidad del Discurso Jurídico. RIDB - Revista do Instituto do Direito Brasileiro , v. 2, p. 1113-1128, 2013.

  • FERRAZ, A. S. . Derecho y Control Social: la retórica del orden jurídico. Veredas FAVIP (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1984-8463 Veredas FAVIP (Online)) , v. 3, p. 1-16, 2011.

  • FERRAZ, A. S. ; AUGUSTO, G. . Laicidade e Direitos Humanos no Brasil: a fraternidade política contra a ideologia do laicismo totalitário. Revista Internacional de Direito e Cidadania , v. 7, p. 31-48, 2010.

  • FERRAZ, A. S. . Cura Posterior: banalidade do mal e ética do pensar em Hannah Arendt. Filosofia Unisinos , v. 10, p. 5-14, 2009.

  • FERRAZ, A. S. . Breves Considerações Críticas acerca da Teoria da Argumentação Jurídica de Habermas e Alexy. Veredas FAVIP (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1984-8463 Veredas FAVIP (Online)) , v. 1, p. 59-69, 2008.

  • FERRAZ, A. S. . A Teoria da Argumentação Jurídica como Controle de Racionalidade: breves considerações acerca de sua viabilidade. Revista de Doutrina 4ª Região , v. 19, p. 45-80, 2007.

  • FERRAZ, A. S. . Razão e Integração Social: A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Caderno de Pesquisa Discente (João Pessoa) , v. 5, p. 9-16, 2006.

  • FERRAZ, A. S. . Nietzsche, o Filósofo da Cultura: o conhecimento e o ser no niilismo, e a vontade de potência na construção do além-homem. Caderno de Pesquisa Discente (João Pessoa) , v. 5, p. 6-24, 2004.

  • FERRAZ, A. S. . O Papel do Estado Moderno e a Problematica dos Valores Sociais Agregados ao seu Desempenho: a Liberdade e a Igualdade. Caderno de Pesquisa Discente (João Pessoa) , v. 1, p. 9, 2003.

  • FERRAZ, A. S. . Desafiando o pensamento: estudos de direito, arte e filosofia. 1. ed. Belém: RFB Editora, 2024. v. 1. 226p .

  • FERRAZ, A. S. . Inverso do Verso. 1. ed. Lisboa: Chiado, 2016. v. 1. 105p .

  • FERRAZ, A. S. ; COUTINHO, S. (Org.) ; COELHO, D. (Org.) . Desafíos y Perspectivas del Derecho Contemporáneo (Estudios en homenaje al Dr. Atilio Alterini). 1. ed. Buenos Aires: Dunken, 2013. v. 1. 816p .

  • FERRAZ, A. S. ; HELAL, D. (Org.) ; SA, M. (Org.) ; SILVA, J. P. (Org.) . Trabalho: Questoes no Brasil e no Agreste Pernambucano. 1. ed. Recife: Editora da UFPE, 2013. 162p .

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, P. P. C. . Eutanasia y Valor Intrinseco de la Vida: por un derecho de la pluralidad. In: Adilson Silva Ferraz. (Org.). Desafiando o pensamento: estudos de direito, arte e filosofia. 1ed.Belém: RFB Editora, 2024, v. 1, p. 51-63.

  • MELO, J. A. C. ; FERRAZ, A. S. . Caos na Segurança Pública: um estudo comparativo entre o sistema prisional estadual e federal brasileiro. In: Adilson Silva Ferraz. (Org.). Desafiando o pensamento: estudos de direito, arte e filosofia. 1ed.Belém: RFB Editora, 2024, v. 1, p. 65-81.

  • CARVALHO, G. J. P. ; LIMA, G. B. ; FERRAZ, A. S. . Ativismo Judicial no Brasil: sobreposição do judiciário sobre os demais poderes?. In: Adilson Silva Ferraz. (Org.). Desafiando o pensamento: estudos de direito, arte e filosofia. 1ed.Belém: RFB Editora, 2024, v. 1, p. 83-99.

  • LIMA, D. M. ; FERRAZ, A. S. . Direitos do Autista: uma reflexão sobre a lei Berenice Piana. In: Adilson Silva Ferraz. (Org.). Desafiando o pensamento: estudos de direito, arte e filosofia. 1ed.Belém: RFB Editora, 2024, v. 1, p. 135-143.

  • FERRAZ, A. S. . Pensamento Computacional e a Formação Docente no Contexto da Educação 4.0. In: Lucas Alves de Oliveira Lima. (Org.). Contemporaneidade e Interdisciplinaridade na Pesquisa Científica. 1ed.São José dos Pinhais: Seven Editora, 2024, v. 1, p. 37-43.

  • FERREIRA, E. C. ; FERRAZ, A. S. . O Advento da Lei Maria da Penha e o Combate ao Feminicídio no Brasil. In: Adilson Silva Ferraz. (Org.). Desafiando o pensamento: estudos de direito, arte e filosofia. 1ed.Belém: RFB Editora, 2024, v. 1, p. 101-133.

  • FERRAZ, A. S. . Considerações Críticas à Teoria da Argumentação Jurídica de Habermas e Alexy. In: Luana Mayara de Souza Brandão. (Org.). Direito: pesquisas fundadas em abordagens críticas 2. 2ed.São Paulo: Editora Atena, 2022, v. 2, p. 35-48.

  • FERRAZ, A. S. . Neoliberasing Humanity: Culture and Popular Participation in the Case of the Street Market of Caruaru, Brazil. In: Daniel Nehring. (Org.). A Post-Neoliberal Era in Latin America?. 1ed.Bristol: Bristol University Press, 2019, v. 1, p. 32-56.

