José Ribamar Ferreira Junior

Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluída em 1989. Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 1995 e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 2000. Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), concluído em 2004. Atualmente é professor Titular da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão, exercendo a função de docente permanente na Linha de Pesquisa Expressões e Processos Socioculturais. É docente permanente e coordenador do Programa do Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís. Foi coordenador operacional do MINTER (Mestrado Interinstitucional) em Comunicação, parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo, Semiótica, Linguagens, Design Gráfico, Literaturas, História da Mídia.

Informações coletadas do Lattes em 19/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

1996 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: CAPAS DE JORNAL: A PRIMEIRA IMAGEM
JOSÉ AMÁLIO DE BRANCO PINHEIRO. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Semiotica Jornalismo Linguagem.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

1993 - 1995

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O parlamentarismo nos jornais de São Luís: o discurso político numa abordagem léxico-sintático-gráfica,Ano de Obtenção: 1995
José Amálio de Branco Pinheiro.

Graduação em Comunicação Social

1984 - 1989

Universidade Federal do Maranhão
Título: Notícia da morte de Getúlio Vargas nos jornais de São Luís
Orientador: Jovelina Reis

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2002 - 2004

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Redes sociais e os novos paradigmas da comunicação. (Carga horária: 36h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Jornalismo Literário.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Jornalismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Organização Editorial de Jornais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SOUSA, L. S. C. S. ; MARQUES, F. P. J. A. . Semana Acadêmica com a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão. 2019. (Outro).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . INTERCOM NORDESTE. 2019. (Congresso).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . IV Semana Acadêmica do PGCult: a pesquisa interdisciplinar em perspectiva. 2017. (Outro).

FACANHA, L. S. ; CARVALHO, C. M. B. ; CUTRIM, K. D. G. ; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. ; SOUZA, M. G. ; SANTANA, A. P. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. ; NASCIMENTO, S. M. ; CARVALHO, Z. J. V. ; SALLES, V. L. R. ; SOUSA, M. T. C. . II SEMANA INTERDISCIPLINAR ACADÊMICA do PGCult. 2015. (Congresso).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . III Encontro Nordeste de História da Mídia. 2014. (Outro).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . X Congresso de Ciência da Comunicação na Região Nordeste Mídia, Ecologia e Sociedade. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Encontro Nacional de História da Mídia.A crítica ao ensaio fotográfico de gravidez de Beyoncé. 2017. (Encontro).

XI Encontro Nacional de História da Mídia.História, jornalismo e literatura: interfaces. 2017. (Encontro).

XI Encontro Nacional de História da Mídia.O "Jornal de Bandeira Tribuzi": modos de resistência de um intelectual durante o regime militar. 2017. (Encontro).

XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2017. Bandeira Tribuzi: o intelectual, o jornalista e as estratégias de resistência democrátricas ao golpe civi-militar de 1964. 2017. (Congresso).

I Simpósio Internacional em Cultura e Sociedade.Arte, Tecnologia e Educação. 2015. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Tecnologias e Narrativas Digitais.Narrativas Jornalísticas e Dispositivos Móveis. 2015. (Simpósio).

II Encontro TRANSFOPRESS - Por uma abordagem transnacional da imprensa em língua estrangeira estt.Jornais em língua estrangeira na Amazônia paraense (1898-1908). 2014. (Encontro).

64ª Reunião Anual da SBPC.Formação da memória digital do jornal O Imparcial. 2012. (Outra).

8º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.A fundação da objetividade no jornalismo brasileiro: o lugar da técnica e o lugar de contar história em O Jornal do Povo de São Luís na década de 1950. 2010. (Encontro).

IV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Humor e visualidade opinativa: as charges dos jornais. 2010. (Congresso).

60ª Reunião Anual da SBPC.A modernização gráfica dos jornais maranhenses O Estado do Maranhão e O Imparcial e o reposicionamento do lead na primeira página. 2008. (Outra).

X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste Mídia, Ecologia e Sociedade. Mídia, Ecologia e Sociedade. 2008. (Congresso).

59ª Reunião Anual da SBPC.O "lead" nos jornais do século XXI: a mutualidade posicional e a abertura para a criatividade discursiva nas matérias de comportamento. 2007. (Outra).

I Colóquio Internacional de Ciberliteratura. 2007. (Outra).

II Foro de Ciências Sociais e Humanas.Programação Visual (Design). 2007. (Outra).

V Congresso Nacional de História da Mídia. Aluísio Azevedo e a Crítica Literária em folhetim. 2007. (Congresso).

4º Encontro Nacional de História da Mídia.A modernização gráfico-visual e o respeito à tradição no jornal O Imparcial.. 2006. (Encontro).

III Congresso de Jornalistas e Radialistas do Maranhão. O poder e a mídia. 2006. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Correio Braziliense: a capa-pôster revisitada e expandida para a Cadeia dos Diários Associados. 2006. (Congresso).

VIII Intercom Nordeste.Estado e Comunicação na Região Nordeste: Visões da Comunicade Acadêmica. 2006. (Encontro).

53ª Seminário do GEL.A edição crítica de "Girãndola de Amores": o registro da ficção e da crítica literária em Aluísio Azevedo. 2005. (Simpósio).

57ª Reunião Anual da SBPC.Estudo sobre a interface entre Literatura e Jornalismo focado na crítica genética: o"lead" nos jornais de São Luís. 2005. (Outra).

II Encontro de História das Mídias do Maranhão e X Semana de Comunicação.Capas de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual. 2005. (Encontro).

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Aluísio Azevedo: o jornalista, o crítico literário e o romancista. 2005. (Congresso).

2º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho.A linguagem gráfico-visual dos jornais brasileiros. 2004. (Encontro).

52º Seminário do GEL.Aluíso Azevedo e o folhetim escrito para o jornal diário: simbiose entre ficção e crítica literária. 2004. (Simpósio).

I Encontro da História das Mídias do Maranhão.A linguagem e as reformas gráfico-visuais na imprensa brasileira. 2004. (Encontro).

X Fórum Paraense de Letras.Literatura e Jornalismo: as convergências dos gêneros híbridos. 2004. (Oficina).

55ª Reunião Anual da SBPC.O Movimento da criação de Aluísio Azevedo na imprensa de São Luís (1879-1881). 2003. (Outra).

I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. A primeira imagem e o espaço gráfico das capas de jornal. 2003. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Lingüística de Filologia. Aluísio Azevedo: criação e jornal. 2003. (Congresso).

54ª Reunião Anual da SBPC.Do Jornalismo à Literatura: o caminhar do processo de criação. 2002. (Outra).

VII Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito Literário, Poética da Criação.A produção em processo das capas de jornais brasileiros. 2002. (Encontro).

XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A linguagem gráfico-visual dos jornais Brasileiros. 2002. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Semiótica. Capas de jornal: a primeira imagem. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Viviane de Jesus Farias Ribeiro Pinheiro

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A geograficidade em Josué Montello: o romance Janelas Fechadas à luz da Geografia Humanista Cultural. 2020. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcelo Seabra Nogueira Mendonça Lima

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Narrativas seriadas em prol do pensamento crítico: um estudo acwerca da composição narratológica e da recepção com vistas ao criticismo em Merló. 2020. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Bruna Maria Paixao Castelo Branco

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O protagonismo do anti-herói na obra de José Louzeiro: análise do processo de criação do roteiro do filme Pixote - A lei do mais fraco. 2020. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Poliana Marta Ribeiro de Abreu

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Empreendimentos digitais no jornalismo: novos modelos de difusão de conteúdos noticiosos e inserção no mercado. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Amanda da Silva e Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Revista do Norte: a impressão fotográfica e a impressão social de São Luís no começo do século XX. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonio Carlos Araujo Ribeiro Junior

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Polifonia de vozes e produção de sentidos na imprensa: um estudo sobre os discursos da crítica musical brasileira acerca da influência do Jazz na MPB (1962-1980). 2018. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Thereza Gomes de Figueiredo Soares

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Fotografia maranhense: estudo de caso da série Na trilha do cangaço o sertão que Lampião pisou, de Márcio Vasconcelos. 2018. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joselle Maria Couto e Lima

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Do mal-estar moderno ao pós-moderno: o declínio da função paterna e a formação de novos sintomas. 2018. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jonatan Santos Cunha Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Guaraná Jesus: imaginário, mitos e identidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: ALOMA SAMIRA DA CUNHA MARTINS SILVA

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O PAPEL DA BIBLIOTECA PÚBLICA NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS CULTURAIS: o caso da Biblioteca Pública Benedito Leite em São Luís - MA. 2018. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Clarissa Carramilo Raposo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Cobertura midiática das olimpíadas do Rio 2016: construção da imagem da jogadora de futebol pela imprensa no Brasil e nos Estados Unidos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anderson Roberto Corrêa Pinto

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Memória e resistência na narrativa de José Louzeiro: reflexões sobre o romance-reportagem Aracelli, meu amor. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Narjara Mendes Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Metalinguagens e plurissignificação em Guimarães Rosa: uma leitura de Tutaméia. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Asmynne Bárbara Barbosa dos Santos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O "fantasma" da transparência: comunicação pública no portal da transparência da Assembleia Legislativa do Maranhão - ALEMA. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Walline Alves Oliveira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Apropriações de mídias digitais e dinâmicas de difusão, circulação e consumo em rede: um estudo netnográfico com bandas da cena musical independente de São Luís - MA e Teresina - PI. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lucilene Lobato Rodrigues

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A transposição das obras Emanuel Franco: uma análise do precesso de criação da série cortejo dos olhos. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Mix de Leão Móia

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Vozes do poder: a influência dos mitos no modo de viver dos povoados negros rurais do município de Cametá - Pará. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Hellen Cristina Aleixo Azevedo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A heroína dos contos infantis: do era uma vez ao agora. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Mayara Sousa Ferreira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Memórias da cultura: estratégias e táticas de Revestrés na (re) construção das identidades piauienses. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Thamyres Sousa de Oliveira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O jornalismo piauiense e a censura em tempos de Estado Novo. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Cristiane de mesquita Alves

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A voz do narrador e da personagem através da memória em Machado de Assis e Milton Hatoum. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Wellingson Valente dos Reis

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Ritos de passagem: a recepção da obra de Maria Lúcia Medeiros por alunos do ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Lucilene Lobato Rodrigues

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A transposição das obras de Emanuel Franco: uma análise do processo de criação da série Cortejo dos Olhos. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Shirley de Cássia Lima da Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Literatura oral e as múltiplas linguagens propostas na educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Fabrício Borges Santa Brígida

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A escola tradicional no mundo digital: uma análise da prática de letramento digital na contemporaneidade em uma escola em Belém do Pará. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Alexandre Bruno Gouveia Costa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Cinema e Filosofia: um estudo da narrativa cinematográfica maranhense das jornadas por meio da tríplice miímesis.. 2015. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Samara Santos Araujo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Portugal e Brasil em diálogo: um estudo da poesia de Camilo Pessanha e Maranhão Sobrinho à luz da Literatura Comparada. 2015. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MILENA COELHO LIMA

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A geograficidade em cem anos de solidão:um estudo do espaço maravilhoso em Gabriel García Márquez. 2015. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luiziane Silva Saraiva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Dos reclames de jornal aos anúncios iconográficos: o impacto sociocultural na estética de anúncios do jornal O Imparcial, em 1930 e 1950. 2014.

