Dinorá De Fátima Gonçalves Moraes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba-UNIUBE. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU e Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba-UNIUBE. É professora e coordenadora do setor de estágios no Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP. Superintendente Regional de Ensino de Monte Carmelo. Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da UNIFUCAMP.
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado Profissional: Mídias, Comunicação e Educa
2014 - 2016
Universidade Federal de Uberlândia
Título: A Educação a Distância e a Formação Docente, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Dr. Guilherme Saramago de Oliveira
Palavras-chave: Educação a Distância.; Saberes Docentes.; Formação de Professores.; Qualidade do Ensino..Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão
2008 - 2009
Fundação Carmelitana Mário Palmério
Título: Avaliação do Ensino e da Aprendizagem
Orientador: Prof. Dr. Guilherme Saramago de Oliveira
Especialização em Inspeção e Supervisão Escolar
2005 - 2006
Fundação Carmelitana Mário Palmério
Título: Avaliação do Ensino e da Aprendizagem
Orientador: Prof. Dr.Guilherme Saramago de Oliveira
Especialização em Teoria da Educação
1994 - 1994
Associação Educacional e Cultural de Barretos
Título: Educação
Formação complementar
2014 - 2015
Curso de Formação de Tutores - Turma XIII. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Organização de eventos
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Mostra das profissões 2019. 2019. .
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Seminário Interdisciplinar do Curso de Ciências Biológicas: "Os malefícios das queimadas".. 2019. (Outro).
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . II Feira do Conhecimento. 2019. .
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Mostra das profissões 2019. 2019. (Outro).
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Seminário interdisciplinar: " Os malefícios das queimadas".. 2019. (Outro).
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Noite Literária. 2019. (Outro).
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . II Feira do conhecimento:. 2019. .
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Noite Literária 2019. 2019. (Festival).
Participação em eventos
II Feira das profissões: "Opapel do profissional de Letras/Inglês".. II Feira das profissões: "Opapel do profissional de Letras/Inglês".. 2019. (Feira).
II Feira do conhecimento:"O etnocentrismo na sociedade contemporânea".. II Feira do conhecimento:"O etnocentrismo na sociedade contemporânea".. 2019. (Feira).
Mini Curso BNCC: " Novas perspectivas da educação brasileira"..Mini Curso BNCC: " Novas perspectivas da educação brasileira".. 2019. (Outra).
Palestra: " A liberdade e o estado: soluções e obstáculos".Palestra: " A liberdade e o estado: soluções e obstáculos". 2019. (Outra).
Palestra: "Apresentação geral: Normas da Fucamp"..Palestra: "Apresentação geral: Normas da Fucamp".. 2019. (Outra).
Palestra: "Revolução 4.0 Transformações digitais"..Palestra: "Revolução 4.0 Transformações digitais".. 2019. (Simpósio).
Seminário: "O Papel do Biólogo/Professor na sociedade contemporÂnea.Seminário: "O Papel do Biólogo/Professor na sociedade contemporÂnea. 2019. (Seminário).
Seminário interdisciplinar Semana Literária:" As várias faces de Monterio de Lobato""..Seminário interdisciplinar Semana Literária:" As várias faces de Monterio de Lobato"".. 2019. (Seminário).
Feira das profissões: "Campos da atuação do professor de Letras/português".". Feira das profissões: "Campos da atuação do professor de Letras/português".". 2018. (Feira).
iª Feira do conhecimento. iª Feira do conhecimento. 2018. (Feira).
Semana Literária: "As várias faces da Literatura Brasileira: "O Modernismo"..Semana Literária: "As várias faces da Literatura Brasileira: "O Modernismo".. 2018. (Outra).
Seminário interdisciplinar: "O papel do professor de ciências biológicas nas escolas estaduais e privadas"..Seminário interdisciplinar: "O papel do professor de ciências biológicas nas escolas estaduais e privadas".. 2018. (Seminário).
Seminário interdisciplinar: O sentido da escola..Seminário interdisciplinar: O sentido da escola.. 2018. (Seminário).
Semana Pedagógica interdisciplinar:"Educar para formar ou para punir?".Semana Pedagógica interdisciplinar:"Educar para formar ou para punir?". 2017. (Outra).
1º de Seminário de empreendedorismo e gestão.O projeto reinventando o ensino médio. 2014. (Seminário).
Capacitação de formadores em práticas restaurativas no escolarambiente. 2014. (Outra).
Encontro de formação de educadores para prevenção e enfrentamento da violência e promoção de uma cultura de paz nas escolas. 2014. (Encontro).
Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais. 2013. (Outra).