  • FERRAZ, A. S. ; SILVA, J. R. . A Fraternidade como Fundamento da Política: entre teologia e ateologia. In: ana sílvia begalli, Gabriela Soares Balestero. (Org.). Estudos de Direito Latinoamericano V. 1ed.Brasília: Kiron, 2017, v. 5, p. 12-25.

  • FERRAZ, A. S. ; MAGNO, G. ; FERNANDES, G. . A Fomação Ética do Professor de Filosofia: entre a atitude filosófica e as competências pedagógicas. Latinoamérica y Derecho en Exposición. 1ed.Brasília: Kyros, 2017, v. VIII, p. 14-30.

  • FERRAZ, A. S. . O Direito como Regulador do Discurso Ideológico da Fraternidade em uma Sociedade Posneoliberal. In: José Adilson Filho. (Org.). Mosaico da Vida Contemporânea. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2017, v. 1, p. 291-317.

  • FERRAZ, A. S. ; AIRES, H. B. . Política, Corrupção e Liberdade no Pensamento de Maquiavel. In: Virgilio Hernández Enríquez. (Org.). Reflexiones sobre Derecho Latinoamericano - Vol. XXI. 1ed.Buenos Aires: Editorial Derecho Latino, 2016, v. XXI, p. 33-45.

  • FERRAZ, A. S. . Ensaio sobre a Fraternidade Jurídica. In: José Alan da Silva Pereira;Maria de Fátima da Costa. (Org.). Saberes Múltiplos. 1ed.Recife: Organizadores, 2016, v. 1, p. 103-116.

  • FERRAZ, A. S. . Direito e Segundo Tempo como Alternativa à Crise Social e Jurídica. In: Ana Rita Lorenzini; Ana Lúcia Félix dos Santos. (Org.). Esporte Educacional: Impactos e Inovações do Programa Segundo Tempo no Agreste Pernambucano. 1ed.Recife: EDUPE, 2015, v. 1, p. 1-234.

  • FERRAZ, A. S. . O Segundo Tempo na Escola Rotary de Caruaru: a educação inclusiva que torna o outro especial. In: Ana Rita Lorenzini; Ana Lúcia Félix dos Santos. (Org.). Esporte Educacional: Impactos e Inovações do Programa Segundo Tempo no Agreste Pernambucano. 1ed.Recife: EDUPE, 2015, v. 1, p. 1-234.

  • FERRAZ, A. S. . El derecho como regulador del discurso ideológico de la fraternidad en una sociedad posneoliberal. In: Gerardo Michel. (Org.). Neoliberalismo y Posneoliberalismo: retos e respuestas desde América Latina. 1ed.Busan: Busan University Press, 2015, v. 1, p. 44-77.

  • FERRAZ, A. S. . El Pensamiento Jurídico de Leibniz: ?Un antecedente del Positivismo?. In: Gabriela Soares Balestero;AnaSilvia Marcatto Begalli. (Org.). Estudos de Direito Latino-Americano. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 3, p. 141-156.

  • FERRAZ, A. S. ; LINS, J. M. J. . O Envolvimento dos Estados Unidos da America na atuação do Estado Islâmico. In: Congreso ALAS Costa Rica 2015. (Org.). Acta académica del XXX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. 1ed.San José: Asociación Latinoamericana de Sociología, 2015, v. XXX, p. 533-567.

  • FERRAZ, A. S. . Direito e Segundo Tempo (PST): uma alternativa à crise social e jurídica?. In: Elias Maia;Francieli Izolani;Jaqueline de Oliveira. (Org.). Derecho y Latinoamerica en Exposición. 1ed.Brasília: Livro Rápido, 2014, v. 1, p. 14-25.

  • FERRAZ, A. S. . Teoria do Matutismo. In: Magno Nicolau. (Org.). Crônicas, Ensaios e Contos. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2014, v. 1, p. 15-19.

  • FERRAZ, A. S. . Análisis Argumental del Fallo (Medida Cautelar) de Marco Aurélio Mello en el Caso de la ADPF n.º 54 en Brasil. In: Adilson Silva Ferraz; Sérgio Coutinho; Dayse Coelho. (Org.). Desafíos y Perspectivas del Derecho Contemporáneo. 1ed.Buenos Aires: Dunken, 2013, v. 1, p. 29-39.

  • FERRAZ, A. S. ; NASCIMENTO, F. J. . A Condiçao (des)humana: o trabalho no Agreste pernambucano a partir de Hannah Arendt. In: Adilson Silva Ferraz;Diogo Helal;Jailson Pereira da Silva;Marcio Sa. (Org.). Trabalho: Questoes no Brasil e no Agreste Pernambucano. 1ed.Recife: Editora da UFPE, 2013, v. 1, p. 119-132.

  • FERRAZ, A. S. ; NASCIMENTO, F. J. . La Condición (In)Humana del Trabajador desde el Pensamiento de Hannah Arendt. In: Dayse Coelho de Almeida, Jardson Cruz, Jorge Luis Machado, Paula Oliveira Cantelli, Sérgio Coutinho. (Org.). Temas de Direito do Trabalho Comtemporâneo. São Paulo: Juruá, 2012, v. 1, p. 18-30.

  • FERRAZ, A. S. . Activismo Judicial y el Matrimonio entre Personas del Mismo Sexo en Brasil: sobre la politicidad del discurso jurídico. In: Paulo Aragão; José Marco Tayah; Letícia Danielle Romano. (Org.). Reflexões sobre o Direito Latinoamericano II: Estudos em Homenagem ao Professor Paulo Bonavides. 1ed.Buenos Aires: Editorial Universidad de Buenos Aires, 2011, v. 1, p. 345-367.

