Ricardo Silva Centeno

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1991). Fez Residênca na área de Neurocirurgia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP) entre 1993 e 1997. Tem mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Medicina (Neurocirurgia) pela Universidade Federal de São Paulo. Entre 2001e 2002 foi bolsista do CNPQ para realização de doutorado sanduíche no Montreal Neurological Institute, da McGill University, em Montreal, no Canáda. Entre 2002 e 2003 fez curso de especialização em Cirurgia de Epilepsia, como Clinic and Research Fellow no Montreal Neurological Hospital and Institute. Em 2003, através de concurso público, foi nomeado médico assistente da Disciplina de Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo, atuando dnesde entao com neurocirurgião chefe do Setor de Cirurgia de Epilepsia e Neurocirurgia Funcional. Em 2010, através de concurso público, foi nomeado Professor Adjunto da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo. Entre março de 2013 e marco de 2017 exerceu a chefia da Disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina. Atualmente é Professor Orientador do Programa de Pós Graduação do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP/EPM e Coordenador Científico do Laboratório de Microneurocirurgia da Disciplina de Neurocirurgia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia de Epilepsia e Neurocirurgia Funcional.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina (Neurocirurgia)

2001 - 2009

Universidade Federal de São Paulo
Título: O papel da estereoeletroencefalografia em pacientes com a síndrome de epilepsia bitemporal na era da ressonância magnética
Orientador: em McGill University ( Andre Olivier)
com , Ano de obtenção: 2009. Sergio Cavalheiro. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Estereoeletroencefalografia; Epilepsia bitemporal; Tratamento cirúrgico.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)

1998 - 2000

Universidade Federal de São Paulo
Título: Estudo dissertativo das variantes técnicas das hemisferectomias relacionado ao controle das crises em pacientes com epilepsia de difícil controle
, Ano de Obtenção: 2001.Fernando Antonio Patriani Ferraz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Hemisferectomia; Epilepsia de difícil controle; Variantes técnicas.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização - Residência médica

1993 - 1997

Universidade de São Paulo
Residência médica em: NeurocirurgiaNúmero do registro: 000214. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Cirurgia de Epilepsia

2002 - 2003

Montreal Neurological Hospital and Institute
Título: O Papel da Estereoeletroencefalografia em Pacientes com a Síndrome da epilepsia Bitemporal na Era da Ressonância Magnetica
Orientador: Professor Sergio Cavalheiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Medicina

1986 - 1991

Universidade Federal de Pelotas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurocirurgia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Neurologia.

Organização de eventos

CENTENO, R S . Advanced Neurosurgical Techniques / Hands-on Cadaveric Approaches. 2018. (Outro).

CENTENO, RS . Surgical Approaches to the Skull Base. 2018. (Outro).

CENTENO, R S . Advanced Neurosurgical Techniques/Hands On Cadaveric Approaches. 2017. (Outro).

Participação em eventos

Anatomia Microcirurgica das Fibra Brancas do encefalo.Anatomia Microcirurgica das Fibra Brancas do encefalo. 2023. (Outra).

Anatomia Microcirurgica dos sulcos, giros e ventriculos cerebrais.Anatomia Microcirurgica dos sulcos, giros e ventriculos cerebrais. 2023. (Outra).

Curso de Extensão LAM.Anatomia Microcirurgica dos Sulcos Giros e Ventriculos Cerebrais. 2023. (Seminário).

Curso Nacional dos Residentes CNR 2023. Anatomia da Fossa Média. 2023. (Congresso).

Curso Naional dos Residentes CNR R3 SBN.Curso Naional dos Residentes CNR R3 SBN. 2023. (Outra).

Jornada de Neurocirurgia sonepar/sonesp. A partir de quando uma epilepsia é considerada de difícil controle e o doente necessita ser encaminhado para um centro especializado? Situações em que o melhor é o tratamento conservador.. 2023. (Congresso).

Liga Academica Neurocirurgia Escola Paulista de Medicina. Evolução da Cirurgia Funcional.. 2023. (Congresso).

Tecnicas Microcirurgicas By-Pass extra intracranao de alto fluxo.Tecnicas Microcirurgicas By-Pass extra intracranao de alto fluxo. 2023. (Outra).

CBAN. Hemisferectomia / hemisferotomia: tecnica cirurgica e expectativas de resultados. 2022. (Congresso).

CBAN. Comissão organizadora. 2022. (Congresso).

CBAN. Cirurgia das displasias em areas eloquentes. 2022. (Congresso).

CBAN. Membro da comissão cientifica. 2022. (Congresso).

CBN - XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA. Hemisferectomia. 2022. (Congresso).

CBN - XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA. Acesso ao lobo temporal. 2022. (Congresso).

CLAN XL congresso latinoamericano de neurocirurgia. Temporal Lobe Epilepsy Surgery. 2022. (Congresso).

CLAN XL congresso latinoamericano de neurocirurgia. Microsurgical Anatomy of Brain Grooves and Gyres (medial and basal surfaces) Applied in surgery for temporal lobe epilepsy and mesial temporal Gliomas. 2022. (Congresso).

Curso de Anatomia microcirurgica das fibrs brancas do encefalo.Curso de Anatomia microcirurgica das fibrs brancas do encefalo. 2022. (Outra).

Curso de Anatomia microcirurgica dos Sulcos, Giros e Ventriculos CErebrais.Curso de Anatomia microcirurgica dos Sulcos, Giros e Ventriculos CErebrais. 2022. (Outra).

Curso Preparatorio para Prova de Titulo de Especialista - SBN.Curso Preparatorio para Prova de Titulo de Especialista - SBN. 2022. (Outra).

I Simpósio Brasil x Japão de Neurocirurgia Vascular. Neuroanatomy of Mesial Temporal Surgery. 2022. (Congresso).

Neuroanatomia aplicada 3D - UNIFESP.Neuroanatomia aplicada 3D. 2022. (Outra).

Neuroanatomia aplicada 3D - UNIFESP.Neuroanatomia aplicada 3D - UNIFESP. 2022. (Outra).

Tecnicas Microcirurgicas By-Pass extra intracranao de alto fluxo.Tecnicas Microcirurgicas By-Pass extra intracranao de alto fluxo. 2022. (Outra).

Neuroanatomia aplicada 3D.Neuroanatomia aplicada 3D. 2021. (Outra).

37 Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia. Diferenciando os Traços de Personalidade de Pacientes Adultos com Epilepsias Focais e Generalizadas Iniciadas na Adolescência. 2018. (Exposição).

II Congresso Acadêmico Brasileiro de Neurocirurgia (II CABRAN). Qual o papel do Neurocirurgião na Abordagem da Epilepsia. 2018. (Congresso).

Jantar Científico da Especialidade Neurocirurgia na área do Crânio.Cirurgia de Epilepsia: Princípios Gerais. 2018. (Outra).

Liga Acadêmica Neurocirurgia.Cirurgia Funcional. 2018. (Outra).

XIII Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Radiologia.Epilepsia. 2018. (Seminário).

I SIMPOSIO NORTE BRASILEIRO DE EPILEPSIAS REFRATARIAS: DO GENOMA AO TRATAMENTO CIRURGICO.A experiência de um centro grande de cirurgia de epilepsia. 2017. (Simpósio).

I Simpósio Norte-Brasileiro de Epilepsias Refratárias: Do Genoma ao tratamento cirúrgico.Cirurgia de Epilepsia no Brasil e a Importância de Novos Centros de Epilepsia. 2017. (Simpósio).

New Trends in Epilepsy.Temporopolar Blurring in Temporal Lobe Epilepsy with Hippocampal Sclerosis and Long-Term Prognosis after Epilepsy Surgery. 2017. (Simpósio).

New Trends in Epilepsy.Psychosocial Factos Associated with in Postsurgical Prognosis of Temporal Lobe Epilepsy Related to Hippocampal Sclerosis. 2017. (Simpósio).

NEW TRENDS IN EPILEPSY.TEMPOROPOLAR BLURRING IN TEMPORAL LOBE EPILEPSY WITH HIPPOCAMPAL SCLEROSIS AND LONG TERM PROGNOSIS AFTER EPILEPSY SURGERY. 2017. (Simpósio).

XII CURSO INTRODUTÓRIO DA LIGA ACADÊMICA DE RADIOLOGIA.Epilepsia. 2017. (Simpósio).

XVII Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina.Cirurgia de Epilepsia. 2017. (Outra).

70 TH ANNUAL MEETING AMERICAN EPILEPSY SOCIETY. RELATION BETWEEN MEMORY IMPAIRMENT AND NEURONAL CELL DENSITY OF THE HIPPOCAMPAL SUBFIELDS IN PATIENTS WITH HIPPOCAMPAL SCLEROSIS. 2016. (Congresso).

70TH ANNUAL MEETING OF AMERICAN EPILEPSY SOCIETY. TEMPORALLOBE EPILEPSY WITH HIPPOCAMPAL SCLEROSIS AS A PROGRESSIVE CONDITION : A CLINICAL, NEUROPHYSIOLOGICAL AND HISTOPATHO;OGICAL ANALYSIS. 2016. (Congresso).

CURSO DE DBS PARA TRANSTORNOS DO MOVIMENTO.COMO ORGANIZAR UM SERVICO DE CIRURGIA PARA TRANSTORNOS DO MOVIMENTO NO CENARIO ATUAL. 2016. (Simpósio).

I CONGRESSO ACADEMICO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA. QUAL O PAPEL DO NEUROCIRURGIAO NA ABORDAGEM DA EPILEPSIA?. 2016. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Neuromodulação. Hemisferectomia. 2016. (Congresso).

IV ADVANCED TECHNIQUES IN NEUROSURGERY.EPILEPSIA EXTRATEMPORAL - DIAGNOSTICO E TRATAMENTO. 2016. (Simpósio).

XI CURSO INTRODUTORIO DA LIGA ACADEMICA DE RADIOLOGIA.EPILEPSIA. 2016. (Simpósio).

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTEREOTAXIA E NEUROCIRURGIA FUNCIONAL. HEMIISFERECÕOMIA. 2016. (Congresso).

XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA. COMPLICACOES EM CIRURGIAS DE EPILEPSIA. 2016. (Congresso).

AULA LIGA ACADEMICA DE NEUROCIRURGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEMEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO.SEMIOLOGIA DAS CRISES CONVULSIVAS. 2015. (Simpósio).

CURSO INTRODUTORIO DA LIGA DE NEUROCIRURGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA.NEUROCIRURGIA FUNCIONAL E EPILEPSIA. 2015. (Simpósio).

CURSO INTRODUTORIO DA LIGA DE NEUROCIRURGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA.EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL. 2015. (Simpósio).

NEURAO 2015. TRATAMENTO CIRURGICO DAS EPILEPSIAS ASSOCIADAS A LESOES CEREBRAIS. 2015. (Congresso).

XI CURSO DE CIENCIAS BASICAS EM NEUROCIRURGIA. EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL. 2015. (Congresso).

XVI CONGRESSO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROCIRURGIA. CIRURGIA DE EPILPESIA DO LOBO TEMPORAL. 2015. (Congresso).

XVI CONGRESSO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROCIRURGIA. Eletrofisiologia e o ?rationale? do eletrodo de profundidade. 2015. (Congresso).

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ATUALIZACAO EM NEUROCIRURGIA. ACESSO TRANSVENTRICULAR NAS CIRURGIAS HEMISFERICAS. 2015. (Congresso).

35 Congressoda Liga Brasileira de Epilepsia. 15 minutos para dizer o que voce deve saber sobre: A lesão epileptogenica deve ser ressecada na sua totalidade?. 2014. (Congresso).

35 Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia. O controle das crise justifica o risco cognitivo na cirurgia de eplepsia do lobo temporal?. 2014. (Congresso).

ANT Deep Brain Stimulation for Epilepsy. 2014. (Oficina).

Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Tratamento Cirurgico das Epilepsias - Resseccoes Parietais. 2014. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Tratamento Cirurgico da Epilepsia - Cirurgia de epilepsia em pacientes com S de Rasmussen. 2014. (Congresso).

IV Simposio Internacional de Epilepsias.Epilpesias Frontais:Un desafìo pendiente en nios y adultos. 2013. (Simpósio).

IX Congresso de Neurocirurgia do estado de Sao Paulo. Tratamento cirurgico dos gliomas: abordagens para lesoes em areas epileptiformes. 2013. (Congresso).

XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clinica. Estrategias de implantacao em Monitorizacao Invasiva de Epilepsia Refrataria. 2013. (Congresso).

10th European Congress on Epileptology. Granule Cell Dispersion is associated with more severe neuronal loss in mesial temporal lobe epilpesy with mesial temporal sclerosis. 2012. (Congresso).

34°Congresso Brasileiro de Epilepsia e da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia. Estratégias riscos e resultados nas cirurgias de lesões epilpetogênicas do lobo frontal. 2012. (Congresso).

I Congresso Sabará de Especialidades Pediátricas.Tumores temporais e epilepsia. 2012. (Simpósio).

XXIX Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Epilepsia temporal por esclerose hipocampal - técnica cirúrgica. 2012. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Cirurgia da epilepsia extratemporal. 2012. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Neurologia. Resultados Cirúrgicos em Epilepsia - Cirurgias Hemisféricas. 2012. (Congresso).

10° Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional de Dor.Dificuldade da Cirurgia de Epilepsia no SUS. 2011. (Simpósio).

65h Annual Meeting American Epilepsy Society. IMPACT OF PRESURGICAL PSYCHIATRIC DISORDERS. 2011. (Congresso).

19th International Cleveland Clinic Epilepsy Symposia. 2010. (Simpósio).

V Rhinology. Advanced technologies in endoscopic skull base surgery. 2010. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Tratamento cirurgico das epilepsias focais associadas a Hamartomas Hipotalâmicos. 2010. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Eletrodos Subdurais: Em quem e como eu faço.. 2010. (Congresso).

64rd Annual Meeting of American Epilepsy Society. 2009. (Congresso).

Neurão 2009. ?Seleção dos Doentes para a Cirurgia de Epilepsia?. 2009. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia. 2009. (Congresso).

Feindel Lecture in Fellow?s Day of Montreal Neurological Hospital and Institute.The Stereoencephalogrphy in the MRI era. 2008. (Simpósio).