Encontro de Formação de Educadores para Prevenção e Enfrentamento da Violência e Promoção de uma Cultura de Paz nas Escolas. 2013. (Encontro).
Encontro de Avaliação Educacional: trabalhando os resultados do SIMAVE.. 2012. (Encontro).
Encontro de Formação de Inspetores Escolares do Estado de Minas Gerais. 2012. (Encontro).
Encontro Técnico-Pedagógico das Bancas Permanentes de Avaliação. 2012. (Encontro).
II Congresso de Inspeção Escolar. 2012. (Congresso).
II Encontro Jurídico da Secretaria de Estado de Educação. 2012. (Encontro).
III Fórum Regional De Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede - FORPAZ. 2012. (Outra).
II Seminário de Iniciação Científica da FUCAMP. 2012. (Seminário).
Minas é Educação, Eu Faço Parte Dessa História. 2012. (Outra).
VIII Congresso Mundial de Mediação e I Congresso Nacional Brasileiro de Mediação. 2012. (Congresso).
I Seminário de Iniciação Científica da FUCAMP. 2011. (Seminário).
Conferência Municipal de Educação: Políticas Públicas Educacionais. 2009. (Outra).
I Congresso de Tecnologias Educacionais. 2009. (Congresso).
VI Seminário com o tema " Educação Tecnológica". 2009. (Seminário).
IV Congresso Estadual de Alfabetização. 2008. (Congresso).
III Congresso Estadual de Alfabetização. 2007. (Congresso).
Seminário Internacional de Educação. 2007. (Congresso).
III Congresso de Qualidade da Educação. 1995. (Congresso).
Participação em bancas
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves. Marketing Digital: utilização de mídias como ferramenta estratégica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves. Um estudo sobre planejamento estratégico de vendas de uma empresa de Monte Carmelo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; SOUSA, E. F.. Análise e implantação de educação corporativa em uma loja de materiais de construção. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves. A importância de um bom atendimento no comércio: uma análise da cidade de Monte Carmelo-MG. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves. Os benefícios do setor de recursos humanos para as organizações. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; SOUSA, E. F.; SOUSA, L. A.. Estudos sobre uma empresa de reciclagem em Monte Carmelo - MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UNIFUCAMP.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; SOUSA, E. F.; SOUSA, L. A.. Análises de Livro didáticos de Ciências utilizados no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UNIFUCAMP.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; SOUSA, E. F.; SOUSA, L. A.. A horta vertical como ferramenta pedagógica na educação ambiental em uma escola de Monte Carmelo - MG. 2016.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; SOUSA, E. F.. A horta vertical como ferramenta pedagógica de educação ambiental em uma escola de Monte Carmelo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; SOUSA, E. F.. Análises de livros didáticos de Ciências no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; SOUSA, E. F.. Estudos sobre uma empresa de reciclagem em Monte Carmelo-MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.
Orientou
Literatura infantil nos anos iniciais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Carmelitana Mário Palmério; Orientador: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes;
Educação ambiental nos anos iniciais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Carmelitana Mário Palmério; Orientador: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes;
Jogos na matemática dos anos iniciais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Carmelitana Mário Palmério; Orientador: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes;
Educação alimentar nos anos iniciais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Carmelitana Mário Palmério; Orientador: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes;
Alfabetização na EJA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Carmelitana Mário Palmério; Orientador: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes;
Acolhimento na educação infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Carmelitana Mário Palmério; Orientador: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes;
Educação para o Trânsito: cidadania e respeito à vida; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP; Orientador: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes;
Pedagogia hospitalar e ludicidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Carmelitana Mário Palmério; Orientador: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes;
Produções bibliográficas
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; OLIVEIRA, G. S. ; SOUSA, A. S. . A EDUCACAO A DISTANCIA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Revista Prisma , v. 1, p. 3-16, 2020.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; OLIVEIRA, G. S. ; SAAD, N. S. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE: NOVAS PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Prisma , v. 1, p. 91-120, 2020.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; OLIVEIRA, G. S. ; CARDOSO, M. R. G. . A FORMAÇÃO DO DOCENTE NA MODALIDADE ON-LINE. Revista Prisma , v. 1, p. 17-48, 2020.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; OLIVEIRA, G. S. (Org.) ; ALMEIDA, I.R. (Org.) . Ensino de Matemática saberes da docência. 1. ed. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2021.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; OLIVEIRA, G. S. ; ALMEIDA, I.R. . A educação a distância e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. In: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes; Guilherme Saramago de Oliveira; Ivanilda dos Reis Almeida. (Org.). Ensino de Matemática saberes da docência. 