  • FERRAZ, A. S. ; BARROS, Ana Maria . Extensão Universitária e Inclusão Social: Implicações do Programa O Direito na Rua para o Segundo Tempo. In: Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto; Andréia Meneses Silva Lopes. (Org.). Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social - Coletânia dos premiados de 2008. 1ºed.Brasília: América Ltda., 2009, v. , p. 262-276.

  • FERRAZ, A. S. ; BARROS, Ana Maria . Extensão Universitária e Inclusão Social: um estudo sobre as relações entre os programas O Direito na Rua da ASCES e Segundo Tempo. In: Ana Rita Lorenzini. (Org.). Programa Segundo Tempo no Agreste de Pernambuco: a ludicidade e a interdisciplinaridade na construção do exercício da cidadania. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2009, v. 1, p. 91-125.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Spam: nova ameaça, antiga solução. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 11 jul. 2209.

  • FERRAZ, A. S. . A Vida em Quadrinhos. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 26 - 26, 23 jun. 2017.

  • FERRAZ, A. S. . O Fulô de Mandacarú, entre Sandys e Safadões. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 2, 23 jul. 2016.

  • FERRAZ, A. S. . Vamos Legalizar a Tortura?. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 26 nov. 2011.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Sobre como fazer Palhaçada. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 25 dez. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Guerra no Rio de Janeiro: o analgésico estatal. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 04 dez. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Entre a Placa e o Cidadão. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 21 nov. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Homenagem aos Comerciários. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 30 out. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . O "Parque Municipal Morro Bom Jesus". Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 16 out. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Ensaio sobre Analfabetismo Político: se for "artista" é congressista. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 25 set. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . O Surpemo Tribunal Federal no Controle Difuso de Constitucionalidade. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 28 ago. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Sobre a Diferença entre Poder e Autoridade. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 30 jul. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Por que o Brasil não Ganhou a Copa?. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 17 jul. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Esquecidos pelo Brasil? Nordestinos sim senhor!. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 03 jul. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Entre Sujos e Mal-lavados. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 19 jun. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Sobre a Diferença entre Preço e Valor. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 05 jun. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Sobre a Retórica ou a Arte de Persuadir. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 22 maio 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Seria o Bode um Político?. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 08 maio 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Quando Torcer é não Ver. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 23 abr. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Sobre a Necessidade de Mudança no Sistema Jurídico Dogmático. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 10 abr. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Sobre como ser Forte em um Mundo de Fracos. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 27 mar. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Da Capital do Forró à Cidade Digital. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 27 fev. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Carta aos Neófitos: por uma academia cidadã. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 12 fev. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Sobre como Julgar Corretamente: o caminho da prudência. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 30 jan. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Presidenta Dilma Vana Rousseff. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 08 jan. 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Aquecimento Global: Estratégia Política e/ou a falência de uma Teoria. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 26 dez. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . O Direito "Em Nome do Pai": Dinheiro na Cueca, Freud Explica?. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 05 dez. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . A Judicialização da Política no Brasil: a teoria da separação dos poderes em xeque. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 21 nov. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . A Prisão Preventiva ou sobre como condenar um Inocente: uma afronta a Constituição Federal?. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 11 nov. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Nossa Vida: um jogo de cartas marcadas?. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 24 out. 2009.

  • FERRAZ, A. S. . Qual a Importância de uma Consciência Social e Política na Carreira de um Aluno?. Infomativo D.A. ASCES, Caruaru, p. 1 - 1, 16 out. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Não Troque AAS por Diazepan: a importância de um caderno de caligrafia. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 10 out. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . O Uso da Internet nas Campanhas Eleitorais: um atentado contra a democracia brasileira?. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 26 set. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Pedofilia e a Nova Lei de Crimes Sexuais: avanço ou retrocesso?. Jornal Vanguarda, Caruaru, p. 1 - 1, 11 set. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Cavalo-de-Tróia: Quando o mito se torna realidade. Jornal Vanguarda, Caruaru - PE, p. 1 - 1, 22 ago. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Do Direito à Informação ao Acesso à Internet como Direito. Jornal Vanguarda, Caruaru, 08 ago. 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Desenvolvimento da Sociedade: quando a Tecnologia e o viver-bem coincidem. Jornal Vanguarda, Caruaru, 25 jul. 2009.

  • FERRAZ, A. S. . Do movimento dos estudantes aos estudantes em movimento: uma voz que nao deve calar. DA Notícias- informativo do Diretório Acadêmico do Curso de Direito da ASCES, Caruaru.

  • FERREIRA, E. C. ; FERRAZ, A. S. . A Atuação do Ministério Público nos Casos de Feminicídio no Estado de Pernambuco. In: COEPE 2023, 2023, Arcoverde. Anais do COEPE 2023. Arcoverde: Aesa, 2023. v. 23. p. 23-34.

  • CARVALHO, G. J. P. ; FERRAZ, A. S. . Ativismo Judicial: Análise da sobreposição do Judiciário sobre os demais poderes. In: COEPE 2023, 2023, Arcoverde. Anais do COEPE 2023. Arcoverde: Aesa, 2023. v. 23. p. 35-46.

  • LIMA, D. M. ; FERRAZ, A. S. . Direitos do Autista: uma reflexão sobre a Lei Berenice Piana. In: COEPE 2023, 2023, Arcoverde. Direitos do Autista: uma reflexão sobre a Lei Berenice Piana. Arcoverde: Aesa, 2023. v. 23. p. 11-22.

  • FERRAZ, A. S. ; ATHOS, A. . A Efetivação do Direito à Saúde de Mulheres Drogadas na Cidade de Caruaru - PE: um estudo sociológico a partir do Centro de Recuperação Rosa de Saron. In: XV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EEPE, 2017, Caruaru. Anais do XV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EEPE. Caruaru: Edições Fafica, 2017. v. 1. p. 27-38.