Aluno: Thays Fernanda Silva dos Santos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Perspectivas da teoria das inteligências múltiplas para a educação a distância: uma análise do curso de licenciatura em Pedagogia do NEAD-UFMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ângela Pereira Gonzalez

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Discurso e capital social na WEB: como e o que dizemos de nós mesmos no facebook. 2014. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rodrigo Maciel Trindade

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O professor do desejo e suas práticas culturais: reflexões sobre a subjetividade de educadores no ensino médio paraense. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Stella Pereira Aranha

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Mediação do cinema brasileiro: o gênero comédia e a linguagem cinematográfica como categorias mediadoras dos filmes de longa-metragem nacionais no período da retomada (1993-2013). 2014. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mirna Lúcia Araujo de Moraes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Entre uma narrativa e outra... A menina fiada em movimentos de identidade: uma (re)visão sobre gênero feminino. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Eliane Gouveia Cordeiro Santana

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A linguagem coloquial de 'A Falecida' de Nelson Rodrigues: resistência e/ou ressignificação na atualidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Paula Figueiredo da Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Uma história do piano em São Luís do Maranhão. 2013. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sonia Maria da Silva Sacramento

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O impacto das trocas culturais nas comunidades quilombolas: do tambor à guitarra. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: José Eduardo Pastana Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A representação imagética no game UFC3: o olhar semiótico peirceano. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Rosalina Alexandre de Miranda

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O real e o imaginário de Luís da Silva. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Aida Suellen Galvão Lima

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Entre partidas e chegadas: matrizes poéticas da imigrantes de Paragominas-PA. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Ana Maria de Sousa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. No doce das crônicas de Rubem Braga, o testemunho de um narrador de alguns fatos de 1964 a 1967 nas páginas da revista Manchete. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lais Schalch

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Um estudo dialético de "A carteira de meu tio" de Joaquim Manuel de Macedo. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marlúcia Martins Carneiro

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Educação inicial e educação continuada:a leitura na/para a formação do professor. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: José Arnold da Serra Costa Filho

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Rádio AM e Radcom em São Luís: convergências e divergências entre a Educadora e a Bacanga. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Franklin Douglas

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Mídia eletrônica, controle social e poder econômico: particularidades da concessão da TV Difusora/Rede Globo no Maranhão. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcos Arruda Valente de Figueiredo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A legitimação pelo pânico: a gripe suína nas págias de CartaCapital e Veja. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Larissa Leda Fonseca Rocha

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Diluindo fronteiras: hibridações entre o real e o ficcional na narrativa da telenovela. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosângela Fagian de Carvalho

FERREIRA JUNIOR, J. R.. João do Rio: literatura e jornalismo. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabio José Donadone

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Reportagem comunitária na televisão: da pauta à edição. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Débora de Castro

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O Haicai no Brasil: comunicação & cultura. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Iris Carolina Lopes de Souza Maguez

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Arranjos combinatórios - A charge nos estratagemas de construção da identidade do jornal. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ricardo Fortunato de Moraes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Processo de criação do slogan (estudo de casos). 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carlos Agostinho Almeida de Macedo Couto

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Indústria cultural e hegemonia: o poder público e a produção e disseminação de bens culturais em São Luís do Maranhão. 2002. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonio de Brito Freire

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Ensaio etiológico: seguindo a poesia. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cristiane de mesquita Alves

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Parricídio à Machado e à Hatoum. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Mirna Lúcia Araujo de Moraes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Eneida, sem máscara e sem mordaças: uma amazônida (in)subordinada em trânsito pelo século XX. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Marcos Arruda Valente de Figueiredo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. TV Difusora: História e papel social da televisão no estado do Maranhão - 1962 a 1991. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Modos de dizer do jornalismo impresso brasileiro: para além dos códigos, o regime de verdade nos dispositivos internacionais da notícia. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marizete Liamar Grando

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Aluísio Azevedo: o movimento criativo de casa de pensão. 2009. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Agostinho Almeida de Macedo Couto

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Estado, mídia e oligarquia: poder público e meios de comunicação como suporte de um projeto político para o Maranhão. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gilmar Adolfo Hermes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. As ilustrações de jornais diários impressos: explorando fronteiras entre jornalismo, produção e arte. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rosemary Affi Santos Costa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Os caminhos entrecruzados do desejo. Histórias de um desejo maior: manuscritos de contos novos de Mário de Andrade. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabrício Borges Santa Brígida

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A pós-modernidade e educação na Amazônia: práticas de novos letramentos e multiletramento nas escolas públicas estaduais de Belém do Pará. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Cristiane de mesquita Alves

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Parricídio à Machado de Assis e à Hatoum. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Wellingson Valente dos Reis

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Vertentes do fantástico nas narrativas amazônicas: um olhar sobre a recepção. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Will Montenegro Teixeira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Por uma semiose da imagem visual na/da amazônia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Mirna Lúcia Araujo de Moraes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. As prisões de Eneida - uma mulher (in) subordinada do século XX. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Carlos Agostinho Almeida de Macedo Couto

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Estado, controle social e oligarquia: poder público e meios de comunicação como suporte de um projeto político para o Maranhão. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Bruna Maria Paixao Castelo Branco

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Protagonismo do anti-herói na obra de José Louzeiro: análise do processo de criação do roteiro do filme "Pixote" - a lei do mais fraco.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcelo Seabra Nogueira Mendonça Lima

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Narrativas seriadas em prol do pensamento crítico: um estudo acerca da composição narrtológica e da recepção com vistas ao criticismo em Merlí. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Viviane de Jesus Farias Ribeiro Pinheiro

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A geograficidade em Josué Montello: o romance Janelas Fechadas à luz da Geografia Humanista Cultural. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jonatan Santos Cunha Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Guaraná Jesus: imaginário, discurso e identidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Poliana Marta Ribeiro de Abreu

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Empreendimentos digitais no jornalismo: novos modelos de difusão de conteúdos noticiosos e inserção no mercado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Patrick Augusto Azevedo de Abreu

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Cena metal em São Luís: uma etnografia sobre dinâmicas socioculturais, materialidades e significados, através do trabalho de sete bandas locais, de 2012 a 2017. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Amanda da Silva e Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O uso da imagem fotógrafo na imprensa maranhense: a Revista do Norte (1901-1906). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Thereza Gomes de Figueiredo Soares

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Fotografia maranhense: estudo de caso das séries fotográficas Na trilha do cangaço o sertão que Lampião pisou e Visões de um Poema Sujo, de Márcio Vasconcelos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joselle Maria Couto e Lima

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O mal-estar da pós-modernidade: o declínio da função paterna e a formação de novos sintomas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonio Carlos Araujo Ribeiro Junior

FERREIRA JUNIOR, J. R.. EM BUSCA DA "AUTÊNTICA" MÚSICA NACIONAL: os discursos dialógicos polifônicos da crítica musical brasileira sobre a influência do jazz na MPB (1962-1978). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Asmynne Bárbara Barbosa dos Santos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O "fantasma da transparência": comunicação pública no portal da transparência da Assembleia Legislativa do Maranhão - ALEMA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ALOMA SAMIRA DA CUNHA MARTINS SILVA

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O papel da Biblioteca Pública na efetivação dos direitos culturais: o caso da Biblioteca Pública Benedito Leite em São Luís - MA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Walline Alves Oliveira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Cibercultura e música: apropriações de mídias digitais e novas dinâmicas de difusão e consumo da cultura em rede. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anderson Roberto Corrêa Pinto

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Literatura de resistência de José Louzeiro: valores-notícia no romance-reportagem Aracelli, meu amor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Wellingson Valente dos Reis

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Ritos de passagem: a recepção da obra de Maria Lucia Medeiros por alunos do ensino médio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Cristiane de mesquita Alves

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A voz do narrador através da memória: traços de encontros em um estudo de literatura comparada entre os textos Esaú e Jacó de Machado de Assis e Dois irmãos de Milton Hatoun. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Narjara Mendes Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Metalinguagem e plurissignificação em Guimarães Rosa: uma leitura de Tetaméia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mix de Leão Móia

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Vozes do poder: a influência dos mitos no modo de viver dos povoados negros rurais do município de Cametá-PA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Hellen Cristina Aleixo Azeredo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A heroína dos contos infantis: do era uma vez ao agora. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Lucilene Lobato Rodrigues

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A transposição das obras de Emanuel Franco: uma análise do processo de criação da série Cortejo dos Olhos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: MILENA COELHO LIMA

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A geograficidade em cem anos de solidão: um estudo do espaço maravilhoso em Gabriel García Márquez. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Daniela Menezes Moreira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. @luno em cena: representações de filmes brasileiros sobre o estudante adolescente na era da informação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luiziane Silva Saraiva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Dos reclames de jornal aos anúncios iconográficos: a transformação estética em anúncios do jornal O Imparcial, nas décadas de 1930 a 1950. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rodrigo Maciel Trindade

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O professor do desejo e suas práticas culturais:reflexões sobre a subjetividade de educadores do ensino médio paraense. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Fabrício Borges Santa Brígida

FERREIRA JUNIOR, J. R.. As práticas de letramento na contemporaneidade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Marcos Ferreira Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Música Gospel: sonorização da comunidade evangélica na pós-modernidade (2001-2013). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Shirley de Cássia Lima da Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Literatura oral e as múltiplas linguagens eixo motivacional na educação infantil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Rosalina Alexandre de Miranda

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Uma maternidade silenciada. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Ângela Pereira Gonzalez

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Capital social na web: como falam de si mesmos os usuários do facebook. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Paula Figueiredo da Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O piano em São Luís do Maranhão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aida Suellen Galvão Lima

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Memória, oralidade e narrativas: matrizes poéticas de imigrante de paragominas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Mirna Lúcia Araujo de Moraes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Entre uma narrativa e outra... A menina fiada em movimentos de identidade: uma (re)visão sobre o gênero feminino. 2012.

Aluno: Eliane Gouveia Cordeiro Santana

FERREIRA JUNIOR, J. R.. É batata! A linguagem coloquial da sociedade de Nelson Rodrigues a partir de "A Falecida" e sua possível resistência de significados e utilização na atualidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: José Eduardo Pastana Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A perspectiva semiótica peirceana: o objeto dinâmico no game UFC3 da microsoft. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: José Ribamar Ewerton Neto

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A invenção de nomes próprios: algo mais que um mero costume. Será arte?. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Januária Oliveira Ramos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Vitrines da periferia: um breve olhar sobre o híbrido e o Kitsch exposto na feira da praia grande. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leonardo Oliveira Sampaio

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A representação da identidade gaúcha de acordo com o jornal Zero Hora. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Raimundo Soares Junior

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Artigo: memória do rádio AM em São Luís do Maranhão. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marilde Rego Dourado

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A construção da sociabilidaade festiva numa perspectiva política e teológica no Maranhão seiscentista. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Déborah Maria Martins Ferreira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Palcos de uma causa: jornalismo e literatura em Aluísio Azevedo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Isabel Cristina Amorim Costa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Cocoricó: a ética e o lúdico. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Magistério Superior) - Centro de Ensino Unificado do Maranhão.

Aluno: Júlio César Santos Ferreira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Ensino à distância via video conferência: uma proposta sóciointeracionista. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rozalvo Diniz Barros Junior

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O processo de produção televisual: literatura e jornalismo na televisão maranhense. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Amujaci de Almeida Brito

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Informação institucional pública: o trabalho de intermediar os fluxos de informação na assessoria de comunicação social do INSS do Maranhão. 2001 - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Raimundo Soares Junior

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A implantação da tecnologia da educação por intermédio do Rádio e da TV. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensiono Superior) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Juliana Monteiro Vieira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornalismo imersivo: o áudio 3D na construção narrativa de uma audiorreportagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Larissa Silva Souza

FERREIRA JUNIOR, J. R.. E morreu mais um: banalização da morte na periferia de São Luís. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gaudêncio Silva Pinto de Carvalho

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Inovações tecnológicas nas redações de São Luís do Maranhão: identificando a geração do webjornalismo ludovicense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alessandra Pinto Ribeiro Medina

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O uso do twitter como fonte nos portais jornalísticos de São Luís. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Patrick Erick Costa da Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Narrativas gráficas e sua influência no fazer jornalístico: uma análise sobre sobre como a forma de fazer quadrinhos influenciou no jornalismo moderno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nathália Fernanda Castro Maciel

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Contando direito: a operação lava jato na cobertura jornalística da revista Veja. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Paula Pinho Unes Boueri

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornalismo investigativo no cinema: um estudo dos filmes Spotlight, segredos revelados e Todos os homens do presidente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gisele Silva Carvalho

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Linchamentos na região metropolitana de São Luís: um estudo sobre a difusão da barbárie sob a ótica da hipótese do agendamento a partir da cobertura do jornal O Estado do MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anna Caroline Moreira Sousa Guimarães

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornalismo e Literatura: uma análise do romance-reportagem K,: relato de uma busca , na perspectiva da Análise do Discurso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Luiza Girão Ferreira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Canal #Vivendo AIESEC: O youtube como ferramenta de jornalismo audiovisual e transmissão de informações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Asca Serafim Fialho

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Do caos ao sentido: uma experiência com a crônica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Ribamar Cordeiro Neto

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Uma análise sobre a qualidade da infografia no portal de notícias G1. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anderson Romério Rosas França

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O aidiovisual na WEB: um estudo sobre as produções do portal Imirante.com. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Juliene Maria Rabêlo Santos Hidelfonso

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Sensacionalismo e linchamento: casos noticiados nor jornais impressos maranhenses. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andressa Valadares da Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Tribuna eletrônica: o uso da produção da TV ALEMA como ferramentea de marketingpolítico na internet. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alexssandro Santos Rodrigues

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A interface política das Relações Públicas na constituição da identidade cultural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Edson Igor Silva da Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O rádio AM no Maranhão, na era digital: contra-agendamento e advocacy no exercício da cidadania. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cláuberson Correa Carvalho

FERREIRA JUNIOR, J. R.. As marcas de oralidade no jornalismo de autoajuda: o caso da revista Capricho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Taísa Santos Machado

