Givanildo da Silva Nery
Psicólogo e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com ampla atuação nas políticas públicas de saúde (SUS) e assistência social (SUAS). Atuou na redução de vulnerabilidades e riscos sociais em comunidades periféricas através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) entre 2017 e 2021, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Equipe Multidisciplinar do Serviço de Atenção Domiciliar (EMAD/EMAP) entre 2021 e 2023, na cidade de Catu, Bahia. No campo social, possui experiência em práticas de fortalecimento de vínculos familiares, comunitários, e promoção de direitos socioassistenciais. Na área da saúde, fundou o projeto saudavelMENTE, dedicado ao cuidado em saúde mental na atenção básica, com a realização de oficinas terapêuticas focadas na promoção da saúde e prevenção de doenças. O projeto atendia grupos em situação de vulnerabilidade ao adoecimento psíquico, como adolescentes em situação de risco social, pessoas com doenças crônicas, agentes comunitários de saúde e profissionais da segurança pública.Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde desenvolve atividades de ensino com ênfase em processos sociais e comunitários. Na pesquisa, dedica-se à investigação de populações vulnerabilizadas e em condições de risco. Na extensão, tem desenvolvido e trabalhado com práticas de terapia comunitária e oficinas críticas. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidade e Saúde (NIEVS) e tem interesse por temas como Psicologia Social, vulnerabilidade, riscos sociais, práticas de cuidado e saúde mental.
Informações coletadas do Lattes em 05/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2018 - 2023
Universidade Federal da Bahia
Título: Violência e Processos de Significação: um estudo com adolescentes em situação de rua
Marilena Ristum.
Mestrado em Saúde Coletiva
2016 - 2018
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: FATORES DE RISCO AO USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA EM FEIRA DE SANTANA-BA, Ano de Obtenção: 2018
Rosely Cabral de Carvalho.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
2017 - 2019
Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB
Título: Políticas e Diretrizes do Cuidado na Atenção Psicossocial e suas Relações com os Determinantes Sociais da Saúde Mental Infantil
Orientador: CRISTIANE DE CARVALHO GUIMARÃES
Graduação em psicologia
2010 - 2015
UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDA
Título: O corpo da criança:entre o cuidado e a erotização.
Orientador: Diego Solci Toloy
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Desconstruindo o Racismo na Prática. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Aprendizagem Significativa. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Psicologia da Aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
O Uso de Aplicativos Web na Construção de Materiais Educacionais. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Fascismo e Racismo. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional Paulo Freire, ENPF, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Intervenções em Famílias em Situação de Risco. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2017 - 2017
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2016 - 2017
Diciplina Especial Tópicos Especiais em Psicologia VI. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
Uso abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2013 - 2013
Monitor Disciplina Teoria e Técnicas Psicoterápicas (Terapia Cognitiva). (Carga horária: 36h). , UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDA, UNIFAN, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
NERY, GIVANILDO DA SILVA . o I Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação - SEMEDUC: Saberes que Educam. 2020. (Outro).
NERY, GIVANILDO DA SILVA . I Seminário de Integração dos Programas de Pós-Graduação de SaúdeColetiva?UEFS(PPGSC) e de Saúde, Ambiente e Trabalho -UFBA(PPGSAT). 2016. (Outro).
NERY, GIVANILDO DA SILVA . II CINEFAN Dependência Química na Modernidade: Um caminho sem volta?. 2012. (Exposição).
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; PIRES, P.S . I Simpósio Interdisciplinar de Psicologia Hospitalar, com o tema: Psicologia Hospitalar e o binômio Saúde-Doença: Desafios Para uma Prática Integrada. 2011. (Outro).
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; PIRES, P.S . Mesa Redonda: Avaliação Psicológica: Dialogar para Cuidar da Profissão. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Psicologia: ciência e profissão. PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NA ESCOLA E A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE ERIK ERIKSON. 2022. (Congresso).
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. 2017. (Congresso).
Formação e Atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho: Realidade Atual e Desafios Futuros. 2013. (Outra).
IX Encontro de Pesquisa da Faculdade Nobre(FAN) e da Semana Universitárria da Universidade de Ensino Superior(UNEF). 2013. (Encontro).
2° Amostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2012. (Congresso).
7° Congresso Norte-Nordeste de Psicologia CONPSI. 2011. (Congresso).
Debate Sobre a Atuação do Psicolgo no Acompanhamento ao TEPT. 2010. (Outra).
I Fórum de Psicologia de Feira de Santana, com o tema: A saúde no Campo das Emoções. 2010. (Outra).
Participação em bancas
NERY, GIVANILDO DA SILVA; SOBRAL, L. C. S.. Transtorno de Humor no Trabalho: uma revisão narrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM PSICOLOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA.
NERY, GIVANILDO DA SILVA. Todo dia é dia de Branco: uma análise do conceito de branquitude no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDA.
NERY, GIVANILDO DA SILVA. Psicofármacos: aspectos acerca do uso e prescrição no contexto da saúde mental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDA.