1ed.Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2021, v. , p. 97-130.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; OLIVEIRA, G. S. . Docência e atuação profissional: saberes e competências do professor. Ensino de Matemática saberes da docência. 1ed.Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2021, v. , p. 07-36.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . A formação de professores para o exercício da docência no Ensino Superior. In: Santos e Silva, Beatriz Nunes; Brasão, Heber Junio Pereira; Davi, Tania Nunes. (Org.). Quem compreende ensina?. 1ed.Monte Carmelo: EDITORA FUCAMP, 2019, v. 1, p. 41-57.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . A pesquisa científica em Educação no Brasil. In: ANAIS XII EPEDUC PPGE UNIUBE, 2024, Uberaba. ANAIS XII EPEDUC PPGE UNIUBE.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BRASAO, H. J. P. . Tecnologias da informação e comunicação(TICS) e o ensino da Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. In: 2º Simpósio de Pesquisa de Letras, 2019, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa de Letras. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2019. v. 04. p. 01-04.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BRASAO, H. J. P. . O teatro como recurso metodológico para os anos finais do ensino fundamentais. In: 2º Simpósio de Pesquisa de Letras, 2019, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa de Letras. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2019. v. 04. p. 01-04.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BRASAO, H. J. P. . A música como recurso pedagógico para aprendizagem de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. In: 2º Simpósio de Pesquisa de Letras, 2019, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa de Letras. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2019. v. 04. p. 01-04.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BRASAO, H. J. P. . A necessidade de ampliar os conhecimentos na educação de jovem e adulto com o auxílio das novas tecnologias. In: A necessidade de ampliar os conhecimentos na educação de jovem e adulto com o auxílio das novas tecnologia, 2019, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa de Letras-2019. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2019. v. 4. p. 01-04.
-
ALMEIDA, Letícia Santos de. ; SILVA, B. N. S. E. ; BRAGANCA, D. R. ; SILVA, F. B. ; SILVA, P. B. ; MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Impactos ambientais nas fazendas certificadas e não certificadas produtoras de café na região de Monte Carmelo-MG. In: IV Semana do Biólogo, 2024, Monte Carmelo. IV Semana do Biólogo. Monte carmelo: Editora FUCAMP, 2024. v. 9.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Bioestimulantes na cultura do milho: germinação e crescimento vegetal. In: IV SEMINÁRIO DO BIÓLOGO, 2024, MONTE CARMELO/MG. IV Semana do Biólogo. MONTE CARMELO/MG: Editora FUCAMP, 2024.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Consórcio na plantação de eucalipto, meio ambiente e lucratividade agrossivilpastoril. In: IV SEMINÁRIO DO BIÓLOGO, 2024, MONTE CARMELO/MG. IV Semana do Biólogo. MONTE CARMELO: Editora FUCAMP, 2024.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Análise de potenciais eólico e solar da região do Triângulo Mineiro: Fatores técnicos e ambientais.. In: IV SEMINÁRIO DO BIÓLOGO, 2024, MONTE CARMELO. IV Semana do Biólogo. MONTE CARMELO: Editora FUCAMP, 2024. v. 9.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Violência do Bullying e a educação para a paz: valorização da vida e fraternidade.. In: 6º Simpósio Pesquisa em Educação, 2023, MONTE CARMELO. IV Semana do Biólogo. MONTE CARMELO: Editora FUCAMP, 2023. v. 8.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Educação de Jovens e Adultos- As novas diretrizes curriculares e a realidade dos estabelecimentos de ensino de Monte Carmelo. In: 6º Simpósio Pesquisa em educação, 2023, MONTE CARMELO. 6º Simpósio Pesquisa em Educação. MONTE CARMELO: Editora FUCAMP, 2023. v. 8.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . Educação Especial Inclusiva: deficiência mental.. In: 6º Simpósio Pesquisa em educação, 2023, MONTE CARMELO. 6º Simpósio Pesquisa em Educação. MONTE CARMELO: Editora FUCAMP, 2023. v. 8.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . A importância da música no trabalho do supervisor escolar no ensino-aprendizagem na educação infantil.. In: 6º Simpósio Pesquisa em educação, 2023, MONTE CARMELO. 6º Simpósio Pesquisa em Educação. Monte Carmelo: Editora FUCAMP. v. 8.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BRASAO, H. J. P. . o uso do teatro como recurso metodológico nas aulas de literatura dos anos finais do ensino fundamental. In: 2º Simpósio de Pesquisa de Letras, 2019, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa de Letras. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2019. v. 04. p. 01-04.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BRASAO, H. J. P. . A proliferação dos livros digitais e seus impactos no leitor e na aprendizagem. In: 2º Simpósio de Pesquisa de Letras, 2019, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa de Letras. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2019. v. 04. p. 01-04.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BRASAO, H. J. P. . Trabalhando o Bullying no 6º ano do ensino fundamental: Empatia e consciência social. In: 2º Simpósio de Pesquisa de Letras, 2019, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa de Letras. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2019. v. 04. p. 01-04.