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Análise da narrativa jornalística do caderno de polícia do Jornal Pequeno: a construção da notícia hoje e 30 anos atrás. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Teresa Araujo Dias

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Lei de acesso à informação na imprensa maranhense: a transparência pública em um Estado de atraso social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gustavo Viana Rodrigues

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Informação e humor: a articulação entre elementos do entretenimento e valores do jornalismo no programa "Custe o Que Custar". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mayara de Cássia Moraes Costa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A relação entre assessorias de imprensa e sites de notícias: uma análise dos sites G1 Maranhão, O Imparcial Online e Jornal Pequeno Online. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Clarissa Carramilo Raposo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornalismo esportivo e questão de gênero: uma (des) construção de esteriótipos pelo programa Bate-Bola da ESPN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Priscila de Abreu Rodrigues

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornalismo e crítica cultural: uma análise do trabalho de Bárbara Heliodora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Heloísa Alcides Vasconcelos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornalismo digital e base de dados: categorias e funcionalidade do Modelo de Jornalismo Digital em Base de Dados no Portal Imirante.com. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andreson Alex Moreira Lima

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Quando um fato une as divergências: análise dos blogs de Marco D' Eça e Walter Rodrigues diante do escândalo do Senado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marine Noronha Lopes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A construção do capital social e a consolidação de uma identidade difusa: análise do facebook do jornal Agora Santa Inês. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elthon Ranyere Oliveira Aragão

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Horário eleitoral gratuito na cidade de Pinheiro-MA em 2008: linguagem e utilização pelos candidatos a prefeito. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luís Victor Saldanha dos Santos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. VC no imirante: um caso de jornalismo colaborativo no Maranhão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sônia Raquel da Conceição Cruz Soares

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O Webjornalismo e a participação do usuário na construção da notícia: um estudo de caso do perfil @SlzOnline no site de relacionamento Twitter. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Henrique Gomes Gonçalves

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Quilombolas em pauta: a (des)construção de discursos jornalísticos sobre as manifestações quilombolas no Incra-MA em outubro de 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aline Alencar Nunes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A infografia como potencial jornalístico no meio impresso: uma abordagem semiótica de suas funções e tipologias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonio Pedro Aragão Ferreira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Novos desafios para o jornalismo: o caso do blog da Petrobras, fatos e dados.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Izabella Ilka Brandão Silveira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Contemporaneidade, jornalismo popular e recepção: uma análise qualitativa das opiniões de leitores do Aqui Maranhão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carolina Paiva Diniz

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Futebol e identidade nacional: uma análise das crônicas esportivas de Nelson Rodrigues sobre a copa do mundo de futebol de 1958. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Letícia Gonçalves Fagundes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Humor e política: batalha grafo-visual nas charges de O Estado do Maranhão e do Jornal Pequeno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonio Augusto Gomes Cantanhede

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A morte do rei do pop: análise da cobertura web-jornalística dos portais brasileiros sob a ótica da resolução semântica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Seane Alves Melo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Crônicas de uma guerra: o jornalismo de João Francisco Lisboa na crônica maranhense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alessandra Dutra Sousa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Dos confins cartesianos à prática comtiana: uma apologia em defesa do jornalismo científico na Universidade Federal do Maranhão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Pedro Carvalho Venancio

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A construção midiática do personagem Dunga na copa do mundo de 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mariana Apocalypse Eça de Queiroz

FERREIRA JUNIOR, J. R.. As relações do poder público com o jornalismo impresso e a linha editorial na construção da realidade: uma análise dos jornais O Estado do Maranhão, O Imparcial e Jornal Pequeno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosimeire Silva Santos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Agendamento e contra-agendamento no suplemento terceiro setor do jornal O Estado do Maranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ingrid Pereira de Assis

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O uso da capa-cartaz e suas implicações jornalísticas: estudo de caso sobre a programação visual de O Estado do Maranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lorena Nascimento Lima Ribeiro

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Popular senscionalista e popular de serviço: uma análise dos jornais 'Aqui Maranhão' e 'Agora São Paulo'. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Yuri Augusto Santos Gonçalves

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A performance da narração esportiva no rádio brasileiro sob a influência recursos tecnolóticos da publicidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Amanda Ferreira Machado

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Arnaldo Jabor: a performance na crônica televisiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Yane Silva Botelho

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O Estado do Maranhão 50 anos: a reforma gráfica-editorial de 2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Clarissa Serra Gomes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O jornalismo a serviço do meio ambiente: análise do processo de produção da reportagem ¨25 anos do Parque dos Lençóis", exibida pelo programa Repórter Mirante. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lígia Regina Andrade Guimarães

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Humor na WEB: uma análise narratológica das charges eletrônicas veiculadas no www.charges.com e www.humortadela.com. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosana Miranda Nogueira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Projeto: Revista Customizada "Cidades do Maranhão". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raphaela Rafisa Santos Costa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A imagem do Brasil na França: como o brasileiro residente percebe e recebe seu país através da mídia francesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cecília Ferreira de Moraes Dutra

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O aborto na mídia religiosa: o direito à vida nas revistas Cidade Nova, Família Cristã e Plenitude. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Roberta Campos da Cruz Gomes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A política brasileira nos blogs de Ricardo Noblat e Josias de Sousa: a noticiabilidade da saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gardênia Holanda Maciel

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Netnografia da agência senado em 2007: caso Renan Calheiros e a votação da prorrogação da CPMF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ludimila Santos Matos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A evolução gráfica do jornal diário O Imparcial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luana Cristina de Sousa Diniz

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Blogs políticos e o desafio na construção do jornalismo digital: estudo comparativo entre o blog do Colunão e o blog de Décio Sá. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nádia Prazeres Pinheiro

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Uma leitura do vício: análise sobre a construção dodiscurso de revista sobre o tabalismo em matérias veiculadas pela Veja no ano de 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mayana Barros dos Santos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Marca, moda e comunicação: análise dos valores identitários da marca Chanel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ingrid Pereira de Assis

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O uso da capa-cartaz e suas implicações jornalísticas: estudo de caso sobre a programação visual de O Estado do Maranhão (2006). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Tássia Aguiar de Souza

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A estética no jornalismo da revista Superinteressante. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andrea de Lima Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Verso e reverso na MPB: análise das formas de classificação da música popular brasileira nas revistas Bravo e Raiz. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Priscila Cardoso de Araújo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. As pesquisas eleitorais como instrumento de campanha política no Maranhão: as eleições 2006 nos jornais O Estado do Maranhão, O Imparcial, Jornal Pequeno e Veja Agora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Pollyana Bezerra Serra

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O enunciado-notícia: uma análise enunciativa das notícias veiculadas no período da disputa eleitoral de 2006 pelos jornais O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nathalia Cristina Ramos Araujo e Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Assessoria de imprensa e as novas tecnologias: análise da utilização do jornalismo on line para divulgação das produções científicas da UFMA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Manoel Ferreira Ramos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornal Folha Universal: estudo de caso sobre os critérios de noticiabilidade adotados pelo jornal da Igreja Universal do Reino de Deus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Luciane Oliveira Sousa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Realidade e Carta Capital: duas revistas, um estilo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Erozina Aparecida Nascimento Nicácio

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Do Maranhão para o mundo: uma análise semiótica das embalagens dos produtos da Associação em Áreas de Assentamento do Maranhão - ASSEMA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alice Fernanda de Aguiar Morais

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornalismo cultural on-line e a nova produção pop - uma abordagem sobre a coluna Pensata e seus reflexos na geração internet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Januária Oliveira Ramos

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O igual no diferente. Veja e Carta Capital: uma análise do simbolismo editorial refletido nas capas das revistas frente ao episódio do mensalão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thiago Augusto Amorim de Sousa e Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A comunicação organizacional no ambiente da internet: o caso do jornal da Caixa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fábio Peres de Barreto Martins

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Manipulação versus jornalismo crítico: indústria em pauta na imprensa maranhense 2004/2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Janaína dos Santos Jansen

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A crônica como um gênero opinativo típico do jonalismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fabio Henrique Gonçalves Sousa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. De como ser civilizado em algumas lições: o jornal da Sociedade Philomathica Maranhense. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Clarissa Rodrigues Pinheiro Gomes

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O perfil de Aluísio Azevedo na imprensa maranhense (1871-1881). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gilberto Gomes Lima

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A participação da audiência no processo de produção discursiva no programa Plantão da Tarde da Rádio Capital AM. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Déborah Maria Martins Ferreira

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornalismo e Literatura em Aluísio Azevedo - contribuições do escritor para os jornais maranhenses e folhetins, no período de 1879 a 1883.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jaqueline Marques de Oliveira Moucherek

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Linguagem visual jornalística: a programação visual do jornal O Imparcial no suporte impresso e na internet. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luciana Galvão Leonardo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Notícias do poder: uma leitura interpretativa dos seus significados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ticiane Drummond Fraga

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A edição videoclíptica: o modelo do Fantástico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nádia Martnez Belaglovis

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A atratividade não-verbal e Roseana Sarney: uma leitura dos elementos não-verbais do discurso de Roseana Sarney. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Viviane Rodrigues Franco

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O Estado Novo nos jornais de São Luís (05 - 15 de novembro de 1937).. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Vívia Raquel Penha Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A composição gráfico-visual da mensagem publicitária: análise de anúncios de serviços no jornal O Estado do Maranhão. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A espetacularização da notícia esportiva na televisão: o modelo do Esporte Espetacular. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Inara Conceição Melo Rodrigues

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Comunicação oral e cultural popular: um olhar sobre a trajetória do cacuriá de dona Teté. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joelma Regina do Nascimento

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O jornalismo e o terceiro setor: o papel social do jornalismo no terceiro setor a partir de sua atuação no projeto manguErê. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Miguel Ahid Jorge Junior

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Programa radiofônico "Bits por segundo". 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Katiuscia Crescencio Neri

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A estratégia sensacionalista do jornal Folha do Maranhão: uma análise das manchetes de primeira página. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Laryssa Maria Coêlho Neves

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Imprensa feminina: moda e beleza em foco. Um estudo de caso da Revista Marie Claire. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andréia Cavalcante Andrade

FERREIRA JUNIOR, J. R.. A internet como base das novas tecnologias da informação e sua influência. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raquel Fernanda de Souza Araújo

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Jornalismo na internet. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Larissa Leda Fonseca Rocha

FERREIRA JUNIOR, J. R.. O multiculturalismo e os programas infantis. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Kleber Gomes de Sousa

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Rádio Educadora: cobertura da CPI do crime organizado. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carolina Fernandes da Silva

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Telenovela - estrutura e forma na abordagem de temas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Claudio Coimbra Castro

FERREIRA JUNIOR, J. R.. As possibilidades da internet como meio de comunicação de massa no Brasil. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Comissão Interna para Titular (CIT) do Centro de Ciências Sociais para promoção a classe E do docente José de Ribamar Sá Silva. 2019. Universidade Federal do Maranhão.

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Professor Adjunto I na área de DESIGN DA NOTÍCIA. 2016. Universidade Federal do Maranhão.

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Avaliador no Expocom, categoria Jornalismo, modalidade Jornal Mural (avulso/conjunto e série). 2014. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

FERREIRA JUNIOR, J. R.. 35º Concurso Literário "Cidade de São Luís". 2014. Fundação Municipal de Cultura - São Luís.

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Prêmio Fapema. 2010. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA.