NERY, GIVANILDO DA SILVA; SILVA, M. S.. FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO PARA DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA E COMPREENSÃO BIOECOLÓGICA DO FENÔMENO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM PSICOLOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA.
NERY, GIVANILDO DA SILVA; SILVA, M. S.. A RELAÇÃO DAS REDES SOCIAIS E O SOFRIMENTO PSIQUÍCO EM ADOLESCENTES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM PSICOLOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA.
Orientou
Transtorno Mental na Infância e Adolescência e suas relações com as características contextuais: Uma Revisão Sistemátic; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Federal do Sul da Bahia; Orientador: Givanildo da Silva Nery;
POTENCIAL TERAPÊUTICO DA ARTETERAPIA PARA INDIVÍDUOS COM ESQUIZOFRENIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM PSICOLOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA; Orientador: Givanildo da Silva Nery;
LUTO DO ADOLESCENTE DIANTE DA PERDA DE UM DOS GENITORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA NARRATIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM PSICOLOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA; Orientador: Givanildo da Silva Nery;
Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica: o processo de ressignificação e reestruuração em meio social; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDA; Orientador: Givanildo da Silva Nery;
O enfrentamento do luto não reconhecido na adolescência; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDA; Orientador: Givanildo da Silva Nery;
O ENFRENTAMENTO DO LUTO NÃO RECONHECIDO NA ADOLESCÊNCIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM PSICOLOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA; Orientador: Givanildo da Silva Nery;
Produções bibliográficas
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; RISTUM, MARILENA ; CARVALHO, ROSELY . Adolescentes em Situação de Rua: significações sobre a escola, trabalho e família. PSICOPERSPECTIVAS. INDIVIDUO Y SOCIEDAD , v. 24, p. 1-14, 2025.
-
DOS SANTOS, JACIELE DE SOUZA ; DE ALMEIDA, VIVIAN RANYELLE SOARES ; SOUZA, SINARA LIMA ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; CARVALHO, ROSELY CABRAL . SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES NA PANDEMIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 17994-18014, 2023.
-
MOREIRA, JOÃO GABRIEL RIBEIRO NUNES ; MASCARENHAS, ISADORA PEDROSA ; DE OLIVEIRA, CAIO EMANOEL SILVA PEREIRA ; SILVA, BREHNA ROCHA ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . PSICOLOGIA SOCIAL E A QUESTÃO DOS POVOS IMIGRANTES/REFUGIADOS - DESAFIOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS DO FAZER PSICOLOGIA E SER PSICÓLOGO. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 25815-25836, 2023.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; VILAS BOAS, L. ; SANTOS, I. L. R. ; SANTOS, L. S. . Concepções e Práticas de profissionais de saúde frente à diversidade sexual e de gênero nos serviços assistenciais: uma revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1-14, 2022.
-
SILVA, M. W. F. ; SOUZA, D. G. P. ; BRITO, F. M. B. ; MUNIZ, I. M. O. ; PASSOS, A. M. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . EDUCAÇÃO PARA MORTE: LACUNAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. MISSÕES: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS , v. 7, p. 1, 2021.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; CARVALHO, R. C. ; SOUZA, S. L. ; MELO, L. G. ; SANTOS, J. E. F. . Aplicação do respondent driven sampling (rds) em adolescentes em situação de rua. REVISTA LATINA DE SOCIOLOGIA , v. 10, p. 1, 2020.
-
FREITAS, A. M. C. ; BARBARA, J. F. R. S. ; VALE, P. R. L. F. ; CARVALHO, S. S. ; CARVALHO, L. F. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . Percepções de estudantes de enfermagem referente à qualidade de vida na trajetória acadêmica. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 7, p. 152, 2017.
-
VALE, P. R. L. F. ; FREITAS, A. M. C. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; CARVALHO, S. S. ; CARVALHO, L. F. ; LIMA, M. M. . MOVIMENTO SOCIAL DE BAIRRO: POTENCIALIDADES E LIMITES DOS CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DA BAHIA. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 3, p. http://revista., 2017.
-
ROSARIO, B. S. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . A PSICOLOGIA AMBIENTAL E ECOLÓGICA: uma breve reflexão para uma sustentabilidade não antropocêntrica. In: Guineverre Alvarez; Cristina Grobério Pazó; Luziléa Brito de Oliveira. (Org.). RELAÇÕES, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E RESPOSTAS MULTIDIRECIONAIS: CONTRIBUIÇÕES INTERDISCIPLINARES. 1ed.Porto Seguro: UFSB, 2024, v. 1, p. 1-25.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SOUZA, S. L. ; SANTOS, J. E. F. ; MORAIS, A. C. ; MELO, L. G. ; CARVALHO, R. C. . Adolescentes em Situação de Rua e Uso do Respondent Driven Sampling (RDS): questões teóricas e metodológicas. In: TOLEDO, MARILEILA MARQUES. (Org.). Ciências da Saúde: Teoria e Intervenção. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v. , p. 21-29.