  • FERRAZ, A. S. ; LEITE, T. A. ; VASCONCELOS, A. . Cultura e Política: um estudo sociológico a partir da proposta de mudança no local da Feira da Sulanca em Caruaru - PE. In: XV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EEPE, 2017, Caruaru. Anais do XV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EEPE. Caruaru: Edições Fafica, 2017. v. 1.

  • FERRAZ, A. S. ; MELO, A. ; AIRES, H. B. . A corrupção política e os seus impactos na educação. In: XIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA, 2014, Caruaru. Anais do XIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA. Caruaru: Edições FAFICA, 2014. v. 1. p. 61-72.

  • FERRAZ, A. S. ; SANTOS, A. C. Q. O. ; AZEVEDO, D. T. . Estudo comparativo entre o conceito de amor de Agostinho e Chiara Lubich. In: XIII Encontro de Pesquisa, Ensino e Extensão da FAFICA, 2014, Caruaru. Anais do XIII EEPE da FAFICA. Caruaru: Edições FAFICA, 2014. v. 1. p. 157-163.

  • FERRAZ, A. S. . A Fraternidade como Fundamento da Política nos pensamentos de Enrique del Percio e Chiara Lubich. In: XIII Encontro de Pesquisa, Ensino e Extensão da FAFICA, 2014, Caruaru. Anais do XII EEPE da FAFICA. Caruaru: Edições FAFICA, 2014. v. 1. p. 183-191.

  • FERRAZ, A. S. ; SILVA, A. A. . Fraternidade como princípio jurídico. In: XIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA, 2014, Caruaru. Anais do XIII EEPE. Caruaru: Edições FAFICA, 2014. v. 1. p. 204-213.

  • FERRAZ, A. S. ; MACEDO, D. D. . Uma análise da reforma protestante à luz da teoria da Fraternidade de Enrique del Percio. In: XIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA, 2014, Caruaru. Anais do XIII EEPE. Caruaru: Edições FAFICA, 2014. v. 1. p. 223-236.

  • FERRAZ, A. S. ; TENORIO, J. C. C. ; TORRES, R. E. S. . A Retórica da Violação dos Direitos Humanos: uma análise de Mein Kampf. In: XIV Congresso de Direito da Faculdade Asces, 2011, Caruaru. Anais do XIV Congresso de Direito da Faculdade Asces, 2011. v. 4. p. 1-1.

  • FERRAZ, A. S. ; FALCAO, P. . La Retórica de la Tecnociencia en la Jurisdición Constitucional Brasileña en el Caso de la ADIN 3510: Con Hannah Arendt por una ágora jurídica activa. In: I Colóquio Nacional de Retórica/I Jornadas de la Sociedad Latinoamerica de Retórica, 2010, Buenos Aires. Anales de la I Jornada de la Sociedad Latinoamericana de Retórica. Buenos Aires, 2010. v. 1.

  • FERRAZ, A. S. . La Retórica del Discurso Activista del Supremo Tribunal Federal y la Expansión de su Esfera de Poder. In: V Congreso Latinoamericano de Ciencia Política - Integración, Diversidad y Democracia en Tiempos del Bicentenario, 2010, Buenos Aires. Anales del V Congreso de la ALACIP. Buenos Aires, 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Direito Informático: o advento de uma nova realidade jurídicae suas implicações. In: XII Congresso de Direito da ASCES, 2009, Caruaru. Anais do XII Congresso de Direito da ASCES, 2009. v. 2.

  • FERRAZ, A. S. . La Retórica Del Discurso Activista del Supremo Tribunal Federal y la Expansión de su Esfera de Poder. In: V Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2010, Buenos Aires. Anales del Congreso de la ALACIP, 2010.

  • FERRAZ, A. S. . Direito e Opressão: a retórica das relações de poder. In: II Colóquio de Retórica da PUC/SP, 2010, São Paulo. Anais do II Colóquio de Retórica da PUC/SP, 2010.

  • FERRAZ, A. S. ; BARROS, Ana Maria . Extensão Universitária e Inclusão Social: Implicações do programa "O Direito na Rua" para o Segundo Tempo. In: Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Iclusão Social, 2009, Brasília. Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Iclusão Social - Trabalhos Premiados 2008. Brasília: América Ltda., 2009. p. 25-25.

  • FERRAZ, A. S. . A compreensão arendtiana de existencialismo a partir do ensaio ?O que é filosofia da existência??. In: VI Encontro Interinstitucional de Filsofia - UFPE/UFRN/UFPB, 2008, Recife. Anais do VI Encontro Interinstitucional de Filosofia - UFPE/UFRN/UFPB, 2008.

  • FERRAZ, A. S. . O Mal-estar na Discursividade: Considerações sobre o Trágico na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas a partir da Psicanálise Freudiana. In: I Encontro Nacional Filosofia sem Fronteiras, 2007, Recife. I Encontro Nacional Filosofia sem Fronteiras, 2007.

  • FERRAZ, A. S. . Extensão Universitária e Inclusão Social: A experiência do Programa "O Direito na Rua: Educando para a Paz e para a Solidariedade.". In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fafica: Sociedade, Ética e Formação Profissional, 2006, caruaru. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fafica: Sociedade, Ética e Formação Profissional. Caruaru: FAFICA, 2006.

  • FERRAZ, A. S. . Direito e Psicanálise: A Problemática da Justiça Moral como Perspectiva Ilusória. In: III encontro de ensino, pesquisa e extensao da FAFICA, 2003, Caruaru. Por um mundo sem exclusão: o lugar dos saberes acadêmicos na relaçao educação-sociedade. Caruaru: KGR Gráfica e editora, 2003. v. 1.