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BRASAO, H. J. P. . Tics e língua portuguesa: Desafio didático e metodológico no ensino fundamental II. In: 2º Simpósio de Pesquisa de Letras, 2019, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa de Letras. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2019. v. 04. p. 01-04.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BRASAO, H. J. P. . O Ciberbullyng como agente prejudicial à aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental. In: 2º Simpósio de Pesquisa de Letras, 2019, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa de Letras. Monte Carmelo: Editora Fucamp, 2019. v. 04. p. 01-04.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; SILVA, A. C. . Educação ambiental nos anos iniciais: projetos para preservar o meio ambiente.. In: 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018, 2018, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018. Monte Carmelo: FUCAMP, 2018. v. 3. p. 01-02.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; SANTOS, M. C. . Educação alimentar nos anos iniciais. In: 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018, 2018, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018. Monte Carmelo: FUCAMP, 2018. v. 3. p. 01-02.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; FILGUEIRA, L. A. B. V. . Jogos na matemática dos anos iniciais. In: 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018, 2018, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018. Monte Carmelo: FUCAMP, 2018. v. 3. p. 01-02.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; SILVA, D. C. . Literatura infantil nos anos iniciais. In: 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018, 2018, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018. Monte Carmelo: FUCAMP, 2018. v. 3. p. 01-02.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; BORGES, I. C. . Pedagogia hospitalar e ludicidade. In: 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018, 2018, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018. Monte Carmelo: FUCAMP, 2018. v. 3. p. 01-02.
-
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves ; FERNANDES, S. C. . Alfabetização na EJA. In: 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018, 2018, Monte Carmelo. 2º Simpósio de Pesquisa em Educação 2018. Monte Carmelo: FUCAMP, 2018. v. 3. p. 01-02.
-
SILVA, Jaqueline Freitas da. ; MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes ; MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves . A PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2021
Projeto de Extensão:, Descrição: O Estágio Supervisionado em Docência nos anos Iniciais I consiste em mais um momento de aprendizagem e construção do conhecimento. Esse momento será um conjunto de atividades de formação, pesquisa e participação dentro do contexto escolar. É preciso conhecer o local de endereçamento da intervenção pedagógica e suas eventualidades. Dentro desse contexto de imprevisibilidade, estamos vivenciando uma circunstância de pandemia do COVID-19, que deslocou o ambiente educativo, antes por nós considerado ?fixo?. Nossa ação docente necessita ser repensada buscando refletir outras possibilidades de ação. O estagiário, por sua vez, deve ser ousado e criativo para reconhecer os espaços educativos, agora nesse momento acontecendo por meio de aulas remotas. É importante para nossa profissionalidade reconhecer as certezas e incertezas de nossa postura docente e assim termos a oportunidade de pensar o ato educativo e seus espaços formativos. Nesse sentido, o estágio supervisionado será ressignificado, mas sem nenhum prejuízo ao processo formativo, por entendermos que o processo de aprendizagem é muito mais complexo, por estarmos presenciando ações que nos apresentarão resultado que ainda não são por nós suspeitados, em um tempo de intensa inovação de atitudes diante do novo e inovador. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (41) . , Integrantes: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes - Coordenador / Heber Junio Pereira Brasão - Integrante.
-
2020 - 2020
Projeto de Extensão: "Estágio remoto em tempo de Pandemial", Descrição: O Estágio Supervisionado em Docência nos anos Iniciais I consiste em mais um momento de aprendizagem e construção do conhecimento. Esse momento será um conjunto de atividades de formação, pesquisa e participação dentro do contexto escolar. É preciso conhecer o local de endereçamento da intervenção pedagógica e suas eventualidades. Dentro desse contexto de imprevisibilidade, estamos vivenciando uma circunstância de pandemia do COVID-19, que deslocou o ambiente educativo, antes por nós considerado ?fixo?. Nossa ação docente necessita ser repensada buscando refletir outras possibilidades de ação. O estagiário, por sua vez, deve ser ousado e criativo para reconhecer os espaços educativos, agora nesse momento acontecendo por meio de aulas remotas. É importante para nossa profissionalidade reconhecer as certezas e incertezas de nossa postura docente e assim termos a oportunidade de pensar o ato educativo e seus espaços formativos. Nesse sentido, o estágio supervisionado será ressignificado, mas sem nenhum prejuízo ao processo formativo, por entendermos que o processo de aprendizagem é muito mais complexo, por estarmos presenciando ações que nos apresentarão resultado que ainda não são por nós suspeitados, em um tempo de intensa inovação de atitudes diante do novo e inovador. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (55) . , Integrantes: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes - Coordenador / Heber Junio Pereira Brasão - Integrante.