FERREIRA JUNIOR, J. R.. Concurso Literário e Artístico "Cidade de São Luís". 2002. Fundação de Cultura de São Luís.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vanda Cunha Albieri Nery

FERREIRA JÚNIOR, J. R.;NERY, V. C. A.; PINHEIRO, José Amálio de Branco; SALLES, Cecília Almeida; VIEIRA, Jorge de Albuquerque; ALCIDES, J.. Capas de Jornal: a primeira imagem . 2000. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Jorge de Albuquerque Vieira

VIEIRA, J. A.; PINHEIRO, J. A. B.. Capas de jornal: a primeira imagem. 2000. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

José Alcides Ribeiro

RIBEIRO, José Alcides. Capas de Jornal: a primeira imagem. 2000. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camilla Garcêz Ribeiro

A experiência da rede São Luís de pontos de cultura r a importância dos processos sociopolíticos de participação popular nas políticas culturais; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Tamara Cristina Bastos Santos

QUANDO O JOVEM NEGRO VIRA MANCHETE; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Roberta Mouzzana Cutrim Costa

REPRESENTAÇÃO DO EMPODERAMENTO FEMININO EM JORNALISMO DE REVISTA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Gutemberg de Sousa Feitosa

Migração AM FM da Rádio Educadora do Maranhão; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Comunicação (20001010048P0)) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Carla Bianca Barros Câmara

Livro-reportagem: feminicípio; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Marcelo Seabra Nogueira Mendonça Lima

Narrativas seriadas em prol do pensamento crítico: um estudo acerca da composição narratológica e da recepção com vistas ao criticismo em Merlí; 2020; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Bruna Maria Paixao Castelo Branco

O protagonismo do do anti-herói na obra de José Louzeiro: análise do processo de criação do roteiro do filme Pixote - A Lei do Mais Fraco; 2020; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Poliana Marta Ribeiro de Abreu

Empreendimentos digitais no jornalismo: novos modelos de difusão de conteúdos noticiosos e inserção no mercado; 2019; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Amanda da Silva e Silva

Revista do Norte: a impressão fotográfica e a impressão social de São Luís no começo do século XX; 2019; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Antonio Carlos Araujo Ribeiro Junior

POLIFONIA DE VOZES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA IMPRENSA: Um estudo sobre os discursos da crítica musical brasileira acerca da influência do jazz na MPB (1962-1970); 2018; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

ALOMA SAMIRA DA CUNHA MARTINS SILVA

O PAPEL DA BIBLIOTECA PÚBLICA NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS CULTURAIS: o caso da Biblioteca Pública Benedito Leite em São Luís - MA; 2018; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Maria Thereza Gomes de Figueiredo Soares

Fotografia maranhense: estudo de caso da série Na trilha do cangaço o sertão que Lampião pisou, de Márcio Vasconcelos; 2018; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Anderson Roberto Corrêa Pinto

Memória e resistência na narrativa de José Louzeiro: reflexões sobre o romance-reportagem Aracelli, meu amor; 2017; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Walline Alves Oliveira

Apropriações de mídias digitais e dinâmicas de difusão, circulação e consumo em rede: um estudo netnográfico com bandas da cena musical independente de São Luís - MA e Teresina - PI; 2017; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Narjara Mendes Silva

Metalinguagem e plurissignificação em Guimarães Rosa: uma leitura de Tutaméia; 2017; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Asmynne Bárbara Barbosa dos Santos

O "fantasma" da transparência: comunicação pública no portal da transparência da Assembleia Legislativa do Maranhão - ALEMA; 2017; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Ângela Pereira Gonzalez

Discurso e capital social na WEB: como e o que dizemos de nós mesmos no facebook; 2014; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

José Arnold da Serra Costa Filho

Rádio AM e Radcom em Sâo Luís: convergências e divergências entre a Educadora e a Bacanga; 2011; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Tatiana Santos Gonçalves

A participação pública em portais da ciência: análise comparativa entre os portais MCTI e Ciência Viva; 2017; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de Coimbra, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Coorientador: José Ribamar Ferreira Junior;

José Ribamar Ewerton Neto

A invenção de nomes próprios: algo mais que um mero costume; Será arte?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Januária Oliveira Ramos

Vitrines da periferia: um breve olhar sobre o híbrido e o kitsch expostos na feira da praia grande; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Rozalvo Diniz Barros Junior

O processo de produção televisual: literatura e jornalismo na televisão maranhense; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Isabel Cristina Amorim Costa

Cocoricó: a ética e o lúdico; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Magistério Superior) - Centro de Ensino Unificado do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Júlio César Santos Ferreira

Ensino à distância via videoconferência: uma proposta sóciointeracionista; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Magistério Superior) - Centro de Ensino Unificado do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Amujaci de Almeida Brito

Informação institucional pública: O trabalho de intermediar os fluxos de informação na assessoria de comunicação social do INSS do Maranhão; 2001; Monografia - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

José Raimundo Soares Junior

A Implantação da Tecnologia da Educação por Intermédio do Rádio e da TV; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensiono Superior) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Paula Pinho Unes Boueri

Jornalismo investigativo no cinema: um estudo dos filmes Spotlight, segredos revelados e Todos os homens do presidente; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Anna Caroline Moreira Sousa Guimarães

Jornalismo e Literatura: uma análise do romance-reportagem K; : relato de uma busca, na perspectiva da Análise do Discurso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Andressa Valadares da Silva

Tribuna eletrônica: o uso da produção da TV ALEMA como ferramentea de marketingpolítico na internet; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Juliene Maria Rabêlo Santos Hidelfonso

Sensacionalismo e linchamento: casos noticiados nor jornais impressos maranhenses; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Cláuberson Correa Carvalho

As marcas de oralidade no jornalismo de autoajuda: o caso da revista Capricho; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Teresa Araujo Dias

Lei de acesso à informação na imprensa maranhense: a transparência pública em um Estado de atraso social; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Taísa Santos Machado

Análise da narrativa jornalística do caderno de polícia do Jornal Pequeno: a construção da notícia hoje e 30 anos atrás; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Gustavo Viana Rodrigues

Informação e Humor: a articulação entre elementos do entretenimento e valores do jornalismo no programa "Custe o Que Custar"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Mayara de Cássia Moraes Costa

A relação entre assessorias de imprensa e sites de notícias: uma análise dos sites G1 Maranhão, O Imparcial Online e Jornal Pequeno Online; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Clarissa Carramilo Raposo

Jornalismo esportivo e questão de gênero: uma (des) construção de esteriótipos pelo programa Bate-Bola da ESPN; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Aline Alencar Nunes

A infografia como potencial jorn alístico no meio impresso: uma abordagem semiótica de suas funções e tipologias; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Elthon Ranyere Oliveira Aragão

Horário eleitoral gratuito na cidade de Pinheiro-MA em 2008: linguagem e utilização pelos candidatos a prefeito; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Marine Noronha Lopes

A construção do capital social e a consolidação de uma identidade difusa: análise do facebook do jornal Agora Santa Inês; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Antonio Pedro Aragão Ferreira

Novos desafios para o jornalismo: o caso do blog da Petrobras, fatos e dados; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Izabella Ilka Brandão Silveira

Contemporaneidade, jornalismo popular e recepção: uma análise análise qualitativa das opiniões dos leitores do Aqui Maranhão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Ana Letícia Gonçalves Fagundes

Humor e política: a batalha grafo-visual nas charges de O Estado do Maranhão e do Jornal Pequeno; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Carolina Paiva Diniz

Futebol e identidade nacional: uma análise das crônicas esportivas de Nelson Rodrigues sobre a copa da mundo de futebol de 1958; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Mariana Apocalypse Eça de Queiroz

As relações do poder público com o jornalismo impresso e a linha editorial na construção da realidade: uma análise dos jornais O Estado do Maranhão, O Imparcial e Jornal Pequeno; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Pedro Carvalho Venancio

A construção midiática do personagem Dunga na copa do mundo de 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Ingrid Pereira de Assis

O uso da capa-cartaz e suas implicações jornalísticas: estudo de caso sobre a programação visual de O Estado do Maranhão (2006-2007); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Rosimeire Silva Santos

Agendamento e contra-agendamento no suplemento terceiro setor do jornal O Estado do Maranhão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Lorena Nascimento Lima Ribeiro

Popular sensacionalista e popular de serviço: uma análise dos jornais 'Aqui Maranhão' e 'Agora São Paulo'; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Amanda Ferreira Machado

Arnaldo Jabor: a performance na crônica televisiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Yuri Augusto Santos Gonçalves

A performance da narrativa esportiva no rádio brasileiro sob a influência dos recursos tecnológicos da publicidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Yane Silva Botelho

O Estado do Maranhão 50 anos: a reforma gráfica-editorial de 2009; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Clarissa Serra Gomes

O jornalismo a serviço do meio ambiente: análise do processo de produção da reportagem "25 anos do Parque dos Lençóis", exibido pelo programa Repórter Mirante; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Lígia Regina Andrade Guimarães

Humor na WEB: uma análise narratológica das charges eletrônicas veiculadas no www; charges; com e www; humortadela; com; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Rosana Miranda Nogueira

Projeto: Revista Customizada "Cidades do Maranhão"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Ludimila Santos Matos

A evolução gráfica do jornal diário O Imparcial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Luana Cristina de Sousa Diniz

Blogs políticos e o desafio na construção do jornalismo digital: estudo comparativo entre o blog do colunão e o blog de Décio Sá; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Cecília Ferreira de Moraes Dutra

O aborto na mídia religiosa: o 'direito à vida' nas revistas Cidade Nova, Família Cristã e Plenitude; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Roberta Campos da Cruz Gomes

A política brasileira nos blogs de Ricardo Noblat e Josias de Sousa: a noticiabilidade da saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Gardênia Holanda Maciel

Netnografia da agência Senado em 2007(destaque para o "caso Renan Calheiros" e a votação da prorrogação da CPMF) em uma perspectiva de comunicação institucional pública; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Pollyana Bezerra Serra

O enunciado-notícia: uma análise enunciativa das notícias veiculadas no período da disputa eleitoral de 2006 pelos jornais O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Priscila Cardoso de Araújo

As pesquisas eleitorais como instrumento de campanha política no Maranhão: as eleições 2006 nos jornais O Estado do Maranhão, O Imparcial, Jornal Pequeno e Veja Agora; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Alice Fernanda de Aguiar Morais

Jornalismo cultural on-line e a nova produção pop - uma abordagem sobre a coluna Pensata e seus reflexos na geração internet; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Erozina Aparecida Nascimento Nicácio

Do Maranhão para o mundo: uma análise semiótica das embalagens dos produtos da Associação em Áreas de Assentamento do Maranhão - ASSEMA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Maria Luciane Oliveira Sousa

Realidade e Carta Capital: duas revistas, um estilo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Januária Oliveira Ramos

O igual no diferente; Veja e Carta Capital: uma análise do simbolismo editorial refletido nas capas das revistas frente ao episódio do mensalão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Janaína dos Santos Jansen

A crônica como um gênero opinativo típico do jonalismo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Fábio Peres de Berrêdo Martins

Manipulação versus jornalismo crítico: indústria em pauta na imprensa maranhense 2004/2005; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Fabio Henrique Gonçalves Sousa

De como ser civilizado em algumas lições: o jornal da Sociedade Philomathica Maranhense (1846-1847); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Clarissa Rodrigues Pinheiro Gomes

O perfil de Aluísio Azevedo na imprensa maranhense (1879-1881); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Vanessa Paiva Marques

O fluxo de informação nos portais maranhenses Elo e I mirante; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Diego Freire

Falasério! - Uma experiência de webjornalismo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Déborah Maria Martins Ferreira

Jornalismo e Literatura em Aluísio Azevedo - contribuições do escritor para os jornais maranhenses e folhetins, no período de 1879 a 1883; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Jaqueline Marques de Oliveira Moucherek

Linguagem visual jornalística: a programação visual do jornal O Imparcial no suporte impresso e na internet; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa

A espetacularização da notícia esportiva na televisão: o modelo do Esporte Espetacular; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Vívia Raquel Penha Silva

A composição gráfico-visual da mensagem publicitária: análise de anúncios de serviços no jornal O Estado do Maranhão; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Joelma Regina do Nascimento

O jornalismo e o terceiro setor: o papel social do jornalismo no terceiro setor a partir de sua atuação no Projeto ManguErê; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Inara Conceição Melo Rodrigues

Comunicação oral e cultural popular: um olhar sobre a trajetória do cacuriá de dona Teté; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Miguel Ahid Jorge Junior

Programa radiofônico "Bits por segundo"; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Viviane Rodrigues Franco

O Estado Novo nos jornais de São Luís (05 - 15 de novembro de 1937); 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Nádia Martinez Belaglovis

A atratividade não-verbal e Roseana Sarney: uma leitura dos elementos não-verbais do discurso de Roseana Sarney; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Andréia Cavalcante Andrade

A Internet como Base das Novas Tecnologias da Informação e sua Influência; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Larissa Leda Fonseca Rocha

O Multiculturalismo e os programas infantis; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Kleber Gomes de Sousa

Rádio Educadora: Cobertura da CPI do Crime Organizado; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Raquel Fernanda de Souza Araújo

Jornalismo na Internet; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Carolina Fernandes da Silva

Telenovela - Estrutura e forma na abordagem de temas; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Claudio Coimbra Castro

As Possibilidades da Internet como Meio de Comunicação de Massa no Brasil; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Vânia de França Rêgo

7 dia: Projeto de Suplemento para Jornal Diário; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

klicya Irlanna Dos Santos Nogueira

Bandeira Tribuzi: a militância política e literária nos jornais de São Luís do Maranhão; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Camila Silva Lima

Bandeira Tribuzi: os processos de criação no jornalismo e na literatura com imersão no Repositório Bandeira Tribuzi; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Maria Clara Santos Nunes

Bandeira Tribuzi: o intelectual e o jornalista diante do regime de exceção nos anos 1970; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Gabriel de Matos Pereira