  • FERRAZ, A. S. . A construção dos direitos civis, econômicos, sociaism políticos e difusos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, A. S. . A construção dos direitos civis, econômicos, sociaism políticos e difusos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, A. S. . El Pensamiento jurídico filosófico de Miguel Reale. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALEIXO, Joseph ; FERRAZ, A. S. . O Segundo Tempo e Qualidade de Vida: um estudo a partir da experiência do núcleo Rotary em Caruaru - PE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAZ, A. S. . Desafiando o pensamento: estudos de direito, arte e filosofia. Belém, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FERRAZ, A. S. . Resenha do Livro 'El crimen de herejía y su represión inquisitorial. Doctrina y praxis en Domingo de Soto'. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra, 2018 (Resenha de Livro).

  • FERRAZ, A. S. . Catalunha na Espanha. Mitos e Realidades frente uma Relação Milenar, 2018. (Tradução/Artigo).

  • FERRAZ, A. S. . Universo de Meu Verso. Lisboa, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PERCIO, E. ; FERRAZ, A. S. . A Agonia dos Direitos Humanos e a Democracia Radical. Caruaru: Edições FAFICA, 2015. (Tradução/Artigo).

  • ARAUJO, T. A. ; FERRAZ, A. S. . Ética y técnica en la obra de Martin Heidegger, 2013. (Tradução/Artigo).

  • FERRAZ, A. S. . El Rescate de la Política en los Pensamientos de Habermas y Hannah Arendt: el ascenso del social y el caso de la ADPF Nº 54 en Brasil. Buenos Aires 2011 (Persona - Revista Eletronica de Derechos Existenciales).

  • FERRAZ, A. S. ; FALCAO, P. . The Technoscience Selective Rhetoric as Symbloc Violence in Brazilian Decision Judicial Monologue: with Hannah Arendt for a politically active juridical agora. Barcelona: Universitat Ramon Llull, 2011 (Bioètica & Debat).

  • FERRAZ, A. S. . Extensão Universitária e Inclusão Social: implicações do Programa O Direito na Rua da ASCES para o Segundo Tempo. Caruaru 2005 (PIBIC - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

Outras produções

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Eletrônica do Centro Universitário Newton Paiva. 2018.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Eletrônica do Centro Universitário Newton Paiva. 2018.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Eletrônica do Centro Universitário Newton Paiva. 2017.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Eletrônica do Centro Universitário Newton Paiva. 2017.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Eletrônica do Centro Universitário Newton Paiva. 2017.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Eletrônica do Centro Universitário Newton Paiva. 2016.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Eletrônica do Centro Universitário Newton Paiva. 2016.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Eletrônica do Centro Universitário Newton Paiva. 2016.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista DIKE. 2015.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista DIXI. 2013.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Veritas. 2011.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a revista Filosofia Unisinos. 2010.

FERRAZ, A. S. . Parecer Ad Hoc para a revista Filosofia Unisinos. 2009.

FERRAZ, A. S. ; FILHO, A. . Entrevista na Rádio Cultura de Caruaru. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; VASCONCELOS, V. . O Dia do Filósofo. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. . O Conflito entre Ucrânia e Rússia. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. . Entrevista ao TV Jornal Meio-Dia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FERRAZ, A. S. ; CAVALCANTE, H. . Debate sobre o Teatro e o Tango. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. . Dia Internacional da Mulher. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; FLAVIO, M. . Impeachment. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; PASSOS, A. R. ; FREIRE, Marco Aurélio . Votação do Impeachment na Câmara dos Deputados. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, D. . O Povo na TV. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; PASSOS, A. R. ; BENNING, M. ; SILVA, G. . O Cenário Político no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; PASSOS, A. R. ; BENNING, M. ; SILVA, G. . O Cenário Político no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; PASSOS, A. R. ; DANTAS, A. ; FREIRE, Marco Aurélio . Eleições Distritais. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. . Aumento da Criminalidade em Pernambuco. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; MACIEL, I. . Programa Repercutindo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FLAVIO, M. ; FERRAZ, A. S. ; BENNING, M. ; CUMARU, M. . A Prisão do Senador Delcídio Amaral. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PASSOS, A. R. ; FREIRE, Marco Aurélio ; DANTAS, A. ; FERRAZ, A. S. . Entrevista na Radio Caruaru FM. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DANTAS, P. ; FERRAZ, A. S. ; MACIEL, I. . Eleições 2014. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. . Entrevista no Jornal da Manhã - TV Jornal. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; DANTAS, A. ; PASSOS, A. R. . Carnaval e Politica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACIEL, I. ; COSTA, H. ; FERRAZ, A. S. . Entrevista com Humberto Costa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. . A Visão dos Homens Sobre as Mulheres. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. . Os aspectos éticos e jurídicos do abortamento de feto anencéfalo. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. ; BRITO, C. . A Criação de Bibliotecas Comunitárias em Caruaru. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERRAZ, A. S. . Direito e Filosofia. 2010; Tema: O Blog DIREITO E FILOSOFIA foi criado como um espaço democrático de discussões sobre temas filosóficos e jurídicos.. (Blog).

FERRAZ, A. S. ; ALVES, M. F. . Coordenação do GT Direito e Novas Tecnologias. 2024. (Coordenação de apresentação de comunicações).

FERRAZ, A. S. . Coordenação do GT 'Educação Popular'. 2021. (Coordenação de apresentação de comunicações).

FERRAZ, A. S. . I Curso de Oratória. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . II Curso de Oratória. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . Oficina de Produção de Artigos Científicos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . O Conceito de Fraternidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. ; SILVA, J. R. . I Curso Preparatório para Mestrados em Ciências Humanas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . Coordenação do GT 'Fraternidade, Política, Direito'. 2017. (Coordenação de apresentação de comunicações).