XXVII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. ?Cirurgias Hemisféricas no Tratamento das Cirurgias Refratárias?. 2008. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. 2008. (Congresso).

1st Latin American Summer School on Epilepsy (LASSE). ?Epilepsia e Neuronavegação?. 2007. (Congresso).

1st Latin American Summer School on Epilepsy (LASSE). 2007. (Congresso).

62rd Annual Meeting of American Epilepsy Society. 2007. (Congresso).

Curso Continuado do Grupo de Neuroradiologia. 2007. (Simpósio).

Curso Continuado do Grupo de Neurorradiologia do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal de São Paulo.?Tratamento Neurocirúrgico da Epilepsia?. 2007. (Simpósio).

Curso de Introdução á Liga de Neurocirurgia. 2007. (Seminário).

Curso de Introdução à Liga de Neurocirurgia.Tratamento Cirúrgico de Epilepsia. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Brasileiro Sobre Estimulação do Nervo Vago para Epilepsia Refratária. 2007. (Seminário).

Neurão 2007. ?Cirurgia das Epilepsias em Áreas Eloqüentes?. 2007. (Congresso).

Neurão 2007. 2007. (Congresso).

I Congresso de Educação Continuada da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo- SONESP e do Encontro de Neurocirurgiões Brasil-Líbano da World Association of Lebanese Neurosurgeons ? WALN. 2006. (Congresso).

I Jornada COE do Complexo Hospitalar Santa Casa ?Da Falta de Limites à Infração: Todos Somos Responsáveis!. 2006. (Congresso).

I Jornada COE do Complexo Hospitalar Santa Casa. ?Da Falta de Limites à Infração: Todos Somos Responsáveis!?. ?Experiência da UNIFESP na Elaboração de um Serviço de Cirurgia de Epilepsia?. 2006. (Congresso).

Simpósio: Atualização em Doenças Desmielinizantes e Esclerose Múltipla. 2006. (Seminário).

XI Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia. 2005. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia e VII Congresso da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Funcional e Estereotaxia. ?Racionalização Cirúrgica nas Epilepsias Intratáveis?. 2004. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia e VII Congresso da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Funcional e Estereotaxia. ?Cirurgia Funcional/Epilepsia?. 2004. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia e VII Congresso da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Funcional e Estereotaxia. 2004. (Congresso).

Fellow's Day. 2002. (Seminário).

Neurosurgical Conference Day. 2001. (Simpósio).

Neurão 2000 - III Congresso Internacional da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo. 2000. (Congresso).

Reunião Científica da Associação Paulista de Medicina.?Hemisferectomia para Hemimegalencefalia ? Relato de Caso?. 2000. (Simpósio).

Reunião Científica da Associação Paulista de Medicina ? Tumores em Neurocirurgia Pediátrica e Indicações Cirúrgicas em Epilepsia. 2000. (Seminário).

XXIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Tumor Fibroso Solitário das Meninges. 2000. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. 2000. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. ?Tratamento da Epilepsia na Infância?. 2000. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. ?Epilepsia ? Avaliação do Tratamento Clínico e Cirúrgico?. 2000. (Congresso).

XXV Reunião da Liga Brasileira de Epilepsia (Congresso Brasileiro de Epilepsia) e XVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica. 2000. (Congresso).

II Congresso da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo (SONESP),. 1999. (Congresso).

VII Congresso Mineiro de Neurologia. ?Cirurgia das Epilepsias?. 1999. (Congresso).

VII Congresso Mineiro de Neurologia. 1999. (Congresso).

Jornada de Cirurgia de Epilepsia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 1998. (Simpósio).

XXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, II Congresso da Sociedade de Cirurgia Neurológica do Cone Sul e VI Congresso da Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia. ?Cavernomas Supra e Infratentoriais?. 1998. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, II Congresso da Sociedade de Cirurgia Neurológica do Cone Sul e VI Congresso da Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional. ?Tratamento Cirúrgico da Epilepsia Extra-Temporal em Crianças?. 1998. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, II Congresso da Sociedade de Cirurgia Neurológica do Cone Sul e VI Congresso da Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional. Estimulação Cortical Intra-operatória em Pacientes com Lesões Cerebrais?. 1998. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, II Congresso da Sociedade de Cirurgia Neurológica do Cone Sul e VI Congresso da Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional. 1998. (Congresso).

XXIII Reunião da Liga Brasileira de Epilepsia - Congresso Brasileiro de Epilepsia e XVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica. 1998. (Congresso).

Curso de Atualização em Neurocirurgia II: Neurooncologia,. 1997. (Simpósio).

III Simpósio Internacional de Dor - SIMBIDOR. 1997. (Simpósio).

II SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado-IV Neurotraumatologia. 1997. (Congresso).

II Simpósio Internacional da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo (SONESP),. 1997. (Simpósio).

XXI Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. 1996. (Congresso).

Programa para Médicos Residentes da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia - HCRP ? 1995.?Trauma Craniano Não Cirúrgico ? Monitorização da Pressão Intracraniana?. 1995. (Simpósio).

Programa para Médicos Residentes da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia - HCRP ? 1995. 1995. (Encontro).

Curso de Educação Continuada em Neurologia e Neurocirurgia. 1993. (Seminário).

IV Encontro Regional de Neurocirurgiões. 1993. (Encontro).

V Congresso da Academia Brasileira de Cirurgia. ?Hematoma Associado à Angiolipoma Raquideo Extradural ? Relato de Caso?. 1993. (Congresso).

V Congresso da Academia Brasileira de Cirurgia. ?Técnica Cirúrgica para Obtenção de Gânglio da Raiz Dorsal para Diagnóstico de Neuropatias Sensitivas?. 1993. (Congresso).

IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de cirurgia Digestiva e X Jornada de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo. 1992. (Congresso).

IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e X Jornada de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo. ?Expectativa dos Acadêmicos de Medicina Sobre a Disciplina de Técnica Operatória?. 1992. (Congresso).

IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e X Jornada de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo,. ?Peritonite Química Pós-Colecistectomia Videolaparoscópica, Uma Complicação Técnica Potencial?. 1992. (Congresso).

IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e X Jornada de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo,. ?Experiência Inicial com as Vinte e Oito Cirurgias Vídeolaparoscópicas?. 1992. (Congresso).

IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e X Jornada de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo,. ?Estudo Comparativo da Colecistectomia Aberta e a Colecistectomia Laparoscópica no Retorno à Atividade Produtiva dos Pacientes?. 1992. (Congresso).

IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e X Jornada de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo,. ?Estudo Sobre a Incidência de Infecção em Pacientes Submetidos à Esplenectomia?. 1992. (Congresso).

Temas de Gastroenterologia. 1992. (Seminário).

Antibióticos. 1990. (Simpósio).

IV Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul. ?Cefalosporinas de Terceira Geração na Ventriculite Bacteriana ? Uso Intraventricular?. 1990. (Congresso).

IV Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul. 1990. (Congresso).

Mesa Redonda Sobre Abdomen Agudo. 1990. (Simpósio).

na IV Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul. ?Evolução de Cranioestenose Coronariana e Hipertelorismo ? Relato de um Caso?. 1990. (Congresso).

Urgências Médicas. 1990. (Simpósio).

XVIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. 1990. (Congresso).

III Jornada de Laboratório Clínico de Pelotas. 1988. (Simpósio).

XXVI Congresso Brasileiro de Educação Médica. ?Estudo Comparativo entre Hospital Escola e Conveniado?. 1988. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Educação Médica. 1988. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Educação Médica. ?Nosologia Comum no Hospital Escola e Ensino Médico?. 1988. (Congresso).

Conferência sobre Traumatismo Raquimedular e Reabilitação. 1987. (Simpósio).

Embriologia Humana. 1987. (Simpósio).

II Jornada de Laboratório Clínico de Pelotas. 1987. (Simpósio).

IX Semana Acadêmica de Medicina. 1986. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Maiave Micaelle Figueiredo de Matos

HAMAD, Ana Paula Andrade;MACHADO, Hélio RubensCENTENO, RS. Perfil da Redução de Farmacos Anticrises em PAcientes Pediatricos com Epilepsia Farmacorresistente apos tratamento cirurgico. 2022. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade Sao Paulo.

Aluno: Raíssa Mansilla Cabrera Rodrigues

CENTENO, RS; LEITE, M. A. A.; SOUZA, J. A.; Jorge Montessi. Custo Direto da Cirurgia de Epilepsia em um Hospital Publico Brasileiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Larissa Aparecida Batista

HAMAD, Ana Paula Andrade;MACHADO, Hélio RubensCENTENO, R S. Manejo de fármacos antiepilépticos após hemisferetomia: implicações em recorrência de crises, aspectos práticos, neuropsicológicos e do desenvolvimento.. 2022.

Aluno: MURILO MARTINEZ MARINHO

CENTENO, RS; AQUINO, C. C. H.; CHADDAD, FERES; GOMES, S. M. C. A. S. M. M.. Estudo dos Efeitos da Estimulação Cerebral Profunda Bilateral no Nucleo Subtalamico sobre as funcoes Motoras e a Qualidade de Vida de Pacientes com Doenca de Parkinson. 2021. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: DANIELA DE SOUZA COELHO

CENTENO, R S. Aspectos Neurocognitivos de Pacientes com Malformação Arteriovenosa Cerebral. 2019. Dissertação (Mestrado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Franz Jooji Onishi

CHADDAD, FERES;CENTENO, RS; Puertas, EB; PAIVA, WS. Analise Morfometrica de 900 discos interverterbrais lombares obtidas a partir de imagens de ressonância magnética - avaliação da altura discal anterior e posterior. 2019. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcelo Augusto Acosta Goiri

CENTENO, RS. Estudo e Implantação de Laboratorio de Desenvolvimento de Técnicas Microneurocirurgicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Romes André Proença de Souza

SAKAMOTO, A. C.; Regina MAria Franca Fernandes; CARLOTTI JUNIOR, C. G.;CENTENO, R S. Tumores associados a epilepsia. 2019.

Aluno: BRUNO FERNANDES DE OLIVEIRA SANTOS

CHADDAD NETO, FERES EDUARDO;CENTENO, R S; JOAQUIM, A. F.. RECONSTRUÇÃO TRIDIMENSIONAL EM SOFTWARE LIVRE NO PLANEJAMENTO DE ABORDAGENS MICROCIRURGIAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: JOCELI RODRIGUES DA SILVA

SAKAMOTO, Américo Ceiki; FUNAYAMA CAR;CENTENO, R S. Avaliação da linguagem apos hemisferectomia de hemisferio cerebral esquerdo. 2016. Dissertação (Mestrado em NEUROLOGIA) - Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo.

Aluno: Daniel de Araujo Paz

CENTENO, R S. Tratamento de Malformação Arteriovenosa Cerebral Pediátrica. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Tecnologias e Atenção à Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: JOCELI RODRIGUES DA SILVA

CENTENO, R S. Avaliação da Linguagem após hemisferectomia de Hemisfério cerebral esquerdo. 2016. Dissertação (Mestrado em NEUROLOGIA) - Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo.

Aluno: Thiago Pereira Rodrigues

CENTENO, RS. Fatores Prognosticos Em Uma Serie Brasileira de pacientes com esclerose medial temporal Unilateral Submetidos a Lobectomia Temporal Anterior. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: MARCOD DEVANIR SILVA DA COSTA

CHADDAD NETO, FERES EDUARDO;CENTENO, R SSTÁVALE, João Norberto. VARIACOES ANATOMICAS DO PROCESSO CLINOIDE ANTERIOR: ESTUDO DE 597 TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS DE BASE DE CRANIO. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marília Rosa Abtibol Bernardino

FUNAYAMA CAR; HAMAD, Ana Paula Andrade Hamad; CABOCLO, L. O.; SAKAMOTO, Américo Ceiki; Regina MAria Franca Fernandes;CENTENO, R S. EPILEPSIA COMO MANIFESTACAO DE TUMOR CEREBRAL NA INFANCIA E ADOLESCENCIA : CARACTERIRSTICAS E DESFECHOS CLINICOS. 2015. Dissertação (Mestrado em NEUROLOGIA) - Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo.

Aluno: Felipe Slaviero

CENTENO, R S; CHADDAD NETO, FERES EDUARDO; CABOCLO, LUÍS OTÁVIO; BITTAR, MS. CARACTERISTICAS DE PACIENTES CIRURGICAMENTE TRATADOS COM TUMORES NEUROEPITELIAIS DE BAIXO GRAU DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Maira Yuli Yanaguita

CENTENO, RS. Representacao motora avaliada por ressonancia magnetica funcional de criancas submetidas a intervencao fisioterapeutica pos-hemisferotomia. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Maria de Campos Filho

CENTENO, R S. AVALIACAO DO RISCO DE SANGRAMENTO EM MAL FORMACOES ARTEIROVENOSAS CEREBRAIS BASEADO NA AQUISICAO DE IMAGEM BLACK BLOOD EM RESSONANCIA MAGNETICA DE ENCEFALO. 2022. Tese (Doutorado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Hugo Leonardo Doria Netto

CENTENO, RS; CHADDAD, FERES; Eberval Gadelha. Intersecção entre o Nervo Oculomotor e a Arteria Carotida Interna como Parametro a exta Localização dos Aneurrismas PAraclinoideos estabelendo um novo Paradigma. 2021. Tese (Doutorado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Raphael Einsfeld Ferreira

CHADDAD, FERES; CABOCLO, LUÍS OTÁVIO;CENTENO, R S. Eficacia e Seguranca da Implantação de Hipotermia Cerebral Exclusiva por uso de Cateter Nasofaríngeo em Seres Humanos para o Tratamento de Traumatismo Cranioencefálico Grave- Fase !. 2019. Tese (Doutorado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luis Henrique Larcher Marchi

ABDALA, N.;CENTENO, R S; PIMENTA, L.; HLA, D.. ESTUDO DE ARTRODESE LOMBAR MINIMAMENTE INVASIVA LATERAL TRANSPESOAS: ANALISE DE PARÂMETROS RADIOLOGICOS, AFUNDAMENTO DO ESPACADOR INTERSOMATICO E SUAS CORRESPONDÊNCIAS CLINICAS. 2016 - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Pinheiro Martins

SAKAMOTO, Américo Ceiki; Regina MAria Franca Fernandes; Luiz Henrique Martins Castro;MACHADO, Hélio Rubens; Centeno, Ricardo Silva. Analise dos resultados do tratamento cirúrgico da epilepsia do lobo frontal em um centro de referencia brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Pos Graduacao Neurologia) - Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo.