-
REBOUCAS, F. ; NERI, M. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . Psicologia da Saúde. In: MOSOCN, Daniela; JACINTO, Pablo; FERREIRA, Thaynan. (Org.). Preparatório para Residência em Psicologia 2020. 3ed.Salvador: Sanar, 2020, v. 1, p. 189-240.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; MILITAO, T. O. ; FERREIRA, I. S. S. ; CARVALHO, R. C. . (Re)conhecendo os agressores. In: ROSELY CABRAL DE CARVALHO;SINARA DE LIMA SOUZA;PAULO AMARO DOS SANTOS NETO. (Org.). Violências nas Escolas: do diagnóstico à intervenção. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2019, v. 1, p. 179-195.
-
CARVALHO, R. C. ; ROCHA, J. M. M. ; BESSA, S. S. O. ; AMARANTE, C. N. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . Violências no Cotidiano Escolar :trabalhando os dados e as estratégias para a construção de territórios de paz. In: ROSELY CABRAL DE CARVALHO;SINARA DE LIMA SOUZA;PAULO AMARO DOS SANTOS NETO. (Org.). Violências nas Escolas: do diagnóstico à intervenção. 1ed.CURITIBA: EDITORA CRV, 2019, v. 1, p. 55-74.
-
SILVA, M. W. F. ; SOUZA, D. G. P. ; BRITO, F. M. B. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; MUNIZ, I. M. O. . EDUCAÇÃO PARA MORTE: LACUNAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. In: SEMEDUC - I SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTRATÉGIAS E MULTIDEBATES DA EDUCAÇÃO - SABERES QUE EDUCAM, 2020, VARGINIA. EDUCAÇÃO PARA MORTE: LACUNAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, 2020.
-
CARVALHO, R. C. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SOUZA, S. L. ; MELO, L. G. ; SILVA, L. C. L. ; SANTOS, J. E. F. . ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA E USO DO RESPONDENT DRIVEN SAMPLING (RDS): LIMITES E POSSIBILIDADES. In: 8º Congresso Ibero- Americano em Investigação Qualitativa, 2019, Lisboa. Atas CIAIQ 2019 Investigação Qualitativa em Ciências Sociais, 2019. v. 3. p. 387-395.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . PROJETO SAUDAVELMENTE: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2022, SÃO PAULO. Anais 6º Congresso Brasileiro Psicolgia: Ciência e Profissão, 2022.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SILVA, B. R. ; SILVA, M. V. ; PEREIRA, S. F. . PSICOLOGIA E EMPODERAMENTO SOCIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO JUNTO A COMUNIDADES QUILOMBOLAS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2022, SÃO PAULO. Anais 6º Congresso Brasileiro Psicolgia: Ciência e Profissão, 2022.
-
SILVA, B. R. ; NOVAIS, M. T. N. C. S. ; SILVA, M. V. ; NASCIMENTO, L. V. ; NEPOMUCENO, J. R. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . RACISMO ESTRUTURAL: PODE A PSICOLOGIA TRANSFORMAR A REALIDADE PSICOSSOCIAL DA POPULAÇÃO NEGRA?. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2022, SÃO PAULO. Anais 6º Congresso Brasileiro Psicolgia: Ciência e Profissão, 2022.
-
PEREIRA, S. F. ; SILVA, B. R. ; SILVA, M. V. ; NASCIMENTO, L. V. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . PRECISAMOS FALAR SOBRE RACISMO E RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2022, SÃO PAULO. Anais 6º Congresso Brasileiro Psicolgia: Ciência e Profissão, 2022.
-
ATHAYDE, P. A. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NA ESCOLA E A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE ERIK ERIKSON. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2022, SÃO PAULO. Anais 6º Congresso Brasileiro Psicolgia: Ciência e Profissão, 2022.
-
SANTOS, I. L. R. ; UMETSU, K. I. ; SANTOS, L. S. ; SANTOS, L. B. ; CARNEIRO, M. M. M. ; RAMALHO, M. A. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . Meu sentimento afeta minha família, deixei de ser filho? estratégia para superação da homofobia intrafamiliar. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO E LUSO-BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA SAÚDE I CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA NA PRÁTICA OBSTÉTRICA, 2021. ANAIS Tema: ?DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE?. Santo André: Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, 2021. p. 1-172.
-
MILITAO, T. O. ; SOUZA, S. L. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS, M. M. B. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SANTOS NETO, P. A. ; VELOSO, A. T. S. ; SOUZA, G. K. O. . OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE ADOLESCÊNCIA E DROGAS. In: II Mostra Científica do Hospital Especializado Lopes Rodrigues:Transpondo os muros do hospital psiquiátrico: novos desafios para consolidação da Reforma Psiquiátrica, 2018, Feira de Santana. II Mostra Científica do Hospital Especializado Lopes Rodrigues: ?Transpondo os muros do hospital psiquiátrico: novos desafios para consolidação da Reforma Psiquiátrica?. FEIRA DE SANTANA: UEFS, 2018. v. 1.
