Alexandre Reis dos Santos
Doutor em História pelo PPGHIS UFF com a tese "Isso é muito africano" : diálogos musicais e políticos entre Angola e Brasil (1950 1980). Membro do Grupo de Pesquisa Africas e do NEAF UFF. Editor na Revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense. Áreas de interesse são História da África, História de Angola, Lazer e cotidiano em contextos africanos, História do colonialismo tardio no continente africano, Lutas de libertação no continente africano, História do colonialismo português no continente africano, circulação musical brasileira em Angola, Ensino de História e diversidade, Música e Identidade negra, História do Brasil República, História Transnacional e Estudos sobre Diáspora. Atuou em disciplinas relacionadas ao ensino de História para os cursos de graduação em Pedagogia, Geografia e Licenciatura em Turismo na modalidade EAD. Atualmente leciona para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio na rede pública. Outra atividade desenvolvida foi a orientação de monografias do curso de especialização em Educação e Relações Étnico Raciais do PENESB UFF.
Informações coletadas do Lattes em 30/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História
2017 - 2021
Universidade Federal Fluminense
Título: Navegando pela ?Kalunga grande?: músicos diaspóricos e angolanos, identidade e transnacionalismo (Brasil e Angola, 1970 ? 1980)?.
Marcelo Bittencourt Ivair Pinto. Palavras-chave: Identidade; Música Popular; Atlântico Negro.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Transnacional. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em História
2012 - 2014
Universidade Federal Fluminense
Título: Eu quero ver quando Zumbi chegar: política, negritude e relações raciais na obra de Jorge Ben (1963-1976), Ano de Obtenção: 2014
Martha Campos Abreu.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Identidade Negra; Música Popular Brasileira; Relação raciais no Brasil.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Graduação em HISTÓRIA
2004 - 2010
Universidade Federal Fluminense
Título: ?Samba de preto velho/Samba de preto tutú.? Jorge Ben: trajetória de vida, obra e identidade negra. 1963-1986.
Orientador: Martha Campos Abreu
Formação complementar
2014 - 2014
Extensão universitária em Tutoria na plataforma MOODLE. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação em EAD com enfâse em Tutoria. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2008 - 2008
"As tradições orais de matriz africana e o ensino". (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Organização de eventos
REIS, Alexandre. . I Encontro Acadêmico CEDERJ Angra dos Reis. 2015. (Congresso).
BRASIL, Eric ; REIS, Alexandre. ; XAVIER, G. ; NACIMENTO, L. ; ARAUJO, L. ; ABREU, M. C. . I Seminário Cultura negra no Atlântico. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
II Jornada de Relações Étnico-Raciais do PENESB.Apresentação de trabalhos monográficos da Especialzação. 2015. (Seminário).
Seminário Pós Abolição em Perspectiva."Dizem que nele há uma princesa à venda": a memória da escravidão nas canções do música Jorge Duílio de Lima Meneses(Jorge Ben 1963 - 1976). 2015. (Seminário).
I Encontro discente de estudos contemporâneos."O África-Brasil e a África no Brasil": algumas notas sobre cultura negra(1960-1970). 2013. (Seminário).
II Semana de História da UFF."Pois eu nasci de um ventre livre": a temática da escravidão na obra de Jorge Ben. 2013. (Seminário).
I Seminário Cultura Negra no Atlântico."Pois eu nasci de um ventre livre": a temática da escravidão na obra de Jorge Ben. 2013. (Seminário).
IX Encontro Nacional de História Oral. Testemunhos e conhecimento.. Memórias do Padre Angêlo e do Bairro da Engenhoca.. 2008. (Congresso).
XII Encontro Regional de História - ANPUH RIO. 2006. (Congresso).
Orientou
O ESPELHO É O OUTRO: A AUTOAFIRMAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA ATRAVÉS DO ESTUDO DA HISTÓRIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexandre Reis dos Santos;
?A ÁFRICA NÃO PASSA, ESTÁ SEMPRE PRESENTE?; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexandre Reis dos Santos;
?UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ E DIMINUIÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexandre Reis dos Santos;
?PESQUISA AÇÃO EDUCACIONAL: O ENSINO DA HISTÓRIA COMO ARMA CONTRA O RACISMO?; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexandre Reis dos Santos;
?A HISTÓRIA DOS SUJEITOS NEGROS E A PRÁTICA DOCENTE EM UMA TURMA DE NONO ANO EM JAPERI: A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES COMO FERRAMENTAS PARA A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexandre Reis dos Santos;
?A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA E A ÁFRICA NA VISÃO DOS ESTUDANTES DE SÉTIMO ANO?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexandre Reis dos Santos;
?PRECONCEITO RACIAL E ÀS PRÁTICAS CULTURAIS DE MATRIZ AFRICANA EM UMA SALA DE AULA DO MUNÍCIPIO DE CABO FRIO?; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexandre Reis dos Santos;
Produções bibliográficas
-
REIS, Alexandre. . 'Danças frenéticas e diábólicas de que o Brasil é rei e senhor': notas sobre a presença musical brasileira em Angola no período colonial e seus significados políticos. REVISTA TRANSVERSOS , v. 2(2021), p. 142-161, 2021.
-
REIS, Alexandre. . ?Um abraço do samba ao semba?: diálogos musicais e políticos entre Angola e Brasil na década de 1980. TEMPORALIDADES , v. 11, p. 163, 2019.