Aluno: Rebeca Padrão Amorim Puccinelli

MAZZACORATTI, M. G. N.; Ferreira, ZFS; LEITE, J. P.; Pascoal, VDB; MAURER MORELLI, CLAUDIA VIANNA; CENTENO, R. S.. Aplicação do método de interferência de RNA na caracterização do papel do receptor P2X7 na epilepsia do lobo temporal. 2014. Tese (Doutorado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Hugo Leonardo Doria Netto

CENTENO, Ricardo S; CHADDAD, FERES. Intersecção entre o Nervo Oculomotor e a Arteria Carotida Interna como Parametro a exta Localização dos Aneurrismas PAraclinoideos estabelendo um novo Paradigma. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: João de Deus da Costa Alves Junior

CENTENO, R S. A influencia da Angioarquitetura no risco de sangramento da malformação arteriovenosa intracraniana. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcos Antonio Pereira do Rego

CENTENO, Ricardo S; Marinho MM. Correlações Anatomicas em Laboratorio de Microneurocirurgia com a Tecnica de Disconcção Hemisferica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: THIAGO ALEXANDRE FIRMO DA ROCHA

CENTENO, RS. Tecnica Cirurgicas do Laboratoio de Microneurocirurgia á Pratica Cirurgica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Arnon Castro Filho

CENTENO, RS. Eletrocorticografia de 20 canais com Brain Mapping em Tempo Real. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo.

CENTENO, RS; BORBA, L. A.; BARREA, L. M.. Concurso Publico para Professorde Neurocirurgia. 2018. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Daniela Leal Musa; Eder Rezende de Moraes; Fabiano Carlos Paixao; Jose Ricardo de Arruda Miranda; PAulo Jose Abbati; Centeno, Ricardo Silva. Concurso de Professor Adjunto A da aera de Engenharia Biomedica /Instrumentacao Biomedica do Canpus de Sao Jose dos Campos. 2014. Universidade Federal de São Paulo.

CENTENO, R S. Exame para obtenção de titulo de especialista em neurocirurgia da SBN. 2017. Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

CENTENO, R S. Exame para obtenção do Titulo de Especialista em Neurocirurgia. 2016. Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

CENTENO, RS. Exame para obtenção do Titulo de Especialista em Neurocirurgia. 2015.

CENTENO, RS. Exame para obtencao de titulo de especialista em neurocirurgia da SBN na categoria de examinador. 2012. Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

CENTENO, RS. Exame para obtenção de Título de Especialista em Neurocirurgia da SBN na categoria de examinador. 2011. Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Orientou

Benjamin Silwanba Kahozi

Avaliação do impacto da alteraçao da memoria pós lobectomia temporal anterior em pacientes portadores de epilepsia de dificial controle relacionada a esclerose mesial temporal; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

SEBASTIÃO BERQUÓ PELEJA

Determinação do tempo e avaliação do impacto do atraso do encaminhamento dos pacientes para cirurgia de eilepsia do lobo temporal; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

LEONARDO FAVI BOCCA

Avaliação in vitro de tomografia computadorizada de feixe conico como ferramenta de registro estereotaxicos e descrição de modelo in vitro para aferições; ; Início: 2022; Tese (Doutorado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Thiago Pereira Rodrigues

Correlação entre a area da craniectomia descompreessiva e o prognostico em pacientes com acidente vascular cerebral maligno de arteria cerebral media; Início: 2021; Tese (Doutorado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Paulo Henrique Aguiar

Início: 2022; Universidade Federal de São Paulo;

Otávio Augusto Barbosa Breda

A Acuracia da implantacao de eletrodos de profundidade em pacientes epilepticos com diferente metodos estereotacticos; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

MURILO MARTINEZ MARINHO

Estudo dos Efeitos da Estimulação Cerebral Profunda Bilateral no Núcleo Subtalamico Sobre as Funçoes Motoras e a Qualidade de Vida de Pacientes com a Doença Parkinson; 2021; Dissertação (Mestrado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Arnon Castro Alves Filho

Eletrocorticografia de 20 canais com Brain mapping em tempo real; 2020; Dissertação (Mestrado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Franz Jooji Onishi

Análise morfométrica de 900 discos intervertebrais lombares obtidas a partir de imagens de ressonância magnetica - análise da altura discal anterior e posterior; 2019; Dissertação (Mestrado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Thiago Pereira Rodrigues

FATORES PROGNOSTICOS EM UMA SERIE BRASILEIRA DE PACIENTES COM ESCLEROSE MESIAL TEMPORAL UNILATERAL SUBMETIDOS A LOBECTOMIA TEMPORAL ANTERIOR; 2016; Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Ricardo Pagung Saick

Analise dos parametros espino pelvicos em uma população brasileira; 2016; Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Arnon Castro Alves Filho

Eletrocorticografia de 16 canais : viabilizacao de um metodo ja consagrado; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Felipe Slaviero

CARACTERÍSTICAS DE PACIENTES CIRURGICAMENTE TRATADOS COM TUMORES NEURO-EPITELIAIS DE BAIXO GRAU DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL; 2015; Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurocirurgia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

RAPHAEL EINSFELD SIMÕES FERREIRA

Efficacy and Safety of a Nasopharyngeal Catheter for Selective Brain Cooling in Patients with Traumatic Brain Injury: A Prospective, Non-randomized Pilot Study; 2019; Tese (Doutorado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

RAPHAEL EINSFELD SIMÕES FERREIRA

Eficacia e seguranca da implantacao de hipotermia cerebral exclusiva por meio do uso de cateter nasofaringeo em seres humanos para tratamento de traumatismo cranioencefálico grave - estudo fase I; 2016; Tese (Doutorado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

SEBASTIÃO BERQUÓ PELEJA

Determinação do tempo e avaliação do impacto do atraso do encaminhamento dos pacientes para cirurgia de eilepsia do lobo temporal; ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Layara Lenardon Mehanna

Avaliação da expressão de receptor de poda sinaptica na microglia dos pacientes com epilepsia e mutações na via mtor e sua relação com a frequencia das crises e evolução pós cirurgica; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

GABRIEL PEREIRA ESCUDEIRO

Avaliação da eficacia do faturamento médico em um serviço de cirurgia de epilepsia do sistema unico de saude; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Mauricio Marquiori

Biperideno para prevenção e epilepsia em acientes com traumatismo cranioencefalico; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Amauri Batista de Oliveira Junior

Relação entre padroes de expressão de proteina associada ao desenvolvimento cerebral e a memoria em pacientes com epilepsia do lobo temporal associada a esclerose hipocampal tipo 2; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Marcos Antonio Pereira Rêgo

Estudo anatômico das abordagens hemisféricas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

THIAGO ALEXANDRE FIRMO DA ROCHA

Estudo anatômico das abordagens cirúrgicas do lobo temporal; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Adriano de Paula Ramos

Automação do protocolo de atendimento dos pacientes em pós-operatório de cirurgia de epilepsia; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Erick Peña Perez

Protocolo de Implante Cerebral Profundo no Núcleo Subtalâmico na Doença de Parckinson; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Newton Moreira de Lima Neto

Acessos ao Lobo Temporal Mesial: O Estado da arte; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Murilo Marinho

Avaliacao da memoria em pacientes operados de tumor de lobo temporal; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Francinaldo Lobato Gomes

Pre Surgical Mood Disorders Associated o worse post surgical seizure outcome in patients with refractory temporal lobe epilepsy and mesial temporal sclerosis; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Matheus Donnard Guimarães

Protocolo de retirada de drogas antiepilepticas em apcientes operados com esclerose mesial temporal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em medicina) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Daniela Moraes

Avaliação dos Fatores Prognosticos no Tratamento Cirurgico da Epilepsia Infantil em uma Serie de Casos da Disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ricardo Silva Centeno;

Produções bibliográficas

  • MARTINEZ MARINHO, MURILO ; BROSEGHINI BARCELOS, LORENA ; HYCZY DE SIQUEIRA TOSIN, MICHELLE ; CANDEIAS DA SILVA, CAROLINA ; BORGES, VANDERCI ; BALLALAI FERRAZ, HENRIQUE ; SILVA CENTENO, RICARDO . Effect of bilateral deep brain stimulation on the subthalamic nucleus on patients with Parkinson's disease: An observational and non-blinded study. INTERDISCIPLINARY NEUROSURGERY? , v. 27, p. 101380, 2022.

  • DE FIGUEIREDO, NATHÁLIA STELA VISONÁ ; GAÇA, LARISSA BOTELHO ; ASSUNÇÃO-LEME, IDAIANE BATISTA ; MAZETTO, LENON ; GARCIA, MARIA TERESA FERNANDES CASTILHO ; SANDIM, GABRIEL BARBOSA ; ALONSO, NEIDE BARREIRA ; CENTENO, Ricardo Silva ; Filho, Gerardo Maria de Araújo ; JACKOWSKI, Andrea P ; Júnior, Henrique Carrete ; Yacubian, Elza Márcia Targas . A pioneering FreeSurfer volumetric study of a series of patients with mesial temporal lobe epilepsy and hippocampal sclerosis with comorbid depression. PSYCHIATRY RESEARCH-NEUROIMAGING , v. n/a, p. 111281-n/a, 2021.

  • JARDIM, ANACLARA PRADA ; DUARTE, JEANA TORRES CORSO ; LANCELLOTTI, CARMEN LÚCIA PENTEADO ; CARRETE, HENRIQUE ; CENTENO, Ricardo Silva ; SCORZA, CARLA ALESSANDRA ; CAVALHEIRO, Esper Abrão ; Guaranha, Mirian Salvadori Bittar ; YACUBIAN, E. M. T. . Granule cell dispersion is associated with hippocampal neuronal cell loss, initial precipitating injury, and other clinical features in mesial temporal lobe epilepsy and hippocampal sclerosis. SEIZURE-EUROPEAN JOURNAL OF EPILEPSY , v. 90, p. 60-66, 2021.

  • VISONÁ DE FIGUEIREDO, NATHÁLIA STELA ; JARDIM, ANACLARA PRADA ; MAZETTO, LENON ; CORSO DUARTE, JEANA TORRES ; COMPER, SANDRA MARA ; ALONSO, NEIDE BARREIRA ; DA SILVA NOFFS, MARIA HELENA ; SCORZA, C. A. ; Cavalheiro, Esper Abrão ; CENTENO, Ricardo Silva ; DE ARAÚJO FILHO, GERARDO MARIA ; Yacubian, Elza Márcia Targas . Do Hippocampal Neurons Really Count for Comorbid Depression in Patients With Mesial Temporal Lobe Epilepsy and Hippocampal Sclerosis? A Histopathological Study. FRONTIERS IN INTEGRATIVE NEUROSCIENCE , v. 15, p. x, 2021.

  • FERREIRA, RAPHAEL EINSFELD SIMÕES ; DE PAIVA, BERNARDO LEMBO CONDE ; DE FREITAS, FLÁVIO GERALDO REZENDE ; MACHADO, FLÁVIA RIBEIRO ; SILVA, GISELE SAMPAIO ; RAPOSO, RAFAEL MÔNACO ; SILVEIRA, CONRADO FEISTHAUER ; CENTENO, Ricardo Silva . Efficacy and Safety of a Nasopharyngeal Catheter for Selective Brain Cooling in Patients with Traumatic Brain Injury: A Prospective, Non-randomized Pilot Study. Neurocritical Care , v. 34, p. 581-592, 2021.

  • SCHMID, MARCELO FREITAS ; PEROSA, Sandra Regina ; REYES-GARCIA, SELVIN ZACARIAS ; ODREMAN, MARLENE MAYZS ; ZETEHAKU, ANA CAROLINA ; FIGUEIREDO, NATHALIA STELA VISONA ; DUARTE, JEANA TORRES CORSO ; Guaranha, Mirian Salvadori Bittar ; MAZACORATTI, MARIA DA GRAÇA NAFFAH ; JR, HENRIQUE CARRETE ; CENTENO, Ricardo Silva ; YACUBIAN, E. M. T. . Neurocysticercosis and pharmacoresistant epilepsy: possible role of calcified lesions in epileptogenesis. EPILEPTIC DISORDERS , v. 22, p. 506-510, 2020.

  • ECHEVERRÍA, KLÉBER GONZÁLEZ ; DA COSTA, MARCOS DEVANIR SILVA ; COSTA, BRUNO LOURENÇO ; ORTIZ, ROBERT ZANABRIA ; PAGANELLI, SAMANTHA LORENA ; GRANADOS, OLIVER SOTO ; DORIA-NETTO, HUGO LEONARDO ; CENTENO, Ricardo Silva ; CHADDAD-NETO, FERES . Microsurgical Treatment of Ruptured Spetzler-Martin Grade 3 Right Hippocampal Arteriovenous Malformation: 3-Dimensional Operative Video. Operative Neurosurgery , v. 18, p. E17-E17, 2020.

  • BARCELOS, LORENA BROSEGHINI ; Marinho, Murilo Martinez ; BARCELLOS, IGOR ; SILVA, CAROLINA CANDEIAS DA ; SILVA, SONIA MARIA AZEVEDO ; CENTENO, Ricardo Silva ; BORGES, VANDERCI ; FERRAZ, HENRIQUE BALLALAI . Improvement of post-hypoxic cerebellar tremor with bilateral thalamic deep brain stimulation: A case report and review of the literature. CLINICAL NEUROLOGY AND NEUROSURGERY , v. 195, p. 105879, 2020.

  • RODRIGUES, THIAGO PEREIRA ; SILVA RODRIGUES, MARIANA ATHANIEL ; CENTENO, Ricardo Silva . Intraoperative Ultrasound Using Dorsal Root Entry Zone Lesioning: A Way to Guide Intraspinal Cord Therapeutic Lesions. World Neurosurgery , v. 142, p. 423-424, 2020.

