Marcos Eduardo Lopes Rocha

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília (2016) e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Literatura pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Intregra o Grupo de Estudos Osmanianos: Arquivo, Obra e Campo Literário.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2022 em Literatura

2021 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Virgínia Maria Vasconcelos Leal. Ano de interrupção: 2022

Mestrado em Literatura

2017 - 2019

Universidade de Brasília, UnB
Título: Separar, isolar, classificar o que no texto é uno: um narrador, nove espaços e nove tempos em, Ano de Obtenção: 2019
Elizabeth Andrade de Lima Hazin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Graduação interrompida em 2023 em Letras - Francês

2020 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Ano de interrupção: 2023

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2010 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: Almoço Nu e Mistérios e Paixões: relações estéticas e intertextuais
Orientador: Cláudio Roberto Vieira Braga

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Osvaldo Cruz

Formação complementar

2023 - 2023

Curso Intensivo de Alemão. (Carga horária: 240h). , Alpadia, ALPADIA, Alemanha.

2022 - 2022

Curso intensivo de Espanhol. (Carga horária: 90h). , Expanish, EXPANISH, Argentina.

2021 - 2021

Extensão universitária em Monólogos Dramáticos e outras formas de ficcionalização da voz poética. (Carga horária: 10h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

Estudos de Gênero e Crítica Literária Feminista. (Carga horária: 8h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2009 - 2010

English Language Studies. (Carga horária: 100h). , International Language Schools of Canada, ILSC, Canadá.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Organização de eventos

HAZIN, E. A. L. ; ROCHA, M. E. L. . IV Encontro de Literatura Osmaniana. 2017. (Congresso).

ROCHA, M. E. L. . VII Simpósio Internacional sobre literatura brasileira contemporânea. 2016. (Congresso).

DALCASTAGNE, R. ; BARBERENA, R. A. ; ROCHA, M. E. L. . 1o Encontro do Gt da ANPOLL. 2015. (Outro).

ROCHA, M. E. L. ; DALCASTAGNE, R. . Simpósio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea. 2014. (Outro).

Participação em eventos

V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia. 2021. (Simpósio).

Estranhos Estrangeiros. 2016. (Outra).

VII Simpósio Intenacional sobre literatura brasileira contemporânea. 2016. (Simpósio).

II Jornada de Literatura Afro-Brasileira Contemporânea: Espaços de Visibilidade da Representação Negra. 2014. (Seminário).

Seminários de Pesquisa IV: Desafios da Literatura Contemporânea. 2014. (Seminário).

VI Simpósio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea: Lugares e Disputas. 2014. (Simpósio).

Seminários de Pesquisa IV: Desafios da Literatura Contemporânea. 2013. (Seminário).

Seminários de Pesquisa IV: Desafios da Literatura Contemporânea. 2013. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ROCHA, M. E. L. . Osman Pernambucano: através do espaço, vê-se o homem. LITTERA ONLINE , v. 12, p. 130-147, 2021.

  • ROCHA, M. E. L. . 'O pássaro transparente' em dois planos de aula de Osman Lins. In: V Simpósio Naciona de Crítica Genética e Arquivologia, 2021, Online. Caderno de resumos: V simpósio nacional de crítica genética e arquivologia (livro eletrônico), 2021. p. 88-89.

  • ROCHA, M. E. L. . 'O pássaro transparente' em dois planos de aula de Osman Lins. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. L. . Osman Pernambucano. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. L. . O canto e o voo: Duas ocorrências do pássaro como símbolo do augúrio na obra de Osman Lins. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. L. . Elementos de narratologia em 'O pássaro transparente'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. L. . Prosa e Poesia em O pássaro transparente, de Osman Lins. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. L. . Alçar vôo: uma leitura metarreferencial de O pássaro transparente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. L. . O espaço das literaturas autóctones na crítica literária comtemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, M. E. L. ; HAZIN, E. A. L. . De criador a criatura: a construção do abismo em a Rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. L. ; DALCASTAGNE, R. . O lugar das escritoras brasileiras na crítica contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, M. E. L. . Almoço Nu e Mistérios e Paixões: relações estéticas e intertextuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

ANDREA, D. ; GOMES, A. L. ; ROCHA, M. E. L. . Murro em Ponta de Faca, de Augusto Boal. 2013. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    VELOZ É O INSTANTE DO SALTO: Literatura e Biografia em Osman Lins, Descrição: Trata-se de estudo minucioso dos elementos biográficos do texto osmaniano, não apenas para enumerá-los ou mesmo para identifica-los, apontando o papel que exerceram na concepção e elaboração de suas obras, como se lê na orelha do extraordinário livro Osman Lins ? uma biografia literária, de Regina Igel. A ideia é ultrapassar o objetivo da pesquisadora mencionada e acenar para as próprias regras do traçado escritural de Lins: os recursos, as estratégias, todo o arsenal utilizado em sua oficina, levando em conta a questão dos traços pessoais e realísticos que surgem em sua obra literária... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Eduardo Lopes Rocha - Integrante / Elizabeth de Andrade Lima Hazin - Coordenador / Francismar Ramírez Barreto - Integrante / Maria Aracy Bonfim - Integrante / Graciela Beatriz Cariello - Integrante / Regina Igel - Integrante / Pedro Henrique Couto - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Prosa e Poesia em O Pássaro Transparente, de Osman Lins, Descrição: Projeto de iniciação científica que visa estabelecer o diálogo da narrativa osmaniana com os Estudos de Linguagem Poética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Eduardo Lopes Rocha - Integrante / Elizabeth de Andrade Lima Hazin - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    A crítica literária em periódicos brasileiros contemporâneos, Descrição: RESUMO: O projeto propõe o mapeamento e a análise da crítica literária acadêmica produzida no Brasil nos últimos quinze anos, a partir da investigação de artigos publicados em periódicos reconhecidos e representativos da área. Será observado, especialmente, como a literatura brasileira (e, ainda mais especificamente, a literatura brasileira contemporânea) é trabalhada nessas revistas, o que permitirá um conhecimento mais profundo tanto sobre a crítica no meio universitário quanto sobre os mecanismos de legitimação do campo literário brasileiro. Pretende-se identificar quais as correntes mais presentes, os autores de referência, as obras mais citadas. Entendendo que os estudiosos de literatura no Brasil não formam um corpo monolítico, mas possuem uma razoável pluralidade interna, os dados levantados devem permitir não apenas uma comparação diacrônica, mas também incluir elementos que possibilitem comparações sincrônicas, segundo critérios de geração, região, instituição de origem e gênero, entre outros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (2) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Eduardo Lopes Rocha - Integrante / Regina Dalcastagnè - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Bolsa de iniciação à pesquisa

2014 - 2015

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Bolsa de auxílio à pesquisa

2012 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Monitor da disciplina Latim 1, ministrada pela professora Jane Adriana Ramos Ottoni de Castro.

2020 - Atual

Curso Exatas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corretor de redação, Carga horária: 15

2019 - Atual

Curso Exatas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 15

2016 - 2017

Curso Exatas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corretor de redação, Carga horária: 20

2015 - 2017

Curso Exatas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 30

2022 - 2022

Secretaria de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Português (substituto), Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como professor substituto no Novo Ensino Médio, ministrando aulas de português (literatura, gramática e redação), bem como aulas da disciplina eletiva de Escrita Criativa