-
BATISTA, C. P. S. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; CARVALHO, R. C. ; SOUZA, S. L. ; ROCHA, J. M. M. ; OLIVEIRA, L. C. L. ; CRUZ, M. L. S. ; BESSA, S. S. O. . FATORES DE RISCO AO USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BAHIA. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. v. 1.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SOUZA, S. L. ; CARVALHO, R. C. ; BATISTA, C. P. S. ; RIOS, C. C. ; SOUZA, G. K. O. ; ROCHA, J. M. M. ; SANTOS, J. S. ; MARTINS, M. M. B. ; JESUS, M. S. ; MILITAO, T. O. ; HAMBURGO, V. P. . O Que Pensam Adolescentes Escolares sobre Narrativas Musicais Baianas e Violência de Gênero: relato de experiência. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2018, Aracaju. Anais do XI CBPD ? Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; CARVALHO, S. S. ; VALE, P. R. F. L. ; FREITAS, A. M. C. ; OLIVEIRA, V. A. ; CARVALHO, L. ; MENDES, I. V. R. ; NERY, G. S. . Cuidado e Prevenção ao HIV/AIDS na População em Situação de Rua: uma revisão integrativa. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2018, Aracaju. Anais XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; MILITAO, T. O. ; BATISTA, C. P. S. ; SOUZA, S. L. ; RIOS, C. C. ; SANTOS, J. S. ; ROCHA, J. M. M. ; HAMBURGO, V. P. ; SOUZA, G. K. O. ; FERREIRA, I. S. S. ; CARVALHO, R. C. ; JESUS, M. S. . Perspectivas de Adolescentes sobre Drogas e Violência em Festas Populares no Interior Baiano: Relato de Experiência. In: Anais do II Congresso Internacional de Prevenção do Problemas Relacionados ao uso de drogas, 2017, Florianópolis. Anais do II Congresso Internacional de Prevenção do Problemas Relacionados ao uso de drogas, PREVINE. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. v. 2.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; OLIVEIRA, M. C. A. C. . O Grupo dentro das Organizações: descobrindo as unidades interacionais. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2014, SÃO PAULO. IV CBP, 2014.
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; CARVALHO, A.S ; SOUZA, N.S . O Psicólogo nas Organizações: desafios de uma prática emergente. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2014, SÃO PAULO. IV CBP, 2014.
-
ATHAYDE, P. A. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NA ESCOLA E A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE ERIK ERIKSON. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . PROJETO SAUDAVELMENTE: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SILVA, B. R. ; SILVA, M. V. ; PEREIRA, S. F. . o PSICOLOGIA E EMPODERAMENTO SOCIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO JUNTO A COMUNIDADES QUILOMBOLAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, I. L. R. ; UMETSU, K. I. ; SANTOS, L. S. ; SANTOS, L. B. ; CARNEIRO, M. M. M. ; RAMALHO, M. A. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . MEU SENTIMENTO AFETA MINHA FAMÍLIA, DEIXEI DE SER FILHO? Estratégia para superação da homofobia intrafamiliar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. W. F. ; SOUZA, D. G. P. ; BRITO, F. M. B. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; MUNIZ, I. M. O. . EDUCAÇÃO PARA MORTE: LACUNAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, R. C. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SOUZA, S. L. ; MELO, L. G. ; SILVA, L. C. L. ; SANTOS, J. . Adolescentes em Situação de Rua e Uso do Respondent Driven Sampling (Rds): Limites e Possibilidades. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Aula sobre Violência e Valores. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Moderador da Palestra Violência na Escola, da Escola e Contra a escola. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Oficina Cultivando Vida e Prevenindo Suicídio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Palestra sobre Trajetória e Formação Profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; CARVALHO, R. C. ; SOUZA, S. L. ; ROCHA, J. M. M. ; OLIVEIRA, L. C. L. ; CRUZ, M. L. S. ; BESSA, S. S. O. . Fatores de Risco ao Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas em Adolescentes em Situação de Rua na Cidade de Feira de Santana-Bahia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MILITA, T. O. ; SOUZA, S. L. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS, M. M. B. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SANTOS NETO, P. A. ; SOUZA, G. K. O. ; VELOSO, A. T. S. . Oficina de sensibilização dos agentes comunitários de saúde sobre adolescência e drogas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANUNCIACAO JUNIOR, O. R. ; CARVALHO, D. C. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA . O CRAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS, PERSPECTIVAS DE GESTORES, EQUIPE TÉCNICA E COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Uso do método Respondent-Driven Sampling (RDS) em pesquisas com grupos populacionais especificos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Palestra Trajetória e Formação Profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; MILITAO, T. O. ; BATISTA, C. P. S. ; SOUZA, S. L. ; RIOS, C. C. ; SANTOS, J. S. ; ROCHA, J. M. M. ; HAMBURGO, V. P. ; SOUZA, G. K. O. ; FERREIRA, I. S. S. ; CARVALHO, R. C. ; JESUS, M. S. . Perspectivas de Adolescentes sobre Drogas e Violência em Festas Populares no Interior Baiano: Relato de Experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SOUZA, S. L. ; CARVALHO, R. C. ; BATISTA, C. P. S. ; RIOS, C. C. ; SOUZA, G. K. O. ; ROCHA, J. M. M. ; SANTOS, J. S. ; MARTINS, M. M. B. ; JESUS, M. S. ; MILITAO, T. O. ; HAMBURGO, V. P. . O Que Pensam Adolescentes Escolares sobre Narrativas Musicais Baianas e Violência de Gênero: relato de experiência,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; CARVALHO, S. S. ; VALE, P. R. F. L. ; FREITAS, A. M. C. ; OLIVEIRA, V. A. ; CARVALHO, L. ; MENDES, I. V. R. . Cuidado e Prevenção ao HIV/AIDS na População em Situação de Rua: uma revisão integrativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. ; SOUZA, S. L. ; SANTOS NETO, P. A. ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; MILITAO, T. O. . Trajectories of experiences with parents with alcohol abuse: a look at new directions and meanings. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Carvalho, RC ; NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SOUZA, S. L. ; SILVA, C. A. L. . A Contribuição Teórico ? Metodológica do Respondent- Driven Sampling (RDS) em Pesquisa com Adolescentes em Situação de Rua em Feira de Santana, Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Humanizar: Um Olhar Especial ao Paciente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; CARVALHO, A.S ; SOUZA, N.S . Déficit de Aprendizagem: o professor enquanto facilitador na produção do conhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA ; SOUZA, C.G ; PEREIRA, J.B . O Adolescente Enquanto Dependente de Drogas: Uma perspectiva da Família e do Ambiente Social. Relato de uma Experiência Teórico-pratica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . As Concepções de Amor e suas Relações com a violência contra mulher. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Vulnerabilidade infantil: os efeitos da televisão e publicidade no desenvolvimento biopsicossocial da criança, na perspectiva da psicologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Projeto SaudavelMENTE. 2021.
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Projeto SaudavelMENTE. 2021.
NERY, GIVANILDO DA SILVA . CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
NERY, GIVANILDO DA SILVA . Aspectos Psicológicos da Criança Vítima de Violência. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
NERY, GIVANILDO DA SILVA . A Cor da Pele e sua Influência na Inserção no Ensino Superior: Racismo para que?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
REPERCUSSÕES DAS VIOLÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES E JOVENS UNIVERSITÁRIOS, Descrição: Esta proposta abriga 03 subprojetos abrigados na Universidade Estadual de Feira de Santana- Bahia. Subprojetos: 1- Violência por Parceiro Íntimo e fatores associados à saúde mental dos jovens universitários; 2 - Violência nas Relações de Intimidade entre jovens universitários: uma análise bioecológica e 3 Representações sociais da autolesão por adolescentes de dois Institutos Federais de Educação, no interior da Bahia. Tendo como hipótese a ser investigada que vivenciar essa situação de violência acarreta efeitos negativos para saúde mental, como estresse, ansiedade e depressão e até tentativas de suicídio e autolesão. O objetivo é analisar o fenômeno das violências entre adolescentes e jovens universitários e suas repercussões na saúde mental, com recorte epidemiológico (perfil e fatores associados) e qualitativo à luz das teorias das representações sociais e bioecológica do desenvolvimento humano. Subprojeto 1 estudo misto na etapa 1 (quantitativa) com coleta de dados sociodemográfico, Escala Reduzida de Depressão, Ansiedade e Estresse e Escala de avaliação do apego adulto. A etapa 2 (qualitativa), instrumento de entrevista semiestruturado e do círculo de cultura freiriano. A análise se dará por medidas de associação, razões de prevalência e análises multivariadas (etapa 1) e na etapa 2 análise de conteúdo. Subprojeto 2 estudo qualitativo ancorado no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano (Pessoa, Processo, Contexto e Tempo). Coleta de dados será através do percurso de inserção ecológica e a análise através software NVivo. Sub Projeto 3 estudo de abordagem qualitativa e fundamentado nas Representações Sociais. Para coleta de dados será utilizada a Técnica de Associação Livre de Palavras, pelo software EVOC e o IRAMUTEQ. Agrega-se a essa proposta as contribuições diversos dos contextos locais e nacionais e de instituições internacionais para a translação do conhecimento de promoção da saúde de adolescentes e jovens universitários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Givanildo da Silva Nery - Coordenador / Sinara de Lima Souza - Integrante / Gléssia Carneiro Guimarães - Integrante / Rosely Cabral de Carvalho - Integrante / JACIELE DE SOUZA DOS SANTOS - Integrante / AISIANE CEDRAZ MORAIS - Integrante / Maria Aparecida Beserra - Integrante / Leilane Lacerda Anunciação - Integrante / Aline Vieira Simões - Integrante / Luma Costa Pereira Peixoto - Integrante / Tamille Marins Santos Cerqueira - Integrante / Greice Kelly de Souza - Integrante / Dailey Oliveira Carvalho - Integrante / Vivian Ranyelle Soares de Almeida - Integrante / Clara Ivonne López Andrade Cédula Colombiana - Integrante / Karla Ivonne Mijangos Fuente - Integrante.