Bandeira Tribuzi: o intelectual e o político influenciando a militância jornalística e a gestão de redações de jornais maranhenses nos anos 1970; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Juliana Monteiro Vieira

Tribuzi: a criação literária e o gestor de redação jornalística nos anos 1970; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Maria Luiza Girão Ferreira

Mapeamento do processo de criação e de produção intelectual de Bandeira Tribuzi; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Eurico Oliveira Matos Neto

Mapeamento sobre a convergência midiática na redação de O Imparcial; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Ludimila Santos Matos

A Transformação gráfica do jornal O Imparcial; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Ingrid Pereira de Assis

Evolução gráfica da imprensa brasileira: estudo de caso sobre a programação visual da Folha de S; Paulo e de O Estado do Maranhão (2006-2007); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Lígia Regina Andrade Guimarães

Estudo sobre a interface literatura e jornalismo focado na crítica genética: o lead nos jornais de São Luís no século XX - Jornal do Povo e Jornal do Dia; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Yane Silva Botelho

Estudo sobre a interface literatura e jornalismo focado na crítica genética: o lead nos jornais de São luís no século XX - Jornal Pequeno; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Pâmela Araújo Pinto

Estudo sobre a interface literatura e jornalismo focado na crítica genética: o lead nos jornais de São Luís no século XX - O Imparcial; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Jaqueline Marques de Oliveira Moucherek

O movimento da criação de Aluísio Azevedo na imprensa de São Luís (1879-1881) em suporte multimidiático; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Clarissa Rodrigues Pinheiro Gomes

O movimento de criação de Aluísio Azevedo na impensa de São Luís de 1879 a 1881; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Déborah Maria Martins Ferreira

Do Jornalismo à Literatura: o caminhar do processo de criação; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: José Ribamar Ferreira Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Amálio de Branco Pinheiro

O Parlamentarismo Nos Jornais Diários de São Luis: O Discurso Político Numa Abordagem Léxico-Sintático-Gráfica; 1995; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Amalio de Branco Pinheiro;

José Amálio de Branco Pinheiro

Capas de Jornal: A primeira imagem; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jose Amalio de Branco Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; BRANCO, B. M. P. C. ; ALMEIDA, K. S. . O consumo simbólico e os influenciadores digitais: um estudo de caso sobre o perfil de Thaynara OG no Instagram. MÍDIA E COTIDIANO , v. 13, p. 315-334, 2019.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SILVA, A. S. E. . Acervo de uma era: a imagem fotográfica na Revista do Norte. Revista Memória em Rede , v. 11, p. 185-196, 2019.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; ASSIS, I. P. ; BETTI, J. C. G. ; SANTOS, M. K. . Diálogo entre saberes: uma reflexão sobre as contribuições da História da Arte para o ensino do Jornalismo. REBEJ (BRASÍLIA) , v. 9, p. 31-43, 2019.

  • FEITOSA, M. M. M. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SOARES, M. T. G. F. . Um olhar sobre a fotografia feminista brasileira contemporânea. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 26, p. 1, 2018.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; RODRIGUES, S. F. N. ; MONTEIRO, J. C. S. . Narrativa hipertextual jornalística: a cultura da linkagem no século XXI e a nova geração de leitores na web. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 14, p. 1-16, 2018.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; ABREU, P. M. R. . A newsletter como ferramenta de curadoria jornalística: um estudo de caso do boletim eletrônico do Nexo Jornal. ALCEU (ONLINE) , v. 19, p. 125-136, 2018.

  • CARVALHO, C. M. B. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SANTOS, D. W. ; LIMA, M. S. N. M. . Ciber-cidadania em rede: mobilização e articulação virtual do movimento ocupaminc-MA. MEDIAÇÃO , v. 20, p. 27-42, 2018.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; ASSIS, I. P. . Análise visual de capas de revistas semanais brasileiras sobre a condenação e a prisão de Luís Inácio ?Lula? da Silva. Revista Brasileira de História da Mídia , v. 7, p. 203-221, 2018.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; PINTO, A. R. C. . O romance-reportagem de José Louzeiro no cenário de resistência à ditadura militar. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 39, p. 69-93, 2017.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; ZORZAL, R. C. ; OLIVEIRA, W. A. . Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE , v. 3, p. 53-64, 2017.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SANTOS, A. B. B. . A transparência administrativa e comunicação pública: análise do caso 'funcionários-fantasmas' da Assembleia Legislativa do Maranhão. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE) , v. 18, p. 103-118, 2017.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; GOMES, C. R. P. . Bandeira Tribuzi: um intelectual na luta pelas liberdades democráticas na esfera de poder local. Eptic On-Line (UFS) , v. 19, p. 176-185, 2017.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; RIBEIRO JUNIOR, A. C. A. . Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des) construção do jazz brasileiro. História e Cultura , v. 6, p. 267-288, 2017.

  • FEITOSA, M. M. M. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SOARES, M. T. G. F. . A fotografia são-luisense contemporânea. EUROPEAN REVIEW OF ARTISTIC STUDIES , v. 8, p. 35-46, 2017.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; ARANHA, M. B. R. ; CARVALHO, C. C. . 'Você tem medo de ser uma garota fácil?': foricidade, dêixis e aforização no discurso de autoajuda para adolescentes.. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS , v. 21, p. 24-34, 2017.

  • PINTO, A. R. C. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . Valores-notícia no romance-reportagem Aracelli, meu amor, de José Louzeiro. Revista de Humanidades (UNIFOR) , v. 31, p. 235-272, 2016.

  • GONZALEZ, A. P. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . Discurso e capital social na web: como e o quê dizemos de nós mesmos no Facebook. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online) , v. 12, p. 68-79, 2016.

  • MARTINS, M. J. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . A ubiquidade publicitária em não-lugares sob o olhar da Linguística Sistêmica Funcional: o caso da Avenida Paulista em São Paulo. Patrimônio e Memória (UNESP) , v. 12, p. 117-130, 2016.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Poesia concreta e programação visual nos jornais impressos: entrevista com Décio Pignatari. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade , v. 1, p. 219-226, 2015.

  • RIBEIRO, J. A. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. ; TEIXEIRA, L. R. . A crítica literária e a polêmica jornalística: as contribuições de Aluísio Azevedo e Machado de Assis. REVISTA USP , v. 104, p. 193-198, 2015.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SANTOS, Marcio Carneiro dos . Convergência de mídia e o cenário local para formandos em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Rebej (Brasília) , v. 3, p. 281-291-291, 2013.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; MATOS NETO, E. O. . Um olhar sistêmico sobre a teoria do ator rede: o twitter como estudo de caso. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online) , v. 9, p. 287-291, 2011.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SANTOS, Marcio Carneiro dos . Laboratório de convergência midiática - uma experiência de transformação do aluno espectador em ambientes de colaboração. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online) , v. 6, p. 83-95, 2010.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; ROCHA, L. L. F. . Jornalismo e literatura: hibridismos culturais no comentário. CONTRACAMPO (UFF) , v. 18, p. 97-112, 2008.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A linguagem gráfico-visual dos jornais brasileiros. Revista Fronteira (UNISINOS) , UNISINOS, v. V, n.1, p. 113-123, 2003.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . As Categorias Peirceanas e as Funções Jornalísticas. Asas da Palavra (UNAMA) , Belém, v. 5, p. 102-104, 1999.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A Autoria na Transformação. Manuscrítica (São Paulo) , São Paulo, v. 1, p. 281-283, 1998.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . As Relações entre a questão temático- estrutural e o contexto em O Quereres de Caetano Veloso. Revista da APG (PUCSP) , São Paulo, v. 1, p. 64-71, 1997.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Aluísio Azevedo: o crítico literário. 1a. ed. São Luís: EDUFMA - FAPEMA, 2015. 52p .

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SANTOS, Marcio Carneiro dos (Org.) . Comunicação, tecnologia e inovação: estudos interdisciplinares de um campo em expansão. 1a. ed. Porto Alegre, RS: Buqui - FAPEMA, 2013. 246p .

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Crítica de mídia e a tessitura das mediações. 1a. ed. São Luís: EDUFMA, 2012. 237p .

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Capas de jornal:a primeira imagem e o espaço gráfico visual. 2a. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011. 139p .

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Capas de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual. 1ª. ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2003. v. 1. 127p .

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A Arena da Palavra. 1ª. ed. São Paulo: Annablume, 1998. 82p .

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; TEIXEIRA, L. R. . BANDEIRA TRIBUZI: o intelectual, o jornalista e as estratégias de resistência democráticas ao golpe civil - militar de 1964.. LIVRO DE ANAIS. XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2017. COMUNICAÇÃO, DIVERSIDADE E TOLERÂNCIA. 1aed.Lisboa: FCH-UCP, 2018, v. , p. 5692-5700.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; ABREU, P. M. R. . O CENÁRIO DO JORNALISMO INDEPENDENTE E INOVADOR: novos empreendimentos digitais de jornalismo no Brasil. Anais do I Encontro Norte e Nordeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura ? ABCiber [recurso eletrônico]: interação homem-máquina simbiose, conflito, hibridização. 1ed.São Luís - MA: ABCIBER, 2018, v. , p. 13-23.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; LIMA, M. S. N. M. ; RODRIGUES, S. F. N. . NARRATIVAS SERIADAS E CIBERCULTURA: inteligência colaborativa e comunidades de prática como formas de consumo. Anais do I Encontro Norte e Nordeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura ? ABCiber [recurso eletrônico]: interação homem-máquina simbiose, conflito, hibridização. 1ed.São Luís - MA: ABCIBER, 2018, v. , p. 265-276.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Aluísio Azevedo: crítica literária em folhetim. In: José Ferreira Junior (Organizador). (Org.). Aluísio Azevedo: o crítico literário. 1aed.São Luís - MA: EDUFMA - FAPEMA, 2015, v. , p. 17-28.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Jornalismo digital: um estudo de caso sobre 'O Imparcial'. In: Ferreira Junior, J. R; SANTOS, M. C.. (Org.). Comunicação, tecnologia e inovação: estudos interdisciplinares de um campo em expansão. 1aed.Porto Alegre, RS: Buqui - FAPEMA, 2013, v. , p. 185-197.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A objetividade no texto jornalístico: a técnica do lead e o lugar de contar história no Jornal do Povo nos anos 1950. In: Francisco Gonçalves da Conceição; Joanita Mota de Ataíde; Roseane Arcanjo Pinheiro. (Org.). Desafios da pesquisa em jornalismo. 1ªed.São Luís: EDUFMA, 2011, v. , p. 69-80.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Impressão. In: MELO, José Marques de; MORAIS, Osvando J.; HOHLFELDT, Antonio; Barbosa, Marialva;MOREIRA, Virgínia Sonia. (Org.). Enciclopédia INTERCOM de Comunicação. 1aed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010, v. 1, p. 674-675.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Aluísio Azevedo, crítica literária em folhetim. In: José Marques de Melo. (Org.). Imprensa brasileira: personagens que fizeram a história. 1ed.São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, v. 4, p. 101-108.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; MATOS, L. S. ; ASSIS, I. P. . Evolução gráfica na imprensa maranhense: estudo de caso sobre a programação visual de O Imparcial e O Estado do Maranhão (2006). In: Francisco Gonçalves da Conceição. (Org.). Entrevozes: enredos institucionais e midiáticos. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2008, v. , p. 59-74.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Alguns pressupostos para uma possível teorização do código visual. In: Luci Teixeira. (Org.). Estudos intersemióticos. 1ed.Belém: Editora UNAMA, 2008, v. 3, p. 73-81.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . O homem-signo para Charles Peirce e uma possível tradução para as atribuições do jornalismo. In: Luci Teixeira. (Org.). Estudos intersemióticos. 1ed.Belém: UNAMA, 2006, v. 3, p. 117-125.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; LIMA, M. S. N. M. . A sociedade do espetáculo na teia das narrativas seriadas: reflexões e sensibilizações no episódio ?Guy Debord? em Merlí.. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2019, São Luís. Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo - SP: Intercom, 2019.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; COSTA, R. M. C. . A representação da mulher no jornalismo de revista: o caso da revista Cláudia. In: XII Encontro Nacional de História da Mídia, 2019, Natal - RN. Anais do XII Encontro Nacional de História da Mídia, 2019.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; BRANCO, B. M. P. C. . Personagens marginalizados no cinema: uma análise do filme Pixote ? A Lei do Mais Fraco. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém - PA. ANAIS 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SANTOS, T. C. B. ; COSTA, R. M. C. . Jornalismo de revista: a imagem da mulher na Você S/A. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém - PA. ANAIS 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; TEIXEIRA, W. M. ; TEIXEIRA, L. R. . STREET RIVER: experiência estética e visibilidade social dos ribeirinhos na Amazônia paraense. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém - PA. ANAIS 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; LIMA, M. S. N. M. . Educomunicação e narrativas seriadas: uma pesquisa sobre a utilização da série Merlí no fomento do pensamento crítico. In: INTERCOM NACIONAL - 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville-SC. ANAIS - 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; BRANCO, B. M. P. C. . O protagonismo dos invisíveis nos roteiros de José Louzeiro: análise do filme Pixote ? a lei do mais fraco. In: 5º Encontro Nordeste de História da Mídia, 2018, Recife - PE. Anais 5º Encontro Nordeste de História da Mídia, 2018.