-
REIS, Alexandre. . 'Eu só quero viver em paz e ser tratado de igual para igual': o músico negro Jorge Ben e as tensões raciais de seu tempo(1960-1970). In: Martha Abreu et al. (Org.). Cultura Negra vol.2: trajetórias e lutas de intelectuais negros. 1ed.NITEROI: Editora da UFF, 2018, v. 2, p. 168-198.
-
REIS, Alexandre. . 'Ele era um príncipe Etíope': a obra de Jorge Ben e o fluxo de ideias e influências nos dois lados do Atlântico Negro. In: Alexandra Lima da Silva. (Org.). Sujeitos em movimento: instituições, circulação de saberes, práticas educativas e culturais. 1ed.Curitiba/PR: Appris, 2018, v. 1, p. 271-281.
-
REIS, Alexandre. . "Pois eu já não sou o que foram os meus irmãos/Pois eu nasci de um ventre livre: a temática da escravidão na obra de Jorge Benjor e seu uso em sala de aula. In: Geovana Xavier. (Org.). Histórias da Escravidão e do Pós-Abolição nas escolas. 1ed.Brasília: Fino Traço/MC&G Editorial, 2015, v. VII, p. 293-306.
-
REIS, Alexandre. . ?Sou um menino de mentalidade mediana?: MPB, ufanismo e negritude (1960-1970). In: IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2015, Belo Horizonte. Anais do IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2015. v. IV. p. 166-175.
-
REIS, Alexandre. . 'Ele era da casa real da Etiópia': a obra de Jorge Ben e o fluxo de ideias e influências nos dois lados do Atlântico Negro'.. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014, Rio de Janeiro. ANAIS XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014.
-
REIS, Alexandre. . O Poder Negro da Beleza: a influência dos movimentos Black Power e Black is Beautiful na obra de Jorge BenJor. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014, NITEROI. Anais do XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014.
-
REIS, Alexandre. . Depois que o primeiro homem maravilhosamente pisou na lua.. In: XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 2012, SAO GONCALO. ANAIS DO XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 2012.
-
REIS, Alexandre. . Cotidiano, lazer e práticas culturais musicais nos subúrbios da cidade de Luanda (1960-1974). 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, Alexandre. . O populoso bairro do Cazenga não tem um cinema?: lazer e cotidiano nos musseques luandenses durante o colonialismo tardio (Angola, 1950-1974).'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, Alexandre. . 'Quando começou a guerra não havia tiros em Luanda': artistas brasileiros no show business luandense e as imagens do Brasil para os angolanos (1960-1970).. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, Alexandre. . ?Tem uma lágrima no canto do olho?: a história angolana do período da luta anticolonial e do pós-Independência através das canções de Bonga (1970-2000).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, Alexandre. . Entre Genuínos e Crioulos: debates e disputas em contextos africanos e diaspóricos (Séculos XIX e XX). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REIS, Alexandre. . Navegando pela?Kalunga grande?:músicos diaspóricos e angolanos, identidade e transnacionalismo(Brasil e Angola,1970?1980).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, Alexandre. . 'O Canto Livre de Angola': músicas e músicos atlânticos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, Alexandre. . A Lei 10639 e o ensino de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, Alexandre. . 'Sou um menino de mentalidade mediana': MPB, ufanismo e negritude. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, Alexandre. . 'Dizem que nele há uma princesa à venda': a memória da escravidão nas canções do música Jorge Duílio de Lima Meneses(Jorge Ben 1963 - 1976). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, Alexandre. . O Poder Negro da Beleza: a influência dos movimentos Black Power e Black is Beautiful na obra de Jorge Ben. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REIS, Alexandre. . ?Ele era da casa real da Etiópia?: a obra de Jorge Ben e o fluxo de ideias e influências nos dois lados do Atlântico Negro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
REIS, Alexandre. . 'O África-Brasil e a África no Brasil': algumas notas sobre cultura negra(1960-1970). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, Alexandre. . 'Pois eu nasci de um ventre livre': a temática da escravidão na obra de Jorge Ben. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, Alexandre. . 'Eu quero ver quando Zumbi chegar: a identidade negra na obra de Jorge Ben'.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, Alexandre. . Depois que o primeiro homem maravilhosamente pisou na lua: a identidade negra na obra de Jorge Ben. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Serva, M.P. ; MONTEIRO, J. D. ; REIS, Alexandre. . IX Encontro Nacional de História Oral. Testemunhos e conhecimento.A. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
REIS, Alexandre. ; Serva, M.P. ; ALVES, A. P. ; KUSHIC, M. M. B. . História da África no AEL. 2019.
REIS, Alexandre. . 'Carta de Cachaças do Rio de Janeiro'. 2013.
REIS, Alexandre. ; PEREIRA, D. . História de Angola e Moçambique. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REIS, Alexandre. . Relações Raciais no Brasil Contemporâneo II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REIS, Alexandre. . Raça, Currículo e Práxis Pefagógica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REIS, Alexandre. . O Negro na História do Brasil II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REIS, Alexandre. . História da África II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2016
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD e Orientador de monografia, Carga horária: 20
2014 - 2015
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD, Carga horária: 10
2014 - 2015
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD, Carga horária: 10
2011 - 2012
CENTRO EDUCACIONAL CARMEN AGUIARVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 6
2013 - Atual
SECRETÀRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÂO DO RIO DE JANEIROVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
2019 - 2021
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20
2013 - 2014
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexandre Reis dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?