  • BRANDALISE, MARIA HELENA ; DE ARAUJO FILHO, GERARDO MARIA ; CENTENO, Ricardo Silva ; YACUBIAN, E. M. T. ; Jackowski, Andrea Parolin . Effects of a brief psychotherapeutic intervention on resilience and behavior in patients with drug-resistant mesial temporal lobe epilepsy and late seizure recurrence after surgery. EPILEPSY & BEHAVIOR , v. 100, p. 106512, 2019.

  • ALONSO, Neide Barreira ; DE ALBUQUERQUE, MARLY ; Vidal-Dourado, Marcos ; CAVICCHIOLI, LUARA HENRIQUES ; Mazetto, Lenon ; de Araújo Filho, Gerardo Maria ; DE FIGUEIREDO FERREIRA GUILHOTO, LAURA MARIA ; CENTENO, Ricardo Silva ; Yacubian, Elza Márcia Targas . Revisiting personality in epilepsy: Differentiation of personality in two epilepsies starting in adolescence. EPILEPSY & BEHAVIOR , v. 97, p. 75-82, 2019.

  • PERSIKE, DANIELE ; MARQUES-CARNEIRO, JOSE ; STEIN, MARIANA ; YACUBIAN, E. M. T. ; CENTENO, Ricardo Silva ; CANZIAN, Mauro ; FERNANDES, MARIA . Altered Proteins in the Hippocampus of Patients with Mesial Temporal Lobe Epilepsy. PHARMACEUTICALS , v. 11, p. 95, 2018.

  • REYES-GARCIA, SELVIN Z. ; SCORZA, CARLA A. ; ARAÚJO, NOEMI S. ; ORTIZ-VILLATORO, NANCY N. ; JARDIM, ANACLARA PRADA ; CENTENO, Ricardo Silva ; YACUBIAN, E. M. T. ; FABER, JEAN ; CAVALHEIRO, ESPER A. . Different patterns of epileptiform-like activity are generated in the sclerotic hippocampus from patients with drug-resistant temporal lobe epilepsy. Scientific Reports , v. 8, p. 1-15, 2018.

  • GAÇA, LARISSA BOTELHO ; GARCIA, MARIA TERESA FERNANDES CASTILHO ; SANDIM, GABRIEL BARBOSA ; ASSUMPTION LEME, IDAIANE BATISTA ; NOFFS, MARIA HELENA SILVA ; CARRETE, HENRIQUE ; CENTENO, Ricardo Silva ; SATO, JOÃO RICARDO ; YACUBIAN, E. M. T. . Morphometric MRI features and surgical outcome in patients with epilepsy related to hippocampal sclerosis and low intellectual quotient. EPILEPSY & BEHAVIOR , v. 82, p. 144-149, 2018.

  • COSTA, MARCOS DEVANIR SILVA DA ; BRAGA, VINÍCIUS LOPES ; YAGMURLU, KAAN ; CENTENO, Ricardo Silva ; CAVALHEIRO, Sergio ; CHADDAD, FERES . A technical guide for fiber tract dissection of the internal capsule. Turkish Neurosurgery , v. 28, p. 934-939, 2018.

  • DUARTE, JEANA TORRES CORSO ; JARDIM, ANACLARA PRADA ; COMPER, SANDRA MARA ; DE MARCHI, LUCIANA RODRIGUES ; GAÇA, LARISSA BOTELHO ; GARCIA, MARIA TERESA FERNANDES CASTILHO ; SANDIM, GABRIEL BARBOSA ; ASSUNÇÃO-LEME, IDAIANE BATISTA ; Carrete, Henrique ; CENTENO, Ricardo Silva ; LANCELLOTTI, CARMEN LÚCIA PENTEADO ; JACKOWSKI, ANDREA P. ; CAVALHEIRO, E. A. ; GUARANHA, MIRIAN SALVADORI BITTAR ; Yacubian, Elza Márcia Targas . The impact of epilepsy duration in a series of patients with mesial temporal lobe epilepsy due to unilateral hippocampal sclerosis. EPILEPSY RESEARCH , v. 147, p. 51-57, 2018.

  • GARCIA, MARIA TERESA FERNANDES CASTILHO ; GAÇA, LARISSA BOTELHO ; SANDIM, GABRIEL BARBOSA ; ASSUNÇÃO LEME, IDAIANE BATISTA ; CARRETE, HENRIQUE ; CENTENO, Ricardo Silva ; SATO, JOÃO RICARDO ; YACUBIAN, E. M. T. . Morphometric MRI features are associated with surgical outcome in mesial temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis. Epilepsy Research , v. 32, p. 78-83, 2017.

  • COMPER, SANDRA MARA ; JARDIM, ANACLARA PRADA ; CORSO, JEANA TORRES ; GAÇA, LARISSA BOTELHO ; NOFFS, MARIA HELENA SILVA ; LANCELLOTTI, CARMEN LÚCIA PENTEADO ; CAVALHEIRO, E. A. ; CENTENO, Ricardo Silva ; Yacubian, Elza Márcia Targas . Impact of hippocampal subfield histopathology in episodic memory impairment in mesial temporal lobe epilepsy and hippocampal sclerosis. EPILEPSY & BEHAVIOR , v. 75, p. 183-189, 2017.

  • DE OLIVEIRA SANTOS, BRUNO FERNANDES ; DA COSTA, MARCOS DEVANIR SILVA ; CENTENO, Ricardo Silva ; CAVALHEIRO, Sergio ; DE PAIVA NETO, MANOEL ANTÔNIO ; LAWTON, MICHAEL T. ; CHADDAD-NETO, FERES . Clinical Application of an Open Source 3D Volume Rendering Software to Neurosurgical Approaches. World Neurosurgery , v. 110, p. e864-e-872, 2017.

  • JARDIM, ANACLARA PRADA ; CORSO, JEANA TORRES ; GARCIA, MARIA TERESA FERNANDES CASTILHO ; GAÇA, LARISSA BOTELHO ; COMPER, SANDRA MARA ; LANCELLOTTI, CARMEN LÚCIA PENTEADO ; Centeno, Ricardo Silva ; CARRETE, HENRIQUE ; Cavalheiro, Esper Abrão ; SCORZA, CARLA ALESSANDRA ; Yacubian, Elza Márcia Targas . Hippocampal atrophy on MRI is predictive of histopathological patterns and surgical prognosis in mesial temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis. Epilepsy Research , v. 128, p. 169-175, 2016.

  • BOZKURT, BARAN ; DA SILVA CENTENO, RICARDO ; CHADDAD-NETO, FERES ; DA COSTA, MARCOS DEVANIR SILVA ; GOIRI, MARCELO AUGUSTO ACOSTA ; KARADAG, ALI ; TUGCU, BEKIR ; OVALIOGLU, TALAT CEM ; TANRIOVER, NECMETTIN ; KAYA, SERDAR ; YAGMURLU, KAAN ; GRANDE, ANDREW . Transcortical selective amygdalohippocampectomy technique through the middle temporal gyrus revisited: An anatomical study laboratory investigation. Journal of Clinical Neuroscience , v. 34, p. 237, 2016.

  • ALONSO, Neide Barreira ; Mazetto, Lenon ; de Araújo Filho, Gerardo Maria ; Vidal-Dourado, Marcos ; YACUBIAN, E. M. T. ; CENTENO, Ricardo Silva . Psychosocial factors associated with in postsurgical prognosis of temporal lobe epilepsy related to hippocampal sclerosis. Epilepsy & Behavior (Print) , v. 53, p. 66-72, 2015.

  • RODRIGUES, THIAGO ; RODRIGUES, MARIANA ; PAZ, DANIEL ; COSTA, MARCOS DEVANIR ; SANTOS, BRUNO ; BRAGA, VINICIUS ; PAIVA NETO, MANOEL DE ; CENTENO, RICARDO ; CAVALHEIRO, Sergio ; CHADDAD-NETO, FERES . Is the omega sign a reliable landmark for the neurosurgical team? An anatomical study about the central sulcus region. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Online) , v. 73, p. 934-938, 2015.

  • RODRIGUES, THIAGO PEREIRA ; RODRIGUES, MARIANA ATHANIEL SILVA ; PAZ, DANIEL DE ARAÚJO ; COSTA, MARCOS DEVANIR SILVA DA ; Centeno, Ricardo Silva ; CHADDAD NETO, FERES EDUARDO ; CAVALHEIRO, Sergio . Orbitofrontal sulcal and gyrus pattern in human: an anatomical study. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Online) , v. 73, p. 431-444, 2015.

  • NAVES, PEDRO V.F. ; CABOCLO, LUÍS OTÁVIO S.F. ; CARRETE, HENRIQUE ; KELMANN, BRUNO V. ; GAÇA, LARISSA B. ; SANDIM, GABRIEL B. ; CENTENO, RICARDO S. ; Yacubian, Elza Márcia T. . Temporopolar blurring in temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis and long-term prognosis after epilepsy surgery. Epilepsy Research , v. 112, p. 76-83, 2015.

  • SILVA DA COSTA, MARCOS DEVANIR ; FERNANDES, BRUNO ; DE ARAUJO PAZ, DANIEL ; RODRGIUES, THIAGO PEREIRA ; ABDALA, Nitamar ; Centeno, Ricardo Silva ; CAVALHEIRO, Sergio ; LAWTON, MICHAEL T. ; CHADDAD-NETO, FERES . Anatomical Variations of the Anterior Clinoid Process. Neurosurgery , v. 12, p. 1, 2015.

  • CENTENO, Ricardo Silva ; LANCELLOTTI, Carmen Lucia Penteado ; CAVALHEIRO, SERGIO ; CHADDAD-NETO, FERES . Anaplastic Ganglioglioma of the Pineal. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia , v. 2, p. 12-14, 2015.

  • PAZ, DANIEL ; FILHO, JOSE ; NETTO, HUGO ; NETO, MATEUS ; TELLES, BRUNO ; COSTA, MARCOS ; RODRIGUES, THIAGO ; LANCELLOTTI, Carmen Lucia Penteado ; CHADDAD-NETO, FERES ; CAVALHEIRO, SERGIO ; CENTENO, Ricardo Silva . Anaplastic Ganglioglioma of the Pineal Region - A Case Report. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia , v. 35, p. 253-256, 2015.

  • Simões, Priscila Santos Rodrigues ; VISNIAUSKAS, BRUNA ; Perosa, Sandra Regina ; Yacubian, Elza Márcia Targas ; CENTENO, RICARDO ; Canzian, Mauro ; LOPES-CENDES, ISCIA ; MAURER MORELLI, CLAUDIA VIANNA ; CARRETE, HENRIQUE ; Cavalheiro, Esper Abrão ; TUFIK, SERGIO ; CHAGAS, JAIR RIBEIRO ; NAFFAH MAZZACORATTI, MARIA DA GRAÇA . Expression and activity of thimet oligopeptidase (TOP) are modified in the hippocampus of subjects with temporal lobe epilepsy (TLE). Epilepsia (Copenhagen) , v. 55, p. 754-762, 2014.

  • Gomez NG ; HAMAD, Ana Paula ; CENTENO, Ricardo Silva ; Ferrari-Marinho T ; CARRETE JR, Henrique ; CABOCLO, L. O. S. ; YACUBIAN, E. M. T. . Evolución posquirúrgica en pacientes con encefalitis de Rasmussen operados por hemisferotomía.. Revista de Neurologia , v. 56, p. 214, 2013.

  • Gomez NG ; HAMAD, Ana Paula Andrade ; MARINHO, MURILO ; TAVARES, IGOR MELO ; CARRETE, H. ; CABOCLO, L. O. S. ; YACUBIAN, E. M. T. ; CENTENO, Ricardo Silva . Corpus callosotomy in a patient with startle epilepsy. Epileptic Disorders , v. 15, p. 76-79, 2013.

  • UCHIDA, CARINA GONÇALVES PEDROSO ; BARSOTTINI, ORLANDO GRAZIANI POVOAS ; Caboclo, L.O.S. ; Filho, Gerardo Maria de Araújo ; CENTENO, Ricardo Silva ; JUNIOR, HENRIQUE CARRETE ; Yacubian, Elza Márcia Targas . Does the patient's hand hold the key to preventing secondary generalization in mesial temporal lobe epilepsy?. Epilepsy Research , v. 105, p. 125-132, 2013.

  • Santana, Maria Teresa Castilho Garcia ; Jackowski, Andrea Parolin ; BRITTO, FERNANDA DOS SANTOS ; SANDIM, GABRIEL BARBOSA ; Caboclo, Luís Otávio Sales Ferreira ; CENTENO, Ricardo Silva ; CARRETE JUNIOR, Henrique ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Gender and hemispheric differences in temporal lobe epilepsy: a VBM study. Seizure (London, England) , v. 23, p. 274-279, 2013.

  • HAMAD, Ana Paula ; CABOCLO, LUÍS OTÁVIO ; CENTENO, Ricardo Silva ; COSTA, LIVIA VIANEZ ; LADEIA-FROTA, CAROL ; CARRETE, HENRIQUE ; GOMEZ, NICOLAS GAROFALO ; MARINHO, MURILO ; YACUBIAN, E. M. T. ; SAKAMOTO, Américo Ceiki . Hemispheric surgery for refractory epilepsy in children and adolescents: Outcome regarding seizures, motor skills and adaptive function. Seizure (London, England) , v. 22, p. 752-756, 2013.

  • Ferrari-Marinho T ; CABOCLO, Luis O S F ; Marinho MM ; CENTENO, Ricardo Silva ; Neves RSC ; Santana MTG ; Brito FS ; CARRETE JÚNIOR, Henrique ; Yacubian, Elza Márcia T. ; YACUBIAN, E. M. T. . Auras in temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis: relation to seizure focus laterality and post surgical outcome. Epilepsy & Behavior (Print) , v. 24, p. 120-125, 2012.

  • Jardim, Anaclara Prada ; Neves, Rafael Scarpa da Costa ; Caboclo, L.O.S. ; Caboclo, L.O. ; Lancellotti, Carmen ; Marinho, Murilo Martinez ; CENTENO, Ricardo Silva ; Cavalheiro, Esper Abrão ; Scorza, Carla Alessandra ; Yacubian, Elza Márcia Targas . Temporal lobe epilepsy with mesial temporal sclerosis: hippocampal neuronal loss as a predictor of surgical outcome. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 70, p. 319-324, 2012.