-
2024 - Atual
Juventudes Negras, Culturas de Resistência e Não-Violência: Papel das Intervenções Artísticas e Culturais de Rua na Promoção da Vida, Descrição: Nas periferias do Brasil as estratégias de cuidado, resistência e não-violência são muitas eassumem significados diversos; a cultura e os produtos artísticos estão diretamente conectados em umprojeto de promover a vida e garantir sobrevivência das minorias étnicas, sexuais e de gênero nessesespaços, cujos processos de vulnerabilização são constantes.Compreender o significado das expressões de resistência cultural, realizadas por jovens negros, e suas relações com a promoção da vida e não-violência. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, que utilizará da observação participante e entrevista narrativa, com jovens negros que ocupam a periferia do município de Teixeira de Freitas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Givanildo da Silva Nery - Coordenador / TAMIRES BRAZ DOS SANTOS - Integrante.
-
2023 - Atual
Disparidades étnico-raciais na saúde mental de crianças e adolescentes e as políticas e diretrizes do cuidado na atenção psicossocial, Descrição: A saúde mental de crianças e adolescentes é atravessada não só por questões biológicas e psíquicas como também por elementos históricos, evolutivos e legais. Baseado nisso, esta pesquisa tem por objetivo avaliar as disparidades étnico-raciais na saúde mental crianças e adolescentes e suas relações com a configuração da assistência desenhada pelas políticas e diretrizes do cuidado na atenção psicossocial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Givanildo da Silva Nery - Coordenador / Zaine Nisa Vieira - Integrante.
-
2017 - Atual
Riscos e vulnerabilidades em contextos familiares e escolares: estratégias de intervenção na promoção da saúde de adolescentes, Descrição: Estudos sobre contextos familiares e escolares impõem um olhar sensível de pesquisadores que reconheçam a vulnerabilidade humana, intrínseca na condição do existir. Os contextos de vida dos adolescentes são permeados por conflitos, confrontos e mediações com uma dinâmica processual, nas quais as estratégias de enfrentamento dos riscos e problemas promovem respostas novas diante da realidade, orientada para um futuro incerto. o projeto apresentado é composto de 03 subprojetos que têm como objetivo principal analisar as situações de riscos e vulnerabilidades em contextos familiares e escolares dos adolescentes para a proposição de estratégias de intervenção. Desta forma, visando alcançar tal objetivo, o subprojeto I trata das representações sociais dos adolescentes e jovens acerca da violência nas relações de intimidade. Estas situações de violência podem ser interpretadas como prova de amor e/ou tolerada por medo de perder o parceiro (a) entre os jovens, devido sua imaturidade em relações amorosas. Contraditoriamente, apesar da relevância da sua ocorrência, existe no imaginário social a ideia de que namoro não é lugar de violência, sendo necessário levar essa discussão para o contexto escolar e assim desmistificar tais pensamentos errôneos. O subprojeto II trabalha o tema do consumo abusivo de álcool na adolescência. Destacando a importância do núcleo familiar como fator de proteção, com o estabelecimento de regras e limites coerentes, apoio e comunicação, enquanto que relações familiares conflituosas e a ausência de limites podem contribuir para a iniciação precoce no álcool. E, por fim, o subprojeto III estuda a automutilação enquanto prática predominante entre os adolescentes e que vem se intensificando no decorrer dos anos. Definida como comportamento que envolve agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio, caracteriza-se pela busca de alívio imediato a uma situação que desperta sofrimento. Um tipo de violência que tem crescido entre os adolescentes e que precisa ser estudada, principalmente entre a comunidade escolar e os profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Givanildo da Silva Nery - Integrante / Luciana Maia Santos - Integrante / Sinara de Lima Souza - Coordenador / Carlos Alberto Lima e Silva - Integrante / Aisiane Cedraz Moraes - Integrante / Rosely Cabral de Carvalho - Integrante / Jordyr Matheus Magalhães Rocha - Integrante / VALÉRIA PURIFICAÇÃO HAMBURGO - Integrante / GREICE KELY OLIVEIRA DE SOUZA - Integrante / MARIEDNA SANTOS DE JESUS - Integrante / Maria Aparecida Beserra - Integrante / Maria das Graças Carvalho Ferriani - Integrante / Nadjane Gonçalves de Oliveira - Integrante / Luzimara Gomes de Melo - Integrante / Aslani Taina S. Veloso - Integrante / Rosana Alves de Melo - Integrante / Leilane Lacerda Anunciação - Integrante / Iandra Sara do Santos Ferreira - Integrante / Diene Monique Carlos - Integrante / Ana Cecilia de Sousa Bittencourt Bastos - Integrante / Lívia Caroline Leite Silva - Integrante / Marcelo Torres Peixoto - Integrante / Thayná Oliveira Militã - Integrante / Sidney Sheldon Oliveira Bessa - Integrante / Caroline Nunes Amarante - Integrante / Vanessa Cedraz dos Santos - Integrante / Ana Clara Oliveira da Silva Gomes - Integrante / Racyane Santos Suzart - Integrante.