  • SILVA, A. S. E. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . A Imprensa Ilustrada Maranhense: a Revista do Norte (1901-1906). In: 5º Encontro Nordeste de História da Mídia, 2018, Recife - PE. Anais 5º Encontro Nordeste de História da Mídia, 2018.

  • SANTOS, A. B. B. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . O caso dos 'funcionários fantasmas' na Assembleia Legislativa do Maranhão. In: Intercom - 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais Intercom - 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; PEREIRA, G. M. . O 'Jornal de Bandeira Tribuzi': modos de resistência de um intelectual durante o regime militar. In: XI Encontro Nacional de História da Mídia, 2017, São Paulo. Anais do XI Encontro Nacional de História da Mídia, 2017.

  • SOARES, M. T. G. F. ; FEITOSA, M. M. M. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . A crítica ao ensaio fotográfico de gravidez de Beyoncé. In: XI Encontro Nacional de História da Mídia, 2017. ANAIS XI Encontro Nacional de História da Mídia, 2017.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SANTOS, A. B. B. . Comunicação pública no portal da transparência do governo do Maranhão: efetivação do direito à informação. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru - PE. Anais Intercom Nordeste 2016, 2016.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; FEITOSA, M. M. M. ; SOARES, M. T. G. F. . A fotografia maranhense contemporânea - Estudo de caso sobre a série Na trilha do Cangaço: o sertão que Lampião pisou, de Marcos Vascncelos. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais INTERCOM, 2016.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; OLIVEIRA, W. A. . Um estudo de Capital Social construído por meio de interações em Fanpage. In: IV Encontro Nordeste de História da Mídia, 2016, Maceió - AL. Anais do IV Encontro Nordeste de História da Mídia, 2016.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; PINTO, A. R. C. . A construção da memória e o legado dos romances-reportagem de José Louzeiro. In: 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016, Palhoça - SC. Anais do 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; ZORZAL, R. C. ; OLIVEIRA, W. A. . Cibercultura e Música: uma revisão sistemática da literatura sobre apropriações das mídias digitais e novas estratégias adotadas para difusão e circulação da música no ciberespaço. In: IX Simpósio Nacional ABCiber, 2016, São Paulo. Anais Eletrônicos, 2016.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; GOMES, C. R. P. ; SOUSA, J. L. ; VIEIRA, J. M. ; FERREIRA, M. L. G. . Bandeira Tribuzi: o paradoxo do jornalista entre o combate ao coronelismo e a colaboração para um mandonismo emergente. In: 10º Encontro Nacional de História da Mídia, 2015, Porto Alegre - RS. 10º Encontro Nacional de História da Mídia, 2015.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; PINTO, A. R. C. . O romance-reportagem de José Louzeiro no cenário de resistência à ditadura militar. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Intercom XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SILVA, W. C. A. ; COSTA, S. R. . O Centro histórico de São Luís e seu uso na Comunicação Midiática para promoção do Turismo Local. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Intercom XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Jornal do Povo: extinto em função do golpe de estado de 1964 e reverenciado pela história da imprensa maranhense. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2014, Foz do Iguaçu. ANAIS INTERCOM XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; TEIXEIRA, L. R. ; TEIXEIRA, W. M. . O serviço de um jornalismo popular: em contexto do jornal Agora S. Paulo. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2014, Foz do Iguaçu. ANAIS INTERCOM XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; TEIXEIRA, L. R. ; TEIXEIRA, W. M. ; BRIGIDA, F. B. S. . No mundo do letramento digital, os professores da alfabetização: uma análise da escola de ensino fundamental Profª. Emiliana Sarmento Ferreira. In: VIII Simpósio da ABCIBER, 2014, São Paulo. Anais.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; GOMES, C. R. P. . Bandeira Tribuzi: um jornalista na luta pelas liberdades democráticas dentro da esfera do poder local. In: 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em jornalismo, 2013, Brasília - DF. 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em jornalismo, 2013.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; MATOS NETO, E. O. . A construção da memória digital em O Imparcial. In: 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013, Ouro Preto - MG. 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; MATOS, L. S. ; ASSIS, I. P. . Sobre a interface entre literatura e jornalismo focado na crítica genética: o desenvolvimento gráfico-editorial de O Estado do Maranhão e O Imparcial. In: XI Semana de Comunicação, 2011, São Luís. Anais I Jornada de pesquisa e extensão em comunicação - UFMA. São Luís: UFMA - CAMPUS DO BACANGA, 2011.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; SANTOS, Marcio Carneiro dos . Laboratório de convergência de mídias: projeto de criação de um ambiente de aprendizado com base em redes digitais. In: XI Semana de Comunicação, 2011, São Luís. Anais I Jornada de Pesquisa e Extensão. São Luís: UFMA - CAMPUS DO BACANGA, 2011. v. 9.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A fundação da objetividade no texto jornalístico brasileiro: o lugar da técnica e o lugar de contar história em O Jornal do povo de São Luís na década de 1950. In: 8º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2010, São Luís. 8º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2010.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; TEIXEIRA, L. R. . Analogias semióticas entre as categorais de Charles Peirce, primeiridade, secundidade e terceiridade e as práticas jornalísticas da produção, da reportagem e da edição. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Intercom 2008. São Paulo: Intercom, 2008.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A notícia da morte de Getúlio Vargas nos jornais de São Luís. In: VI Congresso Nacional de História Mídia - 200 anos de mídia no Brasil, 2008, Niterói. VI Congresso Nacional de História Mídia, 2008. v. 1. p. 1-8.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Correio Braziliense: a capa-pôster revisitada e expandida para a cadeia dos Diários Associados. In: IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2006. A pesquisa em jornalismo e o interesse público. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Aracelli, meu amor: marco para pensar políticas de proteção de crianças e adolescente no Brasil. In: I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2015, São Luís - MA. Cadernos de Resumo, 2015.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; MATOS NETO, E. O. ; SANTOS, Marcio Carneiro dos ; SANTOS, Larissa ; LACERDA, Bruno . Convergência de Mídias e suas implicações no fluxo de trabalho dos profissionais de comunicação. In: XII Semana de Comunicação, 2012, São Luís - MA. XII Semana de Comunicação, 2012.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; MATOS NETO, E. O. . Formação da memória digital do jornal O Imparcial. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís - MA. 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A modernização gráfica dos jornais maranhenses O Estado do Maranhão e O Imparcial e o reposicionamento do lead na primeira página. In: 60ª Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. 60ª Reunião da SBPC, 2008.

  • SILVA, A. S. E. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . Fotografia e imprensa ilustrada no Maranhão no século XX: a revista do norte (1901 - 1906). In: II Simpósio Internacional em Cultura e Sociedade, 2017, São Luís - MA. Cadernos de Resumo, 2017. p. 332-332.

  • NUNES, A. A. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . Infografia: uma análise semiótica de suas funcionalidades no jornalismo. In: II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2017, São Luís - MA. Caderno de Resumos, 2017. p. 356-357.

  • ABREU, P. M. R. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . Inovação e empreendedorismo no jornalismo: novos modelos de difusão de conteúdos noticiosos e inserção no mercado. In: II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2017, São Luís - MA. Caderno de Resumos, 2017. p. 358-359.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A ubiquidade publicitária em não lugares e a força da resistência criativa: o caso da Avenida Paulista em São Paulo. In: II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2017, São Luís - MA. Caderno de Resumos, 2017. p. 216-216.

  • ASSIS, I. P. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. ; MATOS, L. S. . Análise visual da capa das revistas brasileiras com a manchete sobre a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva. In: XIV Seminário Internacional de Comunicação, 2017, Porto Alegre - RS. Anais do XIV Seminário Internacional de Comunicação, 2017.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; PINTO, A. R. C. . A construção da memória e o legado dos romances-reportagem de José Louzeiro. In: 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016, Palhoça/SC. 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo #olhealémdomuro. Palhoça/SC: Universidade do Sul de Santa Catarina. p. 168-169.

  • GOMES, C. R. P. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . Regime autoritário e as formas de resistência do jornalista maranhense Bandeira Tribuzi. In: III Encontro Nordeste de História da Mídia, 2014, São Luís - MA. Programa & Resumos, 2014.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; GONZALEZ, A. P. . Aprendizagem informal na WEB: o que se aprende 'bisbilhotando' no Facebookdo. In: III Encontro Nordeste de História da Mídia, 2014. Programa & Resumos.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; CORREA, C. . As marcas da oralidade no jornalismo de autojauda: o caso da revista Capricho.. In: III Encontro Nordeste de História da Mídia, 2014, São Luís - MA. Programa & Resumos, 2014.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. ; MATOS NETO, E. O. . Caminhos para o jornalismo em base de dados na redação de O Imparcial. In: II Encontro Nordeste de História da Mídia, 2012, Teresina - PI. II Encontro Nordeste de História da Mídia, 2012.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Aluísio Azevedo e a Crítica Literária em folhetim. In: V Congresso Nacional de História da Mídia, 2007, São Paulo. V Congresso Nacional de História da Mídia, 2007.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A edição crítica de "Girândola de amores": o registro da ficção e da crítica literária em Aluísio Azevedo. In: 53o Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2005, São Carlos. Resuno das Mesas-Redondas e Conferências, 2005.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Estudo sobre a interface entre literatura e jornalismo focado na crítica genética: o "lead" nos jornais de São Luís. In: 57a Reunião da SBPC, 2005, Fortaleza. Anais Resumo 57a Reunião da SBPC, 2005.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Aluísio Azevedo: o jornalista, o crítico literário e o romancista. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Intercom2005, 2005.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Aluísio Azevedo e o folhetim escrito para o jornal diário: simbiose entre ficção e crítica literária. In: 52o GEL, 2004, Campinas. programação e Resumos, 2004.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . O movimento da criação de Aluísio Azevedo na imprensa de São Luís (1879-1881) apresentado em suporte multimidiático. In: 55a Reunião da SBPC, 2003, Recife. Anais Resumo 55a Reunião da SBPC, 2005.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Aluísio Azevedo: criação e jornal. In: VII Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2003. v. VII. p. 50-50.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . A Linguagem gráfico-visual dos jornais brasileiros. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002, Salvador. Núcleo de Pesquisa Semiótica da Comunicação, 2002.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Do Jornalismo à Literatura: o caminhar do processo de criação. In: 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia. Anais Resumo da 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Comunicação e resistências: ameaças à democracia, lutas por reconhecimento e políticas do cotidiano. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Visibilidade Gráfico-visual nos jornais brasileiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Panorama sobre a história das mídias no Nordeste: Pesquisas e Perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Capas de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . Prefácio. São Luís, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FERREIRA JUNIOR, J. R. . GESTO INACABADO. São Paulo: FormArte, 2000 (CD-ROM).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Trabalho técnico de consultoria ad hoc da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Mestrado Profissional na Universidade Federal do Maranhão. 2019.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . FAPEMA - Edital 27/2015 - Apoio ao Programa Acervos do Maranhão. 2015.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação BM e BD - 02157/15. 2015.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação UNIVERSAL - 00363/15. 2015.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação AREC - 00639/14. 2014.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação BIC-01517/13 Edital FAPEMA N. 010/2013 BIC PARTICULAR. 2013.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação BD-01620/13 Edital FAPEMA N. 012/2013 BD FORA DO ESTADO. 2013.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação MUSEUS-02835/13 Edital FAPEMA N. 019/2013 - MUSEUS. 2013.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação BD-01527/13 Edital FAPEMA n. 012/2013 BD FORA DO ESTADO. 2013.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação BM-00298/11 do Edital FAPEMA N. 001/2011 BM (FORA DO ESTADO). 2012.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação INFRA-00934/12 Edital FAPEMA N. 009/2012. 2012.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação AREC-01059/12 Edital FAPEMA N. 007/2012. 2012.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação AREC-01098/12 Edital FAPEMA N. 007/2012. 2012.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Solicitação SCT-01539/12 Edital FAPEMA N. 017/2012. 2012.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Parecer para a Revista Comunicação, Mídia e Consumo: AS PRIMEIRAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 2019.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Comissão Interna para Titular (CIT) de Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. 2019.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Revista Cambiassu (ISSN 2176-5111) editada pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão referentes à edição nº 23 da versão online. 2018.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Comunicação Mídia e Consumo: A televisualidade circulante do testemunho: uma análise do canal ?EuVejo?. 2018.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Parecer para a revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. ISSN 2447-6498. 2017.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Parecer para Revista Cadernos de Pesquisa vol. 23, n.2. 2016.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Entrevista para a TV Universitária - UFMA. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Radar. 2018.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Defesa do memorial acadêmico do primeiro professor titular da carreira do magistério superior do Departamento de Comunicação Social da UFMA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Fake news: mentiras que desafiam o jornalismo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Documento Especial - Programa da TV Assembleia Legislativa do Maranhão. 2017.