  • Neves RSC ; TUDESCO, Ivanda de Souza Silva ; Jardim AP ; CABOCLO, Luis O S F ; Lancelotti C ; Ferrari-Marinho T ; HAMAD, Ana Paula Andrade Hamad ; Marinho MM ; CENTENO, RS ; CAVALHEIRO, E. A. ; Scorza, Carla Alessandra ; Yacubian, Elza Márcia Targas . Granule cell dispersion is associated with memory impairment in right mesial temporal lobe epilepsy.. Seizure (London, England) , v. 21, p. 685-690, 2012.

  • de Araújo Filho, Gerardo Maria ; Gomes, Francinaldo Lobato ; Mazetto, Lenon ; Marinho, Murilo Martinez ; Tavares, Igor Melo ; Caboclo, Luís Otávio Sales Ferreira ; Yacubian, Elza Márcia Targas ; Centeno, Ricardo Silva . Major depressive disorder as a predictor of a worse seizure outcome one year after surgery in patients with temporal lobe epilepsy and mesial temporal sclerosis. Seizure (London, England) , v. 21, p. 619-623, 2012.

  • ALMEIDA, S S ; NAKAIE, C R ; CENTENO, R S ; WÜRTELE, M ; YACUBIAN, E M ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M G ; VIEIRA, R F F ; GOUVEIA, T L F ; GUIMARÃES, P B ; CARMONA, A K ; PEREIRA, F E G ; CARRETE, H ; ARAUJO, R C ; PESQUERO, J B ; CAVALHEIRO, E A ; GALLO, G ; WASINSKI, F ; BACURAU, R F P ; SILVA, J A ; CANZIAN, M ; PEROSA, S R ; SABATINI, R A . Carbamazepine inhibits angiotensin I-converting enzyme, linking it to the pathogenesis of temporal lobe epilepsy. Translational Psychiatry , v. 2, p. e93, 2012.

  • Caboclo, Luís Otávio Sales Ferreira ; NEVES, RAFAEL SCARPA ; JARDIM, ANACLARA PRADA ; HAMAD, Ana Paula Andrade ; CENTENO, Ricardo Silva ; LANCELLOTTI, CARMEN LUCIA PENTEADO ; SCORZA, CARLA ALESSANDRA ; CAVALHEIRO, Esper Abrão ; Yacubian, Elza Márcia Targas ; YACUBIAN, E. M. T. ; SAKAMOTO, Américo Ceiki . Surgical and postmortem pathology studies: contribution for the investigation of temporal lobe epilepsy. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 70, p. 945-952, 2012.

  • FILHO, GERARDO MARIA DE ARAÚJO ; Mazetto, Lenon ; Gomes, Francinaldo Lobato ; Marinho, Murilo Martinez ; Tavares, Igor Melo ; Caboclo, Luís Otávio Sales Ferreira ; Centeno, Ricardo Silva ; Yacubian, Elza Márcia Targas . Pre-surgical predictors for psychiatric disorders following epilepsy surgery in patients with refractory temporal lobe epilepsy and mesial temporal sclerosis. Epilepsy Research , v. 102, p. 86-93, 2012.

  • NEVES, RAFAEL SCARPA DA COSTA ; JARDIM, ANACLARA RADA ; CABOCLO, LUÍS OTÁVIO ; LANCELLOTTI, CARMEN ; MARINHO, TAISSA FERRARI ; HAMAD, ANA PAULA ; MARINHO, MURILO ; CENTENO, Ricardo Silva ; Cavalheiro, Esper Abrão ; SCORZA, C. A. ; Yacubian, Elza Márcia Targas . Granule cell dispersion is not a predictor of surgical outcome in temporal lobe epilepsy with mesial temporal sclerosis. Clinical Neuropathology , v. 32, p. 24-30, 2012.

  • COLAFÊMINA, JOSÉ ; CENTENO, RICARDO ; NETTO, ALOYSIO . Dural Defect Repair in Translabyrinthine Acoustic Neuroma Surgery and Its Implications in Cerebrospinal Fluid Leak Occurrence. Journal of Neurological Surgery Part B: Skull Base , v. 73, p. 327-330, 2012.

  • ALMEIDA, SANDRO S ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M G ; GUIMARÃES, PAOLA BIANCHI ; WASINSKI, FREDERICK ; PEREIRA, F E G ; CANZIAN, M. ; CENTENO, Ricardo Silva ; CARRETE, H ; YACUBIAN, E M ; CARMONA, ADRIANA K ; VIEIRA, R F F ; NAKAIE, CLOVIS R ; SABATINI, REGIANE A. ; PEROSA, S. R. ; BACURAU, REURY F. P. ; GOUVEIA, T L F ; GALLO, G ; WÜRTELE, M ; Cavalheiro EA ; Silva JA Jr ; PESQUERO, J. B. ; ARAUJO, RONALDO C . Carbamazepine inhibits angiotensin I-converting enzyme, linking it to the pathogenesis of temporal lobe epilepsy. Translational Psychiatry , v. 2, p. e93, 2012.

  • VARELLA, Pedro Paulo Vasconcellos ; SANTIAGO, Joselita Ferreira Carvalho ; Carrete Jr., Henrique ; Higa, Elisa Mieko Suemitsu ; Yacubian, Elza Márcia Targas ; CENTENO, Ricardo Silva ; Caboclo, Luís Otávio Sales Ferreira ; Castro Neto, Eduardo Ferreira de ; CANZIAN, Mauro ; AMADO, Débora ; CAVALHEIRO, Esper Abrão ; Naffah- Mazzacoratti, Maria da Graça . Relationship between fluid-attenuated inversion-recovery (FLAIR) signal intensity and inflammatory mediator's levels in the hippocampus of patients with temporal lobe epilepsy and mesial temporal sclerosis. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 69, p. 91-99, 2011.

  • CENTENO, Ricardo Silva ; YACUBIAN, E. M. T. ; Yacubian, Elza Márcia T. ; CABOCLO, L. O. S. ; CARRETE JR, Henrique ; CAVALHEIRO, Sérgio . Intracranial depth electrodes implantation in the era of image-guided surgery. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 69, p. 693-698, 2011.

  • Simões, Priscila Santos Rodrigues ; Perosa, Sandra Regina ; Arganãraz, Gustavo Adolfo ; YACOBIAN, E. M. ; CARRETE JR, H. ; CENTENO, Ricardo Silva ; CENTENO, R. ; VARELLA, P. P. V. ; SANTIAGO, J. F. ; CANZIAN, M. ; SILVA JR, J. A. ; Mortara, Renato ; Amado, Débora ; AMADO, D. ; CAVALHEIRO ; Graça Naffah-Mazzacoratti, Maria . Kallikrein 1 is overexpressed by astrocytes in the hippocampus of patients with refractory tempaoral lobe epilepsy associated with hippocampal sclerosis. Neurochemistry International , v. x, p. x-xx, 2011.

  • Ferrari TPF ; HAMAD, Ana Paula ; CABOCLO, L. O. S. ; CENTENO, Ricardo Silva ; Zaninotto AL ; CARRETE JR, Henrique ; Lancelotti C ; YACUBIAN, E. M. T. . Atypical presentation in Rasmussen Encephalitis: delayed late-onset periodic epileptic spasms.. Epileptic Disorders , v. 13, p. 321-325, 2011.

  • SANTANA, Maria Teresa Castilho Garcia ; JACKOWSKI, Andrea Parolin ; SILVA, Henrique Hattori ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; Centeno, Ricardo Silva ; BRESSAN, Rodrigo A ; CARRETE JR., Henrique ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Auras and clinical features in temporal lobe epilepsy: A new approach on the basis of voxel-based morphometry. Epilepsy Research , p. -, 2010.

  • LIN, Katia ; MARX, Catherine ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; Centeno, Ricardo Silva ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Sign of the Cross (Signum Crucis): Observation of an uncommon ictal manifestation of mesial temporal lobe epilepsy. Epilepsy & Behavior , v. 14, p. 400-403, 2009.

  • MANTOAN, Marcele Araújo Silva ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; GUILHOTO, Laura Maria e Figueiredo Ferreira ; LIN, Katia ; NOFFS, Maria Helena da Silva ; TUDESCO, Ivanda de Souza Silva ; BELZUNCES, Erich ; CARRETE JR., Henrique ; BUSSOLETTI, Renato Tavares ; Centeno, Ricardo Silva . Correlation between memory, proton magnetic resonance spectroscopy, and interictal epileptiform discharges in temporal lobe epilepsy related to mesial temporal sclerosis. Epilepsy & Behavior , v. 16, p. 447-453, 2009.

  • ALONSO, Neide Barreira ; AZEVEDO, Auro Mauro ; Centeno, Ricardo Silva ; GUILHOTO, Laura Maria e Figueiredo Ferreira ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Employment and quality of life in mesial temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis: is there a change after surgical treatment?. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso) , v. 15, p. 89-93, 2009.

  • Centeno, Ricardo Silva ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; CARRETE JR., Henrique ; HAMAD, Ana Paula Andrade Hamad ; FERRAZ, Fernando Antonio Patriani ; CAVALHEIRO, Sergio . Estereoeletroencefalografia na Era da cirurgia guiada por imagem. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso) , v. 15, p. 178-183, 2009.

  • ARGAARAZ, Gustavo Adolfo ; KONNO, Ana Carla ; PEROSA, Sandra Regina ; SANTIAGO, Joselita Ferreira Carvalho ; BOIM, Mirian A ; VIDOTTI, Daniela Berguio ; VARELLA, Pedro Paulo Vasconcellos ; COSTA, Luciana Gilbert Pessoa ; CANZIAN, Mauro ; PORCIONATTO, Marimélia Aparecida ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva ; AMADO, Debora ; CAVALHEIRO, Esper Abrão ; SILVA JUNIOR, José Antonio Silva ; MAZZACORATTI, Maria da Graça Naffah . The renin-angiotensin system is upregulated in the cortex and hippocampus of patients with temporal lobe epilepsy related to mesial temporal sclerosis. Epilepsia (Copenhagen) , v. 49, p. 1348-1357, 2008.

  • SILVA, Alexandre Valotta ; HOUZEL, Jean-Christophe ; CROARO, Ingrid ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; STÁVALE, João Norberto ; Centeno, Ricardo Silva ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Granular cell dispersion and bilamination: two distinct histopathological patterns in epileptic hippocampi?. Epileptic Disorders , v. 9, p. 438-442, 2007.

  • CARRETE JR., Henrique ; ABDALA, Nitamar ; LIN, Katia ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; Centeno, Ricardo Silva ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; SZJENFELD, Jacob ; NOGUEIRA, Roberto Gomes ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Temporal pole signal abnormality on MR imaging in temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis: a fluid-attenuated inversion-recovery study. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 65, p. 553-560, 2007.

  • PEROSA, Sandra Regina ; ARGAARAZ, Gustavo Adolfo ; GOTO, Eduardo Massatoshi ; COSTA, Luciana Gilbert Pessoa ; KONNO, Ana Carla ; VARELLA, Pedro Paulo Vasconcellos ; SANTIAGO, Joselita Ferreira Carvalho ; PESQUERO, João Bosco ; CANZIAN, Mauro ; AMADO, Debora ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva ; CAVALHEIRO, Esper Abrão ; SILVA, José Antonio ; MAZZACORATTI, Maria da Graça Naffah . Kinin B1 and B2 receptors are overexpressed in the hippocampus of humans with temporal lobe epilepsy. Hippocampus (New York) , v. 17, p. 26-33, 2007.

  • MELLO, Julieta Gonçalves Silva Porto ; Centeno, Ricardo Silva ; MALHEIROS, Suzana Maria Fleury ; FERRAZ, Fernando Antonio Patriani ; STÁVALE, João Norberto ; CARRETE JR., Henrique ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Clinical features and surgical outcome of patients with indolent brain tumors and epilepsy. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso) , v. 13, p. 65-69, 2007.

  • LOW, C. ; GARZON, E. ; OLIVEIRA, P. A. L. ; CARRETE, H. ; CENTENO, Ricardo Silva ; BIANCHIN, M. M. ; YACUBIAN, E. M. ; SAKAMOTO, A. C. . Early destructive lesions in the developing brain: clinical and electrographic correlates. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , v. 65, p. 416-422, 2007.

  • CABOCLO, Luis Otavio S F ; GARZON, Eliana ; OLIVEIRA, Pedro A L ; CARRETE JR, Henrique ; CENTENO, Ricardo Silva ; BIANCHIN, Marino ; YACUBIAN, E. M. T. ; SAKAMOTO, Américo Ceiki . Correlation between temporal pole MRI abnormalities and surface ictal EEG patterns in patients with unilateral mesial temporal sclerosis. Seizure (London) , London, v. 16, p. 8-16, 2007.

  • CENTENO, Ricardo Silva ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; FERRAZ, Fernando Antonio Patriani ; CARRETE JR., Henrique ; CAVALHEIRO, Sergio . Pre-surgical evaluation and surgical treatment in children with extratemporal epilepsy. Child's Nervous System (Print) , v. 22, p. 945-959, 2006.

  • OLIVEIRA, Pedro A L Oliveira ; GARZON, Eliana ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; SOUSA, Patrícia S ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva ; COSTA JR., José M P ; MACHADO, Hélio Rubens ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; BIANCHIN, Marino M ; SAKAMOTO, Américo Ceiki . Can intraoperative electrocorticography patterns predict surgical outcome in patients with temporal lobe epilepsy secondary to unilateral mesial temporal sclerosis?. Seizure (London) , v. 15, p. 541-551, 2006.

  • SILVA, Alexandre Valotta ; SILVA, André César ; CARRETE JR., Henrique ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; PRIEL, Margareth Rose ; MELLO, Julieta Gonçalves Silva Porto ; Centeno, Ricardo Silva ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Fatores determinantes da viabilidade neuronal em fatias hipocampais de pacientes com epilepsia do lobo temporal mesial. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso) , v. 12, p. 139-141, 2006.

  • SILVA, André César ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; Centeno, Ricardo Silva ; UEDA, Érika Sayuri ; ANTÔNIO, Leandro Leite ; FARIA, Leonardo Coutinho ; PRIEL, Margareth Rose ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Avaliação eletrofisiológica in vitro de drogas antiepilépticas em fatias hipocampais humanas provenientes de pacientes portadores de epilepsia do lobo temporal refratária ao tratamento medicamentoso. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso) , v. 12, p. 73-74, 2006.