-
2019 - 2019
Projeto de Extensão: "Responsabilidade Social", Descrição: O Estágio Supervisionado em Docência nos anos Iniciais I consiste em mais um momento de aprendizagem e construção do conhecimento. Esse momento será um conjunto de atividades de formação, pesquisa e participação dentro do contexto escolar. É preciso conhecer o local de endereçamento da intervenção pedagógica e suas eventualidades. Dentro desse contexto de imprevisibilidade, estamos vivenciando uma circunstância de pandemia do COVID-19, que deslocou o ambiente educativo, antes por nós considerado ?fixo?. Nossa ação docente necessita ser repensada buscando refletir outras possibilidades de ação. O estagiário, por sua vez, deve ser ousado e criativo para reconhecer os espaços educativos, agora nesse momento acontecendo por meio de aulas remotas. É importante para nossa profissionalidade reconhecer as certezas e incertezas de nossa postura docente e assim termos a oportunidade de pensar o ato educativo e seus espaços formativos. Nesse sentido, o estágio supervisionado será ressignificado, mas sem nenhum prejuízo ao processo formativo, por entendermos que o processo de aprendizagem é muito mais complexo, por estarmos presenciando ações que nos apresentarão resultado que ainda não são por nós suspeitados, em um tempo de intensa inovação de atitudes diante do novo e inovador. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (48) . , Integrantes: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes - Coordenador / Heber Junio Pereira Brasão - Integrante.
-
2018 - 2018
Projeto de Extensão: "Responsabilidade Social", Descrição: O Estágio Supervisionado em Docência nos anos Iniciais I consiste em mais um momento de aprendizagem e construção do conhecimento. Esse momento será um conjunto de atividades de formação, pesquisa e participação dentro do contexto escolar. É preciso conhecer o local de endereçamento da intervenção pedagógica e suas eventualidades. Dentro desse contexto de imprevisibilidade, estamos vivenciando uma circunstância de pandemia do COVID-19, que deslocou o ambiente educativo, antes por nós considerado ?fixo?. Nossa ação docente necessita ser repensada buscando refletir outras possibilidades de ação. O estagiário, por sua vez, deve ser ousado e criativo para reconhecer os espaços educativos, agora nesse momento acontecendo por meio de aulas remotas. É importante para nossa profissionalidade reconhecer as certezas e incertezas de nossa postura docente e assim termos a oportunidade de pensar o ato educativo e seus espaços formativos. Nesse sentido, o estágio supervisionado será ressignificado, mas sem nenhum prejuízo ao processo formativo, por entendermos que o processo de aprendizagem é muito mais complexo, por estarmos presenciando ações que nos apresentarão resultado que ainda não são por nós suspeitados, em um tempo de intensa inovação de atitudes diante do novo e inovador. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes - Coordenador / Heber Junio Pereira Brasão - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Carmelitana Mário Palmério. , Av. Brasil Oeste, Jardim Zenith, 38500000 - Monte Carmelo, MG - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - 2018
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
2003 - Atual
Superintendência Regional de Ensino de Monte CarmeloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente Regional de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - Atual
Fundação Carmelitana Mário PalmérioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Atividades Complementares, Carga horária: 20
2000 - Atual
Fundação Carmelitana Mário PalmérioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Independentes, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
1993 - 1994
Escola Estadual Clara ChavesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 18
Atividades
-
01/1993 - 01/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, Didática Geral
2000 - 2003
Escola Estadual Padre CésarVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica, Carga horária: 18
1994 - 1999
Escola Estadual Padre CésarVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Direção Escolar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1992 - 1993
Escola Estadual Padre CésarVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Direção Escolar, Carga horária: 30
1988 - 1991
Escola Estadual Padre CésarVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 18
Atividades
-
01/1992 - 01/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências
1987 - 1988
Escola estadual Gregoriano canedo, EVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 18
2016 - Atual
E. E. Professor VIcente Lopes PerezVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 24
Outras informações:
Orientador Educacional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dinorá De Fátima Gonçalves Moraes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?