-
2016 - 2018
FATORES ASSOCIADOS AO USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA EM FEIRA DE SANTANA-BA, Descrição: Este projeto tem como objetivo descrever entre adolescentes em situação de rua as características sociodemográficas, o contexto geral da situação de rua e os fatores associados ao risco e à proteção do uso indevido de drogas. É um estudo transversal a ser realizado em instituições socioeducativas e/ou centros de referência acolhedores de adolescentes em situação de rua em Feira de Santana-Ba com faixa etária entre 12 a 19 anos, sendo realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Givanildo da Silva Nery - Coordenador / Sinara de Lima Souza - Integrante / Rosely Cabral de Carvalho - Integrante / Paulo Amaro dos Santos Neto - Integrante / Jordyr Matheus Magalhães Rocha - Integrante.
-
2016 - Atual
ROTAS CRÍTICAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO, Descrição: A violência é um evento presente no cotidiano e em toda sociedade, imbricado no campo biopsicossocial que atinge todas as classes sociais, etnias, religiões e culturas, interferindo na saúde individual, coletiva e na qualidade de vida das pessoas, pois interfere em nossa rotina e agrava os sentimentos de medo e insegurança. A violência viola os direitos humanos e representa um desafio ao desenvolvimento social, político e econômico. Nas mulheres a violência carrega relações de gênero e naturalização dos seus atos da violência pela sociedade. O processo de construção psicológica e social que culminam com a decisão da mulher em denunciar a violência sofrida, pode resultar na construção de uma ?rota crítica? que aproxima a mulher de diversos serviços e profissionais, na tentativa de superar sua situação de vítima (SAGOT,2000). Com isso, encontra resposta positivas/resolutivas e, principalmente, adversas. Desta maneira, a avaliação do trajeto feito por essas mulheres possibilita uma reflexão acerca das necessidades e dos entraves presentes no atendimento a elas destinado. Na situação de vítimas, essas mulheres evidenciam durante o atendimento/acolhimento uma trajetória de idas e vindas a diversos serviços na tentativa de resolução para o problema da violência, principalmente em decorrência das repercussões na saúde física e psíquica advinda da aproximação com uma realidade violenta. Este estudo tem como objetivo compreender a rota percorrida pelas mulheres, que, em situação de violência, são atendidas na rede de proteção e social do município de Feira de Santana (família, saúde, jurídico, ação social e ONG) na ótica das mulheres atendidas e operadores da assistência social, judicial e policial, saúde, educação de Feira de Santana, Região Nordeste no Estado da Bahia. Trata-se de uma investigação exploratória na perspectiva qualitativa e quantitativa, a ser realizada em duas fases. Fase I pretende apreender a rota percorrida pelas mulheres atendidas, tendo como campo de estudo o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), localizado na cidade de Feira de Santana. Nessa fase, o CRMQ tornou-se um local privilegiado para o desvelamento da violência doméstica, no entendimento de que as mulheres atendidas reconhecem sua situação e iniciaram uma rota de superação e construção de uma trajetória sem violência. É importante ressaltar a representatividade das operadoras do CRMQ no reconhecimento da necessidade de um trabalho em rede e sua responsabilidade no enfrentamento e dimensionamento da violência sofrida por mulheres atendidas no âmbito de seus serviços. O instrumento de coleta dos dados será composto de entrevista semi estruturadas das rotas críticas dessas mulheres (mães e filhas adolescentes) no momento de sua decisão em denunciar a violência. Fase II visa identificar como se processa, na ótica dos operadores, as rotas percorridas por essas mulheres na perspectiva da abordagem ecológica do Desenvolvimento Humano, considerando as categorias pessoa/sujeito, contexto, processo e tempo para o entendimento desse fenômeno (KOLLER, 2004). E, na Fase II, será observada a dinâmica dos serviços (fluxo de atendimento e encaminhamentos) na rede de proteção e entrevista semi estruturada. Para a análise dos dados qualitativos será utilizada a análise de conteúdos na perspectiva de determinado contexto, a partir dos núcleos de sentido que compõem a comunicação (MINAYO, 2013). A análise dos dados quantitativos será feita com a ajuda do software Alceste. Serão produtos dessa pesquisa: a elaboração de um Protocolo de Fluxo de Atendimento, baseado na linha do cuidado de acolhimento e relação solidária para as mulheres atendidas na rede de serviços de saúde; capacitações e sensibilizações de gestores e técnicos que atuam na Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência em Feira de Santana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Givanildo da Silva Nery - Integrante / Luciana Maia Santos - Integrante / Mirela F. Santos Iriart - Integrante / Sinara de Lima Souza - Integrante / Gléssia Carneiro Guimarães - Integrante / Maria Eduarda Pereira Santos - Integrante / Adélia Santos Abreu e Silva - Integrante / Maria Luiza da Silva Coelho - Integrante / Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / AISIANE CEDRAZ MORAIS - Integrante.