FERRAZ, A. S. . A Filosofia Oculta na Saga de Harry Potter. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . Coordenação do GT 'Fraternidade, Política, Direito'. 2016. (Coordenação de apresentação de comunicações).

FERRAZ, A. S. . Pesquisa Científica: do projeto aos resultados. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. ; GALINDO, L. . Teoria da Fraternidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . Coordenação do GT 'Fraternidade, Política, Direito'. 2015. (Coordenação de apresentação de comunicações).

FERRAZ, A. S. ; NASCIMENTO, F. J. . Introdução ao Pensamento de Hannah Arendt, Heidegger e Habermas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. ; PERCIO, E. . Coordenador do GT Fraternidade, Política e Direito. 2014. (Coordenação de apresentação de comunicações).

FERRAZ, A. S. . Teoria e Pratica Musical. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . Ativismo Judicial e Controle de Constitucionalidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . A Competência Retórica como Fundamento da Práxis Organizacional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . Inicialização à Música. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . Introdução à Leitura de Partituras. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . Coordenação de apresentação de comunicações no VI Encontro Interinstitucional de Filosofia - UFPE/UFRN/UFPB. 2008. (Coordenação de apresentação de comunicações).

FERRAZ, A. S. . Coordenação de sessão de comunicações no Encontro Nacional de Filosofia Sem Fronteiras. 2007. (Coordenação de apresentação de comunicações).

FERRAZ, A. S. . Elaboração de Posters para Apresentações de Pesquisas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, A. S. . Apresentação de Piano 'Chorinhos Brasileiros'. 2024. Outra.

FERRAZ, A. S. . Inverso do Verso. 2016. Pintura.

FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, J. A. . MISTICG3. 2017 (Encontro).

FERRAZ, A. S. ; TENORIO, C. ; DANTAS, T. ; GOMES, G. . Grupo de Músicos da ASCES. 2015 (Musical).

FERRAZ, A. S. . Coral da Igreja da Natividade do Senhor. 2015 (coral).

FERRAZ, A. S. ; BILIC, B. . Variété Française - Les Plus Belles Chansons. 2012 (Concierto Musical).

FERRAZ, A. S. . Recital de Piano no FIAP Jean Monet - Paris. 2011 (Recital de Piano).

FERRAZ, A. S. ; MIRANDA, S. ; CAMPELO, S. ; PINHEIRO, G. ; RENATA, A. ; SANTOS, A. . Banda Clube de Bolso. 2011 (Grupo Musical).

FERRAZ, A. S. . Júri de Maria Bonita. 2010 (Encenação Teatral).

FERRAZ, A. S. . Júri de Lampião. 2009 (Encenação Teatral).

FERRAZ, A. S. ; FERRATI, G. ; SANTOS, C. . CODA trio. 2007 (Grupo Musical).

FERRAZ, A. S. ; ZECA, .. ; FELIPE, P. ; CAESAR, C. . Banda Zeus. 2004 (Musical).

FERRAZ, A. S. . Coral da ASCES. 2003 (Grupo Coral).

FERRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. . Direito, Tecnologia e Cotidiano. 2009 (Coluna de Jornal) .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Ética e Fraternidade, Descrição: O objetivo do grupo é analisar as possíveis relações entre as teorias ética e as diversas concepções de fraternidade existentes na atualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Adilson Silva Ferraz - Coordenador / Hugo Henrique - Integrante / Laís Fernandes - Integrante / Lucas Fillipe - Integrante / Mateus Souza - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Fraternidade e Política: uma análise a partir da teologia de Chiara Lubich e da filosofia de Enrique del Percio, Descrição: O objetivo desta pesquisa é Identificar os conceitos e mapear os argumentos apresentados nas teorias da fraternidade de Chiara Lubich e Enrique del Percio, buscando identificar a relação da fraternidade com a política no pensamento dos autores, a partir de uma perspectiva analítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adilson Silva Ferraz - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Seminario Permanente sobre Fraternidad, Descrição: Grupo de investigación sobre Fraternidad dirigido por el Dr. Enrique del Percio, en la Universidade de Buenos Aires - UBA. Atuo como pesquisador colaborador do grupo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Adilson Silva Ferraz - Coordenador / Alexandre Costa Lima - Integrante / Enrique del Percio - Integrante / Soledad Ramati - Integrante.

  • 2013 - Atual

    NOSOPHI - Séminaire Normes, Descrição: Le débat contemporain fait un usage considérable du vocabulaire de la normativité, soit qu?on l?attache à la définition de l?objet du discours, soit que l?on attribue au discours lui-même une visée ou prétention normative. Par delà les diverses dichotomies dont la tradition a fait grand usage (norme/fait, Sein/Sollen, normatif/descriptif), le séminaire "Normes" se donne pour objectif d'expliciter et d'analyser les phénomènes, pratiques et discours normatifs pour ce qu?ils sont. Il s'agirait de croiser des perspectives issues de nombreux champs du savoir philosophique (philosophie morale, juridique, politique) ainsi que de disciplines voisines (droit, sciences sociales?), tout en restant attentif aux différences entre les régimes de normativité propres à chacun d'eux. Ce faisant, on espère moins aboutir à une définition de la normativité qu? à envisager les divers usages de la norme, les types multiples de devoir-être qui y sont en jeu. On s?intéressera ainsi autant aux normes ou aux systèmes normatifs les plus institutionnalisés qu?aux modes moins aisément repérables d?incorporation des normes par les individus ou les groupes. Plus largement, on tentera d?établir la consistance de cette catégorie à l?extension si large, de mesurer prégnance des normes au sein des sociétés et des comportements, ainsi que de déterminer les limites philosophiques de la prétention normative du discours.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (30) . , Integrantes: Adilson Silva Ferraz - Coordenador / Jean-François Kervégan - Integrante / Laurent Jaffro - Integrante / Mathieu Carpentier - Integrante / Paulo McDonald - Integrante / V. Paukkonen - Integrante / Elodie Djordjevic - Integrante / Lisa Broussois - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Ativismo Judicial e Democracia: entre a supremacia judicial e o diálogo institucional, Descrição: Analisar as principais manifestações ativistas do STF, seus limites interpretativos e seus reflexos no esquema da divisão dos poderes estatais, especialmente quando decide controvérsias envolvendo direitos fundamentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Adilson Silva Ferraz - Coordenador / glauco salomão Leite - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Direito, Linguagem e Filosofia: uma análise lingüístico-epistemológica das práticas discursivas do Direito, Descrição: A pesquisa realiza uma aproximação interdisciplinar entre a Lingüística, o Direito e a Filosofia, analisando, numa pespectiva crítica, gêneros textuais da comunidade discursiva jurídica. Se propõe, dessa forma, a investigar as práticas sóciolinguísticas do Direito contemporâneo com base principalmente nos referenciais teóricos da retórica, filosofia da linguagem e da teoria crítica do discurso. Em 2010.1 firmou parceria com o Grupo de Estudos Retóricos da Puc/SP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Adilson Silva Ferraz - Coordenador / José Armando de Andrade - Integrante.