FERREIRA JUNIOR, J. R. . A democratização da mídia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Digitalização da obra de Bandeira Tribuzi. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Radar TV UFMA - Projeto de preservação da memória do poeta Bandeira Tribuzi. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. 2019. (Editoração/Periódico).

BENTIVI, J. M. E. S. B. A. -. Z. ; MORAES, J. D. ; SANTOS, A. L. M. ; ALMEIDA, F. L. ; MOREIRA NETO, E. ; FIGUEIREDO, M. A. V. ; ARNOLD FILHO, J. ; LIMA, N. R. M. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . Crítica de mídia e tessitura das mediações. 2018. (Editoração/Livro).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. 2018. (Editoração/Periódico).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. 2017. (Editoração/Periódico).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Relatório do Projeto de Pesquisa do edital FAPEMA APP-UNIVERSAL-00673/13. 2015. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . 10º Encontro Nacional de História da Mídia - ALCAR 2015. 2015. (Coordenação e Consultoria).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Convergência de mídias e suas implicações no fluxo de trabalho dos profissionais de comunicação: as redações jornalísticas e a formação na Universidade Federal do Maranhão. 2013. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA JUNIOR, J. R. ; ASSIS, I. P. ; MATOS, L. S. ; PINTO, P. A. ; GUIMARÃES, L. R. A. ; BOTELHO, Y. S. . Relatório Final da pesquisa Estudo sobre a interface entre Literatura e Jornalismo focado na Crítica Genética. 2010. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Coordenação do GT de História de Mídia Impressa. 2009. (Coordenação e Consultoria).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Estado, cultura e mídia na especialização em Jornalismo Cultural na contemporaneidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA JUNIOR, J. R. . Estado, cultura e mídia no curso de especialização em Jornalismo Cultural. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA JUNIOR, J. R. ; COSTA, R. M. C. ; SANTOS, T. C. B. . Jornal Opinativo. 2019 (Podcast).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    PATRIMÔNIO CULTURAL NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS: EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM, DIREITO, LITERATURA E FILOSOFIA, Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa contará com a participação de professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, de modo a promover uma investigação em que estejam implicadas tanto as questões de cunho filosófico, como artístico- literário, no tocante as diferentes formas de constituição do patrimônio cultural como base para uma reflexão sobre as práticas educativas de preservação do patrimônio cultural; orienta no sentido de observar o papel da literatura como um veículo que tem a função de imortalizar os saberes populares, os costumes, os hábitos de um lugar; colabora para o esclarecimento do papel do direito como uma instituição que assegura a proteção do patrimônio cultural; auxilia no sentido de averiguar as bases filosóficas e históricas sobre as quais se estruturaram os debates sobre esse tema no Brasil.. Servirão de mote para semelhantes reflexões os conceitos de harmonia, tempo, espaço, lugar, paisagem cultural, território, criatividade e turismo, alicerçados nos trabalhos desenvolvidos por Arnold Schoenberg, Mário de Andrade,Jean-Jacques Rousseau, Dennis Diderot, Friedrich Nietzsche, Yi-fu Tuan, Eric Dardel, Lívia de Oliveira e Eduardo Marandola Jr., Eduardo Yazigi, John Hartley, Richard Florida, Mário Beni, Ana Carla Fonseca e nos postulados filosóficos de Edmund Husserl, Martin Heidegger, Maurice Marleau-Ponty, Michel Foucault e Gaston Bachelard. A presente proposta é uma continuidade das ações desenvolvidas pelo PGCult, financiado pela FAPEMA no ano de 2014. Estamos ampliando o raio de ação já desenvolvido, objetivando assim o fortalecimento do Programa Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - PGCULT. Esta iniciativa faz parte da Linha de Pesquisa, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, EXPRESSÕES E PROCESSOS SOCIOCULTURAIS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Márcia Manir Miguel Feitosa - Integrante / Conceição de Maria Belfort de Carvalho - Integrante / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Antonio Cordeiro Feitosa - Integrante / Zilmara de Jesus Viana de Carvalho - Integrante / João Batista Bottentuit Junior - Integrante / Kláutenys Dellene Guedes Cutrim - Integrante / Monica Teresa Costa Sousa - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Uma abordagem da espacialidade no contexto interdisciplinar: perspectivas e diálogos entre as artes, a filosofia e a geografia. SEGUNDA ETAPA, Descrição: SEGUNDA ETAPA: Objetiva-se o estudo da espacialidade, revigorada na contemporaneidade, no âmbito das ciências humanas e sociais, sob a perspectiva interdisciplinar, à luz do diálogo entre as áreas do saber, como as artes, a filosofia, a geografia e a literatura. A partir dos pressupostos da geografia humanista cultural, de base fenomenológica-existencial, pretende-se a análise da produção artística dos séculos XVIII, XIX e XX no Brasil, Portugal, França e Suíça.O presente projeto de pesquisa contará com a participação de professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, de modo a promover uma investigação em que estejam implicadas tanto as questões de cunho filosófico, como artístico- literário, no tocante ao fenômeno do espaço. Servirão de mote para semelhantes reflexões os conceitos de harmonia, tempo, espaço, lugar, paisagem, território, criatividade e turismo, alicerçados nos trabalhos desenvolvidos por Arnold Schoenberg, Mário de Andrade,Jean-Jacques Rousseau, Dennis Diderot, Friedrich Nietzsche, Yi-fu Tuan, Eric Dardel, Lívia de Oliveira e Eduardo Marandola Jr., Eduardo Yazigi, John Hartley, Richard Florida, Mário Beni, Ana Carla Fonseca e nos postulados filosóficos de Edmund Husserl, Martin Heidegger, Maurice Marleau-Ponty e Gaston Bachelard. A presente proposta é uma continuidade das ações desenvolvidas pelo PGCult , financiado pela FAPEMA no ano de 2014. Estamos ampliando o raio de ação já desenvolvido, objetivando assim o fortalecimento do Programa Interdisciplinar em Cultura e Sociedade PGCULT.. Esta iniciativa faz parte da Linha de Pesquisa, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, EXPRESSÕES E PROCESSOS SOCIOCULTURAIS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Integrante / Márcia Manir Miguel Feitosa - Coordenador / Conceição de Maria Belfort de Carvalho - Integrante / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Antonio Cordeiro Feitosa - Integrante / Ricieri Carlini Zorzal - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    UMA ABORDAGEM DA ESPACIALIDADE NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR: PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS ENTRE AS ARTES, A FILOSOFIA E A LITERATURA. PRIMEIRA ETAPA, Descrição: PRIMEIRA ETAPA: Objetiva-se o estudo da espacialidade, revigorada na contemporaneidade, no âmbito das ciências humanas e sociais, sob a perspectiva interdisciplinar, à luz do diálogo entre as diversas áreas do saber, como as artes, a filosofia, a geografia e a literatura. A partir dos pressupostos da Geografia Humanista Cultural, de base fenomenológica-existencial, pretende-se a análise da produção artística dos séculos XVIII, XIX e XX no Brasil, Portugal, França e Suíça.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Integrante / Márcia Manir Miguel Feitosa - Coordenador / Conceição de Maria Belfort de Carvalho - Integrante / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Antonio Cordeiro Feitosa - Integrante / Arão Paranaguá de Santana - Integrante.

  • 2013 - 2015

    RESGATE DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DE BANDEIRA TRIBUZI POR INTERMÉDIO DA DIGITALIZAÇÃO DE SUA OBRA E A FORMATAÇÃO DE UM GUIA PARA O ENTENDIMENTO DO SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO: FERRAMENTAS OPERACIONAIS DE ANÁLISE CRÍTICA CONCEITUADA PELA HISTÓRIA CULTURAL., Descrição: Introdução e definição do objeto a ser investigado A obra de José Tribuzi Pinheiro Gomes, o Bandeira Tribuzi, caracteriza-se pela vastidão do repertório e pela inserção na realidade maranhense, sendo ao mesmo tempo universalista em função da solidez intelectual, razão pela qual se encontram, de sua lavra, poesias referenciadas nacionalmente, dentre outras iniciativas, na coletânea Os cem melhores poetas brasileiros do século, organizada por José Nêumanne Pinto. O poeta foi paralelamente jornalista, economista, planejador, músico, com apreciável destaque em todas essas áreas de atuação. Foi, certamente, um membro do que se poderia denominar de intelligentzia do Maranhão nos anos 1950, 1960 e 1970, centrando-se esse ponto de vista na essência da definição originária da Rússia Czarista: um grupo seleto de intelectuais de vanguarda de um determinado lugar. Trata-se de um tipo de intelectual incomum nos dias atuais devido à exigência por especializações. Do pensamento à ação, Tribuzi ocupou funções públicas de notável relevância. No governo José Sarney (1966-1971), Tribuzi foi o responsável pelo planejamento em instituições cujo objetivo era o desenvolvimento econômico e social do estado, sendo exemplos emblemáticos a Superintendência do Desenvolvimento do Maranhão ? SUDEMA ? e o Banco de Desenvolvimento do Maranhão ? BDM. No campo do jornalismo, fundou (com José Sarney) e dirigiu até falecer, em 8 de setembro de 1977, o jornal O Estado do Maranhão, diário maranhense de maior circulação atualmente; e, em seu desenvolvimento histórico, um elemento importante para a consolidação, em terras maranhenses, do modus operandi da prática jornalística moderna da segunda metade do século XX. No processo operativo de construção/definição do objeto desta incursão pela obra de Bandeira Tribuzi, podem ser destacados alguns pontos da tessitura da História Cultural. Para Gombrich, ?nenhuma cultura pode ser inteiramente inventariada, mas nenhum elemento dessa cultura pode ser compreendido isoladamente? (GOMBRICH, 1994, p. 88), sendo este o motivo pelo qual todo e qualquer elemento, por mais que esteja com aspecto fragmentar, deve ser analisado e entendido em razão da coerência com os demais elementos do processo de produção/criação de Tribuzi. Essa opção conceitual leva a privilegiar processos e não, necessariamente, obras ou momentos singulares, sendo de grande valia o posicionamento de Roger Chartier: O objeto fundamental de uma história que se propõe reconhecer a maneira como os atores sociais dão sentido a suas práticas e a seus enunciados se situa, portanto, na tensão entre, por um lado, as capacidades inventivas dos indivíduos ou das comunidades e, por outro, as restrições e as convenções que limitam ? de maneira mais menos clara conforme a posição que ocupam nas relações de dominação ? o que lhes é possível pensar, dizer e fazer. Essa observação é válida também para as obras letradas e as criações estéticas, sempre inscritas nas heranças e nas referências que as fazem concebíveis, comunicáveis e compreensíveis. (CHARTIER, 2009, p.49.) O acervo atualmente fragmentado da obra de Bandeira Tribuzi será objeto de análise, fazendo-se necessário primeiramente submeter os elementos encontrados a um processo de digitalização. Posteriormente, o conjunto desses elementos ganhará uma concepção arquivística coerente e disponível à comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Bandeira Tribuzi - O intelectual e o gestor de empresa jornalística na década de 1970, Descrição: Introdução e definição do objeto a ser investigado A obra de José Tribuzi Pinheiro Gomes, o Bandeira Tribuzi, caracteriza-se pela vastidão do repertório e pela inserção na realidade maranhense, sendo ao mesmo tempo universalista em função da solidez intelectual, razão pela qual se encontram, de sua lavra, poesias referenciadas nacionalmente, dentre outras iniciativas, na coletânea Os cem melhores poetas brasileiros do século, organizada por José Nêumanne Pinto. O poeta foi paralelamente jornalista, economista, planejador, músico, com apreciável destaque em todas essas áreas de atuação. Foi, certamente, um membro do que se poderia denominar de intelligentzia do Maranhão nos anos 1950, 1960 e 1970, centrando-se esse ponto de vista na essência da definição originária da Rússia Czarista: um grupo seleto de intelectuais de vanguarda de um determinado lugar. Trata-se de um tipo de intelectual incomum nos dias atuais devido à exigência por especializações. Do pensamento à ação, Tribuzi ocupou funções públicas de notável relevância. No governo José Sarney (1966-1971), Tribuzi foi o responsável pelo planejamento em instituições cujo objetivo era o desenvolvimento econômico e social do estado, sendo exemplos emblemáticos a Superintendência do Desenvolvimento do Maranhão ? SUDEMA ? e o Banco de Desenvolvimento do Maranhão ? BDM. No campo do jornalismo, fundou (com José Sarney) e dirigiu até falecer, em 8 de setembro de 1977, o jornal O Estado do Maranhão, diário maranhense de maior circulação atualmente; e, em seu desenvolvimento histórico, um elemento importante para a consolidação, em terras maranhenses, do modus operandi da prática jornalística moderna da segunda metade do século XX. No processo operativo de construção/definição do objeto desta incursão pela obra de Bandeira Tribuzi, podem ser destacados alguns pontos da tessitura da História Cultural. O acervo atualmente fragmentado da obra de Bandeira Tribuzi será objeto de análise, fazendo-se necessário primeiramente submeter os elementos encontrados a um processo de digitalização. Posteriormente, o conjunto desses elementos ganhará uma concepção arquivística coerente e disponível à comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Convergência de mídias e suas implicações no fluxo de trabalho dos profissionais de comunicação: as redações jornalísticas e a formação na Universidade Federal do Maranhão, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Marcio Carneiro dos Santos - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Labcom - Laboratório de convergência de mídias, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador.