-
2013 - 2013
GEPPS Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Social e Relações Integrupais, Descrição: O campo da Psicologia Social é um campo de articulação de níveis de análise, desde o intrapsíquico até o ideológico.Neste sentido, produzir uma psicologia social crítica e comprometida com as lutas sociais é imprescindível. Para tanto, o GPPS tem, dentre os seus diversos objetivos, o dever de estudar temas que são capazes de levar o aluno-pesquisador a um amplo debate crítico da realidade social, onde o mesmo está inserido. Para tanto, utilizar-se-á de discussões de temas como o preconceito. O preconceito, ainda que de forma sutil, continua presente na sociedade, numa sociedade que já não quer se mostrar tão hostil, mas ainda com o preconceito arraigado nos discursos e nas atitudes. E, neste processo de construção de estereótipos, a constituição da identidade é um fator de relevante significância, pois afeta a construção social e psicológica dos indivíduos desde a infância, reforçando aspectos positivos e/ou negativos na história de vida. Partindo então deste entendimento de que a sociedade é diretamente interferida pelas variáveis sociais e pelos estereótipos e preconceito, este grupo de pesuisa terá como objetivo um estudo mais detalhado, ressaltando os processos de exclusão e discriminação, verificando como os estereótipos tem afetado diretamente as relações interpessoais dos grupos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Givanildo da Silva Nery - Integrante / SAULO SANTOS MENEZES DE ALMEIDA - Coordenador.
-
2011 - 2011
Perfil sociodemográfico e de consumo de substâncias psicoativas entre mulheres atendidas no Caps-AD Dr. Gutemberg Almeida, Descrição: Projeto proposto pela coordenação do curso de psicologia, com o objetivo de traçar o perfil dos usuários e dependentes de drogas do sexo feminino na cidade de Feira de Santana-BA. Tal proposta visou contribuir para maior esclarecimento de profissionais, técnicos e estudantes do campo da saúde no que diz respeito ao uso e abuso de drogas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Givanildo da Silva Nery - Integrante / Carolina Carvalho da Silva - Coordenador.
Prêmios
2023
Menção Honrosa ao Trabalho: A importância das construções semióticos no trabalho com adolescentes em situação de rua: uma nova compreensão do interjogo risco e proteção em contextos vulneráveis, Abrasco ? Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
2022
Prêmio de Reconhecimento e Homenagem pelos serviços de qualidade prestados no âmbito da Psicologia, Câmara Municipal de Feira de Santana.
2022
Menção Honrosa ao trabalho PRECISAMOS FALAR SOBRE RACISMO E RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL, Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira-FENPB- CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA.
2021
Aprovado em 1º lugar na Seleção Pública para Professor Substituto do Instituto de Psicologia (IPS/UFBA) componente curricular: Psicologia aplicada à Saúde, UFBA., UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.
2020
Aprovado na Seleção Pública para Professor Substituto do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF),componente curricular: Psicologia aplicada à Saúde, UEFS., UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA(UEFS).
2017
Aprovado no concurso público para Psicólogo da Prefeitura Municipal de Catu, PM CATU.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Federal do Sul da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
2021 - 2023
PREFEITURA DE CATUVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo da Secretária de Saúde, Carga horária: 30
Outras informações:
Atua no Serviço de Atenção Domiciliar, realizando acompanhamento psicológico de cuidadores, familiares e pacientes desospitalizados, com condição de saúde aguda, crônicas e/ou em processo de terminalidade. Atua com grupos em processo e vulnerabilidade ao adoecimento, através de atividades de promoção de saúde mental e redução de enfermidades.
2017 - 2021
PREFEITURA DE CATUVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo da Sec. de Desenvolvimento Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou na proteção social básica, articulando políticas sociais que promovam a segurança
socioassistencial a famílias em situação de vulnerabilidade e risco.
2021 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra os componentes curriculares: Psicologia e Saúde; Saúde e Trabalho; Psicologia Aplicada a Saúde; Psicologia 1
2020 - 2023
UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Psicologia, Carga horária: 6
2013 - 2013
UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDAVínculo: Monitor de disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Terapia Cognitiva
2020 - 2022
Unidade de Ensino Superior de Feira de SantanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
2019 - 2020
Faculdade Uninassau de Feira de SantanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente
2015 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em Núcleo de Pesquisa, Carga horária: 8
2017 - 2017
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Acompa de Estágio Supervisionado específico I, Carga horária: 4
2021 - 2023
Prefeitura Municipal de CatuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo
2012 - 2014
Caixa Econômica FederalVínculo: ESTAGIO, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Givanildo da Silva Nery e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?