  • SILVA, Alexandre Valotta ; MARTINS, Heloise Helena ; MARQUES, Carolina Mattos ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva ; STÁVALE, João Norberto ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Neurocysticercosis and microscopic hippocampal dysplasia in a patient with refractory mesial temporal lobe epilepsy. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 64, p. 309-313, 2006.

  • SILVA, Alexandre Valotta ; HOUZEL, Jean Christophe ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; CARRETE JR., Henrique ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; PRIEL, Margareth Rose ; MARTINS, Heloise Helena ; OLIVEIRA, Ivanilson ; GARZON, Eliana ; STÁVALE, João Norberto ; Centeno, Ricardo Silva ; MACHADO, Hélio Rubens ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Dysmorphic neurons in patients with temporal lobe epilepsy. Brain Research , v. 1072, p. 200-207, 2006.

  • RAHAL, Márcio Andriani ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; ROSA, Vivianne Pellegrino ; CENTENO, Ricardo Silva ; Centeno, Ricardo Silva ; CARRETE JR., Henrique ; GARZON, Eliana ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Somatosensory aura in mesial temporal lobe epilepsy: semiologic characteristics, MRI findings and differential diagnosis with parietal lobe epilepsy. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso) , v. 12, p. 155-160, 2006.

  • PEROSA, S. R. ; ARGANARAZ, G. A. ; GOTO, Eduardo Massatoshi ; PESSOA, L. G. ; KONNO, A. C. ; VARELLA, P. P. V. ; SANTIAGO, J. F. C. ; PESQUERO, J. B. ; CANZIAN, M. ; AMADO, D. ; YACUBIAN, E. M. ; CARRETE JUNIOR, H. ; CENTENO, Ricardo Silva ; CAVALHEIRO, E. A. ; SILVA JR, J. A. ; MAZZACORATTI, M. G. N. . Kinin B1 and B2 receptors are overexpressed in the hippocampus of humans with temporal lobe epilepsy. Hippocampus (New York) , v. 17, p. 26-33, 2006.

  • CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; MIYASHIRA, Flavia Saori ; GARZON, Eliana ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki . Temporal lobe epilepsy with unilateral hippocampal sclerosis and contralateral temporal scalp seizure onset: report of four patients with burned-out hippocampus. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso) , v. 11, p. 79-86, 2005.

  • SILVA, André César ; ANTÔNIO, Leandro Leite ; FARIA, Leonardo Coutinho ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; GARZON, Eliana ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; OLIVEIRA, Pedro A L Oliveira ; Centeno, Ricardo Silva ; PRIEL, Margareth Rose ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Gap junctions in human hippocampal sclerosis. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso) , v. 9, p. 209-212, 2003.

  • Centeno, Ricardo Silva ; PEDROSO, Alessandra Augusta Gorgulho ; PEREIRA, Emilio Marcelo ; RASSI NETO, Aziz . Tumor fibroso solitário da meninge: relato de caso. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 60, p. 304-318, 2002.

  • Centeno, Ricardo Silva ; RASSI NETO, Aziz ; FERRAZ, Fernando Antonio Patriani ; MUSZKAT, Mauro ; RIZZUTTI, Sueli ; AMANTÉA, Andréa Vieira . Hemisferectomias: evolução da técnica e relato de seis crianças operadas. Revista de Neurociencias (EPM) , v. 9, p. 132-135, 2001.

  • RASSI NETO, A ; CENTENO, Ricardo Silva ; AMANTÉA, A V ; MUSZKAT, Mauro . Tratamento Cirúrgico da epilepsias. Revista de Neurociências , v. 9, n.3, p. 118-126, 2001.

  • CENTENO, Ricardo Silva ; RASSI NETO, A. ; FERRAZ, F. A. P. ; AMANTÉA, A. V. ; MUSZKAT, M. ; RIZZUTTI, S. . Hemisferectomias: relato de seis casos.. Revista de Neurociências , São Paulo, v. 9, n.3, p. 118-126, 2001.

  • CENTENO, Ricardo Silva ; RASSI NETO, A. ; AMANTÉA, A. V. ; MUSZKAT, M. ; VILANOVA, L. C. P. ; PEREIRA, M. M. ; LIMA, R. S. A. . Tratamento cirúrgico das epilepsias na infância.. Temas Atuais de Neurocirurgia, v. 6, p. 20-24, 2000.

  • RASSI NETO, A. ; CENTENO, Ricardo Silva ; AMANTÉA, A. V. ; MUSZKAT, M. ; SILVA, D. F. ; ROLIM, J. A. B. ; ALONSO, N. B. ; LIMA, R. S. A. . Tratamento cirúrgico das epilepsias.. Temas Atuais de Neurocirurgia, v. 5, p. 12-19, 1999.

  • RASSI NETO, Aziz ; Centeno, Ricardo Silva ; FERRAZ, Fernando Antonio Patriani . Tratamento cirúrgico da epilepsia associada à neurocisticercose. Jornal Brasileiro de Neurocirurgia , v. 9, p. 99-102, 1998.

  • RASSI NETO, Aziz ; Centeno, Ricardo Silva ; ELIAS, Alexandre José Reis ; FERRAZ, Fernando Antonio Patriani ; STÁVALE, João Norberto . Xantoastrocitoma pleomórfico. Jornal Brasileiro de Neurocirurgia , v. 8, p. 116-119, 1997.

  • Centeno, Ricardo Silva ; RASSI NETO, Aziz . Epilepsia - Tratamento Cirúrgico. In: Braga FM, Melo PP. (Org.). Guias de Publicação Ambulatorial e Hospitalar. São Paulo: Manole, 2005, v. , p. 675-684.

  • MACHADO, Hélio Rubens ; Centeno, Ricardo Silva . Epilepsia. In: Carvalhaes CC; Oliveira EPL; Veiga JCE; Gabarra RC. (Org.). Neurocirurgia ? Questões Fundamentais. São Paulo: Technicare, 2004, v. , p. 57-60.

  • CENTENO, Ricardo Silva ; RASSI NETO, Aziz ; AMANTÉA, Andréa Vieira . Temas Atuais em Neurocirurgia. Temas Atuais em Neurocirurgia, São Paulo, p. 16 - 24, 01 set. 2000.

  • RASSI NETO, Aziz ; CENTENO, Ricardo Silva ; AMANTÉA, Andréa Vieira . Tratamento Cirurgico das Epilepsias. Temas Atuais em Neurocirurgia, São Paulo, p. 12 - 19, 01 jul. 1999.

  • CENTENO, Ricardo Silva ; RASSI NETO, Aziz ; OLIVEIRA, Jean Gonçalves ; FERRAZ, Fernando Antonio Patriani . Surgical Treatment of Intractable Epilepsy Associated with Neurocysticercosis. Report on three cases. ACTA NEUROCIRURGICA, Viena, p. 862 - 862, 01 jul. 1998.

  • COMPER, S. ; JARDIM, A. C. ; CORSO, J. ; GACA, L. ; NOFFS, M. H. ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; CENTENO, R S . Relation between memory impairment and neuronal cell density of the hippocampal subfields in patients with hippocampal sclerosis. In: 70TH ANNUAL MEETING OF AMERICAN EPILEPSY SOCIETY, 2016, Houston. 70TH ANNUAL MEETING OF AMERICAN EPILEPSY SOCIETY, 2016.

  • JARDIM, ANACLARA PRADA ; CORSO, JEANA TORRES ; COMPER, SANDRA MARA ; MARCHI, L. ; BITTAR, MS ; CENTENO, RS ; YACUBIAN, E M . TEMPORAL LOBE EPILEPSY WITH HIPPOCAMPAL SCLEROSIS AS A PROGRESSIVE CONDITION: A CLINICAL, NEUROPHYSIOLOGICAL AND HISTOPATHOLOGICAL ANALYSIS. In: 70 TH ANNUAL MEETING AMERICAN EPILEPSY SOCIETY, 2016, Houston. 70 TH ANNUAL MEETING AMERICAN EPILEPSY SOCIETY, 2016.

  • Costa LMV ; HAMAD, Ana Paula Andrade Hamad ; CENTENO, RS ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; CARRETE JR., Henrique ; VILANOVA, Luis Celso Pereira ; Lancelotti C ; CAVALHEIRO, Esper Abrão ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Mensuração das consequencias funcionais e morbidade na indicação de hemisferotomia. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Epilepsia, 2010, Brasilia. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, 2010. v. 16. p. 34-36.

  • SANTANA, Maria Teresa Castilho Garcia ; JACKOWSKI, Andrea Parolin ; BRITTO, F S ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; Centeno, Ricardo Silva ; BRESSAN, Rodrigo A ; CARRETE JR., Henrique ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Are there gender differences in temporal lobe epilepsy with mesial temporal sclerosis. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Epilepsia, 2010, Brasilia. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, 2010. v. 16. p. 21-23.

  • Centeno, Ricardo Silva . Cirurgia da epilepsia e neuronavegação. In: International League Against Epilepsy, 2007, São Paulo. Educational Program International League Against Epilepsy. São Paulo, 2007. p. 207-211.

  • CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki . Temporal lobe epilepsy with unilateral hippocampal sclerosis and contralateral temporal sclap seizure onset: report of four patients with burned-out hippocampus.. In: 59rd Annual Meeting of the American Epilepsy Society, 2005, Washington, DC. Epilepsia (Copenhagen). Copenhagen, 2005. v. 46. p. 24-25.

  • MELLO, Julieta Gonçalves Silva Porto ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; STÁVALE, João Norberto ; Centeno, Ricardo Silva . Clinical characteristics and surgical outcome of patients with temporal lobe tumors and epilepsy. In: 59rd Annual Meeting of the American Epilepsy Society, 2005, Washington, DC. Clinical characteristics and surgical outcome of patients with temporal lobe tumors and epilepsy, 2005. v. 46. p. 243.

  • CETL, Luiz Daniel Marques Neves ; DASTOLI, Patrícia A ; ANTÔNIO, Leandro Leite ; PRIEL, Margareth Rose ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; GARZON, Eliana ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; CAVALHEIRO, Esper Abrão ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva . Technique Padronization of Human Hippocampal Surgical Ressection: The Impact of in Vitro Survival.. In: 58rd Annual Meeting of the American Epilepsy Society, 2004, Boston. Technique Padronization of Human Hippocampal Surgical Ressection: The Impact of in Vitro Survival, 2004. v. 45. p. 335.

  • OLIVEIRA, Pedro A L Oliveira ; GARZON, Eliana ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; SOUSA, Patrícia S ; Centeno, Ricardo Silva ; MACHADO, Hélio Rubens ; CARRETE JR., Henrique ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki . Propagation of Interictal Discharges on intra-operative electrocorticography during temporal lobe epilepsy surgery. In: 63rd Annual Meeting of the American Epilepsy Society, 2004, Boston. Propagation of Interictal Discharges on Intra-Operative Electrocorticography During Temporal Lobe Epilepsy Surgery, 2004. v. 45. p. 162.

  • ANTÔNIO, Leandro Leite ; CETL, Luiz Daniel Marques Neves ; DASTOLI, Patrícia A ; Centeno, Ricardo Silva ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; CAVALHEIRO, Esper Abrão ; PRIEL, Margareth Rose . Response Patterns in Vitro of the Human Hippocampus from Patients with Epilepsy by Mesial Temporal Lobe Sclerosis.. In: 58rd Annual Meeting of the American Epilepsy Society, 2004, Boston. Response Patterns in Vitro of the Human Hippocampus from Patients with Epilepsy by Mesial Temporal Lobe Sclerosis, 2004. v. 45. p. 29.

  • SILVA, Alexandre Valotta ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva ; STÁVALE, João Norberto ; CANZIAN, Mauro ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Microscopic Hippocampal Malformations in patients with Mesial Temporal Sclerosis.. In: 58rd Annual Meeting of the American Epilepsy Society, 2004, Boston. Microscopic Hippocampal Malformations in patients with Mesial Temporal Sclerosis, 2004. v. 45. p. 29.

  • OLIVEIRA, Pedro A L Oliveira ; GARZON, Eliana ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva ; COSTA JR., José M P ; MACHADO, Hélio Rubens ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki . Spikes and high-frequency oscillations during intraoperative electrocorticography of mesial temporal lobe epilepsy. In: 57rd Annual Meeting of the American Epilepsy Society, 2003, Boston. Spikes and high-frequency oscillations during intraoperative electrocorticography of mesial temporal lobe epilepsy, 2003. v. 44. p. 333-334.

  • Centeno, Ricardo Silva ; RASSI NETO, Aziz ; PEREIRA, Emilio Marcelo ; PEDROSO, Alessandra Augusta Gorgulho . Tumor fibroso solitário das meninges - relato de caso. In: XXIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 2000, São Paulo. XXIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 2000.

  • RASSI NETO, Aziz ; MUSZKAT, Mauro ; SANTOS, Ana Regina ; Centeno, Ricardo Silva ; ANDRADE, Francisco R . Tratamento cirúrgico da epilepsia extratemporal em crianças. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1998, Rio de Janeiro. XXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1998.

  • RASSI NETO, Aziz ; Centeno, Ricardo Silva ; NÓBREGA, F C M ; FRANCO, José Orlando Bidó ; BRAGA, Fernando Menezes . Cavernomas infra e supratentoriais. In: XXII Cngresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1998, Rio de Janeiro. XXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1998.

  • RASSI NETO, Aziz ; FERRAZ, Fernando Antonio Patriani ; FRANCO, José Orlando Bidó ; LIMA, M S ; Centeno, Ricardo Silva . Estimulação cortical intra-operatória em pacientes com lesões cerebrais. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1998, Rio de Janeiro. XXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1998.

  • BOULLOSA, José Luis Romeu ; COLLI, Benedicto Oscar ; ASSIRATI JR., João Alberto ; MACHADO, Hélio Rubens ; SALVARANI, Carmini P ; CÂMARA, Rodio Luis Brandão ; Centeno, Ricardo Silva ; CHIMELLI, Leila ; SHIEBER, M B . Hematoma associado a angiolipoma raquidio extradural - relato de caso. In: V Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia, 1993, Rio de Janeiro. V Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Rio de Janeiro, 1993.