  • 2001 - 2008

    Estudo sobre a interface entre Literatura e Jornalismo focado na Crítica Genética., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Edson do Prado Pfutzenreuter - Integrante / VERA LUCIA ROLIM SALLES - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Edson do Prado Pfutzenreuter - Integrante / VERA LUCIA ROLIM SALLES - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Edson do Prado Pfutzenreuter - Integrante / VERA LUCIA ROLIM SALLES - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Edson do Prado Pfutzenreuter - Integrante / VERA LUCIA ROLIM SALLES - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Edson do Prado Pfutzenreuter - Integrante / VERA LUCIA ROLIM SALLES - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Edson do Prado Pfutzenreuter - Integrante / VERA LUCIA ROLIM SALLES - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Edson do Prado Pfutzenreuter - Integrante / VERA LUCIA ROLIM SALLES - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Observatório Cultural do Maranhão, Descrição: O Observatório Cultural do Maranhão é um laboratório de ensino, pesquisa, extensão e experimentação ligado ao Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade ? UFMA, que visa aglutinar discentes, docentes, pesquisadores e a comunidade em geral em torno das temáticas culturais do Maranhão. Trata-se de uma iniciativa que tem como foco aproximar a Universidade Federal do Maranhão com os movimentos e coletivos culturais do Estado, poder público, empresariado e terceiro setor, agindo também como um espaço para elaboração e execução de projetos nas áreas de políticas culturais, patrimônio histórico e cultural, educação patrimonial, musealização, organização de exposições, realização de inventários culturais, escavações arqueológicas, dentre outros estudos. Em menos de dois anos de atuação, o Observatório Cultural do Maranhão já organizou as exposições: Um saber ancestral: o ofício ceramista do Quilombo de Itamatatiua ? Maranhão e a Arte que vem do barro: modos de fazer cerâmica artesanal no Maranhão. Além disso, vem desenvolvendo inventários culturais nos munícipios de Alcântara, Guimarães, Cururupu e Pinheiro e realizar vivências patrimoniais com os discentes da graduação de da pós-graduação. O Observatório Cultural do Maranhão conta hoje com uma sala multimídia totalmente equipada com rede de internet e telefone, com 9 estações de trabalho com uma cadeira cada, uma mesa de reunião com oito cadeiras, três armários de escritório, três estantes, três prateleiras de livros, um frigobar, quatro notebooks, dois computadores desktop, uma impressora, cinco máquinas fotográficas, três gps, uma câmera filmadora, uma tv de 50 polegadas, um Datashow, um scanner, um gravdor portátil e dois condicionadores de ar, além de um acervo bibliográfico formado por livros e revistas científicas, totalizando mais de 200 volumes. Além de contar com sede própria no prédio da pós-graduação do Centro de Ciências Humanas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Integrante / Márcia Manir Miguel Feitosa - Integrante / Conceição de Maria Belfort de Carvalho - Integrante / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Antonio Cordeiro Feitosa - Integrante / Ricieri Carlini Zorzal - Integrante / Zilmara de Jesus Viana de Carvalho - Integrante / João Batista Bottentuit Junior - Integrante / Kláutenys Dellene Guedes Cutrim - Integrante / Monica Teresa Costa Sousa - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante / Sandra Maria Nascimento - Integrante / Thelma Helena Costa Chahini - Integrante / Larissa Lacerda Menendez - Integrante / Marcelo da Silva - Integrante / Cristiane Navarrete Tolomei - Integrante / Flávio Luiz de Castro Freitas - Integrante / Fernanda Areias de Oliveira - Integrante / Juciana de Oliveira Sampaio - Integrante / Arkley Marques Bandeira - Coordenador / Ana Caroline Amorim Oliveira - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Edson do Prado Pfutzenreuter - Integrante / VERA LUCIA ROLIM SALLES - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - RICS, Descrição: A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, RICS, é uma revista eletrônica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Constituída por pesquisadores de diferentes especialidades de estudos das áreas da humanidades e sociais, surgiu a partir da necessidade do PGCult-UFMA difundir pesquisas em nossa área de concentração: Cultura e Sociedade, com enfoque nos temas relacionados a interdisciplinaridade que compõem nossas linhas de pesquisa. Expressões e Processos Socioculturais: Estudo das ações e relações entre indivíduos e comunidades, suas práticas, representações e expressões estéticas, artísticas e simbólicas, conhecimentos culturais e filosóficos, comunicação, etnicidades, sociabilidade, identidades, gêneros e memórias. Estudo das relações entre artes performáticas, linguagem, literatura e filosofia, considerando os fundamentos, os saberes e as práticas sociais e culturais, sua significação e interpretação em contextos e tempos diversificados. Cultura, Educacão e Tecnologia: Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos. Assim, a revista tem como prioridade o caráter de discussão interdisciplinar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Monica Teresa Costa Sousa - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante / Flávio Luiz de Castro Freitas - Integrante / Ana Caroline Amorim Oliveira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Observatório Cultural do Maranhão, Descrição: O Observatório Cultural do Maranhão é um laboratório de ensino, pesquisa, extensão e experimentação ligado ao Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade ? UFMA, que visa aglutinar discentes, docentes, pesquisadores e a comunidade em geral em torno das temáticas culturais do Maranhão. Trata-se de uma iniciativa que tem como foco aproximar a Universidade Federal do Maranhão com os movimentos e coletivos culturais do Estado, poder público, empresariado e terceiro setor, agindo também como um espaço para elaboração e execução de projetos nas áreas de políticas culturais, patrimônio histórico e cultural, educação patrimonial, musealização, organização de exposições, realização de inventários culturais, escavações arqueológicas, dentre outros estudos. Em menos de dois anos de atuação, o Observatório Cultural do Maranhão já organizou as exposições: Um saber ancestral: o ofício ceramista do Quilombo de Itamatatiua ? Maranhão e a Arte que vem do barro: modos de fazer cerâmica artesanal no Maranhão. Além disso, vem desenvolvendo inventários culturais nos munícipios de Alcântara, Guimarães, Cururupu e Pinheiro e realizar vivências patrimoniais com os discentes da graduação de da pós-graduação. O Observatório Cultural do Maranhão conta hoje com uma sala multimídia totalmente equipada com rede de internet e telefone, com 9 estações de trabalho com uma cadeira cada, uma mesa de reunião com oito cadeiras, três armários de escritório, três estantes, três prateleiras de livros, um frigobar, quatro notebooks, dois computadores desktop, uma impressora, cinco máquinas fotográficas, três gps, uma câmera filmadora, uma tv de 50 polegadas, um Datashow, um scanner, um gravdor portátil e dois condicionadores de ar, além de um acervo bibliográfico formado por livros e revistas científicas, totalizando mais de 200 volumes. Além de contar com sede própria no prédio da pós-graduação do Centro de Ciências Humanas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Integrante / Márcia Manir Miguel Feitosa - Integrante / Conceição de Maria Belfort de Carvalho - Integrante / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Antonio Cordeiro Feitosa - Integrante / Ricieri Carlini Zorzal - Integrante / Zilmara de Jesus Viana de Carvalho - Integrante / João Batista Bottentuit Junior - Integrante / Kláutenys Dellene Guedes Cutrim - Integrante / Monica Teresa Costa Sousa - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante / Sandra Maria Nascimento - Integrante / Thelma Helena Costa Chahini - Integrante / Larissa Lacerda Menendez - Integrante / Marcelo da Silva - Integrante / Cristiane Navarrete Tolomei - Integrante / Flávio Luiz de Castro Freitas - Integrante / Fernanda Areias de Oliveira - Integrante / Juciana de Oliveira Sampaio - Integrante / Arkley Marques Bandeira - Coordenador / Ana Caroline Amorim Oliveira - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Imagens: meios de produção e análise, Descrição: No contexto da disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade, este curso pretende trabalhar com aspectos relacionados à imagem, esta enquanto forma de comunicação, em sua relação com as tecnologias no sentido do entendimento de que ela permite o desenvolvimento de tecnologia que, por sua vez, gera novos instrumentos de produção de imagens. A relação da comunicação e da tecnologia com a imagem será tratada sob o ponto de vista de que imagens representam a sociedade, principalmente as imagens saídas do universo da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Edson do Prado Pfutzenreuter - Integrante / VERA LUCIA ROLIM SALLES - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - RICS, Descrição: A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, RICS, é uma revista eletrônica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Constituída por pesquisadores de diferentes especialidades de estudos das áreas da humanidades e sociais, surgiu a partir da necessidade do PGCult-UFMA difundir pesquisas em nossa área de concentração: Cultura e Sociedade, com enfoque nos temas relacionados a interdisciplinaridade que compõem nossas linhas de pesquisa. Expressões e Processos Socioculturais: Estudo das ações e relações entre indivíduos e comunidades, suas práticas, representações e expressões estéticas, artísticas e simbólicas, conhecimentos culturais e filosóficos, comunicação, etnicidades, sociabilidade, identidades, gêneros e memórias. Estudo das relações entre artes performáticas, linguagem, literatura e filosofia, considerando os fundamentos, os saberes e as práticas sociais e culturais, sua significação e interpretação em contextos e tempos diversificados. Cultura, Educacão e Tecnologia: Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos. Assim, a revista tem como prioridade o caráter de discussão interdisciplinar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: José Ribamar Ferreira Junior - Coordenador / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Monica Teresa Costa Sousa - Integrante / SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - Integrante / Flávio Luiz de Castro Freitas - Integrante / Ana Caroline Amorim Oliveira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

MEDALHA do Mérito Acadêmico, edital PROEN/UFMA nº 78 de 12 de março de 2015, pela orientação do TCC intitulado "As marcas de oralidade no jornalismo de autoajuda: o caso da revista Capricho"., Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

2016

CHAMADA INTERNA PRÓ-PUBLICAÇÃO UFMA / PPPGI Nº 05 / 2015. Artigo "A crítica literária e a polêmica jornalística: as contribuições de Aluísio Azevedo e Machado de Assis Revista USP Interdisciplinar A2", Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

2009

Prêmio Mídia pelos Direitos da Infância - Orientador Jornalismo Impresso, MATRACA - Agência de Notícias da infância.

2004

Prêmio Mídia pelos Direitos da Infância 2004 - Rompendo o Silêncio - Categoria : Professor Incentivador/Menção Honrosa, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ? CMDCA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais. , Av. dos Portugueses s/n, Bacanga, 65075000 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 33018430, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1991 - Atual

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Servidor público estatutário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e opinião no jornalismo

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, Mestrado Profissional em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da mídia e processos contemporâneos

    • 07/2019 - 12/2019

      Ensino, Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, cultura e mídia

    • 03/2019 - 07/2019

      Ensino, Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação, Tecnologia e Sociedade

    • 03/2019 - 07/2019

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e opinião no jornalismo

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Opinião no Jornalismo

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, cultura e mídia

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação, Tecnologia e Sociedde

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Opinião no Jornalismo

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Desenvolvimento Humano

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e opinião no jornalismo

    • 03/2017 - 06/2017

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e opinião no jornalismo, Arte, cultura e mídia

    • 03/2017 - 06/2017

      Ensino, Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, cultura e mídia