Prêmios

2024

1º Lugar no Concurso para professor substituto da UFPE, UFPE.

2024

Docente Destaque UNINASSAU 2014.1, UNINASSAU.

2024

Homenagem da União Brasileira de Escritores - Núcleo Caruaru, UBE.

2023

Ocupa a Cátedra Austregésilo de Athayde, ACAFIL.

2017

1º Lugar no Concurso de Banners do XVI EEPE, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.

2016

Professor Homenageado - Turma de Filosofia (Fafica), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.

2015

Aprovado em Concurso para a Cadeira N. 14 da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, ACACCIL.

2012

Aprovado em concurso público para Auxiliar de II, Universidad de Buenos Aires.

2010

Aprovação no II Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, Ministério do Esporte.

2009

Mestrado em Filosofia Política e Ética, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

2008

1º Lugar no Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, Ministério do Esporte.

2008

Aprovação em Concurso Público para Professor Substituto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

2006

1º Lugar no Concurso da II Jornada de Iniciação Científica da ASCES - Tema Livre, ASCES - Faculdade de Direito de Caruaru.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade ASCES, Faculdade ASCES. , Avenida Portugal, Maria Gorete, 55016400 - Caruaru, PE - Brasil, Telefone: (81) 8121032000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor substituto no Centro Acadêmico do Agreste, nos cursos de Administração e Economia, lecionando as disciplinas: Comunicação nas Organizações, Ética e Responsabilidade Social e Evolução do Pensamento Social.

2009 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Introdução ao Direito; Direito Trabalhista e Previdenciário.

2009 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Introdução ao Direito, Direito Trabalhista e Previdenciário

2008 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Introdução ao Estudo do Direito; Direito Trabalhista e Previdenciário

2008 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Introdução ao Estudo do Direito; Direito Trabalhista e Previdenciário

2011 - Atual

Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 20

Outras informações:
Instância de investigação na Université Paris I e II (Panthéon-Sorbonne/Panthéon-Assas). Pesquisa na biblioteca de Cujas, e na biblioteca de Paris V (Paris-Descartes).Realizou estágio doutoral em Paris I, com participação no NOSOPHI, Dirigido pelo professor Jean-François Kervégan.

2012 - Atual

Universidad de Buenos Aires

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de II, Carga horária: 4

Outras informações:
Aprovado mediante concurso público para a cátedra "Teoría General y Filosofía del Derecho", cujo titular é o Dr. Carlos Cárcova. Designado pela Resolução (CD) 1884/12. Colaborador na Cátedra "Sociología del Derecho y de la Dominación", cujo titular é o Dr. Enrique Zuleta Puceiro.

2015 - 2015

Universidad Cooperativa de Colombia - Bucaramanga

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Convidado para realizar uma série de conferências e encontros com professores e alunos pesquisadores na Universidad Cooperativa de Colombia e na Universidad Industrial de Santander.

2023 - Atual

Academia Caruaruense de Artes & Filosofia - ACAFIL

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Ocupa a Cátedra Austregésilo de Athayde

Outras informações:
Ocupa a Cátedra Austregésilo de Athayde. Membro no Conselho Fiscal na primeira gestão da instituição.

2015 - Atual

Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Ocupa a cadeira n.14 (patrono Augusto Tabosa)

Outras informações:
Ocupa a cadeira n.14 (patrono Augusto Tabosa). Ocupou o cargo de tesoreiro na Diretoria, entre 2020 e 2022.

2024 - Atual

UNINASSAU

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 24

Outras informações:
Leciona as disciplina: Introdução ao Direito, Filosofia do Direito, Hermenêutica e Argumentação Jurídica, Ética Profissional, Seminário de Extensão, Ciência Política e Psicologia Jurídica.

2020 - 2021

UNINASSAU

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18

Outras informações:
Leciona as disciplinas Introdução ao Direito e Hermenêutica e Teoria da Argumentação Jurídica. Professor da Pós-Graduação Nacional em Técnicas e Métodos de Ensino.

2024 - 2024

Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor da disciplinas Teoria da Argumentação Jurídica, TCC I, no curso de Direito. Editor das Revistas Inovatio Juris e Juris Sertão.

2023 - 2023

Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor da disciplinas Introdução ao Direito, TCC 1 e Teoria da Argumentação Jurídica, no curso de Direito.