  • COLLI, Benedicto Oscar ; SALVARANI, Carmini P ; CÂMARA, Rodio Luis Brandão ; Centeno, Ricardo Silva ; CHIMELLI, Leila ; BARREIRA, Amilton A . Técnica cirúrgica para obtenção de gânglio da raiz dorsal para diagnóstico de neuropatias sensitivas. In: V Congresso da Academia Brasileiro de Neurocirurgia, 1993, Rio de Janeiro. V Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Rio de Janeiro, 1993. p. 81.

  • SANTOS, Félix Antonio ; ZANDAVALLI, Angelo Carloto ; PERES, Antonio ; Centeno, Ricardo Silva ; PAIVA, Rennel Pires . Estudo comparativo da colecistectomia aberta e a colecistectomia video-laparoscópica no retorno as atividades produtivas dos pacientes. In: IV Congresso Nacional do Colegio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992, Porto Alegre. IV Congresso Nacional do Colegio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992.

  • Centeno, Ricardo Silva ; SANTOS, Félix Antonio ; ZANDAVALLI, Angelo Carloto ; PERES, Antonio . Peritonite quimica pós-colecistectomia videolaparoscópica - uma complicação técnica potencial. In: IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992, Porto Alegre. IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992.

  • SANTOS, Félix Antonio ; ZANDAVALLI, Angelo Carloto ; PERES, Antonio ; Centeno, Ricardo Silva . Expectativa dos acadêmicos de medicina sobre a disciplina técnica operatória. In: IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992, Porto Alegre. IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992.

  • SANTOS, Félix Antonio ; ZANDAVALLI, Angelo Carloto ; PERES, Antonio ; Centeno, Ricardo Silva ; PAIVA, Rennel Pires . Estudo sobre a incidência de infecção em pacientes submetidos à esplenectomia. In: IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992, Porto Alegre. IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992.

  • SANTOS, Félix Antonio ; ZANDAVALLI, Angelo Carloto ; PERES, Antonio ; Centeno, Ricardo Silva . Experiência inicial com as vinte e oito cirurgias videolaparoscópicas. In: IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992, Porto Alegre. IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992.

  • SANTOS, Félix Antonio ; ZANDAVALLI, Angelo Carloto ; PERES, Antonio ; Centeno, Ricardo Silva . Experiência inicial com as vinte e oito cirurgias videolaparóscopicas. In: IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992, Porto Alegre. IV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 1992.

  • Centeno, Ricardo Silva . Evolução de cranioestenose coronariana e hipertalorismo - relato de um caso. In: V Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul, 1990, Porto Alegre. V Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul, 1990.

  • Centeno, Ricardo Silva ; BORGES, Antonio César Gonçalves . Cefalosporinas de terceira geração na ventriculite bacteriana - uso intraventricular. In: V Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul, 1990, Porto Alegre. V Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul, 1990.

  • BORGES, Antonio César Gonçalves ; Centeno, Ricardo Silva . Histiocitose X exoftalmia. In: V Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul, 1990, Porto Alegre. V Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul, 1990.

  • Centeno, Ricardo Silva . Estudo comparativo entre Hospital Escola e conveniado. In: XXVI Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1988, Rio de Janeiro. XXVI Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1988.

  • ALONSO, Neide Barreira ; AZEVEDO, Auro Mauro ; Centeno, Ricardo Silva ; GUILHOTO, Laura Maria e Figueiredo Ferreira ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Employment prognosis and quality of life after surgery in mesial temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis: in a developing country. In: 63rd Annual Meeting American Epilepsy Society, 2009, Boston. Programm Book. Boston, 2009. p. T1009.

  • SANTANA, Maria Teresa Castilho Garcia ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; Centeno, Ricardo Silva ; CARRETE JR., Henrique ; JACKOWSKI, Andrea Parolin ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Extension of structural lesions beyond hippocampus and natural history of temporal lobe epilepsy due to mesial temporal sclerosis - a VBM study. In: 63rd Annual Meeting American Epilepsy Society, 2009, Boston. Programm Book. Boston, 2009. p. T1183.

  • SANTANA, Maria Teresa Castilho Garcia ; JACKOWSKI, Andrea Parolin ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; Centeno, Ricardo Silva ; BRITTO, F S ; CARRETE JR., Henrique ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Extension of structural damage beyond hippocampus and natural history of temporal lobe epilepsy- a VBM study. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica e XXXII Reunião da Liga Brasileira de Epilepsia, 2009, Florianópolis. Neurofisiologia Clínica, 2009. p. 47.

  • Centeno, Ricardo Silva . The depth electrode investigation in patients with bitemporal epilepsy in magnetic resonance Imaging era. In: Fellow's Day William Feindel Lecture, McGill University, 2008, Montreal. Fellow's Day 2008. Montreal, 2008.

  • MANTOAN, Marcele Araújo Silva ; PEROSA, Sandra Regina ; ARGAARAZ, Gustavo Adolfo ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; CANZIAN, Mauro ; CARRETE JR., Henrique ; CENTENO, Ricardo S ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; AMADO, Debora . Calicreina 1 humana está super expressa no hipocampo de pacientes com epilepsia do lobo temporal associada à esclerose hipocampal.. In: Congreso Latinoamericano de Epilepsia, 2008, Montevideo. Calicreina 1 humana está super expressa no hipocampo de pacientes com epilepsia do lobo temporal associada à esclerose hipocampal, 2008.

  • GUIMARÃES, M D ; Centeno, Ricardo Silva ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki . Epilepsia do lobo temporal: tratamento cirúrgico e protocolo de retirada de drogas no pós-operatório. In: XXXII Congresso Brasileiro de Epilepsia, XVIII Jornada Brasileira de Neurofisiologia Clínica, 2008, Campinas. J Epilepsy Clin Neurophysiology. Porto Alegre, 2008. v. 14. p. 43.

  • SILVA, Alexandre Valotta ; CARRETE JR., Henrique ; LIN, Katia ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; Centeno, Ricardo Silva ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . O hipocampo na epilepsia do lobo temporal: Prêmio Oscar Niemayer de melhor trabalho. In: XXXII Congresso Brasileiro de Epilepsia, XVIII Jornada Brasileira de Neurofisiologia Clínica, 2008, Campinas. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso). Porto Alegre: Supernova Editora, 2008. v. 14. p. 51-52.

  • MANTOAN, Marcele Araújo Silva ; NOFFS, Maria Helena da Silva ; BELZUNCES, Erich ; TUDESCO, Ivanda de Souza Silva ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; Centeno, Ricardo Silva ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . O valor lateralizatório dos testes neuropsicológicos na avaliação pré-cirúrgica de pacientes com epilepsia do lobo temporal com esclerose mesial temporal. In: XXXII Congresso Brasileiro de Epilepsia, XVIII Jornada Brasileira de Neurofisiologia Clínica, 2008, Campinas. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso). Porto Alegre: Supernova, 2008. v. 14. p. 87-88.

  • Centeno, Ricardo Silva ; MARX, Catherine ; VARELLA, Pedro Paulo Vasconcellos ; MAZZACORATTI, Maria da Graça Naffah ; ARGAARAZ, Gustavo Adolfo ; PEROSA, Sandra Regina ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Neurocisticercose calcificada da amígdala temporal: relato de caso e importância da ressecção em bloco. In: XXXII Congresso Brasileiro de Epilepsia, XVIII Jornada Brasileira de Neurofisiologia Clínica, 2008, Campinas. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso). Porto Alegre: Supernova, 2008. v. 14. p. 88-89.

  • Centeno, Ricardo Silva ; GUIMARÃES FILHO, Francisco Assis Vaz ; LIN, Katia ; NOFFS, Maria Helena da Silva ; CARRETE JR., Henrique ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . MRI - based quantitative assessment of the. In: Annual Meeting of the American Epilepsy Society, 2007, Philadelphia. Program No. 1.195. 2007 Abstract Viewer, 2007. p. T1195.

  • SILVA, Alexandre Valotta ; MARTINS, Heloise Helena ; MARQUES, C V ; PRIEL, Margareth Rose ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; CARRETE JR., Henrique ; OLIVEIRA, Ivanilson ; STÁVALE, João Norberto ; Centeno, Ricardo Silva ; MACHADO, Hélio Rubens ; CANZIAN, Mauro ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Neurocisticercose e malformação hipocampal em um caso de epilepsia do lobo temporal associada a esclerose hipocampal. In: -, 2004, Porto Alegre. Brazilian Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1676-2649 Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Imp, 2004. v. 10. p. 17.

  • ANTÔNIO, Leandro Leite ; SILVA, André César ; CETL, Luiz Daniel Marques Neves ; DASTOLI, Patrícia A ; Centeno, Ricardo Silva ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; CAVALHEIRO, Esper Abrão ; PRIEL, Margareth Rose . Estudo do hipocampo humano na epilepsia por esclerose mesial temporal refratária. Descrição da técnica de ressecção cirúrgica e das respostas eletrofisiológicas in vitro. In: -, 2004. Brazilian Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1676-2649 Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Imp. Porto Alegre, 2004. v. 10. p. 21.

  • MARQUES, Carolina Mattos ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SILVA, Alexandre Valotta ; NOFFS, Maria Helena da Silva ; PRIEL, Margareth Rose ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; STÁVALE, João Norberto ; Centeno, Ricardo Silva ; CAVALHEIRO, Esper Abrão . Perda neuronal e déficit de memória em pacientes com epilepsia do lobo temporal mesial. In: -, 2004. J Epilepsy Clin Neurophysiology. Porto Alegre, 2004. v. 20. p. 28.

  • MAIA, M ; LIBERALESSO, Paulo Breno Noronha ; SALDIVAR, A S ; HAMAD, Ana Paula Andrade Hamad ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; CARRETE JR., Henrique ; Centeno, Ricardo Silva ; VILANOVA, Luis Celso Pereira ; GARZON, Eliana . Cirurgia de epilepsia na infância e adolescência: diagnóstico etiológico e evolução pós-operatória. In: -, 2004. Brazilian Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1676-2649 Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Imp. Porto Alegre, 2004. v. 20. p. 41.

  • DASTOLI, Patrícia A ; LIBERALESSO, Paulo Breno Noronha ; Centeno, Ricardo Silva ; CABOCLO, Luis Otávio Sales Ferreira ; GARZON, Eliana ; SAKAMOTO, Américo Ceiki ; YACUBIAN, Elza Márcia Targas . Cisto porencefálico e epilepsia de difícilo controle: tratamento cirúrgico e complicações pós-operatórias. In: -, 2004. Brazilian Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1676-2649 Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Imp. Porto Alegre, 2004. v. 20. p. 43-44.

  • KOJI, Iida ; XU, Shang Chen ; Centeno, Ricardo Silva ; OLIVIER, Andre . Clinical features and outcomes after resection of the epileptic focus in patients with congenital porencephaly. In: Fellows Day, Montreal Neurological Institute and Hospital, 2002, Montreal. Book of Abstracts. Montreal, 2002.

  • XU, Shang Chen ; OLIVIER, Andre ; Centeno, Ricardo Silva ; KOJI, Iida . Late seizure recurrence following resective surgery for epilepsy. In: Fellows Day, Montreal Neurological Institute and Hospital, 2002, Montreal. Book of Abstracts. Montreal, 2002.

  • Centeno, Ricardo Silva ; XU, Shang Chen ; KOJI, Iida ; OLIVIER, Andre . Intracranial recording (SEEG) for epilepsy at the MNH-MNI. Evolution of the electrode placement technique over the years. In: Fellows Day, Montreal Neurological Institute and Hospital, 2002, Montreal. Book of Abstracts Fellows Day. Montreal, 2002.

  • Centeno, Ricardo Silva ; XU, Shang Chen ; KOJI, Iida ; OLIVIER, Andre . Intracranial recording (SEEG) for epilepsy at the MNH-MNI. Evolution of the electrode placement technique over the years. In: Fellows Day, Montreal Neurological Institute and Hospital, 2002, Montreal. Evolution of the electrode placement technique over the years, 2002.

  • XU, Shang Chen ; OLIVIER, Andre ; Centeno, Ricardo Silva ; KOJI, Iida . Late seizure recurrence following resective surgery for epilepsy.. In: Fellows Day, Montreal Neurological Institute and Hospital, 2002, Montreal. Late seizure recurrence following resective surgery for epilepsy., 2002.

  • KOJI, Iida ; XU, Shang Chen ; Centeno, Ricardo Silva ; OLIVIER, Andre . Clinical features and outcomes after resection of the epileptic focus in patients with congenital porencephaly. In: Fellows Day, Montreal Neurological Institute and Hospital, 2002, Montreal. Clinical features and outcomes after resection of the epileptic focus in patients with congenital porencephaly, 2002.

  • Centeno, Ricardo Silva ; SOUALMI, Lahbib ; DUBEAU, François ; OLIVIER, Andre . Surgical management of intractable epilepsy secondary to central dysplasia: a case report. In: Neurosurgical Conference Day, Montreal Neurological Institute and Hospital, 2001, Montreal. Book of Abstracts. Montreal.

  • Centeno, Ricardo Silva ; SOUALMI, Lahbib ; DUBEAU, François ; OLIVIER, Andre . Surgical management of intractable epilepsy secondary to central dysplasia: a case report. In: Neurosurgical Conference Day, Montreal Neurological Institute and Hospital, 2001, Montreal. Surgical management of intractable epilepsy secondary to central dysplasia: a case report, 2001.

  • Centeno, Ricardo Silva ; RASSI NETO, Aziz ; MUSZKAT, Mauro ; RIZZUTTI, Sueli ; AMANTÉA, Andréa Vieira . Surgical Treatment of Supra-Tentorial Cavernous Hemangiomas in Patients with Epileptic Seizures. In: 12th World Congress of Neurosurgery,, 2001, Sydney. . Hemispherectomy ? Technique Evolution and Description of Six Cases, 2001.

  • RASSI NETO, Aziz ; Centeno, Ricardo Silva ; MUSZKAT, Mauro ; AMANTÉA, Andréa Vieira . . Surgical Treatment of Supra-Tentorial Cavernous Hemangiomas in Patients with Epileptic Seizures. In: 12th World Congress of Neurosurgery, 2001, Sydney. Surgical Treatment of Supra-Tentorial Cavernous Hemangiomas in Patients with Epileptic Seizures, 2001.