2023 - 2023

Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor da disciplinas Introdução ao Direito, TCC 1, TCC 2 e Teoria da Argumentação Jurídica, no curso de Direito. Editor-Chefe das revistas acadêmicas Juris Sertão e Inovatio Juris.

2022 - 2022

Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor da disciplinas Introdução ao Direito e Teoria da Argumentação Jurídica, TCC II, no curso de Direito. Editor das Revistas Inovatio Juris e Juris Sertão.

2018 - 2019

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Retórica e Argumentação na Licenciatura em Filosofia. Coordenador do Núcleo de Pesquisa (NUPESQ). Coordenador do Núcleo de Extensão (NUEXT).

2016 - 2016

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 19

Outras informações:
Professor de Ética I e Ética II na Licenciatura em Filosofia. Coordenador do Núcleo de Pesquisa (NUPESQ). Coordenador do Núcleo de Extensão (NUEXT).

2015 - 2015

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10

Outras informações:
Ministra a disciplina Ética I e Ética II no curso de Filosofia. Coordenador do Núcleo de Pesquisa (NUPESQ), Membro do Colegiado da Instituição.

2014 - 2014

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministra a disciplina Ética 1 e Ética 2, no curso de Filosofia. Coordenador de Pesquisa do NUPESQ, Na área de Filosofia e Teologia.

2009 - 2009

Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Ministra a disciplina: Teoria Geral do Direito

2008 - 2008

Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Disciplina ministrada na pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil: Teoria Geral do Direito

2021 - 2022

COLÉGIO PEQUENO PRÍNCIPE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de História, Artes e Filosofia no ensino fundamental II.

2021 - 2022

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do módulo "Ética e Legislação" na Pós-Graduação em Endodontia, nas turmas de 2021 e 2022.

2019 - 2019

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 22

Outras informações:
Ministra as disciplinas Ciência Política, História do Direito, Filosofia do Direito e Introdução ao Direito. Ministra a disciplina Ética e Legislação na Pós-Graduação de Odontologia.

2018 - 2018

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministra as disciplinas Ciência Política, Socioantropologia, História do Direito, Filosofia do Direito e Introdução ao Direito.

2017 - 2017

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor de Direitos Humanos e Socioantropologia no curso de Direito. Filosofia Geral no cursos de Fisioterapia e Introdução ao Pensamento Científico em Relações Internacionais.

2017 - 2017

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor de Introdução ao Direito, Direitos Humanos e Socioantropologia no curso de Direito. Filosofia Geral no curso de Fisioterapia.

2016 - 2016

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Filosofia Geral, Filosofia do Direito, no curso de Direito. Filosofia Geral no cursos de Fisioterapia e Introdução ao Pensamento Científico em Relações Internacionais. Metodologia Científica em Jornalismo. Supervisor do Núcleo de Cultura. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Integrante da CIPA, indicado pela instituição.

2015 - 2015

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de IED1, Filosofia Geral, Filosofia do Direito, no curso de Direito. Filosofia Geral nos cursos de Fisioterapia e Relações Internacionais. Supervisor do Núcleo de Cultura. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Integrante da CIPA, indicado pela instituição.

2014 - 2014

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 25

Outras informações:
Ministra as disciplinas: IED1, IED2, Filosofia do Direito e Filosofia Geral (nos cursos de Direito, Fisioterapia e Relações Internacionais). Integrante do NDE do curso de Relações Internacionais

2014 - 2014

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministra as disciplinas: IED1, IED2 e Filosofia Geral (nos cursos de Direito, Fisioterapia e Relações Internacionais). Integrante do NDE do curso de Relações Internacionais. Supervisor do Núcleo de Cultura (Responsável pelo Teatro, Coral, Cinesofia, Cursos de Línguas e outras Atividades Culturais)

2013 - 2013

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 24

Outras informações:
Disciplinas ministradas:IEDII, ética profissional. Coordenador setorial de Extensão e Atividades Complementares dos cursos de humanas.

2011 - 2011

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 35

Outras informações:
Ministra as disciplinas Introdução ao Direito I , Introdução ao Direito II, e Ética das Profissões, no curso de Direito, e Introdução ao Direito no curso de Administração Pública. Integrante da CIPA, indicado pela instituição.

2010 - 2010

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador do Núcleo de Extensão e Atividades Complementares - NEAC. Leciona no curso de Direito as disciplinas: Introdução ao Direito I, Introdução ao Direito II e Filosofia do Direito

2010 - 2010

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Leciona as disciplinas no curso de Direito: Introdução ao Direito I, Introdução ao Direito II, Filosofia do Direito,e Retórica e Argumentação Jurídica. A disciplina Introdução à Filosofia no curso de Relações Internacionais e a disciplina Metodologia na pós-graduação em Direito Público.

2009 - 2009

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 26

Outras informações:
Ministras as disciplinas Ciência Política e Sócio-antropologia no Curso de Direito, e Sócio-antropologia nos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina. Orientador pedagógico dos estagiários de Direito no Programa Segundo Tempo.

2009 - 2009

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 28

Outras informações:
Ministra as disciplinas: IED II, Filosofia Geral, Filosofia do Direito e Sócio-antropologia nos cursos de Farmácia e Biomedicina

2008 - 2008

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina Ministrada: Sociologia do Direito.

2008 - 2008

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 14

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Filosofia; Filosofia do Direito; Bioética; Sócio-antropologia.

2004 - 2005

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor das disciplinas: Teoria da Constituição - 2003 Direito na Rua - 2003-2006 Ciência Política - 2003-2006 Introdução ao Direito - 2004 Sociologia - 2005

2020 - 2021

radio Cidade

Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Analista Político, Carga horária: 1

Outras informações:
Entrevistado semanalmente ao longo de 1 ano, como analista político, no Programa Conteúdo do radialista Mario Flávio.