  • AMANTÉA, Andréa Vieira ; RASSI NETO, Aziz ; Centeno, Ricardo Silva ; SENNA, M ; PEDROSO, Alessandra Augusta Gorgulho . Cortical Electrical Stimulation in Patients with Brain Lesions.. In: 12th World Congress of Neurosurgery,, 2001, Sydney. Cortical Electrical Stimulation in Patients with Brain Lesions. Cases Reported, 2001.

  • MUSZKAT, Mauro ; RIZZUTTI, Sueli ; Centeno, Ricardo Silva ; RASSI NETO, Aziz ; AMANTÉA, Andréa Vieira . Callosotomy in 10 patients with Lennox-Gastaut Syndrome.. In: : 12th World Congress of Neurosurgery, Sydney, 2001, Sydney. Callosotomy in 10 patients with Lennox-Gastaut Syndrome, 2001.

  • Centeno, Ricardo Silva ; RASSI NETO, Aziz ; FERRAZ, Fernando Antonio Patriani . Surgical Treatment if Intractable Epilepsy Associated with Neurocysticercosis. In: 13th Congress of European Society for Stereotactic and Functional Neurosurgery, 1998, Freiburg. . Surgical Treatment if Intractable Epilepsy Associated with Neurocysticercosis. Report of three cases, 1998. v. 140. p. 862.

  • Centeno, Ricardo Silva . Nosologia comum no hospital escola e ensino médico. In: XXVI Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1988, Rio de Janeiro. XXVI Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1988.

  • CENTENO, R S . TEMPOROPOLAR BLURRING IN TEMPORAL LOBE EPILEPSY WITH HIPPOCAMPAL SCLEROSIS AND LONG TERM PROGNOSIS AFTER EPILEPSY SURGERY. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, R S . PSYCHOSOCIAL FACTORS ASSOCIATED WITH IN POSTSURGICAL PROGNOSIS OF TEMPORAL LOBE EPILEPSY RELATED TO HIPPOCAMPAL SCLEROSIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, R S . Cirurgia e Neuromodulacao. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, R S . Abordagem dos Cavernomas Supratentoriais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, R S . O que ha de novo em cirurgia extratemporal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . Resultados na Cirurgia de Epilepsia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, RS . Conduta nas epilepsias com patologia dual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . Cirurgia de Epilepsia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CENTENO, R S . Cirurgia de Epilesia no Brasil e a Importância dos Novos Centros de Epilepsia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, R S . Surgical Approaches to the Temporal Horn. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, R S . Anatomia da Fossa Media. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, R S . Principios de Neuronavegacao. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, R S . Conduta nas epilepsias com patologia dual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . COMPLICACOES EM CIRURGIA DE EPILEPSIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . ACESSOS E TECNICAS MICROCIRURGICAS PARA O TRATAMENTO DOS CAVERNOMAS SUPRATENTORIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . CIRURGIAS HEMISFERICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . CIRURGIA EXTRATEMPORAL - DIAGNOSTICO E TRATAMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, RS . O PAPEL DO NEUROCIRURGIAO NO TRATAMENTO DA EPILEPSIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . .ACESSO TRANSVENTRICULAR NAS CIRURGIAS HEMISFERICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . CIRURGIA DE EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . ELETROFISIOLOGIA E O 'RATIONALE' DO ELETRODO DE PROFUNDIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, R S . EPILPESIA DO LOBO TEMPORAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CENTENO, R S . TRATAMENTO CIRURGICO DAS EPILEPSIAS ASSOCIADAS A LESOES CEREBRAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, RS . Cirurgia de Epilepsia Extratemporal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CENTENO, RS . Epilepsia temporal por esclerose hipocampal - Tecnica Cirurgica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CENTENO, RS . Estrategias, riscos e resultados nas cirurgias de lesoes epileptogenicas do lobo frontal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CENTENO, RS . Tratamento Cirúrgico de Epilepsias Focais Associadas a Hamartomas Hipotalâmicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CENTENO, RS . Eletrodos Subdurais:Em quem e como eu faço?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Centeno, Ricardo Silva . Tumor Fibroso Solitário das Meninges. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RASSI NETO, Aziz ; Centeno, Ricardo Silva . Estimulação Cortical Intra-operatória em Pacientes com Lesões Cerebrais?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RASSI NETO, Aziz ; Centeno, Ricardo Silva . ?Cavernomas Supra e Infratentoriais?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RASSI NETO, Aziz ; Centeno, Ricardo Silva . ?Tratamento Cirúrgico da Epilepsia Extra-Temporal em Crianças?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COLLI, Benedicto Oscar ; Centeno, Ricardo Silva . ?Técnica Cirúrgica para Obtenção de Gânglio da Raiz Dorsal para Diagnóstico de Neuropatias Sensitivas?. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOULLOSA, José Luis Romeu ; Centeno, Ricardo Silva . ?Hematoma Associado à Angiolipoma Raquideo Extradural ? Relato de Caso?. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Félix Antonio ; Centeno, Ricardo Silva . ?Experiência Inicial com as Vinte e Oito Cirurgias Vídeolaparoscópicas?. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Félix Antonio ; Centeno, Ricardo Silva . ?Estudo Sobre a Incidência de Infecção em Pacientes Submetidos à Esplenectomia?. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Félix Antonio ; Centeno, Ricardo Silva . ?Expectativa dos Acadêmicos de Medicina Sobre a Disciplina de Técnica Operatória?. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Félix Antonio ; Centeno, Ricardo Silva . ?Estudo Comparativo da Colecistectomia Aberta e a Colecistectomia Laparoscópica no Retorno à Atividade Produtiva dos Pacientes?. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Centeno, Ricardo Silva . ?Peritonite Química Pós-Colecistectomia Videolaparoscópica, Uma Complicação Técnica Potencial?. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Centeno, Ricardo Silva . ?Evolução de Cranioestenose Coronariana e Hipertelorismo ? Relato de um Caso?. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Centeno, Ricardo Silva . ?Cefalosporinas de Terceira Geração na Ventriculite Bacteriana ? Uso Intraventricular?. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Centeno, Ricardo Silva . ?Estudo Comparativo entre Hospital Escola e Conveniado?. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Centeno, Ricardo Silva . ?Nosologia Comum no Hospital Escola e Ensino Médico?. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CENTENO, R S ; CAVALHEIRO, Sergio ; CHADDAD NETO, FERES EDUARDO ; PAIVA NETO, MANOEL DE ; ZYMBERG, S. T. ; SPARAPANI, F. . APRESENTACAO DA CASO: ELETROCORTICOGRAFIA. 2015; Tema: Neurocirurgia. (Site).

CENTENO, R S . Técnicas Microcirúrgicas Bypass Entra/Intracraniano de Alto e Baixo Fluxo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CENTENO, R S . CURSO LATINOAMERICANO DE ABORDAJES QUIRÚRGICOS A LA BASE DEL CRANEO. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CENTENO, R S . 2nd Advanced Neurosurgical Techniques / Hands-on Cadaveric Approaches. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CENTENO, R S . Advanced Neurosurgical Techniques / Hands-on Cadaveric Approaches. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CENTENO, R S ; CAVALHEIRO, Sérgio . ensino de neurocirurgia continuada a distancia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - www.neurocirurgiaepm.com.br).

CENTENO, R S ; CAVALHEIRO, Sérgio . www.neurocirurgiaepm.com.br. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - www.neurocirurgiaepm.com.br).

CENTENO, R S ; CAVALHEIRO, Sérgio . EDUCAÇÃO CONTINUADA A DISTANCIA EM NEUROCIRURGIA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCACAO CONTINUADA A DISTANCIA EM NEUROCIRURGIA).

CENTENO, R. S. ; CAVALHEIRO, Sérgio . Site www.neurocirurgiaepm.com.br. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distancia em Neurocirurgia).

CENTENO, R S . Curso de Especialização em Cirurgia de Epilepsia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CENTENO, R S ; CAVALHEIRO, Sergio . Site www.neurocirurgiaepm.com.br. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distancia em Neurocirurgia).

CENTENO, R S . Curso de Especialização em Cirurgia de Epilepsia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CENTENO, R S . Curso de Especialização em Cirurgia de Epilepsia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CENTENO, R S . Curso de Especialização em Cirurgia de Epilpesia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Temporal lobe epilepsy: a study correlating brain image, morphological features, electrical physiological findings, hormonal and neurochemical aspects in humans with and without mesial temporal sclerosis, Descrição: Correlação entre alterações da imagem, marcadores inflamatórios e hormonais alterações eletrofisiologicas em pacientes com epilpesia do lobo temporal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Silva Centeno - Integrante / Américo Ceiki Sakamoto - Integrante / Esper Abrão Cavalheiro - Integrante / Elza Márcia Targas Yacubian - Integrante / Maria da Graça Naffah Mazzacoratti - Integrante / Luís Eugênio Araújo de Moraes Mello - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2007 - Atual

    Levels of amino acid, cytokines and nitric oxide in the hippocampus of patients with mesial temporal lobe epilepsy, Descrição: As the hippocampal sclerosis occurs due to neuronal death and gliosis we hypothesized that an increased and constant excitotoxicity, associated to the release of high levels of cytokines and free radicals such as NO could be linked to a high degree of hippocampal sclerosis, found in patients refractory TLE. After these studies, will be possible verify whether the brains of these patients are exposed to a chronic inflammatory process, which could give information concerning to a continuous neurodegenerative phenomena in TLE. Drugs such as progesterone and allopregnolone (He et al., 2004), benzodiazepines (Bidri et al., 1999) and non-steroidal drugs like tepoxalin (Fiebich et al., 1999) are able to reduce the cytokines release and could be used to block the degenerative process in these patients.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Silva Centeno - Integrante / Elza Márcia Targas Yacubian - Integrante / Henrique Carrete Jr. - Integrante / Maria da Graça Naffah Mazzacoratti - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - Atual

    Hormonal aspects and effects of estro-progestative therapy in women with epilepsy due to mesial temporal sclerosis in the reproductive period and in the post-menopause, Descrição: The PCOS has neurologic as well as gynecologic and metabolic significance. Many steroids have both neuroactive and psychoactive properties. PCOS is characterized by anovulatory cycles that are associated with more frequent seizures, anxiety and mood disorders. Recognition of PCOS, which could be done after this work, offers the opportunity to provide effective hormonal treatment that may have neurologic as well as reproductive benefits. In fact, new promising anti-epileptic drugs such as the synthetic neuroactive Ganaxolone, an active analog of allopregnanolone that is a positive allosteric modulator of gamma-aminobutyric acid receptors, could be considered for rational drug therapy either singly or in combination with currently available AEDs. 2) The understanding of the relationship between the hormonal environment with different replacement therapy and frequency seizure in women with epilepsy during the post-menopause period could bring substrate for the important and adequate hormonal reposition, besides that a better control of seizures. 3) Despite the significance of sexuality in daily life, research on sexual outcome after epilepsy surgery is limited. The possible findings related to the amygdala volume and sexuality changes before and after temporal lobe resection will provide a substrate of phenomenology of postoperative sexual changes in more detail, since that this factors have not been documented in the era of modern neuroimaging. We believe that a better knowledge of the aspects regarding reproductive endocrine function, sexuality and hormonal therapy in our feminine population with epilepsy would propitiate a treatment choice for seizure control more adequate and against the possible reproductive endocrine consequences.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Silva Centeno - Integrante / Debora Amado - Coordenador / Elza Márcia Targas Yacubian - Integrante / Henrique Carrete Jr. - Integrante / Edmund Chada Baracat - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2020

Premio Paulo Niemeyer, Liga Brasileira de Epilepsia.

2016

PREMIO PAULO NIEMEYER, LIGA BRASILEIRA DE EPILEPSIA.

2016

Membro Titular da Associação Brasileira de Esteriotaxia e Neurocirurgia Funcional, Sociedade Brasileira e Neurocirurgia Funcional.

2015

Chefe da Disciplina de Neurocirurgia, Universidade Federal de Sao Paulo.

2015

Presidente do Colegiado do Centro Ciurgico, Hospital Sao Paulo.

2014

Premio Paulo Niemeyer, Liga Brasileira de Epilepsia.

2014

Chefe Disciplina Neurocirurgia, Universidade Federal de Sao Paulo.

2013

Chefe da Disciplina de Neurocirurgia, Universidade Federal de Sao Paulo.

2013

Membro Efetivo do Conselho Etica do Hospita Sao Paulo, Hospital Sao Paulo.

2012

Premio Paulo Niemeyer, Liga Brasileira Epilepsia.

2012

Membro Efetivo do Conselho Etica do Hospita Sao Paulo, Hospital Sao Paulo.

2008

Prêmio Paulo Niemeyer [Silva AV, Carrete Jr. H, Lin K, Yacubian EM, Sakamoto AC, Centeno RS, Cavalheiro EA. O hipocampo na epilepsia do lobo temporal], Liga Brasileira de Epilepsia - XXXII Congresso Brasileiro de Epilepsia.

2008

Feindel Lecture, McGill University Division of Neurosurgery.

2002

Clinic and Research Fellow - Epilepsy Program, Montreal Neurological Institute - McGill University.

1998

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

1998

Titulo de Especialista em Neurocirurgia, Associação Médica Brasileira.

1998

Socio Efetivo da Sociedade de Neurocirurgia de São Paulo, Sociedade de Neurocirurgia de São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Neurologia/Neurocirurgia, Disciplina de Neurocirurgia. , Rua Napoleão de Barros, 715 - sexto andar, Vila Clementino, 04024002 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55764090, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

2003 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Médico Assistente Disciplina de Neurocirurgia, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Neurologia/Neurocirurgia, Disciplina de Neurocirurgia.,Cargo ou função, Representante da Disciplina de Neurocirurgia no Colegiado do Centro Cirúrgico.

  • 01/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Neurologia/Neurocirurgia, Disciplina de Neurocirurgia.,Linhas de pesquisa

  • 01/2003

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Neurologia/Neurocirurgia, Disciplina de Neurocirurgia.,Serviço realizado, Médico Neurocirurgião da UNIPETE (Unidade de Pesquisa e Tratamento das Epilepsias).